Page 1


blue LINK

9/3/10

10:54 AM

Page 1

qlink

www.clubseat.pt


BT81-EDITORIAL

8/25/10

12:11 PM

Page 4

EDITORIAL

A PAIXÃO DAS VIAGENS Trazemos-lhe mais uma vez a nossa edição anual de colecção. Juntamos, assim, num só número os melhores destinos por onde passámos durante o último ano, tanto em Portugal como por esse mundo fora. E estes foram, sem dúvida, doze meses bem preenchidos! Começámos com uma ida a Java, uma das ilhas indonésias menos concorridas, seguindo depois para o Brasil, país com um lugar especial no coração dos portugueses. Os incondicionais de praias desertas e climas tropicais encontram na Jamaica uma combinação de cultura e natureza que vai garantir dias bem preenchidos, mas para quem não viaja até tão longe, um roteiro budget pela Côte d’Azur e uma semana à descoberta de Montenegro são boas alternativas. Este foi também o ano escolhido para uma viagem ao Canadá, mais precisamente à costa leste deste país que não se esgota numa só viagem, e ao qual esperamos regressar em breve. E quando chegou a época de ir à Neve, foi nas montanhas do Colorado que vivemos esta nossa paixão. Por fim, embarcámos numa viagem de sabores à Tailândia ao encontro daquilo que o país tem de mais genuíno e provando tudo – mesmo! – aquilo que fomos encontrando nos mercados de rua. Neste nosso cantinho à beira-mar plantado vivemos um ano de contrastes entre o vanguardismo cosmopolita do Porto e do Funchal, o romantismo da Golegã e Sintra, a paisagem selvagem da serra de Sicó e de Portalegre, e o design na praia em Tróia e Sagres... Sempre que quiser planear as suas próximas férias, tem nas mãos óptimas sugestões que pode facilmente consultar. Até lá, desejamos-lhe boas leituras e ainda melhores viagens! A

4

B L U E

T R A V E L

R E D A C Ç Ã O


Document1

8/25/10

3:53 PM

Page 1


BT81-SUMÁRIO

JAVA

8/25/10

3:37 PM

Page 6


BT81-SUMÁRIO

8/25/10

3:37 PM

Page 7

BLUE TRAVEL N.º 81

SUMÁRIO

Pág.

14

PORTUGAL NORTE PORTO, FREIXO

PALACE

HOTEL

18

CENTRO COIMBRA, VILLA PEDRA GOLEGÃ, HOTEL LUSITANO SINTRA, PALACIO DE SETEAIS PORTALEGRE, QUINTA DO BARRIEIRO

Pág.

34

S P T S A

Pág.

50

ILHAS MADEIRA,

Pág.

UL EDROGÃO, HERDADE DO SOBROSO ROIA, TROIA DESIGN HOTEL AGRES, MEMMO BALEEIRA HOTEL LBUFEIRA, VILALARA THALASSA RESORT

FUNCHAL,

THE

VINE

MUNDO AMÉRICAS BRASIL, PRAIA DO ROSA BRASIL, JERICOACOARA JAMAICA CANADA, TORONTO CANADA, QUEBEQUE

Pág.

58

Pág.

78

EUA COLORADO

Pág.

82

ÁSIA INDONÉSIA, TAILÂNDIA

Pág.

90

EUROPA FRANÇA, CÔTE MONTENEGRO

JAVA

D’AZUR

B L U E

T R A V E L

7


8/25/10

ES TÁ O A FUT CO U M RO EÇ AR …

ANUNCIO ONLINE

4:35 PM

Page 1

www.blue.com.pt

O ESPÍRITO BLUE NA REDE!

PARTILHE COM OS SEUS DIVULGUE POR TODOS!

Navegue facilmente nos sites que aparecem nas suas reportagens Blue e usufrua ao máximo as coisas boas da vida. Explore as marcas, momentos, sensações, hotéis e restaurantes que mês a mês tanto desafiam a sonhar...

SINTA ESTE ESPÍRITO… TODOS OS DIAS!


blue LINK

9/3/10

11:00 AM

Page 1

qlink

www.fluxograma.com


BT81-COLABORADORES

8/20/10

12:18 PM

Page 10

A BLUE ESTEVE LÁ

ANTÓNIO GAMITO

JOÃO GRAMA

FOTÓGRAFO, FRANÇA CÔTE D’AZUR – BT 67

FOTÓGRAFO E JORNALISTA

Tinha uma ideia feita, há tantos anos, de que os habitantes da Côte d´Azur eram snobs e antipáticos. Nada mais errado – encontrei pessoas muito simpáticas e afáveis. Adorei a velha Antibes, que é do maior charme, principalmente ao fim da tarde, depois do Sol se pôr e quando ainda, lá longe, se conseguem ver as montanhas carregadas de neve. Antibes oferece uma imagem única a quem a visita, mas também fiquei com muito boa impressão de Cannes e Nice, que é uma cidade grande mas que não deixa de ter todo o encanto de uma cidade mediterrânica.

MARCOS SOBRAL FOTÓGRAFO, CANADÁ

O nosso “ponta de lança” durante a primeira metade do ano levou-nos a conhecer destinos menos “batidos” na Ásia, Brasil e na Europa. Em Java, rendeu-se à simpatia de um povo e à beleza de uma ilha ainda a salvo do turismo de massas; na Praia do Rosa deixou-se contagiar pelo ambiente descontraído que aqui se vive; de Jericoacoara traz na memória os passeios de buggy naquelas dunas intermináveis; e no Montenegro, descobriu um país com muitas surpresas para desvendar durante umas férias junto ao Adriático, entre paisagens “Kodak”, excelente comida e gente afável.

NUNO MIGUEL DIAS JORNALISTA E FOTÓGRAFO

TORONTO E QUEBEQUE – BT 72 E 73

Encontrei em Toronto uma cidade de dualidades – cosmopolita embora simples, civilizada embora divertida, frenética embora acolhedora, cheia de lugares trendy, cafés fashion e onde se vai de bicicleta... para a discoteca! O Quebeque é como uma viagem ao Sul de França no Norte do continente americano, e tudo impecavelmente limpo, bem decorado, e com extremo bom gosto. Alguns dias depois o extremo oposto, Montreal. Fez-me lembrar Barcelona. Uma cidade de artistas, muito underground, boémia e irreverente, onde se pode andar de bicicleta num... circuito mundial de Fórmula 1!

10

B L U E

T R A V E L

Sempre que se fala na Jamaica vêm de imediato à memória inúmeros clichés (os rastas, o reggae e a marijuana), que nos levam, muitas vezes de forma irreflectida, a pensar que a conhecemos. Pois não há nada como expectativas criadas para poderem serem excedidas. E, no caso jamaicano, essa é uma certeza. Do outro lado do mundo a Tailândia é o destino de sonho para quem, como eu, gosta de comer bem. Só não esperava presentear as minhas papilas com um pitéu de baratas em calda de erva limeira. Uma viagem de sabores (exóticos), que acabei a assobiar junto a ponte sobre o rio Kwai.


12:18 PM

Page 11

U

M A

F O R

M A

do espírito blue em tudo aquilo que lhe contamos.

B L U E

I F E R E N

sentir na pele e na alma o prazer intenso da viagem. Depois, vem a partilha e a concretização

D

“Viver cada destino intensamente, ir além do óbvio, absorver como esponjas cada instante,

Estivemos lá!”

