Issuu on Google+

Nยบ23/2012


“O luxo tem que ser confortável ou não é luxo.” Coco Chanel


editorial Foto: Divulgação

QUE VENHA O VERÃO! Nesta edição, traçamos um panorama com-

pleto da estação que se inicia, com as peças de roupas e acessórios que fazem toda diferença em seu guarda-roupa. A Equipe T e seus colaboradores fizeram de tudo para apresentar os principais looks da temporada. O resultado você confere nas páginas de Still e nos editoriais de moda, que estão incríveis! A grande novidade desta edição é a volta do neon, que fez muito sucesso nos anos 80, e, agora, invadiu todas as vitrines... compra certeira para o Verão! Mas os tons pastéis, que já estão por toda parte. concorrem fortemente com as cores vibrantes de caneta marca-texto. Referências de mar prints marinhas

vários tons de azuis e

são o diferencial da estação, as-

sim como as estampas de animal, as favoritas das mulheres. Três editoriais de moda ensinam como embarcar no quente da temporada da cabeça aos pés. Em “Ilumine seu Verão”, veja como usar os tons acesos nesta estação. Em “Sofisticada Combinação” encontre a idéia de brincar com os acessórios coloridos em uma produção toda neutra. E, no editorial “Total Flower”, você confere o must-have do Verão: as estampas florais que dominam, com força, as coleções. E tem mais! Nesta edição também temos as novidades do mercado infantil e masculino. Bom, chegou a hora mais difícil: olhe o seu guarda-roupa e decida quais tendências você vai querer adotar neste Verão. E boa sorte, pois será uma escolha complicada! Depois, aproveite o calor do Verão!

Laryssa Neves

4


5


COLAboradores

KAZUO OKUBO lançará, em 2013, o seu livro “Inventário do pererecário brasileiro”, no qual fotografa o órgão sexual feminino (precisa de 300, já tem 30). Também pretende dar mais ênfase às exposições da Casa da Luz Vermelha e implementar vários projetos fotográficos. Clicou os editoriais “Total Flower” e “Ilumine seu Verão”.

Tatiana Rehbein foi responsável por fotografar o editorial “Sofistica Combinação”. Sua novidade no momento é o videobook em ensaios sensuais e seus trabalhos de pintura em óleo sobre tela, seguindo uma linha impressionista.

Aline Spezia estreou o ano de 2012 como profissional independente e, cada vez mais, volta sua fotografia para as áreas de lifestyle e casamentos. Seus ensaios e editoriais ganharam um ar mais espontâneo, e a fotógrafa percebeu seu trabalho transformar-se em documento de família. Responsável pelo editorial infantil da revista.

6


Lina Borba, fotógrafa, produtora cultural e bacharel em Artes Cênicas pela UnB. Há dois anos, trabalha como produtora cultural e, em 2011, iniciou sua carreira como fotógrafa de eventos e still. Atualmente, é coordenadora de projetos e produção de exposições na Galeria de Fotografia A Casa da Luz Vermelha, de Kazuo Okubo. É a autora das fotos de produtos das páginas de estilo desta edição.

Matheus PENA, 25 anos, formado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade IESB e em Artes Plásticas pela Universidade de Paul Valery na França. Depois de passar uma temporada aperfeiçoando seus conhecimentos no território europeu, o jovem designer resolveu retornar às origens para investir no mercado de trabalho brasileiro. Ficou responsável por clicar as fotos de making of, além de tratar os editoriais “Total Flower” e “Ilumine seu Verão”.

Carolina de Carvalho é graduada em Administração. Ama descobrir moda e lugares. Como está sempre em viagens, convidamos a nos presentear nesta edição escrevendo as dicas de Fernando de Noronha.

7


COLAboradores

Junoh Padilha, com maestria, este visionário profissional da beleza acredita que a busca pela excelência se inicia com a elegância, por isso está sempre conectado com os acontecimentos atuais e do passado, já que o vintage hoje está mais moderno que nunca! E, para saber para onde vamos, devemos saber de onde viemos. Com essa mistura maravilhosa, está sempre rodeado de divas, como ele gosta de chamar suas clientes.

Alex sander é um expert em makes super sofisticados e com muito requinte. Sempre traz à Revista T o que há de melhor em tendência e novidade, inspirando-nos cada vez mais. Foi o responsável pelo cabelo e maquiagem do nosso editorial de estampa: “Total Flower”.

Maria Gontijo e Felipe Pimenta comemoram a fusão do salão 248 Hair Make up Store com o salão Five Visagismo. A nova empresa se chama 548 Hair e conta com uma unidade no Hangar 5, Lago Sul, e outra na 404 Sul. O espaço é diferenciado e o conceito inovador. A marca internacional Sebastian Professional é o carro chefe da empresa. Vale a pena conhecer!

8


SUMáRIO

Beleza 46 e diversão

64 Total Flower

Ilumine 82 seu verão

Sofisticada 100 Combinação 10

editorial colaboradores staff MAKING OF OBSESSION CAPA news cinema infantil web moda beleza estética ESPORTE PERFIL CINEMA tecnologia viagem responsabilidade social dicas do mês ESCOLHAS DA editora LIST

04 06 11 12 14 34 36 58 60 94 116 118 120 126 130 132 134 138 142 144 146


setembro 2012

A Revista T, consciente das questões ambientais e sociais, utiliza papéis com certificação (Forest Stewardship Council®) na impressão deste material. A certificação FSC® garante que a matéria-prima é proveniente de florestas manejadas de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável, e outras fontes controladas. Impresso na Gráfica Coronário Certificada na Cadeia de Custódia - FSC.

CAPA Modelo Nathalie Edenburg (Prime Talents) Fotógrafos Bruna Castanheira Styling Cesar Cortinove Beauty Cris Lopez (ABA MGT)

STAFF DIRETORA RESPONSÁVEL e comercial Laryssa Neves Canhedo comercial@revistat.com.br EDIÇÃO E DIREÇÃO DE ARTE Nádia Stella Alves Ribeiro contato@revistat.com.br PRODUÇÃO DE MODA Equipe Revista T DESIGNER GRÁFICO Camila Penha Soares JORNALISTA RESPONSável Anna Karina de Carvalho REDAÇão Natalia Melo REVISOR Antonio Fernando Megale Lopes CONSELHO LEGAL Almeida Ramos FOTOGRAFIA Matheus Pena e Lina Borba

COLABORARAM NESTA EDIção Carolina de Carvalho, Weimar Pettengill, Christiano Rodopoulos, Dr. Erasmo Tokarski e Gustavo Pinto. REVISTA T contato@revistat.com.br 20.000 Exemplares. A Revista T não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados. Mande sugestões, dúvidas e críticas para contato@revistat.com.br ou pelo blog www.blogdatabu.com.br.

11


Fotos: Matheus Pena, Aline Spezia e Tatiana Rehbein

making of


13


obsession Anabela

Jaqueta

Anabela Bolsa Blusa

Shorts

Frescor do Verão A inspiração no Planeta Terra e seus quatro elementos resulta em cores e estampas lindas. Use e abuse em 2013!

TUDO DA SAAD Sandália

Quebra-Vento

Vestido

Bolsa

Bolsa

Scarpin

Calca

Fotos: Lina Borba e Divulgação SAAD

Sandália

Carteira


em breve sp pátio higienópolis • sp shopping morumbi • sp campinas galeria shopping • pr park barigui

lojas sp haddock lobo • pr shopping crystal , piso l 4 • df parkshopping • go shopping bougainville • go shopping flamboyant • franquias e multimarcas 11 2197 8900 • www . saad . ind . br


obsession Cateira

Anel

Brincos

Maxi colar

Maxi colar

Anel Bracelete

Essencial Abuse nos maxicolares, brincos em metal e acrĂ­lico, pulseiras e carteiras. SĂŁo ideais para enriquecer e complementar seu visual. Clutch

TUDO DA DONDOCA ATREVIDA

Brincos

Anel

Brincos

Maxi colar

Maxi colar Brincos

Carteira

Fotos: Lina Borba

Anel


dudalinafem Dudalina Feminina dudalinafeminina.com.br

dudalina feminina brasĂ­lia shopping / parkshopping em breve dudalina double parkshopping / iguatemi brasĂ­lia


obsession Necessaire

Saída de praia Viseira

Biquíni

Chinelos

Passagem de Ida Capadócia, Senegal, Zâmbia, Angola, nada como dar a volta ao mundo com padronagens diferentes e efeitos selvagens.

TUDO DA RAIA 3

Biquíni

Colar

Chinelos

Vestido

Saída

Biquíni

Fotos: Lina Borba e Divulgação

Biquíni


dudalina.com.br

dudalina feminina brasĂ­lia shopping / parkshopping em breve dudalina double parkshopping / iguatemi brasĂ­lia


obsession Blusa Chapéu

Blusa

Colar Shorts

Maxi colar

Sapatilha

Cores neutras com o toque cítrico do laranja formam uma combinação vibrante e charmosa. Saia

Colar

TUDO DA BASIC COLLECTION

Colar

Sapatilha

Bolsa

Pashmina

Vestido

Maxi colar

Saia

Fotos: Lina Borba e Divulgação

Blusa

Pôr do sol


obsession Clutch

Chapéu

Colar

Colar

Pulseira Maxi colar

Origens Essa estação traz com força a tendência étnica. Inspirados em tribos, os acessórios quebram a serenidade dos looks monocromáticos, tornandoos super descolados

TUDO DA HAT SHOP Pulseiras

Anel Lenço

Pulseira

Maxi colar Maxi colar Chapéu

Fotos: Lina Borba

Pulseira

Carteiras

Brincos

Clutch


obsession

Camisa

Shorts

Brincos

Alto-mar

Apostar no estilo navy para o verão é sempre uma ótima escolha. Listras, azulmarinho, vermelho e branco formam um visual democrático e versátil. Vestido

TUDO DA ZIP ZONE Camisa

Cinto

Pulseira

Camisa

Saia

Saia

Chemise

Cinto

Fotos: Lina Borba e Divulgação

Blusa

Biquini Cinto


obsession Cardigan HOLY

Óculos Voriques Optica

Maxi colar Basic Collection Óculos Voriques Optica

Pulseira Dondoca Atrevida

Saia SAAD Cinto SKAF

Pulseiras HOLY

Marca-texto Invista em cores alegres. Rosa-choque, verde-limão e amarelo neon podem ser usados de forma criativa nos detalhes ou mesmo em um visual completo para as que gostam de arriscar.

Sapatilha HOLY

Bolsa Lenny e Cia Blazer SKAF

Pulseira Dondoca Atrevida

Cinto HOLY

Vestido HOLY

Bolsa Lenny e Cia

Fotos: Lina Borba e Divulgação

Pulseira Dondoca Atrevida


Sandรกlia HOLY

Camisa HOLY

Cinto HOLY

Vestido Basic Collection

Saia SKAF

Carteira HOLY

Maxi colar Dondoca Atrevida

Sandรกlia SKAF

Pulseiras Lenny e Cia

Vestido SKAF Calรงa HOLY

Blusa Basic Collection Carteira SKAF

Shorts HOLY

Sapatilha Basic Collection


obsession Brincos Hat Shop

Sapatilha HOLY

Blusa Basic Collection Jaqueta Basic Collection

Cinto Basic Collection

Cinto HOLY

Óculos Chloé Voriques Optica

Shorts Basic Collection

Algodão-doce Para um verão mais suave e doce, aposte nos tons pastéis. Super leves para os dias de calor, são a tendência que veio para ficar!

Carteira SKAF

Maxi colar SKAF

Blusa SKAF Blazer HOLY

Saia HOLY

Bolsa SAAD

Fotos: Lina Borba e Divulgação

Sandália SKAF

Saia HOLY


Sapatilha Basic Collection Shorts Basic Collection

Pulseiras Lenny e Cia

Vestido HOLY

Rasteira HOLY

Anel Hat Shop Bolsa Lenny e Cia

Calรงa Basic Collection Saia Basic Collection

Brincos Maxi colar SKAF Calรงa Basic Collection

Blusa HOLY

Jaqueta HOLY

Saia Basic Collection

Rasteira SKAF

Cinto Basic Collection


obsession Chapéu Hat Shop

Maxi colar Hat Shop

Cardigan SKAF

Óculos Emilio Pucci Voriques Optica

Oceano Fashion Mergulhe fundo nos vários tons que lembram a cor do mar. Suas variações são o hit do momento. Além das cores, abuse dos acessórios com essa temática.

