Page 1

REI

®

REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS 39 ANOS INFORMANDO SOBRE PRODUTOS BRASILEIROS

EDIÇÃO MAI / JUN / JUL 2017

CENTRO DE USINAGEM HI HI--SPEED 5 EIXOS Pág. 18

MÁQUINAS DE CORTE À LASER Pág. 07

DISCO FLAP - DISCO LAMELAR Pág. 13

LENTE ULTRA ULTRA--BAIXA DE ABSORÇÃO ZNSE Pág. 15

BOMBA EM AÇO INOX AUTO ASPIRANTE Pág. 04

● “Arena da robótica e automação industrial” vai levar à FEIMAFE 2017 (pág. 04) ● As palestras das empresas expositoras acontecem no auditório montado dentro do pavilhão de exposições do Anhembi (pág. 09) ● Economista Ricardo Amorim faz análise da economia brasileira e importância da automação para produtividade (pág. 19) ● Fabricantes levam oportunidades de negócios à FEIMAFE (pág. 02) ● Grande novidade é o sistema de programação on on--board da Makino que irá atrair, inclusive, usuários novatos (pág. 06) ● Yaskawa Motoman vai à FEIMAFE 2017 com novo controlador de robôs (pág. 14) Copyright 1998-2017 SISTEMA REI - REI ASSOCIADOS Todos os direitos reservados. All rights reserved


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

FABRICANTES LEVAM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS À FEIMAFE Deb’Maq e TRUMPF estão entre as marcas que participam da feira oferecendo alta tecnologia em conjunto com soluções para ajudar a retomar o crescimento do setor de máquinas-ferramenta.

M

ostrar novas oportunidades para melhorar a qualidade de equipamentos e serviços e consequentemente poder alavancar os negócios. Certamente esta será a tônica dos expositores bem como dos profissionais que visitarão a FEIMAFE 2017 - 16ª Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura. Deb’Maq e TRUMPF, duas fabricantes de peso no mercado nacional e internacional, levarão o que tem de mais moderno tecnologicamente, além de facilidades de venda, para oferecer a empresários e executivos interessados em novos investimentos. A FEIMAFE acontece entre os dias 20 a 24 de junho no Expo Center Norte e é promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. A Deb'Maq apresentará toda a sua linha de máquinas-ferramenta, corte e conformação e injeção de plástico. Essas máquinas vão desde os conceitos mais simples como serra de fita e furadeira de coluna até máquinas de agregado valor tecnológico: centros de torneamento, de usinagem e furação, máquinas High Speed e máquinas de grande porte. De acordo com o gerente geral, Eduardo Trevisan, os setores onde a Deb’Maq mais atua são os de óleo e gás, construção naval e energias alternativas, sobretudo a eólica. Para facilitar os negócios na FEIMAFE, a Deb’Maq colocará à disposição linhas de financiamento de mercado, além de trabalhar com crédito direto. Somado a isso, a empresa está desenvolvendo ações contínuas de capacitação técnica e comercial, visando tornar a equipe cada vez mais preparada para atender as demandas mais exigentes do mercado. “2017 vai ser um ano muito melhor, nossos clientes comentam isso, apostam na retomada do crescimento e já percebemos os sinais nesse primeiro mês do ano”, destaca Trevisan.

A TRUMPF vai apresentar na FEIMAFE deste ano algumas inovações como o novo conceito de máquina modular, que oferece uma combinação de puncionadeira e corte a laser na mesma máquina, além de automação de alimentação e descarga de material de forma autônoma. Também vai levar uma máquina de corte a laser de estado sólido com sistema de alimentação de chapa e descarregamento totalmente integrado e autônomo, e a mais nova geração de dobradeira de chapa com diversos recursos “smart”. Além destas tecnologias, vai apresentar ainda seu conceito de conectividade para a indústria 4.0, que integra máquinas, dados e pessoas, o TruConnect. Esse conceito recorre à instalação de recursos inteligentes que permitem monitorar as máquinas e todo o ciclo de processamento através de computadores, armazenagem de dados nas nuvens e acesso a informações através de tablet e smartphone, por exemplo. A partir dos dados precisos e em tempo real fornecido pela plataforma TruConnect, é possível melhorar substancialmente a produtividade e a qualidade do serviço, garante a fabricante, incluindo pequenas, médias e grandes empresas no conceito de indústria 4.0. O diretor-presidente da TRUMPF, João Carlos Visetti, afirma que soluções como o TruConnect são o diferencial para os empresários melhorarem a qualidade e a produtividade, tornando seus produtos mais competitivos não apenas no mercado local. “O empresário precisa ter a visão de que é necessário ser competitivo também no mercado global, entendendo as possibilidades oferecidas no mundo”, enfatiza.

2PRÓ Comunicação

02


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

03


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

“ARENA DA ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL” VAI LEVAR À FEIMAFE 2017 Atividade inédita estará presente na FEIMAFE 2017 - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura com a curadoria do Instituto Avançado de Robótica® e será um espaço de experimentação e qualificação profissional.

A

FEIMAFE 2017 - 16ª FEIMAFE (Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura) terá com exclusividade nesta edição a instalação da Arena da Robótica e Automação Industrial, iniciativa que tem a curadoria do Instituto Avançado de Robótica® (I.A.R.). Trata-se de um espaço de experimentação e qualificação profissional que vai expor os diversos aspectos que envolvem a robótica e automação, como suas aplicações na educação e sobretudo na indústria, incluindo o conceito 4.0, que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura.

