{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

Revista

1 EDIÇÃO

08 AGO

2018

O RECONHECIMENTO QUE A REGIÃO MERECE

e mais Pet

A utilização de alguns produtos não indicados para banho de pet podem causar problemas de pele

Indiihca

Diih Leite conta sua experiência em uma viagem incrível que fez com seu noivo, Gustavo Portella

Bem-Estar

a t s e f é

Segurança alimentar, outro fator importante para uma alimentação saudável

Camila Lages e Flávia Macedo se uniram e criaram o ‘Encontro de Festeiros’, uma empresa voltada para o mercado de festas da região


valorize

FESTEJANDO NOSSA 8ª EDIÇÃO Festejar a vida, a família, os amigos, o trabalho. É sempre bom festejar, não é mesmo? É por isso que nessa edição escolhemos esse tema: festa. Porque a cada edição que passa é uma comemoração de mais uma vitória, de mais uma conquista, novos clientes, e que muitos estão se tornando amigos. E isso é muito bom! É motivo de sobra pra comemorar. Muitas pessoas não acreditaram em nosso trabalho, em nosso empenho, achavam que não iríamos passar da terceira ou quarta edição, mas estamos aqui! Firmes e fortes, na nossa oitava edição. E, queremos comemorar sempre, cada batalha, cada obstáculo que enfrentamos e iremos enfrentar por vocês, nossos leitores. E é nesse clima que elas chegaram, nossas ilustres capas, Flávia Macedo e Camila Lages. Duas empresárias, mães, guerreiras, mulheres que inspiram força, determinação e paixão pelo que fazem. E, foi por amarem suas profissões e também por conhecerem as dificuldades do universo de festas, que essas duas mulheres se uniram e criaram o ‘Encontro de Festeiros’, uma empresa pensada em VALORIZAR pessoas que trabalham no ramo, e é claro, em pessoas que buscam os melhores profissionais para seus eventos aqui na região. Essa matéria está repleta de inspirações, foi feita com muito carinho pelas empresárias Flávia e Camila, e por suas parceiras do ‘Encontro de Festeiros’, a maquiadora Kátia Leal e a fotógrafa Ju Knopik. Falando em festejar, para comemorar o dia dos namorados, nossa colunista Diih Leite fez uma viagem incrível com seu noivo Gustavo Portella, nossas capas da edição de junho, para um hotel em Brotas, vale a pena conhecer essa experiência. E, pra não sair desse clima de viagens, o Destino dessa edição te leva a desvendar os paraísos do litoral sul da Bahia. Um destino certo pra você ir conhecer! Pensando na Bahia, o que será que ela mais tem pra nos oferecer? Que tal uma receita maravilhosa? Moqueca de cação com camarão, hum... deu água na boca? Então, leia essa receita que o Mauricio Paroni trouxe pra você comemorar o Dia dos Pais naquele capricho. Falando em capricho, vamos pensar na higiene e na segurança alimentar? A nossa colunista Júlia Leite trouxe várias dicas valiosas de como manusear os alimentos corretamente. Também temos nessa edição os Destaques da Região, com os principais acontecimentos. Os Eventos que agitaram nossas cidades, com duas inaugurações bacanas que ocorreram nesses últimos dias. Mais uma matéria exclusiva com o médico veterinário Dr. Rogério Rokitzki, que irá falar sobre os cuidados com a pele dos pets. E, pra completar, mais uma matéria de Solidariedade, contando o trabalho voluntário do Espaço & Arte, do Instituto GiraSol, que fica em Cotia, um lugar que transpira arte, criatividade e cultura. Vale a pena conhecer! E é essa nossa oitava edição! Esperamos que você possa conhecer mais nossa região, VALORIZAR mais nossos comércios, pessoas, lugares, ações... e festejar conosco essa trajetória de informar, explorar e VALORIZAR nossa região.

Boa leitura! Carolini Del Gaiso

Diretora

4

www.revistavaloriza.com.br _______________________

Carolini del gaiso

Sócia-Diretora Jornalista Responsável MTB 0085090/SP

mauricio paroni Sócio-Diretor Diretor de Arte

Aline Santos

comercial@revistavaloriza.com.br (11) 9.7464-9109

fotos da edição

DESTAQUES DA REGIÃO: VAGNER SANTOS (Prefeitura de Cotia) FOTO CAPA E MATÉRIA DE CAPA: JU KNOPIK (@juknopik)

COLABORADORA

MAQUIADORA (CAPA): KÁTIA LEAL (@katiarcleal)

revisão de textos SILVANA L. PARONI

Contato valoriza

revistavaloriza@gmail.com valoriza@revistavaloriza.com.br 11 94746-9720 Circulação: km 30 da Rodovia Raposo Tavares até o km 50 da Rodovia Bunjiro Nakao; Avenida Água Espariada; Caucaia do Alto; Avenida Mario Issac Pires; Vargem Grande Paulista; Cotia Portão; Cotia Centro; Atalaia; Jardim dos Ipês e Jardim Sabiá. Tiragem: 10 mil exemplares A Revista Valoriza é um veículo de comunicação mensal gratuito. Os conceitos emitidos nos artigos assinados e dos entrevistados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam obrigatoriamente a opinião deste veículo. O conteúdo dos anúncios são de inteira responsabilidade dos anunciantes.

Revista Valoriza


índice 07

24

“Só temos que agradecer à Revista Valoriza pela matéria feita sobre o nosso trabalho voluntário aqui em Vargem Grande Paulista. Fomos procuradas por várias pessoas que leram a matéria, pessoas que pediram ajuda, pessoas que estavam querendo adotar. Ficamos muito felizes pelo espaço”.

14

07 destaque

Os destaques importantes da região

12 eventos

12

Os eventos que badalaram a região

26

14 indiihcas

Dicas de Estilo de Vida, lugares e lojas com Diih Leite

Júlia Leite dá dicas de alimentação saudável e bem-estar

18 capa

Camila e Flavia, fundadoras do Encontro de Festeiros

13

30

Instituto Gira-Sol semeando um futuro melhor

Um passeio pela Península do Maraú na linda Bahia

30 Gastronomia

Uma receita deliciosa para arrasar no dia dos pais

33 delivery

Um especial com Deliverys de comida na região

34 serviços úteis

Protetoras de animais do Adote Seu Pet Aqui

Ronaldo Britto, proprietário do Fields Restaurante & Bar

24 Solidariedade 26 destinos

Débora Guedes, Lilyan Passini, Ana Espanhola, Valdete Bigarelli, Salete Verrone, Silvana Verrone e Mariane Ferreira

“Tenho imenso orgulho de ter a revista Valoriza como minha parceira e o meu melhor canal de divulgação e informativo da região. Obrigado por expandir a visualização do meu negócio e por agregar sempre, meus agradecimentos à Carol e ao Mauricio que cuidam com muito carinho deste projeto top!”

16

16 bem-estar

z o v a su

18

A Revista Valoriza dedica este espaço exclusivamente para você que queira compartilhar conosco suas sugestões, reclamações e até elogios sobre nosso trabalho e nossa região!

Valorize-se. escreva!

Estamos te aguardando no email da revista:

valoriza@revistavaloriza.com.br

www.revistavaloriza.com.br

Uma lista de serviços que atendem a região

6

Revista Valoriza


7

destaques da região

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA PARA CÃES E GATOS AGORA EM AGOSTO Entre os dias 6 e 30 de agosto, a Secretaria de Saúde de Cotia realiza a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. A campanha passará por todas as regiões do município para imunizar o maior número de animais possível contra a doença. A vacinação é gratuita. A

campanha acontecerá de segunda a sexta-feira, em dois turnos: manhã (das 9h às 12h) e tarde (das 13h às 16h). Nos finais de semana, a vacinação acontece em frente à Prefeitura, na região central, na Praça dos Romeiros, em Caucaia do Alto, e na Avenida São Camilo, na Granja Viana.

