Issuu on Google+

Grátis

Ano 15 - Edição 723 - 18 de Setembro de 2015 - Tiragem: 15.000 exemplares

Ministério da Saúde visita HB para validar transplantes de pulmão

Visita representa a última etapa do processo burocrático para validar o serviço no Hospital de Base de Rio Preto Pág. 5

Franchising segue imune à crise e às incertezas políticas em comparação com o mesmo período do ano passado, estimulando

mais empresários a investirem nesse modelo de expansão. Pág. 4

Fotos: Alex Pelicer

Setor teve aumento de 11,2% no primeiro semestre deste ano

“Conversando com Anthônia”

Por Lucila Conte Pág. 6

Coluna Social

Carla Bucater Vilela abre o especial Mulheres de Sucesso Pág. 7

A história de quem movimenta o bairro Redentora. Págs. 16 a 23

Sinais de que a estação das flores está chegando Pág. 5

www.gazetarp.com.br

Frederico Tebar e o ti-ti-ti da society Págs. 8, 9 e 10

10 perguntas para...

Reinaldo Volpato Pág. 11


2

GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015

Editorial

Foto: Divulgação

CPMF SURGE DA CARTOLA DE DILMA

B

astou os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciarem no início da semana um pacotão de impostos para a situação da econômica brasileira voltar a ser o principal assunto em rodas de amigos, bate-papos políticos e, claro, mídias de todos país. Tudo explicado porque entre as medidas previstas pela equipe econômica da presidente Dilma Rousseff (PT) está a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), conhecida popularmente como “imposto do cheque”. A proposta prevê que a alíquota seja 0,38%. A extinção do tributo foi em 2007. O que chama muito atenção e de uma certa forma não faz o menor sentido, é que a recriação da CPMF está sendo cogitada para recompor as finanças públicas no ano que vem e elevar a arrecadação. Ou seja, dar uma forcinha para tapar o arrombo. Mas até que ponto essa contribuição pode ‘ajudar’ o governo de Dilma a cumprir sua meta de ajuste fiscal para 2016? Será que tirar da cartola um tributo sobre movimentação financeira não faria o Brasil andar para trás? E novamente é o brasileiro que paga um preço bem alto com a chegada desses pacotes surpresas. A Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp) lançou a toque de caixa um protesto de combate nas redes sociais com um “Diga não à volta da CPMF”: “É inadmissível que o empresariado brasileiro e a população em geral sejam chamados para arcar com o peso de uma conta que não contraiu e da qual não se beneficiou”, consta na nota de repúdio publicada pela presidente da associação, Adriana Neves, no facebook sobre a recriação da CPMF e de qualquer outro tipo de imposto. Ou seja, faz coro ao lado do Movimento Cidadania Brasil (MCB) quer que o governo cobre de quem roubou os brasileiros. A volta da CPMF vai onerar as empresas em um momento em que todos enfrentam as incertezas econômicas e políticas. Têm muita gente sim fazendo da crise, uma oportunidade. Mas por outro lado, têm muitos empresários com receio do que possa acontecer. Os brasileiros são obrigados a amargar altas taxas de desemprego e inflação. Sem contar a salgada taxa de juros. É claro que com a fragilidade da economia todos precisam fazer sua parte. Mas será que recriar o tributo é uma saída racional? Vale lembrar também que os gastos do governo federal precisam ser reduzidos, o que consequentemente vai enxugar a máquina pública. Ou seja, o governo de Dilma precisa fazer bem melhor o dever de casa, antes de atacar em cheio o bolso do brasileiro.

EXPEDIENTE O Jornal Gazeta de Rio Preto é distribuído gratuitamente em 400 pontos fixos da cidade e também cinco semáforos de grande fluxo nas principais avenidas de São José do Rio Preto.

Artigos assinados representam opiniões dos autores. DIRETORIA EXECUTIVA Haydeé Tebar Mardegan REDAÇÃO Frederico Tebar, Thiago Passos, Luciano Moura, Henrique Fernandes, Lucila Papacosta Conte, Alex Pelicer e Haydée Tebar FOTOGRAFIA Nathália Uzum DEPARTAMENTO FINANCEIRO Fátima Assaf “Não Jogue este impresso em vias públicas.”

DEPARTAMENTO COMERCIAL Carol Mendoza PROJETO GRÁFICO - EDITORAÇÃO Marcelo Arede REDAÇÃO, COMERCIAL E ADMINISTRAÇÃO Rua Antônio de Godoy, 3822 Redentora. CEP 15015-100 Redação: 17 3231-3646 Comercial: 17 3353-9780

15.000 exemplares - Distribuíção gratuita

SOBE... Sesc Rio Preto divulga grade do festival Breu, que será entre outubro e dezembro, com mais de 100 atrações.

DESCE... Rio Preto ultrapassa 20 mil casos de dengue registrados neste ano, além de 11 mortes por causa da doença.

CPMF. VILÃ, HEROÍNA OU UM MAL NECESSÁRIO?

A análise pode ser extrema, mas o recado passado pelo Governo Federal ao encaminhar um orçamento deficitário ao Congresso Nacional nos últimos dias foi de que nosso governo (não nosso país)... quebrou! Ao menos sob a capacidade administrativa deste governo, a única análise crível da impossibilidade de esforços que permitam superar um cenário de menor arrecadação é que gastamos muito, não imaginamos que dias difíceis pudessem vir e, bem provável, acreditamos que aquela mesada (financiamento público) a juros altos nunca fosse pesar no orçamento. Mas pesou! E em meio à comoção de chats e posts em redes sociais, o que se verifica é a divisão do país em 3 grupos: (i) os Passionais Irredutíveis – que creem que nunca estivemos melhores e que as falhas do presente ainda são um reflexo dos atos dos anos 90, “pulando” 12 anos de uma bonança inquestionável; (ii) os Revoltados Inflexíveis – que se cansaram na verdade da falha intrínseca do sistema, mas como quem vendeu a cura fez ainda pior, puderam escolher uma bandeira para destilar toda sua mágoa e indignação e (iii) os Pragmáticos – aqueles que oscilam entre os dois lados, mas com certo bom senso, acreditam que a governabilidade imediata é o melhor remédio pensando em um futuro no mínimo de recuperação. Pois a ideia de se retomar a CPMF ecoou justamente nessa análise “simplista” entre os sentimentos da sociedade atual. Porque quando surgiu em 1996, a contribuição provisória tinha como finalidade financiar a saúde. E quem seria contra um esforço maior para financiamento da saúde? Quase que desumano não? Pois bem, passadas discussões e experiências que implicaram na exaustão da criação de tributos previstos pela Constituição Federal, aumento das técnicas de fiscalização e períodos de forte arrecadação decorrente do aumento da geração de riqueza, o Governo Federal defende o retorno do tributo, indicando à sociedade que tudo fez ao seu alcance (leia os itens Presidência, Defesa e Encargos Financeiros, Anexo II do Orçamento Anual para 2015 e tire suas conclusões - http://antigo.planejamento.gov.br/ministerio.asp?index=8&ler=t11186) e que parte da conta tem que ser paga por um esforço conjunto. Mesmo que improvável neste momento sua aprovação, estamos diante de um tributo com excelente finalidade extrafiscal, contudo, com um peso em cascata na organização produtiva de qualquer país (como o nosso) que substituiu no seu cotidiano as transações financeiras em espécie pela adesão à praticidade dos pagamentos bancários. Assim, o remédio pensado para 1996, neste turbulento 2015, seria uma salvação, a pá de cal final no incentivo à produção (e daí criação de empregos, etc.) ou mais um capítulo da superação brasileira? Passional, Revoltado ou Pragmático, fato é que a solução está longe de agradar quaisquer dos lados. Rafael Zanini França Advogado, LLM em Direito Tributário pelo INSPER São Paulo.


GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015

3

GIRO POLÍTICO

POLÍTICA politica@gazetarp.com.br

Por Thiago Passos

Foto: Sergio Menezes /SMCS

Vice-governador aposta na simpatia de Bolçone para disputar prefeitura em 2016

RADARES

Os vereadores de Rio Preto aprovaram na última sessão, em primeira discussão projeto de Paulo Pauléra (PP) que quer proibir que os radares fiquem escondidos no município. O objetivo do parlamentar é evitar que o município se transforme em “fábrica de multas”. Imagine se não fosse!

CAMPEÕES

Só o aparelho instalado no viaduto da avenida Murchid Homsi teria aplicado mais de 6 mil multas no mês de agosto. Mesmo com o excesso de velocidade, tem motorista por aí que anda com a cabeça na lua, ou não vê as placas de sinalização.

INCONSTITUCIONAL

A legislação sobre os radares é parecida com outra proposta aprovada nos últimos anos de Alessandra Trigo e que foi suspensa pelo Tribunal de Justiça, pois não seria competência dos vereadores legislarem sobre a questão. Enquanto isso, mais de R$ 5 milhões já foram arrecadados com os aparelhos em 2015.