Blusa Basic Collection

Bolsa SKAF Anel HOLY

Saída de praia Raia 3

Blusa Raia 3

Brincos HOLY

Anel HOLY

Calça Skaf

Saia HOLY

Rasteira SKAF


Óculos Voriques Optica

Bolsa SKAF Anel HOLY

Biquíni Raia 3

Vestido Basic Collection

Blusa Skaf Blusa SKAF

Brincos HOLY

Pulseira Hat Shop

Brincos HOLY

Colar SKAF Pulseira HOLY

Fotos: Lina Borba e Divulgação

Blusa Basic Collection

Saia Basic Collection Pulseira SKAF

Calça HOLY


OBSESSION Brincos SKAF

Blusa Basic Collection

Chapéu Hat Shop

Maxi colar SKAF

Óculos Dior Voriques Optica

Blusa SKAF Colar SKAF

Biquíni Raia 3

Shorts SKAF

Estilo safári Prints animais podem se unir ao jeans ou a peças com pegada rústica para criar um look selvagem. Cinto Lenny e Cia

Sandália SKAF

Blusa basic Collection

Pulseira Lenny e Cia Bracelete Lenny e Cia

Scarpin Lenny e Cia

Calça Basic Collection

Bolsa Lenny e Cia

Brincos

Colar Basic Collection

Fotos: Lina Borba e Divulgação

Vestido Skaf


Anéis Lenny e Cia

Blusa HOLY

Vestido HOLY

Bermuda Basic Collection

Anabella HOLY

Rasteira HOLY

Lenço Lenny e Cia

Cinto Skaf

Bolsa Basic Collection

Blusa SKAF Calça SKAF

Bracelete SKAF

Blusa SKAF

Sapatilha Lenny e Cia Saia SKAF

Anabella Lenny e Cia


CAPA

Nathalie Edenburg no sangue a vocação para a carreira de modelo. Sua

Revista T: Qual viagem dos seus sonhos no momento?

mãe – Patrícia Teixeira – foi modelo na década de 80 e

Nathalie: Índia.

incentivou a filha a seguir seus passos. Descoberta em

Revista T: Qual estilo de fotografia você mais gosta?

2005, quando passeava por uma feira de moda pro-

Nathalie: Lomografia.

movida pela revista Capricho, a modelo possui uma

Revista T: Quem é o seu ícone fashion?

das belezas mais expressivas do mercado. Já foi eleita

Nathalie: Jean Shrimpton.

“o melhor corpo” pelos fashionistas. Com 14 anos, já

Revista T: Qual cidade você considera a melhor para

participou do Fashion Rio e São Paulo Fashion Week

modelar?

e, logo em seguida, foi trabalhar no Japão e depois

Nathalie: Nova York.

em Nova York.

Revista T: Se não fosse modelo, seria...

Participou de diversas campanhas, desfiles, edi-

34

Nathalie: Gosto de praticar yoga e desenhar.

Nathalie: Naturóloga ou artista plástica.

toriais e capas de importantes publicações e desfiles.

Revista T: Qual tendência vai estourar no inverno 2012?

Confira, abaixo, entrevista exclusiva para a

Nathalie: Para ser sincera por mais que eu trabalhe no

Revista T:

ramo da moda eu acompanho bem de fora o movimen-

Revista T: Quando não está trabalhando, o que gosta

to fashion. Acho que o que nunca sai da tendência é

de fazer?

se sentir bem e confortável com o que está vestindo.

Fotos: Divulgação

Nascida em Juiz de Fora, Nathalie Edenburg tem


Revista T: Qual é o seu desejo fashion do momento?

tação, esportes e rezo.

Nathalie: Lenços coloridos

BATE-BOLA

Revista T: O que você pensou que nunca usaria e agora

Signo: Áries

adora?

Cor: Vermelho

Nathalie: Sneakers

Sonho: Viajar o mundo e conhecer milhares e culturas

Revista T: A qual truque das passarelas você já aderiu?

diferentes.

Nathalie: Prender um elástico, desses de dinheiro mes-

Seu estilo: Depende do dia, mas eu me identifico com o

mo, nas mangas para manter na altura que quiser.

hippie chic.

Revista T: Qual a peça que você mais usa do seu armário?

Perfume: Light Blue

Nathalie: O meu pretinho básico, para poder atacar nos

Lugar: Bali

acessórios.

Pessoa importante: Dalai Lama

Revista T: Quais são seus próximos projetos?

Filme: O Perfume

Nathalie: Continuar morando aqui em Nova York

Livro: O Fogo Interior - Carlos Castaneda

Revista T: Qual o seu segredo de beleza e sua recomen-

Trilha sonora: Philip Glass

dação para os leitores?

Comida: Vegetariana

Nathalie: Meu segredo é buscar o equilíbrio entre corpo,

Pecado gastronômico: Dadinho (rs)

mente e espírito. Alimento-me bem, pratico yoga, medi-

Passaria o dia inteiro com: Meu caderno de desenhos

35


news CR Fashion Book Carine Roitfeld gerou vários rumores no meio da moda quando deixou o cargo mais alto (e cobiçado) da Vogue Francesa. A editora-chefe, depois de meses de suspense, divulgou o lançamento da sua própria revista, que estará nas bancas a partir deste mês. Nomeada “CR Fashion Book”, a revista será publicada a cada seis meses, com tiragem inicial de 50 mil exemplares, distribuídos na Europa, Estados Unidos e Ásia e custará 9,95 dólares. A esperada primeira edição já vem como um sucesso comercial: mais de 100 das 288 páginas serão de anúncios de marcas como Gucci, Chanel, Giorgio Armani, Cartier e Louis Vuitton. A produção desse novo projeto também já ganhou seu próprio documentário, com direção de Fabien Constant, e que será lançado em 2013.

Sacos de papel A Jil Sanders impressionou a todos em sua última coleção, não nos desenhos que apresentou no desfile, mas com os sacos de papel com a logo da marca estampada que usou para complementar os looks. A edição limitada de um objeto tão simples surpreendeu todos todos os produtos foram vendidos. Agora, só é possível adquirir a versão feita em couro preto da sacola por um precinho bem menos atraente.

Bom para cachorro Quem não gosta de viajar com conforto? Camas de tamanho especial, academia de ginástica, spa, serviço de babá, cardápio exclusivo, tudo isso em um hotel de luxo em Nova York... é o sonho de todo viajante. Agora esse hotel foi inaugurado especialmente para quem não vai viajar e vai ter que ficar na cidade: seu cãozinho! O D Pet Hotels, que hoje é localizado na Califórnia, anunciou a nova franquia de Manhattan com todas as mordomias que um cãozinho pode pedir. Com diárias entre 79 a 200 dólares, o hotel possui plantão veterinário e até “um sistema de filtragem do ar que purifica os ambientes a cada seis ou dez minutos”, de acordo com a sócia de Nova York, Kerry Brown.

36

Fotos: Divulgação

pelo preço (290 dólares) e pela procura. Simplesmente,


news De olho na parceria A Luxottica e o Conselho dos Designers de Moda da América escolheram Nanette Lepore como a estilista da série 2012 da Vogue Eyewear. A estilista teve como inspiração para uma das criações a atriz Emma Roberts. Um estilo gatinho com cor creme. “Pesquisei atrizes glamurosas dos anos 20 até hoje quando estava desenhando e me apaixonei pela Emma. Ela é chique, jovem e confiante no próprio estilo. Realmente queria deixar cada elemento dos meus óculos único. A edição é limitada, conta apenas 1.200 exemplares e pode ser encontrada a partir de outubro.

Estrela crescente Gwyneth Paltrow está em alta. A atriz foi escolhida pela revista People como a “mais bem-vestida” de 2012. “Sua habilidade no tapete vermelho não tem paralelo”, observam os editores da revista. “Ela sempre chega com um visual inesperado, mas sempre chique.” Além disso, Gwyneth será o novo rosto para a marca de maquiagens Max Factor. Estrelará uma campanha de seis meses a ser lançada em novembro. Os comerciais de televisão terão como diretor de fotografia Tom Munro, e os impressos serão fotografados pelas lentes de Craig McDean. Dois fotógrafos de moda conceituadíssimos para dar um toque extra na campanha.

Primeira vitória Depois de uma ano de batalha judicial contra a Yves Saint Laurent, Christian Loubotin teve uma boa notícia. Um juiz federal de Nova york reconheceu que a marca Louboutin é, de fato, detentora da patente de solas vermelhas, depois de ter a legalidade desta marca-registrada ganho ainda a causa contra a Yves Saint Laurent, já que o sapato da coleção Resort de 2011 era inteiro vermelho, e não apenas sua sola, a decisão do juiz confirma a possibilidade da Louboutin proteger sua sola vermelha contra qualquer outra marca.

38

Fotos: Divulgação

questionada em agosto do ano passado. Apesar de não ter


news

Opulência em colaboração A editora-chefe da Vogue Japão agora fechou parceiria para assinar uma linha de acessórios para a gigante sueca H&M. A coleção tem cerca de 50 itens como bolsas, sapatos, óculos escuros, bijuterias e até malas de viagem e custam entre 24,95 a 299 dólares. As peças a serem encontradas nas lojas a partir de outubro serão a cara da criadora: espalhafatosa e com muito brilho. O conceito, segunda Anna, foi de oferecer a todos um dia sensacional de moda. Quem estiver de viagem marcada para fora do país na época não pode perder a oportunidade de procurar uma loja da marca.

São Paulo: cidade da moda Uma empresa americana que analisa as tendências a partir de pesquisa nas mídias sociais da internet, blogs e 250 mil veículos de comunicação on-line e impressos divulgou o ranking deste ano das cidades mais importantes para o mercado da moda. O interessante da lista da Global Language Monitor é que podemos perceber a influência de crises financeiras na moda. Milão, que já foi topo da lista e no ano passado figurava em 4º lugar, hoje está em 8º. São Paulo ganhou 18 posições e foi eleita a sétima cidade mais importante da moda, à frente de cidades bem conhecidas como Berlim e Tóquio. O Brasil também ganhou destaque com o Rio de Janeiro, que subiu para a 17ª colocação.

2º Nova York; 3º Barcelona; 4º Paris; 5º Madri; 6º Roma; 7º São Paulo; 8º Milão; 9º Los Angeles; 10º Berlim;11º Antwerp (Bélgica); 12º Hong Kong; 13º Buenos Aires; 14º Bali; 15º Sydney; 16º Florença; 17º Rio de Janeiro.

40

Fotos: Divulgação

Nova York perdeu o ouro pelo segundo ano consecutivo para Londres, deixando a lista assim: 1º Londres;


news Hitchcock na Chanel Os novos esmaltes da coleção Les Essentiels da Chanel inspiram-se em suspenses de Alfred Hitchcock. A cor nude acizentado ganha o nome de Frenzy (Frenesi, 1972), filme que trouxe pela primeira vez cenas de nudez aos filmes do cineasta. O marrom com brilhos roxos é o resultado da inspiração de Vertigo (Um corpo que cai, 1958). Suspicion (Suspeita, 1941) é agora um fúcsia misterioso e perigoso como o filme de mesmo nome. Já disponível nos Estados Unidos e na Europa, está previsto para aparecer no Brasil no final de setembro.

Maçã renovada Neste mês, a Apple lançou o iPhone 5. A sexta geração com tela maior e rede 4G terá preços variando entre 199 dólares (16GB) e 399 dólares (64GB), desde que sejam comprados vinculados a uma operadora. A resolução da tela também aumentou, ao mesmo tempo que o aparelho ficou 18% mais fino e 20% mais leve. O novo smartphone deve chegar ao Brasil até dezembro. O evento aumentou a especulação de que anunciarão também o novo tablet iPad mini. Espera-se que, em outubro, a Apple anuncie a versão em tamanho menor, e as apostam são de que venha com tela de 7 polegadasMas ainda não há nenhuma confirmação por parte da empresa.

Movimento punk no museu O próximo Baile de Gala do Metropolitan Museum of Art - MET já está com a data marcada: 6 de abril de 2013. E, com ele, o Costume Institute, do próprio museu, inaugura sua exposição anual que terá como tema o movimento e a música punk e como eles influenciaram a moda desde o meio dos anos 60 até os dias de hoje. Organizado pelo curado do instituto, Andrew Bolton, a mostra foi intitulada PUNK: Chaos to Couture. Serão exposque diz respeito à moda, o punk quebrou todas as regras. Tudo se tornou possível depois”, disse Andrew. A abertura da exposição contará com vários anfitriões de peso: a editora Anna Wintour, a atriz Rooney Mara, o estilista Riccardo Tisci e a jet-setter Lauren Santo Domingo.

