Page 1

NEGÓCIOS

A IMPORTÂNCIA DA CANA-DE-AÇÚCAR PARA NOSSA REGIÃO

EM QUADRINHOS

ARTISTAS DE RIBEIRÃO PRETO RETRATAM O COTIDIANO DA CIDADE DE FORMA CRIATIVA

ABRIL 2012 • NÚMERO 11

EMOÇÃO E VELOCIDADE NAS RUAS DE RIBEIRÃO As equipes e pilotos da categoria mais importante do automobilismo brasileiro voltam à cidade para mais uma etapa da Stock Car

GOOGLE ART

APROVEITE!

PROJETO PERMITE VISITAS VIRTUAIS EM 360º AOS MAIORES MUSEUS

Avaliamos mais de 60 restaurantes para você!

www.revistaribeiraopreto.com.br

SOB PROTESTOS

Câmara Municipal aprova aumento do número de vereadores para as próximas eleições

ENTREVISTA

A historiadora Tânia Registro contou histórias do Arquivo Público e Histórico para nós

VENDA PROIBIDA DISTRIBUIÇÃO GRATUITA


CARTA DO EDITOR

A corrida da Stock Car em Ribeirão movimenta cerca de R$ 10 milhões e gera mais de 3 mil empregos Ribeirão Preto é a única cidade do interior paulista que recebe a corrida da Stock Car, atraindo turistas e fomentando investimentos

N

Nossa capa não poderia ser mais oportuna: no dia 20 do próximo mês, Ribeirão Preto sedia pela terceira vez consecutiva mais uma etapa da Stock Car, a categoria mais importante do automobilismo brasileiro. O circo da Stock Car passa pelas capitais e cidades mais importantes do país. No interior paulista, apenas nossa cidade recebe a etapa da prova, que é transmitida ao vivo para o mundo todo, gera mais de três mil empregos diretos e indiretos e movimenta cerca de R$ 10 milhões no comércio local nos três dias da competição. Mas você sabe quais são as equipes e quem são os pilotos que vão acelerar nas ruas da Zona Sul de Ribeirão? Em nossa reportagem especial você confere um pouco da história da Stock Car, as curiosidades, entrevistas e muita informação feita para quem gosta de velocidade e acompanha automobilismo, ou quer conhecer mais sobre o esporte que atrai investimentos milionários. Em Papo, os jornalistas Raul Ramos e Jefferson Barcellos entrevistaram a historiadora Tânia Registro que contou ótimas histórias sobre o nosso passado. Tânia é diretora do Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto e trabalha no local desde sua fundação. Em Pipoca, o crítico de cinema Fernando Coelho comenta o longa de animação O Lorax: Na Busca da Trúfula Perdida, que com canções e músicas têm o objetivo conscientizar e alertar as crianças e adultos sobre a preservação do nosso planeta. Em Ilustre, damos destaque ao criativo projeto Ribeirão em Quadrinhos, que reuniu artistas, redatores e ilustradores para retratarem de forma inusitada e original o cotidiano da cidade. O projeto foi coordenado pelo artista visual Cordeiro de Sá e virou um livro. A grande novidade desta edição é a estreia do colaborador Diogo Seixas, empresário do setor financeiro que vai escrever todo mês matérias e artigos interessantes sobre negócios, além de dar dicas sobre finanças e investimentos. Aperte o cinto e boa leitura.

Daniel Manarelli Editor daniel.manarelli@revistarp.com.br @danielmanarelli

R 4

ONLINE Fale com o editor e com a redação da Revista ribeirãopreto, envie suas sugestões e críticas em: www.facebook.com/revistarp

| revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


AZ3

100% vendido

se. . a f O ª a 2 ENT d nto DAM e N çam M A n La AS E R OB

Primeira fase

REALIZE SEU SONHO DE SER EXCLUSIVO. VENHA PARA O TOPO DE ESCARPAS.

A partir de

465 mil Perspectiva da portaria

Apartamentos duplex. 2 suítes: 100m2 3 suítes: 112m2

Últimas unidades. PAGAMENTO FACILITADO. Condições especiais somente na Semana Santa *.

Infraestrutura completa. Piscinas, sauna, quadra de tênis e poliesportiva, churrasqueira, espaço kids com monitores, loja de conveniência e heliponto.

Projeto sustentável.

Fachada

Sala de estar

Portaria

Piscina

Ar-condicionado split nas suítes, aquecimento solar e filtragem de água.

Exclusividade. Serviços de resort: portaria 24h, camareira, lavanderia, mini mall, delicatessen e internet wireless.

Informações e vendas:

31

2526 3666 Belo Horizonte

16 3442

3533

Ribeirão Preto

Único condomínio fechado, dentro de Escarpas do Lago.

mirantedeescarpas.com.br

Incorporação:

Construção:

(*) Preço especial válido apenas para as dez (10) primeiras vendas realizadas, durante o período da Semana Santa (2012). Projeto aprovado pela Prefeitura Municipal de Capitólio sob o nº de alvará: 101/2010. Verifique com os corretores a localização de cada unidade. Para saber exatamente como o empreendimento e a área de lazer serão entregues, consulte o memorial descritivo. Imagens meramente ilustrativas por se tratar de bem a ser construído. O mobiliário, a decoração e os equipamentos não fazem parte do contrato de compra e venda. Os materiais e cores representados poderão sofrer alterações, sem aviso prévio, em função da disponibilidade dos mesmos no mercado.


ONDE ENCONTRAR A REVISTA

Bagueteria Lyon - Avenida Presidente Vargas, 15 Fnac RibeirãoShopping Locadoras da rede Genius Vídeo Estacionamento VIP do RibeirãoShopping Outback RibeirãoShopping Wellness Sport - Novo Shopping Companhia Athletica Posto Fiuzza (rotatória do Pão de Açúcar) Posto Antonio Martinez - Av. Maria de Jesus Condeixa Band Pães Delicatésse - Avenida Independência, 1764 Casa Damasco - Avenida Portugal, 2670 Empório do Cinema - Avenida Nove de Julho, 885 Auto Posto Carro Nobre - Avenida Maurílio Biagi Da Fiori - Avenida Independência, 2165 Banca 13 de Maio - Avenida 13 de Maio Banca 7 de Setembro - Rua 7 de Setembro Banca 9 de Julho - Avenida 9 de Julho, 378 Banca Camões - R. Visconde de Inhaúma c/ Bernardino Banca Catedral - Rua Florêncio de Abreu Banca do Forum - Rua Alice Além Saad, 1010 Banca do Shopping - R. Couto Magalhães, 413 Banca Doçura - Avenida Plínio de Castro Prado Banca Jornais, Revistas e Cia. - Av. Pres. Vargas, 25 Banca Office Center - Avenida Portugal, 1760 Band Paulista - Avenida Independência, 1730 Banca Pinguim - Rua General Osório Banca Portugal - Avenida Portugal, 63 Banca Presidente - Avenida Presidente Vargas, 1446 Banca Santa Úrsula - Shopping Santa Úrsula Banca São Francisco - Rua 7 de Setembro Banca São Lucas - Rua Amadeu Amaral, 684 Banca Silva - Avenida Portugal, 974 Banca Spadoni - Avenida Presidente Vargas, 43 Banca Stream - Rua General Osório Banca Visconde - Rua Visconde de Inhaúma A Revista ribeirãopreto é uma publicação mensal da Spunky Design & Comunicação Ltda. Distribuída gratuitamente para um mailing exclusivo, em condomínios, hotéis e locais de grande circulação em Ribeirão Preto e região. Tiragem: 20.000 exemplares. Impresso em papel certificado pelo FSC. A publicação não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados ou por qualquer conteúdo publicitário e comercial, este último de inteira responsabilidade dos anunciantes. A revista se reserva o direito de não veicular publicidade não condizente com as diretrizes editoriais da publicação. As pessoas que não constarem no expediente não tem autorização para falar em nome de Revista ribeirãopreto ou para retirar qualquer tipo de material se não possuir em seu poder cartão, pasta e carta em papel timbrado assinada pelo editor. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, design e ilustrações, por qualquer meio, sem autorização assinada pelo editor. © 2012 Spunky Design & Comunicação Ltda. Todos direitos reservados. A revista é uma forma de incentivo à leitura. Ajude a disseminar o hábito da leitura na cidade. Depois de ler, não jogue fora esse exemplar. Passe-o adiante e ajude-nos a construir uma cidade mais inteligente.

Y Feita com amor em Ribeirão Preto. FALE COM A REDAÇÃO

Pelo Facebook: www.facebook.com/revistarp Pelo Twitter: @revistarp Por e-mail: redacao@revistarp.com.br Por telefone: (16) 3441-1023 Por fax: (16) 3441-1022 Por carta: Rua Antônio Deloiagono, 444 - Edifício Ushuaia, Sala 10 - Vila Ana Maria - CEP 14026-210 Ribeirão Preto, SP - Brasil

R 6

ABRIL 2012 • ANO 1 • EDIÇÃO 11 EXPEDIENTE DIRETOR E EDITOR

Daniel Manarelli Gomes Guimarães daniel.manarelli@revistarp.com.br

JORNALISTA RESPONSÁVEL

DIRETOR COMERCIAL

Raul Ramos - MTb 61.836

Wilson Rodrigues Giovanini

raul.ramos@revistarp.com.br

wilson.giovanini@revistarp.com.br

DESIGN E PROJETO GRÁFICO

ASSESSORIA JURÍDICA

Spunky Design & Comunicação

Rafael Alberto Pellegrini Armênio

www.spunky.com.br

rafael.armenio@adv.oabsp.org.br

FOTOGRAFIA

Rafael Sassoli

rafael.sassoli@revistarp.com.br www.flickr.com/photos/rafaelsassoli

Jefferson Barcellos

jefferson.barcellos@revistarp.com.br www.flickr.com/photos/jeff_barcellos_2010

Lidia Muradás

lidia@lidiamuradas.com.br www.lidiamuradas.com.br ILUSTRAÇÕES

AGRADECIMENTOS

App Factory, APP Ribeirão Preto, AZ3, Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto, Atômica, Espaço Golf, Fnac, Empório do Cinema, Duzzek Alves, Fundação Pedro II, Casa Damasco, Hashi Sushi Bar, Hyundai Caoa, Labcom Comunicação Integrada, Mansão Galo Bravo, OW Interactive, Paraler, Posto Fiuzza, Restaurant Week, Rede Genius Vídeo, Postos Antonio Martinez, Pronto Entretenimento, MG Arquitetos Associados, São Francisco Saúde, Secretaria da Cultura, Unaerp, Um Investimentos, Med Prev, WGA Propaganda.

Cordeiro de Sá

cordeiro.desa@revistarp.com.br PRÊMIO

PRODUTORA DE MODA

Ouro FestGraf 2011

Janaina Dandaro Abrahão

Categoria “Impresso Editorial” www.appribeirao.com.br/festgraf

janaina.dandaro@revistarp.com.br

O FestGraf é realizado todos os anos pela Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto. É reconhecido pelo mercado publicitário como uma das mais importantes premiações do interior.

DIRETOR ADMINISTRATIVO

Marcos Gomes Guimarães

marcos.guimaraes@revistarp.com.br

Baixe grátis o aplicativo da revista para iPad:

www.revistarp.com.br/ipad Curta nossa página no Facebook:

www.facebook.com/revistarp Siga-nos no Twitter:

www.twitter.com/revistarp Acompanhe nossas dicas de lugares no Foursquare:

www.foursquare.com/revistarp Veja mais fotos em nosso perfil no Flickr:

www.flickr.com/photos/revistarp

Fotografe a figura acima com o leitor de QR Code do seu celular e vá direto para o link do Facebook. Se você não tem, baixe o aplicativo acessando a loja de aplicativos do seu smartphone.

ASSINE GRATUITAMENTE

ANUNCIE

Receba todo mês a versão digital da Revista ribeirãopreto no seu e-mail. A assinatura é gratuita e a versão digital reproduz na íntegra a edição impressa. Disponibilizada em PDF, você pode ler a revista quando e onde quiser, no computador, no tablet ou no smartphone. Para fazer sua assinatura digital acesse: www.revistarp.com.br/assinatura e cadastre seu e-mail.

Anunciar na Revista ribeirãopreto é associar sua marca à publicação mais admirada e premiada da cidade. Você atinge de forma inteligente os leitores que são formadores de opinião com poder de compra. Para anunciar ligue (16) 3441-1023 ou envie um e-mail para publicidade@revistarp.com.br Para manter a credibilidade do periódico a Revista ribeirãopreto não admite publicidade editorial.

ONLINE Cadastre-se e receba gratuitamente a edição digital da Revista ribeirãopreto. Para assinar acesse: www.revistarp.com.br/assinatura

| revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


Quando o assunto é rentabilidade, a UM INVESTIMENTOS é reconhecida nacionalmente, fruto de sua vasta experiência no mercado de investimentos e profissionais especializados. Há mais de quatro décadas, gerenciamos os investimentos de nossos clientes de forma personalizada, aliando segurança e rentabilidade.

WWW.UMINVESTIMENTOS.COM.BR

REVEJA SEUS INVESTIMENTOS. CHEGAMOS EM RIBEIRÃO PRETO.

TIMES SQUARE BUSINESS | AV. PRES. VARGAS, 2121 - SALA 1103 | (16) 3442-4171


DESTAQUES

ABRIL 2012 24

ALTA VELOCIDADE NAS RUAS DE RIBEIRÃO

A Stock Car, categoria mais importante do automobilismo brasileiro, volta à Ribeirão Preto pela terceira vez consecutiva para mais uma etapa na cidade. » A Stock Car está de volta » A Stock Car em Ribeirão » Rei das ruas da cidade » O circuito » Calendário 2012 » Pilotos e equipes da temporada 2012 » Curiosidades » O significado das bandeiras » Acelere no seu PC » Como se tornar um piloto da Stock Car por DANIEL MANARELLI e RAUL RAMOS

16

PROTESTOS NA CÂMARA

Movimento organizado protesta contra o aumento no número de vereadores e recolhe assinaturas da população. por RAUL RAMOS

52

A CAPITAL ALAGOANA

Bonita e cheia de passeios turísicos, Maceió é considerada a capital nordestina mais barata para viajar e se divertir. por KAREN DOVICO

32

FESTIVAL MUSICAL

A segunda edição do Mansão Music prestigia e reúne bandas da cidade para um festival regado a vários estilos musicais. por RAUL RAMOS

61

RESTAURANT WEEK

A avaliação e relatos de empresários e clientes que participaram do evento. por BEATRIZ AMORIM Fernanda Freixosa/Divulgação

8

| revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


SUMÁRIO

43

61

36 52

55

20 04 Carta do Editor 06 Expediente 10 Colaboradores

24 Capa

52 Viagem

32 Música

53 Carros

O circo da Stock Car está de volta à Ribeirão

A capital alagoana e suas praias cristalinas

Os amigos que fazem a Revista ribeirãopreto

A segunda edição do festival Mansão Music

A palavra e opinião dos leitores

O cinema feito nos Estúdios Kaiser de Cinema

O que acontece de melhor neste mês

O inédito projeto Ribeirão em Quadrinhos

O que vem por aí no próximo mês

As estreias do mês nos cinemas de Ribeirão

Problemas, soluções e o olhar dos leitores

A filmadora que tem um projetor embutido

Os melhores bares e restaurantes da cidade

Protestos contra o aumento de vereadores

Álbuns que você deveria ter no seu iPod

Os artigos e crônicas dos nossos colunistas

Ribeirão despenca no ranking ambiental

Cinco bons motivos para não sair de casa

A história e tradição do Mercado Municipal

A importância do etanol para a região

Museus a um clique no Google Art Project

Uma imagem vale mais que mil palavras

A historiadora Tânia Registro e o Arquivo

Tecidos metalizados e aplicações de cristais

11 Cartas

33 Cult!

12 Recomendamos

34 Ilustre

13 Prepare-se

36 Pipoca

14 Nas ruas

39 Tech

16 Nossa cidade

40 Play

17 Sustenta!

41 Fique em casa

18 Negócios

42 Internet

20 Papo

43 Moda

Hyundai i30, o coreano com cara de europeu

54 Ribeirão Preto, SP

Impressões da cidade por quem vive aqui

55 Papparazzi

Flashes e pessoas nos eventos badalados

61 Restaurantes

A avaliação dos clientes do Restaurant Week

62 Guia gastronômico 76 Com a palavra 81 História

82 Click final

Leia a Revista ribeirãopreto no iPad através do aplicativo disponível na App Store.

ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

9


COLABORADORES Os amigos que fazem a Revista ribeirãopreto

Eduardo Soares

Diogo Seixas

Rafael Sassoli

Caroline Fanjul

@edu_soares

@diogo_sxs

@rafaelsassoli

@cariopretana

Fotógrafo há quase 20 anos, já trabalhou em alguns grandes veículos nacionais e na maioria dos impressos locais. Também atua como professor universitário na UniSEB e no Centro Universitário Barão de Mauá ambos de Ribeirão Preto. É jornalista, mestre em Antropologia e baterista nas horas vagas.

Jornalista e editor na TV Unaerp. É especialista em gestão de comunicação. É professor de Rádio e TV nos cursos de Jornalismo e Audiovisual da Barão de Mauá. Tem experiência nas áreas de jornalismo, publicidade, audiovisual e cinema. Virginiano, observador e detalhista e nas horas vagas ainda é baterista. Um sonhador de plantão que acredita sempre num mundo melhor.

Economista, engenheiro, e empreendedor, Diogo trabalha no mercado financeiro há quase dez anos. Hoje, morando em Ribeirão Preto, com passagens por São Paulo, Brasília, Inglaterra e Canadá, está à frente de uma corretora de investimentos financeiros. Ávido leitor e autodidata, está sempre por dentro de economia, negócios e investimentos.

Fotógrafo desde 2006, o paulistano Rafael Sassoli é especialista em capturar pessoas em eventos. Rafael é autor da maioria das fotos da coluna Paparazzi, que traz os flashes das beldades e personalidades presentes nos eventos mais importantes da cidade. Rafael segue o conceito vanguardista de fotografar pessoas de forma espontânea.

Formada em Publicidade e Propaganda, Caroline é especialista em tratamento, manipulação e fusão de imagens. Hoje, morando no Rio de Janeiro, ainda participa de projetos em parceria com grandes profissionais em sua terra natal. Carol colabora na revista fazendo o tratamento das fotos do editorial de moda.

Cordeiro de Sá

Matheus Arcaro

Beatriz Amorim

Marcelo Tomaz

@cordeirodesa

@matheusarcaro

@biasamorim

@blamarcelotomaz

Fernando Reis Coelho

O arquiteto Cordeiro de Sá é um dos mais respeitados artistas visuais da cidade. Já participou do AnimaMundi, de duas bienais internacionais de arquitetura, recebeu Menção Honrosa no Festival o Minuto e dois prêmios nacionais como quadrinista. Além disso, seu trabalho social lhe rendeu o título de Honra ao Mérito Social da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

Formado em Comunicação Social e também em Filosofia, é diretor de criação publicitária e professor de Filosofia e Sociologia. Atualmente faz pós graduação em História da Arte. Além de redator, é também escritor, com artigos, crônicas e poesias publicados em diversos portais e revistas. Nas poucas horas vagas arrisca-se como artista plástico.

Amante da boa gastronomia, Bia é formada em hotelaria, pós-graduada em Gestão de Negócios e sommelier de cerveja. Hoje trabalha dando aulas de bebidas e bar para gastronomia em uma faculdade de Ribeirão Preto. É seguidora do lema: “beba menos, beba melhor”.

Ribeirão-pretano, Marcelo tem 36 anos, é designer, diretor de arte, ilustrador, cartunista, documentarista amador e diretor de criação da Commgroup. Autodidata, escreve sobre design para 5 revistas, tendo sido premiado internacionalmente na propaganda e no design. Desenha e escreve para mostrar aos outros os ridículos da vida. E claro, tentar enxergá-los também.

Janaina Dandaro

Lídia Muradas

Guilherme Teixeira de Araújo

Marcela Calura

Karen Dovico

@marcelacalura

@karendovico

Marcela é redatora, trabalha em uma agência on-line, é fã de futebol e tecnologia, não necessariamente nessa mesma ordem. Nas horas vagas coleciona impressões sobre a vida.

Formada em Turismo pela Universidade Paulista, Karen coleciona postais do mundo inteiro. Já trabalhou em navios de cruzeiros e possui vasto conhecimento em hotelaria e turismo. Colabora na revista como colunista assinando artigos e matérias sobre viagens e turismo.

Jefferson Barcellos Fotógrafo

@jabarcellos

Artista visual

Estilista

@janadandaro Estilista e empresária de moda, Janaina é formada em Comunicação Social e possui sua própria grife. Antenada às novas tendências da moda, é ela que cria e assina todas as produções e looks dos editoriais de moda da Revista ribeirãopreto.

R 10

Jornalista

Escritor

Fotógrafa

@lidia_muradas Fotógrafa que adora sol, calor e mar é apaixonada por retratos. Saiu de Recife há 20 anos e mora atualmente em Ribeirão Preto onde possui um estúdio de fotografia. A nordestina “arretada” assina o editorial de moda desta edição.

Financista

Sommelier

Médico

Apesar de ter nascido em Goiás, é ribeirão-pretano de coração e apaixonado por esportes e cinema. Possui graduação em Medicina, com residência médica em Clínica e Nutrologia. Faz MBA em Gestão de Saúde e é professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto.

Fotógrafo

Designer e Cartunista

Redatora

Publicitária

Produtor Audiovisual @fernando_frozen Fernando tem 29 anos, é crítico de cinema e produtor audiovisual formado pelo curso de Audiovisual. Já produziu nove curta-metragens e dirigiu um documentário, todos premiados e distribuídos por festivais em todo país. Cinéfilo compulsivo, assiste todos os filmes lançados nos cinemas e escreve sua opinião no seu blog.

Turismóloga

ONLINE Siga, interaja e converse com os colunistas e colaboradores da Revista ribeirãopreto através do Twitter: www.twitter.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


CARTAS A palavra e opinião dos leitores

CENA CULTURALO Muito boa a matéria de capa “A cidade que respira cultura” desta expressiva revista. É centenário nosso anseio cultural, nascido ainda na época em que Ribeirão Preto era apenas um ni-

cho de riqueza oriunda do café, em primórdios do século passado. Aliás, nossos cafezais produziram muito mais do que grãos; eles produziram o que se pode chamar a cultura do café, impondo um estilo de vida próprio, nascido com ricos cafeicultores ávidos por usufruir suas fortunas. Toda novidade europeia, toda engenhoca recém-criada, toda joia rara, todos os bens de todas as espécies eram consumidos com volúpia e exibicionismo pelas famílias abastadas desta cidade. Foi assim com o rádio, cuja história no interior do Brasil começou por aqui, na Rádio Clube Ribeirão Preto; foi assim com a fundação do Teatro Pedro II, que trouxe para Ribeirão e região o glamour do teatro e do cinema; foi assim também com a educação, através da criação da Sociedade Escola de Pharmácia e Odontologia, em 1924, trazendo para nosso interior o ensino superior e o gérmen de uma sociedade intelectualizada e pensante.

É possível afirmar que a cultura do café ainda paira sobre nós, fazendo com que queiramos sempre o que há de melhor no Brasil e no mundo. — Valério Augusto Monteiro, Método DeRose, via e-mail

ENTREVISTA INTERESSANTE Achei muito interessante a última entrevista da revista com o João Becker, cervejeiro da Colorado. Matei minha curiosidade ao descobrir como é feito o processo de criação e produção de uma cerveja artesanal. — Thiago Camilo Pontes, via e-mail

ESCREVA PARA A REDAÇÃO

redacao@revistarp.com.br www.facebook.com/revistarp Comente as reportagens, entrevistas e conteúdo da Revista ribeirãopreto no Facebook, faça sugestões, fale sobre a cidade. Sua participação é muito importante e bem-vinda!


RECOMENDAMOS

1

O que acontece de melhor neste mês Divulgação

Ed Motta

1

A música de Ed Motta tem raízes nos estilos funk, soul e disco, mas também tem influências de jazz e bossa nova. Com grande diversidade de estilos e vários álbuns lançados no exterior, Ed Motta possui uma longa carreira e já tocou e gravou com grandes artistas. O show, com a participação especial da banda Black Rio, une as culturas da black music com música brasileira. A apresentação acontece dia 20 de abril, no Theatro Pedro II. Os ingressos vão de R$ 20 a R$ 80.

Dia 21 de abril acontece a corrida Adventure Eco Run na Fazenda e Lagoa São Geraldo. Com circuitos de 5 km e 10 km as provas serão de caminhada e corrida em dupla. A organização vai dar dois kits para os corredores e o percurso é fácil, plano e com sombras. Também terá atividades para as crianças.