BURACOS

Marcio França esteve em Rio Preto e aproveitou para visitar as obras do Parque Tecnológico e também da Famerp (Faculdade de Medicina e Enfermagem de Rio Preto) Por Thiago Passos Durante passagem por Rio Preto, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcio França, disse que, apesar de a decisão sobre a pré-candidatura do deputado Orlando Bolçone pelo PSB ser tomada em conjunto com o governador Geraldo Alckmin, o nome do deputado estadual é um dos mais cotados para concorrer a vaga do Executivo. O que esquenta ainda mais o cenário político para próxima eleição, que aponta até o momentos entre os principais nomes para a corrida eleitoral: deputado estadual João Paulo Rillo (PT), deputado federal Edinho Araújo (PMDB) e Mané Antunes (PDT). O vice-governador visitou em Rio Preto as obras do Parque Tecnológico e também da Famerp (Faculdade de Medicina e Enfermagem de Rio Preto), que pediu a implantação dos cursos de psicologia e fisioterapia. França, que é presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), sinalizou com a possibilidade de Bolçone ser o sucessor do prefeito Valdomiro Lopes, também do PSB. “Hoje nós temos um comandante no estado, que é Geraldo Alckmin, e quando se alinha com uma pessoa é necessário seguir a hierarquia. Mas

já ouvi os comentários que ele faz sobre o Bolçone. Acho difícil que ele não reconheça que o deputado está preparado para esse desafio”, afirmou. Mesmo reconhecendo a liderança de Alckmin, Marcio França, ressaltou que a palavra final caberá ao prefeito Valdomiro Lopes que buscará uma pessoa de confiança para receber o seu apoio. “Quando você está em uma parceria tudo é possível, mas o possível não é o provável. Quando tem um prefeito, que foi eleito e reeleito e com um bom índice de aprovação a palavra final cabe a ele sobre seu sucessor. É claro que tendo um deputado do partido, sendo eleito como o mais votado da cidade, isso é favorável ao Bolçone”, disse o vice-governador. Bolçone é apontado ao lado dos também deputados Vaz de Lima (PSDB) e Rodrigo Garcia (DEM) e da atual vice-prefeita, Ivani Vaz de Lima (PSDB), como os representantes do grupo político liderado por Valdomiro. Um grupo de vereadores tem se mobilizado no Legislativo para convencer o prefeito de Rio Preto a aceitar a indicação do presidente da Câmara Fábio Marcondes para ocupar o posto de vice-candidato, na chapa que vai depender do apoio dele.

E se o dinheiro das multas deveria ser aplicado em melhoria das vias, o que se observa é justamente o contrário. Com o asfalto cada vez mais deteriorado, podemos dizer que o dinheiro esta literalmente escorrendo pelo ralo ou pelos próprios bueiros.

CONGRESSO

O Congresso da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), realizado neste ano em Votuporanga, termina nesta sexta-feira (dia 17). Prefeitos da região estão desesperados com a crise econômica que atinge o país, e por isso buscam alternativas para não se complicarem na prestação de contas.

CPMF

O presidente da AMA e prefeito de Nova Aliança, Jurandir Barbosa de Moraes (PSDB), chegou a endossar a implantação da taxa financeira, ressaltando inclusive que parte dos recursos deverá ser direcionado aos municípios. É forte a pressão para que o governo federal suba a alíquota, de 0,20% para 0,38%.

VISITA

A primeira dama do estado, Lú Alckmin, reuniu na quinta-feira (dia 17) representantes dos Fundos Sociais de Solidariedade de toda a região em Orindiúva. Ela quer fortalecer os trabalhos sociais desenvolvidos em todo o Estado de São Paulo.

SURPRESA

Quem acompanhou o discurso de Lú Alckmin ficou emocionado com as palavras da primeira dama, que relembrou do filho Thomaz Rodrigues Alckmin morto em acidente de helicóptero no inicio do mês de abril. Segundo ela, seu desejo de ajudar as pessoas agora foi triplicado.


4

GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015

CIDADES cidades@gazetarp.com.br

Franquias crescem até em tempos de crise

Setor teve aumento de 11,2% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, estimulando mais empresários a investirem nesse modelo de expansão Da Redação contrário, abrimos outras duas franquias na região e temos mais quatro em negociação”, atesta Belentani. PIONEIRISMO Quando o assunto é sucesso, por meio do franchising, um dos cases históricos é a Concretta – Escola de Construção Civil, que é a maior e a primeira rede de franquias no segmento da Construção Civil. De acordo com o CEO da Concretta Franchising, Miguel Pierre, cerca de 30 mil alunos já foram formados e hoje há 12 mil alunos estudando na rede. “Tenho 51 unidades vendidas e 31 em operação em diversas regiões. A expectativa é inaugurar mais três unidades no último semestre desse ano, em Tatuapé, Recife e Cuiabá. Para 2016, estamos otimistas e realistas, estimando a venda de 15 novas escolas”. De acordo com ele, o foco da rede continua sendo a classe C, mas a ordem desse ano, mediante o cenário econômico retraído, foi diversificar a receita dos franqueados. “Nosso nome ‘escola da construção’ está no epicentro da crise e como prevenção nos movimentamos rapidamente. Diversificamos o público, agora temos cursos para arquitetos, gestão de obras, almoxarife, que faz parte de todas as empresas e não só na construção civil. Temos cursos de pequenos reparos e reformas, incentivando o aluno a ser empreendedor, além de cursos digitais interativos como contabilidade rápida, autoCAD e outras opções, visando novos públicos”, conta Pierre, que comemora ainda o salto de sete para 56 cursos, em apenas seis meses. Ainda sobre a crise, o CEO afirma que “já que o governo não possui gestão, a iniciativa privada, neste segmento, nada de braçadas”. A Concretta, na visão dele, é uma das saídas para o brasileiro que sofre com a falta de qualificação. “Nosso foco é encaminhar o aluno para o mercado ou incentivá-lo a empreender. Construção civil tem uma demanda reprimida de qualificação, passa por uma modernização estrutural no atrasado sistema construtivo e independente de estar em alta ou baixa, é uma oportunidade para essas pessoas terem seu primeiro certificado.

Foto: Alex Pelicer

O

setor de franchising, que contribui diretamente para o desenvolvimento socioeconômico do município – afinal, Rio Preto é celeiro de franquias – é um exemplo nítido de que, com bom planejamento e uma pitada de ousadia, é possível se fortalecer para enfrentar as incertezas econômicas e políticas. A prova disso está em relatório recentemente divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), mostrando que o setor teve aumento de 11,2% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando R$ 63,8 bilhões ante R$ 57,4 bilhões registrados nos seis primeiros meses de 2014. Parte desse montante tem beneficiado diretamente Rio Preto, já que a cidade é a nona no ranking do estado, representando 15% do franchising em São Paulo. De olho nesse clima de otimismo, Aristides Ianelli Júnior, proprietário da Estagilize – uma das principais agências de recrutamento de estagiários de Rio Preto – apostou no sistema de franquias para expandir o seu negócio e ampliar a sua receita. “Há sete anos estudo o modelo de franchising para aplicar na Estagilize, mas agora é que me senti seguro para lançar essa franquia no mercado”, conta Ianelli Júnior. “É no momento de crise que o setor de franquias cresce. Há muita gente procurando caminhos que tragam segurança, como é o caso das franquias, que já contam com processos testados”, avalia. Ainda de acordo com o proprietário da Estagilize, outra vantagem na escolha de uma franquia de serviços é que o franqueado entra com o investimento inicial e sua força de trabalho, sem necessidade de compra de estoque, como existe nas franquias de varejo. “O custo fixo é baixo, o que garante alta rentabilidade e segurança”, ressalta. Outro empresário que seguiu o caminho de franchising foi Matheus Belentani, diretor da Tia Sô Mini Delícias. A marca, que oferece no cardápio mini-salgadinhos doces e salgados, tornou-se franqueadora há quatro meses e já conta com três franquias em Rio Preto e outras duas em fase final para inauguração. “A crise não tem atrapalhado nosso crescimento – muito pelo

Aristides Ianelli Júnior, proprietário da Estagilize, apostou no sistema de franquias para expandir o seu negócio MÃO NA MASSA Franquia é como qualquer empresa, onde o ‘dono’, principalmente no primeiro ano, precisa colocar a mão na massa. Só assim ele poderá, no futuro, cobrar e delegar da sua equipe, tendo pleno conhecimento do negócio (Miguel Pierre, CEO da Concretta Franchising) TRABALHO DOBRADO Mais vale um empreendedor focado, com pouco dinheiro, do que um investidor que não atuará no negócio. Ao contrário do que muitos pensam, o franqueado precisará ralar muito. Em tempos de crise, tem que trabalhar dobrado para não deixar a crise entrar pela porta. Crise para alguns e oportunidades para outros (Miguel Pierre, CEO da Concretta Franchising)


GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015

Ministério da Saúde visita HB para validação de transplantes de pulmão Visita de representantes do ministério ao Hospital de Base de Rio Preto está agendada para a manhã desta sexta-feira (dia 18)

O

Ministério da Saúde visita nesta sexta-feira (dia 18) o Hospital de Base de Rio Preto para validar as cirurgias de transplantes de pulmão, ou seja, o Serviço de Transplante de Pulmão do hospital está a um passo de ser tornar o oitavo do Brasil a entrar em atividade. A visita do ministério é a última parte do estágio burocrático para a validação do serviço. “Temos tudo pronto. Uma equipe completa e infraestrutura ideal para realizarmos os transplantes”, diz o coordenador do programa, o cirurgião torácico Henrique Nietmann. No Estado de São Paulo, 11O pessoas estão na fila de espera para um transplante de pulmão. O HB dispõe de todos setores e especialidades necessárias para o serviço, que reúne um numeroso time multidisciplinar, formado por médicos infectologistas e intensivistas, fisioterapeutas, equipe de enfermagem, nutricionistas e assistentes sociais. Henrique Nietmann iniciou o projeto de implantação do Serviço, em 2012, amparado em conhecimento e experiência adquiridos no Hospital da Universidade de Toronto, no Canadá, onde foi realizado o primeiro transplante de pulmão no mundo, em 1986.

