__MAIN_TEXT__

Page 1

2020/ED44


CONVIDADOS SUMÁRIO

RESIDENCIAL

50

Ana Paula Kerpen

08

Cesar Sehbe Golin

52

Enio Stumpf

12

Bruna Rossi

58

Renata Mosena

14

Cristiane Pinto

62

Daniela Copetti e Max Manoel

16

Catia Giachelim

20

Suelen Miglioranza

66

Felipe Gargioni

24

Adriane Cesa

70

Adriane Karkow

28

Saymon Dall ´Alba

72

Mariana Marchioro

30

Flávia Junges

76

Gabriela Meletti e Grasiele Forini

34

Tatiana Biffi e Andre Rigoni

80

Gisele Vicenzi

38

Alessandra Mosna

84

Daiana Balestro

42

Clarissa Zanatta

86

Lisiane Caberlon

46

Andressa Barroso

88

Patrícia Mattei Adami

COMERCIAL

08

16

30

24


EDITORIAL

Chegamos ao final de 2020, um ano atípico, de isolamento, ensinamentos e reflexões. Todos nós esperávamos que nesta época já pudéssemos dar adeus às máscaras e mostrar nossos sorrisos nesta foto. Mas assim seguimos, e não podemos deixar de sorrir e comemorar o encerramento deste ano, pela sorte de estarmos aqui, pela superação de momentos difíceis e publicando mais uma edição do nosso Magazine Sala de Arquitetos. Esta publicação é para nós motivo de vitória. Vitória coletiva pela Associação e por seus apoiadores, por terem mantido as atividades durante o ano, bem como vitória individual de cada um dos nossos associados e dos que aqui estão divulgando seus trabalhos. A você que está conhecendo nossa mais nova edição do Magazine Sala de Arquitetos, desejo que se inspire e perceba o quanto o trabalho do profissional de Arquitetura pode transformar não só espaços, mas a vida dos seus usuários. Em um ano que precisamos ficar mais em casa, que precisamos de espaços comerciais e corporativos adequados à nova realidade, nosso trabalho se tornou ainda mais necessário, sua funcionalidade ainda mais relevante e sua estética, como sempre, encantadora. A diretoria gestão 2020/2021 agradece todo o apoio recebido e deseja que o novo ano que se inicia nos traga saúde e grandes oportunidades! “As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo” – Epicuro. Boa leitura! Com carinho, Gabriela Meletti

Gabriela Meletti Presidente

André Rigoni Vice-Presidente

Alessandra Mosna Andressa Barroso Tesoureiras

Flávia Junges Suelen Miglioranza Secretárias

Bruna Rossi Grasiele Forini Comissão de Marketing

GESTÃO 2020/2021


ENERGIA SOLAR NÃO É TUDO IGUAL

Acesse o qr code e conheça nossa técnologia.


CONVIDADOS

Os convidados são nossos grandes parceiros e peças fundamentais para a realização dos projetos assinados pelos profissionais da Sala de Arquitetos apresentados nesta publicação.

A Revista Sala de Arquitetos é uma publicação da Associação Sala de Arquitetos. CIC - Caxias do Sul - Rua Ítalo Victor Bersani, 1134 - Caxias do Sul - RS Comissão editorial Bruna Rossi e Grasiele Forini | Direção de arte Marcelo Venturin - Quadrante Sul Jornalista responsável Marcelle Monteiro - MTB 15.979 | Fotografia Guilherme Jordani Impressão Editora São Miguel | Tiragem 2.500 exemplares | Edição Nº 44 - Dezembro/2020

PARA ANUNCIAR: SECRETARIA@SALADEARQUITETOS.COM.BR 54 99657.0077


08_09 RESIDENCIAL


ARQ CÉSAR SEHBE GOLIN 54 99121.1929 cesargolin@gmail.com

ELEGÂNCIA E SOFISTICAÇÃO EM LINGUAGEM CONTEMPORÂNEA Desenvolvido para as áreas condominiais de um edifício residencial, este projeto traz ambientes contemporâneos, sem excessos, e que transmitem elegância e sofisticação. Com uma linguagem mais minimalista no hall de entrada, os painéis verticais de melamina amadeirada, juntamente com a paginação de piso, demarcam a área de estar. A parede verde serve como pano de fundo para o banco em porcelanato Calacata. O detalhe dos rodapés recuados em porcelanato cinza igual ao do piso amplia a sensação de espaço e confere um efeito elegante de iluminação indireta.


10_11 RESIDENCIAL


No salão de festas, a versatilidade de usos realça a receptividade. Os lounges, compostos por sofás em couro preto, mesas de espelho e pufes em tecido pied de poule, são uma alternativa mais confortável e informal em relação aos tradicionais conjuntos de mesas com cadeiras. Tampos de madeira, cortinas e abajures complementam e aquecem o ambiente. Integrado à circulação, o lavatório do salão de festas traz bancada esculpida em calacata, divisória de madeira ripada e metais dourados.


APÊ DESCOLADO COM TOQUE RÚSTICO PARA JOVEM CASAL INICIAR UMA VIDA JUNTOS

O apartamento de 70m² recebeu um projeto moderno e aconchegante. O estar integrado é um convite para receber amigos e confraternizar, exatamente como desejado pelos clientes. Para separar a parte íntima, foi criado um painel com porta de correr em melamina azul petróleo. O ar-condicionado foi adesivado na mesma cor para ficar camuflado. Um dos destaques é a parede de tijolinhos. Contornada por uma bancada em “L” feita em granito cinza absoluto, interliga vários elementos: a lareira a gás, o móvel ripado para esconder os aparelhos eletrônicos, a cristaleira em vidro e a adega – criada especialmente para os clientes. O conjunto da mesa de jantar, as cadeiras e os pendentes trazem um ar mais rústico para contrapor com os móveis de linha reta. Na sacada, o preto e o cinza são protagonistas do cantinho do churrasco, acompanhados de um toque amadeirado e vidro reflecta fumê.