Além da curadoria do I.A.R, a Arena da Robótica e Automação Industrial terá a participação de importantes empresas e instituições do setor como Festo, Fanuc, Yaskawa Motoman, Centro Universitário FEI, Instituto Mauá de Tecnologia, SOMAI, COMAU do Brasil, além da KUKA Roboter do Brasil e ABB com aplicações disponíveis dentro da carreta de atividades itinerantes do I.A.R. A FEIMAFE acontece entre os dias 20 a 24 de junho no Expo Center Norte, promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. Para o gerente de Desenvolvimento de Negócios do I.A.R., Sergio Cardoso Coca, o mercado brasileiro para o setor de robótica e automação é muito promissor, mesmo tendo em conta o atual momento da economia com significativa redução da atividade na maioria das áreas. “As empresas no Brasil devem buscar no mercado as tecnologias e soluções disponíveis no país e adequadas à nossa realidade, de forma que lhes permita iniciar a melhoria de seus processos produtivos, seguindo paulatinamente em direção a um sistema de manufatura avançada ou inteligente”, recomenda Coca. Coca ressalta ainda que o principal motivo que leva os empresários, gestores e profissionais a visitarem feiras de negócios como a FEIMAFE é conhecer novas tecnologias e soluções integradas, que sejam viáveis para melhoria de seus processos produtivos. “É preciso desmistificar a aplicação e viabilização de sua implantação, através de demonstrações de custo/benefício e retorno do investimento, que atualmente, em vários casos, surpreendem os interessados que em sua maioria tinham uma expectativa super avaliada dos recursos aplicados”, alerta.

2PRÓ Comunicação

BOMBA EM AÇO INOX AUTO ASPIRANTE JETI - 100 Ferrari Possui termostato, que desliga a bomba automaticamente em caso de superaquecimento, motor IP-44, válvula de retenção horizontal em latão DN1", e cabo elétrico de 1,8 metros com plugue bipolar e aterramento - o que diminui riscos de choques elétricos, curtos-circuitos e queima do produto. Possui carcaça em aço inox e difusor e rotor em termoplástico de engenharia de alta resistência, não contamina o fluído bombeado e é mais seguro ao consumir, e também não enferruja, garantindo maior vida útil ao produto e ao rotor em termoplástico. IND MET CARACOL LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38853 04


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS MÁQUINA DE ENSAIOS DE COMPRESSÃO de 1100kN - F-25EX 25EX--F-CPILOT Tem sido o modelo mais vendido e é a opção economicamente mais viável para quem precisa de um equipamento robusto e simples. Possui bomba hidráulica de ¾ HP e indicador digital de força modelo COPILOT. Faixa de trabalho de 20 a 1000 kN. Sistema de Leitura COPILOT: • Display de LCD com 16 caracteres. • Indicação: da força em tempo real; da força máxima; da taxa de carregamento; da data e hora. • Armazenamento de até 500 resultados de ensaio. • Unidade de força: kN, kgf e lbf; • Precisão: Leituras a partir de 2% a 100% do fundo de escala com erro de indicação e repetitividade igual ou menor que 1%. Atende classe 1 da norma NBR NM ISO 7500 – parte 1. • 2 canais de entrada para força. • Saída RS232; • Alimentação elétrica: 220Vac/60Hz, bifásica. Corrente de 10 A. DINATESTE CONSULTE PRODUTO REI Nº 38873

ALIMENTADORES PNEUMÁTICOS Para Prensas Equipamento compacto e robusto, de fácil instalação e manutenção, amplamente usado para automação de prensas. Utiliza uma válvula reguladora de fluxo para controle da velocidade de operação, parafuso micrométrico para ajuste fino do avanço, régua guia com roletes laterais reguláveis à largura do material. Também fornecido com mordente e garra em tecnyl, para evitar danos na superfície do material, e com pinça dupla e/ou cilindros auxiliares para materiais mais duros ou chapas mais grossas. Consumo econômico de ar comprimido, baixo custo de aquisição e manutenção, peças de reposição à pronta entrega, evitando atrasos na produção, garantia de 01 ano contra defeitos de fabricação, assistência técnica permanente, vida útil de até 15 milhões de ciclos, produto nacional. Características técnicas: precisão de alimentação: +/- 0,05mm; Modelos para largura até 600mm, espessura até 4,5mm, avanço até 1000mm; Acionamento mecânico ou eletropneumático por sensores. Os modelos TBX-100, TBS-200 e TBSER-200 possuem pinça aberta, o que possibilita puxar chapas mais largas com o uso de uma régua guia. Por ser compacto e versátil, pode também ser montado em espelho (para os modelos com pinça aberta) ou em série (um alimentador empurrando a chapa na entrada da prensa e o outro puxando na saída). ARCEL AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38821

ENDIREITADORES DE CHAPAS O endireitador de chapas e fitas motorizado fornecido pela ARCEL é um equipamento robusto, durável e ideal para aplicações onde é necessário eliminar a curvatura do material e alívio da tensão gerada no enrolamento da bobina. O endireitamento do material também facilita a passagem deste pela ferramenta, garantindo maior precisão e menos defeitos durante o estampo. Peças de reposição à pronta entrega, evitando atrasos na produção. Garantia de 01 ano contra defeitos de fabricação. Assistência técnica permanente. Longa vida útil. Produto nacional. Características técnicas: Rolos de tração temperados e retificados; Rolos de endireitamento temperados e retificados; Motorizado e com inversor de frequência; Modelos para largura até 1800mm, espessura até 6,0mm; Abertura do cabeçote por alavanca mecânica ou hidráulica; Regulagem de penetração dos rolos por escalas ou relógios comparadores; Controle eletrônico do looping. Podem ser fornecidos em conjunto com desbobinadores em montagem compacta. ARCEL AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38822