42

Fotos: Divulgação

tos mais de cem designs punks para homens e mulheres. “No


news Disney Electric Holiday Em novembro, a Barneys New York, em parceria com a Walt Disney Co, lança a a nova campanha de final de ano. Chamada de “Electric Holiday”, será apresentada ao público no dia 14 de novembro na Madison Avenue, em Nova York, com um show de luzes 3D e um curta onde os personagens da Disney se tranformarão em supermodelos. O filme mostrará um sonho da Minnie em assistir a desfiles de moda em Paris e ficará disponível nas vitrines da loja. A própria Minnie junto com Margarida, Pateta e outros vestem criações como Balenciaga, Lanvin, Balmain, Dolce & Gabbana. Ainda poderão ser compradas orelhas de Mickey assinadas pela Rag & Bone e L’Wren Scott e figuras de coleção de Paul Smith e Diane von Furstenberg.

Adeus Walter Rodrigues anunciou, por meio de um comunicado em seu perfil no Facebook, depois de 20 anos, que encerra sua carreira como estilista. “Chegou a hora de dizer o que venho definindo nestes últimos meses, deixo o Fashion Rio e as coleções para me dedicar a novos projetos, tudo que construi será a base desta reformulação ,e estes anos todos de tanto trabalho serão a base sólida do meu novo futuro”. A coleção de Inverno de 2013 será sua última grande participação em escrever a história da moda brasileira. Esperaremos seu adeus em novembro, com a certeza de um belo show.

Bond Girl O novo filme da franquia do agente mais famoso do mundo, James Bond, 007 - Operação Skyfall, estreará dólares, continua com Daniel Craig no papel principal. A grande repercussão sobre esta sequência tem sido a confirmação da cantora Adele como intérprete da música-tema. Com o mesmo nome do filme “Skyfall”, promete ser espetacular.

44

Fotos: Divulgação

em novembro. Com um orçamento de 230 milhões de


shorts e blusa vila kids

beleza e diversĂŁo

Que tal passar uma tarde com os amigos e cuidar da beleza? As pequenas fashionistas tambĂŠm adoram ser mimadas. Fotos: Aline Spezia


CAmisa vorix menswear shorts vila kids


vestido, bolsa, sapato e arquinho vila kids blusa e saia vila kids 贸culos carrera para voriques optica


óculos carrera para voriques optica camisa pólo vorix menswear bermuda e tênis vila kids camiseta, camisa, boné, calça, carteira e tênis vila kids


bata e shorts vila kids blusa, shorts e tiara vila kids


camisa vorix menswear calça e tênis vila kids


blusa, colete, shorts e carteira vila kids blusa, camisa e saia vila kids


camisa vorix menswear shorts vila kids conjunto de blusa e shorts vila kids


blusa, colete, shorts e cinto vila kids


óculos carrera para voriques optica bata, calça e tênis vila kids Modelos: Ellen Nunes (Scouting Models), Gabriel Faria Carone, Hugo Lamellas, Julia Wiederkehr, Vitória Kanitz (Mega Model) Produção de moda: Equipe Revista T Agradecimentos: Unha de Gata


conjunto de blusa e saia e arquinho vila kids camiseta, bermuda e tĂŞnis vila kids


cinema infantil

10º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INFANTIL (FICI) Festival Internacional de Cinema Infantil completa 10 anos e comemora crescimento da produção nacional Por Anna Karina de Carvalho

58

O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI)

oficinas e debates. A mostra começou no Rio de Janeiro

completa sua primeira década de existência celebrando

em agosto e termina em Brasília em novembro.

os números expressivos que fazem da mostra a principal

do gênero no País. Do começo modesto, com apenas 15

ma infantojuvenil é economicamente viável e tem um

filmes de nove países, sendo cinco do Brasil, o festival já

enorme potencial para crescer ainda mais. Temos um

soma hoje 450 filmes exibidos até 2011 e um público total

público gigantesco de 20 milhões de crianças e somente

superior a 1,2 milhão de espectadores. Somente neste ano,

20% deste total vão ao cinema”, explica Carla Camura-

a programação reunirá 100 filmes de 24 países – cerca

ti, que dirige o evento ao lado de Carla Esmeralda. “É

de 70% inéditos –, que serão exibidos com exclusividade

importante este trabalho de formação de plateia para

nas salas de cinema da Rede Cinemark, agora em dez ci-

aumentar esta base. Todos os anos fazemos parcerias

dades brasileiras, entre curtas, média e longa-metragens,

com escolas públicas e projetos sociais para levar crian-

brasileiros e internacionais, mostras especiais, além de

ças ao cinema, a maioria pela primeira vez”, completa.

Foto: Divulgação/FICI

“O sucesso do festival é a prova de que o cine-


Cena do filme Zarafa

O crescimento do evento é visível também no

de um papo entre o público e um membro da equipe

Prêmio Brasil de Cinema Infantil, que chega à sua quin-

do filme. Os brasileiros O diário de Tati (Mauro Farias)

ta edição com 137 filmes inscritos. “É surpreendente a

e 31 minutos (Álvaro Diaz e Pedro Peirano), ambos

quantidade de filmes. Este é um indicador incontestável

lançados em 2012, inauguram a programação.

do desenvolvimento real do gênero e do surgimento de

O longa brasileiro Corda Bamba, dirigido por

uma nova geração de cineastas, provando que é possível

Eduardo Goldenstein e inédito em circuito, será exibido

fazer cinema para crianças no Brasil, ao contrário do que

na Pré-estreia Brasil deste ano. Eduardo estará também

se falava há alguns anos”, entusiasma-se Carla Esmeralda.

no Fórum Pensar a Infância, que acontece entre os dias

O Prêmio, que tem como objetivo estimular a produção

27 e 30 de agosto, no Rio de Janeiro, ao lado de outros

de filmes nacionais, exibirá curtas-metragens voltados ao

realizadores como Rosane Svartman (Pluft) e Guilherme

público infantil em mostras competitivas e não competiti-

Fiúza (O menino no espelho), para debater sobre o de-

vas e premiará os melhores curtas de ficção e animação.

safio de adaptar para o cinema narrativas consagradas

Nesta décima edição, o festival apresenta no-

da literatura.

vidades com a estreia de dois novos programas. Um

O FICI ainda oferece um programa especial para

deles é a Sessão Contada, que receberá – durante a

escolas públicas e particulares com acompanhamento

projeção de Keshu (Índia, 2009), Tony 10 (Holanda,

pedagógico. Confiram!

2012) e O pequeno detetive e os fantasmas (Croácia, 2011) – um profissional da área artística para ler o filme

Informações: www.fici.com.br

em português enquanto ele é exibido. Já Conversa no

www.atelanasaladeaula.com.br

Cinema apresentará filmes recém-estreados seguidos

Perido em Brasilia: 1º a 11 de novembro

59


Camila Coutinho

WEB

Passatempo

Garance Doré

BLOGOSFERA Duas blogueiras de Brasília fazem sucesso em sites de revistas nacionais. Batemos um papo com Duda Maia, do Style Approach, e Denise Gebrim, do Diário de Acessórios. Por Equipe Revista T

60

do blog Cajon de Sastre. Quando voltei para o Brasil,

O blog da Duda Maia de Brasília é um olhar de

surgiu a necessidade de fazer um blog próprio, que

estilo pelo mundo. Ele nasceu e foi pensado para expor

eu pudesse falar mais sobre estilo etc. Assim, surgiu

e dividir todas as suas visões sobre as diversas culturas

o Style Approach.

e formas do vestir em cada canto do mundo. Assim

Revista T: Hoje você faz parte dos blogs do site da

ganhou evidência e, hoje, faz parte do site da revista

Revista Glamour. Esperava essa fama que tem hoje?

Glamour. A jornalista escreve sobre moda, comporta-

Duda: Não! O blog é mais uma vitrine para mim, um

mento, desejos e muito mais. Conversamos um pouco

espaço que escrevo o que gosto e edito meus pensamen-

com a Duda sobre os bastidores do Style Approach.

tos em relação à moda. Como jornalista, é um orgulho

Revista T: Como surgiu a ideia do blog?

enorme ter o blog como parte da revista.

Duda: O meu primeiro contato com blog surgiu quando

Revista T: Quais blogs de moda estão na sua lista de

me mudei para a Europa em 2007. Não queria parar de

favoritos?

escrever e nem perder o contato com o meu trabalho,

Duda: A lista é enorme! Mas alguns dos mais relevantes:

então procurei uma forma de fazer isso, acabei sendo

Who What Wear, The Sartorialist e Garance Doré.

convidada para ser uma das editoras-colaboradoras

Revista T: Dicas de moda para as leitoras?

Fotos: Divulgação/FICI

style approach


Carrie

Feminilidade dos anos 20

New York, New York!

Duda: Conheça bem o seu corpo e seu estilo sempre. A

Duda: Crescer sempre! Os projetos são tantos, a cabeça

moda é uma brincadeira, não tenha medo de se divertir

não para! Mas o principal deles é levar uma cultura de

com ela.

moda, criar um mercado mais aberto para o tema em

Revista T: Qual foi uma época fashion marcante para

Brasília.

você?

Revista T: Seus cinco objetos básicos indispensáveis?

Duda: Anos 20. A feminilidade da época sempre rende

Duda: iPhone, Macbook, Hidratante Embryolisse, high

uma boa leitura. A época um pouco “reprimida” que as

heels e um bom colar.

mulheres viviam resultava em uma moda leve, feminina,

BATE-BOLA

com detalhes cuidadosos que sempre valorizavam as

Lugar: Minha casa (que está quase pronta), onde eu des-

mulheres de forma delicada. Acho incrível viajar em

canso e recarrego! E Nova York, onde me renovo sempre!

referências daquele tempo e quando aplicada aos dias

Hobbies: Cozinha

de hoje traz uma nostalgia sem igual.

Ícone: Carrie Bradshaw e minha avó

Revista T: Quais as tendências do verão 2013 que já

Perfume: Diamant de Fragonard

aderiu ao seu dia a dia?

Filme: Sex and the City

Duda: As calças! Sempre fui uma pessoa de saias e

Livro: No momento, Writing on Fashion

vestidos, mas já estou totalmente no mood das calças!

Música: Qualquer uma da Adele

Nunca comprei tantas na minha vida.

Sonho de consumo: Conhecer os quatro cantos do mundo

Revista T: Quais seus próximos projetos?

Uma frase: Seja feliz!

61


WEB

Favoritos

Denise Gebrim

Sound of

62

Diário de Acessórios

eu mesma queria. Escolhi uma das minhas maiores

O blog Diário de Acessórios já é um sucesso

paixões, que são os acessórios e pronto, nascia aí a

entre as antenadas. O blog da Denise Gebrim é de

ideia. Inicialmente, de forma muito despretenciosa,

Brasília e fala sobre as últimas tendências de aces-

mas, depois, com o aumento do número de acessos,

sórios, dicas de como usar, entre outras coisas. Faz

fui percebendo que a coisa não poderia parar e que eu

parte do site da revista RG e do network de blog de

não poderia deixar de ter comprometimento. Forcei-me

modas F*Hits.

a abastecer o blog com o máximo de conteúdo e fre-

Revista T: Como surgiu a ideia do blog?

quência. Acho que o F*Hits percebeu, se sem estrutura

Denise: Sempre amei moda! Fiz fashion marketing na

nenhuma resultava nesse trabalho, então, com apoio

Universidade de Milão e também me formei em moda

por trás, decola ainda mais. E foi assim que o blog se

pelo Iesb. Então, sempre respirei o universo da moda

tornou mais robusto e tomou a forma que tem hoje.

e quis fazer algo envolvido com isso. Mas acho que a

Revista T: Hoje você faz parte dos blogs do site da RG.

semente da ideia do blog começou mesmo a ser plan-

Esperava essa fama que tem hoje?

tada quando fiz um curso em São Paulo e conheci a Ale

Denise: Acho que, na verdade, não é exatamente uma

Farah. A afinidade foi grande e me tornei colaboradora

questão de esperar pela fama ou sucesso. Sempre fiz

dela escrevendo algumas coisas e cobrindo o São Paulo

meu trabalho com o máximo de profissionalismo e

Fashion Week quando ela escrevia para a Vogue. Neste

dedicação possíveis. Fiz por paixão mesmo. Acho que

momento, descobri o prazer de escrever sobre moda.

foi exatamente isso que tornou o blog um sucesso e

Daí em diante, foi uma questão de impulsionar a von-

foi uma surpresa. Aliás, uma surpresa muito agradável,

tade de ter um negócio próprio, escrevendo aquilo que

sempre, claro.

Fotos: Divulgação/FICI

Music


Empurrãozinho

Acessório Indispensável

Para chorar

Modelagem Peplum

Revista T: Quais blogs de moda estão na sua lista de

projeto junto ao F*hits, abrindo novos canais que vão além

favoritos?

do mundo da moda e entram na área de comportamento,

Denise: Internacionais: Sea of Shoes e Men Repeller

entretenimento e turismo. Em breve teremos novidades.

