Issuu on Google+

Referência no Agronegócio em Mato Grosso s 50 ano

erto rlos Alb uini a C e d Pasq

ECONOMIA Portugueses planejam investir em MT

OAB Maurício Aude é eleito presidente

SAÚDE Senador indica emenda para Hospital Regional de Tangará

ESPORTE Ciclismo de Tangará se destaca no ranking 2012

IPVA MT terá redução em 2013

FÉRIAS Dicas de onde aproveitar

Foto Fares Rames

DEZEMBRO E JANEIRO DE 2013 – ANO VI – N° 25 – R$ 9,90


Mais um final de ano, mais um ano de sucesso! Mais um ano chegando ao fim, e a cada final de ano já pensamos no próximo. É o tradicional ciclo da vida, os fins chegam para trazer os inícios, num processo contínuo e sem retoques. O planejamento, a reflexão e a emoção fazem parte desta época, calorosa e intensa como nenhuma outra. É momento de recordar, declarar amor, esperar mensagens, desejar felicidades, receber energias, inspirar e aspirar novos caminhos, outras alegrias, mais sonhos e realizações. Vamos celebrar a vida! Afinal superamos as profecias do fim do mundo e estamos aqui, prontos para a chegada de 2013. Ainda mais cheios de esperanças. Neste período festivo os sentimentos se afloram. A bondade, a generosidade e a filantropia entram na ciranda do bem. Em nossas páginas vocês terão belos exemplos de solidariedade. Nesta edição você ainda verá como pode ajudar a salvar vidas, com um simples gesto, doando sangue. Um ato importante e ainda mais necessário nessa época do ano. É tempo de férias também. Caso ainda não tenha decidido onde passar os dias de descanso, aqui você encontra ótimas dicas para aproveitar e conhecer belíssimos lugares. A revista destaca ainda nessa edição a comemoração dos 10 anos de uma das empresas mais importantes do Estado, a Uniagro. Confira como foi o belíssimo evento realizado em Primavera do Leste. Por falar em Primavera, em breve estaremos instalando um escritório da revista na cidade, com o objetivo de estar mais próximo dos parceiros e leitores da região, reafirmando nosso compromisso de prestar serviços com eficiência, qualidade e responsabilidade. Finalizando, oferecemos um brinde a você leitor, que tem nos acompanhado ao longo de 2012. Agradecemos a Deus, sempre, por encerrarmos mais um ano com saúde, sucesso, apoio e parcerias especiais. Muito obrigado a todos vocês que fazem da Styllo Mato Grosso um sucesso.

Um brinde à V i d a !

8 12 30 34

ATENDIMENTO AO LEITOR, CRÍTICAS, DÚVIDAS E SUGESTÕES: TANGARÁ DA SERRA 65 3326-7562 / 9997 8911

ENDEREÇO Rua Vilibaudo Belling, 156-S - Vila Alta Tangará da Serra / MT - CEP 78.300.000 www.styllomatogrosso.com.br leaniruppel@terra.com.br DIRETORA EXECUTIVA: Leani Ruppel

JORNALISTA RESPONSÁVEL: Bruna Prates - SRTE/MT nº 1865 DESIGN E DIAGRAMAÇÃO: André Carvalho

MARKETING E PRODUÇÃO: Dulce Mary REDAÇÃO/REVISÃO: Leani Ruppel, Bruna Prates ADMINISTRATIVO: Júnior Potrich

CONTATO PUBLICITÁRIO: Mari Segabinazi – 65 9987 3745

FOTOS: Lamego Eventos, Fares Rames, Jonathan Souza

IPVA MT terá redução em 2013

COLABORADORES: Valdinéia Fernandes, Celia Rabelo, Joseane Silvestro, BLM, Andréa Lobo, Fares Rames, Gralak Fotos,

CIRCULAÇÃO: Tangará da Serra, Nova Olímpia, Barra do Bugres, Brasnorte, Denise, Cáceres, Arenápolis, Campo Novo do Parecis, Nortelândia, Nova Marilândia, Sapezal, Nova Mutum, Nobres, Sorriso, Campo Verde, Primavera do Leste, Sinop, Lucas do Rio Verde, Cuiabá e Várzea Grande

OAB Maurício Aude é eleito presidente ECONOMIA Portugueses planejam investir em MT SAÚDE Senador indica emenda para Hospital Regional de Tangará

ST YLLO

70

IMPRESSÃO: Idealiza Gráfica e Editora Tiragem: 6.000 exemplares

ESPORTE Ciclismo de Tangará se destaca no ranking 2012


Tempo de alegria e esperança... Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas! É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca. É momento de deixar nascer esta criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações. Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz. Em todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo. Que 2013 seja glorioso, que os sonhos se concretizem e a felicidade seja plena para todos.

Lamego Photography

É oportuno agradecer! Agradeço as palavras de carinho, a presença fraterna e a compreensão de todos pacientes, amigos e familiares neste ano de 2012.

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!

Dra. Aline e Marcelo Instituto da Visão –

65

3326 4956

- 65

8479 8538

Av. Tancredo Neves, 1187-W, Jd. do Lago, Tangará da Serra/MT (em frente ao Fórum) E-mail: aline.endo@bol.com.br


NÃO DÊ FÉRIAS PARA A DOAÇÃO DE SANGUE por Bruna Prates

Inclua em sua programação de férias um ato que pode salvar vidas: doar sangue. Nos meses de dezembro a fevereiro, os hemocentros do Brasil tendem a sofrer baixa nos seus estoques de sangue. Um dos motivos é o aumento do número de acidentes de trânsito, em função do crescimento do tráfego de veículos nas estradas no período das férias. Outra razão para o afastamento dos doadores  no final do ano é a grande quantidade de festas que acontecem nessa época.  Muita gente deixa de doar sangue, acreditando que pode ficar debilitada. O Ministério da Saúde esclarece que doar sangue não dói, é rápido, fácil, e, principalmente, não debilita e não prejudica a saúde.

QUEM PODE DOAR? CANDIDATOS COM: •

Aspecto saudável e declaração de bem-estar geral;

Idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. O candidato cuja idade seja inferior a 16 anos ou superior a 68 anos somente poderá ser aceito após análise de um médico.

Peso mínimo de 50 kg. Candidatos com peso abaixo de 50 Kg podem ser aceitos após avaliação médica e desde que respeitados critérios específicos estabelecimentos na Portaria 1.353/11.

BENEFÍCIOS •

Doar sangue ajuda a evitar problemas cardiovasculares;

Quem doa, recebe o resultado de exames como hepatite B e C, sífilis, HIV, HTLV I e II e doença de Chagas, uma forma de fazer o check-up com frequência;

CONFIRA ALGUNS

LOCAIS DE DOAÇÃO

DE SANGUE EM MATO GROSSO:

CUIABÁ Hemocentro – Rua 13 de junho, 1055 – Porto Banco de Sangue do Pronto Socorro

PRIMAVERA DO LESTE A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Primavera funciona anexo à Secretaria de Saúde, situada à Rua Rio de Janeiro, n.601, Centro.

SORRISO

No dia da doação, o doador pode pegar um atestado e ganhar um dia de folga no trabalho;

A Unidade de Coleta está situada no Hospital Regional Av. Porto Alegre, 3125 – Centro

Alguns estados brasileiros ainda concedem outros benefícios aos doadores sanguíneos, como meia entrada em cinemas, teatros e shows, descontos em concursos públicos e um dia a mais de férias.

Atende as cidades de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

OS ÚNICOS IMPEDIMENTOS PARA DOAR, SÃO: •

Gravidez;

Gripe;

Tatuagem ou piercing sem condições de higiene há menos de um ano;

Comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

Com histórico de doenças transmissíveis pelo sangue.

BARRA DO BUGRES Hospital Municipal Rosevelt de Figueiredo - Praça Angelo Massão, 1000 – Centro

TANGARÁ DA SERRA Av. Tancredo Neves, nº 791 – W, Jardim Tanaka Atende junto com a unidade de Barra do Bugres as cidades de Campo Novo do Parecis e Sapezal.

Quem doa sangue ajuda a salvar vidas, seja um doador!


NOTÍCIAS

Mato Grosso terá redução média de 13% no IPVA 2013 A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) confirmou uma redução de aproximadamente 13% no valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a ser cobrado em 2013. A redução citada será aplicada aos automóveis, sendo que para caminhões a redução média será de 10%; para ônibus 11%; e ainda 3% para motos. A queda no valor do IPVA é determinada com base nos valores venais de cada veículo apontados pela pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a tabela Fipe. “O valor do IPVA de cada veículo é um percentual de seu valor venal. Nós cobramos com base na pesquisa Fipe, logo este imposto é um reflexo da economia do setor. Em 2013, mesmo com as reduções previstas, nós vamos manter o desconto de 5% para quem pagar antecipado. É um benefício que o Governo oferece para quem mantém suas contas em dia”, destacou o secretário de Estado de Fazenda, Marcel Souza de Cursi. Assim, será concedido desconto de 5% para quem recolher o IPVA até o dia 10 do mês de vencimento da sua placa. Quem efetuar o recolhimento do dia 11 ao dia 20, terá desconto de 3%; e do dia 21 até o último dia útil do mês, pagamento integral (sem desconto). Após esta data, o IPVA será acrescido de juros e multa.

A atual regra para o parcelamento do imposto está mantida. O contribuinte pode parcelar em três vezes sem juros o IPVA até o vencimento. Passada esta data, o débito ainda poderá ser parcelado em três vezes, porém com acréscimos de juros e multa. Para débitos referentes há anos anteriores ao em exercício, o parcelamento pode ser efetuado em até seis vezes. Com informações da Sefaz

Governador anuncia criação da Superintendência de Igualdade Racial em Mato Grosso O governador Silval Barbosa anunciou a criação da superintendência de promoção da igualdade racial em Mato Grosso. O anúncio foi realizado durante a cerimônia de entrega da carta do Fórum Intergovernamental de Política Racial (FIPIR), que contou a presença da Ministra de Promoção de Igualdade Racial, Luiza Helena Bairros. A ministra enfatizou a importância da criação da superintendência para garantir a implementação de políticas de igualdade racial. “Para nossa felicidade o governo criou esta importante superintendência que é uma das reivindicações da carta. Por isso considero o evento totalmente vitorioso. A parceria com os estados é fundamental porque é por meio deles que alcançamos os municípios”, afirmou. Silval Barbosa afirmou que vai priorizar a capacitação de representantes das comunidades quilombolas para a Copa de 2014. Este é um dos pedidos contidos na carta. Entendemos que criar uma estrutura dentro do governo ajuda muito a implementação de políticas públicas’.

De acordo com a coordenadora regional do FIPIR, Jacy Proença, a principal reivindicação contida na carta é priorizar a educação. A superintendência de Igualdade Racial será ligada a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Secom/MT

O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) estabeleceu o período de 5 de novembro deste ano a 28 de fevereiro de 2013, como defeso da piracema em Mato Grosso. A resolução publicada no Diário Oficial do Estado vale para os rios das bacias hidrográficas dos rios Paraguai e Amazonas. Nos rios da bacia hidrográfica do rio Araguaia o período proibitivo teve início em 1º de novembro e também segue até 28 de fevereiro do próximo ano. Em todo estado fica proibido neste período inclusive a modalidade pesque e solte. A única exceção é para a pesca de subsistência, praticada por populações ribeirinhas, cuja finalidade é garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais. Mesmo nos casos da pesca de subsistência, é preciso respeitar a cota diária de três quilos ou um exemplar de qualquer peso, por pescador, respeitados os tamanhos mínimos de captura estabe8

STYLLO MATO GROSSO

Foto Marcos Vergueiro - Secom-MT

Piracema segue até fevereiro em Mato Grosso

lecidos pela legislação, para cada espécie. Os que descumprirem as normas estão sujeitos às penalidades e sanções previstas em lei. O valor mínimo de multa é de R$ 700.


Pratos especiais para momentos especiais CASAMENTOS I FORMATURAS I ANIVERSÁRIOS I CONFRATERNIZAÇÕES I ASSEMBLEIAS

Buffet e Restaurante

AF Digital

AF Digital

AF Digital

AF Digital

Restaurante 65

3326 6436 – 65 9642 0327

de terça a sábado das 17 às 21 horas domingo das 7 às 13 horas – faça sua encomenda para o almoço Rua José Florêncio Godrim, 1465-S - Vl. Alta – Tangará da Serra


Que continuemos a viver com garra e amor à vida, prezando o bem-estar do ser humano, através do nosso trabalho e dedicação. Que o novo ano seja repleto de boas surpresas e que continuemos firmes em nossos propósitos. Que a alegria tome conta e tenhamos mil e um motivos para sorrir.

Feliz 2013

Foto Lamego

Cleiner Naves Ribeiro Carvalho Especialista em Prótese Dentária Profa na UNIC Tangará da Serra

65 3326.3081 www.neoodontologia.com.br Rua Antônio José da Silva, 307-W – Centro – Tangará da Serra

Foto Lamego

Ricardo Sandri Carvalho Especialista em Implantes Mestre em Odontologia Profº na UNIC Tangará da Serra


N ntra na o c n e ó s ê c o merece, v A qualidade que o seu sorriso

eo O

da. a z i al peci s E logia donto

Sorriso com qualidade, sempre! Transformar o sorriso é um compromisso gratificante, ainda mais quando tráz bem-estar e melhora a autoestima das pessoas. Conquistamos a cada ano novos clientes que aprovam e recomendam nosso trabalho, pela qualidade e capacidade de proporcionar os melhores resultados. Os casos são criteriosamente analisados com segurança e agilidade, sempre contando com padrões de excelência que a clínica oferece.

Foto Lamego

Agende uma consulta e tenha sempre um sorriso perfeito!

65 3326.3081 www.neoodontologia.com.br Rua Antônio José da Silva, 307-W – Centro – Tangará da Serra

Ivan Antônio Panazzolo Especialista em Dentística Restauradora Especialista em Implantes Profº Especialização Dentística Restauradora ABO MT/ Cuiabá


NOTÍCIAS

Maurício Aude presidirá a OAB/MT no triênio 2013-2015 Atual vice-presidente da OAB de Mato Grosso, advogado Maurício Aude, é o novo presidente da ordem no Estado para mandato de três anos a partir de janeiro de 2013. Candidato da situação, Aude liderou a chapa 1 “Pela Ordem. Para os Advogados”, vitoriosa nas eleições internas realizadas na sede em Cuiabá e nas 29 subseções do interior. Ele foi escolhido por 2.963 advogados aptos a votar em todo o estado. Aude afirmou, através de comunicado em seu site oficial, estar encarando agora o desafio de superar os bons resultados da gestão de Cláudio Stábile à frente da OAB. “Temos pela frente uma responsabilidade muito grande. A de substituir uma gestão que sai com 80% de aprovação. E para conseguir isso, vamos precisar do trabalho de todo mundo, se dedicando à Ordem no dia-a-dia, nas Comissões, nos Conselhos, no interior, porque só assim, nós vamos conseguir chegar daqui a três anos com o mesmo índice de aprovação. A advocacia não admite uma gestão que não progrida, que não tenha avanços. Nós temos que progredir. Temos que avançar. E nós vamos conseguir isso”, frisou ele.

