Issuu on Google+

7ª EDIÇÃO | MAIO 2013

#11

NÃO CONHEÇA ESTA MORENA


´

FICHA TECNICA REVISTA SONHO #11 SETEMBRO CAPA Fotography Jorge Silva - Visual MO Model Joana Caldeira Hair Stylist and Make Up Célia Martins Styling Be Exoctic Production Be Exoctic Agency DIREÇÃO Leandro Covinha Mário Rui Samuel Costa REVISÃO Marta Bichança DESIGN GRÁFICO Mário Rui COLABORAÇÃO Mosteiro São Martinho de Tibães Direção geral da cultura TIRAGEM 5500 exemplares IMPRESSÃO ajnet www.ajnet.net ANUNCIE NA REVISTA SONHO E SEJA NOSSO PARCEIRO. ENVIE UM E-MAIL PARA geral@revistasonho.pt www.revistasonho.pt


TELMO MIRANDA TELMO MIRANDA É UMA PESSOA SIMPLES, ALEGRE COM DEFEITOS E VIRTUDES COMO TODA A GENTE. CONSIDERA-SE AMIGO DO SEU AMIGO E DIZ NÃO GUARDAR RANCOR DE NINGUÉM. A SENSIBILIDADE AJUDOU-O A ESCOLHER UMA PROFISSÃO DIFÍCIL DE MANTER MAS MUITO BONITA QUANDO EXISTE PAIXÃO, ENTREGA E PERSEVERANÇA. DESDE PEQUENO QUE A PAIXÃO PELA MÚSICA TE CHAMOU? Sim, desde os meus quatro anos que fazia espetáculos em casa e os meus pais levaram-me para uma escola de música. Terminei o Conservatório de música e hoje cá estou eu. QUAL CONSIDERES QUE FOI O PONTO ALTO DA TUA CARREIRA? Não considero que tenha havido o momento em específico, foram alguns. A minha passagem pela música clássica e pelo coro Gulbenkian, a minha passagem para o conhecimento do público em geral quando fiz parte dos “Sétimo Céu”, que me deu muita experiência de estrada e palco, a passagem por todos os programas de televisão onde aprendi muito sobre esse lado deste meio e a passagem pelo teatro de Revista no Parque Mayer (“A Revista é Linda” e “Piratada à Portuguesa”). QUAL A MÚSICA QUE OS TEUS FÃS MAIS APRECIAM? Até agora, e apesar deste Cd ser muito recente, talvez “Acende-me o Desejo” e “Tu Estarás Aqui”…

QUANDO PASSAS NA RUA SENTES QUE ÉS RECONHECIDO?  QUAL É A SENSAÇÃO? Sim, sinto mas isso já vem acontecendo há algum tempo e encaro de uma forma normal. No início foi mais complicado mas, hoje em dia, sinto-me feliz por me abordarem e por me cumprimentarem pois sinto que sou muito respeitado. JÁ TIVESTE MUITOS SONHOS E OBJETIVOS CONCRETIZADOS NA VIDA… EXISTE ALGUM AINDA POR CONCRETIZAR? Nunca devemos deixar de sonhar porque isso é viver! Talvez tenha o sonho de poder encher um dia destes o Coliseu, participar mais como ator talvez numa novela e num filme e ter a oportunidade de poder apresentar um programa de televisão pois é algo que considero que seria capaz de fazer. QUAL O LOCAL ONDE MAIS GOSTASTE DE ATUAR? Na praia dos pescadores em Albufeira, a 15 de Agosto de 1998, um dia de calor, com os “Sétimo Céu”…um concerto onde estavam milhares de pessoas a assistir, foi uma noite muito intensa, bonita e ali senti que o palco era a minha vida!

O QUE ACHASTE DA PROPOSTA DA REVISTA SONHO? Agradeço-vos imenso por se terem lembrado de me fazer esta entrevista e POR poderem divulgar o meu trabalho. Bem hajam! DEIXA UMA MENSAGEM PARA TEUS FÃS… Obrigado a todos os que seguem este meu novo projeto em Cd, “Para Ti”, e espero que ao ouvirem os temas os possam identificar com as vossas vidas. Sorriam! Sejam Felizes e espero que todos possam estar presentes nos meus futuros concertos! 

