a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 1

Revista

1 EDIÇÃO

09 SET

2018

O RECONHECIMENTO QUE A REGIÃO MERECE

e mais Diih Leite

A influenciadora digital mais querida da região completou 27 primaveras

Trio Sound Film A loja em excelência para serviços automotivos

Solidariedade

Tatuadora cobre cicatrizes e alivia dores da violência contra mulheres

Gastronomia

Mamma Mia! Antepasto e pão italiano, uma combinação perfeita para surpreender amigos e familiares

a ç i t s e m a s i a m

a j e n a t ser l i s a r do B

Nayara Sayuri, 24 anos de carreira, com muitas experiências na TV, no rádio, no teatro, na publicidade e nos palcos.


valorize

NA ABA DO CHAPÉU

www.revistavaloriza.com.br _______________________

Carolini del gaiso

Mais uma vez o clima sertanejo está em nossa região, agora é a cidade de Vargem Grande Paulista que convida a todos para a festa Agrofest. Entramos no clima da bota, do chapéu, da arena e da música de alta qualidade! E, escolhemos a cantora sertaneja mais mestiça do Brasil para ilustrar nossa capa de setembro. Nayara Sayuri é moradora de Vargem Grande Paulista, cantora desde os três anos de idade e em um almoço descontraído no Fields Restaurante & Bar, localizado na mesma cidade, nos contou com exclusividade a sua trajetória profissional nos palcos e em outras vertentes artísticas. A mestiça já foi apresentadora de programa infantil, locutora, atriz em peça musical, além de participar de diversos programas da TV brasileira. A matéria está espetacular! Continuando no clima sertanejo, estivemos no Baile da Rainha Agrofest 2018, e registramos os melhores momentos. E falando em festa, os cliques não pararam na maior festa eletrônica da região, o Lola Sunset, que aconteceu no Fields Restaurante & Bar, em Vargem Grande Paulista. E, quem apagou a velhinha de um ano foi o Cross Nutrition Box VGP, registramos tudo! Além é claro dos nossos destaques da região, com as novidades de nossas cidades, além de campanhas e programações. Temos também nessa edição de número nove, as matérias de nossas colunistas Diih Leite e Júlia Leite, que trouxeram todos os detalhes da comemoração das 27 primaveras da nossa querida influenciadora digital, e ótimas dicas da nossa nutricionista sobre alimentação esportiva. Será que você come suficiente para um corpo ativo? Confira essas matérias que estão shows! E, que tal pensar no próximo? A matéria de solidariedade desse mês é de arrepiar. Uma tatuadora que cobre marcas de violência para estimular a autoestima dessas pessoas. Vale à pena ler! E pra terminar de ‘devorar’ nossa nona edição, mais uma vez trouxemos um destino espetacular, o Clara Ibiúna Resorts que abriu suas portas e nos privilegiou com um lugar delicioso para você passar ótimos dias com sua família. E a gastronomia desse mês? Mama mia! Antepasto e pão italiano de uma só vez, pra você arrasar e mostrar seus dotes culinários aos amigos e familiares. Pra finalizar, empresários de uma loja de serviços automotivos explicam o sucesso e a confiança que seus clientes têm em seus serviços. É isso! Nossa nona edição está linda, repleta de informações. Agora, saboreie!

Boa leitura! Carolini Del Gaiso

Diretora

4

Sócia-Diretora Jornalista Responsável MTB 0085090/SP

mauricio paroni Sócio-Diretor Diretor de Arte

Aline Santos

comercial@revistavaloriza.com.br (11) 9.7464-9109

fotos da edição

DESTAQUES DA REGIÃO: VAGNER SANTOS (Prefeitura de Cotia) WILLIANS PITTA (Rotary) FOTO CAPA E MATÉRIA DE CAPA: FERNANDO AK @nandoak

revisão de textos SILVANA L. PARONI

Contato valoriza

revistavaloriza@gmail.com valoriza@revistavaloriza.com.br 11 94746-9720 Circulação: km 30 da Rodovia Raposo Tavares até o km 50 da Rodovia Bunjiro Nakao; Avenida Água Espariada; Caucaia do Alto; Avenida Mario Issac Pires; Vargem Grande Paulista; Cotia Portão; Cotia Centro; Atalaia; Jardim dos Ipês e Jardim Sabiá. Tiragem: 10 mil exemplares A Revista Valoriza é um veículo de comunicação mensal gratuito. Os conceitos emitidos nos artigos assinados e dos entrevistados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam obrigatoriamente a opinião deste veículo. O conteúdo dos anúncios são de inteira responsabilidade dos anunciantes.

Revista Valoriza


índice 08

25

18

08 destaque

Os destaques importantes da região

“Carol e Mau obrigada por acreditarem no projeto do Encontro de Festeiros. Sem palavras por toda a produção para esta foto linda da capa feita pela Ju e Katia.”

12 eventos

Os eventos que badalaram a região

14 Trio Sound

A loja em excelência para serviços automotivos

z o v a su

Camila Lages

Fundadora do Encontro de Festeiros

14

16 indiihcas

26

Dicas de Estilo de Vida, lugares e lojas com Diih Leite

18 bem-estar

20

Júlia Leite dá dicas de alimentação saudável e bem-estar

20 capa

“Sério! Fiquei muito feliz com o convite para ser capa da edição 8 dessa revista, junto com minha sócia, parceira e amiga Camila Lages. A matéria ficou linda! Obrigada Carol e Mau pelo convite e pelo carinho com nosso trabalho no Encontro de Festeiros! ”

Flávia Macedo

Fundadora do Encontro de Festeiros

Nayara Sayuri, a mestiça mais sertaneja do Brasil

16

24 Solidariedade

Tatuadora cobre cicatrizes e alivia dores da violência contra mulheres

25 paisagismo

Dicas de como fazer o seu cantinho ficar incrível

26 destinos

Santa Clara Ibiúna Resort, um pedacinho do céu na região

30 Gastronomia

Receitas maravilhosas de Caponata de Berinjela e Pão Italiano

30

24

A Revista Valoriza dedica este espaço exclusivamente para você que queira compartilhar conosco suas sugestões, reclamações e até elogios sobre nosso trabalho e nossa região!

Valorize-se. escreva!

Estamos te aguardando no email da revista:

valoriza@revistavaloriza.com.br

www.revistavaloriza.com.br

33 delivery

Um especial com Deliverys de comida na região

34 serviços úteis

Uma lista de serviços que atendem a região

6

Revista Valoriza


destaques da região

CONVIVENDO COM DIABETES ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTOS DE PROFISSIONAIS EM COTIA

COMBATE À VIOLÊNCIA

A Secretaria de Saúde de Cotia acaba de lançar um grupo de promoção à saúde chamado “Convivendo com o Diabetes”, na Policlínica do Portão. Uma equipe multidisciplinar vai auxiliar cerca de 70 pacientes que já são acompanhados no local a manterem a doença controlada buscando a qualidade de vida de cada um. Eles serão acompanhados por médicos, enfermeiros, nutricionistas, além de participarem de atividades físicas com a orientação de um profissional de educação física.