T

R V I A J A

PATRÍCIA REIS

JORNALISTA, PORTUGAL

VIAJANTE BLUE, EUA; COLORADO – BT 74

Verdadeiros diários é o que nos traz a Patrícia de cada reportagem por este país fora. Chega, observa, conversa, sente, regista e, quando regressa... escreve, escreve, escreve. Gostamos, os retratados adoram – é fidedigna!, "foi mesmo assim que aconteceu", dizem –, os leitores seguem-lhe os passos e aguardam-lhe as palavras destes fins-de-semana blue para partirem à descoberta: "Prove as lapas no Funchal, respire o ar puro na Herdade do Sobroso, descanse os olhos nas águas do Alqueva, não perca o passeio de charrete na Golegã, viva momentos românticos num piquenique a dois no Alentejo, faça uma massagem relaxante no Tróia Design Hotel...", entre muitas outras dicas que lhe deixa todos os meses pelas páginas da Travel.

RICARDO POLÓNIO FOTÓGRAFO, PORTUGAL

Capta as mais belas paisagens do nosso Portugal. Mês após mês traz-nos pormenores cheios de cor, detalhes cativantes que nos escapariam no meio de um qualquer passeio, uma visão só dele, habituada a observar com atenção tudo e mais alguma coisa para que nada falte ao leitor. Da excentricidade das lojas de design do Porto à elegância dos cavalos da Golegã, do romantismo de Sintra fotografado do alto de um helicóptero à observação de golfinhos a bordo de um catamaran, dos caminhos pedestres da Costa Vicentina aos da serra de Sicó, o Ricardo parte sempre com vinte quilos de máquinas e tripés às costas mas regressa de cada vez com uma tonelada de momentos blue registados pelo seu olhar.

E

PATRÍCIA CABRAL

D

8/20/10

E

BT81-COLABORADORES

Esta foi daquelas viagens que me saiu do pêlo… Foi um ano a preparar a viagem e meio ano a fazer trabalho extra. Juntei pacientemente todos os cêntimos para concretizar este meu sonho. Valeu o esforço! O Colorado é deslumbrante! A neve é fora de série e viajar com este grupo foi e será sempre uma experiência única. Para os amantes da modalidade aconselho vivamente. Os mais cépticos e defensores garridos da “neve europeia” que tanto opinavam, vieram deslumbrados… e certamente querem repetir. Eu vou repetir. As saudades já são muitas…

ROSÁRIO SÁ COUTINHO EDITORA

A nossa ida à Côte d’Azur foi uma autêntica revelação. Durante os dias que lá passamos, quebraram-se todos os preconceitos acerca deste sul de França chic e cheio de glamour, e trouxemos-lhe um roteiro budget para umas férias bem preenchidas em família ou com amigos. O mito do francês arrogante também caiu por terra e fomos recebidos com muita simpatia. Decididamente, um sitio a repetir. Já o Canadá surpreendeu-me pela dimensão humana da cidade de Toronto, o charme inigualável da cidade do Quebeque, e a movida urbana de Montreal, onde se houve falar português em cada esquina.

B L U E

T R A V E L

11


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

11:21 AM

Page 12


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

11:21 AM

Page 13

PORTUGAL O país arrebata-nos a cada ano. As pessoas surpreendem-nos com as suas iniciativas, porque não desistem, apostam nas tradições, renovam, persistem e insistem em preservar, sustentar, proteger. Cada lugar, rio, serra, planície, região, província, nas ilhas ou em terras do continente, merece visita, cada um pede para voltarmos sempre. Este ano passámos pelos que seguem nas próximas páginas... Apaixonámo-nos, despedimo-nos, criticámos, regressámos, fizemos amizades. E os nossos leitores também. Por isso mostramos nesta edição de coleccionador esses destinos que nos marcaram a alma. NORTE PORTO CENTRO COIMBRA GOLEGÃ SINTRA PORTALEGRE S P T S A

UL EDROGÃO ROIA AGRES LBUFEIRA

ILHAS MADEIRA,

FUNCHAL

B L U E

T R A V E L

13


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:00 PM

Page 14

PORTUGAL

P O R T O

FREIXO PALACE HOTEL BLUE TRAVEL N.º 74 | DEZEMBRO 2009

Nesta viagem entre passado e presente deixamos-lhe as nossas escolhas na cidade do Porto, que incluem desde os novos restaurantes aos incontornáveis de sempre, a visita às caves do vinho do Porto, as melhores lojas de design alternativo para shopping, os cafés/bares de charme e uma das coqueluches das Pousadas de Portugal, o Freixo Palace Hotel. Numa escapadela de fim-de-semana, descubra o melhor de uma cidade que em nada fica atrás das principais capitais europeias. A verdadeira essência da Invicta sente-se nas ruas, à mesa das esplanadas, no acolhimento das pessoas e no espírito empreendedor com que se entregam às coisas. São projectos como a Casa da Música e Serralves, os grandes ateliers de arquitectura, novos criadores que ditam tendências... Passado e presente, história e contemporaneidade, cultura e tradição num destino na vanguarda, onde as coisas realmente acontecem.

PORTO CÁLEM

FREIXO PALACE HOTEL Estrada Nacional, 108 Porto Tel.: 225.311.000 www.pousadas.pt

3C CAFÉ CLUBE

5 PASSOS A DAR . Passear sem rumo à beira-rio e alugar um barco, com tripulação, para navegar no rio Douro . Visitar as caves de vinho do Porto . Beber um chá nos cafés tradicionais . Ir às compras nas lojas de design . Jantar nos restaurantes mais in

CAFÉ LUSITANO

14

B L U E

T R A V E L

RESTAURANTE ITAMAE


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:01 PM

Page 15

FREIXO PALACE HOTEL


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:01 PM

Page 16

Tradição e vanguarda Entre o antigo e o moderno, o Porto é uma cidade ecléctica. Aqui sente-se a diversidade das grandes capitais europeias, sendo o Freixo Palace Hotel excelente exemplo desses contrates


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:02 PM

Page 17

FREIXO PALACE HOTEL


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:05 PM

Page 18

PORTUGAL

C O I M B R A

VILLA PEDRA BLUE TRAVEL N.º 73 | NOVEMBRO 2009

Venha até à Beira apanhar ervas aromáticas da horta para preparar saborosas refeições no forno de lenha, fazer doces caseiros com a fruta da época, dormir tranquilas sestas e passear pelos vales circundantes. Com um conceito totalmente ecológico, este turismo de aldeia reúne todas as condições para dias na natureza. Um segredo bem guardado, no coração da serra de Sicó. Extensos olivais, vinhas, campos de cereais, as casas de pedra com eira, entre muitos outros elementos, mostram-nos a influência da cultura mediterrânica nesta zona do país. E foi na Villa Pedra, inspirada na tríade de vilas romanas que dominam esta região, que viemos ao encontro dessas raízes históricas, num ambiente campestre. Descobrimos os bons produtos locais, a beleza da paisagem, aldeias esquecidas no tempo e projectos inovadores como o espaço museológico na Villa Romana do Rabaçal.