5


PITT BROKEN

6


PORQUÊ A ESCOLHA DO NOME PITT BROKEN? Pitt era a minha alcunha na fase da adolescência e que ainda hoje se mantém com alguns amigos daquela época. Hoje não encontro uma razão que justifique tal alcunha... Na altura, provavelmente pelos meus comportamentos e pela perspectiva de quem me chamava Pitt, eu teria algo de semelhante com um outro Pitt. Lembro-me de ter 14/15 anos e o filme do David Fincher, «Fight Club», ter sido um verdadeiro sucesso entre nós! Todos falavam nisso. A alcunha surge daí, acho eu... Francamente, nunca senti que tivesse algo de mim ou que me espelhasse de alguma forma! Pitt Broken personifica essa ideia. A interrupção de algo no qual não me revejo... A ideia de que somos o que sentimos e não o que nos dizem que somos!  QUANTOS ELEMENTOS CONSTITUEM A BANDA? Pitt Broken é uma equipa que integra muita gente! Não é uma banda de quatro ou cinco elementos. Há momentos em que temos três guitarras em palco, cinco teclados, bateria, baixo e cordas, há momentos em que há um piano e uma guitarra, bateria e baixo, e momentos em que estou eu e o engenheiro de som! Tudo depende do contexto.  QUANDO COMEÇOU ESTE PROJETO MUSICAL? Este projeto começou em 2007 e já viveu fases muito distintas.  QUE TRABALHOS VOS DERAM MAIS GOZO FAZER? Sempre que tocamos ao vivo é um enorme prazer. Seja para duzentas ou para dez mil pessoas! O palco é um privilégio enorme.   SENTEM O APOIO DO PÚBLICO? COMO É SENTIR ISSO? Sentimos um imenso apoio e não há recompensa maior do que essa!  EXISTE ALGUM PROJETO FUTURO EM VISTA? Um próximo disco para 2014. O álbum “Change” apesar de ter sido editado apenas em 2012 é um álbum que começou a ser composto muito mais cedo. O primeiro tema foi escrito em 2001. É um álbum que me orgulha mas tenho necessariamente que o contextualizar no tempo. O propósito foi o de fazer um álbum que contasse a história em fases de maturação muito diferentes. Hoje, somos necessariamente diferentes, pessoal e musicalmente e temos necessidade de partilhar isso através de um novo disco. O QUE SENTIRAM QUANDO RECEBERAM A PROPOSTA DA REVISTA SONHO? Sentimos apreço e estamos gratos pelo privilégio de podermos partilhar um pouco de nós com os leitores.  QUAL É O VOSSO MAIOR SONHO? O nosso maior sonho é continuar com saúde e entusiasmo o que iniciamos, porque foi isto que sonhamos.

7


PARQUE DAS HORTAS EDIFÍCIO TELEFÉRICO 4810-676 GUIMARÃES 914 385 939

8


9


PHOTOBOOK

PAULO CÉSAR

10


PAULO CÉSAR Chamo-me Paulo César, tenho 41 anos celebrados no dia 17 de Agosto, nasci em Setúbal, mas até à ida para a universidade foi entre Mafra e Ericeira que vivi. Falar sobre a importância da fotografia na minha vida é fácil,  pois desde sempre que faz parte do meu dia-a-dia, foram milhares as fotografias tiradas ainda na “era analógica”, felizmente o digital democratizou a arte e tornou-a mais acessível a todos. Infelizmente muitos limitam-se a tentar fazer o que já foi feito...mas esse não foi nunca o meu caminho, gosto da luz e da sombra, gosto da pele e das almas, gosto da autoestima das pessoas que cresce quando se vêm e descobrem nas fotos. “Mais a sério”, a minha carreira como fotógrafo começou há uns seis ou sete anos, com o início de convites para exposições, com as primeiras fotos publicadas em revistas, com os portfólios e destaques e foi enorme o prazer em tudo isso. Uma das exposições que mais gostei de ter feito foi a primeira em Boston nos Estados Unidos, em 2010, senti-me de facto um privilegiado. Já fiz muito, mas tudo está por fazer, refazer, reinventar… gosto que já me tenham chamado de “retratista das almas”, sou um caminhante, não sei para onde vou apenas sei que estou a gostar. Estou grato a todas as pessoas que fotografei e às que me convidaram a expor, grato a todos os que admiro profundamente devido às fotografias que fazem e grato a esta publicação pelo convite, foi um prazer.