RESIDENCIAL 12_13

ARQ BRUNA ROSSI 54 99640.7044 brunarossi.arq@gmail.com CONVIDADOS DO SALA CASA SERRA GMAD SEGMAR RENDA DECORAÇÕES VILLA FRANCA


ENCANTO EM TOQUES ROMÂNTICOS E DELICADOS PARA DORMITÓRIO DE UMA PEQUENA PRINCESA

RESIDENCIAL

Quartos de meninas podem ser cheios de fantasia e romantismo. A cliente deste dormitório de 15m² – uma linda e sonhadora menina de sete anos de idade – desejava ter seu “mundo encantado cor-de-rosa”, com uma cama digna de princesa, bancada para maquiagens e bijuterias, espaço livre para as brincadeiras e espelho para se admirar! O projeto iniciou pela pesquisa nos contos de fadas. O rosa foi usado com equilíbrio e requinte em detalhes pontuais. A cama de princesa ganhou uma releitura através da forma e dos acabamentos modernos da cabeceira, juntamente com o criado lateral que remete aos balanços floridos dos bosques ao redor dos castelos.

ARQ CRISTIANE PINTO 54 3041.4944 | 98122.5902 cris@craft.arq.br CONVIDADOS DO SALA DECOR WINDOW LIZT VILLAFRANCA


CORTINAS E PERSIANAS | PAPÉIS DE PAREDE TECIDOS | TAPETES | CAMA E BANHO Av. Itália, 288 São Pelegrino, Caxias do Sul RS 54 3225.1355 | 54 99135.6165 @liztdecor | www.lizt.com.br


O CHARME E A ELEGÂNCIA DOS TONS DE CINZA DOMINAM OS AMBIENTES DESTA COBERTURA

O projeto desta cobertura horizontal com 200m² traz um estilo contemporâneo, com pitadas clássicas e requintadas, que se apoiam no uso de pisos e paredes em tons de cinza. A área social fica perfeitamente integrada com a área externa. A piscina, executada no local, tem uma borda infinita e parede em vidro e é integrada ao deck de madeira e pergolado. Um refúgio ideal para aproveitar o final do dia.


RESIDENCIAL 16_17

ARQ CATIA GIACHELIM 54 3292.4247 | 99974.4429 arquiteta@catiagiachelim.com.br CONVIDADOS DO SALA DECOR WINDOW QUALITY STORE RENDA DECORAÇÕES


No hall de entrada, o papel de parede geométrico Cole & Son serve de pano de fundo para o belo aparador de três metros em laca alto brilho. Móveis soltos seguem a paleta de cinzas, enquanto o uso do branco se dá na mesa de jantar, no tampo de Dekton da bancada da ilha e no móvel da TV. As paredes revestidas por painéis em laca acetinada cinza são marcadas com negativos e integram as portas de lavabo, circulação e lavanderia. Os tons de cinza claro e off white na área íntima são complementados pelo toque de dourado em acabamentos e puxadores. Destaque para o projeto de iluminação, que proporciona sofisticação e aconchego.


RESIDENCIAL 18_19


CLOSET TRAZ CHARME E BELEZA PARA DORMITÓRIO DO CASAL, CONTRIBUINDO NA ORGANIZAÇÃO E NA PRIVACIDADE Uma etapa fundamental para quem deseja ter um closet no dormitório é um estudo de aproveitamento do espaço. É importante manter a praticidade, preservando a ventilação, a circulação e a luminosidade de forma harmônica. Neste projeto, a maior parede do quarto do casal recebeu um roupeiro especialmente projetado para as particularidades de cada um. Para a divisão com o espaço de dormir foi utilizado um painel vazado de mdf em formas geométricas, que, além de embelezar o quarto, atua como cabeceira da cama, oferecendo maior amplitude ao local. A iluminação projetada junto com os detalhes do gesso também foi desenvolvida em conjunto com o formato de divisão do ambiente, projetando sobre a cama uma sanca com luz indireta. O jogo de cores claras e escuras em texturas amadeiradas proporciona sensação de aconchego ao dormitório. Por fim, a decoração e a escolha dos tons complementares na roupa de cama, cortina e tapetes complementam o projeto.

ARQ SUELEN MIGLIORANZA 54 99154.5029 suelen@essearquitetura.com.br


RESIDENCIAL 20_21


HIGHLIGHTS

OBRAS EM FOTOGRAFIAS As obras de Denilson Machado, um dos mais renomados fotógrafos de arquitetura de interiores do país, podem ser conferidas com exclusividade na Casa Faro. O festejado fotógrafo conta em seu currículo com 10 livros publicados em seus 20 anos de carreira, além de inúmeras capas de importantes revistas de arte e decoração. Suas obras estão em paredes adornadas pelos principais arquitetos do Brasil e podem, agora, através da parceria exclusiva com a Casa Faro, estar presentes no sul do país.

CARPE DIEM COLEÇÃO OUTDOOR Na busca pela valorização e percepção do novo morar, em que o lar tornou-se o elemento principal, a Saccaro – referência em mobiliário de alto padrão – lança a Coleção Carpe Diem, assinada pelo designer francês Alain Blatché, focada no design moderno e arrojado.

PORCELANATOS ULTRAFINOS Os porcelanatos ultrafinos, ou também chamados de Slim, chegam a ter menos da metade da espessura dos modelos convencionais. As opções variam entre 3,5 e 8 mm, contra 9 a 12 mm das pedras tradicionais. A solução é mais leve, mas com a mesma resistência e durabilidade. Com mais facilidade de corte, é uma opção muito adequada para quem deseja cobrir pisos e paredes sem retirar o revestimento original, pois não sobrecarregam muito a estrutura, diminuem a sujeira e tempo de execução, além de interferir menos na abertura de portas, já que somam poucos milímetros à superfície. Onde: Casa Serra Acabamentos.


Um acervo de descobertas e talentos traduzidos em objetos autorais, criados pelas mãos de artesãos e designers brasileiros. Vint Offices Plácido de Castro 1053 Exposição 54 99199.5475 @casafaro_

Obra da série A Memória de um Espetáculo, de Denilson Machado, na Casa FaRo.


24_25 RESIDENCIAL


SINTONIA ENTRE CORES E MATERIAIS DITAM O ESTILO CONTEMPORÂNEO NESTE AMPLO DUPLEX

O projeto deste apartamento em Caxias do Sul, com metragem de 240m², foi feito para um casal de jovens prestes a casar. Gostam de ambientes amplos, integrados e funcionais, ideais para lidar com a rotina de casa, trabalho, faculdade, sem esquecer dos dois gatos que fazem parte da família. Como o projeto foi concebido ainda quando o imóvel estava em construção, foi possível realizar várias alterações, personalizando o apartamento. Como no sistema de aquecimento e refrigeração, que resultou em um ambiente mais limpo de equipamentos e com uma funcionalidade de alto padrão.

