{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

1

Revista

EDIÇÃO

07 JUL

2018

O RECONHECIMENTO QUE A REGIÃO MERECE

e mais

Solidariedade

Uma luta de sete mulheres para salvar animais de rua

Destinos

Uma viagem ao paraíso brasileiro: Jalapão

Gastronomia Uma receita incrível para driblar o frio

Veterinário da região revela grandes dicas de como cuidar dos animais de estimação no frio do inverno.

o i r f o u o g e h C ? t e p o

d r a d i u c o Com


2


3

valorize

MELHORES AMIGOS DO HOMEM

www.revistavaloriza.com.br

_______________________ Carolini del gaiso

Sócia-Diretora Jornalista Responsável MTB 0085090/SP

mauricio paroni Sócio-Diretor Diretor de Arte

É campanha do agasalho, é campanha pra vacinação, é mutirão para ajudar quem precisa e passa frio. Somos um planeta dominado por nós humanos, mandamos em quase tudo, e temos a obrigação de cuidar também. Respeitar outros seres vivos é de extrema responsabilidade, pois muitos desses seres necessitam de nossa ajuda, de nossa proteção. Nessa edição de inverno quisemos olhar pra eles, nossos amigos, companheiros, fiéis, alguns dizem que são os melhores amigos. Cachorros, gatos, coelhos, chinchilas, e a tantas outras espécies, é que dedicamos essa edição. Eles também sofrem com o frio, sofrem com gripes e resfriados, sofrem de desidratação, e, por isso, escolhemos abordar esses assuntos com uma entrevista exclusiva com um médico veterinário de nossa região. O Dr. Rogério Rokitzki explicou quais são as doenças mais comuns nos animais e como podemos cuidar deles e também como podemos evitar essas doenças. Nessa edição também vamos contar a história de sete mulheres guerreiras que saem pelas ruas da região resgatando animais solitários, doentes e famintos, que precisam de cuidados e de muito amor. Mais uma vez nossa revista vem trazendo esse sentimento, o amor. Somos tão capazes de amar, que podemos sim ajudar aqueles que precisam de nós. E, quando transmitimos amor a recompensa é mútua, afinal, esses seres não sabem mentir, fingir, eles são sinceros e sempre que possível retribuem o amor. Outro amor revelado é como se faz essa revista. A cada edição nos surpreendemos com os elogios, carinhos feitos por nossos leitores. Isso mostra que estamos no caminho certo! Nessa sétima edição temos nossos ‘destaques regionais’, ‘eventos’ que badalaram no último mês, as superdicas da Dra. Júlia Leite que trouxe os segredos dos chás, a experiência da nossa querida Diih Leite, que irá relatar sobre uma viagem incrível que ela fez com sua mãe, avó materna e paterna e irmã em um resort pertinho de nós. Além, é claro, de uma receita dos deuses e mais um destino incrível!

Boa leitura! Carolini Del Gaiso

Diretora

Aline Santos

comercial@revistavaloriza.com.br (11) 9.7464-9109

fotos da edição DESTAQUES DA REGIÃO: VAGNER SANTOS Prefeitura de Cotia EVENTOS: FELIPE DINIZ

revisão de textos SILVANA L. PARONI

Contato valoriza

revistavaloriza@gmail.com valoriza@revistavaloriza.com.br 11 94746-9720 Circulação: km 30 da Rodovia Raposo Tavares até o km 50 da Rodovia Bunjiro Nakao; Avenida Água Espariada; Caucaia do Alto; Avenida Mario Issac Pires; Vargem Grande Paulista; Cotia Portão; Cotia Centro; Atalaia; Jardim dos Ipês e Jardim Sabiá. Tiragem: 10 mil exemplares A Revista Valoriza é um veículo de comunicação mensal gratuito. Os conceitos emitidos nos artigos assinados e dos entrevistados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam obrigatoriamente a opinião deste veículo. O conteúdo dos anúncios são de inteira responsabilidade dos anunciantes.


índice 08

24

z o v a su

16 “Gratidão Revista Valoriza pela oportunidade de contar a nossa batalha diária em resgatar os animais de rua. O texto está maravilhoso, estou emocionada. Espero que os leitores gostem também! Obrigada pelo espaço!”

06 destaque

Os destaques importantes da região

14 eventos

14

Débora Guedes

Protetora dos animais da Adote Seu Pet Aqui

Os eventos que badalaram a região

26

16 bem-estar

Júlia Leite dá dicas de alimentação saudável e bem-estar

“Gostaria de agradecer a Revista valoriza pelo convite, foi um prazer ilustrar a capa e levar um pouquinho da minha história de quase 12 anos com meu noivo.”

18

18 indiihcas

Dicas de Estilo de Vida, lugares e lojas com Diih Leite

Diih Leite

Capa da 6ª edição da Revista Valoriza - colunista - Influencer Digital

20 capa

Pets. Eles também sentem frio

15

24 Solidariedade

30

A luta de sete mulheres

26 destinos

Jalapão, um paraíso brasileiro em meio ao Tocantins

30 Gastronomia

O inverno chegou! Uma receita deliciosa de sopa de cebola no pão italiano

33 delivery

Um especial com Deliverys de comida na região

34 serviços úteis

20

A Revista Valoriza dedica este espaço exclusivamente para você que queira compartilhar conosco suas sugestões, reclamações e até elogios sobre nosso trabalho e nossa região!

Valorize-se. escreva!

Estamos te aguardando no email da revista:

valoriza@revistavaloriza.com.br

www.revistavaloriza.com.br

Uma lista de serviços que atendem a região

4

Revista Valoriza


destaques da região

SEMANA DO MEIO AMBIENTE GREVE DOS CAMINHONEIROS No início do mês de junho, a Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária de Cotia fez o plantio de mais de 50 mudas nativas da Mata Atlântica, no Jardim Ipê, em prol ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Entre as espécies que foram plantadas, está o Ipê Amarelo, símbolo da cidade. A Secretaria também disponibilizou mais de 200 mudas de várias espécies durante a Feira Noturna de Caucaia do Alto, que foram distribuídas gratuitamente à população.

NÃO AFETOU A SEGURANÇA DE COTIA

A Secretaria de Segurança Pública de Cotia manteve as ações de segurança por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) durante o período de paralisação dos caminhoneiros. Um plano de contingenciamento foi posto em prática garantindo que o efetivo da GCM seguisse atuando normalmente e atendendo ocorrências. A Secretaria de Segurança Pública realizou patrulhamento em pontos estratégicos e priorizou postos fixos. No período de greve dos caminhoneiros, entre 21 de maio e 3 de junho, a GCM atendeu 153 ocorrências.

ESCOLAS REFORMADAS E MODERNIZADAS

A Prefeitura de Cotia entregou nesse último mês 32 escolas municipais reformadas. O investimento na ordem dos R$ 7 milhões envolveu intervenções na parte elétrica, hidráulica, pintura, substituição de portas, vidros, telhas, instalação de grades, toldos, entre outros. Além da reforma das escolas, a Prefeitura de Cotia também substituiu toda a mobília e carteiras de alunos que estavam com problemas. Outra novidade são as lousas digitais nas 70 Escolas de Ensino Fundamental da rede municipal. A lousa digital é como uma tela de computador, só que maior e mais inteligente, pois é sensível ao toque.Com o equipamento, os professores fazem apresentações de suas aulas utilizando-se de programas como Power Point, por exemplo, ou links de sites, já que poderão navegar na Internet durante a apresentação do tema proposto aos alunos. Com internet disponível em todas as escolas, os professores poderão consultar conteúdos e reproduzir vídeos ligados ao tema da aula para os alunos.Os professores receberam orientação sobre como tirar o melhor proveito dos equipamentos com os alunos. O treinamento foi dado por técnicos da empresa que forneceu os equipamentos para as escolas, o contrato também prevê suporte e manutenção sempre que houver necessidade.