CONTRA A MULHER EM COTIA

No mês de agosto em que a Lei Maria da Penha completou 12 anos, as ações de combate à violência doméstica ganharam um importante instrumento que garantirá mais agilidade aos processos relacionados ao assunto. Trata-se do “Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher” implantado no Fórum de Cotia, que foi entregue no dia 22 de agosto. O espaço foi instalado com o apoio da Prefeitura de Cotia e vai auxiliar na divulgação e adesão ao programa Guardiã Maria da Penha, criado pela Prefeitura de Cotia, por meio de um termo de cooperação técnica com o Ministério Público (MP). A partir de agora, os processos que tratam sobre violência doméstica serão destacados dos demais, garantindo mais agilidade na análise, na liberação de medidas protetivas, entre outros.

INCENTIVO À LEITURA

Centenas de pessoas passaram pela Feira do Livro, no Calçadão Central, em Cotia, entre os dias 11 e 19 de agosto. O projeto foi realizado por diversas editoras que trouxeram centenas de livros a preços populares para o município. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer. Foram vendidos mais de 600 livros infantis.

JUDOCAS DE COTIA CONQUISTAM MEDALHAS

No último final de semana de agosto, os atletas da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Cotia, da divisão especial, faturaram três medalhas de ouro e uma de bronze no XV Torneio Profº Sukeji Shibay, que aconteceu em Osasco.Nas disputas individuais, Jaqueline Souza e Lucas Andrade foram campeões. O evento, da Federação Paulista de Judô, contou também com uma competição por equipes, os representantes da equipe principal de Cotia voltaram a vencer e garantiram mais uma medalha de ouro no adulto feminino, e bronze no adulto masculino.

8

Revista Valoriza


9

BASE DO SAMU

É ENTREGUE EM CAUCAIA DO ALTO

CURSOS PROFISSIONALIZANTES NO PARQUE DO AGRESTE, EM VARGEM GRANDE PAULISTA

A prefeitura de Vargem Grande Paulista, junto à Secretaria de Assistência Social, inaugurou o mais novo Centro Integrado de Cursos no bairro Parque do Agreste. O CIC fornecerá diversos cursos profissionalizantes para os moradores da região que buscam de alguma forma aumentar sua renda familiar, tendo como objetivo capacitar cada dia mais a mão de obra dos munícipes. Serão 25 alunos por curso, que serão divididos entre o período da manhã e noite. Os cursos terão a duração de 4 meses, os alunos receberão o certificado de conclusão comprovando a capacidade de atuar no mercado de trabalho. Os cursos oferecidos são: panificação, confeitaria, artesanato em geral, manicure, cabeleireiro, design de sobrancelhas, reforma de roupas, roteiro da costura, e corte e costura básico, oficina criação e customização.

No último dia do mês de agosto, 31, o distrito de Caucaia do Alto, em Cotia, recebeu a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A nova base conta com equipe e viatura próprias. Com este investimento, a Prefeitura de Cotia garante que o socorro, especialmente nos bairros afastados de Caucaia, chegue com mais agilidade. Ela funcionará 24h, de domingo a domingo, e é a primeira da Regional Oeste a contar com rádio comunicador com tecnologia digital. Uma viatura básica será utilizada nas ocorrências. O veículo conta com pranchas, cilindros de oxigênio, sendo um cilindro portátil, kits de socorro adulto e infantil, desfibrilador automático portátil, aspirador, oxímetro, dextro, talas, cadeira para transporte, entre outros.


destaques da região

NAYARA SAYURI

SE APRESENTARÁ NO VIÑA CLUB

A cantora sertaneja Nayara Sayuri, que ilustra nossa capa desse mês se apresentará no próximo sábado, 15 de setembro, no Viña Club, em São Roque. A casa de shows proporciona um novo conceito musical, com pista de dança, ambiente interno e externo que comporta até 900 pessoas, e um amplo estacionamento. A casa fica na Rodovia Raposo Tavares, km58, em São Roque. Para maiores informações: (11) 9.4305-1023.

PELA PAZ

COTIA REÚNE CENTENAS DE PESSOAS EM EVENTO

Com a proposta de promover a união, o respeito, a tolerância e a paz, a 1ª Caminhada pela Cultura de Paz reuniu centenas de pessoas no centro de Cotia, no domingo de 26 de agosto. Sob chuva e frio, diferentes vertentes religiosas caminharam da Praça da Matriz até a Praça Joaquim Nunes, onde várias atrações culturais e artísticas aconteceram ao longo do dia. O evento reuniu umbandistas, evangélicos, budistas, xamanismo e espíritas. Todos puderam falar de princípios e serem ouvidos com respeito. Apresentações de música, dança, poesia, barracas com artesanato, comida, livros, cd’s marcaram o Movimento criando um universo de trocas culturais, conversa e paz.

PROJETO EM ANDAMENTO DE AMPLIAÇÃO

DE ESCOLA MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE PAULISTA

A prefeitura de Vargem Grande Paulista, por meio da secretaria de Educação, iniciou em agosto, a reforma na Escola Municipal Genésio da Luz Novaes do bairro Capela de São Pedro. As obras têm como objetivo ampliar a capacidade de alunos na escola, gerando novas vagas para mais crianças do bairro. Será construída uma nova sala de aula, e a quadra recreativa ganhará uma cobertura, ampliação de área e será cercada por alambrado.

MULHERES EMPENHADAS EM EVENTO PARA VACINAÇÃO

O Rotary Club De Cotia Mulheres Empreendedoras, desde sua fundação em 2012, mantém anualmente o ‘Posto Rotary’ de vacinação no ‘Dia D’, esse ano foi no dia 18 de agosto, no Ginásio Poliesportivo do Parque São George, em Cotia. No intuito de aumentarem o número de vacinações para que mais crianças sejam imunizadas contra o Sarampo e a Poliomielite, o grupo de mulheres se uniu com a Vigilância Epidemiológica de Cotia, grupos, instituições e empresas privadas, e realizaram um grande evento para as crianças e seus familiares com brinquedos, trenzinho, pipoca, cachorro quente, corte de cabelo, entre outros atrativos. O Zé e a Maria Gotinha foram presenças garantidas, e juntas vacinaram 173 crianças.

10

Revista Valoriza


11

SEM CANUDOS PLÁSTICOS

A sociedade mundial está tão habituada ao uso do canudo de plástico que, muita gente, nem se atenta ao impacto ambiental em consequência de sua produção. Feitos com polipropileno e poliestireno, os canudinhos não são biodegradáveis e podem demorar até mil anos para se decompor no meio ambiente. Preocupada com o impacto desse produto no meio ambiente, a cidade de Cotia, em junho de 2018, sancionou uma Lei que tem como objetivo banir o fornecimento de canudos de plástico por parte dos estabelecimentos comerciais. Cotia sai na frente e ratifica o seu compromisso com o crescimento sustentável e com a preservação do meio ambiente. A Lei 2021, determina que todos os estabelecimentos disponibilizem canudos de papel biodegradável ou reciclável, individual e hermeticamente embalados com material semelhante. A Prefeitura de Cotia deu um prazo de seis meses para que os comerciantes se adequem à nova legislação, que se desrespeitada, prevê multa. A fiscalização começa em janeiro de 2019.


eventos

As mais belas de Vargem Grande Paulista No primeiro dia do mês de setembro aconteceu no espaço de eventos Bentocom 43, o Baile da Rainha. Foram 15 candidatas que disputaram as faixas de mulheres mais belas da cidade. O evento foi realizado pelas empresas MTF2 Produções & Eventos, G12 Eventos e Fields Restaurante & Bar, dos empresários Ronaldo Britto, Mercier Morete, Felipe Estevan e Gabriel Gasperini, que se destacaram pela organização e satisfação dos que estavam presentes. As ganhadoras das faixas de mulheres mais lindas da cidade foram: Jessica Soares: Rainha, Viviane Santos: 1ª Princesa, Rosana Militão: 2ª Princesa, Michele Cândido: 3ª Princesa e, pra completar a beleza da cidade, a Miss Simpatia Paloma Santos.

