Issuu on Google+










carta a você

bons ventos Quem diria que um negro com descendência árabe se tornaria presidente dos Estados Unidos? E um filme indiano, produzido com poucos recursos seria aclamado em Hollywood como o grande vencedor do Oscar? Sim, os ventos mudam. E deveríamos dar graças a Deus que isso acontece. A incerteza é que faz o mundo evoluir. Eu sei que isso nos incomoda um pouco, pois todos sonhamos com um porto seguro, sem grandes surpresas e com mudanças controladas. Mas pense na sua vida. Quantos amigos, oportunidades, amores e momentos felizes surgiram de repente, sem você esperar. Mudanças podem ser para melhor. Cabe a nós saber utilizar os ventos a nosso favor, como fazem os velejadores. Por isso, nessa edição vamos celebrar o movimento. Apresentamos inúmeras inspirações para você viver mais e melhor, deixando a calmaria de lado. Leia, reflita, divirta-se e bote a mão na massa. Está no ar, a VIVER 2009. Um abraço,

A Revista VIVER Maturidade é uma publicação bimestral da Editora Ruah*

Editor Luís Fernando Carneiro Textos Fernanda Jacometti Projeto Gráfico Erika Miike Finalização Paulo Schiavon Comercial Gisele Carvalho Francine Junqueira Monica Stegani

Luís Fernando Carneiro, Editor luis@vivermaturidade.com.br

Relações Públicas Daura Carneiro Administrativo Ellen Nogueira Capa Maitê Proença

guiaviver A partir deste mês temos uma grande novidade para você. É o Guia Viver, que vai apresentar excelentes opções de produtos e serviços para que você possa viver mais e melhor. Confira nas páginas 23, 25 e 26 este grande lançamento e não esqueça de prestigiar nossos anunciantes!



CONTE SUA HISTÓRIA

Se você for muito bem atendido por um de nossos anunciantes, escreva para a gente e conte sua história. Publicaremos no Guia e você ainda ganhará um brinde especial da VIVER.

Foto Divulgação

R. Casimiro José Marques de Abreu, 706 82.200-130 - Ahú Curitiba/PR - 41 3018-8805 leitor@revistaviver.com.br www.revistaviver.com.br

PARA ANUNCIAR (41) 3018-8805


8

SAÚDE

Acupuntura melhora saúde física e emocional

14

BELEZA Fazendo a cabeça

20

ESPECIAL

16

BEM-ESTAR

Frutas são grandes aliadas contra a prisão de ventre

Maitê Proença renasce com seu novo livro

SEMPRE AQUI 4 6 10 35 36 38

Carta a você Aperitivo Pilulas Almanaque Humor | Jaime Reiss Eterno Aprendiz


aperitivo

navegar é preciso Internet é uma excelente opção para exercitar o cérebro Um estudo realizado na Universidade da Califórnia defende o uso da internet por pessoas que já estão além da meia-idade. Os especialistas destacaram que com o envelhecimento cerebral, a velocidade de processamento de informação se torna mais lenta. O acesso à informação que está retida em nosso cérebro é mais demorado. E é nesse momento que a internet surge como uma boa forma de exercitar a linguagem, a percepção visual e a memória, que são as principais funções cerebrais estimuladas pela internet. Uma pesquisa americana realizada com 24 voluntários de idades entre 55 e 76 anos comprovou este dado. Os estudiosos perceberam que a busca na internet produziu atividade extra em regiões diferentes do cérebro. Áreas responsáveis pela tomada de decisões e por raciocínios complexos foram estimuladas. Porém, vale destacar que esse resultado foi percebido apenas nos voluntários que eram usuários experientes da internet. Ou seja, não basta só ligar o computador. O conselho dos neurologistas para quem ainda não entende muito bem como essa tecnologia funciona é: ainda está em tempo de aprender. Afinal, o cérebro está em constante aprendizado, e nunca deixa de acumular novos conhecimentos, novas percepções. Na tabela ao lado vão algumas dicas de sites para você se animar a navegar.



PARA MARINHEIROS DE PRIMEIRA VIAGEM... Aqui vão algumas dicas de sites para você se animar a navegar. Mas lembre-se. Na hora do aperto, o Google (www.google.com.br) é o melhor companheiro para encontrar o que você procura.

www.fazfacil.com.br O Faz Fácil é o site que ensina a fazer. Lá você confere dicas especiais sobre tudo, desde limpar manchas até a reforma da casa.

www.viajeaquiabril.com.br Neste site você encontra todas as informações que precisa para planejar sua próxima viagem. Reportagens, guias, mapas e até conversores de moedas.

www.cienciaesaude.uol.com.br O endereço certo para quem quer ler os melhores artigos sobre saúde e os avanços da Ciência.





saúde

Agulhas do bem Acupuntura busca o equilíbrio entre a saúde física e emocional do organismo Acabar com a gordura localizada e o excesso de peso era o objetivo da professora da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Neusa Stahlschmidt quando procurou o tratamento com acupuntura. Neusa emagreceu cerca de 10 quilos em três meses, porém os benefícios superaram suas expectativas. O tratamento a acalmou, diminuiu a queda de cabelos e manchas que tinha nas pernas. “Melhorei do fio do cabelo à ponta dos dedos do pé”, diz a professora universitária. Agora ela comemora a jovialidade que conquistou tanto no corpo quanto no espírito. O responsável por estes benefícios que melhoraram a qualidade de vida de Neusa é o cirurgião dentista e acupunturista Antonio Cezar Mendes dos Santos. Mestre em acupuntura pela USP (Universidade de São Paulo) e com residência clínica por três anos em um hospital de acupuntura na China, ele garante que a técnica é eficiente porque trata o corpo humano em sua totalidade e busca o equilíbrio. “O tratamento melhora a saúde física e emocional e é recomendado para todas as pessoas”. A técnica milenar chinesa atua em diversos problemas de saúde como ansiedade, angústia, estresse, depressão, dores na coluna, enxaqueca, insônia, artrite, compulsão alimentar, impotência sexual, entre outros. Sua eficácia é comprovada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e é considerada uma especialidade médica



pelo Conselho Federal de Medicina. Os resultados são tão positivos que é utilizada até mesmo nos serviços públicos de saúde. Dores no corpo O supervisor de informática Sérgio Brustolin é paciente do dentista há oito anos, e há aproximadamente 10 meses começou fazer sessões de acupuntura para tratar de dor nas costas e enxaqueca, problemas comuns para quem fica muito tempo em frente ao computador. As dores sumiram e o estresse também diminui. “Eu era estressado demais e brigava com todo mundo. Hoje estou mais tranquilo e sereno”,

