Issuu on Google+

PUBLICAÇÃO TRIMESTRAL | MARÇO 2013 | Nº 175 | ANO 44 | 0,50 €

constrói o futuro

IRS 2013

convocatória

Assembleia Geral

os nossos amigos

Vorwerk,

comprometida com as Aldeias


Os nossos sabores

TESTEMUNHOS

REVISTA ALDEIAS // Edição Trimestral // Propriedade: Aldeias de Crianças SOS Portugal - Rua José Dias Coelho nº40, R/C Dto 1300-329 LISBOA // Diretora: Joana Horta e Costa // Edição, Coordenação e Paginação: Luís Miguel Sousa // Impressão: Excelências Portugal Artes Gráficas, Lda. // Tiragem: 4000 exemplares // Depósito Legal nº3573/83 // Nº 104519 Inscrição do Instituto da Comunicação Social 09/07/76


Editorial 3

índice 3 EDITORIAL 4

EM FOCO

6

OS NOSSOS MOMENTOS

Ana Isabel - A menina da Rádio

IRS 2013

Notícias das Aldeias

10

A TUA VOZ

12

CONSTRÓI O FUTURO

16

OS NOSSOS SABORES

18

NOTÍCIAS DO MUNDO

20

12

Declare-nos o seu Amor!

Testemunho de um ex-utente SOS

IRS 2013 // Estratégia nacional e internacional 2016

Receita da Mãe Paula

18

Internacional

Notícias do Mundo BURKINA FASO

OS NOSSOS AMIGOS

Cinema ao ar livre

Espaço para empresas e parceiros

Caros Amigos, Começou um novo ano com grandes desafios, onde a esperança, a perseverança e a força de vontade terão que nos acompanhar diariamente para conseguirmos andar para a frente com um sorriso no rosto. Nas Aldeias de Crianças SOS, este acreditar tem que encher os nossos corações e dar-nos pulso firme para continuar a trabalhar por aquelas que têm que ser as menos afetadas com toda esta conjuntura – as crianças. A continuidade da nossa missão e a permanente busca pela excelência do nosso modelo, são hoje, mais do que nunca, uma premissa em tudo o que fazemos. Quase a completar 50 anos de existência, queremos assegurar a nossa sustentabilidade, no mínimo, por mais 50 anos. Por isso, apelamos a todos aqueles que vivem connosco esta causa, os nossos Amigos, os nossos Sócios, os nossos voluntários, as nossas Empresas SOS e todos os nossos benfeitores, para que continuem ao nosso lado, acreditando que juntos falaremos mais alto pelos direitos das crianças, em geral, e pelo futuro das crianças e jovens que cuidamos, em particular.

editorial Convidamos todos a ter voz ativa, a passar a palavra, a contribuir para o alargar da rede de solidariedade a favor da nossa missão. Desafiem os vossos amigos e familiares a se tornarem Amigos SOS, divulguem nas vossas empresas a importância do nosso trabalho, proponham parcerias, …, porque, tal como dizia o nosso Fundador Hermann Gmeiner, “Muitas crianças precisam de muitos amigos. É fácil fazer melhor, quando muitas pessoas ajudam”. E agora, abrimos as páginas desta revista, espelhando um pouco das nossas vivências e dando a conhecer os nossos objetivos e estratégias até 2016, deixando um convite à participação na nossa campanha do IRS, na qual, com um simples X no nosso nome e a indicação do nosso NIPC 500846812, pode fazer muita diferença, sem qualquer custo para si. Até breve e OBRIGADO A TODOS!


4 Em foco

A MENINA DA Rテ.IO

A menina da rテ。dio

...nesta Rテ。dio pude aprender, observar, explorar e trabalhar...


Em foco 5

Uma experiência enriquecedora! A Ana Isabel, uma jovem de 16 anos, residente na Aldeia da Guarda, teve a oportunidade de estagiar durante três semanas na Rádio Comercial do grupo MCR - Media Capital Rádios. Esta jovem frequenta o 2º ano do Curso Técnico de Multimédia na Ensiguarda, Escola Profissional da Guarda. Com este estágio a Ana teve a possibilidade de trabalhar numa área ligada ao curso que está a estudar, desempenhando tarefas e explorando áreas que poderá vir a realizar no futuro. “Considerei esta oportunidade uma mais-valia na preparação para o meu futuro profissional, sendo que nesta Rádio pude aprender, observar, explorar e trabalhar em todas as diferentes vertentes do curso de Multimédia tais como o design, programação, edição de vídeo e som, edição de imagens e criação de spot publicitários.” Para além da experiência profissional que adquiriu, a Ana teve a oportunidade de conhecer pessoalmente algumas figuras públicas tais como o Nuno Markl, locutor da Rádio Comercial e a Ana Galvão, locutora da Antena 3, que a hospedaram, orientaram e garantiram três semanas maravilhosas. Também teve o prazer de conhecer e trabalhar com o José Pedro Vasconcelos, João Manzarra, Ricardo Araújo Pereira, Tony Carreira, Vanda Miranda, Rita Rugeroni, Vasco Palmeirim e os locutores da Cidade FM e M80. Assistiu ainda ao programa “5 para a Meia Noite”. “Foram semanas muito intensas. Tive contato com um mundo que parecia tão distante. Foi surreal, simplesmente fantástico. E não vou estar com lamechices, apesar de já estar com saudades de todo o ambiente e das pessoas que conheci, pois em Setembro voltarei novamente!”. A Ana Isabel, desde sempre, teve um percurso escolar de sucesso, sempre com notas altas. É uma menina extrovertida, muito simpática e afável, divertida e uma excelente amiga de todos. Na escola, dada a sua maneira de ser, participou com empenho e dedicação em todas as atividades, sendo respeitosa e querida com os seus professores e todos os funcionários. Durante vários anos, integrou a atividade extracurricular Escalada, participando em diversas competições nas quais conseguiu obter por várias vezes, o primeiro lugar da classificação. Desde pequena, sempre demonstrou aptidão e interesse pelas artes, nomeadamente para a dança, para o teatro e para a expressão plástica. Para além de toda a sua dedicação à vida escolar, a Ana também está inscrita num curso de Expressão Dramática no Teatro Aquilo, na cidade da Guarda.

