Page 1

Ano 3 – Edição 37 | Agosto/Setembro 2012 | Passo Fundo - Marau - Carazinho

Design inteligente PÁGINA 15

cresce e aquece as discussões entre CiÊNCia e rEliGiÃo

Páginas 4, 5 e 6

VANDALISMO – PARTE 2

O papel da família e sociedade na prevenção do vandalismo. Pág. 3

LONDRES

Cultura gaúcha é cultivada e redimida pelos cristãos no RS.

Gaúchos chegam a Londres com missão de evangelização.

Pág. 11

Pág. 12

TRADICIONALISMO


reflexão

Pastor Éder Dalcin

Igreja Missão Mundial Vice-Pres. Conselho de Pastores - CONPAS pastor.eder@hotmail.com

a importância da PaTErNiDaDE

“Um pai pode inspirar, mas deve escolher influenciar, pois inspirar é momentâneo, mas a influência estabelecida é eterna.”

1 – Compreendendo o que o pai representa (1ª Coríntios 4:14-17)

Sendo pais ou filhos físicos e espirituais, devemos compreender qual é a nossa função e exercê-la, gerando benção onde estivermos. Deus nos chamou para exercer a paternidade que representa a autoridade, a provisão, o cuidado e segurança dos filhos.

Igreja Evangélica Fogo Santo

Participe de nossos cultos Segundas-feiras às 20h

Sextas-feiras

Terças-feiras

às 20h

Sábados

às 20h

Quintas-feiras

às 20h

Domingos

às 19h

às 15h

Pastor André Wasen

(54) 9951.4105 - andre.wasen@yahoo.com.br

Av. Petrobrás, 510

Bairro Dona Elisa

prox. ao Campo Delmar Sittoni

2 – o que devo gerar como pai? “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4). Na função

da paternidade precisamos gerar um caráter sólido, submissão à autoridade e também o princípio da honra, pois Deus nos deu filhos para nos alegrarmos e crescermos ao seu lado.

3 – Figura paterna (Provérbios 22:6)

Através da figura paterna é que nossos filhos serão abençoados aonde quer que estejam, honrar e respeitar pessoas e autoridades, pois os filhos refletem os exemplos e os caminhos de seus pais. Um pai pode inspirar, mas deve escolher influenciar, pois inspirar é momentâneo, mas a influência estabelecida é eterna.

Amigo(a) leitor(a), porque muitas vezes é tão difícil desenvolvermos uma mentalidade de paternidade espiritual com relação aos nossos irmãos? Seria porque não temos boas experiências no relacionamento com nosso pai? Certamente, é muito importante compreendermos a importância da paternidade. Devemos amar nossos filhos (e discípulos), exercer a nossa função, moldar um caráter sólido neles e seguirmos os princípios de honra, para que eles sejam obedientes, submissos e saibam honrar a Deus e demais pessoas. Que Deus abençoe muito cada um de vocês.

De mãe para mãe Com a correria do dia-a-dia, muitas mães se sentem ‘cobradas’ por terem pouco tempo junto a seus filhos. Então, vale relembrar: como quase tudo na vida, qualidade é sempre mais importante que quantidade. Que tal investir no relacionamento com os filhos, por meio de brincadeiras que edificam e educam à maneira cristã? Aproveite o tempo que você tem para fazer atividades dirigidas com seus filhos. Se você dispõe de apenas uma hora com eles por dia, crie o hábito de, nesse momento, desenvolver programas que dêem prazer a todos vocês. É hora de desligar a TV e o PC, deixar o celular e os problemas do trabalho de lado e cair na brincadeira. Além de aproximar vocês, é uma ótima oportunidade de trabalhar o caráter cristão e o crescimento espiritual de seus filhos, invista tempo de qualidade no relacionamento com seus filhos, isto, certamente, os aproximará de Jesus e afastará dos maus caminhos.

Mães, é possível ser vaso de Deus na formação cristã dos filhos! Existem muitas dinâmicas fantásticas para ‘brincar’ em família, veja esta para ensinar a Bíblia para o(a) seu(a) filho(a): Fantoche bíblico - Objetivo: ensinar versículos com a ajuda de um fantoche. Desenhe uma carinha alegre num saquinho de pipoca e encha-o com jornal amassado. Enfeite o fantoche com cabelo de lã, chapéu, laço, gravata, borboleta etc.. Insira uma vara no pescoço do fantoche e amarre-a com barbante; dê-lhe um nome e torne-o seu ajudante na hora de ensinar a Bíblia às crianças. Além de recitar o versículo, o fantoche também poderá explicar o que ele significa. Deixe que as crianças usem o fantoche na hora de recitar o versículo em frente da família. As crianças também poderão fazer seus próprios fantoches para ajudá-las na memorização no cotidiano. Cada idade pede um tipo de atenção especial e, para todas elas, há brincadeiras

próprias. Também, não esqueça, antes das crianças dormirem, conte histórias, leia livros, ore com elas. Nas horas de folga, faça algo diferente, como um piquenique ou um jogo de futebol, por exemplo. Deixe de se culpar e curta o tempo da melhor maneira possível ao lado das bênçãos que Deus lhe deu por empréstimo! Dica de mãe para mãe.

De pai para pai Pesquisas mostram que a presença do pai é fundamental logo nos primeiros dois anos de vida da criança. Vários estudos feitos junto a grupos de meninos que apresentavam algum tipo de problema revelaram que é durante os dois primeiros anos de sua existência que os meninos têm uma extrema necessidade dos pais. Foi constatado que os meninos cujos pais eram ausentes desenvolveram os mesmos comportamentos encontrados em órfãos

IGREJA ASSEMBLÉIA DAS

TESTEMUNHAS DE JESUS Bairro ZÁCHIA

REUNIÕES Terças-feiras às 20h Sextas-feiras às 20h Domingos às 19h

Rua Egon Stangler, 166

Bairro SÃO LUIZ

REUNIÕES Segundas-feiras às 20h Quintas-feiras às 20h Sextas-feiras às 15h

Rua Carmem Miranda, 603

(54) 9986 7591 – PASSO FUNDO / RS

2 Agosto/Setembro 2012 | Veracidade

que viviam em lares de adoção inadequados ou em filhos de famílias que não possuem a mãe ou o pai ou um substituto paterno. As pesquisas mostram que em todas as crianças sem pais, encontra-se uma deficiência no plano social, sexual, moral ou cognitivo, ou seja, possuem uma maior dificuldade de aprendizagem e de assimilação. Os meninos com menos de dois anos, filhos de pais ausentes, revelaram-se menos confiantes, menos criativos, e o seu sentimento de inferioridade era maior, comparado aos de meninos cujos pais foram ausentes entre os três a cinco anos de idade. A ausência do pai causa uma espécie de vácuo no coração e na psique da criança. Produz a ausência de uma estrutura, o que dificulta o seu emocional e a sua própria interioridade. A criança terá suas idéias e suas percepções confusas e desorganizadas, o que fará com que ela tenha mais dificuldades de fazer as suas próprias escolhas e perseguir um objetivo quando necessário. Com o resultado dessa pesquisa, mais uma vez nos deparamos com a afirmação da importância do pai na vida dos seus filhos. Amigo leitor, nossos filhos precisam de pais atuantes, presentes e cheios do Espírito Santo de Deus. Nós podemos mudar essa história. Ainda há tempo. Essa dica é de pai para pai.


atualidade VaNDalisMo – ParTE 2

oopapel papelda dafamília famíliaeesociedade sociedadena naprevenção prevençãodo do

vandalismo Por Fabíola Frosi Na edição anterior, a Revista Veracidade lançou uma discussão e uma pergunta. Seria o Vandalismo um distúrbio psíquico ou uma falha na educação? O assunto é relevante, pois trata de um problema presente em todas as grandes cidades brasileiras e, com o desenvolvimento da região de Passo Fundo vem, também, esta parte desagradável. A mídia passofundense tem noticiado as constantes depredações do patrimônio público. Para a psicóloga Camila Luvisa, nem distúrbio nem simplesmente falta de educação estão entre causas do problema. “O ato do vandalismo mostra uma falha constitutiva, ou seja, um problema mais profundo do que educação. Remete a uma falha na formação do indivíduo, que se dá a partir do nascimento. Não pode ser classificado como um distúrbio, pois não aconteceu num determinado momento, mas é uma carência originada na ausência ou na falha das funções materna e paterna”.

Papel da FaMília As funções a que a psicóloga se refere não precisam, necessariamente, ser desempenhadas pela mãe e pai biológicos, nem tampouco por duas pessoas distintas. “Uma mãe pode fazer bem as duas funções, se ela entender a necessidade de dar tanto o cuidado amoroso diário e as ‘conversas’ com o bebê, que o ajudam a entender a si mesmo e ao mundo a sua volta, quanto a intervenção que seria tarefa da figura paterna, que é limitadora e demonstra a diferenciação dos papéis e funções da criança na família e, posteriormente, na sociedade”, e acrescenta: “A formação adequada de uma criança não previne apenas o vandalismo, mas muitos outros atos que remetem a falhas constitutivas, como violência ou uso de drogas”.

Punição e tratamento Medidas punitivas são importantes, mas não resolvem o problema, exatamente porque a causa está na história de vida da pessoa que, numa impossibilidade de nomear ou pensar sobre o que sente, acaba “descarregando por vias primárias”, usando força e violência. A psicóloga acredita que “um caso desse tipo exige um tratamento onde, através da reflexão sobre si mesmo, primeiro num nível intelectivo, a pessoa passe por uma neogênese, que é um novo início, de uma nova história. Isto apenas será possível pela ampliação de sua capacidade de verbalizar e identificar seus sentimentos, movimento interno que atribuirá um novo sentido às suas experiências em presença de uma outra pessoa, um profissional, que o auxilie neste processo”. Ela expli-

ca que, em alguns casos, a família também pode precisar ser tratada, quando houve ausência de condição psíquica para realizar as funções materna e paterna. “Sem tratamento adequado, o ato tende a se repetir, pois as questões não foram solucionadas internamente, por mais que tenha havido ações punitivas”, conclui.