Foto: Divulgação

TRANSPLANTE DE CORAÇÃO Outra boa notícia para Rio Preto foi que o Hospital da Criança e Maternidade realizou pela primeira vez, na noite de quarta-feira (dia 18), um transplante de coração. É o 89º transplante de coração e o terceiro em criança que o complexo Funfarme, integrado pelo Hospital da Criança e Hospital de Base de Rio Preto,

Hospital da Criança e Maternidade realizou pela primeira vez um transplante de coração

realiza desde 2000, quando o primeiro transplante foi feito. Rio Preto é a única cidade a realizar transplantes de coração de crianças do interior do Brasil. A receptora do coração, a menina Dorys Lucy Vidal, de 12 anos, moradora de Jaú, está internada na UTI do hospital e, até as 16h40 de quinta-feira (dia 17), segundo a assessoria do hospital, estava o coração funcionava satisfatoriamente. De acordo com o cirurgião cardíaco Ulisses Croti, sofria de uma miocardiopatia dilatada, que é o aumento do coração, comprometendo o seu funcionamento e a capacidade de bombeamento do sangue para todo o organismo. “O coração de Dorys tinha uma capacidade de bombeamento de apenas 10%, quando o normal é entre 65% e 75%”. Ela recebeu o coração de uma menina de 15 anos, moradora de São Paulo, que morreu por causa de acidente vascular encefálico hemorrágico, no dia 14 de setembro. Um helicóptero da Polícia Civil de São Paulo transportou os médicos do Hospital da Criança com o coração do Hospital de Campo Limpo nos 18 quilômetros até o Aeroporto de Congonhas, onde eles pegaram um avião fretado pelo governo do Estado rumo a Rio Preto. A operação não durou mais do que três horas até a equipe do Hospital da Criança iniciar a cirurgia, às 19h30, que foi concluída na madrugada de quinta-feira. A Funfarme e seus hospitais realizaram mais de 4 mil transplantes. De janeiro até julho, foram 163. Desse total, 43 são de córneas, 32 de fígados, dois de pâncreas, 21 de medulas e 65 rins. (Colaborou Alex Pelicer)

5

RIO PRETO

Saidinha temporária coloca 1,2 mil detentos nas ruas

Desde quinta-feira, 1,2 mil detentos estão nas ruas de Rio Preto por causa do benefício da saidinha temporária. Eles devem retornar à unidade prisional até as 16h de quarta-feira (dia 23). Segundo a Vara de Execuções Penais, apenas 41 presos estão sendo monitorados com tornozeleiras eletrônicas. O policiamento foi reforçado na região central e rodoviária. Na última saidinha, a Justiça liberou 1.250 presos. Deste total, 31 presos não voltaram e são considerados foragidos. A Justiça vai analisar ainda o pedido de concessão do benefício para 80 mulheres do Centro de Ressocialização Feminino (CRF). Caso for aprovado, as detentas serão liberadas no dia 30 deste mês.

ESTAÇÃO DAS FLORES

Ipês colorem RP e estradas para chegada da Primavera

A estação mais charmosa do ano começa na quarta-feira (dia 23). Mas desde o mês passado, árvores e plantas de Rio Preto já dão o ar da graça para a chegada da Primavera, exibindo uma cartela recheadas de cores, como exemplo a florada dos tradicionais ipês. Basta uma volta pela cidade e até estradas da região para encontrar ipês de várias cores: roxo, amarelo, rosa e até branco. Além de emprestar inigualável beleza para o ambiente onde estão inseridos, os ipês representam fonte de alimento para um grande número de insetos e pássaros.

JALES

Casal que morreu em acidente será enterrado nesta sexta-feira

Os corpos do casal Rodrigo Modolo Torres, de 30 anos, e Farah Lívia Menezes, 23, serão enterrados nesta sexta-feira (dia 18) no cemitério de Jales. O carro em que o casal estava, um Ford/Fiesta, seguia pela rodovia Euclides da Cunha quando se envolveu em um grave acidente no km 474, próximo a Tanabi. O segundo veículo envolvido, um Volkswagen/Saveiro, seguia no sentido contrário da pista e era dirigido por Silvana Catie Nardez Mendes, que também não resistiu aos ferimentos. A filha dela, Larissa Mendes, 26 anos, que também estava no veículo, continua internada em estado grave na UTI do Hospital de Base. O corpo de Silvana foi enterrado na tarde quinta-feira (dia 17).


6

GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015

“Conversando com Anthônia” lucila@gazetarp.com.br

Por Lucila Papacosta Conte

Humor é valentia! Talvez o aspecto mais triste da solidão seja o de carecer de interlocutores. Não de pessoas para conversar sobre as trivialidades cotidianas. Um amigo com o qual possamos trocar suspeitas que surgem em nossas almas como lampejos de que algo, mais brilhante do que o aparente, exista. A primavera se aproxima, chuvas abundantes chegam como bênçãos, em breve as sementes germinarão e flores graciosas perfumarão nossos caminhos... haverá ainda tantas inquietações em nossas almas? Por quê? Tantas maravilhas naturais não conseguem aquietar os corações humanos?!! A consciência de que apesar da volta triunfal de Perséfone aos braços de sua mãe existam terrenos tão protegidos dentro de nós mesmos, terra aniquilada por medos e por indecisões!! Sítios inteiros onde as chuvas são impedidas de cair e que a alegria não consegue abrir seus galhos em dança primaveril. Uma gargalhada que seja... uma cúmplice troca de bons olhares e uma brisa de ternura apenas, bastaria! Ah, gentis leitores... essa nossa Anthônia já falou demais!! Vamos ao que nos interessa! Nosso abundante e próspero Brasil rotulado de mau pagador?! Vamos fazer promessas, pois isso não é coisa que se faça... Como? Não conseguir pagar as dívidas será catástrofe! Gastar mais do que se arrecada! Incapacidade administrativa ou descaso ou pior ainda uma macabra estratégia ideológica para produzir o caos e assim golpear de vez nossos anseios democráticos? Será preciso mais um ministério que comande os demais misteriosos departamentos que exaurem os nossos tesouros. Mais impostos?! E todos quietinhos e bem comportados, depois de postarem queixas nas

redes sociais, pagando, obedientes, os abusos de um grupo de espertos. Grupo bem organizado e poderoso, precisamos admitir. De uma organização perfeitamente coesa e assessorada por mídia que representa a farsa com maestria. Ouço agora, uma repórter, com fala enjoativa e bem estudada, que haverá cortes nos gastos de “todos” os ministérios: carros, utensílios palacianos, festas e banquetes antes de aumento dos impostos para todos os que apenas jantamos o pão que cai das lautas mesas de nossos governantes!! Como é bom viver em país onde a democracia floresce em viçosa primavera!!! Um bem-estar social paira nos ares de nossa pátria... uma pacífica ordenação entre os cidadãos e justa distribuição de renda deixa todas as bolsas e bolsos plenos de tranquilidade! A segurança no amanhã embala todos os jovens e todas as famílias de nosso Brasil!!! Você está desempregado? Seu negócio está minguando? Como? Você não compra com seu salário os mesmos mantimentos que comprava na semana passada?! Está achando esse texto confuso?! É sintoma da crise: sou brasileira e estou exatamente assim: desgovernada!!! Triste, desamparada e desorientada. Você está tranquilo?! Apenas um lembrete sobre a leitura: Ler é necessário, sobretudo, quando mesmo sendo primavera o amanhecer está cinzento. Lucila Papacosta Conte, escritora e mediadora de estudos literários e filosóficos na Casa das Flores. Anthônia, heterônimo de Lucila – nas Cartas de Anthônia


GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015

SOCIAL - CULTURA - ENTRETENIMENTO www.gazetarp.com.br

Foto: Nathália Uzum

C

BRASAS ENGLISH COURSE

arla Bucater Vilela é uma educadora visionária e apaixonada, que prima pela qualidade de ensino e não é apenas responsável pelos aspectos administrativos do Brasas Rio Preto, mas também pelo sucesso da aprendizagem de seus alunos, liderando uma equipe altamente qualificada, com a meta de melhorar o desempenho dos alunos e acelerar o aprendizado para que concretizem o sonho de falar inglês. É formada em Letras e pós-graduada em Inglês pela PUC (Pontifícia Católica de Goiás). Estudou e morou em Ohio, nos EUA, onde aperfeiçoou seus conhecimentos no idioma e teve a oportunidade de somar experiências únicas e uma grande bagagem cultural. Em 2008, participou de um treinamento intensivo para se tornar professora do Brasas e dois anos depois, tornou-se diretora da unidade da Redentora. A rede Brasas atende mais de 30 mil alunos, dispõe de 60 unidades espalhadas pelo Brasil, já ultrapassou a marca de 100 mil alunos formados e tem parcerias com dezenas de grandes empresas. Responsável por essa história de sucesso, George Zinovetz, em 1966, criou o método Brasas, que dá ênfase à comunicação falada, com gramática estruturada e também a escrita, que garante uma aprendizagem eficiente e rápida do idioma. O Brasas não ensina “inglês de sala de aula”, ele prepara para o inglês falado no dia a dia, com palavras que se ligam, expressões idiomáticas e situações do cotidiano. Falando “rápido” e exclusivamente em inglês desde o primeiro dia de aula, o aluno não tem chance de pensar em português e traduzir. O vocabulário e as estruturas se fixam e surgem automaticamente através de estímulos. O Brasas oferece cursos para todos os públicos. Aulas particulares ou em grupo, em sua unidade ou na sede da empresa, no horário que for melhor para o aluno; Conversation para manter e aprimorar a fluência; Adults, a partir de 14 anos, com aulas dinâmicas e descontraídas para soltar o seu inglês duas, três, quatro ou cinco vezes na semana; Juniors, a partir de 11 anos, ensina estruturas e vocabulário do universo jovem; Kids, a partir de 8 anos, ensina comunicação oral com estruturas gramaticais básicas e Candy Club e Popcorn Club para crianças cursando o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, com jogos, brincadeiras, músicas e dinâmicas, tudo em inglês. Nessas duas modalidades não são cobradas mensalidades, apenas uma taxa semestral de material. O Brasas é representante oficial dos testes de certificação de proficiência TOEFL JR, TOEFL ITP e TOEIC. O especial Mulheres da Redentora começa na página 16 desta edição. BRASAS ENGLISH COURSE Rua Jaci, 3417 - Redentora. Telefones: 17 3211-9981/ 3212-7250 www.brasas.com

7


8

GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015

FREDERICO TEBAR frederico@gazetarp.com.br

Fotos: Nathália Uzum

RONALDO

*O ex-jogador Ronaldo Nazário, Fenômeno, é esperado em Rio Preto no próximo dia 29 de setembro, para inaugurar a Ronaldo Academy Escola de Futebol, na Vila Azul. *A equipe da escola de caça talentos de futebol já está contratada. As atividades começam em outubro. O objetivo da Ronaldo Academy é, além de aproximar crianças e adolescentes do esporte, formar cidadãos. *A Ronaldo Academy foi fundada pelo ex-jogador em parceria com o empresário Carlos Wizard, fundador do grupo Multi e proprietário da rede Mundo Verde. A intenção dos sócios é que cem academias sejam abertas nos próximos cinco anos.