Patrocinadores Oficiais

Lola Sunset superou todas as expectativas Os empresários Ronaldo Britto, Marcos Paulo, Alexandre Rodriguez e Cláudio Yamashita, trouxeram de São Paulo para a região a festa mais badalada e aguardada por todos. Aconteceu em um domingo ensolarado, no dia 19 de agosto, no Fields Restaurante & Bar, em Vargem Grande Paulista. Superou todas as expectativas. A nova edição teve muita gente bonita, um pôr do sol de tirar o fôlego e dez horas de festa ao som de nove DJs!

12

Revista Valoriza


13

Sopraram velinhas As empresárias, Leda Cardoso e Claudia Prestes, comemoraram o primeiro ano do Cross Nutrition Box VGP entre os amigos, alunos e familiares. A festa teve várias surpresas para os convidados, um vídeo com fotos dos alunos, mostrando suas conquistas, depoimentos de amigos, apoiadores e alunos, muita música que fez todos dançarem, e é claro, um bolo especial que completou a festa.


especial AUTO

RECONHECIMENTO PROFISSIONAL AUTOMOTIVO A história da loja Trio Sound Film, que hoje é muito reconhecida por seus clientes pela qualidade e profissionalismo oferecidos Em 2013 uma vontade de abrir o seu próprio negócio fez com que os amigos Claudecir Aparecido e Hilário Moreira, abrissem na própria garagem da casa de Claudecir a empresa Clau Sound Film. Na época haviam poucos serviços relacionados à película de escurecimento e instalação de acessórios automotivos e, também aplicação de película de escurecimento residencial. Devido a isso, resolveram emplacar nesse segmento e não pararam mais. Aos poucos a empresa foi crescendo, e em 2015 com a demanda de clientes, tornou-se necessário um ambiente mais profissional e mais mão de obra. A empresa mudou-se para um espaço maior e junto com esse crescimento veio mais um sócio, Adriano Lomas.

14

Os três sócios foram crescendo cada vez mais, e a loja oferece vários serviços e acessórios para automotivos em geral. Em 2017 mais uma novidade para complementar a empresa e assim atender cada vez melhor os seus clientes, fizeram uma parceria com o empresário Marcos Pereira de Lima, da empresa Bryan Ice, com o serviço de limpeza e manutenção de ar condicionado automotivo. “Foram realizadas especializações em outras áreas para assim poder oferecer um conforto maior aos nossos clientes”, conta Claudecir. Os objetivos desses empresários é transmitir confiança, qualidade, produtos e serviços qualificados, para que assim o cliente tenha a certeza que seu carro estará em boas mãos.

“Nesse ano resolvemos mudar o nome da empresa para Trio Sound Film, pois somos três sócios. Mas oferecemos os mesmos serviços de antes e muito mais. Podemos oferecer o que há de melhor em trabalhos automotivos, desde uma simples manutenção como troca de uma lâmpada, até uma manutenção mais complexa, como o ar condicionado”, acrescenta Hilário. A empresa Trio Sound Film oferece os serviços automotivos de instalação de película de escurecimento (Insulfilm), instalação de alarme, instalação de travas e vidros elétricos, rodas, pneus, manutenção em geral de ar condicionado, polimentos, projetos de som automotivo e acessórios para diversos automóveis.

Revista Valoriza


15

Seus serviços: PELÍCULA DE ESCURECIMENTO (INSULFILM)

A película de escurecimento, ou como todos chamam de Insulfilm, é muito procurado por questão de estética, segurança e medida de conforto. Como o vidro automotivo é escurecido, evita assaltos, em especial nas grandes cidades. Também limita o excesso de luz, que contribui uma melhor visibilidade do motorista, e há também a vantagem de reduzir a exposição ao sol, uma forma de cuidar da saúde, já que existem tantas doenças relacionadas ao contato excessivo com a luz solar.

ALARME, VIDROS E TRAVAS ELÉTRICOS

Outros acessórios de segurança e conforto automotivos. Esses acessórios além de dar mais segurança, dão também agilidade ao abrir e fechar o automóvel, além de alerta auditivo quando ‘alguém’ tentar abrir o carro a força. São itens muito procurados, pois além da segurança também oferece o conforto de não ter que abrir o vidro à manivela, por exemplo.

MANUTENÇÃO DO AR-CONDICIONADO

Passou de um item de conforto, para um item necessário, principalmente no trânsito no extremo verão! Mas, a manutenção desse acessório é importante, pois podem causar danos no carro e também à saúde de quem utiliza esse automóvel. O ar seco e frio do ar-condicionado quando se junta à poeira pode provocar ou piorar doenças como rinite, asmas e alergias. Por isso é importante fazer a manutenção em média a cada seis meses, aumentando também a durabilidade do equipamento.

POLIMENTOS

É um serviço estético automotivo muito procurado para aqueles que querem retirar algumas manchas na pintura, riscos pouco profundos, queimaduras de sol, manchas de dejetos de pássaros, carros repintados ou que não possuem mais o brilho de antes.

SOM AUTOMOTIVO

Um acessório que todos adoram! Desde aqueles que gostam de ouvir música de boa em seu conforto do carro, ou aqueles que preferem um som mais alto e limpo. O som automotivo é variado por gostos e estilos, cada cliente escolhe qual acessório se encaixa melhor em seu automóvel e estilo de vida. O importante é ouvir música.


#indiihca

#Happy birthday to me

Parabéns pa-ramimmmm, nessa da-ta que-ri-daaaa, muitas fe-li-ci-dadeees, muitos anos de vi-daaaaaaa. UHUUUUUUUL, mais uma primavera e mais uma volta em torno do sol!

Que delícia concluir mais um ano com SAÚDE para dar e vender! Sabiam que o meu desejo na hora de cortar o bolo é sempre esse? Eu agradeço por tudo em primeiro lugar e depois é sempre SAÚDE! Saúde para mim e para as pessoas que eu amo. Então, eu só tenho a agradecer, pois sou milionária de saúde. Assim posso continuar realizando todos os meus sonhos e objetivos. Viver é maravilhoso! E falando nisso, decidi fazer um bolinho

16

em casa com 3 dias de antecedência. Me surpreendi, pois muita gente veio, mesmo sendo convidado em cima da hora, e ainda enfrentaram um frio absurdo, para me abraçarem e me trazerem felicidade! Foi incrível demais!

E quem tornou esse dia ainda mais especial foram os meus parceiros, que eu ainda “tô tipo como?” Impactada! Gente, eu estava sem opções de decoradores, pois decidi em cima da hora, e aí quem me ajudou nessa história? CLARO, @encontrodefesteiros! Vocês já sabem quem são eles, pois foram

capa da Revista Valoriza do mês passado, lembram? Pois então, a Flávia me indicou a Karina, da petitsdetails_decor e assim... ela simplesmente transformou um pequeno espaço da minha casa, num conto de fadas! É sério! Na verdade a ideia era uma pegada sustentável, sabe? Ficou com minha personalidade 100%, isso porque, foram APENAS 2 DIAS antes do evento, imaginem com um mês, o que essa mulher seria capaz de fazer! Ela fez MILAGRE. A Karina usou desde flores sofisticadas até hortaliças e suculentas. Além de luzinhas amarelas para deixar o ambiente bem charmoso. Contou também com vários objetos estilosos de seus parceiros @galpaodecora e @jrclocacoes, que contribuíram lindamente nessa decor.