11


12


13


14


15

Rua Padre Jos茅 Ant贸nio de Campos, n潞 21 | 4490-668 P贸voa de Varzim telef: 252 681 975 | escrit: 252 688 948 | fax: 252 688 949 e-mail: ajnet@ajnet.net

www.ajnet.net


ENTREVISTA ATOR

MANUEL MELO MANUEL MELO TEM 32 ANOS, É DE PENICHE… E DEU UMA ENTREVISTA À TUA SONHO, DESCOBRE TUDO!

ÉS UM JOVEM TALENTO DA TV PORTUGUESA. ANTES DE TUDO ACONTECER COMO FOI APOSTAR EM VÁRIAS FORMAÇÕES SEM SABER SE TERIAS RETORNO? Tal como tudo na vida foi um investimento... De certa forma já teria tido algum retorno, das poucas apresentações que acabava por fazer durante o ciclo e a escola primária, por diversas ocasiões foi-me dito que teria algum jeito para a representação.

CANTAS, REPRESENTAS E APRESENTAS... QUAL GOSTAS MAIS DE FAZER? Considero todas como partes fundamentais da minha formação como artista…as diferenças não são muitas, apenas as obviamente indicadas por cada disciplina.  Cada trabalho exige uma concentração e empenho diferentes da minha parte, mas sempre com grande profissionalismo. Gosto simplesmente de trabalhar. 

DE TODAS AS PERSONAGENS QUE JÁ INTREPRETASTE QUAL FOI A QUE MAIS GOSTASTE DE FAZER? A que mais gozo me deu fazer por incrível que pareça foi o “Necas”, um vilão nu telefilme realizado por Artur Ribeiro, “Pelas próprias mãos”, onde contracenava com Nicolau Breyner. Deu-me gozo por ser diferente do que estava habituado, por terem acreditado em mim para papéis de exigências e diferentes e porque correu bastante bem. 

TENS ALGUM ÍDOLO? Nesta altura da minha vida considero o meu Pai o meu grande ídolo e amigo.  QUAL É O TEU MAIOR SONHO? Grande palco, grande plateia, e todos a cantarmos os refrões dos meus temas originais...quem sabe um dia.

JÁ CONHECIAS O PROJETO REVISTA SONHO? O QUE ACHAS? Não conhecia devo confessar, mas acho interessante sempre que abordam entrevistas com perguntas inteligentes.  DEIXA UMA MENSAGEM ÀQUELES QUE TE ACOMPANHAM SEMPRE… Obrigado pela consideração, é o vosso constante reconhecimento que me faz continuar porque para mim, hoje em dia, televisão não é tudo na vida, nem tão pouco o mais importante. Obrigado por tudo. 

A QUE SE DEVE O SORRISO CONSTANTE? A um constante crescimento interior, sem dúvida.

PUB

16

M Ú S I C A

E

V I D A www.mvmtv.net


17


NEW FACES

18


MIGUELCOSTA

19


20


O QUE TE LEVOU  A ENTRAR PARA A MODA? E QUEM TE APOIOU?  Eu entrei no mundo da moda basicamente por brincadeira, comecei inicialmente por fazer pequenos trabalhos fotográficos assim como pequenos desfiles. E fiz isto tudo com o apoio da minha família e dos meus amigos, sendo este apoio essencial. TENS ALGUM MOMENTO MARCANTE NA TUA CARREIRA? Na minha carreira eu considero todos os momentos importantes, todos têm as suas próprias histórias. Mas o primeiro desfile e a primeira sessão fotográfica foram sem dúvida os que mais me marcaram. ACHAS QUE UM MODELO É CONSIDERADO UM EXEMPLO? Sim, um modelo tem de ser um exemplo para aqueles que vêm o seu trabalho e são apreciadores dele. Temos de ter muitos cuidados e ser sobretudo perfecionistas com aquilo que fazemos.  TENS CUIDADOS COM A PELE E SAÚDE QUE TEUS AMIGOS NÃO TÊM? Sim, todos os que trabalham no mundo da moda têm de ter cuidados com a pele e com a saúde que os outros não costumam ter. Tento ter uma alimentação saudável e faço bastante exercício físico, pois considero-o essencial. Quanto à pele, os cuidados são os normais. ONDE PENSAS CHEGAR NO MUNDO DA MODA? Eu gostaria de chegar ao mundo internacional, mas sei que é difícil. Gostaria de fazer desfiles para criadores internacionais, pois só seria bom para mim. E isto só será possível com muito trabalho! QUAL É O TEU MAIOR ÍDOLO? Eu não tenho um “maior ídolo”, mas há modelos que me chamam a atenção pelos seus pontos fortes. Dentro destes, aqueles com que eu me identifico são o Gonçalo Teixeira e os irmãos Guedes, admiro as suas personalidades e a humildade com que trabalham. A MODA É IMPORTANTE… MAS É O TEU MAIOR SONHO? Sim, a moda para mim é importante pois é uma coisa que me dá prazer fazer, mas não a considero o mais importante visto que o mercado da moda é muito concorrido. Mas se poder fazer trabalhos na moda e subir na carreira seria ótimo e muito gratificante, portanto posso dizer que sim, é um dos meus sonhos. 21