Poder público e responsabilidade social Enquanto isso, o setor público tem procurado contornar o problema, naquilo que lhe cabe. Segundo o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Sebastião dos Santos, a ação com melhores resultados, até o momento, é a de adoção dos passeios e praças públicas por parte de empresas ou outras organizações e até pessoas físicas, que se encarregam do cuidado e da conservação desses espaços, através de “Termos de adoção”, já regulamentados por lei. Em contrapartida, a ONG ou empresa pode expor sua marca nesses locais. A duração do Termo é de três anos, podendo ser renovado. Um dos melhores e mais antigos exemplos é o da Praça Antônio Moretti, no Bairro Boqueirão, adotado há cerca de 8 anos pela Floricultura Passo Verde. A gestora de negócios da floricultura, Cláudia Berdian conta que, no início da adoção, ainda havia casos de vandalismo na praça e o que a fez insistir foi o entendimento de responsabilidade social de sua empresa, que tem por slogan “plantando uma vida melhor”. Ela explica que “agora não te-

mos mais casos desse tipo, pois foi criando-se uma cultura de cuidado, de embelezamento da praça e, creio, isto inibiu esse tipo de ação e deixou a comunidade e vizinhos mais identificado com a praça”. Nos finais de ano, a floricultura empresta o local para a realização do Natal Ecológico do Boqueirão Legal, organizado pela Associação Boqueirão Legal, que congrega 14 empresas do bairro. Cláudia explica que os custos não são baixos, mas valem a pena, pois a iniciativa fez, ao longo dos anos, enorme diferença para a comunidade e até para o comércio da região.

Faça a sua parte. DENUNCiE. Para mais informações sobre a adoção de praças, canteiros ou paradas de ônibus, contate a Secretaria de Transportes e Serviços Gerais, pelo telefone (54) 99340485. Se alguém da sua família precisa de tratamento ou orientação psicológica, pode procurar ajuda no fone (54) 8122-4751. Lembrando: O vandalismo é um ato criminoso e deve ser denunciado, imediatamente, através do número 190. Não hesite! Seja como for, faça a sua parte!

Acompanhe, na próxima edição VANDALISMO – PARTE 3, abordaremos entre outros aspectos a questão criminal: Como a questão é tratada nos países onde os índices de ocorrências relacionadas ao vandalismo são baixos?

Expediente Diretor Executivo: Pr. Luciano Nascimento Editora Chefe e Revisora: Sinara Greice Reginato do Nascimento Repórter/Jornalista: Fabíola Frosi Colaboradores desta edição: Pr. Marlon Azevedo, Pr. Éder Dalcin, Pr. Andre Wasen, Patrick Khassan, Patrick (Igreja O Brasil para Cristo), Everson Levi Santos, Ana Paula Santos. Diagramação e Arte: Prisma - 54 3045-3489 Impressão:

Tiragem: 3000 exemplares Correspondência: Rua José Bonifácio, 1276 - CEP 99070-070 - Passo Fundo/RS Fones: (54) 8431-0771 / 9171-0171 / 3317-1451 Email: revistaveracidade@hotmail.com Site: www.revistaveracidade.com.br Curta e acompanhe nossa fanpage no Facebook: www.facebook.com/revistaveracidade

"Esse jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados, que não representam necessariamente a opinião do jornal".

Agosto/Setembro 2012 | Veracidade 3


Capa

Design Inteligente

cresce e aquece as discussões entre

Ciência e Religião Por Fabíola Frosi A mídia científica brasileira tem alertado para a disseminação da Teoria do Design Inteligente (DI), no Brasil. Esta defende que certas características do universo e dos seres vivos são complexas demais para terem surgido somente pelo processo evolucionista, sendo melhor explicadas por uma causa inteligente. Defende que a complexidade apresentada na natureza dá sinais de que esta foi projetada intencionalmente por uma (ou mais) mente inteligente. Junto com a popularidade, cresce, também, o número de críticos ferrenhos do conceito, que não é considerando científico, pela maioria da comunidade acadêmica. Recentemente, a Academia Brasileira de Ciência (ABC) recebeu uma carta, onde colegas cientistas criticaram o bioquímico Marcos Eberlin, cristão e membro da referida Academia, por palestrar e divulgar a Teoria do DI, ajudando a popularizá-la.

Defensores do Design Inteligente Marcos Eberlin, além de ser doutor em Química e um pesquisador renomado, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), possui diversos prêmios, já publicou mais de 450 artigos científicos com cerca de 6000 citações, em diversas áreas, e é pesquisador 1A (a melhor classificação) do Conselho Nacional de De-

senvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele não está sozinho na defesa do Design Inteligente (em inglês, Intelligent Design), mais nomes, como o Ph.D. em Filosofia da Ciência, Stephen C. Meyer, o bioquímico Michael Behe, o quatro vezes Ph.D. (em Matemática, Física, Ciências da Computação e Filosofia), William Dembski, e todo o grupo do Discovery Institute, com base em Seattle, nos Estados Unidos, entre outros, também defendem a Teoria. Stephen C. Meyer argumenta sobre as críticas à Teoria defendida por eles: “Os críticos não querem dizer que o Design Inteligente é Ciência porque tem implicações religiosas e filosóficas, mas a Teoria é baseada na Ciência (veja o quadro 1), mesmo que haja implicações religiosas”. O DI não se apresenta como Criacionista, como se chamam os que acreditam no relato bíblico de Gênesis, literalmente. Mas ao postular a existência de um ou mais Designers do Universo, implicaria uma realidade superior e metafísica, algo que estaria fora do âmbito da Ciência.

A matéria como absoluto A explicação para o posicionamento negativo da comunidade científica diante do DI ou de qualquer teoria que pressuponha algo além da matéria, parece compreensível para nossa geração, mas nem sempre foi assim. Em determinado ponto da História, a definição de Ciência foi reescrita e o Materialismo Filosófico passou a dominá-la. Este sustenta que a única coisa da

qual se pode afirmar a existência é a matéria; que, fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria, que todos os fenômenos são o resultado de interações materiais e que a matéria é a única substância que existe. Ou seja, uma teoria extremamente reducionista da realidade, ou que faz apenas um aspecto da realidade tornar-se absoluto.

Os “pais” cristãos da Ciência Moderna Antes disso, não havia problema algum em um cientista acreditar em Deus ou mesmo pressupor isso em suas teses científicas, pelo contrário, na biografia da maioria dos “pais” da Ciência, como Isaac Newton (Leis da Física, Gravidade), Francis Bacon (maior profeta da Revolução Científica), Blaise Pascal (inventor do Barômetro), Michael Faraday e James Clerk Maxwell (no campo da eletricidade) e de mui-

tos outros, encontramos a crença num Criador. Na verdade, o escritor Francis Schaeffer credita a isto o próprio surgimento da Ciência Moderna, dizendo que foi justamente a crença de que o mundo foi criado por um Deus que pode ser entendido/conhecido, que fazia aqueles primeiros cientistas procurarem achar algo de verdadeiro (pesquisarem) sobre a natureza e o universo, com base na razão.

A Evolução das Espécies: Teoria ou verdade? A Teoria que deu um sentido integral e prático ao Materialismo foi a da Evolução das Espécies, de Charles Darwin, publicada em 1859. Ela procura explicar a origem da vida sem a presença de um ser ou ente externo, apenas pela mutação genética e evolução de uma espécie para a outra, com complexidade cada vez maior, até chegar ao ser humano. Tudo a partir da própria matéria. O processo

de seleção natural (onde os indivíduos mais bem adaptados ao meio, sobrevivem, e os mais fracos vão sendo eliminados), aliado ao tempo decorrido, neste caso, seriam agentes determinantes do processo. Ela não diz exatamente isso, mas é conhecida como a teoria de que “o homem veio do macaco”. Atualmente, o Darwinismo, apesar de ser uma teoria que não pode ser reproduzida em la-

boratório, possui o status de “verdadeira explicação para a origem da vida e dos seres vivos” e, muito mais do que isso, há quem atribua a ela as características de uma crença religiosa. Stephen C. Meyer explica isso da seguinte forma: “Para muitos biólogos darwinistas a Teoria de Darwin não é simplesmente uma teoria e, sim, o fundamento para uma cosmovisão, que é materialista. Então, quando de-

Quadrangular

13ª IEQ

A Igreja do Evangelho Pr. Nilson | Pra. Marli

Participe de nossas REUNIÕES DE FÉ Quartas-feiras às 20h | Sextas-feiras às 20h | Domingos às 20h

Rua Goiás, 96 – Bairro Santa Maria – Passo Fundo / RS | (54) 3315 6151 / 9194 0761

4 Agosto/Setembro 2012 | Veracidade

safiamos a Teoria Darwiniana, estamos desafiando o que, para muitos cientistas, é uma crença muito pessoal”. Alguns poucos, como o biólogo e pesquisador da Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Henrique Paprocki, chegam a reconhecer a Teoria do Design Inteligente como positiva para a ciência e até para a Teoria Evolucionista: “Ele [DI] pode apontar áreas que não são

tão estudadas ou que explicamos com poucos detalhes que, posteriormente, se revelam muito importantes. Acaba sendo um ‘editor’, checando os locais que ainda precisam de mais estudo”, explica, reconhecendo que há, realmente, “pontos obscuros” na tão importante Teoria de Darwin, mas acreditando que, com mais estudos, tudo será explicado.