3

>>

2º Mansão Music

Depois do sucesso do primeiro Mansão Music, a segunda edição do festival traz mais uma vez a cena alternativa de bandas locais com composições próprias e covers de clássicos do rock. Sol de Papel, Chavala Talhada, Senhor X e Dona Benta são os destaques. A principal atração é a mistura explosiva de hip-hop, jazz, samba, funk carioca, afrobeat e rock promovida pelo rapper e ex-Planet Hemp B Negão e sua banda os Seletores de Frequência, que vem chamando a atenção da crítica especializada no Brasil e no exterior. O festival acontece dia 21 de abril, a partir das 18h na Mansão Galo Bravo.

5

R 12

Divulgação

2

>> 3 Divulgação

4

4

Emicida

Emicida começou a carreira em 2006, participando de batalhas de improviso entre rappers. Em 2009, lançou seu primeiro trabalho, mas a consolidação de sua carreira veio com Emicidio. O trabalho rendeu o clipe Rua Augusta, que alcançou o primeiro lugar na MTV. O show acontece dia 12 de abril, no SESC e os ingressos vão de R$ 5 a R$ 10.

>>

Nerso da Capitinga

Alegria e bom humor é o que Pedro Bismarck, popularmente conhecido como Nerso da Capitinga, garante em Bobeira Pega, o novo espetáculo que integra piadas inéditas e algumas consagradas. Todas histórias, piadas e causos, além da inocência do Nerso você vê no dia 15 de abril, no Theatro Pedro II. Os ingressos custam R$ 50.

ONLINE Mais informações sobre a corrida Adventure Eco Run você encontra no site oficial do evento: www.adventureecorun.com.br

| revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012

Divulgação

2

Corrida na natureza

Divulgação


PREPARE-SE O que vem por aí no próximo mês Fernanda Freixosa/Divulgação

Stock Car

Pela terceira vez consecutiva Ribeirão Preto recebe a categoria mais importante do automobilismo brasileiro. A 4ª etapa da Stock Car acontecerá no circuito de rua situado na Zona Sul da cidade. Mais de 40 mil pessoas poderão curtir de perto as máquinas e os pilotos em alta velocidade pelas ruas. A corrida acontece dia 20 de maio.

Circo de Moscou no Gelo

Em turnê pelo país, o Moscow Circus On Ice faz duas apresentações em Ribeirão Preto. A companhia completa 50 anos em 2012 e é pioneira na combinação entre o universo circense, a patinação artística e o balé. Fundado por um dos mais importantes diretores de dança artística, o coreógrafo Arnold Gregoryevich, o circo hoje é dirigido por Natalia Abramova e reúne 35 bailarinos especializados em patinação artística. Outra característica do espetáculo é o picadeiro, uma pista de gelo sintético formada por placas colocadas diretamente no piso do palco, o que permite a apresentação da companhia em casas de espetáculo fechadas, como é o caso do Theatro Pedro II. A apresentação acontece nos dias 12 e 13 de maio e os ingressos custam de R$ 60 a R$ 120.

R

Divulgação

Consagrada como a melhor cantora de MPB no último Prêmio da Música Brasileira promovido pelo Ministério da Cultura, Roberta Sá traz para Ribeirão Preto a turnê do seu quinto disco, Segunda Pele. Das 12 canções do álbum, sete são inéditas e uma delas, No Bolso, foi composta por Roberta Sá em parceria com Pedro Luís. Com patrocínio da Natura, Roberta vai percorrer as cinco regiões do país. O show em acontece no dia 5 de maio, no Theatro Pedro II, às 21h.

Oswaldo Montenegro

O cantor volta à Ribeirão com o show Canções de Amor, um trabalho totalmente autoral que reúne músicas inéditas e grandes sucessos da carreira deste músico que totaliza 32 discos gravados em 25 anos de carreira. O disco traz ainda a participação da cantora Zélia Duncan na faixa Sempre Não é Todo Dia. A apresentação do cantor e compositor Oswaldo Montenegro acontece dia 10 de maio, no Theatro Pedro II.

Divulgação

Divulgação

Roberta Sá

Only In Black

Considera por muitos a melhor festa da região, a Only In Black completa 12 anos e para comemorar traz atrações internacionais inéditas como o DJ Patrick Carrera, residente do Club Armani e o argentino Nico Hamuy. Os DJs residentes completam a festa que acontece dia 19 de maio, a partir das 22h, no belíssimo Espaço Le Coq. Rafael Sassoli

ONLINE Acompanhe as etapas e saiba mais informações sobre a Stock Car no site oficial do evento: http://stockcar.globo.com ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

13


NAS RUAS Problemas, soluções e o olhar do leitor

VAI BEM Ç

VAI INDO Æ

VAI MAL È

O Estado faz novas exigências para a Prefeitura com o objetivo de viabilizar a instalação da Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo), na antiga fábrica da Cianê. As exigências envolvem a construção de uma biblioteca, estacionamento, duas portarias, muro de contorno e a demolição de um dos galpões incendiados em outubro de 2011.

Ribeirão Preto é a terceira melhor cidade do país em termos de saúde pública, o levantamento foi feito pelo Ministério da Saúde. Nossa cidade leva vantagem em relação a outros municípios porque tem maior capacidade de atrair médicos especialistas e por possuir hospitais de alta complexidade. Entre os municípios com melhor infraestrutura do país, a saúde ribeirão-pretana ficou atrás das capitais Vitória e Curitiba.

PARA QUEM RECLAMO...

VEREADORES Os vereadores aumentaram seus salários em cerca de 40% em sessão realizada no final de março. O rendimento de um parlamentar passará de R$ 9,2 mil para R$ 12,9 mil a partir do próximo mandato. Nenhum vereador foi contra o reajuste. Para chegar ao valor, os vereadores levaram em conta o reajuste dado aos servidores municipais de 6,5%, referente à defasagem dos rendimentos diante da inflação.

Divulgação/Carlos Natal

SAÙDE

Divulgação/Newton Barbosa

Divulgação/Carlos Natal

FATEC

RETRATOS DA CIDADE Os arranhas-céus da avenida Professor João Fiusa, fotografado por Duda Bairros

Divulgação

...Se o bar me cobrar taxa de serviço ou conta indevida?

Fonte: Procon - Proteção ao Consumidor

R 14

Duda Bairros/Vicar

A queixa deve ser feita ao Procon de Ribeirão Preto pelo telefone 0800-772-9198, ou pelo posto de atendimento que fica na rua Minas, 353, Campos Elíseos, de segunda a sexta das 8h30 às 16h. Envie sua foto da cidade em alta resolução com seu nome e título da foto para o e-mail: redacao@revistarp.com.br. Se sua foto for escolhida nós a publicaremos nessa seção.

ONLINE Denuncie os problemas do seu bairro para nossa redação através do e-mail: redacao@revistarp.com.br

| revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


NOSSA CIDADE Assuntos de interesse da comunidade

Briga por mais cadeiras

ONG organiza coleta de assinaturas de moradores que são contra o aumento do número de vereadores Jefferson Barcellos

POLÍTICA

20 vereadores bastam para Ribeirão?

Vereadores aprovam o aumento do número de vagas no legislativo, mas existe uma campanha na cidade que pretende anular as novas vagas

O

O movimento contra o aumento do número de vereadores em Ribeirão Preto, que passará de 20 para 27 a partir do próximo ano, apresentou novas estratégias. Agora, quem quiser aderir ao abaixo-assinado, não precisa mais apresentar o título de eleitor. Até o mês de março, segundo os organizadores, quase 8 mil assinaturas foram recolhidas. A medida pretende gerar um projeto de iniciativa popular e obrigar os vereadores a votar sobre a revogação da lei de 2010, que aumentou sete cadeiras no Legislativo.

R 16

por RAUL RAMOS

Um grupo de empresários fez um vídeo sobre a campanha e está usando as redes sociais e até a tevê aberta para divulgar as medidas. “A ideia surgiu em uma das reuniões semanais”, diz Dorival Balbino, um dos representantes do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), uma das entidades que fazem parte do movimento. “Que tal, antes de aumentar o número de vereadores, aumentar o número de médicos nos postos de saúde”, diz o vídeo feito pelo grupo.

NEGOCIAÇÃO “Durante todo o mês passado, as entidades que fazem parte do movimento, promoveram multirões em busca de adesões na Praça XV, no Centro de Ribeirão. “Teremos mais colaboradores trabalhando para que não ocorram filas”, comenta Balbino. A expectativa do representante da Ciesp é que o número de assinaturas seja alcançado até o começo de abril. g

ONLINE Participe da campanha 20 Vereadores bastam para Ribeirão Preto em: www.facebook.com/20VereadoresBastaEmRibeiraoPreto

| revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


SUSTENTA! Por uma cidade mais verde e sustentável

Colocação vergonhosa

O despejo de entulho em áreas de preservação ajudou na queda de Ribeirão no ranking Divulgação

SUSTENTABILIDADE

Selo Município Verde Azul

Ribeirão Preto despenca no ranking estadual de sustentabilidade mas mesmo assim conseguiu manter verba e certificação do governo estadual

R

por DANIEL MANARELLI

Ribeirão Preto caiu 56 posições no ranking do programa Munícipio Verde Azul, realizado pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente, divulgado no início de abril. A cidade caiu da 56ª colocação em 2010 para a 122ª posição no ano passado, o ranking avalia 645 cidades. Os municípios recebem uma nota ambiental, que vai de zero a cem, em dez categorias: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente. Ribeirão recebeu 81,90 pontos, passando bem próximo da média de 80 pontos e correndo risco de ficar sem o apoio e verba do Estado para a implantação de políticas públicas. As cinco primeiras do ranking são: Santa Fé do Sul (96,98 pontos), Viradouro (95,84 pontos), Sorocaba (95,62 pontos), Fernandópolis (95,54 pontos) e Guararapes (95,54 pontos).

R

A queda da nota de Ribeirão se deu principalmente pela existência de áreas contaminadas, entulhos em áreas de preservação e o não cumprimento de termos assinados entre Prefeitura Municipal e a Secretaria do Estado de Meio Ambiente, essa informou que os critérios de avaliação vêm se tornando mais rigorosos e que os pesos para cada diretiva também vêm se modificando, para que não haja a mesma pontuação de um ano para o outro De acordo com a Secretaria do Estado, a implantação do programa visa incentivar a participação da sociedade na agenda ambiental do município, além de estimular o poder público a fortalecer o planejamento em cada cidade. Como certificado, cada cidade garante prioridade na captação de recursos junto ao governo, por meio do FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição). g

ONLINE Saiba mais sobre o programa Município Verde Azul no site oficial: www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

17


NEGÓCIOS Nossa região na rota do desenvolvimento

De Ribeirão para o mundo A região de Ribeirão passou de coadjuvante a protagonista

Shutterstock

ETANOL

A importância da cana

Como a região de Ribeirão Preto está participando da revolução energética global

H

por DIOGO SEIXAS

Há muito tempo que o etanol, derivado da cana-de-açúcar, é tratado no Brasil como um produto agrícola. De certa forma, isso é compreensível, dado que a cana-de-açúcar em si, é um produto agrícola. No entanto, se formos analisar o etanol isoladamente, perceberemos que o biocombustível é antes de mais nada um produto energético. E é justamente essa percepção que está alçando nossa cidade e toda a região ao redor para outros patamares de relevância global. O primeiro programa de etanol brasileiro surgiu em 1975, por causa da crise do petróleo de dois anos antes. Nesses quase 40 anos de evolução, o país conseguiu substituir mais da metade do consumo de gasolina pelo biocombustível. E Ribeirão sempre foi um destaque na produção da cana, do etanol, de tecnologia e de conhecimento

R 18

científico para o setor como um todo. Com todos esses avanços, o biocombustível produzido no Brasil se tornou a referência, como sendo o mais eficiente disponível no mundo. Isso, tanto do ponto de vista econômico, pois ele é produzido comercialmente em larga escala, quanto ambiental, pois ele reduz a emissão de gases tóxicos em até 90%. Conquistas essas provenientes do engajamento de profissionais de empresas privadas nacionais e instituições públicas como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Mais um importante passo foi dado em direção ao crescimento da indústria do etanol no final de 2011, quando foi promulgada a lei em que a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) passou a regular toda a cadeia do etanol. Apesar de polêmica, essa iniciativa demonstrou o reconhecimento

do perfil energético do biocombustível, e tende a proporcionar maior segurança e estabilidade na produção, movimentação e distribuição do etanol. Isso é bom para o consumidor, que terá menor risco de desabastecimento, e menor variação no preço de bomba, ao longo do tempo.

IMPACTO GLOBAL As mudanças climáticas e os conflitos geopolíticos tem forçado as nações desenvolvidas – com destaque para EUA, Japão e União Européia – a buscar uma fonte de energia alternativa ao petróleo. Assim, foram criados programas de biocombustíveis em que o etanol de cana-de-açúcar se destacou como o de melhor desempenho. Isso gera oportunidade para toda a cadeia do nosso biocombustível, ao mesmo tempo em que abre portas para um grande mercado consumidor. De uma forma ou de outra, na busca global pelo cumprimento de metas ambientais e melhoria na segurança energética, nossa região será, sem dúvida, uma das protagonistas. g

ONLINE Conheça mais sobre a indústria da cana-de-açúcar no site da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) em: www.unica.com.br

| revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

19


PAPO Sempre uma entrevista interessante

Quem: Tânia Registro O quê: Historiadora Onde: no Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto por RAUL RAMOS e JEFFERSON BARCELLOS fotos por JEFFERSON BARCELLOS

Tânia Registro é natural de Dracena, interior de São Paulo e veio para Ribeirão Preto na adolescência, estudou no Otoniel Mota e se considera um dos muitos “forasteiros” que formaram a história, os costumes e a identidade ribeirão-pretana. Trabalhando no acervo e organização do Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto desde a sua fundação, em 1992, a historiadora, formada pela Unaerp, acredita que todo morador da cidade tem algo a acrescentar para a história e ajudar a montar o quebra-cabeça cultural que é nossa cidade. Armazenando desde as primeiras leis municipais até o processo de digitalização dos materiais, o espaço do Arquivo hoje se encontra saturado e já é estudado a implantação de um novo prédio, nos galpões da Ciane que funcione no mínimo por 50 anos com o mesmo objetivo. Tânia explica como funciona o Arquivo Público e Histórico e como também qualquer pessoa pode, e deve, conhecer um dos locais que mais guarda a história de Ribeirão Preto. >> 20

| revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


PAPO Sempre uma entrevista interessante Tânia, há quanto tempo você trabalha no Arquivo? O que é e como funciona o órgão? Desde a fundação, em 1992. O Arquivo é um órgão mantido pela prefeitura e que tem a responsabilidade e missão de guardar a documentação histórica do município, e esse trabalho só tem sentido se as pessoas tiverem acesso à isso. Então nosso objetivo é resguardar esse material e disponibilizar para o público em geral. Como é feita a disponibilização? Na sala de pesquisa, na sede do arquivo, o acesso é direto aos arquivos originais desses documentos, mas devido a nossa realidade tecnológica de hoje conseguimos disponibilizar também esse acesso a distância. A digitalização de documentos é uma meta e um investimento, inclusive para preservar os originais. A digitalização cria uma opção de suporte e visualização desse material, mas nunca descartamos o original, isso é importante ressaltar. Como é feita a seleção do que é e do que não é importante para se guardar no Arquivo? Existe uma ciência que cuida disso, que é a ciência arquivística, existem preceitos, legislação e vários outros tópicos. Se tratando de documenta-

ção pública existe uma legislação que determina o tempo de permanência e vida útil de um documento para o uso dele, porém para questão histórica e preservação da memória esse tempo é subjetivo. Uma questão que vem sendo discutida é para se criar alguns canais de participação, para que a população participe desse processo de escolha. Porque é um ciclo, e a população é parte importante na decisão de definir o que fica na memória, do que será guardado como representação de um tempo; mesmo porque estamos falando de sociedades plurais e informações multiculturais, isso tudo em um mundo onde isso é cada vez mais valorizado. Em Ribeirão nós temos a Associação Amigos do Arquivo, que embora não seja formalizado como um conselho curador, tem funcionado para mostrar como essas políticas devem ser adotadas. Como é o processo de identificar as fotos e textos historicamente? Porque é tudo extremamente detalhado. Existem fotos com 10 anos de pesquisa acumulada, é uma construção, palavra a palavra, sentido a sentido; é resultado de muita pesquisa, reflexão e responsabilidade em não categorizar, não colocamos “o primeiro carro

Um dos principais projetos em que Tânia trabalha é a digitalização do arquivo

R 22

de Ribeirão”. Nós sempre temos muito cuidado em colocar as informações de maneira muito clara e precisa, mas sujeita a ser complementada ou corrigida, nunca um material é dado como concluído. A história e o sentido dela estão sempre em aberto, o passado aconteceu mas essa apropriação, essa visão que é construída, ela está sempre nova e isso que é apaixonante. Você certamente conhece grande parte do acervo, existe algo que você descobriu aqui sobre a história de Ribeirão que te surpreendeu? Acho que são muitas coisas descobertas todos os dias, mas especialmente teve uma chocante e ao mesmo tempo um sinal de que a sociedade e o mundo está melhorando. Assim que o município foi criado, logo na posse dos vereadores, em 4 de julho de 1874, as duas primeiras exigências da câmara foi comprar ferros para prender os escravos fugidos e estriquinina para matar os cães abandonados nas ruas. Então isso reflete a mentalidade de uma época e qual a responsabilidade do poder público naquele período, e se nós pensarmos são duas coisas completamente inadmissíveis atualmente. Então essa passagem é extremamente emblemático, pontual, significativo e reflete como em um espaço relativamente pequeno de tempo nossa sociedade mudou os conceitos com o próprio ser humano e também com os animais. Alguma curiosidade? Estava pesquisando o fotógrafo Aristides Mota, essa pesquisa ajuda a datar as fotografias e documentação da época, quando percebi ele deu uma sumida dos registros, ele sai do contexto. Pensei que ele havia ido para outra cidade, e vasculhando os arquivos descobrimos que ele havia sido preso por um crime. Fomos atrás do processo e descobrimos coisas riquíssimas, como por exemplo as testemunhas, cada uma era de um lugar, um italiano, um uruguaio e um português. Então isso prova que Ribeirão Preto era uma cidade, já no começo do século passado, extremamente multicultural.

Jefferson Barcellos

ONLINE Visite o site oficial do Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto e descubra mais em: http://arquivopublico.ribeiraopreto.sp.gov.br | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


Aí ele vai preso, onde hoje é o prédio anexo da prefeitura, os presos tomavam sol ali naquela pracinha. Você olhando o processo vai percebendo como o conceito de crime e o tratamento eram diferentes, a ponto de deixar o preso tomar sol na praça. Então acho que esse é o grande barato do Arquivo, das pessoas virem, pesquisarem, perguntarem e mergulharem nessas histórias. Você acredita que o Arquivo Público é pouco divulgado? Acredito que a divulgação é muito direcionada, nosso público hoje é o universitário. Nós costumamos dizer que somos prestadores de serviço de informação, informação histórica, sobre cidadania. Temos processos aqui que são considerados inválidos pela justiça, mas a pessoa vem aqui e procura esse processo para provar tempo de trabalho, por exemplo. O Arquivo é muito rico, interessante, e são infinitas as possibilidades.

E o espaço do Arquivo? O Arquivo está esgotado em termos de espaço físico e de recursos humanos, toda a logística está no limite. Existe um processo bastante pensado e consolidado de mudança, no ano passado foi investido em um processo de diagnóstico, então nós temos hoje calculado o espaço necessário para trabalhar de 50 a 100 anos. Existe um projeto, de que o Arquivo vá em breve ser instalado nos antigos galpões da Ciane, foi feito um grande processo de estudos técnicos que apontaram para a Ciane como sendo o melhor lugar para instalar essa memória pelos próximos 50 anos. Então você vê que essa cidade, que há muito pouco tempo jogava estriquinina para matar os cães, hoje está se pensando para o século 21, não é ser arrogante, isso é pensar na importância cultural que Ribeirão tem para a região e para o país. Nós temos uma importância histórica, em termos políticos, em termos de lutas e todos os grandes

movimentos do país também aconteceram aqui. Hoje nós temos inúmeros historiadores e pesquisadores que estão focados nisso, de levantar e descobrir essas facetas de Ribeirão que ninguém conhecia. Como a população pode ajudar nesse processo todo? Nós temos um projeto chamado Álbum de Família, onde a pessoa pode colaborar. A maioria das pessoas diz “Ah, eu não sou importante para a história, meu pai ou avô tiveram só um mercado”, não! Você é fundamental para que Ribeirão se transformasse no que é hoje, não só os grandes homens, cada pequena contribuição foi importante. Então esse projeto tem a intenção de recolher essa documentação que muitas vezes as famílias acabam descartando, mas no momento, devido a falta de espaço, isso é feito de uma maneira muito tímida. Com o novo espaço isso será feito de forma massiva e expansiva. g


O 24

| revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


CAPA Nossa reportagem especial do mês

Alta velocidade

nas ruas de Ribeirão AUTOMOBILISMO

A Stock Car está de volta

O circo da maior e mais importante categoria do automobilismo brasileiro retorna às ruas da Zona Sul de Ribeirão Preto para mais uma etapa da Stock Car por DANIEL MANARELLI e RAUL RAMOS

O dia 22 de abril de 1979 pode ser considerado um marco na história do automobilismo brasileiro. Nesta data aconteceu a primeira prova do Campeonato Brasileiro de Stock Car, realizada no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul. A criação da categoria foi a melhor resposta a uma antiga necessidade de uma comunidade apaixonada por carros de corrida: uma categoria de turismo que unisse, para os padrões da época, desempenho e sofisticação. Um regulamento foi criado para limitar os custos, procurando equilíbrio, sem comprometer as performances dignas das competições internacionais. A primeira prova contou com a presença de 19 carros, todos do modelo Opala com motores de seis cilindros. A pole position da estreia foi do carioca José Carlos Palhares, o Capeta. A prova foi vencida por Affonso Giaffone. Na época, Ingo Hoffmann retornava ao automobilismo brasileiro depois de uma passagem pela Fórmula-1, onde defendeu a equipe Copersucar-Fittipaldi. O piloto, doze vezes campeão da Stock, passou a dominar a categoria no final da década de oitenta, quando conquistou os títulos de 1989 a 1995 A grande consagração da categoria foi em 1982, quando duas provas foram realizadas no Autódromo de Estoril, em Portugal. A partir de 2000, a Stock Car entrou em uma nova era. Com uma nova administração, a categoria passou a se profissionalizar, dentro e fora das pistas, dando os primeiros passos até se tornar a principal categoria do automobilismo nacional. A parceria com a Rede Globo também impulsionou o sucesso da Stock Car, que passou a atrair mais a atenção do público e consequentimente mais pilotos, equipes e patrocinadores.

ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

25


CAPA Nossa reportagem especial do mês Divulgação/Tiago Morgan

Em maio as ruas de Ribeirão recebem novamente os carros da Stock Car

“Além de uma prova mais emocionante, com maiores possibilidades de ultrapassagens e telões ao longo das arquibancadas, o evento trouxe para a cidade, diversas melhorias aguardadas pelos moradores daquela região. Sua realização representa uma conquista para a cidade, tanto no seu aspecto econômico como no fato de ser um instrumento fomentador do turismo”, destaca o secretário de Turismo, Tanielson

rei das ruas da cidade O sorocabano Átila Abreu já é referência no circuito de rua de Ribeirão Preto. Vencedor das duas etapas da Stock Car, Átila tem um histórico consolidado no mundo do automobilismo. Iniciou sua carreira no kart, conquistando vários títulos na modalidade. Ele foi o primeiro brasileiro a disputar o prestigiado campeonato alemão

Átila já foi piloto da Mercedes-Benz na Fórmula 3, onde corria com o piloto Lewis Hamilton e o atual campeão da Fórmula-1, o alemão Sebastian Vettel

Stock Car em Ribeirão Desde 2010, a cidade se transformou em uma das sedes que integram o calendário oficial da Stock Car. Com a falta de um autódromo, a Zona Sul foi escolhida para emprestar suas ruas como circuito para os carros e pilotos. E essas ruas parecem agradar muito o piloto Átila Abreu, que venceu as prova em 2010 e 2011. “Adoro correr aqui. O público responde as investidas dos pilotos e a estrutura ficou muito boa”, disse o piloto bicampeão. “Embora o forte calor da cidade tenha sido um adversário dos pilotos, a temperatura na pista chegou a 55ºC, essa foi uma das melhores corridas até agora. Tenho uma identificação com o interior, pois sou de Sorocaba, e fico feliz toda vez que tenho de voltar à Ribeirão” finalizou o vencedor da etapa de Ribeirão Preto. Com grande infraestrutura e diversas novidades, incluindo um novo traçado, pavimentação asfáltica diferenciada e pistas mais largas e seguras, a etapa de 2011 trouxe maior emoção e confiabilidade para os pilotos e equipes.