ARQ ADRIANE CESA 54 99966.9967 arquitetura@adrianecesa.com.br CONVIDADOS DO SALA DECOR WINDOW EMPÓRIO VILA RICA HUNTER DOUGLAS QUALITY STORE VILLA FRANCA


26_27 RESIDENCIAL


Materiais como pedra, madeira e vidro apresentam um misto de superfícies lisas e texturas marcantes. Esse contraste é o que dá charme ao apartamento, muito inspirado no estilo de vida dinâmico dos clientes. As cores predominantes são o preto, o marrom e o verde. Destaque para o jogo de luminárias na escada que forma uma grande escultura e marca o estilo contemporâneo. Trilhos e luminárias pontuais sobrepostas complementam o ambiente.


CARPE THAT FUCKING DIEM: A INTENSIDADE DE VIVER A SELVA URBANA NO ACONCHEGO DO LAR O projeto desenvolvido para o próprio arquiteto resume em um apartamento sua atitude e personalidade. O estilo industrial com inserção de plantas e peças de design exclusivas é um refúgio da correria do dia a dia, trazendo para a rotina o ato de curtir cada momento intensamente. Aconchegante e ao mesmo tempo descolado, o espaço de 80m² conta com integração da área de lazer e cozinha. A mesa de jantar junto à ilha aproxima os convidados de quem está participando do preparo no fogão e pia. A cozinha em verde oliva, integrada com a lavanderia, proporciona maior espaço de circulação e acesso à sacada. O mobiliário solto pode ser adaptado a diversos usos em qualquer cômodo. Os tons amadeirados sobre bases escuras são complementados por elementos inusitados, como o grafite na parede e a placa de trânsito, quadros de viagens, papel de parede no teto e uma frase na sala de estar que remete ao estilo de vida do morador.

ARQ SAYMON DALL’ALBA 54 99163.7940 saymon.arq@gmail.com CONVIDADOS DO SALA CASA SERRA DECOR WINDOW LIZT QUALITY STORE RENDA DECORAÇÕES SACCARO VILLAFRANCA


RESIDENCIAL 28_29


ESCOLHA PELO DESIGN BIOFÍLICO EVIDENCIA PERSONALIDADE DA FAMÍLIA EM APARTAMENTO COMPACTO E FUNCIONAL

Promover uma conexão maior com a natureza é uma das premissas da inserção da biofilia na arquitetura. Jovem casal com filho e dois gatos solicitaram que o apartamento de 126m², além de funcional e confortável, pudesse incorporar esse design com toque mais orgânico, com o intuito de oferecer um bem-estar ainda maior. Assim, na área social e na cozinha, os painéis amadeirados emolduram os painéis 3D em azul marinho, complementando o predomínio do branco. Essa referência da madeira é uma ótima opção visual e sensorial para dar um ar ainda mais natural. As estruturas metálicas na cor cobre dão um toque diferenciado e se sobressaem no ambiente. Grandes aberturas no estar proporcionam uma iluminação natural abundante. As peles estão bastante presentes no apartamento, assim como a vegetação, que passa a sensação de tranquilidade e aconchego.


RESIDENCIAL 30_31

ARQ FLÁVIA JUNGES 554 98125.9092 flaviajunges.arquitetura@gmail.com CONVIDADOS DO SALA CASA SERRA DECOR WINDOW DR MÓVEIS LIZT QUALITY STORE RENDA DECORAÇÕES


HIGHLIGHTS

LINHA DE TECIDOS COM FUNCIONALIDADE PARA DIVERSOS AMBIENTES De ketchup, vinho tinto e café a tinta e manchas à base de óleo, os tecidos são muito fáceis de limpar, usando principalmente água – e em alguns casos, com um pouco de sabão neutro. A Linha FibreGuard® da marca de tecidos Quaker Decor possui funcionalidade abrangente, podendo ser aplicada em diversos ambientes, comerciais e residenciais. São tecidos altamente resistentes a manchas e duráveis, projetados para resistir ao uso do dia a dia, levando em conta a interação de crianças e até animais de estimação. Onde: Lizt.

FUSÃO PERFEITA DE ESTILO E FUNCIONALIDADE Modus é a fusão perfeita de estilo e funcionalidade. O formato sólido único se combina com o conforto personalizado, proporcionado graças a mecanismos de encosto de alta tecnologia. Conheça a nova coleção Natuzzi Editions na Empório Vila Rica Caxias do Sul.

Projeto Flávia Junges_Foto Renan Costantin

AGREGANDO QUALIDADE E CONFORTO AO SEU LAR Sediada em Caxias do Sul, a DR Móveis nasceu em 2008 do sonho de três irmãos, aliado à experiência e ao conhecimento técnico de mais de 20 anos no setor moveleiro. A empresa conta com uma equipe de profissionais experientes no desenvolvimento e execução dos projetos. A DR Móveis é sinônimo de qualidade, credibilidade e confiança e tem a missão de transformar em realidade tudo que você imagina para sua casa.


AMBIENTES ÚNICOS COMO O SEU ESTILO DR Móveis há mais de 10 anos agregando qualidade e conforto ao seu lar.

www.drmoveis.com.br

O seu móvel sob medida

Projeto: Arquiteta Flávia Junges Fotos: Renan Costantin

drmoveis_sobmedida

fb.com/drmoveisoficial

Rua Gilberto Candeia, 1024 | Bairro Santa Lúcia | Tel.: (54) 3211.4322 | Whats: (54) 9 8418.8391 | Caxias do Sul/RS


34_35 RESIDENCIAL

BOM APETITE! Neste projeto, o espaço da cozinha foi totalmente reformulado com a renovação dos revestimentos, relocação da lavanderia e retirada do banheiro de serviço, dando lugar a um local de refeições com vista para a cidade integrada ao ambiente. O madeirado carvalho reveste parede e teto, proporcionando unidade. Uma foto clicada pelos clientes em férias foi aplicada na parede, dando uma sensação de amplitude e profundidade. O carvalho, o preto e o cinza foram os tons escolhidos. A iluminação pontual no espaço de refeições e nas áreas de trabalho valoriza e complementa as atividades culinárias.