AJUDA

Fátima Salton na noite em que esteve na cidade para prestigiar Petrô Stival

SELETIVA

*Neste sábado (19) a Daff Models promove seletiva de modelos da agência italiana Time Models. A ideia é garimpar jovens modelos para brilhar nas passarelas nacionais e internacionais. O evento será durante todo o dia no Ipê Park Hotel. Os três finalistas ganharão um book profissional e uma viagem pra Europa.

PORECATU

Nem só de jogador, entre eles Neymar, vive o escritório de arquitetura de Fabiano Hayasaki. Ele fará o projeto de expansão dos Supermercados Porecatu. A próxima unidade será erguida na cidade de Votuporanga, no mesmo terreno onde já existiu a primeira filial do interior paulista.

O casal Samir e Veronice Leila no festão da Acirp

SHOPPING DAY

*Na próxima terça-feira (22) a badalação será ao redor de mais uma edição do Riopreto Shopping Day, encontro fashion com a empresária Marcela Bernardes idealizadora da grife M2FIT. A coleção que será apresentada foi feita em parceria com sua irmã, Mariah Bernardes – uma das blogueiras de moda mais influentes do país. *O coquetel será na multimarcas Madame Chica. O cardápio servido será todo inspirado no conceito fitnesswear da grife.

A Igreja Santa Cruz está abrigando cerca de 10 refugiados da Síria – crianças, jovens e idosos que vieram para o Brasil apenas com a roupa do corpo. O padre Oscar, que lidera ajuda humanitária, pede a doação de alimentos, roupas e até brinquedos. Tudo é bem-vindo.

*Nossa região é um verdadeiro celeiro de talentos da moda. Alguns nomes que fizeram carreira internacional além de protagonizarem grandes campanhas no Brasil: Lucas Gil, Fabiane Dino, Carina Picolotto, Luciano Stranghetti, Amabile Zanetti, Debora Polo, Priscilla Amaral, Michel Scalle, Guto Montanari, Juliana Falco, entre tantos outros.

BAILE

Ismael e Kátia Silva Marçal Vieira prestigiam show internacional

Ronaldo Alcântara finaliza os preparativos para o Baile da Primavera, que acontecerá neste sábado (19) no salão nobre do Automóvel Clube. O evento contará com show ao vivo da dupla Henrique & Edilaine.


GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015

9

Fotos: Nathália Uzum

FORA DO AR

*O Canal 26 da Net, que transmite programas locais para a cidade de Rio Preto, vai sair do ar. Os comandantes dos programas receberam a notícia, com surpresa, nesta semana por meio de uma carta. A programação permanece até o dia 30 de novembro. *Com a saída do 26, Rio Preto segue com apenas dois canais locais a cabo via Net: a tradicional TV Rio Preto (Canal 7) e Rede Net recém inaugurado no canal 24.

WEEKEND

Cesar Teixeira com a esposa Gislaine e o filho Matheus na noite em que foi homenageado

LANÇAMENTO

Dona de uma grife de alpargatas, a Zapatilles, a empresária Larissa Gandolfo convidou a blogueira Cacá El Assal para assinar uma coleção de sua marca. As clientes terão acesso as criações no próximo dia 8 de outubro, em Rio Preto. O evento deverá ser na bonita residência de Sérgio e Flávia Gandolfo, no condomínio Green Palm.

LIDERANÇA

*A presidente da Acirp Adriana Neves participa nesta sexta-feira (18), em São Paulo, do 2º Congresso Estadual da Mulher Empresária ao lado de renomadas lideranças femininas, como a presidente da Rede Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano.

INAUGURAÇÃO

*O Grupo Muffato programa inauguração para o mês de outubro da primeira unidade do hipermercado Super Muffato, na avenida JK. O projeto foi erguido em tempo recorde, apenas seis meses. O empreendimento foi construído em um terreno de 25 mil m². A chegada será com festa para empresários, autoridades e imprensa. *Atualmente o Grupo Muffato possui 46 lojas no Paraná e interior de São Paulo. Para a unidade rio-pretense foram investidos R$45 milhões. Serão gerados 400 empregos diretos e 200 indiretos. O empreendimento terá praça de alimentação e estacionamento para 600 carros.

A Living Club se prepara para mais um fim de semana recheado de boas emoções. Nesta sexta-feira (18) acontece a festa do curso de Medicina da Faceres, Libertação dos Bixos, com show de Pedro Neto & Daniel. No sábado (19) é a vez do projeto Living Mix, onde a banda Sem Patrão Rock Samba será a atração principal.

Fred e Heloiza Curti, elegantes nos salões do Villa Conte

*Adriana discursará sobre a liderança empreendedora nos negócios e no associativismo. Diversas lideranças políticas e empresariais completam o time do Congresso, como a chefe de missão da embaixada de Cingapura no Brasil, Siew Fei Chin, e a embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes.

EXIGÊNCIAS

Gentil e Zezé Oger Afonso capricham no visual para noite de homenagens

Entre as exigências que Johnny Deep, Alice Cooper e Joe Perry que formam o trio Hollywood Vampires, que se apresenta no Rock in Rio, no próximo dia 24, estão comida orgânica, suplementos vitamínicos e – surpresa - ovos cozidos, inteiros e descascados. Para beber só água mineral e cerveja – sem álcool.


10 GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015

FREDERICO TEBAR frederico@gazetarp.com.br

Fotos: Nathália Uzum

O casal José Pascoal e Mariângela Costantini em noite chique

Patrícia Stival recebe Ana Paula Mendes de Oliveira

Vitor e Maria Helena Bonvino clicados no Villa Conte

A colunista Cida Caran com o casal Carlos Assis e Doda Vetorazzo

Fernanda Ferrari Petrolini com a mãe Iara Ferrari em badalação na Redentora

Sempre juntas: Tereza Scandiuzzi, Nenê Bianchini e Ni Marão

Eliana Paracatu confere noite concorrida no bairro Redentora


11

GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015

10 perguntas para... REINALDO VOLPATO

Por Frederico Tebar rio-pretense Reinaldo Volpato é um cineasta de grande sucesso. Formado em cinema pela Escola de Comunicações e Artes, da USP, dirigiu filmes de curta, média e longa metragens, programas e séries de televisão, clipes e espetáculos musicais e campanhas de marketing político. Em sua caminhada profissional acumulou dezenas de prêmios. Agora está em Rio Preto viabilizando quatro grandes trabalhos aprovados nas leis de incentivo.

O 1

Qual foi seu primeiro contato com o cinema? Sempre estive próximo do cinema. Entre 5 e 12 anos frequentei, aos domingos, os matinês do Liceu Salesiano onde estudava e do Cine São José, em Campinas; recordo claramente de “Marcelino, Pão e Vinho”, tudo do Chaplin e seriados do Tarzã e do Zorro. Montava projetores com tiras de quadrinhos e caixa de sapato. Era ator e participei de uma peça sobre a vida de Cristo, sete anos seguidos. Na adolescência assisti ao lançamento de muitos filmes de Arte e do Cinema Novo. Isso me dava alguma intimidade com a atividade.

Foto: Divulgação

10

Os empresários precisam se convencer de que esta é uma prática importante que gera empregos, cidadania, entretenimento, evolução

2

7

3

8

4

9

Qual caminho percorreu até se tornar de fato um cineasta? Escrevi e dirigi a peça teatral “Seis Dias Na Semana” aos 17 anos e a apresentei em Botucatu, onde morava. Isso me levou à ECA/USP. A primeira aula foi sobre o curso de cinema com o genial Paulo Emílio Salles Gomes: virei aluno de cinema na hora. E já fui trabalhar como assistente de produção no filme “O Fim” do Elie Politi.

Seu primeiro longa-metragem foi filmado em Rio Preto. Quando e como foi? Saí do programa Globo Repórter para rodar o ABRASASAS. Foi uma verdadeira epopeia: ganhou duas vezes com destaque um concurso nacional da Embrafilme (argumento e roteiro). Assim que assinei o contrato de realização fui todo feliz ao Festival de Gramado: o filme “Pra Frente Brasil” ganhou o melhor prêmio e, por falar de tortura, provocou a destituição – pela ditadura - do presidente da Embrafilme Celso Amorim. O interventor que assumiu chutou o ABRASASAS para escanteio e quase não consegui realizá-lo. Vencemos, Rita Volpato e eu, uma batalha insana pra chegar ao final.

Depois de finalizado, qual o caminho que o filme percorreu? O filme foi rodado em 1982, finalizado em 84 e lançado em 85, Ano Internacional da Juventude, no Cinesesc, em São Paulo. Ficou 3 meses em cartaz e, por isso, distribuído pela Embrafilme em toda região caipira brasileira. Daí, ganhou vários prêmios e se pagou. Depois passou várias vezes na TV Cultura.