R 26

Campos. “O evento automobilístico também projeta a cidade para o Brasil e para o mundo, pois é transmitido para diversos países, o que demonstra a importância da cidade no cenário internacional”, destaca a prefeita Dárcy Vera, lembrando que em 2011, a corrida movimentou mais de R$ 20 milhões e gerou mais de 3.500 empregos diretos, atraindo um público estimado em 45 mil pessoas e atingindo mais de 70 países com a transmissão ao vivo da prova.

de Fórmula BMW, onde sagrou-se vice-campeão. Foi ainda piloto de fábrica da Mercedes-Benz na Fórmula 3, ao lado de grandes nomes que hoje brilham na Fórmula-1, como Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. Em 2008, sua primeira temporada completa, competiu na Stock Car V8, tendo sido eleito o piloto revelação da competição, terminando o campeonato na oitava colocação. g

Átila Abreu venceu todas as provas da Stock Car realizadas na cidade

Duda Bairros/Vicar

ONLINE Confira a história, estatísticas e fotos do piloto Átila Abreu, da equipe Mobil Super Pioneer, no site oficial: www.atila-abreu.com | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


O circuito de rua passou por mudanças no ano passado

Calendário 2012

Confira as datas, cidades e circuitos de todas as etapas da temporada 2012 da Stock Car. 25 DE MARÇO

São Paulo

Autódromo de Interlagos Extensão: 4,3 km

15 DE ABRIL

Curitiba

Autódromo Internacional de Curitiba Extensão: 3,6 km

06 DE MAIO

Velopark

Autódromo Internacional Velopark Extensão: 2,2 km

20 DE MAIO

Ribeirão Preto

Circuito de rua na Zona Sul Extensão: 2,3 km

01 DE JULHO

Londrina

Autódromo Internacional de Londrina Extensão: 3,1 km Divulgação/Carlos Natal

O circuito Ainda sem um autódromo, foram realizadas algumas modificações no circuito de 2011 em relação à 2010, a alteração eliminou o chamado setor sinuoso, aumentou a segurança e proporcionou mais disputas. “Vendo pelo mapa, parece que a mudança foi acertada”, comenta Ricardo Zonta, do Crystal Racing Team. Uma reforma foi feita na

e após a corrida, apontamos uma série de problemas que poderiam ser corrigidos para a edição seguinte, e foi o que aconteceu. Em 2011, uma comissão de pilotos visitou o local e aprovou as mudanças”, afirma Ricardo Zonta, que conta com uma experiência invejável em circuitos de rua: já andou nos principais traçados do mundo, como Mônaco e Pau. “Logicamente, a pista de rua é mais lenta que um autódromo e

“Durante e após a corrida, apontamos uma série de problemas que poderiam ser corrigidos para a edição seguinte, e foi o que aconteceu”, afirma Ricardo.

15 DE JULHO

Rio de Janeiro

Autódromo Internacional Nelson Piquet Extensão: 3,3 km

05 DE AGOSTO

São Paulo

Autódromo de Interlagos Extensão: 4,3 km

26 DE AGOSTO

Salvador

Circuito do Cab Extensão: 2,7 km

16 DE SETEMBRO

Campo Grande

Autódromo Internacional de Campo Grande Extensão: 3,4 km

30 DE SETEMBRO

Tarumã

Autódromo Internacional de Tarumã

rotatória e o trecho anterior à esta parte foi ligado diretamente à reta principal com a construção de uma curva rápida para a esquerda, melhorando o acesso aos boxes e a segurança. Em contrapartida, a velocidade no local será maior. “Toda primeira corrida em um circuito de rua, além de ser extremamente complicada, é experimental. Durante

R

de difícil ultrapassagem, mas em relação a 2010, a tendência é melhorar em Ribeirão Preto. O miolo será o único setor mais chato, com chicanes e uma rotatória. Vendo pelo mapa, parece que a mudança foi acertada e isso deve proporcionar mais disputas”, completou o paranaense. g

Extensão: 3 km

21 DE OUTUBRO

Curitiba

Autódromo Internacional de Curitiba Extensão: 3,6 km

11 DE NOVEMBRO

Brasília

Autódromo Internacional Nelson Piquet Extensão: 2,9 km

ONLINE No site oficial da Stock Car você encontra muitas informações e notícias sobre as provas, equipes e pilotos: http://stockcar.globo.com ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

27


CAPA Nossa reportagem especial do mês

Temporada 2012 Copa Caixa Stock Car Red Bull Racing

Itaipava Racing Team

65

1

35 anos, Rio de Janeiro

36 anos, Rio de Janeiro

38 anos, São Paulo

30 anos, Amazonas

Luciano Burti

Antonio Pizzonia

Max Wilson

27 Vitórias 24 Poles

2 Vitórias 3 Poles

3 Vitórias 1 Pole

0 Vitória 0 Pole

27

35

90

88

27 anos, São Paulo

40 anos, Paraná

32 anos, São Paulo

28 anos, Rio de Janeiro

Daniel Serra

David Muffato

2 Vitórias 2 Poles

Hot Car Competições

4 Vitórias 2 Poles

Officer ProGP

Ricardo Maurício

Pedro Boesel

9 Vitórias 9 Poles

Mobil Super Pioneer

0 Vitória 0 Pole

Shell Racing

16

23

11

77

25 anos, São Paulo

33 anos, Rio de Janeiro

39 anos, São Paulo

37 anos, Paraíba

Diego Nunes

Duda Pamplona

Valdeno Brito

Nonô Figueiredo

1 Vitória 0 Pole

1 Vitória 5 Poles

4 Vitórias 0 Pole

3 Vitórias 4 Poles

37

6

51

7

23 anos, São Paulo

Brasília

23 anos, São Paulo

38 anos, Paraná

Eduardo Leite

Vitor Meira

0 Vitória 0 Pole

Vogel Motorsport

18

0 Vitória 0 Pole

Gramacho/RZ Competições

Allam Khodair

Átila Abreu

Alceu Feldmann

3 Vitórias 2 Poles

Medley Full Time Sports

74

99

32 anos, Rio de Janeiro

26 anos, São Paulo

Popó Bueno

29 anos, São Paulo

Xandinho Negrão

1 Vitória 0 Pole

BMC Racing

25

Tuka Rocha

26 anos, São Paulo

4 Vitórias 4 Poles

0 Vitória 1 Poles

0 Vitória 0 Pole

0 Vitória 0 Pole

5

10

80

28

24 anos, São Paulo

35 anos, Paraná

27 anos, São Paulo

26 anos, São Paulo

Denis Navarro

Ricardo Zonta

0 Vitórias 0 Pole

RCM Motorsport

0 Vitória 1 Pole

Prati-Donaduzzi Racing

Marcos Gomes 4 Vitórias 5 Poles

Carlos Alves Competições

Galid Osman 0 Vitória 0 Pole

Bassani Racing

21

20

4

9

27 anos, São Paulo

31 anos, Paraná

26 anos, São Paulo

33 anos, São Paulo

Thiago Camilo

Ricardo Sperafico

Julio Campos

Giuliano Losacco

11 Vitórias 10 Poles

0 Vitória 0 Pole

0 Vitória 0 Pole

8 Vitórias 9 Poles

63

19

22

33

27 anos, Paraná

31 anos, Paraná

27 anos, São Paulo

34 anos, São Paulo

Lico Kaesemodel 0 Vitória 0 Pole

28

CompraFacil.com/JF Racing

14

Cacá Bueno

R

Eurofarma RC

0

Rodrigo Sperafico 1 Vitória 4 Poles

Rodrigo Navarro 4 Vitórias 5 Poles

Felipe Maluhy 1 Vitória 4 Poles

ONLINE Baixe o aplicativo da Stock Car para iPhone pelo iTunes em: http://itunes.apple.com/br/app/stockcar-by-esso/id375983585?mt=8 | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


Divulgação/Tiago Morgan

Curiosidades sobre os carros

Que os carros da Stock Car são equipados com o máximo de tecnologia todos nós já sabemos, mas preparamos um raio-x para você conhecer cada detalhe dessas máquinas e entender melhor o funcionamento de parte de um Stock Car.

Piloto e equipes aprovaram as mudanças no traçado do circuito de rua de Ribeirão

Motor A sigla V8 designa os cilindros (oito) e a forma como eles estão dispostos (V) no motor. Tem potência de 520 cavalos a 6.000 rpm. O cabeçote é de alumínio. A injeção eletrônica é Bosch.

Banco Banco Dural, o mesmo utilizado na competição americana de Stock Car, a Nascar.

Câmbio Câmbio de 6 marchas XTrac importado da Inglaterra.

Nose Box Compõem o novo sistema de absorção de impacto, usado na Fórmula 1, ficam posicionadas na frente do carro e atrás, respectivamente.

O significado das bandeiras

Toda categoria de automobilismo sinaliza penalidades ou avisos para os pilotos através de bandeiras espalhadas estrategicamente ao longo do circuito, conheça cada uma das bandeiras e seus significados na Stock Car.

Pneus Pneu radial da marca Goodyear com 25.5, 10.5 e 18 polegadas. Desenvolvido no Centro Tecnológico da Goodyear em Akron, Estados Unidos.

Largada, relargada e pista livre.

Falta de aderênciana pista.

Veículo lento na pista.

Final da prova.

Perigo: Os pilotos devem diminuir a velocidade e é proibida a ultrapassagem.

Acompanhada de uma placa com o número do carro, anuncia que o piloto foi desclassificado.

Veículo mais rápido se aproximando e os pilotos lentos devem facilitar a ultrapassagem.

Prova interrompida: os pilotos devem ir para os boxes.

Advertência: acompanhada de uma placa com o número do carro, é aplicada aos pilotos que têm condutas anti-desportivas

Acompanhada de uma placa com o número do piloto, indica que o carro está com problemas e deve ir ao box para consertar

Chassi Tubular, feito de tubos de molibdênio sem costura.

Peso mínimo Cerca de 1.310 kg, incluindo o piloto com o macacão, luvas, sapatilhas, capacete e os fluídos.

Rodas As rodas de cubo rápido OZ Racing são da Itália.

Freios A disco, da Fremax, com sistema independente para cada uma das quatro rodas. As pastilhas são da Ecopads. As pinças de freios AP Racing são da Inglaterra.

Carroceria De fibra de vidro e por todo o acabamento interno, feito de fibra de carbono.

Tanque de combustível Constituído por uma caixa de alumínio revestida de uma camada de borracha. Capacidade de 85 litros. O combustível utilizado é o etanol da Esso.

R

Divulgação/Tiago Morgan

ONLINE Acompanhe as últimas notícias e a classificação da Stock Car no site do Globo Esporte: http://globoesporte.globo.com/motor/stock-car ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

29


CAPA Nossa reportagem especial do mês Divulgação

Como se tornar um piloto da Stock Car O sonho de ser um piloto de Stock Car exige talento, esforço e muita determinação para ter sucesso na carreira. A porta de entrada para o mundo da velocidade é geralmente o kart, já que permite que os pilotos iniciem bem cedo a carreira. Vitor Chiarella, profes-

Acelere no seu PC

O Game Stock Car segue um estilo de simulação pouco visto em games do gênero. A ideia principal é manter jogo mais próximo da realidade. Para se ter uma ideia, os desenvolvedores utilizaram dados de telemetria e diversos vídeos retratar as pistas. A jogabilidade é bem realista, mais até do que muitos jogos considerados simuladores. Até mesmo quem joga Gran Turismo 5 ou Forza terá que reaprender a jogar um simulador para entender a jogabilidade exata do Game Stock Car. Nem pense em usar os adversários como “parede” para fazer curvas, pois os danos influenciam o desempenho do carro. Até mesmo a temperatura dos pneus influencia na velocidade. Por falar em danos, os carros amassam e despedaçam. Configurar seu carro antes das corridas é um fator fundamental para o sucesso. Em Game Stock Car você pode e deve configurar a suspensão, transmissão, aerodinâmica, pneus e freios. Se cansar de jogar o modo campeonato, ainda existe o modo on-line para enfrentar os amigos. O jogo suporta até 34 jogadores ao mesmo tempo.

R 30

quando está autorizado a entrar em uma escola de automobilismo. Daniel Serra, da Red Bull Racing, é um caso de sucesso que começou no kart. Serra iniciou as aulas de kart com Vitor Chiarella aos 11 anos e considera a categoria uma escola que foi fundamental na sua trajetória. Para os futuros pilotos, Daniel dá a sua dica: “Tem que se dedicar, correr muito atrás, já que tem muita gente

“Hoje em dia não adianta apenas guiar bem para ser um bom piloto de Stock Car, tem que ser completo e um bom elo entre o patrocinador e as corridas” sor de pilotagem no Kartódromo Internacional Granja Viana em São Paulo, explica a importância do curso que mescla teoria e prática: “Fazemos todas as correções, de traçado, frenagem, tudo o que for necessário aprimorar”. Para Vitor, a maior satisfação de ensinar é ver um ex-aluno ganhando uma corrida ou entrando em categorias como a Stock Car. Mas ser um piloto de kart não é garantia de obtenção da mesma permissão para pilotar na categoria de automóveis. A vantagem de correr desde cedo no kart é que a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) reconhece essa experiência e o piloto tem a chance de partir para o automobilismo aos 16 anos. Já o piloto que comece sem essa experiência, só pode iniciar sua carreira aos 18 anos

querendo chegar ao pódio”. Além de competir, Daniel viveu a experiência de dar aulas no Centro de Pilotagem Roberto Manzini, que possui filiais em Brasília e em São Paulo. O piloto considera a experiência válida, “É muito legal ensinar o que a gente sabe”, acredita. Para o diretor do Centro Roberto Manzini, que correu na Stock Car em 2006, a principal característica da categoria é a competitividade. Além disso, em sua opinião o papel do patrocinador mudou muito a dinâmica da categoria. “Hoje em dia não adianta apenas guiar bem para ser um bom piloto de Stock Car, o piloto tem que ser completo e um bom elo entre o patrocinador e as corridas”, explica. g Duda Bairros/Vicar

As corridas da Stock Car são transmitidas ao vivo pela Rede Globo

ONLINE Descubra mais e faça o download gratuito da versão demo do Game Stock Car no site: www.game-stockcar.com.br | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


MÚSICA O barulho bom da cidade

Festival com bandas locais B Negão, ex-integrante O Quarteto Pó de Café da banda Planet Hemp é gravará seu primeiro uma das atrações CD esse ano

ritmo: o Latin Lover Groove, e junto com a Batuqueira Band, vêm disseminando-o por todos os cantos.

Chavala Talhada Em 1999, um grupo de amigos resolveu se reunir para montar uma banda. Surgiu assim a Chavala Talhada. Formada por José Sales, João Roberto, Thadeu Schmidt, Kleber Vitaliano e Wagner Gonçalves, com influências de Jorge Ben, Mutantes, Nação Zumbi, entre outros, a banda apresenta repertório de composições próprias e versões de grandes sucessos. Divulgação

FESTIVAL REGIONAL

2º Mansão Music

Festival fomenta a cena musical alternativa da cidadeos brasilra criar um estilo blicos

O

por RAUL RAMOS

O festival Mansão Music chega a sua segunda edição mais uma vez utilizando o espaço da Mansão Galo Bravo como palco para apresentação de bandas independentes da cena nacional e principalmente de Ribeirão. Essa edição traz grupos que se formaram na cidade e quem carrega a responsabilidade de fechar o festival, que acontece no dia 21 de abril, é do B Negão & os Seletores de Frequência, com sua mistura de funk, groove e rock. Conheça um pouco mais das bandas da cidade que se apresentam no festival de música mais ribeirão-pretano que existe.

Senhor X A música da Senhor X vem da busca pela inovação e do não convencional. Formada por músicos consagrados do cenário musical paulista, a banda des-

R 32

rp3 A mistura de vários estilos musicais como rock, pop, soul, acid jazz, funk e música brasileira resultou no surgimento da RP3, uma banda formada pelos irmãos ribeirão-pretanos, Antônio José, João Paulo e Pedro Henrique Barrionovo.

sol de papel taca-se pela peculiar e forte voz, assim como a presença de palco da cantora Carla Viana, pela sofisticação nos timbres e efeitos do multinstrumentista Beto Leoneti, pela força marcante da bateria de Wellington Ruvieri e pela característica única no groove do baixista Beto Braz.

Chic Hernandez & Batuqueira Band Com dois anos de formação, a banda apresenta um olhar irreverente no arranjo de composições clássicas. O grupo é maestrado pelo seu líder Chic Hernandez, cubano de 66 anos, lendário maestro, arranjador e pesquisador musical, que após voltar de uma turnê pelo mundo, resolveu misturar a salsa com o samba, o afro com o funk e bolero com o rock e, assim, inventou seu próprio

Formada em 2010 pelos músicos Pedro Rubiani, Rodrigo Galvão e Bruno Pessotti, a banda mostra muita maturidade sonora em suas composições e letras, tendo como características refrões marcantes e guitarras distorcidas.

elephant club O Elephant Club cria uma proximidade intensa do rap com o mainstream, colocando em um liquidificador sonoro samba, rock, scratches, pop e MPB. Uma das mudanças mais notáveis dos últimos anos no rap nacional é a quebra com o paradigma de que um grupo é composto apenas por DJs e MCs. O que o Elephant faz é um trabalho conjunto, sem receios de se aproximar de outros gêneros, como rock, reggae e MPB. g

ONLINE Confira as atrações e a programação completa do 2º Mansão Music no site da Mansão Galo Bravo: www.mansaogalobravo.com.br | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


CULT! Nossa cultura levada a sério

Cinema feito Jefferson Barcellos

em Ribeirão Preto Os Estudios Kaiser de Cinema promove palestras e sessões de filmes

CINEMA

Estúdios Kaiser de Cinema

Com infraestutura profissional, os Estúdios Kaiser está se tranformando em um polo cinematográfico

R

por RAUL RAMOS

Ribeirão tem tudo para se transformar em um dos grandes polos cinematográficos do país. Temos grandes redes de cinemas, cineclubes e um grande estúdio, os Estúdios Kaiser de Cinema. Os Estúdios formam um complexo de diferentes espaços próprios para a produção de filmes, novelas, séries de TV e propagandas publicitárias. Composto por um mix de 5 grandes estúdios. O local também conta com uma infraestrutura diversificada, com um grande número de cenários que utiliza e aproveita a arquitetura do prédio, além

R

de refeitório, alojamento, locação de equipamentos, núcleos de edição, computação gráfica, animação, oficinas de cenografia e figurino, sala de cinema e salas de produção. Hoje, os Estúdios abrigam diferentes projetos, que propõem outro olhar sobre a sétima arte e abre espaço para um novo movimento na cena cultural de Ribeirão. Entre eles: a Mostra Competitiva de Audiovisual, em parceria com o SESC, o Cine Baby, as Sessões Terror e o consagrado Cine Fórum – encontros quinzenais e mensais, com entrada gratuita,

onde os mais diversos temas saem das telas para serem debatidos após suas exibições.

Prédio histórico Os Estúdios Kaiser de Cinema, ficam sediados no centro histórico de Ribeirão, na antiga sede da Companhia Cervejaria Paulista, uma das mais importantes indústrias da história da cidade. A antiga cervejaria, inaugurada em 1914, é patrimônio histórico e cultural tombado pelo CONDEPHAAT e também pelo CONPPAC e cedido pela FEMSA Cervejarias Brasil. Estes estúdios possuem uma completa infraestrutura para produções audiovisuais e representam a consolidação de um dos projetos iniciados em 2001, pelo Núcleo de Cinema de Ribeirão Preto. Um dos seus principais objetivos é contribuir para a consolidação de um Polo Cinematográfico e Audiovisual no interior do estado de São Paulo. g

ONLINE Descubra mais sobre a história e as atividades dos Estúdios Kaiser de Cinema no site: www.kaiser.saopaulofilmcommission.org.br ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

33


ILUSTRE O espaço dos artistas talentosos da região

A cidade em Renato Andrade

quadrinhos

QUADRINHOS

Ribeirão Preto em Quadrinhos Projeto inédito publica livro com trabalhos de artistas, redatores e ilustradores da cidade

O

por RAUL RAMOS

O álbum Ribeirão Preto em Quadrinhos, conhecido como RPHQ, reuniu cerca de 30 designers, redatores, roteiristas, quadrinistas e ilustradores locais para a elaboração de uma publicação única, que teve tiragem inicial de 2 mil exemplares impressos e também está presente nas redes sociais. O projeto foi premiado pelo Programa de Incentivo Cultural da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto. Durante sua elaboração, o projeto ainda promoveu uma oficina para 15

R 34

crianças do Centro Cultural Isègun, cuja ilustração também participa do produto final que é distribuído gratuitamente. O trabalho foi produzido pela Atomica Filmes, que selecionou artistas buscando formar um grupo representativo. “A ideia era tentar mostrar um trabalho bem diversificado com relação às técnicas, estilos e percepções da cidade. O texto e as imagens contam um pouco do universo ribeirão-pretano a partir de diversas visões e entendemos que, além de ser um documento antropoló-

gico, o RPHQ divulga a cidade em sua capacidade cultural e turística”, explica Cordeiro de Sá, coordenador dos trabalhos. A diversidade é o ponto marcante na coletânea. “Todos os artistas estão muito empolgados e felizes. Quem acessar o álbum verá de tudo, de terror a drama, passando por ficção científica e comédia, da lendária serpentina de chope à fantástica sorveteria do Geraldo, de mangá a underground”, comenta o diretor Fred Nuti. Como a proposta é disponibilizar o produto final gratuitamente, foi criada uma página no Facebook para disponibilizar downloads e mostrar o perfil e as referências de cada artista envolvido no projeto. “A fan page completa a ação e serve de apoio para quem está ingressando nesse universo ou está interessado em saber mais sobre artes visuais e sequenciais”, afirma Cordeiro de Sá. g

ONLINE Leia e baixe gratuitamente o livro do projeto Ribeirão Preto em Quadrinhos em: http://issuu.com/cordeirodesa/docs/rphq1 | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


*consulte condições contratuais.

o poder da escolha

Liberté. O plano de saúde que oferece total liberdade para você escolher onde e por quem quer ser atendido em qualquer lugar do país. Ser livre nunca foi tão saudável. • Planos de saúde com reembolso • Reembolso nacional* • Acesso aos melhores hospitais.

