__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 16

Terapia Sexual Quando é o momento certo para um casal procurar ajuda? LEILA CAMPOS TERAPEUTA SEXUAL NA SAÚDE E EDUCAÇÃO E PALESTRANTE • Terapeuta Sexual na Saúde e Educação (CEFATEF/DOCTUM-SP); • Palestrante, Consultora em Sexualidade; • Filiada à ABRASEX - (Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde, Educação e Terapia Sexual) e Professora de Pompoarismo; • Graduada em Gestão de RH (Universidade Estácio de Sá-RJ); • Pós-Graduada em Gestão Empresarial.

Quanto tempo um casal pode caminhar por conta própria antes de procurar uma terapia sexual? Cada casal é diferente, portanto não existe um tempo ou momento mais adequado. Embora não exista uma regra concreta a ser seguida, existem sinais em seu relacionamento que podem ajudar a determinar a necessidade de se buscar ajuda profissional, sem que esta seja considerada um “último recurso”. Falar sobre sexo e dificuldades no relacionamento pode parecer estranho ou mesmo constrangedor para muitos casais. Pedir ajuda para resolver questões nestas áreas pode parecer imaturidade ou incapacidade em lidar com os próprios problemas. Os terapeutas sexuais são profissionais especializados em nível de pós-graduação e que possuem habilidades especiais para atuar nas questões relacionadas à terapia sexual na saúde e educação e em todos os aspectos da sexualidade. Os problemas diádicos do relacionamento (falta de assertividade nos gestos, atos ou pala-

RICARDO VIEIRA TERAPEUTA SEXUAL NA SAÚDE E EDUCAÇÃO E PALESTRANTE • Terapeuta Sexual na saúde e Educação (CEFATEF/DOCTUM-SP), Palestrante, Consultor em Sexualidade; • Filiado à ABRASEX - (Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde, Educação e Terapia Sexual); • Graduado em Ciências Contábeis (Faculdade Moraes Júnior-RJ); • Pós-graduado em Finanças (PUC-RJ), Tecnologia da Informação (UFF-RJ) e Gestão Escolar (CENEC-RJ).

Rua Dr. Luíz Belegard, 555 Imbetiba - Macaé/RJ 22 3084 7849 | 99816 0552 99911 9275 Sexualidade em Ação sexualidade_em_acao www.sexualidadeemacao.com contato@sexualidadeemacao.com

16

Revista Saúde | Setembro . 2017 | rsaude.com.br

vras, dificuldades na comunicação, inadequação sexual, disfunções sexuais, relações extraconjugais.) encontram na terapia sexual recursos fundamentais para a recuperação da harmonia conjugal, possibilitando aos muitos casais que se encontram nessa situação, a possibilidade de retomarem o pleno desenvolvimento da sexualidade e a recuperação da saúde sexual fundamentalmente importantes para o compartilhamento de uma vida conjugal saudável e duradoura. Também é muito comum nos relacionamentos, principalmente de longa data, a diminuição ou perda da apetência sexual, onde o entusiasmo dos primeiros tempos vai sendo substituído por uma amizade cada vez mais assexuada. Essa é uma disfunção sexual que se evidencia pela ausência ou redução significativa do interesse/ excitação sexual. Num contexto geral, a terapia sexual é destinada às pessoas que não conseguem, a partir dos seus próprios recursos, obter uma resposta sexual que lhes seja satisfatória e que encontram obstáculos para sentir satisfação com a atividade sexual. A terapia sexual pode ajudar a resolver várias questões sexuais, desde preocupações sobre dificuldades em obter desejo ou excitação sexual, interesses sexuais ou orientação sexual, comportamento sexual elevado, disfunção erétil, ejaculação precoce (rápida), problemas para atingir o orgasmo (anorgasmia), transtorno da dor gênito-pélvica/penetração (Vaginismo e Dispareunia), assim como problemas ligados a experiências sexuais indesejadas vivenciadas, além de problemas de intimidade e a maneira como você se relaciona com seu par.

Profile for Revista Saúde

Revista Saúde Macaé - Edição 5 - 09/2017  

Revista Saúde Macaé - Edição 5 - 09/2017  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded