{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

1

Revista

EDIÇÃO

01

DEZ 2017

O RECONHECIMENTO QUE A REGIÃO MERECE

Os encantos

do Natal

a magia está no ar

e mais

Solidariedade o amor envolve

Educação

escola da região em rede nacional

Gastronomia

um bacalhau dos deuses


GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Precisa alavancar sua carreira com um diploma reconhecido pelo mercado? Faça graduação a distância na FMU, Unifacs, UnP e Anhembi Morumbi pelo EAD Laureate. Cursos nas áreas de Educação, Negócios ou Saúde que vão fazer sua carreira decolar. Todas essas instituições fazem parte da Rede Laureate, a maior rede internacional de universidades, presente em 25 países. No EAD Laureate, distância e falta de tempo não são mais obstáculos entre você e seu futuro brilhante.

ead.br ACESSE JÁ

POLO COTIA AVENIDA ROTARY, 122 - JARDIM NOMURA

(11) 4148-2183 | 4148-6754


Quer alavancar sua carreira com uma pós-graduação de uma instituição reconhecida no mercado de trabalho? Faça uma pós-graduação a distância pela FMU, Unifacs, UnP ou Anhembi Morumbi pelo EAD Laureate. Cursos nas áreas de Educação, Negócios ou Saúde que preparam você para os desafios do mercado de trabalho e que vão fazer toda diferença no seu currículo. A Laureate é a maior rede internacional de universidades, presente em 25 países e no Brasil, além dos cursos presenciais de suas tradicionais instituições, oferece cursos a distância para que você tenha acesso a uma educação de qualidade, mesmo com problemas de tempo ou distância.

CURSOS

a partir de

R$

159

,00* MENSAIS

Faça a escolha certa. No EAD LAUREATE, sua carreira vai decolar.

*Os preços dos cursos variam de acordo com a localização de cada polo. Consulte os preços dos cursos do polo de sua preferência.

PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA


valorize

CHEGAMOS PaRA FICAR!

_______________________

E o sonho se tornou realidade... Exatamente como eu imaginava, aliás, muito mais além do que imaginava! A Revista Valoriza nasceu! Em sua primeira edição com participações de pessoas, empresas, parcerias, amigos e clientes especiais. Pois, cada envolvido é importante nesse início de um longo caminho. A data escolhida para iniciar esse sonho, não foi por acaso, o mês de dezembro é a época da ‘Magia do Natal’. Bem vindo dezembro! Bem vindo Natal! Bem vinda família Valoriza! E é com esse espírito mágico, que venho apresentar a mais nova Revista da região de Vargem Grande Paulista, Caucaia do Alto e Cotia. Uma revista moderna, dinâmica, informativa e regional. O nosso lema é ‘o reconhecimento que a região merece’, queremos apresentar para você leitor, o que nossa região tem a oferecer. Bons profissionais da área da saúde, da educação, do esporte, ótimos lugares para comer, passear com a família e amigos, lojas de diversos departamentos para você comprar presentes, produtos para decorar sua casa, roupas, calçados, enfim, queremos quebrar o tabu ‘que aqui não tem nada’. E eu lhes garanto, aqui tem sim, e o melhor, com qualidade. A primeira edição da Valoriza está linda, com matérias de destaques da região, de uma escola que foi tema em um programa da Rede Globo, de uma oficina que é referência de qualidade e uma matéria super interessante sobre a saúde bucal. Enfim, esses são apenas alguns temas abordados para a nossa chegada. Para completar a edição, não poderia faltar a magia do Natal, pesquisamos as curiosidades dessa data encantadora e, a equipe Valoriza também foi em busca de ótimas opções de presentes. Assim você poderá arrasar nesse final de ano. É isso! Espero que você curta o que viemos a oferecer. Uma revista que é a cara da nossa região. Antes de iniciar a sua leitura, quero desejar um ótimo e abençoado Natal e, que o Ano Novo venha repleto de luz, saúde e prosperidade!

Carolini del gaiso

Diretora Jornalista Responsável MTB 0085090/SP

Luiz Paulo lucio Diretor de Arte

fotos da edição FÁBIO ROCHA Rede Globo VAGNER SANTOS Prefeitura de Cotia

Contato valoriza

revistavaloriza@gmail.com 11 94746-9720 Circulação: km 30 da Rodovia Raposo Tavares até o km 50 da Rodovia Bunjiro Nakao; Avenida Água Espariada; Caucaia do Alto; Avenida Mario Issac Pires; Vargem Grande Paulista; Cotia Portão; Cotia Centro; Atalaia; Jardim dos Ipês e Jardim Sabiá. Tiragem: 7 mil exemplares

Boa leitura! Carolini Del Gaiso

Diretora

4

A Revista Valoriza é um veículo de comunicação mensal gratuito. Os conceitos emitidos nos artigos assinados e dos entrevistados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam obrigatoriamente a opinião deste veículo. O conteúdo dos anúncios são de inteira responsabilidade dos anunciantes.

Revista Valoriza


índice 08

08 destaque

Os destaques importantes da região

26

12 auto

16

Um especial sobre auto com a RR Garage

14 saúde

A importância da saúde bucal por Bruna Salomão

16 educação

12

Pindorama, uma escola inovadora

28

18 capa

O Natal chegou e junto com a magia natalina trouxemos dicas de compras com o que há de melhor por aqui. Confira!

18

z o v a su “De cara nos identificamos com a revista. Fomos atendidos desde o começo com muita simpatia e as propostas foram sempre casadas e negociadas de acordo com as nossas necessidades. E muito bom fazer parte desse núcleo e ter uma revista ativa e moderna na região. Divulgação é tudo e vejo que a VALORIZA realmente valoriza seus clientes e sabe da importância disso para os nossos negócios darem certo.” Juliana, loja Lugarejo

24 turismo

Um passeio pelo Velho Chico até os Cânions do Xingó

14

26 estética

O loiro nunca sai de moda

30

28 decorar

O caminho das pedras em Vargem Grande

24

A Revista Valoriza dedicará este espaço exclusivamente para você que queira compartilhar conosco suas sugestões, reclamações e até elogios sobre nosso trabalho e nossa região!

Uma receita fantástica de bacalhau para acompanhar o clima de fim de ano

Valorize-se. escreva!

33 solidariedade

Estamos te aguardando no email da revista:

30 Gastronomia

Três amigas e um só objetivo: ajudar o próximo

revistavaloriza@gmail.com

34 serviços úteis

Uma lista de serviços que atendem a região

6

Revista Valoriza


destaques da região

CURSOS GRATUITOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

No dia 30 de novembro a Secretaria Municipal de Assistência Social de Vargem Grande Paulista foi reinaugurada. Para atender a população com cursos de qualificação profissional e geração de renda. Os cursos são: cabeleireiro, confeitaria, decoupage, pintura em tela, pizzaiolo, customização de roupas e manicure.

