REVISTA TOTAL_EDIÇÃO 162_CAPA 01

Page 1


MARCONI SANTANA

A cidade de Flores, localizada no interior de Pernambuco, aproximadamente 400 quilômetros distante de Recife, voltou a brilhar no cenário estadual e nacional com sua grandiosa festa junina

BANCO DO NORDESTE: UM PILAR DE EXCELÊNCIA E INOVAÇÃO NO CENÁRIO FINANCEIRO BRASILEIRO

PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NO BRASIL REGISTRA

RECUPERAÇÃO EM MAIO APÓS CINCO MESES DE QUEDA

ECLESIASTES 01

SEM DEUS NADA FAZ SENTIDO. O CAPÍTULO 1 DE ECLESIASTES É DADO INÍCIO A UMA

INICIAL, O SÁBIO DÁ ÊNFASE A AUSÊNCIA DE SENTIDO EM ALGUMAS FRENTES DA VIDA

1. Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém.

2. Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.

3. Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?

4. Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.

5. Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.

6. O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos.

7. Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr.

ECLESIASTES 02

8. Todas as coisas são trabalhosas; o homem não o pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir.

9. O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.

10. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós.

O CAPÍTULO COMEÇA COM O AUTOR DESCREVENDO SUA BUSCA POR PRAZER E AS BELAS POSSES, MAS DESCOBRE QUE NENHUMA DESSAS COISAS O SATISFAZ. ELE CONCLUI

1. Disse eu no meu coração: Ora vem, eu te provarei com alegria; portanto goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade.

2. Ao riso disse: Está doido; e da alegria: De que serve esta?

3. Busquei no meu coração como estimular com vinho a minha carne (regendo porém o meu coração com sabedoria), e entregar-me à loucura, até ver o que seria melhor que os filhos dos homens fizessem debaixo do céu durante o número dos dias de sua vida.

4. Fiz para mim obras magníficas; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas.

5. Fiz para mim hortas e jardins, e plantei neles árvores de toda a espécie de fruto.

6. Fiz para mim tanques de águas, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores.

7. Adquiri servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e ovelhas, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém.

8. Amontoei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens; e de instrumentos de música de toda a espécie.

9. E fui engrandecido, e aumentei mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria.

10. E tudo quanto desejaram os meus

olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho.

11. E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol.

12. Então passei a contemplar a sabedoria, e a loucura e a estultícia. Pois que fará o homem que seguir ao rei? O mesmo que outros já fizeram.

13. Então vi eu que a sabedoria é mais excelente do que a estultícia, quanto a luz é mais excelente do que as trevas.

SÉRIE DE PROFUNDAS REFLEXÕES TRAZIDAS PELO REI SALOMÃO. NO CAPÍTULO

VIDA E FALA COMO SÃO TEMPORÁRIOS E CANSATIVOS OS ANSEIOS HUMANOS

11. Já não há lembrança das coisas que precederam, e das coisas que hão de ser também delas não haverá lembrança, entre os que hão de vir depois.

12. Eu, o pregador, fui rei sobre Israel em Jerusalém.

13. E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocu-

pação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.

14. Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito.

15. Aquilo que é torto não se pode endireitar; aquilo que falta não se pode calcular.

16. Falei eu com o meu coração, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos

os que houve antes de mim em Jerusalém; e o meu coração contemplou abundantemente a sabedoria e o conhecimento.

17. E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras, e vim a saber que também isto era aflição de espírito.

18. Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em

COISAS QUE TRAZEM FELICIDADE. ELE SE ENTREGA AO VINHO, ENTRETENIMENTO E

CONCLUI QUE O PRAZER É PASSAGEIRO E SEM SENTIDO

14. Os olhos do homem sábio estão na sua cabeça, mas o louco anda em trevas; então também entendi eu que o mesmo lhes sucede a ambos. 15. Assim eu disse no meu coração: Como acontece ao tolo, assim me sucederá a mim; por que então busquei eu mais a sabedoria? Então disse no meu coração que também isto era vaidade.

16. Porque nunca haverá mais lembrança do sábio do que do tolo; porquanto de tudo, nos dias futuros, total esquecimento haverá. E como morre o sábio, assim morre o tolo!

17. Por isso odiei esta vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e aflição de espírito.

18. Também eu odiei todo o meu tra-

balho, que realizei debaixo do sol, visto que eu havia de deixá-lo ao homem que viesse depois de mim.

19. E quem sabe se será sábio ou tolo? Todavia, se assenhoreará de todo o meu trabalho que realizei e em que me houve sabiamente debaixo do sol; também isto é vaidade. 20. Então eu me volvi e entreguei o meu coração ao desespero no tocante ao trabalho, o qual realizei debaixo do sol.

21. Porque há homem cujo trabalho é feito com sabedoria, conhecimento, e destreza; contudo deixará o seu trabalho como porção de quem nele não trabalhou; também isto é vaidade e grande mal.

22. Porque, que mais tem o homem de todo o seu trabalho, e da aflição

do seu coração, em que ele anda trabalhando debaixo do sol?

23. Porque todos os seus dias são dores, e a sua ocupação é aflição; até de noite não descansa o seu coração; também isto é vaidade.

24. Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus.

25. Pois quem pode comer, ou quem pode gozar melhor do que eu?

26. Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, para dá-lo ao que é bom perante Deus. Também isto é vaidade e aflição de espírito.

+Produtividade

Mais 13 novas subestações. Mais de 270 km de novas linhas de alta tensão. +Conexão

Mais de 680 mil novos clientes.

Muito já foi feito e muito mais vem por aí. Acesse neoenergia.com/maisenergia e conheça mais nossas iniciativas.

novos empregos diretos.

Energia para fazer cada vez mais. por dia.

CONTEÚDO

10

PELO PAÍS

Quase 3 milhões de empregos criados em um ano; metade com carteira assinada.

16 CONEXÃO

REPORTAGENS

18

CAPA

Prefeito Marconi Santana faz história na cidade de Flores com foco do desenvolvimento.

A cidade de Flores, localizada no interior de Pernambuco, aproximadamente 400 quilômetros distante de Recife, voltou a brilhar no cenário estadual e nacional com sua grandiosa festa junina.

28

ECONOMIA

Produção de Petróleo e Gás no Brasil registra recuperação em maio após cinco meses de queda. As quedas mensais ao longo do ano foram atribuídas a uma série de fatores. Interdições de unidades de produção, tanto programadas quanto não programadas, tiveram um impacto direto nos volumes produzidos.

32

MISSÃO

Oportunidades e desafios da transição energética no Brasil. Nos próximos dez anos, esses cenários mostram que, à medida que o Brasil avança em direção à meta de zerar emissões líquidas, haverá uma expansão no setor de petróleo e gás.

36

RESULTADO

Banco do Nordeste: um pilar de excelência e inovação no cenário financeiro brasileiro. Para o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, estar entre as marcas mais valiosas do país é um reflexo do compromisso contínuo do BNB com a excelência e a inovação na prestação de serviços financeiros.

DINAMISMO

Na cidade de Flores, localizada no interior de Pernambuco, aproximadamente 400 quilômetros distante de Recife, o prefeito Marconi Santana está fazendo história ao focar no desenvolvimento local e na tradicional festa de São João. A grandiosa celebração junina voltou a colocar a cidade em destaque no cenário estadual e nacional, atraindo turistas e fomentando a economia local. Enquanto isso, no setor energético, a produção de petróleo e gás no Brasil registrou uma recuperação em maio após cinco meses de queda. A redução nos volumes produzidos ao longo do ano foi atribuída a interdições de unidades de produção, tanto programadas quanto não programadas. Esses desafios destacam a complexidade do setor e a importância da resiliência operacional.

A transição energética no Brasil apresenta tanto oportunidades quanto desafios. Nos próximos dez anos, conforme o país avança em direção à meta de zerar emissões líquidas, haverá uma expansão no setor de petróleo e gás. Essa mudança exigirá inovação e adaptação para equilibrar o crescimento econômico com a sustentabilidade ambiental.

No cenário financeiro, o Banco do Nordeste (BNB) se destaca como um pilar de excelência e inovação. Segundo o presidente Paulo Câmara, estar entre as mar-

CONTEÚDO

cas mais valiosas do país reflete o compromisso contínuo do BNB com a excelência na prestação de serviços financeiros e o suporte ao desenvolvimento regional.

A gestão pública também tem seus exemplos de sucesso, como a liderança de Mano Medeiros em Jaboatão dos Guararapes. Sua administração, marcada por continuidade, inovação e compromisso com o desenvolvimento local, serve de inspiração para outras cidades do país.

No âmbito estadual, o Governo de Pernambuco assinou uma ordem de serviço para a contenção de encostas, uma intervenção estruturante essencial para a qualidade de vida dos moradores. Essas ações demonstram o comprometimento do governo com a segurança e o bem-estar da população.

A chegada da Solar Coca-Cola ao Porto Digital de Pernambuco traz uma indústria tradicional para um ambiente de inovação. Atuando em 70% do território nacional, a empresa aposta no ecossistema de inovação do Estado para impulsionar seu crescimento e modernização.

Por fim, a Sudene está fomentando investimentos importantes no Nordeste, como os da Masterboi e BRK Ambiental. Esses investimentos fortalecem a infraestrutura local, geram empregos e promovem o desenvolvimento sustentável na região, demonstrando o potencial de crescimento e progresso do Nordeste brasileiro.

Com esses desenvolvimentos, Pernambuco e o Nordeste do Brasil continuam a mostrar seu dinamismo e capacidade de inovação, proporcionando avanços significativos em diversos setores e melhorando a qualidade de vida de seus habitantes.

PELO PAÍS

DIRETOR-PRESIDENTE

QUASE 3 MILHÕES DE EMPREGOS CRIADOS

EM UM ANO; METADE COM CARTEIRA ASSINADA

Marcelo Mesquita
MERCADO

DE MAIO DE 2023 A MAIO DESTE ANO, A POPULAÇÃO OCUPADA AUMENTOU EM 2,93 MILHÕES DE PESSOAS, SENDO 1,5 MILHÃO COM CARTEIRA ASSINADA. DADOS SÃO DA PNAD CONTÍNUA, DO IBGE

De maio de 2023 a maio deste ano, a população ocupada no Brasil aumentou em 2,93 milhões de pessoas, sendo 1,5 milhão delas com carteira assinada. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (28). Durante o governo Lula, o mercado de trabalho tem mostrado sinais consistentes de recuperação. Desde maio do ano passado, foram criadas 2.931.000 vagas de trabalho, entre formais e informais. Mais da metade dessas novas vagas são com carteira assinada: 1.500.000.

