Page 1

ww

Grupo CapitanBado.com Aテ前 IV - 33 Ediciテウn 30.000 Guaranテュes 15.00 Reales 8.00 Dテウlares

.info p i v ista

v w.re

Deolinda Arroquia Pedro Juan Caballero


Pele Morena

Boutique

Exclusividade em Roupas de Gestantes


Tel.: 3431-8921 / Cel.: 9114 - 9877 /Av. Brasil, Centro / Ponta Por達 pelemorenaboutique@hotmail.com


Tel- 3431-8765 Rua Sete de Setenbro - 389 , Centro Ponta Por達 /Ms Luzbella.lb @luzbellaboutique


Tel- 3431-8765 Rua Sete de Setenbro - 389 , Centro Ponta Por達 /Ms Luzbella.lb @luzbellaboutique

Exclusividade


Deolinda Arroquia Pedro Juan Caballero


Excess Boutique (Exclusivo Lança Perfume) Ponta Porã Acessórios: Vívare Acessórios- Ponta Porã Cabelo e Maquiagem: Joseph Coiffure By Zuni Haute- PJC Colaboración: Ale y Ruth Fotos: Rodney Moscarda


acess贸rios

(67) 3431 - 6275 - (67) 9265 - 2293 - py: 0976 834210

www.facebook.com / vivare.acessorios

@vivaresacessorios

Andrea Carpes Hoki

Cristiane Cardoso e esposo

Elizandra Caceres

Francielly e Silvana Dos Reis

Geizi Marques

Jessica Arce


Gerardo Rodrigues e Flia

Margareth Ribeiro

Judit Derene e Abel Gonzรกles

Maria e Rafael Lima

Melissa Gonzales

Mรกrcia Roberta

Mirta Alvarenga

Maruse e Pietra Drum

Rosi e Jan

Stephanie Ramos

Nancy Kawazoko

Nancy Ramos

Vivian Bogarim


Personalidades de nossa sociedade

Completou 90 anos Sra Heleninha Moreira acompanhada de familiares e amigos em uma bonita festa no seu tradicional Hotel Pousada do Bosque.Parabéns!!!

Desenvolvendo um bonito trabalho social e de evangelizaçao da fronteira o casal de pastores Anibal e Nidia de Gonzalez

A empresaria fronteiriça Ramonita junto com a Senadora Lilian Samaniego

O lindo casal Almir e Maria completaram com muita alegria 30 anos de união( Bodas de Perola) onde receberão todos seus convidados em uma emociante festa

A linda familia de nossa fronteira Sr.Dino junto com sua esposa a elegante Elvira acompanhados de seus filhos Lindy, Alexandre e Paty


>>>>>>>>>

Revista VIP

Em noite de festa a empresária da moda Rosana Magalhães Penha junto com sua mãe a socialite Hedy Magalhães

Parabéns!!! A empresária de sucesso Silvia Marly Eidt que foi destaque pelo seu trabalho junto com seu esposo Sr. Afonso Eidt.

Em destaque a empresária Marluce Regina Gonçalves com ótimas novidades em sua badalada padaria Pão de Mel

O bonito casal Cristina Peralta Kist junto com seu esposo Louvani Kist

Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183

Exemplo de garra e determinação o casal Rodrigo Domingues e Cris Marques a frente da moderna academia K3

O simpatico casal da nossa sociedade Jan Hoeckle junto com sua amada Rose durante uma turnê pela Europa

web: www.revistavip.info

13


>>>>>>>>>

Revista VIP

EXCESS

Boutique

Avda. Brasil 2539 / (67) 3431 7240 / 9147 6664 / 9256 2619

14

web: www.revistavip.info

Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183


>>>>>>>>>

Revista VIP

EXCESS

Boutique

Avda. Brasil 2539 / (67) 3431 7240 / 9147 6664 / 9256 2619 Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183

web: www.revistavip.info

15


Liz Benitez Pedro Juan Caballero


>>>>>>>>>

Revista VIP

Cabello y Maquillaje: Diana Coronel (Space Coiffure) Ropas: Space Girls Fotos: Rodney Moscarda Local: Pousada do Bosque

18

web: www.revistavip.info

Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183


>>>>>>>>>

Revista VIP

Bonito no Mato Grosso do Sul apontado como melhor destino do ecoturismo no Brasil

Um dos lugares mais lindos do país, eleita 12 vezes consecutivas como o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil. Inúmeras atrações, que vão de simples contemplação a mais pura adrenalina, divididas em categorias como: cachoeiras, trilhas, balneários, flutuações, cavalgada, passeios de bike, passeios de bote, entre outros. Clima tropical, com temperatura média de 32ºC (na sombra). Esta é a cidade de Bonito (MS) distante 300km de Campo Grande (MS), capital do estado e referência mundial em ecoturismo. Confira 10 (irrecusáveis) motivos para você largar o escritório agora e fazer as malas para este pedacinho de paraíso na Terra.

1) Gruta do Lago Azul: cartão postal da cidade.

Após percorrer uma trilha conhecendo diversos espeleotemas, pode-se visualizar o famoso lago de águas intensamente azuis e com mais de 80 mts de profundidade. Por sua beleza e fragilidade, a área da gruta foi transformada em Monumento Natural, garantindo sua preservação.

20

web: www.revistavip.info

Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183


>>>>>>>>>

Revista VIP 2) Rio Sucuri: um dos 10 rios de água doce mais cristalinos do mundo.

Caminhe por uma agradável e leve trilha pela mata ciliar do Rio Sucuri, onde conhecerá várias nascentes e surpreendase com o mirante azul. Em seguida, dará inicio a flutuação deixando a leve correnteza do Rio Sucuri te levar e tenha a sensação de estar dentro de um aquário, onde os peixes, o volume e a transparência deste rio tornam seu passeio inesquecível.

3) Parque das Cachoeiras: lugar incrível para ficar na memória pra sempre. O passeio inicia com uma caminhada pela mata ciliar do Rio Mimoso, onde o visitante poderá observar os encantos da fauna e flora local. A cada etapa percorrida, a expectativa aumenta para o encontro com as belíssimas cachoeiras formadas por tufas calcárias e pequenas cavernas. Proporcionando ao visitante diversão nas piscinas naturais e na carretilha.

Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183

web: www.revistavip.info

21


>>>>>>>>>

Revista VIP 4) Rio da Prata: peixes, peixes e mais peixes! Após percorrer uma agradável trilha interpretativa onde se podem observar animais silvestres e árvores centenárias o visitante dará início a flutuação partindo da nascente Olho d’Água onde você flutuará tranquilamente em um imenso aquário de águas cristalinas por aprox.. 2.200m.

5) Estância Mimosa Ecoturismo: lindas e lípidas cachoeiras para banhar-se. Aventure-se pela rica vegetação adjacente ao Rio Mimoso, em meio a árvores centenárias e animais silvestres. São várias cachoeiras lhe convidando para refrescar-se em suas piscinas naturais. Há também plataforma de salto, pequenas grutas, passarelas suspensas e trecho percorrido em barco a remo. Ao longo da trilha, você passará por diversos mirantes com visão panorâmica da Serra da Bodoquena.

6) Porto da Ilha: uma proposta diferente. Diversão, aventura e contemplação no belíssimo Rio Formoso! Passeio de Bote; dos passeios mais populares, realizado no Rio Formoso + passeio de duck; realizado em canoas infláveis e passando por cachoeiras e corredeiras + bóia cross; aventura nas corredeiras do Rio Formoso em bóias individuais.

22

web: www.revistavip.info

Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183


>>>>>>>>>

Revista VIP 7) Buraco das Araras: misto de sentimentos de paz, ousadia e liberdade. Em meio ao cerrado uma enorme cratera totalmente em arenito com sua beleza e exuberância, lugar onde diversos pássaros, principalmente as “Araras Vermelhas” adotaram como habitat natural. Seu interior é composto de fauna e flora bem particulares, com ecossistema próprio e um grande lago habitado por jacarés da espécie papo amarelo, localizado na cidade de Jardim (MS).

8) Boca da Onça Ecotur: paraíso ecológico no coração da Serra da Bodoquena. O passeio é composto de caminhada por trilha pela mata preservada, passando por cachoeiras cristalinas, pelo cênico Rio Salobra, por pontos de banhos em piscinas naturais e pela mais alta cachoeira do Estado: a Cachoeira Boca da Onça, com 156 metros de altura. Em parada no mirante do Rapel Boca da Onça poderá avistar o Vale do Rio Salobra a 180 metros de altura.

Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183

web: www.revistavip.info

23


>>>>>>>>>

Revista VIP 9) Abismo Anhumas: o surreal e belo diante de seus olhos. Emocionante rapel de 72 metros por uma fenda na rocha leva a uma caverna com magníficas formações e um lago de águas cristalinas, onde a flutuação revela a beleza subaquática do lugar. Para o rapel existe um treinamento obrigatório um dia antes da descida.

10) Cachoeiras do Rio do Peixe: lugar para relaxar e curtir a natureza. Rios de águas límpidas, cachoeiras esplendidas, inúmeras piscinas naturais, uma fauna atraente com macacos, araras, tucanos, entre outros. Neste paraíso você pode curtir e relaxar nas duchas das cachoeiras, aventurar-se entre os cardumes de peixes das piscinas naturais e depois saborear um almoço sulmato-grossense, preparado pela proprietária da Fazenda. Qual a melhor época para visitar a cidade? Não existe uma época específica para visitar Bonito, o clima da região é tropical e quente durante todo o ano. Entre os meses de dezembro e março podem ocorrer chuvas e a temperatura é mais quente, com isto a vegetação está mais verde e as cachoeiras estão caudalosas. Mesmo durante o inverno, as águas das nascentes têm temperatura constante, entre 21°C e 24°C, mas a temperatura das águas dos passeios de cachoeiras cai para 18°C a às vezes podem chegar a 15°C. De maio a outubro, a água dos rios é mais cristalina, ideal para as flutuações e mergulhos. Entre os meses de dezembro e janeiro, nas primeiras horas do dia, o sol incide diretamente no lago Azul que dá nome à gruta e realça o inacreditável azul de suas águas.

24

web: www.revistavip.info

Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183


>>>>>>>>>

Revista VIP

VEJA COMO EVITAR DOENÇAS DE PELE NO VERÃO MICOSE Placas avermelhadas, com bastante coceira, em regiões de dobras, como virilha, axilas, na parte de trás dos joelhos e entre os dedos dos pés e das mãos. Como prevenir: Secar bem essas partes do corpo, após o banho, e evitar o uso prolongado de roupas úmidas. FRIEIRA Lesões esbranquiçadas ou avermelhadas em regiões de dobras, como virilha, axilas, na parte de trás dos joelhos e entre os dedos dos pés e das mãos.

Cel.:

Como prevenir: Secar bem os pés e essas partes do corpo após o banho, e evitar o uso prolongado de roupas úmidas. PITIRÍASE VERSICOLOR ( “PANO BRANCO”) Manchas arredondadas e esbranquiçadas, nas costas e no tórax. Em alguns casos, podem ser avermelhadas, também. Como prevenir: Evitar usar cadeiras de praia sem a proteção de uma toalha. ACNE Lesões avermelhadas, que podem apresentar pus. Como prevenir: Usar filtro solar e hidratantes sem óleo, ou em gel, e evitar exposição excessiva ao sol. HERPES LABIAL Vesículas que se formam na região dos lábios. Depois, elas secam e formam uma crosta. Como prevenir: Usar protetor solar nos lábios e evitar exposição excessiva ao sol.

Tel.: (67) 9994-5382 - (0973)734540 Rua Rui Barbosa nº: 115 centro Ponta Porã/Ms 0971 569 755 / 0984 743183 CrisFreitasDesignDeSobrancelhas web: www.revistavip.info

25


>>>>>>>>>

Revista VIP

GABRIELA PORAZZI “A música em minha vida”

Minha relação com a música vem do berço. Durante toda minha infância meus pais me incentivaram a aprender instrumentos, como o piano clássico que eu toco desde os 4 anos, e a cultivar um apreço por essa arte. Eles perceberam que desde novinha eu gostava de cantar e me apresentar para o público sem verg o n h a nenhuma, e fazia isso com a maior alegria do mundo.

tumada, pois até então eu me apresentava apenas acústico, ou seja, com voz e violão tocado por eu mesma. Um show maior exigia ensaio com a banda, aquecimentos e técnicas de voz, um bom repertório e todo um planejamento que eu tenho o orgulho de dizer que hoje não é mais uma preocupação e sim algo que me diverte e me inspira cada vez mais a alcançar o meu objetivo, que é o sonho que todos nós artistas temos em comum: o sucesso. Nestes últimos dois anos coisas incríveis aconteceram comigo, e isso me dá forças para acreditar que o futuro me reserva algo grande. Fui a compositora

Quando amadureci e estava um pouco mais velha, comecei a levar a sério meus estudos músicais. Comecei a compôr, a gravar em estúdios profissionais e me apresentar em vários lugares, o que me ajudou muito a desenvolver técnicas de palco. A partir daí comecei a fazer cada vez mais shows, em níveis de maior importância e que exigiam uma preparação maior do que eu estava acos-

26

web: www.revistavip.info

Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183


>>>>>>>>>

Revista VIP e cantora da música tema do Miss Brasil, cantei com Bruninho e Davi, fiz a abertura do show do Milionário e José Rico, tenho um DVD do meu concerto para piano que foi lançado e vendido por todo o Brasil. Este ano me mudei para Campo Grande, o polo da música sertaneja atual e estou com grandes projetos. Vou lançar uma música com participação especial de uma dupla que está se destacando muito, além de outras que estão sendo produzidas. Mas tudo tem seu tempo, um degrau de cada vez. Acredito que o que é pra ser nosso, já está traçado desde quando nascemos. Com muita fé, esforço, humildade e paciência, todos nós podemos realizar nossos sonhos.

CLÍNICA DA VENDAS DE RODAS ESPORTIVAS E ORIGINAIS, NOVAS E USADAS CONSERTOS DE RODAS - DIAMANTAÇÃO - BALANCEAMENTO Fone: (67) 3432 - 1374 email.: clinica.roda@hotmail.com Mono- binno - kromna - Vaska Mangels - Scorro - Pegasus - Tsw

Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183

web: www.revistavip.info

27


>>>>>>>>>

Coquetel Coisas de Mulher Revista VIP

28

Maura Delgado

web: www.revistavip.info

Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183 empresรกria


>>>>>>>>>

Revista VIP

Coquetel Coisas de Mulher com Carol Dias Foi realizado no dia 20 de janeiro o coquetel no espaço Coisas de Mulher da Maura Delgado com a presença da panicat do programa Pânico na Tv da Band Carol Dias. Carol se sentiu em casa, foi muito bem recebida pelas fãs, pousou para fotos. no dia (21), Carol teve o dia todo ocupado gravou um VT de propaganda para uma empresa Argamassa Grudabem e foi produzida no Salão Coisas de Mulher e fotografada por Andrea Bitencourt.

Fotos: Andrea Bitencourt Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183

web: www.revistavip.info

29


>>>>>>>>>

Revista VIP

Seu cabelo está caindo demais? Calma, descubra o motivo

Logo pela manhã, você vai ao espelho, começa a pentear os cabelos e fica desperada com a quantidade de fios que caem? Calma, pode não ser um problema como você imagina. Porém, o ideal é ir atrás de descobrir a causa. A quantidade de fios que caem por dia varia de pessoa para pessoa. Em média, de 60 a 100 fios por dia, de acordo com a responsável pelo ambulatório de Alopecias do HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual), Priscila Kakizaki. — Estima-se que 50% dos homens acima de 50 anos apresentem algum grau de calvície. Já para as mulheres, as estimativas de prevalência são muito variadas. Segundo a especialista, quem não lava os cabelos diariamente, os fios soltos ficam presos entre os demais, e na próxima lavagem, estes fios se desprendem, dando

30

web: www.revistavip.info

a sensação de que a queda está acima do normal, o que não é verdade. Algumas situações podem agravar a queda, como anemia ou doenças de tireóide, emagrecimento acentuado e uso de drogas, entre outros. Há também alguns mitos que são atribuídos à queda, como dormir com os cabelos molhados, manter os cabelos presos, usar bonés e chapéus ou secador quente, que não são verdadeiros. Tratamento Priscila esclarece que o tratamento pode ser feito com loções e xampus ou por remédios por via oral. Em casos avançados, pode se recorrer ao transplante de cabelos. — Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico e iniciado o tratamento, maiores serão as chances de sucesso. Para isso, deve-se sempre procurar um especialista.

Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183


Contatos: Rua Marechal Floriano, 1623 Centro / Ponta Por達 Telefonos: 9232 5445 3431 5407 0972 102 495 rosangelabiolchidedeus@hotmail.com


>>>>>>>>>

Revista VIP

8 Benefícios da Água de Coco que você não sabia

A Água de Coco é, sem dúvidas, uma das melhores saciadoras de sede e oferece uma alternativa saborosa para a água. Este líquido puro é recheado com nutrientes que produzem uma série de benefícios à saúde. Aqui estão 8 Benefícios da Água de Coco que explicam por que se tornou tão popular: 1. Ajuda a emagrecer. A gordura presente na água de coco é extremamente baixa, generosas quantidades podem ser consumidas sem medo de ganhar peso. Ele também suprime o apetite e faz com que

34

web: www.revistavip.info

você não sinta tanta fome graças a sua rica quantidade de nutrientes. 2. Deixa a pele com aparência perfeita. Para aqueles que têm acne, cravos ou outras imperfeiçoes na superfície da pele, a aplicação de água de coco diretamente na pele pode ser de grande ajuda, pois tem a capacidade de limpar e tonificar. Também faz manter a pele hidratada e protegida da ação do vento, frio, ar condicionado, radiação solar, entre outras. Isso explica por que produtos tais como cremes faciais, shampoos, condicionadores e loções que contém extrato de coco são mais eficazes. 3. O melhor “remédio” contra ressaca. Da próxima vez que você exagerar e beber mais do que sua barriga pode aguentar, considere tomar água de coco para reorganizar o funcionamento do intestino. Também repõe os sais minerais essenciais que foram perdidos se você urinou ou vomitou com muita frequência.

Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183


>>>>>>>>>

Revista VIP 4. Facilita a digestão. A água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e também da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão. 5. Aumenta a hidratação. Os ingredientes em água de coco são muito mais eficazes na hidratação do corpo humano do que os isotônicos específicos para esportes. Durante rigoroso exercício ou longos períodos de atividade física, o corpo humano perde fluidos ricos em minerais. No entanto, a água de coco funciona como um meio de substituição excelente, com 294 mg de potássio e 5 mg de açúcar natural por copo, ao contrário de sua bebida favorita de esportes que contém apenas metade do teor de potássio e cinco vezes a quantidade de açúcar processado. Além disso, a contagem de sódio é apenas de 25 mg, que é relativamente baixo em comparação com os 41 e 20 mg encontrados em e bebidas energéticas e isotônicos, respectivamente.

Quanto você deve consumir? Embora a bebida seja nutritiva, não dá para substituí-la pela água. Afinal, mesmo baixo, o líquido possui valor calórico – tem cerca de 20 calorias por 100 ml. E mais: as calorias mudam de acordo com a época de maturação da fruta - quanto mais madura, mais calórica. Se consumida moderadamente e combinado a uma dieta saudável, não irá prejudicar seu peso. Ao procurar o coco perfeito para consumo, certifique-se de ficar longe daqueles com casca marrom e dura, isto indica que está muito maduro. Em vez disso, prefira os que possuem casca verde, porque neles a polpa ainda está pouco desenvolvida e há muito mais água em seu interior. Para testar, simplesmente balance o coco para cima e para baixo, assim você pode ter uma noção da quantidade de água presente

6. Reduz a pressão arterial. Em muitos casos, um nível desproporcionado de eletrólitos podem resultar em pressão arterial elevada. A água de coco contém uma fonte adequada de cada um deles e pode ser utilizado como um mecanismo de compensação. Em alguns casos, recomenda-se que consuma água de coco assim que acordar, para promover o equilíbrio destes eletrólitos. 7. Rico em nutrientes. Ao contrário de qualquer outra bebida no mercado, a água de coco contém cinco eletrólitos essenciais que estão presentes no corpo humano. Estes incluem: cálcio, magnésio, fósforo, potássio e sódio. Devido à sua composição única, a água de coco pode ser apreciado por pessoas com diferentes condições médicas. 8. Regula a temperatura. Por meio da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte ao ambiente.

Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183

web: www.revistavip.info

35


>>>>>>>>>

Revista VIP

Viviana Rodriguez Bella Vista

36

web: www.revistavip.info

Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183


Cabello y Maquillaje: Diana Coronel (Space Coiffure) Ropas: Fotos: Marcos Bofinger Local: Pousada do Bosque


Maracaju em destaque (67) 91600998 / 9697 0937

Adelia Barros

e-mail: adelia_barrosborges@hotmial.com

por Adelia Barros

Personalidades de nossa Sociedade

A elegante Clairtes Muller Busatto A publicitária e jornalista Tita As simpaticas irmãs Bere e Isabel sempre com muitas novidades em Pare sempre presente nos melhore a frente do Restaurante Mestre sua loja Mãos de fada eventos de nossa sociedade Cuca que hoje e referencia em Maracaju

Em destaque para esta coluna Jackson Borges

O prefeito de Maracaju Sr.Maurilio junto com esta colunista Adelia Barros

Em envidência Marly Centurion Bonfiger nossa diretora da badalada REVISTA VIP

O casal Cidinha e Wagner Pecois da Grafica Sound de Campo Grande


>>>>>>>>>

Revista VIP

Barriga chapada em 10 dias é possível

Abandonar a canga na praia, apostar naquela calça de cintura baixa ou exibir a barriga em uma blusa mais curtinha. O verão favorece todas essas situações e quem quiser acabar com os pneuzinhos em vez de desfilá-los por aí tem três conselhos básicos para seguir: dieta restritiva, exercícios e intestino funcionando regularmente. Para alcançar o objetivo, os especialistas são categóricos: chapar a barriga em apenas 10 dias é possível, mas exige disciplina. Barriga chapada em 10 dias é possível, desde que cuidando da alimentação, exercício e do funcionamento do intestino O primeiro passo é excluir da dieta frituras, doces e bebidas gasosas, como os refrigerantes. Eles estufam a região abdominal e ajudam na concentração de gordura ruim. Evitar o consumo de carboidratos durante uma semana também é eficiente, principalmente se o objetivo tem de ser alcançado em curto prazo. O corpo passa a usar o estoque de energia acumulada em forma de gordura. Mas se alguns alimentos podem prejudicar o sonho da barriga lisinha, outros podem contribuir para que esse desejo se torne realidade. “Em especial onze ingredientes podem te levar ao abdome perfeito”, afirma David Zinczenko, em seu livro “A Dieta do Abdome” (Ed. Sextante). Amêndoas, ovos, cereais integrais, aveia instantânea, azeite extravirgem, verduras (como espinafre, rúcula, alface-romana), frutas vermelhas (morango e mirtilo), feijões, laticínios (desde que com pouca gordura, como leite desnatado e queijo cottage), proteína em pó e carnes magras (como peito de peru) compõem a lista de alimentos que não podem faltar no seu dia a dia. Porém é preciso seguir restritamente o horário: são cinco refeições (café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar). “Ao manter sempre abastecida a fornalha de queima de gordura com os alimentos certos e na hora certa, você vai ensiná-lo a queimar o volume na sua barriga rapidamente”, garante Zinczenko. Prestar atenção ao que você bebe também é importante para diminuir a retenção de líquidos. “Substitua as bebidas alcoólicas e açucaradas por chás como o verde, hibisco e sucos detox”,