FÓRUM NACIONAL

DE SEGURANÇA MUNICIPAL TEM NOVO PRESIDENTE O vice-prefeito e Secretário Municipal de Segurança de Cotia, Almir Rodrigues, assumiu a presidência do Fórum Nacional de Segurança Municipal. A escolha consensual indicou o viceprefeito nas reuniões de articulação que ocorreram nos dias de realização da etapa nacional do 16° Fórum de Segurança Municipal que ocorreu em Guarujá, nos dias 25 e 26 de abril.Almir, que ocupava até então o cargo de vicepresidente, estará à frente da presidência do Fórum durante o circuito 2018/2019, assumindo a vaga anteriormente ocupada por José Roberto Rodrigues,

6

secretário de Segurança Urbana de São Paulo. O novo presidente declarou que se sente honrado com mais este desafio em sua vida pública e que o fato da segurança pública constar na agenda Nacional em todas as esferas de governo não o assusta. “Ao contrário, só aumenta minha vontade de trabalhar e ajudar o país” afirmou. O Fórum Nacional de Segurança Municipal é um movimento de articulação e debate nacional sobre o papel dos governos municipais na segurança pública e seu Comitê de Coordenação é composto por Secretários Municipais de Segurança.

Revista Valoriza


7

NOVOS POSTOS

DE SERVIÇOS EM CAUCAIA DO ALTO Os 70 mil habitantes do distrito de Caucaia do Alto, distante mais de 17km do centro de Cotia, passaram a contar com um Centro de Atendimento Municipal Caucaia do Alto. No local, os munícipes têm acesso aos serviços do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settrans). No posto da Settrans, o munícipe tem acesso ao serviço de

protocolo, solicitação de cartão de estacionamento em vaga especial e agendamento de vistorias. E, no PAT tem o sistema integrado com a central de vagas e, no local, a população pode se inscrever às oportunidades de emprego, emitir carteira de trabalho, além de dar entrada ao seguro desemprego. Endereço: Avenida Luís Sacramento, 624 (Regional Caucaia). Telefone 4611-0060

VEM AÍ

O NOVO POSTO DE SAÚDE DE CAUCAIA DO ALTO

O prefeito Rogério Franco assinou a autorização para abertura da licitação para contratar a construção de um novo Pronto Atendimento em Caucaia do Alto. O projeto da Prefeitura de Cotia consta com um Posto de Atendimento com dois mil metros de área construída e estará equipado com o que há de mais moderno. O futuro PA de Caucaia ficará ao lado do atual que já tem mais de 20 anos.


destaques da região

MAIOR EVENTO

DE GRADUAÇÃO DE KARATÊ

Cotia sediou o maior evento de graduação já realizado na cidade para os praticantes de karatê. O evento foi organizado pela Associação MuguenKan, por meio do professor Gilson Nunes (Kodansha - 8º Dan). Cento e cinquenta atletas participaram de provas para a graduação de faixas, da branca até a marrom.O evento contou com o total apoio da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, o karatê, está entre as modalidades oferecidas gratuitamente pela Prefeitura.No evento de graduação, estiveram presentes alunos de diversos bairros de Cotia e de outros municípios, como Itapevi, Vargem Grande Paulista, Ibiúna e Barueri. A Associação MuguenKan conta com 850 alunos atuantes, 70 são faixas pretas, sendo a base da seleção de Cotia que representa o município em competições nacionais e internacionais.

DO LIXO AO LUXO

Dezenas de pessoas participaram da oficina de designer sustentável ‘NeArte - Do Lixo ao Luxo’, com o artesão Nelson Nascimento. A oficina aconteceu no Posto de Entrega Voluntária (PEV), em Caucaia do Alto, e fez parte da programação da Campanha Estadual de Descarte de Pneus, realizada em parceria com as Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Agropecuária e Desenvolvimento Social, entre 4 e 8 de junho, recebendo pneus velhos na Coopernova e no PEV.Durante a oficina, os participantes aprenderam a dar nova utilidade a pneus velhos. O artesão passou dicas de como manusear as ferramentas, formas de corte dos pneus, tipo de tinta a ser utilizada e, sobretudo, buscou despertar a consciência ambiental, já que todo o material utilizado em suas produções é retirado do ‘lixo’. A Campanha Estadual de Descarte de Pneus terminou, mas quem não conseguiu descartar pneus velhos, pode levá-los ao PEV, na Rua Luiz do Sacramento, 624, (ao lado da Regional de Caucaia), de segunda a sexta-feira.

INCENTIVO À LEITURA

No mês de junho, foi inaugurado o ‘Projeto Encantalendo’, promovendo o incentivo à leitura. O projeto entregou uma nova biblioteca à Instituição Educando Para a Vida, que atende crianças e jovens carentes no sistema de contra turno, em Caucaia do Alto. A entrega da biblioteca e o acervo de livros novos foram idealizados pelo Rotary Club Cotia Caucaia do Alto. Esse projeto beneficiará as crianças e jovens atendidos pela Instituição, incentivando-os à leitura de livros de qualidade com o acompanhamento de voluntários. A inauguração contou com a presença do Presidente Fernando Cardim, do Rotary Club Cotia Caucaia do Alto, e com o apoio e a presença do governador do Rotary Internacional, Francisco de Souza Ferreira Filho.

ATENTOS ÀS QUEIMADAS Integrantes da Defesa Civil de Cotia participaram da Oficina Preparatória para a Operação Estiagem (OPOE) na Região Metropolitana, que aconteceu na Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha. O treinamento foi ministrado por meio de uma parceria entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) e as Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) da Secretaria de Estado da Saúde, Polícia Ambiental, SOMAR Meteorologia e Corpo de Bombeiros.Todos os participantes receberam certificados de participação na oficina que visa a construção de uma rede de prevenção de riscos e de desastres no período de estiagem. Os agentes da corporação assistiram palestras sobre legislação, elaboração de plano de contingência

8

para o período de estiagem, entre outros. Também acompanharam explanações sobre a Operação Corta-Fogo, Secretaria Estadual de Meio Ambiente; combate ao Aedes Aegypti no Estado pela SUCEN, fiscalização de queimadas e incêndios florestais pela Polícia Ambiental, interpretação de dados meteorológicos pela SOMAR Meteorologia, e formação regional de brigadistas pelo Corpo de Bombeiros, que ministrou aulas práticas.No período de estiagem são mais comuns os registros de queimadas. Como Cotia tem vasta área coberta por vegetação, fica mais vulnerável a este tipo de ocorrência. A prevenção começa com o apoio da população não queimando lixo e outros materiais, não jogando bituca de cigarro em área de vegetação, entre outros. Economizar água também é fundamental, já que os níveis dos reservatórios sofrem baixa neste período do ano.A Defesa Civil atende pelo número 199 e Whatsapp 11 94325-0234.

Revista Valoriza


9

ROMARIA DE VGP FINALIZOU COM GRANDE SHOW

A tradicional Romaria de Vargem Grande Paulista a Pirapora do Bom Jesus completou sua 42ª edição este ano. Entre os dias 8,9 e 10 de junho, centenas de romeiros percorreram mais de 50 quilômetros até o santuário numa demonstração de devoção, fé e agradecimento. A chegada da Romaria, no domingo, foi comemorada com o show da dupla Teodoro e Sampaio. O público lotou o espaço de eventos na Rua Serra da Mantiqueira, para ouvir sucessos como “Mulher Chorona”, “Se a Casa Cair”, “Vestido de Seda”, entre outras. Tradicional no município, a romaria é considerada uma das maiores e mais bem organizada da região. Os primeiros a saírem rumo a Pirapora foram os pedestres, que enfrentaram o frio da madrugada de sexta-feira para sábado. Já no sábado de manhã, foi a vez dos ciclistas, cavaleiros, motociclistas, charreteiros e carros de passeio. O itinerário foi longo, porém, antes de finalizar o trajeto, os romeiros foram recebidos em Araçariguama, no Parque dos Romeiros, onde foi servido almoço preparado pela Prefeitura de Vargem Grande Paulista. No local, os romeiros foram recebidos pelo prefeito Josué Ramos e a primeira dama Soeli Ramos, o vice-prefeito Reinaldo Oliveira, Vereadores e Secretários Municipais.Após o almoço os romeiros seguiram para Pirapora do Bom Jesus com o andor e a imagem de Nossa Senhora das Graças, padroeira de Vargem Grande Paulista. Em Pirapora, a Romaria recebeu a benção do padre.