Av. Presidente Vargas, 2121 | Edifício Times Square | Ribeirão Preto - SP | 16 2138 4080 | www.sfliberte.com.br


PIPOCA A estreia do mês nos cinemas

Melhor que o primeiro, porém

ainda não convence Os atores Sam Worthington e Rosamund Pike contracenam em Fúria de Titãs 2

Divulgação

ESTREIA

Fúria de Titãs 2

O segundo filme da saga da mitologia grega decepciona pelo roteiro, mas não economiza nos efeitos especiais e nos efeitos em 3D

O

O primeiro filme embora nem se compare com a versão original de 1981, é um blockbuster e não se pode esperar grandes roteiros e sim grandes aventuras. Partindo dessa premissa, Fúria de Titãs 2, é bem melhor que o primeiro de 2010, pois corrigiu diversos defeitos na ação e principalmente nas reclamações do 3D. O filme nos mostra que uma década após ter derrotado heroicamente o monstro Kraken, Perseu tenta levar uma

R

36

por FERNANDO COELHO

vida mais tranquila como pescador e pai de Helio. Enquanto isso, uma luta pela supremacia surge entre os deuses e os Titãs. Perigosamente enfraquecidos pela falta de devoção dos humanos, os deuses estão perdendo o controle sobre os Titãs encarcerados e sobre seu feroz líder, Cronos, pai dos irmãos Zeus, Hades e Poseidon, há muito no poder. A sinopse resume bem a nova história e por ser tudo novo, não sabíamos como iria decorrer o filme. O diretor

soube usar bem o orçamento para criar as batalhas, mas aí que cai um grande defeito, esqueceu de contratar um bom continuísta ou se sentar mais próximo do editor na finalização do filme, pois os maiores erros acontecem nas cenas de batalha, com posições de atores mudando a todo momento nos planos e contra-planos. Mas como se trata de um blockbuster, então a maioria que vai no cinema está preocupado com a ação e não com esses defeitos que somente

ONLINE No site www.furiadetitas2.com.br você assiste o trailer e encontra mais informações do longa-metragem Fúria de Titãs 2. | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


FÚRIA DE TITÃS Louis Leterrier

2010, Estados Unidos, Warner Bros

> Em Fúria de Titãs, o esforço definitivo na conquista do verdadeiro poder coloca homens contra reis e reis contra deuses. Mas a guerra entre os próprios deuses poderia destruir o mundo. Filho de um deus, mas criado como humano, Perseus (Sam Worthington) não tem como salvar sua família de Hades (Ralph Fiennes), deus vingativo do submundo. Sem nada mais a perder, Perseus se oferece para liderar um grupo de guerreiros em uma perigosa missão para derrotar Hades antes que ele usurpe o poder de Zeus (Liam Neeson) e transforme a Terra em um inferno. Combatendo demônios horríveis e bestas amedrontadoras, Perseus e seus guerreiros somente sobreviverão se ele aceitar seu destino e seus poderes como um deus, desafiando o destino e criando seu próprio futuro.

poucos conseguirão ver, então tirando teza quebraria alguns ossos no mínimo Enfim, é grandioso sim, tem boa eles o que vemos em tela são grandioem cena. Os demais personagens até faação sim, mas faltou algum elo maior sas cenas de ação com tudo que se puzem bem seus papéis, com exceção do para empolgar e corrigir todos os defeider pensar voando para fora da tela nas exagero cômico Agenor, o qual fazem tos de roteiro do filme. Vale ver apenas sessões em 3D. até piada “Alguns semi-deuses são tão como uma boa sessão pipoca e nada Os atores embora tenham grandioinúteis que desconhecemos”. Como é mais, pois não irá incrementar em nada de conteúdo e assim como o primeiro sos textos, poderiam ser menos tolos, um filme onde 90% é digital nem tem pois são deuses e não falam palavreados chulos nem Os destaques de interpretação ficam para coisas do tipo “Vamos nos Liam Neeson (Zeus) que dessa vez tem uma divertir”. Mas analisando as participação bem maior do que no primeiro atuações, o que vemos com certeza são bons persona- filme e claro para Sam Worthington (Perseus) gens na tela. Os destaques de interpretação ficam para Liam Neeson será lembrado apenas pelos defeitos e muito o que falar da equipe de arte e de que dessa vez tem uma participação fotografia, afinal o trabalho todo está não pela saga. Recomendo ver apenas bem maior do que no primeiro filme mais na equipe de efeitos visuais. Popara se divertir com o 3D que tantos ree claro para Sam Worthington que clamam da falta de coisas voando para rém o destaque são os cenários criados dessa vez se suja e sangra a valer, emvirtualmente. Estão muito bem feitos fora da tela e nada mais. g bora muita das cenas em que apanhe se e grandiosos, por exemplo a prisão de mostrem falsas, pois qualquer um que Tártaro e os locais onde ocorrem as celevasse as pancadas que levou com cernas finais da batalha. Divulgação

Poseidon (Danny Huston) e Perseus (Sam Worthington) em Fúria de Titãs 2

R

O diretor não ficou satisfeito com os testes das câmeras digitais 3D e resolveu rodar o longa em película

Divulgação

ONLINE Curta a página do filme Fúria de Titãs 2 no Facebook e descubra mais curiosidades em: www.facebook.com/FuriadeTitasFilme ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

37


PIPOCA A estreia do mês nos cinemas

Preservação ambiental sob o

som de músicas divertidas Divulgação

O simpático Lorax e o apelo ecológico para as crianças

O tema principal da animação é a preservação ambiental Divulgação

ESTREIA

O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida

Com muitas canções e baseada no livro homônimo escrito por Dr. Seuss, a animação ensina lição ecológica às crianças sem ser chato

U

por FERNANDO COELHO

Ultimamente algumas animações já estão vindo com contexto social de ensinar o cuidado com o meio ambiente para a criançada. E O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida é um exemplo claríssimo desse tema. Com boas canções, que também foram dubladas em português, e personagens divertidíssimos, o longa-metragem consegue cativar até os adultos que forem levar os pequenos ao cinema. O filme nos mostra que o menino Ted descobriu que o sonho de sua paixão, a bela Audrey, é ver uma árvore de verdade, algo em extinção. Disposto a realizar este desejo, ele embarca numa aventura por uma terra desconhecida, cheia de cor, natureza e árvores. É lá que conhece também o simpático e ao mesmo tempo rabugento Lorax, uma criatura curiosa preocupada com o futuro de seu próprio mundo. A história é simples e sem relances de grande espetáculo, o que chama atenção mesmo é a ideia musical da trama toda, sempre executada por todos da cidade, e com isso na dublagem ficou bem interessante de se ver, relembrando os velhos clássicos da Disney, onde as canções eram marcantes.

R 38

Os personagens são de cores vibrantes e tem um senso de humor bem bacana, que vai contagiar a criançada nos cinemas, o exemplo já foi visto lá nos Estados Unidos que ficou com o filme duas semanas na liderança das bilheterias. Os destaques não são os protagonistas, pois eles falam muito, o que não é algo extremamente necessário, principalmente em filmes feito para crianças, que é o caso dessa produção. Os ursos, a vó de Ted e os peixes cantantes são os melhores personagens e fazem um show a parte quando estão em cena. Enfim, o longa vale o ingresso por ser divertido e com certeza agradará pais e crianças que forem assistir, mas principalmente se faz valer na conscientização ambiental que é o foco do filme e faz bem o serviço ao mostrar boas ideias de preservação da natureza. Recomendo por esses motivos e claro, por ser mais um belo trabalho do estúdio de animação Illumination que já tinha mostrado ser boa em animações com Meu Malvado Favorito e agora chega brigando de igual com os grandes estúdios de animação. g

ONLINE Em www.theloraxmovie.com você pode assistir o trailer e ver curiosidades do filme O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida. | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


TECH A última palavra em tecnologia

Cinema em casa FILMADORA

A filmadora que é projetor

Nova câmera da Sony grava cenas em alta definição e depois projeta as filmagens no escuro

O

por DANIEL MANARELLI

Ter uma câmera digital hoje não é mais privilégio para poucos, mas ter uma filmadora que tem um projetor, sim. A Sony inova mais uma vez e lança sua filmadora com um projetor embutido, assim você não vai mais precisar ligar todos aqueles cabos a sua TV para ver seus vídeos e fotos, ou ainda ter que ver suas gravações na telinha da sua câmera se estiver viajando. Já existem algumas câmeras com esse recurso, mas nada se compara a qualidade que a câmera da Sony oferece.

Essa câmera é a Handycam Sony HDR-PJ50 e grava vídeos em HD, seguindo a tendência de mercado, o projetor está acoplado à tela de LCD. É possível termos uma projeção de até 60 polegadas com uma distância de até 3 metros num ambiente escuro. A câmera tem zoom óptico de 12x, que segundo a Sony pode ser aumentado até 17x e ainda conta com 220 GB de memória, você nem vai precisar comprar um cartão de memória e suas fotos poderão ter resolução de até 7.1 megapixels.

Além de projetar sua imagem, o Handycam Projector também emite som, pois que graça teria ter a imagem projetada sem som, você iria se sentir no “cinema mudo”. Seu alto-falante é estéreo e de 5.1 canais, com amplificadores digitais do tipo S-Master, assim seu som terá uma excelente qualidade, agora se sua intenção é fazer a projeção para um número considerável de pessoas não é aconselhável que use apenas o alto-falante da câmera, se for um número pequeno de pessoas pode usar a câmera sem medo. Sem dúvida a handycam é uma boa pedida para os viajantes de plantão, assim podem ver suas filmagens do seu quarto de hotel e nem vão precisar descarregar tão cedo suas filmagens, pois com o tanto de memória disponível na câmera, dá pra gravar várias horas. g Divulgação

A câmera projeta filmagens no escuro

R

ONLINE Para saber mais sobre os recursos tecnológicos da câmera da Sony, visite o site: http://migre.me/8CmkR ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

39


PLAY Álbuns que você deveria ter no seu iPod

[ CD ]

[ CD ]

[ CD ]

[ CD ]

[ CD ]

The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars

Write About Love

MTV Ao Vivo Skank

We Are The Night

Estação Brasil

2011, Matador

2001, Sony BMG

2007, Astralwerks

1972, EMI Music

David Bowie

US$ 9,90 no iTunes

êêêê > Influenciado pela onda de Glam Rock que existia na Inglaterra na época, e condizente com o cenário imaginado em filmes como Laranja Mecânica e 2001 - Uma Odisséia no Espaço lançados nessa época, David Bowie acabou criando uma espécie de álbum conceitual e futurista, sobre um rockstar extraterrestre e sua saga no planeta terra, Ziggy Stardust. O álbum foi muito bem aceito, soando como uma espécie de ópera rock, juntando a ótima música com fantasia, Bowie cria figurinos extravagantes e exuberantes bem ao estilo Glam Rock e por fim incorpora o personagem, isso foi mais que suficiente para o sucesso. Certamente um dos discos mais influentes da história do rock.

Belle And Sebastian

Skank

2003, Sony BMG

êêê

R$ 29,90 no Submarino

R$ 12,90 na Americanas

US$ 5,99 no iTunes

êêê

êêê

êêêê

> Desde o primeiro disco, a banda Belle and Sebastian traz um conceito diferente a cada trabalho. Write About Love, primeiro álbum de estúdio desde 2006, não tem essa característica. Parece um apanhado de canções de cada fase da banda – dos primórdios de melancolia até os tempos ensolarados dos discos mais recentes. Dessa forma, todos que já curtiram a banda em algum momento de sua trajetória podem gostar do novo álbum. Write About Love não tem uma unidade como álbum e soa como um disco de Greatest Hits dada a quantidade de hits em potencial, mas sem relações entre si.

> Este é o primeiro disco ao vivo da banda, que acaba funcionando como uma comemoração dos dez anos de existência do Skank. Gravado na Praça Tiradentes, na cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, nos dias 7 e 8 de julho de 2001, o disco carrega o selo da MTV e traz os maiores sucessos do grupo, escolhidos através de uma votação no site da banda. O disco ainda apresenta duas músicas inéditas, Estare Prendido En Tus Dedos (versão em espanhol para Wrapped Around Your Finger, do The Police e Acima do Sol (que foi trilha sonora de uma novela da Globo).

> Um dos principais trunfos de Rowlands e Simons é a sua facilidade em transitar entre os lados underground e o mainstream da música eletrônica. Suas músicas têm uma fórmula fácil de ser assimilada, melodias impactantes que colam no ouvido na primeira audição, arranjos fáceis de engolir e seu nome é constantemente associado a grandes nomes como o do diretor Spike Jonze, que dirigiu o famoso videoclipe de Elektrobank, estrelado por Sofia Coppola. Em We Are The Night, a estratégia não é diferente. Apesar de seu ápice já ter ficado para trás, o Chemical Brothers ainda parece atual. Os timbres podem ter envelhecido um pouco, mas a forma familiar e irresistível que suas músicas chegam aos tímpanos ainda é a mesma de dez anos atrás.

> OUÇA

I Want The World To Stop

> OUÇA

Tanto

Zé Ramalho

Chemical Brothers

> OUÇA

R$ 22,90 na Videolar

> Estação Brasil. Este é o nome do disco que comemora 25 anos de carreira do músico Zé Ramalho. No 17º disco solo de Ramalho, o músico recria, inusitadamente, clássicos de Tom Jobim, como Águas de Março, Lulu Santos, em Tempos Modernos, e Milton Nascimento, com Caçador de Mim, entre outros nomes da música brasileira. Até mesmo Gonzaguinha foi lembrado, na canção O Que É, O Que É. Inéditas também compõem o disco, como Neste Brasil Caboclo de Mãe Preta e Pai João, de auto­ria do próprio músico, que busca traçar o ponto de partida da música brasileira. Da guitarra ao iê-iê-iê, dos tambores do mangue beat ao vio­lão da bossa-nova, são muitos os estilos visitados por Ramalho no álbum. > OUÇA

Tempos Modernos

Salmon Dance

> OUÇA

Five Years

DAVID BOWIE

Reprodução

Por vezes referido como Camaleão do Rock pela capacidade de sempre renovar sua imagem, Bowie tem sido uma importante figura na música popular há cinco décadas e é considerado um dos músicos mais populares, inovadores e influentes de todos os tempos, sobretudo por seu trabalho nos anos 70 e 80, além de ser distinguido por um vocal característico e pela profundidade intelectual de sua obra. Bowie só chamou a atenção do público em 1969, quando a canção Space Oddity alcançou o quinto lugar no UK Singles Chart. Ele retorna em 1972, durante a era Glam Rock com um alter ego extravagante e andrógino chamado Ziggy Stardust, sustentado pelo sucesso de Starman e do aclamado álbum . Seu impacto na época foi um dos maiores cultos já criados na cultura popular. Em 1973, o disco Aladdin Sane levou Ziggy aos EUA. A vida curta da personagem revelaria apenas uma das muitas facetas de uma carreira marcada pela reinvenção contínua, pela inovação musical e pela apresentação visual.

R 40

ONLINE Visite o site do Skank e conheça a biografia e as músicas da banda que se apresenta na Feira do Livro em maio: http://skank.uol.com.br | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


FIQUE EM CASA Cinco bons motivos para você não sair de casa

[ BLU-RAY ]

[ DVD ]

[ GAME ]

[ LIVRO ]

[ LIVRO ]

Laranja Mecânica

U2: DVD 360° Live at the Rose Bowl

Batman Arkham City

A Primavera do Dragão - A Juventude de Glauber Rocha

As Esganadas

Stanley Kubrick 1971, Inglaterra, Warner

R$ 29,90 na Videolar

êêêêê > Laranja Mecânica é um clássico do cinema mundial, inspirado no livro do escritor Anthony Burgess. O filme causou grande polêmica na época, por causa da alta carga de violência presente no longa. Para os cinéfilos e adoradores do diretor Stanley Kubrick é um filme que precisa ser visto, por se tratar de um de seus melhores trabalhos. A história se passa na Inglaterra, em um tempo não determinado, e conta a vida de Alexander DeLarge. Alex é um jovem amante de música clássica, em especial de Beethoven, e de violência. É também o líder de uma gangue, que além de enfrentar outras gangues, roubam casas, cometem estupros e batem em mendigos. Durante um assalto, Alex é preso e sentenciado a 14 anos de prisão, porém é libertado com a condição de se submeter a uma terapia experimental desenvolvida pelo governo para recuperar criminosos. Tal tratamento o torna incapaz de qualquer ato de violência, mesmo que seja em defesa própria. O filme é ao mesmo tempo intrigante e divertido. Com uma fotografia impecável e atuações idem. Impossível de passar despercebido, e de fato não passou.

R

U2

2010, EUA, Universal Music

R$ 29,90 no Submarino

êêêê > Esse foi o primeiro show transmitido ao vivo pelo canal YouTube. A apresentação gravada na cidade de Pasadena, acumula superlativos. O estilo da gravação é cinematográfico. As tomadas são lindíssimas, escuras contrastando com as luzes coloridas e os efeitos especiais do show. Foram usadas 27 câmeras de alta definição para a captação das imagens, e o resultado é impressionante. Um show com visual que deixa enormes produções como a turnê da Madonna (Sticky & Sweet Tour) para trás. Não é exagero, toda a criação da estrutura do palco, efeitos e como foi feita a filmagem é futurista. A grande sacada foi a criação da enorme estrutura que lembra uma garra, um enorme caranguejo. Ainda, passarelas móveis que ligam o palco à uma enorme pista que o circunda e divide essa área VIP ao resto da plateia no campo e arquibancadas, num total de 97 mil pessoas.

Playstation 3

2009, Warner Games

R$ 179,91 na Videolar

êêêêê > O game lançado em 2009 é considerado o melhor jogo do Homem Morcego de todos os tempos. A história do jogo é interessante: o antigo diretor Quincy Sharp ganha os créditos por contornar a rebelião criada pelo Coringa, e lança seu projeto mais ambicioso, na forma da cidade-presídio Arkham City. O projeto leva Sharp ao status de prefeito de Gotham, e ele aponta o psiquiatra gênio Hugo Strange como diretor do novo complexo presidiário. Todas as peças estavam prontas para o grande show: capturar o Homem Morcego. Para quem gosta do superherói, e que realmente mergulha no universo criado nos quadrinhos, Arkham City é um verdadeiro prato cheio para os fãs, por respeitar os mais de 60 anos de história do Batman. E para quem curte games, é um balanço ideal entre uma história densa com vários objetivos e um free-play responsável com horas de opções. Definitivamente, é o melhor jogo de super-herói já produzido.

Nelson Motta

624 páginas, Editora Objetiva ISBN 978-85-3900-285-6

R$ 34,90 na Fnac

êêêê > O novo livro de Nelson Motta transcorre sob o sol da Bahia, entre incursões pelo misticismo do sertão nordestino e o glamour de Paris e Cannes. Em A Primavera do Dragão, o escritor constrói um relato ágil sobre a juventude inquietante do cineasta baiano Glauber Rocha e a criação do Cinema Novo, que revolucionou a estética cinematográfica brasileira. Com a mesma pegada pop e o talento para resgatar histórias bem-humoradas de seus livros anteriores, o autor traça o panorama de uma geração que inscreveu o Brasil no mapa do cinema internacional. Nelson evoca o nascimento do cineasta em Conquista, no interior baiano. Refaz as andanças do artista pela capital baiana, geralmente acompanhadas pelo amigo João Ubaldo Ribeiro. Recorda as experiências ainda embrionárias de Glauber no cinema e o primeiro longa Barravento. Descritos com cortes cinematográficos, seu foco são os anos que antecederam ao estouro de Deus e o Diabo na Terra do Sol, obra-prima do Cinema Novo, até a disputa do filme em Cannes com Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos.

Jô Soares

144 páginas, Cia. das Letras ISBN 978-85-3591-975-2

R$ 27 na Fnac

êêê > O autor do best-seller O Xangô de Baker Street, explora mais uma vez o tema que lhe é familiar: os assassinatos em série. No entanto, Jô Soares revela logo no início não somente quem é o desalmado, como também sua motivação psicológica para matar. O delicioso núcleo narrativo está nas tentativas da polícia de encontrar um criminoso que, além de muito esperto e de não despertar suspeita, possui uma rara característica física que dificulta a utilização dos novos “métodos científicos” da polícia carioca. Para investigar os crimes, o chefe de polícia, Filinto Müller, designa um delegado ranzinza, assessorado por um auxiliar medroso, e que contará com a ajuda de um sofisticado e culto ex-inspetor. Na perseguição ao criminoso, os três investigadores ganham a companhia de uma jovem linda, destemida e moderna, que é repórter da principal revista do país. Com sua experiência, Jô consegue, realizar a façanha de narrar uma série de crimes brutais, com requintes inimagináveis de crueldade, e deixar o leitor com um sorriso satisfeito nos lábios.

ONLINE Visite o site oficial da banda U2 e confira fotos, novidades e vídeos da turnê 360° em: www.u2.com/tour

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

41


INTERNET Os melhores sites para você navegar

Qual museu você quer Divulgação

visitar hoje?

Com o Google Arts Project é possível passear virtualmente pelos principais museus

INTERNET

Google Art Project

Num projeto ousado e interessante, o Google está digitalizando e tornando público as obras das principais galerias e museus do mundo

A

tes museus do mundo, como o Reina Sofía (Espanha), o MoMA - The Museum of Modern Art (Estados Unidos), o Van Gogh (Holanda), a Galeria Uffizi (Itália) e a Tate Modern (Inglaterra).

O PROJETO

por DANIEL MANARELLI

A Pinacoteca do Estado e o Museu de Arte de São Paulo são os dois primeiros museus brasileiros a fazer parte do Google Art Project, site que permite que internautas visitem acervos de instituições ao redor do mundo através de uma ferramenta semelhante ao Google Street View. No caso da Pinacoteca, são 98 obras de 48 artistas, com foco na pintura brasileira do século 19 e início do século

R

42

20. Entre os destaques, estão pinturas de Almeida Júnior e Pedro Américo. Já o Museu de Arte de São Paulo colocou no site 89 obras de 85 artistas, incluindo nomes como Tarsila do Amaral, Amílcar de Castro e Lygia Pape, entre outros. É possível tanto ver uma galeria só com as obras como percorrer os corredores dos dois museus. Além das duas instituições brasileiras, o Google Art Project ainda inclui alguns dos mais importan-

No mundo inteiro, o Google Art Project agrega 151 museus em 40 países, totalizando mais de 30 mil obras digitalizadas. As imagens são exibidas em alta resolução e possibilitam zoom. As obras são de autoria de aproximadamente seis mil artistas, segundo a empresa. O tour virtual dá a sensação de estar percorrendo os corredores do museu. Lugares famosos como D’Orsay, na França e Acrópoles na Grécia também fazem parte do projeto criado em 2011. g Divulgação

ONLINE No site www.googleartproject.com você pode visitar virtualmente os museus e obras mais importantes do mundo.

| revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


Brilhe com os metalizados A onipresença do paetê, que saiu da condição de tendência para virar quase um clássico, permaneceu firme e forte durante várias temporadas, usado inclusive em produções mais casuais. Agora é a vez dos tecidos metalizados e aplicações de cristais, que antes eram somente usados em produções mais elaboradas e noturnas. Os tons variam do prata, dourado ao bronze, e tem renovado o estilo de shorts, calças, saias, macacões e vestidos. É hora de brilhar com essa tendências que também pode ser aplicada na maquiagem e nas unhas. por JANAINA DANDARO ABRAHÃO fotos por LIDIA MURADÁS

Jaqueta, blusa e cinto Bo.Bô, anel Salve Rainha e peep toe e bolsa Santa Lolla.

ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

43


Cardigan e colar Claudia Pinheiro, regata e anel Salve Rainha, saia longa e cinto Bo.B么.


Blusa Bo.B么, anel Salve Rainha e ankle boot Santa Lolla.

ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

45


46

| revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


Jaqueta, saia e pulseiras Salve Rainha, blusa, bracelete e cintos Bo.B么 e peep toe Santa Lolla.

ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

47


Camisa, cinto e an茅is Salve Rainha, lingerie Loba, saia Bo.B么 e clutch Claudia Pinheiro.

48

| revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


Regata Bo.B么, len莽o, saia, cinto, anel e pulseira Salve Rainha e ankle boot Santa Lolla.

ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

49


Camisa Salve Rainha, saia, cinto e braceletes Bo.B么 e scarpin Santa Lolla.

50

| revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


Camiseta e saia Salve Rainha, e brinco Claudia Pinheiro.

edição de moda por JANAINA DANDARO ABRAHÃO fotos por LIDIA MURADÁS (www.lidiamuradas.com.br) hair e make up por MARCELO OLIVEIRA modelo Isabela Bazanelli (www.andrepereiramodels.com) assistente de produção de moda LUCIANA AZOURI agradecimentos CLASSIC CENTRO DE BELEZA - (16) 3610-6973 ANDRÉ PEREIRA MODELS - (16) 4141-2494


VIAGEM Os melhores roteiros e viagens

As praias de Maceió Divulgação

A piscina natural da praia de Pajuçara é um dos cartões-postais da capital alagoana

Divulgação/Luis Eduardo Vaz

Divulgação

LITORAL NORDESTINO

Boa, bonita e barata

Mais barata do que outras capitais do Nordeste, Maceió é generosa e atenciosa com seus turistas

L

por KAREN DOVICO

Localizada em um ambiente totalmente litorâneo, Maceió destaca-se pela sua beleza exuberante. Encravada entre os coqueiros, mangues e um belíssimo mar, proporciona a todos que a visitam lindas recordações. Com aproximadamente um milhão de habitantes, é um dos mais belos pólos turísticos do Brasil, triplicando sua população na temporada de férias. As praias são bonitas e toda a orla marítima é enfeitada por coqueiros que dão um toque mágico à paisagem deslumbrante fazendo a moldura de quilômetros de calçadão. As praias mais frequentadas são as praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Algumas das praias ainda são primitivas e deixam os visitantes em êxtase e sem vontade de deixá-las. Elas são banhadas por um mar ora verde, ora azul, incomparáveis para o deleite dos turistas.

R 52

A capital de Alagoas tem localização privilegiada no Brasil. Maceió chama atenção principalmente pela beleza natural de suas praias, com águas sempre mornas e cristalinas. As areias, brancas e finas, os arrecifes que formam as piscinas naturais e a imensidão de coqueirais completam o cenário paradisíaco.

CAPITAL BARATA Em Maceió, sorvetes custam alguns reias, caipirinhas têm preço de cerveja e as tapiocas dos quiosques são fartas e valem por um almoço rápido. Por alguns trocados, caldinhos de sururu e camarão aquecem o corpo antes de longas caminhadas pela orla. Na hora de escolher as lembranças da viagem, os preços nas feiras de artesanato convidam a levar roupas, peças de rendas e souvenirs para amigos e familiares.

PISCINAS NATURAIS Conhecer as piscinas naturais da praia de Pajuçara é um dos passeios mais legais, porém é bom checar o horário da maré baixa já no café da manhã. As piscinas ficam a 2 km da orla, e o transporte é feito com as tradicionais jangadas. A água pelos joelhos permite, o garçom (lá cada jangada tem um atendente exclusivo) servir porções fartas e baratas de camarão ou lagosta frescos. Com a maré baixa ainda existe a chance de sentar na areia em alto-mar e observar a exposição completa dos delicados bancos de corais, que abrigam os peixes. As piscinas são rasas, transparentes, para nadar e mergulhar sem medo das ondas e da correnteza. No final da tarde, quando o horizonte ganha tons alaranjados, os calçadões da orla revelam as suas vantagens em relação as praias urbanas. Eles são largos, com trechos de grama, pracinhas, ciclovias, pista para corrida, e abrigam barracas e restaurantes de gastronomia diversificada. É possível programar um jantar completo, com iluminação romântica e música ao vivo, na companhia permanente do vento e do mar. g

ONLINE Descubra mais sobre Maceió e seus passeios turísticos no site oficial de turismo da capital alagoana: www.turismo.maceio.al.gov.br | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


CARROS Os automovéis que desejamos ter

O coreano que tem cara de europeu

Divulgação

Agora o Hyundai i30 conta com motor flex

E

PREÇO

HYUNDAI I30

Impressionante como raros tipos de carro conseguem impressionar a primeira vista. Com o novo sul-coreano Hyundai i30, é impossível ficar indiferente em relação ao seu design, rodas de 17 polegadas metade cromada e faróis com a ilusão de que possuem angel-eyes que dá personalidade e estética ao carro. Sua frente remete a movimento, dinâmico e rápido, já a traseira, meio “gordinha”, mostra espaço e conforto, coisas que não faltam neste Hyundai. Internamente, ao olhar, o que chama a atenção é seu painel de instrumentos azulado e completo. Já o console central e as portas em si, surpreendem por seu cuidado no acabamento, a sua parte mais alta é toda emborrachada e bem trabalhada.