5

Você está na cidade viabilizando quatro projetos. Fale deles. Continuo batalhando recursos incentivados para o “Estranhas Cotoveladas”, ficção sobre a juventude agrícola paulista. Já conquistamos mais de um milhão de reais e continuo buscando o que falta no orçamento pra rodar. E tenho aprovado nas leis de incentivo três projetos documentais: “A Ressurreição das Águas”, sobre a recuperação ambiental da Bacia Hidrográfica Turvo/Grande; o “Etanol – Inventário do Sucesso”, sobre a belíssimo projeto brasileiro de produção do combustível solar renovável; e o “Jahú – A Saga Do Comandante João Ribeiro De Barros”, um caipira que, como Santos Dumont, deu grande contribuição para o desenvolvimento da aviação mundial.

6

Qual desses será filmado aqui mesmo na cidade? Filmar no interior é mais complicado que nas capitais? Apenas o Jahú não tem cenas rodadas em Rio Preto, mas terá a pós-produção toda feita aqui, além de contar com vários rio-pretenses na equipe. Em toda minha carreira optei por trabalhar no Interior Paulista. É bem complicado sim, já que modelo de produção cultural pensa nesta região apenas como consumidora de bens culturais, não como produtora. Mas estamos empenhados, nossa cultura é forte e destemida!

O que falta neste segmento em Rio Preto? Falta conseguir convencer os empresários a participarem com incentivos fiscais na realização de filmes, é necessária apenas vontade política. Temos equipamentos, ideias, projetos e muita determinação. Hoje, há, na cidade, vários filmes em realização. Os empresários precisam se convencer de que esta é uma prática importante que gera empregos, cidadania, entretenimento, evolução. Em todo o mundo a Cultura é incentivada de alguma forma, inclusive – e principalmente - a indústria cinematográfica de Hollywood. Conte uma boa história ocorrida nos sets de gravações. Precisávamos captar um som ambiente de sapos para a Sinfonia da Natureza, do ABRASASAS. Decidimos por ir, de madrugada, gravar sobre uma ponte na estrada entre Urupês e Irapuã. Uma verdadeira orquestra ecológica na escuridão total. Aí começa a aparecer um som muito estranho, ao longe, que veio se aproximando cada vez mais assustador. A equipe foi ficando com medo, até recolher tudo, entrar nos carros e sair em desabalada covardia. No dia seguinte minha mãe identificou o tal som agourento: era o pio do urutau. Passamos o maior vexame! Seus trabalhos já foram muito premiados. Qual acredita tenha sido a premiação mais importante? Gosto muito dos prêmios de melhor filme e melhor trilha sonora que o “Canabraba – A Necessidade da Expressão”, ganhou no RioCine Festival: curta-metragem caipira arrasando no Rio de Janeiro. E especializo, por ter sido feito com a participação do rio-pretense Márcio Jacovani, os dois prêmios de melhor som que o ABRASASAS ganhou.

10

Qual conselho daria para quem sonha em se tornar um cineasta? Ser cineasta exige muito estudo, muita aplicação, empenho e determinação. É preciso dominar a linguagem, acompanhar o desenvolvimento tecnológico constante, conhecer os meandros econômicos e administrativos da atividade, a evolução da legislação específica, as políticas culturais do País, participar de inúmeros concursos e editais.


12 GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015

GAZETA INDICA ABHAYA

Idealizada pela artista plástica Eliara Bevilacqua, a mostra “Les Objets” tem chamado atenção por quem passa pela Praça 1 de Eventos do Riopreto Shopping. Até dia 20, o público poderá conhecer uma exposição inovadora, onde as obras de artes vêm de objetos, transformados com uma forte carga de poesia. A mostra conta com aproximadamente 50 peças feitas por meio de intervenções artísticas aplicadas em guarda-chuvas, cadeiras, espelhos, mesa, mala e almofadas customizadas em tamanhos diversos – que serão sorteadas ao longo da exposição no Facebook do centro de compras.

CINDERELA NO TEATRO

Abhaya é uma marca incrível de cosméticos naturais. Produtos terapêuticos e funcionais, a base de manteigas corporais, óleos essenciais e ativos 100% orgânicos. Entre os produtos mais deliciosos estão: Merengue Corporal Xô Cansaço; Confrei da Rússia e Gerânio Egípcio; Merengue Corporal Xô Depressão; Cacau Amazônico e Lavanda Francesa; Desodorante Corporal de Aloe Vera com Pitomba Amazônica e o Desodorante Corporal Aloe Vera com Sálvia. Já escolheu o seu? Todos esses produtos você encontra na Homeopatia Rio Preto. Telefone: 17 3235-7273.

DE VOLTA

METODOLOGIA S.T.A.F. Fotos: Divulgação

“LES OBJETS”

Por meio de atividades funcionais corretivas e elaboradas para cada tipo de patologia, a metodologia S.T.A.F., da Clínica de Reabilitação Física Dra. Fabiana Morais, se destaca pela eficiência e rapidez na qual reabilita seus pacientes. Com grande potencial em reabilitações pós-operatórias, a mesma devolve rapidamente a força, o equilíbrio, a agilidade e consciência corporal, fazendo com que o paciente tenha mais dinamismo no seu dia a dia e o mais importante, tendo uma vida sem dor. Não deixem de conhecer a Reabilitação Funcional, agende uma avaliação e veja os benefícios que a metodologia pode lhe oferecer. Telefone: 17 3022-4423.

INSANE SOUND

Após ser adiado devido ao mau tempo que atingiu a região na última semana, o Cedral Rodeo Festival está de volta neste final de semana. A programação musical terá na sexta-feira (18) duas atrações: Thiaguinho, com o seu pagode ousado e Zé Felipe (foto), filho mais novo do cantor Leonardo. No sábado (13) é a vez de o rio-pretense Seu Moço e do cantor Juliano César. Os ingressos podem ser comprados no stand oficial no Riopreto Shopping Center. Informações: 17 3512-6845.

A Cinderela, um dos maiores clássicos da literatura infantil, estará no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto nos dias 24 e 25 de setembro, às 09h e 14h. O espetáculo vem pelas mãos da KG Produções. Trata-se de um espetáculo luxuoso cheio de efeitos visuais que certamente vai emocionar crianças e adultos. Mais informações pelo telefone (17) 3227-5606.

CHECK-UP OCULAR PERSONALIZADO

O Insane Sound, encontro de som automotivo que acontece no Parque do Peão de Barretos, nos dias 26 e 27 de setembro, receberá a etapa final mundial da disputa de som chamada DB Drag Racing, considerada a Fórmula 1 do segmento. A etapa final do campeonato será realizada ao mesmo tempo em Barretos, na Europa e nos Estados Unidos. Estão confirmados 25 veículos de todo o Brasil. Mais informações e programação completa no site www.independentes.com.br.

A maioria das doenças oculares graves é assintomática em suas fases iniciais e podem ser prevenidas desde que o paciente seja submetido a exames oftalmológicos completos para que se evitem processos de cegueira irreversíveis. Pensando nisso, o COHR implantou um conceito de Check-Up Ocular Personalizado para prevenir as doenças antes que elas se instalem utilizando a tecnologia e os conhecimentos constantemente atualizados de sua equipe. A clínica oferece check-up oftalmológico personalizado e completo, mesmo para os que não têm doenças oculares sintomáticas. Neste procedimento se descobre diminuição da visão sem causa determinada podendo ser causada por uma simples correção de grau até doenças silenciosas e perigosas como catarata, glaucoma e doenças de retina que, embora possam levar à cegueira, podem ser controladas e ter sua evolução bloqueada impedindo a perda da visão. Também detecta-se a presença de alergias, irritações e distúrbios do conforto ocular geralmente relacionados à alterações da superfície ocular que, se não tratados, podem levar à lesões graves. O COHR é considerado um centro de referência em oftalmologia humanizada, comandado pelo doutor Guilherme Kiilll Júnior, especialista e pesquisador na área de oftalmologia.


13

GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015

Esporte esporte@gazetarp.com.br

Muay thai vira febre entre os rio-pretenses

N

as academias de Rio Preto, a procura por artes marciais tem crescido cada vez mais. Os octógonos e tatames estão lotados. São muitas possibilidades esportivas como boxe, jiu-jitsu e MMA. Uma outra modalidade em especial tem atraído pessoas que querem, além de perder peso, ganhar condicionamento físico e tônus muscular: o muay thai. A consagrada modalidade tailandesa é completa. As técnicas dinâmicas e eficientes são excelentes não apenas para lutadores, mas para quem quer trabalhar o corpo inteiro durante a atividade física, podendo gastar até 900 calorias por aula. De acordo com o professor Vagner Silva, da academia Team Nogueira, que fica no Jardim Moyses Miguel Haddad, em Rio Preto, o muay thai ganhou com o passar dos anos mais visibilidade nas academias devido ao reconhecimento dos benefícios à saúde e a notoriedade dos resultados na forma física de seus praticantes. O que não se pode negar também, segundo Silva, é que o ‘boom’ do MMA potencializou ainda mais o interesse das pessoas pelo muay thai. Agora, imagine em

Foto: Divulgação

Octógonos das academias estão cada vez mais lotados de interessados na modalidade tailandesa que proporciona a perda de até 900 calorias por aula

Rio Preto, terra do lutador Nathan Batista que venceu recentemente uma das lutas do tradicional Predador Fight Championship, pela categoria 61 quilos, o quanto a modalidade ganhou adeptos. Além de participar de lutas, Batista também dá aulas de muay thai na Team Nogueira. O importante, de acordo com os professores, é procurar um profissional qualificado que tenha graduação certificada e experiência na área. Também é imprescin-

dível treinar em ambiente equipado e, claro, de maneira correta e com instruções precisas. Um exemplo de dedicação e superação é o do estudante de engenharia de automação e controle, Yuri Agreli, de 21 anos. Há dois meses, ele resolveu mudar seus hábitos. Com 125 quilos, se matriculou nas aulas de muay thai com o professor Silva e iniciou um acompanhamento nutricional com a profissional da academia, Débora Ligeiro. Passados 45 dias, o resultado não podia ser melhor. O universitário perdeu 18 quilos. Um dos objetivos do treinamento proposto pela técnica tailandesa é enrijecer pernas, cotovelos, punhos, joelhos e até a cabeça. As turmas são divididas entre infantil, feminino e masculino. “Quando se tem força de vontade conseguimos. Mas é muito importante ter o físico, que no meu caso é o muay thai, e a parte nutricional, que é uma alimentação balanceada. Combinando isso, dá para perder peso de maneira saudável, sem loucuras”, afirmou Agreli, que se sente mais disposto após praticar a modalidade tailandesa.