NOVO ESPAÇO SOCIAL

NICOLAS E ENZO DEGAKI, EM CAUCAIA DO ALTO

No dia 14 de julho, a Prefeitura de Cotia inaugurou uma unidade do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Caucaia do Alto ‘Nicolas e Enzo Degaki’, o novo espaço passa a funcionar no antigo Salão Pró Idoso, que foi totalmente reformado e revitalizado. No local, a população vai contar com atividades físicas como aulas de ginástica, ginástica adaptada para a Melhor Idade, pilates, academia ao ar livre, espaço para eventos, padaria artesanal para cursos de culinária, panificação, confeitaria, além dos aproximadamente 12 projetos desenvolvidos pelo Fundo Social com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social. As inscrições para os diversos cursos devem ser abertas em breve. Na área externa, a Prefeitura instalou academia ao ar livre com diversos equipamentos e playground. Ao fundo, foi implantada uma horta. O espaço é ladeado por gramado e o entorno foi totalmente revitalizado. O espaço recebeu esse nome em homenagem aos irmãos Nicolas e Enzo, filhos do casal Nelson Degaki e Edilene Rodrigues, que foram vítimas de uma fatalidade em uma piscina.


destaques da região

INCENTIVANDO O ESPORTE NA CIDADE DE VARGEM GRANDE PAULISTA

A prefeitura de Vargem Grande Paulista inaugurou em julho, a quadra de Esporte e Lazer no bairro Jardim Vargem Grande, denominada “Benedito Kutovisky Alves”, em homenagem ao “Sr. Dito”, como era carinhosamente conhecido, antigo morador do bairro e grande admirador e incentivador do esporte. O equipamento esportivo conta com quadra de grama sintética, alambrado, academia ao ar livre e também vai ganhar escolinha de futebol society e pista de caminhada. Construído em parceria com recurso da Prefeitura e Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo, o equipamento que vai atender moradores dos bairros Jardim Vargem Grande, Portão Vermelho I e II, contou com o apoio da deputada Analice Fernandes.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE E SARAMPO

Durante o mês de agosto, entre os dias 4 e 31, os municípios de Cotia e Vargem Grande Paulista participarão da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo, de segunda a sextafeira, das 8h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Nos dias 4 e 18 de agosto acontece o chamado Dia D, para imunizar crianças com idade entre um e quatro anos. Jovens e adultos que não tomaram a vacina contra o Sarampo, ainda crianças, devem se vacinar. Quem perdeu a caderneta de vacinação, e não tem certeza se já se vacinou, deve procurar uma unidade de saúde para se informar e se imunizar. As crianças e os jovens com idade entre dez e 29 anos recebem duas doses da vacina tríplice. Para pessoas com idade entre 30 e 49 anos é aplicada apenas uma dose da vacina tríplice viral. As crianças de cinco a nove anos de idade, que não foram vacinadas anteriormente, recebem duas doses da vacina tríplice.

MAIS DE 5 MIL KITS

A Prefeitura de Vargem Grande Paulista, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, concluiu a entrega de uniformes escolares aos alunos da rede municipal de ensino. Mais de 5 mil kits foram distribuídos, entre as 24 escolas do município, aos alunos da Creche (maternal I e II), Educação Infantil (etapa I e II) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

ALIMENTO QUE AQUECE EQUIPE SAMU

DE VARGEM GRANDE PAULISTA UNIFORMIZADOS

A Prefeitura de Vargem Grande Paulista, através da Secretaria de Saúde entregou no mês de junho novos Kits de uniformes para os servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).O secretário de Saúde Dr. João de Deus fez questão de entregar pessoalmente os kits aos servidores, que ficaram muito felizes com a iniciativa. “A distribuição dos novos uniformes faz parte da valorização desses profissionais, que estavam há 5 anos sem receber novos kits”, acrescentou o secretário. Os uniformes fazem parte dos equipamentos de proteção individual. Cada servidor recebeu dois kits contendo macacão, camisa e um par de botas. O Kit será complementado também com boné e capa de chuva.

8

O Fundo Social de Solidariedade de Cotia (FSSC) iniciou a segunda edição do ‘Projeto Alimento que Aquece’, que distribui sopas quentinhas e cobertores para pessoas em situação de rua. Durante a ação, que conta com o apoio da Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, psicólogo, do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), faz o cadastro das pessoas abordadas. Além do atendimento emergencial, a Prefeitura vai implantar um serviço municipal especializado no atendimento das pessoas em situação de rua. O prefeito explicou que este serviço estará associado à frequência dos atendidos e que as ações prevêem, inclusive, a possibilidade de pernoite para casos específicos. O serviço municipal para atendimento das pessoas em situação de rua possibilitará o aprimoramento dos serviços prestados mediante estadia (pernoite) e outras atividades próprias para cada perfil do atendido. Esse serviço municipal encontra-se em tramitação em cumprimento dos prazos legais para análise e seleção de propostas, cujo processo seletivo final ocorrerá nos próximos dias. Até lá, o município prossegue com o atendimento às pessoas em situação de rua através do CREAS.

Revista Valoriza


9

EXPOSIÇÃO: AMAMENTAÇÃO É A BASE DA VIDA

A fotógrafa Flávia Macedo, que está na nossa capa dessa edição, convida a todos a visitarem sua primeira exposição fotográfica na região. O tema é “Amamentação é a base da vida”, com uma série de fotos que propõem a reflexão de que amamentar é algo natural, (leia-se da natureza biológica feminina) As fotos com mulheres de diversos biotipos integram o mês da amamentação que acontece mundialmente, todos os anos em agosto, no intuito de conscientizar que a entrega física e psicológica por parte da mãe, durante o aleitamento materno proporciona benefícios inigualáveis à saúde do bebê, além de um incrível vínculo emocional. Em tempos atuais, um ato de resistência. É um projeto realizado integralmente por mulheres, mães e moradoras da região. Disponível para visitação de segunda a sexta, das 8h às 18h, no Espaço Alma Flor, localizado na Av. Dona Cherubina Viana, 1697, Granja Viana. Entrada Gratuita. Na foto: Larissa Menezes e Ravi.

PRÁTICAS INTEGRATIVAS PARA GESTANTES DE ALTO RISCO

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, implantou um projeto piloto que prevê toda semana, práticas de relaxamento e meditação às gestantes de alto risco, para auxiliar no controle da ansiedade e promover o bem-estar das pacientes. Essas são práticas da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), do Sistema Único de Saúde (SUS). Toda quarta-feira, das 8h às 12h, um educador físico realiza diversas sessões de meditação e relaxamento com gestantes de alto risco acompanhadas por médicos da Clínica da Mulher. As gestantes participam da sessão, com duração de 30 minutos, enquanto aguardam para serem atendidas. O objetivo é proporcionar às gestantes momentos de relaxamento e conhecimento sobre técnica de meditação. O projeto da Secretaria de Saúde conta ainda com acompanhamento de psicóloga terapeuta floral, que atende às terças-feiras, na Clínica da Mulher.


destaques da região

ELA ESTÁ DE VOLTA LOLA SUNSET

Lembranças, sorrisos, poemas, cheiros, saudades e momentos. A Lola Sunset está de volta! A sua nova edição especial vem repleta de novidades e surpresas pra quem gosta de curtir a melhor festa da região. Será no próximo dia 19 de agosto, com uma nova proposta, local inédito, nove DJs pra não deixar ninguém parado, e 10 horas de muita festa! A partir das 14h do domingo (19/08), a galera poderá se divertir no Fields Restaurante & Bar, localizado na Rodovia Bunjiro Nakao – km 46,5, 777, em Vargem Grande Paulista (dentro do Haras Jaú). Convites à venda no site ou App da Sympla. Informações: 94730-4050 ou 97393-8750.

NOSSA GANHADORA

No mês de junho, a Revista Valoriza em parceria com a Agência BC Turismo, realizou um sorteio, na sua página do Instagram , de uma viagem para uma pessoa com acompanhante, com tudo pago, para Campos do Jordão. Carolina Goulart foi a sorteada da promoção. O sorteio ocorreu no dia 20 de junho, ao vivo, pelo story da página da revista.