22


EDITECASTRO

23


ACHAS QUE UM MODELO É CONSIDERADO UM EXEMPLO? Sim, acho que um modelo pode ser considerado um exemplo porque inspira as pessoas com os seus trabalhos e o seu QUAIS FORAM OS MOTIVOS QUE TE LEVARAM A ENmodo de vida. TRAR PARA A MODA?  A entrada neste mundo surgiu devido a um convite para TENS CUIDADOS COM A PELE E SAÚDE QUE OS TEUS um desfile de uma loja local, onde habitualmente fazia as AMIGOS NÃO TÊM? minhas compras. Após esse desfile apercebi-me que era Sim, faço exercício físico regularmente, tenho aulas de fitmesmo isto que queria fazer, melhorar e tentar chegar o ness e corro com o meu cão.  Também bebo muita água, mais longe  possível,  o que me levou a escolher a MAKE durmo mais de oito horas por noite e uso um bom creme ME A STAR, demonstraram empenho e  dedicação para hidratante. que fosse agenciada por eles, e até hoje estou bastante satisfeita.  ONDE AMBICIONAS CHEGAR NO MUNDO DA MODA? Queria muito fazer uma carreira neste mundo, uma carreira QUAIS FORAM AS PESSOAS QUE MAIS TE APOIARAM?  consolidada, de que me possa orgulhar e que deixe todos Quem me apoiou nesta minha entrada no mundo da moda os meus amigos e familiares bastante orgulhosos de mim. foi a minha família, o meu namorado e os meus amigos, mas o meu principal pilar é a minha mãe.

24

TENS ALGUM MOMENTO MARCANTE NA TUA CARREIRA? O momento mais marcante foi quando participei no Miss Teen Portugal 2010, fiquei nas finalistas e fiz grandes amizades. Também adorei participar no concurso miss Portugal 2010 em que ganhei bastante experiência. 

Gosto bastante de me superar, gostaria de no futuro representar o meu país no estrangeiro como Miss. QUAL É O TEU MAIOR ÍDOLO? O meu maior ídolo na moda é a Sara Sampaio, que para além de ser portuguesa e de só ter 1,72 (que é também a minha altura), está a elevar bem alto o nome do nosso país, o que me deixa muito orgulhosa e devia deixar todos os portugueses bem orgulhosos também.  A MODA É IMPORTANTE… É O TEU MAIOR SONHO? Sim desde de pequena que sonho ser modelo e este é um sonho que aos poucos estou a tornar realidade, com muito trabalho e dedicação. 


25


TEATRO DE REVISTA

“Sol ida mente - Juntos” «Sol ida mente JUNTOS», elenco composto por Igor Sampaio e Isabel Damatta, escrito por Tom Lis, com encenação de Fernando Gomes  e com apoios da Clínica Fernando Póvoas, do Fotógrafo João Gouveia e de Luís de Freitas «LOOK LF».