O procedimento é indolor e relaxante, além de ser uma opção para quem prefere não utilizar drogas mais fortes

conta Brustolin. Para quem tem medo das agulhas Neusa garante: “não dói nada e até tranquiliza, pois é executado em um ambiente cheio de paz”. De acordo com o doutor Antonio Cezar Mendes dos Santos todas as pessoas, independentemente da idade, podem se beneficiar com a aplicação. “O procedimento é indolor e relaxante, além de ser uma opção para quem prefere não utilizar drogas mais fortes”, conta o acupunturista. Acupuntura e odontologia O especialista também aplica a técnica em seus pacientes que procuram tratamento dentário. “A acupuntura prepara o paciente, deixando-o mais tranquilo, além de reduzir a salivação e facilitar os procedimentos clínicos e cirúrgicos. O paciente sempre sai do consultório mais harmonioso, com menos dor e desconforto. Isso pode ser percebido na adesão dos pacientes. É difícil um deles abandonar o tratamento”, revela o doutor.

Serviço Dr. Antônio Cezar Mendes dos Santos Cirurgião Dentista, com especialização e mestrado em acupuntura pela USP, professor universitário de odontologia e de acupuntura, com residência clínica na China por 3 anos. Rua Comendador Araújo, 510 Sala 1501 Informações e atendimento (41) 3223-8927 e (41) 3016-8927


Para tratar o emocional é ótimo, e para a estética é impressionante

Maria Wanda Gonçalves, 60 anos, era nervosa e agitada. “Hoje, durmo bem, meus pesadelos, que eram comuns, sumiram e meu relacionamento com todos está muito melhor”. Os benefícios estéticos da acupuntura também impressionaram Maria Wanda. “A parte estética é excelente. Braços, pernas, manchas nas mãos, vincos no rosto, pele das costas, não tem uma parte do meu corpo que não tenha melhorado desde que comecei a acupuntura, além de emagrecer 13 quilos”, diz ela.




pílulas

Caminho das Índias fala sobre

esquizofrenia Ele sofre com as pressões da família e não consegue lidar com o problema. O jovem Tarso, vivido por Bruno Gagliasso em Caminho das Índias, começa a dar sinais de que não está nada bem emocionalmente e, ao longo da trama, receberá o diagnóstico de esquizofrenia. O nome esquizofrenia não é estranho aos ouvidos da maioria das pessoas, mas poucos sabem o que significa exatamente. Trata-se de uma doença crônica e marcada por alucinações, delírios, alterações na afetividade e problemas nas atividades sociais. Em momentos agudos, o paciente pode chegar a se machucar ou machucar alguém. Normalmente, o transtorno mental surge em pessoas com idades entre 15 e 25 anos, mas pode manifestar-se até por volta dos 40 anos. É grave, não tem cura e é classificada como uma psicose, já que o paciente perde a noção da realidade. Atinge 0,8% da população mundial e não exis-

te uma causa definida para a patologia, mas há uma série de fatores que podem desencadeá-la. Abandono, relações conflituosas, agressões e abusos sexuais também fazem parte da lista, assim como problemas na família - que é o caso do personagem Tarso.

trombose sob controle

Acaba de ser lançado no Brasil um medicamento que promete facilitar a prevenção de trombose em pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas, como as artroplastias de joelho e quadril. Aprovado pela Anvisa em 2008, o anticoagulante etexilato de dabigatrana chega às farmácias do País como uma opção aos exames de sangue periódicos e aplicações intravenosas - que acabam reduzindo o número de pacientes que aderem ao tratamento. Especialistas garantem que o medicamento soma eficácia de ação e baixo risco de hemorragias a um preço acessível, resultando em uma maior adesão ao tratamento médico.

soja previne o

câncer de mama Mulheres que consomem uma dieta rica em produtos com soja são 60% menos propensas a ter um tecido mamário de “alto risco”, comparadas às que comem menos soja, afirmaram os cientistas. “Nossas descobertas reforçam, de forma considerável, a hipótese de que o consumo de soja protege contra o desenvolvimento do câncer de mama”, afirmaram pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura, da organização britânica Cancer Research e do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.

10


11


bem-estar

o que você faz para viver

MELHOR cultive a

“Cuido muito da minha alimentação e do meu sono, mesmo com muitas viagens e uma agenda cheia de compromissos. Como, pelo menos, cinco frutas por dia, tomo um bom café da manhã e procuro não comer nada muito pesado à noite. Desde criança, minha vida é dedica à participação comunitária, ao cultivo da fé e da esperança, isso me dá força e energia para estar sempre disposta. Procuro sempre promover a paz, o motor é a fé, que se transforma em ação”. Dra. Zilda Arns, médica, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa.

cabe muita coisa numa vida “Não conheço nada melhor para a saúde do corpo e da alma do que viajar. Quem viaja conhece novos lugares, incentiva o cérebro a funcionar e encontra pessoas incríveis. Não me esqueço do Mestre Davi, um marceneiro que aprendeu tocar saxofone aos 60 anos. Hoje, é maestro da bandinha de sua cidade natal, Pirapora, nas Minas Gerais. Quando perguntei o que o levou a querer aprender um instrumento àquela altura da vida, respondeu: ‘Ué, cabe muita coisa numa vida só...’. Conhecer esse tipo de gente é a minha maior emoção e isso está ao alcance de todos”. Maurício Kubrusly

saia do quadrado “É preciso deixar de lado as comodidades que a vida moderna nos oferece. O conforto e a tecnologia nos deixam muito dependentes. O lugar mais perigoso do mundo não é a Antártica, com suas montanhas de gelo, mas é aquele que nos deixa acomodados. Acredito que vencer a acomodação é um bom caminho para viver melhor. O desconhecido nos deixa mais atentos, mais vivos e competentes”. Amyr Klink

12


13


beleza

fazendo a cabeça Os 8 erros que você não pode cometer quando o assunto é cabelo

aprenda como esconder os

fios brancos Se você já tentou aplicar inúmeras tonalidades e mesmo assim eles insistem em ficar evidentes, preste atenção na dica do cabeleireiro Cléber Pacheco: “antes de espalhar a tintura, umedeça um algodão com oxigenada 20 volumes e aplique levemente sobre os fios brancos para dilatar as cutículas. Esse procedimento fixa melhor a cor no cabelo, além de proporcionar uma melhor penetração do produto utilizado”.