Maurício Aude

FOTO VG NOTICIAS

por Bruna Prates

As 29 subseções da OAB no Estado correspondem às cidades de Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Canarana, Colíder, Comodoro, Diamantino, Jaciara, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste, Nova Mutum, Nova Xavantina, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Poxoréo, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vila Rica.

NOVA MUTUM Cesar Riberto Boni

FOTO SO NOTICIAS

FOTO EXPRESSO MT

TANGARÁ DA SERRA Josemar Carmerino dos Santos

FOTO MUTUM NOTICIAS

foto Osmir Bardeli

Presidentes eleitos em algumas das subseções da OAB/MT:

SORRISO Evandro Santos da Silva

LUCAS DO RIO VERDE Abel Sguarezi PRIMAVERA DO LESTE Nelson Aparecido Manoel Junior


Amigos, 2.012 foi um ano típico. Houve nascimentos, com muitos risos e almas cheias de expectativas. Houve despedidas, breves ou eternas, deixando saudades dolorosas. Nossos filhos deram os primeiros passos, falaram pá -pá, mã-mã, e choramos felizes. Nossos filhos tropeçaram, feriram-se e engolimos o choro para ensiná-los a serem fortes. Houve casamentos, viagens inesquecíveis, festas memoráveis... Houve momentos atribulados, tormentas e pedras no caminho. Muitos ensinaram a seus filhos o abecê, muitos colocaram no dedo um sonhado anel de bacharel. Houve momentos de solidão, mas houve outros em que sentimos o calor de um abraço irmão.

Façamos:

Muitas guerras foram travadas, algumas batalhas foram perdidas, mas muitas vitórias alcançadas.

das nossas fraquezas, o estímulo para não fugirmos aos desafios

Enfim, chegamos ao fim de mais um ciclo de nossas vidas:

dos nossos medos, o alimento da nossa fé em Deus e na vida

uns com a conta mais gorda, outros com o coração mais solitário, uns com perdas difíceis, outros com conquistas valiosas, mas todos com um espírito diferente daquele que começou o ano, mais amadurecidos, mais preparados para um novo começo. 2.013 também será um ano típico. Mas se usarmos as nossas experiências e vivências nesse ano que se finda como um espelho, como uma base para as decisões a serem tomadas, como uma seta para o caminho a ser trilhado, teremos um ano realmente novo, com mais possibilidades de acertos, menos dias tristes e mais serenidade para enfrentarmos as peripécias do acaso.

da nossa força, o apoio àqueles que estão querendo ficar à beira do caminho da nossa esperança o farol pra iluminar nossos amigos e desafetos nos dias chuvosos do amor que vive em nós, o verdadeiro sol que vai fazer cada amanhecer de 2.013 valer a pena.

Dr. Valeriano Luiz da Silva Filho

Pediatra CRM/MT 4223

65

3311 2300

Av. Tancredo Almeida Neves, 480-N Centro – Tangará da Serra


CIDADES

Dnit anuncia obras em Campo Novo do Parecis O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) confirmou o lançamento das obras de ampliação da pista de acostamento da BR-364 em Campo Novo do Parecis, no trecho de 12 km entre o Distrito Industrial, o Parque de Exposições e a MT- 488, que liga a Nova Maringá. Além da ampliação do acostamento, a rodovia também deve receber outras obras de melhoria, como a recuperação de 14 km entre Campo Novo e a Itanorte. Logo após o período das chuvas o Dnit deve iniciar as obras de recapeamento desse trecho.

Carro do Google Maps Street View passa por Lucas do Rio Verde O Google Street View, serviço da poderosa empresa que possibilita ao internauta “viajar” por ruas e ver fachadas de casas, passou por Lucas do Rio Verde. Em breve as imagens estarão disponíveis registradas para consulta no site do projeto. O carro passa por ruas e avenidas das cidades fazendo um mapeamento com câmeras que registram imagens panorâmicas em 360 graus que serão disponibilizadas no Google Maps e Google Earth. O projeto, que foi lançado nos Estados Unidos no ano de 2007, a cada ano expande ainda mais sua cobertura em todo o mundo. O carro é equipado com várias lentes que tiram

várias fotos. Desde 2010, o sistema já percorreu oito milhões de quilômetros, capturando imagens em mais de 3 mil cidades em 40 países.

Inclusão através da moda – Desfile Inclusivo é realizado em Tangará da Serra Com o objetivo de mostrar a beleza e o potencial da mulher com deficiência, o Tangará Shopping foi palco do evento Moda e Diversidade - Tangará desfila Inclusão, promovido pela Miss Mato Grosso Deficiente Visual, Jéssica Soares, de Tangará da Serra. “Quero através desse desfile, provar que não há limitações físicas que possam impedir a valorização da mulher. Eventos como esse são muito importante também para levantar a autoestima das participantes”, frisou Jéssica.

Participaram do desfile cinco modelos tangaraenses (com deficiência visual, intelectual ou auditiva), além das participações especiais da Miss Tangará da Serra, Daniele Trubian, Miss Mirim Mato Grosso, Maria Eduarda e da Miss Mato Grosso Deficiente Visual, Jéssica Soares. Várias empresas foram parceiras e colaboraram com a realização do evento, que arrecadou alimentos para serem doados à Casa da Criança.


Capa

UNIAGRO se consolida como referência no agronegócio de MT

Credibilidade dos produtos ofertados aos agricultores favorece o projeto de expansão das fronteiras agrícolas e instalação de novos terminais para distribuição e escoamento

Com 10 anos de trabalhos consolidados no setor do agronegócio brasileiro, a UNIAGRO reuniu clientes e colaboradores para comemorar o crescimento e a expansão dos negócios em Primavera do Leste e região. A história desta grande empresa que atua no setor de importação e exportação, atacado e varejo de defensivos agrícolas, grãos, fertilizantes e insumos agrícolas, é um exemplo de empreendedorismo para a sociedade, que ganha maior destaque com a história pessoal dos sócios Djalma Vieira e Luciano Gomes. Na década de 90 os vendedores e futuros sócios escolheram a promissora cidade de Primavera do Leste para iniciar suas atividades. A ideia de atuar no próprio negócio surgiu enquanto ambos eram colegas em uma mesma empresa e observaram a afinidade de pensamentos, ideais de vida e projeção de crescimento profissional. Luciano Costa e Djalma Vieira - Sócios Proprietários Uniagro

Em novembro de 2002 os planos foram se concretizando e a grande história de empreendedorismo e determinação começava a se moldar. “No início o formato era pequeno, apenas eu, Luciano e mais dois outros colaboradores para executar todos os cronogramas de visitas que fazíamos. Mas estávamos focados e aos poucos fomos conquistando a confiança de novos clientes e tivemos de reformular o desenvolvimento das atividades de distribuição de sementes, fertilizantes e produtos químicos”, relembra Djalma, que é engenheiro agrônomo e comanda uma equipe de quase 90 colaboradores. Djalma e Luciano destacam que a UNIAGRO teve o apoio incondicional da família e dos clientes, por sempre manter o foco nos bons resultados.

16

STYLLO MATO GROSSO


“Em 10 anos nós obtivemos um crescimento significativo, e isso se deve à reorganização da empresa e posicionamento no mercado, o que exige sensibilidade, cautela e cuidado junto ao produtor.”(Djalma)

Luciano Costa e Djalma Vieira recebem homenagem da corretora Zairam, entregue por Marcelo Zingertas.

Ricardo Marcato Gerente da unidade de Querência, colaborador mais antigo recebe como prêmio - viagem a Fortaleza.

A UNIAGRO traz em sua cartela de colaboradores, empresas multinacionais, que consolidam seu trabalho de destaque na região de atuação. “Tenho enorme orgulho de participar desde o início dessa empresa e observar que atendemos a demanda ofertando um portfólio de grãos, defensivos e insumos de alta qualidade; isso gera uma satisfação para nossos clientes e automaticamente para nós” observa Luciano, especialista em marketing e peça chave no desenvolvimento pessoal interno e de parcerias. Com grandes conquistas e parceiros, a empresa se firmou no mercado e hoje já estende seus serviços para filiais em Querência, Sorriso e Canarana (Mato Grosso), além de possuir escritório base no Porto de Paranaguá (PR), o que facilita a escoação dos grãos e a logística de entrega dos pedidos.

Daniel Barbosa (Diretor) e esposa Suréia

Juares Maciel (Diretor) e esposa Cyntia

Samara Cirilo (Assistente de Marketing) e Rosane Longaretto (Gerente de RH), Responsáveis pela organização do evento

Com modernos silos instalados em Primavera do Leste e Bom Jesus do Araguaia, a UNIAGRO, além de atender a capacidade de 30.000 toneladas de armazenamento, conta com a consultoria personalizada, que analisa as commodities dos principais países que interferem na economia deste setor, como é o caso dos EUA, China e Rússia. Esse cuidado no atendimento e segurança agrega o chamado “Agrovalor”, que potencializa as capacidades de aproveitamento do poder tecnológico disponível para atender as principais áreas problemáticas que assolam esse mercado. “O equilíbrio de informações repassadas pode interferir na produção final por área; quanto maior for a confiança do cliente em investir na sua lavoura, por exemplo, mais elevado é o índice de aproveitamento final”, destacam os sócios. STYLLO MATO GROSSO

17


Vinicius (Sementes Bom Jesus) e esposa

Foto Fares Rames

Foto Fares Rames

Foto Guilherme Secco

Foto Fares Rames

Nilton Santos (Fertimig) e esposa

Daniel Manzano (Península Fertilizantes) com a esposa Flávia e Renan Mendonça (Assistente técnico DOW)

Gerente da Dekalb Marcos Boel e esposa

Miguel Weber e esposa (Proprietário Fertimig)

Carlos Henrique (Nortox) e esposa

Foto Fares Rames

Foto Fares Rames

Foto Fares Rames

Foto Fares Rames

O objetivo e empenho de Luciano e Djalma consiste em desenvolver diariamente melhores práticas de comunicação e divulgação das informações sobre o desenvolvimento e implantação de tecnologia, o que contribui significativamente para o crescimento agrícola das áreas assistidas e analisadas em Primavera e nas demais regiões em que a empresa atua. “Nossa equipe dá suporte de informação e assessoria desde o cultivo até a pós-colheita.

Ricardo Ravanello (Cheminova) e a namorada

Ney (focus Corretora) e esposa

Representantes da Dekalb: Túlio Cillene (Primavera do Leste) e André Camargo (Vale do Araguaia)

Foto Fares Rames

Foto Fares Rames

André Camargo (Dekalb) e Iuri Rocha (Gerente de Negócios Agroinsumos)

Alex e esposa (Chicago Corretora)

Foto Fares Rames

Foto Guilherme Secco

Foto Fares Rames

Jaqueline Santos (Ouro Fino) e o marido Paulo

Foto Fares Rames

Queremos estar próximos aos produtores, por isso recorremos a todas as tecnologias de nossos parceiros para melhorar a utilização de insumos e maximizar produtividade”, destacaram os empresários, almejando investimentos na expansão de insumos e grãos, bem como a instalação de novos terminais que facilitem os trabalhos da UNIAGRO em todo o país, conquistando cada vez mais clientes e sucesso.

A Psicóloga e Consultora Sandra Galvão e o marido


Mencionada pela conceituada revista Exame como uma das empresas mais conceituadas no setor do agronegócio, a Uniagro celebrou 10 anos com uma grandiosa festa. Os sócios Djalma Vieira e Luciano Gomes escolheram o Centro de Eventos do Primacredi para comemorar junto a seus colaboradores, clientes e amigos. A animação da festa ficou por conta do humorista cearense, Adamastor Pitaco, da banda Flor de Liz e de Carlos Leal junto com a Dj Cláudia Klaus, apresentando o projeto Sax Deluxe, unindo música eletrônica ao som do saxofone. O evento foi produzido pelo cerimonial Fabiano Fernadez, com decoração de Anna Carolina, o Buffet foi assinado por Sônia Bittencourt, doces personalizados da Baba de Moça, além dos drinks de Helen Basso, da Enjoy. A festa foi registrada pelas lentes do fotógrafo Fares Rames.

Humorista Adamastor Pitaco

Fotos Fares Rames

Djalma Vieira e esposa Hélia Regina

Célia e Jefferson Castelli com o filho e namorada;

Mateus Galvão e esposa

Luciano Costa e esposa Cláudia

Luciano de Bona e família

Sidney Fernandes e esposa, Wesley Zanoni e esposa

Vinicius Defente e Micheli Martignago Cristiano Favarim e esposa

Carol Martignago e marido Gustavo Prieto

Fernando Fabris e esposa

Vinicius Vetorello e esposa

Fabrício Favarin e esposa

Kelly e Guto Tanure


Fotos Fares Rames

Antonio Iererich (Coordenador comercial), Orlando Barcela e esposa, Fernando Barcela, esposa e filhos

Adriano Barchet e esposa

Izidoro Entringer e esposa

Getulio Barchet e esposa

Diones Nunes com os produtores de Canarana Inacio Schiehl e Welington Dagnese

Clientes Canarana: Abrelino Dalcin, Luan Blanco, Paulo Dalcin, Claudinei Blanco e Andrassi Blanco

Vitélio Furlan e esposa

Osmar Rosseto e esposa

Rose e Osmar Martignago

Adroaldo, esposa e filha

Silvandro Barchet e esposa

Clientes Querência: Alfredo Correia e sua esposa Andrisse Tombine e filho Vitor, Lurdes e Sergio Tombini

Marcelo Pasqualotte e esposa Janaina Barbosa de Canarana

Francieli (UNICRED) e o marido João Ricardo Entringer

MATRIZ – PRIMAVERA DO LESTE Rua Rio de Janeiro, 1529 – Jardim Maringá 66 3498 4448

Luiz Defente e esposa

Tomaz Barth Costamilan e família

Wilson Romagnoli e esposa Adriana

FILIAL - SORRISO Rua Irma Benedita, 240 – sala 02 - Edifício Santa Úrsula - Centro 66 3544 7130


Fotos Fares Rames

Jakson Furlan, esposa e filha

Gustavo Orlando, esposa e filho

Rafael Zanin, esposa e filho

Clientes Querência: Jose Polato, Eugene Douglas Ferrell, Lucas Jacoby, Dirvan Jacoby e sua esposa Giordana da Silva

Wanderlei Zanin e esposa

Lucas Rosseto e namorada

Sergio Ferrari e esposa

Ivar Basso e esposa

Itacir Piana e esposa

Marcio Romagnoli e esposa Alessandra

Mauro Junior Defente e esposa Fotos Guilherme Secco

Irineu Orlando e esposa

Evandro Busanello e a Mãe

Felipe Nogueira e Maria Luiza

Alex (Focus Corretora) e esposa

Cida e Ademilson Romagnoli

Fred Cadore e esposa

FILIAL - CANARANA Rua Rio de Grande do Sul, 621 66 3478 1744

Ítalo Borghetti e esposa Aleides

Fábio dos Santos, a esposa Ane Borghetti e o filho

Djalma Vieira, AdemilsonRomagnoli, Mario Lucas e Márcio Romagnoli

José Bendito do Vale com esposa e neta

FILIAL - QUERENCIA Avenida Mato Grosso, 520 - Setor D 66 3529 1039

Edmar Oliveira, Roni Roveda e Odair Tiritan (de Sorriso)

Leonardo Nicolino e Adriana Aires de Melo

Mário Lucas, Iuri Rocha, Fernando Fabris, Táiron Martins e Vinicius Costamilan

FILIAL - BOM JESUS DO ARAGUAIA Rodovia BR 158, s/n - Zona Rural 66 3529 1039


CIDADES

Piana vai a Brasília em busca de recursos para Primavera O prefeito eleito de Primavera do Leste, Érico Piana, esteve em Brasília onde se encontrou com deputados federais e com o Senador Jayme Campos. A visita teve o objetivo de viabilizar recursos para a realização de diversos projetos na cidade. Este é o período em que os parlamentares determinam suas emendas para o orçamento de 2013 e Érico Piana busca incentivos para a execução de projetos fundamentais do seu plano de governo. Érico foi muito bem recebido na capital federal, protocolou a solicitação de verbas para projetos, principalmente na área da saúde, e recebeu sinalização positiva para vários deles. A conversa com o Senador Jayme Campos, que durante a campanha esteve em Primavera para reafirmar seu compromisso com o município, sob gestão de Érico Piana, foi muito produtiva. Ele confirmou a determinação em trabalhar para ajudar a viabilizar os pontos importantes do plano de governo de Érico e deve anunciar suas emendas em breve.