Para colocar em prática tudo o que tem vindo a aprender e mostrar ao público o seu talento como atriz, subiu ao palco para participar na Oficena I e II, oficinas de teatro para jovens, organizadas anualmente no TMG (Teatro Municipal da Guarda). Durante alguns anos, experimentou a dança, através do hip-hop, como atividade extracurricular.

Ainda não aterrei na Guarda! Foram semanas muito intensas. A veia artística da Ana não se fica por aqui. Há dois anos que se encontra a frequentar aulas de viola numa escola de música, instrumento que já domina. Temos muito orgulho na Ana, uma jovem humilde, trabalhadora, respeitadora e talentosa com esperanças de um futuro sorridente.


6 Os nossos momentos

NOTรCIAS DAS ALDEIAS

momentos

A Aldeia da Guarda ficou pintada de branco!

das aldeias de crianรงas sos


Os nossos momentos 7

ALMOÇO DE NATAL DA ASSOCIAÇÃO Neste Natal, as crianças, jovens, colaboradores da Associação das Aldeias SOS de Portugal reuniram-se em Seia (S. Romão), para um almoço de Natal, onde puderam desfrutar de uma tarde confraternizante e harmoniosa. O almoço realizou-se na Quinta do Crestelo, empresa Montanhas e Rios, Turismo, Lda., criada em 1993. O Dr. Alberto Martinho, proprietário desta Quinta teve a amabilidade de ceder este gracioso espaço e proporcionar alguma magia à grande família SOS.

Um grande bem-haja a este senhor e ao António Pereira (Pipoca), um dos seus funcionários e grande amigo das crianças das Aldeias.

Este ano, a familia SOS esteve reunida na Quinta do Crestelo em Seia para o almoço de Natal.

Aldeia de Crianças SOS de Bicesse ALDEIA EM MOVIMENTO As férias de Natal permitiram participar em várias atividades de lazer proporcionadas por diversos benfeitores da Associação, que ofereceram bilhetes para o Circo, Teatro, um Musical e para o Jardim Zoológico, bem como várias iniciativas culturais, desportivas e festivas dentro da Aldeia.

Visita da maxiscooters Foi com enorme agrado que, em vésperas de fim de ano, recebemos a visita do Clube Português de Maxiscooters. A Aldeia tornou-se pequena para receber estes amigos. Traziam nas bagagens das suas motas, bens alimentares que tinham recolhido entre eles e junto da comunidade local. Como a viagem de regresso, ainda era longa e a fome apertava, presentearam a Aldeia com um almoço-convívio e convidaram os presentes a dar uma volta na scooter. O momento foi de exaltação e satisfação, emoções que todos sentiram e que se percebem mesmo por dentro dos capacetes e atrás das viseiras. Obrigado Maxiscooters.

CUIDADO COM OS CACHORRINHOS A Associação Bianca, protetora dos animais, deslocou-se à Aldeia para dar a conhecer e explicar alguns cuidados a ter com os animais. As voluntárias da associação escolheram dois cachorrinhos acolhidos pela Bianca para interagir e brincar com as nossas crianças. Todos quiseram participar na atividade, fizeram muitas perguntas, deram mimos e até houve vários pedidos para que os cachorrinhos ficássem na Aldeia para sempre. No final, foram oferecidas t-shirts a todos os presentes, um agradecimento por terem participado na atividade. Obrigado por estes momentos agradáveis e de grande importância para a formação das nossas crianças. ACADEMIA DOS CHAMPS A Academia dos Champs tem continuado a promover as mais diversas iniciativas com a Aldeia de Bicesse. As crianças e jovens que são tenistas da Academia tiveram como presente de Natal uma visita ao Jardim Zoológico de Lisboa. Foi um dia exótico e muito agradável, para conhecer todos os animais desde os répteis ao Rei da Selva. No dia 5 de Janeiro, a Academia dos Champs também organizou o torneio de ténis de Natal que se realizou no court de ténis da Outurela. Este torneio teve a presença de todos os alunos da Academia de várias zonas de Lisboa/ Cascais. Estiveram presentes na competição oito tenistas da Aldeia de Bicesse.


8 Os nossos momentos

NOTÍCIAS DAS ALDEIAS

Aldeia de Crianças SOS da Guarda Workshop de cozinha vegetariana Com a colaboração da Quercus da Guarda e da Paula, formadora de Cozinha Vegetariana, organizou-se durante as férias de Natal um workshop para os jovens que estão em fase de preparar a sua autonomia de vida, mães sociais e outros colaboradores. O workshop serviu para aprender a confecionar belas sobremesas e, numa segunda sessão, as mães ficaram responsáveis por preparar a refeição principal: sopa de lentilhas com abóbora, feijão azuki com vegetais, seitan na caçarola, cubinhos de tofu com leite de coco e salada quente de quinoa. O jantar decorreu no salão, onde estiveram presentes todas as famílias SOS, a formadora Paula, um representante da Quercus e colaboradores da instituição. As crianças e jovens tiveram assim, a oportunidade de conhecer e saborear formas de cozinhar alternativas e saudáveis.