Nacionais: Glam4you.com e Pink About it

Revista T: Seus cinco objetos básicos indispensáveis?

Revista T: Dicas de moda para as leitoras?

Denise: Uma bela bolsa, meu iPhone, aliança, brincos e

Denise: Saber valorizar o próprio corpo e encontrar um

uma sapatilha confortável.

estilo que te faça feliz. Saber brincar com a moda e não se tornar escrava dela. Lembrar sempre que moda é uma

BATE-BOLA

forma de se expressar, uma maneira de sermos diferentes

Lugar: A casa dos meus pais.

e únicos.

Hobbies: Assistir a séries de televisão

Revista T: Quais as tendências do verão 2013 que já aderiu

Ícone: Audrey Hepburn.

ao seu dia a dia?

Perfume: Coco Mademoiselle da Chanel

Denise: Tenho usado muito maxi brincos e colares com-

Filme: Encontro Marcado. Choro todas as vezes! Rsrs!!!

pridos. A modelagem peplum e os conjuntinhos também

Livro: O Poder, da mesma escritora de ‘O Segredo’, Rhonda

me conquistaram e já fazem parte do meu guarda-roupa.

Byrne. Porque, às vezes, a gente precisa de um empur-

Revista T: Quais seus próximos projetos?

rãozinho, né?!

Denise: Costumo deixar as coisas acontecerem naturalmen-

Música: Todas do Sound of Music

te à medida que as oportunidades vão surgindo, mas tenho

Sonho de consumo: Ter seis filhos é sonho de consumo?!

um desejo de apresentar um programa voltado ao universo

Uma frase: “A moda passa. O estilo permanece.” Coco

fashion, na web ou tv. Também estou desenvolvendo um

Chanel

63


total flower Estampas florais terão presença constante neste verão. Alegres e românticas, aparecem nas saias, blusas, vestidos e macacões. Os detalhes bem valorizados são o segredo de uma produção perfeita. Fotos: Kazuo Okubo


maxi colar basic collection pulseira e anel dondoca atrevida macacĂŁo skaf bolsa weni maranhĂŁo sandĂĄlia lenny e cia


รณculos dolce & gabbana para voriques optica camisa, calรงa, pulseiras e anabela holy brincos e anel dondoca atrevida carteira weni maranhรฃo


colar e pulseiras hat shop brincos dondoca atrevida regata e saia basic collection bolsa weni maranh達o


chap茅u hat shop 贸culos giorgio armani para voriques optica maxi colar e anel dondoca atrevida mai么 raia 3 pantalona skaf braceletes e bolsa weni manranh茫o sapatilha lenny e cia


maxi colar e cinto holy bracelete hat shop anĂŠis dondoca atrevida vestido raia 3 sandĂĄlia skaf carteira weni maranhĂŁo


처culos bulgari para voriques optica brincos dondoca atrevida macac찾o basic collection clutch, tiara, pulseiras e bracelete weni maranh찾o


maxi colar e pulseiras hat shop vestido basic collection carteira weni maranhĂŁo anĂŠis dondoca atrevida


lenรงo cabeรงa hat shop colar e anel dondoca atrevida regata e lenรงo cinto basic collection saia e bracelete holy carteira weni maranhรฃo


maxi colar dondoca atrevida carteira weni maranhĂŁo pulseira hat shop vestido e sandĂĄlia skaf


รณculos jimmy choo para voriques optica lenรงo blusa e peep toe lenny e cia brincos dondoca atrevida braceletes weni maranhรฃo shorts holy


óculos burberry para voriques optica colar hat shop macacão raia 3 bolsa weni maranhão sandália skaf


贸culos emilio pucci para voriques optica maxi colar, anel e bracelete dondoca atrevida carteira weni maranh茫o regata e shorts basic collection


vestido holy braceletes weni maranh達o rasteira lenny e cia Anel dondoca atrevida


Modelo: Mônica Alves (Scouting Models) Beleza: Alex Sander (Luiz Carlos Cabelo e Maquiagem) Produção de moda: Equipe Revista T Assistente de fotografia e tratamento de imagem: Matheus Pena Agradecimentos: À família Fonseca Borges


A inspiração é ilimitada. A exclusividade da fotografia, não.

(61) 3878-9100 SCES Trecho 02 Conjunto 31 - ASBAC

(em frente ao restaurante Dom Francisco)


Visite a casa da luz vermelha e conheça o nosso acervo fine art de renomados artistas nacionais. Cada foto possui tiragem limitada, impressão em papel museológico com tinta a base de pigmentos minerais de alta qualidade e durabilidade, certificado de autenticidade e de numeração. Porque seu ambiente é como o momento de um clique: único.

w w w . a c a s a d a l u z v e r m e l h a . c o m


chapĂŠu hat shop camisa e bracelete basic collection bermuda saad sapatilha e pulseira rosĂŞ holy


óculos dolce & gabbana para voriques optica camisa, bermuda e sapato vorix menswear

Ilumine seu Verão Que tal sair da mesmice com as cores que acendem qualquer produção? Alegre e vibrante, o fluo refresca o verão. Em quantidades pequenas, usado apenas em uma peça ou acessório, pode mudar completamente o visual. Fotos: Kazuo Okubo


贸culos prada para voriques optica mai么 raia 3 saia e cinto basic collection pulseiras hat shop


贸culos evoke para voriques optica vestido holy bolsa lenny e cia sapatilha basic collection pulseira e brincos dondoca atrevida


blusa holy saia basic collection pulseiras e anel dondoca atrevida


ela veste chapéu e pulseiras hat shop óculos marc jacobs para voriques optica t-shirt e calça skaf sapatilha basic collection anel dondoca atrevida ele veste óculos, t-shirt, bermuda e tênis vorix menswear


vestido skaf cardig達 e sapatilha basic collection bolsa saad pulseira, anel e brincos dondoca atrevida


camisa, calça, cinto e sapatênis vorix menswear


óculos dolce & gabbana para voriques optica chapéu hat shop regata, cardigã e saia skaf ÓCULOS CALVIN atrevida KLEIN pulseira dondoca PARA ÓTICA SANTANA BATA E COLAR PATACHOU ANEIS HAT SHOP BIQUÍNI E BOLSA ADRIANA DEGREAS PARA RAIA 3 RASTEIRA AGIAFATTO


ela veste óculos chloé para voriques optica camisa basic collection saia, cinto e bolsa skaf sapatilha holy pulseiras hat shop ele veste óculos carrera para voriques optica camisa, t-shirt, calça, cinto e sapatênis vorix menswear


Modelos: Thaís D’Lima e Luca Montandão (Mega Model) Beleza: 548 Hair Felipe Pimenta (Cabelo) Maria Gontijo (Maquiagem) Produção de moda: Equipe Revista T Assistente de Fotografia e Tratamento de Imagem: Matheus Pena Agradecimentos: Torre de TV Digital de Brasília


camisa e bracelete basic collection shorts raia 3 anel holy pulseiras neon dondoca atrevida mochila saad


moda

Brigitte Bardot

Josephine Baker

Inspiradores

The Beatles

As pessoas que influenciaram e continuam a mudar a história da moda Por Camila Penha Soares A revista Time listou os nomes mais influentes no mundo da moda. Entre nomes de estilistas, marcas,

na Paris dos anos 20. Ela mudou os conceitos de beleza da época por sua miscigenação e o perfil dramático.

fotógrafos, estão nomes das mais importantes “musas inspiradoras”. De Hollywood à realeza, pessoas que

Brigitte Bardot

muitas vezes nem estavam inseridas nesse meio, mas

A atriz e cantora, loira voluptuosa, virou símbolo

que de alguma forma marcaram a história e até mudaram

sexual dos anos 50 e 60. Foi sua atuação em Manina (1952)

a vestimenta da época.

uma das causas da difusão do uso do biquíni. Além de ser

Existem nomes bem memoráveis, como Audrey

dado a ela o crédito da tendência de usar blusas de lã com

Hepburn e Grace Kelly, e outros que, às vezes, nos es-

abertura para expor os ombros e da glamourização de

quecemos de suas importâncias, como Josephine Baker

Saint-Tropez, na França, e de Búzios, no Brasil. Foi musa

e Jean Harlow. A lista:

de Alain Gourdon, Andy Warhol e Bob Dylan. Bailarina, em uma conversa com a estilista Rose Repetto, pediu um

Josephine Baker

sapato que fosse tão leve quanto suas sapatilhas de balé

Elegante e exótica, a dançarina começou a carreira

e, então, surgiu a sapatilha para o dia a dia.

Mas sua vida mudou e virou uma das artistas mais admi-

94

The Beatles

radas e bem pagas da Europa. Até trabalhou como espiã

Nos anos 60, um grupo de quatro garotos enlou-

durante a Segunda Guerra Mundial. Um dos marcos da

queceu o mundo, eram os Beatles. Jaquetas sem colarinho

dançarina de teatro de revista foi fazer uma apresentação

de Pierre Cardin, ternos neons e estilo de cabelo foram

usando nada mais que uma saia de bananas artificiais,

difundidos com os músicos. Mesmo com a mudança no

Fotos: Divulgação

com algumas participações na Broadway, em Nova York.


Jane Birkin James Dean

David Bowie Farrah Fawcett

estilo deles com o passar do tempo, a influência con-

nos tapetes vermelhos. Já inspirou de tantas maneiras

tinuou. Da carinha de meninos lavada para os bigodes

alguns estilistas que em 2013, entre 23 de março e 28 de

durante o período hippie, das botas aos óculos de John

julho, o Victoria e Albert Museum de londres, mostrará

Lennon, os Beatles foram um fenômeno cultural.

uma exposição chamada “David Bowie is”, que conta com 300 peças como fotografias e figurinos originais,

Jane Birkin

incluindo o casaco Alexander MacQueen da bandeira

Não há como negar a influência do nome Birkin na

do Reino Unido. A mostra será patrocinada pela Gucci.

moda, já que a bolsa que leva o mesmo nome da marca Hermès está sempre com lista de espera de comprado-

James Dean

ras e é um símbolo de elegância para quem a carrega.

O galã foi a causa maior da popularização da

A modelo, atriz e cantora foi uma das precursoras do

camiseta. Seu look e caráter rebeldes foram amplamente

estilo boho e era adepta do hi-lo, andava pelas ruas com

copiados. Jeans, camiseta, jaqueta de couro e topete

uma bolsa Chanel, flores no cabelo e pés descalços. A

formavam o estilo do anti-herói hollywoodiano. Morreu

parceira com seu marido, o músico Serge Gainsbourg,

jovem, de forma trágica, deixando seu estilo como um

resultou na famosa música “Je T’Aime Moi Non Plus” e

legado não apenas para jovens do mundo inteiro como

em outra ícone fashion, sua filha Charlotte Gainsbourg.

também marcas.

David Bowie

Farrah Fawcett

O cantor surpreendeu a todos com a capacidade

O corte de cabelo do século pode ser definido pelo

de se renovar, criando alter-egos andróginos como

que Farrah Fawcett usou interpretando Jill Munroe em

Ziggy Stardust e Aladdin Sane nos anos 70, na época

As Panteras, de 1976. Muito copiado na época, seguiu

do glam rock. E depois, surgiu como Thin White Duke.

gerações e influencia cabeças até hoje. Não há como

Foi precursor de Lady Gaga e Madonna, usando spandex

conceituar o estilo retrô dos anos 70 sem imaginar a

e maquiagem bem coloridas nos shows e looks bizarros

atriz com o jeans de cós alto e o cabelão loiro ondulado.

95


moda

Katharine Hepburn

Zelda Fitzgerald

Audrey Hepburn

Jean Harlow

Zelda Fitzgerald

por Givenchy, que tinha adoração por Audrey. Ele,

Zelda foi literalmente uma musa. Era nela que

pessoalmente, criava desenhos de vestidos de gala

seu marido Scott Fitzgerald se inspirava para escrever.

para que ela usasse nas aparições sociais. Seu estilo

Anos 20, época do jazz, ela andava nos círculos sociais

marcou por ser minimalista, romântico e feminino,

mais exclusivos de Nova York e Paris. Zelda era um

sem deixar a sofisticação de lado. A cor preta, na sua

camaleão estético, sempre mudando sua forma de

pele bem clara, sapatilhas, calças capri e lenços são

vestir e o cabelo. Seus cabelos e saias curtos marcaram

sinônimos da atriz.

mesmo seu nome na moda. Katharine Hepburn Jean Harlow

Não se engane pela beleza clássica da atriz. Ela

Antes de Marylin, houve Harlow. Vestidos de

sempre foi moderna na sua forma independente de

gala de cetim, cabelo loiro platinado, corpo escultural

pensar e nas suas escolhas ao vestir. Nos anos 20, onde

e boca bem marcada. O procedimento para clarear o

reinava o estilo bem feminino, ela optava por usar cal-

cabelo era tão tóxico que ainda especula-se sobre a

ças, camisas e sapatos confortáveis. Ela mostrou que

verdadeira razão de sua morte com apenas 26 anos.

a mulher podia usar o que bem entendia sem perder a

Podemos creditar a ela a sedução que as loiras ganha-

feminilidade. Ganhou um prêmio da CFDA, o Conselho

ram com os tons de seus cabelos.

dos Designers de Moda da América, em 1986, por fazer

Alta e magra demais, com um pescoço comprido.

