Revista Trailer #2

Page 33

F fazenda onde só se colhe, sem plantar. Hoje, a pirâmide virou losango e a classe média faz conta de custo/ benefício. Graças ao varejo, ela quer reciprocidade, está pagando e quer contrapartida. Isso vai ter um impacto brutal nas eleições. O consumidor olha para o Estado como um prestador de serviço como qualquer outro e exige eficiência, seriedade, transparência e qualidade. AK – Como a Riachuelo está lidando com esse público mais exigente?

FR – O que há 20 anos era um pequeno nicho que nos garantiu a sobrevivência, hoje se alarga de A a Z. A gente observa a obsolescência desse sistema de castas. A segmentação é um modelo ultrapassado. Hoje, a aspiração é instantânea. O que Kate Middleton e a Michele Obama usam varre toda a pirâmide social. Por isso, nosso espaço de atuação e a responsabilidade só aumentam. Nosso propósito como empresa é fazer da moda um fator de inclusão e não de exclusão e elitista como sempre foi. A gente usa a expressão poética das “40 milhões de gatas borralheiras se transformando em princesas”.

AK – Como lidar com a democratização do acesso e a velocidade cada vez maior da informação?

FR – Somos os únicos representantes brasileiros do fast fashion. Temos a sinergia de uma gestão integrada da longa e conflituosa cadeia têxtil, fibra, fio, tecelagem, acabamento, tinturaria, estamparia, confecção, logística, varejo. O resultado é visível na expansão da empresa e no crescimento expressivo da margem de lucro. Lá fora o grupo dos varejistas tradicionais está em franca decadência, fechando lojas. E o grupo que está bombando é formado pela Zara, Top Shop, Forever 21, Uniqlo. Na Riachuelo, temos ainda mais vantagens porque estamos um passo atrás (tecelagem) e um além (financeiro). Nossa sinergia começa no fio e termina na última parcela do financiamento. AK – Qual é a sua avaliação do ecommerce?

FR – Está no nosso calendário para este ano. Temos uma presença muito importante nas mídias sociais, com 4 milhões de seguidores no Facebook. Sabemos que é preciso trabalhar vários canais. Vamos ter nossa presença, mas com baixas expectativas com relação à representatividade. Há ainda muitas coisas a serem resolvidas nessa área no país, como a questão tributária e a Lei da Hora Certa.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.