Revista Valoriza


17

Humm, agora vamos falar das comidinhas! A festa contou com os mini hambúrgueres da @ovelhaverdeveg, que posso falar? Galera pirou! E teve gente pensando que era carne animal. Pois é, NÃO precisamos MESMO, matar bichos para comer coisa gostosa! Obrigada ovelhinhas, por toda a dedicação de vocês, na confecção dessas belezuras! Eu ouvi doce vegano? Não creio! Torta de morango sem secreções animais? ou seja, sem leite de vaca e sem ovos? Ah, para! Deve ser horrível, nunca será o mesmo gosto do tradicional! Meus queridos, apresento a vocês, @dea.sweet.pie, minha prima Ágata provou para o mundo que podemos SIM saborear, deliciosamente, uma torta ou qualquer outra coisa, sem judiar de animais! Ah, Intoleran-

#

tes à lactose, essa opção aqui, também é para vocês! Só de lembrar dessa sobremesa, minha boca saliva.... bicha goxxxxtosa! E claro que não poderia faltar a Doceria Fantasias na minha festa, né? Segundo ano comigo, mas que eu estou com eles, faz uma vida. Doceria fez parte da minha infância e juventude e eles são referência. Sou fã! Recebi deles, um bolo MARAVILHOSO! Eu não curto bolo de chocolate gente, mas esse... era de outro mundo! Imagine só essa combinação: brigadeiro de nutella, creme de leite ninho, nutella, kinderbueno, kinder ovo, castanha de caju, ferrero rocher, kit kat, bombons picados e cobertura ganache meio amargo e branco. E aí? Deu água na boca? Além disso veio um mix de salgadinhos vegetarianos, como quiche de espinafre, bolinha de queijo, empadinha de palmito e pão de batata. Estávamos bem na fita, né? Só coisa deliciosa!

Fica aqui a minha gratidão por esse momento inesquecível. Agradeço do fundo do meu coração, por cada detalhe, cada mensagem, cada abraço. 11 de agosto de 2018 foi simplesmente mágico! OBRIGADA.

la? e é m e #qu

Diih Leite, 26 anos Influenciadora Digital Criadora de conteúdo

+ de 100mil seguidores @diihleite /Diih Leite Diih Leite ingreedleite@gmail.com


bem-estar

Nutrição esportiva Essencial para atletas e praticantes de atividades físicas! Praticar atividades físicas é fundamental para a saúde, controle do stress, perda e manutenção do peso saudável. A prática regular de exercícios físicos deve ser incentivada desde a infância, mantida durante toda a fase adulta e obrigatória na 3ª idade, onde há uma perda muito grande de massa muscular e óssea. Não importa qual o tipo de esporte você escolha praticar, o importante é praticar exercícios físicos regulares. Procure uma atividade que lhe agrade ou simplesmente se exercite em nome de sua saúde, como se fosse sua dose diária de algum medicamento. E nesse contexto de saúde e qualidade de vida, a alimentação é um dos principais pilares para quem pratica atividade física, fornecendo energia extra e combustível de qualidade para bons resultados.

cadores de desempenho e os efeitos da prática esportiva sobre o corpo. Para os atletas, a nutrição é essencial no desempenho esportivo, no treino, nas competições e nos melhores resultados. Para esse público, o cálculo da dieta é extremamente minucioso, incluindo necessariamente suplementação. Já para os praticantes de atividades físicas, ou seja, aqueles que se exercitam cerca de 3 a 6 vezes na semana por 60 a 180 minutos diários, a nutrição esportiva irá melhorar resultados e rendimento, sendo individual a necessidade de suplementação. Com uma alimentação adequada já é possível potencializar muito os resultados. Veja como tirar o máximo proveito da nutrição esportiva:

01. O que é a Nutrição Esportiva? A Nutrição Esportiva vai além da qualidade nutricional dos alimentos. Abrange conhecimentos sobre bioquímica e fisiologia para estabelecer o cardápio adequado para cada atleta e/ou praticante de atividades físicas, levando em conta as características físicas individuais, necessidades nutricionais, indi-

18

Hidrate-se durante todo o dia, mas, sobretudo durante o exercício físico. A água corresponde a cerca de 70% da nossa composição corporal, dessa forma uma leve desidratação já implica em uma queda no desempenho esportivo já que músculo desidratado tem maior chance de sofrer lesões. Por isso, beba sempre pequenos goles durante os treinos, mesmo que não tenha sede e

durante todo o dia beba pelo menos 2 a 2,5 litros de água.

02.

Priorize alimentos in natura, frutas e legumes. Eles são mais baratos, muito mais nutritivos e sem conservantes. Os alimentos vindos da terra são ricos em macro e micronutrientes, ou seja, nutrientes dos quais precisamos diariamente. Prefira itens de origem orgânica, cultivados sem agrotóxicos e com suas características genéticas preservadas, oferecendo o máximo de nutrientes para o corpo. Consuma, pelo menos, três porções de frutas ao longo do dia e duas porções de legumes ou salada no almoço e no jantar.

03.

Planeje as suas refeições. É a melhor maneira de garantir que você está comendo como deveria em cada momento. Se deixar sua escolha para o momento em que está sentindo fome, é mais provável que você opte por aquilo que você mais quer no momento, e não pelo que é melhor para você. Planeje-se: compre e prepare suas refeições antes, já sabendo o que vai comer ao longo do dia.

Revista Valoriza


19

04.

06.

05.

Consulte profissionais de saúde antes de comprar e usar suplementos. A oferta de produtos que prometem milhares de resultados é enorme. Antes de sair comprando, busque orientação de um nutricionista ou médico do esporte. Muitas vezes é desnecessária a aquisição de um determinado produto: você pode encontrar o que precisa apenas seguindo uma dieta saudável. Há também o risco de sofrer algum efeito colateral que comprometa a sua saúde, além de gastar dinheiro de forma desnecessária.

Não despreze a gordura dos alimentos. A crença comum é que a gordura é vilã quando se fala em saúde e peso ideal. No entanto, a falta de gordura na dieta pode ser tão prejudicial quanto o seu excesso. Por exemplo, é importante o consumo de ômega-3, uma gordura benéfica que não é produzida pelo nosso corpo. Também tem sido observado que uma dieta muito pobre em gorduras saturadas pode levar a uma queda nos níveis de testosterona. Portanto, consuma gorduras boas, ou seja, peixes e oleaginosas como chia, linhaça e nozes, castanhas, azeite extra virgem, abacate e coco. Consuma carboidratos de qualidade. Os carboidratos são essenciais, pois são fonte de energia primária para manter o corpo em funcionamento no dia a dia e nos treinos. Faça escolhas saudáveis de carboidratos integrais/ complexos: aveia, grãos integrais, tubérculos e evite ao máximo os carboidratos simples/refinados: açúcar, farinhas brancas e refinadas. Antes do exercício, no pré-treino, é fundamental comer alimentos com fontes de carboidratos.