96

Michael Jackson

Suas linhas de bailarina viraram sinônimo de elegân-

Ele foi e sempre será o “rei do pop”. Como não

cia. Seus personagens no cinema são eternamentes

ouvir seu nome sem lembrar das luvas de glitter em

conhecidos pelos figurinos, muitas vezes assinado

uma só mão, a icônica jaqueta de couro vermelha ou os

Fotos: Divulgação

a mentalidade da época repensar a moda feminina. Audrey Hepburn


Michael Jackson

Madonna

Grace Kelly

Michelle Obama

Lady Gaga

ternos brancos. Seus casacos com temática militar eram

Ela continua a impressionar o público cada vez que

usados no palco e fora dele, e seu estilo influenciou

coloca o pé, bem produzido, fora de casa.

coleções de marcas como Balmain e Castelbajac. Possuía um guarda-roupa verdadeiramente feito para um rei.

Madonna Sutiã de cones, vestido de noiva, leggings com

Grace Kelly

saias jeans curtas e muitos, muitos acessórios! Ma-

Seu vestido de noiva foi tão marcante que até

donna já passou por vários estilos de som e moda

Kate Middleton se inspirou no modelo para o casamen-

durante sua carreira, mas nunca deixou de ser uma

to com Príncipe William. A atriz foi um símbolo do

inspiração para os jovens. Em 2010, ela se juntou com

estilo dos anos 50 e deixava qualquer peça glamurosa

a filha adolescente para lançar a grife Material Girl,

com sua beleza impecável. Influenciou marcas como

voltada para esse público teen.

Hermès e Tommy Hilfiger. Mas como princessa de Mônaco que virou um verdadeiro ícone de moda. A

Michelle Obama

possibilidade de uma garota americana se tornar uma

A primeira dama americana junto com o marido

verdadeira princesa a fez constantemente vigiada pelos

formou o primeiro casal afro-americano no poder do

fashionistas da época.

País. E, também, mostra curvas reais em uma mulher de tanta evidência na política. Não tem medo de cores

Lady Gaga

fortes e já fez o nome de estilistas que tem o prazer

Roupa feita de carne crua ou bolhas de sabão.

de vesti-la, como foi o caso de Jason Wu. Ela é patrona

Nada em Lady Gaga é tradicional. E seu estilo extra-

de projetos que apoiam novos estilistas e usa peças

vagante a fez parte do mundo da moda, tornando-a

de grandes marcas da alta-costura como de lojas fast-

parceira em projetos com Giorgio Armani, Polaroid e

fashion. É uma mulher forte que exala confiança mesmo

escreve até uma coluna de moda para a V Magazine.

com um par de tênis, Lanvin, diga-se de passagem.

97


moda

Princesa Diana

Jackie Kennedy Onassis

Bettie Page

Andy Warhol

Jacqueline Kennedy Onassis

em suas roupas. Seus estilo ficou mais casual e, ao

Também primeira-dama americana foi a repre-

mesmo tempo, sofisticado e moderno. Adorava abusar

sentação de sofisticação dos anos 60. Com tailleurs

das cores e popularizou tendências como estampas

impecáveis e colares de pérolas, ela tornou a política

florais (extremamente forte nesta estação) e mangas

fashion. E é em um momento trágico da sua vida, o assas-

bufantes. Contava com grandes amizades com estilistas

sinato de seu marido, que sua roupa será mais lembrada.

famosos como Dior, Valentino, Gianni Versace e a dupla

O conjunto rosa da Chanel, com chapéu combinando,

Catherine Walker e Elizabeth Emanuel. A “Princesa do

ficou para sempre marcado na história da moda. Mesmo

Povo” deixou saudades com sua partida antecipada.

depois de seu segundo casamento, seu estilo passou a ser mais casual, mas continuou elegante. E foi a partir dela que os óculos gigantes ganharam tanto espaço e são muito usados até hoje.

Andy Warhol O pintor foi o criador da pop art. Muitas das “musas” acima influenciaram suas obras. Mas ele tamseu estilo nos vestuários. O próprio artista era bastante

A rainha das pin-ups, a modelo com o cabelo ne-

peculiar na sua forma de vestir, usando óculos de sol

gro com franjas grossas e imensos olhos azuis chegou

amarelos em eventos de gala ou calças com manchas

a ganhar uma personagem de histórias em quadrinho

de tinta. Ele ilustrou revistas de moda e modificou a

com seus traços inesquecíveis. Seu estilo de bad-girl

moda dos anos 60 com seus conceitos. Uma de suas

virou fetiche masculino.

frases mais marcantes: “Moda não é o que você usa em algum lugar, mas toda a razão de ir a ele.”

Princesa Diana

98

Diana entrou para a realeza britânica muito nova,

Esperamos que a cada dia surjam mais musas

tímida e com pouca confiaça. Mas, com o amadureci-

no caminho da moda, mudando a história de como

mento da idade, ela foi mostrando sua personalidade

enxergamos o mundo.

Fotos: Divulgação

bém foi objeto inspirador de designers que recriaram Bettie Page


maxi colar basic collection blusa skaf saia raia 3 carteira e anabela holy


SOFISTICADA COMBINAÇÃO O branco e o bege cada vez ganham mais destaque nas produções. O que antes ficava reservado a pequenas participações, agora são as estrelas em looks inteiros com pitadas de cor nos acessórios. É inquestionável como tornam o visual chique. Fotos: Tatiana Rehbein


maxi colar, brincos e anel dondoca atrevida bracelete hat shop vestido basic collection bolsa saad scarpin lenny E cia


maxi colar, brincos, pulseira e anel dondoca atrevida blusa raia 3 calรงa e scarpin skaf cinto saad bolsa lenny e cia


brincos, anel e pulseiras dondoca atrevida vestido skaf cinto hat shop


brincos holy camisa basic collection saia skaf anel dondoca atrevida bolsa lenny e cia


maxi colar e anel dondoca atrevida regata e saia basic collection bracelete skaf bolsa lenny e cia


maxi colar, brincos e anel dondoca atrevida camisa e saia basic collection carteira skaf


brincos e anel skaf bracelete dondoca atrevida vestido saad


brincos e anel dondoca atrevida clutch e pulseiras hat shop vestido skaf


maxi colar, clutch e anel dondoca atrevida blusa basic collection calรงa holy scarpin skaf


brincos e anel dondoca atrevida blusa e saia holy scarpin e bolsa saad


brincos, pulseira, anel e carteira dondoca atrevida vestido holy scarpin skaf Modelo: Gabriela Leal Beleza: Junoh Padilha (Luiz Carlos Cabelos e Maquiagem) Produção de moda: Equipe Revista T Assistente de Fotografia: Tamine Gonçalves Agradecimentos: Ândrea Zorzeto


114


115


beleza

MAIS JOVEM COM CÉLULAS-TRONCO Estudos revelam o poder das células-tronco no combate às rugas Por Natália Melo

Que as células-tronco podem trazer inúmeros

paciente: abdômem, bumbum ou até mesmo o joelho.

benefícios à saúde, todo mundo sabe. Agora, a grande

Em seguida, o material é enviado ao laboratório, onde é

aposta é que elas possam também ajudar no retarda-

feita a extração das células-tronco adultas.

mento do envelhecimento. Confira como a terapia es-

Uma vez injetadas na pele do paciente - ao redor

tética pode ser uma importante aliada na luta contra as

dos olhos, no pescoço, nas mãos, na boca etc -, as célu-

indesejadas ruguinhas.

las se transformam em fibroblastos, aqueles tecidos

116

sultado não poderia ser diferente: pele firme, brilhante e

De acordo com a Biomédica Juliana Cruz, as cé-

rugas suavizadas em apenas três meses após a aplicação.

lulas-tronco podem ser encontradas em embriões, no

A vantagem da terapia estética é que o risco de

cordão umbilical e em tecidos adultos. “Elas possuem

rejeição é praticamente nulo, já que as células utilizadas

o diferencial de conseguirem gerar uma cópia idêntica

são retiradas do próprio paciente. Além disso, a recu-

de si mesma e se diferenciarem em vários tecidos do

peração é geralmente mais rápida e o aspecto da pele

corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue”, explica.

fica mais natural.

“As encontradas em embriões humanos, por exemplo,

Os benefícios da terapia estética vão muito além

podem promover a cura de diversas doenças como o

do combate às rugas. Casos mais delicados, como

câncer, o mal de Alzheimer, cardiopatias, entre outras”.

tratamento contra o vitiligo e outras doenças rela-

A nova técnica envolvendo células-tronco, por sua

cionadas à derme também vêm sendo estudados. A

vez, mostra-se eficiente também no mundo da estética.

técnica auxilia, ainda, na eliminação de cicatrizes,

Feito no próprio consultório e utilizando apenas uma

manchas, calvice e flacidez. Com tantas vantagens,

anesteisa local, o procedimento consiste na retirada

o procedimento parece só não agradar ao bolso: as

de gordura de locais estratégicos do corpo do próprio

sessões podem custar até R$ 20 mil.

Foto: Divulgação

responsáveis pela produção de colágeno e elastina. O reTERAPIA ESTÉTICA


Estética

essa é a hora Momento de cuidar da aparência e se preparar para o verão Por Dr. Erasmo Tokarski

Estamos em setembro, mas já é hora de pensar na

Mas a boa notícia é que existem tratamentos de ponta

estação mais esperada pelos brasileiros: o verão. Mas todo

que apresentam ótimos resultados. Atualmente, muitos

ano é a mesma coisa, as pessoas deixam tudo para cima

procedimentos estão à disposição, a indicação, número de

da hora e 30 dias antes da tão sonhada viagem acabam se

sessões e qual é o mais indicado vai depender da avaliação

submetendo a tratamentos estéticos e dietas mirabolantes

do profissional. Por isso, não adianta querer milagre. Para

sem nenhuma orientação. Resultado: o sonho vira pesadelo

obter e manter os melhores resultados, é importante conci-

e pode trazer sérios riscos à saúde.

liar uma alimentação saudável e prática de atividade física.

ticos para aproveitar a estação, precisa começar a se pla-

Coolsculpting: Segundo pesquisas apresentadas no

nejar. Alguns métodos possuem aplicação a longo prazo,

congresso da Academia Americana de Dermatologia, uma

como a depilação a laser, na qual o paciente precisa dar um

única aplicação pode reduzir as medidas em até 3 cm. O

intervalo de 30 dias entre uma sessão e outra, e também a

aparelho já está certificado pela Anvisa e usa a técnica de

utilização de algumas substâncias que requerem restrição

congelamento das células adiposas para reduzir gordura

ao sol, como o ácido retinóico.

localizada. O procedimento consiste em resfriar as células

Não há dúvidas de que celulites, gordura localizada Vestido Célia Neves, estrias são as campeãs de reclamações das mulheres. jóiaseMiranda Castro

118

Alguns tratamentos:

adiposas que são eliminadas naturalmente pelo organismo. Esse processo pode durar até três meses. A sessão

Fotos: Divulgação

Quem quer se submeter aos procedimentos esté-


dura cerca de uma hora e pode ser utilizado no abdômen,

quer dizer que todos esses processos atuando juntos vão

culotes, costas e flancos, no mesmo dia após o procedimen-

aperfeiçoar os resultados, aumentando o metabolismo da

to o paciente pode retomar suas atividades normalmente.

região, aquecer o tecido subcutâneo e reduzir as células

Spectra Laser Toning: Para aqueles que enfrentam

de gordura. Para manter os resultados, é preciso manter

problemas de melasma, aquelas indesejáveis manchas

uma alimentação saudável e praticar atividades físicas. A

acastanhadas na face, o laser age para eliminá-las defi-

técnica é não invasiva e praticamente indolor.

nitivamente. Até então, o problema era tratado apenas

Depilação a laser: Hoje o procedimento conta com a

com medicamentos tópicos, que normalmente precisam

tecnologia que permite a remoção dos “indesejados pelos”

ser utilizados por toda a vida. Em média, são necessárias

por um longo tempo, ou até a sua eliminação definitiva.