R

a partir de R$ 56.250 na Hyundai Caoa

MOTOR

O i30 da Hyundai é praticamentecompleto de série e apresenta muitos porta-objetos, com destaque para o porta-óculos com interior totalmente revestido de veludo e o descansa braço central, com amplo espaço e entrada para iPod e USB para o rádio que lê MP3. Outra coisa que chama a atenção no Hyundai i30 além dos acessórios é a segurança, que traz oito airbags. Isso mesmo, oito! Protegendo assim todos os ocupantes, dianteiros e traseiros. O i30 foi apresentado em 2007, no Salão de Genebra, com a missão mudar a imagem da Hyundai. Lá, como aqui, a marca chama atenção pela generosidade com equipamentos e prazos de garantia, o que tornou o veículo líder de vendas da categoria hatch médio. g

4 cilindros, DOHC, 16 válvulas, 2.0 litros, 145 cv a 6.000 rpm, cabeçotes de alumínio, sistema de injeção MPFI e torque máximo de 19 kgf.m a 4.600 rpm

CÂMBIO Automático de quatro marchas

COMPRIMENTO 4,24 metros

LARGURA X Altura 1,77 m x 1,48 m

0 a 100 KM/h 10,3 segundos

Velocidade Máxima 205 km/h

Ideal para quem

Para homens jovens que procuram um carro seguro e completo

Pontos Fortes

Aparência, design, motor flex, garantia, tecnologia e segurança

Pontos Fracos

O volante é pequeno e não é tão cômodo estacionar ele nas vagas estreitas das garagens

ONLINE Visite o site da concessionária Hyundai Caoa e descubra mais informações, opcionais e configurações do i30: www.caoahyundai.com.br ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

53


RIBEIRÃO PRETO, SP Impressões da cidade por quem vive aqui Rafael Sassoli

esse trabalho. Numa bate-papo informal, Christian contou para a ribeirãopreto um pouco mais sobre o trabalho de animar as noites das baladas da cidade e como vê a sua profissão atualmente. Como você vê a profissão de DJ no interior? Acredito que em parte é vista como um hobby que tem atraído cada vez mais adeptos, pois discotecar é uma sensação incrível mesmo. Em outra parte, por conta dos altos caches, exposição e crescimento da indústria de produção e vendas no setor, já é vista como um emprego viável, coisa que 15 anos atrás não era.

Christian Stilck Apesar de ser carioca, Christian nunca morou no Rio e viveu em São Paulo até seus 14 anos, quando mudou-se para Ribeirão onde está até hoje. Com 31 anos é um dos DJs mais requisitados da região. por RAUL RAMOS

Trabalhando há 16 anos como DJ, Christian Stilck já se apresentou nos principais clubs e eventos do país como D-Edge, Clash e Pacha. Em 2010 lançou seu primeiro disco intitulado SuperBum e atualmente trabalha criando a ambientação musical em bares e restaurantes. Como produtor musical, têm lançado faixas de Tech House e alcançado críticas positivas com 54

| revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012

Como foi o começo para você? Comecei aos 14 anos, pelo amor a música. Viciei em pesquisa e nos assuntos relacionados as músicas de casas noturnas. Fiz um curso de DJ em São Paulo, mas fiz meu nome em Ribeirão Preto, que sempre me recebeu muito bem. Qual o estilo de som você mais gosta de tocar? Acho que na música eletrônica, independente do estilo existem produções incríveis, portanto pesquiso vários segmentos que se encontram entre o House e o Techno, estilos que mais ouço. Gosto também de Soulfull, Funky House, Tech House e Deep House. Atualmente você é residente de alguma casa noturna ou festa? Sou DJ residente das festas Only in Black e Only in White. As quintas discoteco no projeto Summer Lounge no Salz. No Essence Maison Degaine onde faço um trabalho de ambientação. Além de diversos projetos sazonais e eventos fechados, onde normalmente sou requisitado pela minha agência, a Carambola Records.

EU SEMPRE VOU... Rafael Sassoli

Christian Stilck é o DJ residente da festa Only In Black

Natalia Martini

A psicóloga elege os seus lugares favoritos para sair na cidade COMER

Amici Ristorante Além de ser um ambiente sofisticado, oferece um cardápio maravilhoso. Adoro comer Filet Cremona acompanhado de um bom vinho. ONDE: Rua Olavo Bilac, 1280, Alto da Boa Vista, (16) 3964-6035, www.amiciristorante.com.br

COMPRAR

Marikitta É minha loja predileta por unir muitas qualidades: atendimento, sempre em harmonia com as últimas tendências fashion. ONDE: Rua Lafaiete, 2045, Vila Seixas (16) 3421-4718, blogdamarikitta.blogspot.com

DIVERTIR

Bar Dom Pedro O ambiente proporciona reunir amigos ao som de Blues, Soul, Pop e Rock, além de ótimos drinks. ONDE: Rua Sete de Setembro, 2030, Alto da Boa Vista, (16) 3441-0036, www.bardompedro.com.br

EXERCITAR

Triathlon Academia Frequento diariamente, sou sempre muito bem orientada pela dedicada equipe de profissionais. ONDE: Av. Dr. Plinio de Castro Prado, 844, Jardim Macedo, (16) 3624-9311, www.academiatriathlon.com.br


PAPARAZZI

2

3

Rafael Sassoli

1

Rafael Sassoli

Flashes e pessoas nos eventos mais badalados

2º Polo Challenge Espaço Golf fotos por RAFAEL SASSOLI

No dia 10 de março aconteceu na Sociedade Hípica de Ribeirão Preto a segunda edição do badalado evento Polo Challenge Espaço Golf, que reuniu 300 convidados entre grandes nomes da modalidade, empresários, personalidades e socialites. Nas fotos: 1 o organizador Henrique Azevedo, 2 Denise Junqueira, 3 a bela Fabiana Azevedo, 4 a elegante Beatriz Fonseca, 5 o anfitrão Paulo Celso, 6 Helena Biagi observando os jogadores e 7 Raphael Marçal.

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

6

7

Rafael Sassoli

5

Rafael Sassoli

R

Rafael Sassoli

4

ONLINE Todas as fotos da coluna Paparazzi estão disponíveis para download gratuito em alta resolução em: www.facebook.com/revistarp ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

55


PAPARAZZI Flashes e pessoas nos eventos mais badalados Rafael Sassoli

1

3

Rafael Sassoli

2

2º Polo Challenge Espaço Golf

4

fotos por RAFAEL SASSOLI

Rafael Sassoli

Divulgação/Rafael Cautella

6 R 56

ONLINE Confira mais fotos desse evento no link fotos na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012

6

Rafael Sassoli

7

5

Rafael Sassoli

Rafael Sassoli

No dia 10 de março aconteceu na Sociedade Hípica de Ribeirão Preto a segunda edição do badalado evento Polo Challenge Espaço Golf, que reuniu 300 convidados entre grandes nomes da modalidade, empresários, personalidades e socialites. Nas fotos: 1 o charme de Mariana Orsi, 2 João Paulo Penteado assiste a partida, 3 Andrea Azevedo, 4 Carlinda Musa, 5 Andreza Lourenço, 6 o artista plástico Davi Dalmau e 7 a descontraída Melina Magdalena.


PAPARAZZI Flashes e pessoas nos eventos mais badalados Divulgação/Rafael Cautella

Divulgação/Rafael Cautella

Divulgação/Rafael Cautella

3

1

2 Ketel One Club House no Espaço Santo Antônio fotos por RAFAEL CAUTELLA

4

A festa Ketel One House Club reuniu muita gente bonita e animada no Espaço Santo Antonio para curtir os sets dos DJs Ale Reis e China e o live do produtor musical Gui Boratto. Nas fotos: 1 Luciana Issa e Fernando Bueno Zauith, 2 o casal Giovanna Mentone e Diego Falleiros, 3 a bela Patricia Issa, 4 Ederson Paterlini e Beliza Fernandes, 5 Maria Fernanda Mendes, 6 Carolina Abrahão e Cacá Dias 7 Gui Boratto, Ale Reis e China.

Divulgação/Rafael Cautella

Divulgação/Rafael Cautella

5

R

6

Divulgação/Rafael Cautella

7

Divulgação/Rafael Cautella

ONLINE Todas as fotos da coluna Paparazzi estão disponíveis para download gratuito em alta resolução em: www.facebook.com/revistarp ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

57


PAPARAZZI Flashes e pessoas nos eventos mais badalados Divulgação/Duzzek Alves

2

Festa do Branco 2012 Sirena na Mansão Galo Bravo

3

fotos por DUZZEK ALVES

1 Divulgação/Duzzek Alves

No dia 10 de março o Sirena realizou mais uma edição da tradicional Festa do Branco na Mansão Galo Bravo. Muita gente animada e bonita foi conferir o som dos DJs convidados que discotecaram até o sol raiar. Nas fotos: 1 Janaina Dandaro, 2 as amigas Fernanda Suzano, Mariana Panico e Ynara Kamimura, 3 o DJ e organizador Fabiano Tamburus, 4 a bela de Isabela Altoe, 5 Simone Chiericato Fernandes e Kiko Baruffini. Divulgação/Duzzek Alves

5

Divulgação/Duzzek Alves

4

R 58

Divulgação/Duzzek Alves

ONLINE Confira mais fotos desse evento no link fotos na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


PAPARAZZI Flashes e pessoas nos eventos mais badalados Francielly Flamarini

4

Exposição fotográfica Feminina por Fabíola Medeiros

3

Francielly Flamarini

2

Francielly Flamarini

1

5

fotos por Francielly Flamarini

8

Francielly Flamarini

Francielly Flamarini

7

Francielly Flamarini

Francielly Flamarini

Para comemorar o sucesso da mostra fotográfica Feminina, que aconteceu na Fnac em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a fotógrafa Fabíola Medeiros reuniu convidados e amigos na Pizzaria Bella Capri. Nas fotos: 1 a bela Maria Fernanda Mendes, 2 Victor Cabral 3 Juliana Lorenzato, 4 a apresentadora Lilian Graciolli, 5 a anfitriã da noite, Fabíola Medeiros, 6 Vânia Benvenuto, 7 Rodrigo Colucci e 8 Mara Cabral.

6 R 60

Francielly Flamarini

ONLINE Todas as fotos da coluna Paparazzi estão disponíveis para download gratuito em alta resolução em: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


RESTAURANTES Os melhores lugares para comer e beber

Gostinho de quero mais AVALIAÇÃO

Restaurant Week

A 10ª edição do evento gastronômico aconteceu em março e movimentou 14 estabelecimentos de Ribeirão Preto

A

O prato principal Taco de Carne Chapultepec servido pelo restaurante Viva México! durante o evento

por BEATRIZ AMORIM

Aconteceu no mês passado, em vários estados, o Restaurant Week, evento que reuniu cerca de 350 restaurantes que ofereceram pratos no almoço e jantar a preços mais módicos. Em Ribeirão, tivemos 14 restaurantes participantes. O sucesso foi tanto que resolvi perguntar a opinião de quem participou por aqui. O índice de satisfação foi bem maior do que no ano passado, mesmo que ainda tenha faltado organização para certos detalhes. Apesar de diversas reclamações, é preciso entender a importante mudança que Ribeirão está passando na área de serviço de alimentação. Usei as mídias sociais para ter os depoimentos de quem participou. Confira: “Foi excelente, mas, para o próximo, não vamos trabalhar com reserva, assim damos mais oportunidade a quem quer conhecer o evento. Tivemos algumas desistências que não avisaram. Isso prejudica quem estava esperando por uma reserva. Vamos estender o período do cardápio pois duas semanas foi pouco tempo” explicou a assessoria do Fofo Restaurante. “Nossa impressão do Restaurante Week é bem positiva. O evento fez com que muitas pessoas despertassem o ‘desejo adormecido’ por outros estilos gastronômicos e mostra o potencial já consolidado de Ribeirão como importante polo gastronômico no Brasil.” postou o restaurante francês Essence Maison Degaine. “É um evento bacana, mas fala-se muito em quantidade. Acho que o ribeirão-pretano não está preparado para este tipo de evento, as pessoas não cumprem com horário, nem as reservas.” afirmou o empresário Guilherme Theodoro, do Le Papillon. “Só tenho elogios a fazer ao evento, para nós foi um grande prazer receber nossos clientes fieis e também muitos clientes novos que gostaram bastante do menu.” relatou a empresária Renata do Da Fiore Gelato Caffè Cucina. Além dos relatos dos proprietários também ouvi relatos de clientes que participaram. “É um evento que todos ganham. Eu e minha família experimentamos uma casa que nos recebeu com profissionalismo e eficiência.” afirma Lauro Henrique Santos. “Fui no Keeki e no Mirai, nenhum deles precisou de reserva. Achei o valor bem razoável. No Mirai estava ótimo, fomos super bem atendidos, veio bastante comida pela promoção, além de estar perfeita.” elogiou Gabriela Costa. Por que um evento como este é importante e quais os seus pontos favoráveis? Dentre vários pontos, podemos destacar o

R

Divulgação/Grupo Luz

estimulo da curiosidade pela gastronomia; o público conhece melhor os restaurantes da cidade, desmistificando algumas lendas; cria-se uma chance de conhecer o ambiente, cardápio e carta de vinhos destes estabelecimentos; reunir um número maior de amigos para jantar; poder investir em um vinho melhor; fazer as reservas on-line. Os comensais devem escolher os restaurantes para a maratona e, com antecedência, fazer sua reserva. No caso do Restaurante Fofo, na semana em que começou o evento, já não existia mais possibilidade de reserva para as duas semanas seguintes. Agora, vamos esperar pela próxima edição (que pode acontecer ainda este ano!) Para que a qualidade não caia, mas só melhore, será necessário que os organizadores do evento façam as modificações sugeridas por quem não participou, divulguem mais o evento e não errem novamente em vários pontos. Para os restaurantes da cidade, podemos torcer que mais deles entrem para o evento e os que já participam revejam os erros e estejam mais bem preparados. Para os clientes, vale lembrar de fazer a reserva com antecedência, cumprir os horários e chegar cedo aos que não tem a possibilidade de reservas. Também vale perguntar quais casas têm cardápios e dias com promoções ou especiais fora do Restaurante Week. Acompanhar nas mídias sociais as novidades é hoje um meio fácil de descobrir o que está rolando de melhor por aqui. Assim, a cidade ganha, tornando o seu polo gastronômico mais forte e os clientes mais satisfeitos. g

ONLINE Conheça os pratos dos estabelecimentos que participaram do Restaurant Week no site oficial do evento: www.restaurantweek.com.br/sp ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

61


GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade COMO AVALIAMOS OS ESTABELECIMENTOS » Nossos testes são feitos com uma ficha de avaliação desenvolvida pela ribeirãopreto. Nela, são atribuídas notas para entrada, prato principal e sobremesa. A avaliação do prato principal, a mais importante do teste, é realizada com a escolha de uma nota para cada um dos sete quesitos observados: apresentação, temperatura, qualidade, cozimento, harmonia, tempero e sensação final. Estas refeições-testes são feitas por colaboradores e jornalistas anônimos.

A esfiha de coalhada com zaatars da Casa Damasco

» O processo completo de avaliação de um estabelecimento inclui atendimento, bebidas, carta de vinhos, preços e uma visita à cozinha (observando a qualidade dos produtos utilizados, métodos de armazenagem de ingredientes e a condição de higiene desses lugares). » Restaurantes em destaque, com foto, são visitados no mínimo duas vezes, em dias e horários diferentes. O objetivo é avaliar o desempenho da cozinha e da equipe no almoço ou no jantar, tanto durante a semana quanto no sábado ou no domingo. » Novos testes são realizados por outras pessoas da equipe quando surgem dúvidas envolvendo a inclusão de um novo estabelecimento ou mudanças importantes na classificação. » Só testamos novos estabelecimentos após um mês de funcionamento, prazo para que os responsáveis providenciem eventuais ajustes.

ENTENDA A LEGENDA êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR % A ESCOLHA DA REVISTA ? AINDA NÃO FOI AVALIADO PELA REVISTA $ ÓTIMO CUSTO/BENEFÍCIO

R MESAS AO AR LIVRE T AR-CONDICIONADO

" ESTACIONAMENTO OU SERVIÇO DE VALET ¨ FAZ RESERVAS DE MESAS H ENTREGA EM DOMICÍLIO

é ACESSO A DEFICIENTES ¯ MÚSICA AO VIVO OU DJ

R 62

Divulgação

» Nossas críticas não se identificam nem aceitam cortesias. Todas despesas são custeadas pela revista. Não fazemos inserções pagas para garantir a credibilidade do guia.

ÁRABE CASA DAMASCO êêêê EMPÓRIO E COZINHA ÁRABE

A casa é uma mistura de empório com restaurante árabe. Amplo, espaçoso e arejado o restaurante contempla uma área externa com ombrelones. Você pode comprar porcionados de esfihas, quibes e diversos molhos, temperos e especiarias. A casa serve no local deliciosos pratos e petiscos árabes. O pernil de cordeiro é muito saboroso. A esfiha aberta de coalhada com zaatar também é uma ótima sugestão. %$R"¨é ENDEREÇO Avenida Portugal, 2670, Jardim Botânico - Tel. (16) 3442-4244 DESDE 2010 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sáb. das 10h às 22h. Feriados das 9h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 25 e R$ 60. FACILIDADES Adega climatizada, área para crianças, estacionamento gratuito, mesas ao ar livre e wi-fi. CAPACIDADE 100 pessoas. PÚBLICO No almoço casais e famílias com crianças e no happy hour famílias e casais entre 25 e 65 anos.

CASA SALIM êêêê COZINHA ÁRABE

A pequena porta esconde um pequeno e simpático bistrô árabe decorado com temas árabes. A impressão que se tem é de estar dentro de uma tenda. Todos

os pratos são saborosos e caprichados. Por ser um restaurante e empório pequeno o atendimento é eficiente e muito atencioso. Para comer peça o Trio Salim que acompanha quibe crú e diversos molhos preparados com temperos e especiarias árabes. Para beber peça o exclusivo vinho Chateau Kefraya que é fabricado no Líbano. % R T ¨ Hé ENDEREÇO Rua Pedro Merino, 220, Santa Cruz - Tel. (16) 3441-0220 DESDE 2010 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sex. das 10h às 22h. Sáb. das 10h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 35 e R$ 65. FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 30 pessoas. PÚBLICO No almoço executivos e casais e no jantar famílias e casais entre 25 e 68 anos.

MABRUK ARABIAN FOOD êêêê COZINHA ÁRABE

A única casa árabe da cidade a participar do festival gastronômico Restaurant Week tem em seu nome o significado de felicidade em árabe. Agora serve em sistema de buffet a vontade opções de pratos frios e quentes. Variedades novas, como arroz com berinjela, abobrinha recheada, peixe à moda árabe, arroz com trigo e grão de bico são servidos num ambiente aconchegante e climatizado que prima pela comida caseira em seu cardápio. T¨Hé

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


Rua Cerqueira César, 1556, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3636-2280 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 12h às 18h30, sáb. das 12h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ R$ 30 e R$ 40. FACILIDADES Acesso para pessoas deficientes e ar-condicionado. CAPACIDADE 50 pessoas. PÚBLICO Amantes da culinária árabe, famílias e casais entre 25 e 70 anos. ENDEREÇO

ENDEREÇO Avenida Dr. Francisco Junqueira, 3280, Vila Seixas - Tel. (16) 3632-4616 SITE www.epicurista.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 11h30 às 15h e das 18h até à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO Diners, MasterCard, Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 25 e R$ 50. FACILIDADES Adega climatizada, área para crianças, estacionamento gratuito e wi-fi. PÚBLICO Familiar e descontraído, ideal para happy hour com amigos.

TENDA ÁRABE êêê COZINHA ÁRABE

Com ambiente agradável, mas sem grandes requintes, na casa são servidos pratos árabes baratos e corretos. A casa que existe há 26 anos se destaca pela cozinha árabe. O quibe assado recheado com castanha é um bom pedido. O famoso Carneiro à Tenda é o carro-chefe e é preparado com carne de carneiro desfiada feita na manteiga e acompanhada de arroz com amêndoas torradas. O quibe crú e a esfiha aberta também merecem destaque. $T¨Hé Rua Guimarães Passos, 325, Vila Seixas - Tel. (16) 3636-0111 DESDE 1985 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 11h às 14h30. Ter., qua. e qui. das 11h às 16h e das 18h à 0h. Sáb., dom. e feriados das 11h às 16h e das 18h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Visa Electron e Visa Vale. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 60. FACILIDADES Ar-condicionado e wi-fi. CAPACIDADE 200 pessoas. PÚBLICO No almoço executivos e no jantar famílias e casais entre 25 e 50 anos. ENDEREÇO

BRASILEIRA BAR DO EPICURISTA êêêê COZINHA NORDESTINA

A casa é especialista em comida nordestina, o local é simpático e agradável, com cardápio cheio de iguarias da culinária nordestina. Nós adoramos a Carne-de-Sol de lá, que vem acompanha da arroz, feijão de corda, purê de mandioca, mandioca cozida, manteiga de garrafa, vinagrete e pimenta. No almoço durante a semana o cliente pode optar por um rodízio de pratos nordestinos. % $"¨Hé

R

CARNES ANCHO PREMIUM BEEF êêêêê GRELHADOS E CORTES NOBRES

O imponente restaurante especializado em carnes e cortes nobres é comandado pelo conceituado chef Tullio Santini Júnior. Entre os destaques do cardápio está o Beef Ancho Premium, que contempla um bife de ancho de 240g, acompanhado do Arroz Ancho (bacon, salsinha, ovo e batata palha). O atendimento excepcional e a adega com ótimos rótulos também merecem destaque. %T"¨é ENDEREÇO Avenida Professor João Fiusa, 2040, Jd. Canadá - Tel. (16) 3610-9372 DESDE 2010 SITE www.ancho.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a qua. das 12h às 15h. Qui. a dom. das 12h às 15 e das 19h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Visa Electron e Visa Vale. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 85. FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, área para crianças e wi-fi. PÚBLICO No almoço executivos e no jantar familias e casais entre 25 e 50 anos.

CABAÑA êêêê CORTES NOBRES ARGENTINOS

Cada ambiente do Cabaña é uma surpresa. O restaurante fica numa área nobre e privilegiada da cidade e tem como especialidade carnes argentinas e uruguaias de primeira qualidade. Recomendamos o corte T-Bone, que consiste numa enorme peça de contrafilé e filé mignon separadas por um osso. Nos fundos da casa existe uma figueira centenária que ambienta as mesas ao ar-livre. A ampla carta de vinhos merece destaque assim como os diferentes ambientes. RT"¨é

ENDEREÇO Praça Boa Ventura, 218, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3289-6446 DESDE 2009 SITE www.cabanarestaurante.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 11h30 às 15h e 18 à 0h. Sáb. das 11h30 à 0h. Dom. das 11h30 às 17h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 75. FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, área para crianças, estacionamento com manobrista, mesas ao ar livre, salão para eventos. CAPACIDADE 250 pessoas. PÚBLICO Executivos, famílias e casais entre 25 e 50 anos.

CHURRASCARIA BON VIVANT êêê CHURRASCARIA

Uma das churrascarias mais tradicionais da cidade, a casa tem como especialidade a picanha fatiada acompanhada de salada, pão de queijo, vinagrete e arroz carreteiro. Aos sábados e domingos uma enorme fila é formada no almoço, mas a espera vale a pena. $T"¨é ENDEREÇO Avenida Costábile Romano, 1603, Riberânia - Tel. (16) 3624-2442 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom. das 11h às 23h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Redeshop e Visa Electron. FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, área para crianças, estacionamento gratuito e wi-fi. PÚBLICO Famílias e casais entre 35 e 60 anos.

