{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

Revista

1 EDIÇÃO

03 MAR 2018

O RECONHECIMENTO QUE A REGIÃO MERECE

e mais

Solidariedade

sem preconceitos O avanço da medicina em tratamento de doenças crônicas

Uma ONG em Caucaia do Alto que desperta o bem

Tecnologia

Uma ferramenta para administrar melhor os seus negócios

Novidade

Influenciadora digital da região, Diih Leite, agora está na Valoriza!


valorize Diih Leite, Mauricio Paroni e Carolini Del Gaiso no restaurante Fields.

Parceria

DE sucesso

_______________________

Não tem nada melhor no mundo, do que a sensação de fazer a melhor escolha da sua vida, não é? Pois é assim que me sinto! Finalmente faço parte desta revista, que tem os mesmos valores que carrego na minha vida, com a preocupação de fazer o bem, de prestar serviço para a comunidade, de ser sincera em seu jornalismo e além de tudo, ser honesta e dedicada. Foram esses motivos que me fizeram acreditar que fazer parte desta revista, ao lado da minha amiga e sócia Carolini Del Gaiso, foi a melhor escolha. Espero que isso transpareça para você leitor, o amor que dedicamos nessa parceria. E falando em parceria, gostaria de anunciar a chegada da nossa mais nova e ilustre colunista, Diih Leite. Com seus 60 mil seguidores, esta Digital Influencer vai trazer o que há de melhor em seu estilo de vida. Então, não percam essa coluna, sempre com #diihcas incríveis. Falando da edição de número 3, fique ligado nos assuntos abordados com toda atenção que você leitor merece: destacamos o que aconteceu de mais relevante em nossa região, notícias quentinhas que acabaram de sair do forno. E quem foi que disse que a Páscoa não chegou? O carnaval acabou, e agora é hora de pensar nessa data católica tão especial, confira! Trazemos também nesta edição, dois eventos de parceiros que badalaram a cidade. E, também, uma ONG que está dando o que falar, afinal, é sempre bom despertar o bem. Diga-me, você gosta de batata? Então na sessão de gastronomia você vai encontrar uma receita de batata suíça de dar água na boca! Faça e compartilhe a foto conosco usando a #receitasvaloriza. E para colocar a cereja no bolo desta edição, vou falar da matéria de capa, que traz uma entrevista fascinante com o cientista Elisaldo Carlini, especialista da Unifesp, que defende há mais de 50 anos a legalização da maconha para uso medicinal em pacientes com doenças crônicas. Gostou? Então devore nossa edição de número 03!

Boa leitura! Mauricio Paroni

Diretor

4

Carolini del gaiso

Sócia-Diretora Jornalista Responsável MTB 0085090/SP

mauricio paroni Sócio-Diretor Diretor de Arte

fotos da edição

CAROLINI DEL GAISO VAGNER SANTOS Prefeitura de Cotia CAMILA AMORES Comunicália Conteúdo Coletivo

Contato valoriza

revistavaloriza@gmail.com 11 94746-9720 Circulação: km 30 da Rodovia Raposo Tavares até o km 50 da Rodovia Bunjiro Nakao; Avenida Água Espariada; Caucaia do Alto; Avenida Mario Issac Pires; Vargem Grande Paulista; Cotia Portão; Cotia Centro; Atalaia; Jardim dos Ipês e Jardim Sabiá. Tiragem: 10 mil exemplares A Revista Valoriza é um veículo de comunicação mensal gratuito. Os conceitos emitidos nos artigos assinados e dos entrevistados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam obrigatoriamente a opinião deste veículo. O conteúdo dos anúncios são de inteira responsabilidade dos anunciantes.

Revista Valoriza


índice 08

08 destaque

26

Os destaques importantes da região

18

11 Páscoa

Eu simplesmente adorei a revista! Recebi aqui no condomínio onde eu moro, li todas as matérias, adorei! Debora Duarte Moradora de Caucaia do Alto

Significados dos símbolos da Páscoa

14 Eventos

Eventos que badalaram a região

11

16 Tecnologia

Ferramentas para automatizar seu negócio

28

18 indiihcas

Dicas de Estilo de Vida, lugares e lojas com Diih Leite

20

Dete Mesquita Moradora do Haras Bela Vista

Maconha sem preconceito

16

Novo Programa que visa aumentar o atendimento na saúde

30

26 educação

Diálogo de aprendizagens

28 Solidariedade Despertando o bem

30 Gastronomia

Uma receita deliciosa de batata suíça

33 delivery

Amei a matéria de gastronomia desse mês de fevereiro. Vou preparar essa receita maravilhosa. Arrasou! Daiane Santos Moradora de Vargem Grande Paulista Parabéns. A revista está fantástica, design lindo e um conteúdo de extrema necessidade para a região!

20 capa 24 política

z o v a su

24

A Revista Valoriza dedica este espaço exclusivamente para você que queira compartilhar conosco suas sugestões, reclamações e até elogios sobre nosso trabalho e nossa região!

Valorize-se. escreva! Estamos te aguardando no email da revista:

revistavaloriza@gmail.com

Um especial com Deliverys de comida na região

34 serviços úteis

Uma lista de serviços que atendem a região

6

Revista Valoriza


destaques da região

EXCELENTE ATENDIMENTO E COMODIDADE FARMACEUTICA A Drogaria Hyperpopular Raposo é uma empresa familiar que está no mercado a 3 anos. Sua nova unidade, estabelecida dentro do Supermercado Serrano, no km 39,5,chegou com a intenção de trazer aos

seus clientes um excelente atendimento e comodidade, pois trabalha com entrega gratuita na região. Moradores da região à 12 anos, a família Stephano trabalha com produtos diferenciados para dermocos-

méticos, infantil, suplementos e medicamentos para atender seus clientes, levando confiança e credibilidade aos serviços oferecidos.

BIBLIOTECA MÓVEL

Agora em fevereiro começou o programa BiblioSesc, uma parceria entre o Sesc e a Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia. A cada 15 dias, todos os dias um e quinze de cada mês, um caminhão climatizado, com cerca de 3.000 títulos, entre clássicos da literatura nacional e internacional, livros para o público infantil, juvenil, biografias, música, culinária, artes, histórias em quadrinhos, psicologia, saúde, entre outros, ficará a disposição da população na Praça da Matriz, em Cotia. Para emprestar uma publicação, basta levar um comprovante de endereço, documento com foto e fazer o cadastro na hora. O programa também conta com atores, que interage com as pessoas.

DESPERTANDO UM CONVITE

No próximo dia 10 de março, sábado, a ONG Despertar para o Próximo, em Caucaia do Alto, convida a todos para um bingo beneficente. Serão muitos prêmios sorteados na noite, a partir das 18 horas, na Avenida Roque Celestino Pires, 731, em Caucaia do Alto.

8

Revista Valoriza


9

especial estética

MICROAGULHAMENTO

Ajuda a reduzir rugas, linhas de expressão, cicatrizes de acne, manchas e estrias! Tratamento estético também estimula o colágeno e atenua sinais de envelhecimento, deixando a pele mais bonita e saudável! O microagulhamento, também chamado de indução percutânea de colágeno (IPCA), causa perfurações na pele através do equipamento. A partir disso acontece um processo inflamatório, que estimula os fibroblastos, células responsáveis pela produção de colágeno. Alguns dias antes do procedimento é realizado uma limpeza de pele, e durante o microagulhamento é utilizado um cosmético apropriado para cada tipo de pele e tratamento. Após 7 dias, é realizado uma hidratação na pele. Lembrando que, é indispensável o uso de produtos home care, assim obtendo melhores resultados. Cuidados: Após realizar o procedimento, não se deve utilizar protetor solar e maquiagem por 24 horas. Além disso evitar exposição ao sol durante todo o tratamento, evitar saunas, mãos sujas e contatos com animais. Utilizar somente produtos com autorização do profissional que realizou o tratamento.

Resultado de apenas 1 sessão

OA famosa que ésobrancelhas a técnicafio MICROBLADING? a fio!