VILLA PEDRA Rua do Rechio e Seladas Cotas, Coimbra Tel.: 917.216.470 www.villapedra.com

3 PASSEIOS A FAZER . Vale das Buracas: integrado na serra de Jeneanes, em Casmilo, vale pelo passeio a pé ou de jipe. No percurso pode ver as escavações feitas nas rochas da era pré-glaciária

VALE DAS BURACAS, NA SERRA DE JENEANES

. Villa Romana do Rabaçal: visitas de meia hora a um local onde povos antigos deixaram vestígios de outros tempos . Passeios pedestres na serra de Sicó: entre outros, a empresa SicóAventura (www.sicoaventura.com) organiza passeios de duas horas com almoço

DOM SESNANDO

18

B L U E

T R A V E L

VILLA ROMANA DO RABAÇAL


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

12:47 PM

Page 19

VILLA PEDRA


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:09 PM

Page 20


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:09 PM

Page 21

Tempo de contemplação Depois de um petisco de amigos à lareira exterior, reserve lugar na chill out bed, um dos musts de Villa Pedra, situada num dos pontos mais altos da propriedade, a tomar chá e a namorar a vista que se estende sobre a serra de Sicó... B L U E

T R A V E L

21


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:10 PM

Page 22

PORTUGAL

G O L E G Ã

HOTEL LUSITANO BLUE TRAVEL N.º 68 | MAIO 2009

Para lá da Feira da Golegã, que todos os anos coloca esta vila histórica em destaque no mapa de Portugal, fomos explorar uma região fértil em agricultura, lezírias a perder de vista, quintas de famílias brasonadas, cavalos Puro Sangue Lusitano e uma reserva natural com 816 hectares. Foi no Hotel Lusitano que encontrámos um refúgio de charme, onde nos sentimos em casa, e que nos deu a conhecer o melhor da capital do cavalo em passeios de charrete, restaurantes típicos e provas de vinhos. Um regresso há muito aguardado ao coração do Ribatejo para um fim-de-semana com sabor campestre. Assim que entramos na Golegã esquecemos o bulício das grandes cidades, as horas de ponta e a rotina do dia-a-dia. Por estas bandas ouve-se os cascos dos cavalos a percorrer as ruelas e o sino da igreja matriz a dar horas, interrompendo o silêncio que paira no ar.

HOTEL LUSITANO Hotel Lusitano Rua Gil Vicente, 4 Golegã Tel.: 249.979.170 www.hotellusitano.com

COZINHA DO MUNDO

PAUL DO BOQUILOBO

PARA LÁ DA FEIRA DA GOLEGÃ Explore uma região uma reserva natural com mais de 800 hectares. No Hotel Lusitano encontre um refúgio de charme, que dá a conhecer o melhor da capital do cavalo em passeios de charrete, restaurantes típicos e provas de vinhos.

PICADEIRO DA LUSITANUS

22

B L U E

T R A V E L


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:11 PM

Page 23

HOTEL LUSITANO


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

P 24U RBO L SUP A E, H T OR TAE VL EL U L SITANO

2:15 PM

Page 24


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:16 PM

Page 25

QUINTA DA LAGOALVA DE CIMA

PURO SPA, HOTEL LUSITANO

QUINTA DA LAGOALVA DE CIMA

Aromas da terra Os óleos usados nos tratamentos do spa do hotel Lusitano são feitos à base de plantas, cheirando aos campos na Primavera. Também pode descobrir os melhores aromas dos néctares da Quinta da Lagoalva de Cima em provas de vinho organizadas nas visitas à adega.

B L U E

T R A V E L

25


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:16 PM

Page 26

PORTUGAL

S I N T R A

PALÁCIO DE SETEAIS BLUE TRAVEL N.º 69 | JUNHO 2009

Seteais renasceu das cinzas, luminoso e devolvido a todo o seu esplendor depois de um ano de profundas obras de restauro e remodelação. A blue foi espreitar o resultado, e voltámos rendidos. Este é, de facto, um lugar mágico, com a serra de Sintra ao lado para mil e uma actividades, dos piqueniques românticos aos voos de helicóptero. Mal passamos a porta do Palácio de Seteais somos transportados para um mundo à parte, onde reina uma tranquilidade que nos envolve e contagia. Nos salões, onde as pinturas a fresco ganharam nova vida, ouve-se uma suave música clássica que parece emanar das paredes; pelas grandes janelas, os verdes da serra invadem os espaços e prendem o olhar, assim como a vista rasgada da várzea que se estende até ao mar. E lá no alto, imponentes, o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros, recortados no pano de fundo azul do céu.

UMA VEZ NA VIDA . Durma num palácio . Atreva-se a fazer o voo de helicóptero, sobrevoando a serra de Sintra e toda a orla costeira até Cascais . Passeie de charrete . Jante um manjar de reis e rainhas nos salões do hotel

26

B L U E

T R A V E L

TIVOLI PALÁCIO DE SETEAIS Sintra Tel.: 21.923.3200 www.tivolipalacioseteais.com


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

11:28 AM

Page 27


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:22 PM

Page 28

Piquenique na serra Peça para o hotel lhe preparar a cesta cheia de fruta fresca, sumos, sanduíches e bolos, reserve a charrete e parta à descoberta dos cantos escondidos da serra de Sintra.


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:23 PM

Page 29

TIVOLI PALÁCIO DE SETEAIS


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

11:28 AM

Page 30

PORTUGAL

P O R T A L E G R E

QUINTA DO BARRIEIRO BLUE TRAVEL N.º 65 | JANEIRO/FEVEREIRO 2009

Aninhada numa encosta da serra de São Mamede, em pleno Parque Natural, a quinta de José Manuel Coelho e da escultora Maria Leal da Costa promete dias bem preenchidos. A dois, com amigos ou em família, venha fazer passeios na natureza, saborear a boa cozinha regional ou simplesmente pôr a leitura em dia numa casa onde arte e sossego se aliam à hospitalidade. A dois passos de Espanha, para quem quiser aventurar-se para lá da fronteira. Em busca de boas sugestões de fim-de-semana regressámos ao Alto Alentejo, região menos “batida” pelos portugueses do que os habituais destinos de férias. Pena, porque aqui vive-se o melhor que temos para dar. Esta é uma terra de preciosidades, como as tapeçarias de Portalegre, a obra de Maria Leal da Costa, as paisagens de Marvão, os sabores alentejanos e o acolhimento caloroso. Tudo 100% português. E tudo muito bom.

QUINTA DO BARRIEIRO Reveladas, Marvão Tel.: 245.964.308/96.405.4935, www.quintadobarrieiro.com

TOMBA LOBOS

BONS SABORES . Tomba Lobos Pedra Basta Tel.: 245.331.214 www.tombalobos.com . O Tarro Av. Movimento das Forças Armadas Portalegre Tel.: 245.362.327 . Fábrica do Rebuçado de Portalegre Rebuçados de ovo à venda na loja Da Terra Av. do Brasil, 17, Lj 9 Portalegre www.rebucado.com

30

B L U E

T R A V E L

O TARRO

REBUÇADOS DE OVO DE PORTALEGRE


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

11:29 AM

Page 31

OBSERVAÇÃO DE ASTROS, QUINTA DO BARRIEIRO


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

11:29 AM

Page 32

Partilhar bons momentos Em convívio com os amigos ou num passeio em família, descobrir o melhor da região numa quinta onde vai sentir-se em casa...


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

11:30 AM

Page 33

QUINTA DO BARRIEIRO

B L U E

T R A V E L

33


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

11:30 AM

Page 34

PORTUGAL

P E D R Ó G Ã O

HERDADE DO SOBROSO BLUE TRAVEL N.º 70 | JULHO 2009

Neste muito aguardado regresso ao interior alentejano apontamos o GPS à Herdade do Sobroso, em Pedrógão, para uns dias de evasão entre vinhas e planícies a perder de vista. Circundada pela serra do Mendro e, à beira do rio Guadiana, propõe uma experiência exclusiva e uma óptima alternativa aos destinos mais concorridos do Sul do país, nesta altura do ano. Dos passeios de barco com piquenique na barragem do Alqueva aos wine tours e safaris fotográficos na propriedade, deixe-se seduzir pelos aromas e cores do campo. Num ambiente pleno de exotismo descubra o charme marroquino e o melhor da cultura alentejana. Ao todo são 1.600 hectares de propriedade, cinquenta dos quais cultivados com vinha, três barragens e uma reserva de caça. Suficientemente isolado, está apenas a 10km da barragem do Alqueva e em menos de nada estamos em Pedrógão, Vidigueira e Portel.