CHURRASCARIA RIBEIRÃO êêê CHURRASCARIA

O estabelecimento é conhecido pelo seu tradicional rodízio de churrasco e pelo buffet variado. Recomendamos o bife de ancho, a picanha e o carneiro uruguaio. A variedade de frutos do mar e as deliciosas saladas também chamaram nossa atenção. T" ¨é ENDEREÇO Avenida Presidente Vargas, 1100, Alto da Boa Vista - Tel. (16) 3911-9513 DESDE 2002 SITE www.churrascariaribeirao.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 11h30 às 15h e 18h30 às 23h30. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 45 e R$ 60. FACILIDADES Ar-condicionado, área para crianças, estacionamento com manobrista, wi-fi. CAPACIDADE 300 pessoas. PÚBLICO Na sua grande maioria executivos, empresários e famílias entre 30 e 60 anos.

ONLINE Siga a Revista ribeirãopreto no Foursquare e veja as dicas de bares e restaurantes da cidade em: www.foursquare.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

63


GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade Divulgação

O tradicional lanche Bauru do Ponto Chic é preparado com rosbife e uma mistura de quatro queijos

CHINESA CHINA IN BOX êê COZINHA CHINESA

A franquia de Ribeirão Preto faz entregas mas também serve pratos no próprio local. A sugestão é o frango xadrez (cubos de peito de frango com cebola, pimentão e amendoim), um tradicional prato da culinária chinesa. $ T Hé ENDEREÇO Rua Quintino Bocaiúva, 694, Centro - Tel. (16) 3632-5500 SITE www.chi nainbox.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 11h às 14h30 e das 18h às 22h30. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 30. PÚBLICO Jovens, estudantes e famílias entre 20 e 50 anos.

ESPANHOLA COXILHA DOS PAMPAS êêêê CHURRASCARIA

A churrascaria mais famosa da cidade oferece ambiente aconchegante e requintado. Além do prato principal que são os 40 tipos de carnes em sistema de rodízio, o buffet conta ainda com 70 tipos de saladas. O excelente atendimento também é um diferencial. % T"¨é ENDEREÇO Avenida Presidente Castelo Branco, 1870, Nova Ribeirânia - Tel. (16) 3629-6017 DESDE 1994 SITE www.coxilhadospampas.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 12h às 16h e 19h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 45 e R$ 80. FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, área para crianças, estacionamento com manobrista. CAPACIDADE 500 pessoas. PÚBLICO Executivos, empresários e famílias, entre 30 e 60 anos.

OUTBACK STEAKHOUSE êêêê CARNES E CORTES AMERICANOS

O clima é de permanente happy hour, com turmas batendo cartão no pós-expediente e famílias fazendo dos restaurantes da rede seu ponto de encontro. Não se deixe enganar pela ambientação australiana. Trata-se de uma empreitada 100% americana, com

R 64

porções e pratos gigantes e molhos apimentados. Antes de partir para os pratos aproveite os coquetéis e o famoso pão preto quentinho feito com mel e servido na companhia de manteiga cremosa. A carta de vinhos desenvolvida pelo Outback traz uma seleção de vinícolas brasileiras, australianas, argentinas e chilenas, totalizando 11 vinhos. De entrada peça o Corn & Bacon Cream que consiste num delicioso creme à base de milho e bacon. Uma sugestão é o Ribs on the Barbie, que consiste em uma costela de porco defumada e grelhada com fritas e cinnamon apples. T"¨é ENDEREÇO Avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, 1540, Jardim Califórnia - Tel. (16) 3911-2222 DESDE 2010 SITE www.outback. com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a qui. das 12h às 15h e das 18h às 23h30. Sex. das 12h às 15h e das 18h à 1h. Sáb. das 12h à 1h. Dom. e feriados das 12h às 23h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, TR Eletrônico, Visa Electron e VR Smart. PREÇO MÉDIO Entre R$ 27 e R$ 46. FACILIDADES Ar-condicionado, área para crianças, estacionamento com manobrista. O restaurante fica nas dependências do RibeirãoShopping. PÚBLICO Jovens e famílias entre 20 e 50 anos.

SALAMANDRA êêêê COZINHA ESPANHOLA E MEDITERRÂNEA

O Salamandra é uma mistura de bar e restaurante especializado na culinária espanhola e mediterrânea, com cardápio, decoração e músicas típicas. Recomendamos a Paella Marinera, prato típico espanhol composto por peixe, camarão e frutos do mar. Para beber peça a deliciosa e refrescante Sangria, bebida batida e preparada com vinho tinto e frutas frescas. % R T ¨ H é¯ ENDEREÇO Rua São José, 839, Centro - Tel. (16) 3021-6322 DESDE 2001 SITE www. salamandrarestaurante.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sáb. das 19h à 0h. Sáb., dom. e feriados das 12h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 45 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, mesas ao ar livre e shows de música flamenca. PÚBLICO Alternativo e casais com amigos entre 25 e 50 anos.

FAST FOOD Aref Kebabs êêêê KEBAB TURCO

O fast food se destaca pelos deliciosos

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


kebabs preparados com recheios doces ou salgados. O kebab é uma forma de churrasco com salada servida no pão folha. Recomendamos o kebab de cordeiro com hortelã ou com filé mignon, que além de serem saborosos são uma opção diferente para os notívagos e baladeiros na madrugada. R$T¨" ENDEREÇO Rua Altino Arantes, 1233, Boulevard - Tel. (16) 3441-1222 SITE www. arefkebabs.com.br DESDE 2011 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a qui. das 18h às 2h. Sex. a sáb. das 18h às 6h, CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 17 e R$ 25 FACILIDADES Ar-condicionado e estacionamento. PÚBLICO Baladeiros, notívagos e casais de amigos entre 18 e 50 anos.

KONI STORE êêêê TEMAKIS

Calcada na ideia de fast food leve e saudável, o Koni Store é uma franquia da rede carioca especializada em temakis. Os cones enrolados com alga crocante recebem os mais variados recheios. O temaki Krips é um dos mais pedidos e consiste em steel, peas crocantes ao wasabi com palha de alho-poró. A loja funciona até altas horas da madrugada durante o final de semana. R$T¨" Rua Altino Arantes, 1229, Boulevard - Tel. (16) 3514-8607 SITE www. konistore.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Dom. a qua. das 17h à 1h. Qui. a sáb. das 17h às 6h, CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 35 FACILIDADES Ar-condicionado e estacionamento. PÚBLICO Baladeiros, notívagos e casais de amigos entre 18 e 50 anos.

ENDEREÇO Rua Conde Afonso Celso, 1405, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3620-0149 SITE www.pontochic.com.br DESDE 2011 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 11h às 2h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 22 e R$ 45 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, estacionamento com manobrista, mesas ao ar livre. CAPACIDADE 200 pessoas. PÚBLICO Famílias, jovens e casais com amigos entre 30 e 70 anos.

THE FIFITIES êêêêê HAMBÚRGUERES

A famosa e premiada rede paulistana de hambúrgueres possui clima nostálgico dos anos 50. O carro-chefe da lanchonete é o Pic Burger, tradicional hambúrguer de picanha preparado artesanalmente com alface juliana, cebola picada e molho especial. Para beber peça o Milk Shake Fifities. R$T¨" ENDEREÇO Avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, 1540, Jardim Califórnia - Tel. (16) 3620-3441 DESDE 2010 SITE www.thefifties. com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 11h30 às 23h30. CARTÕES DE CRÉDITO Diners, Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Visa Electron e VR Smart. PREÇO MÉDIO Entre R$ 26 e R$ 56. FACILIDADES Ar-condicionado, estacionamento com manobrista. O restaurante fica nas dependências do RibeirãoShopping. PÚBLICO Jovens e famílias entre 20 e 50 anos.

ENDEREÇO

PONTO CHIC êêêê LANCHES E SANDUÍCHES

É a primeira loja conceito fora da capital de um dos mais tradicionais bares de São Paulo. O Ponto Chic é conhecido nacionalmente por ser o “inventor” do famoso Bauru, carro-chefe da casa. O lanche que ganhou a preferência dos paulistanos desde o início do século passado é preparado com rosbife, uma mistura de 4 queijos, pepino em conserva, tomate e pão francês. RT¨"Hé

R

FRANCÊS ESSENCE MAISON DEGAINE êêêêê COZINHA FRANCESA

O mais novo restaurante francês da cidade fica no luxuoso terraço superior onde funciona a concessionária Eurobike MINI. A cozinha é assinanda pelo chef francês Sidney Degaine, que já assinou o menu do restaurante The Ram, do Sun Vale Resort, nos Estados Unidos. A casa é uma das poucas embaixadoras da Veuve Clicquot no Brasil. A área ao ar livre é o local ideal para quem gosta de requinte e vista privilegiada. Para beber peça o champagne Brut Veuve Clicquot. A especialidade do Essence Maison Degaine são os pratos preparados com peixes e frutos do mar. Para comer peça o Atum Vermelho que é

composto pelo melhor atum vermelho do Pacífico e compreende uma magnífica combinação entre o atum selado, Tacho de Legumes, Noodles e Molho Satay, envolvidos pelo sabor exótico da culinária tailandesa. RT " ¨¯ ENDEREÇO Rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 1715, Jardim São Luiz - Tel. (16) 3621-3488 SITE www.mdessence.com.br DESDE 2011 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom. das 19h às 2h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 260 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, estacionamento. PÚBLICO Famílias e casais apreciadores de vinho, entre 30 e 70 anos.

FLOR DE SAL BISTRÔ êêêêê COZINHA FRANCESA

O bistrô comandado pelo chef Tiago Caparroz fica numa casinha charmosa e simpática no Boulevard. Com cardápio enxuto mas bem específico, o bistrô apresenta um pouco dos sabores da culinária francesa. Recomendamos o Noix de contrafilé, fetuccine artesanal Flor de Sal, molho branco e mix de cogumelos sautée. Ponto positivo para a extensa carta de vinhos que lista garrafas que vão de R$ 38 a R$ 4.900! %T¨ ENDEREÇO Rua Floriano Peixoto, 1463, Boulevard - Tel. (16) 3421-4963 SITE www. flordesalbistro.com DESDE 2007 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sáb. das 19h30 à 0h. Dom. das 12h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 100 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado e wi-fi. CAPACIDADE 62 pessoas. PÚBLICO Famílias e casais apreciadores de vinho, entre 30 e 70 anos.

FOFO êêêêê COZINHA FRANCO ITALIANA

Na decoração o estilo francês, na culinária uma feliz combinação com pratos italianos. O resultado são receitas deliciosas acompanhadas de uma cuidadosa carta de vinhos. O destaque fica para o Cordeiro do Fofo e o pato com laranja (pato assado com molho de laranja, acompanhado de arroz e purê de maçã). O restaurante conta com uma adega que abriga mais de mil garrafas,

ONLINE Siga a Revista ribeirãopreto no Foursquare e veja as dicas de bares e restaurantes da cidade em: www.foursquare.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

65


GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade Divulgação/Grupo Luz

O Shoulder Steak VPJ do Flor de Sal acompanha purê de semente de girassol, cebolinha na manteiga e demi glace

CIONAMENTO Ter. a sáb. das 20h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO

MasterCard e Visa. CARTÕES

DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 75 FACILIDADES

Adega climatizada, acesso para deficientes e ar-condicionado. PÚBLICO Casais sofisticados e apreciadores de vinho.

ITALIANO AMICI RISTORANTE êêêêê COZINHA ÍTALO-FRANCESA CONTEMPORÂNEA

oferecendo uma carta de vinhos que supera 300 rótulos, uma das maiores do interior paulista. %RT " ¨é¯ ENDEREÇO Rua João Penteado, 602, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3635-7921 DESDE 1995 SITE www.foforestaurante.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Qua. a sáb. das 19h às 0h. Dom. das 12h30 às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 60 e R$ 120 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada e ar-condicionado. CAPACIDADE 90 pessoas. PÚBLICO Sofisticado e apreciadores de vinho entre 30 e 70 anos.

LE PETIT BISTROT êêê COZINHA FRANCESA

Além dos pratos típicos assinados pelo chef Anderson Izo e da decoração temática, a casa aconchegante oferece uma diversificada carta de vinhos que incluem rótulos chilenos, argentinos, italianos, australianos e franceses. Recomendamos o Viandes et Volailles, que é preparado com dois medalhões grelhados com creme de shitake fresco e um refinado sabor da manteiga trufada. T"¨é

Rua Thomaz Nogueira Gaia, 1116, Jardim Irajá - Tel. (16) 3911-4700 DESDE 2005 SITE www.lepetitbistrot.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sáb. das 19h ENDEREÇO

R 66

às 2h. Sáb. e dom. das 13h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 75 e R$ 100 FACILIDADES Adega climatizada e ar-condicionado. PÚBLICO Romântico e apreciadores de vinho.

le papillon CUISINE FRANÇAISE êêêêê COZINHA FRANCESA

O antigo restaurante Theotonio evoluiu para o Le Papillon Cuisine Française. De nome novo e cadápio reformulado, o restaurante é um representante da França na cidade. Na casa são oferecidos sofisticados pratos da culinária francesa clássica e contemporânea. A casa possui um ambiente requintado e acolhedor. Os aromas e sabores de ervas aromáticas frescas colhidas diariamente no próprio jardim do restaurante ressaltam uma culinária personalizada. A casa também mudou a carta de vinhos e agora oferece novos rótulos. De sobremesa peça o crème brûllé que consiste em milhares de pontinhos pretos da fava de baunilha mergulhados em um creme aveludado, que se mostra somente após quebrar a casquinha de caramelo como cristal. %T ¨é ENDEREÇO Rua São José, 1483, Boulevard - Tel. (16) 3610-1225 DESDE 2011 SITE www. lepapillonrestaurant.com.br HORÁRIO DE FUN-

Sem dúvida é o mais bonito e charmoso restaurante da cidade. O ambiente é sofisticado, a decoração impecável e o clima bucólico do local surpreende e faz com que se tenha a sensação de estar na Itália. Funciona numa antiga casa que foi adaptada para receber o restaurante. No térreo, mesas ao ar livre junto a uma fonte que inspira romantismo. A adega climatizada abriga vinhos de rótulos renomados. O serviço é atencioso e eficiente. Da cozinha saem pratos inspirados na gastronomia ítalo-francesa elaborados pelos chefs Tullio Santini Júnior e Luigi Santini. Experimente a salada Al Mare, com sabores bem definidos dos frutos do mar junto a um mix folhas. Já o Cordeiro A La Tullio Jr. é a estrela da casa. A carne tenra e macia tem sabor inesquecível. Para sobremesa, peça o tradicional Romeu e Julieta, em versão reinventada. %RT " ¨é ENDEREÇO Rua Olavo Bilac, 1280, Jardim América - Tel. (16) 3964-6035 SITE www. amiciristorante.com.br DESDE 2007 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Qua. a sáb. das 19h às 0h. Dom. das 12h às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 80 e R$ 120 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada, ar-condicionado, área para fumantes e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 120 pessoas. PÚBLICO Romântico, famílias, elegantes e apreciadores de vinho.

Da FiorE GELATO CAFFÈ CUCINA êêêêê CAFÉ, GELATERIA E COZINHA ITALIANA

A casa funciona como gelateria, cafeteria e cozinha, opções integradas num ambiente aconchegante e acolhedor. Os pratos são assinados pela chef Tati

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


Bifulco. De entrada peça o misto de folhas com lascas de parmesão e molho de limão siciliano. Como prato principal recomendamos as massas artesanais como o Spaghetti Al pesto e Gamberi e o Pappardelle Al Shitake. Além de cafés e gelatos como o cioccolato e o pistache, a casa também oferece lanches rápidos. Entre os paninis de ciabatta estão o Caprese, que leva tomate seco, mussarela de búfala, presunto Parma e manjericão. A carta de vinhos da casa possui 40 rótulos. A dica é experimentar o tradicional gelato italiano. %RT"¨é

Pizza. A decoração e arquitetura do local é moderna e inovadora, com ambientes acolhedores, fugindo dos padrões tradicionais dos restaurantes da cidade. A casa conta com um excelente cardápio de massas e uma ótima carta de vinhos. Há opções para os mais diversos paladares. Além de tudo, o atendimento é um grande diferencial. De entrada peça a focaccia ao presunto cru e emmenthal. Como prato principal peça o Pappardelle com abobrinha e camarão passado no azeite e alho, com orégano fresco, lascas de ricota e tiras finas de abobrinha italiana. RT"¨é

ENDEREÇO Avenida Independência, 2165, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3621-0080 SITE www.dafiore.com.br DESDE 2008 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sáb. das 12h às 0h. Dom. das 12h às 20h. CARTÕES DE CRÉDITO Mastercard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 80 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, estacionamento gratuito, mesas ao ar livre e wi-fi. CAPACIDADE 88 pessoas. PÚBLICO Famílias e apreciadores de vinho entre 30 e 70 anos.

ENDEREÇO Rua Paschoal Bardaro, 1306, Jardim Botânico - Tel. (16) 3616-5000 SITE www. famosapasta.com.br DESDE 2011 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sáb. das 19h às 0h. Dom. das 12h às 17h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 90 FACILIDADES Adega de vinhos climatizada, ar-condicionado, estacionamento, deck com mesas ao ar livre. CAPACIDADE 350 pessoas. PÚBLICO Famílias e casais.

DIVINO RISTORANTE êêê

LA CUCINA TULLIO SANTINI êêêêê

COZINHA ITALIANA

Com um ambiente sofisticado o restaurante funciona no térreo do edifício Times Square. Pratos como o tradicional capeletti in brodo são elaborados pelo chef italiano Errico Recanati. Para comer peça o Andreina, que consiste num tortello all’amaticiana. O restaurante abre todos os dias para almoço. RT"¨é ENDEREÇO Avenida Presidente Vargas, 2121, Edifício Times Square, Jardim América - Tel. (16) 3234-2360 SITE www.divinoristorante. com.br DESDE 2011 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a dom. das 12h às 15h. Qua. a sáb. das 20h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 70 e R$ 150 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, estacionamento gratuito, mesas ao ar livre e wi-fi. CAPACIDADE 60 pessoas. PÚBLICO Famílias e casais apreciadores de vinho entre 30 e 70 anos.

famosa pastA RISTORANTe êêêê COZINHA ITALIANA

O restaurante italiano Famosa Pasta leva a chancela de qualidade da Famosa

R

COZINHA ITALIANA

O restaurante italiano mais premiado da cidade se destaca pela culinária típica da região norte da Itália, tendo como principal atrativo a leveza nos pratos. Tullio prepara pessoalmente suas massas, molhos e pratos com produtos artesanais e ingredientes nacionais e importados de qualidade. Recomendamos o La Gôndola Imperattore, prato criado por Tullio Santini e ganhador de vários prêmios culinários. Massa artesanal fina e crocante no formato de uma rosa recheada com filé mignon, molho pesto e mussarela. A adega da casa abriga mais de 50 rótulos. Entre os importados se destacam os vinhos italianos e os chilenos. A casa é indicada pela Federazione Italiana Cuochi, importante instituição gastronômica reconhecida internacionalmente. % T " ¨ é¯ ENDEREÇO Avenida Antônio Diederichsen, 485, Jardim América - Tel. (16) 3623-6361 SITE www.tulliosantini.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. das 19h à 0h. Ter. a sáb. 11h30 às 14h e das 19h à 0h. Dom. das 12h às 15h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro

ONLINE Veja as dicas de bares e restaurantes da cidade em: www.foursquare.com/revistarp ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

67


GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade Divulgação

O Sushi tatakiBar de O Hashi salmão do oferece uma grande Hashide Sushi Bar variedade pratos é umaoriental delícia da culinária

JAPONÊS HASHI SUSHI BAR êêêê COZINHA JAPONESA

Localizado em uma praça de alimentação próxima a Unaerp, o Hashi Sushi Bar merece destaque pela boa culinária japonesa, pelo atendimento e pelo ambiente descontraído cheio jovens e universitários. A sugestão é o Hot Roll, um sushi feito com arroz, salmão e cream cheese, depois empanado, frito e coberto com um molho tarê, levemente adocicado, fazendo seu sabor ser único. A casa também merece destaque por possuir um cardápio variado de sushis, sashimis e pratos quentes da culinária oriental. As mesas ao ar livre são um diferencial do Hashi Sushi Bar. % $RT"¨Hé

e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$100 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada e ar-condicionado. PÚBLICO Casais em clima romântico, empresários e executivos.

ristorante del cacciatore êêêê COZINHA ITALIANA

O restaurante já figura como o mais queridinho da cidade. No comando da cozinha está o badalado chef Guilherme Theodoro, que faz questão de fazer uma comida personalizada. O local superaconchegante traz para a cidade o que há de melhor em carnes de caça, massas e antepastos. Com menu diferenciado e carta de vinhos com excelentes rótulos, a casa está localizada no mesmo local onde funcionava o famoso restaurante francês La Pyramide. Recomendamos o Papardelle trufado com manteiga de salvia. %T¨é ENDEREÇO Rua Comandante Marcondes Salgado, 1525, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3610-9121 SITE www.delcacciatore.com. br DESDE 2010 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Qua. a sáb. das 20h às 0h. Dom. das 12h às 15h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 40 e R$ 70 FACILIDADES Adega climatizada e ar-condicionado. CAPACIDADE 32 pessoas. PÚBLICO Casais e apreciadores de vinho.

R 68

ZUCCA ITALIAN FOOD êêêê COZINHA ITALIANA

Enogastronomia é a sua proposta. Com o objetivo de difundir a cultura gastronômica italiana na cidade o Zucca prova que é possível comer e beber bem sem gastar muito. A carta de vinhos é bem feita e variada. De entrada, peça a brusqueta de tomate com manjericão. Os pratos ossobuco com fetuccine ao ragu e os rolinhos de abobrinhas e beringelas recheadas com tomate seco marinadas no azeite português também são deliciosos. A casa conta ainda com um sommelier para orientar os clientes para a melhor harmonização de massas, molhos e vinhos. A união da ótima comida, ingredientes de qualidade, massas preparadas na hora e preço justo coloca o Zucca no topo da lista de restaurantes que recomendamos. % $ T " ¨é ENDEREÇO Avenida Maurílio Biagi, 2905, Nova Riberânia - Tel. (16) 3234-1051 DESDE 2011 SITE www.zuccacucina.com.br CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 40 e R$ 70 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega de vinhos climatizada, ar-condicionado, estacionamento gratuito e wi-fi. O restaurante é anexo ao luxuoso Arco Hotel Premium. PÚBLICO Executivos, casais e famílias.

ENDEREÇO Rua José Pierri, 95, lojas 12, Edifício Villaggio Belluno, Nova Ribeirânia - Tel. (16) 3618-1546 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sáb. das 11h às 14h e das 18h às 0h. CARTÕES DE CRÉDITO Visa, Diners Club e MasterCard. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 60 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, área para fumantes e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 90 pessoas. PÚBLICO Jovens, universitários, famílias e casais com amigos.

KEEKI êêêê COZINHA JAPONESA

O nome Keeki (Lê-se queiqi) foi criado possivelmente pelo fato de ser do mesmo grupo que gerencia a rede Mousse Cake, em diversos endereços na cidade. O Keeki, que abriu no lugar do antigo Koi, no Boulevard e oferece uma opção muito interessante: O festival do Keeki, onde você paga um valor fixo e escolhe qualquer item do cardápio. Outra sugestão é o Especial Keeki, um combinado de três pratos. Como entrada peça o carpaccio de peixe branco ou salmão. " T ¨é ENDEREÇO Rua Garibaldi, 1561, Boulevard Tel. (16) 3941-0019 DESDE 2009 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a qui. das 18h às 23h. Sex. sáb, dom. e feriados das 12h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 45 e R$ 60 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, salas reservadas com mesas

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


exclusivas. CAPACIDADE 130 pessoas. PÚBLICO Famílias e casais, entre 20 e 60 anos.

MIRAI êêêêê COZINHA JAPONESA

A culinária japonesa encontra no Mirai um representante digno de sua tradição. Os pratos são elaborados com a cautela e meticulosidade nipônica, mostrando que a casa se preocupa não apenas em oferecer uma comida saborosa, mas também pratos que sejam agradáveis aos olhos. O restaurante impressiona pela qualidade e pelo design do cardápio, que é muito bem organizado. Nele encontra-se uma grande variedade de pratos. Sushis, teppans, temakis e tekka makis são alguns dos destaques. Entre os pratos quentes, tempurás, yakissobas e camarões empanados são algumas das opções que recomendamos. Para quem gosta de sashimi, a casa oferece pratos de tamanhos bem variados, que trazem de 10 a 40 fatias. As terças a casa serve ostras frescas vindas diretamente de Florianópolis. As toalhinhas quentes, as salas individuais e as balas japonesas vendidas no local também fazem toda diferença. % RT¨Hé ENDEREÇO Rua Ondibecte Silveira, 293, Jardim Macedo - Tel. (16) 3624-0530 DESDE 1996 SITE www.mirairestaurante.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sáb. das 12h às 14h e das 18h30 à 0h. Dom. das 12h às 22h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 75 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, mesas ao ar livre, salas individuais com mesas exclusivas e wi-fi. PÚBLICO Casais sofisticados, famílias e românticos.