Giseli Oliveira

As sobrancelhas são a moldura do rosto. Elas definem a expressão do olhar e garantem sucesso quando bem definidas e desenhadas. Mas se você é uma dessas mulheres que não têm a sorte de ter a quantidade de pelos necessária para garantir um bonito design, eis que surge uma nova técnica, garantindo sobrancelhas hiper realistas com durabilidade semi permanente. Esta técnica é chamada Microblading, a qual serve para desenhar a sobrancelha com uso da caneta tebori, garantindo um resultado fio a fio. Por ser uma técnica manual o tempo de procedimento varia de acordo com cada profissional, mas na maioria dos casos leva cerca de uma hora e meia, uma vez que não é feito com moldes prontos e pré-definidos, e sim à mão livre, respeitando as medidas e simetria exclusiva de cada formato de rosto. O Tebori é um instrumento utilizado para técnica de tatuagem o qual consiste em um processo totalmente manual, sendo utilizado apenas as agulhas e o pigmento, sem qualquer intervenção da máquina, garantindo fios precisos e mais finos ficando muito próximos ao realismo.

Durante alguns anos esta técnica de tatuagem era usada na Europa como micropigmentação, a qual foi nomeada para Microblading. Os dois sistemas são muito parecidos, pois em ambos os casos é feito pigmentação estéril sob a pele (nível epidérmico), utilizando uma ou mais agulhas e a combinação das duas técnicas dá resultados muito naturais, com pelos nítidos, e após alguns dias clareia em torno de 30% a 50%. O retoque é realizado até 30 dias após o procedimento.


destaques da região

ANO CHINÊS

No último dia 25,milhares de pessoas se reuniram no Templo ZuLai, o maior da América Latina, localizado em Cotia, para celebrar mais uma edição da festa do Ano Novo Chinês. O evento marcou a renovação de ciclo da cultura oriental, 2018 é o ano do Cão de Terra, época em que estará em alta a lealdade, a proteção e a confiabilidade.Teve apresentações especiais, oficinas criativas, além das grandes estrelas do encontro: a Cerimônia dos Mil Budas e as aguardadas danças do Leão e do Dragão. Quem passou por lá desfrutou da gastronomia marcante de um saudável almoço vegetariano ou, quem preferiu, as comidinhas típicas das barracas que estavam espalhadas pelo local.

PRIMEIRA MARCHA PARA JESUS DE COTIA

O prefeito Rogério Franco se reuniu com lideranças e pastores evangélicos, em fevereiro, para anunciar o apoio da Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Relações Governamentais e da Diretoria de Assuntos Religiosos, a um dos mais importantes eventos da comunidade evangélica no município: a Marcha para Jesus 2018, que deve acontecer em maio.De acordo com o chefe do Executivo, a diretoria realizará uma enquete juntos às igrejas para escolher o artista gospel que encerrará a Marcha e a prefeitura viabilizará a participação da atração no evento.

CONTRIBUINTE DE CAUCAIA AGORA TEM NOVO ATENDIMENTO

O Distrito de Caucaia do Alto, em Cotia, acaba de ganhar um posto do Centro Integrado Tributário (CIT), da Fazenda Municipal. O novo equipamento público foi inaugurado pelo prefeito Rogério Franco, no dia 09 de fevereiro. O CIT de Caucaia vai atender os contribuintes de todo o distrito com serviços e atendimento de qualidade, antes disponíveis apenas no CIT da região central. O contribuinte terá acesso a extrato de débitos, emissão de certidões, expedição de guias para pagamentos, parcelamento de débitos, comprovantes de pagamentos, 2ª via do carnê de IPTU, número oficial e social, atualização de dados cadastrais, revisão de lançamentos, cadastro imobiliário, abertura e encerramento de inscrição municipal e esclarecimentos para uso do acesso a Nota Fiscal Eletrônica. O Centro Integrado Tributário de Caucaia do Alto fica na Avenida Roque Celestino Pires, 1.204 e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações 4243-9537.

10

Revista Valoriza


11

Páscoa

OS SIGNIFICADOS DOS SÍMBOLOS

Temos chocolates importados e nacionais, opções de pequenas lembranças à grandes presentes!

A Páscoa está chegando! Nesse ano será comemorado no primeiro domingo do mês de abril, no dia um.

N

ão é mentira! A Páscoa desse ano será comemorada no dia 1º de Abril. É uma celebração cristã, considerada uma das mais importantes, pois celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. É uma celebração muito comemorada em vários países do mundo, principalmente aqueles com uma influencia forte do cristianismo. Muitas famílias se reúnem ao redor de uma mesa farta, e compram chocolates para presentear seus familiares e amigos. Atualmente, é uma celebração rodeada por diversos símbolos representativos, como o coelho, ovos pintados, cordeiro, círio pascal, peixe e ovos de chocolate. A revista Valoriza foi atrás dos significados desses símbolos. Afinal, você nunca se perguntou qual a ligação do coelho e dos ovos de chocolate?

o início da primavera e a época de plantio, os ovos eram cozidos, pintados e presenteados. Esse costume ainda é feito em alguns países.

O simbolismo que tem essa data vem de épocas diferentes, cada um com sua representação significativa:

É um símbolo trazido pelos apóstolos que eram pescadores. Tem o significado da vida. Também faz parte do ritual da Semana Santa, onde os católicos ficam durante 40 dias de jejum de carne.

COELHO DA PÁSCOA

Tem referência dos povos antigos durante o começo da primavera. Acreditavam que o coelho representava a fertilidade e o ressurgimento da vida. A fertilidade veio da reprodução que esse animal possui. Já o simbolismo do ‘ressurgimento da vida’, tem haver com o fato de que o coelho era um dos primeiros animais que saíam de suas tocas no fim do inverno, e início da primavera. Logo, acreditavam que ele era o símbolo da vida que ressurgia na primavera.

OVOS PINTADOS

O ovo representa o início da vida, a galinha bota o ovo e dele surgia mais uma vida. Vários povos antigos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes uma vida repleta de felicidade. Durante as festividades para comemorar

CORDEIRO

Este é um dos símbolos mais antigos da Páscoa, simboliza a aliança que Deus fez ao povo judeu no Antigo Testamento. Nessa época sacrificavam um cordeiro, que significava “cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”. É uma referência bíblica que muitos cristãos seguem até hoje.

CÍRIO PASCAL

É uma grande vela decorada com letras gregas, que significam ‘início’ e ‘fim’. É utilizada em missas nas igrejas católicas, como símbolo da Ressurreição de Cristo.

- Ovos de Páscoa - Barras de chocolate - Caixas de bombons - Monte sua cesta e surpreenda quem será presenteado

PEIXE

OVOS DE CHOCOLATE

O ovo representa o início da vida, era símbolo de festividade, coloridos e presenteados. Com a chegada da industrialização, mantiveram essa tradição do ovo, porém,ele começou a ser fabricado como chocolate. Essa mudança foi se tornando cada vez mais frequentes nos dias atuais, tornando-se a tradição da Páscoa e trazendo alegria para muitas pessoas. Afinal, quem não gosta de chocolate? Tradições mais antigas, ou tradições mais industrializadas, como é o caso do coelho e do ovo de chocolate, o importante é celebrar com seus amigos e familiares essa data tão significativa. Esqueça por um momento seus regimes! Os ovos de Páscoa só aparecem nas prateleiras das lojas uma vez no ano! Fica a dica.

Av. Presidente Tancredo Neves, 680 - loja 3 - Centro Vargem Grande Paulista

Tel.:4616-0046 /chokollatesvgp


destaques da região

VGP FOLIA FEST 2018 ATRAIU MILHARES DE FOLIÕES A Prefeitura de Vargem Grande Paulista realizou nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, o Carnaval de Rua “VGP Folia Fest” que atraiu milhares de foliões da cidade e região. Foram quatro noites com desfile de escolas de samba e dois dias de matinê, na Rua Serra da Mantiqueira.Para receber o público com conforto e segurança, o recinto do evento recebeu toda infraestrutura

com arquibancadas, praça de alimentação, banheiros e estacionamento. Todos os dias foram acompanhados pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiro.Mais de 10 escolas de São Paulo, São Roque, Barueri e Sorocaba passaram pela avenida e alegraram o público. O tradicional Bloco dos Ursos também agitou o carnaval na noite de domingo.