ARQ TATIANA BIFFI ARQ ANDRÉ RIGONI 54 3228.5405 rbarch@terra.com.br CONVIDADOS DO SALA CASA SERRA DECOR WINDOW HUNTER DOUGLAS VILLAFRANCA


FEITO PARA DURAR: QUARTINHO DE BEBÊ PRIORIZA DESIGN ATEMPORAL COM VERSATILIDADE


RESIDENCIAL 38_39

A família cresceu e o apartamento, que até então era apenas do jovem casal, vai receber mais uma pequena integrante. O quarto de 14m² precisava ser prático, de forma a atender às necessidades da mãe e da bebê, e adaptável para quando a menina crescer. Um dormitório suave e claro, com predominância de marcenaria em branco, variedade de nuances em tecidos e toques de madeira para calor e aconchego. A cor rosa marca presença com o atual tom de “rosa pó” junto da modernidade do cinza. Painéis laqueados brancos com retroiluminação contornam o cômodo e trazem tranquilidade de luz no ponto certo. O uso de móveis atemporais e layout adaptável oferece a possibilidade de mudanças quando o berço sair de cena e a criança crescer. A cama de solteiro pode ser acomodada em nova posição, abrindo espaço para um módulo de armário já idealizado. Com a retirada do berço é possível ter um espaço de brinquedos ou uma bancada de estudos.

ARQ ALESSANDRA MOSNA 54 99986.9073 alemosna@terra.com.br @alemosnaarquiteta CONVIDADOS DO SALA HUNTER DOUGLAS LIZT RENDA DECORAÇÕES VILLA FRANCA


HIGHLIGHTS

ILUMINAÇÃO DECORATIVA Na Villafranca Iluminação, você encontra a arandela Ponte da superbrasileira DSGNSELO, assinada por Alberth Murta e Ari Coelho. A estrutura da peça é de alumínio perfurado, com iluminação indireta em LED 2.700k, com um efeito lindo.Veja mais sobre Villafranca na página 07.

SMARTFLOWER Especializada em energia solar de alta performance, a Ecotec Energy de Caxias do Sul trouxe uma novidade para o setor, a instalação da Smartflower no Brasil. O equipamento, de tecnologia austríaca, é inspirado no girassol. As 12 pétalas formadas pelos painéis fotovoltaicos se movimentam e seguem o percurso do sol ao longo do dia, aproveitando o máximo de incidência solar e luminosidade, com eficiência até 40% superior aos painéis de telhado.

SUSTENTABILIDADE É CUIDADO Renda apresenta a nova coleção de tapetes Nature. Uma linha produzida com todo o cuidado para apoiar e conservar o meio ambiente e também trazendo praticidade, durabilidade e beleza aos interiores. Os tapetes Nature são confeccionados a partir de garrafas PET recicladas, que se transformam em fios de poliéster. São tapetes lindos, com textura macia e robustos, suportando até mesmo o uso externo. Venha nos visitar e conheça mais essa opção de conforto, beleza e sustentabilidade.

MINIMALISTA E SOFISTICADO Cozinha Gloss da Forma Legno. Um projeto leve e sofisticado com grandes superfícies e volumes geométricos minimalistas. Uma disposição não convencional dos elementos. A luz como protagonista absoluta, realçada pelo branco brilhante que reflete e amplia os espaços.


42_43 RESIDENCIAL


IMÓVEL ANTIGO RENASCE APÓS TRANSFORMAÇÃO TOTAL QUE TROUXE LUZ E BEM-ESTAR

Os clientes queriam um apartamento iluminado, com cores claras, ambientes integrados, aconchegantes e instalações em bom funcionamento. Mas, por ser um imóvel antigo, não possuía nenhuma dessas características. Um desafio para a reforma deste duplex com 250m² em um curto espaço de tempo. A obra envolveu reforço estrutural com vigas metálicas ao integrar a antiga cozinha com a sala de estar. Os revestimentos foram trocados, a escada de madeira restaurada e as esquadrias de madeira substituídas por PVC com vidro duplo.

ARQ CLARISSA ZANATTA 54 99140.4828 arq@clarissazanatta.arq.br


44_45 RESIDENCIAL

A área gourmet foi aberta para o terraço em desuso, trazendo um grande aproveitamento da luz natural. Tudo isso acompanhado de um forro de gesso, um projeto luminotécnico, novo mobiliário, além de uma ambientação que deu o toque final para transformar um local frio e escuro e um local quente, iluminado e aprazível.


46_47 RESIDENCIAL


PEQUENOS ESPAÇOS COM SOLUÇÕES FUNCIONAIS, ACONCHEGANTES E MODERNAS Com uma área de 30m², o projeto deste apartamento foi pensado para abrigar os sonhos e a rotina de um jovem em movimento. O desafio foi delimitar áreas e funções através de soluções simples e práticas, sem abrir mão do conforto. Os móveis em linhas retas oferecem um bom aproveitamento dos pequenos espaços. Da mesma forma, os espelhos no estar e nas portas do armário do quarto trazem a amplitude necessária. Na cabeceira da cama, uma mistura do ripado, da melamina e do tecido. A combinação de tons escuros com madeira dialoga com o metal preto, conferindo uma masculinidade jovial aos ambientes. Destaque para a mesa de refeições sem pés, com uma estrutura metálica para sustentar a marcenaria. Na sala, uma fotografia assinada pelo artista Lucas Lermen ocupa o tradicional espaço da TV. O mármore no banheiro foi escolhido utilizando o reaproveitamento da pedra junto à marmoraria, reforçando o conceito de gerar uma arquitetura cada vez mais acessível e sustentável.

ARQ ANDRESSA BARROSO 54 3419.8274 | 99177.8367 andressabarroso@gmail.com CONVIDADOS DO SALA CASA SERRA HUNTER DOUGLAS LIZT QUALITY STORE SACCARO


MANIA DE

MARIA personal organizer


REFORMA VALORIZA USO PLENO DE AMBIENTES COM ESTILO ARROJADO E DESIGN CONTEMPORÂNEO

Os cômodos de uma casa devem ter vida, utilização total, sem espaços direcionados apenas às “visitas”. Sendo assim, uma das principais missões no projeto deste apartamento duplex foi tornar os ambientes parte integrante da rotina diária da família. A cozinha funcional no andar inferior foi substituída por um home office, enquanto a cozinha gourmet, assim como o restante da área do piso superior, foi revitalizada. Nas bancadas, a opção foi pelo quartzito helios, com chapas escolhidas diretamente no fornecedor para que o desenho dos veios fosse valorizado ao máximo. Para o mobiliário foram eleitas a laca acetinada cinza e a lâmina natural de nogueira com acabamento brilho. A cliente aprecia peças de design e desejava um ambiente clean, com boa iluminação e tons harmoniosos. Desta forma, a base limpa destaca itens sofisticados como a mesa Saarinen oval, a luminária Meshmatics Moooi e as peças Saccaro.