Mutum e mais duas cidades são destaques nacionais na criação de galináceos A criação de galináceos em Mato Grosso atingiu cerca de 46,3 milhões de cabeças ano passado, aumento aproximado de 10% em relação aos números apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010. Do total, 35,6 milhões corresponderam a galos, frangos e pintos. Já outros 10,6 milhões foram somente de galinhas. Nova Mutum, Primavera do Leste e Campo Verde ficaram entre os destaques nacionais da pesquisa denominada Produção da Pecuária Municipal 2011. O primeiro município, por exemplo, registrou ter o quarto maior efetivo de galos, frangos e pintos, com pouco mais de nove milhões de animais. A relação é composta por 20 cidades com as maiores criações.

Já Primavera do Leste é o terceiro município, também em uma escala de 20, com a maior produção de galinhas, com pouco mais de 3,7 milhões de aves. Neste mesmo ranking aparece Campo Verde, na décima quarta posição, com efetivo de pouco mais de 1,5 milhão de galinhas. No ranking de produção de galináceos em geral (desde frangos até galinhas), apenas Nova Mutum aparece entre os 20 selecionados. O município assume a quinta posição, com pouco mais de 9,6 milhões de animais. A pesquisa do IBGE aponta que no país a produção de galináceos, ano passado, atingiu 1,2 bilhão de unidades, aumento de 2,2% sobre o total registrado em 2010. Com informações do site Só Notícias

Sorriso: Municipio conquista o Selo Unicef

Sorriso é um dos 11 municípios mato-grossenses que conquistou o selo Unicef – Municípios Aprovados. Por meio de uma carta enviada ao prefeito de Sorriso, Clomir Bedin, o coordenador do escritório do Unicef para os estados do Pará, Amapá, Mato Grosso e Tocantins, Fabio Atanasio de Morais, felicita o município pela conquista e destaca que ela é fruto do esforço da administração municipal em assegurar uma vida melhor às crianças e adolescentes do município. Para que Sorriso conquistasse o selo, foram levados em conta dados obtidos nos eixos de impacto social, gestão das políticas públicas e

22

STYLLO MATO GROSSO

participação social, que apontam os avanços e os desafios enfrentados por todos os municípios que se inscreveram no processo. Em Mato Grosso 35 municípios foram avaliados pelo Unicef. Para obter a certificação, além de mostrar bons resultados nos itens avaliados, também foram realizados dois fóruns de discussão. No primeiro, realizado em 2010, foram levantadas as necessidades de melhorias de políticas públicas e no segundo, realizado em junho deste ano, foram avaliadas as mudanças realizadas.


PREPARA-SE PARA O VERÃO

TRATAMENTOS FACIAIS TRATAMENTOS CORPORAIS PILATES HIDROTERAPIA FISIOTERAPIA Conheça o aparelho que combate Celulite e Gordura Localizada:

HECCUS A mais inovadora tecnologia possibilita a combinação de ultrassom computadorizado de alta potência com uma corrente de grande porte, a corrente Aussie, que proporciona estímulos elétricos tripolares para ativação do sistema linfático e que aumenta o metabolismo local promovendo a quebra das células de gordura.

Antes

Ativa o sistema linfático Atenua a celulite Melhora a flacidez e textura da pele Define a musculatura Reduz a gordura localizada

10 Sessões

20 Sessões

Dra. TATIANE R. BRASIL Fisioterapeuta - Crefito: 9/3144 LTTF – Especialista em Dermato Funcional – Reabilitação Vestibular Espaço Reviva Clinica de Fisioterapia e Estética Rua 19 Neftes de Carvalho nº 921-S, Jardim Rio Preto - Tangará da Serra espaco_reviva@hotmail.com

MARQUE UMA AVALIAÇÃO

65 3326.2555


NOTÍCIAS

Mato Grosso é o estado que mais cria empregos no Brasil O crescimento econômico de Mato Grosso apresenta números cada vez mais positivos para o Estado. É o que confirma os dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, que apontou a criação de 53.073 novos postos de trabalho ao longo de janeiro a outubro deste ano. O número representa uma taxa de crescimento de 9,30% no número de empregos formais gerados no Estado, índice este que alcançou a liderança das contratações em todo país. Somente no mês de outubro, Mato Grosso apresentou saldo de 1.048 empregos com carteira assinada gerados no Estado. Entre as atividades que auxiliaram no bom desempenho do período, o destaque vai para os setores do comércio, agropecuária e a construção civil. Durante o ano de 2012, a cidade de Cuiabá encabeçou a lista de contratações (8.042), seguida pelos municípios de Rondonópolis (2.487), Várzea Grande (2.413), Sorriso (1.679), Primavera do Leste (1.356) e Tangará da Serra (1.083).

Já em comparação com o ano passado, Mato Grosso apresenta até agora um aumento de 5,98% ou 35.211 novos posto de trabalho no Estado. As informações do Caged demonstram um aumento bastante expressivo de emprego nos últimos dois anos nos municípios mato-grossenses. “É bastante gratificante saber que o número de contratações de Mato Grosso é superior a todos os demais estados do Brasil. Esta é, sem dúvida, uma informação que nos dá a certeza do cumprimento do nosso compromisso”, disse a primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa. Secom/MT

DEPUTADO INTERVÉM

e governo anuncia construção de escolas no interior

Oito comunidades mato-grossenses serão contempladas com a construção de escolas estaduais. A iniciativa do Governo do Estado atende as indicações encaminhadas pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva. Nelas, Riva explica a necessidade de melhorar o ensino nessas comunidades, onde centenas de estudantes, muitas vezes, precisam percorrer grandes distâncias para ter acesso a um núcleo escolar. A garantia da execução dos serviços foi encaminhada pelo secretário adjunto de Estrutura Escolar, Jorge Szablewski. Ele assegura o início das obras em 90 dias, prazo para procedimentos licitatórios e expedição da ordem de serviço. Também informou que os projetos de engenharia e arquitetura já estão sendo executados e os recursos garantidos. “Dessa forma, não estamos medindo esforços em contemplar a demanda ora pleiteada pelo deputado, com o intuito de proporcionar aos alunos um ensino de qualidade em ambiente seguro e atrativo”, diz trecho do ofício assinado por Szablewski. A ação de Riva resultará em mais oito escolas, todas com amplas salas de aula, laboratório de informática, sala de professor, biblioteca, refeitório e quadras poliesportivas cobertas com

arquibancadas. “Com certeza as novas escolas farão toda a diferença na vida dos moradores dessas comunidades. As quadras também representam mais incentivos aos jovens à prática esportiva”, destaca Riva. Os núcleos serão construídos nos municípios de Nova Maringá, Barra do Bugres, Nova Lacerda, Acorizal, Santa Terezinha, Querência, Alto Boa Vista e São José do Rio Claro. Com informações da Assessoria


O escritório Iporã deseja a todos os melhores votos de paz, saúde e boas festas. Queremos que você continue sempre com essa alegria, com esse companheirismo e continue nos prestigiando com sua preferência e atenção, pois assim, teremos motivos para buscar sempre o melhor. Que nesse final de ano você possa somar todas as alegrias e dividir seu entusiasmo de ser feliz. Somos privilegiados porque contamos com sua amizade, apoio e confiança. A nossa meta é oferecer sempre o melhor. Aos clientes, amigos e familiares elevamos o nosso carinho e nosso muito obrigado.

Feliz natal e próspero ano novo.


Automóveis Land Rover se supera com o novo Vogue O visual do Range Rover Vogue, embora mantenha o formato clássico do modelo de 1969, tomou emprestadas algumas influências do Evoque, a maior obra prima em design da Land Rover em mais de 60 anos de história. O desenho externo, o desempenho e o interior não mudaram radicalmente, mas foram melhorados. Além de mais espaço, o Vogue ganhou detalhes de acabamento ainda mais sofisticados e mais equipamentos de ponta. O acabamento, sempre impecável, pode ser configurado praticamente como o cliente quiser. Segundo a Land, são 18.000 possibilidades de combinações de materiais e itens, que podem ir desde bancos revestidos em couro cor-de-rosa a chiquérrimos tapetes de lã de carneiro. Há também opção de equipar o veículo com até duas geladeiras, bancos com massageadores e teto solar panorâmico.

A Land Rover já avisou que o lançamento chega ao Brasil em meados de fevereiro de 2013 nas versões TDV8 e 5.0 Supercharger, embora os conteúdos e preços ainda não tenham sido definidos.

TrailBlazer custará a partir de R$ 145 mil A Chevrolet lançou oficialmente a Trailblazer no Brasil, modelo que entra no lugar da antiga Blazer, mas com uma dose bem maior de sofisticação. Já começa pelo fato da GM disponibilizar apenas a versão top de linha LTZ, que estará disponível com motor a gasolina ou a diesel, por R$ 145 mil e R$ 174 mil, respectivamente. A versão a gasolina virá com um V6 3.8 e a movida a diesel terá o 2.8 Turbodiesel CTDI. Por dentro a GM apostou em fileiras de passageiros elevadas, parecendo com cadeiras de cinema, assim os passageiros tem uma melhor visualização, inclusive os que ficarem na terceira fileira, já que o carro pode levar até sete ocupantes. Espaçoso, o novo modelo vem com porta-malas que leva entre 205 e 1.830 litros de capacidade, com bancos traseiros totalmente rebatidos.

Volkswagen apresenta o novo Santana O Santana está de volta! A Volkswagen apresentou, na Alemanha, a segunda geração do clássico sedã que foi oferecido no mercado brasileiro entre 1984 e 2006 e que depois se tornou sucesso absoluto de vendas na China, com mais de 4 milhões unidades comercializadas. Reformulado de uma ponta a outra, o sedã passou por sua primeira mudança visual realmente expressiva em 29 anos de produção. A marca também mudou parte da proposta do Santana, que passou do segmento médio para o ramo da nova

28

STYLLO MATO GROSSO

safra de sedãs compactos “de porte avantajado”, como são, por exemplo, Renault Logan e Chevrolet Cobalt, futuros rivais do novo três volumes da VW, que estreia em 2013 na China. O lançamento também é interessante para o mercado brasileiro, onde a categoria na qual foi inserida, fervilha de novidades e, principalmente, compradores. O novo Santana deve começar a ser produzido no Brasil no segundo semestre de 2013.


NOTÍCIAS

Empresários portugueses visitam Mato Grosso e planejam investimentos Os empresários portugueses, Augusto Teixeira e Eugênia Lemos, visitaram Mato Grosso recentemente e demonstraram grande interesse em investir no estado. Com projetos que envolvem construções sustentáveis, a empresa T&T Multielétrica, com sede em Castro de Campia, Vouzela (Portugal), tem planos de se instalar no Brasil ainda em 2013. A cidade escolhida como base para a empresa no país seria Tangará da Serra. Mato Grosso foi escolhido por eles para iniciar uma pesquisa de mercado para futuros investimentos, após o convite do amigo luso-tangaraense Lucenio Carvalho. “Eu acredito que nosso estado ainda tem muito para crescer. Somos a menina dos olhos dos investidores. Aqui é o lugar ideal para eles começarem”, disse Lucenio. Há 20 anos no mercado a T&T Multielétrica é uma empresa projetada para ser ecológica, energeticamente eficiente e sustentável, que aposta em um sistema integrado de gestão de qualidade, ambiente e segurança. As principais atividades da empresa incluem projetos inovadores de construções inteligentes (casas e empresas); instalação de sistemas de aproveitamento energético, baseados nas energias renováveis; sistemas de aproveitamento de água; sistemas de climatização; entre outros. São projetos que visam uma economia de cerca de 80% de energia.

Exemplo de construção inteligente da T&T

Os empresários visitaram autoridades políticas e empresários que demonstraram bastante interesse nos projetos. “A visita foi muito positiva, superou todas nossas expectativas. A intenção é começar os investimentos em Mato Grosso para poder expandir para todo o Brasil”, frisou Augusto.

IDEALIZA


BANIMENTO DAS LÂMPADAS INCANDESCENTES

Desde junho de 2012 até 30 de junho de 2016, as lâmpadas incandescentes comuns serão retiradas do mercado paulatinamente, a não ser que uma nova tecnologia as tornem mais eficientes, pois elas consomem mais energia e iluminam menos. Cerca de 10% é luz e 90% calor, durando apenas 1.000 horas, enquanto a fluorescente compacta chega a durar até 10.000 horas. O objetivo é que as lâmpadas incandescentes sejam substituídas por versões mais econômicas. Estima-se que a lâmpada incandescente representa aproximadamente 80% da iluminação residencial no Brasil. O mercado brasileiro consome atualmente cerca de 300 milhões de lâmpadas incandescentes e 100 milhões de lâmpadas compactas. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, as tecnologias que envolvem os sistemas de iluminação se desenvolveram rapidamente nos últimos anos, disponibilizando equipamentos com mais eficiência e durabilidade. Paralelo a esse avanço aumentou a preocupação com a escassez de energia e a busca de soluções que contemplem a boa iluminação conjugada a equipamentos mais eficientes e formas inteligentes de utilização. Fazem parte da regulamentação da portaria as lâmpadas incandescentes de uso geral.