DONA BOLEIRA AGORA EM DOIS ENDEREÇOS

A empresária Renata Rodrigues, conhecida na cidade de Vargem Grande Paulista como proprietária da loja Dona Boleira, acaba de inaugurar sua segunda loja na cidade. As duas lojas oferecem bolos caseiros, bolos para festas, biscoitos mineiros, pães caseiros, geleias, café em grãos da Nescafé e muito mais, tudo isso em um ambiente aconchegante. A nova loja está na Rua Valêncio Soares Rodrigues, 150, no centro, perto da Prefeitura de Vargem Grande Paulista. Venha conferir as delícias que a Dona Boleira oferece, também no endereço da Rua José Manoel de Almeida, 1209, no centro comercial Boulevard Ouro Verde. A Renata convida a todos para conhecerem suas lojas e saborearem seus diversos quitutes.


destaques da região

PROJETO EMAGRECER CERTO Estar no peso ideal vai além de estética. É saúde, qualidade de vida e bem-estar. E para ajudar pessoas com excesso de peso a conquistarem a saúde ideal, a Prefeitura de Cotia lançou o inédito Projeto Emagrecer Certo, na Policlínica do Portão. Um grupo de pacientes com sobrepeso, obesidade graus I, II e III, encaminhados por médicos da Policlínica, formaram um grupo terapêutico com vistas à perda de peso e promoção da saúde e autoestima.O projeto vai atender até 50 pacientes nesta primeira edição, e tem previsão de durar pelo menos seis meses. Entre os profissionais que acompanharão os pacientes estão enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, nutricionista, endocrinologista, educador físico, além de psicólogo e terapeuta. A Secretaria de Saúde de Cotia tem ainda parceria com a Faculdade Mario Schenberg que garante a participação de fisioterapeutas na equipe multidisciplinar.O projeto funciona da seguinte

forma:Um grupo de pacientes encaminhados por médicos da Policlínica se encontrará, toda quinta-feira, com uma equipe multidisciplinar para acompanhamento do peso, IMC, pressão arterial e glicemia. Na sequência, acompanharão palestras com nutricionistas, psicólogos, terapeutas e outros profissionais. O projeto também prevê a realização de um programa de atividade física preparado por um educador físico.No momento da inscrição, os participantes assinaram um termo de compromisso que exige, entre outros, assiduidade aos encontros. Faltas injustificadas, por exemplo, levam à perda da vaga no grupo.Já no segundo encontro do projeto, os participantes fizeram caminhada e alongamento, sob a orientação de um educador físico e acompanhados por equipe de enfermagem, depois de passarem por aferição da pressão arterial, pesagem, orientações nutricionais e de enfermagem.

TIJUCO PRETO

TERÁ UMA NOVA OPÇÃO DE RESTAURANTE E LANCHONETE

O restaurante e lanchonete BarcellosDog que atua há mais de 2 anos na região central de Vargem Grande Paulista, está finalizando seu segundo restaurante, no bairro do Tijuco Preto. O restaurante é conhecido por seus diversos tipos de lanches de hot-dog e refeições diárias, com qualidade e preços justos. Os empresários, Adriana Gouvêa e Leonardo Barcellos convidam a todos para a inauguração no dia 20 de julho, às 18 horas, na loja da Av. Ivo Mario Isaac Pires, 3201, no bairro do Tijuco Preto. Contatos: 2391-1852 ou 9.4020-3130. “BarcellosDog porque comer aqui é muito bom!”.

TODOS CONTRA AS DROGAS

Com a proposta de fortalecer os jovens contra as drogas e o uso abusivo de bebidas alcoólicas, contra a violência e a intolerância, auxiliar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, entre outras, o Projeto Educando, mantido pela Prefeitura de Cotia, iniciou a formatura dos mais de 830 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de 13 escolas da rede municipal O programa é realizado por meio de uma parceria entre as Secretarias de Educação e Segurança Pública e é aplicado por quatro instrutores

10

da Guarda Civil Municipal (GCM).O Projeto Educando fica na escola por um semestre e as unidades escolares são definidas pela Guarda Civil Municipal com base no número de ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas na região e nos índices de criminalidade. Desde a sua implantação, em 2006, o Projeto já formou cerca de 25 mil alunos com orientações sobre o impacto das drogas e do uso abusivo do álcool, sensibilização contra bullying, diferenças, direitos e deveres, família, autoestima.

DEZ ANOS DE ESPERA

UNIFORMES CHEGARAM ÀS ESCOLAS MUNICIPAIS DE VARGEM GRANDE PAULISTA

Após 10 anos de espera, alunos da rede municipal receberam uniformes escolares. Foi no mês de junho do ano de 2018 que a Prefeitura de Vargem Grande Paulista, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, cumpriu o tão desejado pedido dos pais de alunos da rede municipal de ensino da cidade. Foram mais e cinco mil alunos beneficiados entre creche (maternal I e II), educação infantil (etapa I e II) e ensino fundamental 1º ao 5º ano.Os kits que foram distribuídos contam com jaqueta, camisetas manga longa, camisetas manga curta, calças, bermudas (para os meninos), shorts-saia (para as meninas), meias e tênis.

Revista Valoriza


11

HAMBURGUERIA PREMIADA

Uma equipe de repórteres, críticos e apaixonados por comida visitam várias cidades, de vários cantos do Brasil para experimentar, avaliar, e premiar restaurantes, lanchonetes, pastelarias, docerias, bares e outros pontos gastronômicos. O Guia Garfo de Ouro está sempre em busca dos melhores em cada cidade. Em 2017 eles visitaram, anonimamente, a cidade de Vargem Grande Paulista e,

premiaram a hamburgueria Jim Burger. “A avaliação dos hambúrgueres levou em conta sete quesitos, como: peso, apresentação, temperatura, qualidade dos ingredientes, fritura, harmonia (o equilíbrio dos elementos em uma receita), tempero e sensação final, que condensa as impressões acerca dos quesitos anteriores”, relata Fernanda Alburquerque da equipe Guia Garfo de Ouro.

COMPETIÇÃO DO BEM

O Ginásio de Esportes de Cotia sediou o 9º Festival Judoca Solidário. No evento, foram arrecadadas cerca de 200 peças de agasalhos. A competição foi realizada pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Cotia e reuniu 122 alunos de oito entidades da região: Instituto Tiago Camilo, DELAR Jandira, Academia Municipal de Osasco/EC Yanaguimori, Judô Kohara, Instituto Sensei Divino, CT Fight, Fundação Filhos de Buda e Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Cotia. As roupas arrecadadas foram repassadas à Campanha do Agasalho, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Cotia. Dezenas de agasalhos e cobertores também foram doados pela Secretaria de Trabalho e Emprego, que mobilizou uma gincana entre os servidores, que foram incentivados a ajudar, em uma simbólica competição solidária.

PRONTO ATENDIMENTO

DE CAUCAIA GANHA NOVO RAIO-X A Prefeitura de Cotia implantou uma nova sala de exame de Raio-X no Pronto Atendimento de Caucaia do Alto e instalou um novo aparelho digital para realização do exame. Mais tecnológico e seguro. A antiga sala de Raio-X passou por adaptações em conformidade com o preconizado pelos padrões da Vigilância Sanitária.


destaques da região

NOVO ARMAMENTO

PARA GUARDA MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE PAULISTA

A Prefeitura de Vargem Grande Paulista adquiriu 20 pistolas calibre 380, que foram entregues aos guardas municipais pelo prefeito Josué Ramos. Segundo o prefeito, com as novas armas haverá uma reposição de parte do armamento que a corporação já tinha e também possibilitará que o número de armas da GM seja equivalente ao número de servidores que atuam na área. Os novos armamentos se fazem necessários para colocar todos os guardas em igual condição, já que a maioria da corporação ainda trabalhava com revólveres. Para terem acesso aos armamentos, os guardas passaram por treinamentos adequados, além de avaliações físicas e psicológicas. Atualmente, são 50 guardas que compõem o órgão.