MESA ROTATIVA INCORPORA MOTOR DE PASSO Acoplada a um gerador de solda por alta freqüência tipo s 12 kw - tv (sistema de cavidade ressonante para eliminar radiointerferência), a mesa rotativa incorpora avançada tecnologia em sistema de movimentação. dispõe de circuito elétrico comandado via clp, no qual recebe os parâmetros através de uma ihm, com visor gráfico colorido e teclado. integrada a um motor de passo, possui precisão de parada, possibilidade de operação em duas ou mais paradas (carga e descarga de material), controle de velocidade do giro da mesa e arquivo de parâmetros para diversos tipos de peças. para segurança operacional, o equipamento oferece comando bimanual com botões ópticos e controle de simultaneidade, botão de emergência tipo cogumelo com trava e blindagem frontal. opcionalmente, inclui supressor de arco, um dispositivo para ser acoplado na saída rf do gerador de alta freqüência para proteger o ferramental de solda. operando com tecnologia híbrida, o supressor de arco eletrônico verifica a variação de capacitância do material durante o processo de solda e atua com rapidez, evitando o arco voltaico. POLITRON LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38849 05

NO NO--BREAK SOLUTION S1 2 a 10 kVA – Monofásico Toda a linha de No-Breaks Solution conta com a tecnologia DSP. Característica que proporciona alta performance e confiabilidade, tornando-os ideais para aplicações de missão e crítica. Ou seja, protegem as aplicações nas quais a continuidade da operação é de fundamental importância. Projetados com o uso intenso dos recursos da tecnologia DSP, os NoBreaks Solution agregam novos e avançados recursos que estabelecem um novo conceito em desenvolvimento, no qual o firmware dos equipamentos pode ser atualizado acrescentando novas funções em unidades já instaladas. CM COMANDOS LINEARES CONSULTE PRODUTO REI Nº 38823


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

GRANDE NOVIDADE É O SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO ON ON--BOARD DA MAKINO QUE IRÁ ATRAIR, INCLUSIVE, USUÁRIOS NOVATOS A Makino irá expor na FEIMAFE 2017 a máquina de eletroerosão por penetração EDAF2 RAM, apresentada com grande sucesso em feiras internacionais.

O

equipamento possui um novo projeto mecânico, que aumentou a sua rigidez, ao mesmo tempo em que reduziu a distorção térmica, especialmente em máquinas instaladas em ambientes não controlados ou utilizadas ao longo de longas horas de produção autônoma. Juntamente com um novo sistema de fundição, concebido recentemente, a EDAF2 apresenta também um servossistema melhorado, que tem uma resposta mais rápida aos sinais gerados pelo sistema de monitorização do intervalo de ignição. A máquina possui mesa de 550 x 350 mm e alcança 350 mm no eixo X e 250 mm nos eixos Y e Z. O tanque mede 700 x 500 x 300 mm; é equipada com tanque de descarga e o peso máximo do eletrodo é de 75 kg.

Confiabilidade em operação autônoma A série EDAF vem equipada com a mais sofisticada tecnologia de monitoramento de abertura de faísca e prevenção de arco disponível atualmente no mercado mundial. A nova tecnologia ArcFree da Makino ajuda a evitar correntes contínuas destrutivas no arco, que normalmente levam a procedimentos de limpeza demorados ou ao desgaste das peças. Com a tecnologia ArcFree, os fabricantes podem queimar qualquer aplicação de maneira totalmente autônoma e livre de preocupações. Mesmo aplicações com geometria desfavorável para o trabalho do eletrodo podem ser iniciadas facilmente com elevada densidade de corrente, com resultados impecáveis. Avançada Configuração de Software A série EDAF inclui o Makino Program Generator (MPG), o novo sistema de programação on-board da Makino. Esse avançado sistema é destinado a tornar o controle da máquina mais amigável, ao mesmo tempo em que gera um modelo de planos mais agressivo, para atender às demandas dos prazos de entrega mais curtos. Ao fornecer respostas às solicitações simples, e introduzir os dados básicos, até os operadores inexperientes serão capazes de gerar rotinas de eletroerosão eficientes e seguras. Este novo MPG também permite a programação de múltiplos eletrodos e vários locais de queima. A tecnologia de alta qualidade de acabamento da superfície da Makino - Makino’s High Quality Surface Finish (HQSF) - proporciona à série EDAF melhor condutividade elétrica para descarregar e difundir a faísca com mais consistência. A Tecnologia HQSF elimina descargas secundárias que desperdiçam energia, ao mesmo tempo em que permite o aumento da eficiência das faíscas para um acabamento superior, sem perda de taxas de remoção de metal. Além disso, a tecnologia HQSF permite capacidades de acabamento de superfície 50 por cento melhores do que os sistemas convencionais, independentemente da área da superfície de descarga. A série EDAF é reforçada por vários recursos padrão e/ou opcionais, incluindo: • Uma unidade de refrigeração do fluido dielétrico para manter as temperaturas dielétricas em uma resistência constante e condições de combustão estáveis. • Um novo modo automatizado de economia de energia que reduz o consumo de energia do aparelho em 70 por cento, enquanto ocioso. • Um projeto de tanque de descarga com subida e descida para o uso amigável do processo de carga/descarga das peças, setups mais rápidos, mais precisos, e capacidades de automação favoráveis. Também como opcionais, o fabricante pode ter uma configuração fina do buraco para usinagem com precisão de detalhes menores do que os olhos podem ver. Outro opcional é a câmara térmica para maior controle térmico e precisão da performance. A tecnologia de estabilização do eixo Z da Makino para refrigeração líquida da porca e do parafuso da esfera do eixo Z, permitindo que cavidade da superfície de mistura seja próxima de um mícron. As máquinas da série EDAF também podem ser equipadas com opções de controle para mão esquerda ou direita, facilitando a integração de uma ou mais máquinas com uma variedade de eletrodos disponíveis comercialmente e paletes de trabalho com robôs de manipulação. Agência NB de Comunicação