DOMINGO 9h30 (Escola Bíblica Dominical) 19h30 (Culto de Adoração e Louvor a Deus)

QUINTA 19h (Grupo de Discipulado) 20h (Culto de Libertação)

SEGUNDA 15h (Reunião da Soc. Metodista de Mulheres) 20h (Aula de bateria)

SEXTA 19h30 (Grupo de Discipulado com Jovens)

TERÇA 19h30min (Grupo de Discipulando nos Lares) QUARTA 14h (Escola Dorcas) 15h30 (Tarde com Cristo - Estudo Bíblico) 20h (Evangelização nas Casas)

SÁBADO 16h30 (Ensaio do Ministério de Música) 18h (Aula de Técnica Vocal) 20h (Culto da Juventude)


Capa Criação e Evolução, juntas? Outros cientistas, cristãos ou não, ainda defendem a existência de Deus e a Teoria da Evolução, ao mesmo tempo, não vendo incoerência alguma nisso, já que, por exemplo, o relato da criação das espécies, no livro de Gênesis, segue a mesma sequência (do menos complexo ao mais complexo), afirmada pela Evolução. O próprio diretor do Instituto Nacional de Pesquisas do Genoma Humano, Francis Collins, responsável pelo projeto de pesquisas que decodificou o genoma humano (DNA), é um cristão e escreveu um livro chamado A Linguagem de Deus. (Leia o testemunho dele na página 6) Quando questionado sobre o Design Inteligente, Collins deu o seguinte depoimento: “Os cientistas não podem cair na armadilha a que chamo de la-

cuna divina. É dever de todos os cientistas, inclusive dos que têm fé, tentar encontrar explicações racionais para tudo o que existe”. E acrescentou: “Se no começo dos tempos Deus escolheu usar o mecanismo da evolução para criar a diversidade de vida que existe no planeta, para produzir criaturas que à sua imagem tenham livre-arbítrio, alma e capacidade de discernir entre o bem e o mal, quem somos nós para dizer que ele não deveria ter criado o mundo dessa forma?”. Para estes, assim como para os proponentes do DI, o mundo não é um sistema fechado (que não aceita interferências externas de um ser metafísico, por exemplo), mas um sistema aberto onde milagres (interferências de Deus) podem acontecer.

QUADRO 1: Possíveis evidências de

Design inteligente É preciso citar que, reconhecer design na natureza, não é problema nem para os evolucionistas materialistas. Eles reconhecem que há um sinal de aparente projeto e até de propósito, mas isto teria acontecido através da seleção natural. Por exemplo, a mão humana é um sistema tão bem feito (por meio da evolução através dos tempos) para um propósito de adaptação e sobrevivência ao meio, simplesmente. Então, a divergência fica por conta do “Inteligente”. Os defensores do DI acreditam que não há como a complexidade da vida não ser obra intencional de uma mente superior inteligente. As pesquisas do DI dizem estar encontrando evidências para sua teoria, sobretudo nos seguintes campos:

1) bioquímica (que trata do mundo da célula);

libertando o Cristianismo Eberlin, porém, não vê com os mesmos olhos de Collins. Para ele, “a Teoria da Evolução é uma falácia”. O químico brasileiro conta, ainda, que muitos colegas cientistas se identificam com a crença em Deus, mas a maioria não fala abertamente sobre isso, temendo quebrarem as “regras da Ciência”. A escritora Nancy Pearcy, autora do livro Verdade Absoluta - Libertando o Cristianismo de seu cativeiro cultural, faz uma análise profunda de como, em meio a um dualismo no pensamento moderno (Fatos X Valores – Ver quadro 2), muitos profissionais cristãos (cientistas inclusive), acabam por viver uma “vida du-

pla”: No trabalho, pensam com a lógica do Materialismo ou dos princípios que regem suas profissões (por mais que conflitem com sua fé e moral) e, em casa e na igreja, nos fins de semana, vivem com base no que realmente acreditam: os princípios do Reino de Deus. A proposta de Pearcey é de eliminar o dualismo para que o Cristianismo volte a “ter o que dizer” num cenário público, ou, melhor dizendo, volte a ter “vez e voz” para falar o que pensa sem ser “diminuído” como apenas “pensamento religioso” e possa trazer a Verdade para os diversos campos do pensamento e da sociedade.

O bioquímico Michael Behe explica em seu livro A Caixa Preta de Darwin que, quando a Teoria Evolucionista foi publicada (1859), não havia estudos aprofundados sobre a célula humana, sendo por isso que Darwin pensou que fossem organismos simplificados. Entretanto, com os avanços da bioquímica, descobriu-se um sistema de partes coordenadas e sincronizadas que só pode operar depois que todas as peças estejam juntas, o que significaria que têm que aparecer ao mesmo tempo e não por processo gradual, parte por parte. Então, Behe cunhou o termo “Complexidade Irredutível” para se referir ao nível mínimo de complexidade que deve haver para que um sistema, assim, tão firmemente integrado, possa funcionar.

2) Cosmologia (origem do universo) e Física:

O astrônomo George Greenstein diz que “nada em toda a Física explica por que seus princípios fundamentais deveriam se amoldar com tanta precisão às exigências de vida”. E muitos outros astrofísicos, astrônomos e físicos dizem o mesmo. Resumidamente, segundo a explicação de Nancy Pearcey, basta que “imaginemos que temos uma enorme máquina de criar universo, com milhares de mostradores representando a constante gravitacional, a força

nuclear forte, a força nuclear fraca, a força eletromagnética, a relação da massa do próton e do elétron, e muitos outros. Cada mostrador tem centenas de possíveis configurações, e podemos girar os botões à vontade, não havendo NADA que os prefixe a determinado valor em particular. O que descobrimos é que cada um dos milhares de mostradores é ajustado ‘por mera coincidência’ exatamente no valor certo para a vida existir. Mesmo a variação de um fio de cabelo em um dos botões cósmicos produziria um universo onde a vida seria impossível”.

3) a estrutura do DNa (informação biológica).

As descobertas da informação contida no DNA humano, com suas “letras” químicas que se combinam em várias sequências para escrever uma mensagem, podem, realmente, ser consideradas uma mensagem. É como se encontrássemos um bilhete escrito em chinês. Se aprendermos a língua, poderemos facilmente ler uma mensagem e, se existe uma mensagem escrita de forma coordenada, com uso de uma linguagem padronizada, intuitivamente sabemos que houve alguém (uma mente inteligente) que escreveu o bilhete. Esta é a aplicação da Teoria da Informação à Biologia. Informação não surge ao acaso. Outro exemplo: Se você encontrar letras formando dois nomes dentro de um coração, gravadas numa velha árvore, não deduzirá que aquilo foi escrito por acaso, antes, saberá que houve alguém (no mínimo um) com uma intenção de escrever, por trás daquilo. As explicações para a origem destas sequências complexas e específicas do DNA só se explicariam por uma de três alternativas: Pelo acaso, por lei ou por design. A primeira opção (acaso) é rebatida com a afirmação de que processos aleatórios não produzem informação complexa. A segunda (lei) diria que leis da natureza produziram a informação no DNA, mas o próprio autor dessa explicação, Dean Kenyon, posteriormente, rejeitou a teoria e tornou-se proponente do Design Inteligente, porque não encontrou leis ou regras lógicas para o posicionamento das “letras” do DNA humano. Sendo assim, o design seria a explicação coerente.

QUADRO 2: o caminho da secularização da sociedade moderna (e da ciência) Não dá pra fugir da Filosofia, pois foram as mudanças no pensamento humano que nos trouxeram até onde estamos. Os sociólogos apontam uma divisão na estrutura da sociedade moderna em PÚBLICO/ PARTICULAR. A esfera particular trata das preferências individuais, do “coração” e é ligada às escolhas e valores individuais, não racionais ou cognitivos. A esfera pública trata dos fatos, dos conhecimentos provados cientificamente, racionais, verificáveis, do “cérebro”. Esta divisão pode ser encontrada desde os tempos dos filósofos gregos, como Platão, com seu dualismo FORMA X MATÉRIA. E seguiu infiltrando-se no pensamento de filósofos cristãos, como Tomás de Aquino e seu conceito dual de GRAÇA X NATUREZA. Já na época do Iluminismo, esse “racha” foi representado entre ROMANTISMO X ILUMINISMO, com a Religião, as Ciên-

cias Humanas e as Artes representando o primeiro e a Ciência e a Razão, autônoma, representando a “iluminação” que estava acontecendo. Foi por aí que começou a Ciência se tornou materialista, deixando tudo que não se relaciona com o “palpável” na outra esfera. Vemos essa dicotomia, ainda, em René Descartes como MENTE X MATÉRIA e, no filósofo Immanuel Kant, como LIBERDADE X NATUREZA, com a primeira representando o “eu” autônomo e, a segunda, representando a chamada “máquina do mundo”, baseada nas leis físicas de Newton. Essas ideias foram, ainda, internalizadas nos movimentos pentecostais e evangélicos, com o famoso SAGRADO X SECULAR, mantendo o Cristianismo ligado ao que foi considerado SANTO ou SAGRADO, às coisas “de Deus”, e deixando a outra esfera como demonizada. Criou-se uma “cultura evangé-

lica” para suprir carências ligadas a esta auto exclusão e colocou-se ênfase em uma “separação das coisas do mundo”. O que aconteceu foi que, no final das contas, Deus (representado pela Igreja, no caso) se retirou da esfera pública e a sociedade se secularizou, banindo a religião para uma esfera inferior da vida e sem direito a opinar na esfera pública. Nos nossos dias, essa dicotomia pode ser melhor representada pelas palavras VALOR X FATO, perpetuando a visão da vida como dual e até paradoxal. A esfera do VALOR possui significados construídos socialmente, algo que não exige uma prova ou explicação, sendo útil para a sociedade mas nunca, necessariamente, verdadeiros. Uma única verdade não existiria aí, pois cada grupo construiria a sua, com seu ponto de vista, que deve ser respeitado num ambiente de individualidade e diversidade. Já a esfera do

FATO, é superior no sentido de que é verdade, pois foi provado pela Ciência, encontrado por meio racional e, então, inquestionável. Há, entretanto, uma visão do mundo que é essencialmente Judaico-Cristã ou Bíblica (no sentido de que não encontra seu fundamento no pensamento grego) e que não apresenta a realidade como dois lados (opostos em alguns momentos), mas em três partes narrativas: Criação, Queda e Redenção. Todas as coisas foram criadas por Deus, todas sofreram com a queda do pecado e foram distorcidas e, para todas, Deus planejou a Redenção no Seu Filho, que é Senhor absoluto sobre tudo que existe, conforme a carta aos Colossensses diz, “no céu e na terra, visíveis e invisíveis”. Essa é a cosmovisão defendida pela Teologia Reformada de autores como Abraham Kuyper, Herman Dooyeweerd, Francis Shaeffer e outros.