FISCALIZANDO SEU BAIRRO

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Habitação, intensificou a fiscalização de obras irregulares, parcelamento irregular de solo e invasões de terras públicas. As ações vêm acontecendo em conjunto com as Secretarias de Obras e Serviços Urbanos, Segurança Pública, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente e Agropecuária, desde 2017. No ano passado, a Secretaria realizou um trabalho complexo para mapear alguns pontos sob suspeita de irregularidade, tanto em parcelamento como invasão. O trabalho da prefeitura torna-se mais eficiente com o apoio da população, advertindo os problemas advindos das irregularidades e crimes, eventualmente a serem cometidos, caso não seja respeitado o trâmite legal.No mês de junho, houve uma denúncia anônima de uma possível invasão no bairro Jardim Leonor. A Prefeitura de Cotia conseguiu evitar que uma área pública fosse ocupada de forma irregular. A população pode colaborar denunciando qualquer movimentação suspeita em seu bairro pelo telefone 4616-8929.

CAMPANHA DE CASTRAÇÃO ATENDE MAIS DE 1700 ANIMAIS EM COTIA

Desde janeiro a Prefeitura de Cotia realizou a castração de 1762 animais, entre cães e gatos, no primeiro semestre deste ano. A campanha, que passou a ser mensal a partir de janeiro, é gratuita e atende uma média de 290 animais por mês. A ação é uma importante medida de controle de natalidade destes animais e acontece em todas as regiões do município. Além da castração de cães e gatos, os profissionais do Departamento de Zoonoses fazem um trabalho educativo sobre posse responsável, saúde dos animais, conscientizam sobre a importância da esterilização cirúrgica de cães e gatos, além de passarem todas as orientações necessárias sobre os cuidados pós castração. Informações pelo telefone 4616-6493.

12

NOVO GRUPO

É DEFINIDO PARA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

A Secretaria de Saúde de Cotia está vacinando dois novos grupos contra a gripe influenza: crianças com idade entre cinco e nove anos e, adultos, 50 a 59 anos. A vacina está disponível nas 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e será aplicada enquanto durar o estoque de doses enviadas pelo Governo Estadual. A mobilização nacional havia sido prorrogada até o dia 22/06 e, como diversos municípios ainda têm doses disponíveis, o Governo ampliou o público-alvo.Além das crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos, devem se vacinar os profissionais da saúde, indígenas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, gestantes e puérperas, professores, privados de liberdade e comorbidades (pessoas com doenças crônicas não transmissíveis). Este público é definido com base no risco que estas pessoas têm de desenvolver formas mais graves da doença e por serem consideradas de maior potencial de transmissão do vírus. A vacina aplicada é a trivalente (H3N2, H1N1 e Influenza B).

Revista Valoriza


13

VEM AÍ A SEGUNDA EDIÇÃO DO AGROFEST No dia 8 de junho a Cia. Verde Amarelo e a Prefeitura de Vargem Grande Paulista realizaram um Coquetel de Apresentação da 2ª Festa Agrofest, realizado no Fields Restaurante e Bar, em Vargem Grande Paulista. Na ocasião, o Prefeito Josué Ramos e o empresário Valtinho Pereira apresentaram as atrações que irão badalar a cidade nos dias 20, 21, 22 e 23 de setembro, com shows já confirmados de Gustavo Mioto, a sertaneja da sofrência Marília Mendonça, as duplas sertanejas Zé Neto & Cristiano e Hugo & Tiago, e a funkeira Anitta.


eventos

Sunset Fields AMOR AZUL

A 4ª edição da tradicional festa no Fields Restaurante & Bar está conquistando cada vez mais admiradores. A casa mais uma vez lotou, o frio do inverno não incomodou ninguém, todos que estavam por lá se divertiram, dançaram e cantaram ao som dos DJs Aldo Amorim, Dener Santiago, Pytt Gardin e Xandão, e do cantor sertanejo Diogo Villa. Pessoas bonitas, ambiente descontraído, músicas de ótima qualidade, comidas e bebidas, e um deslumbrante visual à luz do pôr do sol. Tudo isso proporcionado pelo empresário e idealizador da festa, Ronaldo Britto.

14

Revista Valoriza


15

IX Arraiá 2018 Mais uma vez o Arraiá do Terras de Santa Adélia foi um sucesso! Na sua 9ª edição, a festa contou com comidas típicas, bebidas, brincadeiras, fogueira e música ao vivo. Tudo da melhor qualidade, para oferecer a melhor festa aos moradores, convidados e patrocinadores.

patrocinadores


bem-estar

Chás

Grande aliado da saúde!!!

Quentinho para aquecer os dias frios ou gelado para refrescar os dias de verão, beber chá é sinônimo de boa saúde, felicidade e aconchego. Quem nunca ouviu da avó ou de alguém mais velho: toma um chazinho que melhora!!! Descoberta há milhares de anos, no Oriente, muito difundida na China, no Japão e na Inglaterra, a apreciação da bebida vai muito além de um simples costume. Chás são versáteis e podem servir para diversas situações na sua rotina, como relaxar o corpo nos dias estressantes, dar disposição nas manhãs preguiçosas e até ser um santo remédio para um resfriado. Estudos já confirmaram que os benefícios dos chás vão desde prevenção do câncer à redução de índices de colesterol, perda de peso e melhora no sistema digestivo. Saiba como preparar um chá corretamente: - opte sempre por ervas desidratadas e orgânicas, que são mais puras e preservam melhor os princípios ativos; - use água mineral ou filtrada. Assim, ferva a água com a erva escolhida por 3 a 5 minutos e deixe em infusão por 5 a 7 minutos. Depois, retire as folhinhas ou o sachê, e consuma em até 24 horas, que é

16

o tempo de conservação das propriedades terapêuticas. Veja os melhores tipos de chá para cada momento do seu dia:

Manhã: chás antioxidantes

Chá preto, verde, gengibre, limão. Antes dormir: chás calmantes e relaxantes. Chá de camomila, mulungu, maracujá, melissa. Antes do exercício: termogênicos Chá verde,canela, cravo, gengibre. Resfriado e indigestão: revigorantes Gengibre, limão, chá verde. Má digestão: calmantes e cicatrizantes Hortelã, boldo, erva cidreira, erva doce, alecrim.

Top 10 dos chás: Erva cidreira

A erva cidreira é aliada do sistema digestivo e ainda ajuda a aliviar gases. O chá de erva cidreira é ótimo para ser tomado depois das

refeições por pessoas que têm problemas de digestão.

Camomila

A camomila é boa para combater ansiedade e insônia e tem sido muito usada para aliviar a enxaqueca. É muito indicada também no período da TPM, já que ajuda a amenizar cólicas, além da ação calmante.

Hortelã

É revigorante e serve como antiparasita e antifungicida, ou seja, ajuda a matar bactérias ruins, principalmente do intestino, e os fungos e auxilia pessoas que estão com complicações de gases, sendo ótimo para melhorar a digestão e azia.

Alecrim

É um digestivo excelente e também é muito usado para ajudar pessoas que querem controlar o peso, pois aumenta a sensação de saciedade. Tem ações antiespasmódica e anti-inflamatória - bom para cólica renal e menstrual ação antifúngica - ótimo para ajudar a mandar embora o fungo cândida do organismo - e ação desintoxicante, sendo um verdadeiro tônico para o fígado.

Revista Valoriza


17

Erva doce

Além de relaxante, também ajuda no combate às cólicas e gases, além de melhorar a digestão.