OBRIGATÓRIO O USO

DE CÂMERA INTERNA EM TRANSPORTE ESCOLAR

De acordo com a Resolução 504/2014, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), todo transporte escolar precisa estar equipado com câmera-monitor, ou outro dispositivo equivalente. A resolução de 2014 previa um prazo de adequação e, a partir deste ano, a fiscalização começa a ser realizada em Cotia. Por força da Lei Municipal 1553/2009, todos os transportadores escolares que prestam serviço em Cotia precisam fazer a vistoria dos seus veículos, que foi até dia 31 de julho, para retomarem as atividades no segundo semestre letivo em acordo com a legislação e em conformidade com todas as especificidades e exigências do Contran, que incluem, entre outros, a utilização obrigatória de espelhos retrovisores, boas condições de conservação do veículo e itens de segurança.

DIA DOS AVÓS

Na tarde de 26 de julho, data em que é comemorado o Dia dos Avós, houve uma confraternização e homenagens no Recanto da Vovó, uma organização social que abriga dezenas de senhoras. Para homenagear as assistidas pelo local, o Fundo Social de Solidariedade de Cotia (FSS) passou por lá com comes, bebes, carinho, atenção e presentinhos para as vovozinhas. O Recanto da Vovó é umas das Organizações da Sociedade Civil financiada pela Prefeitura de Cotia por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.

10

TRANSTORNONOS BAIRROS PRÓXIMOS DO PEDÁGIO DO KM 47,6

Prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos e Prefeito Claudio Góes de São Roque se reuniram, no dia 18 de julho, com os responsáveis pelas áreas de Relações Institucionais da CCR Viaoeste, para buscarem soluções para evitar a evasão do pedágio do km 47,6 da Raposo Tavares. A fim de diminuir as rotas de fugas utilizadas por motoristas de caminhões e carretas, o que vem ocasionando vários transtornos para os moradores dos bairros Ruth Maria, Caeté e Juca Rocha, várias alternativas foram sugeridas, porém em comum acordo os prefeitos solicitaram à CCR Via Oeste a colocação de dois pontos de controle para impedir a passagem de carretas e caminhões nos bairros citados. Durante a reunião, os prefeitos decidiram pela criação de decreto que regulamente o trânsito nas avenidas que dão acesso à evasão do pedágio. “Meu objetivo é melhorar a segurança e a qualidade de vida dos moradores do bairro Ruth Maria, que vêm sofrendo grandes transtornos devido ao fluxo de veículos pelo bairro. Quero ressaltar que as medidas tomadas não acarretarão prejuízos para os moradores que usam carros de passeio, somente para os de grande porte”, disse Josué Ramos.

Revista Valoriza


11

OS GAROTOSESTÃO DECOLANDO

Na 6ª edição da Revista Valoriza contamos a história de três jovens apaixonados por futebol e que lutam com unhas e dentes para manter o projeto social ‘Projeto Futsal VGP’. Tiago Guimarães, Wesley Nunes e Victor Valério Paz levaram o nome da cidade de Vargem Grande Paulista para o campeonato da 5ª Copa Estadual “Fininho 10” de Futsal 2018, em Wenceslau Braz, no Paraná. A Associação Desportiva de Vargem Grande Paulista (Projeto Futsal VGP) e a ONG Despertar Para o Próximo participaram das categorias SUB13 e SUB15, e conseguiram se destacar no campeonato, trazendo inclusive o título de campeões da categoria SUB15. A Revista Valoriza parabeniza os três professores, os jovens jogadores, os patrocinadores e todas as outras pessoas e empresas envolvidas que estão fazendo uma ação maravilhosa com esses jovens atletas.

FEIJOADA BENEFICENTE

No sábado, 11 de agosto, a ONG Despertar para o Próximo estará realizando uma Feijoada Beneficente para arrecadar fundos e investir nos cursos gratuitos realizados pela ONG, que hoje atende mais de 500 jovens, crianças e adultos de nossa região. A partir das 12 horas o espaço já estará de portas abertas para servir a deliciosa feijoada. O convite é individual e custa apenas R$30,00. A ONG fica localizada na Av. Roque Celestino Pires, 731, em Caucaia do Alto. Informações: 4242-1898 e 4242-0346.

TODA AJUDA É BEM VINDA

O Instituto Gira-Sol está em busca de voluntários para fazerem parte da programação do Mês da Primavera 2018, que acontecerá do dia 02 até 29 de setembro. Voluntários para workshops, artistas, artesãos, grupos culturais, se inscrevam até 24 de agosto na página do Facebook da instituição: facebook.com/igirasol. Colabore, participe, pratique a Responsabilidade Social. Toda a renda gerada durante o Mês da Primavera será revertida para os projetos sociais do Instituto Gira-Sol. Informações: 4614-3780 / 4148-2249 / WhatsApp 9.6182-9271


eventos

Inauguração da 2ª loja Barcellos Dog Os empresários, Adriana Gouvêa e Leonardo Barcellos, receberam amigos, familiares e clientes na noite de 20 de julho, para a inauguração da segunda loja Barcellos Dog, no bairro do Tijuco Preto, em Cotia. A lanchonete que já é muito conhecida em Vargem Grande Paulista e região, oferece almoço de segunda a sábado das 11h às 15h, e lanches, pastéis e porções, das 10h à 00h. Aos domingos o atendimento é das 17h à 00h. Venham nos conhecer! Informações e delivery: 2391-1852 e 94020-3130

Loyal Odontologia O mais novo consultório odontológico acaba de chegar na região. No último dia 14 de julho, os doutores Bruna Salomão e Adolfo Pasqual, inauguraram a clínica Loyal Odonto na cidade de Vargem Grande Paulista. Entre amigos, familiares e pacientes, o casal festejou com alegria a clínica que irá contar com as seguintes especialidades: Periodontia, Ortodontia, Implantodontia, Endodontia, Cirurgia, Odontopediatria, Prótese Fixa, Prótese Total e Prótese fixa. A mais nova clínica odontológica fica localizada na Av. Presidente Tancredo Neves, 80 – Jardim Floresta (ao lado do Luia Veículos). Tel:(11) 4459.0499 Cel:(11) 95028.6651.

12

Revista Valoriza


13

Rock in Fields No dia 21 de julho o Fields Restaurante & Bar realizou uma noite de muito rock. A noite fria não atrapalhou a animação da galera presente, que cantou e dançou vários clássicos do rock ao som das bandas Punkover e D.T.R (Drive Trio Rock).

O Clara Ibiúna Resort faz parte do mesmo grupo do Santa Clara Eco Resort, reconhecido por 2 anos consecutivos como o melhor hotel do Brasil/América do Sul e o 3º do mundo para famílias pelo TripAdvisor. O resort possui uma imensa área de 56 hectares com fazenda, hípica, heliponto e estrutura de lazer completa com piscinas, quadras, brinquedoteca, sala fitness, sauna, playground, entre outros. Além disso, está localizado à beira de uma charmosa represa, onde é possível praticar diversos esportes aquáticos como esqui, wakeboard, esqui-boia, stand up paddle, caiaque e pesca.