26

«SOL IDA MENTE JUNTOS»… O QUE LEVOU À ESCOLHA DESTE NOME? O nome tem a ver com algo que é dito na peça e também porque o tema de Agosto no Teatro Rápido é “Para onde o Sol nos levar”   DE QUE TRATA ESTA PEÇA E ONDE FOI APRESENTADA? Foi escrita e pensada para ser apresentada no Teatro Rápido durante todo o mês de Agosto. “Sol ida mente JUNTOS” são quinze minutos da vida de um casal que, como tantos outros, já gastaram as palavras, já deixaram de se ouvir e apenas estão habituados a coexistir.  Num dia de Sol, ela pensa numa ida a qualquer lado mas, rapidamente, perante a recusa do marido, a mente “abre asas” e começam a discutir, sem saberem muito bem porquê.  Depois de alguma (des) conversa, que tem mais a intenção de atingir e magoar do que interagir e (re) aproximar, acabam por exprimir o que lhes vai na alma e, acabam por sair para, finalmente, conversarem e apanharem Sol, SOLIDAMENTE JUNTOS!   É FÁCIL FAZER ALGUMA HISTÓRIA COM SENTIDO NUM ESPAÇO DE QUINZE MINUTOS? Não, por isso mesmo foi um desafio e uma aprendizagem.  

COMO É ESTAR MESMO AO LADO DO PÚBLICO NUM CENÁRIO TÃO ACOLHEDOR?  Também foi uma novidade. Mas passada a estreia, ou seja o primeiro impacto, agora já é algo perfeitamente natural e integrado.   QUAL A OPINIÃO DO PÚBLICO SOBRE ESTA PEÇA? O público em geral tem gostado mas toca em especial uma faixa etária com mais de quarenta anos. No entanto, temos sido muito bem recebidos pelo público, mesmo pelos mais jovens. Apesar de ser uma peça que “foge” um pouco à tendência das peças que são apresentadas no Teatro Rápido, tem tido bastante recetividade.   QUANTO TEMPO ESTIVERAM A APRESENTAR? Estivemos a apresentar esta peça apenas durante o mês de Agosto.   QUEREM DEIXAR UMA MENSAGEM AOS VOSSOS FÃS? Essencialmente que vão ao Teatro e nunca deixem de sonhar e de ser “Solidamente” Felizes!


27


TRUQUESDE UM MODELO

MARTA CADILHA TEM 26 ANOS, É DE VIANA DO CASTELO E INTEGRA A EQUIPA DA AGÊNCIA GLAM MODELS.

QUE GÉNERO DE PESSOA É A MARTA? Uma pessoa muito brincalhona, simpática, humilde, sincera, teimosa, resmungona, ambiciosa e lutadora.     COMO É QUE O MUNDO DA MODA APARECEU NA TUA VIDA? Foi aparecendo aos poucos…ou porque estava na praia e  alguém  me  convidava  para desfilar, ou até mesmo na noite, mas houve um dia em que me fizeram a proposta de  entrar para a Glam Models, eu não hesitei e aqui estou eu muito bem.   EXISTEM MILHARES DE MODELOS… COMO É QUE TE DIFERENCIAS DOS OUTROS? 28 Sou uma pessoa muito lutadora como  já  disse anteriormente, tento sempre ir aos castings porque sei que se não tentar nunca vou conseguir. Sei que há outros modelos que vivem em Lisboa e não vão aos castings, para mim era im-

pensável viver ao lado e não ir, mas mesmo assim há pessoas que o fazem. Tenho muita força de vontade, sou muito teimosa e se me disserem não, vou fazer com que para a próxima seja um sim.   QUAIS OS TRABALHOS QUE MAIS MARCARAM A TUA CARREIRA? O trabalho que mais me marcou foi ter ganho o título de Miss Mundo Portugal. Viajei muito, estive em Londres,  Abu  Dhabi,  África  do Sul, conheci culturas completamente diferentes da nossa, tive a  oportunidade  de fazer safaris, acompanhar a nossa seleção no Mundial… Não  há  palavras para  definir  a  experiência  maravilhosa que foi!    JÁ FIZESTE TRABALHOS NO ESTRANGEIRO? Sim, representei Portugal como Miss Mundo Portugal.   