ATENDIMENTO ELEITORAL

O novo Posto de Atendimento Biométrico do Cartório Eleitoral em Vargem Grande Paulista, fica na Rua Mario Scarvance – nº142, Centro. Além da biometria, o Posto de Atendimento também terá serviços como: emissão de certidões eleitorais, emissão de título, segunda via do título, bem como a transferência de local de votação. O horário de atendimento será de 2ª a 6ª feira, das 12h às 18h.

NOVO FÓRUM

EM VARGEM GRANDE PAULISTA

No dia 29 de novembro foi inaugurado as novas instalações do Fórum e Anexo do Juizado Cível (pequenas causas). O prefeito de Vargem Grande Paulista Josué Ramos inaugurou ao lado do presidente do Tribunal de Justiça Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. As novas instalações estão na Av. Miranda, 25 no condomínio empresarial Polo 40.

8

Revista Valoriza


VARGEM GRANDE PAULISTA-SP

facebook.com/peixeboicongelados

Sua loja de praia, no interior! PESCADOS & FRUTOS DO MAR Bacalhau

Lula

Açaí

ESPETOS SELECIONADOS PARA SEU CHURRASCO

Desejamos à todos nossos clientes e amigos um feliz Natal e um próspero Ano Novo! RESERVE SEU PEDIDO PARA AS FESTAS DE FINAL DE ANO!

Venha nos conhecer ou peça pelo Delivery!

(11) 4559-3134 (11) 99964-1090 Rua José Manoel de Almeida, 1209 Salas 4 e 5 Boulevard Ouro Verde (Ao lado do colégio Objetivo)


destaques da região

VARGEM GRANDE PtA. NAS TELAS DE 64 PAÍSES E NA BAND

A cidade sediará entre os dias 12 e 17 de dezembro, o principal torneio internacional de clubes do futebol de areia. O 5º Mundialito de Clubes de Beach Soccer terá transmissão ao vivo para 64 países. O evento terá a participação de 6 importantes equipes, como o Brasil, Portugal, Rússia, Irã, Argentina e Itália. A arena esportiva será montada na Rua Serra da Mantiqueira.

SHOW DE MARCOS E BELLUTI PARA COMEMORAr 36 ANOS DE VARGEM GRANDE

Os cantores sertanejos, Marcos e Belluti fizeram um show gratuito no último dia 1º de dezembro para comemorar os 36 anos de emancipação da cidade de Vargem Grande Paulista. O público lotou o recinto do evento na Rua Serra da Mantiqueira e se divertiu com os sucessos da dupla sertaneja. Este ano, devido ao mau tempo e forte chuva o desfile cívico do dia 27 de novembro, data de aniversário da cidade, foi cancelado.

CAUCAIA DO ALTO

TEVE ATRAÇÕES DOS SEUS 73 ANOS

Do dia 01/12 até 03/12, o distrito de Caucaia do Alto, em Cotia, teve atrações em comemorações dos seus 73 anos. Entre as comemorações teve o Circuito da Viola, a inauguração da decoração natalina na Praça dos Romeiros, apresentações de dança, aulas de zumba, Jump, capoeira, Banda da Polícia Militar do Estado, shows sertanejos e jogo de futebol com alguns nomes conhecidos do esporte nacional, como Índio, Muller, Ademir da Guia, Pavão, Mauro Zagueiro do Corinthians, Toninho, Edu Bala e Claudecir.

Escola de Vargem Grande participa do programa de Fátima Bernardes da Rede Globo

A Escola Oficina Pindorama de Vargem Grande Paulista foi convidada pela emissora da Rede Globo a participar do programa Encontro com Fátima Bernardes, no dia 29 de novembro. O assunto no programa foi a educação inovadora, metodologia aplicada pela escola. Os alunos, Lucas Arruda, 15 anos e Denis Alves, 16 anos, contaram sobre o aprendizado na escola inovadora. O programa também teve outras participações que falaram sobre o assunto, demonstrando as diferentes maneiras de ensinar.

10

Revista Valoriza


11

FEBRE AMARELA

VACINAÇÃO CONTRA a doença

Até o dia 29/12, das 9h às 16h, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza vacinação da Febre Amarela. Segundo o Secretário de Saúde, Magno Sauter, não há motivo para pânico, pois não há registro de nenhum caso na região, mas é uma medida cautelosa devido a confirmação da doença em macacos encontrados em cidades vizinhas. A orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa priorizando os dias de semana para evitar o enfrentamento de filas.

O BRONZE É DO BRASIL COTIANAS CONQUISTANDO O MUNDO

As garotas da equipe de ginástica estética sênior Marrie, da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia, conquistou a terceira colocação na competição Quatro Continentes, realizada na última semana de novembro, em Chicago, nos Estados Unidos. A ginástica estética é uma modalidade esportiva feminina que mistura o balé com ginástica rítmica e são executadas apenas em grupos.


especial AUTO

RR Garage

cuidando do seu veículo O carro é para muitos considerado um objeto de status, de poder e até de vaidade. Ter um carro da marca tal, com banco de couro, pintura metálica e com motor turbo, é o sonho de muitos. Se você tem um carro assim, ou não, os cuidados são os mesmos. Tudo tem o seu preço, cuidar de um carro exige tempo e confiança de um bom profissional. E, pensando na qualidade desses trabalhos que surgiu a RR Garage. “Acreditamos em pessoas, processos e produtos. Assim, queremos trazer o melhor para nossos clientes. A nossa felicidade deve ser incessantemente perseguida, sendo comemoradas todas as pequenas vitórias. Como estímulo para crescermos ainda mais.” Conta Roberto, proprietário da RR Garage. Uma das partes que mais incomoda os apaixonados por carros é a lataria, pois é a parte mais sensível de um carro. Exposta

12

100% do tempo a eventualidades, como acidentes de trânsito, pequenas batidas ou raladas, problemas com causas naturais, como o sol, a chuva, granizos, flores, entre outros fatores. O cuidado é constante, e precisa recorrer a um profissional. Hoje em dia existem vários locais especializados para tratar cada detalhe do seu carro. Oficina mecânica, borracheiro, funilaria, elétrica, instalador de ar condicionado, de som, higienizador de estofados, enfim, uma infinidade de especializações. O ideal é ter uma boa quantidade desses profissionais em um só lugar. Assim, o seu carro será bem cuidado do início ao fim, no mesmo local, e você não terá que ficar agendando de tempo em tempo em lugares diferentes. “Seja você um entusiasta de carros, amador ou profissional, você está no lugar certo. Queremos escutar a opinião de cada cliente”, relata Roberto. “Gostar de carros é legal, mas

o que sentimos é bem maior e trabalhamos com isso”, acrescenta. Na RR Garage o trabalho de ir a vários locais é coisa do passado. A oficina é especializada em deixar o seu carro em perfeito estado. Ela conta com profissionais no tratamento de funilaria e pintura, polimento, revitalização da pintura, mecânica geral, além da revisão preventiva, da funilaria express e também dos cuidados aos pequenos reparos. Conta ainda com a mordomia do serviço leve e trás. E, se sua companhia precisar enviar o seu veículo fora do horário comercial, não tem problema, eles recebem o seu automóvel por 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. Para completar, a RR Garage trabalha com todas as seguradoras, e facilitam no pagamento em até 6x sem juros para as franquias. Além de ser referenciados pela seguradora do Porto Seguro, Itaú, Azul Seguros e Allianz.