06


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS MÁQUINAS DE CORTE À LASER

BRAÇO ARTICULADO - BANDEIRA

Com nossos equipamentos a sua empresa tem maior lucratividade e segurança em qualidade produtiva. A HAN'S LASER é "Lider Mundial" em vendas de Máquinas de corte à laser na tecnologia de fibra óptica. Nosso lema é que com nossos equipamentos sua empresa terá mais lucratividade. Está presente no Brasil sendo representada exclusivamente pela PR2 GROUP a mais de 10 anos, com serviços de comercialização, instalação, treinamento, manutenção preventiva e corretiva, fornecendo peças de reposição nacionalizadas e peças diretamente da fabrica. Com muitos equipamentos em funcionamento em toda a América Latina, estamos fidelizando o mercado a partir de nossa sede no Brasil. São diversos modelos de máquinas de corte a laser uma linha ampla e completa para atender a todas as necessidades do mercado. Temos uma linha especial para cortes de grandes espessuras e mesas com chapas de grande porte G6025F 4000W-8000W, G6020F 4000W-8000W, G8025F 4000W-8000W Temos uma linha para quem precisa cortar chapas de 3000X1500 com muita velocidade G3015HF . HANS LASER - PR2 GROUP CONSULTE PRODUTO REI Nº 38826

Pode ser instalado em quase todos os tipos de superfície. Possibilidade de ângulo de 360° de giro em torno da coluna, com um máximo de 4,00 metros de alcance da lança. Tecnologia simples: apenas um único ponto de giro, com uma única articulação. Base, coluna, eixo principal e lança. Ideal para locais onde o movimento do raio de atuação seja contínuo; Em locais cujo layout do processo produtivo e a necessidade de movimentação do material permitam a liberdade de giro da lança em uma mesma área. SEMAN CONSULTE PRODUTO REI Nº 38872

SOLUÇÕES EM EQUIPAMENTOS E CONSUMÍVEIS PARA SOLDAGEM A Energyarc Industrial Ltda é uma empresa brasileira com mais de três décadas de atividades, servindo principalmente ao mercado industrial brasileiro e sul americano. Apresentamos nossa linha de fabricação própria, e ainda contamos com uma linha diversificada de produtos representados, importados das melhores fábricas da América do Norte, Europa e Ásia, já sob a marca Energyarc, nosso selo de qualidade e garantia já tão conhecido. A Energyarc atua em dois segmentos: Fornecimento de consumíveis, tochas e equipamentos de solda e corte para Caldeirarias, Fundições e Metalúrgicas; II. Fornecimento de matérias-primas minerais, produtos químicos e fibra cerâmica para Indústria Cerâmica (Colorifícios, Pisos, Sanitários e Mesa), Indústria de Fluxante para Siderurgia, Fabricante de Consumíveis de Solda, Indústria de Freios, de Plástico, de Borracha, de Refratários, de Tintas, de Concreto e de Abrasivos. ENERGYARC INDUSTRIAL LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38827

MÁQUINA DE CORTE A PLASMA PORTÁTIL LGK40N/LGK63N Máquina com tecnologia avançada inversora-IGBT e PWM. Corta qualquer material de metal, sendo especialmente indicada para corte de aço de alta liga e metais nãoferrosos. Leve, pequena e confiável; Economiza energia e baixo custo operacional; Fácil de manusear. Produz cortes muito rápidos, com baixa deformação; Usa ar comprimido como gás de corte (mín 150 L/ min). Possui arco piloto aumentando a vida útil do bico da tocha e facilitando a abertura do arco elétrico. ENERGYARC INDUSTRIAL LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38828

07

CABINE DE JATEAMENTO

Fabricamos equipamentos e suprimentos para jateamento atendendo a vários segmento. Fabricante e fornecedora de suprimentos e equipamentos para jateamento (processo de preparação e tratamento superficial) utilizados em vários segmentos industriais: equipamentos, caldeirarias em geral, ferramentarias, estruturas metálicas, autopeças, vidro, indústrias químicas e fundições. Este processo é ideal sempre que houver necessidade de tratamento superficial seja para limpeza, acabamento ou gravação decorativa. Trabalhamos com as mais avançadas tecnologias e desenvolvemos o equipamento de acordo com a necessidade da sua empresa. Somos reconhecidos pelo mercado como um dos principais fornecedores do setor. Projetada e fabricada de acordo com as necessidades do cliente. Composta por sistema de transporte de abrasivos por roscas e elevador de canecas, purificador de abrasivos, exaustor e coletor de pó. POLO AR INDUSTRIA DE EQUIPAMENTOS LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38824 SOLDA ELÉTRICA Premier 200 - Inverter Portátil Características: Potência de 20 a 180 Ampéres; Ciclo de trabalho de 180A - 60% - 139A - 100%; Ligação em 220V monofásica 60Hz; Consumo de 3,9 kva @ 100%; Dimensões (LxAxC) de 170x300x365 mm; e peso de 7,2kg. CIG LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38859