Aldeia de Crianças SOS de Gulpilhares

Flashmob Centro Comercial Via Catarina No dia 22 de Dezembro, os nossos jovens juntaram-se ao flashmob que teve lugar no Centro Comercial Via Catarina, na cidade do Porto. Foram 9 minutos de coreografias, ensaiadas com entusiasmo vários dias antes, junto dos alunos de 3 escolas de dança. A apresentadora Sónia Araújo apadrinhou esta iniciativa participando também com os seus passos de dança, em conjunto com as crianças da Aldeia. Esta iniciativa solidária partiu da escola de Dança de Vilar de Andorinho, Vivart, do seu presidente Pedro Cavadas e da professora Sara. Esta foi uma ação bem divertida e enriquecedora para todos. Fizeram novos amigos e tiveram oportunidade de promover as Aldeias de Crianças SOS. No final ainda houve ofertas de algumas lojas do Centro Comercial e um lanche no Mc Donald’s.

Convívio com os “Motards” da Guarda O grupo de “Motards” da cidade da Guarda empenhou-se para fazer a diferença este Natal. Sensibilizados com a causa, decidiram angariar material escolar para as crianças da Aldeia. Após a recolha do material deslocaram-se à Aldeia, acompanhados das suas motas e equipados a rigor, para fazer o respetivo donativo. Todas as crianças ficaram deslumbradas e radiantes ao verem tantas motos. Foi uma tarde diferente e bem passada junto deste simpático grupo. Obrigado pela iniciativa!

Banco Alimentar contra a fome Tal como em anos anteriores, alguns dos nossos jovens participaram no Banco Alimentar contra a Fome, realizado nos dias 1 e 2 de Dezembro. Juntamente com outros voluntários, os nossos jovens permaneceram num supermercado, a distribuir sacos para angariação de bens alimentares, necessários para a sobrevivência de muitas famílias em Portugal. Como o estabelecimento está situado nas proximidades da Aldeia e de algumas escolas que os jovens frequentam, muitos foram os professores, auxiliares e amigos que propositadamente se deslocaram até lá para efetuarem as suas compras e colaborar com a campanha. Fundação Vítor Baía A convite da Fundação Vítor Baía, as crianças e jovens foram contempladas com uma ida ao Zoo Santo Inácio. A visita ao mundo animal foi muito gratificante, dado que proporcionou a muitos dos residentes da Aldeia o primeiro contato com alguns animais que nunca tinham observado ao vivo. Foi com muito agrado que disfrutaram da companhia do ex-jogador Vítor Baía, muito solicitado para responder às questões das crianças e dos jovens. O nosso muito obrigado à Fundação Vítor Baía por mais uma iniciativa.


Os nossos momentos 9

Programa de Fortalecimento Familiar UM NOVO PARADIGMA Evitar que as crianças sejam retiradas do seu seio familiar. O acolhimento institucional é, e será sempre, uma solução de recurso. Nem todas as famílias possuem o conhecimento, a capacidade e a vontade que lhes permita providenciar às suas crianças, um desenvolvimento pleno e saudável. Com quase 50 anos de experiência, as Aldeias de Crianças SOS possuem um capital de experiência em acolhimento do tipo familiar, que lhes permite intervir com eficácia nestas famílias. COMO? Dotando os pais e os restantes familiares das competências básicas, pessoais e sociais, necessárias a uma parentalidade plena. Para tal, propomo-nos criar redes de serviços locais de capacitação parental que integrem as várias componentes da prevenção.

ONDE ESTAMOS Rio Maior - Equipa de Intervenção; Prevenção Primária, Secundária e Terciária. Cascais - Loja Solidária na Parede. Guarda - Equipa de Intervenção (em ínicio de atividade). OS NOSSOS PROTOCOLOS Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco. Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Rio Maior e da Guarda. Câmara Municipal de Rio Maior e da Guarda. Doutora Ana Melo – Fac. de Psicologia da Universidade de Coimbra.

Prevenção Primária Intervenção Universal Garantir e promover a aplicação da Convenção sobre os Direitos da Criança; Promover uma parentalidade positiva. Destinatários Crianças (dos 0 aos 18 anos de idade); Famílias com crianças a cargo. Respostas Possíveis Workshops para a comunidade local sobre os Direitos da Criança; Sessões de esclarecimento/sensibilização sobre as principais problemáticas da infância e parentalidade.

Prevenção SECUNDÁRIA Intervenção Direcionada Garantir o acompanhamento na escola ou apoiar com medicamentos, bens alimentares, vestuário e equipamentos. Destinatários Crianças vítimas de pobreza infantil; Crianças em residências com falta de condições de habitabilidade; Crianças com currículos escolares alternativos. Respostas Possíveis Rede de Lojas solidárias; Comunidades de Suporte; Mentoria individual; Grupos de auto-ajuda; Formação/ sensibilização específica.

Prevenção terciária Intervenção Integrada Intervir de forma integrada no espaço familiar, através de uma abordagem sistémica, colaborante, flexível, domiciliária, centrada na família e na criança e no seu potencial para a mudança. Destinatários Crianças sinalizadas pela CPCJ e Tribunais com medidas em meio natural de vida em risco de institucionalização. Crianças institucionalizadas em processo de reunificação familiar. Respostas Possíveis Equipa intradisciplinar constituída por psicóloga, técnica de serviço social e educador de infância, com intervenção no domicílio, em horário flexível, beneficiando de modelo de avaliação e intervenção integrado.