POSTO SEBRAE

AQUI EM VARGEM GRANDE PAULISTA

A cidade de Vargem Grande Paulista ganhou um novo serviço: o Posto Sebrae Aqui. A unidade foi inaugurada no final do mês de janeiro, e tem como objetivo oferecer gratuitamente orientação empresarial para o potencial empresário que deseja se formalizar, e para quem já tem uma empresa e deseja melhorar ou ampliar o seu negócio.O Posto Sebrae Aqui funcionará na Rua Benedita Maciel de Almeida, 85 – Centro, com vários serviços aos microempreendedores, com horário de atendimento de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30.

FESTA COLETIVA EM CAUCAIA DO ALTO

Centenas de pessoas prestigiaram o evento ‘Minha Festa’ que aconteceu no ginásio de esportes do Centro Educacional Unificado de Cotia (CEUC), no último dia 25. A festa foi realizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Cotia (FSSC), com o apoio da Prefeitura, e celebrou o aniversário de 15 crianças de famílias atendidas por programas sociais, todas moram na região de Caucaia do Alto. Este é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Fundo Social de Cotia que realiza uma festa de aniversário para crianças de famílias inscritas no Cadastro Único. Elas são escolhidas por meio de sorteio.

ESTÁ NO ESCURO?

A fim de agilizar o atendimento e fiscalização sobre o serviço de iluminação pública, a Prefeitura de Vargem Grande Paulista criou novos canais para receber solicitações e reclamações dos munícipes. Já estão em funcionamento três novos canais de acesso ao cidadão: o serviço de atendimento telefônico (call Center), site e aplicativo de celular.A partir de agora, as solicitações de manutenção serão feitas apenas por esses canais oficiais. A medida visa facilitar o registro, controle e dar mais agilidade às demandas. O telefone do Call Center é 0800.887.1502 com horário de atendimento das 8h30 às 12h e 13h30 às 17h30; o site é www.vargemgrandepta.sp.gov.br/iluminacao; ou baixe o aplicativo de celular “Vargem Grande Paulista IP”, disponível apenas para plataforma Android.

12

Revista Valoriza


destaques da região

13

COMIDA CASEIRA DE MAMÃE Você gosta de um lugar acolhedor, simples, familiar e com aquela comidinha sempre fresca, feita com muito carinho no fogão à lenha? O Restaurante da Andréa é o sinônimo do perfeito coração de mãe. No balcão, as gostosas e sábias conversas com o Mangela dão o toque especial, sempre nos lembrando que “A porta que Deus abre, ninguém fecha!”.Aberto de segunda a domingo, o Restaurante

serve almoço self service, marmitex e atende a diversas empresas, além do happy hour todos os dias.E, para comemorar um novo momento, a casa fará um jantar especial com show dos Heróis do Sertão no dia 10 de março, a partir das 19horas. Informações e ingressos: 11 97449-5444.Sua localização fica na Rua Alexandria, 300 - Remanso II - Bunjiro Nakao, km 49.500 - 11 97449-5444 / 11 99542-2247 / 11 97306-6417


eventos

Sunset Fields Uma tarde de domingo animada

No dia 04 de fevereiro, o Fields Restaurante e Bar, de Vargem Grande Paulista, realizou uma festa Sunset (Sunset Party). A casa animou a tarde de domingo das pessoas presentes. Ao invés de noitadas que varam a madrugada, a galera se diverte numa tarde espetacular com música ao vivo, DJs, comes e bebes em um lugar aconchegante, e ímpar para curtir o melhor do Por do Sol. Dodo Vinicius e Ronaldo Britto, organizadores da Sunset Fields

Da esquerda para direita: Celma Oliveira, Érica Oliveira, Jocilei Oliveira, Giseli Oliveira, Cassius Soares e Maria Soares

Top DJ´s Emerson e Ana Carolina

Fabiana Duarte, Júlhia Amaral, Maria Amaral, Ana Caroline e Mikaele Amaral

14

Jhoi e Jaqueline Oliveira

O empresário Júlio Marques e Ronaldo Britto do Restaurante Fields

Wellington & Renan e Ander Sanfoneiro, com Maria Amaral e Ronaldo Britto o proprietário do Fields, Ronaldo Britto

Revista Valoriza


15

No dia 03 de fevereiro aconteceu a reinauguração da Caza Royalle, agora comandada pelos sócios Ronaldo Pio e Rodrigo Pio. Um charmoso empório com variedades incríveis de vinhos, cervejas, queijos, embutidos e muito mais, situado na Rua das Camareiras, 11 em Vargem Grande Paulista ao lado do condomínio Haras Bela Vista. Vale a pena conferir!

Fotos: Luiz Soares - HGC Publicidade.

Caza Royalle


especial tecnologia

AUTOMATIZANDO O SEU NEGÓCIO Uma ferramenta necessária para administrar os seus negócios, com aumento de produtividade, redução de tempo e controle eficaz de sua empresa.

Os desafios de uma empresa, seja ela grande, média ou pequena, estão no dia a dia. Faturamento, despesas, abertura e fechamento de caixa, controle de estoque, porcentagem disso ou daquilo. Enfim, são muitos afazeres que muitas vezes ocupam muito tempo diariamente. Com a tecnologia, esses problemas diários podem ser solucionados com uma automatização de negócios. Utilizar uma plataforma de negócios traz muitos benefícios. Podemos dizer de uma forma bem simples, que automatizar significa tornar o processo digital, ou seja, a empresa passa a contar com um sistema que fornecerá ferramentas necessárias para administrar seus negócios. Além disso, o tempo dedicado a certos serviços é reduzido. A medida que um negócio começa a crescer, automaticamente começa também a sentir uma necessidade de aumentar as tarefas e os controles. Com isso, o negócio se torna mais complexo e sujeito a falhas. Para garantir um melhor resultado, a automação de negócios ajuda na transparência, na produtividade e também no controle da empresa. Para o empresário, Orlando Riggo, da empresa Simco Automação do seu negócio, da cidade de Vargem Grande Paulista, para uma empresa prosperar é fundamental o controle de seus negócios. “A Simco atua no mercado

16

de sistemas há 20 anos. Sempre buscamos entender as necessidades de nossos clientes, criando sistemas especializados para obter melhores resultados em suas vendas”. Mas por que é importante para uma empresa ter um sistema especializado em seu negócio? A automatização permite que a empresa execute de forma correta suas tarefas, em um tempo adequado. Além disso, levando em conta a rotina agitada de uma empresa, a tecnologia ajuda a reduzir os riscos e os custos ocultos.Também é possível ter um maior controle de cada procedimento da empresa, melhorando até mesmo no atendimento de clientes e a lucratividade da empresa. “Muitos clientes chegam na Simco com dúvidas frequentes, querendo reduzir seus custos, querendo melhorar a comunicação interna, querendo um controle de fluxo de trabalho. Enfim, são questões frequentes de empresários que querem melhorar o seu rendimento”, relata Orlando. A empresa Simco Automação do seu negócio com ênfase nos segmentos de autopeças/oficinas, comércio e controle de equipamentos, destacam-se pelas principais características:

Autopeças

Pesquisas específicas no módulo de vendas, permitindo filtros por marca e modelo, fabri-

cante, código de fabricante, aplicação e descrição.

Oficinas

Tela especial para geração de orçamento e ordem de serviços, compondo peças e mão de obra. Permite o controle por placa, frota, gerando todos os históricos necessários.

Comércios

Tela especial para venda ao consumidor, controle por lote.

Controle de equipamentos e locação

É um sistema especial para empresas que efetuam locação de equipamentos e cilindros permitindo a total rastreabilidade, e históricos de movimentação. Também permite o controle de assistência técnica dos equipamentos e ativos para venda e locação. Para empresas de HomeCare, a Simco desenvolveu módulos específicos para atendimento a ANVISA e faturamento.

NUVEM

Todas as soluções Simco, operam na Nuvem, permitindo total flexibilidade e mobilidade , veja as principais vantagens: 1. Utilização do sistema em qualquer local

Revista Valoriza


17

desde que possua conexão via internet 2. Emissão da NFe de qualquer local com internet 3. Maior segurança contra vírus e ataques 4. Antivírus Oficial 5. Acompanhamento e backup´s diários 6. Economia de energia, uma vez que não será necessário a estrutura atual de servidor 7. Redução da sua estrutura atual de servidor e rede 8. Problemas com perda de dados.