14

1 Se não estiver preparada . emocionalmente para transformações, é melhor adiar a idéia.

2 Não se deixe influenciar pelas amigas e não mude apenas porque seu marido pediu.

3 Não deixe de fazer uma pesquisa entre alguns salões antes de mudar para avaliar a qualidade dos serviços prestados.

4 Se você não tiver dinheiro e tempo para manter a cor é melhor nem mexer nos fios.

5 Não use fotos de famosas para decidir a cor do seu cabelo, pois as características físicas da outra pessoa são diferentes da sua.

6

7

8

Não deixe de avaliar a cor escolhida com o seu estilo e personalidade. O que é bom para uma pessoa pode não ser para outra, por isso cuidado para não ficar vulgar ou apagada.

Antes de tingir as madeixas de cores difíceis de sair, como o vermelho, esteja muito certa da mudança.

Seja decidida. Se não gostou do resultado mude.


15


nutrição

sempre livre Frutas são grandes aliadas contra a prisão de ventre O assunto não é muito agradável, mas a prisão de ventre incomoda muita gente. Mais de 30% dos brasileiros sofrem de intestino preso e as maiores vítimas são as mulheres: seis em cada dez sofrem com o problema. Muitas mulheres convivem há tanto tempo com o incômodo que até o consideram normal, mas não é. A função intestinal é primordial para a saúde. Muitos sintomas como irritabilidade, agitação, insônia, TPM, indisposição, cansaço, infecções intestinais e até o câncer podem estar associados à prisão de ventre. Excesso de alimentos semiprontos no cardápio e falta de atividade física podem agravar o problema. Uma dieta rica em frutas, fibras e líquidos é o primeiro passo para fazer seu intestino funcionar bem. O resultado? Sensação de bem-estar, barriga lisinha e até uma pele mais bonita. Além disso, as frutas são muito saborosas e é mais nutritivo comê-las frescas do que na forma de sucos e vitaminas. Você pode incluí-las no cardápio do café da manhã, do lanche ou da sobremesa. Para descobrir quais as frutas que melhor combatem a prisão de ventre e as mais indicadas de cada estação a Viver conversou com a nutricionista Marcia Gomes Dias que indicou algumas frutas que ajudam o intestino a funcionar regularmente. Confira as dicas na página seguinte.

DICAS •Coma alimentos integrais como pão integral, arroz integral, frutas e verduras, feijões, sementes e grãos inteiros. Reduza a ingestão de bolachas, pão branco, bolos, doces, carnes, laticínios, massas refinadas, açúcar, café e refrigerantes; •Consuma alimentos que ajudam a digestão e são naturalmente laxantes. A semente de linhaça e o gergelim (amarelo e preto) são boas adições a um iogurte. O uso de óleos saudáveis como o azeite de oliva (sempre extra-virgem) também é uma boa opção; •Se você tem o intestino preso exercícios regulares podem também ser muito benéficos. Eles aceleram o metabolismo, melhoram a função de todos os sistemas orgânicos e da musculatura abdominal, que massageia os órgãos internos; •Seja sensível à sua função intestinal e responda imediatamente aos sinais de urgência. Se você retarda a ida ao banheiro, você pode perder a vontade e ter que forçar mais tarde. Evite forçar, é melhor esperar a vontade vir. Determine horários regulares para ir ao banheiro; •Acorde mais cedo! A função intestinal é melhor pela manhã, segundo a medicina tradicional chinesa. Ao acordar mais cedo é mais fácil educar a função intestinal.

Alimentos ricos em fibras Tereza Graneiro, comerciante de grãos há 50 anos, dá algumas dicas na hora de comprar

16

•A linhaça dourada é importada e custa caro, cerca de R$ 20,00 o quilo. A nacional é bem mais barata. O quilo sai por R$ 7,00. •O gergelim branco com casca ou sem custa R$ 13,00 o quilo. O preto, utilizado muito na culinária japonesa, é um pouco amargo e custa cerca de R$ 17,00 o quilo. •O arroz integral é mais caro do que o branco. Enquanto o primeiro custa em média R$ 5,00 o quilo, o outro custa R$ 2,80. A vantagem é que o arroz integral permanece com a casca, fonte de

nutrientes, e o branco é descascado e polido. Os dois tipos de grãos devem ser consumidos depois de velho. Arroz novo é muito mole, por isso não fica soltinho quando cozido. Dentre as variedades mais comuns de arroz integral estão o agulha, o cateto e o vermelho. •O grão de feijão deve ser novo, cozinha melhor e o caldo fica mais grosso. A safra começa em novembro e vai até março, por isso fique atento se o feijão que está comprando não é de safras passadas.


saúde com sabor Laranja com bagaço

Não adianta só chupar a fruta ou tomar o suco. A maior quantidade das fibras da laranja está no bagaço. Por isso, fora a casca e os caroços, você deve comê-la inteirinha! A estação da laranja é o inverno. Entre os meses de maio e agosto é quando a fruta está mais gostosa e pode ser encontrada por preços que variam entre R$1,00 e R$ 1,50 o quilo. Em outras épocas do ano a fruta vem de outras regiões do país o que aumenta o preço do quilo em aproximadamente um real.

Abacaxi

Ele ainda não conquistou fama, mas, pode acreditar, é ótimo no combate à prisão de ventre. O abacaxi é a fruta do verão. A grande safra acontece nos meses de novembro, dezembro e janeiro. Nesta época é vendido por aproximadamente R$ 2,00 a unidade e é mais doce. No mês de fevereiro o preço já começa a subir e chega a custar R$ 7,00 reais a unidade.

