Speed 9

Page 11

são posicionadas em locais estratégicos, como no início ou no final de retas, onde captam e "achatam" a movimentação dos carros por um longo período. E quando tais câmeras se movimentam, buscam acompanhar a trajetória dos bólidos, o que também elimina a percepção de velocidade por quem assiste.

Mas o espectador na beirada da rua está parado. Por isso, o carro passa rasgando a reta em sua velocidade pura, com seu approach violentamente surpreendente. E a característica mais empolgante de todas, como não poderia deixar de ser, vem do coração do carro: o motor. Se engana muito quem pensa que o ronco do motor é apenas um som a se ouvir. Não é. É uma energia incrível, uma força que penetra no ouvido e dispara serotonina instantaneamente (ok, não sou médico, carece de fontes!). Uma vibração intensa que só estando lá perto para sentir. O som crescente de aproximação por si só já é sensacional. Quando o F1 passa, muda para o ronco mais grave, de distanciamento. Exatamente no meio dessa transição de ruído, quando o carro se encontra exatamente à sua frente, é que o som do propulsor chega ao nível epicamente ensurdecedor. Impressionante! Depois de presenciar uma exibição com uma barata tecnológica dando show em local urbano, chega a ser irônico notar o quanto se fala em busca por emoção na F1. Como assim, emoção? Para a F1 ser emocionante, basta ligar o carro. Pura emoção! Quem olha ali de S pertinho sabe. Não tem a menor dúvida.

9 - Março 2013

11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.