SAT (SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPOM FISCAL)

A Simco se destaca por seu produto para emissão do cupom fiscal SAT possuindo a solução completa que se destaca: - Comercialização dos Equipamentos SAT e Impressora. - Instalação e ativação dos equipamentos - Software para emissão do cupom fiscal - Treinamento e suporte ilimitado

NFE (NOTA FISCAL ELETRÔNICA)

Esse produto tem a possibilidade de cadastrar clientes, produtos e transportadoras, emitir nota fiscal eletrônica, emitir DANFE, envio automático dos arquivos por e-mail para os clientes ou contabilidade no momento de sua emissão, backup automático na nuvem, além de ser um sistema de fácil aprendizado com uma implantação simples e rápida.

E-COMMERCE

Um exemplo deste tipo de comércio é comprar ou vender produtos em lojas virtuais.“A Simco desenvolve soluções para sua empresa, como o e-commerce. Integramos os pedidos recebidos na loja virtual com ERP Simco, atendendo aos pedidos com mais agilidade. Fazemos a emissão de nota fiscal eletrônica, acompanhando a entrega do pedido. Assim que um novo pedido tiver o pagamento confirmado na loja virtual, o driver de integração poderá registrá-lo automaticamente no sistema,realizando o atendimento do pedido diretamente no ERP Simco”, explica Orlando. Esse sistema de e-commerce também ajuda na gestão de estoque, evitando a venda de produtos que estão esgotados, e também na gestão de catálogo de produtos, evitando o retrabalho de ter que cadastrar e atualizar constantemente. “Nosso sistema atualiza automaticamente a descrição do produto, preço e estoque, dentre outros atributos, tornando a gestão da empresa totalmente automatizada”, acrescenta Orlando

MOBILE SIMCO

Para finalizar, a Simco também oferece uma solução móvel. É o Mobile Simco, uma automação para o seu negócio em seu celular, onde a empresa pode ter o controle de estoque e a gestão de estoque na palma da mão.

O que é nuvem?

É a utilização da memória e da capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenamento de dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet.


#indiihca ‘Olá vizinhos da Grande São Paulo, tudo bem?’ Estou super feliz por fazer par-

te da Valoriza, revista que ainda é novidade, mas que já está trazendo um super conteúdo aos moradores da região. Para quem ainda não me conhece, eu me chamo Ingreed Leite, mas sou conhecida como “Diih Leite”, apelido familiar que deu origem ao meu nome nas redes sociais. Tenho 26 anos, sou formada em Comércio

Exterior e atualmente trabalho como Influenciadora Digital. No meu instagram e facebook divido um pouco do meu estilo de vida, como moda, beleza, restaurantes que frequento, lazeres, hábitos alimentares, cuidados com a saúde e o corpo. Enfim, abordo e compartilho tudo que acho relevante, de acordo com as minhas próprias e sinceras experiências. Um dos meus objetivos é a cada edição, trazer a vocês, indica-

ções de lugares e de coisas que realmente valham a pena fazer e/ou conhecer nas proximidades de nossas residências.

Será um imenso prazer ter esse encontro marcado, mensalmente, no intuito de a cada edição, agregar ainda mais, com diihcas preciosas e regionais, dedicadas à vocês, leitores!

qualidade de vida E para estrear este #indiihca, vou falar sobre qualidade de vida. Como anda este quesito importantíssimo no seu dia a dia? Antes de qualquer coisa, o que de fato significa “Qualidade de Vida?” Resumidamente, é estar com tudo em equilíbrio e sem grandes estresses. Como manter um padrão de gastos abaixo do que você ganha, morar próximo do seu trabalho, ter uma boa alimentação, ser grato e satisfeito a todas as coisas, dedicar tempo a novos e antigos amigos, honrar a responsabilidade ambiental, respeitar o próximo, incluindo os animais, dar a si mesmo seu tempo de lazer, amar e perdoar verdadeiramente, entre muitas outras coisas e valores.

18

Revista Valoriza


19

Método DeRose

Ano passado eu estava em busca de algo diferente e inspirador em minha vida, e foi nessa época, que minha amiga Cacá indicou um lugar ‘sagrado’ na Granja Viana. Lá ensina, incentiva e aprimora tudo que se relaciona à qualidade de vida. Este lugar se chama ‘Método DeRose’. #indiihco o Método às pessoas que buscam a alta performance na vida em geral. Na prática, aprendemos várias técnicas para a nossa evolução, além de simultaneamente, ganharmos flexibilidade, equilíbrio e ainda esculpirmos nosso corpo. Ao frequentarmos assiduamente, ganhamos mais saúde, força, foco, disciplina, concentração, disposição e determinação de maneira natural. A cada dia de prática a evolução e a resposta do corpo são nítidas, além da mente estar cada dia mais convicta de que nós somos capazes de realizarmos tudo aquilo que almejamos.

#diihca

Se todos esses benefícios despertar em vocês alguma curiosidade e houver a decisão de conhecer mais sobre o assunto, tenho uma ótima notícia. Se disser que é minha indicação, você ganha uma aula experimental grátis e caso queira fechar, também ganha uma porcentagem de desconto na aula online.

Espero que tenham gostado desse primeiro #indiihca, um beijo enorme e cheio de luz a todos vocês! <3

ela? é m e u #q

Diih Leite, 26 anos Influenciadora Digital Criadora de conteúdo

+ de 60.000 seguidores @diihleite /Diih Leite Diih Leite


capa

Uso medicinal

da maconha

para tratamento de várias doenças Elisaldo Carlini é especialista da Unifesp, e defende há mais de 50 anos a legalização da maconha para uso medicinal em pacientes com doenças crônicas.

Pesquisas afirmam que a maconha não é esse ‘monstro’ que muitas pessoas acreditam que seja. Legalizá-la para fins terapêuticos representa um avanço para a medicina. A droga é mais uma possibilidade de tratamento para dor em doenças como o câncer, aids, esclerose múltipla e glaucoma. A pesquisa defendida pelo psicofarmacologista Elisaldo Carlini, junto com um grupo de pesquisadores brasileiros, analisam as prioridades terapêuticas da maconha desde 1960. O grupo de pesquisadores defende a regulamentação para seu uso medicinal e controlado para plantação, fabricação e comercialização, seja ele como fumo, cápsula ou spray. Morador da região de Ibiúna e, frequentador da cidade de Vargem Grande Paulista,o professor emérito da Unifesp, diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicopáticas (Cebrid) e membro do comitê de peritos da Organização Mundial da Saúde (OMS), se destaca na pesquisa sobre a maconha medicinal. Carlini aceitou nosso convite em fazer essa entrevista, em um dos seus

20

restaurantes favoritos da região, o Fields, e falou sobre os avanços da medicina que tanto defende e colaborou. Aos 88 anos, Elisaldo Carlini, ainda faz várias palestras pelo Brasil, apresentando seus estudos aprofundadosdas causas relacionadas por plantas alucinatórias. Sua especialidade é sobre a maneira que as drogas produzem alteração mental ou comportamental no humano. “A psicofarmacologista é um ramo da ciência que estuda de que maneira as plantas atuam no cérebro do ser humano, como as alterações comportamentais”, explica. Ele ainda enfatiza que seus estudos não se basearam apenas aqui no Brasil. Assim que se formou, recebeu uma bolsa de estudos para uma universidade nos Estados Unidos. “O Brasil não apoia a ciência. Tenho muitas publicações estrangeiras, pois aqui não interessa. É normal estudantes sair daqui e estudar lá fora, como no meu caso. Fui estudar na universidade de Yale, nos Estados Unidos, após minha formação acadêmica aqui no Brasil. E, o que eu aprendi por lá, trouxe para aplicar aqui”, relata.