Ameixa-preta

Essa fruta tem efeito laxativo muito eficiente. Pode ser ingerida seca ou em calda. Entre outubro e fevereiro o preço da ameixa fresca fica mais baixo, em média R$2,00 o quilo, e a fruta é mais saborosa. Fora de época o quilo da fruta gira em torno de R$8,00. A ameixa seca é encontrada em qualquer período do ano sem alteração de preço e qualidade.

Maçà com casca

A fruta contém fibras solúveis e insolúveis. Os dois tipos são ótimos no combate à prisão de ventre. Coma a fruta com a casca sempre que possível, pois é onde se encontra a maior quantidade de fibra. A época da maçã começa aproximadamente na metade de fevereiro e vai até o final de abril. As duas variedades da fruta, a Fuji e a Gala, são vendidas por volta de R$ 2,00 o quilo. A maçã Fuji é mais suculenta e saborosa do que a Gala, por isso é sempre mais procurada. Em qualquer época do ano é possível encontrar as maçãs importadas, mas o preço é bem mais salgado. Chega a custar R$ 8,00 o quilo.

Mamão Papaia

A papaína, substância presente no mamão papaia, estimula o intestino de maneira natural. O mamão papaia pode ser encontrado o ano todo. Geralmente importado da Bahia o mamoeiro se adapta a climas quentes e não suporta locais com sombra ou muita chuva. A unidade da fruta custa cerca de R$ 2,50. Também é vendida por quilo.

Outras Frutas

Algumas frutas menos comuns que também são inimigas da prisão de vente: abacate, caju, coco ralado seco, figo seco, goiaba, kiwi, manga, melão, morango, nectarina com casca, pêra, pêssego com casca, tangerina, uva branca e uva passa.

Fibras, um capítulo à parte

As fibras podem melhorar seu hábito intestinal e prevenir doenças do intestino. “Existem evidências científicas de que uma dieta rica em fibra e pobre em gorduras pode reduzir o risco de certos tipos de câncer, doenças do coração e diabetes do adulto”, explica a nutricionista. Alimentos ricos em fibras podem, também, ser úteis no controle de peso, prevenindo e tratando a obesidade. Muitos alimentos ricos em fibras saciam mais (ficam mais tempo no estômago) do que os alimentos refinados, e com isto, a tendência é ingerir menos calorias.

17


faça assim

6 DICAS PARA UM ANO NOVO Para ser feliz tanto faz a época do ano. O que importa é a sua atitude

Geralmente as pessoas fazem resoluções de Ano Novo em dezembro e logo após o Carnaval já esqueceram de suas promessas. Nessas horas é preciso lembrar que podemos recomeçar a qualquer momento, basta que tenhamos atitude. O que você está esperando? 2009 mal começou e esse pode ser o seu melhor ano.

1

Entre em uma academia

É importante cuidar do corpo. Você já contou quantas vezes pensou em cuidar de seu corpo? Esta é a melhor hora para começar! O que você tem a perder? Peso, estresse, ansiedade. Exercícios são essenciais para uma boa saúde.

18

2

Comece a ter hábitos de leitura

Encontre a calma e a sensação de bem-estar que a leitura proporciona. Mergulhe em um bom livro. Ler é fundamental e também enriquece o vocabulário e a memória. Aproveite as horas livres e visite livrarias!

3 Uma porta fecha, mas outra se abre

Se você está superando um relacionamento que fracassou, encare o momento como uma oportunidade de recomeço. Você nunca pode esperar nada, as coisas acontecem, o universo opera de maneiras misteriosas. Simplesmente seja feliz! É incrível o que você pode achar mesmo sem procurar. Esteja aberto e você poderá desfrutar de coisas incríveis.


4

Inclua comidas saudáveis na sua dieta Dê preferência a uma alimentação balanceada. Coma muitos vegetais e frutas para repor as vitaminas e sais minerais. Cuide-se começando pelo seu interior.

5

Envolva-se em um projeto Talvez escrever um livro, entrar em algum clube ou participar de um coral. Por que não? Este é o ano para abrir portas e oportunidades, permita que coisas se apresentem a você, arrisque-se! Você não chegará rapidamente em lugar nenhum se ficar na sua zona de conforto. Aceite os desafios!

6 TENHA UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Esse conselho foi seguido por operadores da bolsa de valores de Nova York, avaliados em um estudo. Foi tão eficaz no combate ao estresse que metade deles suspendeu o uso de medicamentos contra a hipertensão. Quem tem um bichinho em casa vai ao médico com menor freqüência, afirmam pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

19


20

capa


maitê em prosa Atriz, escritora e apresentadora, Maitê Proença fala sobre experiências e sentimentos em seu novo livro Por Fernanda Jacometti

“Uma Vida Inventada – Memórias Trocadas e Outras Histórias”. Se nos colocarmos a pensar sobre o título do novo livro de Maitê Proença poderíamos refletir a respeito de inúmeros pontos que formam a história de nossas próprias vidas. Assim, nos perguntaríamos se a maneira como conduzimos nossa existência está de acordo com aquilo que acreditamos, planejamos e sonhamos. O trabalho, a família, a paixão, os amigos. Com qual intensidade nos entregamos a cada uma dessas relações? O quanto são verdadeiras e nos completam e o quanto são movidas pelo jogo das aparências, criado pela sociedade e aprendido por cada indivíduo desde a infância. A iniciativa de abordar estes sentimentos profundos, difíceis de compreender e que geram questionamentos intermináveis em nossas mentes não poderia partir de alguém menos intenso do

que a própria autora. Para quem conhece pouco o trabalho de Maitê Proença, cuidado: a beleza da atriz, que encanta a primeira vista, pode ofuscar o que ela oferece de melhor, que são suas experiências e sentimentos colocados a nossa disposição por meio da literatura. No livro, a escritora mistura a ficção com fatos de sua vida que desde a infância foi marcada por desafios. Como coloca em um fragmento da obra: “Neste mundo não há saída: há os que assistem, entediados, ao tempo passar da janela, e há os afoitos, que agarram a vida pelos colarinhos. Carimbada de hematomas, reconheço, sou do segundo time”. Sua família era financeiramente tranquila, mas aos 12 anos sua mãe faleceu e seu pai se distanciou dela e de seu irmão. Os dois foram viver em um pensionato luterano onde passaram três anos. Depois disso, Maitê Proença decidiu se afastar da cidade em que vivia e viajar pelo Brasil e América do Sul. Assim descobriu uma ma-