Agosto/Setembro 2012 | Veracidade 5


Capa

Testemunho do cientista e ex-ateu, diretor do Projeto Genoma Humano,

Francis Collins Eu sou um cientista e crente, e não vejo qualquer conflito quanto a isso. Como diretor do Projeto do Genoma Humano, conduzi um consórcio de cientistas para ler as 3,1 bilhões de letras do genoma humano, o nosso próprio livro de instruções de ADN. Como crente, eu vejo o ADN, a informação molecular de todas as coisas vivas, como linguagem de Deus, e a elegância e complexidade dos nossos próprios corpos e o resto da natureza como reflexo do plano de Deus. Eu não abracei sempre estas perspectivas. Quando me formei em Físico-Química nos anos 70, eu era ateu, não encontrando qualquer razão que postulasse a existência de quaisquer verdades fora da matemática, física e química. Mas depois fui para uma escola médica, e deparei-me com as questões da vida e da morte nos leitos dos meus pacientes. Desafiado por um desses pacientes, que me perguntou, “O que crê, doutor?”, comecei a procurar respostas.

Tive de admitir que a ciência, que eu amava, era impotente para responder a questões como, “Qual o significado da vida?” “Porque estou aqui?” “Porque é que a matemática funciona, de qualquer modo?”“Se o universo teve um começo, quem é que o criou?” “Porque é que as constantes físicas no universo estão tão rigorosamente sintonizadas para permitir a possibilidade de formas de vida complexas?” “Porque é que os humanos têm um sentido moral?” “O que é que acontece depois de morrermos?”.

Sempre assumi que a fé estava baseada em argumentos puramente emocionais e irracionais, e fiquei atônito ao descobrir, inicialmente nos escritos do acadêmico de Oxford, C. S. Lewis, e subsequentemente em muitas outras fontes, que uma pessoa podia edificar uma defesa muito forte para a plausibilidade da existência de Deus em bases puramente racionais. A minha antiga asserção ateia de que “Eu sei que Deus não existe” emergia sem a mínima defesa. Como o escritor Britânico, G. K. Chesterton, ilustremente assinalou, “O Ateísmo é o mais ousado de todos os dogmas, pois é a afirmação de uma negação universal.” Porém a razão apenas, não pode provar a existência de Deus. A fé é razão mais revelação, e a parte da revelação requer que uma pessoa pense tanto com o espírito como com a mente.

Tu tens de ouvir a música, não apenas ler as notas na pauta. Para mim, isso aconteceu nos meus 27 anos de idade, depois de uma busca de aprendizagem sobre o caráter de Deus ter me conduzido à Pessoa de Jesus Cristo. Eis uma Pessoa com evidência histórica da Sua vida, que fez declarações impressionantes sobre amar o próximo, e cujos clamores sobre “ser o Filho de Deus” parecem exigir uma decisão sobre se Ele estaria iludido ou certo. Depois de resistir por quase dois anos, descobri que era impossível continuar a viver em tal estado de incerteza, e tornei-me seguidor de Jesus. Descobri que há uma harmonia maravilhosa nas verdades complementares da ciência e da fé. O Deus da Bíblia também é o Deus do genoma. Deus pode ser encontrado tanto na igreja como no laboratório. Ao investigar-se a criação majestosa e tremenda de Deus, a ciência pode, de fato, ser um meio de adoração. Fonte: Iqc.pt NOTA: Collins escreveu o livro “A Linguagem de Deus” (no Brasil, Editora Gente). O título do livro surgiu de uma declaração do presidente americano Bill Clinton, ao anunciar a finalização da primeira fase do Projeto Genoma, em 2000: “Hoje estamos aprendendo a linguagem com a qual Deus criou a vida.” Francis Collins é um cientista cristão. Explica que “as sociedades precisam tanto da ciência como da religião. Elas não são incompatíveis, mas complementares”.

"Porque o Filho do Homem veio para Buscar e Salvar os que haviam se perdido".

BAIRRO SÃO LUIZ (Rua Araçá) Terças às 20h Sextas às 14h30 Quintas às 20h Domingos às 20h

BAIRRO SÃO JOSÉ (Av. Pe. Antonio Vieira) Terças às 20h Sextas às 20h Quintas às 20h Domingos às 20h

6 Agosto/Setembro 2012 | Veracidade

BAIRRO FARROUPILHA (Rua São Judas Tadeu, 388) Segundas às 14h30 Sextas às 20h Quartas às 20h Domingos às 19h30


Testemunho

Igreja do Evangelho

QUADRANGULAR Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente

Chamados para fazer a diferença. Pr. Marlon azevedo

I.E.Q. Vila Luiza - (54) 9969 1851 marlonazevedo@terra.com.br

A PEDIDO

vai muito além de ser ativo em alguma denominação evangélica ou dizer que é cristão. E neste versículo somos confrontados com a justiça de Deus, pois Ele nos afirma que não podemos nos DISFARÇAR de justo e nem de perverso, não é possível fingir que servimos a Deus e até mesmo que não O servimos, pois isto se faz VISÍVEL em nossa vida. Os nossos frutos falam por nós e a todos fica claro se estamos vivendo na verdade ou não... As recompensas são entregues, pelo Senhor, tanto ao justo como ao perverso, porém elas são distintas, ou seja, as recompensas na vida do JUSTO são: paz, regozijo, vida familiar abençoada, prosperidade, saúde, portas abertas, suprimento total do Senhor, etc.. Já as recompensas ao PERVERSO são: falta de paz, vida familiar atribulada, enfermidades, vida financeira destruída, portas fechadas, etc.. Ou seja, TODOS sabem quem somos verdadeiramente, não somente o Senhor, e o mais incrível é que NÓS sabemos quem somos também. Ao olharmos para o espelho e vermos refletida a nossa face, ou ao fecharmos os olhos e observarmos o nosso interior, não podemos disfarçar nada... Não adianta querer dizer ao HOMEM DO ESPELHO que ele é feliz, realizado, um exemplo a ser seguido, se não for esta a verdadeira situação. Fomos chamados para fazer a diferença, pois em um mundo onde os prazeres da carne e as conquistas materiais são os grandes motivadores e, para muitos o maior sentido da vida, devemos resplandecer o amor de Deus, ou seja, todos devem olhar para nós e enxergar a diferença, saber que não compartilhamos com o pecado, com as trevas, com qualquer coisa que não seja motivo para que o NOME DO SENHOR seja exaltado e glorificado. Enfim, ser justo é: Servir ao Senhor com alegria, ser fiel, ter dignidade, honestidade, humildade, amor... Ser perverso é: FAZER QUALQUER COISA QUE EU QUEIRA FAZER, SEM ME IMPORTAR EM SABER O QUE O SENHOR QUER QUE EU FAÇA! Deus os abençoe.

João Campos

15123

“Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não serve”. Malaquias 3:18

Uma das mais maravilhosas promessas de Deus para seus filhos, na minha concepção, é a garantia de que Ele jamais recompensará igualmente os justos e os perversos, e ainda, jamais honrará uma conduta pervertida, pois diferencia o comportamento mau do bom, o agradável do desagradável, o santo do profano... Com certeza o (a) caro (a) leitor (a), saberia responder prontamente o que é ser JUSTO e o que é ser PERVERSO, de acordo com os padrões estabelecidos por Deus. Talvez você, em alguma oportunidade, já tenha se autodenominado JUSTO, pelo fato de ir várias vezes na Igreja, conhecer a verdade, ser batizado nas águas, ser dizimista fiel e tantas outras coisas que um evangélico está acostumado a fazer. Mas será que isso nos define como justo? Será que por estar dentro de uma igreja, seja como simpatizante, membro, líder ou à frente de uma obra, já podemos nos definir como justos? Creio que não, acredito que ser JUSTO

Para Vereador

VOTE

15

Prefeito:

Osvaldo Gomes

Vice: Rafael

Bortoluzzi

Coligação: Passo Fundo Unindo Gerações

CNPJ:16.286.039/0001-57 / CNPJ:09.437.895/0001-09 / TIRAGEM: 3.000

JOÃO CAMPOS, 45 anos, é casado há 24 anos, pai de 2 filhos, pastor evangélico, graduado em Gestão Comercial e MBA Gestão de Pessoas, formado em Teologia. ATUAÇÃO: - MEMbro aTUaNTE na comissão municipal que alterou o índice exigido, pelo Plano Diretor do Município (Art. 117 – Lei Complementar nº 170), de 25 para 80m2 por vaga de estacionamento, beneficiando as igrejas e pequenas empresas de Passo Fundo. - EMENDa Da lEi de exigências do “RIV” (Relatório de ImMEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA: pacto de Vizinhança, Art. 122 Lei Complementar 170, Semana da Cultura Evangélica, Celebration ‘Um cântico pela letra “h”) onde o mesmo só será exigido após emenda, paz’, Passo Fundo Tchê da Música Gaúcha Evangélica, Marcha para prédios em construção ou locados com área acima para Jesus. de 250m2. PROJETOS: - rEPrEsENTar E DEFENDEr a qualquer instância as igre- - JoVENs aDolEsCENTEs – Criar projetos atrativos aos jojas e entidades cristãs, buscando o reconhecimento de todo vens, como laboratórios de informática, música e esporo trabalho feito por estas entidades em reestruturação da fates em geral, usando espaços físicos de igrejas, escolas e mília, pelas crianças e jovens. demais entidades e a colaboração de profissionais volun- bUsCar a iMPaNTaÇÃo E CoNsTrUÇÃo DE UM CENtários. Tro DE EVENTos CoMUNiTÁrio: com área de lazer e cul- - DroGaDiÇÃo – aUMENTo Nas VaGas EM Casas DE rEtura; com espaço físico aberto e concha acústica para evenCUPEraÇÃo DE DEPENDENTEs QUíMiCos, custeado pelo tos ao ar livre; com espaço para praça de alimentação, expomunicípio e internação na rede pública municipal; iNCENTisição, feiras, etc.. Vo às entidades que prestam este trabalho social. bENEFí- CriaNÇas/CrECHEs – Buscar junto ao governo municiCios E FaCiliTaÇÃo para implantação de mais casas de repal a aMPliaÇÃo física de vagas para crianças em creches cuperação e ressocialização. aJUDa Às FaMílias que enmunicipais; a VolTa Do TUrNo iNTEGral, beneficiando frentam o problema da drogadição como: tratamento huas mães que precisam trabalhar o dia todo e não tem com manizado, acompanhamento psicológico, psiquiátrico e tequem deixar seus filhos. rapêutico.