10 sessões, realizadas uma vez por semana, para que as

Já existem lasers específicos para peles naturalmente mo-

manchas diminuam.

renas ou negras, o que antes não se existia. Mas indepen-

Fraxel/Thulium: Laser que elimina rugas finas,

dente da cor da pele, o importante é que a pele não esteja

manchas, cicatrizes de acne, melhora o colágeno, sem a

bronzeada pelo sol para o sucesso do tratamento. Entre

pessoa precisar se afastar das atividades físicas e do tra-

uma sessão e outra, o intervalo mínimo deve ser de 30 dias.

balho. São em média 5 sessões a cada 3 semanas. Estimula

Endolaser: Tratamento a laser minimamente invasi-

o colágeno deixando a pele renovada. O tratamento deve

vo indicado para tratar desde aqueles vasinhos incômodos,

ser interrompido pelo menos 20 dias antes do paciente se

até as varizes mais grossas e salientes. Sem a necessidade

expor ao sol.

de remoção cirúrgica, a tecnologia faz desaparecer, aos

Velashape: Uma máquina que combina radiofrequência bipolar, infravermelho, sucção e manipulação computadorizada dos tecidos para eliminar a celulite. Isso

poucos, a veia. O procedimento é praticamente indolor, não deixa cicatrizes, o paciente já sai andando e pode reVestido Célia Neves, tornar à sua rotina diária normal no dia seguinte. jóias Miranda Castro

119


ESPORTE

Espinhaço do Chicão Canionismo

120

Pisar onde nunca ninguém pisou. Essa foi a pro-

de possibilidades, virgens. A agricultura vai até onde o

posta que recebi da Cerrado Aventuras, uma agência de

solo permite, e o resto é assim, desde sempre, remoto.

ecoturismo e turismo de aventura sediada em Pirenópolis,

Ambiente hostil, serpentário natural, assombra-

que frequentemente organiza expedições extremas com o

do pelos matutos locais com seus causos de onças. É

propósito principal de colocar os guias em situações limi-

conhecido na região por Espinhaço do Chicão, e algumas

te sob diversos aspectos, buscando o condicionamento,

poucas cachoeiras são acessíveis. Mas nosso projeto era

a tranquilidade e o racional nas operações com turistas

procurar justamente as outras!

no dia a dia. São saídas de um grupo seleto, do qual só

Depois dos longos treinos de preparação para o

participam os que demonstram habilidades para estar

Brasil Ride no final de semana, comecei a dobrar plantão

ali, afinal, espera-se o pior.

para conseguir um alvará de 54h. E foi assim, extenuado,

Apenas 120km em linha reta - 300km pelas estra-

que deixei Brasília à meia-noite, para quatro horas de

das separam a Capital Federal do local escolhido, um

carro. E quando a viatura parou por absoluta impossi-

platô a 1.200m de altitude no norte de Goiás, município

bilidade de continuar, desci, coloquei o isolante térmico

de Niquelândia, próximo a Água Fria. Um canion fabu-

e o saco de dormir sob o holofote da lua, e desliguei a

loso afasta o homem e cria um reduto de vida silvestre

chave geral por 1h30. Quando acordei do bivaque (nome

protegido por paredes verticais de até 500m de altura,

que se dá ao ato de deitar e dormir, onde quer que esteja,

em um cenário monumental. São, na verdade, milhares

sem qualquer abrigo), o sol parecia incendiar o horizonte

Fotos: Desbrava

Por Weimar Pettengill


despejando sobre a vegetação, meio caatinga, um ver-

temperatura. A partir de então, antes que o corpo expe-

melho incrível.

rimentasse o super aquecimento, a água fria restabelecia

Deixamos o local prontos para qualquer coisa. Já

os ânimos. Dezenas de mergulhos, paisagens de filme.

com as roupas de neoprene, e na mochila todo o equipa-

Cachoeiras, corredeiras, paredões de pedras literalmen-

mento de canionismo imaginável, comida e disposição:

te rasgados pela água.

tudo que precisaríamos para sobreviver de forma autôno-

E conseguimos algumas proezas, como inverter

ma nas próximas 48h. Às sete da manhã, encontramos, eu

o dito popular: agora tudo que desce, sobe. E muito.

e o Fabiano Nardoto, o restante da equipe que havia feito

Assim que descobri a intenção do Guilherme Pelegrini

uma precursora na região no dia anterior, e escolhido as

Predebon, o Chuck, líder da expedição. Na verdade, a

melhores rotas para encontrar os piores lugares.

nossa missão era explorar três canions, e, para isso,

Confesso que quase não sobrevivi à primeira

era preciso subir novamente. Escolhemos uma grota

caminhada de abordagem. O que deveria durar 40min,

seca e começamos até com certo conforto, a escalada.

consumiu 2h de caminhada em ritmo forte, rasgando

À medida que subíamos, saindo da mata fechada, pude

mato, subindo e descendo pirambeiras inacreditáveis,

perceber a meta ambiciosa: à direita, uma parede de

o corpo queimando em brasa dentro no neoprene, e a

rocha podre (quebradiça) e suja (mato). À esquerda,

mochila pesada nas costas. A água gelada da cachoeira,

uma parede ainda maior, estimo aproximados 300m de

enfim, foi o único remédio.

desnível, nossa única chance de fuga. Deixamos a grota

Mas o primeiro trabalho vertical do dia, um rapel

seguindo o rastro de uma avalanche de pedras, recente,

na cachoeira de água cristalina, mudou o cenário e a

que abriu uma clareira na mata ciliar. Enquanto subia,

121


ESPORTE

pude ver com mais detalhes a grandiosidade do lugar, e

ainda dentro da caixa estanque, é que pude raciocinar

a escalada quase vertical que nos aguardava.

sobre o quadro. Não pude ajustar a máquina, a foto saiu

Uma única rota, vista de baixo, parecia viável.

de qualquer jeito, e eu liguei a tração no módulo “Calango

Cerca de um metro de largura, com trechos verticais, de

Apavorado no Cerrado”. Tentei falar “cobra” com a maior

escalada no capim - essa é nova até pra mim, com perdão

naturalidade possível para os cinco companheiros que

do trocadilho. A terra se soltava enquanto mãos e pés

vinham atrás, morro abaixo, e só respirei uns cinquenta

tentavam se firmar, sempre preocupado com os que

metros acima, já em um mirante, de onde avistamos uma

vinham atrás. Vez por outra, o companheiro da frente

cachoeira majestosa, nosso pr��ximo alvo.

122

E as horas correram exatamente assim. Um susto,

Mas confesso que o pior ainda estava por vir: ao me

um presente. Um salto de 10m em um poço desconhe-

deparar com algo se mexendo, a 15 centímetros do rosto

cido, e uma cachoeira de 70m. Um sapo venenoso, e um

na parede vertical, por pura curiosidade, afastei o capim e

poço tipo jardim japonês, de água cristalina, esverdeada,

me deparei com um buraco. Os olhos demoraram alguns

onde a alma pede para sentar e ficar. Quando escureceu,

instantes para ajustar o foco mas a informação rodou o

escolhemos uma margem do rio formada por um pouco

corpo imediatamente, naquele calafrio que “arrepia o es-

de areia e seixos, relativamente plana, tiramos os neo-

pinhaço”. Dentro da cavidade havia uma cobra, me pare-

prenes molhados, colocamos roupas secas, e dividimos

ceu ser uma cascavel, com a couraça escura que salientava

uma sopa de verduras com shitake (eu que dispenso

a listra branca, em total camuflagem com o capim seco.

sopa e nem gosto tanto assim de cogumelos, nunca

Só quando já estava com a câmera fotográfica nas mãos,

experimentei nada tão saboroso!).

Fotos: Desbrava

gritava “pedra”, e o sufoco era geral.


A lua cheia nasceu, iluminando a garganta de

Eram 10h da manhã, aproximadamente, quan-

pedra e mato, e o acampamento improvisado silenciou-

do torci o tornozelo, em um movimento agravado

se — do ponto de vista humano, enquanto a festa na

pelo peso da mochila. Com os tendões luxados e sem

floresta seguia a mil. Eram tantos barulhos diferentes,

condições de firmar o pé direito, vi-me obrigado a

alguns tão próximos do acampamento, que ativavam o

deixar o grupo principal e seguir aproximadamente

consciente. Lembro-me de acordar várias vezes, umas

por 15km rumo a única rota de fuga possível, escolta-

por uivos, outras por corridas nas folhas secas sob a

do por três companheiros. Fui resgatado pelo grupo

copa das árvores. Por absoluta falta de espaço, cada

principal às 11h da noite, em meio a uma estrada que

um levou apenas uma manta térmica. Protegidos pela

liga nada a lugar algum, depois que conquistaram a

fragilidade do papel alumínio, dormindo no chão duro,

última garganta do projeto, e às 03h da madrugada

cheio de pedras, mas ambientado, pensei no óbvio so-

estava em casa, finalmente tomando um banho e me

lenemente ignorado em tempos modernos: precisamos

preparando para voltar ao trabalho às 08h da manhã.

de pouco para viver.

Quebrado, mancando, o corpo todo arranhado e ainda

Quando a alvorada do segundo dia despertou

cheio de espinhos, mas com a alma mais forte que

o acampamento, continuamos por um trecho de pula-

nunca, no verdadeiro sentido do “empeno, mas não

pedras, e uma hora mais tarde saímos do leito do rio

quebro”, com a certeza que em alguns dias estarei

para mais uma seção de escalada, primeiro na mata, com

pronto para outra.

muito capim-navalha, unha-de-gato e espinhos, e depois já no cerrado, com vegetação rasteira e muita pedra.

Para curtir mais fotos da brincadeira no Espinhaço do Chicão e assistir ao vídeo, acesse www.desbrava.com.

123


Perfil

LAURA ALBERT A escritora e cantora punk americana em visita ao Brasil

126

“A realidade é muito mais estranha que qual-

ricanos. A ex-cunhada, que emprestou o corpo e alma

quer ficção’’; esta frase proferida pela escritora e cantora

ao personagem JT, brigou com Laura após o desgaste

nova-iorquina Laura Albert pode traduzir muito bem sua

midiático. Laura não se arrepende, apenas diz que estar

história de altos e baixos.

escondida atrás de um nome, ser outra pessoa, a deixava

Escondida durante muitos anos atrás do perso-

menos exposta a relatar sua dor, contar secretamente o

nagem fictício, o andrógino JT Leroy, Laura não só ven-

que passou nas ruas de Nova York, incluindo casos de

deu milhões de livros em todo mundo, como conquistou

abuso na infância.

fãs celebres como Madonna, Winona Ryder e Lou Reed.

Em visita a Brasília, em abril, na I Bienal Inter-

Foram muitos anos e diversas aparições públicas antes

nacional do Livro, e, em julho, como jurada do Festival

do descobrimento pelo jornal The New York Times da

Internacional de Cinema de Brasília (BIFF), Laura Albert

verdadeira identidade de JT Leroy. Assim, a escritora

conta com exclusividade para a Revista T um pouco da

Laura Albert não poderia mais manter o anonimato.

sua trajetória.

O escândalo rendeu a Laura um processo judi-

Revista T: Quando você começou a escrever?

cial e o estrelato nas páginas dos principais jornais ame-

Laura Albert: Minha primeira experiência foi um roteiro

Fotos: Divulgação

Por Anna Karina de Carvalho


Laura, acima, com Billy Corgan (vocalista do Smashing Pumpkins) e com a banda Thistle

para uma peça teatral, uma adaptação da “A Bela e a

All Things) é um filme forte e bem feito. Eu gostei muito

Fera’’. Eu tinha apenas seis anos e fiz uma parceria de

das imagens e da adaptação criada para contar a vida de

verdade com a minha mãe.

JT Leroy. O público teve uma reação muito boa.

Revista T: Como foi criar o JT Leroy?

Revista T: Você tem muitos admiradores famosos como

Laura: O personagem JT Leroy foi desenvolvido por mim

Madonna, a atriz Winona Rider e Courtney Love, como é

por meio de experiências e relatos de garotos problemá-

o assédio por parte de pessoas do showbiz?

ticos que conheci nas ruas de Nova Iorque quando eu

Laura: Eu nunca fui famosa, então, não preciso lidar com

tinha entre sete e oito anos de idade. A forma final dele

isso. Quem ficou conhecido foi JT Leroy, por isso nunca

surgiu quando eu já escrevia compulsivamente, assim

precisei pessoalmente encontrar o público. Eu gosto de

criei o meu pseudônimo TERMINATOR, depois abreviei

gente, dos meus leitores, sendo eles famosos ou não. O

para JT LeRoy.

que eu acho interessante quando sou abordada é a ge-

Revista T: O que aconteceu depois da descoberta pela

nerosidade das pessoas em dividir comigo suas dores e

imprensa da sua verdadeira identidade?

traumas, fantasmas que precisam ser de alguma forma

Laura: Várias coisas aconteceram após a revelação. Ago-

exorcizados. Eu estou aberta para eles, para somar e

ra, todos poderão conhecer a minha verdadeira história,

dividir experiências.

já que vendi os direitos autorais da minha vida para um

Revista T: Conte sobre a sua conexão com o Brasil e a

filme e também estou escrevendo minha biografia.

reação dos leitores brasileiros sobre seus livros, além do

Revista T: Um filme sobre o JT Leroy já foi feito pela

público que pode assistir em São Paulo e Rio de Janeiro à

cineasta e atriz Asia Argento. Você gostou do resultado?

peça teatral baseada nos livros de JT Leroy, ‘‘ Um conto

Laura: A adaptação da Asia (The Heart is Deceitful Above

de fadas punk’’.