RESIDENCIAL 50_51

ARQ ANA PAULA KERPEN 54 99129.8768 arq@anakerpen.com.br www.anakerpen.com.br CONVIDADOS DO SALA SACCARO VILLAFRANCA


RESIDENCIAL 52_53

LAR COM PERSONALIDADE DISCRETA E ATEMPORAL, COM O MÁXIMO DE CONFORTO E A PREMISSA DO BEM VIVER Casal jovem com uma filha adolescente sonhava para o novo apartamento de 180m² um projeto que traduzisse os gostos pessoais através de materiais modernos, práticos e, ao mesmo tempo, elegantes, mas sem excessos. De forma ampla e integrada, o projeto foi desenvolvido a partir de uma composição de linhas retas e formas geométricas puras. É notável o emprego de materiais nobres e de fácil manutenção, com forte apelo estético atemporal. A iluminação é abundante, porém indireta e cuidadosamente projetada para tornar os ambientes charmosos e aconchegantes. Nas salas de estar/jantar, destaque para o painel em toda a extensão da parede, com espelho, lareira ecológica e o móvel da TV. A ampla mesa oval com oito lugares é emoldurada pela persiana com laterais em tecido. Na cozinha, o revestimento em placas de vidro e forma geométrica triangular confere contemporaneidade e movimento ao ambiente.

ARQ ENIO STUMPF 54 99993.4783 arq.eniostumpf@gmail.com CONVIDADOS DO SALA CASA SERRA DECOR WINDOW HUNTER DOUGLAS LIZT SACCARO

Fotos Rafael Bertoldi

VILLAFRANCA


54_55 RESIDENCIAL

Na suíte do casal, a iluminação indireta e direcionada às paredes cria uma atmosfera de relaxamento e descanso. No banho da suíte, a bancada em Silestone com duas cubas permite o uso simultâneo, aproveitando a grande visibilidade trazida pela ampla composição de espelhos.


A COZINHA NÃO PODE SER APENAS MAIS UM CÔMODO DA CASA

Em uma cozinha sem condimentos a boa culinária não existe. Sem o sabor que vem da terra, as tradições de cada povo fica incompleta. E sem uma boa escolha de material, acabamento e qualidade para compor um ambiente como este, não há funcionalidade. Nesta cozinha, cada detalhe foi muito bem planejado. Para contrapor os tons cinzas e trazer segurança no uso da mesma, a pedra escolhida em tom claro, foi o Silestone Blanco Maple. Estes materiais vem ganhando cada vez mais os corações do nosso público, pela cartela de cores e acabamentos infinitos, além de ser um dos materiais mais resistentes por ser composto por 94% do mineral quartzo. Além destes materiais nosso showroom é composto por mais de 100 pedras para mostruário. Inaugurado há 2 anos no Villágio Iguatemi, nosso empreendimento está preparando novidades para o público Caxiense e Serra Gaúcha, pensando em proporcionar além da experiência, aconchego, também o melhor atendimento do segmento.

QUALITY STORE

Projeto Jaqueline Crócoli _ Foto Guilherme Jordani

54 3538.8965 vendas@qualitystore.ind.br @marmorariaqualitystore


54 3538.8965 54 99115.3219 @marmorariaqulitystore www.qualitymarmores.com.br


RESIDENCIAL 58_59

UM APARTAMENTO ATEMPORAL, ONDE O EQUILÍBRIO DE TONS E MATERIAIS FAVORECE O CONFORTO E O REQUINTE Integração de tons e ambientes fazem deste apartamento residencial de 140m² o local ideal para um casal com filha pequena. O desejo era um espaço aconchegante, elegante e funcional que pudesse ser usufruído por completo. A comunicação total entre os espaços é feita através da escolha dos materiais. A paleta de cores explora tons neutros e quentes, com a mescla do mármore travertino, da madeira, da laca nos tons de bege ao fendi, do espelho e do vidro reflecta bronze.

ARQ RENATA MOSENA 54 99971.0485 arqrenata.m@gmail.com CONVIDADOS DO SALA CASA SERRA EMPÓRIO VILA RICA HUNTER DOUGLAS QUALITY STORE VILLA FRANCA


A lareira em mármore travertino é um dos pontos fortes do projeto. Funciona como elemento decorativo e faz uma ótima combinação com a madeira, transmitindo modernidade ao ambiente. O uso do dourado na iluminação, nos perfis metálicos encaixados nos painéis em laca e em algumas peças do décor, confere um toque sofisticado à proposta. Tudo de forma equilibrada para trazer a sensação de continuidade e conforto visual.


RESIDENCIAL 60_61


HORIZONTALIDADE EM MEIO À NATUREZA

Uma imponente edificação de 580m² de área reflete uma arquitetura modernista, com algumas características contemporâneas e minimalistas. A rotina dos clientes, um jovem casal com filho pequeno, embasa o plano decisório de layout e design, com o intuito de agregar o máximo de conforto e funcionalidade ao dia a dia. A naturalidade do entorno sugere uma proposta elementar à serenidade e força da paisagem: materiais brutos, em sua forma original, como pedra ferro, madeira e concreto aparente. A paleta de cores complementa os tons naturais da materialidade com uma cartela de cinzas – o conjunto caracteriza o conceito contemporâneo com exatidão. O espaço gourmet, integrado à área externa, visa a recepção de amigos com conforto e valorização do visual da natureza. Destaque para o vão livre de vinte e sete metros de comprimento com dezesseis folhas de esquadrias em PVC e vidro duplo, que trazem a natureza para o interior da casa e transformam-se em uma imensa área de lazer com conforto térmico e acústico. Ênfase, também, para a porta de cinco metros de altura em madeira Itaúba sem emenda – mesmo com caráter inteiro, a abertura é leve e moderna. Aberturas zenitais incorporam luz natural ao interior: uma forma sustentável para economia de energia e um efeito único de luz e sombra. O volume dos dormitórios é todo voltado para a fachada norte, com vista para a paisagem. Uma arquitetura sem excessos prioriza formas simples e geométricas. O olhar sobre a paisagem conduz o projeto. O vínculo entre dois apoios e os malabarismos estruturais sem interrupção visual guiam a volumetria. O pé-direito duplo do hall de entrada imprime imponência ao acesso, que, através da escada de concreto com degraus em balanço, faz a ligação entre os pavimentos.