Chá de canela

A canela pode ser uma ótima aliada no controle de diabetes, regulando o açúcar no sangue. Além disso, ela ajuda a diminuir a vontade de comer doces e melhora a circulação.

Chá verde

Esse é top. É desintoxicante, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, previne problemas cardiovasculares por controlar o colesterol e ainda tem vários princípios ativos que ajudam na prevenção do câncer. O chá verde também é muito famoso pela ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo na queima de gorduras e pode contribuir para quem quer perder peso. Mas vale lembrar que a bebida não é milagrosa e nem ajuda sozinha a emagrecer - sempre é preciso aliar uma dieta equilibrada e exercícios físicos.

Chá de hibisco

O hibisco ajuda no controle do colesterol e

é muito diurético, capaz de fazer uma varredura de toxinas no organismo. Ele ajuda a eliminar gordura e pode ser uma boa opção para hipertensos, porque tem menos cafeína que o chá verde e benefícios semelhantes. O chá de hibisco também tem ação anti-inflamatória.

Chá de gengibre

O gengibre também tem uma ação anti-inflamatória incrível. Ele atua no sistema digestivo contra cólicas e gases e ajuda no combate à celulite, tão indesejada pelas mulheres.

Maracujá

O maracujá já é famoso por ajudar a acalmar. Seu chá ajuda a combater ansiedade, estresse, insônia, irritação e agitação.

Julia Leite, Nutricionista

+ de 12.000 seguidores 11 9.9299-3342

Hummm. Deu até vontade de tomar um chazinho,né? Atenção especial ao açúcar. Chás NÃO devem ser adoçados. O ideal é sentir o sabor natural dos chás e se deliciar!!!

julia.leite.salvadori@gmail.com

@julialeitenutricionista /julialeitenutricionista


#indiihca

#Resort em família

Oi meus amores, tudo bem?

Quem aí já está pensando para onde viajará nas férias? Eita época boa, hein? E eu tenho uma #diihca maravilhosa para vocês! No mês de maio levei minha mãe, minha irmã e nossas duas avós para o Clara Ibiúna Resort, já ouviram falar desse lugar? Temos um paraíso do ladinho da nossa casa, vale muito a pena conhecer! Este Resort é INCRÍVEL, a piscina emenda com a represa, dando a impressão de borda infinita, sabe? Atendimento IMPECÁVEL,

comida MARAVILHOSA, quartos supermodernos, monitores bem humorados e preparados para passarem o dia inteiro com seus filhos, enquanto vocês ficam de pernas para o ar, relaxando e vivenciando cada momento que este lugar nos proporciona! O Clara Ibiúna Resort tem pomar, horta, cavalos, atividades dentro e fora da represa, tem noite da pipoca e chocolate quente, com música ao vivo e muito mais. Ficamos de sexta até domingo e curtimos cada detalhe!

Uma coisa que preciso compartilhar, é que não dá tempo de sentir fome lá! Tem café da manhã, almoço, café da tarde, janta... tudo muito bem servido e da melhor qualidade! Esses chefs de cozinha merecem uma salva de palmas, real. Só de lembrar, a boca saliva rs

Fiz várias surpresas para as minhas musas lá, alguns de vocês devem ter acompanhando através do meu Instagram, né? Foi o Dia das Mães mais especial de nossas vidas!

#indiihco para suas férias de julho, já se programem!

18

Revista Valoriza


19

#agradecimento

Quero aproveitar para agradecer meus parceiros, que se jogaram nessa aventura comigo: @grandvisiongranjavianna Com óculos maravilhosos e acessíveis, de sua própria marca. @mundotaruira obrigada por nos presentear com os pijamas Tema “família”, estampas parecidas, estilos diferentes, AMAMOS! @id10personalize em mais uma viagem comigo e dessa vez, fez a felicidade das minhas musas, com chapéus personalizados que além de lindos, protegem mesmo do sol! @semijoiasahlazuli grata por nos presentear com brinco, colar e presilha. Semi joias de altíssima qualidade, com pedras preciosas. @floresdeluzfloricultura agradeço pelas flores lindas, que fizeram nosso momento ainda mais especial. Obrigada por tudo, foi mágico e inesquecível!

la? e é m e #qu

Diih Leite, 26 anos Influenciadora Digital Criadora de conteúdo

+ de 90.000 seguidores @diihleite /Diih Leite Diih Leite ingreedleite@gmail.com

O Clara Ibiúna Resort faz parte do mesmo grupo do Santa Clara Eco Resort, reconhecido por 2 anos consecutivos como o melhor hotel do Brasil/América do Sul e o 3º do mundo para famílias pelo TripAdvisor. O resort possui uma imensa área de 56 hectares com fazenda, hípica, heliponto e estrutura de lazer completa com piscinas, quadras, brinquedoteca, sala fitness, sauna, playground, entre outros. Além disso, está localizado à beira de uma charmosa represa, onde é possível praticar diversos esportes aquáticos como esqui, wakeboard, esqui-boia, stand up paddle, caiaque e pesca.

Estrada Mun. da Cachoeira, km 9,5 Campo Verde Debaixo - Ibiúna - SP

Reservas: (16) 3345 4004 • (15) 3349 6733 www.clararesorts.com.br

0383_ClaraIbiuna_An_18x12cm_RevValoriza_Jun18.indd 1









28/06/2018 19:34


capa

Saúde pet no inverno

As doenças e os cuidados que seu animal de estimação precisam na estação mais fria do ano 20

Revista Valoriza


21

Com as baixas temperaturas da estação mais fria do ano, os animais também sofrem no inverno e adquirem doenças com transmissão de virose. Assim como nós humanos, os animais também são suscetíveis a adquirirem algumas doenças, como as respiratórias, que são as mais comuns entre os cães e os gatos. Além das doenças respiratórias que chegam a aumentar os atendimentos em 30% nas clínicas veterinárias, há também o atendimento aos animais idosos que podem sofrer um pouco a mais nessa estação, principalmente quando já sofrem de problemas articulares, como artrose, calcificação na coluna ou hérnia de disco, e passam a sentir mais dor quando expostos às baixas temperaturas. Os animais também ficam resfriados, gripados e com tosse, e, se não forem tratados a tempo, a doença pode evoluir

para algo mais grave. A preocupação é a mesma: como cuidar do animal de estimação e protegê-lo das doenças da estação mais fria do ano? Mesmo que seu pet esteja resguardado em casa, não há como garantir que fique livre dessas doenças. Para te ajudar, a revista Valoriza pesquisou e solicitou ajuda do médico veterinário que atua em nossa região, o Dr. Rogério Rokitzki, CRMV-SP 7414, da Clínica Veterinária La Vet Pet localizada no km47 da Rodovia Bunjiro Nakao, em Vargem Grande Paulista. Nessa matéria iremos abordar as doenças mais frequentes no inverno, orientar de forma correta como devemos agir, e como podemos prevenir e ajudar os animais que tanto amamos. Para o Dr. Rogério, as doenças de inverno em cães e gatos são causadas pelas mudanças drásticas de temperaturas e pela umidade, causando uma baixa

imunidade no animal, que pode ficar doente. “Os cães podem ficar gripados, a gripe canina é parecida com a do ser humano, é causada pelo vírus Influenza Tipo 2. Os sintomas são febre, tosse, coriza e espirros”. Outra doença muito comum entre os cães é a Bordetella, uma doença bacteriana, conhecida como Tosse dos Canis. Apesar de ser mais recorrente no inverno, essa doença pode aparecer em qualquer época do ano. Os cães começam com uma tosse simples e garganta inflamada, mas, se não for tratada adequadamente, pode evoluir para um quadro de pneumonia. “Ambas as doenças tem sintomas parecidos, por isso é normal serem confundidas. A prevenção é feita por meio de vacina, podendo ser intranasal, que é um líquido instalado dentro das narinas ou, injetável com agulha através da pele”, acrescenta o veterinário.