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS FRESADORA CNC E MODELADORA 3D MDX 540 Fresadora 3D e modeladora 3D de alta performance. A MDX540 é uma modeladora 3D e fresadora 3D de alta performance e fácil operação. Com ela você será capaz de produzir uma grande variedade de aplicações, como protótipos para avaliação dimensional, protótipos funcionais, moldes para vaccum forming, eletrodos de ferramentaria, cunhos de aço, moldes para clicheria, facas de alta frequência para fabricação de calçados, dentre outras. *A qualidade da usinagem varia dependendo da resolução no software, materiais usados e outros fatores. Os aplicativos são simples e de fácil operação, instalados no sistema operacional Windows possibilitam ao usuário realizar processos de usinagem. Simplesmente entre com as informações requeridas em cinco grupos de configuração e o SRP Player faz o resto, determinando automaticamente as melhores ferramentas e outros detalhes requeridos para gerar o melhor caminho da ferramenta. Para prevenir erros de custo e consumo de tempo, a SRP Player permite pré-visualizar o trabalho na tela para confirmar o caminho do corte para sempre obter resultados com qualidade. OCEAN SOLUÇÕES - REVENDA EXPERT ROLAND CONSULTE PRODUTO REI Nº 38829

ATUADOR LINEAR ELETR ELETROMECÂNICO OMECÂNICO Com ServoMotor Integrado SÉRIE GSX/GSM Atuador eletromecânico com fuso planetário e servo motor com a tecnologia T-LAM integrado, alta força, robusto, alta precisão e com alta vida útil. Capacidade de força: até 55,1 kN (12.389 lbf); Velocidade: até 0,953 m/s (37,5 in/s). Automotion oferece Soluções Completas em Automação Industrial . Projetos e Pós Vendas 360° A engenharia da Automotion está pronta para cooperar no desenvolvimento de projetos de automação de fábrica, desenvolvimento ou melhorias em projetos de máquinas, apresentando soluções que tornam máquinas e processos mais seguros, mais rápidos e precisos. Além do desenvolvimento de soluções em automação industrial, a Automotion trabalha fortemente no pós-vendas. atuando desde sua fundação em 1994, com manutenção e assistência técnica para equipamentos de automação industrial, além de oferecer treinamentos especiais para seus clientes. Certificada em 2001 como Service Center Exclusivo no Brasil e América do Sul para a linha de motion controller ELAU/Schneider, a Automotion acaba de receber a Certificação como Serviço de Assistência Schneider Electric (SAS) agora para a linha de Inversores e Softstart, o que vem reafirmar a posição da empresa como referência também na área de manutenção e Assistência Técnica. AUTOMOTION IND. COM. IMP. E EXP. CONSULTE PRODUTO REI Nº 38831 08

PRENDEDOR RÁPIDO PARA FIXAÇÃO

O prendedor rápido é um acessório utilizado com a finalidade de fixar o produto para a execução do furo, além de servir como guia para ferramenta, pode ser utilizado em máquinas de nossa fabricação como Furadeiras e Rosqueadeiras, assim como adaptadas a outros modelos de máquinas. Modelos: • Prendedor hidráulico • Prendedor pneumático • Prendedor mecânico. A fixação é rígida e pode ser obtida em qualquer altura ou posição. Peças de diferentes alturas podem ser fixadas sem ajustagem. Consiste de uma base (E) em ferro fundido, equipada com duas colunas tipo cremalheira, movimentadas por um eixo (D) tipo pinhão. Este eixo é provido de um sistema de freio (B) por excêntrico, o que garante uma fixação perfeita. Constituído de duas chapas (M e C) intercambiáveis: a chapa superior (M) pode ser furada de acordo com a necessidade e pode receber buchas-guia, a chapa inferior (C) pode receber pinos para localização das peças. Os furos de localização destas chapas às colunas e à base apresentam diâmetros diferentes para impedir a montagem invertida das mesmas. Todos os componentes são super-dimensionados, garantindo perfeito funcionamento sob quaisquer condições. Estes dispositivos apresentam 2 faces (F e G) para apoio, ampliando suas possibilidades de aplicação e utilização. Opcional: Colunas aumentadas conme máximos indicados. CCS MÁQUINAS LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38846

FILTROS PARA ELETROEROSÃO A EROMA EDM importa e comercializa filtros de plástico e metal, para todas as aplicações e marcas de máquinas de eletroerosão. Somos distribuidores autorizados dos filtros MANN + HUMMEL. E temos a nossa linha própria de filtros, EROFILTER. Há quase 20 anos sendo referência em insumos e soluções para o mercado de eletroerosão, a Eroma segue ampliando e fortalecendo sua relação com clientes e fornecedores através de um trabalho pautado em constante pesquisa, seleção criteriosa de produtos, transparência nas relações comerciais e comprometimento com prazos e resultados. Somos parceiros oficiais no Brasil de marcas líderes no mundo, disponibilizando ao mercado nacional produtos que alinham tecnologia, desempenho e excelente relação custo-benefício. Entre em contato com nossa equipe e conheça melhor as soluções que dispomos para suas máquinas de eletroerosão. Oferemos estoque, agilidade e um pós venda de ponta. EROMA EDM MATERIAIS PARA ELETROEROSÃO CONSULTE PRODUTO REI Nº 38830


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

AS PALESTRAS DAS EMPRESAS EXPOSITORAS ACONTECEM NO AUDITÓRIO MONTADO DENTRO DO PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES DO ANHEMBI

C

onsiderada a feira mais completa do segmento, a Feimafe é a plataforma perfeita para manter a competitividade, gerar negócios e atualizar-se sobre o desenvolvimento e tendências do setor. Para reforçar o compromisso com o mercado de levar conhecimento técnico e alta tecnologia com atividades para o público visitante, nessa edição a Reed Exhibitions Alcantara Machado, promotora do evento, idealizou a Ilha do Conhecimento, que traz como tema central Inovação e Eficiência para a Indústria Metalmecânica. “São seis dias de novidades e tendências na indústria de máquinas-ferramenta, atraindo um público altamente qualificado, com grande força decisora e conhecimento técnico”, acredita o diretor da feira, Alexandre Telles. A Ilha do Conhecimento é um espaço exclusivo para a realização de debates técnicos e apresentações pelos expositores, com o objetivo de promover a atualização profissional e o conhecimento sobre produtos, equipamentos, tecnologias, tendências e melhores práticas de mercado. Entre as empresas participantes está a SKA, que vai apresentar os avanços em tecnologia de impressão 3D nas engenharias, no dia 20/5, das 15h às 15h45. Outro tema de interesse da indústria será apresentado pela Bondmann Química sobre a revolução na usinagem com produtos 100% solúveis e insentos de óleos, no dia 22/5, das 17h às 17h45. São apresentações de 45 minutos em auditório montado dentro do Pavilhão do Anhembi e a participação é gratuita para os visitantes.