Estrada Mun. da Cachoeira, km 9,5 Campo Verde Debaixo - Ibiúna - SP

Reservas: (16) 3345 4004 • (15) 3349 6733 www.clararesorts.com.br

0383_ClaraIbiuna_An_18x12cm_RevValoriza_Jun18.indd 1









28/06/2018 19:34


#indiihca

#Brotas e a areia que canta! Oi meus amores, tudo bem? Ahhh... vamos continuar falando sobre viagens? Dessa vez, minha dica de lugar não será em nossas redondezas, mas é perto e vale muito a pena ter essa experiência. Fui convidada para conhecer o “Hotel Fazenda Areia que Canta”, há algumas semanas atrás e fiquei apaixonada. Ele está localizado em Brotas, interior de São Paulo, dá aproximadamente 3h de viagem de carro

14

de Vargem Grande Paulista até lá. O mais especial desse Hotel Fazenda, é a nascente Areia que Canta, com sua água cristalina e a areia bem clarinha, além de “cantante” hahahaha. Sim, o nome deu origem à nascente, porque se você pegar um punhado de areia e esfregar entre suas mãos, ela emite um som. É possível mergulhar na nascente, uma pessoa por vez, sempre tendo cautela para não bater os pés no fundo. Esses pequenos

detalhes são importantíssimos para manter a integridade da fauna e flora do ambiente. Além desse pedaço de paraíso, eles oferecem toda uma estrutura para crianças, adultos e idosos. Tem piscina aquecida (quentinha de verdade), frutas no pé, cana moída na hora, lagos lindos com tirolesa seca e molhada, caiaque, stand up, pedalinho, slackline... Enfim, uma infinidade de atividades para todos os gostos e idades!

Revista Valoriza


15

la? e é m e #qu

Diih Leite, 26 anos Influenciadora Digital Criadora de conteúdo

+ de 90.000 seguidores

#dica

VÁ E ESQUEÇA DE TODOS OS SEUS PROBLEMAS, HAHAHA, NEM QUE SEJA SÓ POR UM FIM DE SEMANA!

@diihleite /Diih Leite Diih Leite ingreedleite@gmail.com


bem-estar

Higiene

e segurança alimentar no preparo das refeições!

Preparar um jantar para os amigos, fazer um bolo com a criançada ou aquele almoço de domingo é uma delícia. Mas você já pensou se está preparando tudo isso de forma segura e higiênica? Para ter uma alimentação saudável, não basta conhecer os nutrientes e o valor nutritivo dos alimentos. É necessário saber a melhor maneira de escolher, preparar, conservar todos os alimentos que vão ser consumidos. Os cuidados com a higiene pessoal, do ambiente e dos próprios alimentos também são essenciais. Todas essas informações são muito importantes para a nossa saúde e precisam ser usadas no nosso dia-a-dia. Uma colher de pau mal higienizada, um pano de prato sujo,ou até um alimento mal armazenado, podem representar riscos que você nem imagina.

Preparei uma lista com os 8 maiores riscos na cozinha e como proteger sua família deles:

01.

Utensílios de madeira e recipientes com ranhuras A colher de pau, potes e utensílios de plás-

16

ticos velhos são um dos maiores vilões quando o assunto é contaminação, pois os microrganismos se fixam nas ranhuras da madeira ou do plástico e dificilmente são retirados na lavagem e sobrevivem por longos períodos. Ao reutilizar esses utensílios, as bactérias podem contaminar os alimentos, causando doenças. Por isso, o ideal é trocá-los por produtos de inox, vidro, acrílico, polietileno ou de silicone.

02.

Mãos sujas Manter as mãos limpas é essencial para não contaminar os alimentos com sujeira ou bactérias do ambiente. Além disso, o ideal são unhas curtas, sem esmaltes, anéis ou pulseiras. As mãos devem ser lavadas em água corrente, com sabão neutro ou detergente e seca com papel toalha descartável.

03.

Pano de pia O grande perigo dos paninhos de pia é o excesso de umidade e resíduos, tudo o que as bactérias e micro-organismos precisam para se proliferar. Por conta disso, tanto o pano de prato quanto o pano de pia são um ambiente perfeito para essa proliferação. A

melhor dica é usar toalhas descartáveis ou mesmo aqueles rodinhos bem fáceis de higienizar.

04.

Contaminação cruzada Todos os alimentos possuem bactérias de sua própria natureza que, se misturadas, podem contribuir para a deterioração do produto ou então facilitar mutações que podem não ser benéficas para o nosso organismo. Por exemplo, as bactérias do frango podem contaminar a carne, etc. Portanto, evite usar a mesma colher para todas as panelas ou colocar diferentes alimentos em um único recipiente.

05.

Guardar enlatados na geladeira ou utilizar latas amassadas Quando você abre um produto enlatado ou em conserva e usa apenas uma parte no preparo da refeição, é comum devolver a lata com o que sobrou direto na geladeira, para usar em outra ocasião, ou guardar uma lata que caiu no chão e amassou e usar. Aí mora um grande perigo, pois o contato nos alimentos com o verniz de revestimento das latas (que fica exposto após a lata ser furada com o abridor ou amassada), pode ace-

Revista Valoriza


17

lerar a oxidação do alimento e causar inclusive contaminação pela transferência de metais ao alimento. O ideal é transferir para um pote plástico ou de vidro com tampa para que fique bem vedado e descartar latas amassadas. Vale salientar que é importante também sempre lavar a lata com água e sabão antes de abri-la, pois seu armazenamento em supermercados e durante o transporte pode expor o produto à contaminação, seja por conta da manipulação dos clientes nas prateleiras ou mesmo pelo contato com roedores e insetos.

06.

Higienização de frutas, verduras e legumes Frutas, legumes e verduras devem ser lavados antes do consumo. O ideal inclusive é lavá-los antes de guardar na geladeira, mesmo sem consumir na hora. Veja como lavar; retire as folhas estragadas e, se possível, lave folha por folha em água tratada, tirando a terra e as sujeiras com as mãos. Feito isso, lave bem folha por folha ou fruta por fruta com água corrente. Por fim, coloque tudo em uma travessa com uma colher de sopa rasa de água sanitária dissolvida em um litro de água e deixe de molho por 15 minutos. Por último lave em água potável novamente e está pronta para o consumo.

07.

Quebrar ovos na pia ou comê-los crus Se a pia não estiver higienizada corretamente, é possível que os ovos fiquem contaminados pelo contato ao serem quebrados. Além disso, os ovos podem conter salmonella, uma bactéria que provoca diversas doenças gastrointestinais graves. Por isso, coma ovos bem assados, cozidos ou fritos, jamais coma gema mole ou a utilize no preparo de receitas onde não haverá cocção (maionese caseira, glacês e recheios de sobremesas).

08.

Lixo de pia Ter uma lixeira na pia é o mesmo que cozinhar ao lado do lixo e perto de muitos contaminantes. O lixinho com restos de comida é superfavorável para o crescimento de bactérias, que podem ser transferidas para os alimentos repousados na pia. O lugar da lixeira é no chão, com saco próprio trocado diariamente e abertura por pedal, para evitar que as mãos toquem no lixo.

Gostaram das dicas? Tenho certeza que de agora em diante, além de divertido e delicioso, cozinhar ficará ainda mais seguro, higiênico e saudável! Até a próxima!!!

Julia Leite, Nutricionista

+ de 14.000 seguidores 11 9.9299-3342

julia.leite.salvadori@gmail.com

@julialeitenutricionista /julialeitenutricionista


s o m a V

capa

r a j e t s e f 18

Revista Valoriza


19

Quem não gosta de fazer uma linda festa? Mas planejar uma não é tarefa fácil. Tem que pensar em cada detalhe, buscar profissionais qualificados que atendem às suas necessidades, produtos, temas, local, planejamento orçamentário, ufa! Definitivamente, não é fácil planejar uma festa. Pensando nisso, nessa necessidade de facilitar a procura de bons profissionais, e o melhor daqueles que atuam na nossa região, que duas empresárias resolveram ajudar todos nós com o ‘Encontro de Festeiros’. Uma empresa que está prestes há completar dois anos, veio para VALORIZAR profissionais da região e, para facilitar a busca de quem quer o melhor para sua festa.