Revista Valoriza


13

Seus serviços: SERVIÇO DE FUNILARIA: este serviço consiste em técnicas para consertar peças de lataria de um veículo. Ou seja, peças que sofreram algum problema e, que são retirados pelo funileiro. SERVIÇO DE PINTURA: é uma função do funileiro. Toda peça que vai pra funilaria é pintada, pois sofreu danificações, como riscos, manchas ou colisões. SERVIÇO DE POLIMENTO: é o procedimento realizado com o intuito de gerar ou reativar o brilho da lataria do automóvel. SERVIÇO DE REVITALIZAÇÃO DA PINTURA: é utilizado para recuperar riscos e arranhões, ou recuperar aquela pintura debilitada por efeitos causados por chuvas ácidas e poluentes. O resultado é de aspecto de pintura nova, equalizada, lisa e com brilho acentuado. SERVIÇO DE MECÂNICA GERAL: é o especialista que cuida do conserto e manutenção dos automóveis. O profissional compreende como o carro funciona e identifica os possíveis causadores de problemas, para que então possa solucioná-los. SERVIÇO DE REVISÃO PREVENTIVA: é a manutenção, uma forma mais econômica de manter o carro em bom estado, pois um automóvel que não está com o motor regulado e com peças desgastadas, consome mais combustível e perde desempenho.


Saúde

O que é doença Periodontal? Uma inflamação que pode causar a perda dos dentes

A

periodontite é definida como uma doença inflamatória dos tecidos de suporte dos dentes. Essa inflamação é causada por micro-organismos específicos ou ‘grupos’ de micro-organismos, resultando na destruição progressiva do ligamento periodontal ou osso alvolar. Ou seja, a perda de dentes. Para a doutora Bruna Salomão do con-

14

sultório Salomão Odontologia, o importante é ficar atento aos sinais clínicos de inflamação, como mudanças na coloração da gengiva, no contorno dos dentes, na consistência e quando há sangramento no ato da escovação. Essa doença é complicada para ser notada, por ser muito silenciosa, pois os sinais e sintomas podem demorar a serem percebidos. Diferentemente da gengivite, a periodon-

tite afeta diretamente na sustentação dos dentes. Já a gengivite está associada na formação da placa dental, ou seja, é também uma inflamação, mas apenas na gengiva, que pode sim afetar os dentes, mas não ao ponto de afetar a sustentação deles, como é o caso da doença periodontal. Os riscos começam com o acúmulo de placa bacteriana, que pode provocar a gengivite ou até atingir áreas mais profundas.

Revista Valoriza


15

Quando isso ocorre, afeta a sustentação do dente. Esses problemas são considerados graves, pois não se limitam somente a boca, e sim com outras enfermidades. Segundo a Dra. Bruna, a inflamação periodontal pode elevar à fatores de risco para doenças do coração e também se tornar uma porta de entrada de infecções em um corpo debilitado por diabetes. O dentista pode diagnosticar a doença periodontal através de um exame clínico visual aliado a um instrumento específico, chamado de sonda periodontal e, também com o auxilio da radiografia. Não é uma especialidade encontrada em todos os consultórios, pois não são todos os dentistas que trabalham com esse tipo de tratamento. “É uma especialidade encontrada em poucos consultórios”, afirma doutora Bruna. E, acrescenta que na Salomão Odontologia, consultório em que atua, além dos dentes, as gengivas também recebem uma atenção especial. “Aqui na Salomão Odontologia, cuidar da saúde bucal é oferecer qualidade de vida ao paciente”, relata doutora Bruna. Para

ela, a manutenção preventiva está diretamente ligada à estética. Os cuidados da gengiva é o ponto de partida para qualquer tratamento dentário. Os cuidados para uma boca saudável é fundamental. O consultório Salomão Odontologia, oferece vários procedimentos, como: clínica geral, endodontia (canal – sessão única), cirurgia do 3º molar (siso), odontopediatria, prótese fixa, prótese removível, prótese total, urgência odontológica, bichectomia, implantodontia, faceta direta, faceta indireta, lentes de contato, clareamento, botox, preenchimento facial e restauração estética e ortodontia (aparelho). Para obter um sorriso sempre bonito e uma boca saudável, é recomendável ir ao dentista, pelo menos a cada seis meses. É importante manter a higiene bucal e, quando houver a necessidade de um cirurgião dentista, procure um profissional que atenda todas as suas solicitações. Pois, o lema da Salomão Odontologia é sempre deixar o seu paciente com um sorriso no rosto, finaliza a doutora.

O dentista pode diagnosticar a doença periodontal através de um exame clínico visual aliado a um instrumento específico, chamado de sonda periodontal e, também com o auxilio da radiografia.


especial educação

É DESTAQUE EM PROGRAMA DA REDE GLOBO A Escola Oficina Pindorama foi convidada para participar do programa Encontro com Fátima Bernardes

N

Da esquerda para direita:Lucas Arruda, Tati Visconi, Claudia Corrêa, Fátima Bernardes, Denis Alves e Ruan Rucasi

o dia 29 de novembro o programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo, abordou o tema de educação inovadora. O Colégio Pindorama da cidade de Vargem Grande Paulista, foi convidada a falar sobre o assunto. A Revista Valoriza foi atrás dos entrevistados para saber dos detalhes da abordagem feita pela maior emissora do país. O Colégio Oficina Pindorama foi escolhida entre outras tantas instituições de ensino de educação inovadora do país. No programa eles explicaram como é feita essa abordagem no ensino. A escola que já é reconhecida por vários projetos inovadores, como em 2015, quando ficou entre as 178 escolas brasileiras reconhecidas pelo MEC (Inovação & Criatividade Na Educação Básica). “Nossa proposta tem como missão promover uma educação holística, humanizada e para todos. Pois