www.feimafe.com.br

COLETOR DE PÓ CP CP--1000

O pó ou a serragem podem comprometer o resultado final daquilo que está sendo feito e dar alguma reação ligada às vias respiratórias, como alergias, espirros, rinite ou sinusite. Por isso, o Coletor de Pó CP-1000, da Ferrari, funciona como um aspirador, que tem uma tubulação para ser ligada diretamente nas máquinas, que pode ser até duas ao mesmo tempo. Já acompanha uma mangueira de 2,50 m e um adaptador, e vem com um sistema de clamp, que auxilia na montagem e desmontagem do saco coletor de 65 L. Para tornar a locomoção mais fácil, rodas e alças para transportá-lo de um local a outro rapidamente. O volume máximo de aspiração é de 1150 m³/h, o que o torna prático, fácil de ser usado e versátil. FERRARI CONSULTE PRODUTO REI Nº 38867 09


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

10


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

11


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

12


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS COMPRESSORES ROTATIVOS DE PARAFUSO Unidade compressora de parafusos lubrificado. Operação silenciosa com baixo nível de ruído. Transmissão por correias em “V” com tensionador para fácil manutenção Chave de partida estrela triângulo para redução de picos de correntes. Baixo custo de manutenção Componentes de alta qualidade Alta eficiência do compressor Modulo eletrônico de controle modelo MAM-100 Montado sobre base metálica de fácil movimentação. Dispositivos de segurança integrados como sensores contra alta pressão, sobrecarga no motor, alta temperatura, rotação invertida, válvula de segurança, etc. INDÚSTRIA PEG LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38856

DISCO FLAP - DISCO LAMELAR Disco lamelar de alto desempenho, otimizado para uso em esmerilhadeiras de baixa potência. A escolha mais econômica para quebra de cantos afiados, rebarbação pesada ou remoções de cordões de solda. A Walter Tecnologias em Superfícies tem sido a líder em tecnologias de tratamento de superfícies por mais de 60 anos, fornecendo abrasivos de alta produtividade, ferramentas elétricas, ferramentas de corte, soluções químicas e soluções ambientais para a indústria metal-mecânica. Fabricante de abrasivos e soluções em desengraxantes e sistemas de limpeza de peças Fundada em 1952, hoje a Walter Tecnologias em Superfícies está estabelecida em sete países da América do Norte, América do Sul e Europa. WALTER INDUSTRIA E COMERCIO LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38832

PAINÉIS ELÉTRICOS A Arcel possui um Departamento exclusivo para painéis de comando que projeta seus produtos através do sistema C.A.D. (Computer Aided Design), o que proporciona uma economia de espaço,facilidade de manutenção tendo sempre a garantia de instalação e funcionamento. Assistência Técnica que asseguram uma orientação, manutenção ou reposição de produtos. ARCEL LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38852

BOMBAS HIDRÁULICAS A Parker oferece bombas para aplicações hidráulicas, de combustível, óleo, transferência de fluido, lubrificação e aeroespaciais, para sistemas de circuito fechado e aberto. As bombas da Parker incluem bombas hidráulicas móveis e industriais; em miniatura; bombas de combustível acionadas por motor elétrico, bombas de sistemas hidráulicos aeroespaciais, bombas de aeronaves para impulso e transferência de fluido, de lavagem e lubrificação e bombas ejetoras e de jatos. A Parker também oferece bombas em miniatura bem como bombas tipo gerotor da Nichols para uma variedade de aplicações de combustível, óleo e outras aplicações de bombeamento. PARKER HANNIFIN LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38848

DOSADORES VIBRAT VIBRATÓÓRIOS Usados para aplicações nas quais é necessário dosar e transportar materiais secos a granel. São construídos com silos de abastecimento e calhas de descarga de dimensões variadas, com acionamento eletromagnético e não possuem peças sujeitas ao desgaste.Utilizados nas indústrias de: minério, alimentícia, química e farmacêutica, bem como na alimentação de prensas extrusoras de plástico. Fornecidos com comando eletrônico que permite controlar com facilidade a vasão desejada. NTG LTDA

CORTE A LASER COM LUZ CORTADOR Cortador de luz é adequado para integração em sistemas de corte de mesa pequenas e médias. O aço inoxidável e o alumínio pode ser depositada até uma espessura de 5 mm, de aço cortado até 10 mm, com a melhor qualidade de corte. O caminho do feixe totalmente selada protege o sistema óptico de contaminação. Um sistema de ar de purga assegura a protecção da colimação e de focagem óptica de influências externas. Com diferentes óptica, o cortador de luz a diferentes requisitos de laser e processo pode ser adaptado. máx. saída do laser: 2 kW (comprimento de onda de 905-1090 nm); Kollimierbrennweiten: 75 mm, 100 mm; comprimentos focais: 75 mm, 100 mm, 125 mm, 150 mm, 200 mm; NA máximo : 0,16 em FC75, NA máximo : 0,12 em FC100; Dimensões (LxPxA): 75 x 69 mm; regulação vertical: -5 mm / mm 3; máx. Cortando a pressão do gás: 25 bar. SOS LASER LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38833 13


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

YASKAWA MOTOMAN VAI À FEIMAFE 2017 COM NOVO CONTROLADOR DE ROBÔS A Yaskawa Motoman, maior fabricante de robôs para a aplicação em indústrias no mundo, vai levar exclusivamente à FEIMAFE 2017 - 16ª Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura, o mais novo controlador de robôs, o modelo YRC 1000.