Inclua proteínas em todas as refeições do dia e no pós-treino. As proteínas são essenciais para reparar e regenerar tecidos musculares que foram danificados no treino. Por isso, é importante incluir uma fonte de proteína de qualidade, animal ou vegetal, em cada uma das suas principais refeições. Principais fontes: carnes vermelhas, frango, peixe, ovos e para quem não é fã de proteína animal: lentilha, grão-de-bico, feijões, soja. Após o exercício, no pós-treino, é fundamental consumir alimentos ricos em proteína.

07.

Fique de olho na sua alimentação e pratique atividades físicas regulares! Até a próxima!

Julia Leite, Nutricionista

+ de 16 mil seguidores 11 9.9299-3342

julia.leite.salvadori@gmail.com

@julialeitenutricionista /julialeitenutricionista


capa

Nayara

20

Sayuri

Revista Valoriza


21

z o v A o ã i g e r a d CANTORA DE VARGEM GRANDE PAULISTA PARA O BRASIL Em uma conversa descontraída no Fields Restaurante & Bar, em Vargem Grande Paulista, cidade onde a cantora mora desde sempre, Nayara Sayuri contou sua trajetória artística, nos palcos, no rádio, na TV, na publicidade e no teatro, e nos revelou como foram esses últimos meses de sua vida. Um período muito complicado para ela e seus familiares, quando ela de repente teve que deixar de lado sua vida profissional e também particular para cuidar de sua saúde. Mas, sem deixar a ‘peteca cair’, sempre com muito bom humor, a cantora revela que encara esse episódio de sua vida como um aprendizado. Como é de se esperar de uma pessoa com talento prematuro, com a cantora Nayara Sayuri não foi diferente. Aos três anos de idade já se apresentava em concursos de músicas japonesas. E, pra quem acha que foi uma brincadeira de criança, a garota foi bi-campeã em nível nacional, como melhor cantora de música japonesa. “Eu não me lembro de muita coisa, mas eu era bem pequena e no palco

tinham alguns vasos. Eles tiveram que empurrar os vasos para o lado, para que as pessoas pudessem me ver cantar (risos)”, relembra a cantora. Desde pequena a música faz parte de sua vida, nas tradicionais romarias de sua cidade natal, em Vargem Grande Paulista, e outras festas típicas, a pequena cantora sempre dava uma ‘palhinha’ e deixava todos os presentes encantados com seu talento. Depois disso a garota não parou mais. Fez trabalhos publicitários, participou de programas de televisão como Teleton, Programa do Ratinho, Programa do Silvio Santos, Gugu, Bom dia & Cia. com a apresentadora Eliana, Raul Gil e Programa Livre com o apresentador Serginho Groisman. Essas participações lhe renderam um contrato com a emissora SBT, onde participou do programa ‘Pequenos Brilhantes’ comandado pelo apresentador e humorista Moacyr Franco. Talentosa e sempre carismática, em 2004 com apenas 13 anos, a mestiça comandou um programa infantil chamado ‘Coisas de Crian-

ça na TV’, exibido pela emissora Rede Vida. Versátil e sempre em busca de novos desafios, se lançou no teatro, com as peças musicais ‘A Brasa’ e ‘Porti-nari: a ópera’, e uma peça infantil ‘Tem Coelhada no Jantar’, fez também comerciais e foi locutora de rádio. Mas o que Nayara gosta mesmo é de cantar. “Música sempre foi minha paixão. Subo no palco com todo meu amor e alegria. Estou ali para rir, pular e chorar junto com o público”, acrescenta. Filha de Mario Kinoshita e Sônia Regina da Silva Kinoshita, e caçula de três irmãos, Mike Hideiti e Everton Hideyuki Kinoshita. Uma família onde a música sempre esteve presente. Quando mais novos os irmãos Mike e Everton também cantavam em uma dupla sertaneja e aos poucos a dupla foi se tornando o trio sertanejo Firewest. Com o tempo, iniciaram suas carreiras em outras áreas, e os dois irmãos não quiseram mais seguir em frente com a música. Foi aí que em 2014, surgiu a Nayara Sayuri – a mestiça mais sertaneja do Brasil, com sua carreira solo.


capa

Aos 3 anos Nayara se apresentando no concurso de karaokê japonês

Apresentando o programa Coisas de Criança na Tv da Rede Vida

Nayara com os pais e os irmãos

Em casa lotada de show

No Programa Livre com Serginho Grosman do SBT

No programa Eliana e Alegria do SBT

Sempre dedicada à carreira musical, a mestiça não para. No palco ela canta, dança, interage com o público. Fora do palco ela malha, ensaia várias vezes e, ainda tem tempo de compor. Já lançou quatro músicas de sua autoria: ‘Vai dar ruim’, em parceria com Michel Alves, ‘Tim tim pra você’, ‘Duas doses de você’ e ‘Eternos namorados’ . E, com parceria lançou a música ‘Como é que se faz’, uma música sobre o empoderamento da mulher. Quem já ouviu a mestiça cantar, compreende logo de cara a sua paixão pela profissão. O estilo de música que ela escolheu é um dos ritmos mais tocados nas rádios e playlist de aplicativos de música, o sertanejo. Mas, afinal, foi por causa dessa ‘moda’ que Nayara escolheu o sertanejo? Na verdade não é por modismo, e sim por gostar do estilo. “Sempre amei o sertanejo! Este estilo musical sempre esteve presente na minha vida, na minha casa. É um ritmo contagiante, de muita história. Sempre ouvi e quando fui escolher um estilo musical para cantar, o sertanejo veio automaticamente, pelo meu convívio com o estilo”, revela. Além de muito prestigiado, não faz muito tempo que as mulheres começaram a se destacar nesse estilo musical. As novas cantoras e duplas sertanejas falam muito do empoderamento feminino, de como encaram a traição, como elas sofrem, lutam e reagem em diversas situações, e demonstram tudo isso em suas letras. Para a cantora Nayara, a mulher tem ganhado mais espaço na música e em outras áreas. “A mulher vem ganhando mais representatividade. É o empoderamento da mulher. A música é uma forma de mostrar esse ganho, mostrar que a mulher está ali, poderosa, com atitude. Coisa que sempre teve, mas nunca foi exposta dessa maneira”, acrescenta Nayara.

22 22

Cantando Nossa Senhora em Romaria da cidade

Nayara se apresentando no programa de calouros do Raul Gil, da emissora Record

A MULHER QUER MOSTRAR SUA VOZ ATIVA, AFINAL, ELA É PODEROSA, TEM OPINIÃO E ACHO ÓTIMO QUERER MOSTRAR COMO LIDAMOS COM AS SITUAÇÕES NAS MÚSICAS. Apesar dessa representatividade feminina crescente no sertanejo, ainda se escutam muitas críticas, principalmente machistas, em que as cantoras sertanejas querem se igualar aos homens, com letras fortes sobre empoderamento feminino. Mas isso não intimida Nayara, ela acha que a música, assim como tudo na vida, tem espaço para todos. “Eu acho que cada um tem uma visão diferente das situações, e essas músicas vieram para mostrar a visão feminina, que até um tempo atrás, não era exposta”, observa a cantora.