O QUE É O ENCONTRO DE FESTEIROS? Facilidade na busca de profissionais por seus consumidores. Capacitação e melhoramento dos profissionais festeiros. E, oferecendo o melhor para todos. Foi assim que nasceu em nossa região o ‘Encontro de Festeiros’, idealizado por Camila Lages e Flávia Macedo. “O Encontro de Festeiros é um projeto inteiramente pensado para profissionais festeiros que buscam parcerias, networking, trocas de experiências, adquirindo conhecimentos, através de encontros presenciais com cursos, workshops, rodas de conversa e palestras de empreendedorismo, totalmente voltados para o profissional que atua no mercado de festas”, relata Flávia. Além dos eventos organizados pelo ‘Encontro de Festeiros’, o projeto disponibiliza outras ferramentas para melhorar o cotidiano desses profissionais, como o Club de Benefícios, com descontos em cursos e fornecedores cadastrados, divulga-

ção de agenda do mercado festeiro, cobertura de eventos sobre festas, e ainda, um grupo na rede social, Facebook, para discussão e apoio. Também tem o Portal, com um guia de fornecedores, com dicas, tendências, e claro, muitas inspirações para quem gosta de receber e festejar. “Eu acredito que nessa vida não se caminha sozinho. Eu precisava e buscava através das redes sociais contatos de profissionais de festas para parcerias. Foi aí que a sementinha do ‘Encontro de Festeiros’ começava a ser plantada. Já conhecia a Flávia de outros eventos e a ideia de tirar do papel um projeto de parcerias começou a se concretizar quando, definitivamente, nos unimos”, relembra Camila. Hoje, a rede conta com fornecedores de todas as cidades da região, como Cotia, Carapicuíba, Barueri, Osasco, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, São Roque, Vargem Grande Paulista, e alguns bairros de São Paulo que cercam a Rodovia Raposo Tavares. “Acreditamos que ao incentivar os fornecedores a se dedicarem, estudarem e fazerem parcerias, estamos criando uma rede aprimorada, onde quem se beneficia é o cliente que tem a certeza de estar contratando um serviço de qualidade e excelência, proporcionando mais tranquilidade e confiança para contratar quem realiza-

rá o sonho da sua comemoração”, acrescenta Camila. Para Flávia, o ‘Encontro de Festeiros’ é uma forma de ‘quebrar obstáculos’ que são muito frequentes nesse mercado de trabalho. “Quando eu cheguei em Cotia, sentia muita dificuldade de fazer networking, e conhecer pessoas do mercado para estabelecer parcerias. Foi então que conheci a Camila, e com muita insistência (risos), consegui estabelecer uma parceria de sucesso que é o nosso ‘Encontro de Festeiros’, relembra. Prestes há completar dois anos, agora em setembro, as empresárias Camila e Flávia querem conquistar cada vez mais parceiros. Elas acreditam que a VALORIZAÇÃO de profissionais de nossa região é um trunfo, pois existem muitos pequenos empreendedores que precisam se aperfeiçoar para atender da melhor forma possível seus clientes. Se aperfeiçoar, conquistar novas parcerias, se renovar, são ferramentas importantes para desenvolver o melhor trabalho na região. “A maior satisfação ao final de cada evento é ter a certeza de que tudo saiu como esperado. E, proporcionar as ferramentas adequadas para que esses profissionais possam suprir os seus trabalhos é uma satisfação maior ainda”, finaliza Camila.

www.encontrodefesteiros.com.br


capa

as idealizadoras CAMILA LAGES

, 34 anos, é mãe de Cauã de 9 anos, nasceu em Cotia, é formada em Turismo pelo Senac Águas de São Pedro. “Desde cedo, sempre gostei de organizar eventos, sou filha de pai e mãe festeiros. (risos) Meu pai adorava organizar festas com os amigos e, minha mãe fazia como hobby decoração para festas”. Na faculdade, Camila estagiou no Grande Hotel Águas de São Pedro, nos setores de eventos e recreação, e foi ali que o ‘bichinho de eventos’ entrou na sua vida e nunca mais saiu.“Trabalhei em algumas áreas após me formar, como recepcionista, logística de material promocional, coordenadora de eventos. Mas, trabalhar com eventos é lidar com sonhos, não ter rotina alguma. É o que realmente gosto. O seu cliente projetou um dia especial e tudo precisa estar impecável! É preciso ter jogo de cintura pra resolver os contra tempos que surgem e manter a calma! A maior satisfação ao final de cada evento é ter a certeza de que tudo saiu como esperado.”Após a maternidade, bateu uma vontade de abrir seu próprio negócio. Foi quando montou o projeto de investir no terreno de sua família e começar a locar para eventos.“Apresentei a ideia para minha tia, que virou minha sócia no projeto e juntas começamos a tirá-lo do papel.Mas nessa época não sabia qual era o nosso público alvo, e acabamos errando no início. Por este motivo desistimos de continuar a alugar a Chácara Lages”. Após três anos na área comercial de uma empresa, ficou desempregada! Nessa mesma época, Camila organizou uma superfesta de 5 anos do seu filho na Chácara Lages, que lhe rendeu mais duas outras festas. “A partir do 5º aniversário do meu filho não parei mais.Era o empurrão que precisava, as melhores coisas acontecem no momento certo!” Então, a partir de 2014, a Chácara Lages tornou-se definitivamente um divertido quintal para festa infantil. Atualmente, a empresária de festas está finalizando sua monografia para licenciatura, e nesse semestre começa a dar aulas de eventos no curso técnico da Casa do Moinho, em Cotia. “Em 2011 eu fiz um curso intensivo de hotelaria na Casa do Moinho. E, recentemente estive lá, convidada por uma amiga, para dar uma palestra como ex-aluna. A troca de energia foi tão positiva que fui convidada pelas diretoras para dar aulas. Estou muito feliz em ser uma das voluntárias nesse lugar que foi tão especial pra mim”.

20 20

FLAVIA MACEDO

, 30 anos, mãe do Alexandre de 4 anos e do Vicente de 3 anos, nasceu em São Paulo. “Atuei como produtora cultural por 6 anos consecutivos dentro de uma produtora teatral que tinha parceiros na música, cinema, artes plásticas, literatura e fotografia. Portanto, caminhei por várias vertentes culturais nessa labuta. Muita responsabilidade e, apesar do grande prazer que eu sempre senti na profissão, a demanda doméstica era enorme.” Flávia decidiu deixar tudo de lado para se dedicar ao pequeno Alexandre. “Quando veio minha primeira gestação e, no fim da licença maternidade, abri mão de tudo! Do emprego, da carreira, da faculdade. Eu não aguentei. Pedi pra sair. Sabia que, pra mim, seria impossível conciliar a rotina e responsabilidade na cultura e o que eu almejava pra minha família. Queria me dedicar à mãe e mulher que nascia em mim nessa nova fase.” A fotógrafa gostou tanto dessa sua nova fase, que logo em seguida providenciou mais um herdeiro. “Eis que eu gostei da coisa e tive mais um, o Vicente, quando o mais velho ainda tinha um ano e meio. Com dois filhos pequenos, mudamos a rotina da família. Resolvemos morar em Cotia, para que os meninos crescessem longe da turbulência da vida de antes”. Foi chegando aqui em nossa região, que Flávia conseguiu se dedicar e estudar fotografia. “Devido ao meu universo materno, inevitavelmente minha atuação na fotografia foi caminhando para o segmento de festas infantis, ao qual já me dedico há 5 anos.” A vontade de ser uma fotógrafa profissional já era um sonho de muitos anos de Flávia. “Quando eu tinha 16 anos, morava com meu pai no litoral paulista, e no final do colegial prestei vestibular escondida pra jornalismo, no intuito de focar em fotojornalismo, passei e voltei a morar em São Paulo. Eu era jovem e acreditava que seria tudo mais fácil, mas infelizmente, não consegui trabalho tão rápido e tive que trancar pela primeira vez o curso pra correr atrás de um emprego”, relembra. A dificuldade da vida não a desanimou, por isso, em sua vida as coisas fluíam para o lado artístico. Os anos se passaram, suas experiências como produtora foram se aprimorando e, mesmo com dois filhos pequenos, Flávia continuou batalhando, fez o seu tão sonhado curso de fotografia e hoje se realiza em seus trabalhos.

