Page 96

Açores

O SEU PRÓXIMO DESTINO DE FÉRIAS É sempre motivo de satisfação e orgulho para qualquer “escritor” quando aquilo que escreve ou publica tem aceitação por parte do público. Afinal é para ele que os textos são preparados e pensados. Tendo estado a colaborar com a revista Valeu, no Brasil, e com a revista StudioBox, em Portugal, e tendo sido autor de alguns artigos sobre os Açores, foi com muito orgulho que me foi comunicado o interesse de vários leitores pelas ilhas, manifestando o desejo de conhecerem esse pedaço de paraíso na Terra, demonstrando que consegui atingir o que qualquer escritor ou autor deseja, cativar e prender a atenção de quem lê Por esse motivo, e tendo-me sido pedido pela direção da revista Valeu, este artigo é inteiramente pensado com o objetivo de aconselhar os Açores enquanto destino de férias, procurando responder a algumas perguntas para as quais qualquer turista desejava obter respostas: Para onde ir? Quando ir? Como ir? Onde ficar? O que fazer? O que visitar?

Para onde ir? Açores, claro. Nove ilhas, divididas em três grupos: o Grupo Oriental com as ilhas de São Miguel e Santa Maria, o Grupo Ocidental, com as ilhas das Flores e do Corvo, e o Grupo Central, com as ilhas da Terceira, Graciosa e as ilhas do Triângulo (Fail, Pico e São Jorge).

96

É possível visitar as ilhas todas numa só viagem? Sim, se se planear ir durante um mês ou se se quiser andar numas férias com as malas atrás, saltando regularmente de ilha em ilha. Para mim, férias são férias e, mesmo em férias ativas e cheias de experiências, tem de haver sempre lugar ao descanso, ao repouso, tanto da mente como do físico, recarregando as “baterias” para o regresso ao quotidiano e à rotina do trabalho e do dia-a-dia. O meu conselho: Visite bem algumas ilhas de cada vez e assim terá sempre um motivo extra para regressar aos Açores. Divida as nove ilhas em quatro grupos para visitar, um com as ilhas de São Miguel e Santa Maria, outro com as Flores e Corvo, outro com a Terceira e a Graciosa, e ainda outro com as ilhas do Faial, Pico e São Jorge. E reserve uma semana (sete a nove dias) para cada um destes quatro pequenos destinos dentro do grande destino chamado Açores. Quando ir? Os Açores têm um clima marítimo com temperaturas amenas que variam desde os 16ºC no inverno aos 26ºC no verão e geralmente durante a noite não são inferiores aos 18ºC. Graças a este clima, os Açores estão permanentemente cobertos de flores. Contudo, devido à grande percentagem de humidade no arquipélago, tem-se a sensação de as temperaturas serem bem mais elevadas. A chuva é uma presença mais ou menos constante durante todo o ano, sendo mais forte e constante durante o inverno. Uma característica própria dos Açores é uma variedade de condições climatéricas a acontecer durante o mesmo dia, onde se pode ter chuva, sol, vento e acalmia, intercalados ou em dife-

Valeu Março 2016  
Valeu Março 2016  
Advertisement