- Empresário da construção civil (20 anos). - 1º Vice-Diretor Administrativo da FEGAME – Federação Gaúcha de Ministros Evangélicos. - Presidente fundador da OMEPASSO – Ordem dos Ministros Evangélicos de Passo Fundo.

Todos os SÁBADOS das 23h às 23h30min e DOMINGOS das 23h às 24h Rádio Diário AM 570

www.diarioam570.com.br

Rádio Jovem – IEQ Sede

Agosto/Setembro 2012 | Veracidade 7


A PEDIDO

A PEDIDO

ADOR PARA VERE

Ressoli Mello

CNPJ 16.143.746/0001-94 - Tiragem: 3.000 exemplares

20200

ar rimeiro lug p m e o n a O ser hum RESSOLI MELLO é professor

estadual (trabalhando com educação e formação), policial militar da reserva (comprometido com a segurança pública), Missionário Evangélico (Igreja Filadélfia) atuando de forma voluntária na assistência social.

CNPJ 161898920001-50 - 3.000 EXEMPLARES

Ø PROJETOS DE VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA; Ø Incentivo a práticas esportivas, com academias nos bairros e complexos Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø

esportivos; Ciclovias e segurança para os ciclistas; Valorização do professor municipal; Ampliação da Vigilância Monitorada; Guarda Municipal Armada; Criação de um Departamento de Engenharia de Tráfego; Projeto Educação para o Trânsito; Criação de Centros de Prevenção, Tratamento e Reintegração de dependentes químicos; Apoio a ex-detentos na inserção ao trabalho; Viabilização de aterro sanitário nos moldes de captação de gás metano; Incentivo a reciclagem do lixo seco; Planejamento de uso racional dos recursos hídricos da região; Preservação do Rio Passo Fundo; Maior divulgação dos projetos da Câmara Municipal.

PREFEITO:

Cecconello VICE: Bilibio | 13 | Juntos podemos mais

A PEDIDO

CNPJ 16.133.006/0001-77 - 3.000 EXEMPLARES

A PEDIDO

moradia moradia saúde geração de trabalho e renda educação segurança direitos e cidadania desenvolvimento sustentável

CNPJ 000.000.000/0001-00 - Tiragem: 3.000 exemplares

Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito

PSC

“Quando se multiplicam os justos , o povo se alegra, quando, porém, domina o perverso, TRANSPORTE E TELE ENTREGA

EXCURSÕES (VIAGENS, TURISMO) ENTREGAS (PORTES GRANDE E PEQUENO)

8 Agosto/Setembro 2012 | Veracidade

RAPIDEZ E SEGURANÇA

LIGUE (54) 3312 3388

(fale com Irmão Nilson) PASSO FUNDO - RS

o povo suspira.” Provérbios 29:2


a pedido

A PEDIDO Tiragem: 3.000

CNPJ 16.205.685/0001-42 - Tiragem: 3.000 exemplares

CNPJ: 15.896.607/0001-79

Cecconello Juntos podemos mais PREFEITO

MENEGHINI

Vereador

40111

irro

Trabalhando pelo seu Ba

40 CURSOS:

BALHEI:

EMPRESAS ONDE TRA

- BS BIOS - COLEURB TIVO GRAZZIOTIN S/A - CENTRO ADMINISTRA - ZAFFARI – BOURBOM TOPÉDICO - HO – HOSPITAL HOR VICENTE DE PAULO - HSVP – HOSPITAL SÃO DE - HC – HOSPITAL DA CIDA

ALHO ÇA E MEDICINA DO TRAB - TÉCNICO EM SEGURAN – UPF-ACM. GIA IOLO ENTOS DE RAD - TÉCNICO EM EQUIPAM HOSPITALAR. – TMI – ÂNICA INDUSTRIAL MEC EM NICO - TÉC IFISUL. AI. SEN – CNC OE - TORNEIRO MECÂNIC AL – UPF – UFSC. IENT - ENGENHEIRO AMB PF – ANHANGUERA – - ADMINISTRAÇÃO

FUN

- IOT - CLÍNICA KOZMA TESE MUCHA S: - LABORATÓRIO DE PRÓ A SEREM DEFENDIDA TENDO COMO METAS DE A NÍVEL DE 1ª E 2ª GRAU. A LIDA A PESSOAS DE BAIX - MAIS EDUCAÇÃO E QUA ÇÕES PÚBLICAS: PROFISSIONAL PAR

VILA CRUZEIRO - EX-PRESIDENTE DA IO DA COMUNIDADE OBS: ONDE COM O APO STRUÇÃO DE UMA CONSEGUIMOS A CON O UAL DE ENSIN E S C O L A E S TA D 8ª SÉRIE QUE HOJE A FUNDAMENTAL DE 1ª COM O IOCH PE, SE CHA MA SAL OMÃ EDUCAR 1500 ALUNOS CAPACIDADE PARA MUDOU-SE DO SEU QUE , NOS TUR S EM TRÊ IME NTO DAN DO ANT IGO ESTABE LEC A ESCOLA QUE TEM ORIGEM A UMA NOV DO COMO UMA DAS SEU NOME ESTAMPA DO NOSSO ESTADO, MAIS CONCEITUADAS COLÉGIO TIRADENTES.

DE QUALIFICAÇÃO - CURSOS TÉCNICOS S TENHAM UM RENDA. PARA QUE AS CRIANÇA OS BAIRROS E VILAS OS TOD EM S - CRECHE TRABALHAM. PAIS S SEU TO UAN R ENQ ANTIGO QUARTEL DO LUGAR DIGNO DE FICA AMENTO JUNTO AO UM MEGA ESTACION - ADEQUAÇÃO PARA NCIAS, ETC. ULÂ AMB , VEIS OMÓ US, AUT TENHA SEU FLUXO EXÉRCITO PARA ÔNIB NOSSO TRÂNSITO LIDADE PARA QUE - PROJETO DE QUA IO AO FIM. MELHORADO. URBANOS, DO SEU INÍC JETO MÃOS AS LINHAS DE ÔNIBUS - ASFALTO EM TODAS OAS CARENTES. “PRO S DE MORADIA A PESS - AUXÍLIO A PROJETO DA ESCOLA O RTIV DADAS” GINÁSIO POLI ESPO A A CONSTRUÇÃO DE - MOVIMENTOS PAR PE. IOCH MÃO ESTADUAL SALO CNPJ: 16.156.295/0001-20 | Tiragem: 3.000

Agosto/Setembro 2012 | Veracidade 9


Notícias

Encontro histórico marca o início do Conselho dos Ministros Evangélicos de Carazinho cos de Carazinho (COMEC). O momento contou com a presença de dez líderes e pastores, que formaram a primeira diretoria da entidade. São eles: Darci Vieira, Paulo F. Kolorkki, Edilson de Oliveira, Jonas Cruz Cardona, Edson Adair Suerkamp, Odilon Batista de Oliveira, Everton Silva, João Carlos Oliveira, José Roberto da Silva e Egber Tibola. Segundo Darci Vieira, “o objetivo dos líderes e pasto-

res evangélicos é o de promover a unidade e a comunhão entre os líderes das diversas denominações evangélicas da cidade, desenvolvendo encontros de comunhão, oração e eventos relacionados à fé cristã”. Os presentes ressaltaram a abertura para outros irmãos e pastores que desejarem integrar a entidade. Para mais informações, ligue (54) 3330-1525 ou envie um e-mail para darci.vieira@ hotmail.com.

A PEDIDO

POLÍTICA é coisa séria! de trabalho a ser desenvolvido: fiscalizar o Executivo para o bem comum; apresentar e aprovar projetos de incentivo ao setor empresarial, viabilizando a geração de empregos; apoiar projetos recreativos e culturais, com a proposta “Cultura para todos”; desenvolver projetos de apoio aos CTG’s, piquetes, músicos e grupos tradicionalistas; desenvolver projetos de valorização aos talentos da nossa terra, nos seus diversos segmentos; lutar incansavelmente pelas famílias, que é o principal pilar da nossa sociedade.