44

web: www.revistavip.info

aconselha Andrea Frias, nutricionista e coordenadora do Centro de Pesquisas Sanavita. Evitar alimentos ricos em sódio e tomar cuidado com o uso do saleiro também são duas dicas essenciais. “O sal provoca retenção de líquidos, promovendo edemas, inchaços e piorando a celulite”, completa Andrea. Facilitar o trânsito intestinal é tão importante quanto reduzir a gordura corporal. Para isso, o ideal é apostar nos grãos como linhaça, aveia, e em frutas como mamão e ameixa. “Estimule seu intestino a trabalhar bem, consumindo alimentos ricos em fibras, prebióticos e probióticos”, diz a nutricionista. Além da alimentação, para conquistar resultados de forma rápida é preciso colocar o corpo em movimento. “O que resolve mesmo é a prática de atividade física regular e uma alimentação saudável e equilibrada”, garante o educador físico Rodolpho Súnica, do Spa Sorocaba. Todos os exercícios, quando combinados com uma alimentação adequada, trazem benefícios, principalmente os aeróbicos, como andar, nadar, pedalar, aliados aos exercícios resistidos. Mas nada de preguiça, é preciso pegar firme na malhação cinco vezes por semana, indica Súnica. Os abdominais, no entanto, ajudam a fortalecer os músculos da região, mas não são eficazes para reduzir a gordura. “Os exercícios abdominais são fundamentais para melhora dos músculos da parede abdominal. Para diminuir a barriga não”, diz ele. Confira abaixo outras seis atitudes que podem ajudar a reduzir o abdome: - Não coma rapidamente, isso favorece o acúmulo de gases no abdome - Postura correta evita que a barriga se projete para a frente - Evite beber líquidos durante a refeição: eles contribuem para a fermentação dos alimentos - Cuidado com o estresse. Ele libera cortisol, hormônio que leva o corpo a estocar gordura - Beba bastante água. Hidratar-se corretamente ajuda a evitar a retenção de líquidos - Durma o suficiente para descansar. Estudos já confirmaram a relação entre privação de sono e maior consumo de junk food Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183


Pele Morena

Clientes

Camila Flores Camargo

Celina Manfrin

Fabiana Bonetti

Harttelene Oliveira

Mariana Batista

Maruse Drum

Norma Caceres

Regina Perez e Juliana Benites

Tamaeh Monteiro

Vanessa Pav達o, Fernada Moreira e Eliane Rizzato

VIP Mercedes Cecilia Quevedo

Mauro Lopes, Eliane Morinigo e Rodrigo Oliveira


>>>>>>>>>

Revista VIP

COMO PREPARAR O CORPO PARA O CARNAVAL

A folia do Carnaval está chegando e para isso nada me-

desidratação e diminuir a disposição. Alternar o consu-

lhor que preparar o corpo para esses dias. O consumo

mo de água com o álcool é uma alternativa para evitar

de determinados alimentos é fundamental para repor

este quadro”, afirma a nutricionista.

minerais que são perdidos nessa época. A nutricionis-

A alimentação deve ser feita de 3 em 3 horas, com fru-

ta da Naturalis, Ariane Machado Pereira, recomenda o

tas frescas ou desidratadas, barras de cereais ou pali-

aumento da ingestão de água mineral, água de coco e

tinhos de fibras, que são opções práticas de carregar.

suco de frutas ricas em potássio, como o morango, me-

Agora é só se preparar para aproveitar o carnaval com

lancia, kiwi, uva, pêssego e maracujá.

muita saúde e disposição

“O suor e o excesso de bebida alcoólica podem causar

46

web: www.revistavip.info

Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183


>>>>>>>>>

Revista VIP

CONHEÇA OS PRÓS E OS CONTRAS DA DEPILAÇÃO ÍNTIMA

Há três décadas, a depilação total ou quase total dos pelos pubianos fez sucesso entre as mulheres nos Estados Unidos, onde dominou os salões de beleza e a preferência popular das mulheres. Conhecida como  Brazilian Bikíni Wax, a depilação total da região pubiana está perdendo lugar para o natural, com pelos mais generosos.   Lady Gaga, Gwyneth Paltrow e  Cameron Diaz são algumas das famosas que aderiram a moda do visual mais natural, no estilo dos anos 70. Cameron Diaz, em especial, em seu livro “The Body Book”, dedicou um capítulo exclusivo sobre o assunto, onde revela que é contra a depilação íntima  e exalta os pelos pubianos, argumentando que eles servem como uma cortina ao galanteio masculino, atiçam a imaginação dos amantes e criam um certo ar de mistério. No Brasil, a polêmica ficou por conta da atriz Nanda Costa, que na capa da revista Playboy, em agosto do ano passado, posou ao estilo Claudia Ohana, com a cabeleira pubiana farta, causando uma discussão de contra e a favor em aderir a moda. Mas parece que as brasileiras não se agradam do estilo natural e esta tendência está fora dos habitos por aqui.  “Não percebemos nenhuma mudança nesse sentido. Isso é folclore. Algumas mulheres não depilam mesmo, por medo, por

48

web: www.revistavip.info

desconhecer o benefício, pelo custo ou por vergonha. Mas quando o fazem pela primeira vez, dificilmente deixam o método de lado. A região fica mais bonita, com um aspecto de pele bem cuidada e a sensação de limpeza e higiene é indiscutível”, falou Regina Jordão, diretora da rede Pello Menos, ao site UOL, que tem lojas distribuidas em alguns estados do Brasil como Rio de Janeiro, Paraíba, São Paulo e Amazonas e faz 100 depilações por dia. Questões de estética e cultura são fatores decisivos na pergunta depilar ou não depilar. A depilação está muita associada à higiene, mas a opinião de médicos se dividem sobre o assunto. Para a  dermatologista Luciana Abbade, da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp), o fato de algumas mulheres não se depilarem , não tem nada a ver com a falta de higiene. Ela acredita que, desde que façam a higienização regularmente  com sabonetes comuns ou específicos para a região íntima, nada impede que o lugar fique ao natural. A ginecologista Rose Amaral,  do Ambulatório de Infecções Genitais e Vulvares do Hospital da Mulher, da Unicamp, discorda de Luciana, e acha que a depilação favorece a mulher e é higiênico. Ela justifica ser contra a não depilação, pois acha que os pelos retém resíduos de soluções biológicas, como suores e urina. Mas para quem aderir a moda de não se depilar, os cuidados devem ser redobrados, com uma manutenção necessária. Rose Amaral declara que, é importante manter os pelos curtos, aparados, e caprichar na higiene. Os pelos pubianos tem a mesma função dos cílios e sobrancelhas, que é a de prevenir doenças. Luciana Abbade conta que todos os pelos têm função de proteção contra agentes nocivos externos, como produtos químicos, fungos e bactérias. Infecções sexualmente transmissíveis como herpes genital e verrugas genitais, causadas por HPV, podem ser facilmente transmitidas uma vez que a barreira natural está ausente. Além disso, os pelos pubianos protegem contra vulvovaginites e outras infecções cutâneas do local. Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183