16

acreditamos que os estudantes têm muito mais possibilidade de aprender do que a educação hoje oferece. Nosso dever é desenvolver uma educação que atenda as demandas da sociedade atual”, relata Claudia Corrêa, pedagoga, psicopedagoga e fundadora do Colégio Oficina Pindorama. Após triagem feita pela Rede Globo, na busca de documentos e resultados que comprovassem a proposta da escola, e uma entrevista virtual feita aos alunos e educadores, o convite foi confirmado. No programa, a apresentadora Fátima Bernardes perguntou aos alunos Lucas Arruda, 15 anos, e Denis Alves, 16 anos, sobre o projeto da escola inovadora. “Depois que entrei nessa escola, meu rendimento foi 100% melhor do que na escola tradicional”, contou Lucas em entrevista com a apresentadora Global. O Colégio Oficina Pindorama trabalha com uma visão nas metodologias Ativas em Iniciação Cientifica e Projetos, pro-

porcionando aos seus estudantes uma aprendizagem ampla, global e significativa através de pesquisas dos conteúdos. Incentivando assim, a autonomia e responsabilidade. Neste caminho os educandos não decoram os conteúdos, eles aprendem efetivamente a transformar as informações em conhecimentos. Preparando-os para enfrentar grandes desafios. Além deste destaque em rede nacional, neste ano, a escola recebeu o prêmio Desafio 2030, que é uma premiação conhecida por “Escola Transformando Nosso Mundo”, com a categoria melhor Projeto Ensino Fundamental I do Estado De São Paulo. E os reconhecimentos não param por aí, a escola também está participando do Edumission, uma organização internacional que trabalha para melhorar a educação do mundo, e a Pindorama está entre as 22 escolas com os melhores projetos inovadores do mundo.

Revista Valoriza


17

AFINAL: O QUE É ESCOLA INOVADORA? Segundo Claudia Corrêa, estudiosa da metodologia inovadora, cada vez mais nossa sociedade necessita e está em busca de cultivar uma educação que forme um ser: proativo, participante, solidário e com senso crítico, que vai além do currículo comum. “Hoje a nossa educação que atende estudantes do século XXI ainda persiste nos moldes de uma educação do século IXX, onde buscava-se educar todos iguais, impondo-lhes apenas a ouvir e decorar, podando-lhes a criatividade, o estímulo em fazer descobertas e tirando-lhes a autonomia e esse modelo não atende as demandas da sociedade atual”, acrescenta. A metodologia ativa e holística, proposta pela educação inovadora, atende as demandas da sociedade atual, pois além de abrir um leque de possibilidades de aprendizagens está mais próxima de acolher e identificar a forma como cada um aprende. “As perguntas que fazemos são frequentes: Por que nem todos aprendem? Como promover autonomia se ditamos tudo o que os estudantes têm de fazer? Por que ainda no século XXI nossas escolas têm o designer e modelo da escola do

século IXX? Por que ainda existe estudantes sentados em carteiras enfileiradas, confinados em sala de aula como único espaço de aprendizagem? Por que o currículo é obsoleto e não atende as necessidades da humanidade?”, questiona Claudia. As respostas são as mais óbvias. Os educadores tais como: John Dewey, Freinet, Paulo Freire dentre outros, já tinham como proposta uma pedagogia ativa, que favorece a construção de conhecimentos integrados às práticas em que os estudantes aprendem efetivamente. Estimulando- os a fazerem pesquisas para desenvolver projetos, contemplando todos os conteúdos do currículo exigido pelo MEC. “Nossa missão com os educandos é trilhar caminhos para: estimular e favorecer ferramentas com indicadores para o reconhecimento do próprio talento; aguçar a busca em fazer descobertas; seguir um objetivo; realizar os próprios sonhos e desenvolver a postura solidária de cuidar de si, do próximo e da sociedade. Para além de educar os saberes universais e científicos, educar o coração”, finaliza a educadora.

A escola inovadora vai contra essa educação tradicional, como muitos a define, pois esse modelo não condiz com as demandas da sociedade atual.

WWW.COLEGIOOFICINAPINDORAMA.COM.BR


especial natal

Os encantos

Natal 18 18

Revista Valoriza


19

O

Natal é sem dúvida a data mais encantadora do mundo. As ruas, as casas, os comércios, os prédios e até as empresas se preparam para essa data. Árvores com diversos enfeites, bolas, estrelas, laços, flores, cordões dourados, muitas luzes encantam todos ao seu redor.São várias as formas de se comemorar a data, mas a tradicional apresenta várias curiosidades.

Peru:

em 1621 foi servido pela primeira vez, como prato principal, em uma ceia do dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos. Nessa época, o norte americano comemorava a boa colheita. A ave era muito comum, representando a fartura.

Panetone: surgiu em Milão, na Itália, para ser servido em ocasiões especiais. Chegou ao Brasil com a imigração italiana. Ninguém sabe ao certo o por que virou tradição natalina e, o que representa. Velas: são utilizadas para enfeitar a mesa da ceia, trazendo luminosidade e renovação, simbolizando a própria luz de Jesus. Presépio: é a representação do momento do nascimento de Jesus que, segundo a história, foi uma criação de São Francisco de Assis, através de uma representação teatral. Bolas: que enfeitam nossas árvores surgiram para substituir os antigos enfeites, como maçãs e pedras. Estrelas: são símbolos muito presentes nas

árvores e nas figuras. Sua principal representação é a proteção divina. Assim, como na história bíblica, os três magos seguiram uma estrela para chegar até a manjedoura onde nasceu o menino Jesus. Presentes: tornou tradição no natal devido aos três reis magos que levaram presentes ao menino Jesus. Folhas de Azevinho: simbolizam a vida, trazem boas energias e bons pressentimentos para as pessoas. Papai Noel: no século IV o bispo católico São Nicolau, levava em um saco presentes para as crianças carentes. Cores Natalinas: o verde simboliza a vida e o renascimento, o vermelho representa o sangue de Jesus e, o dourado referencia a luz, a riqueza e a realeza.

O natal está chegando mais uma vez, e a lista de presentes está a cada vez maior. É presente para a mãe, o pai, a irmã, o irmão, cunhado, tio, tia, avó, avô, sobrinha, primo, melhor amigo, chefe, amigo secreto, entre tantos outros. São tantas pessoas queridas que muitas vezes não sabemos como presenteá-las. Para facilitar a sua procura, a Revista Valoriza buscou ótimas opções de presentes que a região tem a oferecer. Nas próximas páginas você encontrará algumas sugestões para arrasar nos seus presentes de natal. Boas compras e feliz natal!

}

Lugarejo facebook.com/lugarejo.delgaiso contato@lugarejo.com.br Tel: (11) 4559-3417 www.lugarejo.com.br

1. Ursas aviadoras 2. Trio de ursos marinheiros 3. Tendas infantis 4. Pijama Lúdico da família dinossauro

3.