3.000 exemplares

CNPJ 162414520001-03 - 3.000 EXEMPLARES

O irmão em Cristo DARCI VIEIRA, empresário, radialista, publicitário, poeta, cantor e compositor coloca seu nome a apreciação dos eleitores na cidade de Carazinho para ser representante da comunidade junto ao Legislativo Municipal, propondo-se a desempenhar, da melhor forma, todas as atribuições que cabe ao legislador, que é o político mais próximo ao povo. Irmão Darci, que é casado com Mara Reginato Vieira; pai de Diovani, Dieni, Shaiane, Maríndia e André, expõe de forma sucinta seu projeto

A PEDIDO

A unidade é tema constante no meio cristão evangélico e apontada, constantemente, como um ideal a ser perseguido. Passar da teoria à prática, porém, não é tão simples assim. Por isso, o que Carazinho viu brotar, recentemente, é uma bela e esperada semente desta tão importante unidade. No dia 28 de julho, na sede dos Tropeiros da Paz, ocorreu o encontro que deu origem ao Conselho dos Ministros Evangéli-

Política não é brincadeira, VOTE em DARCI VIEIRA! 10 Agosto/Setembro 2012 | Veracidade

Pastores comentam sobre o limite do envolvimento da igreja com a política Em ano de eleição, os debates sobre o envolvimento da igreja com a política vêm à tona, e diversos líderes e fieis questionam o limite entre a ética e a imoralidade no envolvimento da Igreja com o tema. Muitos defendem que o assunto seja abordado dentro da Igreja, como forma de instrução aos membros. Outros entendem que a orientação a respeito do voto seja clara e favorável a candidatos que tenham alguma proximidade com determinada denominação. O pastor e jornalista Getúlio Camargo gravou uma série de vídeos com pastores e lideranças cristãs sobre o tema, e divulgou em seu canal no Youtube. Entre os vários consultados sobre o assunto, foram ouvidos o pastor Silas Malafaia, presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, o pastor Jamierson Oliveira, da Igreja Batista da Família, o pastor Claudio Apolinário, da Igreja Bíblica Aliança e presidente do Conselho de Pastores de São Paulo, a missionária Durvalina Bezerra e o pas-

tor Ariovaldo Ramos, da Comunidade Cristã Reformada, que deixou o seguinte depoimento: “Toda ação humana é necessariamente uma ação política, portanto a Igreja também está envolvida em política. Agora isso é diferente de política partidária. Política partidária é coisa para partido político. A Igreja não é partido político, a Igreja não lança políticos, a Igreja não tem candidatos. A Igreja ensina o povo a ser cidadão e a honrar seu voto, dando voto para aqueles que trarão o melhor para sua cidade. A Igreja se mantém sempre isenta, porque a Igreja é a palavra da profecia, da ética e da moral. Por isso a igreja é uma vigia permanente do bem para todos os seres humanos. Então nosso envolvimento com a política, é política com ‘P’ maiúsculo, com noção, nunca partidária. Que Deus nos abençoe”. Para assistir aos demais vídeos e opiniões, acesse www.youtube.com/getuliocamargo e procure a série Política e Igreja.


Notícias Arara Vermelha Nativa das florestas da América do Sul

PRADO GÁS 54 8416 4055

3313 4857

PASSO FUNDO - RS

Cultura gaúcha é cultivada e redimida pelos cristãos no rs Festivais de Música Gaúcha Evangélica, Grupos de Tradições Gauchescas (CTGs) funcionando como ministérios eclesiásticos e eventos tradicionalistas, realizados por igrejas evangélicas, parecem estar se tornando comuns por todo o Rio Grande do Sul, mas nem sempre foi assim. Há bem poucas décadas, se um adepto do movimento tradicionalista viesse a “aceitar Jesus”, sua nova vida teria que passar longe dos CTGs. “O que tem provocado esta mudança?”, “Há respaldo bíblico para ela?”, são perguntas que alguns ainda se fazem, sobretudo quando o mês de setembro se aproxima e os festejos gauchescos se multiplicam por todos os cantos. Segundo o gaúcho e pastor da Igreja Espaço Esperança de Passo Fundo, Marcelo Frosi, “a Igreja tem se despertado para a redenção da cultura, pois ela é parte da identidade que Deus deu a cada povo, tribo e nação. Vemos diversos Salmos cujo tema é o amor à pátria e, também, que o apóstolo João identificou, na visão escrita por ele, em Apocalipse, os representantes de cada grupo étnico da terra, todos diante do trono de Deus. Como ele identificou que eram grupos e culturas diferentes? Provavelmente porque estivessem vestidos a caráter e usando seus

próprios instrumentos musicais para realizar aquele louvor”. Ele acrescenta que redimir uma cultura não é adotar tudo que chamam de “cultura”, mas preocupar-se em “limpar” aquilo que é pecaminoso, que se infiltrou ao longo dos tempos na identidade, dada por Deus, através da história daquele povo. O cristão e tradicionalista Darci Vieria, que tem sua própria história, de 54 anos de vida, marcada pela participação no movimento tradicionalista gaúcho, concorda que a cultura gaúcha, em si, não é pecaminosa, pelo contrário, apresenta grande inclinação para a fé e para a família. Entretanto, acrescenta: “O todo do tradicionalismo desencadeou, no coração do gaúcho, uma autossuficiência, um orgulho, que pode tornar-se uma barreira para que se prostrem diante do Senhor e reconheçam que sem Ele nada podem fazer”. Ele conta que, em sua própria vida precisou haver um rompimento com esse orgulho, para que ele reconhecesse o senhorio de Cristo e pusesse toda a sua vida a serviço dEle. “Atualmente, minha prioridade é levar o Evangelho, de maneira cantada, musicada e testemunhada, a diversos recantos desta terra, onde o Senhor tem me mostrado e levado”. Darci já gravou dois CDs de

músicas gauchescas (‘Novo Horizonte’ e ‘Chimarrão a Dois’) com letras cristãs e foi o patrão fundador do 1º CTG evangélico da região, na cidade de Carazinho, além de atender a pedidos para instruir diversas igrejas e ministérios a envolverem-se com o tradicionalismo, através de uma perspectiva cristã. No dia 25 de agosto, o maior CTG de Passo Fundo, o Lalau Miranda, é palco da terceira edição do Passo Fundo Tchê da Música Gaúcha Evangélica, onde grupos cristãos se apresentam, entre eles a Banda Opus Dei, com promoção da Ordem dos Ministros Evangélicos de Passo Fundo (OMEPASSO). Este ano, o evento conta, também, com o apoio do Conselho de Pastores Evangélicos de Passo Fundo (CONPAS) e da Prefeitura Municipal, através da Fundação Zoobotânica, Cultural e de Turismo Roselândia (FUNZOCTUR), cujo diretor executivo, Luciano Nascimento, explica a aprovação pública “por ser um importante evento que agrega a comunidade cristã de toda a região e promove a valorização da tradição de nosso estado, além de quebrar barreiras, aproximando cristãos e tradicionalistas que preservam os bons costumes da família”.

EsPorTEs: atletas testemunharam sua fé ao consagrarem-se os melhores em suas modalidades, durante Jogos olímpicos de londres As meninas do vôlei brasileiro, que foram campeãs olímpicas pediram orações em favor da vitória antes da partida final contra os EUA e depois oraram o Pai Nosso de joelhos na quadra, junto com toda a equipe. Outros episódios de fé se sucederam nesses jogos Olímpicos, como a da ginasta norte-americana Gabrielle Douglas, a primeira atleta negra na modalidade de ginástica olímpica a ganhar o título individual olímpico, vencendo o favoritismo de Jordyn Wieber. Pelo Twitter, ela afirmou que “Deus era o segredo de seu sucesso”, citando Mateus 6:33. Também, o atleta americano Will Claye garantiu a medalha de prata no salto em distância e fez questão de mostrar ao mundo sua fé em Deus! Claye repetiu um gesto pouco comum nos dias de hoje. Ele foi

até sua bolsa, retirou uma bandeira americana, a colocou sobre os ombros como uma capa. Sim, isso outros atletas fazem, mas ele surge diante das câmeras sorrindo e segurando uma Bíblia. Claye fez história nos Jogos Olímpicos deste ano por ser o primeiro atleta negro a ganhar medalhas nas duas modalidades de salto. O feito não era repetido desde a Olimpíada do Japão, em 1936. Antes dos Jogos ele deu uma entrevista ao site Sports Spectrum e mostrou que não é apenas uma simpatia, sua fé é real: “Eu cresci em um lar cristão, mas só aceitei Jesus no segundo ano do Ensino Médio, meu irmão me trouxe para mais perto de Deus e desde então eu sinto que esse é o caminho que Deus me deu, a fim de ser uma bênção para outras pessoas…”.

Moda Infantil e Brinquedos Educativos ENXOVAL PARA BEBÊ CONFECÇÕES, CALÇADOS

54

3329.1304

Av. Flores da Cunha, 2588 | CARAZINHO - RS

(54)

8431 0771 / (54) 9171 0171 A informação que edifica

HUMor

Qualquer semelhança com algum fato verídico é mera coincidência... Agosto/Setembro 2012 | Veracidade 11


Missões

Gaúchos chegam a londres com missão de evangelização Por EVErsoN lEVi saNTos e aNa PaUla, membros da igreja evangélica Celebrai, de Passo Fundo* A cidade, sediando as Olimpíadas foi para nós, cristãos, um momento ímpar, estratégico para falar do amor de Cristo e pregar o Evangelho a representantes de várias nações. Podemos dizer que até aqui o Senhor tem nos ajudado.

Londres e pessoas rejeitadas.