A pesquisa analisou o trimestre móvel entre março e maio, revelando um aumento significativo na população ocupada. No mesmo período do ano passado, o número de trabalhadores no Brasil era de 98,4 milhões. Em 2024, esse número subiu para 101,3 milhões. Além disso, a taxa de desemprego para pessoas de 14 anos ou mais atingiu o menor nível desde maio de 2014, com 7,1%. Outro dado relevante é o rendimento médio real dos trabalhadores, que no trimestre encerrado em maio foi de R$ 3.181. Apesar de não haver variação significativa no trimestre, houve um aumento de 5,6% em comparação ao ano

anterior. Com a elevação tanto no rendimento quanto na ocupação, a massa de rendimentos, que soma todas as remunerações dos trabalhadores no país, alcançou R$ 317,9 bilhões, um novo recorde da série histórica iniciada em 2012. Isso representa um aumento de 2,2% (mais R$ 6,8 bilhões) em relação ao trimestre anterior e de 9,0% (mais R$ 26,1 bilhões) em 12 meses.

EXPANSÃO Segundo Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE, o crescimento contínuo da população ocupada tem sido impulsionado pela expansão dos empregados tanto no setor formal quanto no informal. “Isso demonstra que diversas atividades econômicas estão registrando um aumento em seus contingentes de trabalhadores”, afirma Adriana. A pesquisa também revelou que o número de empregados com carteira assinada no setor privado (excluindo trabalhadores domésticos) atingiu 38,326 milhões, um novo recorde da série histórica da Pnad Contínua. Houve um aumento de 0,9% (330 mil pessoas) no trimestre e de 4,1% (1,5 milhão de pessoas) no ano. O número de empregados sem carteira assinada no setor privado também atingiu um novo recorde, com 13,7 milhões de pessoas, representando aumentos de 2,9% (383 mil pessoas) no trimestre e de 5,7% (741 mil pessoas) no ano.

SETORES O número de trabalhadores por conta própria manteve-se estável, assim como o número de empregadores e trabalhadores domésticos. O setor público, entretanto, registrou crescimento, com 12,5 milhões de empregados, representando um aumento de 4,3% (517 mil pessoas) no trimestre e de 3,9% (469 mil pessoas) no ano.

A taxa de informalidade ficou em 38,6% da população ocupada, ligeiramente abaixo dos 38,7% do trimestre móvel anterior e dos 38,9% do mesmo trimestre em 2023.

PRODUÇÃO

INDÚSTRIA BRASILEIRA REGISTRA QUEDA PELO SEGUNDO MÊS CONSECUTIVO

CHUVAS SEM PRECEDENTES NO RIO GRANDE DO SUL ESTÃO ENTRE OS FATORES QUE EXPLICAM O RESULTADO NEGATIVO PELO SEGUNDO MÊS CONSECUTIVO

A produção industrial brasileira caiu 0,9% em maio em relação a abril, marcando o segundo mês consecutivo de queda, com retração acumulada de 1,7%. Com isso, o setor perdeu os ganhos acumulados entre fevereiro e março de 2024 (1,1%).

No acumulado dos últimos 12 meses, houve crescimento de 1,3%, mas a taxa de crescimento desacelerou. Nos primeiros cinco meses de 2024, a produção industrial avançou 2,5% em comparação ao mesmo período de 2023. Entre as atividades, os destaques positivos foram produtos alimentícios (5,2%), coque, derivados de petróleo e biocombustíveis (3,1%), indústrias extrativas (2,3%), e veículos automotores, reboques e carrocerias (4,8%).

No entanto, a indústria enfrentou pre-

dominantemente resultados negativos, com 16 das 25 atividades investigadas registrando queda em maio. Os setores mais impactados foram veículos automotores (-11,7%) e produtos alimentícios (-4,0%), afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Outros setores com desempenho negativo incluíram produtos químicos (2,5%), máquinas e aparelhos elétricos (-6,3%), e metalurgia (-2,8%). Apesar das dificuldades, as indústrias extrativas (2,6%) e o setor de coque e derivados de petróleo (1,9%) evitaram uma queda maior. As quatro grandes categorias econômicas também recuaram: bens de consumo duráveis (5,7%), bens de capital (-2,7%), bens intermediários (-0,8%) e bens de consumo semi e não duráveis (-0,1%).

DESEMPENHO BRASIL SE TORNA O MAIOR EXPORTADOR DE ALGODÃO DO MUNDO

O desempenho da safra 2023/2024 de algodão, com a colheita de mais de 3,7 milhões de toneladas, elevou o Brasil ao posto de maior produtor do mundo. O país também se tornou, oficialmente, e pela primeira vez na história, o maior exportador de algodão do mundo, superando os Estados Unidos.

O anúncio foi feito neste fim de semana em Comandatuba, na Bahia, durante a 75ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e seu Derivados, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na conferência Anea Cotton Dinner, promovida pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea). A meta era prevista para ser alcançada somente em 2030. A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) comemorou o resultado da safra atual, com 60% da produção totalmente comercializada.

ACRÉSCIMO

CONTA DE LUZ FICA MAIS CARA EM JULHO POR CONTA DA BANDEIRA AMARELA

TARIFAS PAGAS CONSUMIDORES SERÃO ACRESCIDAS EM R$ 1,885 A CADA 100 QUILOWATTS-HORA (KW/H) CONSUMIDOS

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos no mês de julho. A cobrança adicional vai ocorrer por causa do acionamento da bandeira tarifária amarela.

Segundo a agência, a previsão de chuva abaixo de média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra. O alerta foi publicado na última sexta-feira (28).

“Essa é a primeira alteração na bandeira desde abril de 2022. Ao todo, foram 26 meses com bandeira verde. Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas”, afirmou a Aneel.

A previsão de escassez de chuvas e

as temperaturas mais altas no país aumentam os custos de operação do sistema de geração de energia das hidrelétricas. Dessa forma, é necessário acionar as usinas termelétricas, que possuem custo maior.

Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia. As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, o menor.

CONEXÃO

PESQUISA

TERÇOS DOS AMERICANOS PREOCUPADOS COM SAÚDE MENTAL DE BIDEN

APENAS 38% DOS AMERICANOS APROVAM A MANEIRA COMO BIDEN VEM CONDUZINDO SEU MANDATO, REFLETINDO DESAPROVAÇÃO GENERALIZADA

Pesquisa realizada pela The Associated Press-NORC Center for Public Affairs Research aponta uma crescente preocupação do eleitorado dos Estados Unidos sobre a capacidade mental dos dois principais candidatos à presidência este ano, especialmente com o atual presidente. Mais de 63% dos adultos nos EUA expressam dúvidas em relação ao estado mental de Joe Biden, de 81 anos. Essa preocupação surge como um dos temas centrais na corrida eleitoral, potencialmente mais influente do que em quaisquer outros confrontos políticos recentes. Uma das descobertas da pesquisa é o alto grau de ceticismo entre os independentes, com 80% deles duvidando

da capacidade mental de Biden, contra 56% em relação a Trump. A situação é agravada pelo fato de uma parcela considerável de democratas também compartilhar dessas preocupações em relação a Biden, superando as dúvidas dos republicanos sobre Trump. Apenas 38% dos americanos aprovam a maneira como Biden vem conduzindo seu mandato, refletindo desaprovação generalizada em áreas críticas como economia, imigração e política externa. Paralelamente, a economia nacional é percebida como deteriorada por 57% dos entrevistados desde a posse de Biden em 2021, apesar de uma visão ligeiramente mais positiva sobre as finanças pessoais entre os cidadãos.

A idade avançada dos candidatos emerge como um fator preocupante, exacerbado por descrições pouco lisonjeiras de Biden em um relatório do conselho especial, que contrasta com suas tentativas de desviar a atenção, brincando sobre sua longevidade e apontando falhas de Trump.

Este cenário estabelece um pano de fundo complicado para Biden, que busca reeleição enquanto suas alegadas conquistas políticas são ofuscadas por questões sobre sua capacidade cognitiva.

Muitos eleitores americanos expressam pessimismo sobre suas opções para novembro, desejando alternativas aos candidatos atuais devido aos riscos associados ao declínio cognitivo pela idade avançada. A pesquisa reflete um eleitorado atento não apenas às políticas propostas, mas também à vitalidade e acuidade mental necessárias para liderar a nação, com alguns já voltando suas esperanças para os candidatos a vice-presidente.

A pesquisa, conduzida entre 22 e 26 de fevereiro de 2024, envolveu 1.102 adultos e possui uma margem de erro de 4,1 pontos percentuais, segundo o NORC’s AmeriSpeak Panel.

PREFEITO MARCONI SANTANA FAZ HISTÓRIA NA CIDADE DE FLORES COM FOCO DO DESENVOLVIMENTO

A CIDADE DE FLORES, LOCALIZADA NO INTERIOR DE PERNAMBUCO, APROXIMADAMENTE 400 QUILÔMETROS DISTANTE DE RECIFE, VOLTOU A BRILHAR NO CENÁRIO ESTADUAL E NACIONAL COM SUA GRANDIOSA FESTA JUNINA

Oprefeito Marconi Santana tem se destacado por sua gestão incansável e dedicada à cidade de Flores. Seu trabalho árduo e constante é recompensado com uma aprovação popular impressionante de 83%, posicionando-o entre os 100 melhores prefeitos do Brasil. A administração de Marconi Santana é marcada por avanços significativos em áreas cruciais como saúde, educação, infraestrutura e cultura.

A Prefeitura de Flores tem realizado diversos projetos e ações voltados para a saúde da população. Um exemplo recente é a celebração da maternidade em um encontro para gestantes, promovido para oferecer apoio, orientação e cuidados essenciais às futuras mães. Esses encontros são fundamentais para garantir a saúde das gestantes e dos recém-nascidos, fortalecendo a rede de saúde do município.

Na área da educação, a gestão de Marconi Santana tem sido exemplar. Um dos destaques é a iniciativa de impulsionar a educação empreendedora na rede municipal de ensino. Este projeto visa preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho, incentivando o empreendedorismo desde cedo. Além disso, Flores realizou o 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef 2021-2024, destacando as conquistas para crianças e adolescentes e reforçando o compromisso com uma educação de qualidade e inclusiva.

A transformação da Vila do Cosme é um exemplo de desenvolvimento é um marco significativo da gestão de Marconi Santana. A infraestrutura da vila foi completamente revitalizada, melhorando a qualidade de vida dos moradores e atraindo novos investimentos para a região. Outro projeto notável é a inauguração da Cozinha Comunitária Amélia Monteiro de Sousa, que se tornou um símbolo

CAPA

de solidariedade e união na comunidade, proporcionando refeições saudáveis e acessíveis para os cidadãos.

A cultura também é uma área de destaque na administração de Marconi Santana. A abertura do São João de Flores foi um sucesso absoluto, celebrando as tradições locais com muita alegria e participação popular. O Festival de Carros de Boi, parte das festividades juninas, atraiu um público recorde, mostrando a importância de preservar e valorizar as tradições culturais da cidade. Esses eventos não só fortalecem a identidade cultural de Flores, mas também impulsionam o turismo e a economia local.

A gestão de Marconi Santana em Flores é um exemplo de compromisso e eficiência. Com foco em saúde, educação, infraestrutura e cultura, ele tem promovido melhorias significativas que impactam diretamente a vida dos cidadãos. Seu trabalho incansável e a alta aprovação popular refletem o sucesso de suas políticas e iniciativas, consolidando sua posição entre os melhores prefeitos do Brasil. Sob sua liderança, Flores continua a se desenvolver e a prosperar, sendo um modelo para outras cidades do país.

FESTEJOS A cidade de Flores, localizada no interior de Pernambuco, aproximadamente 400 quilômetros distante de Recife, voltou a brilhar no cenário estadual e nacional com sua grandiosa festa junina. Com uma população de 22 mil habitantes, o município se transforma durante os 30 dias de celebração do São João, atraindo visitantes de várias partes do país. Este ano, a festa se destacou não apenas pela tradição, mas também pela programação artística de grande porte, que percorreu povoados e distritos com atrações musicais de renome nacional.

CAPA

O ponto alto das festividades foi o 14º Festival de Carros de Boi, realizado em 24 de junho, que quebrou recordes de público, com a presença de 15 mil pessoas. Parte do calendário oficial de Pernambuco, o evento reuniu centenas de carreiros, mantendo viva a tradição e valorizando o uso secular do carro de boi, símbolo da cultura e do trabalho no campo.

Durante todo o mês, a prefeitura montou o Polo Junino, um espaço que combinou gastronomia local em diversas barracas gratuitas, formando uma grande praça de alimentação. No pátio de eventos, apresentações diárias de trios de forró Pé de Serra e músicos locais, além de atividades culturais variadas, como brincadeiras típicas de pau de sebo e quebra-panela, e apresentações de quadrilhas das redes municipal e estadual de ensino. Um espaço especial foi reservado para crianças, com brinquedos, pipoca e sorvete.

O movimento no Polo Junino foi intenso este ano, atraindo não apenas moradores de Flores, mas também visitantes de cidades vizinhas e de outras regiões do Brasil, como São Paulo, onde Suzy e João, visitantes da capital paulista, elogiaram a cidade e o evento.

O feriado de São João, celebrado nos dias 23 e 24 de junho, trouxe eventos tradicionais que atraíram um grande público e destacaram a cultura local. No domingo (23), a distribuição de milho foi um sucesso, com moradores chegando cedo na Praça Doutor Santana Filho para garantir o ingrediente essencial na preparação de pratos típicos nordestinos como milho, canjica e pamonha, evento que registrou um público recorde. O prefeito Marconi Santana participou da distribuição, expressando sua alegria pela união da comunidade em uma tradição tão querida.

CAPA

Na segunda-feira (24), a cidade acordou com a tradicional caminhada do forró, ao som dos Bacamarteiros e do trio Pé de Serra. Uma multidão percorreu as principais ruas, terminando na Praça Doutor Santana Filho para um café da manhã repleto de comidas típicas. O evento contou com a presença de residentes, filhos ausentes de Flores e turistas, todos celebrando juntos. A primeira-dama Lucila Santana destacou a importância do evento para fortalecer os laços comunitários e celebrar a cultura local.

Após a caminhada, o aguardado Festival de Carro de Boi ampliou sua infraestrutura e segurança, contando com a participação de vaqueiros locais e segurança privada. Mais de 100 carreiros competiram, com premiação totalizando mais de R$ 18.000,00, destacando o agricultor Edielson Reis como o grande vencedor com seu carro de boi temático “Cultura Nordestina”.

O distrito de Sítio dos Nunes também foi destaque, com shows de grandes atrações musicais que transformaram a avenida do Forró em um polo de entretenimento e cultura durante três dias.

Além de promover cultura e lazer, o São João de Flores movimenta a economia local e impulsiona o turismo, representando um dos eventos juninos mais autênticos e vibrantes do Brasil.

O São João de Flores continua a ser um marco de tradição e celebração em Pernambuco, atraindo mais visitantes a cada ano e fortalecendo a identidade cultural regional. “Nosso São João é um patrimônio cultural que precisamos preservar e celebrar com orgulho. Este ano, reunimos um público de mais de 15 mil pessoas. Agradeço a todos e que Deus continue nos guiando”, concluiu o prefeito Marconi Santana.

PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NO BRASIL REGISTRA RECUPERAÇÃO EM MAIO APÓS CINCO MESES DE QUEDA

AS QUEDAS MENSAIS AO LONGO DO ANO FORAM ATRIBUÍDAS A UMA SÉRIE DE FATORES. INTERDIÇÕES DE UNIDADES DE PRODUÇÃO, TANTO PROGRAMADAS QUANTO NÃO PROGRAMADAS, TIVERAM UM IMPACTO DIRETO NOS VOLUMES PRODUZIDOS

Dados preliminares mostram que a produção de petróleo e gás natural no Brasil aumentou em maio, interrompendo uma sequência de cinco meses de queda, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em um comunicado à Reuters. Este aumento representa uma recuperação significativa para o setor, que enfrentou desafios variados nos meses anteriores.

As quedas mensais ao longo do ano foram atribuídas a uma série de fatores. Interdições de unidades de produção, tanto programadas quanto não programadas, tiveram um impacto direto nos volumes produzidos. Essas interrupções, muitas vezes necessárias para manutenção ou por razões de segurança, foram agravadas por problemas operacionais imprevistos que também contribuíram para a redução na produção.

Além disso, algumas empresas de petróleo mencionaram que uma greve no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) teve efeitos adversos sobre as operações. A paralisação no órgão ambiental possivelmente atrasou licenças e outros pro-

ECONOMIA

cessos regulatórios, embora a ANP tenha afirmado que não possui dados concretos sobre a extensão desses impactos no momento.

Apesar desses desafios, a ANP destacou que a produção acumulada entre dezembro de 2023 e abril de 2024 ainda foi superior à do mesmo período do ano anterior. Isso sugere que, apesar das quedas mensais consecutivas, a produção anual de petróleo e gás natural no Brasil pode estar em tendência de alta. Esta recuperação parcial é vista como um sinal positivo para o setor, que busca se estabilizar e crescer em um cenário global de demanda crescente por energia.

No entanto, a ANP não detalhou os motivos específicos que levaram ao aumento da produção em maio. A agência não esclareceu quais fatores que causaram as quedas anteriores não estão mais influenciando a produção. Isso levanta questões sobre a sustentabilidade desse aumento e se ele representa uma verdadeira recuperação ou apenas uma variação temporária nos volumes produzidos.

Esse crescimento em maio pode ser atribuído a uma série de fatores potenciais. A resolução de problemas operacionais, a retomada das unidades de produção anteriormente interditadas e a conclusão de manutenções programadas podem ter contribuído para o aumento. Além disso, mudanças nas condições do mercado global de petróleo, com possíveis aumentos na demanda e preços, podem ter incentivado uma produção maior.

O setor de petróleo e gás no Brasil é crucial para a economia do país, sendo um dos principais contribuintes para as receitas governamentais e a balança comercial. A recuperação da produção é, portanto, uma notícia bem-vinda, embora a

indústria continue a enfrentar desafios significativos, incluindo a necessidade de investimentos contínuos em infraestrutura e tecnologia, além de lidar com questões regulatórias e ambientais.

No contexto global, a produção de petróleo e gás natural do Brasil desempenha um papel importante. O país é um dos maiores produtores do mundo e tem potencial para aumentar sua participação no mercado global. A retomada do crescimento na produção pode fortalecer a posição do Brasil como um fornecedor chave de energia, especialmen-

te em um momento em que muitos países estão buscando diversificar suas fontes de energia e reduzir a dependência de regiões específicas.

O aumento na produção de petróleo e gás natural no Brasil em maio representa um desenvolvimento positivo após meses de queda. No entanto, a falta de clareza sobre os fatores que impulsionaram esse aumento e sobre a continuidade dessa tendência destaca a necessidade de uma análise mais aprofundada e de estratégias robustas para assegurar a sustentabilidade e o crescimento contínuo do setor.

OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NO BRASIL

NOS PRÓXIMOS DEZ ANOS, ESSES CENÁRIOS MOSTRAM QUE, À MEDIDA QUE O BRASIL AVANÇA EM DIREÇÃO À META DE ZERAR EMISSÕES LÍQUIDAS, HAVERÁ UMA EXPANSÃO NO SETOR DE PETRÓLEO E GÁS

OBrasil se encontra diante de uma oportunidade única para liderar a transição energética global, ao mesmo tempo em que expande sua produção de petróleo e gás natural. Um estudo recente da Shell, intitulado “Cenários Sketch”, explora dois possíveis cenários para a transição energética no país nos próximos anos, oferecendo caminhos para alcançar a meta de emissões líquidas zero.

Nos próximos dez anos, esses cenários mostram que, à medida que o Brasil avança em direção à meta de zerar emissões líquidas, haverá uma expansão no setor de petróleo e gás. O país pode atingir esse objetivo em 2050 ou, no máximo, até 2062, desde que promova mudanças no uso do solo, como o combate ao desmatamento. Cristiano Pinto da Costa, presidente da Shell no Brasil, explica que os cenários não são projeções, mas visões possíveis com foco na transição e segurança energética. Pela primeira vez, a Shell lança cenários específicos para o Brasil, após realizar estudos globais.

O primeiro cenário, “Arquipélagos”, prevê que o mundo atingirá emissões líquidas zero apenas em

2062, com uma transição energética mais lenta e dificuldades adicionais. Já o segundo cenário, “Sky 2050”, projeta a conquista das emissões líquidas zero até 2050, com uma transição mais rápida, desde que haja uma colaboração sem precedentes entre governos e setor privado. Ambos os cenários concordam que o principal vetor para promover o fim das emissões líquidas de gases estufa no Brasil é o combate ao desmatamento, que atualmente lidera as emissões de carbono no país.

Segundo Cristiano, diferentemente de outros países, a maior parte das

emissões de carbono no Brasil não vem da indústria de hidrocarbonetos, mas do desmatamento, que responde por cerca de 50% das emissões, seguido pelo uso da terra. Ele destaca que o Brasil parte na frente do mundo na transição energética devido à sua matriz energética mais limpa. Para consolidar essa vantagem, o país precisa cumprir o compromisso de acabar com o desmatamento até 2030.

Os cenários mostram que o Brasil tem espaço para avançar na produção de petróleo e gás enquanto promove a transição energética, garan-

tindo a segurança energética do país para suprir a demanda nas próximas décadas. A produção de petróleo bruto no Brasil deve aumentar dos atuais 3 milhões de barris diários para 4 milhões em 2035 e pode atingir 5,7 milhões de barris em 2050, no cenário “Arquipélagos”. Quando o Brasil atingir zero emissões líquidas de carbono, o uso de combustíveis fósseis no sistema energético doméstico deve diminuir para menos de 25% em comparação com 2023, mas continuarão sendo parte relevante da matriz energética até 2050.

O presidente da Shell enfatiza que a transição energética não significa abandonar completamente os hidrocarbonetos, mas sim avançar de forma equilibrada entre diferentes fontes de energia. Ele vê a expansão da exploração de óleo e gás como uma oportunidade para financiar investimentos na transição energética, fortalecer a balança comercial e criar empregos no Brasil. O país, segundo ele, já está mais avançado do que outras economias, pois a maior parte de suas emissões não está associada a hidrocarbonetos, mas sim ao uso da terra e práticas

suprida principalmente por eletricidade gerada por fontes renováveis.

de agricultura.

A demanda por eletricidade no Brasil deve crescer significativamente à medida que a eletrificação da matriz de transportes avança e a indústria aumenta o uso de energia. Os cenários indicam que a demanda nacional por eletricidade deve dobrar até meados de 2040 e triplicar após 2060, sendo amplamente atendida por fontes eólica e solar. A bioenergia, incluindo biocombustíveis e biometano, e as fontes renováveis devem crescer em participação. No cenário “Sky 2050”, a demanda por combustíveis fósseis cairá, sendo

Cristiano também destaca o papel crescente da bioeconomia e dos biocombustíveis no futuro do Brasil, que possui uma indústria robusta com potencial de crescimento. O Brasil pode se tornar um fornecedor importante de biocombustíveis para o mundo, ajudando a descarbonizar setores difíceis, como a aviação. Apesar do avanço das renováveis, os cenários consideram o reinício do programa nuclear brasileiro e a conclusão da usina de Angra 3 para atender às necessidades de carga básica de energia. O hidrogênio verde, produzido a partir de energia renovável, deve se tornar um vetor energético na década de 2030, especialmente no setor de transporte pesado.

O Brasil tem a oportunidade de liderar a transição energética global enquanto expande sua produção de petróleo e gás, promovendo uma matriz energética mais limpa e sustentável. A chave para esse sucesso será o combate ao desmatamento, o avanço das energias renováveis e o equilíbrio entre diferentes fontes de energia.

BANCO DO NORDESTE: UM PILAR DE EXCELÊNCIA E NOINOVAÇÃO CENÁRIO

FINANCEIRO BRASILEIRO

PARA O PRESIDENTE DO BANCO DO NORDESTE, PAULO CÂMARA, ESTAR ENTRE AS MARCAS MAIS VALIOSAS DO PAÍS É UM REFLEXO DO COMPROMISSO CONTÍNUO DO BNB COM A EXCELÊNCIA E A INOVAÇÃO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS FINANCEIROS

OBanco do Nordeste (BNB) reafirmou sua posição de destaque no ranking das 100 marcas mais valiosas do Brasil, divulgado na última semana pela consultoria Brand Finance, uma referência global na avaliação de marcas. Em 2023, a instituição financeira deu um salto notável de 14 posições em comparação ao ano anterior, alcançando agora a posição de número 55.

Para o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, estar entre as marcas mais valiosas do país é um reflexo do compromisso contínuo do BNB com a excelência e a inovação na prestação de serviços financeiros. Desde que assumiu a presidência do banco em março do ano passado, Câmara tem liderado uma série de iniciativas estratégicas que visam não apenas o crescimento da instituição, mas também o desenvolvimento sustentável da região Nordeste.

“Estamos bastante satisfeitos em ser reconhecidos como uma marca de valor crescente, o que fortalece nossa missão de impulsionar o desenvolvimento econômico e social em nossa região. O país segue firme em sua trajetória de reconstrução e

RESULTADO

retomada de crescimento, e o Banco do Nordeste, como braço importante do Governo Federal, tem colaborado com esse propósito”, afirmou Câmara.

A consultoria internacional Brand Finance, com escritórios em mais de 20 países, utiliza uma metodologia robusta para avaliar as marcas. Fatores como desempenho financeiro, influência de mercado, força da marca e potencial de crescimento são considerados para determinar a posição das empresas em seu ranking. O reconhecimento do BNB nesse contexto destaca a solidez financeira e a influência positiva da instituição no mercado.

O Banco do Nordeste tem um papel fundamental no fomento ao desenvolvimento econômico e social do Nordeste brasileiro. A instituição é conhecida por suas políticas voltadas para a inclusão financeira, apoio a micro e pequenas empresas e incentivo a projetos de sustentabilidade ambiental. Os programas de crédito do BNB têm ajudado a transformar a realidade de milhares de empreendedores, agricultores e pequenos negócios na região.

Uma das iniciativas de destaque é o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que oferece condições especiais de financiamento para projetos que promovem o desenvolvimento regional. Em 2023, o BNB ampliou suas operações de crédito, focando em setores estratégicos como energia renovável, tecnologia da informação e agronegócio sustentável.

Apesar dos desafios econômicos enfrentados pelo Brasil, o BNB tem conseguido se adaptar e encontrar oportunidades para crescer. A instituição tem investido em tecnologia e inovação, buscando modernizar seus serviços e melhorar a experiência do cliente. A digitaliza-

ção dos serviços bancários e a implementação de soluções tecnológicas avançadas têm sido prioridade para o banco, visando maior eficiência e acessibilidade.

Além disso, o BNB tem reforçado suas parcerias com outras instituições financeiras e organismos internacionais, buscando ampliar sua capacidade de investimento e seu impacto positivo na região. A colaboração com organismos como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tem permitido ao BNB acessar novos recursos e expertise, fortalecendo ainda mais sua atuação.

O reconhecimento da Brand Fi-

nance e a ascensão no ranking das marcas mais valiosas do Brasil são indicativos de um futuro promissor para o Banco do Nordeste. Com uma gestão focada na inovação, excelência e desenvolvimento sustentável, o BNB está bem posicionado para continuar impulsionando o crescimento econômico e social da região Nordeste.

O comprometimento da instituição com seus valores e objetivos estratégicos é evidente em cada uma de suas ações. O Banco do Nordeste segue firme em sua missão de ser um agente de transformação, contribuindo para um Brasil mais próspero e equitativo.

ESPAÇO GOSPEL

ECLESIASTES 03

NOS LEMBRA DA

IMPORTÂNCIA

DE

RECONHECER

QUE

HÁ UM TEMPO DETERMINADO PARA SEU PROPÓSITO NO PLANO DIVINO. ISSO NOS CONVIDA A ACEITAR A IMPERMANÊNCIA E

1. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

2. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

3. Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;

4. Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;

5. Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tem-

po de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;

6. Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;

7. Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;

8. Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

9. Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?

10. Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens,

ECLESIASTES 04

EM ECLESIASTES,

SALOMÃO

para com ele os exercitar.

11. Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.

12. Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida;

13. E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.

FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE TER UM PROPÓSITO

EM

REALIZAM EM BUSCA DE FELICIDADE E SIGNIFICADO, COMO RIQUEZA, SUCESSO, PRAZER

1. Depois voltei-me, e atentei para todas as opressões que se fazem debaixo do sol; e eis que vi as lágrimas dos que foram oprimidos e dos que não têm consolador, e a força estava do lado dos seus opressores; mas eles não tinham consolador.

2. Por isso eu louvei os que já morreram, mais do que os que vivem ainda.

3. E melhor que uns e outros é aquele que ainda não é; que não viu as más obras que se fazem debaixo do sol.

4. Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito.

5. O tolo cruza as suas mãos, e come a sua própria carne. 6. Melhor é a mão cheia com

descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho, e aflição de espírito.

7. Outra vez me voltei, e vi vaidade debaixo do sol.

8. Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando

PARA TUDO DEBAIXO DO CÉU. CADA FASE DA VIDA, SEJA DE ALEGRIA OU TRISTEZA, TEM A

TRANSITORIEDADE DA VIDA, VIVENDO CADA MOMENTO COM GRATIDÃO E

14. Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.

15. O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.

16. Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniqüidade.

17. Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo

o propósito e para toda a obra.

18. Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais.

19. Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não

SABEDORIA

é nenhuma, porque todos são vaidade.

20. Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.

21. Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?

22. Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?

EM NOSSA VIDA.

ELE REFLETE SOBRE AS DIFERENTES ATIVIDADES QUE AS PESSOAS PRAZER E PODER, E CONCLUI QUE TODAS SÃO VAIDADE E CORRER ATRÁS DO VENTO

a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação.

9. Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.

10. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.

11. Também, se dois dormirem

juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?

12. E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

13. Melhor é a criança pobre e sábia do que o rei velho e insensato, que não se deixa mais admoestar.

14. Porque um sai do cárcere para reinar; enquanto ou-

tro, que nasceu em seu reino, torna-se pobre.

15. Vi a todos os viventes andarem debaixo do sol com a criança, a sucessora, que ficará no seu lugar.

16. Não tem fim todo o povo que foi antes dele; tampouco os que lhe sucederem se alegrarão dele. Na verdade que também isto é vaidade e aflição de espírito.

ECLESIASTES 05

O CAPÍTULO COMEÇA COM O AUTOR ALERTANDO CONTRA FAZER VOTOS OU PROMESSAS COM SUAS PALAVRAS. O AUTOR ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DA HONESTIDADE E INTEGRIDADE

1. Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.

2. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras.

3. Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras.

4. Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o.

5. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.

6. Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos?

7. Porque, como na multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas palavras; mas tu teme a Deus.

ECLESIASTES 06

8. Se vires em alguma província opressão do pobre, e violência do direito e da justiça, não te admires de tal procedimento; pois quem está altamente colocado tem superior que o vigia; e há mais altos do que eles.

9. O proveito da terra é para todos; até o rei se serve do campo.

10. Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade.

11. Onde os bens se multipli-

O CAPÍTULO COMEÇA COM O AUTOR DESCREVENDO UM CENÁRIO HIPOTÉTICO EM QUE DESEJAR, MAS AINDA NÃO CONSEGUE DESFRUTÁ-LOS PORQUE NÃO TEM CAPACIDADE ALGUÉM QUE NÃO TEM NADA

1. Há um mal que tenho visto debaixo do sol, e é mui freqüente entre os homens:

2. Um homem a quem Deus deu riquezas, bens e honra, e nada lhe falta de tudo quanto a sua alma deseja, e Deus não lhe dá poder para daí comer, antes o estranho lho come; também is-

to é vaidade e má enfermidade.

3. Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, e os dias dos seus anos forem muitos, e se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele.

4. Porquanto debalde veio, e

em trevas se vai, e de trevas se cobre o seu nome.

5. E ainda que nunca viu o sol, nem conheceu nada, mais descanso tem este do que aquele.

6. E, ainda que vivesse duas vezes mil anos e não gozasse o bem, não vão todos para um mesmo lugar?

PROMESSAS PRECIPITADAS A DEUS E EXORTANDO AS PESSOAS A SEREM CUIDADOSAS

INTEGRIDADE

NO TRATO COM DEUS E COM OS OUTROS

cam, ali se multiplicam também os que deles comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que os ver com os seus olhos?

12. Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir.

13. Há um grave mal que vi debaixo do sol, e atrai enfermidades: as riquezas que os seus donos guardam para o seu próprio dano;

14. Porque as mesmas riquezas se perdem por qualquer má

ventura, e havendo algum filho nada lhe fica na sua mão.

15. Como saiu do ventre de sua mãe, assim nu tornará, indo-se como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na sua mão.

16. Assim que também isto é um grave mal que, justamente como veio, assim há de ir; e que proveito lhe vem de trabalhar para o vento,

17. E de haver comido todos os seus dias nas trevas, e de haver padecido muito enfado, e enfermidade, e furor?

18. Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias de vida que Deus lhe deu, porque esta é a sua porção.

19. E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.

20. Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida; porquanto Deus lhe enche de alegria o seu coração.

7. Todo o trabalho do homem é para a sua boca, e contudo nunca se satisfaz o seu apetite.

8. Porque, que mais tem o sábio do que o tolo? E que mais tem o pobre que sabe andar perante os vivos?

9. Melhor é a vista dos olhos do que o vaguear da cobiça; tam-

bém isto é vaidade e aflição de espírito.

10. Seja qualquer o que for, já o seu nome foi nomeado, e sabe-se que é homem, e que não pode contender com o que é mais forte do que ele.

11. Na verdade que há muitas coisas que multiplicam a vai-

dade; que mais tem o homem de melhor?

12. Pois, quem sabe o que é bom nesta vida para o homem, por todos os dias da sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? Quem declarará ao homem o que será depois dele debaixo do sol?

Energia solar transformando Goiás: Mais de

R$ 10 bilhões em

investimentos

CONHEÇA

A REVISTA TOTAL AGORA É SEMANAL

Disponível todas às segundas-feiras

CONHEÇA AS ÚLTIMAS EDIÇÕES

CONTEÚDO EM TODAS AS PLATAFORMAS

COM DUAS CAPAS EM CADA EDIÇÃO

80 PÁGINAS DE CONTEÚDO JORNALÍSTICO

VERSÃO IMPRESSA E DIGITAL GRATUITA

CONTEÚDO

12

PELO ESTADO

Endividamento das famílias fica estável em junho. Resultado aponta a estabilização da demanda por crédito pelas famílias.

14 EM FOCO

REPORTAGENS

18

CAPA

Prefeito Mano Medeiros é exemplo de excelência na gestão pública em Jaboatão dos Guararapes. A liderança de Mano Medeiros, marcada pela continuidade, inovação e compromisso com o desenvolvimento de Jaboatão dos Guararapes, é um exemplo inspirador de gestão pública.

28

AÇÃO

Governo de Pernambuco assina ordem de serviço para contenção de encostas. As duas intervenções estruturantes serão fundamentais para a qualidade de vida dos moradores do município.

32

VISÃO

Chegada da Solar Coca-Cola ao Porto Digital traz indústria tradicional para o ambiente de inovação. A empresa, que possui atuação em 70% do território nacional (regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás), chega apostando no ecossistema de inovação do Estado.

CONHEÇA A VERSÃO DIGITAL

36 ESTRATÉGIA

Sudene fomenta investimentos de Masterboi e BRK Ambiental no Nordeste. Esses investimentos não apenas fortalecem a infraestrutura local, mas também impulsionam a geração de empregos e o desenvolvimento sustentável na região

NA CAPA: PREFEITO MANO MEDEIROS É EXEMPLO DE EXCELÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA EM JABOATÃO DOS GUARARAPES. A LIDERANÇA DE MANO MEDEIROS, MARCADA PELA CONTINUIDADE, INOVAÇÃO E COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, É UM EXEMPLO INSPIRADOR DE GESTÃO PÚBLICA

FUNDADA EM 28 ABRIL 2004 POR MARCELO MESQUITA

DIRETOR PRESIDENTE MARCELO MESQUITA

DIRETOR NORTE E NORDESTE

MICKAELL ANTHONY NERY DE SOUSA MESQUITA

DIRETOR CENTRO-OESTE E SUDESTE CORONEL PAULO CÉSAR ALÍPIO

DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

MICKAELL ANTHONY MESQUITA E JOSÉ DE PEREIRA PAULO NETO

DIRETOR INSTITUCIONAL JACILENE MESQUITA E MARCELO GUILHERME MESQUITA

DIRETOR DE DISTRIBUIÇÃO MARCOS MESQUITA E GERALDO MESQUITA

DIRETOR COMERCIAL

JOAQUIM PEREIRA, MARCELO MESQUITA E SÉRGIO REDÓ

DIRETOR ESTRATÉGICO MARCELO MESQUITA

DIRETOR DE PROJETOS ESPECIAIS MARCO ANTONIO CALZOLARI

JORNALISTAS ESPECIAIS

MARCOS LIMA (MOCHILA), MÁRCIO MAIA, ELIAS ROMA, GERMANO GUEDES E LUIZ BARBOSA

ASSESSOR JURÍDICO

DR. RONALDO PESSÔA, DR. HELENO RODRIGUES E DRª. KISSIA MESQUITA

Editor Severino Ferreira

Jornalista Visual e Editor de Conteúdo Sandemberg Pontes Reportagens Aline Mirelly Fotografias Ademilton Barbosa, Jupiasi Andrade, Paulo Sérgio e Roberto Fontes e Fernando Frazão

Projeto Editorial e Projeto Gráfico Sandemberg Pontes

COLABORADORES

Cláudia Montes, Hermógenes Soares, Jota Gilson, André Mendes, Sérgio Sobreira, Elias Romã e Filho, Clebson Belo, George Aragão, Madiael Leal de Lucena, Lívio Cavalcanti, Cícero Walter, Rômulo de Deus e Melo Mesquita, Geraldo Paulo de Jesus e Fernanda Vera Cruz da Silva

PUBLICIDADE para anunciar na Revista TOTAL, ligue para: (81) 99660.9090 ou (81) 988033470

Permissões da Revista TOTAL para usar selos, logos e citar qualquer avaliação da revista, envie um e-mail para a redação jornalismo@blogrevistatotal.com.br. Nenhum material pode ser reproduzido sem autorização por escrito. Saiba que os artigos assinados pelos colaboradores da Revista TOTAL não expressam necessariamente a opinião da revista. A Revista TOTAL não se responsabiliza pelo conteúdo dos textos de colunas e anúncios. É permitida a reprodução das matérias publicadas pela revista, desde que citada a fonte.

A Revista TOTAL, edição 162, ano 20, é uma publicação quinzenal da Editora Mesquita Brasil, com distribuição comercializada, por R$ 30,00 e com distribuição dirigida para os municípios brasileiros.

Impressão Gráfica e Editora Mesquita Brasil

REDAÇÃO EM BRASÍLIA

Centro Empresarial Parque Brasília, SIG BI A, Lt. 985, Brasília, Distrito Federal, tel. (61) 8598.4009 de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Sábado, das 8h às 13h. E-mail: revistatotaloficial@gmail.com

CENTRAL DE DISTRIBUIÇÃO E ASSINATURAS

Rua Antônio Bernardo, 73, Bairro Lagoa Redonda, Vitória de Santo Antão, Pernambuco tel. (81) 99660.9090 de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Sábado, das 8h às 13h. E-mail: revistatotaloficial@gmail.com

CONTATO COMERCIAL (para todo o Brasil) Marcelo Mesquita, tel. (81) 98803.3470 ou (81 ) 99660.9090 (Paraíba e Rio Grande do Norte), Cícero Walter e Fernanda Patrícia (Prisma Consultoria). Das 8h às 12h e das 14h às 18h, de 2ª a 6ª feira Sábado, das 8h às 13h. E-mail: revistatotaloficial@gmail.com

DISTRIBUIDORES

Norte e Nordeste: Marcos Mesquita e Geraldo Mesquita

Centro-Oeste e Sudeste: Marcelo Alessandro da Silva e Sérgio Redó

REPRESENTANTES

Rio de Janeiro: Antoniel Basto

São Paulo: Sérgio Redó

Brasília: Helga Jucá e Marcelo Alessandro

PELO ESTADO

ESTABILIZAÇÃO

ENDIVIDAMENTO

DAS FAMÍLIAS FICA

ESTÁVEL EM JUNHO

RESULTADO APONTA A ESTABILIZAÇÃO DA DEMANDA POR CRÉDITO PELAS FAMÍLIAS

Após três meses de alta, o percentual de brasileiros endividados em junho de 2024 permaneceu em 78,8%, o mesmo registrado no mês anterior. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado na última quinta-feira (4). O resultado aponta a estabilização da demanda por crédito pelas famílias, que demonstram mais cautela para não acumular dívidas.

“A manutenção do índice de endividamento revela certa preocupação com a inadimplência por parte das famílias, que têm aproveitado o momento para amenizar as dívidas, em vez de fazer novos compromissos”, disse o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

O levantamento também trouxe os impactos da crise climática no Rio Grande do Sul. Sem os dados do estado, o endividamento teria recuado para 78,4% e as contas em atraso, aumentado, em 0,1 p.p.(ponto percentual), para 28,7%, mostrando que metade do aumento apresentado nos dados nacionais de inadimplência (0,2 p.p.) foi causado pela alta demanda de crédito para as famílias gaúchas reconstruírem suas vidas.