RESIDENCIAL 62_63

ARQ DANIELA ENDRES COPETTI 54 99626.6864 daniela@arquitetaria.com.br 54 3223.4881 www.arquitetaria.com.br ARQ MAX LEONARDO MANOEL 54 99977.7435 max@arquitetaria.com.br


HIGHLIGHTS

BY CHRISTIAN LACROIX Almofada Monograma disponível na Decor Window.

LINHA ESTAMPADA: ROLÔ ETHEREA Coleção de Cortinas Rolô Etherea chega com uma novidade: é a nossa primeira linha estampada! São 50 desenhos que remetem às quatro estações do ano e evocam múltiplas sensações, levando beleza e bem-estar ao décor. Exclusiva, essa série comemora uma data emblemática da Hunter Douglas: os 100 anos da marca no mundo e os 50 de Brasil.

MÁRMORE DOLOMÍTICO TRANSLÚCIDO Um material mais duro e resistente, que pode ser usado em cozinhas, cujo principal diferencial, a translucidez, permite trabalhar com luz. Onde: Quality Store, especializada em rochas ornamentais para arquitetura.


VISITE NOSSA LOJA CAXIAS DO SUL: Av. Rubem Bento Alves, 4.380 Tel.: 54 3025 7770

6_59_Anuncio_02_NE_Caxias_do_Sul_260x360mm_LEGGIADRO_jun20.indd 1

natuzzieditions.com.br

03/07/20 13:26


MINIMALISMO COM PERSONALIDADE E VALORIZAÇÃO DO DESIGN A clínica médica especializada em dermatologia apresenta em seus 120m² um ambiente leve, com personalidade e muito design – uma das grandes paixões da médica e cliente. Na recepção, uma base praticamente monocromática. O branco, as folhas de madeira e o uso de poucos objetos comunicam a assepsia e a promoção da saúde e beleza com uma linguagem contemporânea e minimalista.


COMERCIAL 64_65

ARQ FELIPE GARGIONI 54 98111.9304 felipe@felipegargioni.com CONVIDADOS DO SALA CASA FARO EMPÓRIO VILA RICA HUNTER DOUGLAS


66_67 COMERCIAL

É notável a presença dos objetos de design da cliente, com itens consagrados nacional e internacionalmente. A luminária Serge Mouille, assim como as cadeiras Agda e Warren Platner, são itens que agregam modernidade e requinte logo na chegada. Além da linda vista, a sala de atendimento é um universo em preto e branco, onde a mesa de mármore Nero se destaca. A planta é trabalhada de forma fluida e manifesta uma abundância do uso das curvas através dos painéis ripados.


70_71 COMERCIAL

ARQ ADRIANE KARKOW 54 3214.3277 l 99979.2912 adriane@adrianekarkow.com.br


VALORIZAÇÃO DE OBJETOS EXCLUSIVOS E FLEXIBILIDADE DE LAYOUT

Localizado no coração do bairro Exposição, este espaço de 120m² traz uma proposta contemporânea, atemporal e adaptável. As proprietárias são duas amigas cujo desejo era uma loja exclusiva, que valorizasse objetos de design assinados e brasileiros. A madeira pinus, o ferro preto, a madeira ébano preto e as paredes de cimento aparente, acompanhadas de uma iluminação pontual, valorizam os produtos. Todos os móveis têm rodízios com trava e a proposta de gerar uma mudança permanente na loja e uma facilidade de composição flexível, prática e elegante. No estar, um conceito atual de se sentir em casa foi criado, desenvolvido para convidar o cliente a tornar-se um espectador, sentar, interagir e analisar a curadoria que é feita constantemente em todas as peças de design que ali são exibidas.


VOLUMETRIA SIMPLES EXALTA TRIO DE MATERIAIS, AGREGANDO FUNCIONALIDADE E BELEZA Esta clínica odontológica passou por uma série de mudanças: aumento do número de sócios, troca de endereço, além de um reposicionamento de marca. O projeto arquitetônico foi fundamental para unificar esses aspectos, levando em conta também o edifício onde está inserido. A sala de esquina envidraçada precisava abrigar um programa introspectivo devido ao uso e, ao mesmo tempo, se abrir para o exterior. O pavimento térreo funciona como uma grande vitrine, onde as salas foram centralizadas. Assim, o perímetro em contato com a rua fica livre, tirando proveito da ampla iluminação natural e criando uma visualização da sala interna como uma grande caixa de madeira. O trio de materiais utilizado foi o MDF branco, a madeira e as pedras naturais – variando de acordo com o uso da sala e a intenção projetual. Enquanto na recepção a madeira é usada em uma proporção muito maior do que o branco, nas salas de atendimento isso se inverte. O concreto aparente – revestimento original do prédio – aparece como um material complementar e faz composição perfeita com os demais.

ARQ MARIANA MARCHIORO 54 99178.7342 mariana@marianamarchioro.com.br www.marianamarchioro.com.br CONVIDADO DO SALA RENDA DECORAÇÕES


COMERCIAL 72_73


PRÊMIO DE ARQUITETURA E URBANISMO VALORIZA PROJETOS COM SOLUÇÕES URBANAS Uma ecovila com ambiente ideal para pessoas que desejam um estilo de vida sustentável, uma intervenção arquitetônica para que um prédio histórico acolha uma galeria de arte e a proposta de promover uma interação entre os espaços públicos e privados por meio da revitalização de uma escola. Estes foram os projetos vencedores do 10º Prêmio Projeto de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) e que contou com o apoio e júri da Associação Sala de Arquitetos. Mais do que divulgar para a comunidade o curso de Arquitetura e Urbanismo e a qualidade de seus projetos, o prêmio valoriza a autoridade que os profissionais de arquitetura e urbanismo assumem em assuntos da cidade e na solução de ações emergenciais.

1º Lugar Ecodomum CAROLINE OSS EMER Ecodomum é uma releitura de uma ecovila, ou seja, um ambiente ideal para pessoas que desejam integrar a vida social harmônica a um estilo de vida sustentável. Dessa maneira, a sustentabilidade torna-se o tema do projeto, sendo evidente nos materiais da edificação e no dia a dia das pessoas.

2º Lugar Vinícola Rio-Grandense LUANA DIAS FERNANDES

3º Lugar Escola José Pena de Moraes ISADORA SCAIN

O projeto propõe uma intervenção arquitetônica na antiga Vinícola Rio-Grandense e o exercício de trabalhar com grandes vãos, na intenção de criar um espaço para acolher as obras do artista Bruno Segalla.