Cultura Deparamos-nos com uma cultura muito diferente da nossa, as pessoas são extremamente reservadas (cada um na sua...), sem interesse em ter relacionamentos profundos. Esta é uma das barreiras que temos encontrado, somada com a incredulidade. No geral, os londrinos não crêem em milagres, no sobrenatural de Deus, acreditam somente no que vêem. Existe uma corrida desenfreada pelo dinheiro, não se fala em crise econômica, mas ela existe...

igreja em londres Vemos diferentes tipos de cristianismo, porém é evidente (forte) a apatia e frieza espiritual nas vidas. As pessoas vivem de ‘religião’, vão à igreja, porém não têm frutos, cumprem o ritual de domingo, e só. Temos sofrido um pouco com a indiferença e o descrédito, olham-nos

12 Agosto/Setembro 2012 | Veracidade

com certa desconfiança, já que a maioria dos brasileiros que vêm para Londres, buscam dinheiro (libras) e a “ganância” mantém muitos ilegais aqui. Contudo, em meio a este contexto, estamos presenciando uma renovação em algumas igrejas: a que estamos vinculados (Haddon Hall Baptist Church) e mais três que funcionam no mesmo local (Batista, Africana Pentecostal e CCL - Comunidade Crista em Londres/brasileira), o que, para nós, já é resposta de oração. Porém, existe ainda um vasto trabalho de reforma a ser feito, vislumbro aqui algo como o descrito no livro de Neemias: de um local de onde eram gerados e enviados missionários, para a conjuntura atual, de ruínas espirituais. O pastor Carl, da Igreja Haddon Hall Baptist Church, relatou-me que vê Londres como Sodoma e Gomorra, se o cristão não estiver firme na rocha não suporta os apelos da carne. Contou-nos que muitos brasileiros vêm para cá

Chama-se Josué, é africano. Orei por ele. Perguntamos-lhe qual era a sua necessidade e ele falou: “Paz, quero paz!”.

em busca de dinheiro e um futuro melhor, porém, acabam se perdendo na vida fácil da prostituição e drogas, entram na busca desenfreada do prazer, em um mundo, geralmente, sem volta (grande percentual destes brasileiros era cristão). Mas, através desta “invasão missionária”, da qual estamos participando, podemos declarar, com fé que “a glória da segunda casa será maior do que a da primeira!”.

Missões Nestes dias de Jogos Olímpicos, muitas nações enviaram, para Londres, servos para pregar o Evangelho que traz vida. Em nosso grupo, há missionários do Brasil, Gâmbia, Índia e Koreia. Estamos animados, pois é visível o mover de Deus por esta nação. Jesus está aqui e ama este povo, e nós viemos para fazer a diferença (para isto, contamos com suas orações). Com o término das Olimpíadas, o desafio de reevangelizar a Europa continua.

Missionários Everson Levi Santos e Ana Paula, com seu filhinho.

a organização Mais que ouro comemora os resultados dos trabalhos de evangelismo nas olimpíadas Durante a realização dos jogos olímpicos de Londres, inúmeras igrejas em toda a Grã-Bretanha usaram os jogos como uma oportunidade de servir sua comunidade e de trabalhar em ações de evangelismo, durante o evento. Essas igrejas foram auxiliadas nesse trabalho pela organização Mais que Ouro (em inglês, More than Gold), que reuniu missionários voluntários de todo o mundo para o trabalho. Assim, essas igrejas executaram uma série de atividades, como minitorneios esportivos, clubes de férias ou simplesmente distribuíram garrafas de água para o público. Agora, após o encerramento dos jogos, a organização comemora os resultados alcançados pelo trabalho. Jon Burns, diretor da Mais que Ouro na Inglaterra, cita como um dos resultados várias igrejas da região, que estavam subutilizadas, e que voltaram à vida. “Nós estamos profundamente encorajados. Igrejas têm visto resultados incríveis em sua comunidade”, afirmou Burns, que elogiou, ainda, a união das denominações e deu os exemplos de cinco igrejas em Gerrards Cruz, zona oeste de Londres, que trabalharam em conjunto e atraíram uma multidão de 6.500 pessoas para assistirem à estreia nos telões.


opinião

Deturpações do Evangelho no brasil Uma análise da entrevista de rosane (ex Collor) no Fantástico da Globo Por Fabíola Frosi De antemão, quem não assistiu à entrevista, procure pela Internet e assista. Vale a pena como resgate histórico (porque a reportagem foi bem feita), para evitar repetir erros no futuro (conhecer o passado é um “santo remédio”, nestes casos). Vale a pena, também, para que o povo evangélico do Brasil identifique alguns tipos de “evangelhos” que estão sendo pregados por aqui. Primeiro (e não espero me ater muito neste ponto), pergunto: Quem elegeu Collor presidente: o diabo ou o povo brasileiro? Pela entrevista fica difícil de saber, porque a ex-primeira dama deu tanta ênfase nas feitiçarias do seu marido para chegar ao poder e permanecer nele e para o fato do diabo ter matado “todo mundo” envolvido no caso (menos ela e a ex-feiticeira, agora pastora), que fica parecendo que o diabo é que é todo poderoso, e não Deus. Além disso, qual o papel dos trinta e tantos milhões de brasileiros que foram às urnas em 1989 e votaram em Fernando Collor de Mello? São meros “bonecos” nas mãos das forças das trevas? Antes que você fique com medo, por favor, analise: Se você conhece a Palavra de Deus, sabe que Ele deu ao homem livre arbítrio. Deus não o tira do homem e o diabo também não tem esse direito. Então, não adianta jogarmos toda culpa no diabo! O povo foi às urnas e a maioria escolheu aquele homem para presidente. Além disso, se analisarmos o curso da História das nações, conforme apresentado no Antigo Testamento, veremos que a ascensão e a queda de reis e reinos não estão tributadas ao diabo e, sim, à Soberania do nosso Deus! Vamos colocar cada um no seu lugar. O que eu quero dizer aqui é que Rosane é apenas uma representan-

te evangélica falando na televisão sobre sua forma de ver o mundo e analisar os acontecimentos do Brasil e de sua própria vida. Ela está fazendo isto conforme aprendeu, talvez, na igreja evangélica (ou nas igrejas evangélicas) que frequenta e isto não significa que ela esteja certa, pelo contrário, há muito sendo pregado que não é nada bíblico!

Em segundo lugar, e considero pior, está a declaração sobre sua pensão de dezoito mil reais. Sim, dezoito mil!!! E que ela considera pouco porque compara com a amiga que recebe quarenta mil!!! Como eu sei que a maioria da população brasileira, assim como eu, nem imagina como é receber um salário de dezoito mil (que dirá de quarenta...), fico alarmada com a injustiça que ainda impera nesta terra. Injustiça social mesmo. É claro que Deus se importa com isso! E não estou pregando o comunismo, nem a Teologia da Libertação, muito longe disso! O que me entristece, sobretudo, é estarmos ouvindo da boca de pregadores cristãos que a quantidade dos seus bens materiais é o sinal da bênção de Deus sobre sua vida. Isso pode ser dito de muitas maneiras, mas está se alastrando. É um engano! E está causando estragos! Existem igrejas que vivem em torno de

campanhas de benção e prosperidade e, muitas vezes, campanhas que precisam ser pagas! O que se diz são coisas do tipo: Dê uma oferta de ‘tantos’ reais para iniciar a campanha que vai te fazer ser abençoado. Esse é um tipo de mensagem que pode atrair gente, mas não promove genuína conversão. Paulo, em Romanos, nos diz para sermos transformados através da nossa mudança na mente, na forma de pensar, mas a lógica em algumas igrejas ou campanhas é a mesma do mundo: Ter para ser alguém. Isso gera ganância, disputa, distorção de prioridades, insatisfação ingrata, inveja entre as pessoas... Enfim, obras da carne. Paremos tudo! Vamos voltar a ler a Bíblia. Nos evangelhos, Jesus diz para não nos preocuparmos com o que vamos vestir ou comer, porque Ele cuida de nós! Não nos deixemos iludir, por mais bem intencionados que estejamos. Podemos estar interpretando algumas coisas de forma bastante equivocada, inclusive os líderes. Precisamos trabalhar com dedicação, isso sim, para a glória de Deus, mas nunca entrar em barganhas ou trocas de favores com o Senhor, porque Ele não é nenhum demônio. Falamos tão mal de uma época remota, lá na Idade Média, em que a Igreja Cristã se desviou da Verdade e passou a introduzir práticas antibíblicas em seus rituais... Uma das coisas que aconteceu, naquela época, com o objetivo de arrecadar dinheiro para construção de catedrais, foi a venda de muitas coisas: lugares no céu, indulgências, pedaços da cruz ou do manto de Cristo, e outros “acessórios” para garantir a benção sobre os fieis que se esforçassem para pagar por eles... Alguma semelhança com o que vemos hoje? Desse jeito, cada vez

mais (ou novamente), inventaremos uma religião que não é o que Jesus pregou, absolutamente! Eu não pude crer quando assisti a um vídeo em que certo bispo procurava explicar, usando a Bíblia, que o aborto era aceitável... A justificativa: Porque melhor morrer do que nascer e ser pobre. (Quê??!!). Creio que seria mais correto pensar: Se não tenho condições de criar um filho, não farei um filho. Mas, se ele já foi gerado, não me tornarei um assassino, praticando o aborto. Serei responsável diante de Deus e farei o melhor que puder por ele. Mas, segundo essa lógica da Teologia da Prosperidade, tudo acaba sendo justificável: ser desonesto, avarento, consumista, até assassino, mas sem esses rótulos, claro. O que isso tudo tem a ver com a Rosane? Simplesmente que nossa forma de pensar sobre dinheiro, prosperidade, bens materiais, ainda pode estar errada, inclusive a dela, mesmo tendo “aceitado Jesus”. Há tantas citações na Bíblia sobre esse assunto, porque Deus sabia que este era um laço fácil para o ser humano caído. E não estou dizendo, simplesmente, que o Mundo está errado e que o sistema aí fora está corrompido... Estou dizendo que pesa sobre nós, que nos consideramos Corpo de Cristo, a culpa de não estarmos fazendo a diferença, sendo o sal e a luz deste Mundo, mas nos deixando influenciar por ele. Entretanto, nem tudo são flores, nem tudo são horrores! Eu insisto em ter esperança! Uma esperança que não sabe se ainda vai se entristecer muito, mas que é obra do Espírito Santo e que, no final, não será frustrada. É por isso que eu ainda amo e defendo a Igreja, apesar de tudo, e sei que não estou sozinha nessa.