Revista Valoriza


21

História da maconha No Brasil e em muitos países a Cannabis Sativa, nome científico da maconha, é considerada uma droga ilícita. Mas isso nem sempre foi assim. Nos anos 20, a maconha era conhecida pelos seus bons resultados em tratamentos, ou seja, pelos seus princípios ativos benéficos em tratamentos de determinadas doenças. Naquela época, os cigarros de maconha eram importados da França que poderiam ser facilmente adquiridos em farmácias, sem nenhum problema, e em vários países do mundo, inclusive no Brasil.“Na verdade, a maconha já era utilizada há cinco mil

anos atrás, como medicamento pelos chineses, indianos, árabes, africanos e outros povos. Chegou ao Brasil através dos primeiros escravos africanos. Com isso, a maconha era associada aos escravos, e povos sem cultura”, acrescenta Carlini. Com o passar do tempo, a maconha foi sendo mal vista, acreditavam que era prejudicial à saúde, por ser tóxica. O preconceito cresceu devido ao seu uso recreativo, que segundo pesquisadores, afeta o organismo de modo prejudicial. Por sua vez, devido a sua proibição, seu uso medicinal foi perdendo espaço e

sendo considerado um ‘veneno’ para o humano. Mesmo com muitas pesquisas, com tecnologia de ponta, que afirmam o benefício da droga, o mundo ainda encara com cautela, levantando polêmicas morais e legais. “Toda a medicina utilizada há séculos por vários povos do mundo caiu por terra. A maconha foi considerada particularmente perigosa, chamada de maldita pela ONU, em 1961, associado ao aspecto de que ela não presta como medicamento e que era perigosa. E isso é uma mentira!”, relata Carlini.

A maconha Nos dias de hoje, em alguns lugares do mundo, a maconha já vem sendo utilizada como medicamento essencial para tratamento de algumas doenças. Entre os países que permitem o uso da droga, destacam-se a Holanda, os Estados Unidos e o Uruguai. No país mais rico do mundo, os americanos podem consumir a erva legalizada, somente autorizada em alguns estados, mas apenas para consumo medicinal. Já na Holanda, a Cannabis Sativa é levada de um modo mais liberal. Segundo as leis ho-

landesas, qualquer pessoa que seja maior de idade pode consumir até 5g de maconha para uso recreativo. Por sua vez, nosso vizinho, o Uruguai, legalizou a droga a pouco tempo, onde cada pessoa tem direito de consumir até 10g de maconha por semana. Aqui no Brasil o cultivo da maconha é proibido, mas seu uso medicinal está sendo autorizada em alguns casos específicos. Com a importação de medicamentos como canabidiol e THC, substâncias ativas da planta, ambos só podem ser importados através de decisão judicial.

No Chile, pediatras relatam melhora significativa de crianças epiléticas com o uso do canabidiol, cerca de 70% dos pacientes tem redução de até 50% das crises e, em média de 20% destas, houve casos de remissão total dos sintomas.


capa

Solicitação judicial para o uso da maconha Desde 2015, a substância canabidiol passou a ser parte da relação de substâncias controladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), permitindo assim, a prescrição médica. Mas infelizmente, esses entraves judiciais somente penalizam aqueles que dependem desse tratamento. Pois o próprio doente e suas famílias travam uma batalha judicial que

pode demorar anos para obter a autorização de importar esses medicamentos, que em muitos casos, possuem um valor muito elevado para o orçamento familiar. Devido à demora da liberação judicial e também pelo alto valor dos medicamentos estrangeiros, muitas famílias produzem o medicamento artesanalmente, de maneira doméstica, com plantio em sua

própria casa. Esse procedimento é ilegal, mas muitas famílias se arriscam para poderem tratar seus familiares. A planta produz uma resina, que é colhida e guardada em seringas, que são misturadas com mel e administradas três vezes ao dia. É um tratamento que sai muito barato e, que pode proporcionar uma melhora ao paciente.

Uso medicinal da maconha para tratamentos de doenças crônicas

A

As pesquisas demonstram que a maconha produz um efeito analgésico. Pacientes que possuem dores crônicas, que fazem quimioterapia no tratamento de câncer, pacientes com aids, com esclerose múltipla, e glaucoma, por exemplo, tiveram melhoras significativas com tratamento da Cannabis Sativa. No entanto, vale ressaltar que a maconha não cura nenhuma dessas doenças, ela apenas ameniza alguns sintomas doloridos e incômodos causados por cada doença.“Para doenças que provocam dores neuropáticas (sistema nervoso), como a esclerose múltipla, o efeito é extremamente positivo. Esse tipo de dor não é muito neutralizado pelos analgésicos existentes”, afirma Carlini.

22

CÂNCER

Médicos oncologistas e pacientes com câncer defendem o uso da maconha, pois observaram a diminuição dos efeitos colaterais, como vômitos e náuseas, no período de quimioterapias. Devido às suas propriedades antieméticas, a maconha pode ajudar a reduzir de forma significativa os sintomas desconfortáveis do tratamento da quimioterapia. Essa redução dos sintomas está aliada a outros medicamentos.

AIDS

No caso de pacientes soropositivos, a maconha induz o aumento do apetite, já que nessa doença os pacientes ficam desnutridos, dificultando ainda mais o tratamento da doença. Com o uso medicinal da maconha, os pacientes com HIV podem sentir menos os males causados pelo vírus.

ESCLEROSE MÚLTIPLA

A esclerose múltipla é uma doença degenerativa do sistema nervoso, causando dores fortes e espasmos musculares. A maconha tem efeito calmante, e como consequência, melhora o controle dos espasmos musculares, aliviando as crises e as tornando menos frequentes.

GLAUCOMA

É uma doença caracterizada pelo aumento da pressão do líquido dentro do olho, podendo levar à cegueira. A maconha medicinal é utilizada para baixar a pressão intraocular, porém o paciente teria que fumar maconha várias vezes ao dia. Por isso, há estudos em andamento para criarem um colírio à base de maconha para poder agir diretamente no olho.

Revista Valoriza


23 Imagens fonte: Google

A luta do Professor Carlini “A maconha e seus derivados não têm nenhum efeito espetacular. Os efeitos terapêuticos não fazem milagre nenhum. Luto para legalizar o uso porque significa mais uma opção no tratamento de várias doenças. O alcance dos remédios para combater a dor é limitado. Sempre há um número considerável de pacientes que não reagem”, afirma Carlini. Como toda droga, a maconha também tem seus efeitos adversos. O hábito de fumar, em um prolongado período como uso recreativo, altera as células do sistema respiratório, causa dependência, insônia, náusea, agitação, irritabilidade e cãibras. Já as pesquisas realizadas sobre o seu uso medicinal não provaram nenhuma relação com o uso recreativo. Os efeitos terapêuticos estão associados às substâncias puras e não ao efeito do seu fumo. Mas as contraindicações tam-

bém são aplicadas para grávidas, pacientes com problemas cardiovasculares, mulheres que amamentam e pacientes com doenças psiquiátricas. “O que está acontecendo, é que redescobriram que a maconha é capaz de resolver determinados tipos de epilepsia. Fato que já se conhecia lá na idade média pelos árabes. Mas que foi proibido. E agora, está um impasse, pois foi afirmada uma mentira, igualando a maconha a outras drogas, como uma droga maldita”, destaca Carlini. No Brasil, a batalha para autorizar a veiculação da droga controlada para uso medicinal, está muito longe de se chegar a uma definição. “Eu não faço apologia à maconha, sou especialista no assunto, então eu falo sobre. Sempre quando me convidam pra falar sobre o assunto, eu vou. As pessoas precisam saber a verdade,

de que a maconha é uma planta medicinal e não uma droga maligna.” Finaliza o professor. Segundo uma matéria de 23 de julho de 2017, pela Folha de São Paulo, a Anvisa vai criar regras para o cultivo de maconha medicinal. Para elaborar a norma, a agência fez missões internacionais para coletar dados nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Holanda e Israel. A ideia é estabelecer critérios como a quantidade de plantas permitidas para cultivo, e medidas de segurança. O plantio não seria liberado para a população, apenas para laboratórios públicos, empresas e universidades, com acompanhamento de órgãos reguladores e de segurança. E os pacientes, poderiam fazer parcerias com as universidades para realizarem seus tratamentos. Mas, até o momento, nada foi definido.


política

NOVO PROGRAMA

“AQUI TEM MAIS SAÚDE”

dA CIDADE DE VARGEM GRANDE PAULISTA Programa visa ampliar o atendimento dos moradores da cidade por meio de clínicas particulares.