10 A tua voz!

TESTEMUNHOS

Luciano e Rafaela na Aldeia de Bicesse - 1992

testemunhos

Hoje, dou muito valor ao que a Aldeia nos proporcionou.

das C rianรงas e Jovens


A tua voz! 11

Em Setembro de 1990 chegaram quatro irmãos à Aldeia de Crianças SOS de Bicesse. Três meninas e um rapazinho de 3 anos, o Luciano. Vinham do Lar de Santo António, em Santarém. Por se tratar um lar de raparigas, o Luciano não podia permanecer lá. Para esta fratria, viver na Aldeia representou a possibilidade de crescerem juntas, não perdendo o único vínculo familiar que a vida deixou intacto. “Do primeiro dia, recordo uma grande confusão e azáfama! A Aldeia estava cheia, era tudo maior que o lar donde vinha. Tudo a correr, os mais velhos a jogar à bola, a primeira refeição – arroz com filetes. Na primeira noite, a minha mãe ficou ao meu lado, pois tinha muita dificuldade em adormecer, mas depois lá passou.” O Luciano logo sentiu, que era aquela a pessoa, a sua Mãe SOS, que iria acompanhá-lo para a vida, ajudá-lo na escola, cuidá-lo quando estava doente, fazer os seus pratos favoritos, e ser aquela a quem iria dizer todas as barbaridades que os adolescentes dizem aos pais quando as borbulhas atacam e eles se sentem os mais incompreendidos à face da terra! “Foi bom, crescer com a malta da minha idade. Tanto que tínhamos em comum! Apesar das histórias de vida que eram diferentes, éramos muito chegados, como irmãos, pelas dificuldades que passámos.” O Luciano conta a sua história com a expressão que lhe conhecemos desde pequeno. Não deixa que um passado menos feliz, entristeça o presente. “Depois de termos sido retirados de casa em Samora Correia, estivémos um mês e meio no Hospital de V. Franca de Xira. Depois, lembro-me de Santarém, onde andávamos sempre pendurados nas árvores de fruto, mas é da Aldeia é que tenho muitas e boas recordações. Hoje, dou muito valor ao que a Aldeia nos proporcionou.” Não foi fácil para o Luciano descobrir o que queria fazer no futuro. Foi a experiência profissional que lhe trouxe as principais pistas. “Adorei a experiência do aeroporto! Por isso quando estou com os mais novos digo-lhes sempre que escolham uma área que dê muitas saídas e estudem. Assim, terão mais portas abertas.Já fiz de tudo e gosto de trabalhar, mas o que mais gostei foi mesmo da TAP. Ainda agora, concorri a 3 cursos de lá. Somos muitos, vamos ver se tenho sorte!...” Conhecer o mundo dos aviões fê-lo crescer e voar em sonhos e projetos! Mas quem fez muito por isso, foi mesmo a Mãe Filó. “Às vezes, a minha mãe perguntava se eu não sentia um vazio pela falta da minha mãe biológica… respondi-lhe: Não, mãe não sinto, esse vazio já foi ocupado… por si!”

Crescer fora da família, numa Aldeia SOS, é um desafio. A vida partilhada ajuda a lidar com as dúvidas e medos, permite que o sofrimento individual se cruze com o do outro e encontre nesse caminho, novas formas de o olhar e de o viver, com mais confiança. “Às sextas-feiras tínhamos jantares cá fora na minha madrinha. Era uma maravilha, até fico um pouco nostálgico. Lembro-me também dos preparativos para as festas da Aldeia. A melhor de todas foi a dos insufláveis no campo de futebol grande. E o famoso Meco! Não há vida na Aldeia sem Meco.“ O Meco é o campo de férias das Aldeias, perto de Sesimbra, um espaço que fica para sempre na memória de quem por lá passou. Tantas aventuras, algumas conhecidas outras que ficarão para sempre em segredo. As férias permitem sair das rotinas e partir à descoberta, aproveitar todos os minutos, sentir o cheiro dos pinheiros, tempo de mergulhar de braços abertos na água e na vida!

Na primeira noite, a minha mãe ficou ao meu lado, pois tinha muita dificuldade em adormecer... Tinha 20 anos e trabalhava no Jumbo de Cascais, quando um dia, encontrou um envelope com 3000 euros. Nunca tinha visto tantas notas juntas! Imediatamente, o entregou ao seu chefe. O dono do dinheiro, entretanto identificado, voltou propositadamente à loja para agradecer ao jovem e enviou a notícia para o Jornal da Região. O Diretor de Recursos Humanos do Jumbo tomou conhecimento desta situação e quis conhecer o funcionário que tinha tido aquele enorme gesto de honestidade e elogiou-o profundamente, dando-lhe um contrato sem termo como prémio de conduta exemplar. Este responsável pelo Jumbo, contatou a Aldeia para apresentar os parabéns à Mãe SOS e às Aldeias de Crianças SOS. Num tempo em que os valores se questionam, encontrar um jovem com honestidade e respeito por si e pelos outros, deixou as Aldeias de Crianças SOS muito orgulhosas dele, como pessoa, constituindo também um sinal de que o modelo educativo e de acolhimento e os princípios que orientam o nosso trabalho estão certos e são escola de cidadania e de futuro. “Da Aldeia levei o sentido de família, união e entreajuda. Gosto da vida e considero-me um Homem feliz!”


12 Constrói o futuro

CAMPANHA “IRS 2013”


Constr贸i o futuro 13


14 Constrói o futuro

ESTRATÉGIA 2013/2016

2013/16

...a qualidade de vida das crianças que cuidamos e a sua integração na sociedade...