TENS CUIDADOS COM A PELE E COM A  SAÚDE? Tenho os cuidados básicos. Bebo todos os dias dois litros de água, tenho um bom creme hidratante e faço  exercício físico, principalmente correr porque adoro poder correr ao ar livre.    DENTRO OU FORA DA MODA, QUAL É O TEU MAIOR ÍDOLO? O meu maior ídolo vai ser sempre o meu pai.     DEIXANDO A MODA, TENS OUTRAS PAIXÕES? Sim, tenho. Também sou DJ, adoro música e o contato com as pessoas é maravilhoso.    JÁ CONCRETIZASTE TODOS OS TEUS SONHOS? Não, sou muito ambiciosa e ainda me faltam uns quantos!   


29


30


31


COMO COMEÇOU ESTA FAMA? Começou a partir de fotos que postava no facebook, muitas pessoas gostavam e algumas elogiavam, por isso decidi permitir seguidores. À  medida que o meu perfil se foi espalhando atingi os 5.000 amigos, os pedidos pendentes e os que me tentam pedir em amizade passam automaticamente a seguir-me. COMO CHEGAS-TE A ESSE NUMERO DE SEGUIDORES? Muito sinceramente nem eu sei, nunca julguei que um dia tantas pessoas me fossem seguir. Foi algo repentino, mas de certa forma  bom, pois se nos seguem por alguma razão é. Apesar de nunca estar atenta ao número de seguidores, não é algo que ambicione muito, fico contente por saber que um elevado número de pessoas me seguem, não nego. O QUE ACHAS QUE TENS PARA SERES UM EXEMPLO PARA MAIS DE 20.000 PESSOAS? Não me vejo como um exemplo para todos os meus seguidores, afinal tenho seguidores mais velhos que eu e com mais experiência de vida, mas  já tive imensas pessoas a pedir conselhos, coisa que adoro e faço com todo o prazer tentando ser o mais prestável possível. Quando  temos pessoas a contar com algo positivo de nós e que por alguma razão nos apoiam, temos de saber agir corretamente perante eles, pois um único erro pode criar imensa polémica. ESTE RECONHECIMENTO É POSITIVO  OU TEM LADOS NEGATIVOS? Ambos. Pois nem toda a gente é obrigado a gostar de nós, e quando não o fazem não têm problemas em dizer em pleno facebook, muitas das vezes querendo gerar apenas conflitos com comentários inapropriados atraindo a  atenção de muita gente, mas o lado positivo é que por mais gente que  esteja contra nós sem qualquer tipo de motivos, há pessoas que estão do nosso lado e também não têm problemas nenhuns de nos defenderem. JÁ FOSTE RECONHECIDA  NA RUA? Algumas vezes, o que é bastante engraçado pois por mais vezes que venham ter comigo durante uns breves minutos e me tentem conhecer um pouco mais é algo a que nunca me habituarei, mas o mais importante é que sempre me trataram muito bem e fico realmente muito grata. 

32

JÁ TIVESTE ALGUM ACONTECIMENTO MENOS FELIZ POR CAUSA DOS SEGUIDORES? Sim, tanto que já cheguei a apagar o facebook, mas depois apercebi-me que fugir não era a solução e tal como há pessoas que não gostam de mim há pessoas que o fazem mesmo sem eu mesma saber o motivo. NÃO ACHAS QUE MUITOS FAMOSOS DO FACEBOOK, FAZEM TUDO PARA TER MAIS SEGUIDORES? JÁ TIVESTE PROBLEMAS COM ISSO? Muito sinceramente, acho. Conheço muitos que não se cansam de pedir, e outros que até estão inscritos em sites pelos quais recebem seguidores. Mas por acaso não, nunca tive problemas com isso, nunca pedi um único seguidor que tenho e sinto-me bem ao saber que os que me seguem é por quererem e não porque implorei para o fazerem. SEM FALARMOS DO FACEBOOK , QUE OBJETIVOS TENS NA VIDA? Acabar os estudos, formar-me e ter um emprego estável talvez  fora do país, estamos a passar tempos muito difíceis, todos temos noção de tal, por isso o máximo que posso fazer é esforçar-me alcançar algo grande e ser bem sucedida. Até lá aproveitar cada momento com  quem me rodeia e acompanha desde sempre. QUAL O TEU MAIOR SONHO? Sem dúvida que o meu grande sonho é estar envolvida no mundo do espectáculo, mas Portugal não valoriza as artes, o que prejudica e tira oportunidades a grandes talentos que temos. Pondo essa minha paixão um pouco de parte, um dos meus sonhos é poder fazer uma viagem esta bem longa, saber mais do mundo poder relacionar-me, estudar, entender e conhecer um pouco mais de outras tradições e culturas. O QUE ACHAS-TE DA PROPOSTA DA REVISTA SONHO ? Foi uma nova experiência ao qual adorei, e terei todo o gosto de um dia mais tarde o voltar a fazer, foi de facto muito interessante e estou muito grata pela oportunidade.