PREFEITO E SECRETÁRIO DE SAÚDE

A fim de diminuir a fila de espera e oferecer um atendimento de qualidade, a prefeitura de Vargem Grande Paulista criou o Programa “Aqui tem mais Saúde” que visa ampliar o atendimento de especialidades médicas e exames por meio de clínicas particulares situadas na cidade. Foi uma maneira rápida e eficaz que a Prefeitura, junto com a Secretaria de Saúde, tiveram para atender a demanda reprimida da cidade de Vargem Grande Paulista. O programa credenciou, através de chamamento público, as Clínicas Ágape, Continental e Fisiocenter, ambas situadas na cidade. Essas clínicas irão oferecer atendimento nas seguintes especialidades: Clinico Geral, Ginecologia, Psiquiatria, Ortopedia, Pediatria, Cardiopediatria, Cardiogeriatria, Cardiologia Adulto, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Pneumopediatria, Proctologia, Reumatologia, Urologia e sessões de Fonoaudiologia, Psicologia, Nutricionista, Fisioterapia e Medicina do Trabalho.

24

Essa medida foi tomada, segundo o prefeito Josué Ramos, para atender a demanda reprimida, aumentando de 12 para 30 o número de especialidades médicas no município. “A saúde tem um desafio especial, que é lidar com o bem mais precioso que temos: a vida. E uma das nossas preocupações era com a fila de espera das especialidades médicas. Com o Programa Aqui Tem Mais Saúde, a cada custo que tínhamos em uma consulta vamos ampliar praticamente três vezes mais o número de consultas, através de um atendimento de qualidade”, explicou o prefeito ao apresentar oficialmente o programa no último dia 5 de fevereiro, no Centro de Convivência de Idoso, em Vargem Grande Paulista. Para regulamentar a terceirização, o prefeito instituiu a Lei Municipal nº976 que cria a Tabela Complementar do Sistema Único Municipal e autoriza o credenciamento de profissionais ou pessoas jurídicas. De acordo com a Lei, serão atendidos somente moradores do município. “Precisamos ter esta retaguarda das clínicas particulares para que possamos zerar as nossas filas de espera de especialidades médicas, este é nosso

foco. Porém várias ações estão sendo implementadas, e já conseguimos aumentar o número de consultas médicas e exames”, destacou o prefeito. Segundo dados apresentados pela Secretaria de Saúde, foram realizadas em 2017 mais de 20 mil consultas, o que representa uma média de 1.700 consultas a mais por mês. “Em dezembro de 2016 havia aproximadamente mil pacientes esperando por consulta médica com clínico geral em cada UBS do município. Com as ações que implementamos, entre elas a biometria para todos os médicos, ampliação do horário de atendimento no Ambulatório Central e contratação de mais profissionais, conseguimos aumentar as consultas e reduzir a fila de espera”, destacou Dr. João de Deus, Secretário de Saúde de Vargem Grande Paulista. O número de exames laboratoriais realizados no ano passado também teve um expressivo aumento. Em 2016 foram 74 mil exames e em 2017 mais de 110 mil exames. “Realizamos 50% a mais de exames laboratoriais por meio de empresa terceirizada”, acrescenta o secretário.

Revista Valoriza


25

PREFEITO E SECRETÁRIO COM CLÍNICAS CREDENCIADAS

PROGRAMA MAIS SAÚDE O morador que necessitar do atendimento médico será encaminhado por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde mora ou pelo Pronto Atendimento, que fará o cadastramento do paciente. “O munícipe vai passar com o clinico geral na Unidade de Saúde, que fará o encaminhamento para a especialidade necessária. Este pedido ficará dentro da própria UBS com a enfermeira responsável que encaminhará para a central de vagas. Na

central há dois caminhos: as ofertas de vagas que o governo do estado encaminha para o município ou a clínica credenciada”, explicou o secretário de Saúde. Segundo Dr. João, após ser atendido na clínica credenciada o prontuário do paciente será devolvido e ficará com a ficha de atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) para acompanhamento do pedido feito pelo clínico geral. A meta é ampliar o acesso à saúde para todos os moradores de Vargem Grande Paulista. O serviço de fisioterapia, por exemplo, já está em funcionamento na Clínica credenciada Fisiocenter possibilitando um aumento em torno de 50% da capacidade de atendimento conforme apresentou o secretário de Saúde. “Não podemos admitir demora no atendi-

mento a pacientes com prioridades, como pacientes no pós-operatório ou com sequelas de AVC recente”, informou o secretário. Ele anunciou também, que o Programa Aqui Tem Mais Saúde está sendo possível realizar o mutirão do ultrassom. O secretário conta que com este programa a fila de espera, que era de até três anos, está sendo reduzida. São cerca de 4 mil exames realizados em três Unidades Básicas da Saúde (UBS), localizadas no Centro da cidade, e nos bairros do Tijuco Preto e do Parque do Agreste. “Estamos levando o exame para as regiões mais distantes para melhorar o acesso e facilitar para cada morador. Esses exames são agendados com dia e hora marcada, e também estão sendo realizados por meio de licitação”, finaliza o secretário.


especial educação

Diálogo de aprendizagens

Assembleia: um espaço democrático para dialogar

c

om as constantes mudanças do mundo atual, crescem as exigências de conhecimentos criativos, autônomos e transformadores, portanto, urge inovação na educação escolar, como um espaço que atenda as expectativas e necessidades para uma sociedade mais comunitária, e de cada indivíduo com suas singularidades que dela pertence. Há mais demandas no âmbito ético, sócio emocional, na igualdade e equidade.Essa ideia contempla o que os Parâmetros Curriculares Nacionais do Mec (BRASIL, 1997) propõem. Segundo esses parâmetros, a escola deve ser um lugar onde os valores morais são pensados, refletidos, e não meramente impostos ou frutos do hábito. Também, deve ser proporcionada uma convivência mais democrática, pautado na justiça e no respeito mútuo. Pois, esse convívio, é compreendido como a melhor experiência moral, que o estudante possa viver. Torna-se cada vez mais necessário o compartilhamento de sonhos, e a criação conjunta. Dispositivos para as ações e intenções, que levam os integrantes da comunidade escolar a participarem, de se sentirem membros efetivos, e corresponsáveis por esse processo. Tendo mais do que isso, liberdade e confiança para exporem suas práticas, dúvidas, angústias, conhecimentos e, por que não, suas crenças, concepções e representações.

26

A assembleia é um espaço dialógico, como uma relevante ferramenta nas práticas educativas democráticas e inclusivas. Deve acontecer com o propósito de solucionar conflitos existentes na escola, para fortalecer as relações interpessoais, momento de trocar experiências e compartilhar aprendizagens, de planejar eventos e visitas acadêmicas, de pensar nas melhorias dos espaços e de um currículo significativo. A sistematização das assembleias consiste desde a elaboração da pauta e ata, com um registro delicado e respeitoso, preparação dos espaços, conversa acerca da postura dos participantes até as reflexões coletivas, e identificação de mudanças conceituais, procedimentais e atitudinais. Os participantes devem ser orientados sobre o fato de que os encontros não são com o intuito de julgamentos e acusações durante o debate e acordos. Portanto, não é necessária a identificação da pessoa, que solicitou determinado assunto ou que cometeu qualquer transgressão. A justificativa para tal é a de cuidar e evitar possíveis constrangimentos e cobranças. Todo esse processo os ensina questões como: ética, moral e valores humanos. Outro critério importantíssimo a ser cumprido diz respeito à discrição e ética, em relação à pauta durante os dias que antecedem a Assembleia. Pois, muitas vezes, pode ser inserido na pauta algum assunto ou acontecimento que não agrada a determinados grupos ou pessoa. Se não houver um

combinado que visa preservar e mantiver o respeito à opinião alheia, poderá haver disputa e imposição de valor. É preciso que o educador permita e dê espaço para que os estudantes possam refletir, expressar, e decidir com autonomia e coerência aos acordos propostos. Temos como exemplo, em uma das Assembleias ocorrida no Colégio Oficina Pindorama, de Vargem Grande Paulista, as reivindicações que alguns estudantes fizeram porque não queriam aceitar a utilização de equipamentos de segurança para andarem de skate na escola. Os educadores e até mesmo outros colegas justificaram o quão é importante o cuidado com a segurança de cada um. Na ocasião, o argumento foi importante e necessário para a reelaboração da solicitação e regras para o uso do skate. A partir daí, fizeram pesquisas a respeito de equipamentos de segurança de trabalho, de veículos e os relacionados a outros esportes. Este, como outros episódios, acrescentam a todos muitos conhecimentos. Os conflitos, nestes momentos, são esperados. No entanto, são ótimos para fomentar novas concepções e amadurecimentos. A transformação do sujeito acontece na medida em que, a cada encontro, há preocupação com a escuta atenta dos estudantes, a sinalização e a retomada da importância do respeito à pluralidade cultural, à natureza e consigo mesmo. É relevante incluir na educação escolar momentos coletivos: da escuta, da fala respeitosa, do