Revista Valoriza


23

A pausa forçada

A música está no jeito, no olhar, em cada palavra de Nayara. Ela sempre sorridente contou que ama o que faz, que a carreira sempre esteve em primeiro lugar em sua vida, até o dia em que foi parar em uma cama de hospital. “Eu não sabia o que eu tinha, os médicos também não sabiam o que eu tinha. Foi um momento em que tive que mostrar a minha força e minha vontade de viver”, relata. A cantora e seus familiares passaram por um momento delicado, durante cinco meses Nayara teve que deixar o palco de lado para se dedicar à sua saúde. “Não queria deixar meus pais, meus amigos e meus fãs preocupados. Queria sempre estar sorrindo para eles, pois eu precisava deles fortes para eu também ficar forte. Precisava encarar algo que eu não sabia o que era, me apeguei à minha fé e à força da minha família e amigos que estiveram comigo o tempo todo. Deus foi misericordioso, colocou pessoas maravilhosas para participarem da minha vida, e que fizeram toda a diferença”, relembra. Uma dessas pessoas é o atual namorado, Guilherme Trentin, a cantora revelou que o pouco tempo de seu relacionamento, apenas um mês quando ela foi internada pela primeira vez, ele não saiu do lado dela. “Ele ficou do meu lado o tempo todo, me apoiando, me zelando. Ele é realmente uma pessoa muito especial, meu anjo da guarda”, revela a cantora.

ENCARO ESSES CINCO MESES FORA DOS PALCOS, DISTANTE DOS MEUS FAMILIARES, AMIGOS E FÃS, COMO UM APRENDIZADO. Não foi uma época fácil pra cantora. “O meu maior medo era não poder mais subir em um palco. A música é a minha vida. Mas tudo o que aconteceu foi um aprendizado. Sou uma pessoa muito agitada, quero fazer mil coisas ao mesmo tempo. Mas fui obrigada a parar com tudo. Ficar imóvel em uma cama, sendo monitorada por aparelhos. Sempre fui grata por tudo que tenho e que conquisto, mas hoje sou muito mais grata, principalmente com as pessoas que estão ao meu lado”, revela.

De volta aos palcos

Mas sem deixar a ‘peteca cair’, Nayara voltou aos palcos no dia 17 de agosto, um dia depois de nossa primeira entrevista. Ela estava empolgada com o novo recomeço e, disse que agora tem mais forças pra continuar a levar a sua voz aos quatro cantos do Brasil. “A sensação é de recomeço, como estivesse subindo aos palcos pela primeira vez, frio na barriga e tudo mais. Mas também é a reafirmação de que é isso que amo fazer, isso é minha vida e não tem algo mais gratificante do que cantar e receber o carinho e alegria do público. Retornar aos palcos é voltar ao que mais amo, voltar ao lugar que pertenço, é voltar para casa”, finaliza Nayara.


solidariedade

TATUANDO COM AMOR

Tatuadora de Cotia faz trabalho social cobrindo marcas de violência

O

mundo está cada vez mais cruel, mulheres, homossexuais são os que mais sofrem com essas violências. E, normalmente essa crueldade fica marcada para sempre em seus corpos. Karla Montenegro, tatuadora que atua em Cotia, decidiu ajudar essas pessoas com o que ela sabe, tatuagem para cobrir as cicatrizes da violência, e o melhor, ela não cobra absolutamente nada para realizar essa ação. “Comecei o projeto porque sempre tive vontade de ajudar, e a minha arte é tudo que eu tenho. Inspirei-me em uma tatuadora do sul”, conta Karla. A princípio, o projeto era apenas para mulheres vítimas de agressão passional, que é um crime cometido motivado por uma grande emoção. Mas, a tatuadora percebeu que vai além disso, então resolveu também atender pessoas vítimas de homofobia, que são vítimas do preconceito a pessoas homossexuais, lésbicas, bissexuais e transexuais. “O projeto serve como uma mudança de vida, um novo passo. Cobrir aquela dor e seguir em frente”, acrescenta. O projeto tem três anos e já atendeu vinte e nove mulheres e um homem. Para a tatuadora foram poucas pessoas desde que

24

iniciou o projeto, porém ela compreende que o trauma que essas pessoas passaram não deixam apenas cicatrizes no corpo, mas também no seu interior. “Elas chegam tímidas, envergonhadas, e saem mais leves. Elas não estão curadas, mas com a tatuagem ficam mais confortáveis”, revela Karla. Algumas vítimas relatam o que aconteceu, outras não. “Às vezes gostaria de saber quem fez aquela crueldade, mas respeito quando preferem não contar”, conta a tatuadora. Para ela uma das histórias que mais a chocou, foi uma mulher vítima de crime passional. “Ela foi agredida no meio da rua, chegando do trabalho. Era o ex-namorado, ele não aceitou o fim do relacionamento e foi pra cima dela. O mais revoltante é que ela foi agredida na frente de pessoas que a conheciam e,simplesmente, não fizeram nada”, desabafa. Segundo a última pesquisa realizada pela Datafolha, uma em cada três mulheres sofreu algum tipo de violência no último ano. Só de agressões físicas, o número é de arrepiar, são em média 503 mulheres brasileiras vítimas a cada hora. A pesquisa ainda mostrou que dessas mulheres que sofreram violência, 52% se calaram. O agressor, na maior parte das vezes, é um conhecido,

em 61% dos casos obtidos para essa pesquisa. Infelizmente a sociedade tem que mudar muito para acabar com a violência contra as mulheres e com a homofobia. Mas, enquanto essas mudanças não acontecem, pequenos gestos como da tatuadora Karla Montenegro, amenizam, mesmo que seja pouca, a dor que essas vítimas de violência sofrem.

ACHOU BONITA A AÇÃO DA TATUADORA? Se você é uma vítima ou conhece alguma, e quer mudar a aparência da cicatriz deixada pela violência, entre em contato com ela! Estúdio Sete Três Tattoo&Piercing Av. Senador Feijó, 240 – Cotia Telefone: 4321-2775 9.9687-7336 /Sete Três Tattoo&Piercing @setetrestattoo

Revista Valoriza


25

Paisagismo

PEQUENO PARAÍSO

CHAMADO DE JARDIM

A Granja Verde é uma empresa especializada em transformar um simples espaço em um pequeno paraíso

Confesse! Um belo jardim chama muita atenção, não é mesmo? Mas deixá-lo do jeito que você gostaria e o mais importante, mantê-lo sempre belo não é uma tarefa fácil. Então a dica é, deixe-o com especialistas. São eles que irão te orientar sobre a melhor forma de transformar seu espaço em um paraíso chamado jardim. Seja em um pequeno espaço ou numa grande área, a empresa Granja Verde que é especializada em projetos, execuções e manutenção de jardins em condomínios e residências poderá ajudar você. A empresa que já se consolidou em parte da Granja Viana, agora quer desenvolver o seu trabalho em Cotia, Caucaia do Alto e Vargem Grande Paulista. Conversamos com a empresária e paisagista Wanderli Lucia Sacilotto Granato que fundou em 2007 a Granja Verde, para nos orientar sobre quais são as ferramentas, as plantas, a terra, as pedras e outros acessórios para obter um lindo jardim. Revista Valoriza: Existem vários tipos de terra, como saber qual seria a ideal para um jardim? Wanderli: Temos a terra preta que é a primeira camada do solo, mais ou menos 15 a 20 cm, que seria a ideal, pois é composta de muitos nutrientes, mas é difícil encontrá-la porque já não temos quase este solo virgem devido ao grande desmatamento. Então o que temos no mercado é a terra mista, uma mistura de terra preta com vermelha que podemos melhorá-la com composto orgânico. Revista Valoriza: Pode-se plantar uma árvore em um jardim pequeno? Qual? Wanderli: Sim. Podem ser plantadas árvores de pequeno porte, como por exemplo a Resedá. Revista Valoriza: Se um jardim só recebe sol na parte da manhã e no restante do dia fica