127


Perfil

Laura: O Brasil está mudando rapidamente e está em um

teligência das pessoas que conheci. Tudo em Brasília

período rico de transição. Sinto-me privilegiada por estar

é calmo e intenso, me sinto segura, principalmente

aqui, participando deste processo. Os leitores brasileiros

por ter crescido em uma Nova Iorque muito violenta e

são inteligentes e atentos, além de um poder altamente

hostil. Acho que a cultura tem um grande espaço para

criativo. Sinto autenticidade nas reações das plateias e

se desenvolver e projetos realizados na capital ainda

quando sou abordada para falar dos meus livros. O brasi-

podem ser degustados com calma, o que não acontece

leiro é livre de julgamento, por isso não uso máscaras e me

nos grandes centros brasileiros.

expresso livremente quando estou em contato com eles.

128

Bate-Bola

encaixa na sua vida agora?

Estilista: Linda Loudermilk

Laura: Eu tive uma banda muito tempo com o pai do meu

Um livro e autor: A trilogia de Hilary Mantel’s sobre

filho. Nossa banda se chamava Daddy Don’t Go (Papai

Thomas Cromwell

não se vá), mas depois mudamos o nome com uma pega-

Uma frase: “May you be free from suffering”

da mais comercial para Thistle. Fizemos muito sucesso

 Uma cidade: São Francisco

em São Francisco, onde vivo, e era muito legal ser a líder

Animal: Amo os cachorros e golfinhos

da banda. Mas aí veio a insegurança por causa da fama,

Ator: Brad Pitt

e não consegui lidar muito bem com o sucesso.

Atriz: Meryl Streep

Revista T: Somente este ano você já veio duas vezes a

Perfume: Mandy Aftel

Brasília. Qual é a sua impressão da nossa capital?

Makeup: Mike Potter

Laura: Eu já estou viciada em Brasília (risos)! Eu me

Uma canção: Something’s Coming, do musical West

apaixonei à primeira vista pela arquitetura e pela in-

Side Story.

Foto: Divulgação

Revista T: Você também é cantora. Como a profissão se


129


CINEMA

3º SLOW FILME – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E ALIMENTAÇÃO Festival preparou para 2012 uma programação feita de grandes filmes nas telas e degustações

130

A terceira edição do Slow Filme - Festival Interna-

Durante quatro dias, de quinta a domingo, são exi-

cional de Cinema e Alimentação é uma festa de imagens

bidos, no Cine Pireneus, 20 títulos produzidos em vários

e sabores, com direito a primeiras exibições de filmes no

países, sob curadoria do cineasta e crítico Sérgio Moriconi,

Brasil, degustações, palestras e muito mais. O evento acon-

sempre com entrada franca. E o público ainda terá oportu-

tece entre os dias 13 a 16 de setembro, na pequena cidade

nidade de ver, em primeira mão, um dos mais importantes

de Pirenópolis, em Goiás, o festival apresenta uma progra-

documentários do cineasta Vladimir Carvalho, Quilombo,

mação cinematográfica que inclui a estreia brasileira de

filmado em 1974. O curta registra o cotidiano da Comuni-

Mugaritz B.S.O., sobre o celebrado restaurante espanhol,

dade Quilombola do Mesquita, criada há 200 anos, próximo

dos filmes da Academia Barilla, da Itália, do novo docu-

à cidade de Luziânia, e que tem no marmelo sua principal

mentário do consagrado Ermano Olmi, dos premiados

e mais tradicional fonte de recursos. Quilombo será bre-

Focaccia Blues e A Estrada Real da Cachaça e de mais uma

vemente relançado em DVD, numa caixa contendo outros

lista de títulos que prometem evidenciar o caráter único

títulos do diretor. A exibição do curta, marcada para às 15h

do SLOW FILME no continente sul-americano. O evento

de sexta-feira, dia 14 de setembro, contará com a presença

abre no dia 13, às 19h, com a exibição do documentário

do documentarista Vladimir Carvalho, da representante da

alemão O Sabor do Desperdício, acompanhada de palestra

Quilombola do Mesquita, Sandra Pereira Braga, e de mais

do produtor rural e deputado distrital Joe Valle, pioneiro

20 membros da comunidade. A comunidade recebe apoio

na agricultura orgânica no Distrito Federal.

do movimento Slow Food no Brasil.

Fotos: Divulgação

Por Anna Karina de Carvalho


Fotografias de Dorothée Jalaber

Slow Filme é um festival diferente de todos os que

inédita, especialmente concebida para o SLOW FILME.

existem no Brasil. Além de exibir filmes de grande quali-

Dorothée acaba de retornar da França, onde registrou

dade estética, tem por objetivo afirmar princípios como

flores, frutos, temperos, com o talento que caracteriza

o da sustentabilidade, do respeito ao meio ambiente e do

seu trabalho: a fotógrafa colhe os detalhes como se usasse

resgate cultural. O evento é inspirado no Slow Food on

uma lupa. As imagens de Dorothée revelam o que o poeta

Film, festival realizado em Bologna, na Itália, reunindo

Manoel de Barros chama de grandeza do ínfimo.

produções de todo o mundo que tratam de temas liga-

As fotografias de Dorothée Jalaber são como pin-

dos aos conceitos do Slow Food. Segundo o movimento,

turas. Ela fotografa como quem pinta. Revelando a imen-

o alimento deve ser bom, limpo e justo - bom no sabor,

sidão que se pode testemunhar num simples vegetal, ela

limpo na forma de cultivar (sem prejudicar a saúde, o

desvenda ao espectador um mundo completamente novo,

meio ambiente ou os animais) e justo no retorno dado

onde o que se vê não é necessariamente o que foi registra-

aos produtores por seu trabalho. Para o movimento Slow

do. Quase como numa pintura abstrata.

Food, é preciso defender a herança culinária, as tradições e culturas. Fazer uma conexão entre o prato e o Planeta.

Local: Cine Pireneus – cidade de Pirenópolis, Goiás Data: 13 a 16 de setembro de 2012

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS

ENTRADA FRANCA

A fotógrafa francesa Dorothée Jalaber, especializa-

Informações: (61) 3343. 8891

da em retratos e detalhes, apresenta em 2012 uma série

www.slowfilme.com.br

131


TECNOLOGIA

Tecnologia 4G Internet ultra-rápida via celular

132

Quem acompanha as notícias pela TV, prova-

como 2.5G por alguns e de 2.75G por outros. Com a

velmente viu algo sobre o leilão da banda 4G e deve

velocidade até 20 vezes maior que a original, aquele

ter se perguntado: “O que será isso?”. Para entender o

mesmo MP3 demoraria cerca de 20 minutos para ser

que é 4G, vamos, primeiramente, relembrar um pouco

transmitido. Em seguida, surgiu a terceira geração,

do histórico de redes de dados via celular (wireless).

mantendo-se quatro anos no topo com velocidade de

A terminologia 4G significa simplesmente a

até 4Mbps (4 megabits por segundo, cerca de 500KBps

quarta geração, ou seja, quarta iteração, fase ou evo-

por segundo). Com isso, o tempo de download para

lução da comunicação de dados sem fio via celular. A

um único MP3 foi reduzido para aproximadamente

primeira geração consistia apenas de AMPS, baseando-

dez segundos.

se nos telefones analógicos e com velocidade de trans-

Por mais incrível que pareça, toda essa tecno-

missão muito baixa. Para se ter uma ideia, transmitir

logia já foi superada muitas vezes. A velocidade atual

uma música MP3 demoraria cerca de quatro horas.

para transmissão sem fio de dados via celular já chega

No entanto, com o passar do tempo, a velocida-

a 800Mbps (800 Megabits ou cerca de 100 MegaBytes

de foi aumentando de forma exponencial. A segunda

por segundo). Agora, baixar um MP3 leva apenas al-

geração alcançou um nível intermediário, classificada

gumas frações de segundo. Usando uma comparação

Fotos: Divulgação

Por Christiano Rodopoulos


mais atual, um filme de alta-definição (e não um DVD,

operadoras compraram uma fatia e já começaram a

considerado de baixa resolução) demoraria cerca de

investir. A previsão de início das operações é para

um minuto para ser transmitido (lembrando que to-

março de 2013, já que foi exigida a implementação

dos esses comparativos são baseados em condições

da tecnologia nas principais capitais para a Copa de

ótimas, ou seja, sinal ao máximo, sem interferência e

2014. É um desafio, mas as operadoras estão intima-

pouco ou quase nenhum congestionamento de dados).

das a cumprir.

A tecnologia 4G, por sua vez, já está presente

Por enquanto, em caráter de exceção e testes,

em muitos dos nossos celulares no Brasil. Isso se

existe a rede 4G LTE da Sky, TV por assinatura, dis-

deve a uma mudança na classificação da faixa que

ponível em algumas capitais. Porém, seu limite de

já utilizamos há 1 ano: o HSPA+, que pode chegar a

4Mbps é inferior ao HSPA+ e é voltado apenas para

até 84Mbps, quase a velocidade máxima proposta

redes domésticas.

pela especificação 4G, de 100Mbps. O HSPA+, ante-

Se com a tecnologia atual já nos é permitido

riormente classificado como 3G, foi elevado a 4G em

usar o celular para ver vídeos, fazer streamings de

dezembro de 2010.

músicas e acessar o vídeo chat de forma muito rápida,

O padrão 4G mais adotado internacionalmente é o LTE, com faixas leiloadas recentemente. Todas as

imagine daqui a um ano, com o LTE disponibilizado para as redes móveis.

133


viagem

fernando DE NORONHA Paraíso ecológico e natureza exuberante

Destino dos amantes da natureza, casais apai-

de Recife ou Natal. Uma dica na chegada é ficar no lado

xonados, surfistas ou apenas daqueles que gostam de

esquerdo do avião, onde você poderá usufruir de um

desbravar lugares exóticos: Fernando de Noronha, ou

espetáculo visual. Chegando ao pequeno e charmoso

simplesmente Noronha, supera qualquer expectativa.

aeroporto de Noronha, o ideal é que as taxas de pre-

São várias qualidades atribuídas a um mesmo local:

servação diária já tenham sido pagas no momento do

paraíso ecológico com natureza exuberante, nativos

embarque pela internet, caso contrário, será necessário

hospitaleiros e uma infinidade de passeios, tudo isso

enfrentar fila para a regularização de sua hospedagem.

faz do arquipélago brasileiro a fórmula certeira para

Muitos turistas dedicam muito tempo ao pla-

uma viagem inesquecível.

134

nejamento dessa viagem, o que não é errado, porém

Durante muitos anos, era praticamente impos-

poucas coisas devam realmente ser programadas com

sível visitar Noronha; hoje, a realidade mudou e as

antecedência. Importante se informar sobre os melho-

companhias aéreas contam com voos diários partindo

res meses do ano para ir, uma vez que chove muito em

Fotos: Divulgação

Por Carolina de Carvalho


determinadas estações, e estar com o condicionamento

principais praias, mirantes e pontos históricos do ar-

físico em dia, pois algumas trilhas e passeios exigem

quipélago. Nesse passeio, os guias explicam que vão

o mínimo de preparo para que se possam realizar

visitar todas as praias do mar de dentro e do mar de

determinados percursos. Levar cheque ou dinheiro

fora (veja mapa). No trajeto ocorrem várias paradas

em espécie é imprescindível. O arquipélago possui

para banho de mar e mergulho livre, durando apro-

poucos caixas eletrônicos e pode ocorrer de não ha-

ximadamente 40 min em cada local. É aconselhável

ver dinheiro nas máquinas, impossibilitando, assim,

ir de tênis, boné, estar com protetor solar e levar

saques durante seu período de estadia. São poucos

água, pois, para se chegar a determinadas praias, será

os estabelecimentos que aceitam cartão de crédito.

necessário passar por trilhas a pé e durante todo o

No primeiro dia, a dica é o ILHATUR, passeio

trajeto, inclusive, na praia, não existem quiosques

onde o turista durante aproximadamente 8 horas, é

nem barracas. Não se esqueça do snockler, pé de pato,

conduzido geralmente por veículos 4x4 a passar pelas

porque, em todas as praias, as águas cristalinas con-

135


viagem

vidam para a vida marinha exuberante. No trajeto do

co sobre a vida das aves marinhas que lá habitam.