5 ACTIVIDADES A FAZER NA HERDADE . Safaris fotográficos: bem cedo parte a pick-up rumo à reserva de caça para observar javalis, veados, gamos, muflões, perdizes, lebres, entre outros animais, no seu habitat natural . Canoagem na lagoa com banhos à mistura . Pesca com os amigos . Wine Tours: durante duas horas, incluem um passeio a pé pela vinha, visita à adega, prova e degustação de queijos e enchidos . Tiro ao arco

34

B L U E

T R A V E L

HERDADE DO SOBROSO Pedrógão, Vidigueira Tel.: 284.456.116 www.herdadedosobroso.pt


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

11:31 AM

Page 35

HERDADE DO SOBROSO


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

11:31 AM

Page 36


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

11:31 AM

Page 37

Um oásis no Alentejo Circundada pela serra do Mendro e, à beira do rio Guadiana, uma experiência exclusiva e uma óptima alternativa aos destinos mais concorridos do Sul do país. Dos passeios de barco com piquenique na barragem do Alqueva aos mergulhos na piscina, deixe-se seduzir pelos aromas e cores do campo.

B L U E

T R A V E L

37


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

11:32 AM

Page 38

PORTUGAL

T R Ó I A

TRÓIA DESIGN HOTEL BLUE TRAVEL N.º 72 | OUTUBRO 2009

Prolongue o espírito de Verão e faça uma escapadela de três dias em Tróia. A vinte minutos de barco de Setúbal, com um microclima durante o ano inteiro, é uma óptima sugestão para descansar no Tróia Design Hotel, da Blue&Green, e explorar toda a beleza natural de uma das zonas mais bem preservadas do país. Desde as caminhadas pelo areal que se estende ao longo de 60km até Sines, aos passeios de barco para ver a única colónia de golfinhos residente na Península Ibérica, às aulas de kite surf, aos percursos de bicicleta na ciclovia e safaris de jipe nos arrozais da Comporta para observação de aves, descubra o lado mais selvagem desta península, onde o oceano Atlântico e o rio Sado se fundem. A somar, o verdejante Parque Natural da Serra da Arrábida que faz deste local um reduto natural de rara beleza. Uma combinação única entre mar e natureza para explorar o quanto antes.

TRÓIA DESIGN HOTEL Península de Tróia Tel.: 265.498.000 www.troiadesignhotel.com

A FAMOSA SANDÁLIA DE JOANA VASCONCELOS NO LOBBY DO HOTEL

DESIGN À BEIRA DE ÁGUA Um ambiente sofisticado e decoração de estilo minimalista é o cenário que o espera no primeiro resort de cinco estrelas da marca Blue&Green, na península de Tróia. Com acesso directo à praia, através de uma passadeira de madeira, permite o contacto permanente com o parque natural envolvente. No Tróia Design Hotel aproveite as duas piscinas, uma delas para crianças, três restaurantes, bar-lounge e um spa com 12 salas de tratamento.

SPA B&G, DO TRÓIA DESIGN HOTEL

38

B L U E

T R A V E L

MUSEU DO ARROZ


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

11:33 AM

Page 39

MARINA DO TRÓIA RESORT, COM O TRÓIA DESIGN HOTEL AO FUNDO


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

11:33 AM

Page 40

P O ReTmuito U G A L mar Sol No Comporta Café aproveita-se o dia do nascer ao pôr do Sol. Festas, beautiful people e música chill-out transportam-nos para a atmosfera vibrante de Ibiza. Enquanto a empresa Vertigem Azul nos leva observar golfinhos no rio Sado...

40

B L U E

T R A V E L


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

11:33 AM

Page 41


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:26 PM

Page 42

PORTUGAL

S A G R E S

MEMMO BALEEIRA HOTEL BLUE TRAVEL N.º 67 | ABRIL 2009

Rumámos a sul com destino à vila de Sagres, para explorar o lado mais genuíno do Parque Natural da Costa Vicentina. Uma combinação harmoniosa entre natureza e mar que nos levou a descobrir um Algarve fora dos circuitos turísticos habituais. Dentro de portas descontraímos com massagens relaxantes e fizemos workshops de chocolate e sushi. Ao ar livre, percorremos praias desertas apenas acessíveis de jipe, conhecemos os melhores spots de mergulho e surf, passeámos a cavalo e de bicicleta, entre muitas outras experiências que fazem deste destino um lugar de culto. A promessa de um dia ficarmos no Memmo Baleeira foi finalmente cumprida. Com uma vista fantástica para o porto da Baleeira, construído nos séculos XIII-XIV, e a praia do Martinhal – a preferida dos windsurfers por causa das fortes rajadas de norte –, é sem dúvida um dos cartões postais desta localidade piscatória.

O ESPÍRITO DE UMA VILA À BEIRA-MAR Ao longo de três dias guardámos os bons momentos partilhados com um grupo de pessoas que nos deu a conhecer o melhor de Sagres em: . Workshops de chocolate . Aulas de surf . Restaurantes étnicos . Compras com estilo . Massagens para descontrair

NAMASTÊ

42

B L U E

T R A V E L

MEMMO BALEEIRA HOTEL Sítio da Baleeira, Vila de Sagres Tel.: 282.624.212 www.memmohotels.com


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:26 PM

Page 43

MEMMO BALEEIRA HOTEL


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:27 PM

Page 44

Jantar de memórias Rodrigo, Cristina, Susana, Miguel e Rita formam o grupo de amigos que se reuniu à mesa do restaurante do hotel para um jantar descontraído. Todos eles deixaram a vida agitada de Lisboa para se estabelecerem em Sagres.

44

B L U E

T R A V E L


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:28 PM

Page 45


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:34 PM

Page 46

PORTUGAL

A L B U F E I R A

VILALARA THALASSA RESORT BLUE TRAVEL N.º 71 | AGOSTO/SETEMBRO 2009

Numa altura em que todos os caminhos vão dar ao Sul do país, fomos espreitar a nova cara do Vilalara Thalassa Resort, em Alporchinhos. Depois das obras de remodelação, adaptou-se às tendências da modernidade criando um ambiente mais intimista e uma decoração integrada no meio ambiente que imprimem outro fôlego a um dos spots mais exclusivos do Algarve. Desde as aulas de Tai-chi Chuan na praia às massagens na tenda com vista para o mar, das curas no centro de talassoterapia às refeições dietéticas entregue-se aos prazeres do corpo e da mente em absoluta privacidade. Dois ou três dias aqui é o bastante para sentir toda a tranquilidade deste retiro natural, perfeito para se encher de boas energias. Onde tem a vantagem de estar isolado, com muitos espaços verdes para descansar, piscinas pouco expostas e recantos para fazer uma sesta ou pôr a leitura em dia.

5 EXPERIÊNCIAS A TER . Noites de música ao vivo no terraço do B&G . Percursos botânicos nos jardins da propriedade para um contacto com a fauna e flora locais . Yoga do riso . Tai-chi chuan na praia ou no jardim . Iniciação à dança oriental

46

B L U E

T R A V E L

VILALARA THALASSA RESORT Praia das Gaivotas, Alporchinhos Tel.: 282.320.189 www.vilalararesort.com


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:35 PM

Page 47


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:35 PM

Page 48

Descontrair é a máxima deste spot exclusivo O Vilalara propõe vários programas de bem-estar: no spa, na praia ou nos jardins botânicos descubra um conceito de férias diferente...