Revista Valoriza


27

olhar para a sua própria história, a história do outro e da comunidade e do desenvolvimento do espírito de participação cidadã. Além desses momentos, que ampliam o vínculo, laços afetivos, a empatia, a participação em ações políticas e desenvolvimento do senso crítico. Tais práticas implicam, significativamente, na formação de caráter e cidadania. Aos poucos, os estudantes começam a perceber a relevância dessas ações, e da coerência de seus próprios atos na construção de um espaço de boa convivência e, que a participação ativa os distanciará da alienação.

A educação em valores humanos é exercitada na assembleia e no cotidiano da escola, onde todos, organicamente, começam a cobrar mudanças de postura positivas do coletivo.

Todos, nessa comunidade escolar, se unem em busca de um espaço mais democrático e veem na coletividade e colaboração um precioso instrumento, ao perceberem que um precisa do outro, que um aprende com o outro, e o resultado é de todos e para todos. Esse processo contribui muito com a ampliação e qualidade do currículo, pois contempla diversos conteúdos significativos, e que se aproximam da realidade dos educandos. Estes enriquecem e potencializam as aprendizagens ativas para todos da comunidade escolar. Os familiares também se encantam ao ver a garotada transformando as informações em conhecimentos, aprendendo com mais prazer e alegria. Dar voz aos estudantes, professores, funcionários e comunidade é um ato democrático, mais humano de resolver os problemas, e construir ações positivas que refletem as vivências locais, onde todos se sentem pertencentes. Pode-se afirmar que esse compartilhamento de saberes, ideais, sinergia e elaboração conjunta dos caminhos administrativos e pedagógicas a serem seguidos, são elementos que legitimam essa inovação nas práticas educativas. Efetivando a descentralização das decisões, o que é muito positivo,

toda comunidade escolar torna-se participativa, o que leva a uma gestão mais horizontal, partilhada e harmoniosa. Pudemos perceber que este espaço é potencialmente interessante para o desenvolvimento intelectual, inclusivo e integral dos estudantes, além de desconstruir a visão de uma hierarquização que impede a formação de um cidadão mais autônomo e pró- ativo.

Claudia Corrêa

Pedagoga- Psicopedagoga Diretora do Colégio Oficina Pindorama


solidariedade

A

DESPERTANDO O BEM

A ONG(Organização Não Governamental) Despertar para o Próximo, localizado no distrito de Caucaia do Alto, atua na região há seis anos. Hoje, ela atende a comunidade oferecendo 18 cursos de recreação e esporte, e até cursos profissionalizantes. Os cursos de recreação e esporte são: ballet, capoeira, muay-thai, cinema, dança cigana, caratê, repercussão,teatro e zumba. E os cursos profissionalizantes são: inglês, crochê & bordados, faça & venda (culinária, ensina a fazer produtos de limpeza, entre outros), estética, design de sobrancelhas, libras, pizzaiolo, práticas comerciais e técnica & manutenção de computadores. Os interessados vão até a ONG e se inscrevem nos cursos que o agrada. É aberto para todos, moradores ou não da região, de todas as classes sociais, a partir de 4 anos de idade. Para os menores de idade, é preciso estar acompanhado pelos pais ou responsáveis e comprovar a frequência escolar. “Nossa única exigência é que a criança esteja na escola e autorizada a participar de nossos cursos por seu responsável”, conta Rodolfo Bonamini, secretário executivo da ONG Despertar para o Próximo. Hoje, a ONG conta com 17 professores, todos voluntários, e atendem cerca de 500 alunos.Eles também fornecem um material pedagógico para acompanhar as aulas, como apostilas elaboradas exclusivamente para os cursos desenvolvidos. Todos esses cursos foram pesquisados para atender a comunidade, e só não

28

possuem mais por falta de espaço físico. “Hoje nossa maior dificuldade é o espaço. Não conseguimos atender mais alunos e agregar novos cursos. Estamos precisando ampliar, e pra isso precisamos da ajuda de empresários para que isso aconteça”, declara Rodolfo. E essa falta de espaço reflete diretamente na comunidade. “Infelizmente, às vezes acontece de um interessado chegar querendo participar de um curso e, temos que coloca-lo numa lista de espera, pois não temos mais vagas por falta de espaço. E isso pra nós dói muito! Queremos atender todos, pois se eles nos procuraram é porque precisam”, relata Milton Ribeiro, coordenador da organização. A ONG é uma porta para a comunidade e, muitas vezes, até uma solução. “Um dia chegou uma mãe com seu filho perguntando sobre o curso de libras. Por coincidência o curso estava acontecendo naquele momento. E, ofereci para ela ir assistir uma aula. Ela disse que não era para ela, e sim, para o filho que era surdo e mudo. Eu perguntei como era a comunicação com a criança, e ela disse que através de mímica. Então, eu a orientei que todos da família pudessem aprender a linguagem de libras, para todos se comunicarem”, contou o secretário. A idealização de uma instituição social é exatamente essa interação, entre a comunidade carente, com pessoas que se engajam para ajudar o próximo. Um dos idealizadores da ONG Despertar para o Próximo, é o empresário Alberto Miranda. “A ONG iniciou em Vargem Grande Paulista, porém, notamos que atingiríamos

melhor as metas na atual localização, em Caucaia do Alto, devido ao melhor acesso de duas comunidades carentes, a do distrito de Caucaia e do bairro Parque do Agreste.” A iniciação da ONG Despertar para o Próximo se deve a união de um grupo de pessoas que queriam um mundo diferente. “Só plantando o bem, é que colhemos o bem. Está ai, esse serviço há seis anos para toda comunidade”, finaliza. Para arredar fundos, a ONG realiza alguns eventos como bingos e jantares. Não é uma organização que tem ajuda do poder público, e sim de doações e ajudas feitas por alguns empresários. “Se tivéssemos outros empresários aqui na região, que acreditassem no trabalho social, com certeza melhoraria muito nosso trabalho com a comunidade. Às vezes, as pessoas querem ajudar, mas não sabem como”, questiona Milton.

COMO AJUDAR? A ONG Despertar para o Próximo fica localizada na Avenida Roque Celestino Pires, 731, ao lado do pontilhão, em Caucaia do Alto. Telefones: 4242-1898 e 4242-0346

Revista Valoriza


29 A ONG Despertar para o Próximo participou da Ala 12, ‘Dragões da Independência’, da escola de samba de São Paulo,Tom Maior. Esse ano a escola fechou o primeiro dia de desfiles de sexta-feira, 9 de fevereiro, desfilando e apresentando as imperatrizes brasileiras. O samba enredo ‘O Brasil de duas imperatrizes: de Viena para o Mundo. Carolina Josefa Leopoldina; de Ramos, Imperatriz Leopoldinense’, sacudiu o Sambódromo do Anhembi com muita alegria. Não é à toa que a escola ficou em 4º lugar, com os mesmos 270 pontos que as três primeiras escolas! A Ala 12, representada por mais de 100 componentes, arrasaram na passarela.