Revista Valoriza


21

Fotos Mayra Ghion

Fotos Fabio Oliveira

Fotos Andrea Benedetti

depoimentos “Conheci a Camila e a Flavia através de uma colega em comum. Como sou do mercado de eventos, ela achou que seria ótimo esse contato, e estava certa! A ideia de se criar um portal e um grupo voltado para festas em nossa região foi sensacional. Há muitos profissionais bacanas e superqualificados por aqui e o Encontro de Festeiros consegue divulgar, e juntar isso com competência. Mostrando para os moradores daqui que não precisam ir até São Paulo para contratar bons profissionais para sua festa e que os próprios profissionais podem encontrar no colega ao lado uma parceria próspera e duradoura. Além das divulgações no portal, o Encontro organiza alguns workshops, cursos e bate papos sobre o mercado, o que faz com que todos estejam sempre antenados. E isso é o que mais gosto! Acredito muito no Encontro e tenho orgulho de fazer parte dele!” Michelle Regiolli Assessora de Casamento Gui La Partio

Fotos Flavia Macedo

Fotos Thalita Motta

“Conheci através de uma indicação no ano passado, e este ano tive a oportunidade de ser uma das apoiadoras do coquetel de lançamento do portal, onde conheci uma equipe superbacana! Com as parcerias um divulga o outro!” Deize Barbosa Deize Doces “A importância dessas parcerias é poder oferecer produtos complementares. Afinal festa não se resume a tortinhas, quiches e docinhos finos. Muitas vezes diversos outros elementos precisam ser adicionados. O contato com outros festeiros possibilita a troca de informações e a complementação de produtos para atender melhor o cliente. Dessa forma meus produtos ficam conhecidos pelos outros festeiros e eu posso conhecer os produtos deles de forma a complementar soluções. Com isso meus produtos são divulgados de forma mais ampla.” Lindalva Miranda Bendito Cupcakes


pet

CUIDADOS COM A PELE DO PET A importância de se consultar um veterinário quando seu pet desenvolve algum problema de pele.

Dar banho no pet em casa já se tornou um hábito em muitos lares. Deixá-los cheirosos, limpinhos é sem dúvida uma forma de mostrar que os donos cuidam de seus bichinhos. Mas, apesar da preocupação em mantê-los limpos e cheirosos, os donos esquecem alguns critérios importantes para não prejudicar a pele do animal. O médico veterinário, doutor Rogério Rokitzki, da Clínica Veterinária La Vet Pet,

22

em Vargem Grande Paulista, explica que a grande causa de problemas de pele nos pets é causada por mal uso de produtos. “Infelizmente nos pets, a utilização de produtos não indicados para banho em cães e gatos, como por exemplo, sabão de coco, detergentes de louça, e outros, podem causar em nossos amigos dermatites por queimadura, ou por descamação das camadas de pele, e abrindo uma porta de entrada para infec-

ções bacterianas”, explica o médico. Quando o pet desenvolve sintomas como coceira excessiva, vermelhidão, alteração de coloração da pele, edema, escamação e até queda excessiva de pelos e feridas, são fortes indicações da doença de pele. Mas para saber a causa certa das dermatites e como tratar a doença corretamente, apenas um médico veterinário é indicado. Segundo o empresário Marcello Dias Gomes, da loja

Revista Valoriza


23

Madagascar Agropet, que mantém parceria com a Clínica La Vet, é muito comum que os tutores de pets busquem orientação, tratamentos para seus animais na sua loja. “Não somos qualificados para indicar um tratamento correto, por isso é tão importante nossa parceria com o doutor Rogério. Quando nossos clientes precisam de uma orientação adequada quanto à problemas dermatológicos, indicamos uma consulta com o médico veterinário, para assim podermos oferecer o melhor produto ou remédio para o animal”, relata Marcello. Existem tratamentos que variam de acordo com o tipo de doença de pele que o animal apresenta, e muitas vezes, esse tratamento é realizado por um longo período. Além da medicação, são sugeridas mudanças de hábitos, como por exemplo, a troca de detergentes ou sabão de coco por xampus específicos,e sem dúvida nenhuma, uma boa alimentação, que é uma aliada na manutenção da saúde e pele de cães e gatos. Somente assim, com esses cuidados, o pet consegue se recuperar da dermatite, uma doença que atrapalha

muito a vida do animal. Outro problema sério que acomete a pele e, em casos mais graves os órgãos, como o fígado, é a Leishmaniose. Uma zoonose que pode ser transmitida para os seres humanos através da picada de um mosquito. “A Leishmaniose é uma doença em que o protozoário ataca o sistema imune dos cães, e desencadeia uma série de transtornos, tanto na pele como em órgãos. É uma doença que é transmitida por um mosquito chamado Lutzomyialongipalpis, conhecido como ‘mosquito palha’”, relata o doutor Rogério. Os sintomas da Leishmaniose na pele do animal são no início comuns às dermatites. Por esse motivo podem passar despercebidos pelos seus tutores. Os principais sintomas são descamação, infecção e lesões na pele, unhas espessas e em formato de garras, feridas que não saram, que não entram em processo de cicatrização, problemas oculares, anemia, diarreia, vômito, sangue nas fezes, nódulos e perda de apetite. Infelizmente, essa doença é incurável, mas existe um medicamento para a cura

clínica, ou seja, não elimina o parasita, mas mantém o animal com mais qualidade de vida. Alguns critérios para prevenir essa doença é a vacina, o uso de coleiras com inseticidas, repelentes, telas de proteção na casa e limpeza. É importante vacinar filhotes a partir dos quatro meses, com três doses a cada 21 dias. Já para os adultos,recomenda-se fazer o exame sorológico e, em caso negativo, pode se fazer o mesmo protocolo de vacina. “Infelizmente a vacina e o tratamento não funcionam cem por cento, na verdade o que funciona é uma estratégia de manejo com a utilização de coleiras associada a vacinas e medicamentos que propiciam uma prevenção adequada em regiões com risco de contágio”, relata o veterinário. A nossa região, Vargem Grande Paulista, Caucaia do Alto e Cotia não estão livres dessa doença, pois já foram diagnosticados alguns casos positivos. Por isso, o melhor caminho sempre é procurar orientação adequada com seu médico veterinário de confiança, para que ele possa tratar da melhor forma possível o seu pet.


solidariedade

SEMEANDO UM FUTURO MELHOR Espaço & Artes Gira-Sol, mais um espaço de incentivo à cultura, à arte e à criatividade para a formação de um cidadão do Instituto Gira-Sol

O

Espaço & Artes Gira-Sol é um local para incentivar a criatividade através da arte, da cultura e desenvolvimento humano. O local existe desde 2010, possui várias salas multifuncionais e estruturadas para atendimentos holísticos e terapêuticos, marcas e produtos alternativos, café e exposição de artes. Ao chegar ao espaço, você é surpreendido com diversas pinturas em telas espalhadas por um hall de entrada. Uma recepção sempre calorosa e com muitos produtos que a instituição oferece, como as geleias caseiras, feitas ali mesmo por seus alunos. Os diversos cursos oferecidos são formados de acordo com a procura. Em artes, a pintura, o desenho artístico, o artesanato, o artesanato sustentável com materiais reaproveitados e o curso de velas decorativas, são alguns exemplos de cursos oferecidos