“Apesar da alta de 0,4 p.p. do endividamento no Rio Grande do Sul, a inadimplência no estado diminuiu 0,2 p.p. no mês, mostrando que, mesmo com a

tragédia, as famílias continuaram com capacidade de honrar os seus compromissos. Esse efeito indica que as medidas de apoio ao estado começaram a surtir efeito na prática, trazendo algum alívio ao orçamento das famílias gaúchas”, afirmou o economista-chefe da CNC, Felipe Tavares. Em junho, a Peic apresentou melhora do perfil do crédito. Houve redução das famílias brasileiras que se consideram “muito endividadas” para 17,2% (- 0,6 p.p.); enquanto a faixa identificada como “pouco endividadas” aumentou para 33,7% (+ 0,6 p.p.). Já o grupo de famílias que não terão condições de pagar dívidas manteve o nível de maio deste ano e de junho do ano passado, 12%.

Por outro lado, o percentual total de famílias com dívidas em atraso aumentou para 28,8%, um crescimento de 0,2 p.p. na comparação com maio deste ano, permanecendo abaixo do registrado em junho de 2023. Também houve um incremento (0,3 p.p.) no percentual de famílias com dívidas em atraso por mais de 90 dias, chegando a 47,6% do total de endividados em junho deste ano – o maior percentual de 2024.

“Os atrasos estão perdurando por mais tempo, o que revela certa dificuldade de honrar os compromissos, deixando as famílias mais receosas em fazer novos parcelamentos no momento”, avalia Felipe Tavares.

Apesar do maior nível de inadimplência, o percentual dos consumidores que possuem mais da metade dos rendimentos comprometidos com dívidas registrou queda de 0,4 p.p. na comparação mensal, atingindo 20,4%.

“Para conseguir ter melhor controle financeiro, as famílias contam com prazos mais longos para pagamento das suas contas. Tanto que o percentual de famílias comprometidas com dívidas por mais de um ano avançou para 32,8%, o maior nível desde abril de 2022”, destaca o economista.

MODALIDADE

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

A partir de fevereiro de 2025, os correntistas poderão fazer o Pix por aproximação, anunciou na quinta-feira (4) o Banco Central (BC). A autoridade monetária e o Conselho Monetário Nacional (CMN) editaram novas regras para ampliar o open finance, compartilhamento de dados entre as instituições financeiras, e permitir a modalidade.

Por meio do Pix por aproximação, o correntista poderá fazer a transferência instantânea sem sair do ambiente de compras on-line e ir para o aplicativo do banco. A funcionalidade, no entanto, exige a inclusão de novos tipos de instituições financeiras no open finance e estabelecer uma governança definitiva para o compartilhamento de dados entre elas.

No fim de julho, o Banco Central publicará normas mais detalhadas sobre o tema, que trarão instruções para as instituições financeiras e definirão a responsabilidade delas na nova ferramenta. Os testes começarão em novembro, com o lançamento do serviço para a população em fevereiro do próximo ano.

EM FOCO

DUEIRE COMANDA AUDIÊNCIA

PÚBLICA SOBRE ESCASSEZ DE PROFISSIONAIS DE TI NO PAÍS

A falta de profissionais qualificados para ocupar mais de 500 mil vagas disponíveis no setor de TI (Tecnologia da Informação) no País é o tema de audiência pública que o senador Fernando Dueire (MDB) promove amanhã, no Senado Federal. O assunto será debatido na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) e faz parte das discussões para implementação do programa Conecta e Capacita, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação.

Irão participar do debate representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); do Google; da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES); da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro); da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom); do Centro de Excelência em Tecnologia de Software do Recife; e da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

“O mercado de TI carece de profissionais. Possui boa remuneração e perspectiva de carreira, porém, não encontra mão de obra qualificada no País. Vamos aprofundar essa discussão para propor caminhos que possam viabilizar essa formação. Vale lembrar que essa escassez de profissionais qualificados impacta diretamente nos processos de inovação e crescimento econômico do nosso País”, avaliou o senador, que é o relator das políticas públicas do setor na comissão.

PROGRAMA O programa Conecta e Capacita, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, foi lançado em agosto de 2023, e possui o duplo objetivo de expandir e melhorar a qualidade da conectividade e de capacitar a população para lidar com a tecnologia. A iniciativa conta com orçamento de R$ 466,7 milhões – oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Cien-

tífico e Tecnológico (FNDCT) – para o período de três anos, a ser executado na expansão do acesso e da qualidade da internet nas atividades de educação e pesquisa.

PROJETO QUE

INSTITUI O DIA DO REI PELÉ É SANCIONADO

PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na terça-feira (02) o projeto de lei que cria o Dia do Rei Pelé, uma homenagem ao lendário jogador de futebol brasileiro, Edson Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé. A iniciativa, de autoria dos Deputados Federal Felipe Carreras (PSB/ PE) e Luciano Ducci (PSB/PR), agora é oficialmente uma lei nacional.

O Dia do Rei Pelé será comemorado anualmente em 19 de novembro, da-

ta em que o jogador marcou seu milésimo gol, em 1969. A criação dessa data celebra a vida e a carreira do atleta do século, que não só colocou o Brasil no mapa do futebol mundial, mas também se tornou um embaixador do esporte e da paz ao redor do mundo. Na comemoração desse marco em sua carreira, Pelé conclamou aos brasileiros que não se esquecessem das crianças e das pessoas mais necessitadas. Como forma de concretizar este apelo, articulou uma “jogada” com o maior hospital pediátrico do país, o Pequeno Príncipe em Curitiba, concedendo seu nome ao “Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe”. A instituição é dedicada à pesquisa em saúde de crianças e adolescentes, que tem como foco o estudo de doenças complexas da infância para prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos mais assertivos, beneficiando crianças de todo o Brasil. “O nosso rei foi o único jogador de futebol a ganhar três Copas do Mundo e finalizou sua carreira com 1.282 gols –o maior marcador de todos os tempos. Suas contribuições para o futebol, para o esporte e para o Brasil serão sempre lembradas. Sua postura de cuidado com os mais vulneráveis, sobretudo as crianças, merece igual reconhecimento”, destacou um dos autores da proposta, deputado Felipe Carreras. Pelé sempre foi um defensor das causas sociais, sobretudo dos direitos das crianças. Com sua fama e popularidade, também conseguiu, mesmo que temporariamente, promover a paz, adiar conflitos e até cessar fogo em guerras civis de países como Congo, Líbano e Nigéria.

A sanção presidencial do Dia do Rei Pelé reforça a importância de valorizar e celebrar figuras que contribuíram de maneira significativa para a identidade e o prestígio do Brasil. A data será uma oportunidade para eventos e atividades que relembrem os feitos de Pelé e promovam os valores do esporte.

GOVERNADORA

RAQUEL LYRA ENALTECE IDEAIS DE PERNAMBUCO DURANTE CELEBRAÇÃO BICENTENÁRIODODA CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR

“A Confederação do Equador celebra muito daquilo que somos, os ideais de democracia e a luta pela liberdade, que sempre estiveram muito presentes no povo pernambucano”, destacou a governadora Raquel Lyra, durante o evento que marcou o início das comemorações do bicentenário da Confederação do Equador. Realizado no Centro Cultural Eufrásio Barbosa, em Olinda, na terça-feira (2), a cerimônia celebrou o movimento revolucionário que marcou Pernambuco e outros estados do Nordeste. Na solenidade, a chefe do Executivo e a sua vice, Priscila Krause, que está coordenando a comissão especial do bicentenário, lançaram o edital do Concurso para o Prêmio Frei Caneca de Teatro. O certame tem o objetivo de fomentar a produção teatral de todo o Estado, e vai contar com R$300 mil em premiação. Pelos próximos doze meses, o Governo de Pernambuco promoverá atividades em prol de reafirmar a vocação libertária do Estado. “Tudo isso para que sempre possamos lembrar da imensidão que é Pernambuco, porque somos um país. Essa grandeza se deve a muitas pessoas que na Confederação do Equador tiveram coragem de decretar, pela primeira vez na nossa histó-

EM FOCO

ria, que seríamos uma pátria. E fomos uma pátria. Isso durou por cinco meses, mas traz marcas muito profundas em Pernambuco, nos revelando como um povo de muita bravura, muito guerreiro e sempre com valores democráticos muito fortes”, complementou Raquel Lyra.

Para a vice-governadora, que comanda a comissão especial, e que vem desde agosto do ano passado se reunindo com o colegiado, esse é um dia muito especial. “Hoje damos início às atividades comemorativas do bicentenário da Confederação do Equador, uma revolução que foi liderada por Frei Caneca, que é muito responsável por essa formação da pernambucanidade, de um estado que sempre foi vanguarda política e sempre lutou pelas liberdades individuais”, enfatizou Priscila Krause. Liderando a Comissão Temporária em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador no Senado Federal, a senadora Teresa Leitão parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa. “Envolver os estudantes e todos os setores da sociedade faz com que o bicentenário ganhe, não apenas por reviver, mas por reviver olhando para o futuro”, celebrou.

No evento oficial de abertura, foi apresentado um selo postal comemorativo em parceria com os Correios, a programação de eventos científicos, ações na Universidade de Pernambuco (UPE), a reedição da obra “Frei Joaquim do Amor Divino Caneca”, de Edvaldo Cabral de Mello, pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), e uma cartilha para os professores dos anos finais da rede estadual.

Presente na solenidade, a deputada estadual Débora Almeida enfatizou a importância do e evento para salvaguardar a história de Pernambuco. “Essa comemoração explicando e mostrando ao nosso povo o que realmente aconteceu, contando a história de Frei Caneca, é muito importante para que todos possam saber as origens da construção de Pernambuco e, principalmente, os valores da democracia e da liberdade”, afirmou a parlamentar. O encerramento se deu com a apre-

sentação do espetáculo “Frei Caneca – 200 anos da Confederação do Equador”, que tem direção de Carlos Carvalho e produção de Paulo de Castro. A comissão especial, comandada pela vice-governadora Priscila Krause, reúne cerca de 20 entidades e órgãos pernambucanos.

PROJETO DO DEPUTADO EDUARDO

DA FONTE QUE ESTABELECE O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO AUTISMO É

APROVADO

Foi aprovado no último dia (02) na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) o Projeto de Lei nº 443/2024, de autoria do deputado federal Eduardo da Fonte. O projeto prevê a obrigatoriedade da aplicação do Teste M-CHAT pelo Sistema Único de Saúde (SUS), destinado à identifi-

cação precoce de casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças de até 30 meses de idade. O projeto altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente, para incluir a obrigatoriedade de aplicação de protocolos ou instrumentos, como a Escala M-CHAT, durante as consultas pediátricas de acompanhamento infantil. A M-CHAT é uma ferramenta reconhecida internacionalmente e aprovada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, composta por 23 questões que devem ser respondidas pelos pais ou responsáveis e visa identificar sinais de autismo em crianças entre 16 e 30 meses de idade. O deputado Eduardo da Fonte destaca a importância do diagnóstico precoce para garantir o tratamento adequado desde os primeiros anos de vida. “A detecção precoce do autismo pode proporcionar melhorias significativas no desenvolvimento cognitivo e comportamental das crianças, resultando em uma melhor qualidade de vida para elas e suas famílias”, afirma o parlamentar. Ele acrescenta que a inclusão desta prática no ECA promove a equidade no sistema de saúde brasileiro, democratizando o acesso ao rastreamento do TEA.