48

B L U E

T R A V E L


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:36 PM

Page 49

B L U E

T R A V E L

49


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:41 PM

Page 50

PORTUGAL

F U N C H A L

THE VINE BLUE TRAVEL N.º 66 | MARÇO 2009

Nini Andrade Silva, a enfant terrible do design de interiores nacional e internacional, funchalense de gema, foi a nossa anfitriã nesta escapadela ao Funchal. Pelas suas mãos fizemos um roteiro trendy que nos dá a conhecer o lado mais sofisticado da ilha. Do primeiro hotel de design no centro histórico, aos restaurantes gourmet, lojas personalizadas e galerias de arte, conhecemos quem está por detrás de cada projecto que traz uma nova dinâmica à Madeira. O nosso destino foi o The Vine, a dez minutos do centro histórico e com vista para a imponente Sé. À nossa espera estava Nini, que assinou a decoração deste hotel e que nos guiou com sugestões de compras em lojas de estilistas, passeios de helicóptero, refeições requintadas ou regionais... Enfim, dias vividos intensamente, dos quais guardámos bons momentos passados com pessoas que nos receberam como amigos.

THE VINE Rua das Aranhas, 27A Funchal, Madeira Tel.: 291.009.000 www.hotelthevine.com

ARMAZÉM DO SAL

ROTEIRO SOFISTICADO Das lojas de design aos espaços gourmet ou galerias de arte descobrimos com quem sabe o melhor do shopping funchalense. E ainda provámos os melhores sabores da Madeira em restaurantes da moda.

50

B L U E

T R A V E L

GAVIÃO NOVO


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:42 PM

Page 51

THE VINE


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:42 PM

Page 52


BT81-BEST OF–PORTUGAL

8/25/10

2:43 PM

Page 53

No hotel The Vine... ... espera-o uma experiência diferente. Seja num jantar gourmet no restaurante Uva, a fazer um tratamento de vinoterapia no spa ou a mergulhar num jacuzzi com vista panorâmica sobre a cidade.


Seja responsável. Beba com moderação.


blue LINK

9/3/10

11:15 AM

Page 1

qlink

www.sograpevinhos.eu


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

JAVA, AMANJIWO RESORT

10:21 AM

Page 56


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:21 AM

Page 57

MUNDO Dos cantinhos mais charmosos da velha Europa, aos países exóticos do continente asiático, passando pela melhor neve do Colorado e por um país como o Canadá, com tanto para oferecer aos viajantes, corremos mundo em busca de sítios a não perder. Seja para umas férias grandes, ou apenas para uma curta escapadela aqui mais perto de casa, as nossas sugestões passam sempre por encontrar os hotéis, restaurante, passeios e outras actividades fora dos circuitos turísticos, mesmo nos destinos mais concorridos. Partir à descoberta, umas vezes sem rumo, outras seguindo dicas de amigos e insiders, é um dos grandes prazeres de viajar. E se houve ocasiões em que as nossas expectativas ficaram defraudadas – dessas não reza a história da blue –, outras houve em que fomos agradavelmente surpreendidos. Como esperamos que o leitor também seja, sempre que viajar com este espírito! AMÉRICAS BRASIL, PRAIA DO ROSA BRASIL, JERICOACOARA JAMAICA CANADÁ, TORONTO CANADÁ, QUÉBEC EUA, COLORADO ÁSIA INDONÉSIA, TAILÂNDIA

JAVA

EUROPA FRANÇA, COTE MONTENEGRO

D’AZUR

B L U E

T R A V E L

57


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:22 AM

Page 58

MUNDO

B R A S I L

PRAIA DO ROSA BLUE TRAVEL N.º 66 | MARÇO 2009

Com o sucesso de Florianópolis (blue Travel N.º 23), a galera local não teve outro jeito senão fazer as malas e debandar para esse Sul ainda inexplorado. A blue seguiu no encalço da turma mais elegante do Brasil para apresentar a história e as personagens que fazem da praia do Rosa a última “tentação” brasileira. Com dois quilómetros de praia selvagem em formato de baía perfeita – considerada uma das bonitas do mundo – ombreada por dois morros magnificamente vestidos de mata Atlântica e enquadrada por um mar azul, a Praia do Rosa é destino de eleição para umas férias merecidas. Os dias aqui vivem-se ao ritmos das ondas do mar e das vontades de cada um, entre o sossego das pousadas de charme, o surf, os passeios e os jantares à beira-mar. Se vier entre Junho e final de Novembro, será brindado com a visão das baleias francas a passar ao largo.

ONDE DORMIR

. Hospedaria Ponta da Piteira Estrada Geral da Ibiraquera, Imbituba Tel.: +55.48.3356.0232/8843.8117/8843.7276 www.pontadapiteira.com.br

. Pousada Caminho do Rei Caminho do Alto do Morro, Imbituba Tel.: +55.48.3355.6062 www.caminhodorei.com.br

. Pousada Solar Mirador Estrada Geral da Praia do Rosa, Imbituba Tel.: +55.48.3355.6144 www.solarmirador.com.br

O MELHOR DO ROSA Surf, kite surf, passeios a cavalo na praia, restaurantes de charme e a simpatia do acolhimento que nos fez sentir entre amigos. Na página ao lado, a varanda de um dos quartos da Pousada Solar Mirador, com vista directa para a praia

RESTAURANTE DA FAZENDA

58

B L U E

T R A V E L

VISTA DA PONTA DA PITEIRA


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:24 AM

Page 59

POUSADA SOLAR MIRADOR


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:24 AM

Page 60

Ao cair da tarde, depois de um dia de praia ou dos passeios na região, as esplanadas dos restaurantes convidam a saborear uma caipirinha enquanto espera pelo jantar. O Lua Marinha (nesta página) e o Lola (página ao lado) são dois nomes a ter em conta.


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:25 AM

Page 61


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:27 AM

Page 62

MUNDO

B R A S I L

JERICOACOARA BLUE TRAVEL N.º 68 | MAIO 2009

Embora não seja propriamente um segredo, as praias e dunas de Jericoacoara estão longe de ser um destino “batido” pelos portugueses. A seis horas de carro de Fortaleza, a rusticidade de Jeri rima com descanso de vida e zero preocupações. Nada se passa naquelas quatro ruelas de terra resguardadas por campos e dunas, palmeirais e mais de vinte quilómetros da mais pura e brilhante areia. Tudo parece fazer ressalvar o poder da natureza, como se nada do que acontece no mundo pudesse atingir esta longínqua vila. A beleza das paisagens em redor da vila ditaram a criação do Parque Nacional de Jericoacoara, numa vasta área que pode explorar em divertidos passeios de buggy, moto ou quad. “Jeri” é paraíso de praticantes de kite-surf e windsurf, mas também se pode aventurar numa descida de sandboard nas dunas. Ou, simplesmente, não fazer absolutamente nada...

ONDE DORMIR

. Pousada Vila Kalango Rua das Dunas, 30 Tel. + 55 88 3669 2289 www.vilakalango.com.br

. Mosquito Blue Rua Ismael, s/n Tel. +55.88.3669.2203 www.mosquitoblue.com.br

UM BRASIL GENUÍNO Aproveite a estadia para conhecer o artesanto indígena dos estados de Pará, Piaui e Maranhão, e contrate um guia local para o levar de barco em busca dos cavalos-marinhos

POUSADA VILA KALANGO

MOSQUITO BLUE

62

B L U E

T R A V E L


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:28 AM

Page 63

POUSADA VILA KALANGO


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:28 AM

Page 64


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:29 AM

Page 65

Vidas simples, é o q ue continuam a fazer os habitantes da pequena comunidade de pescadores, apesar da afluência de visitantes de todo o Mundo. E é também o que faz quem escolhe Jeri para umas férias na maior descontracção.