>>>>>>>>>

Revista VIP

Inauguração VitaCorpus

com a presença da “Nutri Carrasca” Juliana Pansardi

Dra. Fernanda Pizarro Nutricionista CRN 325934 Clínica de Nutrição Empório Light Cozinha Industrial (67) 3432 - 0059

50

web: www.revistavip.info

Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183


>>>>>>>>>

Revista VIP

Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183

web: www.revistavip.info

51


>>>>>>>>>

Revista VIP

DIETA PARA ENTRAR EM FORMA ATÉ O CARNAVAL

A festa mais alegre do ano se aproxima e, para entrar em forma será necessário dedicação e força de vontade para desfilar a bela silhueta nos dias de Carnaval. Dicas - Laranja, tomate, banana e manga – ajudam a desinchar pois são ricos em potássio. - Melão, salsão, aspargo, agrião, rúcula e almeirão – sãodiuréticos naturais. - Fibras como aveia, granola, ameixa seca e uva - previnem aprisão de ventre. - Folhas verde-escuras – ativam a circulação. - Ervas aromáticas e especiarias em geral. - Alho – diminui a pressão arterial e combate o inchaço. - Salsa – é rica em vitaminas e minerais e ajuda a digerir os alimentos mais pesados e atua como diurético. Alimentos que devem ser evitados - Reponho, couve, couve-flor e batata-doce – fermentam e provocam gases. - Refrigerantes (mesmo o light e os diet) – são bebidas ricas em sódio. - Embutidos (salame, mortadela) e carnes como bacalhau e carne seca – possuem quantidade elevada de sal. - Enlatados em geral: palmito, atum, sardinha, milho, ervilhas, etc… - Café, chá mate, guaraná, achocolatado e outros alimentos que contêm cafeína. - Fritos e lanches servidos em fast-food. - Condimentos prontos, como ketchup e a mostarda. - Doces – abusar do açúcar acelera a produção de toxinas. - Alimentos que são fontes de glúten: trigo, cevada, malte, centeio, aveia. Recomendação - É importante comer somente o suficiente, sem pressa. Mastigue muito bem o alimento. Dê preferência à ingestão de vegetais folhosos, castanha-do-pará, peixes e frutos do mar. - Alimentos ricos em vitamina B6 – com uma concentração de

52

web: www.revistavip.info

triptofano, aminoácido que produz a serotonina, neurotransmissor responsável pelo bom humor. As principais fontes das vitaminas estão em alimentos como: frango, atum, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, banana, cará, batata, alho e sementes de gergelim. - O zinco pode ser encontrado nos frutos do mar, carnes de boi, porco e aves. Assim como, no leite, iogurte, cereais, germe de trigo, feijões, nozes, castanhas, amêndoas e ricota, entre outros.   - O magnésio também é conhecido como o mineral antiestresse  – os alimentos mais ricos no componente são: castanhas, soja, leite, peixes, verduras, cereais integrais e pão. - Vale lembrar que as castanhas-do-pará também são ricas em  selênio  e, especialmente recomendadas para combater o estresse, além de conter triptofanos, que ajudam a sintetizar aserotonina. - É importante aumentar a ingestão de água e fibra. - Alimentos sem glúten: arroz integral, milho, quinoa, soja, batata, cenoura, mandioca, inhame, cana-de-açúcar, tapioca, sementes de amaranto e girassol, soja, milho, frutas e farinhas de frutas (farinha de coco, banana). - Alimentos lipolíticos (ajudam na degradação da gordura/ são termogênicos): melão, Abacaxi, Tangerina, Hortelã e Pêra, Cafeína, Proteínas (aumentam a atividade metabólica), Flavonóides (uvas, frutas cítricas, couve-flor), Carnitina (suplemento) Carboidratos de alto índice glicêmico (simples) como batata, pão branco, doces, mel Alimentos diuréticos (nunca laranja e abacate), melancia, beterraba e suas folhas, Coco, Maça, suco de limão, cenoura, escarola, repolho, broto de feijão, salsinha, pepino, abobrinha, chuchu, alface, abacaxi, pêra, morango e melancia – pois têm 90% de água Alimentos anti-ansiolíticos (caqui) Incluir no menu -Águade coco; -Alimentos light – diet apenas geleia; - Milho; - Alface (poucas vezes ao dia) – calmante – diminui metabolismo;  - Alimentos ácidos (tomate) – apenas 1 x por dia, pois ajudam na digestão; - Sal – diminuir ao máximo, bem como os condimentos ou molhos salgados; - Frutas cítricas – vitamina C também faz parte do arsenal antiestresse; - Iogurte, leite e seus derivados – alimentos ricos em cálcio; - Lentilha, feijão, brócolis – possuem ácido fólico; - Chicória, acelga brócolis e alface – ricos em magnésio e manganês; DIETA COM 900 A 1000 CALORIAS - MÍNIMO DE CARBOIDRATO E SEM GLÚTEN

Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183


>>>>>>>>>

Revista VIP

15 atitudes que ajudam a combater a celulite

1. Beba bastante água Sim, é clichê. Mas ingerir, em média, dois litros de água por dia é realmente importante para o bom funcionamento do organismo. Além de estimular a circulação, o líquido auxilia na eliminação de toxinas e do tecido mal oxigenado e mal nutrido. 2. Opte por alimentos com baixo teor de gordura Anote o que não pode faltar na sua cozinha: hortaliças, frutas, laticínios desnatados, carnes magras, peixe, frango e grãos (feijão, ervilha, grão de bico ou lentilha). Frutas e verduras, principalmente, revitalizam a pele e a deixam com mais vigor. 3. Combine exercícios aeróbicos com musculação Caminhada, corrida, bicicleta, elíptico e atividades aeróbicas em geral são fundamentais para dar adeus à celulite. Tome cuidado, no entanto, para o fim de um problema não originar outro. Quando a célula de gordura é quebrada, é natural que a pele fique mais flácida. Por isso, é importante acrescentar em seu treino exercícios que fortaleçam os músculos.