Os prazos abaixo são para comercialização por importadores e fabricantes. Para o comércio se estendem por mais seis meses. Potência da lâmpada Prazo 150W e 200W Dezembro de 2012 100W e 75W Dezembro de 2013 60W Dezembro de 2014 40W e 25W Dezembro de 2017 Já as de menos potência seguem um escalonamento até 2017

Veja a tabela de equivalência: Potência Classificação selo Procel Fluxo luminoso (pacote de luz emitido por lâmpada) Tempo de vida Horas de utilização diária Preço da lâmpada Custo (KWh a R$ 0,40) Número de lâmpadas necessárias nos 5 anos Custo com preço da lâmpada Economia obetida durante a vida da lâmpada

Incandescente Fluorescente compacta 60w 16W D A 930 Im/ Equivale a 864 Im 70W 750 horas 8.000 horas 4 horas 4 horas R$ 1,58 R$ 8,76 R$ 175,20 R$46,72 09

01

R$ 184,93

R$55,48

-

R$129,45 por lâmpada

*Portaria Interministerial de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia e Indústria e Comércio regulamentando a retirada. Publicada no Diário Oficial da União.

65 3311

9100

Rua Julio Martines Benevides, 99-S, Centro Tangará da Serra / MT


T M r o p o r www.styllomatogrosso.com.br i G S ocial

casacormt.com.br

CUIABÁ

CASA COR

Jonathan Photographer

TANGARÁ DA SERRA

SHOW GABRIEL GAVA

CAMPO NOVO

BAILE DO HAWAI

www.parecis.net


FEIJOADISSIMA

www.sorrisoaovivo.com

WHITE MOVEMENT 2012

Jonathan Photographer

NOITE LATINA

NOVA MARILÂNDIA

SORRISO

SINOP

www.socialnews.com.br www.parecis.net


CIDADES

Senador indica emenda de R$ 100 milhões para construção do Hospital Regional de Tangará da Serra

Cerca de 300 mil pessoas serão beneficiadas com a construção do Hospital Regional de Tangará da Serra, que ganhou reforço com a destinação de uma emenda no valor de R$ 100 milhões, proposta pelo senador Cidinho Santos. Além de Tangará, a unidade hospitalar atenderá moradores de outros 13 municípios da região. “Será uma grande conquista para a região de Tangará da Serra que ainda não tem um hospital com o porte que precisa. Teremos ainda atendimento aos moradores de Arenápolis, Denise, Nova Olímpia, Nortelândia, Nova Marilândia, Campo Novo e outros municípios”, afirmou o senador. Outros três parlamentares se comprometeram com Cidinho a reforçarem a emenda de bancada, o também senador Jayme Campos e os deputados federais Eliene Lima e Júlio Campos. Acompanhando a discussão sobre destinação de emendas da bancada federal, o prefeito e o vice-prefeito eleitos, Fábio Martins Junqueira e José Pereira Filho, comemoraram a destinação da emenda. Segundo o prefeito eleito, o município já possui a área onde o Hospital Regional será construído. “Com essa emenda assegurada, a partir de janeiro vamos dar anda-

mento à elaboração do projeto de construção do hospital e Tangará da Serra será referência na região na área de saúde”, afirmou Fábio Junqueira. Com informações da Assessoria

Este foi um ano de realizações, alegrias e superações. Mas o mais importante é re�letir sobre os acontecimentos, a jornada do dia-a-dia e, concluir ao �inal, que tivemos um saldo de crescimento e aprendizado, sendo gratos a todos por um ano de trabalho, cooperação, con�iança e dedicação. Que os próximos dias sejam repletos de saúde, paz e prosperidade a todos. Boas festas!

Dr. Claret

Otorrinolaringologista –

CRM-MT: 2060

65

3311 2300 / 3311 2323

Av. Tancredo Almeida Neves, 480-N Centro – Tangará da Serra


Mais um ano está acabando e a esperança de um ano ainda melhor, cheio de realizações, concretização de sonhos e de muita saúde para todos, nos deixa ansiosos por 2013. É hora de estreitar os laços… de estar mais próximo da família, dos amigos, das pessoas que nos fazem bem e nos querem bem. É hora de ser ainda mais solidário, de perdoar, de tentar melhorar de alguma forma o sofrimento do outro. É hora de repensar o que realmente importa para nós mesmos, de checar prioridades, e tentar fazer de 2013 o seu ano, com muitos sonhos concretizados, e muitos objetivos novos a serem alcançados. E principalmente, é hora de aproveitar o tempo com a FAMÍLIA, e isto inclui os amigos mais queridos, pois são eles que estão presentes em todas as horas, alegres ou tristes. Tempo de agradecer, à minha família e amigos, a esta cidade, aos meus pacientes, aos colegas de plantão e ao Hospital Clínica da Criança, por me acolher tão bem nestes 7 anos de Tangará da Serra. Obrigada e que 2013 venha cheio de surpresas maravilhosas.

Dra. Mariana Mendonça de Mello Hermida Pediatra CRM/MT 5088

65

3311 2340 / 3311 2300

Av. Tancredo Almeida Neves, 480-N Centro – Tangará da Serra


Centro de Hidroterapia APAE

Fundo dos Direitos da Criança e Adolescente de Tangará da Serra A população brasileira enfrenta problemas no que tange a área social, inúmeras são as dificuldades em consequência da má distribuição da renda, as classes menos abastadas são carentes de projetos de inclusão social, não tem acesso a cultura, educação, esporte, saúde ou lazer. Com intuito de preencher as lacunas deixadas pelo poder estatal temos em nosso município algumas entidades que vem atuando junto às comunidades, resgatando a valorização humana, a formação do cidadão, e fortalecimento da família. Essas instituições enfrentam dificuldades na captação de recursos, tendo muitas vezes dificuldades em manter ou aumentar os projetos oferecidos a população. Uma das principais fontes de recurso das entidades beneficentes, são das doações dedutíveis do Imposto de Renda prevista no Artigo 260 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que podem ser efetuadas por pessoas jurídicas e físicas aos Fundos dos Direitos da Criança e Adolescente – nacional, estaduais ou municipais. Em Tangará da Serra o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - FMDCA foi criado pela Lei 2016/2003 e regulamentado pelo Decreto 087/GP/2005 de 25/04/2005, atualmente ativo e apto a receber doações.

detalhada para que o valor a ser doado com base em uma estimativa seja o mais próximo possível do valor que poderá ser deduzido dentro dos percentuais legais. O valor que ultrapassar o limite de dedutibilidade em questão, ou seja, 6%, não poderá ser deduzido nas declarações posteriores. Na segunda opção, a doação poderá ser feita de janeiro à abril e neste caso o percentual é reduzido para 3%, e será deduzida do Imposto de Renda devido no ano em que foi efetivado, vale ressaltar que neste caso o pagamento da doação deve ser efetuado até a data de vencimento da primeira quota ou quota única do imposto, sob pena de ser glosado. Tais deduções não prejudicam as demais que o contribuinte tem direito como: despesas médicas, educação, dependentes, pensão alimentícia etc. A base legal para doações de pessoas físicas encontra-se no RIR Dec.3000/99 (Artigo 102)

PESSOAS JURÍDICAS Para as Pessoas Jurídicas a dedução é limitada a 1% do Imposto de Renda Devido em cada período de apuração, conforme estabelecido no Decreto nº 794, de 05/04/1993, e RIR Decreto 3000/99 (Art.365) podendo usufruir desse incentivo fiscal, somente as Pessoas Jurídicas tributadas pelo lucro real.

COMO FAZER DOAÇÕES AOS FUNDOS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PESSOAS FÍSICAS Primeiramente ressaltamos que esse incentivo fiscal é concedido somente às Pessoas Físicas que utilizem o formulário completo na Declaração de Ajuste Anual podendo ser efetuada nas seguintes formas e limites: A doação poderá ocorrer entre maio e dezembro, e será deduzida do Imposto de Renda Devido, referente ao ano-calendário em que a doação ocorrer, por ocasião da Declaração de Ajuste Anual, realizada no ano seguinte. Neste caso o percentual é de 6%, compreendendo o limite global de doações. Isto significa que a doação é efetuada antes de o doador, pessoa física ou jurídica, ter apurado definitivamente o valor de seu Imposto de Renda devido. Assim, cabe uma análise bem

Centro de Hidroterapia APAE

REAL CONTABILIDADE E ASSESSORIA EMPRESARIAL

65 3326 1958


Associação Fonte de Luz

PARA DOAR Após definir qual o valor a ser doado, o contribuinte deverá estabelecer a qual Fundo deseja fazer sua doação, ressaltando que ela pode ser feita a mais de um Fundo, nas instâncias municipal, estadual, distrital e da União. Escolhido o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente para o qual se deseja fazer a doação, o contribuinte deverá efetuar depósito em conta bancária especificamente destinada à movimentação das receitas e despesas daquele Fundo, sendo necessários, para isso, dados da conta bancária como: nome e número do banco, números da agência e da conta corrente, além do CNPJ, obrigatoriamente, vinculado à conta e ao Fundo para o qual está sendo destinada a contribuição. Realizada a contribuição, o doador deverá enviar cópia do comprovante de depósito ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do ente federativo escolhido, juntamente com as seguintes informações: nome, CPF e endereço. Ao Conselho controlador do fundo beneficiado pela doação cabe a emissão de comprovante/recibo em favor do incentivador/doador. De posse do recibo o contribuinte deverá guardá-lo para registrar as informações necessárias no ato da Declaração de Ajuste Anual e ainda, conservá-lo por um tempo para eventual apresentação à Secretaria da Receita Federal. Essa é uma excelente forma de contribuir com projetos financiados pelos Fundos no combate à exploração sexual; convivência familiar e comunitária, apoio aos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente e Tutelares, Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte e diversos outros.

Associação Fonte de Luz

TANGARÁ DA SERRA – 65 CUIABÁ – 65

Ainda é pequeno o número de cidadãos e empresas que conhecem e fazem uso do incentivo estabelecido em lei, procure um contador que ele estará habilitado a ajuda-lo a efetivar as doações conforme os preceitos legais. Essa modalidade de doação é muito simples e é essencial para que entidades possam dar continuidade em seus projetos sociais, visando melhorar em muito o futuro das nossas crianças e adolescentes, desta forma doadores também exercem a cidadania, a responsabilidade social e auxiliam na melhoria do desenvolvimento daqueles que em breve serão o nosso futuro. A conta do Fundo dos Direitos da Criança e Adolescente de Tangará da Serra: Banco do Brasil Agência: 1321-8 Conta Corrente 05581-6 CNPJ: 03.788.239/0001-66 Para os demais Fundos pesquisar em www.direitosdacrianca.org.br

Kelly Becker Advogada – OAB/MT 8666

3326 1958 – Rua Antônio José da Silva, 830-W – Centro

3359 5838 – Av. Carmindo de Campos, 146 – Shopping Carmindo da Construção, Sala 001


Serratur www.serratur.com.br

Serratur

VIAGENS E TURISMO Fretamento de veículos Transporte alternativo de passageiros Transporte de pequenas encomendas Turismo de compras

Cliente amigo, agradecemos sua presença, sua amizade e confiança dedicada durante esse ano que está terminando. Que o natal seja um momento de luz e harmonia e que no próximo ano possamos compartilhar juntos novas conquistas. Feliz Natal e um ótimo ano novo para você e toda sua família.

TANGARÁ DA SERRA (65) 3326 3010 Rua 21, 175-S – Jardim Uirapuru

VÁRZEA GRANDE (65) 3684 4684 Av. Governador Julio Campos, N 3993 Bairro Jardim Paula 01


2013

A

despeito de qualquer profecia, o mundo provavelmente não acabará em 2012. Então, após analisar os erros e acertos deste ano que termina, chega o momento de fazer planos para 2013.

É preciso cuidar de sua saúde. Não apenas a saúde física, mas também de sua saúde mental, emocional e espiritual. Procure ter mais tempo para estar com sua família, seus amigos, com as pessoas que você ama. Crie bons hábitos como a leitura, algum trabalho social ou cuidar da natureza. Invista parte do seu tempo em uma atividade física. Se você já é um praticante parabéns mantenha este hábito. Os que estão sedentários precisam mudar esta situação e escolher entre as diversas opções uma que se encaixe ao seu perfil. Não é preciso ser um “superatleta” para conseguir os benefícios do esporte, mesmo uma atividade física mais leve, direcionada ou até adaptada para alguma necessidade que você possua podem levar a bons resultados. Certamente existe uma excelente academia perto de você, mas saiba que a falta desta não é desculpa. Se você nunca praticou um esporte ou está há muito tempo parado o ideal é começar com atividades mais leves e que conciliem o exercício ao relaxamento, principalmente se você tem uma rotina diária mais exigente e estressante. Atividades ao ar livre como caminhada ou bicicleta e de preferência com um grupo de amigos pode ser ao mesmo tempo prazerosa e eficaz. Para quem é amante da natureza nossa região está repleta de opções como trilhas, cachoeiras, rios e paisagens belíssimas que são capazes de revigorar o corpo e a mente. Então seja otimista e comece a pensar quantas coisas incríveis você ainda pode fazer. Tenha um Natal de paz e harmonia. Que 2013 venha repleto de prosperidade.

Dr. Luciano Castanha CRM: 4003-MT

Ortopedia e Traumatologia

*DICA IMPORTANTE: Mesmo atividades leves e fora da academia devem ser realizadas com cuidados. A avaliação médica é indispensável e deve orientar tanto a escolha quanto mudanças na prática de exercícios. Escolher uma atividade incompatível ou realizá-la de forma inadequada pode gerar dores e maus resultados que terminam por desestimular o atleta, principalmente o que esta começando.

65 3311-2323 Av. Tancredo Neves, 480-N – Centro – Tangará da Serra


Dr. João José de Matos e Dra. Sheila Fantini Buratti

Os sonhos são as melhores partes da realidade então… acredite neles! Que você possa realizar todos os seus sonhos no ano que está por vir! Que neste novo Ano que se inicia você possa encontrar: Amor, Paz, Saúde, Felicidade, Luz, Sucesso e Prosperidade! Que o novo tempo seja de emoções, de unir os coração e celebrar a vida.