FRIO COM UMIDADE SÃO FATORES QUE CONTRIBUEM PARA QUE OS BICHANOS FIQUEM DOENTES


capa Algumas dúvidas são muito frequentes quando o assunto é: ‘os cachorros sentem o mesmo frio que os humanos? Os cães peludos sentem menos frio que aqueles com pêlo curto?’ Com medo que eles possam passar frio, muitos donos compram roupas caninas, principalmente as mais quentes, como as de lã, para protegê-los do frio. “É inevitável que o dono se sinta na obrigação de agasalhar seu pet. Real-

mente eles sentem frio, mas não na mesma intensidade que o homem”, relata o veterinário. O médico explica ainda, que os cães com pelos curtos normalmente possuem gorduras que servem exatamente para aquecê-los, apenas algumas raças esportivas ou da raça Pinscher que, por serem muito magros, sofrem mais com as baixas temperaturas. Nesses casos, especificamente, necessitam de uma

coberta ou roupa para se aquecerem. “Um erro muito comum é deixar os animais com a roupinha o dia inteiro. Eles só necessitam da roupa para dormir à noite, quando a temperatura fica mais baixa. Durante o dia não há necessidade, mesmo porque os cachorros correm, se esfregam no quintal, fazem suas necessidades, deixando assim a roupa suja e inadequada para eles”.

USAR A ROUPA APENAS NO PERÍODO DA NOITE, SEMPRE LIMPAS. ASSIM COMO AS COBERTAS, LAVAR PELO MENOS À CADA DOIS DIAS DE USO. Além da roupa ficar suja para o cachorro, pode irritar sua pele, pois durante o dia, mesmo no inverno, os cachorros soam, e com a roupa eles começam a se incomodar, coçando e irritando sua pele. É recomendável utilizar a roupa apenas durante a noite para ele dormir aquecido e lavar sempre após o seu uso. O dr. Rogério ainda acrescenta que as roupas feitas de lã precisam ficar sobreposta a outra roupa canina, de preferência de algodão e fina. Pois o contato da lã diretamente na pele do cachorro dá coceira, irritando o animal e acarretando uma possível irritação ou alergia na pele. Muitos donos não gostam da roupa canina, então é preferível que o cachorro tenha uma coberta em sua cama, e ao amanhecer, tirar essa coberta e colocá-la no sol, e lavar pelo menos a cada dois dias. O banho é outro fator que intriga os donos de cachorros. Afinal, o banho pode ser feito com frequência no inverno, com a temperatura da água alta? O banho é somente em caso de necessidade, quando o animal está sujo e com algum tipo de alergia, nesse último caso há necessidade de tomar banho com mais frequência. A temperatura da água não pode ser muito quente, pois o cachorro possui pele sensível, e em contato com a água muito quente, pode irritar a pele do animal ou até queimá-lo. Outro fator importante é o produto que auxiliará no banho, os shampoos caninos de preferência, devem ser à base de frutas, sem produtos químicos, sabão de coco ou detergentes, pois estes destroem a camada de pele do animal. Após o banho é de extrema importância secar bem o cachorro, pois o pêlo úmido é muito perigoso, podendo evoluir para doenças como a Tosse de Canis ou até uma pneumonia. “Os primeiros sintomas quando o cachorro está doente é parar de comer, pois ele está com febre, secreção nasal e ocular, tosse seca ou com secreção. Para cuidar do seu animal, é importante estar com as vacinas em dia, deixar sempre água limpa em mais de um local da casa, pois nessa época os cães não bebem muita água, podendo piorar o quadro clínico adquirindo uma

22 22

Revista Valoriza


23

desidratação, manter o animal limpo, aquecido com seus cobertores ou roupas, sempre limpas”, relata o doutor. Outra questão é o contato com outros animais doentes. A transmissão entre um cachorro e outro é inevitável, pois eles se lambem, se esfregam, transmitindo assim a doença de um para o outro. Mas, assim como os resfriados e gripes em humanos, os cuidados são essenciais. Além dos cachorros, os gatos também sofrem nessa época do ano. A doença típica dos felinos nas temperaturas mais baixas é a rinotraqueite. Uma doença que é mais comum nos filhotes, mas, uma vez adquirida, 80% deles continuam portadores. Dentre os sintomas, tem secreção nasal e ocular, dificuldades para respirar, febre e desidratação. Alguns podem apresentar dermatite ao redor dos olhos, por causa da quantidade de secreção, de pus na região. Normalmente o tratamento é feito com antibióticos, colírios, soros, inalação e suporte nutricional adequado. A prevenção também ocorre por meio da vacina. E, quando o gato estiver doente evite que ele fique próximo de outros animais, pois a transmissão ocorre pelo contato. Uma dica é desinfetar o ambiente e os utensílios do pet

para evitar a propagação na casa. Todos os animais precisam de atenção, ficar atentos nas mudanças bruscas de temperaturas e ajudá-los a se proteger do frio. Em muitos casos, os cuidados são redobrados, que é o caso dos animais idosos. Com o avanço da medicina veterinária, os animais estão vivendo mais, com isso o número de animais com doenças relacionados à idade também aumentou. No inverno, além das doenças respiratórias, cães e gatos idosos sofrem com problemas ortopédicos. “As extremidades ficam mais doloridas, principalmente quando a temperatura está mais baixa. Para isso, existem alguns tratamentos alternativos que podem auxiliar na melhora dessas dores, é o caso da ozonioterapia. Esse tratamento serve como anti-inflamatório, imunimodulador, antimicrobiano e cicatrizante, e auxiliam para que o animal sinta menos dor nessa época do ano”, explica o Dr. Rogério. Existem outras doenças que causam dor aos animais idosos, por isso a importância de sempre estar de olho neles e, assim que perceber que estão sofrendo procurar um médico veterinário de confiança, que possa fazer o melhor tratamento para o seu pet.

OUTROS BICHANOS TAMBÉM PRECISAM DE CUIDADOS NO INVERNO

AVES TARTARUGAS PEIXES CHINCHILAS HAMSTERS COELHOS

Se possível, manter a temperatura em torno dos 25°C, utilizando aquecedor ou ar-condicionado. Se for inviável, cobrir a gaiola para evitar que se exponham a correntes de vento. A água deve ser aquecida entre 25°C e 28°C. É importante manter um termostato e checar constantemente a temperatura, já que muito calor também pode ser prejudicial. Para a maioria, basta que se mantenha a temperatura entre 25°C e 26°C. Para as espécies acará-bandeira e peixe disco, a temperatura deve ficar entre 29°C e 30°C. Existe no mercado uma ração específica para o inverno. Após um período de altas temperaturas, as chinchilas podem, enfim, ficar à vontade. Mesmo assim, não se deve deixá-las expostas às correntes de ar. Embora não sintam muito os efeitos da baixa temperatura, deve-se cuidar para que não tenham hipotermia, mantendo sua gaiola longe do vento e seca. Também “tiram de letra” as temperaturas baixas. A única recomendação é em relação aos criados fora de casa, que devem ser recolhidos durante a noite.

Fontes: Petra Cristine Lorenz, médica veterinária da Vida Livre; e Edésio Berto, ictólogo, do Pangea Zoo.