54

web: www.revistavip.info

4. Evite o álcool Além de bebidas alcoólicas terem alto teor calórico e nenhum nutriente, elas retêm líquido, dando grande chance para os furinhos aparecerem. E mais: sua metabolização é realizada pelo fígado, que poderia ser utilizado para liberar as toxinas do corpo. 5. Cuidado com alimentos muito salgados Embutidos, carne seca, azeitona, presunto e até mesmo peito de peru light podem ter sal em excesso, que favorecem a retenção de líquido e acentuam a celulite. 6. Invista em fibras Grãos como aveia, linhaça e chia auxiliam na regulação do intestino. Enquanto a linhaça e a chia são ricas em ômega 3, que tem ação anti-inflamatória, a aveia contém um mineral chamado cromo, que queima a gordura do abdômen, e silício, que aumenta a produção de colágeno e reduz a absorção de açúcar no sangue. 7. Escolha alimentos anti-inflamatórios Como a celulite não deixa de ser uma inflamação, alguns alimentos ajudam a combatê-la. É o caso do ômega 3 (presente no atum, no salmão, na linhaça e na chia), do açafrão e do chá verde, que contém polifenóis. 8. Não use calças jeans muito apertadas Jeans sem stretch podem dificultar a circulação, ainda mais se o trabalho exige uma mesma posição na maior parte do dia. Escolha tecidos com mais elasticidade e que não impeçam a transpiração da pele. Para ter um bumbum livre de celulite é necessário combinar boa alimentação e atitudes-chave • • • • •

Não basta malhar: fórmula do bumbum perfeito inclui até pés de galinha no menu Tratamentos para chegar ao verão com tudo em cima Barriga negativa não é para todo mundo Conheça o biquíni que empina o bumbum Verão pede pés bem-tratados Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183


>>>>>>>>>

Revista VIP 9. Fique longe do cigarro O tabaco dificulta a circulação e suas toxinas fazem com que os tecidos da pele recebam pouco oxigênio. 10. Drenagem linfática A técnica promete prevenir contra a celulite ao eliminar líquidos, diminuir o inchaço, oxigenar a pele e limpar toxinas, evitando a formação de nódulos e irregularidades. Pode ser realizada por esteticistas e fisioterapeutas. 11. Creme O produto anticelulite, sem todos os outros aliados, não é capaz de operar milagres, mas toda ajuda é bem-vinda. Centella asiática, cafeína, extrato de chá verde, ginkgo biloba, liporeductyl e adipol são um dos ativos mais comuns contra o problema. E frequentemente são adicionados elementos que combatem a flacidez, como elastina, colágeno, vitaminas C e E. 12. Massagem Ao aplicar o creme anticelulite, é necessário fazer uma massagem para potencializar o efeito. Passe o produto sempre de baixo para cima, em direção aos gânglios da virilha, e faça movimentos circulatórios para dissolver as células de gordura - como se fosse uma drenagem linfática caseira. Não faça força, pois há o risco de romper vasos e criar hematomas. 13. Tratamentos estéticos Hoje já existem tratamentos promissores que estimulam o colágeno e auxiliam na ruptura dos septos fibro-

sos para melhorar a aparência da pele. A radiofrequência associada a vácuo (REACTION) melhora o aspecto da celulite e diminui a flacidez. Outras tecnologias que diminuem medidas e furinhos são a laser lipólise (ILIPO), método indolor que atua sobre a gordura localizada, e a criolipólise, que congela e destrói as células de gordura. 14. Vida zen O estresse causa grande estrago metabólico, levando ao depósito de gordura, não à queima. Por isso, procure uma vida mais tranquila, encontre algum hobby e tenha uma boa noite de sono, pois é neste momento que acontece a regeneração das células. 15. Consulte um especialista Existem quatro níveis de celulite. No primeiro, ela é praticamente imperceptível e só aparece caso a região seja pressionada. No segundo, alguns furos já são visíveis e, no terceiro, as irregularidades são mais profundas. No quarto grau, a pele chega a doer e há a possibilidade de aparecer caroços. Seja qual for seu caso, procure um dermatologista, que indicará e associará as melhores técnicas, e um nutrólogo, que poderá criar um cardápio equilibrado de acordo com seu dia a dia.

MOTEL DELMAR Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183

Rua Campo Grande 467 Parque Exposição Ponta Porã, MS (67) 3433-3015 web: www.revistavip.info 55


>>>>>>>>>

Revista VIP

Detone os 10 maiores inimigos da beleza

Descubra quais são as armas certas para destruir os vilões que deixam a pele feia, os cabelos quebradiços e as unhas fracas nimigo número 1 - Cigarro: não tem jeito, ele lidera o ranking dos inimigos da beleza. Tudo porque a nicotina e os demais componentes, como monóxido de carbono e naftaleno, prejudicam a circulação sanguínea e o processo de restauração da pele, favorecendo o envelhecimento precoce e a perda de viço e brilho da pele. Arma: a solução? Parar de fumar! “Não existem produtos que possam combater de maneira eficaz os malefícios do tabagismo. A ideia aqui é começar um tratamento que faça com que, aos poucos, a pessoa largue o vício”, sinaliza a dermatologista Carla Vidal, de São Paulo. Agora, se quiser tentar amenizar os efeitos do cigarro, a nutricionista funcional Andrea Santa Rosa Garcia, do Rio de Janeiro, dá a dica: “Consumir diariamente a frutinha asiática goji berry é uma alternativa para quem deseja combater os radicais livres graças ao alto teor de vitamina C, que é um potente antioxidante das células do organismo”, explica. Inimigo número 2 - Excesso de maquiagem: calma, não vamos levantar a bandeira contra o santo make de todo dia! Mas saiba que o excesso de produtos no rosto pode causar um efeito contrário na sua beleza. “A maquiagem obstrui os poros, principalmente se não é retirada correta e completamente no fim do dia. Além disso, é preciso ter cuidado com as reações alérgicas que elas podem causar”, salienta a dermatologista Mamy Honda, de São Paulo.