24

pelo Espaço & Artes Gira-Sol. Além desses cursos, outros voltados para o bem-estar também são muito procurados, como massagens, cristaloterapia, terrários, capacitação e conscientização sobre álcool e drogas, e fitoterapia. Além dos cursos oferecidos, o Espaço oferece atendimentos com especialistas em psicologia, fitoterapia, fisioterapia e astrologia.Qualquer pessoa a partir dos 14 anos pode participar dos cursos e ser atendida pelos especialistas. Atualmente são de 20 a 30 pessoas que participam diariamente dos cursos e atendimentos. O Espaço & Artes Gira-Sol é um espaço do Instituto Gira-Sol, de Cotia, uma entidade civil de direitos privados sem fins lucrativos, que tem como finalidade desenvolver projetos de pesquisa e inclusão com base na Responsabilidade Social. A missão da instituição é promover a melhoria e o bem estar das pessoas, através da cultura, da

educação, do esporte, preservação do meio ambiente e saúde preventiva. E, tem como visão ampliar os trabalhos comunitários, alcançando o reconhecimento como ponto de referência no desenvolvimento da sociedade com dignidade e sustentabilidade. Esse Espaço é uma incubadora de ideias que cede a estrutura para que profissionais possam aperfeiçoar seus conhecimentos ministrando aulas e prestando atendimento. O Espaço foi criado para ampliar os trabalhos de inclusão sócio cultural do Instituto Gira-Sol. O programa visa promover aos participantes atividades que manifestem as diversas formas de aprendizado e interação artística e preservação da cultura popular. A Instituição Gira-Sol está há mais de 30 anos unindo forças, para semear um futuro melhor. Fundada em 1987, com atuação na cidade de Cotia e região. Através da união de amigos, empresários e simpatizantes

Revista Valoriza


25

com o objetivo de praticar o desenvolvimento social, iniciaram ações conjuntas como a distribuição de mantimentos, vestimentas e cobertores para uma pequena quantidade de famílias menos favorecidas da região, número que se multiplicou com o passar dos anos, formando assim a estrutura física e filosófica do Instituto. Atualmente são atendidas direta ou indiretamente 300 famílias, cerca de 120 crianças diariamente no Programa Pingo de Ouro em atividades complementares pedagógicas e arte-educacional.O seu compromisso é promover a melhoria e bem estar do ser humano através da Cultura, Educação, Esportes, atendimento preventivo na área

da saúde e preservação do meio ambiente através de oficinas e palestras diversas para todas as idades. Atualmente, a maior dificuldade do Espaço & Artes Gira-Sol é o maior conhecimento do público geral. O Espaço precisa sempre de ajuda, voluntários, doação para se manter. Eventos beneficentes, bazar e feiras de comércio solidário, e campanhas sazonais, são algumas ações promovidas pelo Espaço para arrecadar fundos para a Instituição. Para conhecer de perto os trabalhos sociais realizados pelo Espaço & Artes Gira-Sol, é simples, eles estão sempre de portas abertas no endereço: Avenida Lyons, 121, Jardim Leonor, Cotia.

COMO AJUDAR? Facebook.com/igirasol Telefones: 4614-3780 4148-2249 / 9.6182-9271 Banco Itaú Agência: 3218 Conta Corrente: 16155-6 CNPJ: 03.089.633/0001-06


destinos

26

Revista Valoriza


27

Península

de Maraú

A maré baixa anuncia o início de mais um belo dia na Península de Maraú, litoral Sul da Bahia. É hora de mergulhar nas piscinas naturais e aproveitar o visual paradisíaco da Praia de Taipu de Fora. A poucos quilômetros de lá, lanchas e barcos chegam a Barra Grande, onde o píer recebe viajantes em busca de sossego em meio a cenários esplêndidos naquele pedacinho da Costa do Dendê. A Bahia tem mesmo um litoral digno de causar paixões e a Península de Maraú é dessas

paixões que viram casamento. Quem vai, sempre volta outra vez! Sendo assim, se está com viagem marcada para a região de Maraú, prepare-se para incluir mais um destino à sua lista de praias para toda a vida. Piscinas naturais, intensos coqueirais, longas faixas de areia desertas e um pôr do sol de emocionar. Tudo regado ao maravilhoso tempero de dendê baiano. A Península de Maraú, localizada 270 km ao sul de Salvador e 66 km de Itaca-

ré, é um daqueles paraísos ainda pouco conhecidos entre os brasileiros. E, neste caso, o difícil acesso é uma das explicações para que a Península de Maraú ainda se mantenha tão tranquila. Chegar a Barra Grande, Taipu de Fora e outras praias da Península de Maraú não é tarefa simples e exige alguns quilômetros de estrada de terra ou um trajeto de lancha ou barco via Baía de Camamu. Acredite, ultrapassado o desafio da chegada, você encontrará um destino encantador!


destinos nas lindas praias da região. Embora Barra Grande ofereça a melhor infraestrutura da Península de Maraú, há quem busque mesmo um lugar ao sol em praias mais desertas. E se você é dessa turma, não se preocupe. Na Península de Maraú, será possível realizar o sonho de um bangalô de frente para o mar em uma praia quase sem ninguém. Afinal, quem não sonha com uma rede na varanda e o barulho do mar para dormir, não é mesmo? Em Maraú, você pode! Basta procurar pelas pousadas em lugares como a Praia de Algodões, Praia de Saquaíra, Praia do

Cassange e Praia da Bombaça. Nem tudo na Península de Maraú se resume a Taipu de Fora e Barra Grande, regiões que concentram grande parte das hospedagens. Invista em dias fora da rota mais comum. A Península de Maraú tem uma parte do litoral voltada para o oceano e outra para a Baía de Camamu. No lado oceânico, estão as praias que sofrem grande influência da maré e onde acontece o fenômeno das piscinas naturais (sempre na maré baixa). As mais famosas estão em Taipu de Fora, mas é possível ver piscinas também em outras praias, como na exube-

rante Praia de Algodões, que ainda pode ser considerada um paraíso escondido em meio às belezas de Maraú. Do lado da Baía de Camamu, o mar tranquilo é um convite a relaxar, especialmente ao entardecer, quando o sol se põe na água e dá espetáculo em lugares como a Praia da Ponta do Mutá e o Rio Carapitangui. Para conhecer toda a Península de Maraú, serão necessários entre cinco e sete dias de viagem. Assim, haverá tempo para visitar todas as praias; praticar snorkeling

nas piscinas naturais de Taipu de Fora; percorrer a Trilha das Bromélias de quadriciclo; fazer um passeio pelas ilhas da Baía de Camamu até a Cachoeira do Tremembé; tomar um banho no Rio Carapitangui; conhecer a Lagoa do Cassange; assistir ao pôr do sol na Ponta do Mutá; visitar o povoado de Taipu de Dentro e ainda curtir a vila de Barra Grande. E já que chegar à Península de Maraú não é muito fácil, aproveite para ficar o máximo possível por lá!

O Litoral Sul da Bahia surpreende pela imensa variedade de praias e a Península de Maraú faz parte desse espetáculo baiano! Uma dica, podemos adiantar: você também vai se apaixonar! Basta um pôr do sol na Ponta do Mutá para que a Península de Maraú fique para sempre na sua lista de melhores destinos de praias no Brasil. Aproveite cada mergulho nas piscinas de Taipu de Fora, cada entardecer e cada drink à beira-mar. Você merece esse espetáculo de lugar!

Fonte: guia.melhoresdestinos.com.br

Barra Grande, principal base dos turistas que chegam à Península de Maraú, é uma vila muito pacata, com direito a pracinha, feira e igrejinha. Por lá, a vida anda em ritmo lento sobre as ruas de chão batido. O asfalto ainda não chegou pelos lados de Barra Grande e da Península de Maraú. Faz parte do charme do lugar, que preserva ares interioranos e não parece querer mudar. Ainda que seja uma pequena vila, Barra Grande tem bons restaurantes e comércio capaz de suprir todas as necessidades de alguns dias de viagem. Uma ótima base para os momentos de descanso

28

Revista Valoriza


29


gastronomia

MOQUECA DE CAÇÃo

COM CAMARÃO by Mau Paroni

30

Revista Valoriza


31

Ingredientes MOQUECA DE CAÇÃO COM CAMARÃO Agosto é o Mês dos Pais, então que tal fazer aquele almoço especial para o paizão? Nesta edição da Revista Valoriza compartilho com vocês a minha receita praiana de Moqueca de Cação com Camarão que vai elevar o

patamar da sua cozinha, uma receita simples, mas com um sabor dos deuses! Não esqueça de levar um belo vinho tinto à mesa, pois sabemos que ele merece. Bom apetite!