Agosto/Setembro 2012 | Veracidade 13


Eventos

Acesse: www.revistaveracidade.com.br leia as notícias das igrejas e acompanhe todas as fotos dos eventos.

Dia dos Pais na 13ª igreja Quadrangular Como já é de costume desta amada igreja celebrar as datas importantes, não foi diferente no Dia dos Pais, no sábado, 10 de agosto, a 13ª IEQ promoveu um jantar festivo em homenagem aos pais. Nesta noite, o Pastor Nilson, a Pastora Marli e obreiros receberam vários amigos e membros oferecendo-lhes uma feijoada com acompanhamentos, tudo preparado com muito capricho. A Revista Veracidade foi convidada para prestigiar o evento e vivenciou lá momentos agradáveis na companhia de irmãos e irmãs em Cristo: “Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” (Salmo 133:1). Parabenizamos aos pasto-

res da 13ª IEQ pela iniciativa e a toda equipe que se empenhou para que o evento

fosse, efetivamente, um momento de festa e edificação.

retiro de Jovens CoM ProPÓsiTo Ministério Fogo santo Aconteceu nos dias 27, 28, 29 de julho o primeiro Retiro de Jovens do Ministério Fogo Santo, “Jovens com Propósito”, nas dependências da Associação dos Subtenentes, Tenentes e Sargentos da Brigada Militar. Aproximadamente 30 jovens participaram dos três dias de retiro. O tema central da ministração realizada pelos pastores Quesley e Ezequiel (juntamen-

te com suas esposas) do Seminário Teológico Servos de Cristo (Curitiba), foi a “busca de santidade”. Foram momentos inesquecíveis, os jovens que, de acordo com o Pr. André Wasen “são o presente da igreja e da nação brasileira”, participaram de diversas atividades de comunhão, recreação e, principalmente, receberam o cuidado pela sua vida espiritual. Foram três dias

de grande mover do Espírito Santo. Diversos jovens entregaram suas vidas ao Senhor Jesus Cristo. “Os líderes do Grupo de Jovens do Ministério Fogo Santo (Pr. Alexandre Santos e irmão Raniel) já estão organizando o segundo retiro espiritual Jovens com Propósito, que acontecerá no verão”, comentou Pr. André, líder do Ministério. A vida com Cristo e com a família de Deus é alegria, edificação, bênção!

Congresso da Jubrac 2012 igreja o brasil Para Cristo Jovens e adolescentes da Igreja O Brasil Para Cristo de Passo Fundo participaram da Jubrac 2012 (Encontro anual de Jovens do RS do Brasil para Cristo). O evento reuniu cerca de 1.200 pessoas na cidade de Gramado (RS). As atividades, louvores e ministrações, que tiveram como tema central a “transformação e renovação da mente”, aconteceram no Salão de Eventos do Hotel Serra Azul. Os Pastores Daniel (líder Estadual da Jubrac), Roberto Machado (líder Convensul/RS) e Junior Firmino, impactaram os jovens com as preleções. Foram dias memoráveis de alegria, comunhão e edificação. “No Congresso da Jubrac 2012 tivemos momentos onde Deus pode ministrar especificamente aos corações dos jovens, fomos confrontados, exor-

Pr. André Wasen e Pr. Alexandre Santos

igreja Metodista A Igreja Metodista de Passo Fundo, sob a liderança do casal de Pastores Marcos e Adriana de Souza tem desenvolvido e participado de diversas ações para o crescimento espiritual de sua membresia. Que Deus continue abençoando esta família comprometida com o Reino de Deus!

Encontro Nacional de Pastores e Pastoras

O Pr. Marcos de Souza e a Pra. Adriana participaram do Encontro Nacional de Pastores e Pastoras da Igreja Metodista de 14 a 17 de agosto, realizado no SESC de Guarapari (ES). Estiveram no evento, que contou com seminários, oficinas e cultos, 1.100 ministros/as do Evangelho de várias partes do Brasil.

14 Agosto/Setembro 2012 | Veracidade

seminário de restauração interior

De 3 a 5 de agosto mais de quarenta pessoas da família Metodista de Passo Fundo participaram, na cidade de Porto Alegre, do Seminário de Restauração Interior, organizado pela II Região, consolidando assim a vontade das lideranças estaduais em formar discípulos e líderes capacitados a cumprir o mandato missionário de Jesus.

Juname 2012: um marco para a igreja Metodista no brasil

Juvenis da Igreja Metodista de Passo Fundo participaram da Juname 2012, de 25 a 29 de junho. O evento foi um marco para os adolescentes da Igreja Metodista, reuniu 1.520 pessoas em uma das melhores estruturas do país – a estância Árvore da Vida, em Sumaré (SP). Como parte da programação, os cerca de 1.400 juvenis passaram um dia no Hopi Hari, um dos maiores parques de diversão da América Latina. Eles brincaram, dançaram, evangelizaram e promoveram uma das cenas mais espetaculares do metodismo brasileiro, a multidão organizada cantando e fazendo coreografia com o hino Vitória no Deserto de Aline Barros (“... então eu direi... abra-se o mar e eu passarei, pulando e dançando em Sua presença...”).

Pr.Daniel (líder Estadual da Jubrac)

tados e surpreendidos com a manifestação do amor do nosso Pai. Ele sempre supera nossas expectativas. Também tivemos momentos agradáveis na linda cidade de Gramado!” Relata Cristian, Líder da Juventude do Brasil Para Cristo de Passo Fundo. Alegramo-nos juntamente com o Pr. Alessandro e toda a família do Brasil para Cristo, por vislumbrar o interesse e alegria da juventude em receber de Cristo a direção de seus caminhos.


Cultura e lazer Para ouvir

Por PaTriCK KHassaN

Para Ver a honra começa em casa... Quatro homens, um legado: servir e proteger. Como agentes da lei, eles são confiantes e concentrados, preparados para o pior que as ruas podem oferecer. No entanto, ao final do dia, eles enfrentam um desafio para o qual não estão preparados: a responsabilidade de ser pai. Quando uma tragédia atinge suas casas, esses homens são deixados lutando com as suas esperanças, seus medos, sua fé, e sua paternidade. Diariamente, Adam Mitchell (Alex Kendri-

20 anos exaltando o NoME Do sENHor

ck) e Nathan Hayes (Ken Bevel) enfrentam desafios variados por conta da profissão que escolheram: policiais. No entanto, outra rotina os desafia, mas para a tarefa de pai esta dupla não está preparada. Seus filhos estão ficando cada vez mais distantes e, apesar do sucesso de Adam e Nathan em cuidar da sociedade, eles não sabem como tomar conta das pessoas por quem mais têm afeto. Dos mesmos criadores de Prova de Fogo, o filme, Corajosos, promete muita ação e a descoberta de que ser corajoso é criar seus filhos de forma a honrar a Deus.

Para ler

Aline Barros comemora neste ano 20 anos de seu ministério e em comemoração foi gravado o CD “Aline Barros 20 anos” (também em DVD), registrando este momento especial. O CD vem recheado de canções que marcaram esses anos de carreira como “Guarda a Tua Fé”, “Recomeçar”, “O Poder de Seu Amor” e ainda conta com a participação do cantor Michael W. Smith na canção “Above All”. A canção escolhida para ser a primeira música de trabalho deste CD foi exatamente essa que conta com a participação do cantor americano. “Above All” é ministrada em inglês e em português e será a primeira a ser executada nas rádios. Esse é um dos lançamentos mais esperados do ano, gravado no começo de 2012 no Teatro Municipal de Paulínia, o álbum contou com uma super produção, onde todas as canções ganharam novos arranjos e instrumentais.

a oração eficaz... O fracasso e a frustração costumam estar presente em sua vida? Sua vida é caracterizada por contínuos obstáculos e desgraças? Não importa o que você faça, parece que não consegue obter as bênçãos do Senhor? Você pode estar vivendo sob uma maldição. Orações que Quebram Maldições é seu livro de referência para lutar contra as influências demoníacas e evitar que estas operem em sua vida. Combinando orações poderosas com passagens tiradas das Escrituras, este livro ajuda a permanecer na fé, identificando áreas de sua vida em que você

está vulnerável aos ataques de Satanás, como: - Finanças; - Orgulho; - Rebelião; - Relacionamentos. As orações e confissões das Escrituras são duas das mais poderosas armas que temos na vida. Quebre o poder da escuridão e lance as bênçãos de Deus em sua vida hoje. Conheça também os outros títulos da coleção: ‘Orações que Abrem as Comportas do Céu’, ‘Orações que Trazem Cura’ e ‘Orações que Derrotam Demônios’.

...a tua palavra é a verdade. Jo 17:17

CDs - Bíblias - Livros Camisetas - Presentes

Fone: (54) 3311.9751

Cel. Chicuta, 604 - Passo Fundo/RS e-mail: livrariaelohim@gmail.com

TEMPLO NOVO: Rua Juvência Annes, 58 | TEMPLO ANTIGO: Rua Jacinto Vila Nova, 246 | Bairro Annes - Passo Fundo

"Se Deus é por nós, quem será contra nós?" Rm 8:31

Agosto/Setembro 2012 | Veracidade 15


A informação que edifica

Seu anúncio pode ser Está esperando o quê?

Ligue agora! 54 8431.0771 54 9171.0171

visto aqui por

milhares de pessoas, com um baixo custo

OMEPASSO ORDEM DOS MINISTROS EVANGÉLICOS DE PASSO FUNDO

CONFIRA NOSSO SITE: www.revistaveracidade.com.br Curta e acompanhe nossa fanpage no Facebook: www.facebook.com/revistaveracidade

Filosofia, método e currículo cristãos.

A PRIMEIRA HABILITAÇÃO VOCÊ NUNCA ESQUECE.

Revista Veracidade Agosto de 2012  

Design inteligente - Cresce e aquece as discussões entre Ciência e Religião

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you