MOMBUKA êêê COZINHA JAPONESA

O restaurante japonês tem uma proposta diferenciada dos anteriores que já passaram pelo local, começando pelo nome que homenageia a colônia japonesa de Guatapará. Os principais pratos da casa são os sushis de Kappamaki (pepino com gergelim), Califórnia Tropical (manga, pepino, kani kama e salmão), nigiris (salmão e salmão skin), temakis, sashimis e o inusitado Joe

R

Salmon Amora (arroz envolto de filete de salmão, amora e cream cheese). R T ¨é ENDEREÇO Rua Altino Arantes, 2003, Jardim América - Tel. (16) 3877-5555 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sáb. 11h30 às 14h30 e das 19h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 40 e R$ 80 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, mesas ao ar livre e wi-fi. PÚBLICO Casais sofisticados, executivos e famílias.

MEXICANA VIVA MÉXICO! êêê COZINHA MEXICANA

No mesmo local onde existe o restaurante, também funciona uma livraria. A pequena e aconchegante casa possui decoração mexicana com garrafas de bebidas de cores e formatos diferentes no balcão. É o lugar ideal para encontros mais reservados, e principalmente para apreciar os típicos pratos da culinária mexicana, além das diversas cervejas e bebidas. RT ¨é ENDEREÇO Rua Comandante Marcondes Salgado, 1541, Boulevard - Tel. (16) 3610-6277 SITE www.vivamexico.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De seg. à sáb. das 19h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 60 pessoas. PÚBLICO Descontraído, entre 30 e 50 anos.

PEIXES CURVA DE RIO êêêêê PEIXES E FRUTOS DO MAR

O tradicional restaurante tem como especialidade peixes e frutos do mar. Recomendamos o famoso Bacalhau do Chefe, que é feito com o lombo do bacalhau gratinado no alho, regado com azeite extra virgem e acompanhado de batatas, brócolis e cebola. %R ¨ H é¯ ENDEREÇO Rua Paschoal Bardaro, 50, Jardim Irajá - Tel. (16) 3623-6033 DESDE 1997 HORÁRIO

ONLINE Veja as dicas de bares e restaurantes da cidade em: www.foursquare.com/revistarp ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

69


GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade Ter. a sex. das 18h à 0h. Sáb. e dom. a partir das 11h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Visa Electron e Maestro. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 100. PÚBLICO Famílias e casais com amigos. DE FUNCIONAMENTO

PIZZARIA ATELIÊ DA PIZZA êêêêê PIZZARIA

No Ateliê da Pizza você encontra mais de 50 tipos de pizzas, além de poder montar a sua própria pizza com seus ingredientes preferidos. A sugestão do guia é a tradicional e a pizza de marguerita que é preparada com mussarela de búfala, tomate e manjericão fresco. % T ¨ Hé Rua João José Rodrigues de Morais, 453, City Ribeirão - Tel. (16) 3916-1990 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 18h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada, ar-condicionado, mesas ao ar livre, área para crianças. PÚBLICO Famílias com crianças e casais entre 20 e 60 anos. ENDEREÇO

BELLA CAPRI êêê PIZZARIA E MASSAS

Tendo o nome inspirado na bonita região da ilha de Capri, a rede de

pizzarias tem o seu cardápio baseado nas receitas de pizzas tradicionais dos Covizzi com toques de modernidade e sofisticação. De entrada peça o Crostini que é preparado com massa fina de pizza assada com azeite, parmezão, limão, pimenta e sal. Uma boa opção é a pizza Dom Cacau, feita com massa fina e leve, molho de tomate, muçarela, peito de peru defumado, catupiry, ervilhas frescas, ricota temperada, manjericão, azeitonas verdes sem caroço e orégano. A casa também possuí uma adega com uma variedade imensa de vinhos. %R T ¨ H é ENDEREÇO Avenida Anhanguera, 300, Alto da Boa Vista - Tel. (16) 3911-9090 SITE www. bellacapri.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 18h30 às 23h30. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 80 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega de vinhos climatizada, ar-condicionado e mesas ao ar livre. PÚBLICO Famílias com crianças e casais entre 20 e 60 anos.

BELLA DORA PIZZA GOURMET êêêê

molho de tomate salpicado com alho, manjericão, tomate, mussarela e parmesão é o carro-chefe da pizzaria. RT¨Hé ENDEREÇO 1 Rua Rui Barbosa, 696, Centro - Tel. (16) 3941-4800 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 18h às 0h. ENDEREÇO 2 Rua do Professor, 933, Jardim Irajá - Tel. (16) 3620-2525 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 18h às 0h. DESDE 2004 SITE www.belladora.com.br CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 80 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega de vinhos climatizada, ar-condicionado e mesas ao ar livre. PÚBLICO Famílias com crianças e casais entre 20 e 70 anos.

DIVINA COMÉDIA PIZZA BAR êêêê PIZZARIA

Vizinha do Teatro Santarosa, a pizzaria oferece pista fria, com opções de saladas e antepastos. O diferencial da casa é a pizza feita na panela de ferro e preparada com muito recheio. Peça a pizza Quatro Queijos, que é preparada com tomate, muçarela, requeijão, provolone e gorgonzola. T"¨Hé

PIZZARIA

Com duas unidades na cidade, a pizza da Bella Dora é preparada com massa fina e crocante, como nas grandes pizzarias da Mooca em São Paulo. Peça a pizza de Margherita, que é feita com

A pizza Margherita do Ateliê da Pizza é considerada uma das melhores da cidade

ENDEREÇO Praça Rotary Club, 205, City Ribeirão - Tel. (16) 3916-4050 SITE www. adivinacomedia.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom. das 18h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 50 e R$ 75 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega, ar-condicionado e área para crianças. PÚBLICO Casais e famílias com crianças entre 20 e 70 anos.

FAMOSA PIZZA êêêêê PIZZARIA

Em cada receita a pizzaria busca a medida certa de recheio, molho natural, massa crocante e leve. O cliente ainda pode escolher até quatro sabores em uma só pizza. No cardápio, as pizzas recebem o nome de grandes personagens da cultura internacional. Recomendamos a pizza Mona Lisa, que é feita com uma massa espessa de cream cheese, alho poró puxado na manteiga e vinho branco. A tradição italiana de comer as fatias de pizza com as mãos também é mantida. T"¨Hé

R 70

Divulgação

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


ENDEREÇO Avenida Wladimir Meirelles Ferreira, 1466, Jardim Botânico - Tel. (16) 3911-8877 SITE www.famosapizza.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias a partir das 18h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 25 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega de vinhos climatizada, ar-condicionado, área para crianças e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 370 pessoas. PÚBLICO Famílias com crianças e casais entre 20 e 60 anos.

PIZZERIA ZIO TOTÓ êêêê PIZZARIA

Com duas casas, a Pizzeria Zio Totó é uma das mais tradicionais da cidade. Suas pizzas são assadas em forno à lenha e de maneira artesanal, a casa mantém a tradição de seu fundador, o italiano Dom Calógero. O cardápio mescla pizzas tradicionais e novas influências e tendências. Os destaques são as pizzas A La Puttanesca, que é feita com molho especial à base de alcaparras, azeitonas e uma pitada de alici, já a pizza de rúcula com mussarela de búfala e alho poró com tomatinhos cereja é muito solicitada pelos clientes. T"¨Hé ENDEREÇO Avenida Senador Cesar Vergueiro, 1185, Jardim Irajá - Tel. (16) 3623-3377 SITE www.ziototo.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom. das 18h30 à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, área para crianças, estacionamento próprio e espaço para eventos. PÚBLICO Famílias e casais, entre 25 e 70 anos.

SENHORA PIZZA êêêê PIZZARIA

O destaque do local é a grande variedade de pizzas de sabores tradicionais e outros diferenciados, como a pizza de carne seca, além das pizzas doces. Além de pizzaria, a casa abre para o happy hour com um chope geladíssimo, petiscos variados e sanduíches. A dica é a pizza Classe A preparada com molho de tomate, atum, muçarela e gorgonzola. T"¨Hé Avenida José Hebert Faleiros, 230, Recreio das Acácias - Tel. (16) 36295055 SITE www.senhorapizza.com HORÁRIO ENDEREÇO

R

DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom. das 18h à 0h.

MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado e estacionamento próprio. PÚBLICO Famílias e casais, entre 25 e 70 anos. CARTÕES DE CRÉDITO

VIA LUCE êêêêê PIZZARIA

A tradicional pizzaria oferece uma das melhores pizzas da cidade num ambiente familiar e aconchegante. As pizzas são preparadas com ingredientes nobres como o legítimo queijo Catupiry. A sugestão da revista é a saborosa pizza de shitake, preparada com mussarela, shitake e tempero especial. Vale a pena experimentar outros sabores. T¨Hé ENDEREÇO Avenida Santa Luzia, 100, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3625-2530 SITE www.pi zzariavialuce.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 18h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, área para crianças. PÚBLICO Famílias e casais, entre 25 e 70 anos.

PORTUGUESA ADEGA LEONE êêêê COZINHA PORTUGUESA

Inaugurada a mais de 12 anos, a Adega Leone dedica-se à cozinha tradicional portuguesa. A casa é bela e decorada com extremo bom gosto. O local ainda oferece uma extensa carta de vinhos. Os pratos preparados com bacalhau e o lombo assado com azeite e batatas ao murro são as mais pedidas do restaurante. Mas o grande destaque da casa fica para pratos como a perna de cabrito em vinha d’alho, acompanhado de arroz de chouriço. De sobremesa, o toucinho do céu, doce feito de gemas, amêndoas e açúcar é uma ótima opção. % T ¨é ENDEREÇO Rua Eliseu Guilherme, 340, Boulevard - Tel. (16) 3635-3299 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sáb. das 18h à 0h. Dom. das 12h às 15h. CARTÕES DE CRÉDITO

MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 40 e R$ 80 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado e estacionamento. CAPACIDADE 150 pessoas. PÚBLICO Famílias e casais apreciadores de vinho entre 30 e 65 anos.

VARIADA ATHENAS êêêê COZINHA INTERNACIONAL VARIADA

Com um ambiente charmoso e climatizado o restaurante Athenas é conhecido pela excelência gastronômica. Oferece o mais completo café da manhã e um cardápio fixo durante a semana. O destaque da casa é a tradicional feijoada que é preparada sempre aos sábados. Servida com ingredientes separados, é considerada um atrativo gastronômico da região. Outro prato tradicional do restaurante é o nhoque da fortuna, servido no jantar todo dia 29. % T " ¨ é¯ ENDEREÇO Rua General Osório, 850, Centro Tel. (16) 3977-3939 SITE www.streamhoteis. com.br/athenas HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 12h às 14h30. Sáb. das 12h30 às 16h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 40 e R$ 80 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado, estacionamento e wi-fi. CAPACIDADE 150 pessoas. PÚBLICO No almoço executivos e no jantar famílias e casais entre 30 e 65 anos.

Boteco do Vadinho êêêê COZINHA VARIADA

A casa tem a descontração de um boteco e o conforto e atendimento de restaurante. Assim é o Boteco do Vadinho, um lugar onde você pode sentar numa mesa tranquila e apreciar um chope gelado sem a aglomeração de pessoas. A casa serve pratos variados como porções, pizzas, comida japonesa, saladas, frutos do mar e lanches. Nossa dica é o risoto de cogumelos com a salada Caesar. A deliciosa feijoada servida aos sábados também é bastante recomendada. $ T ¨ é¯ ENDEREÇO Rua Arthur Bernardes, 169, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3237-9488 DESDE 2010 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sex.

ONLINE Siga a Revista ribeirãopreto no Foursquare e veja as dicas de bares e restaurantes da cidade em: www.foursquare.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

71


GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade das 18h às 23h. Sáb. e dom. das 12h à 23h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 35 e R$ 40 FACILIDADES Adega climatizada, ar-condicionado e música ao vivo ou DJ. CAPACIDADE 180 pessoas. PÚBLICO Arrumadinhos, sofisticados e casais entre 25 e 65 anos.

Duets Pasta & Burger êêêê COZINHA VARIADA

O restaurante oferece um lugar aconchegante, climatizado e de fácil acesso, com pratos quentes, frios e uma deliciosa pista de petiscos, pães e queijos. O carro-chefe do Duets são os mini burguers, sendo um dos pratos mais requisitados no restaurante. No almoço tem um buffet que resgata a cozinha brasileira preparado pelo consagrado chef João Roberto. A noite casa serve burguers, massas, risotos e grelhados, além de ótimos vinhos. %RT"¨é ENDEREÇO Av. Doutor Adolfo Bianco Molina, 2595, loja 3, Jardim Canadá - Tel. (16) 39118810 DESDE 2005 SITE www.duetspastabur ger.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sex. das 12h às 16h e das 18h às 1h. Sáb. e dom. das 12h à 1h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 35 e R$ 65 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada, ar-condicionado, estacionamento com manobrista, mesas ao ar livre e wi-fi. CAPACIDADE 230 pessoas. PÚBLICO Executivos, sofisticados e casais entre 25 e 60 anos.

GALETO’S êêêê COZINHA VARIADA

A rede especializada em frango tem 40 anos e soma diversos endereços pelo Brasil. Recém-inaugurado no RibeirãoShopping o restaurante é muito bonito e espaçoso. Assados na brasa, o frango vem com a pele crocante e a carne macia - um padrão da rede, que só muda se você cair na besteira de pedir o frango bem passado. De entrada, as linguiças temperadas são perfeitas para acompanhar o chope. As asinhas crocantes ao molho barbecue fazem sucesso e o pão de queijo do couvert também é indispensável. O cardápio ainda traz peixes, frutos do mar, carne vermelha, risotos e massas. %RT"¨é

R 72

ENDEREÇO Avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, 1540 - RibeirãoShopping - Tel. (16) 3902-1172 DESDE 2012 SITE www.galetos. com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 11h às 23h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 35 e R$ 65 FACILIDADES Acesso para deficientes, adega climatizada, ar-condicionado, estacionamento com manobrista. CAPACIDADE 240 pessoas. PÚBLICO Executivos, sofisticados, famílias e casais entre 25 e 60 anos.

MOUSSE CAKE êêêêê COZINHA VARIADA E CONTEMPORÂNEA

A cafeteria de alto padrão, oferece um ambiente muito bem decorado e dispõe de muitas variedades no cardápio. Além do tradicional cafezinho e dos doces como o delicioso mousse de chocolate. O espaço também serve almoço light como o combinado de saladas e quiche. No happy hour uma sugestão são as bruschettas de alho poró e peperone no pão ciabata aberto. O crepe de Shitake recheado com queijo gouda e gratinado é uma boa sugestão, assim como a limonada suíça. % $RT"¨Hé ENDEREÇO 01 Rua João Penteado, 1481, Alto da Boa Vista - Tel. (16) 3931-4598 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Dom. a qui. das 12h às 23h. Sex. e sáb. das 14h à 0h. ENDEREÇO 02 Rua Itatiaia, 242, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3623-2234 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom das 12h às 23h30. ENDEREÇO 03 Avenida José Adolfo Bianco Molina, 2060, Jardim Canadá - (16) 3235-4808 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom. das 9h à 0h. ENDEREÇO 04 Avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, 1540 - RibeirãoShopping - Tel. (16) 3902-1105 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 12h às 22h. SITE www. moussecakecafe.com.br CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 60 FACILIDADES Acesso para deficientes, internet sem fio (wi-fi) e ar-condicionado. PÚBLICO Jovens arrumadinhos, sofisticados, casais com amigos entre 19 e 60 anos e famílias.

NATURAL pé de açaí êêê COZINHA NATURAL

A casa serve açaí com diversos acompanhamentos como granola e banana. Oferece também sucos, lanches e

pratos naturais. Para beber peça o suco de melância e para comer peça o Guariní, prato preparado com filé mignon, risoto de arroz integral, molho vermelho com queijo cremoso, rúcula e tomate seco. T ¨Hé ENDEREÇO Avenida Antônio Diederichsen, 1011, Jardim América - Tel. (16) 3913-4288 DESDE 2001 SITE www.pedeacai.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 11h às 23h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 25 e R$ 45 FACILIDADES Ar-condicionado. PÚBLICO Famílias, esportistas e casais jovens entre 17 e 65 anos.

pORTO açaí êêê COZINHA NATURAL

O clima descontraído da casa faz lembrar um quiosque de praia. Açaís de todos os tipos e tamanhos são servidos junto com saladas e sanduíches naturais. A variedade de sucos e vitaminas também é um atrativo. ¨Hé ENDEREÇO Avenida Presidente Vargas, 601, Jardim América - Tel. (16) 3235-8912 SITE www.portoacai.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 11h30 à 0h. Sáb. e dom. das 17h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 25 e R$ 45 PÚBLICO Esportistas, casais e jovens, com idades entre 16 e 60 anos.

BARES

ÁGUA DOCE CACHAçARIA êêê BAR E CACHAÇARIA

Instalada em uma linda construção e com decoração agradável, a casa oferece os tradicionais pratos típicos de botequim como os escondidinhos, porções e aperitivos. Para beber, uma infinidade de cachaças artesanais, além do chope e os fartos coquetéis. O atendimento, aclamado por muitos, mas reprimido por alguns clientes mais reservados, já se tornou também outra marca registrada da casa. O palco recebe atrações musicais todas as noites, com música sertaneja, axé, pop e MPB. % $ R " ¨ é¯

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


Divulgação/Duda Bairros

Avenida Independência, 1534, Jardim. Sumaré - Tel. (16) 3931-5553 SITE www.aguadoce.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a qui. das 17h à 0h. Sex. e sáb. das 17h às 2h. Dom. das 14h à 0h. CARTÕES DE CRÉDITO Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 50 FACILIDADES Acesso para deficientes, estacionamento com manobrista e show com bandas todas as noites. PÚBLICO Jovens e casais com amigos entre 18 e 50 anos. ENDEREÇO

Com mais de 70 anos o Pinguim é o bar mais tradicional da cidade

CASIMIROS êêêêê BOTECO GOURMET

O boteco moderninho e com decoração diferenciada oferece aos seus clientes mesas ao ar livre, petiscos e uma comida diferente de boteco. Uma carta de coquetéis e bebidas tradicionais completam o cardápio. A casa é ponto de encontro de amigos. Para beber peça uma das cervejas especiais da Cervejaria Colorado. Para comer sugerimos o filé Chatô ou salmão cítrico com legumes e creme de mandioquinha. R¨é Rua Casimiro de Abreu, 944, Jardim América - Tel. (16) 3610-8558 SITE www. sejacasimiro.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a dom. a partir das 18h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Visa Electron e Visa Vale. PÚBLICO Descontraídos, jovens e apreciadores de cerveja e culinária de boteco. ENDEREÇO

CERVEJARIUM êêêê BAR E CERVEJARIA

Aberto desde outubro de 2005, o Cervejarium trouxe um conceito de bar diferenciado para Ribeirão. A descontração de um ambiente de boteco faz do Cervejarium o lugar perfeito para degustar petiscos exclusivos, chopes e cerveja da tradicional Cervejaria Colorado. O destaque fica para a ampla carta de cervejas de vários países. É possivel degustar cervejas belgas, alemãs, inglesas, americanas e muitas outras. No Cervejarium você pode fazer uma verdadeira viagem ao mundo das cervejas. Nossa sugestão para comer e beliscar é o pastelzinho de carne seca. % $ Ré ENDEREÇO Avenida Independência, 3242, Alto da Boa Vista - Tel. (16) 3911-4949 DESDE 2005 SITE www.cervejarium.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 18h às 23h30. CARTÕES DE CRÉDITO

R

MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 20 e R$ 45 FACILIDADES Acesso para deficientes e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 200 pessoas. PÚBLICO Grupos de amigos fazendo happy hour, casais e apreciadores de cerveja.

CHOPP TIME STREET êêê BAR, RESTAURANTE E CHOPERIA

A casa tem um dos happy hour mais alegre e concorridos da cidade. O ambiente descontraído serve as mais variadas bebidas e chopes. O cardápio tem muitas opções e a cozinha é rica em novidades. Para petiscar a dica é a porção de picanha fatiada acompanhada de vinagrete, pão e mandioca fritas. Para comer peça o delicioso filé JK que é servido com arroz com gemas. % $ T"¨é ENDEREÇO Avenida Independência, 2579, Sumaré - Tel. (16) 3911-7898 SITE www. chopptime.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 17h à 1h. Sáb. e dom. a partir das 12h. CARTÕES DE CRÉDITO Diners, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, estacionamento com manobrista. PÚBLICO Grupos de amigos fazendo happy hour, jovens, famílias e casais descontraídos, entre 18 e 65 anos.

BAR DOM PEDRO êêêê BAR E CERVEJARIA

O famoso bar de São José do Rio Preto abriu sua unidade em Ribeirão há

pouco tempo. Logo na entrada você irá se deparar com um casarão no estilo colonial. Ao entrar, irá observar a arquitetura e decoração que unem o estilo clássico ao contemporâneo em todos os outros ambientes do bar. No cardápio os mais refinados petiscos e pratos que harmonizam perfeitamente com as mais de 200 opções de cerveja, em uma das maiores cartas do país. O atendimento também é muito bom. A casa cobra R$ 10 de entrada. R T " ¨ é¯ ENDEREÇO Rua 7 de Setembro, 2030, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3441-0036 DESDE 2011 SITE www.bardompedro.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter., qua. e qui. das 17h à 1h. Sex. das 18h às 2h30. Sáb. das 15h às 2h. Dom. das 15h às 0h30. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, estacionamento com manobrista e transmissão de jogos de futebol em Pay Per View. PÚBLICO Grupos de amigos fazendo happy hour, jovens e casais descontraídos, entre 18 e 60 anos.

PINGUIM êêêê BAR E CHOPERIA

O chope mais famoso do país é zona de perigrinação de turistas de todo Brasil. Conhecido como o mais famoso cartão postal de Ribeirão Preto, a casa serve chope Antarctica geladíssimo. É frequentado em sua grande maioria por turistas e artistas famosos. A

ONLINE Siga a Revista ribeirãopreto no Foursquare e veja as dicas de bares e restaurantes da cidade em: www.foursquare.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

73


GUIA GASTRONÔMICO As coordenadas para comer e beber na cidade choperia oferece o mais cremoso e leve chope da cidade e o restaurante conta com um cardápio variado com diversos pratos, porções e petiscos que acompanham perfeitamente a bebida gelada. A porção de carne seca é tradicional e sempre é muito requisitada. Os lanches também são saborosos. %R " ¨ é Rua General Osório, 389, Centro - Tel. (16) 3610-8258 DESDE 1943 SITE www. pinguimochopp.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sáb das 9h à 1h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Visa Electron e Visa Vale. PÚBLICO Descontraído, entre 30 e 60 anos. ENDEREÇO

RIO BAR & MÚSICA êêêê BAR

Reinaugurado recentemente o Rio Bar & Música serve a culinária típica da cidade maravilhosa. Petiscos, porções e comidas de boteco são regados com cerveja gelada, caipirinhas e coquetéis típicos da cultura carioca. Para comer peça a Costela Sublime ou saboreie a Orla de Frutos do Mar que acompanha uma porção de camarão, lula, marisco e pescados. % $ T ¨ é¯ ENDEREÇO Rua Conde Afonso Celso, 1051, Boulevard - Tel. (16) 3289-0021 DESDE 2012 SITE www.riobaremusica.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sáb. das 18h às 2h. Dom. das 16h à 1h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Visa Electron e Redeshop. FACILIDADES Acesso para deficientes, shows com música ao vivo. PÚBLICO Jovens e casais descontraídos, turmas de amigos entre 18 e 60 anos.

Rua Professor Mário Roxo, 248, 389, Alto da Boa Vista - Tel. (16) 3236-5654 DESDE 2011 SITE www.rumbabar.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a qui. das 17h30 à 0h30. Sex. e sáb. das 17h30 às 2h. Dom. das 12h às 17h30. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Visa Electron e Redeshop. FACILIDADES Acesso para deficientes, área para crinças e shows de música e dança caribenha. PÚBLICO Casais descontraídos, turmas alegres de amigos entre 22 e 60 anos. ENDEREÇO

SALZ êêêê BAR

O nome Salz vem de sal em alemão. O bar teve como inspiração os melhores bares de Nova York e da Vila Madalena, em São Paulo. A casa oferece diversão de bom gosto, com espaço reservado para músicos, DJs e pequenos shows. O restaurante conta com um cardápio assinado pelo conceituado chef Walter Di Carmo. A casa tem uma extensa carta de bebidas. Para beber peça o Mojito Bacardi Friendly para dividir e beber com os amigos. Para beliscar peça a deliciosa porção de pasteizinhos de mussarela de búfala, tomate cereja e majericão. Para comer experimente o filé mignon oriental que é preparado com molho de shitake, shimeji e shoyo. % R T " ¨ é¯ ENDEREÇO Avenida Itatiaia, 1415, Alto da Boa Vista - Tel. (16) 3442-9242 SITE www.salz bar.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Ter. a sex. a partir das 18h. Sáb. e dom. a partir das 17h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e

BAR

O bar possui a alegria e a descontração caribenha. Coquetéis típicos da cultura mexicana e latina são preparados com maestria pelo bar que serve drinks deliciosos. Lá que existe o melhor mojito da cidade que é feito com limão, hortelã fresco e o delicioso rum Havana. Outra boa opção que recomendamos para beber é a Sangria, bebida de origem espanhola que é refrescante e preparada com vinho e frutas. Para comer peça os bolinhos de beringela e os famosos tacos mexicanos. % $ T ¨ é¯

74

SENHOR CHOPP êêê BAR E CHOPERIA

O Senhor Chopp da Fiusa é uma das três choperias da rede que oferece uma variada carta de bebidas, passando pelos tradicionais coquetéis, até drinks mais sofisticados. A casa conta com o Club do Whisky, um serviço exclusivo para quem frequenta o local. Além disso, o Senhor Chopp tem serviço de buffet, você pode optar pelos aperitivos, porções, sanduíches e um serviço à la carte. T"¨é ENDEREÇO Avenida Professor João Fiusa, 1901, Jardim São Luiz – Tel. (16) 3441-3132 SITE www.senhorchopp.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 17h30 à 0h. Sáb. e dom. das 11h à 1h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Visa Electron e Visa Vale. FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, estacionamento com manobrista e mesas ao ar livre. PÚBLICO Grupos de amigos fazendo happy hour, jovens, famílias e casais descontraídos, entre 18 e 65 anos.