na sombra. Quais plantas seriam ideais? Wanderli: Devem ser colocadas nele, plantas de meia sombra. Exemplos são as pacovas, lírio da paz, renda portuguesa, entre outras. Revista Valoriza: Em um jardim que recebe sol o dia inteiro, a grama fica amarelada e as flores não vingam. Tem alguma solução? Wanderli: Dependendo da época do ano, o jardim precisa mais de rega e com esta atual falta de chuva o jardim sofre mais e se falta água é comum as plantas amarelarem e perderem folha. É como se elas estivessem se defendendo. Revista Valoriza: Como usar pedras em jardim? Wanderli: Devemos usá-las em canteiros para fazer o acabamento. Para ter um jardim agradável e decorado com pedras não é preciso ter um espaço grande. Qualquer espaço disponível mesmo dentro de casa ou no apartamento pode ser indicado,elas ficam bem tanto em área externa como interna. Usá-las tem inúmeras vantagens: são práticas, não necessitam de manutenção, não precisa podar ou irrigar periodicamente, não dão gastos extras. Você pode substituir o gramado por pedras, ou fazer composição, intercalando grama e pedra, oferecendo um contraste com cores variadas e com texturas diferentes. Existem pedras de vários tamanhos. A indicação depende do paisagismo, do tamanho das plantas. Gostou das dicas? Então, entre em contato com a Granja Verde, uma empresa especializada e com uma equipe empenhada em oferecer o melhor a você.

Av. São Camilo 1003 - 1º andar – Sala 2 - Granja Viana. Fones: (11) 4169-5279 (11) 99459-3387 (11) 97668-8463 (11) 99004-3658 (11) 98105-9575 www.granjaverdejardins.com.br e-mail: contato@granjaverdejardins.com.br


destinos

26

Revista Valoriza


27

Clara

Ibiúna Resort

Empreendimento hoteleiro de alto padrão com área para esportes náuticos localizado pertinho de nossa região, em Ibiúna-SP Localizado a 72 km de São Paulo, o Clara Ibiúna Resort é um lugar que esbanja charme e belezas naturais. Com projeto arquitetônico de Cláudio Bernardes e design de interiores de Marina Linhares, possui três quilômetros de margem com a represa de Itupararanga, uma das maiores belezas naturais da região.

Esse é o 2º empreendimento da rede Clara Resorts, no qual o seu outro hotel Santa Clara Eco Resort, foi eleito em 2018, pelo 2º ano consecutivo, o Melhor Hotel para Famílias da América do Sul e Brasil e 3º do Mundo pelo TripAdvisor. O Clara Ibiúna Resort se diferencia por seus serviços e atendimento exclusivos,

aliados à estrutura de lazer completa e atividades para toda a família. No Resort você vai encontrar a hospitalidade, lazer e monitoria especializada, além de hípica completa com pista coberta, esportes náuticos e terrestres. Tudo sempre em contato com a natureza.

O Clara Ibiúna Resort faz parte do mesmo grupo do Santa Clara Eco Resort, reconhecido por 2 anos consecutivos como o melhor hotel do Brasil/América do Sul e o 3º do mundo para famílias pelo TripAdvisor. O resort possui uma imensa área de 56 hectares com fazenda, hípica, heliponto e estrutura de lazer completa com piscinas, quadras, brinquedoteca, sala fitness, sauna, playground, entre outros. Além disso, está localizado à beira de uma charmosa represa, onde é possível praticar diversos esportes aquáticos como esqui, wakeboard, esqui-boia, stand up paddle, caiaque e pesca.

Estrada Mun. da Cachoeira, km 9,5 Campo Verde Debaixo - Ibiúna - SP

Reservas: (16) 3345 4004 • (15) 3349 6733 www.clararesorts.com.br

0383_ClaraIbiuna_An_18x12cm_RevValoriza_Jun18.indd 1









28/06/2018 19:34


destinos GASTRONOMIA A Gastronomia é um capítulo à parte do Clara Ibiúna Resort. Os cardápios foram especialmente elaborados pela chef Alessandra Divani, da Divani Gastronomia. A diária inclui pensão completa com café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, servidos à la carte com variações diárias de pratos, em uma verdadeira experiência gastronômica. Os pratos são balanceados e variados, com diversos tipos de carnes, peixes, massas, saladas e legumes orgânicos e, por isso, agrada a todos os paladares.

PRODUTOS ORGÂNICOS Todos os dias eles recebem dos produtores locais verduras e legumes, sem agrotóxicos ou conservantes e produzem em sua própria confeitaria diversos pães, biscoitos, bolos, tortas, queijos, geleias, doces caseiros, etc. Tudo servido fresquinho nas refeições.

PENSANDO NA FAMÍLIA A equipe de monitores é uma das principais responsáveis pelo sucesso dos hotéis do grupo! Devidamente treinados dentro de uma metodologia especial que busca excelência e responsabilidade em quaisquer circunstâncias.

RESPONSABILIDADE COM O MEIO AMBIENTE O resort tem a preocupação com o meio ambiente, que vai muito além de ações pontuais: é parte do DNA do grupo e tem como meta levar os hóspedes, em especial as crianças, a repensarem suas ações em relação ao planeta. Eles utilizam apenas produtos biodegradáveis, além de coleta seletiva de lixo, utilizam energia solar para aquecimento da água e possuem estações próprias para tratamento de esgoto e reuso da água. O grupo Clara Resorts tem importante papel econômico nos municípios próximos, além de desenvolver diversas ações sociais nas comunidades das regiões que estão em seu entorno. Uma das iniciativas é o apoio ao Grupo Ecociente, criado em 2011, com o objetivo socioambiental.

28

Revista Valoriza


29

FLUIDO PARA

CRESCIMENTO

DA BARBA

(Minoxidil 5% + associação)

Estimula o crescimento dos fios Ameniza as falhas Melhora a aparência da Barba PARA HOMENS QUE QUEREM UMA BARBA BONITA, CHEIA E SEM FALHAS ! COMPRE NA DERMOVIDA FÓRMULAS Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1740 - Cotia Tel.: (11) 4703-0314

FÓRMULAS


gastronomia

Caponata de Berinjela e PĂŁo italiano by Mau Paroni

30

Revista Valoriza


31

Ingredientes Caponata de Berinjela

Caponata de Berinjela e Pão Italiano Mamma Mia! Nada melhor do que receber amigos e familiares com um delicioso antepasto legítimo italiano, não é mesmo? Ainda mais

quando é você quem prepara a Caponata e o Pão Italiano fresquinhos. É para comer rezando e como dizia minha nona: mangia che ti fa bene!

• 3 berinjelas • 3 pimentões (verde, vermelho e amarelo) • 2 cebolas médias em rodelas • 5 dentes de alho • 100ml de vinagre • 100ml de água • 100ml de azeite • Orégano à vontade • Sal e pimenta do reino à gosto • 1 xícara (chá) de salsinha picada • 1 xícara (chá) de uvas passas

Pão Italiano

• 3 xícaras (chá) de farinha de trigo • ¼ de colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo (cerca de 3 g) • 1 ¼ colher (chá) de sal • 1 ½ xícara (chá) de água filtrada • farinha de trigo integral para polvilhar


gastronomia

MODO DE PREPARO Caponata de Berinjela by Mau Paroni

Rende 20 porções. Tempo de preparo: 90 minutos Corte as berinjelas em fatias e divida em tiras de 3 cm. Deixe de molho com água, sal e vinagre para não ficar preta e tirar o amargor (15 minutos), depois escorra. Corte os pimentões também em tiras, corte as cebolas em rodelas, pique o alho, em seguida misture todos os ingredientes em uma forma, menos as passas e a salsinha, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 1 hora e 30 minutos, aproximadamente, mexendo de vez em quando. Quando estiver pronta e fria, adicione as passas e a salsinha picada e leve a geladeira por no mínimo 2 horas.