Com a proposta de promover a interação entre os espaços públicos e privados, o novo projeto da Escola José Pena de Moraes traz um novo visual ao espaço em que se encontra, por meio de uma ideia mais orgânica e lúdica, tornando o local mais atrativo para os seus principais usuários: as crianças.


PROJETO: MARCELE MURARO FOTO: GUILHERME JORDANI

UMA CASA É UMA COLEÇÃO DE OBJETOS, E UM TAPETE, UMA COLEÇÃO DE HISTÓRIAS

Rua Ernesto Alves, 1325 Caxias do Sul - RS

(54) 3221-5166 www.rendadecoracoes.com.br

rendadecoracoes


76_77 COMERCIAL


DESIGN JOVEM COM TOQUES CLÁSSICOS E MATERIAIS SOFISTICADOS

Um projeto moderno, conectado, com uma identificação mais clássica. Assim foi desenhado este escritório de 90m² para dois jovens advogados que desejam unir funcionalidade e sofisticação no ambiente de trabalho. Os principais materiais utilizados foram a laca brilho, o porcelanato polido e o melamínico amadeirado.

ARQ GABRIELA MELETTI 54 99922.5628 gabriela@gsarquitetura.com ARQ GRASIELE FORINI 54 99978.7792 grasiele@gsarquitetura.com CONVIDADOS DO SALA CASA SERRA HUNTER DOUGLAS LIZT VILLAFRANCA


78_79 COMERCIAL

A escolha por tons mais fechados e sóbrios traz a seriedade exigida para o ambiente, mas conversa de forma harmônica com elementos mais despojados, como os papéis de parede em formas geométricas e objetos pessoais dos clientes, dispostos nas paredes e prateleiras. Essa dualidade também é presente no contraste entre os móveis com linhas retas – mais funcionais – e o mobiliário solto mais rebuscado. As persianas motorizadas auxiliam no conforto do espaço e conferem a modernidade solicitada pela dupla de profissionais.


COSTURA DE CUIDADO E DELICADEZA REVELA UM LUGAR ACONCHEGANTE E CHEIO DE DETALHES

Proporcionar aos clientes novos e de longa data um espaço que refletisse o mesmo zelo dedicado às peças que chegam para reparo. Um cantinho acolhedor, quase uma casa, mas inserido em um endereço comercial com grande fluxo de pessoas. Esse desejo motivou o projeto para um atelier de costura com 70m² no centro de Caxias do Sul. O laminado amadeirado remete ao assoalho das casas de madeira, lembrando esse trabalho muitas vezes feito por nossas avós. Assim como o tecido das poltronas em uma trama que lembra um crochê e o apoio para a cafeteira, feito a partir de uma base de máquina de costura antiga. Cores suaves e delicadas nos móveis e nas paredes trazem como referência o tom de rosa milkshake em diversas nuances. O contraponto a toda essa delicadeza fica por conta das cortinas em veludo azul marinho dos provadores.


COMERCIAL 80_81

ARQ GISELE VICENZI 54 99195.3285 givicenzi@gmail.com CONVIDADO DO SALA DECOR WINDOW


SINTA A LUZ TRANSFORMADA

Total integração com o ambiente externo, sem perder o controle da luz e privacidade. Decor Window - CAXIAS DO SUL Rua os 18 do Forte 2603 - Centro (54) 3223.6536 - www.decorwindow.com.br Palladio’s Decor - CAXIAS DO SUL Rua Germano Arduino Toniolo 50 - Villagio Iguatemi (54) 3321.3333 - www.palldios.com.br Lizt - CAXIAS DO SUL Av. Itália 288 - Loja 02 - São Pelegrino (54) 3225.1335 - www.lizt.com.br Zélia Decor - FARROUPILHA Rua Tiradentes 200 - Loja A - Centro (54)3261.1448 - www.zeliadecoracoes.com.br

consulte um revendedor autorizado www.hunterdouglas.com.br

Conehça em um revendedor autorizado a exclusiva tecnologia ClearView da Cortina Silhouette

5 anos de garantia Lâminas de 3" e 4" Visibilidade mais nítida Cores Exclusivas Tecnologia S-Vane


AMBIENTE DESCONTRAÍDO, LEVE E HUMANIZADO PARA ENCARAR A ESTRESSANTE ÉPOCA DO VESTIBULAR

O espaço de estudo precisa ser acolhedor e passar uma sensação de bem-estar e segurança, ainda mais em um período tenso como o pré-vestibular. Este curso preparatório, localizado em uma sala de 200m² no centro de Caxias do Sul, apostou em um projeto descolado e confortável, qualificando o processo de ensino-aprendizagem na preparação dos alunos. Algumas características marcantes da marca visual foram adotadas no local, como as cores amarelo e roxo do logo, complementadas nos detalhes pelo verde-água, cinza e preto. A iluminação aparente e com aspecto industrial destaca o design das mesas. Feitas em madeira de pinus e desenhadas para comportar dois alunos, elas respeitam a ergonomia do processo de estudo e a intenção de compartilhamento do conhecimento. A planta é bastante funcional, pois abriga salas com diversas funções. A secretaria é integrada com todas as partes do curso. Além disso, foram aplicadas práticas sustentáveis, aproveitando o máximo de luz natural da janela de vidro e reaproveitando materiais, como os pallets, em um espaço coletivo para interação e descanso dos alunos. ARQ DAIANA BALESTRO 54 99181.5436 dbalestro@gmail.com CONVIDADO DO SALA RENDA DECORAÇÕES


COMERCIAL 84_85


MODERNIDADE E LEVEZA COM VISTA INSPIRADORA NESTE ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA

Um espaço onde o cliente se sinta bem para expressar todos os sonhos que serão transformados em realidade através de projetos. Para o escritório da própria arquiteta, cada etapa é importante na construção desse objetivo. O primeiro passo foi encontrar uma sala com localização ideal, andar alto e uma vista inspiradora para o parque. Depois, a setorização da recepção, da sala de reuniões, do espaço de trabalho, bem como da copa e do lavabo, organizam e otimizam o atendimento. Tudo isso chancelado por um estudo de harmonização dos ambientes (Feng Shui), envolvendo a escolha das formas e das cores cinza, amarelo, preto e branco. O papel de parede trouxe aconchego e modernidade ao escritório. Os móveis são práticos e funcionais, com linhas retas e objetos soltos em linhas curvas. Outro detalhe é a valorização de objetos de design, como a luminária de pássaro e também das obras de artistas locais, como as aquarelas de Antonio Giacomin.