ILHATUR, a chegada na praia do Sancho, considerada

Ocorrem paradas também para o mergulho livre. Um

por várias publicações como a mais bela do Brasil, é

dos ápices do passeio é ter a sorte de encontrar os

complicado. O visitante deve descer uma escada entre

golfinhos acompanhando o barco. Eles aparecem em

duas rochas, mas a aventura vale toda adrenalina. O

grande quantidade e nadam durante um bom percurso

passeio termina no belo mirante do Boldró, onde o

ao lado da embarcação.

136

Não perca as palestras do Projeto TAMAR com

Outro tour imperdível é a rota de barco pelo

temas variados. A aula sobre os tubarões é imperdível e

mar de dentro saindo do Porto Santo Antônio. A du-

põe por terra vários mitos em torno dos temidos peixes.

ração é de aproximadamente 3 horas passando pelas

Já a vida noturna está longe de ser agitada, po-

ilhas secundárias e na frente de diversas praias e baias

rém, a simplicidade e o charme dos restaurantes e bares

onde o guia explica as formações rochosas e um pou-

com música ao vivo superam qualquer vontade de

Fotos: Divulgação

pôr do sol faz seu espetáculo.


grandes baladas em qualquer parte do mundo. Comece

de reggae e samba são uma boa pedida.Só cuidado

a noite no restaurante da pousada do Zé Maria,onde

para não virar a madrugada e perder os passeios que

a culinária e o requinte do local proporcionam aos

partem às 7 da manhã.

visitantes uma ótima noite. Nas quartas e sábado, o restaurante oferece um festival gastronômico onde o

Ficam aqui três dicas de pousadas de luxo em um lugar ainda primitivo:

buffet conta com mais de 50 fartas opções. Terminar a noite no famoso Bar do Cachorro,

Pousada Maravilha

ao som do forró local, é garantia de diversão. Dançar

www.pousadamaravilha.com.br

com os locais e ter a experiência de amanhecer ven-

Pousada Tejuaçu

do a bela vista para a praia é uma experiência que

www.pousadateju.com.br

não deve ser deixada de lado. Outras festas ocorrem

Pousada Zé Maria

durante a semana atrás da Igreja principal. Shows

www.pousadazemaria.com.br

137


RESPONSABILIDADE SOCIAL

AUGUSTO ABRIGO Cães e gatos vítimas de maus-tratos recebem cuidados e amor incondicional Por Natalia Melo

138

FAMÍLIA

mais Augusto, localizado a 30 km de Brasília. É lá onde

Foi em meio a animais selvagens que a estudante

a taxidermista Eliane Zanetti, juntamente com a família,

de Biologia Helena Rubinato, filha de Eliane, cresceu. A

dedica-se há quatro anos - em tempo integral - a cuidar

mãe trabalhava em um zoológico e, desde cedo, Helena se

de cães e gatos em situação de risco.

acostumou a conviver com bichos como cobras e jacarés.

Para se recuperarem dos maus-tratos, eles recebem

“Sabe essas cicatrizes que as crianças adquirem ao cair

cuidados que vão muito além de tratamento veterinário.

da bicicleta ou jogando bola? Eu não tenho. Mas possuo

Dentro do novo lar, todos os cerca de 500 bichos parecem

marca de mordida de macaco, por exemplo. Para mim, é

até esquecer que um dia foram tão abusados. Basta obser-

uma coisa comum”, brinca.

var o entusiasmo e a gratidão deles ao se aproximarem dos

A paixão pelos animais falou tão alto que Helena

donos para entender por que o abrigo é um lugar especial.

largou o emprego e os estudos, em São Paulo, para ajudar

Fotos: Divulgação

Imagine um lugar alegre. Assim é o abrigo de ani-


a mãe na manutenção do abrigo. Mas não se arrepende.

nossa fragilidade emocional e adotar atitude preventiva

Dispensa a folga dos finais de semana para vender cami-

é fundamental para o sucesso do abrigo”.

setas e organizar eventos para arcar com custos do abrigo.

Com exceção dos animais ainda em fase de adap-

“Lazer, para mim, é brincar com meus cachorros. Eles são

tação, todos os cães andam soltos e alegres pela chácara.

a minha família”, revela, enquanto acaricia a carismática

Entre eles, um chama a atenção: é o Minhoca, que teve

cadelinha Dida, vítima de queimaduras. E é assim a rotina

as duas patas traseiras amputadas após ser atropelado

da estudante, da mãe, do padrasto e dos irmãos, que

quando tinha apenas três meses de vida. Minhoca encanta

abriram mão de tudo em nome dos peludinhos.

a todos; apesar da deficiência, se equilibra nas patinhas dianteiras e se destaca correndo entre os cães. Helena

O ABRIGO

brinca: “Ele é muito veloz. Se tivesse as quatro patas,

Fundado em 21 de abril de 2008, a ideia era que

no mínimo voaria”.

o Augusto Abrigo fosse apenas um lar temporário para

Para arcar com as despesas do abrigo, a família

cães e gatos, o que não foi possível devido ao grande

promove campanhas e bazares com camisetas, escul-

número de apelos por recolhimentos de animais. “A

turas e artesanatos, além de contar com a doação de

frieza para deixar de salvar mais um cão não combina

voluntários. Só os tratamentos veterinários - vacinas,

com o nosso temperamento”, revela Eliane Zanetti. A

castração, medicamentos e cirurgias - demandam mais de

qualidade de vida dos bichos, no entanto, é prioridade

R$ 40 mil ao mês. Somam-se a isso custos com materiais

para os fundadores, que procuram manter fixos os pa-

de limpeza, mão de obra, transporte e ração - cerca de

râmetros de bem-estar e população máxima. “Entender a

quatro toneladas todos os meses.

139


RESPONSABILIDADE SOCIAL

Entre adotados, abrigados e aqueles que não resis-

Para conseguir maior número de adoções definiti-

tiram aos ferimentos, o número animais que já passou

vas, são avaliados o temperamento e o comportamento

pelos cuidados do Augusto Abrigo ultrapassa dois mil.

dos animais e dos futuros proprietários. Os interessados

A situação em que chegam ao abrigo é chocante. “Já vi

são instruídos sobre cuidados básicos e problemas

de tudo: animais espancados, estuprados, queimados,

comuns, respondem a questionários e assumem um

atropelados e até gato com olhos furados por um gar-

termo de responsabilidade. “Adotar um cão aqui requer

fo. O jeito é tentar esquecer e tratar todos com muito

condição financeira, conhecimento e desprendimento”

carinho”, lamenta Helena.

conclui Eliane.

Apesar das histórias tristes, a família não desa-

140

COMO AJUDAR

o primeiro Hospital Veterinário Comunitário, onde

O trabalho de voluntários é fundamental na ma-

profissionais voluntários poderão ajudar no processo

nutenção do abrigo, que podem ajudar com: arrecadação

de castração dos animais. Para Eliane Zanetti, a esteri-

e doação de ração para filhotes; medicamentos; médicos

lização é um ato de amor e de cidadania. “É um passo

veterinários voluntários; participação em eventos; ma-

importante para conter o ciclo de abandono de animais,

terial de construção.

que são entregues sempre castrados, vacinados e ver-

Mais informações: www.augustoabrigo.org

mifugados por nós”.

Contato: (61) 3603-1774; (61) 9156-4441

Fotos: Augusto Abrigo

nima. Em agosto deste ano, foi inaugurado no abrigo


dicas do mês Ideal para presente e decoração A linha ROMY & ROGY disponibiliza no mercado produtos que possuem alta emoliência e absorção, trazendo o melhor para a pele. Suas fórmulas inovadoras e funcionais estão associadas à beleza das embalagens. Destacam-se pela sofisticação e perfume é uma excelente opção para uso, presentes e decoração. A linha de banho traz a ideia de home SPA, com acessórios como toalhas bordadas à mão. A marca conta com duas linhas de banho: Sorella e Bela, ambas compostas por sabonete líquido, loção hidratante, esfoliante corporal, difusor de aromas e creme para as mãos. A Sorella conta, ainda, com duas opções de kits de sabonetes em barra. A Sorella traz uma combinação de notas cítricas e florais, como limão siciliano, bergamota e jasmim branco. Na linha Bela, por sua vez, prevalecem as notas florais e frutais, como jasmim, rosa e jabuticaba, unindo-se às da baunilha e do caramelo. Os produtos são isentos de óleos minerais e parabenos.

De encher os olhos O par de brincos e anel em ouro rosa, diamantes Rose Cut e brilhantes negros são um sonho de consumo de qualquer mulher. E o bracelete de ouro branco te lindo para arrasar na produção. As peças da nova coleção do Mauricio Monteiro são extremamente refinadas e feitas para os momentos mais especiais. Shopping Iguatemi (61) 3577-5996

142

Fotos: Divulgação

com brilhantes e turmalinas paraíbas está incrivelmen-


143


Escolhas da editora

Óculos Tiffany para Voriques Optica Elegância extrema na hora de se proteger do sol!

Brincos Mauricio Monteiro Ouro branco, diamantes e Cinto SKAF

esmeralda: a mistura perfeita

Um toque de personalidade no detalhe do look.

Bolsa Lenny e Cia O complemento essencial para qualquer ocasião

Fotos: Lina Borba

do dia a dia.

Jaqueta Basic Collection Com zíper na manga para virar colete, é um camaleão no armário! Além de trazer uma tendência fortíssima do verão: o metalizado!


Scarpin SAAD

Colete SKAF

Estampa surpreendente

Para acompanhar as peças mais

para se apaixonar!

básicas, o colete despojado dá uma pegada punk-rock no look!

Short HOLY O degradê perfeito para as praias no verão

Biquíni Raia 3 A arte da elegância com o mínimo necessário.

Brincos Miranda Castro Em harmonia com a estampa

must-have da estação: o floral

145


list 548 Hair 3543-4898 Agiafatto 3248-1095 Ana Valentina 3224-6706 Ana Paula 3364-1060 Andrea Zorzeto 9556-3149 Anna Aslan 3526-3909 Arte Design 3233-8616 Avanzzo 3242-5872 Avenida Paulista 3255-6000 Basic Collection 3345-4366 Belluno 3877-4673 Blz 3244-0204 Cássio Veiga 3248-5898 Célia Neves 3346-6377 Cia. Athlética 3322-4000 Deux Maries 3364-0757 Dolce Bebê 3248-2728/3344-1886 Dot Paper 3244-6221 Dondoca Atrevida 3242-9314 Ertty Ortodontia 3248-0859 Fato Vestimenta 3248-4159 Farmacotécnica 3245-7667 Fezzuti 3346-6283 Flávia Labecca 3364-0007 Grifith 3361-5848/3468-3221

146

Happy Hair 3248 6349 Hat Shop 3032-2096 Holy 3248-7898 Iguatemi 3241-4300 In Casa 3248-4008 Isi Tecnologia 3468-3343 José Martins 3322-0224/8135-3030 Jazz Foto Stúdio 3201-3048 Kazuo Okubo 3878-9100 Lenny e Cia 3233-5638 Lipel Custódio 3301-2920 Lord Perfumaria 3234-2761 Lunettier 3328-4880 Luiz Carlos 3248-6202 Magneto Elenco 3201-7670 Maison Darcy Bicalho 3365-1518 Magrella 3365-1150 Mark & Co. 3366-4143 Mauricio Monteiro 3577-5996 Mayara Amorim 3366-4341 Mega Model 3226-4412 Miranda Castro 3248-5891 Missoni 3577-5159 Monnalisa 3364-4497 Ortiga 3349-3036

Petit Pied 3326-3358 Poá 3365-1312 Pôrto Kérteszi 3248-1118 PUIG 08007043440 Raia 3 3443-7423 Renata La Porta 3364-6006 Ricardo Maia 3248-3141 SAAD 3361-2606 Scouting Models 3346-8337 Skaf 3364-5627 Stephanny Coiffeur 3248-0973 Studio TMLS 3022-2324 Tatiana Rehbein 3248-4354 Theoden 3364-4272 Unipele 3242-2070 Unique 3343-2002 V. Ricci 3248-1267 Vale Shop 2196-0700 Vila Bella 3248-2024 Vila Kids 3546-3343 Voriques Optica 3248-6952 Vorix Menswear 3364-0490 WebAdvisor 2195-6000 Weni Maranhão 3264-7331 ZipZone 3248-5013



Revista T Edição Nº 24