Rogério Rokitzki CRMV - SP 7414

Clínica cirúrgica Banho e Tosa Terapias alternativas Ozonio Terapia Terapia Celular Células Tronco Internação Atendimento 24 horas (via fone)

4159-3959 3135-5890 9.9333-9319 Rod. Bunjiro Nakao, km47 Av. Madagascar, 148 Jd. Margarida Vargem Grande Paulista - SP


solidariedade

A LUTA DE SETE MULHERES

O trabalho voluntário de sete mulheres ajudando os animais de rua

S

ete mulheres foram se conhecendo por uma causa em comum, ajudar os animais de rua da cidade que elas moram. Débora, Lilyan, Ana, Valdete, Salete, Silvana e Mariane, mães, esposas, trabalhadoras e donas de casa, que não se cansam em ajudar cães e gatos que estão sofrendo pelas ruas. Montaram um bazar no fundo de uma loja, em Vargem Grande Paulista, para receberem doações e venderem os seus produtos, como bolsas, sapatos, camisas, casacos, mochilas, brinquedos, acessórios, utensílios de cozinha e tantos outros para comprar ração, medicamentos e com os gastos com veterinários. “Começamos a pensar no bazar para arrecadar dinheiro para pagar os tratamentos com veterinários, medicamentos e rações. Nossa primeira experiência não foi muito boa, era um lugar aberto e no dia choveu

24

muito. Molhou todos os produtos, tivemos que lavar, secar, cuidar para não termos muitos prejuízos. Depois dessa experiência, pensei em montar um espaço no fundo da loja do meu marido, e hoje estamos aqui, são quase dois anos de luta para ajudar nossos amados animais”, relata Valdete Bigarelli. As amigas se revezam para cuidar dos animais, utilizam suas casas como ‘lar provisório’, até encontrarem uma família que adote o bichinho. Correm de um lado para o outro para resgatar animais que muitas vezes são maltratados, mas elas pedem ajuda aos moradores da região, pois o grupo não é uma ONG, e por isso muitas vezes gastam do próprio bolso para os cuidados desses animais. “Adote Seu Pet Aqui é uma página do Facebook que montamos para pedir ajuda. Não temos apoio financeiro de empresas e nem de órgãos públicos. Nosso

trabalho é voluntário, fazemos por amor mesmo”, conta Débora Guedes. A empreitada é realmente trabalhosa! Ana Espanhola, como é conhecida na região, fica todos os sábados na beira da Rodovia Bunjiro Nakao com cães e gatos resgatados para adoção. “Faço isso há 20 anos, me emociono com cada situação, com cada resgate, com cada cuidado, com cada adoção”, relata Ana. Lilyan Passini também relata que o grupo é muito solicitado para ajudar, mas que infelizmente não podem atender a todos pedidos, pois elas possuem alguns limites, tanto de tempo como financeiro. “Cada uma aqui possui uma função, mas também temos nossos compromissos pessoais e familiares. Por isso que revezamos, e sempre pedimos ajuda de outras pessoas, pois somos apenas sete protetoras”, desabafa Lilyan. Algumas pessoas que estão fora do grupo

Revista Valoriza


25

dessas sete mulheres ajudam como podem, e é de pessoas assim que o Grupo Adote Seu Pet Aqui está precisando. Elas precisam de apoio, e não de mais trabalho. “Castramos em média oito cachorros por semana, muitas vezes somos nós que levamos e trazemos de volta. Cuidamos da pós-castração, pois muitas vezes não tem ninguém disposto”, desabafa Valdete. Além do trabalho de levar e buscar, a maioria das castrações são bancadas por elas. “A Clínica Mundo Animal, daqui de Vargem Grande Paulista, nos ajuda cobrando um valor mais baixo. A Prefeitura de Vargem Grande Paulista lançou no início do ano a Campanha de Castração, onde conseguimos algumas vagas”, conta Débora. Mas para essas mulheres ainda fal-

ta muita coisa, mais campanhas, mais vacinação, mais ajuda de médicos veterinários, mais voluntários, mais conscientização. O grupo ajuda atualmente oito famílias com rações e medicamentos. Cada casa, das sete mulheres, possue vários gatos e cachorros. Cada resgate é um gasto, tanto financeiro como emocional. Cuidado, tratamento, medicação são feitos com muito amor por essas mulheres. “Somos ajudantes de São Francisco de Assis, fazemos por amor a cada animal resgatado”, finaliza Débora. Voluntárias: Débora Guedes, Lilyan Passini, Ana Espanhola, Valdete Bigarelli, Salete Verrone, Silvana Verrone e Mariane Ferreira.

COMO AJUDAR? O bazar fica na loja Vargan, na Av. Presidente Tancredo Neves, 1000 – centro de Vargem Grande Paulista. As peças doadas são vendidas por valores que variam de um real até dez reais. Facebook.com/Adoteseupetaqui 9.7144-3201/ 9.9964-5552


destinos

26

Revista Valoriza


27

JALAPÃO

Um paraíso natural em meio ao Tocantins

Enquanto o sol se põe em meio ao cerrado do Tocantins, as Dunas do Jalapão trocam de cor e ganham intenso tom de dourado entre os buritis. É nesse momento que a região se mostra ainda mais impressionante e deixa claro a dimensão de sua beleza . O Jalapão reserva aos visitantes paisagens arrebatadoras em meio à imensidão de 34 mil quilômetros quadrados de área preservada, tudo permeado por veredas, chapadões e, diferente do que parece à

primeira vista, muita água. Prepare-se para o sol intenso e tenha certeza de que sempre haverá um fervedouro ou um rio para aplacar o calor no meio do caminho. Um dos melhores destinos do Brasil para os amantes do ecoturismo, o Jalapão ainda está sendo descoberto pelos viajantes que gostam de desbravar novos roteiros. O difícil acesso ajuda a preservar a região, que ainda recebe poucos turistas em busca das atrações do cer-

rado. Porém quem se aventurar nessa viagem não irá se arrepender. O Jalapão oferece aos turistas rios com água límpida e deliciosas quedas d’água, como a Cachoeira da Velha e a Cachoeira do Formiga; um conjunto de dunas douradas perfeitas para o pôr do sol; formações rochosas que parecem ter saído do papel, de tão perfeitamente desenhadas pela natureza, como a Serra do Espírito Santo e a Pedra Furada e o incrível e raro fenômeno dos fervedouros.


Fonte: guia.melhoresdestinos.com.br

destinos

Aventure-se Rafting na Cachoeira da Velha

A reação dos turistas ao entrarem pela primeira vez em um fervedouro é quase sempre uma grande e deliciosa gargalhada. Impossível não abrir um largo sorriso ao perceber que está flutuando em uma piscina de água natural sobre uma potente nascente. E quando falamos em flutuar, queremos dizer que você pode até tentar, mas não conseguirá afundar. A pressão exercida pela água que jorra do lençol freático para a nascente é capaz de manter as pessoas em flutuação constante, sem nenhum esforço. Poderíamos comparar o fenômeno ao Mar Morto, por exemplo, mas não seria justo. A leveza com que se flutua no Jalapão é incomparável. Sinta-se à vontade e sente-se na água, literalmente, para curtir o momento. O difícil mesmo é conhecer tudo em apenas uma viagem, por isso já se organize para voltar.Para conhecer as atrações principais da região do Jalapão (da qual faz parte o Parque Estadual do Jalapão) serão necessários, no mínimo, dois dias inteiros. Entretanto esse tem-

28

po será apenas para ter um gostinho de tudo o que o Jalapão oferece. O ideal é ficar na região por cinco dias, assim haverá tempo suficiente para mergulhar em várias cachoeiras, fervedouros e ainda investir em uma trilha (preferencialmente pelo alto da Serra do Espírito Santo para ver o nascer do sol). O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e é considerado uma das regiões com maior biodiversidade do planeta. Por isso, no caso do Jalapão, quanto mais tempo, melhor! E como o turismo por lá ainda está sendo descoberto, é bom esperar por novas atrações nos próximos anos. Esta não será uma viagem difícil de ser organizada. A região é excelente para uma viagem de última hora ou para uma semana de descanso em meio à natureza. Dê um tempo do lado urbano, do sinal de celular e do estresse do dia a dia. É hora de correr para curtir as belezas do Jalapão. Lembre-se apenas de ir em um 4x4, porque, para chegar lá, só mesmo com tração nas quatro rodas!