Tem um congestionamento aqui dentro de mim. São muitas pessoas querendo falar, se exibir, se expressar Maitê Proença

neira de resolver seus problemas que se repetiria por toda sua vida, se afastar de casa. Em uma frase do livro ela revela um dos argumentos para tomar a decisão: “Como o mar não estava pra peixe, resolvi submergir para águas profundas onde ninguém me veria rearrumar o caos que se instalara por dentro e por fora de tudo — e por ali fui levando enquanto a vida seguia como dava”. Quando chegou a idade de decidir uma profissão, a atriz, depois entrar na faculdade e trancar a matrícula, optou por sair pelo mundo em uma viagem que durou dois anos e lhe permitiu conhecer mais de 30 países entre Europa, África e Ásia. Com pouquíssimas peças de roupas e fazendo bicos, como cuidar de crianças e vender jornais, Maitê experimentou a total liberdade neste período. Em um dos trechos do livro a atriz releva sua impulsividade que talvez tenha sido o que a levou a viver tantas aventuras. “Não sou certinha, não sou calma, não penso uma coisa só, o sangue me corre quente, sou da briga e quero brincar, dou risada alto, falo baixo, tenho explosões de alegria e fico muito, muito triste”. Carreira De regresso ao Brasil, começou a estudar teatro e logo iniciou sua carreira como atriz. Maitê escreve no livro que no início relutou em escolher a profissão de atriz porque tinha preconceitos

21


com a atividade que não lhe parecia “trabalho de gente séria”. Aos poucos foi sentindo prazer em atuar e se permitiu sentir as emoções dos personagens que encenava. “Como tinha a desculpa da personagem, podia sofrer, sentir saudade, euforia, inveja, dor, porque não era eu, mas ela quem se permitia essas bobagens. E, assim enganando-me, deixei de ser uma pessoa assustada e defendida, para aprender que não se morre de intensidade. Morre-se, ao contrário, pelo embrutecimento”, conta em um trecho da obra. O sucesso profissional é a maior prova do entusiasmo que a atriz passou a sentir com a atividade de atuar. Na televisão se destacou em papéis como Juliana em “Guerra dos Sexos”, de 1983, e a professora Clotilde na novela “O Salvador da Pátria”, em 1989. Mas a personagem com a qual a atriz obteve consagração de público foi Dona Beija, em 1986, na trama exibida pela Rede Manchete. Vivendo o papel de uma cortesã, Maitê protagonizou as primeiras cenas de nudez em uma novela de horário nobre no Brasil. Como atriz também participou de inúmeros filmes e peças de teatro, sendo premiada, em 1987, como melhor atriz no 2° Rio Cine Fest por seu trabalho no filme “Brasa Adormecida” de Djalma Batista. Porém seu papel de maior sucesso no cinema foi como protagonista do filme “A Dama do Cine Shangai”, dirigido por Guilherme de Almeida, com o qual conquistou o prêmio de melhor atriz no II Festival de Cinema de Natal e no XV Festival dos Melhores do Ano CineSesc. A partir de então recebeu outros prêmios como reconhecimento pelo seu trabalho. Em 2003 a atriz surpreendeu ao revelar seu talento para a literatura quando começou a escrever quinzenalmente crônicas para Revista Época, com um estilo direto e bem-humorado. Publicou os textos até 2004 e os reuniu no livro “En-

22

tre Ossos e a Escrita”, lançado em 2005. A atriz compara a literatura com uma ponte entre ela e o público que a conhecia somente por seus personagens e entrevistas concedidas à imprensa. Depois disso escreveu e produziu peças de teatro. Em 2008 lançou seu último livro pela editora Agir e atualmente é uma das apresentadoras do programa “Saia Justa”, da emissora GNT. “Tem um congestionamento aqui dentro de mim. São muitas pessoas querendo falar, se exibir, se expressar (...) Não me lembro de terem me avisado que precisaria lidar com tantas verdades incongruentes se confrontando dentro de mim”. Os pensamentos destes trechos do livro traduzem a constante busca por novas experiências realizada pela autora e talvez também possa descrever a angústia que muitas vezes sentimos e não sabemos explicar a origem. A leitura atenta da obra certamente irá elucidar outros sentimentos misteriosos que acompanham nossa existência.

Maitê Proença Uma vida inventada Memórias trocadas e outras histórias Rio de Janeiro Editora Agir - 2008


guiaviver

Aqui você encontra as melhores opções para viver mais e melhor

Um guia especial para você A partir de agora você pode se acostumar a passear por este espaço em todas as edições. Aqui estão os contatos de gente muito séria que quer atender você da melhor maneira. Leia com atenção cada um desses “cartões”, pois você certamente precisa ou vai precisar de algum dos produtos e serviços oferecidos. Entre em contato com nossos anunciantes, conheça o que eles têm a oferecer e não esqueça de contar que viu o anúncio na VIVER. Quem sabe você não consegue um descontinho?

ACUPUNTURA Dr. Antônio Cezar Mendes dos Santos Rua Comendador Araújo, 510 - Sala 1501 Informações e atendimento (41) 3223-8927 e (41) 3016-8927

23


cá entre nós

Como você lida com as mudanças que ocorrem em sua vida? No meu consultório tenho contato com muitas pessoas na faixa entre os 40 e 50 anos que se confrontam com o grande desafio de saber envelhecer. São pessoas com muita energia e vitalidade, mas que se deparam com mudanças muito rápidas na sociedade e ficam um pouco perdidas diante de tantas novidades e de sua incapacidade em acompanhar este ritmo. Alguns paralisam e dizem que já estão velhos para isso ou aquilo. São os que têm medo de ousar. Há também muita fuga. Você deve conhecer aquelas pessoas mergulhadas em muitas atividades, mas que geralmente estão tristes e vazias, pois o que fazem não está alinhado com seus desejos. A vida pede que despertemos sempre para novos interesses. Não basta ‘deixar a vida seguir’, é preciso ter projetos. Nada muito complicado, mas é importante estabelecer objetivos, baseados nos seus interesses. Você pode fazer um trabalho voluntário, dar início a uma nova atividade profissional, praticar algum novo esporte e aquela atividade que você sempre postergou. Mas para isso precisa se conhecer melhor. Você tem dedicado um tempo a você mesmo? Lembre-se que você precisa de um espaço para pensar no que você quer da vida, para descobrir quais são seus desejos, seus sonhos e definir os caminhos que você vai trilhar para chegar até eles. Como disse certa vez o escritor português José Saramago: “não tenha pressa, mas não perca tempo”. Até a próxima! Ivete Prosdócimo - Psicóloga 41 3252-2451 / 3262-9522