A nossa estratégia


Constrói o futuro 15

Estratégia 2013/2016 “Mais qualidade no acolhimento para mais crianças” “A população mundial ultrapassou a marca de 7 mil milhões de pessoas em Outubro de 2011. A cada ano que passa, milhões de crianças continuam a crescer em famílias que não providenciam cuidados parentais adequados.” Este ano iniciámos em Portugal o processo de planeamento estratégico integrado na metodologia definida internacionalmente, com o objetivo global de cuidar UM Milhão de crianças em 2020, sendo necessário para isso ter amigos regulares que ajudem a financiar esta missão, desenvolver um movimento de criação de uma grande família SOS multinacional para cuidar destas crianças com a qualidade a que têm direito, e ser voz ativa na defesa intransigente dos direitos da criança. A estratégia internacional para a 2ª metade (2013-2016) do ciclo estratégico internacional de oito anos, concentra-se nas seguintes abordagens: 1.Até 2016, pretendemos aumentar para 600.000 o número de crianças a quem providenciamos amor e um lar, constituindo um aumento de 370.000 face aos números de 2012 e chegar a UM milhão em 2020. 2.Foco na Qualidade: o nosso objetivo é que a prestação continuada de cuidados de alta qualidade seja o nosso principal enfoque, assumindo o compromisso com o direito de cada criança de receber cuidados de qualidade. 3.Criar mais parcerias estratégicas, com organizações que partilhem connosco visão e valores comuns, com vista ao aumento da eficácia da nossa missão. A nossa participação no desenvolvimento de diretrizes das Nações Unidas para cuidados alternativos para crianças em risco, destacou o papel de lideranças que a nossa organização exerce em todo o mundo. 4.Construir mais e melhores relacionamentos com amigos que nos possam apoiar e sustentar a longo-prazo nos cuidados às crianças em risco. 5.Apoiando os colaboradores e associações nacionais que trabalham diretamente com crianças, estaremos numa forte posição para cumprir o objetivo último de proporcionar um amor e um lar a um milhão de crianças em 2020. Com foco na formação e melhoria das condições de trabalho dos colaboradores que trabalham diretamente com as crianças e famílias (Mães SOS, auxiliares, assistentes sociais, educadores e psicólogos, e equipas dos programas de fortalecimento familiar). Esta estratégia internacional está construída sobre três vetores estratégicos, que possuem a seguinte designação - UMA CRIANÇA, UM AMIGO e UM MOVIMENTO que suportam respetivamente, os cuidados à criança, a angariação de amigos e o fortalecimento da equipa e colaboradores.

Foi sobre esses três vetores que realizámos o plano estratégico da nossa Associação Nacional para o período 2013-2016, que determinou um conjunto de ações estratégicas e atividades operacionais, visando o crescimento, a qualidade, e o fortalecimento da Associação, em alinhamento com os objetivos globais da Federação Internacional. Para a consecução dos objetivos traçados, torna-se essencial a convergência, o apoio e a coesão de todos, num objetivo comum: a qualidade de vida das crianças que cuidamos e a sua integração na sociedade quando adultos. O envolvimento, participação e dedicação de todos os colaboradores, sócios, amigos, voluntários e parceiros regulares, é fundamental para a concretização da nossa ambição que no contexto atual de recessão económica, se torna mais complexa e com necessidades de maior criatividade.

Portugal: Objetivos Estratégicos 2013-2016 UMA CRIANÇA: 400 Crianças e Jovens a crescer numa família e comunidade protetora em Portugal (via acolhimento e fortalecimento familiar) e apoio a 150 crianças e jovens num programa SOS, num país Africano de expressão Portuguesa, em 2016. •“Uma Aldeia, Um Programa” – Uma mudança de paradigma: construir em cada aldeia, uma equipa única nas duas vertentes de cuidado às crianças e jovens – acolhimento + fortalecimento familiar. •Reforço da solidez da qualidade do serviço nas Aldeias nas suas várias vertentes, tendo em vista um maior bem-estar, qualidade de vida e garantia dos direitos das crianças e jovens. UM AMIGO: angariar fundos e amigos que possam financiar em 2016 este número de crianças e jovens em Portugal e Africa. •Uma sólida base de doadores e amigos regulares. •Ser uma marca reconhecida de elevada notoriedade e credibilidade na área de apoio a infância e juventude no segmento em que trabalhamos. UM MOVIMENTO: continuar a construir uma Associação forte e coesa com colaboradores fortes para apoiar e cuidar das nossas crianças a longo-prazo. •Enfoque num plano global de desenvolvimento de Recursos Humanos. •Pertença à federação global Aldeias de Crianças SOS Internacional, sentida por todos. A estratégia internacional para os próximos 4 anos foi aprovada em Assembleia Geral Internacional em Innsbruck no passado mês de Junho de 2012 com a presença das associações de todo o mundo e a estratégia para Portugal para os próximos 4 anos foi aprovada em Assembleia Geral da nossa Associação em Novembro de 2012.


16 Os nossos sabores

FRANGO À CHINESA

os nossos sabores

receita da

Quero protegê-los de tudo e de todos. Acho que é amor.

Mãe Paula


Os nossos sabores 17

Mãe Paula Aldeia de Crianças SOS da Guarda

frango à chinesa INGREDIENTES (para 10 pessoas) • 5 peitos de frango • 100g de algas secas • 1 cebola • 4 dentes de alho • 2 latas de conserva de bambu • azeite • sal • pimenta • 250g de amêndoas torradas • 1 colher de chá de gengibre em pó • 2 colheres de sopa de tamari (molho de soja) PREPARAÇÃO 1. Picar a cebola e o alho, pôr num tacho ao lume com o azeite. 2. Juntar os peitos de frango cortados aos bocadinhos. 3. Temperar com sal e pimenta, e com a colher de pau envolver bem. 4. Lavar bem as algas (previamente de molho durante 1 hora) escorrê-las e adicionar ao preparado anterior, deixar cozer durante um bocado, se for necessário acrescentar um pouco de água. 5. Escorrer o bambu e adicioná-lo ao tacho. 6. Temperar com o gengibre seco e com o tamari e manter a cozedura até a carne estar pronta. 7. Juntam-se as amêndoas e serve-se com arroz branco.

