Page 33

tags: couro, pele, moda, fashion, alternativa

Segundo a empresa Couro Ecológico, o Brasil gera trinta mil toneladas de resíduo de couro por mês. Biocouro, subconjunto do grupo do couro, é o termo referente às peças confeccionadas com o mínimo ou ausência de materiais tóxicos nos curtumes. Ou então, ao reaproveitamento da pele dos peixes, especialmente do salmão, da tilápia e da pescada amarela e dourada.

É VANTAGEM?

*Baixe esse PaperToy da vaca em nosso site!

No quesito tempo de vida útil da peça, a professora da USC, Karla Alves, comenta que “o couro sintético possui uma durabilidade muito menor do que o couro legítimo, ele quebra, desbota e esfarela. Coisas que não acontecem com o couro animal”. Porém, o cuidado com a peça também é importante, não basta que ela seja de couro legítimo para que dure a vida toda. Luciana dá algumas dicas para que o produto aumente seu tempo durável: “Conservo meus sapatos e acessórios de couro limpando-os com flanela levemente úmida, raramente uso álcool. Nunca uso graxa nem produtos para finalidade de conservação de couro”. Além disso, Karla afirma que a tecnologia possibilitou a diminuição da diferença estética. “Atualmente existem couros sintéticos muito similares ao couro legítimo, sendo a diferença quase imperceptível”, afirma. Ou seja, a aparência dos laminados está cada vez mais similar à do couro, seja no toque ou no visual. A gerente da Arezzo Bauru, Sandra Mattos, constata que as freqüentadoras da loja buscam os produtos de couro e preferem-nos aos sintéticos. “Se você chega à loja e vê uma bolsa com valor agregado de R$800,00, lógico que você vai querer que seja de couro” diz Sandra. Os consumidores não querem comprar plástico no lugar de pele animal.

A preocupação dos consumidores não se restringe somente ao fato da resistência e da aparência, mas também há uma questão ética e legal. Com todas as práticas sustentáveis, qual das alternativas seria realmente a menos prejudicial? Prejudicial para nós, para o ambiente ou para os animais? Afinal, será que a legislação permite a exploração destes animais para criação de produtos que podem ser confeccionados de outra maneira?

33

Revista Tag #5  

Edição 5 da Revista Tag

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you