N

o Brasil, a Yaskawa Motoman se destaca pelo fornecimento de sistemas robotizados chave-na-mão, incluindo o fornecimento de projetos e dispositivos, além de inversores de freqüência, controladores de movimentos e de servo acionamento. O público visitante interessado nas novidades em automação industrial da Yaskawa terá na FEIMAFE a única oportunidade de conhecer os equipamentos que estarão no setor de “Automação e Robótica”. A FEIMAFE acontece entre os dias 20 a 24 de junho no Expo Center Norte, promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. Os demais setores da feira são: “Máquinas-Ferramenta”, “Metrologia e Controle de Qualidade”, “Ferramentas”, “Equipamentos Auxiliares, Acessórios e Componentes”, “Serviços” e “Soldagem”. O diretor-presidente da Yaskawa Motoman, Icaru Sakuyoshi, explica que o modelo YRC 1000 tem capacidade de controlar até oito robôs ao mesmo tempo, além de ser um equipamento mais compacto, proporciona melhor performance, entre outras coisas, por vir com um processador mais veloz. Sakuyoshi está confiante nos possíveis resultados da FEIMAFE. “A feira sempre foi importante para o nosso negócio, pois dá a oportunidade de estreitar o relacionamento com clientes que buscam novas tecnologias na área de automação”. Segundo ele, a empresa oferece soluções diferentes em automação industrial adequadas à realidade específica de produção de cada um de seus clientes. “Sempre propomos aos industriais o que chamamos de ‘investimento inteligente’ uma vez que a grande maioria das indústrias nacionais está muito longe do conceito 4.0 de automação, mas que por outro lado precisam ter mais competitividade”, afirma. Sakuyoshi cita o exemplo dos sistemas robotizados autônomos oferecidos pela Yaskawa como um dos “investimentos inteligentes”. Depois de uma avaliação das condições da linha de produção de determinada indústria, esse sistema pode ser instalado sem que haja os enormes investimentos exigidos para o padrão da indústria 4.0. “É claro que é importante o Brasil ingressar definitivamente na chamada indústria 4.0, mas antes que isso aconteça é preciso que haja ações por parte do poder público e da própria indústria nacional, como a abertura de linhas de crédito e mesmo uma política industrial definida. Sem isso, não há condições de o parque industrial brasileiro se modernizar e ter condições de competir internacionalmente”, afirma. A Yaskawa Motoman participa de FEIMAFE desde 2001, e é pioneira em desenvolvimento de novas tecnologias, com sede em Tokio, no Japão, possui 26 centros de negócios localizados ao redor do mundo. No uso da tecnologia mecatrônica a empresa vem intensificando suas atividades para a expansão em áreas como a do Meio Ambiente e Energia e de Sistemas Robóticos.

www.feimafe.com.br

MÁQUINA DE SOLDA PROJEÇÃO Com Alimentação Trifásica Com inversor de média freqüência 1000 Hz de 40 a 340Kva. Com cilindro de 100mm a 125mm Duplex. Abertura entre as mesas 200 a 500mm. Comprimento dos braços de 175 a 450mm. Com controlador mod. IPAK de média frequencia com corrente constante no secundário. Válvula proporcional. Rotâmetro digital. Máquina com alto rendimento e menor consumo de energia. Corrente contínua no secundário com menor desgaste no secundário. Requer um dimensionamento menor da rede elétrica. CONAN LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38851 14


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS AFIADORA DE FERRAMENTAS DE 6 EIXOS

Empresa Suíça especializada na concepção e fabricação de máquinas CNC para afiação de ferramentas. De 1953 a 1988 fomos um fabricante Suíço de ferramentas de metal duro chamada Rollier S/A, com a missão de atender a padrões complexos exigido pelos clientes da indústria de relógios. Nossa experiência gerou a necessidade de fabricação de máquinas próprias e em 1977 fabricamos nossa primeira máquina manual, em 1985 produzimos nossa primeira máquina CNC. Em 1988, fundamos a Rollomatic, empresa privada Suíça especializada na concepção e fabricação de máquinas CNC de alta precisão para a produção de ferramentas de corte, retificação cilíndrica e corte a laser de materiais ultraduros. Nossa planta de 12.000m² e capacidade de 600 máq./ano em Le Landeron incorpora equipamentos e tecnologia de fabricação ultramodernos para: - Afiadoras CNC de 5 e 6 eixos, com e sem auto-trocadores de rebolos; - Retificadoras cilíndrica CNC de 3 e 5 eixos para preparação de blanks e punções; - Afiadoras de corte a laser CNC de 5 eixos para fabricação de ferramentas de PCD, CVD, CBN, MD e diamante natural. ROLLIER AS CONSULTE PRODUTO REI Nº 38835

LENTE ULTRA ULTRA--BAIXA DE ABSORÇÃO ZNSE Transparente para Láseres de CO2 Lente ultra-baixa de absorção Znse transparente para láseres de CO2 de alta potência; Absorção garantida <0,13%; Máxima estabilidade do foco; O revestimento transparente permite que os feixes de HeNe sejam vistos na peça de trabalho; As lentes CM podem ser testadas com filtros Polarizing para detectar tensões induzidas termicamente; Recomendado e aprovado pelos principais OEMs; Usado para todos os lasers de CO2 de alta potência, incluindo aqueles com mais de 5KW; Revestimento mais resistente na indústria para excelente durabilidade: Melhor capacidade para suportar respingos; Mais fácil de limpar e manter; Resistente à humidade; Revestimento sem radioatividade; Excels em corte de alumínio e aço inoxidável; Relação custo-benefício superior. SOS LASER LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38834