História A Mãe SOS Paula Quintela está na Aldeia há 4 anos. Atualmente, cuida de oito filhos entre os 5 e os 20 anos. Quando a Mãe fez anos, os meninos pediram para experimentar comida chinesa e foram todos ao restaurante. A maioria não gostou, mas quiseram trazer os pauzinhos para praticar… Um dia, a Mãe fez comida “prima da chinesa” e lá vieram os pauzinhos que passaram a fazer parte da gaveta dos talheres lá de casa. Sim, para comer com pauzinhos TEM de ser uma refeição quase chinesa… e hoje foi esse o jantar! A Diana comentou: “Boa! Fazemos olhos à chinesa e para termos as mãos livres para os pauzinhos, pomos molas a segurá-los!“ “A hora da refeição é ótima para descobrir muitas coisas. Foi durante as refeições que descobri que as crianças tinham ciúmes, porque uns recebiam visitas e outros não. Havia dois grupos separados. Consegui uni-los e neste momento são irmãos. O toque, a proximidade passou a ser natural entre eles. Respeitam-se, gostam uns dos outros e protegem-se.” “Há tempos tinham como projeto fazer uma foto de família a sério… e não perderam tempo; juntaram o dinheiro do Natal e a foto já está na parede! É algo que mostra a união. Sentem-se irmãos porque eu sou a Mãe de todos.” “Quando cheguei à Aldeia, desde logo, senti uma necessidade urgente de agarrar este grupo e acreditei que aqui o meu trabalho poderia trazer os resultados que nos bairros sociais onde trabalhava antes, eram mais difíceis de atingir. Neste momento o meu sentimento é de proteção. Quero protegê-los de tudo e de todos. Acho que é amor.” Neste sentimento a Mãe Paula não está sozinha, pois recebe diáriamente declarações de amor da parte dos seus filhos. Para eles é a “Mammy” e a vida de todos recomeça a cada dia, a cada abraço desta nova Mãe. “Sinto que fui adotada por eles!”


18 Notícias do Mundo

INTERNACIONAL

notícias

do Mundo

...a preocupação de garantir que

as crianças de todo o mundo cresçam protegidas por uma família!


Notícias do Mundo 19

Aldeias de Crianças SOS França levam cinema ao ar livre para Burkina Faso

Aldeias de Crianças SOS França levam cinema ao ar livre para Burkina Faso

As crianças das Aldeias de Ouagadougou e Bobo Dioulasso, não queriam acreditar quando, em Novembro passado, a Associação Aldeias de Crianças SOS França colocou uma tela de 10 metros, de forma a proporcionar uma experiência de cinema real ao ar livre. Desde os filmes mais recentes, aos clássicos do Charlie Chaplin, fascinaram a jovem audiência em Burkina Faso, que se reuniu sob o céu estrelado de África à noite. Também os beneficiários dos Programas de Fortalecimento Familiar e habitantes dos arredores das Aldeias tiveram a oportunidade de compartilhar desta experiência única e extraordinária. Esta iniciativa foi possível através de uma parceria entre as Aldeias de Crianças SOS França, a Walt Disney Company e a ONG francesa “Les toiles enchantées” que tem como missão levar o cinema a crianças hospitalizadas. Agora, o projeto é chamado de “Aldeias encantadas”, o qual já passou por Aldeias de Crianças SOS em Madagascar e Mali.

Abordagem multidimensional: novas tecnologias As Aldeias de Crianças SOS Marrocos, através de uma parceria com a Dell, estão a desenvolver uma abordagem multidimensional com o recurso às tecnologias da informação e comunicação para melhorar a aprendizagem das crianças. Dell Youth Connect (ICT4D) é um projeto que permite a combinação de tecnologia, aprendizagem de software, formação de educadores, apoio técnico e pedagógico contínuo para conseguir melhores resultados na aprendizagem. Através deste projeto, as crianças usam computadores e software específico para aprender jogando, disciplinas como a Matemática ou Francês, mas também outros aspetos educacionais como a concentração e a memória.

vorwerk Comprometida com a Sociedade e o Meio Ambiente Tradição, sustentabilidade e consciência social são os valores que mantêm a Vorwerk empenhada em atividades sociais e ambientais por todo o mundo. Desde o desenvolvimento de sistemas ecológicos de produção, ao apoio a organizações internacionais de solidariedade. A Vorwerk, como empresa familiar, tem a preocupação de garantir que as crianças de todo o mundo cresçam protegidas por uma família. Com a ajuda da “Vorwerk Family Fonds” a empresa recolhe donativos em todas as suas filiais espalhadas pelo mundo para a federação internacional Aldeias de Crianças SOS. Guiados pelo forte compromisso com a nossa causa, funcionários, consultores, vendedores independentes mas também os membros da administração e gestão de topo, já conseguiram angariar 1.365.000 de euros.

Ao patrocinar a nova aldeia, a Vorwerk vai oferecer uma nova casa a 140 crianças e mães SOS... O “Vorwerk Family Fonds”, já conseguiu apoiar a Aldeias de Crianças SOS Internacional na construção de várias casas de família em duas Aldeias, uma na Índia (Hyderabad) e outra na Costa Rica (Moin). O terceiro projecto da Vorwerk em conjunto com as Aldeias de Crianças SOS, é muito especial e ainda mais ambicioso: a construção de uma aldeia inteira no Vietname (Quy Nhon). A Aldeia que é composta por 14 casas de família e ocupa uma área de 448 mil m2, foi oficialmente inaugurada em Outubro de 2012. Com este importante apoio a Vorwerk possibilitou assim a 140 crianças e respetivas Mães SOS, uma nova casa. Mas como empresa empreendedora que é, está decidida a não ficar por aqui e no ano de 2013 e seguintes estará comprometida em proporcionar a manutenção da Aldeia a longo prazo.