Sem dúvida, esta é uma das melhores atividades para se fazer no Jalapão. O rafting na Cachoeira da Velha é emocionante e permite sentir a potência de suas águas bem de perto. O treinamento começa às margens do Rio Novo, onde os visitantes recebem todas as instruções de comando e segurança. Os turistas então atravessam o rio no bote e do outro lado da margem seguem por uma pequena trilha a pé, onde pegam novamente o bote para começar o rafting aos pés da queda d’água. O lado da cachoeira de onde sai o rafting não pode ser visto da passarela, por isso é um visual exclusivo de quem se aventura nas corredeiras. Antes de começar a descida, os turistas remam até os pés do véu de água, onde descem do bote e podem passar por trás das cachoeiras. Depois de curtir a cachoeira bem de perto, todos seguem de volta para o bote. É nessa hora que começa a descida! As corredeiras têm nível três e quatro de dificuldade. Ótimas para aliar emoção com segurança. A descida demora por volta de quinze minutos e o final do passeio é na Prainha do Rio Novo, onde é possível curtir a calmaria e um banho de rio para relaxar. Não é preciso ser experiente ou saber nadar para fazer o rafting. Todos os participantes descem equipados com colete salva-vidas e capacete para segurança durante a atividade.

Revista Valoriza


29


gastronomia

SOPA DE CEBOLA

NO PĂƒO ITALIANO by Mau Paroni

30

Revista Valoriza


31

Ingredientes SOPA DE CEBOLA NO PÃO ITALIANO O inverno chegou, e com ele chegaram as noites geladas típicas da nossa região. E nada mais gostoso do que se aquecer com uma comida deliciosamente reconfortante, não é mesmo? Então para esta edição de

Julho, preparamos uma receita que promete aquecer o corpo e o coração, uma incrível sopa de cebola no pão italiano que fará de você um chef . É fácil, rápida e incrivelmente saborosa. Bom apetite!

• 200 g de cebola branca fatiada • 200 g de cebola roxa fatiada • 1 alho-poró pequeno fatiado • 1 tablete de caldo de legumes • 1 colher de farinha de trigo • 1/2 lata de creme de leite sem soro • 2 batatas pré-cozidas picadas • 2 colheres de manteiga • 4 xícaras de água fervente • sal e pimenta do reino a gosto • 5 pães italianos redondos médios • queijo ralado a gosto


gastronomia

MODO DE PREPARO SOPA DE CEBOLA NO PÃO ITALIANO by Mau Paroni

Rende 5 porções. Tempo de preparo: 40 minutos

Refogue na manteiga, em uma panela, as cebolas, o alho-poró e as batatas picadas pré-cozidas. Em seguida, dissolva em 4 colheres de sopa de água fria o caldo de legumes, acrescente sal, pimenta e a farinha de trigo. Junte tudo com as 4 xícaras de água fervente e cozinhe por 20 minutos.Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Bata tudo no liquidificador e leve ao fogo novamente. Estará pronta para servir. Antes de servir, corte a tampa dos pães italianos redondos e com cuidado tire os miolos deixando uma borda espessa, o suficiente para aguentar o creme quente. Coloque a sopa dentro dos pães e para finalizar polvilhe salsa e queijo ralado a gosto.

Dica:

Aproveite os miolos e as tampas dos pães e faça croutons, apenas pique em quadradinhos e leve ao forno a 180 graus em uma assadeira untada com manteiga por 15 minutos. Ao ficar pronto jogue sobre as sopas prontas e bom apetite!

Essa é uma receita original by Mauricio Paroni. Confira essa e outras delícias no site da Revista Valoriza na seção gastronomia. www.revistavaloriza.com.br . E se fizer a receita, publique com a #receitasvaloriza e #revistavaloriza.

32

Revista Valoriza


33

especial

delivery


Serviços úteis

encontre aqui PROFISSIONAIS DA REGIÃO AJUDANTE DE COZINHA Adriana Almeida 9.6449-6226

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Larissa Rosa da Silva 9.4337-3928 Alef de Oliveira Souza 9.7195-3878

BABÁ

Andressa da Silva Azar 9.9910-4056 / 4242-9845 Aparecida Rebouças (formada em enfermagem) 9.9667-3648 Barbara Letícia P. dos Santos 9.4751-8951 Naiara Fernandes de Jesus 9.5410-3712 Beatriz Mendes dos Santos 9.96698-7828 Tânia Rodrigues 9.4167-3778 Rosemeire A. Domingues 4158-6299 / 9.9853-0442 Luana Rocha da Silva Anjo 9.6272-9212 Adriana C. de Alburquerque 9.6183-4326 Sheila Aparecida Domingues 9.9595-5994 Cristina Matos 9.5407-7375 Evilin de Araújo 9.7297-8801 Carine Borges 9.9684-2212 Nilma Santos do Rosário 9.8405-8247 Amanda de Jesus F. Pires 9.7465-9713

Kelly A. de Souza Santos 9.9805-5697 Daiene Regina de Oliveira 4717-1070 / 9.9648-4092 Adriana Almeida 9.6449-6226 Lidiane Viana 9.9626-5649 Kethelyn Cristine 9.7428-2591

Beatriz Mendes dos Santos

COZINHEIRA

Kátia Neves S. Machado

9.96698-7828

Sheila A. Domingues 9.9595-5994

Jessica Evelin de O. Rodrigues 9.4017-7595 / 9.8601-4786

Adriana C. de Alburquerque 9.6183-4326

Carine Borges 9.9684-2212

Cintia Soares de Oliveira 9.9706-5864

9.6403-0860

ELETRICISTA

Tânia Rodrigues

Nem Silva 9.9753-3550 Felipe Dutra 9.8718-1593 Luiz Fernando A. da Luz 9.7179-1462 Eduardo Clem Albuquerque 9.8599-8652

ENCANADOR

Rosemeire A. Domingues 4158-6299 / 9.9853-0442 9.4167-3778

Beatriz Vitória Pereira Silva 9.5569-2781

Elizabeth Vieira Trindade 9.6388-4338

Lidiane Viana 9.9626-5649

Mayara Oliveira 9.8647-2346

Alex Reis 9.6184-4268

Kethelyn Cristine

FAXINEIRA

9.8421-3266

Tairiny Souza P. da Silva 9.5747-3951 Claudete Aparecida Pereira 9.6414-8164 Evilin de Araújo 9.7297-8801 Andressa Santana dos Reis 9.6200-8240 Cintia Soares de Oliveira 9.9706-5864 Naiara Fernandes de Jesus 9.5410-3712 Deise Aparecida Ferreira 9.8116-6027 / 4784-3534

9.7428-2591

Karolaine F. dos Santos

JARDINEIRO

Joel Antonio da S. Junior 9.5057-2457 Alex Reis 9.6184-4268

MANICURE Raquel Silva 9.4366-8916

MANUTENÇÃO DE COMPUTADOR

Everton Albino Rodrigues 9.4903-9607

PEDREIRO Tiago Fragoso F. da Silva 9.6495-9417

Irineu Alves de Oliveira 9.7268-5812 / 4784-3534 Nelson de Souza 9.7586-0646

Joao Batista Rodrigues Silva 9.7382-0109 Alex Reis

9.6184-4268

Marco Lúcio Ferreira Santos 9.6411-6375

PINTOR Nelson de Souza 9.7586-0646

Cicero Alex S. Rodrigues 9.6271-5128 Diego Brito

9.7551-0220 Alex Reis

9.6184-4268

Matheus Fernando Machado 9.4335-0618

Fabrício Santos da Silva 9.9304-6030

Valdemir T. dos Santos 9.7407-8695

PISCINEIRO

Irineu Alves de Oliveira 9.7268-5812 / 4784-3534 Alex Reis 9.6184-4268 Fabrício Santos da Silva 9.9304-6030

RECEPCIONISTA

Marília Nunes C. de Oliveira 9.9894-6235

* A Revista Valoriza apenas disponibiliza contatos de profissionais da região, portanto, não se responsabiliza pelo serviço prestado.

34

Revista Valoriza


Profile for Revista Valoriza

Revista Valoriza Edição 07  

Revsiat Regional de Cotia, Caucaia do Alto e Vargem Grande Paulista

Revista Valoriza Edição 07  

Revsiat Regional de Cotia, Caucaia do Alto e Vargem Grande Paulista

Advertisement