Feliz Natal e um Esplêndido 2013! 65 3325

2425

Rua Benedito P. de Oliveira, 1821-N – Jardim Europa – Tangará da serra – MT


AGRONEGÓCIO

Mato Grosso tem 14 cidades no top 20 da produção de soja Quartoze municípios de Mato Grosso compõem o ranking dos 20 com as maiores produções de soja. A liderança é puxada por Sorriso, onde a produção no ano de 2011 superou a casa de 2 milhões de toneladas, resultado 15,1% maior que a do ano anterior. As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio de sua Pesquisa Produção Agrícola e Municipal (PAM). De acordo com o levantamento, em Mato Grosso ainda se destacaram Nova Mutum (2ª da lista com produção acima de 1,1 milhão de toneladas) e Sapezal (3ª com 1,09 milhão de toneladas), fechando o ranking dos três primeiros produtores. Na lista figuram ainda Campo Novo do Parecis (5ª), Nova Ubiratã (6ª), Querência (8ª), Diamantino (9ª), Lucas do Rio Verde (11ª), Primavera do Leste (12ª), Itiquira (15ª), Campo Verde (17ª), Santa Rita do Trivelato (18ª), Ipiranga do Norte (19ª) e Tuparah (20ª). As 14 cidades foram responsáveis por 16,3% da produção nacional de soja.

Custo para plantar em 2014 deve subir até 5,4% A safra 2012/2013 de soja ainda não terminou e o setor já estima um aumento de 5,4% para o custo de produção para a próxima safra 13/14. Os produtores de Mato Grosso deverão desembolsar em média R$ 2.369 por hectare. Nesta safra o valor estimado ficou em R$ 2.247 por hectare em outubro. O incremento deve-se à boa expectativa com a colheita do ciclo atual e alta do dólar, segundo entidades e produtores. Os insumos (sementes, fertilizantes e defensivos) representam a maior parte dos gastos dos sojicultores, cerca

de 47%, R$ 1.106 do custo total por hectare de soja plantado. O levantamento é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária de Mato Grosso (Imea). Ainda conforme dados do boletim, os principais gastos previstos para safra 2014 refere-se à semente 8%, os fertilizantes 3,4% e custo com a lavoura, de 13,1%, o maior projetado pelo Imea. De forma geral, as despesas com a lavoura incluem mão de obra, manejo, aplicações, colheita entre outros.

Porto de Manaus pode ser nova rota para produtores de Mato Grosso As novas fronteiras do agronegócio que vem se consolidando em Mato Grosso, prometem uma reviravolta nas exportações do Estado pelos portos do país. A partir de 2013 o porto de Manaus, no norte do país, pode quebrar a hegemonia de Santos (SP) e Paranaguá (PR). O acumulado dos embarques de soja de janeiro a agosto desse ano já demonstram esse cenário. De acordo com o boletim divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em oito meses foram exportados 6,2 milhões de toneladas da soja de Mato Grosso pelo porto de Santos. Já pelo porto de Paranaguá cerca de 1,07 milhão de toneladas foram enviadas no período, seguido de perto pelo porto de Manaus com 1,04 milhão (t). Conforme o diretor financeiro da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Nelson Piccoli, os terminais como o de Manaus (AM) e o de Santarém (PA), começarão a ter um papel mais importante nas comercializações externas de Mato Grosso. Ele afirma que as novas regiões estaduais que são identificadas como novas fronteiras agrícolas serão as principais responsáveis por essa reviravolta. Piccoli destaca que o porto de Santarém (PA) já vem sendo bastante utilizado pelos produtores mato-grossenses das regiões norte e noroeste, com médias de cargas exportadas superiores ao volume que sai pelo porto de Paranaguá. O representante da Famato lembra que os outros portos não deixarão de ser importantes, porém a logística dessas novas fronteiras para os portos de Santarém e Manaus serão bem competitivas. Com a conclusão das reformas previstas para os portos instalados na região Centro-Norte do país, a tendência é que o Mato Grosso desvie cada vez mais do corredor de exportação paranaense. A mudança já era esperada, devido aos custos de logística e transporte. Com informações da Folha do Estado


AGRONEGÓCIO

Conab estima que área destinada ao algodão em MT deve diminuir em nova safra Considerado o maior produtor nacional de algodão, Mato Grosso deve ter uma redução de cerca de 21% na área destinada a cultura na safra 2012/13, conforme aponta levantamento elaborado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Dos 725,7 mil hectares destinados na safra passada, a atual deve variar entre 544,3 mil a 602,3 mil hectares. A redução não atinge somente Mato Grosso. Na Bahia, segundo maior produtor, a área deve atingir 121,1 mil hectares, aproximadamente 29% menos do que na safra passada. Ao todo, a área a ser cultivada no país com algodão poderá variar entre 1 milhão e 1,1 milhão de hectares, redução variando entre 27,8% e 20,6% ante o período anterior. Fatores como as baixas cotações de produtos nos mercados interno e externo; atuais níveis de preços de mercado das commodities concorrentes, como milho e soja, notadamente na região Centro-Sul e, sobretudo, a forte elevação dos custos de produção justificam a diminuição na área plantada com a cultura no país. A produção mato-grossense também deve sofrer uma queda, podendo ficar entre 2 milhões e 2,2 milhões de toneladas enquanto, na safra passada, contabilizou pouco mais de 2,7 milhões. Nacionalmente, a produção nesta nova safra poderá atingir entre 3,8 milhões e 4,2 milhões de toneladas (ante 4,8 mi/t entre 2011/12).

Agro corresponde a 40% das exportações do país De janeiro a outubro, as exportações do agro alcançaram US$ 80,88 bilhões, que correspondem a praticamente 40% das vendas totais do país. No período, o Brasil exportou US$ 202,4 bi, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Conforme análise do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as exportações do agro nos dez primeiros meses do ano cresceram 1,8% em relação ao mesmo

período de 2011. No acumulado de 2012, o complexo soja (grão, farelo e óleo) foi o setor que mais faturou. Foram US$ 24,65 bilhões exportados, 15,1% a mais do que nos dez primeiros meses de 2011. As exportações de milho alcançaram US$ 3,44 bilhões ou 13,07 milhões de toneladas, ultrapassando o recorde histórico anual que havia sido alcançado em 2007 (10,91 milhões de toneladas).

Exportações de carne bovina em Mato Grosso atingem 24,4 mil toneladas Mato Grosso exportou no mês de outubro 24,4 mil toneladas de carcaças bovinas, é o que indicou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O total representa uma alta de 31,56% em relação a setembro, quando foram registrados 16,5 mil toneladas. Este volume mensal é considerado o maior desde novembro de 2007, período que foi registrado 30 mil toneladas. O país que está se destacando no aumento do consumo da carne mato-grossense é a Venezuela, que apresentou um aumento de 211,73% nos embarques entre setembro e outubro, passando de 1,6 mil toneladas para 5 mil toneladas. O Irã também apresentou um aumento na importação de carcaças bovinas do estado. O país registrou um aumento de 41,33% de setembro a outubro, fechando o mês com 7,3 mil toneladas de carnes compradas em Mato Grosso. Conforme o Imea, este é o maior volume exportado para o país desde o início da série histórica, que começou a ser registrada a partir de novembro de 2011.


www.tratortecmaq.com.br

Que as realizações alcançadas este ano, sejam apenas sementes plantadas, que serão colhidas com maior sucesso no ano que se inicia. Feliz Ano

Novo!

PEÇAS E SERVIÇOS TRATORES E IMPLEMENTOS ROLAMENTOS PARAFUSOS TEEJET

SERVIÇO PARA FAZENDAS, ALGODOEIRAS , FRIGORIFICOS E USINAS SUCRO-ALCOOLEIRA

65

3325 0205

Av. Lions Internacional, 1907-W, Vila Esmeralda – Tangará da Serra – MT pecas@tratortecmaq.com.br


Q

ue Deus ilumine o lado criança de cada um e que essa luz proporcione a todos um Natal de alegrias e um Ano Novo repleto de paz e realizações.

Dr. Vanderlei Vital – Pediatra – CRM: 6062 65

3311-1200 / 3311-1222

Rua Sebastião Barreto,157-W, Ed Constantino, 1° piso, sala 9 – Centro – Tangará da Serra

65

3311-2300

Av. Tancredo Neves, 480-N – Centro – Tangará da Serra


ADE ONT ABI LID

DE C TÃO

GES

TÃO

ADM

INIS

UE GES

GES

TÃO

DE

EST OQ

ANC EIR A FIN TÃO GES

TRA TIVA

Agilidade e eficiência a serviço do desenvolvimento

INDÚSTRIAS, COMÉRCIO VAREJISTA E ATACADISTA E HOTELARIA

www.pumasistemas.com.br TANGARÁ DA SERRA Rua Antônio José da Silva, 307-W, 1º Andar – Centro 65 3326 3130

CUIABÁ Rua Barão do Melgaço, 2754, Ed. Work Tower, sl 405 – Bairro Porto 65 3321 6388 comercial@pumasistemas.com.br


A

Clínica Integrada de Fonoaudiologia de Tangará da Serra, estabelecida na cidade há mais de 15 anos, especializou-se no diagnóstico de perdas auditivas e adaptação de próteses auditivas. Seu maior objetivo é auxiliar no diagnóstico e no acompanhamento de tratamentos de patologias do ouvido e funções auditivas e/ou relacionadas à audição. Conta com equipamentos modernos e profissionais especializados garantindo maior confiabilidade no resultado dos procedimentos realizados.

Edilamar De Bortoli

Vanessa Z. de Miranda

CRFª 591/MT

CRFª 2488/MS

Especialista em audiologia clínica e ocupacional

Especialista em audiologia clínica e ocupacional

Fonoaudilóga

Fonoaudilóga

EXAMES AUDITIVOS AUDIOMETRIA TONAL E VOCAL: avaliação que identifica os limiares da audição e pode quantificá-la e classificá-la em normal e alterada. AVALIAÇÃO AUDITIVA OCUPACIONAL: avaliação e acompanhamento da audição do trabalhador em cumprimento a legislação. IMITANCIOMETRIA: exame que mede a resistência da membrana do tímpano, verifica o funcionamento do sistema ossicular, da tuba auditiva e do tímpano. É eficaz na identificação de otites e doenças da orelha média. EXAME OTONEUROLÓGICO: serve para o diagnóstico de vertigens, tonturas, tumores, doenças que afetam o labirinto e prejudicam o equilíbrio corporal e audição.

PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL: teste que avalia as habilidades auditivas necessárias para que o indivíduo compreenda a mensagem. É a interpretação que o cérebro faz do som ouvido. EMISSÕES OTOACÚSTICAS / “TESTE DA ORELHINHA”: exame rápido e indolor, realizado em sono natural do recém nascido para detectar alteração auditiva precoce. Pode, também, ser realizado em qualquer idade auxiliando no diagnóstico de alterações auditivas. APARELHOS AUDITIVOS: aparelhos de última geração para todos os tipos de perdas auditivas, objetivando a melhora da qualidade de vida do indivíduo.

Desejamos aos nossos clientes e amigos os mais sinceros votos de um natal de luz e um ano novo de realizações para todos!

Feliz 2013 Av. Tancredo Neves, 336-N Centro Tangará da Serra-MT – (65) 3326

2344 – cintegrada@hotmail.com


Pense em uma formação de qualidade da Educação Infantil ao Ensino Médio.

1º lugar no Enem Escolha bem a escola do seu filho.

M ATRÍCUL A S ABERTA S

Rua Jovino Pedro do Nascimento, 257-E – Jd Europa – Tangará da Serra

65

3326.6175 / 65 3326.3681


PLANO PREVIDÊNCIA PLANO DEDE PREVIDÊNCIA

PRECAVER UNICRED PRECAVER UNICRED Você investe Você investe nono presente e garante presente e garante futuro umum futuro

O melhor presente para o dia hoje é garantir O melhor presente para o dia de de hoje é garantir umum futuro tranquilo. A Unicred, Cooperativa Crédito futuro tranquilo. A Unicred, Cooperativa de de Crédito dosdos Médicos, Profissionais Saúde e Empresários Mato Médicos, Profissionais da da Saúde e Empresários de de Mato Grosso, oferece o PRECAVER: melhores planos Grosso, oferece o PRECAVER: UmUm dosdos melhores planos de de previdência do mercado com as menores taxas e sem previdência do mercado com as menores taxas e sem finsfins lucrativos. Planeje uma aposentadoria segura com uma lucrativos. Planeje uma aposentadoria segura com uma pequena contribuição mensal e aproveite para viver pequena contribuição mensal e aproveite para viver grandes momentos. grandes momentos.


FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE TANGARÁ DA SERRA ANTIGA

ITEC

Garanta o seu futuro.

Vestibular agendado 2013/1 Você marca o dia e hora e faz a prova de acordo com sua disponibilidade.

Informações na faculdade ou no site

www.uniserratga.com.br

PÓS-GRADUAÇÃO – LATO SENSU

GRADUAÇÃO – PEDAGOGIA

www.uniserratga.com.br

EM BREVE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

uniserratga@gmail.com 65

3326 4650 ou

65

3326 5656

Rua Deputado Hitler Sansão, 1038-W - Jardim do Lago – Tangará da Serra - MT


Comércio e Assistência Técnica de equipamentos Médico Hospitalares O espírito do natal e a expectativa do ano novo fazem renascer em nós a esperança de que dias melhores virão, onde o amor, a fé, a solidariedade e a fraternidade possam ser presença constante todos os dias do ano em nossa vida. A equitec deseja que todas as famílias, amigos e clientes, um feliz natal e um ano novo cheio de grandes conquistas e muitas realizações.

Assistência Técnica

24h

Inclusive domingos e feriados

Tangará da Serra e região

Serviço especializado para monitor cardíaco, oximetro de pulso, cardioverssor e desfibrilador, eletrocadiógrafo, bomba de infusão, gasometria, autoclaves entre outros. (65) 3329-1047 (65) 9998-1629

Avenida Paraná, 489-N, Centro - Tangará da Serra/MT - equitec.tec@hotmail.com


Que o espírito de Natal faça renascer a beleza da vida, transformando o amanhã num lugar cheio de paz e felicidade. Boas Festas!


Esse momento de festa é o momento certo para agradecermos a companhia valiosa de pessoas que, ao longo do ano que termina, acompanharam com confiança os passos de nossa empresa rumo ao crescimento profissional. Nada teria o mesmo valor se não tivesse sido conquistado com o apoio dos funcionários, fornecedores e principalmente dos clientes que fizeram parte de mais uma etapa da nossa empresa, que agora renova as esperanças no novo ano que se inicia repleto de desejos e oportunidades.

Esperamos que este Natal e Ano Novo que se inicia, sejam portadores de momentos únicos de alegria, reflexão e paz. Que nosso laço profissional seja reforçado pela certeza de que continuaremos buscando sempre o melhor para atender a todos com a mesma seriedade e carinho. Obrigado pela companhia e pela confiança. O Indap deseja a todos um Feliz Natal e um 2013 cheio de paz, saúde e felicidades.

Dra. Thaís F. M. Gonsales – CRM-MT 6121

LABORATÓRIO MÉDICO BIÓPSIAS E CITOLOGIA (PREVENTIVO)

Av. Tancredo Neves, 945-W, (Clínica Doyon) Compromisso com a qualidade

65 3325 4040

Tangará da Serra


Diagnóstico preciso a serviço da vida

Que ele nasça e faça do futuro um lugar melhor para se viver; Que ele seja solidário, forte e lute por dias melhores; Que tenha a sede de vitória e garra de um homem de bem; Que transforme a vida daqueles que tem fé no coração; Que seja símbolo da paz e esperança; Que seja o melhor de todos e tenha poder em suas mãos de espalhar ao mundo, saúde, amor e prosperidade.