1.

4. Camisola lúdica Sorvetinhos

2.

4.

}

5.


especial natal “Seja sempre exclusiva com Adabella“ Site: www.adabella.com.br Instagram : adabella.sapatilhas Face : adabellasapatilhas E-mail : sac@adabella.com.br WhatsApp: 11 94031-1489

1. Rasteira Antonela em tecido verniz com strass na cor preta, coleção final de ano, você estará pronta para arrasar nas festas.

2.

2. Tamanco Olga em tecido Oxford xadrez vermelho, delicado e apaixonante. 3. Tamanco Lívia em tecido Oxford xadrez azul, leveza e estilo para seus pés.

1.

4. Sandália Valéria em tecido napa metalizado ouro, para manhãs, tardes e noites de alto verão. 5. Sapatilha Carla em tecido verniz cobra alaranjada coleção verão 2018, para arrasar com estilo.

3. 4.

7.

7. Sapatilha Carla em tecido PU italiano matelacê preto, uma clássica para qualquer hora e momento. 8. Sandália Cecília em tecido PU italiano na cor caramelo com design, simples e contemporâneo, confortável e ideal para o dia-a-dia.

6.

5.

6. Rasteira Soraia em tecido gliter na cor prata com pedrarias, exclusiva, chique e elegante para se destacar no réveillon.

9. Rasteira Emma tecido em napa metalizado na cor ouro, praticidade com estilo para seu dia-a-dia

8.

10. Sandália Rita em tecido verniz amarelo pastel. A tendência desse verão são tons pasteis para romantizar e combinar com qualquer peça do seu guardaroupa Fique linda e exclusiva com Adabella Calçados !!!! Adabella Linda de usar fácil de vender

9.

20

10.

Os calçados Adabella são produzidos com o mais alto e rigoroso controle de qualidade, pensando no conforto para o dia-a-dia uma fácil aceitação de mercado, devido suas estampas e modelos exclusivos. Sempre um modelo que combina com você.

Revista Valoriza


21 Rua Mesopotâmia, 109 - Cotia - Vianna Village. Km. 25 da Raposo Tavares, sentido São Paulo 11 4612-4407 Instagram: @bellahomedecorr Facebook.com/bellahomedecorr Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 10h às 20h Domingo e feriados das 10h às 17h

1. Poltrona EGG Poltrona: 89 x 109 x 60 cm Pufe: 53 x 38 x 40 cm Alt. do Assento: 39 cm

2. Mesa Floripa

2.

3. IB340 STAR 2 Lugares: 145cm x 82cm x 81cm Disponível em diferentes tamanhos.

1.

4. IB191 RECAMIER Disponível em diferentes tamanhos. 140cm x 63cm x 65cm 160cm x 63cm x 65cm 190cm x 63cm x 65cm

3.

5. IB389 CHARLÃ Disponível em diferentes tamanhos.

6. Sofá Orgânico Disponível em diferentes tamanhos.

4.

7. IB343 DAY Disponível em diferentes tamanhos. Este com: Profundidade com retrátil aberto: 153cm Altura do assento: 46cm Assento livre: 55cm Assento livre aberto: 100cm

5. 6. 7.


especial natal

Solange

Almofadas

Encomendas de almofadas com estampas personalizadas. Prazo de entrega: 7 dias corridos. Fazemos a estampa que você quiser, atendimento pelo whatsapp: 9.7596-0997 (atendemos Vargem Grande, Caucaia e Cotia)

1. Almofadas estampadas Tamanho 35cm×35cm Tecido Oxford e enchimento 100%fibra. Preço: R$ 20,00 com um lado estampado. R$ 22,00 com estampa nos dois lados.

1.

Empório Chokolates Avenida Presidente Tancredo Neves, 680 loja 3 - centro de Vargem Grande Paulista Tel.: 4616-0046 facebook.com/chokollatesvgp

1.

2.

3.

1. Cesta de feltro, motivos de Natal com chocolates e biscoitos (montamos qualquer tipo de cestas e arranjos) 2. Lata retrô com chocolates italianos (também temos: Suíços, Belgas, Alemão e outros) 3. Garrafa com deliciosos chocolates Italianos 4. Várias opções de bebidas para você degustar ou presentear (vinhos, cervejas especiais nacionais e importadas, cachaças, espumantes, entre outros) 5. Copos, taças de cerveja e canecas para várias ocasiões, objetos de times entre outros presentes

4. 22

5. Revista Valoriza


23 Rua Copersucar, 91 Cotia-SP km 29 da Raposo Tavares, sentido SP 11 4703-8636 Instagram: @saldaodecor Facebook.com/saldaodecor Horário de funcionamento: Sábado das 9h às 19h Domingo e feriados 10h às 17h

1.

2.

3.

4.

1. Buffet 3 Portas Disponível em diferentes estampas. - Possui impressão digital UV (Ultravioleta) no MDF 15 mm com acabamento em BP na frente; - Pés Palitos Em Madeira Maciça 30 cm - 2 portas com dobradiça de amortecimento; - Possui 5 prateleiras e 1 gaveta no interior; - Feito especialmente para deixar seu ambiente mais bonito. Dimensões: Altura: 75cm Largura: 150cm Profundidade: 35cm 2. Armário 1 Porta Eiffel Disponível em diferentes estampas. Dimensões: Profundidade: 45cm Altura: 85cm Largura: 35cm 3. Sofá Confortable Reclinável/ Retrátil/ Pillowtop de 17cm Disponível em diferentes tamanhos. 4. Aparador Olga Disponível em diferentes cores. Nos Tamanhos: -120cm com 2 gavetas -150cm com 3 gavetas

5.

6.

5. Cadeira Eiffel Botone Disponível em diferentes cores. Material: Assento em PU com acabamento botonê, base em madeira. Dimensões: Profundidade: 42cm Altura: 84cm Largura: 48cm 6. Sofá Oscar Reclinável/ Retrátil/ Disponível em diferentes tamanhos. 7. Mesa Eiffel Disponível com tampo de madeira laqueada, fosca e vidro

7.


turismo

24

Revista Valoriza


25

Cânion do Xingó

o Velho Chico nos leva ao paraíso Quem não se lembra da novela “O Velho Chico”? A novela retratava uma região com cenários de tirar o fôlego. Nas águas do imponente Rio São Francisco, o ‘Velho Chico’, que tem sua nascente no estado de Minas Gerais, passando pelos estados da Bahia, Pernambuco e deságua no sul de Alagoas, em Sergipe. Guarda para nós um lugar de beleza rara e inesquecível, que todas as pessoas do mundo precisam

fonte: guiaviajarmelhor.com.br

O Passeio

Para chegar no 5º maior cânion navegável do mundo é preciso percorrer 18 km em charmosos catamarãs, que suportam até 250 passageiros. O passeio dura em média 3 horas, sendo 1 hora para chegar até o cânion, 1 hora para banho e outra para voltar. Na viagem os funcionários da embarcação apresentam histórias regionais e curiosidades sobre o Velho Chico e as cidades do entorno. A embarcação também oferece banheiros, duchas e um restaurante compacto com opções de petiscos e bebidas. Durante o percurso os visitantes seguem admirando a imensidão do Rio São Francisco, cercado por montanhas iluminadas pelo forte azul do céu, quase sempre com poucas nuvens.