• 200 ml de azeite tradicional • 1 Kg de peixe cação • 400 g de camarão limpo • 3 tabletes de caldo de camarão • 2 limões médios • 1 pimentão vermelho grande • 6 dentes de alho • 4 colheres de extrato de tomate • 3 folhas de louro • 1 maço de cheiro verde • 1/2 colher de sopa de pimenta-do-reino • 300 ml de leite de coco • 1 cebola grande • 3 batatas grandes • 2 tomates grandes • Sal

*imagens meramente ilustrativas

C A Z A R OYA L L E

NAS COMPRAS ACIMA DE r$80,00 GANHE 1 CUPOM PARA CONCORRER A UMA CESTA DE PRODUTOS! Traga este anúncio e ganhe 2 números no sorteio CAZA ROYALLE BEBIDAS & EMPÓRIO

o sorteio acontecerá no dia 11/08 às 18h ao vivo em nossa página no facebook. - PROMOÇÃO VÁLIDA ATÉ 11/08/2018 às 17h. VÁLIDO 1 CUPOM POR COMPRA;

11 4559-1044 | Rua das Camareiras, 11 - Loja 02 | Vargem Grande Paulista/SP


gastronomia

MODO DE PREPARO MOQUECA DE CAÇÃO COM CAMARÃO by Mau Paroni

Rende 8 porções. Tempo de preparo: 90 minutos

Deixe descansar, em um recipiente, o cação e os camarões com limão, alho picado e sal por 20 minutos. Cozinhe em uma panela as batatas sem casca até que fiquem ao ponto de espetar um garfo facilmente nelas. Enquanto o peixe pega tempero e as batatas cozinham, corte a cebola grande em rodelas, pique o cheiro verde (cerca de 1 cm), corte os tomates em rodelas e o pimentão em fatias. Depois dos 20 minutos de descanso do peixe com os camarões, separe o caldo do tempero em um outro recipiente, usará mais tarde. Em uma panela funda coloque os 200 ml de azeite de oliva, em seguida mergulhe os pedaços de cação e os camarões. Pique os 3 tabletes de caldo de camarão e misture dentro da panela. Coloque o extrato de tomate na medida da receita, seguido de camadas: 1 tomate cortado em rodelas, todo cheiro verde e a cebola. Adicione o segundo tomate, a pimenta-do-reino a gosto e o pimentão. Ligue o fogo e refogue todos os ingredientes de 5 à 10 minutos e adicione aquele caldinho do tempero do peixe. Coloque as folhas de louro em seguida. Quando ferver adicione o leite de coco e cozinhe por 30 minutos em fogo médio. Faltando uns 5 minutos para terminar, coloque as batatas cozidas. Mexa, experimente e corrija o tempero com sal.

Dica:

Sirva com arroz branco e um bom vinho tinto.

Essa é uma receita original by Mauricio Paroni. Confira essa e outras delícias no site da Revista Valoriza na seção gastronomia. www.revistavaloriza.com.br . E se fizer a receita, publique com a #receitasvaloriza e #revistavaloriza.

32

Revista Valoriza


33

Especial delivery


Serviços úteis

encontre aqui PROFISSIONAIS DA REGIÃO AJUDANTE DE COZINHA Adriana Almeida 9.6449-6226

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Larissa Rosa da Silva 9.4337-3928 Alef de Oliveira Souza 9.7195-3878

BABÁ

Andressa da Silva Azar 9.9910-4056 / 4242-9845 Aparecida Rebouças (formada em enfermagem) 9.9667-3648 Barbara Letícia P. dos Santos 9.4751-8951 Naiara Fernandes de Jesus 9.5410-3712 Beatriz Mendes dos Santos 9.96698-7828 Tânia Rodrigues 9.4167-3778 Rosemeire A. Domingues 4158-6299 / 9.9853-0442 Luana Rocha da Silva Anjo 9.6272-9212 Adriana C. de Alburquerque 9.6183-4326 Sheila Aparecida Domingues 9.9595-5994 Cristina Matos 9.5407-7375 Evilin de Araújo 9.7297-8801 Carine Borges 9.9684-2212 Nilma Santos do Rosário 9.8405-8247 Amanda de Jesus F. Pires 9.7465-9713 Kelly A. de Souza Santos 9.9805-5697

Daiene Regina de Oliveira 4717-1070 / 9.9648-4092 Adriana Almeida 9.6449-6226 Lidiane Viana 9.9626-5649 Kethelyn Cristine 9.7428-2591

Irineu Alves de Oliveira 9.7268-5812 / 4784-3534 Nelson de Souza 9.7586-0646 Joao Batista Rodrigues Silva 9.7382-0109 Alex Reis 9.6184-4268 Marco Lúcio Ferreira Santos 9.6411-6375

Nem Silva 9.9753-3550 Felipe Dutra 9.8718-1593 Luiz Fernando A. da Luz 9.7179-1462 Eduardo Clem Albuquerque 9.8599-8652

Beatriz Mendes dos Santos 9.96698-7828 Sheila A. Domingues 9.9595-5994 Jessica Evelin de O. Rodrigues 9.4017-7595 / 9.8601-4786 Adriana C. de Alburquerque 9.6183-4326 Carine Borges 9.9684-2212 Kátia Neves S. Machado 9.6403-0860 Rosemeire A. Domingues 4158-6299 / 9.9853-0442 Tânia Rodrigues 9.4167-3778 Beatriz Vitória Pereira Silva 9.5569-2781 Elizabeth Vieira Trindade 9.6388-4338 Lidiane Viana 9.9626-5649 Mayara Oliveira 9.8647-2346 Kethelyn Cristine 9.7428-2591 Karolaine F. dos Santos 9.8421-3266

ENCANADOR

JARDINEIRO

Matheus Fernando Machado

CABELEREIRA

Helô cabelo e Esmalteria 97509-0272

COZINHEIRA

Cintia Soares de Oliveira 9.9706-5864

ELETRICISTA

Alex Reis 9.6184-4268

FAXINEIRA

Tairiny Souza P. da Silva 9.5747-3951 Claudete Aparecida Pereira 9.6414-8164 Evilin de Araújo 9.7297-8801 Andressa Santana dos Reis 9.6200-8240 Cintia Soares de Oliveira 9.9706-5864 Naiara Fernandes de Jesus 9.5410-3712 Deise Aparecida Ferreira 9.8116-6027 / 4784-3534

Joel Antonio da S. Junior 9.5057-2457 Alex Reis 9.6184-4268

MANICURE Raquel Silva 9.4366-8916

PINTOR/ VENDEDOR E APLICADOR DE PAPEL DE PAREDE Valdir Ap. de Moraes 94035-5585

PINTOR Nelson de Souza 9.7586-0646

Cicero Alex S. Rodrigues 9.6271-5128 Diego Brito

9.7551-0220 Alex Reis

9.6184-4268 9.4335-0618

Fabrício Santos da Silva 9.9304-6030

Valdemir T. dos Santos 9.7407-8695

PISCINEIRO

MANUTENÇÃO DE COMPUTADOR

Everton Albino Rodrigues 9.4903-9607

Irineu Alves de Oliveira 9.7268-5812 / 4784-3534 Alex Reis 9.6184-4268 Fabrício Santos da Silva 9.9304-6030

PEDREIRO

RECEPCIONISTA

Tiago Fragoso F. da Silva 9.6495-9417

Marília Nunes C. de Oliveira 9.9894-6235

* A Revista Valoriza apenas disponibiliza contatos de profissionais da região, portanto, não se responsabiliza pelo serviço prestado.

34

Revista Valoriza


Profile for Revista Valoriza

Revista Valoriza Edição 08  

Revista regional de distribuição gratuita nas cidades de Vargem Grande Paulista, Caucaia do Alto e Cotia no estado de São Paulo.

Revista Valoriza Edição 08  

Revista regional de distribuição gratuita nas cidades de Vargem Grande Paulista, Caucaia do Alto e Cotia no estado de São Paulo.

Advertisement