ARQ LISIANE CABERLON 54 99998.8378 lisi@lisicaberlonarquiteta.com.br www.lisicaberlonarquiteta.com.br CONVIDADOS DO SALA CASA SERRA HUNTER DOUGLAS LIZT VILLAFRANCA


COMERCIAL 86_87


88_89 EDUCACIONAL

ARQ PATRÍCIA MATTEI ADAMI 54 98114.1314 pati.maparq@gmail.com


ESCOLA PARA BRINCAR E APRENDER DE FORMA LÚDICA, COLORIDA EM AMBIENTES FUNCIONAIS As proprietárias já tinham uma escola no bairro, mas decidiram construir um espaço de educação infantil de grande porte, com 700m². O principal desafio foi projetar um local funcional, com máximo aproveitamento, acessibilidade e sustentabilidade, sem perder o lúdico – que é tão importante quando se trata do universo infantil.


90_91 EDUCACIONAL


Optou-se por uma arquitetura com linhas retas e cores claras e primárias, tanto no interior quanto no exterior. A cor azul, inclusive, destaca volumes da fachada. O projeto contempla vários espaços de recreação para atrair os pequenos, com cores e brinquedos, chamando a atenção de forma alegre e divertida. As salas são amplas, bem ventiladas e iluminadas, revestidas com materiais de fácil manutenção. Boa parte delas pode ser integrada conforme a necessidade. Os berçários possuem acesso direto ao exterior, ao solário com área verde, separado da recreação das crianças maiores. Projeto e execução em parceria com o arquiteto Leonardo Spada.


ai160460866930_SALA DE ARQUITETOS.pdf 1 05/11/2020 17:37:50

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K


ASSOCIADOS

Adriane Cesa Adriane Karkow Akemi Wypyszynski Inamoto Alessandra Webber Mosna Alexandre Pinheiro Machado Ana Carolina Stasi Carraro Ana Paula Kerpen Andre José Rigoni Andréia Benini Andreia Biazus Rossato Andressa Barroso Barbara Fernandes Dall´Alba Bianca Mattana Agustini Bianca Polidoro Franco Bruna Serafini Rossi Camila Sirtori Candice Ruwer Vidor Carla Curra Carla Michele Zignani Carolina Tonet Napoli Caroline Formentini Catia Giachelim Celina Galiotto Furlan Cesar Sehbe Golin Christiane Guarese Clarissa Zanatta Cristiane Pinto Daiana Balestro Daniel Vergani Pontalti Daniela Endres Copetti Daniela Motterle Debora Nunes Mensch Deisy Mabrini Rigotto Ênio Stumpf Érika Bortolini Felipe Gargioni Azevedo Fernanda Bertolucci Rossi Flávia Torres Mattana Flávia Junges

(54) 99966.9967 (54) 99979.2912 (54) 3028.8347 (54) 3212.2213 (54) 3223.5498 (54) 3025.6167 (54) 99129.8768 (54) 3228.5405 (54) 3261.2710 (54) 3771.0080 (54) 99177.8367 (54) 99966.1888 (54) 99941.4303 (54) 99942.9142 (54) 99640.7044 (54) 99142.6321 (54) 99609.6528 (54) 99144.9262 (54) 99189.9719 (54) 98151.9537 (54) 99163.4306 (54) 99974.4429 (54) 99112.2119 (54) 99121.1929 (54) 99198.6866 (54) 99140.4828 (54) 98122.5902 (54) 99181.5436 (54) 99932.1869 (54) 99626.6864 (54) 99929.0212 (54) 99971.4165 (54) 99979.4379 (54) 99993.4783 (54) 3028.0802 (54) 98111.9304 (54) 3039.3660 (54) 98142.0007 (54) 98125.9092

Gabriela Angonese Gabriela Lampert Gabriela Meletti Gabriela Tondin Gisele Vicenzi Grasiele Forini Jaqueline Crocoli Jordana Carra Leticia Reginato Athayde Lisiane Caberlon Santini Luci Vanni Luciane Borsoi Manoela Rossarola Corso Manuela Tremea Bof Marcele Muraro Mariela Romano Mariana Marchioro Marina Pergher Max Leonardo Manoel Mirela Ampezzan Miriam Talma Geremia Morgana Formolo Patricia Costa Palavro Patrícia Mattei Adami Patrícia Ruzzarin Priscila Susin Guerra Rafael Sartori Rafaela Ruaro de Meneghi Renata Mosena Roberta Fanton Saymon Rech Dall ´Alba Silvana Spode Garcez Simone Rodrigues Martini Suelen Miglioranza Tatiana Biffi Vanessa Fetter Lauffer Reiriz Vanessa Guerra Viviane Gaio Manzato

WWW.SALADEARQUITETOS.COM.BR

(54) 99953.0727 (54) 99147.1879 (54) 99922.5628 (54) 99971.0085 (54) 99195.3285 (54) 99978.7792 (54) 99965.0252 (54) 99148.8488 (54) 99129.9596 (54) 99998.8378 (54) 99974.0665 (54) 98103.4941 (54) 3027.2393 (54) 99932.0580 (54) 3223.0142 (54) 99601.8880 (54) 99178.7342 (54) 99993.4739 (54) 99977.7435 (54) 99673.6961 (54) 3536.0858 (54) 99981.2099 (54) 99969.3349 (54) 98114.1314 (54) 98124.6629 (54) 99977.7789 (54) 99626.9305 (54) 99972.9274 (54) 99971.0485 (54) 98111.5575 (54) 99163.7940 (54) 99997.1992 (54) 99927.2434 (54) 99154.5029 (54) 3228.5405 (54) 98408.4004 (54) 3035.2002 (54) 99957.6850


Tranquilidade e frescor para os ambientes

Revestimentos | Louças e metais Rua Vereador Mario Pezzi, 429 54 3028.0208 | Caxias do Sul RS @instacasaserra

Av. das HortĂŞnsias, 5525 54 3286.6500 | Gramado RS

casaserraacabamentos www.casaserraacabamentos.com.br


ANUNCIO NOVEMBRO.pdf

1

27/11/2020

8:45 AM

Tecidos Exclusivos

Cortinas e Persianas

PapĂŠis de Parede

Tapetes

Profile for Sala de Arquitetos

Sala de Arquitetos - Edição 44  

Sala de Arquitetos - Edição 44  

Advertisement