CRISTIANA FAMABARBOSA NO FACEBOOK

33


FAMAVANESSA NEVES NO FACEBOOK

EM NOVE ADJETIVOS, VANESSA NEVES DESCREVE-SE COMO CORAJOSA, LUTADORA, AMIGA, HONESTA, UM POUCO PESSIMISTA, VERDADEIRA, SONHADORA, REALISTA E SENSÍVEL.

COMO COMEÇOU A TUA FAMA E COMO OBTIVESTE UM NÚMERO TÃO ELEVADO DE SEGUIDORES? Bem isto tudo aconteceu o ano passado, comecei a postar mais coisas relacionadas comigo, fotos, frases, e ao mesmo tempo que ia fazendo isto as pessoas começaram a enviar-me pedidos de amizade, cheguei ao limite máximo de amigos e decidi que era melhor ativar os subscritores. Nunca pensei ter a fama que tenho, não fiz nada para a ter, simplesmente aconteceu. Neste momento, as pessoas olham para mim de uma forma completamente diferente de como olhavam há dois anos atrás. O Facebook muda muito a maneira de pensar de certas pessoas. O QUE ACHAS QUE TENS PARA SERES UM EXEMPLO PARA MAIS DE 20.000 PESSOAS? Eu não sou exemplo para ninguém, simplesmente sou o que sou e o que sempre fui, não é devido a um determina34 do número de seguidores ou porque têm bastantes amigos que as pessoas têm que pensar de forma diferente ou de agir de forma diferente…acho que a vida tem que ser vivida por aquilo que somos presentemente e não por aquilo que somos socialmente, é óbvio que  agradeço a todas as pessoas que me subscreveram porque algo que consegui conquistar foi graças a eles, como concursos e assim.

ESTE RECONHECIMENTO É POSITIVO OU TEM LADOS NEGATIVOS? Muita gente me pergunta isso, acho graça. As pessoas que têm bastantes subscritores sabem que é positivo e negativo, positivo porque encontras pessoas novas, crias novas amizades, mas as pessoas que me conhecem sabem aquilo que eu sou e acho que não preciso estar a descrever uma coisa que não sou; é negativo porque existe inveja por detrás de isto tudo, as pessoas falam sem conhecer, insultam sem sequer saberem o meu nome completo, na sociedade de hoje em dia é difícil confiar em alguém principalmente para uma pessoa que é conhecida numa rede social. JÁ FOSTE RECONHECIDA NA RUA? Já, por várias vezes, e é uma sensação ótima. As pessoas vêm ter comigo, querem tirar uma foto, querem um abraço, é agradável. JÁ TIVESTE ALGUM ACONTECIMENTO MENOS FELIZ POR CAUSA DOS SEGUIDORES? Não, por acaso nunca me aconteceu e espero bem que se mantenha assim.

SEM FALARMOS DO FACEBOOK… QUE OBJETIVOS TENS NA TUA VIDA? Quando era mais nova sonhava ser atriz ou dançarina profissional. Ao longo do tempo já tive vários objetivos e, neste momento, concentro-me mais na moda, já fiz vários Books, já vesti roupa para uma loja online onde fui fotografada, tem sido uma experiência ótima, mas o meu objetivo principal é mesmo ser modelo fotográfico, porque eu e os saltos altos não nos damos assim muito bem. QUAL É O TEU MAIOR SONHO? Acima de tudo desejo ter saúde e que toda a minha família seja feliz e unida, ter um filho, ajudar as pessoas especialmente as que têm algum tipo de dificuldade, conhecer os meus ídolos (Rihanna, Francisco Lachowski e Angelina Jolie) mas, sem dúvida ser manequim, tenho este objetivo há três anos e vou lutar por ele. O QUE ACHASTE DA PROPOSTA DA REVISTA SONHO? Sinceramente não estava nada a espera que me contactassem para fazer esta entrevista, acho que esta revista motiva ainda mais e eleva um pouco a autoestima. Agradeço imenso à revista SONHO, um muito obrigada!