B L U E

T R A V E L

65


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:30 AM

Page 66

MUNDO

C A R A Í B A S

JAMAICA BLUE TRAVEL N.º 70 | JULHO 2009

É, há muitos anos, um concorrido destino que, em alguns locais, uma exploração turística demasiado invasiva, descaracterizou. Foi essa a urgência que levou alguns apaixonados pela Jamaica a criar alternativas que são, ainda, desconhecidas das grandes operadoras – varandas rodeadas de selva impenetrável sobre praias inacreditáveis, verdadeiros hot spots de e para quem ama a viagem como ela deveria ser. A terra do reggae tem hoje hotéis de luxo (como o mítico Goldeneye onde Ian Fleming escreveu os livros de James Bond) onde o viajante se pode refugiar do mundo, pequenas praias escondidas, passeios imperdíveis pela selva tropical, e um povo hospitaleiro que vai rechear esta viagem com momentos inesquecíveis. Não deixe de saborear um Blue Mountain Coffee acabado de fazer, e de descer o Great River em jangadas de bambu, uma aventura que vai deixar boas memórias.

ONDE DORMIR

. Geejam

Port Antonio, Portland Tel.: +1.876.993.7000 www.geejam.com

. Goldeneye Oracabessa, St. Mary Tel.: +1.876.975.3354 www.goldeneyedevelopment.com

. Mockingbird Hill Port Antonio, Portland Tel.: +1.876.7134 www.hotelmockingbirdhill.com

MOUNTAIN VALLEY RAFTING

HOTEL GEEJAM

UMA ALEGRIA CONTAGIANTE É o que nos transmitem os habitantes desta ilha caribenha, a maioria com níveis de vida muito abaixo da nossa. São eles que marcam esta viagem e nos fazem reordenar prioridades...

SAN SAN BEACH

66

B L U E

T R A V E L


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:31 AM

Page 67


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:31 AM

Page 68

Entre a selva e o mar. Desde a experiência de rafting em jangadas a sério, passando pela descoberta dos coloridos mercados de rua, ou simplesmente estendidos numa praia, esta é uma ilha com muito para oferecer. Ao sabor de um Blue Mountain Coffee, e ao ritmo do reggae.

68

B L U E

T R A V E L


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:32 AM

Page 69

GOBLIN HILL VILLAS

B L U E

T R A V E L

69


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:33 AM

Page 70

MUNDO

C A N A D Á

TORONTO BLUE TRAVEL N.º 72 | OUTUBRO 2009

Um país como o Canadá, cem vezes maior que Portugal, não se esgota numa só viagem. Desde os territórios selvagens do Norte, onde os inuit mantém intactas as suas tradições e os mounties ainda montam guarda, à incomparável beleza natural da costa ocidental, cada regresso vai dar-lhe a conhecer uma faceta bem diferente, e muito autêntica, com experiências à medida de todos os viajantes. Desta vez optámos pela costa leste e pelo charme e a movida de Toronto, a maior cidade canadiana junto às margens do lago Ontário. Longe de ser uma grande metrópole, daquelas onde as pessoas se sentem esmagadas pelo peso da construção, perdidas num emaranhado pesado e impessoal de betão e trânsito, Toronto revela-se uma cidade à medida dos seus habitantes, com vida de bairro e zonas agradáveis que se descobrem bem a pé.

ONDE DORMIR Sheraton Centre Hotel Sheraton Centre Hotel 123, Queen St. West Tel.: +1.416.361.1000 www.sheratontoronto.com

À ESCALA HUMANA QUEEN’S PARK

70

B L U E

T R A V E L

É durante um passeio a pé pelas ruas de Toronto que melhor se sente a energia própria desta cidade. Apesar de grande, é a vida de bairro, entre a mercearia local, os jardins e as bicicletas por todo o lado, que mais nos surpreendeu


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:34 AM

Page 71

CITY HALL


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:34 AM

Page 72

O arrojo arquitectónico de Toronto é visível em cada esquina de downtown. A subida à CN Tower, com mais de 550m de altura, é imperdível, mas não é a única visita obrigatória.


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:35 AM

Page 73

IMAGENS DE MARCA Em cima, o edifício do Royal Ontario Museum, projectado por Daniel Libeskind num guardanapo de papel durante um jantar de família. Além dos edifícios marcantes de downtown, Toronto é uma cidade onde a arte se vê espalhada nos espaços públicos, acessível aos seus habitantes


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:36 AM

Page 74

MUNDO

C A N A D Á

QUEBEQUE BLUE TRAVEL N.º 73 | NOVEMBRO 2009

A apenas uma hora de avião de Toronto, Québec City merece uma visita demorada. Esta pequena cidade plena de charme, Património Mundial, espraia-se na margem do rio São Lourenço que foi a principal via de penetração dos primeiros colonos europeus no continente da América do Norte. Vestígios desses tempos são visíveis, espalhados um pouco por todo o lado mas principalmente no bairro histórico do Quartier Petit-Champlain. Aproveite para passar uns dias imerso na natureza do Parque Nacional La Jacques-Cartier, e para percorrer a antiga Avenue Royale rumo a norte, até Baie Saint Paul. Dali são mais 540km até à embocadura do São Lourenço, onde, de Junho a Setembro, se avistam orcas, belugas e baleias azuis. Seguimos depois para a movida de Montreal, cidade marcadamente urbana e industrial que recebe importantes eventos culturais ao longo do ano e onde os portugueses marcam uma forte presença. CHÂTEAU DE FRONTENAC

TELEFÉRICO

ONDE DORMIR EM QUÉBEC CITY

. Auberge Saint Antoine 8, Rue St.-Antoine Tel.: +1.418.692.2211 www.saint-antoine.com

. Auberge Place d’Armes 24, Rue St.-Anne Tel.: +1.418.694.9485 www.aubergeplacedarmes.com

EM MONTREAL

. Hotel Opus Montreal 10, Rue Sherbrooke West Tel.: +1.514.931.8841 www.opusmontreal.com

. Hôtel Gault 449, Rue St.-Hélène Tel.: +1.514.904.161 www.hotelgault.com

PATRIMÓNIO MUNDIAL Québec City foi a primeira cidade da América do Norte, fundada em 1608. Com um centro histórico impecavelmente preservado, sentimo-nos aqui como numa qualquer vila do sul de França...

MONTREAL

74

B L U E

T R A V E L

QUARTIER PETIT-CHAMPLAIN


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:37 AM

Page 75


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

11:21 AM

Page 76

Parque Nacional La Jacques-Cartier. Fica a apenas meia hora de QuĂŠbec City e merece bem uma visita. Com trilhos pedestres bem assinalados e a possiblidade de fazer pesca ou canoagem, dormir numa yurt e, com alguma sorte, avistar alces e outros animais da floresta


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

11:21 AM

Page 77

B L U E

T R A V E L

77


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:38 AM

Page 78

MUNDO

E U A

COLORADO BLUE TRAVEL N.º 74 | DEZEMBRO 2009

É certo e sabido que a blue não falha uma ida à neve. Pelo nosso amor à montanha, pelo convívio, pelo espírito de grupo… enfim, por tudo! Desta viagem trouxemos-lhe o testemunho de duas semanas loucamente preenchidas nas terras do Tio Sam, com dias passados a esquiar no famoso powder de Vail, a duas horas de carro de Denver, Beaver Creek e Breckenridge. Para além das pistas – centenas, espalhadas por vários domínio esquiáveis –, foi nas pequenas coisas que o grupo se rendeu… os lenços de papel em todas as cadeiras para assoar o nariz, as bolachinhas com pepitas de chocolate à nossa espera no final das pistas, os sofás com lareiras ao ar livre para nos aquecer, o sorriso natural das pessoas… E as tarde de molho no jacuzzi ao ar livre enquanto saboreamos um copo de Merlot! Mais uma semana branca recheada de bons momentos entre amigos, que deixa saudades.