14 GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015

GIRO ESPORTIVO

ESPORTE esporte@gazetarp.com.br

América faz história Foto: Divulgação

Time de basquete do América de Rio Preto garantiu vaga inédita nos playoffs do Campeonato Paulista, após vitória histórica contra o Bauru

Por Henrique Fernandes

JUDÔ E CARATÊ

Atletas da Associação Matsumi/Smel representarão a cidade neste fim de semana nas modalidades de judô e caratê, respectivamente, em Barretos e Taquaritinga. Os judocas lutam no Campeonato Regional da 6ª Delegacia Regional da Federação Paulista de Judô, em Barretos, enquanto a equipe de caratê subirá nos tatames da cidade de Taquaritinga, na I Copa Taquaritinga/FKP Dr. Fulvio Zupanni, evento realizado pela Federação de Karatê Paulista. Os professores Márcio e Roberto Fuscaldo, responsáveis técnicos, acreditam num bom desempenho dos atletas.

HIPISMO

Vários rio-pretenses da hípica Villa Real disputam neste fim de semana a quarta etapa da Copa da Sociedade Hípica de Ribeirão Preto. As provas serão disputadas em várias categorias. O instrutor da turma, Daniel Gobbo, viaja com o grupo. Vários rio-pretenses possuem grandes chances de brigarem pelo título da Copa.

MOLECADA NO FUTSAL Time de basquete do América garantiu uma das disputadas vagas aos playoffs do Paulistão Por Henrique Fernandes trabalho do incansável dirigente esportivo do América, Marino Manella, tem surtido efeito. Esse “basqueteiro” rio-pretense está rindo à toa. Também não é para menos. O time que comanda fez história ao bater a forte equipe de Bauru e garantir uma das disputadas vagas aos playoffs do Paulistão, nesta semana. Com recursos limitados como todo time do interior, o América soube jogar em grupo e com apoio dos seus torcedores fez história no Centro Regional de Eventos, vencendo Bauru por 102 a 99. Nem mesmo o fato de o time bauruense contar com atletas da Seleção e com o experiente treinador Guerrinha foram capazes de parar o América. Agora, nos playoffs, os rio-pretenses encaram o time de

O

São José dos Campos, na série melhor de cinco jogos. O primeiro duelo será realizado no sábado (dia 19), às 14h10, na casa dos adversários. No domingo (dia 20), a segunda partida, às 18h, será também em São José dos Campos, com transmissão ao vivo pela Rede TV. Já os jogos em Rio Preto estão marcados para os dias 26 e 27 de setembro, às 18h, ambos no Centro Regional de Eventos. Caso seja necessária a quinta partida será no dia 30 de setembro, em São José dos Campos. O treinador do América, Júlio Malfi, pede que, não só os torcedores rio-pretenses, mas toda a região de Rio Preto siga apoiando e incentivando a equipe na série melhor de cinco dos playoffs, às quartas de final. “Vamos ter uma série du-

ríssima diante do São José, que foi o segundo colocado da sua chave, e os jogos em casa serão importantes. Por isso, volto a pedir o apoio de todos na cidade e região, uma vez que este auxílio vindo da arquibancada é muito importante e fortalece os jogadores”, afirma ele. Sobre a classificação inédita do América aos playoffs, Malfi elogiou o trabalho de Manella. “Quero dedicar essa classificação ao senhor Marino, que trabalha tanto pelo esporte e há muito tempo. Ele me deu a oportunidade de comandar a equipe nesta edição do Paulista, além de confiar no meu trabalho, estando sempre próximo a nós. Quero também dedicar aos torcedores que estiveram sempre ao nosso lado, apoiando e incentivando os jogadores”.

Os garotos do time Sub-14 do Rio Preto Futsal venceram Pindamonhangaba, na terça-feira (dia 15), no ginásio Natalone, por 6 a 2, gols de Eduardo (4), Cláudio e Eidi e com o empate na prorrogação por 0 a 0 garantiram uma das vagas na final do tradicional torneio Troféu Piratininga. O adversário e as datas dos jogos ainda serão divulgadas pela Federação Paulista de Futsal.

MAIS DECISÕES

Já neste sábado (dia 19), os garotos dos times do Rio Preto Futsal recebem Itapevi e Santos, pela semifinal do Troféu Piratininga, no ginásio Natalone. O Sub-16 rio-pretense enfrenta Itapevi, às 14h. Logo em seguida, às 15h, o Sub-10 do Rio Preto Futsal joga contra o Santos. E fechando o dia, o Sub-12 entra em quadra, às 16 horas, também contra os adversários de Santos.

THIAGO ALVES

O tenista Thiago Alves, que comanda os treinamentos dos jovens do Harmonia Tênis Clube/Smel, mostra um pouco do que sabe neste domingo, dia 20, no Sesc Itaquera, em São Paulo, em jogo exibição ao lado das feras Flávio Saretta, Vanessa Menga e Dadá Vieira. O objetivo da ação no Sesc é difundir a modalidade para aumentar o número de brasileiros praticantes de esportes e atividades físicas. Já a outra fera do tênis rio-pretense, Augusto Laranja, do Monte Líbano, continua na Bolívia, onde disputa na próxima semana mais um future.


15

GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015

TURISMO

Foto: Diculgação

NATAL LUZ GRAMADO O Natal Luz é, simplesmente, o maior evento natalino do mundo, atraindo mais de 2 milhões de turistas todos os anos para se encantarem com seus espetáculos e atrações. Meses antes de o primeiro espetáculo ser apresentado, a comunidade inteira se dedica na preparação para receber seus visitantes: os ensaios dos eventos, a decoração das ruas e das lojas são apenas um pouco do que se vê. E para tornar tudo realidade centenas de artistas dentre bailarinos, cantores, músicos, atores, produtores e diretores, com muita inspiração e talento, transformam Gramado em uma cidade mágica para a temporada de Natal. A Turiscenter tem pacote interessantíssimo para o Natal Luz em Gramado, de 7 a 14 novembro. O pacote inclui passagens aéreas Rio Preto/Porto Alegre/Rio Preto, voando Tam, sete noites hospedagem no Hotel Master Premium Gramado com café da manhã, traslados, assistência de viagem, tour em Gramado, Canela e também o “Tour Uva e Vinho” com almoço. O pacote completo custa R$3322 por pessoa e pode ser pago de forma parcelada.

Natal Luz Gramado: o maior evento natalino do mundo

PROMOÇÕES DE ANIVERSÁRIO Neste mês de setembro a CI comemora 27 anos e preparou descontos incríveis para você viajar agora! Veja algumas promoções: Curso de inglês com duração de duas semanas em San Diego, Washington e Manchester com 40% de desconto; Oito destinos de Mochilão internacional com descontos e parcelas a partir de R$89 ou se preferir, 800 dólares de desconto no programa de extensão universitária em uma das dez unidades da Universidade da Califórnia. Consulte também os descontos em hotéis e passagens aéreas.

PORTO DE GALINHAS Já programou sua “Semana do Saco Cheio”? A Turiscenter tem uma viagem bacana para você: Porto de Galinhas com saída no dia 11 outubro. O pacote inclui sete dias de hospedagem no Enotel Covention e passagens aéreas saindo de Rio Preto... tudo por apenas 10 pagamentos de R$326,80. Lugares limitados!

CRUZEIROS MARÍTIMOS Chegou a hora de você programar seu próximo cruzeiro marítimo. Os navios estão chegando à Costa Brasileira. A dica é da Iza Travel. Aproveite... algumas saídas estão oferecendo descontos no sistema “Pague Já”, com parcelamento em até 10 vezes sem juros.

UNIVERSITY TOUR USA University Tour Usa é o programa jovem oferecido pela L.A. Viagens/STB. A viagem de oito dias passará por Boston, Cambridge e Nova Iorque e visitará as universidades mais importantes dos Estados Unidos. A próxima saída será dia 9 de outubro, com toda a estrutura e acompanhamento para os pais ficarem tranquilos. Consulte detalhes do roteiro com a equipe da agência.

DICAS RODOJET Duas dicas interessantes da Rodojet Turismo. Se você procura uma viagem bacana e barata para o Réveillon, conheça o pacote preparado pela agência para Portugal com Lisboa e Ilha da Madeira, já com ceia inclusa. Seu sonho é assistir o maior espetáculo da terra, o Carnaval carioca? As vendas de frisas já estão disponíveis e você pode escolher o hotel que mais se enquadra ao seu perfil. A Rodojet oferece parcelamento desde já.

SURF MASTER As atenções do Thermas dos Laranjais, em Olímpia, estão voltadas para a próxima grande atração do parque: Surf Master, que será a única pista de surf meia lua do mundo! A inauguração está prevista para os próximos dias, o que deverá atrair ainda mais turistas para a cidade.