Ressonância Magnética Tomografia Computadorizada Multi-slice Radiologia Digital Doppler Colorido Ultrassonografia 3D / 4D Mamografia Digital Desintometria Óssea Radiologia Odontológica Digital Dentascan Laboratório de Análises Clínicas Laboratório de Anatomia Patológica

Seja bem vindo

2013 www.doyon.com.br

Tangará da Serra 65 3311-2000 Av. Tancredo Neves, 945-W – Jd. do Lago

Sapezal 65 3383-1006 Av. Pirambóia, 960 – Centro


WWW.GRUPOMAGRAO.COM.BR

CORTINAS | ESQUADRIAS | ENVIDRAÇAMENTO DE SACADA | PAPEIS DE PAREDE | CORRIMÃO INOX

Nós que tivemos o privilégio de ter tido a sua preferência em 2012 não poderíamos deixar em branco a mais importante das datas. Por isso desejamos um Natal de luz, paz, e união para você e sua família. São os votos da Equipe Magrão e Madeira Bonita.

Tangará da Serra – Av. Ismael J. do Nascimento, 1717-W, Jd. Tangará II, tel.: 65 3326.2356 WWW.GRUPOMAGRAO.COM.BR

Cuiabá – Av. Presidente Marques, 48, Goiabeiras, – MT - tel.: 65 3627.7228


Comprimidos

orodispersíveis Uma inovação da Maxi Pharma Farmácia e Manipulação Comprimido orodispersível se desintrega rapidamente na saliva, sem a ingestão de água, como alternativa ao tratamento de pacientes com dificuldade de deglutição.

VANTAGENS: – desintegração rápida na boca, em torno de 10-60 segundos; – Maior conveniência e facilidade de adesão pelo paciente; – Alternativa às preparações líquidas (xaropes e soluções) – Melhora a palatabilidade e produz uma sensação bucal agradável – indicado para diversas classes terapêuticas (analgésicos, antidepressivos, nutracêuticos e outros) Farmacêutica responsável: Adriana Rubim Rossignolli

Não tome medicamento antes de consultar seu médico

3326-3474

Avenida Brasil, 810-W – Centro – Tangará da Serra – e-mail: maxiph@terra.com.br


Atletas de Tangará da Serra se destacam no ciclismo nacional por Bruna Prates

Há três anos no comando da Associação de Ciclismo Tangaraense (ACT), José Abdo, lutou para trazer para Tangará da Serra, vários títulos do ranking brasileiro 2012. Após uma longa jornada de 16 competições realizadas pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), os ciclistas José Nathan e Beatriz Kroetlzer, que disputaram a categoria infanto juvenil, Elaine Canela, que disputou a juvenil, e Sinicleito Canela, na categoria Elite, conquistaram ótimas posições ranking de 2012 após o término do campeonato. A ACT com o apoio da prefeitura municipal, através da contemplação do Projeto 008/ADM/2012, voltou a colocar Tangará da Serra em destaque no ciclismo brasileiro. A associação também realiza um trabalho social, tirando os jovens da ociosidade e das ruas, ajudando os mesmos na contemplação do Bolsa Atleta. O Projeto Olimpus – Bolsa Atleta foi instituído pela lei nº 8.157 de 13 de Julho de 2004, que proporciona aos seis melhores atletas do ranking um beneficio mensal de R$ 800 a nível nacional. O ciclismo de Tangará da Serra tem a chance de participar das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Ciclista há apenas um ano, Weslei Canela, poderá ser o representante de Mato Grosso nos próximos jogos olímpicos. Natural de Juína o menino de 16 anos mudou-se para Tangará ainda criança. Em 2013, Weslei irá treinar no Centro de Excelência de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. O Centro faz parte de um projeto do governo paulista para lapidar atletas com potencial olímpico. José Abdo foi um dos grandes incentivadores da ida do ciclista para o Centro de Excelência. “Lá eles treinam todas as modalidades olímpicas e dão todo o suporte necessário aos atletas, com residência, alimentação, médicos e equipamentos, tudo para que os atletas tenham a oportunidade de representar o país”, frisou ele. Além de Weslei, outros atletas podem ter a mesma oportunidade nos próximos anos. A agenda de competições para 2013 dependerá de reuniões que serão realizadas com a nova administração municipal e com os patrocinadores.

Classificação dos atletas da ACT no ranking brasileiro 2012 ELAiNE CANELA – 16 Anos – Categoria Juvenil Feminino – 1º lugar BEATRiz KROETzLER – 13 Anos – Categoria infanto-Juvenil Feminino – 1º lugar JOSé NATHAN – 14 Anos – Categoria infanto-Juvenil Masculino – 2º lugar no ranking 2012 e de Resistência SiNiCLEiTO CANELA – 21 Anos – Categoria Elite – 3º lugar WESLEi CANELA – 16 Anos – Categoria Juvenil Masculino – 5º lugar MAyKON MARTiNS – 15 Anos – Categoria Juvenil Masculino – 6º lugar

70

STYLLO MATO GROSSO


Carnes Especiais

Cortes Especiais

Clientes Especiais www.nbeef.com.br

N

ascemos do ideal de produzir o que mais gostamos de preparar e saborear, a boa carne. Garantimos a procedência, rastreabilidade e qualidade, por isso somos uma empresa habilitada a exportar para o exigente mercado europeu. Esta carne que só era exportada, está disponível para você a um preço que qualquer europeu teria inveja.

PORQUE SOMOS NATURAL Somos NATURAL BEEF porque o ciclo de produção é natural, desde o nascimento.

T-Bone

Nascem a pasto, crescem bebendo água da fonte, comendo capim, vivendo em grupo em uma região ensolarada, engordando com silagem e grãos produzidos na própria fazenda. São animais livres de hormônios e estimulantes para crescimento, além de não ingerirem nenhum tipo de antibiótico. Natural Beef para nós representa além de tudo, bem estar animal, respeito ao meio ambiente e dedicação no preparo dos cortes (brasileiro e argentino) para quem gosta de comer uma boa carne. Nada mais natural do que ter esse nome NATURAL BEEF, carne sob encomenda para você!

Hamburger

Porterhouse Steak

Bife de Chorizo

Ossobuco

Prime-Rib

Av. Brasil, 152-E – Centro – Tangará da Serra

65

3326 4035

www.nbeef.com.br


Equipe do Shopping da terra em treinamento na Pet South America - São Paulo 2012

Equipe do Shopping da Terra com o groomer e palestrante William Galharde na Pet South America 2012.

Alfredo Acácia Nuernberg da Tratortecmaq participando do 1º plantio mecanizado de cana de açúcar com plantadora DMB em Denise - MT

O empresário Junior Rocha em mais uma viagem internacional, visita a Cidade Proibida, uma das atrações turísticas mais visitadas na China.

Dra. Aline Agostino com o marido Dr. Marcelo A. Mendes curtindo uns dias de descanço no parque aquático Wet’n Wild em São Paulo- SP

Os irmãos, Janaina Kuhn e Jandrey Alberto Kuhn, representando a Móveis Metal Z no Casa Cor MT 2012 realizado no Hospital de Câncer de Mato Grosso.

Funcionárias da Magrão, Silvia e Eliane, participando do seminário de design e inovação com o conceituado arquiteto Marcelo Rousebaum.


Ótica e Relojoaria Rubi (65) 3326.1366 Av. Brasil, 309-S Centro Tangará da Serra

O CONSÓRCIO

VICTOR HUGO CONTINUA UM SUCESSO. FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

Garantia e tradição. Rubi Bolsas (65) 3326.4213 Av. Brasil, 587-S Centro Tangará da Serra

Ótica Visão (65) 3326.8793 Av. Brasil, 281-S Centro Tangará da Serra

Ótica e Relojoaria Rubi (65) 3382.1792 Av. Brasil, 521-NE Centro Campo Novo do Parecis


Centro de Estética

Nova Mulher Leny L. Barros - Esteticista Técnica - Reg. nº 1400

Mudam-se os anos, mudam-se os capítulos da nossa vida, mas a beleza desta história está em personagens, como você, que se mantêm sempre presente iluminando essa jornada.

CORPORAL

VC System - Vacina anti-envelhecimento

Endermologia para celulite

Peeling para manchas e cicatrizes de acne

Hidratação corporal com massagem relaxante

Peeling de diamante

Banho de lua

Peeling de cristal

Estimulação Russa para flacidez

Limpeza de pele

Massagem redutora com ultra-som

FACIAL

Drenagem linfática manual

Trabalhamos com horário marcado Rua 22, nº 414-N, esq.c/03 – Centro – Tangará da Serra – MT

65

3326.6667


Vera e Luiz com as irmãs da Divina Providência – Julita, Theonila, Carmen Maria e Therezinha

Elisa e Luciano Salles

Dra. Érica Vellings, Jô Zamian, Risoneide Pereira, Deborah Figueira, Cleida de Souza e Graziela Moreira (Campo Novo do Parecis)

Gislene e Dr. Francisco Canhoto

Vera e Luiz Gotardo com Vany Santos e Anizia de Oliveira Xavier

Vera com Marcia Maria Kunrath, Leonir Judite, Alana Rodrigues e Patricia Rodrigues

Risoneide Pereira e o marido Guaracy Calaza (Campo Novo do Parecis)

Vera e a galera jovem

Luiz Alberto e Vera Gotardo com Frei Kelício e Frei Ari

Leani Ruppel, Alessandra Wieczorek e Aliuda Tanaka

Dr. Marcio e Dra. Áurea Nomura

Brindando os 15 anos da UNIMED – Dr. Marcos Nishimura, Dr. Marcelo Shida e Dr. Henrique Yoshi Taki

Confira mais fotos no site www.styllomatogrosso.com.br


Social d elli r a O smir B

Formatura Colégio Ideal – Marcia e Djalma Santos com os filhos Leonardo e João Vítor Dr. José Bento (Programa Bem Estar da Globo) em evento na Clínica Longevittá, sobre Qualidade de Vida

Os advogados Rubia e Rodrigo Deon

Pedro Rahmann e Dra. Angela Rahmann

Vanessa e Charles Locks

Léo e Rubens Jolando

Emerson e Geraci Morais com as filhas Bruna e Louise

Lidiane e Anderson Antonio Missio

65

Dr. Claudio e Sara Brandão

Marlí e José Afonso Gonçalves

3326 1511 / 3326 1979

Rua Antônio Hortolani, 396-w, Praça da Bíblia – Tangará da Serra – visocenter@brturbo.com.br


ESPAÇO GOURMET

por

Célia Rabelo

Salpicão de Natal Ingredientes:

1 frango defumado,retirado a pele e desfiado 200 gramas de ervilhas frescas 2 cenouras cruas raladas 1 vidro de palmito 1 pimentão vermelho ou amarelo cortados em tiras bem finas 2 maçãs verdes picadas e demolho no suco de limão azeitonas verdes ou pretas picadas 200 gramas de uva passa pretas e claras salsão picadinho 2 pacotes de batata palha(1 pacote para decorar) 1 lata de creme de leite c/ sôro 4 colheres de sopa de maionese ,katchup, azeite,sal a gosto. alface para decorar

Modo de preparo:

Numa vazilha funda vá colocando todos os ingredientes. (menos o alface,1pacote de batata palha, a maionese, creme de leite e katchup) mexa bastante para agregar tudo…dai acrescente a maionese, creme de leite, e katchup a gosto...misture, corrija o sal arrume numa travessa grande decorada com alface e por cima o pacote de batata palha...sirva bem gelado Pode deixar tudo preparado antes gelando e só temperar na hora de servir.

Torta de maçã Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo 400 g de manteiga sem sal 1 pitada de sal 150 g de açúcar 300 ml de leite

Recheio:

8 maçãs 1 cálice de rum 100 g de manteiga 1 colher (sopa) de óleo 200 g de açúcar

Modo de Preparo: Massa: Em uma vasilha grande misture a farinha, o sal e o açúcar; Corte a manteiga em pequenos cubos e junte à massa; Vá mexendo com as mãos até obter uma consistência de farofa, acrescente todo o leite e continue mexendo com as pontas dos dedos; Quando tiver uma massa homogênea, coloque em um saco plástico e deixe descansar na geladeira por 1 hora.

Recheio: Descasque as maçãs, corte em quatro partes e tire as sementes; Em uma frigideira coloque a manteiga e o óleo; Quando a manteiga derreter coloque as maçãs e o açúcar, e deixe dourar; Acrescente o rum, acenda um palito de fosforo e jogue na frigideira para flambar; Retire as maçãs da frigideira e deixe resfriar.

Torta: Estique a massa com um rolo de confeiteiro, deixando maior que o tamanho da forma; Em uma forma untada com manteiga coloque a massa deixando as sobras para fora; Coloque as maçãs e cubra com a massa que ficou para fora da forma; Leve ao forno pré-aquecido a 200º C por 20 minutos. Retire, corte a torta em pedaços e sirva com a calda.