35


ESTILISTA

GONÇALO PEIXOTO GONÇALO AGOSTINHO VALE PEIXOTO TEM 16 ANOS, É NATURAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO E INTEGRA A CENATEX (ESCOLA DE FORMAÇÃO). DESCOBRE MAIS SOBRE ESTE JOVEM!

bons no que fazemos, trabalharmos todos os dias e não ter nada como garantido. Trabalhar, trabalhar e trabalhar.

neste caso num mercado feminino. Dentro do espírito da coleção optei por não fazer roupa masculina.

O QUE MAIS TE FASCINA NESTE MUNDO? Tudo! Adoro o facto de estar sempre a aprender, todos os dias aprendo algo novo e isso é fantástico.

COM QUE ESTILO DE ROUPA TE IDENTIFICAS MAIS? Gosto de tudo um pouco, acho que nesta profissão a versatilidade é algo que todos nós temos de ter. Não podemos dizer que só gostamos de alta-costura ou sport wear, não sabemos o futuro e temos de estar aptos a fazer de tudo.

TENS NOVOS PROJETOS EM VISTA? Sim, temos algumas   novidades a caminho mas o meu maior projeto para os meus próximos dez meses é a escola! O regresso ao que adoro fazer, e serão dez de aprendizagem contínua.

EXISTE MUITA CONCORRÊNCIA NO MUNDO DO ESTILISMO? Acho que em todas as profissões existe concorrência e esta área não é exceção. O importante é mostrarmos que somos

PELO QUE É POSSÍVEL VER DA TUA COLECÇÃO SÓ FAZES ROUPA FEMININA. QUAL FOI O MOTIVO DESSA ESCOLHA? Esta coleção foi pensada num mercado alvo muito próprio,

QUAL É OTEU MAIOR SONHO? O meu maior sonho é ser feliz a fazer o que eu mais gosto, que é moda. E depois de muito trabalho quem sabe...

O QUE TE LEVOU A SEGUIR O RAMO DO ESTILISMO? Desde sempre tive uma grande paixão pela moda, sempre adorei ler sobre moda e ver editoriais nas revistas. E desde cedo soube que era isto o que eu queria fazer.

36


37


38


39


40


41


MODELO JOANA CALDEIRA Joana Tavares Caldeira tem 21 Anos e é de Vila Nova de Gaia. JOANA QUAIS SÃO AS TUAS QUALIDADES E OS TEUS DEFEITOS? As qualidades passam por eu ser sincera, otimista e lutadora. Quanto aos defeitos sou teimosa e orgulhosa. COMEÇAS-TE CARREIRA DE MODELO COM QUE IDADE?  Aos 17 anos comecei a fazer alguns trabalhos como modelo. QUAIS OS TRABALHOS QUE REFERENCIAS NA TUA CARREIRA?  Não tenho nenhum trabalho de preferência, para mim todos os que fiz até agora foram especiais e diferentes.  COMO TE SENTES QUANDO ÉS FOTOGRAFADA?  Sinto-me bem, pois é o que gosto de fazer. SABEMOS QUE JÁ POUSASTE PARA UMA REVISTA DE REFERÊNCIA MASCULINA… QUAL FOI A SENSAÇÃO E QUAIS FORAM AS OPINIÕES DAS PESSOAS MAIS PRÓXIMAS?  Foi uma experiência diferente e gostei. A minha família apoiou-me imenso na decisão, o que foi muito importante para mim.  QUE CONSELHO DÁS A QUEM QUER COMEÇAR NESTE MUNDO?  Digo para lutarem pelo seu sonho e para nunca desistirem. O QUE ACHASTE DA PROPOSTA DA REVISTA SONHO?  42 Achei interessante, por isso aceitei e gostei muito do resultado. QUAL É O TEU MAIOR SONHO?  Sonhos tenho muitos, mas na área da moda gostava de chegar ainda mais longe. 


43


44


sonho Nテグ DEIXES OS TEUS SONHOS SEREM APENAS UM SONHO www.revistasonho.pt


REVISTA SONHO #11 - SETEMBRO '13