visitar, o Cânion do Xingó. O paraíso é formado por enormes paredões em tons alaranjados que se destacam em meio às águas verdes do Rio São Francisco. Cheio de histórias sobre a cultura nordestina e do cangaço, que nos anos 30, teve um grande marco na história do Brasil, ficando conhecido mundialmente pelos feitos de Lampião, Maria Bonita e seu bando. O acesso para os cânions

está na pequena cidade de Canindé, no sertão sergipano, a 220 km de distância da capital Aracaju. A estrada que corta o estado passa por sete cidades e inúmeras paisagens em meio à caatinga, que vão se transformando com os enormes pedregulhos e cactos típicos da região, como o xique-xique, palma e mandacaru, que brotam do chão em uma vegetação rasteira típicas do sertão. No caminho várias casinhas

modestas com famílias sertanejas conversando na calçada, revelam um pouco da calmaria do sertão nordestino. O Cânion do Xingó surgiu após o represamento das águas do Rio São Francisco para a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó, na divisa entre Alagoas e Sergipe. São 60 km de extensão onde a água do rio pode alcançar 190 metros de profundidade em alguns pontos.


especial estética

nunca sai

de moda Os tons que vão conquistar a sua

cabeça no verão 2018

26

Revista Valoriza


27

Ter um cabelo lindo e poderoso é o sonho de toda mulher, mas quando o assunto é mudar a cor ou trabalhar outros tons para os fios, o loiro é quem ganha espaço. Todo ano surgem novas tendências para iluminar o verão. E para 2018, os loiros claros, que inclui o platinado, estarão em alta, chegam para arrasar e mostram como esta tendência ganha força. Mas a nova estação surpreende também quem gosta de tons de loiro mais escuro. Para Marcos Aurélio, hairstylist do Studio Lluminous, quem tem cabelo castanho gosta mais desta opção. O uso de mexas loiras nestes fios faz muito sucesso, principalmente para as mulheres que ainda não se sentem 100% confiantes na mudança radical de cor. “O tom sobre tom pode ser feito com coloração ou descoloração. Tudo depende da estrutura do cabelo. Se ele tiver com mais resistência optamos por descolorir, pois este método nos ajuda a trabalhar mais a cor. Mas se o cabelo estiver um pouco mais sensibilizado, usamos a coloração e iniciamos um tratamento para recuperá-los.” O hairstylist diz ainda que os tons que estarão em alta são loiro dourado, loiro platinado, loiro mel ou perola.Mas ressalta que a cor para ficar bonita precisa combinar com a pele de cada um. Os tons mel e perola dão um efeito iluminado ao cabelo, são

elegantes, sofisticados e combinam com pessoas de pele morena clara. Já o loiro dourado é uma cor mais quente, brilha mais na luz e seu reflexo é mais intenso. Geralmente as mulheres mais maduras são as que procuram esta tonalidade. Por sua vez, o platinado é tom da mulher moderna, sensual e que veio ao mundo para arrasar. Porém, ele exige muito cuidado e tratamento intensos, porque afina e danifica o fio. “Esta é uma cor linda, uma das minhas preferidas e adoro quando vejo minhas clientes sorrindo com o resultado. Mas sempre falo que além das pontas duplas, ter um platinado significa tratamentos como hidratação e xampus especiais para não amarelar, e a cada dois meses é preciso matizar”, afirma. Além dos tons de loiros, outra tendência para 2018 são as franjas que voltam com tudo. “A franja influencia muito no designer do rosto e realça não só a cor, como o corte”. Marcos Aurélio cita como exemplo o cabelo da personagem vivida pela atriz Glória Pires, na segunda fase da novela O Outro Lado do Paraíso. Ela mostra que a franja pode sim ser usada em mulheres e sem preconceito. “As novelas são grandes vitrines quando o assunto é moda e beleza. Por isto, tenho certeza que no próximo ano as franjas chegam para fazer a cabeça da mulherada”.

Mas independente da cor ou do corte, os cuidados diários com o cabelo são fundamentais para manter os fios saudáveis. Um dos vilões dos fios é o uso frequente da piastra (chapinha), ferramenta usada nos salões, para finalizar alguns procedimentos. “O uso da piastra diariamente causa o ressecamento dos fios e, no caso dos cabelos platinados, deixa a cor amarelada. Então,dê preferência para o secador”. E conclui: “Procure fazer hidratações com mais frequência e busque um salão que cuide da sua beleza com o mesmo cuidado com qual escolhe seus produtos. Isto é fundamental.”.

atenção! O hairstylist diz ainda que os tons que estarão em alta são loiro dourado, loiro platinado, loiro mel ou perola. Outra tendência para 2018 são as franjas que voltam com tudo.


especial decorar

o caminho Empresa com mais de 30 anos no ramo de pedras na cidade de Vargem Grande Paulista ascido na cidade de Olímpia, interior de São Paulo, Manuel Ribeiro, hoje com 81 anos, conta que aos 18 anos veio para a capital paulista buscar oportunidades. Foi morar com familiares na zona leste, e aos poucos, foi crescendo profissionalmente. Casou-se,

28

constituiu uma família e veio morar na zona oeste de São Paulo, onde montou sua empresa na área da construção civil, construindo piscinas de alvenaria. As coincidências da vida levaram Manuel a conhecer a cidade de Vargem Grande Paulista. Na época, em 1984, ele construía muitas piscinas por toda São Paulo. Entre idas e vindas à casa de um de seus clientes,

e foi conhecendo melhor a cidade do interior. Manuel percebeu que a região estava crescendo e seria uma oportunidade de investir ali. Em uma noite, recebeu uma ligação de um de seus clientes. Ele o procurou e ofereceu uma parceria na cidade de Vargem Grande Paulista. Ele entraria com o terreno e Manuel com a experiência.