24


guiaviver

Aqui você encontra as melhores opçþes para viver mais e melhor

25


guiaviver

Aqui você encontra as melhores opções para viver mais e melhor

dica do

guia

Cuide da sua visão As melhores lentes de contato com preços imbatíveis você encontra na Ótica Raffiné. Um bom exemplo é a lente Acuvue, da Johnson& Johnson, por apenas R$ 75,00. Na Raffiné você também encontra diversos modelos de óculos e ao comprar qualquer produto ganha a raspadinha, que chega a oferecer descontos de até 30%. A Raffiné fica na rua Barão do Serro Azul, 415 e na Anita Garibaldi, 277 - Telefone 41 3232.0591.

26


27


talento

Do fundo do baú Grupo de artistas resgata a cultura das radionovelas

28

Um estúdio improvisado, materiais como copos, chaves, pratos e talheres e uma paixão em comum: as radionovelas. Foi assim que nasceram as cinco radionovelas dirigidas e interpretadas por Marcia Cris, Alessandra Maya, Rodrigo Hayalla e Gustavo Souza. Mas não estamos falando de uma história das décadas de 30 ou 40. O trabalho está sendo apresentado na Rádio Colombo e já conta com fãs de carteirinha. Tudo começou quando os quatro se encontraram em um curso de locução e teatro e produziram Amores e Conflitos. A radionovela começou a ser transmitida por uma AM semanalmente, mas o retorno do público foi tão bom que a emissora solicitou a transmissão diária. Gustavo saiu do emprego nos Correios,


Alessandra e Rodrigo saíram do emprego em um cartório e Marcia também deixou seu emprego como vendedora. “A magia da representação através da voz é fantástica. Fazer os ouvintes usarem a imaginação, viajar na estória é o que fascina”, explica Alessandra. “A gente largou tudo para viver de vento mesmo. Estamos há mais de um ano vivendo de arte, produzindo radionovela”, completa Rodrigo. Segundo o grupo, a fidelidade do público conquistada nos tempos de transmissão da primeira rádionovela é o que os motiva a continuar. Por enquanto a radionovela Caminhos Cruzados é exibida no site www.zikatelia.com.br, dentro de um programa de variedades que será produzido pelo grupo. Os capítulos têm duração

de 15 minutos e os temas variam entre romance, humor, suspense e crimes. Os roteiros são dos próprios atores: Amores e Conflitos e Villa Chan Chan são de Márcia; Caminhos Cruzados é de Alesandra; Crimes – A Maldade Não Tem Motivo é de Gustavo e Segredos do Oceano é de Rodrigo. Edelweiss – Uma Prova de Amor é de uma colaboradora, Luana Oswald, e a direção fica sempre por conta de Gustavo. Paixão antiga Além dos jovens atores, as radionovelas têm fãs veteranos em Curitiba como Araci Pedroso, Jaime Reis, Maria Cristina, Ubiratan Lustosa e Sinval Martins. Jaime Reis fez pequenos papéis em radionovelas na década de 55. “Fazia como bico, como lazer”.

Hoje o ator participa das gravações como profissional, fazendo dois papéis nas radionovelas que estão em produção. “Acho importante esse resgate da história”. Campanha O grupo montou a Atuar Produções Artísticas e quer resgatar a cultura das radionovelas no Paraná. “Na nossa opinião, as radionovelas jamais deveriam ter sido extintas”, afirma Alessandra. A campanha Adote a Radionovela - “Acorda Paraná” quer conscientizar o público de que a radionovela não morreu, precisa apenas de incentivo, um lugar, uma emissora de rádio que abrace a causa. Recentemente a Produtora lançou um curso de radionovela que está sendo bem procurado.

29


inspiração

vendendo otimismo Campeão NACIONAL de vendas ensina que uma atitude vale mais que mil boas intenções Muito trabalho, treinamento e uma boa dose de ousadia marcam a carreira de Antonio Carlos Candido, que já fez de tudo um pouco até se tornar campeão nacional de venda de consórcios. Hoje, ele é diretor da Consort Consórcios e consultor em vendas requisitado para treinamentos e palestras. Ainda assim, o empresário faz questão de continuar atendendo seus clientes devido a sua paixão por vendas. No Ceasa de Curitiba, por exemplo, Candido é uma figura conhecida por sua alegria e otimismo contagiantes. O caminho de vendas é repleto de ensinamentos, mas talvez a grande lição que Candido aprendeu em todos estes anos é de que uma atitude positiva vale mais que mil boas intenções. Candido nasceu em Londrina e depois de vencer os primeiros obstáculos da juventude, quando começou como engraxate, descobriu sua verdadeira aptidão: vender. Foi assim que começou a vender livros de porta em porta e tornou-se recordista de vendas da Bíblia Sagrada. Vendeu também asssinaturas de revistas, sempre com muita simpatia, bom humor e entusiasmo. “O sucesso é a busca contínua pelo conhecimento, uma vez que a perfeição não existe. Nunca estamos verdadeiramente prontos. Somos eternos aprendizes”, ensina. O próximo passo foi a venda de consórcios: “a partir desta fase sempre

30

Nelson Santos, radialista, e Antonio Carlos Candido, campeão nacional de vendas de consórcios

procurei dar o melhor de mim, pois podia contar com todo suporte administrativo de um grande grupo”. Vale destacar que Candido é recordista com 83 vendas de consórcio em um mês. Como representante autorizado do conceituado Consórcio Servopa, Candido destaca que “a minha filosofia de ação recomenda abraçar o cliente até que tudo se resolva. Com isso faço mais que clientes, faço amigos”.