ONDE DORMIR EM ASPEN

. Molly Gibson Lodge 101 West Main Street Tel.: +1.970.925.3434, www.mollygibson.com 53 quartos com a decoração de chalet de montanha, piscina exterior aquecida, leitores de DVD nos quartos e ligação sem fios à Internet.

EM VAIL

. Lodge at Lionshead 380 E. Lionshead Circle Tel.: +1.970.476.2700, www.lodgeatlionshead.com Alojamento em estúdios ou apartamentos de um, dois, três ou quatro quartos com cozinha, que podem alojar até oito pessoas. Aproveite as piscinas exteriores aquecidas com vista para as montanhas, as saunas, e o acesso grátis à Internet.

EM BRECKENRIDGE

. The Village Hotel

535 South Park Avenue Tel.: +1.970.453.5192, www.breckresorts.com/villagehotel A dois passos da rua principal, tem diferentes tipologias de quartos e foi recentemente remodelado. Acesso wireless à Internet e máquina de café Starbucks contam-se entre os confortos disponíveis nos quartos. Informe-se sobre as promoções.

PURE POWDER Com 317km de pistas, Vail Mountain é o maior domínio esquiável dos Estados Unidos. A qualidade da neve aqui é excepcional

78

B L U E

T R A V E L


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

11:28 AM

Page 79


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:39 AM

Page 80


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:39 AM

Page 81

Bolachas à saída das pistas, sofás ao ar livre e lareiras convidativas são alguns do mimos grátis com que vai poder contar. Os bons momentos entre amigos também estão garantidos.

B L U E

T R A V E L

81


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:41 AM

Page 82

MUNDO

I N D O N É S I A

JAVA BLUE TRAVEL N.º 65 | JANEIRO/FEVEREIRO 2009

Rodeada de floresta intocada, resorts de qualidade internacional, muito exotismo e vulcões que tocam o céu. Assim é a região central de Java, o mais recente destino no firmamento de ilhas indonésias desde a abertura da ligação aérea de Kuala Lumpur e Singapura para Yogyakarta. Depois de Bali e Lombok, a blue voltou a encontrar bons pretextos para voar para longe e confirmar: há mais e boas razões para regressar a um dos países mais notáveis e (ainda) desconhecidos do planeta. O nosso périplo levou-nos até Yogyakarta, considerada o epicentro cultural de Java, um título que lhe advém da actividade artística contemporânea, das mais de 70 universidades e da tradição de séculos conservada pelo sultanato de Yogyakarta. Seguimos depois para Merapi para um trekking no vulcão a quase 3.000m de altitude, passámos uns dias descontraídos no Losari Coffee Plantation Resort & Spa, e acabámos no Amanjiwo, em Borobudur, entre a praia e um safari de elefante entre templos milenares. AMANJIWO

ONDE DORMIR

. Rumah Sleman Private boutique Hotel J1, Purboyo 111, Warak Kidul, Yogyakarta Tel.: +62.274.866.622 www.annapola.com

. Amanjiwo Borobudur, Magelang Tel.: +62.293.788.333 www.amanresorts.com

. Losari Coffee Plantation Resort&Spa Magelang, Losari Tel.: +62.298.596.333 www.losaricoffeeplantation.com

CANGKRINGAN JOGJA VILLAS & SPA

UM DESTINO A DESBRAVAR A ilha de Java só agora começa a figurar nos roteiros de viagens. Aproveite enquanto ainda não não se instalaram os vícios do turismo para viver umas férias mais autênticas

HOTEL WATULAWANG, YOGYAKARTA

82

B L U E

T R A V E L


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

11:31 AM

Page 83

LOSARI COFFEE PLANTATION


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

11:33 AM

Page 84

Os templos milenares de Borobudur são património classificado pela UNESCO. Descubra-os imersos no meio da selva luxuriante durante um passeio a cavalo ou um divertido trekking de elefante.

84

B L U E

T R A V E L


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:42 AM

Page 85

AMANJIWO


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:43 AM

Page 86

T A I L Â N D I A

UMA VIAGEM GOURMET BLUE TRAVEL N.º 75 | JANEIRO/FEVEREIRO 2010

Meio milénio depois de os primeiros portugueses terem chegado ao reino do Sião, voltámos, na companhia de alguns proprietários dos mais conceituados restaurantes thai de Portugal, para provar uma outra Tailândia. Esta foi, pois, uma viagem diferente. Porque para obter os sabores autênticos, é preciso ir muito além dos roteiros mais batidos. De Banguecoque à luxuriante floresta a Ocidente, passando por Ayuthaya, e as margens do rio Kwai, foram, afinal, os prazeres da gula que nos levaram a um paraíso desconhecido. Pelo caminho, tempo para experimentar os mais estranhos petiscos nos mercados de rua da capital, e para conhecer formas de vida tão diferentes da nossa, como no mercado flutuante de Damnoen Saduak.

ONDE DORMIR

. Amari Watergate Hotel 847 Petchburi Road, Banguecoque Tel.: +66.2.653.9000, www.amari.com

. Hintok River Camp @ Hellfire Pass 109 Moo 9 Ban Had Ngew Kanchanaburi Tel.: +66.81.754.3898 www.hintokrivercamp.com

. River Kwai Jungle Rafts Baan Tahsao, Amphur Saiyoke Kanchanaburi Tel.: +66.2.642.5497 www.riverkwaijunglerafts.com

CASCATAS DE SAI YOK NOY

HINTOK RIVER CAMP

AMAZING THAILAND Depois de Banguecoque partimos rumo a norte até Ayuthaya, a antiga capital do reino de Sião. A viagem culminou num ecoresort junto à ponte do Rio Kwai, longe de tudo e de todos

HINTOK RIVER CAMP

86

B L U E

T R A V E L


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:44 AM

Page 87

RIVER KWAI RESOTEL


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:44 AM

Page 88


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:45 AM

Page 89

A riqueza da cultura tailandesa passa também pelas suas antigas tradições, pelos templos budistas e por um artesanato elaborado. Mas é a diversidade de sabores que se provam nas bancas de rua que mais seduz os viajantes


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:46 AM

Page 90

MUNDO

F R A N Ç A

CÔTE D’AZUR BLUE TRAVEL N.º 67 | ABRIL 2009

Dormir por menos de €50, almoçar por €5, visitar as obras de grandes mestres da pintura sem pagar absolutamente nada, deslocar-se por toda a região por apenas €1... Não, não estamos a falar de um qualquer destino desses que fazem roteiros turísticos com tudo incluído. Estou a falar da Riviera francesa, um dos destinos mais charmosos do planeta, onde o glamour se passeia à beira-mar na forma de estrelas de cinema e milionários russos, e a realeza europeia vem passar o Verão desde o século XIX. Surpreso? A blue arregaçou as mangas e descobriu pequenos hotéis de bom gosto, esplanadas convidativas e programas culturais, tudo a preços convidativos, numa incursão que nos levou a Nice e Cannes, passando por Cap d’Antibes e Juan-les-Pins. Uma óptima sugestão para aproveitar fora da época alta, quando tudo está mais tranquilo por aqui.