TURISMO DA GAZETA melhores dicas e roteiros de viagem


16 GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015

Nesta edição estampamos a quinta edição do especial “Mulheres da Redentora” que ressalta as histórias de sucesso de um time de mulheres atuantes e incríveis. O tradicional bairro de Rio Preto começou com restrita vocação residencial, sendo endereço principal das famílias tradicionais. Repleto de casarões, o bairro ganhou importância e valorização e com o crescimento da cidade e proximidade do Centro; as residências começaram a dar lugar a grandes comércios. Primeiro vieram as clínicas, depois lojas, restaurantes e todo o tipo de comércio. A Redentora ganhou nova aparência, novo fluxo e principalmente, nova vocação! Muito de seu sucesso deve-se as mulheres, que diariamente impulsionam o mais importante bairro comercial da cidade, a Redentora. Falar delas é, acima de qualquer coisa, desenhar a mais interessante rota deste quadrilátero econômico de Rio Preto. A seguir as... Mulheres da Redentora! Fotos: Nathália Uzum

Ordem Alfabética


17

GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015

Edição Especial -

Mulheres da Reden Redentora tora

N

Ateliê Alda Toscano

ão se escreve o ranking dos principais endereços de alta costura na cidade de Rio Preto sem elencar – com o devido destaque – o nome da estilista Alda Toscano. Simpática e dona de um bom gosto apurado, Alda possui um belíssimo ateliê em uma das esquinas do bairro Redentora. Ali atende uma clientela, que muitas vezes vem de longe, em busca de um figurino para grande ocasião. Seu carro-chefe são vestidos de noivas, de mães e madrinhas, enfim, a moda festa em seu mais absoluto estilo. Suas criações sempre surpreendem e são as próprias clientes que impulsionam os bons ventos de seu ateliê. Aliás, o espaço é completíssimo. Oferece também trajes masculinos, para aluguel e venda. Terno, costume, smoking, meio-fraque, camisas e uma infinidade de gravatas. A ala masculina também tem uma assessoria completa ao adentrar no ateliê Alda Toscano. Este jornal sempre diz: “A moda atual vai e vem. As criações de Alda Toscano ficam!”.

ATELIÊ ALDA TOSCANO Rua Raul Silva, 596 – Redentora Telefone: 3231-0756 www.aldatoscano.com.br

A

Dog Shop

o casar-se com o renomado médico veterinário, Dr. Getulio de Moraes, Cleide Silvares de Moraes e o marido inauguraram uma das primeiras clínicas veterinárias especializada em pequenos animais, no bairro Boa Vista. Logo depois, em 1985, Cleide teve a ideia inovadora de abrir um segundo estabelecimento, escolhendo o bairro Redentora, mais exatamente a Avenida Alberto Andaló: um salão especializado em estética para cães e gatos e uma boutique pet, sendo a Dog Shop, portanto, pioneira em Rio Preto. Desde então viraram referência no segmento. Também foram os primeiros a levarem pet shop para dentro de um centro comercial, o Gallery Center. Ousadia na época, hoje tendência nacional. Nesta bonita e respeitada trajetória de três décadas os negócios só cresceram! A vinda da filha Ana Leticia Silvares de Moraes, médica veterinária, só fortaleceu. Hoje a família comanda duas unidades pet shop com consultórios, canil próprio de diversas raças e hotel para hospedagem de animais. O diferencial da Dog Shop é a somatória de experiência, tradição, constante atualização da equipe de veterinários e profissionais de estética e, principalmente, muito amor no que fazem tão bem!

DOG SHOP Avenida Alberto Andaló, 3864 - Redentora. Telefone: 17- 3232 0538 www.clinicadogshop.com.br


18 GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015 Edição Especial -

Mulheres da Reden Redentora tora

H

Lima Ortodontia

á décadas a Lima Ortodontia é reconhecida – até internacionalmente – pela excelência de seus tratamentos ortodônticos. Além de ser o braço direito de seu pai, o consagrado Roberto Lima, Anna Carolina Lima Purgly é dona de um currículo admirável. Bacharel em Ciências (biologia e química) pelo Loras College, Dubuque, Iowa (EUA). Tem especialização e mestrado em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Marquette University, em Milwaukee (EUA). É diplomada pelo American Board of Orthodontics (ABO) e Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial (BBO). Com diversos artigos científicos e capítulos de livros publicados dentro e fora do país, é também consultora científica da revista American Journal of Orthodontics & Dentofacial Orthopedics (AJO-DO), uma das mais importantes do mundo. Com tantos méritos de uma carreira de sucesso, Anna Carolina diz que sua maior alegria é viver na fé com a família e criar belos sorrisos.

LIMA ORTODONTIA Av. Alberto Andaló, 4025. Telefone: 17 3233-1077. www.limaortodontia .com.br

H

Locall Imóveis

á dez anos no mercado, a Locall Imóveis é considerada uma das imobiliárias mais dinâmicas da cidade. Por traz dela estão duas mulheres talentosas: Daniela Santana Vaz de Lima e Beatriz da Silva Penha. Elas estreitaram relações e decidiram empreender juntas quando ambas cursavam pós-graduação em negócios imobiliários pela Faap. Identificaram muitos pontos de afinidade, metas e ideais e decidiram unir forças. Deu certo. Deixaram a sede na avenida Bady Bassitt e há três anos mudaram a empresa para ponto nobre no bairro Redentora e desde então fazem e acontecem no mercado imobiliário de Rio Preto e região. Transferiram a sede por acreditarem que Redentora sempre foi ícone de sucesso – bairro que remete ao charme, a elegância e a um sentimento de bem-estar e bem-viver. O grande diferencial da dupla é a constante procura pela formação, inovação e preparo, ou seja, uma incessante busca pelo aprimoramento na prestação do serviço. O negócio só é realmente bom se o cliente sai satisfeito. E o boca-a-boca é sempre positivo quando o assunto é a Locall Imóveis. Beatriz e Daniela acreditam que administrar os bens de seus clientes exige confiança e credibilidade, por isso primam pelo relacionamento estreito e transparente. Mais que isso, acabam atuando como verdadeiras consultoras do segmento. A frase que sempre move a caminhada empresarial de Beatriz e Daniela foi escrita por Henry Ford “A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência”. Todos esses ingredientes elas têm de sobra! LOCALL IMÓVEIS Rua Jaci, 3310 – Redentora. Telefone: 17 3355-1090. www.locallimoveis.com.br


19

GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015

Edição Especial -

Mulheres da Reden Redentora tora

D

Farmácia Grindélia

esde 1981 a farmacêutica Creusa Manzalli de Toledo comanda a primeira farmácia de manipulação da cidade, a Grindélia. Nestes anos todos, Creusa e Grindélia ganharam o respeito e admiração dos rio-pretenses pela ética, profissionalismo e qualidade aplicados no cotidiano da empresa. São três unidades (Redentora, Centro e avenida Francisco Chagas) aptas a prestar o melhor atendimento de acordo com as necessidades de cada cliente. Para manter a qualidade de seus produtos manipulados, a Grindélia possui laboratórios com equipamentos modernos e de precisão, sistemas informatizados, fornecedores qualificados, matéria-prima selecionada e profissionais capacitados. Isso garante a qualidade dos medicamentos manipulados (alopáticos, homeopáticos, florais de Bach, dermocosméticos, fitoterápicos e odontológicos). Em 2010 Creusa criou um setor de alimentos com um a abertura de um restaurante vegetariano na avenida Francisco Chagas e o Armazém Grindélia, nas unidades Francisco Chagas e Redentora, oferecendo grande variedade de produtos light e diet e opções para dietas especiais sem lactose e sem glúten. O lema de Creusa? “A colheita é obrigatória”.

FARMÁCIA GRINDÉLIA Matriz: Avenida Francisco das Chagas Oliveira,1320. Filial Centro: Rua Marechal Deodoro, 3324. Filial Redentora: Rua Ondina, 82. Central de atendimento: 17 3216-9500.

Donadu Calçados Há dois anos e meio a Donadu Calçados se tornou um dos endereços mais interessantes do bairro Redentora, para quem procura sapatos cheios de estilo. A proprietária Giovana, conta que a ideia da loja surgiu de sua paixão pelos sapatos. “Como existem pares para todas as ocasiões, optei por criar uma loja multimarcas e assim poder atender uma clientela ampla que sempre encontra o que procura”. Giovana garimpou marcas que atendem todo esse público sempre aliando tendências, conforto, estilo, preço e hoje trabalha com um mix interessante de grifes. Giovana conta que as clientes sempre se identificavam com seu estilo de vestir e por conta disso, há um mês a Donadu passou a oferecer uma moda casual, com foco em vestidos. “Procurei peças em que a mulher pode levar os filhos na escola, trabalhar e ainda sair à noite. E em todas essas ocasiões está adequada e bem vestida”, conta. Com foco em vestidos com design clássico, estampas exclusivas e caimento impecável, que deixa a mulher formal e elegante ao mesmo tempo. As novidades foram bem aceitas pela clientela e desde então não param de chegar por lá!

DONADU CALÇADOS Rua Cila, 3417 - Redentora. Telefone: 17 3353-8503/ Whatsapp: 17 98165-7468. Instagram @donadudonadu Facebook/Donadu Donadu


20 GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015 Edição Especial -

Mulheres da Reden Redentora tora

E

Caixa Mágica

mpresária, graduada em Tecnologia em Eventos, Joyce Caroline de Souza se realizou com a chegada do filho Joaquim e inspirada em tudo que viu nos tempos em que morava na capital, decidiu idealizar uma loja cheia de conceito para o universo dos pequenos. Escolheu o bairro Redentora para montar a Caixa Mágica, espaço infantil cheio de estilo localizado na esquina da Galeria Rio Branco. Lá as mães encontram coleções de grandes grifes como, Diesel, Levis, Chicco, Joy by Morena Rosa, Baby Cottons, Tip Toey Joey e Mini & Kids. Além de roupas para todas as ocasiões, a loja também oferece carrinhos, cadeirinhas, mamadeiras, chupetas, brinquedos e acessórios indispensáveis para os primeiros anos de vida da criança. Na Caixa Mágica, a criançada tem um cantinho exclusivo, onde a emoção fala mais alto. Um ambiente descontraído que proporciona conforto e alegria. Sem dúvida, uma ótima surpresa a Caixa Mágica do bairro Redentora.