A obrigatoriedade do uso da Escala M-CHAT alinha o Brasil às melhores práticas internacionais de saúde pública na área do TEA. Além de ser uma ferramenta simples e de fácil aplicação, não representa um ônus significativo para o sistema de saúde, enquanto oferece benefícios inestimáveis para o desenvolvimento infantil e o bem-estar familiar. O uso do teste pode ainda reduzir os custos do SUS a longo prazo, pois o diagnóstico e intervenção precoces podem diminuir significativamente os custos associados ao cuidado de longo prazo de indivíduos com TEA, incluindo serviços de saúde, educação especializada e suporte social.

A proposição segue agora para a Comissão de Saúde (CSAUDE), a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). O relator do projeto foi o deputado Geraldo Resende.

PREFEITO MANO MEDEIROS É EXEMPLO DE EXCELÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA

EM JABOATÃO DOS GUARARAPES

A LIDERANÇA DE MANO MEDEIROS, MARCADA PELA CONTINUIDADE, INOVAÇÃO E COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, É UM EXEMPLO INSPIRADOR DE GESTÃO PÚBLICA

Agestão de Mano Medeiros à frente da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes tem sido um exemplo de continuidade e inovação, elevando o município a novos patamares de desenvolvimento e satisfação popular. Reconhecido como um dos 100 melhores prefeitos do Brasil, ele tem consolidado um legado de melhorias e avanços em diversas áreas, destacando-se pelo compromisso e eficiência em sua administração.

Inicialmente, Mano Medeiros ocupava o cargo de vice-prefeito e substitui Anderson Ferreira, que deixou o cargo de prefeito para concorrer ao governo de Pernambuco. A transição de liderança poderia ter sido um desafio para muitos gestores, mas Mano demonstrou habilidade e visão ao continuar e aprimorar o trabalho iniciado por Anderson Ferreira. Sua capacidade de manter o ritmo das transformações e introduzir novas iniciativas tem sido fundamental para o sucesso contínuo de Jaboatão dos Guararapes.

Desde o início de sua gestão, o prefeito tem se destacado em diversas frentes. Na infraestrutura, ele impulsionou obras de revitalização urbana, melhorando a mobilidade e a qualidade de vida dos cidadãos. Grandes avenidas foram recapeadas e espaços públicos foram revitalizados, proporcionando áreas seguras e agradáveis para a convivência e o lazer da população.

Na educação, investimentos significativos foram realizados para modernizar escolas e capacitar professores, garantindo um ensino de qualidade para as futuras gerações. Escolas foram reformadas e equipadas com novas tecnologias. Além disso, programas de formação continuada para professores foram implementados, assegurando que os educadores estejam preparados pa-

CAPA
CAPA

ra oferecer uma educação de excelência. A ampliação do número de vagas nas creches e o fortalecimento do ensino integral também são destaques da gestão, proporcionando um ambiente educacional mais inclusivo e abrangente.

Na saúde, a ampliação de unidades de atendimento e a implementação de programas de prevenção e cuidados têm assegurado um serviço mais eficiente e acessível para a população. Novas unidades de saúde foram inauguradas, aumentando a cobertura e a capacidade de atendimento. Programas de saúde preventiva, como campanhas de vacinação, exames de rotina e atividades de promoção da saúde, foram intensificados, resultando em uma população mais saudável e consciente dos cuidados necessários para o bem-estar.

A administração de Mano Medeiros também tem se preocupado com a sustentabilidade e a inclusão social. Projetos voltados para o meio ambiente, como a criação de áreas verdes e programas de reciclagem, foram implantados, promovendo uma cidade mais limpa e saudável. A revitalização de parques e praças, com o plantio de árvores e a criação de jardins, não só embeleza o município, mas também contribui para a qualidade do ar e o bem-estar dos cidadãos. Além disso, a gestão tem promovido campanhas de conscientização sobre a importância da preservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais.

A inclusão social tem sido uma prioridade na gestão. Ações sociais direcionadas às comunidades mais vulneráveis têm garantido maior equidade e justiça social, com políticas públicas voltadas para a inclusão e o bem-estar de todos os moradores. Programas de assistência social, co-

mo o Bolsa Família Municipal, foram fortalecidos, garantindo suporte financeiro às famílias em situação de vulnerabilidade. Projetos de capacitação profissional e geração de emprego também foram implementados, proporcionando oportunidades de inserção no mercado de trabalho e contribuindo para a redução da desigualdade social.

Esses esforços têm resultado em uma aprovação popular impressionante. Com uma taxa de aprovação de 82%, a população de Jaboatão dos Guararapes demonstra confiança e satisfação com a gestão de Mano Medeiros. Esse índice reflete o reconhecimento do trabalho árduo e dos resultados alcançados, evidenciando que a administração está no caminho certo para atender às necessidades e expectativas dos cidadãos.

A liderança de Mano Medeiros, marcada pela continuidade, inovação e compromisso com o desenvolvimento de Jaboatão dos Guararapes, é um exemplo inspirador de gestão pública. Sua inclusão na lista dos 100 melhores prefeitos do Brasil não é apenas um reconhecimento individual, mas também um tributo ao trabalho coletivo que tem transformado o município em um lugar melhor para se viver.

Com uma visão clara de progresso e uma gestão eficaz, o prefeito continua a construir um futuro promissor para Jaboatão dos Guararapes, elevando o padrão de excelência na administração pública e consolidando-se como um líder comprometido com o bem-estar de sua comunidade. A trajetória de Mano Medeiros é um testemunho de que, com dedicação e competência, é possível transformar realidades e promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo. Sob sua liderança, Jaboatão dos Guararapes se-

CAPA

gue no caminho do progresso, servindo como modelo para outras cidades e inspirando gestores em todo o Brasil.

URBANIZAÇÃO O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, assinaram a ordem de serviço para realizar obras de contenção de encostas e urbanização em Jardim Monte Verde. O investimento de R$ 51,8 milhões inclui gerenciamento e apoio às obras e desapropriação de alguns imóveis. A assinatura foi realizada na avenida Chapada do Araripe, em Dois Carneiros.

Os projetos de infraestrutura foram elaborados pela Prefeitura do Jaboatão. As áreas contempladas serão Chapada do Araripe, Alto de Santa Isabel e Alto da Parnaioca. Além de obras estruturadoras de contenção das encostas, a região de Monte Verde receberá urbanização com a construção de praças, espaços de lazer, esportes e convivência, além de um memorial em homenagem às vítimas da tragédia proveniente das chuvas atípicas que castigaram Pernambuco, em maio de 2022.

Os equipamentos previstos no projeto de urbanização foram feitos a partir de uma pesquisa aplicada pela Prefeitura junto aos moradores da comunidade, a fim de identificar melhor as necessidades e demandas. Os mais votados e possíveis de viabilizar foram inseridos nas plantas. “São projetos construídos com muito diálogo e participação coletiva. Tivemos várias reuniões com a comunidade, para apresentar o andamento de todo o processo. Isso nos deixa muito felizes”, afirmou o prefeito.

“Estamos dando um passo fundamental para levar mais dignida-

de e segurança para os moradores de Jardim Monte Verde. Elaboramos grandes projetos focados não somente em obras estruturadoras para dar proteção às áreas de risco que sofreram grandes deslizamentos, como também na instalação de

ESTAMOS DANDO UM PASSO FUNDAMENTAL PARA LEVAR MAIS DIGNIDADE E SEGURANÇA PARA OS MORADORES DE JARDIM MONTE VERDE. ELABORAMOS GRANDES PROJETOS FOCADOS NÃO

SOMENTE EM OBRAS ESTRUTURADORAS

PARA DAR PROTEÇÃO ÀS ÁREAS DE RISCO QUE

SOFRERAM GRANDES DESLIZAMENTOS, COMO TAMBÉM NA INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE USO COLETIVO QUE VÃO

TRAZER MAIOR BEMESTAR E QUALIDADE DE VIDA AOS MORADORES DESSA REGIÃO

zando as obras. Quem ganha com isso é a população”, declarou o prefeito Mano Medeiros. Em seu discurso, a governadora Raquel Lyra salientou que o Estado só está conseguindo iniciar a obra agora porque a Prefeitura do Jaboatão já tinha elaborado os projetos, inclusive com urbanização, foi só fazer uns ajustes e vencer a burocracia do processo. “Essa parceria com o prefeito Mano tem sido fundamental para que as coisas aconteçam em Jaboatão. Estou muito feliz em voltar aqui para garantir que a população tenha o direito de morar aqui, no lugar que escolheu viver, com segurança. Além disso, o Morar Bem irá atender 400 casas fazendo reformas para permitir que esses imóveis tenham condições mais dignas. E vamos investir mais no município, em outras encostas, creches e cozinhas comunitárias. Nada é capaz de vencer a força do trabalho e da união”, afirmou. Com o Programa Morar Bem – Reforma no Lar, os donos de imóveis vão receber até R$ 18 mil para reformar suas casas.

equipamentos de uso coletivo que vão trazer maior bem-estar e qualidade de vida aos moradores dessa região. Fomos atrás de recursos e contamos com a sensibilidade da governadora, que abraçou a causa junto com Jaboatão e está viabili-

O município do Jaboatão conseguiu a seleção de mais de R$ 60 milhões em projetos de encostas (R$ 15 milhões por meio do Estado) no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e ainda tem outros R$ 90 milhões em projetos submetidos ao PAC. “Ainda há muito a ser feito. Temos mais de cinco mil pontos de risco em encostas, que foram crescendo ao longo de décadas. E vamos seguir lutando, pois não é justo que inúmeras famílias vivam sem dormir em dias de chuva. É um desafio imenso para os gestores públicos de vários países do mundo, que só pode ser enfrentado como estamos fazendo, em parceria do município com o Estado e a União”, destacou Mano.

CAPA

GOVERNO DE PERNAMBUCO ASSINA ORDEM DE SERVIÇOCONTENÇÃOPARA DE ENCOSTAS

AS DUAS INTERVENÇÕES ESTRUTURANTES

SERÃO FUNDAMENTAIS PARA A QUALIDADE DE VIDA DOS MORADORES DO MUNICÍPIO

Investimentos para a melhoria da infraestrutura do município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, foram anunciados pela governadora de Pernambuco Raquel Lyra. Em parceria com a prefeitura da cidade, a gestora assinou a ordem de serviço para obras de contenção de encostas no bairro de Triunfo e a autorização para licitação da obra de pavimentação da Estrada Porto Vasco. As duas intervenções estruturantes serão fundamentais para a qualidade de vida dos moradores do município.