- A Ala 12 ‘Dragões da Independência’ representavam os guardiões da imperatriz - Foram 270 pontos! Os mesmos que as três primeiras escolas de São Paulo - Escola de Samba Tom Maior tem 44 anos - O nome da escola é inspirado em uma música de Martinho da Vila - O ano de 2018 foi sua melhor colocação entre o Grupo Especial do Carnaval de São Paulo


gastronomia

Batata suíça

30

Revista Valoriza


31

Ingredientes BATATA SUÍÇA Você sabia que a batata é originária do Peru? É um alimento cultivado desde o povo Inca. Em razão do seu alto rendimento e sua grande capacidade de adaptação, o cultivo foi largamente espalhado pelo mundo.Chegou à Europa no século XVI e tornou-se base da alimentação, além de ser um dos vegetais mais utilizados nas Américas do Norte e do Sul, principalmente por grandes redes de fastfood. É rica em carboidratos, sais minerais, vitamina C e pequenas quantidades

300 g de batatas Manteiga para untar a frigideira de vitaminas do complexo B.A batata pode ser encontrada em uma grande variedade de cores, de cascas e de polpas.É consumida frita, assada ou cozida, servida quente como acompanhamento à refeição principal, ou fria como acompanhamento para salada. E agora, pode ser sua refeição principal, acompanhada de recheios variados, como esta da receita que estamos apresentando. Esperamos que goste, bom apetite!

2 OPÇÕES DE RECHEIOS Carne seca 70g mussarela 70g 1/3 cebola picada salsinha a gosto 3 colheres de sopa de azeite Brócolis 70g 4 colheres de sopa de requeijão 70g de bacon em cubos 1 colher de sopa de manteiga 1 cabeça de alho e sal à gosto


gastronomia

MODO DE PREPARO 1. Leve as batatas para cozinhar em uma panela com água. 2. Quando começar a ferver, marque 7 minutos e retire as batatas. 3. Leve para geladeira e deixe de um dia para o outro. 4. Retire da geladeira e passe no ralo grosso. 5. Unte uma frigideira de 16 cm de diâmetro com manteiga. 6. Coloque a batata ralada, o suficiente para cobrir o fundo da frigideira, sempre umedecendo as mãos na água com sal (facilita o manuseio da batata e salga ao mesmo tempo). 7. Ponha também uma camada do recheio desejado, quantidade para cobrir a batata, deixando as bordas livres. 8. Depois, coloque mais uma camada de batata e leve ao fogo médio por mais ou menos 3 minutos. 9. Pegue outra frigideira também untada, vire e deixe mais 3 minutos deste lado. 10. Repita o processo mais duas vezes ou até dourar a batata.

MODO DE PREPARO DOS RECHEIOS CARNE SECA

Dessalga a carne de um dia para outro. Coloque na panela de pressão para cozinhar, por aproximadamente 30 minutos Desfie a carne e tempere com cebola picada, salsinha e azeite Ao rechear a batata, acrescente a mussarela

BRÓCOLIS

Cozinhe o brócolis, deixe esfriar Numa frigideira acrescente o brócolis picado, os cubos de bacon, o sal e a manteiga. Deixe fritar até estiver no ponto. Ao rechear a batata, acrescente tudo e mais o requeijão

Essa receita foi um oferecimento dos irmãos André e Arnaldo, proprietários do TOP BATATA, confira essa e outras delícias no local. Horário de funcionamento: terça, quarta e quinta – das 12h às 22h Sexta e sábado – das 12h às 23h Domingo – das 18h ás 22h Trabalham com sistema delivery e atendimento no local. Rua São Paulo das Missões, 451 – 2º andar loja 18 – Galeria Paineira – Tijuco Preto Telefones para pedidos e reservas: (11) 4159-1229 / 94043-6465

32

Revista Valoriza


33


Serviços úteis

encontre aqui PROFISSIONAIS DA REGIÃO AJUDANTE DE COZINHA Adriana Almeida 9.6449-6226

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Larissa Rosa da Silva 9.4337-3928 Alef de Oliveira Souza 9.7195-3878

BABÁ

Kelly A. de Souza Santos 9.9805-5697 Daiene Regina de Oliveira 4717-1070 / 9.9648-4092 Adriana Almeida 9.6449-6226 Lidiane Viana 9.9626-5649 Kethelyn Cristine 9.7428-2591

COZINHEIRA

Andressa da Silva Azar 9.9910-4056 / 4242-9845 Aparecida Rebouças (formada em enfermagem) 9.9667-3648 Barbara Letícia P. dos Santos 9.4751-8951 Naiara Fernandes de Jesus 9.5410-3712 Beatriz Mendes dos Santos 9.96698-7828 Tânia Rodrigues 9.4167-3778 Rosemeire A. Domingues 4158-6299 / 9.9853-0442 Luana Rocha da Silva Anjo 9.6272-9212 Adriana C. de Alburquerque 9.6183-4326 Sheila Aparecida Domingues 9.9595-5994 Cristina Matos 9.5407-7375 Evilin de Araújo 9.7297-8801 Carine Borges 9.9684-2212 Nilma Santos do Rosário 9.8405-8247 Amanda de Jesus F. Pires 9.7465-9713

Cintia Soares de Oliveira 9.9706-5864

ELETRICISTA

Nem Silva 9.9753-3550 Felipe Dutra 9.8718-1593 Luiz Fernando A. da Luz 9.7179-1462 Eduardo Clem Albuquerque 9.8599-8652

ENCANADOR Alex Reis 9.6184-4268

FAXINEIRA

Tairiny Souza P. da Silva 9.5747-3951 Claudete Aparecida Pereira 9.6414-8164 Evilin de Araújo 9.7297-8801 Andressa Santana dos Reis 9.6200-8240 Cintia Soares de Oliveira 9.9706-5864 Naiara Fernandes de Jesus 9.5410-3712 Deise Aparecida Ferreira 9.8116-6027 / 4784-3534

Beatriz Mendes dos Santos 9.96698-7828 Sheila A. Domingues 9.9595-5994 Jessica Evelin de O. Rodrigues 9.4017-7595 / 9.8601-4786 Adriana C. de Alburquerque 9.6183-4326 Carine Borges 9.9684-2212 Kátia Neves S. Machado 9.6403-0860 Rosemeire A. Domingues 4158-6299 / 9.9853-0442 Tânia Rodrigues 9.4167-3778 Beatriz Vitória Pereira Silva 9.5569-2781 Elizabeth Vieira Trindade 9.6388-4338 Lidiane Viana 9.9626-5649 Mayara Oliveira 9.8647-2346 Kethelyn Cristine 9.7428-2591 Karolaine F. dos Santos 9.8421-3266

JARDINEIRO

Joel Antonio da S. Junior 9.5057-2457 Nelson 9.5300-8220 Alex Reis 9.6184-4268

MANICURE Raquel Silva 9.4366-8916

MANUTENÇÃO DE COMPUTADOR

Everton Albino Rodrigues 9.4903-9607

PEDREIRO

Tiago Fragoso F. da Silva 9.6495-9417 Irineu Alves de Oliveira 9.7268-5812 / 4784-3534 Nelson de Souza 9.7586-0646 Joao Batista Rodrigues Silva 9.7382-0109 Alex Reis 9.6184-4268 Marco Lúcio Ferreira Santos 9.6411-6375

PINTOR

Nelson de Souza 9.7586-0646 Cicero Alex S. Rodrigues 9.6271-5128 Diego Brito 9.7551-0220 Nelson 9.5300-8220 Alex Reis 9.6184-4268 Matheus Fernando Machado 9.4335-0618 Fabrício Santos da Silva 9.9304-6030 Valdemir T. dos Santos 9.7407-8695

PISCINEIRO

Irineu Alves de Oliveira 9.7268-5812 / 4784-3534 Alex Reis 9.6184-4268 Fabrício Santos da Silva 9.9304-6030

RECEPCIONISTA

Marília Nunes C. de Oliveira 9.9894-6235

* A Revista Valoriza apenas disponibiliza contatos de profissionais da região, portanto, não se responsabiliza pelo serviço prestado.

34

Revista Valoriza


Profile for Revista Valoriza

Revista Valoriza Edição 03  

Revista Regional - Vargem Grande Paulista, Caucaia do Alto e Cotia, no Estado de São Paulo

Revista Valoriza Edição 03  

Revista Regional - Vargem Grande Paulista, Caucaia do Alto e Cotia, no Estado de São Paulo

Advertisement