Pão Italiano by Mau Paroni Rende 1 pão grande.

Numa tigela grande, misture a farinha com o fermento e o sal. Acrescente toda a água de uma só vez e misture vigorosamente com uma espátula para incorporar e desmanchar os grumos de farinha. Cubra com filme e deixe a massa fermentar por 12 ou até, no máximo, 18 horas se a temperatura ambiente estiver abaixo do 15 ºC. Evite mexer a tigela e proteja a massa de variações de temperatura – esse é um pão sem sova, é a ação da água que vai formar as cadeias de glúten. Deixe a massa quietinha, ela precisa trabalhar sozinha. Após o longo tempo de fermentação a massa cresce bastante, triplicando de volume; fica cheia de bolhas, mole e meio grudenta. Polvilhe a massa com bastante farinha de trigo integral, isso será importante para criar aquela casca grossa. Deixe o pão descansar por mais 30 minutos, esse é o tempo exato para o forno pré-aquecer. Coloque uma panela média, com a tampa, dentro do forno e préaqueça a 230 ºC (temperatura alta). Pode usar uma caçarola de cerâmica com 24 cm de diâmetro, ou uma panela de inox, ferro ou pedra (que não tenha nenhuma parte que possa derreter no forno). Com cuidado, retire a panela de dentro do forno e polvilhe o fundo com farinha de trigo integral. Vire o pão de uma só vez para dentro da panela, polvilhe com bastante farinha de trigo integral, tampe e leve ao forno para assar por 25 minutos. Passados os 25 minutos, abra a tampa e deixe o pão assar por mais 20 minutos, ou até dourar. Retire a panela do forno e, com cuidado, transfira o pão para uma grade para que não fique úmido em baixo. Deixe esfriar completamente antes de cortar as fatias e servir.

Essa é uma receita original by Mauricio Paroni. Confira essa e outras delícias no site da Revista Valoriza na seção gastronomia. www.revistavaloriza.com.br . E se fizer a receita, publique com a #receitasvaloriza e #revistavaloriza.

32

Revista Valoriza


33

Especial delivery


Serviços úteis

encontre aqui PROFISSIONAIS DA REGIÃO AJUDANTE DE COZINHA Adriana Almeida 9.6449-6226

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Larissa Rosa da Silva 9.4337-3928 Alef de Oliveira Souza 9.7195-3878

BABÁ

Andressa da Silva Azar 9.9910-4056 / 4242-9845 Aparecida Rebouças (formada em enfermagem)

9.9667-3648 Barbara L. P. dos Santos 9.4751-8951 Naiara F. de Jesus 9.5410-3712 Beatriz M. dos Santos 9.96698-7828 Tânia Rodrigues 9.4167-3778 Rosemeire A. Domingues 4158-6299 / 9.9853-0442 Luana R. da Silva Anjo 9.6272-9212 Adriana de Alburquerque 9.6183-4326 Sheila A. Domingues 9.9595-5994 Cristina Matos 9.5407-7375 Evilin de Araújo 9.7297-8801

Carine Borges 9.9684-2212 Nilma Santos do Rosário 9.8405-8247 Amanda de Jesus F. Pires 9.7465-9713 Kelly A. de Souza Santos 9.9805-5697 Daiene R. de Oliveira 4717-1070 / 9.9648-4092 Adriana Almeida 9.6449-6226 Lidiane Viana 9.9626-5649 Kethelyn Cristine 9.7428-2591

CABELEREIRA

Helô cabelo e Esmalteria 97509-0272

COZINHEIRA

Cintia Soares de Oliveira 9.9706-5864

ELETRICISTA

Nem Silva 9.9753-3550 Felipe Dutra 9.8718-1593 Luiz Fernando A. da Luz 9.7179-1462 Eduardo C. Albuquerque 9.8599-8652

ENCANADOR Alex Reis 9.6184-4268

FAXINEIRA

Claudete Leite 9.5810-0776 Claudete A.Pereira 9.6414-8164 Evilin de Araújo 9.7297-8801 Andressa S. dos Reis 9.6200-8240 Cintia Soares de Oliveira 9.9706-5864 Naiara F. de Jesus 9.5410-3712 Deise Aparecida Ferreira 9.8116-6027 / 4784-3534 Beatriz M. dos Santos 9.96698-7828 Sheila A. Domingues 9.9595-5994 Jessica E. de O. Rodrigues 9.4017-7595 / 9.86014786 Adriana de Alburquerque 9.6183-4326 Carine Borges 9.9684-2212 Kátia Neves S. Machado 9.6403-0860 Rosemeire A. Domingues 4158-6299 / 9.9853-0442 Tânia Rodrigues 9.4167-3778 Beatriz V. Pereira Silva 9.5569-2781 Elizabeth V. Trindade 9.6388-4338

Lidiane Viana 9.9626-5649 Mayara Oliveira 9.8647-2346 Kethelyn Cristine 9.7428-2591 Karolaine F. dos Santos 9.8421-3266

JARDINEIRO Joel Antonio da S. Junior 9.5057-2457 Alex Reis 9.6184-4268

MANICURE Raquel Silva 9.4366-8916

MANUTENÇÃO DE COMPUTADOR Everton A. Rodrigues 9.4903-9607

PEDREIRO Tiago Fragoso F. da Silva 9.6495-9417 Irineu Alves de Oliveira 9.7268-5812 / 4784-3534 Nelson de Souza 9.7586-0646 Joao B. Rodrigues Silva 9.7382-0109

Alex Reis 9.6184-4268 Marco L. Ferreira Santos 9.6411-6375

PINTOR/ VENDEDOR E APLICADOR DE PAPEL DE PAREDE Valdir Ap. de Moraes 94035-5585

PINTOR

Nelson de Souza 9.7586-0646 Cicero Alex S. Rodrigues 9.6271-5128 Diego Brito 9.7551-0220 Alex Reis 9.6184-4268 Matheus F. Machado 9.4335-0618 Fabrício Santos da Silva 9.9304-6030 Valdemir T. dos Santos 9.7407-8695

PISCINEIRO

Irineu Alves de Oliveira 9.7268-5812 / 4784-3534 Alex Reis 9.6184-4268 Fabrício Santos da Silva 9.9304-6030

RECEPCIONISTA

Marília N. C. de Oliveira 9.9894-6235

* A Revista Valoriza apenas disponibiliza contatos de profissionais da região, portanto, não se responsabiliza pelo serviço prestado.

34

Revista Valoriza


Profile for Revista Valoriza

Revista Valoriza Edição 09  

Revista regional de distribuição gratuita nas cidades de Vargem Grande Paulista, Caucaia do Alto e Cotia no estado de São Paulo.

Revista Valoriza Edição 09  

Revista regional de distribuição gratuita nas cidades de Vargem Grande Paulista, Caucaia do Alto e Cotia no estado de São Paulo.

Advertisement