Revista Valoriza


29

Nasceu assim, na esquina da Rua Casuarinas, a empresa Pedras Bariloche. “Somos os pioneiros com pedras e ardósias em Vargem Grande Paulista, garantindo qualidade e o melhor atendimento”, conta Manuel. A empresa está no mercado há 33 anos, trabalhando com a satisfação de seus clientes. Manuel afirma que a especialidade de sua empresa é o bom atendimento, e a flexibilidade nos negócios. “O intuito dos nossos clientes é realizar seus sonhos. O nosso é oferecer o melhor serviço. Desta forma, conseguimos chegar a excelência”. O uso de pedras decorativas é algo que

tem se tornado cada vez mais frequente nas fachadas e interiores de casas e empresas. A empresa do senhor Manuel, a Pedras Bariloche, oferece pedras naturais para pisos, revestimentos, decorações e móveis de ardósia. Seus clientes podem escolher entre a Pedra Madeira, Miracema Cinza, Pedra Mineira Santomé, Caco Amarelo ou Branco Grosso, Ardósia, Pedra de rio, Pedra Moledo, entre outras. Uma vantagem das pedras decorativas em um projeto arquitetônico é personalizar a casa, harmonizando e agregando um ambiente. Em uma fachada, por exemplo, a casa se torna mais charmosa, em mui-

tas vezes até valoriza. Além do charme, o custo-benefício é outro fator de relevância. A mão de obra para instalar pode até parecer de início um pouco salgado, mas com o passar dos tempos você irá perceber o benefício de uma parede de pedras: sem retoques de tintas, ou substituição de outros materiais. É lógico que cada casa e gosto são diferentes um do outro, por isso o mercado dispõe de uma grande variedade de pedras. Assim, facilita você encontrar o formato, a cor e o padrão das pedras decorativas que mais combina com seu estilo e projeto.


gastronomia

BACALHAU Ã LAGAREIRO

30

Revista Valoriza


31

Ingredientes BACALHAU À LAGAREIRO Prato típico português, o Bacalhau à Lagareiro é uma das receitas mais veneradas em Portugal. Muito antes dos portugueses avistarem o Brasil, o bacalhau já fazia parte de sua culinária. Ao salga-lo, sua durabilidade era extremamente

maior que os outros alimentos. Assim, nas longas viagens pelo mar, o bacalhau era um dos principais pratos dos navegantes. Foi assim, que ao chegar no Brasil, uma típica comida portuguesa começou a ser conhecida. Porém, somente anos depois, com a chegada a Família Real Portuguesa, que esse costume pelo bacalhau, foi se tornando também uma tradição brasileira. Hoje em dia é um prato típico em duas épocas do ano, Natal e Páscoa. A batata e os legumes vieram com os espanhóis, complementando o prato.

1 quilo de bacalhau salgado 6 ovos caipiras 30 mini batatas Azeite extravirgem 12 folhas de louro Sal grosso Sal Pimenta do reino 100 gramas de manteiga 3 pimentões verdes 4 cebolas grandes com pele 2 colheres de alho picado 8 dentes de alho amassados 1 gema Suco de 1 limão 16 azeitonas pretas portuguesas Pimenta do moinho Folhas de salsa


gastronomia

ANTES DO PREPARO

Dessalgue o bacalhau durante um período de 4 a 5 dias na geladeira, trocando a água com gelo diariamente.

MODO DE PREPARO

Ovos:ferva uma água sem sal; coloque os ovos na água fervente; deixe cozinhar de cinco a seis minutos e retire com cuidado. Coloque na água bem fria; deixe na geladeira por 6h; descasque dentro da água com cuidado (deixe na água). Batatas ao murro:tempere as mini batatas com azeite e sal grosso; coloque num tabuleiro em cima de uma cama de sal grosso; asse de 20 a 30 minutos no forno a 180°C coberto de papel alumínio; depois de assadas, guarde 4 batatas (para o molho aioli); amasse as outras com a mão (ao murro); frite só de um lado numa frigideira com azeite e tempere; frite no mesmo azeite as folhas de louro. Bacalhau e Legumes:pincele as postas de bacalhau com manteiga; coloque em uma grelha de peixe e leve a churrasqueira por aproximadamente de 10 a 15 minutos (lado da pele primeiro). Após grelhado, abra o bacalhau em lascas (tirando pele e espinhas).Coloque os pimentões e cebolas num espeto e queime na brasa; retire a pele dos pimentões depois de queimado e corte em tiras longas; descasque as cebolas depois de queimado e corte em fatias. Molho Aioli:descasque as batatas; amasse no pilão junto com o alho, a batata, o sal, a pimenta-do-reino e a gema.Acrescente devagar o azeite até ficar como uma maionese; tempere com gotas de limão.

MONTAR O PRATO

Coloque numa travessa as batatas e o azeite com louro; depois uma camada de cebolas, pimentões e alho; logo em seguida, as lascas de bacalhau.Coloque mais uma camada de cebolas, pimentões e alho, e também as azeitonas. Regue com azeite português extravirgem.Asse por aproximadamente de 12 a 15 minutos.Coloque os ovos cozidos na água quente (muito delicado).Quando tirar o bacalhau do forno, acrescente os ovos no prato.Tempere com pimenta do moinho e coloque as folhas de salsa. Por fim,sirva com o molho aioli.

Essa receita foi um oferecimento da Iva Marcasso, proprietária do restaurante A Quinta do Bacalhau, confira essa e outras delícias no local. Informações e reservas pelo telefone: (11) 4616-5481 / 99390-4033 E-mail: contato@aquintadobacalhau.com.br Almoço: de Terça a Quinta das 12h às 16h e no Domingo das 12h às 17h Almoço e Jantar: As Sextas e Sábados das 12h às 23h Estrada de Caucaia, nº 1.597 Caucaia do Alto – Cotia – São Paulo Acesso pelo km 39 da Rodovia Raposo Tavares

32

Revista Valoriza


33

solidariedade

AMIGAS DA SOLIDARIEDADE Três amigas e um só objetivo: ajudar o próximo

t

rês mulheres se uniram para arrecadar mantimentos, roupas, calçados, brinquedos, fraldas, entre outras necessidades para duas instituições da região. Uma das instituições é voltada para crianças e adolescentes, e a outra atende idosos. A amizade das três mulheres, Patrícia Cavalcante Ferreira, Letícia Collos Miguele e Bruna Macedo Baeder, surgiram da coincidência de ajudar o próximo. Bruna e Letícia já se conheciam há muito tempo e faziam algumas arrecadações para ajudar algumas famílias carentes. A Patrícia também já fazia esses trabalhos voluntários antes de conhecer as duas amigas. “Faço este trabalho há quase 20 anos, sempre sem vínculo efetivo com instituições, apenas com amigos que me ajudam. Aprendi desde criança que, como pessoa, como cidadã,

temos que estender a mão às pessoas que necessitam”, conta Patrícia. A amizade das três surgiu em uma conversa de atendimento ao cliente. Letícia é médica veterinária e estava cuidando de um dos animais de estimação de Patrícia. Entre uma conversa e outra, as duas perceberam que tinham algo em comum, o engajamento de ajudar o próximo. Para Letícia, os trabalhos voluntários a engrandeceu como ser humano.“Ajudar não faz bem apenas para quem recebe, faz muito mais para quem doa. Se uma pessoa sozinha pode mudar um lugar, juntas podemos mudar o mundo”. As três uniram forças e hoje fazem arrecadações para as duas instituições e também para algumas famílias carentes.“A ajuda não precisa ser apenas com bens materiais, mas sim de corpo e alma. Às vezes, só precisamos doar nosso tempo”, conta