Nunca estamos verdadeiramente prontos. Somos eternos aprendizes

Serviço Consort Consórcios 3333-7939 / 9231-2398

O ANO DO CONSÓRCIO “2009 será o ano do Consórcio”, aposta Candido, vislumbrando a crise mundial que assusta as pessoas do mundo inteiro. Segundo ele, a segurança e a proximidade do Grupo Servopa é um fator importante na decisão de se investir no consórcio neste momento. “Além disso, a Consort Consórcios é também de Curitiba, está localizada próximo à Servopa, uma garantia de que nossos clientes são atendidos de forma rápida e sem complicações”, finaliza.


PUBLIEDITORIAL

mal hálito tem cura Dra Ulysséa M. da Costa Duarte O mau hálito (halitose) é a liberação de odores desagradáveis provenientes da boca ou da respiração. Na maioria das vezes o mau hálito não é um problema de saúde, mas sim uma alteração fisiológica que muda o odor do hálito.  Estima-se que mais de 30% da população brasileira sofra de forma crônica desse problema, que pode dificultar as relações pessoais. Há mais de 50 causas possíveis para a halitose. O mau hálito pode ser conseqüência da alimentação, jejum prolongado, má higiene oral, baixo fluxo salivar. Alguns problemas de saúde como prisão de ventre, problemas renais ou hepáticos e diabetes também podem acarretar o problema. Outra causa é a saburra lingual, a qual é uma massa bacteriana que pode produzir odor ruim. O compromisso da Linnus Institute (Medicina Preventiva, Prevenção, Diagnóstico e Tratamento da Halitose) é resolver o problema de halitose de cada paciente de forma séria e profissional, com a busca da excelência em qualidade total e a satisfação completa dos clientes. O atendimento é feito de forma personalizada para cada paciente, de acordo com as necessidades individuais. O paciente se

sente totalmente à vontade para falar do seu problema de halitose, sem constrangimento algum. O ambiente é tranquilo e privado e o atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por biólogo, nutricionista e médico. Após o tratamento da halitose, o paciente melhora a sua vida em vários aspectos: aumento da autoestima e da auto-confiança, crescimento profissional, sucesso e segurança nas relações amorosas.   Como funciona Na consulta inicial, o paciente será submetido a um questionário intenso, avaliação das vias aéreas superiores, da função digestiva, hepática, pulmonar, intestinal, renal, endocrinológica e nível de estresse e ansiedade. Será feita uma avaliação dos hábitos alimentares e do perfil emocional do paciente. Em seguida, será feito um exame do Ph da saliva, seguido do teste de Halitometria (análise dos compostos sulfurados voláteis na cavidade oral e fossas nasais, feita por equipamentos específicos - Oral Chroma e/ou Halimeter, para se confirmar ou não a presença da halitose e quantificá-la) e do teste de Sialometria (medida e análise do fluxo salivar). Com todos os dados reunidos, será feito um estudo criterioso do caso para a identificação das possíveis causas da halitose e para um diagnóstico preciso. Posteriormente

será iniciado um tratamento, direcionado e específico para cada caso. Todas as possíveis causas da halitose serão investigadas e o tratamento será direcionado de acordo com as causas identificadas. Serviço

Linnus Institute Centro Avançado de Medicina Preventiva 41 3077-0300 Av. Silva Jardim, 2146-A - Curitiba/PR

31


gente

Daura Carneiro |

a vez de foz

pr em alta

Mais de 50 pessoas estão confirmadas e irão formar uma grande delegação paranaense no Encontro Luso-Brasileiro, que será realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, de 17 a 24 de maio. Com a organização, o espírito de união e a animação de sempre (que pude conferir em todos os encontros de que participei), a delegação do Paraná viaja dessa vez com uma missão especial. Nosso Estado está pleiteando a realização do próximo Luso. Foz do Iguaçu é a nossa candidata a sede do encontro de 2011. De acordo com o Presidente Luiz Bruscato, Foz reúne todas as condições para sediar um evento como este. “Temos uma excelente infraestrutura hoteleira e um dos mais belos atrativos naturais do planeta. Além disso, a melhor idade do Paraná sempre esteve muito bem representada nos encontros internacionais”, destacou.

rainha Marilda Binder Samways brilhou em Portugal, eleita a Rainha Encontro Luso-brasileiro do ano passado. É a beleza e a simpatia da mulher brasileira em destaque sempre.

Numa cerimônia especial na sede da ABCMI-PR Ana Lore (Clube Vivendo Feliz) e Gentil Francisco Bruscato (Clube Viver a Vida) foram escolhidos a Rainha e o Mister Melhor Idade, que vão representar o Paraná no Encontro Luso-brasileiro de Natal.

Itália e Grécia

De 4 a 19 de setembro a ABCMI-PR promove uma viagem especial para a Itália e Grécia, com destaque para as Ilhas Gregas. Interessados em participar podem ligar para a ABCMI (3225-3163) ou FW Tour Operadora (3222-4843).

viver a vida Quem tiver interesse em participar de um grupo da melhor idade dinâmico, com muita gente divertida e uma programação especial não pode deixar de conhecer o Clube Viver a Vida. Marlene e José Lerias, que presidem o clube com muita competência, convidam todos a conhecer uma reunião. Ligue para 3252-8284 e tenha mais informações sobre o Viver a Vida.

32


33


bem-estar

em casa Lar Santa Cruz é uma excelente opção para senhoras idosas Curitiba tem uma residência especial, exclusiva para senhoras idosas. Em meio a um amplo espaço verde, com jardim e um bosque com árvores frutíferas, o Lar Santa Cruz tem o calor humano que toda pessoa merece e que a família inteira precisa. O lugar é agradável e tranquilo e a atenciosa equipe proporciona um convívio harmonioso. “Nossa proposta é desenvolver uma vida saudável, auxiliando, prevenindo e reabilitando nossas moradoras, realizando atividades sociais e recreativas e assim promovendo uma qualidade de vida melhor”, destaca Simone Antocechen. Com capacidade para atender 20 senhoras o Lar Santa Cruz conta com duas alas: uma é destinada para hóspedes independentes - mais lúcidas - e outra para dependentes. O lugar realmente merece uma visita. O Lar Santa Cruz é uma chácara com 6.800 metros quadrados, possuindo uma estrutura desenvolvida para atender e suprir as necessidades de seus hóspedes. “Teremos o máximo prazer em mostrar pessoalmente tudo que sonhamos e realizamos para que as queridas senhoras de nossas vidas tenham todo o conforto, o carinho, a atenção e os cuidados merecidos”, destaca a proprietária.

