REVISTA SAÚDE FLORIANÓPOLIS - EDIÇÃO 15 - 20/02/2019

Page 148

Estar em movimento é natural

Nada pode ser mais simples e natural para um indivíduo saudável que movimentar-se. Ao observarmos uma criança brincando, vemos saltos, corridas, cambalhotas e arremesso de objetos.

Tudo feito com tanta energia e de maneira espontânea, sem preocupação com técnica ou padrão de movimento. E assim é nosso dia a dia: puxamos malas, arremessamos nos bagageiros altos dos aviões, sentamos e levantamos o tempo todo. Tudo isso de maneira instintiva. Na verdade, nosso corpo encontra a melhor maneira de executar cada movimento, sem a necessidade de pensarmos muito antes de cada ação motora. Esse processo natural, no entanto, pode estar reduzido em função de muito tempo de sedentarismo. É como se esquecêssemos da nossa própria natureza, da nossa enorme resiliência e força física e mental. Força e resiliência foi o que nos trouxe até aqui num processo evolutivo cheio de percalços, escassez de alimentos e fugas espetaculares de enormes predadores. E sobrevivemos! Muito mais que apenas sobreviver, fomos dominando tecnologias e nos tornando a espécie que define os rumos das demais. E como nos encontramos agora? Sentados por boa parte do dia, conectados a celulares e computadores, com a impressão que o tempo passa rápido demais e que estamos perdendo o que realmente importa. Se ocorre a perda da força e da resiliência, duas capacidades humanas fundamentais, muitas outras disfunções podem resultar. Como brincar com nossos filhos pequenos ou netos se o fôlego parece estar curto? Como SUZANA DALLANHOL ESPECIALISTA EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, MESTRE EM PSICOLOGIA, DIRETORA DA ACADEMIA BETTER YOU.

148

Revista Saúde | Fevereiro . 2019 | rsaude.com.br

pleitear um trabalho estando com a energia baixa? E qual a graça de fazer uma viagem sonhada levando junto uma dor persistente? É preciso entender que nossas capacidades físicas não se tornam escassas porque a idade avança. Somos naturalmente ativos e capazes de subir em árvores e correr de ameaças. Deixamos a nossa natureza de lado, é esse o problema. Perdemos músculos e acumulamos gordura como resultado de um estilo de vida que escolhemos, mas que prescinde de estímulos fisicamente desafiadores. Felizmente, há saída. Para mudar de rumo é fundamental querer. Afinal, ninguém nem nenhum programa de computador poderá substituir nosso comprometimento. Exercício é assim: tem que fazer com regularidade. O bom disso é que, depois de começar e sentir o quanto é surpreendente despertar nossas capacidades naturais, dá vontade de continuar. Uma boa orientação para executar tudo de forma harmoniosa gera aprendizagem e autoconfiança. E vamos percebendo que dá tempo. Porque damos prioridade ao que importa. E, ao nos sentirmos vivos e saudáveis, tudo o que planejamos flui melhor. Sua cabeça é jovem e cheia de planos? Permita-se! Fazer yoga, ginástica, pilates, ciclismo, corrida, treinamento funcional, musculação e dança transformam seu dia, sua vida, suas relações, seu corpo e sua mente.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.