Semi joias com seu estilo

Vendas no atacado e varejo

65

3326 6677

Tangará Shopping Center – sl-67 – Tangará da Serra


Hidro / Natação Musculação Blackout MMA Aero Kombat Kangoo Jump Aero Jump Jump / Mix Plataforma Abdominal Dança / Ballet Dança do Ventre Spinning / Zumba Pilates / Fitbal Dança de Salão Alongamento Aero Axé / Esteira

Prezado cliente e amigo, nos sentimos honrados com a sua preferência em nossos serviços. Queremos dizer o quanto você é importante para nós, não apenas pelo resultado positivo do nosso negócio com a sua participação, mas acima de tudo, porque contamos com sua confiança. Desejamos que a paz, a saúde e a prosperidade lhe acompanhem nesse natal e no novo ano que está chegando. Você é a razão do nosso sucesso e merece o melhor. Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

www.academiapollydance.com Av. Mato Grosso, 587-W Centro - Tangará da serra - MT - 65

3326 2927 - Email: academia.pollydance@globomail.com


Getulio e Gilce Morizzo, Marlon e Josi Wiegerte, Alessandra Wieczorek e Carlos Alberto Pasquini

Vera e Luiz com Verônica e Sylvio Coutinho

Dr. Newton Reche e esposa Joseina

Família Sheffer - Giliard e Aline, Eliseu e Carolina, Gleiciane e Guilherme

Neca e Diogo Garcia (Campo Novo do Parecis)

José Melton Falavinha e esposa Marinês Jacobowski

João Carlos e Margarete Introvini, Guilherme e Rodrigo Flávia, Paulo Assunção e João Vítor

Shirlei e José Augusto Garcia

Deputado Wagner Ramos e esposa Kellen Simone

Rosabel Medina, Rubia Deon e Rosane Adiers

Leonilda e João Moratelli

Janete e Rogério Morimoto

Maicon Fogliatto e a mãe Jones, Robson Fogliatto e Gabriela Schneider, Karen e Jean Fogliatto

Selma e Dalmar Rolim

Patricia e Marcio Carvalho

Foto: Objetiva Fotos

Luiz Gotardo Filho e Thayse Freiberger, Ana Maria Gotardo e Steglich

Vera e Luiz com Maristela e Normando Corral


Bodas de Prata

Foto: Objetiva Fotos

Vera, Luiz Alberto Gotardo, Ana Luiza, Luiz Filho e Ana Maria

Balduína e Antonio Gotardo

Terezinha Araújo com Mitiele e Rangel Soares

Cleide e Luiz Martelli, Cláudia e Francesco Pollaro, Kátia e Rui Prado

Jaime e Carmem Hartamann com Ana Carolina e Matheus

Edriane e Henrique Pauletti com Pedro Henrique

Lucimar e Fernando Sheffer (Sapezal)

Tatiane e Gilberto Santos

Ieda Mara e Harri Pischeidt

Shirley, Nilo Ghiggi e Júlia

Vera e Luiz Gotardo com Marilene e Eraí Maggi

Rui e Dirce Lorenzetti

Adma e Waldir Martinez


Bodas de prata

Vera e Luiz Alberto Gotardo

Foto: Objetiva Fotos

Vera e Luiz Alberto Gotardo celebraram junto à família e amigos seus 25 anos de casamento. O casal escolheu a igreja Matriz de Tangará para selar a renovação dos votos do matrimônio, em uma cerimônia emocionante com a presença de muitos convidados ilustres. A recepção foi realizada no Clube Campestre, onde o casal pode comemorar esse grande e inesquecível momento. A assessoria e cerimonial ficaram por conta da Delicato Eventos. Produzida pelo renomado decorador Célio Correa, a decoração estava maravilhosa e transformou o Clube Campestre. O buffet foi assinado por Dani Garcia, além de esplêndidos doces e bolo da Fatias do Céu. A animação da festa ficou por conta da Banda Sanava e Vibemania. A cerimônia religiosa e a glamurosa recepção suscitaram incontáveis elogios dos convidados, que levaram para casa uma lembrança personalizada da Tramontina.


Gerlane Gomes Calábria

Aliuda Tanaka

Jones Fogliatto

Josi Wiegert

Ge Roberto Flávia Menghel Asunção


Fotos Osmir Bardeli

Marcia dos Santos

Alessandra Wieczorek

Foto Jonathan Souza

Ana Maria Gotardo

Gilce Morizzo

Carmem Hartmann


ESPAÇO CAFÉ Tangará Shopping

Mulheres animadas na inauguração do espaço Café - Tereza Delcaro, Márcia Schulz, Rosângela Maria Eilert de Souza, Adriane Locatelli, Ivete e Ivanete Gaspari, Ruth Lorenzetti, Thalita Carbonera e Joseane Meurer

Priscila Lorenzetti e o namorado Rômulo Jesus

Leonilda Moratelli e Ivanete Locatelli

Ruth e Ney Lorenzetti, brindando o Novo Espaço Café do Tangará Shopping

Larissa Sanches e Karina Greipel

Leani Ruppel e o já famoso músico Lucas Lorenzetti

Eliane e Adriana Lorenzetti

Cezar e Mari Segabinazi

Ruth e as irmãs Marta Rodrigues de Lima e Mirian Rodrigues Londero

Eduardo Souza Costa sempre atencioso nos eventos sociais

Inelva Falavinha, Giovana Falavinha de Castro e Marinês Jacobowski

Ruth Lorenzetti com a filha Andressa e o namorado Felipe Rezende Dorileo

Luciane Locatelli - responsável pelos móveis do Espaço e Cida Maziero

Ruth com Dora e Mariana Barboza


Confira o novo espaço café. Agora de cara nova, ambiente agradável e um cardápio cheio de variedades e sabores. TORTAS E DOCES

SALGADOS

LANCHES NATURAIS

Tangará Shopping – Av. Vereador Nilo Torres, 751-W - Parque das Mansões –

65 3326

8656


Incluso: Passagem aérea – São Paulo / Istambul / Ankara / Kayseri / Istambul / São Paulo em classe econômica; Traslados aeroporto / hotel / aeroporto em Istambul em serviço privativo (2° e 8° dia); Passeios e traslados regulares conforme descritos no programa com guia em espanhol; Acomodação por 06 noites nos hotéis abaixo com café da manhã e taxas; Tour regular da Capadócia em ônibus com ar condicionado e guia bilíngüe (espanhol/inglês e às quartas-feiras guia idioma português); Entrada nos lugares mencionados; Visitas panorâmicas mencionadas no programa com guias locais; Refeições conforme informado no programa; Seguro viagem TRAVEL ACE EUROPE – até 69 anos; Preços: PARTE TERRESTRE E AÉREA EM CLASSE ECONÔMICA PREÇOS POR PESSOA em apto duplo EM EUROS- CÂMBIO TURISMO 1877,00 euros Forma de pgto: 4 parcelas de R$ 799,60 + entrada de R$ 2.132,27 + taxa de embarque. Para viagem de maio a outubro/2013 Sujeito a disponibilidade.

a partir de 4X de R$ 799,60 + entrada de R$ 2.132,57

Descubra a Turquia


Começa a temporada de viagens no Brasil por Bruna Prates

H

á alguns anos atrás viajar era mais difícil e muito mais caro. Recentemente, com tantas promoções de passagens aéreas, resorts, hotéis, pacotes de viagens, é muito mais fácil viajar. Com as festas de fim de ano e as férias escolares, chegou a hora de arrumar as malas, juntar os amigos e a família e partir para aproveitar o descanso. Diversas cidades do Brasil podem ser escolhidas como ótimas opções para passar as férias tão esperadas. Veja algumas dicas de onde aproveitar.

SE SEU DESTINO É O LITORAL AS DICAS SÃO: FORTALEZA (CE): A cidade conta com infraestrutura de quem é especialista em receber convidados, e sabe como agradar. Quem escolhe a capital cearense como destino, certamente encontrará as mais belas praias paradisíacas, muito sol o ano inteiro e as noites mais animadas do nordeste. RIO DE JANEIRO (RJ): Nenhuma outra cidade do mundo ostentaria com tanto charme o título de “maravilhosa” como o Rio de Janeiro. Mais que um cartão-postal, o Rio é um estado de espírito, sempre alegre e de alto-astral. A cidade tem movimento o ano todo, mas é durante o verão que fica mais cheia de turistas e há mais eventos durante o dia e à noite. MACEIÓ (AL): Nenhum dos 40 quilômetros de praias de Maceió consegue desapontar o visitante. O grande barato da capital alagoana é que as praias urbanas são tão bonitas quanto as mais afastadas. NATAL (RN): Os 400 quilômetros de costa de Natal e arredores, emoldurados por dunas, recifes, falésias e piscinas naturais, fazem da capital do Rio Grande do Norte um dos destinos mais procurados do país. Em dezembro e janeiro acontecem as principais festas da cidade, como o Carnatal e os tradicionais festejos religiosos como a Folia de Santos Reis. FLORIANÓPOLIS (SC): O título de Ilha da Magia atribuído a cidade faz cada vez mais sentido. Capaz de reunir natureza e patrimônio histórico preservados com infraestrutura de cidade grande, a capital enfeitiça tanto os turistas que muitos acabam voltando... para ficar. São apenas 436,5 quilômetros quadrados, porém, capazes de abrigar praias paradisíacas, lagoas, dunas, trilhas em meio à Mata Atlântica, casario colonial, sítios arqueológicos, gente bonita e gastronomia de primeira.

JÁ SE PREFERIR ALGO LONGE DO AGITO DO LITORAL ALGUMAS OPÇÕES SÃO: BONITO (MS): A encantadora gruta da Lagoa Azul, as cachoeiras e os rios transparentes e repletos de peixes coloridos ganharam fama e infraestrutura turística. Cavernas e quedas d´água transformaram-se em pano de fundo para a prática do rapel; as matas foram cortadas por trilhas planejadas e circuitos de arvorismo; e os rios, verdadeiros aquários naturais, viraram cenários para mergulhos. CALDAS NOVAS (GO): Considerada a maior estância hidrotermal do mundo. As centenas de piscinas dos hotéis e dos clubes atraem especialmente grupos da terceira idade e famílias com crianças, que lá encontram atividades recreativas e muita diversão dia e noite. GRAMADO (RS): Ao combinar boas compras com gastronomia de primeira, Gramado mostra que não é destino de uma estação somente. De novembro a janeiro, a esmerada decoração natalina enche as ruas de cores e de brilho. Opções não faltam para curtir boas férias. Agora é escolher o destino e aproveitar. Boa viagem!


CONHEÇA A INGLATERRA DE UMA MANEIRA PRÁTICA E INTELIGENTE

Letícia Prada

Tradução e Interpretação

etícia Prada especializou-se em oferecer suporte personalizado a turistas brasileiros no país, auxiliando na comunicação e na visitação, principalmente em Londres, cidade mais procurada pelos viajantes . Desenvolve também um trabalho de tradução on-line, voltado para empresas e trabalhos acadêmicos, facilitando com rapidez e praticidade um melhor desempenho nos mundo dos negócios, teses e monografias.

Tradução e Interpretação Português – Inglês – Português

Guia de Turismo

Intérprete

Tradução online

Para mais informações mande e-mail para: prada.leticia@googlemail.com Tel :(00XX44) 20 8933 0404 Cel :(00XX44) 77 0606 2128


Tendências de maquiagem verão 2013 O clima quente já invade as cidades brasileiras. Assim, uma maquiagem bem feita precisa ser pensada para durar o maior tempo possível sem "derreter". Nas temporadas de moda do Brasil pode-se observar que o ar de saúde é tendência da estação, com uma pele bem tratada e uniforme. Para isso, além de apostar em um bom protetor solar, usar algum tipo de produto que feche os poros e dê aparência de uniformidade é uma excelente pedida. O primer é o produto ideal para ser usado antes da make. Sabe o que é isso? Bom, ele é um produto que se passa em todo rosto antes de qualquer maquiagem, ele retira a oleosidade da pele, prolonga o efeito da maquiagem e contém minerais que amenizam as linhas de expressão. Outro item que não pode faltar na nécessaire de verão são os batons com cores fortes; o pink, volta com tudo. Tons de coral, alaranjado e rosado são ótimas opções. Mais tome cuidado! Não deixe o make ficar muito pesado, se for abusar nos lábios, pegue leve nos olhos e no blush.

Quem pensa que blush e calor não combinam, saiba que uma boa opção são os produtos líquidos. Opte por tonalidades rosadas, alaranjada e coral. Fique atenta, pois o blush não deve chamar muito a atenção, ele deve ser leve, para parecer o mais natural possível. A máscara para os cílios tem que ser à prova d'água, para ficarem intactas mesmo com o suor. Para noites quentes, cílios postiços e sombras metalizadas são grandes apostas. Essas sombras não combinam com praia, sol, água, areia e calor, mas combinam com festas e eventos especiais. Então se você for para alguma balada elas são as melhores opções. Depois dessas dicas é só ver que tipo de make você curte mais e arrasar no visual!


Marlon, Cassiano e Josi Wiegert

Leani Ruppel

Henrique e Silvia Almeida e Henrique Filho

Marcio Rutilli e esposa Neiva

Dr. Antonio e Elizabeth Perazollo

Braulio de Oliveira e esposa Tatiane Shida

Marcelo Campos e esposa Michelli

Gilce e Getúlio Guimarães com as filhas Bruna, Júlia e namorados

Giúlia, Francesco, Marialda e Volnei Santos

Dimas e esposa Fabiana

Com as flhas Marina e Carolina Pasquini

Adelcio e Mirian Maeda, Tami, Neide e Naoki Odashiro com a namorada

Paula, Marcio, Jurema e José Vítor Dumoncell

Gervásio Brito e esposa Patricia

Lisbela e Jean , Leonia e Luiz Carlos Corbari

Marlon Wiegert, Eduardo Germano e Sadi Soleti

Marcelo Dias e esposa Cláudia

Sócios São paulinos – Marlon Wiegert , Marcelo Campos, Carlos Alberto Pasquini, Marcelo Dias e Marcio Rutilli


“Deus é suficientemente grande, poderoso e muito bondoso para comigo e me dá o suficiente, muitas vezes mais do que isso para viver. Sempre que estiver ao meu alcance e capacidade vou me doar para com a sociedade.”(Pasquini) Fotos Jonathan Souza

Alessandra , Carlos Alberto Pasquini com os pais Maria Clara, Luiz Pasquini e o irmão Álvaro

Com a irmã Samara e os filhos Artur, Amanda e Michel Freitas

Ana Veloso e Terezinha Diniz

Pompeu e Tanise Tonin

Luciene e João Morizzo, Dalgi, João Marcos e Giordano

Dolores Rech, Elaine e Henry Matumoto

Com a irmã e o cunhado Sônia e Edson e o sobrinho Fernando Motta

Selma e Dalmar Rolim

Nilton Franciosi e Leila

Clodoveu e Adriana Franciosi

Rogério e Janete Morimoto

Eduardo e Márcia Menezes


Capa

Fotos Jonathan Souza

50 anos de Carlos Alberto Pasquini O empresário Carlos Alberto Pasquini comemorou em grande estilo, ao lado da esposa Alessandra Wieczorek, das filhas Marina e Carolina, de familiares e amigos, a chegada dos seus 50 anos. Muito bem vividos, diga-se de passagem. Natural de Rolândia (PR), o filho do senhor Luiz Pasquini e de dona Maria Clara Pasquini, mudou-se aos 18 anos para Cuiabá para cursar agronomia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ali iniciava sua vida em terras matogrossenses. Após a formatura, em 1985, Carlos Alberto seguiu para Tangará da Serra onde havia recebido uma proposta de trabalho. Dali em diante começou sua trajetória profissional, onde atuou em várias áreas até chegar à comercial. Em 2001, junto com mais quatro sócios, fundou a Rural Soluções, descrita por ele como “motivo de orgulho e satisfação pessoal”. Segundo Pasquini muitos motivos poderiam ter o levado a mudar de horizontes, mas desde que chegou a Tangará se apaixonou pela cidade e por seu povo. “Tangará é um lugar onde eu posso ir e vir sem problemas, trabalhar com liberdade, curtir minha família, me divertir, entre outras coisas. Tudo que eu tenho devo a Tangará, pois acredito muito na cidade e em Mato Grosso”, destacou. Carlos Alberto aprendeu com os amigos a comemorar todas as conquistas, por menores que sejam. E ao completar 50 anos não poderia ser diferente. “Temos problemas, mas também temos alegrias e, por não saber até quando viveremos, temos que valorizar cada momento.