Serviço Lar Santa Cruz 3585-4882 Rua Alberto Otto, 391 Barreirinha - Curitiba - Paraná CEP. 82.710-150

34

na hora da escolha Três pontos principais na hora de escolher um lar para um familiar

local

Equipe

Com ambientes claros e arejados, amplas acomodações em suítes, quartos duplos e banheiros adaptados, o Lar oferece as melhores condições em conforto e segurança. A sala de TV com lareira é o espaço predileto das senhoras que se sentem em casa com o acompanhamento dos profissionais.

A instituição oferece a suas moradoras uma equipe multidisciplinar altamente qualificada com enfermagem e assistência médica 24 horas, consultas e acompanhamento com o Dr. Paulo Luiz Honaiser - médico geriatra, enfermeiras, fisioterapia e nutricionista. Além da área de saúde, há serviço diário de arrumadeira, lavanderia, massagista, cabeleireira e manicure.

Credibilidade Quando se fala em Lar para Idosos, credibilidade é palavra chave. O Lar Santa Cruz atende senhoras desde 1978 primando pela qualidade, conforto e segurança. “Nossa instituição atua dentro das normas da Vigilância Sanitária, atendendo as exigências legais, tem estrutura física adequada e os melhores profissionais a seu dispor; isso traz conforto e segurança às moradoras e seus familiares, que sabem poder confiar plenamente no Lar Santa Cruz”.


Rio itora Senac de Valor / Ed

Rádio e televisão chegam ao Brasil

do * Imagem

s livro Marca

A primeira transmissão de rádio no Brasil aconteceu em 1922 no Rio de Janeiro. Em 1923 foi inaugurada a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada por Roquete Pinto. A partir da década de 30 a rádio começou a se popularizar e tornou-se comum as famílias reunirem-se em volta de um aparelho para ouvir radionovelas ou algum cantor de sucesso. Os rádios Philips começaram a ser importados para o Brasil em 1925 e junto vieram os anúncios publicitários que mantém basicamente a mesma logomarca até hoje. Logo que a televisão chegou ao Brasil, em 1950, a Philips passou a vender também aparelhos televisores. Personalidades que fazem parte da televisão brasileira atualmente como Lima Duarte e Hebe Camargo foram um dos pioneiros nos programas feitos exclusivamente para este veículo.

Meu baú Jornada nas Estrelas A felicidade Morava tão vizinha Que, de tolo Até pensei que fosse minha Chico Buarque

“Tenho saudades da série Jornada nas Estrelas. Acompanhava todos os capítulos e sempre me emocionava com as aventuras da tripulação da Frota Estelar, comandada pelo Almirante Kirk. Lembro muito do Capitão Spock, uma mistura da inteligencia vulcana com as emoções humanas. Agora estou esperando o lançamento do novo filme que está previsto para maio.” Marcos Luiz Garcia

Criada por Gene Roddenberr y, a série estreou em 1966.

35


humor

Jaime Reiss |

Sintomas de •Prender o cabelo com elásticos de dinheiro. •Procurar um presente legal em loja de R$ 1,99. •Sair de casa com a cara cheia de pontos brancos de pomada Minancora. •Consertar sandália Havaianas com grampeador. •Lamber a tampa do iogurte. •Roubar plantas da praça para plantar em casa. •Mergulhar na represa e tomar sol na laje.

Lei do Esparadrapo: Existem dois tipos de esparadrapo: o que não gruda, e o que não sai.

Lei da Anotação:

a) se você tem caneta, não tem papel. b) se tem papel não tem caneta. c) se tem ambos ninguém liga.

Lei da Tomada:

Por mais tomadas que se tenha em casa, os móveis estão sempre na frente.

Iluminação pública A primeira cidade a ter iluminação pública na América Latina foi

Campos

Estado do Rio de Janeiro. As luzes de suas ruas acenderam-se no dia 24 de julho de

1883

36

Mexeu...

O papagaio sempre falava uma besteira quando a Neusa passava por ele. Certo dia Neusa disse: - Da próxima vez que você me falar uma coisa dessas arranco todas as penas dessa sua cabeça imunda! No dia seguinte está lá ele olhando o movimento, quando passa a Neusa e logo atrás um careca. O papagaio não perde a chance: - Andou mexendo com a Neusa, né?

Procura-se esposa

Um homem empurrando um carrinho de compras chocase violentamente com outro também com um carrinho. O primeiro diz: - Olha por onde anda! - Desculpe, estou procurando a minha esposa. - Também tô procurando a minha. - Como ela é? - Bom... ela é alta, loura, pernas torneadas, olhos azuis e está usando uma saia bem curta. E a sua? - Esquece. Vamos procurar a sua.

Sem energia

A loira diz para sua amiga também loira: - Amiga, ontem eu estava no shopping descendo a escada rolante e daí a energia acabou. Você acredita que eu fiquei uma hora em pé esperando a energia voltar? A outra diz: - Meu Deus! Como você é burra, menina! Por que ficou este tempo todo em pé na escada?? Não acrediiiiiito! Como é que poooode? - Mas não tinha energia! A escada parou... - Certo, mas porque você não sentou na escada para esperar, tontinha?

Celta preto

O manobrista lembra da loira quando ela está retornando ao estacionamento e diz: - Celta preto, não é? Daí a loira olha para o céu e diz: - É mesmo. Acho que vai chover. E o pior é que acabei de ajeitar meu cabelo...


37


eterno aprendiz

A vida é como jogar uma bola na parede: Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul; Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde; Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca; Se a bola for jogada com força, ela voltará com força. Por isso, nunca “jogue uma bola na vida” de forma que você não esteja pronto a recebê-la. A vida não dá nem empresta; não se comove nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos.

Albert Einstein, físico alemão

38


39


40


Revista Viver_92