CAIXA MÁGICA Rua Antônio de Godoy, 4242 – loja 06 Galeria Rio Branco – Redentora. Telefone: 17 3218-8054.

Podologia Clínica Revitare

N

a movimentada Clínica Revitare, comandada pela médica Vicenzina Santangelo, você encontra uma profissional extremamente competente. Ela se chama Maria Queico Oyama, podóloga reconhecida na cidade pela competência e carinho com que trata os clientes. Maria conta que são diversos tratamentos oferecidos, por isso mantém atendimento a um público de todas as idades. Gente que procura apenas aliviar o stress através de tratamentos como a Reflexologia, técnica que trabalha em cima de pontos reflexos nos pés que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura do corpo. Conforme os pontos vão se libertando das toxinas, acontece um processo de limpeza e redução da tensão nas diversas áreas do corpo, que reativa a sensação de bem-estar e relaxamento. Maria Queico também é especialista em pés de diabéticos e em tratamentos de clientes com calos (Hiperqueratose), Calo Nuclear Plantar (olho de peixe), frieira, pé de atleta, unhas encravadas, laserteparia, micose, etc. Para oferecer tantos serviços de excelência e resultados satisfatórios, Maria tem um currículo de 20 anos de experiência. “Procuro fazer com carinho e dedicação o tratamento, pois o importante é o paciente sair de seu consultório satisfeito com o trabalho”, finaliza Maria. CLÍNICA REVITARE Rua XV de Novembro, 3965 - Redentora Telefones: 17 3232-5056/3232-5001


21

GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015

Edição Especial -

Mulheres da Reden Redentora tora

Libra Câmbio, correspondente Western Union

D

esde 2009 a empresária Marina Macedo comanda em Rio Preto, mais exatamente no bairro Redentora, a loja Libra Câmbio, loja que era uma Franquia do Grupo Fitta que se extinguiu o ano passado. A empresa ganhou ainda mais força ao firmar importante acordo como correspondente cambial junto à Western Union, líder em serviços globais de câmbio e remessa expressa há 150 anos no mercado mundial. Com a mudança, a correspondente da Western Union em Rio Preto se tornou Libra Câmbio que é responsável também, pela distribuição de cartões pré-pagos e soluções de negócio para pequenas e médias empresas (PMEs). Marina conta que a chegada da Western Union ao mercado brasileiro de câmbio foi uma excelente oportunidade de expandir ainda mais os negócios em nossa região. A empresa prima pela ética, modernidade, inovação e legalidade. É especializada em câmbio de moedas estrangeiras e possui à pronta entrega as principais moedas do mundo, em destaque, Dólar, Euro e Libra, assim como moedas exóticas, como Ienes, Francos Suíços, entre outras. Ao longo destes anos, Marina ganhou a confiança dos rio-pretenses quando o assunto é atendimento personalizado, segurança, agilidade e praticidade. LIBRA CÂMBIO - WESTERN UNION Rua Antonio de Godoy, 4242 – Loja 7 Galeria Rio Branco. Telefone: 17 3211-9343.

S

Marli Dias Semi-joias

eguindo a tradição familiar, Marli Dias empreendeu ao montar na Redentora a loja Marli Dias Semi-joias. Sabendo que se trata de um mercado bastante amplo, ela buscou diferenciais para o negócio. Uma deles é a aposta em peças de prata com banho de ouro 18 quilates, compostas por pedras naturais. O resultado seduz, tem durabilidade e ótimos preços. Além de oferecer peças fabricadas pela família, Marli traz novidades das principais feiras do país. O resultado é um espaço repleto de opções para todos os gostos, idades e bolsos. Outro diferencial é manter a loja sempre com novidades. Todos os meses o estoque ganha novos produtos, inclusive aqueles que são as apostas da nova estação. Seja para presentear ou mesmo para aumentar as possibilidades de um look cheio de estilo para si mesma, a Marli Dias Semi-joias é o endereço certo para você agradar em cheio!

MARLI DIAS SEMI-JOIAS Generosa Bastos, 3357 loja B – Redentora. Telefone: 17- 3304 4153.


22 GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015 Edição Especial -

Mulheres da Reden Redentora tora

H

Fran’s Café

á pouco mais de um mês, ao lado do noivo, o publicitário Marcelo De Lalibera, a empresária mineira Michelle Dias assumiu o comando do Fran’s Café, um dos principais points do bairro Redentora. A identificação com a marca já existia desde o tempo em que morava na capital, onde atendia clientes como Ambev, Embraer e Fiat. Ao assumir a franquia rio-pretense, Michelle segue firme no comando de uma marca que há oito anos tornou-se reduto de empresários, jovens, executivos e políticos. Todo mundo se encontra por lá para as mais diferentes ocasiões. Nas primeiras horas do dia a casa recebe para o café da manhã; a tarde para reuniões, os famosos “cafés” e happy hours entre amigos. Na parte da noite o movimento segue intenso com o público que procura jantares e encontros em ambiente aconchegante no coração do bairro. De quinta, sexta e sábado, o trabalho não para por lá! O Fran’s Café funciona no sistema 24 horas. Comodidade para quem procura uma refeição de qualidade e point certeiro dos jovens, que depois das festas e boates se encontram por lá no alto da madrugada. A rede, consagrada no país com mais de 150 unidades em funcionamento, oferece um cardápio amplo que inclui uma infinidade de cafés, chás, cappuccinos, saladas, salgados, doces e pratos deliciosos. A cada estação ela se reinventa e oferece novas delícias que literalmente fidelizam o público. “Passei por um grande treinamento na matriz e agora estou focada em aprimorar nosso atendimento, capacitando ainda mais a equipe, para bem receber nossa clientela, que, afinal, é de primeira”, finaliza Michelle. FRAN’S CAFÉ Rua Antonio de Godoy, 3822 – Redentora. Telefone: 17 3222-4133. www.franscafe.com.br

Escritório de Arquitetura e Decoração

E

m uma das esquinas do bairro Redentora, a talentosa Sandra Bergo escreve sua história de sucesso na decoração de nossa cidade. É reconhecida pelo bom gosto, criatividade e zelo com a clientela. Por conta disso, seus projetos estão sempre estampados nas principais revistas do segmento. Há poucos meses seu escritório ganhou um reforço especialíssimo: a filha Roberta Bergo, formada em arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Depois de alguns anos morando em São Paulo, onde estudou e trabalhou em grandes escritórios de arquitetura, a entrada de Roberta como sócia do escritório trouxe novas ideias, tendências e tudo que viu na capital e em viagens pelo exterior. Agora Sandra fica frente das criações dos projetos dando total atendimento aos seus clientes, enquanto Roberta coordena toda a área de desenhos e faz visitas de conferência em obras para que tudo corra de acordo como o idealizado. Dupla poderosa!

ROBERTA E SANDRA BERGO ARQUITETURA E INTERIORES Rua Antônio de Godoy, 4308 – Redentora. Telefone: 17 3235-5453 Foto: Ricardo Milani


23

GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015

Edição Especial -

Mulheres da Reden Redentora tora

H

Salão by Sol & Cia

á 25 anos Solange Ribeiro Costa Correia está envolvida com o universo da beleza. Nestes anos todos conheceu todas as nuances da profissão até que, em 2014, inaugurou um centro de estética no bairro Redentora, o By Sol & Cia. Ali reuniu um time de profissionais capacitados e aptos a oferecer os principais serviços dos salões de beleza e alguns até com exclusividade. A casa trabalha com cabeleireiros, manicures, pedicures, podólogas, depiladoras e massagistas. Em cada um dos serviços oferecidos, os profissionais buscam diferenciais. As manicures, por exemplo, oferecem unhas de porcelana, fibra, gel e postiça. No segmento de massagens, a drenagem é sempre muito procurada. E os cortes, texturas e penteados tendências da estação também são feitos pela equipe de cabeleireiros. Sempre visando fidelizar a clientela, Sol montou pacotes econômicos que incluem vários serviços por um preço tentador. Como resistir?

SALÃO BY SOL & CIA. Rua Penita, 3300 – Redentora. Telefone: 17 3364-3081/Whatsapp 99161-5783/Facebook: Solange Ribeiro.

T

Madame Chica

atiane Assenheimer Grecco é um dos grandes destaques do universo da moda rio-pretense. Ela conta que sempre se identificou com o comércio, seu primeiro registro profissional foi aos 13 anos de idade e desde então nunca mais parou. Trabalhou em grandes lojas até que começou a empreender de maneira modesta em sua própria casa. O negócio cresceu, ela abriu a primeira loja em uma galeria e não demorou muito, já considerada uma referência, inaugurou uma grande loja em março de 2014 no bairro Redentora. Em 150m² e diversos ambientes, Tatiane conseguiu materializar todo seu bom gosto e expertise em moda. A loja ficou belíssima e caiu do gosto de uma clientela exigente e fiel! Tatiane oferece exclusividade em marcas consagradas como Maria Filó, Mob, Sacada, Lezalez entre outras. Mais que isso: tem uma equipe antenadíssima que oferece uma verdadeira consultoria para as clientes, inclusive com uma ala dedicada ao estilo “festas”, um luxo! A Madame Chica trabalha com o tripé conceito, moda e atendimento. Diante de tanto sucesso, a loja inaugurou recentemente em mais endereço nobre: Riopreto Shopping Center. Espaço lindo, cheio de novidades e que agregou também a moda praia oferecendo as coleções da grife Água de Coco. Demais! MADAME CHICA REDENTORA Rua Pernambuco, 3448 – Redentora. Telefone 17 3216-7269. Loja 2 Riopreto Shopping - Box 53/54, Telefone: 17 3227-7579.


24 GAZETA DE RIO PRETO / 18 DE SETEMBRO 2015


Gazeta de Rio Preto