56

web: www.revistavip.info

Arma: demaquilante oil-free + sabonete facial + tônico + sérum com ação restauradora são o combo para combater qualquer resíduo que possa ficar na pele. Inimigo número 3 - Sol: você já ouviu a ordem mil vezes e nós vamos repetir: deve-se usar protetor solar diariamente no rosto. “Além de manchar a pele, a radiação solar destrói as fibras colágenas e elásticas da pele o que leva a flacidez”, afirma a dermatologista carioca Karla Assed. Arma: protetor solar de textura leve e livre de óleo com FPS 60 aplicado a cada três horas. “Ingerir licopeno em cápsulas é uma excelente forma de evitar a oxidação da pele após a exposição solar, prevenindo o envelhecimento”, indica a nutricionista Carla Faedo, da clínica Les Peaux, do Rio de Janeiro. Inimigo número 4 - Desidratação: a falta de água no organismo pode proporcionar malefícios ao corpo, como ressecamento da pele, perda de brilho e viço. Arma: tomar dois litros de água por dia, no mínimo. “Deve-se manter sempre a pele hidratada. Isso vale também para pele oleosa que, no caso, deve receber um hidratante próprio para esse tipo de pele”, sinaliza a dermatologista Carla Vidal. Inimigo número 5 - Automedicação: nada mais natural do que desejar o produto que fez milagres na pele, cabelo ou corpo da sua amiga, certo? Não! Aquilo que funciona bem no organismo de Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183


>>>>>>>>>

Revista VIP uma pessoa não necessariamente reagirá da mesma forma com a outra. “Ao se automedicar em buscar de soluções o resultado pode ser negativo, pois cada problema tem uma causa, embora a consequência pareça a mesma”, alerta a dermatologista Mamy Honda. Arma: aqui, a única sugestão mesmo é procurar um dermatologista de sua confiança e obter o tratamento correto para sua pele. Inimigo número 6 - Vento: cabelos soltos ao vento associado à umidade favorece a quebra das madeixas por criar nós. “Na hora de desembaraçar sempre há tensionamento dos fios”, sinaliza a hairstylist Zenilda Araújo, do ZCoiffeur, do Rio de Janeiro. Arma: pentes de dentes largos e cremes para pentear são ótimas pedidas na hora de pentear os cabelos pós-ventania. Inimigo número 7 - Cloro: a combinação sol e piscina pode ser fatal para a beleza dos cabelos, ainda mais os coloridos, como os loiros, que sofrem com a despigmentação da cor assim que entram em contato com o cloro. “A química existente na água da piscina reage com a do cabelo, deixando o cabelo poroso e desidratado”, explica o beauty artist Gustavo Almeida, do salão Espaço Be, de São Paulo. Arma: aplicar protetores capilares resistentes à água e lavar o cabelo com água potável sempre que sair da piscina são a salvação neste caso. Inimigos número 8 - Secador e chapinha: o atrito e o excesso de calor nas madeixas causados por estes dois acessórios podem prejudicar a saúde dos fios em pouco tempo. Quebra, frizz e ressecamento são as queixas mais comuns entre as mulheres que utilizam constantemente secador e chapinha. Se você não abre mão

Cel.: 0971 569 755 / 0984 743183

de cabelos secos e lisos todo o tempo, deve redobrar a atenção no quesito hidratação. Arma: tenha sempre um leave-in térmico na prateleira para chamar de seu. O produto é o amigo da vez quando o assunto é blindar os fios da agressão feita pelo calor da chapinha ou secador. “Passar minutos antes da secagem ou alisamento impede que a alta temperatura quebre ou queime os fios. Misturar o produto com três gotinhas de óleo de argan ou ojon garante ainda mais emoliência na hora de passar a escova ou o pente”, sugere o beauty artist Gustavo Almeida, do Espaço Be, de São Paulo. Inimigo número 9 - Água do mar: mergulhos na praia podem render um cabelo desidratado, rígido e sem brilho, uma vez que o sal retira a água e os lipídios (gordura natural) dos fios. “Deixar o cabelo secar com a água do mar desestrutura o fio, causando frizz e volume excessivo, além de gerar nós nas pontas”, salienta Zenilda Araújo. Arma: lavar religiosamente os fios com água doce após o banho de mar e aplicar doses extras de leave-in condicionador com protetor solar e silicone na fórmula. Inimigo número 10 - Intestino preguiçoso: quando as visitas ao banheiro não são frequentes, as toxinas se acumulam no organismo prejudicando todo o funcionamento do corpo. O resultado? Pele com acne, cabelos fracos, unhas quebradiças e gordura extra. Arma: frutas laxativas logo pela manhã estimulam o funcionamento do intestino e criam uma rotina na ida ao banheiro. “Ingerir levedo de cerveja em cápsulas é um ótimo coadjuvante na melhora da função intestinal. Por conter vitaminas do complexo B, o ativo favorece a renovação celular e a desintoxicação do organismo por meio do sistema digestivo e excretor”, diz a nutricionista Carla Faedo.

web: www.revistavip.info

57


ca i t é t Es e d s o 30 An Tratamentos Corporais

-Manthus -Cellutec -Corrente Russa -Vacuoterapia -Massagens Modeladoras -Massagens Relaxantes -Pós Operatórios -Banho Dourado -Invel com Infravermelho -Depilação -Drenagem Linfática -Tratamento Faciais -Limpeza de Pele -Peeling Químico -Peeling Físico -Designer de Sobrancelha/Henna

*Mely Ferreira Dias *Lilian Dias Berilaqual - (Recem Formada, Tecnologia Estética e Cosmetico- UNIGRAN Dourados) *Cristina Nevez *Lurdes Gonçalves

Av.Presidente Vargas, 285, Centro- Ponta Porã- MS 3431-3751/9941-0191/9264-2615/9201-0338/0973-866832/0975-396880/0976-858792


>>>>>>>>>

Revista VIP

m e g a i V

B ao

l i s a r

Waldir Bofinger e Marly Centuri贸n, de passeio por Praia Grande, 59 0971 569 755 de / 0984 S茫o 743183 Paulo. web: www.revistavip.info naCel.:cidade


… I U Q A E I C N U . S AN O M E D N E , V S I S E V NO O M N I E D S S A A T D N N E VE Z A , F , S S O A N E R CAS R E T , ) s a i c , n S â t O I N I (Es M O D N O C O T N E M . S A A E I T R A N LO I U Q A M , S O C R A B , S O . L E U CARR ALUG

vip- 02-14