20 Os nossos amigos

ESPAÇO PARA EMPRESAS E PARCEIROS

os nossos

amigos

Obrigado por continuarem a apoiar a nossa causa.


Os nossos amigos 21

EDP oferece lanche de Natal A direção de operações de rede da EDP Soluções Comerciais, ofereceu um lanche de Natal solidário à Aldeia de Crianças SOS e a mais duas instituições do concelho da Guarda. Decorreu no Pavilhão do Estádio Municipal desta cidade. Os colaboradores da EDP responsáveis pela organização, estiveram presentes e disfrutaram de cada momento, brincando e conversando com as crianças e idosos das instituições presentes. Um momento solidário, que afetuosamente e com a ajuda de prendinhas, recordou a todos os presentes a magia da época natalícia. Um muito obrigado à EDP! Um sonho tornado realidade... graças à TAP A empresa de aviação portuguesa TAP proporcionou uma viagem de avião, um sonho tornado realidade pela jovem da Aldeia da Guarda. Esta oportunidade foi proporcionada pelos Voluntários com Asas (grupo de colaboradores da TAP) com o projeto “Tripulante por um dia”. A aventura consistiu numa viagem de ida e volta a Barcelona, no cockpit do avião. A jovem foi premiada com este presente, devido ao seu ótimo comportamento, resultados escolares e pela sua dedicação aos irmãos, amigos e escola, onde tem obtido grandes resultados. Obrigado aos Voluntários com Asas! Agências do BPI animam o Natal das Aldeias Durante a época Natalícia, várias agências do Banco BPI realizaram uma campanha de angariação de presentes para as Aldeias. Os pedidos, foram previamente enviados pelas crianças e jovens e colocados numa árvore de Natal, em cada um dos balcões, para que os colaboradores e clientes do BPI satisfizessem esses desejos. No final da ação, alguns membros do BPI deslocaram-se à Aldeia para visitar as instalações, oferecer os presentes e ver a alegria das nossas crianças. Obrigado pelos presentes!

“Por um dia mais feliz” com a SONAE Um grupo de colaboradores da Sonae presenteou as crianças da Aldeia de Gulpilhares com uma tarde de atividades muito divertidas. As crianças estavam divididas em grupos e tinham de dar o seu melhor para conseguir cumprir 5 etapas com a melhor pontuação possível. Entre as atividades destacaram-se a “Hora do Conto” e “Artes Plásticas”. No final, todos foram vencedores e juntaram-se num lanche convívio onde partilharam palavras e gestos de amizade. PHILIPS faz oferta especial de equipamentos As Aldeias de Crianças SOS receberam do Grupo de Ação Social da Philips uma generosa oferta de vários eletrodomésticos e aparelhos de grande utilidade para os nossos lares familiares. Com este gesto contribuíram para uma melhor qualidade de vida de toda a comunidade e bem-estar das nossas crianças. Em nome de toda a equipa, mães, crianças e jovens, muito obrigado por continuarem a apoiar a nossa causa.


22 Os nossos amigos

ESPAÇO PARA EMPRESAS E PARCEIROS

Jumbo Cascais oferece produtos alimentares À semelhança de anos anteriores, o Grupo Auchan, através da loja Jumbo de Cascais, apoiou uma vez mais a Festa de Natal das crianças da Aldeia de Bicesse, com um donativo em produtos alimentares e presentes. Nas Aldeias de Crianças SOS a Ceia de Natal das nossas famílias foi mais doce e recheada, graças a este generoso contributo! Obrigado por continuarem a apoiar a nossa causa. Vorwerk, comprometida com as Aldeias A colaboração da Vorwerk com as Aldeias de Crianças SOS Internacional, possibilitou a construção de casas em Aldeias da Índia e Costa Rica, bem como a construção total de uma Aldeia no Vietname. O compromisso desta empresa, mais conhecida pelo seu produto Bimby, tem obtido resultados visíveis também a nível nacional ao colaborarem com as Aldeias de Crianças SOS Portugal desde 2009. Nesse ano a empresa apoiou-nos nos fundos necessários para comprar uma carrinha de nove lugares para a Aldeia da Guarda. Nos anos de 2011 e 2012, apoiaram a Associação com um generoso donativo. Também as nossas mães SOS da Aldeia de Bicesse, tiveram uma oferta das famosas Bimby, muito úteis na árdua tarefa de cozinhar para uma família numerosa. Os donativos que recebemos, são angariados ao longo do ano pela rede de vendas, que garante através da venda de produtos solidários complementares à atividade da empresa, a responsabilidade social da mesma. Em Janeiro, recebemos o donativo da Vorwerk na sua gala anual onde toda esta equipa faz o balanço do ano anterior e pudemos presenciar o verdadeiro espírito de uma família, muito motivada mas acima de tudo claramente feliz por poder compartilhar os seus sucessos com quem mais precisa! Renovamos o nosso agradecimento por este apoio de longa data e reiteramos que sem a ajuda de empresas como a Vorwerk não nos seria possível levar por diante a nossa missão de dar um lar e uma família às crianças.

Ação de Marketing Direto junto de grandes empresas As Aldeias de Crianças SOS lançaram, no passado mês de Dezembro, uma ação de Marketing e angariação de fundos para o Natal, junto das empresas benfeitoras. Com o objetivo angariar donativos para o Natal. Foram enviados 2 mealheiros Kimmidoll a cada empresa, com cartões-desejo, onde se apelava aos colaboradores que escrevessem o que gostavam de ver realizado nas Aldeias de Crianças SOS, bem como o seu contributo. O impacto desta ação foi bastante positivo e é com enorme prazer que agradecemos ao BES, Galp, Grandvision/ Multiopticas, Melase, Oriflame, Mercedes Benz SA Portugal, Repsol, Chep, Actavis, Norgarante e Daimler, pelas suas prendas de Natal! Agradecemos à Lembas Lda., a generosa oferta das Kimmidolls, tornando possível esta ação de uma forma tão inovadora e divertida. Agradecimento especial É com enorme prazer que as Aldeias de Crianças SOS agradecem a todas as empresas, sócios, escolas, instituições e amigos, que este Natal, fizeram a diferença, com contribuições muito generosas. Obrigada pelas campanhas, festas, atividades e iniciativas realizadas a favor da nossa Instituição. Foi muito gratificante todos os donativos e bens que recebemos, tornando mais feliz o Natal das crianças e jovens das Aldeias.