TEA BAR êêêêê BAR E CHÁS

Da caipirinha ao risoto, ambos levam chá no preparo da receita. A principal

O Salz é um dos bares mais movimentados da cidade

RUMBA BAR êêê

R

Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, estacionamento com manobrista e mesas ao ar livre. CAPACIDADE 180 pessoas. PÚBLICO Grupos de amigos fazendo happy hour, jovens arrumadinhos e casais descontraídos, entre 18 e 45 anos.

Rafael Cautella

ONLINE Deixe sua avaliação dos restaurantes da cidade na página da Revista ribeirãopreto no Facebook: www.facebook.com/revistarp | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR


Divulgação

matéria-prima da casa é a Camellia sinensis, ou seja, o chá. O Tea Bar também serve e vende a exclusiva grife de chá alemã Tee Gschwendner. É possível encontrar uma carta com diversas opções de bebidas e infusões de chá. %RT"¨é ENDEREÇO Rua Jorge Tibiriçá, 640, Jardim América - Tel. (16) 3235-2321 DESDE 2011 SITE www.teabar.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Todos os dias das 11h às 23h. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro, Visa Electron e Visa Vale. FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, estacionamento com manobrista, mesas ao ar livre e wi-fi. PÚBLICO Descontraídos, jovens e apreciadores de chá.

ZERO16 êêê BAR E BOTECO

O Zero16 é um bar descolado que serve deliciosos petiscos típicos de boteco e excelentes drinks. O local possui três ambientes temáticos e decorados com características de cidades do Brasil. Para comer peça a deliciosa porção de bolinhos de feijoada. RT ¨é ENDEREÇO Rua São José, 1565, BoulevardTel. (16) 3237-0061 DESDE 2011 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Qua. a sáb. das 18h às 2h. Dom. das 16h à 1h. CARTÕES DE CRÉDITO American Express, MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado e mesas ao ar livre. PÚBLICO Casais descontraídos, jovens e amigos apreciadores de cerveja.

Os irresistíveis brigadeiros do João Brigadeiro Gourmet Boulevard - Tel. (16) 3610-7416 SITE www. viladionisio.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sáb. a partir das 17h. Dom. a partir das 15h30. CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. PREÇO MÉDIO Entre R$ 30 e R$ 60 FACILIDADES Acesso para deficientes, ar-condicionado, mesas de sinuca e wi-fi. PÚBLICO Grupos de amigos fazendo happy hour, apreciadores de cerveja e jovens descontraídos entre 20 e 45 anos.

DOCERIAS Le bonbon êêêêê

VILA DIONÍSIO êêêê BAR E PUB

O pub tem dois palcos distintos onde acontecem apresentações e shows. O local é frequentado por jovens e apreciadores de cerveja e rock’n’roll. O Vila Dionísio desenvolveu identidade própria, difundindo a cultura cervejeira e trazendo ótimas bandas de blues, rock e jazz, propiciando um ambiente único e de decoração marcante. O bar conta com mais de 200 opções de cervejas de 17 países. Para comer peça a premiada coxinha de frango e catupiry. Outro ponto forte do pub são as mesas de bilhar, uma ótima opção de diversão. % T " ¨ é¯ ENDEREÇO

R

Rua Eliseu Guilherme, 567,

CHOCOLATES FINOS

Há 17 anos a casa cria deliciosos chocolates artesanais. Macio na textura e intenso no sabor, o chocolate da Le Bonbon fascina e conquista na primeira mordida. O segredo são os ingredientes frescos e naturais. A matéria-prima é escolhida a partir de uma cuidadosa seleção. Não contém conservantes, o que lhes confere uma qualidade especial em sabor, frescor e textura. Recomendamos exclusivo Igloo, bombom de chocolate e marshmallow. %T¨H

Rua João Penteado, 2560, Jardim São Luis - Tel. (16) 3623-7695 SITE www.lebonbon.com.br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 9h às 18h30. Sáb. das 9h às 13h. CARTÕES DE CRÉDITO Diners, MasterCard ENDEREÇO

e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. FACILIDADES Ar-condicionado, aceita encomendas para festas e casamentos.

João Brigadeiro Gourmet êêêê BRIGADEIROS E CHOCOLATES FINOS

Com um menu exclusivo assinado pelo chef Francisco Rebêlo, a casa surpreende pelas receitas exclusivas de brigadeiros. Entre os destaques estão os brigadeiros de caipirinha, Ferrero Rocher, rosas, banana caramelizada e Romeu e Julieta. O João Brigadeiro aceita encomendas para festas e eventos. % T"¨Hé ENDEREÇO Rua Comandante Marcondes Salgado 1736, Jardim Sumaré - Tel. (16) 3442-4323 SITE www.joaobrigadeiro.com. br HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a sex. das 10h30 às 19h. Sáb. das 10h30 às 16h CARTÕES DE CRÉDITO MasterCard e Visa. CARTÕES DE DÉBITO Maestro e Visa Electron. FACILIDADES Ar-condicionado, estacionamento e aceita encomendas para festas.

Ajude deixar o Guia Gastronômico mais completo e atualizado. Envie suas sugestões pelo Foursquare, Twitter ou Facebook da Revista ribeirãopreto. Se seu estabelecimento está presente no guia envie fotos em alta resolução dos pratos, reporte erros ou envie suas sugestões para a redação através do e-mail: redacao@revistarp.com.br

ONLINE Siga a Revista ribeirãopreto no Foursquare e veja as dicas de bares e restaurantes da cidade em: www.foursquare.com/revistarp

êêêêê EXCELENTE êêêê ÓTIMO êêê MUITO BOM êê BOM ê REGULAR

ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

75


COM A PALAVRA Crônicas, reflexões e artigos dos nossos colunistas

REFLEXÃO

Afinal, gosto se discute? Para o filósofo Immanuel Kant, sim por MATHEUS ARCARO

A experiência estética, para Kant, é compartilhável e a beleza é uma ideia universal da razão. Seu conteúdo e sua forma podem variar segundo circunstâncias históricas, todavia o sentimento de belo, fundamento do juízo de gosto, é universal. Mas se o sentimento de beleza é passível de partilha, por que vivemos uma carência de esteticidade? Hoje em dia, se perguntássemos a uma pessoa comum o que é um artista, provavelmente ela elencaria nomes de atores de televisão ou cantores populares. Escritores e pintores não seriam citados. Para esta pessoa, o artista é aquele que realiza performances. Por quê? Na contemporaneidade, a sociedade do espetáculo está ligada à Indústria Cultural que distorce o conceito de beleza, já que sua finalidade é o capital. “Onde as massas têm o poder de decidir, a autenticidade se torna supérflua e prejudicial”, sentenciou Nietzsche. Sobre este ponto, a literatura é ilustrativa: por que livros “palatáveis” vendem muito mais do que livros complexos? Porque a literatura genuína faz o leitor tropeçar. E não é todo mundo que está preparado para cair. Os “best sellers” dizem o que o leitor espera e este acredita em “identificação” com a obra. “Puxa vida, este autor diz exatamente o que eu penso.” Não consegue perceber que o prazer da leitura está justamente em “fechar o círculo”. Não é exagero afirmar que o homem médio contemporâneo perdeu a capacidade de distinção estética, ao ponto de

R 76

sobrepor em relevância Ivete Sangalo a Chico Buarque. Novamente trago Nietzsche: “Quanto mais superior é uma coisa em seu gênero, tanto mais raramente ela é bem sucedida”. Sob este viés, cai por terra qualquer discurso de “democratização da arte”, pois, para formular um juízo de gosto adequado, o homem precisa de cultivo. Sim, é preciso que o indivíduo tenha instrumentos de julgamento. Em termos simples: para que alguém afirme que “pagode” seja o seu o gênero musical preferido, faz-se necessário o conhecimento de outros tipos de música, como a erudita. Talvez nosso erro esteja em querer julgar com as categorias da arte algo que, de antemão, não se propõe a ser arte, somente entretenimento. Michel Teló não quer produzir um sentimento de arrebatamento em nosso ser (a mais alta função da arte, segundo Kant). A arte está muito além da utilidade e do prazer. É a visceral afirmação da vida, porque é o antídoto mais eficaz para uma existência amortecida pelo cotidiano. Realmente, meu caro Nietzsche, “a vida só se justifica como fenômeno estético”. g

MATHEUS ARCARO é formado em Comunicação Social e também em Filosofia. Trabalha como diretor de criação publicitária e professor de Filosofia e Sociologia. Além de redator, é também escritor, com artigos, crônicas e poesias publicados em diversos portais e revistas. Nas poucas horas vagas arrisca-se como artista plástico.

ONLINE Conheça mais sobre os trabalhos do Matheus Arcaro no site: www.matheusarcaro.art.br | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


COM A PALAVRA Crônicas, reflexões e artigos dos nossos colunistas

DINHEIRO

Enriquecendo com a preguiça Está na hora de você usá-la a seu favor por DIOGO SEIXAS

Muitas pessoas sabem da importância de se poupar dinheiro. Mas poucas sabem, de fato, o que fazer com esse dinheiro. E na dúvida, recorrem àquilo que julgam ser menos trabalhoso – aplicar na velha Poupança. Isso, por si só, não seria um problema, se esse poupador tivesse a intenção de apenas poupar – que significa guardar. Mas visto que a maioria das pessoas buscam um ganho, aqui inicia o problema. Ao longo das últimas décadas, a Poupança praticamente empatou com a inflação, garantindo apenas a continuidade do valor do dinheiro, e não o seu aumento. Apesar disso, ela continua sendo amplamente utilizada como uma forma de investimento. Investir, no entanto, é o ato de buscar ganhos financeiros – evidentemente maiores que a inflação. Então, por que tantas pessoas permanecem na Poupança? Para entender esse comportamento, foram feitos alguns estudos por grupos de psicólogos e economistas, que concluíram serem três os motivos: a preguiça, o medo e a ignorância. Por causa da conotação negativa dessas três palavras, a maioria dos leitores irá negar a presença de qualquer uma das acima. Mas fato é que todo ser humano terá a manifestação das três, em diferentes etapas da vida – até porque os três motivos são interrelacionados. Para não ficar cansativo, vou abordar um motivo de cada vez. O primeiro deles, a preguiça, é a aversão ao trabalho, que por sua vez, implica em dispêndio de tempo e energia. De forma instintiva, costumamos optar pelo caminho de me-

R

nor esforço, mesmo que o resultado não seja exatamente o mesmo. O que pesa, nesse momento, é não perder tempo e nem energia. Mas muitas vezes, o que se perde é dinheiro. Até porque deixar de ganhar dinheiro é também uma forma de perder dinheiro. O indivíduo às vezes até conhece outra aplicação de maior rentabilidade, mas por pura preguiça, posterga a execução dessa aplicação. A impressão que se tem é de que existem outras prioridades, e que logo mais chegará o dia de tomar uma atitude. Mas esse dia nunca chega... De forma automática, a preguiça vem acompanhada do comodismo. Uma outra ação típica do ser humano é se contentar com a situação atual e deixar tudo como está. Muitas vezes, foge-se das mudanças, pois é mais fácil e conveniente manter o antigo, do que buscar o novo. Por causa disso, a pessoa evita fazer contas e comparações, como forma de se proteger da famosa consciência. Tudo isso, no entanto, é muito simples de se resolver. Basta um pouco de tempo para pesquisar mais sobre investimentos. E basta um pouco de energia para mudar a forma de investir. Dado que investimentos financeiros consistem em ganhar dinheiro com pouco (ou nenhum) trabalho, a preguiça deveria ser justamente a maior aliada. g DIOGO SEIXAS escolheu Ribeirão Preto para viver e empreender. Graduado em Engenharia de Produção e pós-graduado em Economia e Finanças, possui uma sólida experiência no mercado financeiro e é sócio-diretor de uma corretora de investimentos.

ONLINE No blog Finanças Pessoais você enconta mais dicas e informações sobre investimentos e finanças: www.financaspessoais.blog.br ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

77


COM A PALAVRA Crônicas, reflexões e artigos dos nossos colunistas

SAÚDE

Entre os melhores serviços de saúde do Brasil Nossas conquistas a serem comemoradas e desafios a conquistar por GUILHERME TEIXEIRA DE ARAÚJO

Saúde é definida como um bem estar físico, mental e social. Isso quer dizer que a falta de doenças é apenas um aspecto no que define uma pessoa ou população como saudável ou não. Recentemente foi publicado pelo Governo Federal que Ribeirão Preto possui o terceiro melhor serviço público de saúde do Brasil e o primeiro no estado de São Paulo. Para isso foi avaliado critérios de acessibilidade aos serviços de saúde e resolubilidade dos problemas daqueles que o acessam. Ribeirão Preto sempre foi considerada uma referência médica no Brasil, pela importância da Faculdade de Medicina no cenário acadêmico. Porém é inegável que a qualidade da assistência da cidade está muito além do restante do país. A presença de hospitais de níveis terciários e secundários, os diversos ambulatórios especializados, o atendimento médico móvel, a regulação médica, entre todos os programas e unidades de atendimento básico, garantem um atendimento de qualidade em todos os níveis de atenção à saúde. Mas nem tudo são louros. Apesar do crescente investimento, a saúde preventiva ainda é deficiente, o que acarreta em aumento dos custos do sistema e morbidade da população. A má remuneração dos profissionais e a falta de um plano de carreira gera deficiência de profissionais, que acaba por restringir o acesso ao sistema e diminui a capacidade de resolubilidade dos casos.

R 78

Não podemos esquecer que saúde não é apenas a falta de doenças. O investimento em empregos, infraestrutura, esportes, programas sociais e, principalmente, educação é fundamental para um bem estar saudável. Um exemplo desta efetividade foi o que ocorreu na Finlândia na década de 70 quando o seu primeiro ministro adotou o lema “todos pela saúde”, onde todos os ministérios e secretarias tinham a saúde como prioridade de investimento. Os frutos desta semente são colhidos hoje, quando a população finlandesa possui um dos menores níveis de doenças crônicas e um dos melhores de desenvolvimento humano. Sem dúvida que temos o que comemorar, mas ainda temos muito o que desenvolver para atingir a qualidade ideal de saúde e bem estar. Quem sabe, futuramente, podemos ser comparados não só à California pela riqueza, mas também à Finlandia pela qualidade social e de saúde? g

GUILHERME TEIXEIRA DE ARAÚJO é ribeirão-pretano de coração e apaixonado por esportes e cinema. Graduado em Medicina e com especialização em Nutrologia e Clínica Médica. Atualmente é professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto e atende em sua clínica.

ONLINE Saiba mais sobre o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde no site do AMinistério da Saúde: http://migre.me/8KmMj | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


COM A PALAVRA Crônicas, reflexões e artigos dos nossos colunistas

REFLEXÃO

Esqueça, o futuro não existe Seja bem-vindo ao que a vida tem de mais clichê por MARCELA CALURA

Com o tempo, a gente vai se cansando de algumas coisas. Nada me cansa mais do que ver as pessoas esbravejar sobre os clichês da vida. A vida é agora, não podemos mudar o passado e tantas outras frases soltas. É com isso que eu me irrito profundamente, não como as palavras em si, mas com a forma que elas são esbravejadas como disfarce de uma vida sem graça. Nada resume mais um pensamento clichê do que isso. Só que a gente acaba esquecendo que a vida é um grande clichê. Se não é completamente, é parte determinante dela. Um clichê pode até ser chato, mas não é necessariamente uma mentira. É só algo que foi repetido demais, à exaustão. Aquele lugar comum que quase todo mundo já esteve um dia. Outro dia li em um perfil de um amigo em uma das tantas redes sociais: a vida é o que acontece enquanto você faz planos. Creditada a John Lennon, a frase ficou ecoando entre um rolar de página e outro. Fiquei me perguntando se esse amigo realmente entendia a plenitude da frase. Ou se ele estaria só justificando sua vida sem propósito. Eu não sei se foi mesmo Lennon que disse isso, mas não acredito que ele vivesse sem um plano. Quando eu falo em plano, não me refiro ao planejamento, mas ao propósito da sua vida. A graça da existência não está só em viver, mas também em saber para que se vive. Não dá para viver a esmo, sem se guiar por nada. Não dá

R

também para ser escravo de algo que ainda não veio. Nem basear sua vida no quanto, até porque você não sabe a data certa que ela vai acabar. Está aí mais um grande clichê da vida. Talvez seja por isso que essa frase, seja lá de quem for, me incomoda. A vida acontece agora? Sim, eu sei. Mas o que você está fazendo para torná-la incrível? A maioria dos dias, de qualquer pessoa, como eu e você, foge desse adjetivo. Nossos dias tendem a ser normais. Só esperamos que as horas passem. Diante dessa perspectiva, resta apenas o futuro para se agarrar. Só que o futuro é seu presente amanhã. Pensando assim, me rendo ao inevitável, não acreditar no futuro. Ele não existe, é só o reflexo do que você faz hoje. Criar um presente pautado em algo que está por vir apaga as chances de um momento único de felicidade. São esses momentos que deixamos de viver que transformam cada dia em uma vida inteira. O presente é a única coisa real e plausível, que pode de fato fazer grande diferença na vida. E o mais complexo disso tudo, é ele depender só da gente para virar um passado que não queremos mudar. g

MARCELA CALURA é ribeirão-pretana e redatora publicitária. Trabalha em uma agência on-line em São Paulo, é fã de futebol e tecnologia, não necessariamente nessa mesma ordem e nas horas vagas coleciona impressões sobre a vida.

ONLINE Leia mais crônicas e reflexões escritas por Marcela Calura no blog: www.pensoquenao.blogspot.com ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

79


COM A PALAVRA Crônicas, reflexões e artigos dos nossos colunistas

CRÔNICA

A diversão é o troco Um passeio pela locadora pode render um bom papo, além de bons filmes por EDUARDO SOARES

Ribeirão Preto é uma cidade com muitas opções de lazer e cultura. Casas noturnas, shows, diversão para todos os gostos e bolsos. Temos ainda várias salas de cinema, com lançamentos toda semana. Basta que escolha um bom programa e seja feliz. Opções não faltam. Mesmo com todas essas alternativas, tem aqueles que não trocam o conforto de relaxar em casa aos finais de semana. Eu sou um desses! Mas é claro que a tecnologia também colabora para isso. A facilidade de tudo ao seu alcance, as redes sociais, o iPad, a TV digital, posso estar lá fora mesmo sem sair do meu cantinho. Mas como ficam as relações humanas? O olho no olho? Aquela boa conversa e troca de experiências? Pesquisas recentes revelam que a dependência da tecnologia faz com que muitos prefiram o isolamento e se relacionem mais através do computador do que fisicamente. É claro que isso não é uma regra. Tendo bom senso e equilíbrio, tudo pode caminhar bem. Por isso que, mesmo com o objetivo de ficar em casa, um dos passeios que não abro mão é ir a uma boa locadora. Em Ribeirão temos boas opções, como a 100% Vídeo, a Empório e a Genius Vídeo. É como ir a uma livraria. Sim, podemos ler e-books pela internet, mas um giro por uma livraria é sempre gostoso também. Você poder tocar os livros, ler trechos, observar outros leitores. Da mesma forma acontece numa locadora. Fora

R 80

aquele atendimento humanizado, onde você pode pedir indicações de filmes para atendentes que sempre tem “uma carta na mão” para te ajudar quando está na dúvida. Além disso, algumas locadoras têm sessões organizadas por diretores, como Kubrick, Woody Allen, Hitchcock, Tarantino, Spielberg e Scorsese. Inclusive, já existem muitos clássicos disponíveis nas locadoras remasterizados em DVD, e até mesmo em Blu-ray como o meu preferido Laranja Mecânica. O interessante também, é que além dos filmes, você pode escolher DVDs com temporadas de seriados, como House, Friends, Supernatural, CSI, The Walking Dead, inclusive séries antigas. Quem não se lembra da Super Máquina, Profissão Perigo, Chips e Jornada nas Estrelas? Afinal, pense bem que sua próxima ida na locadora pode render bons amigos. Sempre encontro um ou outro apaixonado pela sétima arte e aproveitamos para colocar o papo em dia, trocar figurinhas sobre filmes, indicações e acaba surgindo um convite para uma sessão extra entre amigos. A diversão é o troco! g

EDUARDO SOARES é jornalista e editor na TV Unaerp. É especialista em gestão de comunicação e professor nos cursos de Jornalismo e Audiovisual da Barão de Mauá. Têm experiências nas áreas de jornalismo, cinema e audiovisual. Um sonhador de plantão que acredita sempre num mundo melhor.

ONLINE Leia mais crônicas e reflexões escritas por Eduardo Soares no blog: http://mundoduedu.blogspot.com | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


HISTÓRIA Conhecer o passado para entender o presente

Como era...

O Mercado Municipal começou a ser construído em 1899. Inaugurado em 1900, o prédio do Mercadão, exibia uma arquitetura grandiosa para a década. Alto, cobertura envidraçada, feito de tijolos de barro, o prédio original do Mercado Municipal difere muito do Mercadão de hoje. Assim que passou a funcionar, tornou-se um marco para a cidade. Abastecia muitas famílias de todas as classes sociais da cidade e região. No Mercadão encontrava-se de tudo, alimentos, suprimentos, calçados, roupas, tecidos até ferramentas. O antigo prédio sofreu muito com as constantes enchentes características da cidade, mas em 7 outubro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, um curto circuito foi o motivo do grande incêndio que destruiu o prédio, tornando-o inapropriado para o uso.

Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto/MIS

O prédio do Mercado Municipal antes do grande incêndio de 1942

Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto/MIS

O Mercadão foi inaugurado 16 anos após o incêndio que destruiu o prédio original

Como ficou...

Em 1956, surgiu a proposta da construção de um novo Mercado Municipal. Após 16 anos da tragédia, o então prefeito da cidade, Costábile Romano inaugurou o prédio totalmente reformado. A partir de 28 de setembro de 1958 o novo Mercado Municipal retomou o impulso econômico e até então se mantém, apesar de desgastado e envelhecido. Com 4.150 m² divididos por um corredor principal, cinco corredores secundários, a parte externa, revestida por pastilhas foi presenteada com a obra do artista Bassano Vaccarini. Atualmente conta com 152 lojas que oferecem os mais diversificados produtos a granel, como sempre foi seu objetivo.

R

Atualmente o Mercado Municipal possui 152 lojas Carlos Natal

ONLINE Veja mais fotos antigas da cidade no link de fotos no Facebook da Revista ribeirãopreto: http://migre.me/5Mmzc ABRIL 2012 | revistaribeiraopreto.com.br |

81


CLICK FINAL

Jefferson Barcellos

Uma imagem vale mais do que mil palavras

CHARGE por MARCELO TOMAZ

R 82

ONLINE Curta, compartilhe e participe da campanha Eu Amo Ribeirão através da página no Facebook: www.facebook.com/euamoribeirao | revistaribeiraopreto.com.br | ABRIL 2012


PROCESSO

SELETIVO

26 MAIO

GRADUACAO A DISTANCIA EAD GRADUAÇÃO PRESENCIAL EXATAS HUMANAS SAÚDE

www.unaerp.br CAMPUS RIBEIRÃO PRETO

0800 771 8388

CAMPUS GUARUJÁ

08OO 773 7760

A Unaerp está entre as 3 melhores universidades privadas do estado de São Paulo e entre as 7 melhores públicas e privadas do Estado no IGC MEC 2010. Em 2011 ficou entre as 13 melhores universidades privadas brasileiras e entre as 200 da América Latina, segundo o QS (Quacquarelli Symonds), do Reino Unido, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Revista ribeirãopreto - Abril 2012  

Revista ribeirãopreto - Abril 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you