ONDE DORMIR EM CANNES

. Le Romanesque 10, Rue du Bateguier Tel.: +33.4.9368.0420 www.hotelleromanesque.com Um verdadeiro achado em pleno centro de Cannes, com oito quartos ultra-românticos nos dois pisos do hotel. Nas casas de banho, abertas para o quarto, vai encontrar banheiras de pés ou chuveiros com chão de pedrinhas. Os quartos do 2º piso virados para a rua têm pequenas varandas.

. Hôtel Alnea 20, Rue Jean de Riouffe Tel.: +33.4.9368.7777, www.hotel-alnea.com Gerido por um jovem casal, é o sítio perfeito para vir em família. Todos os quartos tem WC privativo e televisão de ecrã plano. Ao jantar ou a meio da tarde pode trazer um farnel (por exemplo, sushi take away) para comer na sala dos pequenos-almoços. Há chá e café grátis e um honesty bar.

EM CAP D’ANTIBES

. Le Petit Castel

22, Chemin des Sables Tel.: +33.4.9361.5937, www.lepetitcastel.fr Uma antiga casa particular com 16 quartos, decorados com bom gosto pela mulher do proprietário. MARINA DE CANNES

O CHARME DO MEDITERRÂNEO Ao contrário do que se possa pensar, é possível fazer umas férias budget na Côte d’Azur. Com voos low cost e o nosso roteiro nas mão, este é um destino a ter em conta para uma escapadela em qualquer época do ano

MERCADO DE ANTIBES

EM NICE

. Nice Garden Hotel 11, Rue du Congrès Tel.: +33.04.9387.3562 www.nicegardenhotel.com Nove quartos decorados pela proprietária, Marion, num pequeno hotel sossegado perfeito para vir a dois. Escolha o n.º 5, o mais romântico, com uma janela até ao chão para o jardim, ou o n.º 1, que tem saída directa para o jardim.

. Hi Hôtel 3, Av. des Fleurs Tel.: +33.04.9707.2626, www.hi-hotel.net O design arrojado de Matali Crasset, num ambiente jovem dotado das últimas tecnologias e uma filosofia ecológica. Tem diferentes conceitos de quarto à escolha, pelo que vale a pena espreitar o site para escolher o que mais o seduzir.

90

B L U E

T R A V E L


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:47 AM

Page 91

A VELHA NICE


BT81-BEST OF–MUNDO

92

B L U E

8/20/10

T R A V E L

10:47 AM

Page 92


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:48 AM

Page 93

Picasso e Monet deixaram-se encantar por estas paisagens, que atraíram a nata da sociedade desde os meados do século XIX. É fácil perceber porquê...

B L U E

T R A V E L

93


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:49 AM

Page 94

MUNDO

A D R I Á T I C O

MONTENEGRO BLUE TRAVEL N.º 69 | JUNHO 2009

Há poucos anos comemorava-se a sua independência, hoje batem-se palmas ao mesmo ritmo que chega a esta costa capital estrangeiro e cantam-se em coro as potencialidades desse novo reino, Montenegro. Mas de que é feito afinal este destino que muitos acreditam ser a nova potência turística dos Balcãs? A blue fez-se à estrada para descobrir e concluiu: há boas razões para dar um pulo ao Adriático. Se marcar a viagem com alguma antecedência, vai conseguir voos a bom preço e tarifas convidativas nos hotéis. Praia, história, património, gente hospitaleira e uma natureza deslumbrante são os melhores ingredientes para umas férias bem preenchidas. De Kotor a Sveti Stefan, passando por Budva e pelo Parque Natural do Lago Skadar, Montenegro revela-se um destino com muito para oferecer a quem lhe quiser desvendar os segredos mais bem guardados.

ONDE DORMIR

. Palazzo Radomiri Dobrota 220, Kotor Tel.: +382.82.333.172 www.palazzoradomiri.com

. Aman Sveti Stefan Tel.: +382.33.420.000 www.amanresorts.com

LAGO SKADAR

KOTOR

UM SEGREDO REVELADO Um fiorde no sul da Europa, paisagens de cortar a respiração, bons vinhos e gente afável, são algumas das surpresas que vai encontrar numa viagem a Montenegro

LAGO SKADAR

94

B L U E

T R A V E L

BUDVA


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:50 AM

Page 95


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:51 AM

Page 96

Longe da confusão. O Montenegro só agora começa a fazer parte dos destinos turísticos e certos cantos encontram-se ainda a salvo das massas de veraneantes. Bons restaurantes e vinhos dignos de nota são um bom condimento para as férias


BT81-BEST OF–MUNDO

8/20/10

10:52 AM

Page 97


BT-FICHA TÉCNICA 2010

8/31/10

9:49 AM

Page 98

OFEREÇA UMA ASSINATURA BLUE TRAVEL CONTACTOS PARA ASSINATURAS: Tel.: 214 142 909; Fax: 214 142 951; E-mail: jmtoscano.com@netcabo.pt

12

Edições

38€

12 X 3,95€ = 47,40€

24

Edições

POUPE 9,40€

70€

24 X 3,95€ = 94,80€ POUPE 24,80€ FOTOCOPIE ESTE CUPÃO E ENVIE PARA: JMTOSCANO LDA; Rua Rodrigues Sampaio N.º 5; 2795-175 Linda-a-Velha; todos os preços incluem portes de correio. NOME: MORADA: LOCALIDADE: TEL. | TELEMÓVEL:

CÓDIGO POSTAL: IDADE: PROFISSÃO:

E-MAIL: N.º DE CONTRIBUINTE

Cheque à ordem de: JMTOSCANO-Comunicação e Marketing Lda Transferência Bancária: N I B 0 0 4 5 4 0 6 0 4 0 1 0 2 9 7 2 0 7 3 1 9 , da Caixa Crédito Agricola

t BLUE MEDIA Rua Vera Lagoa, n .º 12, 1649 - 012 Lisboa, Tel.: 217 203 340 | Fax geral: 217 203 349 | Contribuinte n.º 508 420 237 DIRECTOR GERAL Paulo Ferreira | DIRECTOR DE ARTE E PROJECTO GRÁFICO Pedro Antunes, pantunes@blue.com.pt COORDENADORA Rosário Sá Coutinho, rcoutinho@blue.com.pt | EDITORA DE TEMAS NACIONAIS Rita do Amaral Dias, rdias@blue.com.pt REDACÇÃO Patrícia Cabral, pcabral@blue.com.pt | FOTOGRAFIA Ricardo Polónio, rpolonio@blue.com.pt | ARTE Susana Alcântara (colaboradora) DIRECTOR COMERCIAL Paulo Ferreira, pferreira@blue.com.pt | DEPARTAMENTO DE MARKETING & PUBLICIDADE Maria Reis, mreis@blue.com.pt; Fax publicidade: 217 203 349 PRÉ-IMPRESSÃO Nuno Barbosa, nbarbosa@blue.com.pt IMPRESSÃO União Europeia | DISTRIBUIÇÃO Logista | DEPÓSITO LEGAL n.º 194642/03; Registado no E. R. C. n.º 124216 PROPRIEDADE MBC Lazer, S.A. | Tiragem: 20.000 exemplares | Setembro de 2010 { INTERDITA A REPRODUÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS POR QUAISQUER MEIOS }

O seu comentário é fundamental para melhorarmos a blue Travel a cada edição. Assim, criámos este e-mail para que nos possa apontar todos os defeitos que for encontrando na sua revista. Muito obrigado! qualidade@blue.com.pt


Document2

7/29/10

10:38 AM

Page 1


blue LINK

9/3/10

11:21 AM

Page 1

qlink

www.sograpevinhos.eu

blue travel 81  

Lugares Blue 2010; Os melhores locais...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you