Os nossos amigos 23

ASSEMBLEIA GERAL CONVOCATÓRIA Ao abrigo dos Estatutos, convoco a Assembleia Geral Ordinária da Associação das Aldeias de Crianças SOS de Portugal para o próximo dia 30 de Março, pelas 14h30m, na sede da Associação sita na Rua José Dias Coelho, nº 40, R/c Dt., Lisboa, com a seguinte ordem de trabalhos: • Autorização de alienação do apartamento doado sito na Av. Estados Unidos da América em Lisboa. • Apreciação e aprovação do Relatório e Contas do exercício de 2012. • Discussão e votação da proposta do Conselho Diretivo visando a admissão da associada Maria Zita Gonçalves Costa Marques Guerra como sócia efetiva. • Outras questões. Caso à hora marcada não se encontrem presentes mais de metade dos sócios com direito a voto, a Assembleia Geral terá inicio 30 minutos depois, com qualquer número de sócios presente. O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Páscoa Feliz!

Nome Morada Localidade Nº Contribuinte

Cod. Postal

Tel./ Tlm.

e mail

Sim, quero contribuir com este cupão para a Páscoa das crianças, com o valor de Cheque

Transferência Bancária

Numerário

Outro meio de pagamento:

NIB: 0033 0000 50038495952 05

Por favor preencher para que nos seja possível enviar o recibo respetivo. Enviar para: Rua José Dias Coelho, nº40, r/c dto 1300-329 LISBOA

Não aceito receber informação regular das Aldeias de Crianças SOS por email ou por correio


24 Os nossos amigos

ESPAÇO PARA EMPRESAS E PARCEIROS

Compromisso Social VALE 10 Euros Na troca de 1500 pontos, a Repsol efetuará um donativo de 10€ às Aldeias de Crianças SOS. Também disponível para troca de pontos através do telefone 707 200 099 ou www.repsol.com. REF.75011

Torne a sua empresa numa

Empresa SOS

Uma organização socialmente responsável tem em consideração, nas decisões que toma, a comunidade onde se insere e o ambiente onde opera. As organizações, como motor de desenvolvimento económico, tecnológico e humano, apenas se realizam plenamente quando consideram na sua atividade o respeito pelos direitos humanos, o investimento na valorização pessoal, a proteção do ambiente, o combate à corrupção, o cumprimento das normas sociais e o respeito pelos valores e princípios éticos da sociedade em que se inserem. Convidamos a sua empresa a fazer parte da nossa rede de solidariedade e participar de forma ativa e regular no desenvolvimento e educação das crianças que acolhemos e cuidamos. Este envolvimento permite que a sua empresa realize os seus projetos de responsabilidade social, assumindo um compromisso, a médiolongo prazo, com o futuro das crianças e jovens das Aldeias e com sustentabilidade deste projeto, com quase 50 anos de existência.

Mais informações: www.aldeias-sos.org ou contate 213 616 955 ou marketing@aldeias-sos.org


Os nossos amigos 25

Testemunho Empresa SOS É com orgulho que a Deloitte colabora há mais de uma década com a Associação das Aldeia de Crianças SOS Portugal. Porque a nossa missão é ser o padrão da excelência não apenas para as empresas, mas também para as comunidades. É trabalhar para atender às expectativas não apenas dos nossos clientes, mas também da sociedade em estamos inseridos. Este é um passo que damos no sentido de ajudar a melhorar temas como a transparência e o investimento nas comunidades. O nosso contributo é poder partilhar o nosso conhecimento incitando à credibilidade das

respectivas aplicações financeiras aos olhos da sociedade e, consequentemente, criando incentivos aos donativos. É um pequeno contributo para seja possível continuar a trazer a melhor alegria às crianças da Associação das Aldeias de Crianças SOS Portugal. Esta colaboração influencia o modo como olhamos para o mundo e para nós próprios rumo a uma cultura de intervenção na sociedade e a um propósito conjunto: com pequenos gestos, contribuir para o bem comum.


Empresas SOS 2013 Empresas Amigas SOS

Empresas Comprometidas SOS

LOUIS VUITTON

FUNDAÇÃO

Empresas Protetoras SOS

PARA A JUVENTUDE

Obrigado a todos!


Ajude-nos a suportar o custo de renovação dos 24 colchões da nossa Aldeia de Crianças SOS da Guarda. Vivem 24 crianças na nossa Aldeia da Guarda. Para além dos atuais residentes já passaram por esta Aldeia 140 rapazes e raparigas, hoje adultos independentes. Com o tempo e o uso, os colchões estão muito deteriorados, não proporcionando o conforto mínimo para que possam dormir bem e descansar.

Assim necessitamos de comprar 24 novos colchões para estas crianças e jovens poderem recuperar de um dia a dia exigente. Mas acima de tudo, queremos continuar a proporcionar as condições necessárias para que possam construir os seus sonhos.

Visite https://bescrowdfunding.ppl.pt e apoie este projeto! É muito fácil, basta efetuar o registo neste site e contribuir através de multibanco, paypal ou transferência bancária.


Junho


Aldeias