Meu aniversário é uma data muito especial para mim e para quem faz parte da minha vida, por isso decidi comemorar”, contou ele. O tema escolhido para a festa foi inspirado em uma paixão de Carlos Alberto, o São Paulo Futebol Clube. Pasquini ficou imensamente feliz e surpreso ao descobrir vários são paulinos entre os convidados. O aniversariante fez questão de deixar uma mensagem para aqueles que dividiram com ele uma data tão especial. “À minha esposa, minhas filhas, minha família e aos meus amigos, gostaria de deixar uma mensagem que vem do meu coração. Agradeçam a Deus todos os dias por merecerem viver aquele dia, e façam por merecer tudo o que possuem. E se possível façam mais, para poder contribuir com aqueles que necessitam. Mas nunca se esqueçam de comemorar a cada dia, a cada conquista, a cada objetivo alcançado, comemorar a vida, pois o que nos sobra são lembranças e que sejam elas as melhores.” Além da alegria e descontração que tomaram conta da comemoração, a solidariedade também se fez presente. O aniversário foi de Carlos Alberto, mas quem ganhou o presente maior foi a Casa do Adolescente de Tangará da Serra. O aniversariante, uma pessoa que abraça as causas sociais sempre ajudando a quem precisa, abriu mão de ser presenteado para ajudar ao próximo. Os convidados o presentearam com doações para a Casa do Adolescente. Um gesto generoso e muito bem vindo para a instituição. Um belo exemplo a ser seguido pela sociedade. Além de transmitir a intensa alegria de viver, Carlos Alberto prova que sempre existe uma boa oportunidade de fazer o bem ao próximo. E que venham muitas outras comemorações, rodeado de família e amigos.


TALENTO DA TERRA

Thiele Organ A menina fantástica de MT

por Bruna Prates

A loura de Tangará da Serra se consagrou como uma das finalistas do Menina Fantástica, representando a região Centro-Oeste. Com 17 anos e 1,72 m, Thiele Organ encantou os jurados desde as eliminatórias que escolheu 10 meninas para a “Casa das Fantásticas”. Lá as finalistas tiveram que enfrentar a distância de suas cidades e conheceram a ‘real’ vida de modelo. As meninas enfrentaram durante semanas, várias provas eliminatórias até chegar ao grande prêmio. Todas as finalistas já ganharam um contrato com uma grande agência de modelos brasileira. Thiele nasceu em Tangará, mas atualmente mora em Cuiabá, onde cursa a faculdade de Arquitetura e Urbanismo. A jovem diz se inspirar nas tops Gisele Bündchen e Izabel Goulart para ir atrás do sonho de ser modelo. “Acho que toda menina sonha em ser modelo. Algumas buscam realizar esse sonho e outras ficam só sonhando. Quem luta e tem determinação, com muita fé em Deus consegue chegar lá! E eu sempre busquei e esperei a oportunidade certa. O Menina Fantástica está dando a chance de realizar esse grande sonho”, frisou a jovem modelo. Mas a inspiração não vem somente das tops internacionais, vem de dentro de casa também. A tia de Thiele, Tamara Organ, era modelo e sempre levava a sobrinha quando ia fazer provas de roupas e sapatos. “Ela sempre estava nos desfiles, acho que ali foi pegando gosto pelo mundo da moda”, ressaltou a tia. Thiele fez mais de cinco anos de curso de modelo e participou de diversos comerciais em Tangará. Para a mãe da modelo, Fernanda Bertotti, a menina é guerreira e vai longe, pois ela tem muita atitude e força de vontade, o que é fundamental para a carreira. “Estamos muito felizes com essa oportunidade única. Minhas expectativas são as melhores, é um sonho dela que está se realizando e eu como mãe tenho que apoiar e ajudar no que for necessário”, declarou Fernanda. Humildade, atitude e determinação são as características que, segundo Thiele, fizeram com que ela chegasse tão longe. Com o que já conquistou com o programa, ela pensa em investir em sua carreira que já é um sucesso.

Foto Jonathan Souza


Fotos Guilherme Secco

Rosane Longaretto

Eduarda Romagnoli

Adriana de Melo

Adriana Romagnoli

Gisele Viana

Cida Romagnoli


Fotos Jonathan Souza

Claudia Dias

Layana Brun

Silmara Pizzato

Leonilda Moratelli

Foto Osmir Bardeli

ValnicĂŠia Picoli

Silvana Bigolin


CURIOSIDADES SOBRE O NATAL E ANO NOVO

A tradição de montar a árvore surgiu na Alemanha, no século 16. O pinheiro de folhas verdes representa a vida renovada. O costume espalhou-se pelo mundo somente no século 19.

Panetone Não há uma festa de Natal, no Brasil, em que não se coma um panetone. Ele teria surgido em Milão, mas há três histórias diferentes para explicar sua origem. A primeira versão é que ele tenha nascido no ano 900, inventado por um padeiro chamado Tone. Por isso, o bolo teria ficado conhecido como pane-di-Tone. A segunda versão da história diz que o mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, preparou o produto para uma festa em 1395. E a última versão conta que uma pessoa de nome Ughetto resolveu se empregar numa padaria para poder ficar perto da sua amada Adalgisa, filha do dono. Ali ele teria inventado o panetone, entre 1300 e 1400. Feliz com a novidade, o padeiro permitiu que Ughetto se casasse com Adalgisa.

CURIOSIDADES

O costume de trocar presentes lembra os três reis magos, que levaram presentes ao menino Jesus. O ato de presentear não surgiu com o cristianismo, na festa romana da Saturnália (que ocorria na mesma época do Natal), também se trocava presentes. O costume de pendurar meias para que o papel Noel deixe os presentes, surgiu de uma lenda européia. São Nicolau ajudou três moças pobres que não tinham dotes para casar. Diz a lenda que sem elas saberem ele colocou moedas de ouro nas suas meias que estavam secando na lareira.

O Ano Novo Acredite, nem sempre se comemorou o Ano Novo no dia 1º de janeiro. Aliás, podemos dizer que a comemoração nesta data é algo relativamente recente. Ela só foi consolidada a partir de 1582, quando foi adotado universalmente (sobretudo por países cristãos) o calendário criado pelo papa Gregório VIII, chamado calendário gregoriano, e vigente até hoje. Anteriormente, os romanos já tinham escolhido o 1º de janeiro como data do início do ano, em 153 a.C. Ao longo da história do mundo, a data da virada do ano foi mudando conforme os calendários adotados e os costumes de cada povo. QUAL A ORIGEM DA PALAVRA RÉVEILLON? Vem do verbo francês réveiller, que significa “acordar”. Neste sentido, que dizer o “despertar do ano”. A palavra surgiu no século 17 para identificar eventos sofisticados entre os nobres franceses, que ocorriam até depois da meia-noite, em vésperas de datas importantes. Com o tempo, essa comemoração ficou restrita ao Ano Novo. POR QUE FAZEMOS TANTO BARULHO NA PASSAGEM DO ANO? Em todo o mundo, o momento da passagem de ano é marcado por muito barulho e estardalhaço, com muitos fogos de artifício, cornetas, buzinadas, gritos de alegria, etc. O motivo vem de antigas tradições que entendiam os ruídos como forma de afugentar os maus espíritos.


8 Talento da Terra

A menina fantástica Thiele Organ

ÍNDICE

11 Capa

Os 50 anos de Carlos Alberto Pasquini

50 anos de Carlos Alberto Pasquini

14 Maquiagem

As tendências para o verão 2013

O empresário Carlos Alberto Pasquini comemorou em grande estilo, ao lado da esposa Alessandra Wieczorek, das filhas Marina e Carolina, de familiares e amigos, a chegada dos seus 50 anos. Muito bem vividos, diga-se de passagem. Natural de Rolândia (PR), o filho do senhor Luiz Pasquini e de dona Maria Clara Pasquini, mudou-se aos 18 anos para Cuiabá para cursar agronomia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ali iniciava sua vida em terras matogrossenses. Após a formatura, em 1985, Carlos Alberto seguiu para Tangará da Serra onde havia recebido uma proposta de trabalho. Dali em diante começou sua trajetória profissional, onde atuou em várias áreas até chegar à comercial. Em 2001, junto com mais quatro sócios, fundou a Rural Soluções, descrita por ele como “motivo de orgulho e satisfação pessoal”. Segundo Pasquini muitos motivos poderiam ter o levado a mudar de horizontes, mas desde que chegou a Tangará se apaixonou pela cidade e por seu povo. “Tangará é um lugar onde eu posso ir e vir sem problemas, trabalhar com liberdade, curtir minha família, me divertir, entre outras coisas. Tudo que eu tenho devo a Tangará, pois acredito muito na cidade e em Mato Grosso”, destacou. Carlos Alberto aprendeu com os amigos a comemorar todas as conquistas, por menores que sejam. E ao completar 50

Meu aniversário é uma data muito especial para mim e para quem faz parte da minha vida, por isso decidi comemorar”, contou ele. O tema escolhido para a festa foi inspirado em uma paixão de Carlos Alberto, o São Paulo Futebol Clube. Pasquini ficou imensamente feliz e surpreso ao descobrir vários são paulinos entre os convidados. O aniversariante fez questão de deixar uma mensagem para aqueles que dividiram com ele uma data tão especial. “À minha esposa, minhas filhas, minha família e aos meus amigos, gostaria de deixar uma mensagem que vem do meu coração. Agradeçam a Deus todos os dias por merecerem viver aquele dia, e façam por merecer tudo o que possuem. E se possível façam mais, para poder contribuir com aqueles que necessitam. Mas nunca se esqueçam de comemorar a cada dia, a cada conquista, a cada objetivo alcançado, comemorar a vida, pois o que nos sobra são lembranças e que sejam elas as melhores.” Além da alegria e descontração que tomaram conta da comemoração, a solidariedade também se fez presente. O aniversário foi de Carlos Alberto, mas quem ganhou o presente maior foi a Casa do Adolescente de Tangará da Serra. O aniversariante, uma pessoa que abraça as causas sociais sempre ajudando a quem precisa, abriu mão de ser presenteado para ajudar ao próximo. Os convidados o presentearam com doações para a Casa do Adolescente. Um gesto generoso e muito bem vindo para a instituição. Um belo exemplo a ser seguido pela sociedade. Além de transmitir a intensa alegria de viver, Carlos Alberto prova que sempre existe uma boa oportunidade de fazer o bem ao próximo. E que venham muitas outras comemorações, rodeado de família e amigos.

16 FÉRIAS

Dicas de onde aproveitar

Começa a temporada de viagens no Brasil nãoPrates poderia ser diferente. “Temos poranos Bruna

H

problemas, mas também temos alegrias e, por não saber até quando viveremos, temos que valorizar cada momento.

á alguns anos atrás viajar era mais difícil e muito mais caro. Recentemente, com tantas promoções de passagens aéreas, resorts, hotéis, pacotes de viagens, é muito mais fácil viajar. Com as festas de fim de ano e as férias escolares, chegou a hora de arrumar as malas, juntar os amigos e a família e partir para aproveitar o descanso. Diversas cidades do Brasil podem ser escolhidas como ótimas opções para passar as férias tão esperadas. Veja algumas dicas de onde aproveitar.

23 Bodas de prata

A belíssima festa de Vera e Luiz Alberto Gotardo

ta

s de pra

SE SEU DESTINO É O LITORAL AS DICAS SÃO:

30 Espaço gourmet

Receitas de dar água na boca para o natal

Boda

Vera e

tos

iva Fo

Objet

otardo

lberto G

Luiz A

FORTALEZA (CE): A cidade conta com infraestrutura de quem é especialista em receber convidados, e sabe como agradar. Quem escolhe a capital cearense como destino, certamente encontrará as mais belas praias paradisíacas, muito sol o ano inteiro e as noites mais animadas do nordeste.

RIO DE JANEIRO (RJ): Nenhuma outra cidade do mundo ostentaria com tanto charme o título de “maravilhosa” como o Rio de Janeiro. Mais que um cartão-postal, o Rio é um estado de espírito, sempre alegre e de alto-astral. A cidade tem movimento o ano todo, mas é durante o verão que fica mais cheia de turistas e há mais eventos durante o dia e à noite. MACEIÓ (AL): Nenhum dos 40 quilômetros de praias de Maceió consegue desapontar o visitante. O grande barato da capital alagoana é que as praias urbanas são tão bonitas quanto as mais afastadas. NATAL (RN): Os 400 quilômetros de costa de Natal e arredores, emoldurados por dunas, recifes, falésias e piscinas naturais, fazem da capital do Rio Grande do Norte um dos destinos mais procurados do país. Em dezembro e janeiro acontecem as principais festas da cidade, como o Carnatal e os tradicionais festejos religiosos como a Folia de Santos Reis. FLORIANÓPOLIS (SC): O título de Ilha da Magia atribuído a cidade faz cada vez mais sentido. Capaz de reunir natureza e patrimônio histórico preservados com infraestrutura de cidade grande, a capital enfeitiça tanto os turistas que muitos acabam voltando... para ficar. São apenas 436,5 quilômetros quadrados, porém, capazes de abrigar praias paradisíacas, lagoas, dunas, trilhas em meio à Mata Atlântica, casario colonial, sítios arqueológicos, gente bonita e gastronomia de primeira.

Foto:

JÁ SE PREFERIR ALGO LONGE DO AGITO LITORAL ALGUMAS OPÇÕES SÃO: BONITO (MS): A encantadora gruta da Lagoa Azul cachoeiras e os rios transparentes e repletos de peixes color ganharam fama e infraestrutura turística. Cavernas e qu d´água transformaram-se em pano de fundo para a pr do rapel; as matas foram cortadas por trilhas planejad circuitos de arvorismo; e os rios, verdadeiros aquários natu viraram cenários para mergulhos. CALDAS NOVAS (GO): Considerada a maior estâ hidrotermal do mundo. As centenas de piscinas dos hot dos clubes atraem especialmente grupos da terceira ida famílias com crianças, que lá encontram atividades recrea e muita diversão dia e noite. GRAMADO (RS): Ao combinar boas compras com gastron de primeira, Gramado mostra que não é destino de estação somente. De novembro a janeiro, a esme decoração natalina enche as ruas de cores e de brilho. Opções não faltam para curtir boas férias. Agora é escolh destino e aproveitar. Boa viagem! à fa junto u e aram celebr asal escolh c os otardo rto G samento. O enovação d Albe r ca ap m o c e Luiz lar a os de Vera seus 25 an á para se mocionante e s ar amigo de Tang a cerimônia iz onde , e r Matr nio, em um stres. mpest to. A ô u il be Ca n matrim convidados no Clu cível mome nto s ve lizada ue muito foi rea nde e inesq Delicato E epção a a


VEMBRO

RO E NO

OUTUB

O V – N°

2012 – AN

24 – R$

50 anos

de Carlos Alberto Pasquini

9,90

Social com Osmir Bardelli

Os melhores eventos de Tangará da Serra

BODAS DE PRATA

de Vera e Luiz Alberto Gotardo


Styllo Mato Grosso - Ed.25