Bruna. Para as três, o mais gratificante no trabalho voluntário é fazer algo a quem precisa, e receber de volta um sorriso. O Lar Agrícola A Semente é uma organização sem fins lucrativos, que abriga crianças e adolescentes abandonadas, órfãos, em situações de risco social ou familiar da região Oeste da Grande São Paulo. A outra instituição que as três amigas ajudam é o Lar Escola Francisco Cândido Xavier (Lar Xavier). Essa instituição é um abrigo para 20 idosos carentes e abandonados, de ambos os sexos. Se você também quer fazer algo para o próximo, mas não tem tempo para se dedicar ou levar doações. Patrícia, Letícia e Bruna vão até você para arrecadar e entregar nas instituições. É simples, apenas entre em contato com elas, pelo whatsapp: (11) 9.5311-5717 (Patrícia).

DADOS DAS INSTITUIÇÕES Lar Escola Agrícola A Semente

CNJP: 50.521.475/0001-00 Endereço: Estrada do Una, 164, Aguassaí, Cotia, SP, CEP 06726-295 Telefones: 4611-5765 / 4242-1771 – Celular:9.7424-0844 E-mail: laragricola.cotia@yahoo.com.br Conta Bradesco Ag. 0160-0 – C/C 23487-7

Lar Escola Francisco Cândido Xavier

CNPJ:51.455.178/0001-68 Est. do Cruzeiro, 8250- Caucaia do Alto -Cotia/SP - CEP 06723-220 Tel.(11)4611-0641 E-mail: larescolafcx@outlook.com.br Conta Bradesco Ag:1018 - C/C 2380-9


Serviços úteis

encontre aqui PROFISSIONAIS DA REGIÃO Adriana Almeida

Beatriz Mendes dos Santos

9.6449-6226

9.96698-7828

MANUTENÇÃO DE COMPUTADOR

9.6449-6226

Lidiane Viana

Sheila A. Domingues

Everton Albino Rodrigues

BABÁ

9.9626-5649

9.9595-5994

9.4903-9607

Kethelyn Cristine

Jessica Evelin de O. Rodrigues

9.7428-2591

9.4017-7595 / 9.8601-4786

AJUDANTE DE COZINHA Adriana Almeida

Andressa da Silva Azar 9.9910-4056 / 4242-9845 Aparecida Rebouças (formada em enfermagem) 9.9667-3648 Barbara Letícia P. dos Santos 9.4751-8951 Naiara Fernandes de Jesus 9.5410-3712 Beatriz Mendes dos Santos 9.96698-7828 Tânia Rodrigues 9.4167-3778 Rosemeire A. Domingues 4158-6299 / 9.9853-0442 Luana Rocha da Silva Anjo 9.6272-9212 Adriana C. de Alburquerque 9.6183-4326 Sheila Aparecida Domingues

COZINHEIRA

Adriana C. de Alburquerque 9.6183-4326

Cintia Soares de Oliveira

Carine Borges

9.9706-5864

9.9684-2212

ELETRICISTA

Kátia Neves S. Machado 9.6403-0860

Nem Silva

Rosemeire A. Domingues

9.9753-3550

4158-6299 / 9.9853-0442

Felipe Dutra

Tânia Rodrigues

9.8718-1593

9.4167-3778

Luiz Fernando A. da Luz

Beatriz Vitória Pereira Silva

9.7179-1462

9.5569-2781

Eduardo Clem Albuquerque

Elizabeth Vieira Trindade

9.8599-8652

9.6388-4338

ENCANADOR

Lidiane Viana 9.9626-5649

Alex Reis

Mayara Oliveira

9.6184-4268

9.8647-2346 Kethelyn Cristine

9.9595-5994

FAXINEIRA

Cristina Matos

Tairiny Souza P. da Silva

Karolaine F. dos Santos

9.5747-3951

9.8421-3266

9.5407-7375 Evilin de Araújo 9.7297-8801 Carine Borges 9.9684-2212 Nilma Santos do Rosário 9.8405-8247 Amanda de Jesus F. Pires 9.7465-9713 Kelly A. de Souza Santos 9.9805-5697 Daiene Regina de Oliveira 4717-1070 / 9.9648-4092

Claudete Aparecida Pereira

9.7428-2591

9.6414-8164

JARDINEIRO

Evilin de Araújo

Joel Antonio da S. Junior

9.7297-8801

9.5057-2457

Andressa Santana dos Reis

Nelson

9.6200-8240

9.5300-8220

Cintia Soares de Oliveira

Alex Reis

9.9706-5864

9.6184-4268

Naiara Fernandes de Jesus 9.5410-3712

MANICURE

Deise Aparecida Ferreira

Raquel Silva

9.8116-6027 / 4784-3534

9.4366-8916

PEDREIRO Tiago Fragoso F. da Silva 9.6495-9417

Irineu Alves de Oliveira 9.7268-5812 / 4784-3534 Nelson de Souza 9.7586-0646

Joao Batista Rodrigues Silva 9.7382-0109 Alex Reis

9.6184-4268

PINTOR Nelson de Souza 9.7586-0646

Cicero Alex S. Rodrigues 9.6271-5128 Diego Brito

9.7551-0220 Nelson

9.5300-8220 Alex Reis

9.6184-4268

Matheus Fernando Machado 9.4335-0618

Fabrício Santos da Silva 9.9304-6030

Valdemir T. dos Santos 9.7407-8695

PISCINEIRO Irineu Alves de Oliveira 9.7268-5812 / 4784-3534 Alex Reis

9.6184-4268

Fabrício Santos da Silva 9.9304-6030

* A Revista Valoriza apenas disponibiliza contatos de profissionais da região, portanto, não se responsabiliza pelo serviço prestado.

34

Revista Valoriza


Profile for Revista Valoriza

Revista Valoriza Edição 01  

Revista regional de distribuição gratuita nas cidades de Vargem Grande Paulista, Caucaia do Alto e Cotia no estado de São Paulo.

Revista Valoriza Edição 01  

Revista regional de distribuição gratuita nas cidades de Vargem Grande Paulista, Caucaia do Alto e Cotia no estado de São Paulo.

Advertisement