“Aqui, hoje, nós assinamos um convênio repassando quase R$ 2 milhões à prefeitura para poder fazer essas obras de morros e encostas, evitando que novos desastres possam acontecer. E nós também autorizamos a licitação para a obra da estrada de Porto Vasco, que é importante para o turismo e o artesanato em Igarassu, gerando emprego e renda para a população. Não tenho dúvida nenhuma de que o papel que o Governo do Estado tem junto com as prefeituras é fundamental para fazer Pernambuco inteiro crescer”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Há 36 anos a dona de casa Ma-

rinalda José, de 60 anos de idade, mora em uma casa em cima da encosta e agora ela comemora a mudança. “Meu sentimento é de vitória, de alguém que lutou e teve resposta positiva da prefeita e da governadora. Hoje eu vejo que temos uma gestão interessada em finalmente cumprir com essa obra”, disse.

A prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, agradeceu a todos que estão envolvidos para a realização dessas intervenções. “Sempre andamos muito por esse morro e agora ele vai ser erguido para que as pessoas não corram mais perigo de vida. Agradeço à governadora Raquel Lyra por ter ouvido a população para saber das suas necessidades. A estrada será um importante acesso a pontos turísticos”, afirmou.

Os trabalhos de contenção de encostas no bairro de Triunfo serão re-

alizados através de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Igarassu, com um investimento total de R$ 1,8 milhão, sendo R$ 1,7 milhão proveniente do Governo do Estado e R$ 190 mil do município. O prazo de execução é de 150 dias a partir da assinatura, com conclusão prevista para novembro de 2024.

Para a Estrada Porto Vasco, situada no distrito de Nova Cruz, a ordem de serviço vai contemplar as obras de pavimentação, terraplenagem, drenagem e sinalização da via. Esse projeto, com um investimento de R$ 11,6 milhões, será executado ao longo de dez meses, com início previsto para setembro de 2024.

As obras na Estrada Porto Vasco visam melhorar a trafegabilidade e requalificar os espaços públicos. Será utilizado pavimento em piso in-

tertravado, ecologicamente correto, reciclável e reutilizável, que oferece maior permeabilidade e resistência ao trânsito intenso.

“Essa obra que estamos conveniando é um pedacinho do que o trabalho da governadora tem representado para Pernambuco, com cuidado para as pessoas. Além dela, Igarassu vai ganhar uma obra que é acesso para uma pérola da cidade, que é a praia”, pontuou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

Estiveram presentes os secretários Coronel Manoel (Casa Militar em exercício), coronel Ramalho (Executivo da Defesa Civil) e Michele Tavares, diretora de obras da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), representando o presidente Paulo Lira, além de vereadores e lideranças políticas locais.

CHEGADA DA SOLAR COCA-COLA AO PORTO DIGITAL TRAZ INDÚSTRIA TRADICIONAL PARA

O AMBIENTE DE INOVAÇÃO

A EMPRESA, QUE POSSUI ATUAÇÃO EM 70% DO TERRITÓRIO NACIONAL (REGIÕES NORTE E NORDESTE, MATO GROSSO E PARTE DE TOCANTINS E GOIÁS), CHEGA APOSTANDO NO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DO ESTADO

Agovernadora Raquel Lyra participou da cerimônia de anúncio da chegada da Solar Coca-Cola ao Porto Digital, no Recife. A empresa, que possui atuação em 70% do território nacional (regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás), chega apostando no ecossistema de inovação do Estado. Durante a solenidade, a chefe do Executivo celebrou o potencial cada vez maior de Pernambuco em diversificar sua matriz econômica, estando intimamente ligado à economia tecnológica.

“Todo mundo enxerga o Nordeste e o Brasil como um ambiente de crescimento exponencial. A chegada da Solar Coca-Cola é uma grande oportunidade de trazer a indústria de base tradicional para trabalhar com inovação no Porto Digital. Pernambuco tem grande capacidade de fornecimento de mão de obra, de gente qualificada para permitir que os desejos das companhias possam ser alcançados”, enfatizou Raquel Lyra.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, a chegada da empresa ao Porto Digital reforça a capacidade

de atração de novos negócios ao Estado. “Em nossa agenda de atração de investimentos não focamos apenas em trazer o emprego industrial e as operações comerciais, mas também o núcleo de inteligência e desenvolvimento de softwares dessas grandes empresas”, pontuou o titular da pasta.

Em tecnologia, a jornada de transformação digital da Solar Coca-Cola é articulada em três pilares essenciais: Pessoas, Infraestrutura/Plataformas e Advanced Analytics. No âmbito das Pessoas, a Solar busca se posicionar como uma marca empregadora forte em tecnologia, potencializando a equipe com a inclusão de profissionais especialistas em produtos e jornadas digitais.

“Pesquisando um pouco mais, conheci o impacto do Porto Digital em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil. Eu confesso que é uma agenda

que me apaixona cada vez mais. A possibilidade de estar fazendo parte disso me deixa muito grato”, ressaltou o diretor-presidente da Solar Coca-Cola, Andre Salles.

De acordo com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, o Governo do Estado está voltando a ser fomentador da política pública do parque tecnológico. “Isso para a gente é muito importante, principalmente porque estamos nos expandindo para o interior do Estado. A chegada da Solar Coca-Cola marca

esse novo momento, uma empresa de economia tradicional chega ao Porto Digital para construir inovação”, disse.

Também participaram da cerimônia a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão; o presidente do Conselho Digital do Porto Digital, Silvio Meira; o gerente de Inovação da Solar Coca-Cola, Leonardo Gusmão; e a vice-presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Kassia Alcântara.

SUDENE FOMENTA INVESTIMENTOS DE MASTERBOI E BRK AMBIENTAL NO NORDESTE

ESSES INVESTIMENTOS NÃO APENAS FORTALECEM A INFRAESTRUTURA LOCAL, MAS TAMBÉM

IMPULSIONAM A GERAÇÃO DE EMPREGOS E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA REGIÃO ESTRATÉGIA

ASuperintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) tem se destacado no cenário nacional ao promover uma série de incentivos fiscais e financeiros, visando a estimular o crescimento econômico e a redução das desigualdades regionais. Entre as iniciativas recentes, a Sudene aprovou investimentos significativos para duas importantes empresas que operam no Nordeste: a Masterboi, no setor agroindustrial, e a BRK Ambiental, no setor de saneamento básico. Esses investimentos não apenas fortalecem a infraestrutura local, mas também impulsionam a geração de empregos e o desenvolvimento sustentável na região. O município de Canhotinho, no agreste meridional pernambucano, foi escolhido pela Masterboi para receber um investimento de R$ 133 milhões, resultando na implantação de uma nova planta industrial. Pouco mais de um ano após a inauguração, a empresa se juntou ao programa de incentivos da Sudene, conforme decisão da Diretoria Colegiada da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, anunciada recentemente.

A unidade industrial da Master-

ESTRATÉGIA

boi em Canhotinho abate gado e beneficia carne bovina de fornecedores de vários estados, incluindo Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Minas Gerais, Espírito Santo e Pará. Com capacidade para abater 960 suínos e 700 cabeças de gado por dia, a planta também está preparada para processar ovinos e caprinos, alcançando uma produção diária de 300 toneladas. Os produtos podem ser comercializados para o bloco Lista Brasil, abrangendo mais de 90 países, conforme defini-

do pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

O programa de incentivos da Sudene visa estimular o setor produtivo em 11 estados brasileiros, beneficiando 2074 municípios e um mercado consumidor de quase 60 milhões de pessoas. O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, ressaltou a importância desses incentivos para reduzir a disparidade econômica entre o Nordeste e outras regiões do país, defendendo sua manutenção até que a região atinja a equidade.

Além da Masterboi, outros 25 empreendimentos receberam autorização para utilizar parte do Imposto de Renda Pessoa Jurídica em novos investimentos. Esses projetos somam quase R$ 774 milhões em investimentos, gerando 1.623 empregos diretos e 2.695 indiretos, com iniciativas em estados como Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Alagoas, Ceará e Pernambuco.

CONCESSÃO A Região Metropolitana de Maceió, com mais de 1,3

milhão de habitantes, receberá novos investimentos em saneamento básico através da BRK Ambiental. A empresa, que opera por meio de concessão pública, agora faz parte do programa de incentivos da Sudene, permitindo a utilização de 75% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica em novos projetos de infraestrutura sanitária.

A BRK Ambiental, que tem uma concessão de 35 anos, visa alcançar 100% de cobertura de água tratada na região até o final de 2027. A con-

Além desses projetos, outras cinco indústrias foram integradas ao programa de incentivos da Sudene, com investimentos privados de R$ 49,6 milhões. Essas empresas, localizadas em Alagoas, abrangem setores como produção de cadeiras de praia, alimentos, e indústrias químicas e metalúrgicas.

cessão inclui distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, além da gestão comercial, empregando diretamente 634 profissionais e gerando 2.324 empregos indiretos.

Para o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, a política de incentivos é crucial para diminuir as desigualdades econômicas entre o Nordeste e outras regiões. Ele enfatizou a necessidade de manter esses incentivos até que a região atinja um nível de desenvolvimento comparável ao restante do país.

De acordo com a Medida Provisória nº 2199-14, de 24 de agosto de 2001, empresas situadas na área da Sudene podem utilizar recursos para instalação, ampliação, modernização e diversificação. O prazo para apresentação dos pleitos é até 31 de dezembro de 2028, e a política de incentivos deve ser reavaliada pelos poderes Legislativo e Executivo para sua renovação.

Esses investimentos representam um avanço significativo para a infraestrutura e economia do Nordeste, promovendo o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos na região. A atuação da Sudene, ao fomentar essas iniciativas, destaca-se como um exemplo de política pública eficaz para a redução das desigualdades regionais e o estímulo ao crescimento econômico integrado e sustentável.

A REVISTA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

R$ 30 8 JUL DE 2024

DE MASTERBOI E BRK AMBIENTAL NO NORDESTE

GOVERNO DE PERNAMBUCO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONTENÇÃO DE ENCOSTAS

MANO MEDEIROS

É EXEMPLO DE EXCELÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA EM JABOATÃO DOS GUARARAPES

A liderança de Mano Medeiros, marcada pela continuidade, inovação e compromisso com o desenvolvimento de Jaboatão dos Guararapes, é um exemplo inspirador de gestão pública

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.