SERRA FITA HORIZONTAL PARA METAL SFH SFH--12 BOMBA EM TERMOPLÁSTICO AUTO ASPIRANTES JETP - 100 Ferarri Possui termostato, que desliga a bomba automaticamente em caso de superaquecimento, motor IP-44, válvula de retenção horizontal em latão DN1", e cabo elétrico de 1,8 metros com plugue bipolar e aterramento - o que diminui riscos de choques elétricos, curtos-circuitos e queima do produto. Possui carcaça, difusor e rotor em termoplástico de engenharia de alta resistência, não contamina o fluído bombeado, o que significa maior segurança ao consumir, e também não enferruja, garantindo maior vida útil ao produto. IND MET CARACOL LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38850 15

É uma boa pedida para quem trabalha com este material. Ela tem precisão no corte, com sistema de lubrificação automático com bomba de óleo e serve tanto para cortes redondos, quanto quadrados e retangulares, cortes retos ou até 45º na horizontal. O equipamento também possui chave elétrica de segurança, que impede o acionamento involuntário da máquina, assim evitando riscos. Vem com uma chave de boca 13mm e quatro rodas, que facilita o transporte da máquina. FERRARI CONSULTE PRODUTO REI Nº 38845


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS CALANDRAS PARA CHAPA - 4 Rolos

A calandra MCB é ideal para calandrar chapas desde 10 mm até mais 80-100 mm de espessura. É precisa, facil de usar e rapida (a chapa avançaa mais de 6 metros por minuto), o melhor seja disponivel no mercado hoje. A Promau-DAVI esta no mercado desde o ano 1966 e hoje é o maior fabricante mundial de calandras para dobra de chapas e perfis, com aproximadamente150 pessoas trabalhando na sede na Itália e nas filiais de venda e serviço nos Estados Unidos e na China. Somos membros da UCIMU, Associação de Fabricantes Italianos de Maquinas Ferramenta, o que qualifica a empresa associada, e não somente a confiabilidade do produto, sendo prova de solidez comercial, financeira e atenção especial aos requisitos de segurança e adequação do departamento de teste: características do negócio que nenhum sistema de certificação considera ao mesmo tempo. A nossa empresa busca constante atualização na qualidade dos serviços e administração industrial, alcançando, pela excelência de seu trabalho, o certificado ISO 9001. Também somos certificados ISO 14001 e OHSAS 18001. Além disso a Promau-DAVI é avaliada pela Dun & Bradstreet como “Most Reliable”, ou seja "mais confiável", devido a solidez financeira. DAVI - PROMAU GROUP CONSULTE PRODUTO REI Nº 38840

BUCHAS SINTERIZADAS AUTOLUBRIFICANTES As buchas sinterizadas autolubrificantes possuem uma larga aplicação nas indústrias mecânica, elétrica e eletrônica devido ao seu baixo custo de produção, associado à sua alta precisão dimensional. A porosidade da bucha, somente obtida pela metalurgia do pó, é controlada durante a fabricação, o que permite a dosagem da quantidade de lubrificante ideal exigida pela aplicação e um consequente melhor desempenho do mancal. A Metalpó produz centenas de diferentes tipos de buchas sinterizadas, seguindo rigidamente as normas internacionais MPIF, SAE, DIN E ASTM. COMBUSTOL LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38844 16


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

17


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS CENTRO DEUSINAGEM HI HI--SPEED 5 EIXOS VM10UHSi – Hurco Centro de Usinagem VM10UHSi - Hurco, Hi -speed 5 eixos simultâneos, mesa de 200mm, 30.000RPM, Avanço de Corte de 20mts/min, Curso de X=533mm | Y=406mm | Z=483mm O grupo Cosa foi fundado em Zurich, em 1927, tornando-se uma grande companhia especializada nas vendas de máquinas e equipamentos de medição.” A Intermaquinas iniciou suas atividades no Brasil em 1942, em 1992 foi adquirida por seus diretores Brasileiros, tornando-se uma empresa nacional. Atualmente a Intermáquinas conta com 03 divisões: Divisão de Máquinas CNC (Tornos e Centros de Usinagem) Divisão de Máquinas Afiadoras de Ferramentas; Divisão de Automação Acessórios e Dispositivos Com mais de 65 anos no mercado Brasileiro a Intermaquinas é uma empresa sólida, com larga experiência e um excelente atendimento ao cliente. A Intermaquinas conta com um suporte técnico permanente para as máquinas vendidas, equipes treinadas, estoque de peças de reposição, show room em sua sede em Vinhedo (SP) com treinamentos em CNC. COSA INTERMAQ COM DE MÁQ EQUP. LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38839

ROBÔ MH165 Robô de manipulação de 6 eixos, possui redutores de velocidade de alta rigidez e movimento de alta velocidade que reduzem os tempos de ciclo. Alta carga útil e aumento de momento e inércia permitem que o robô manipule cargas maiores e mais pesadas. MOTOMAN ROBÓTICA DO BRASIL LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38837

IDENTIFICAÇÃO DE ETIQUETAS ADESIVAS M400 Impressora que suporta até 25.000 etiquetas dia; Largura de impressão: 104mm / 168mm; Resolução: 2 0 3 d p i Velocidade: 10"/s; Construida em metal e plástico; Processador RISC 32bits; E3 E l e m e n t E n e r g y C o n t r o l 16Mb SDRAM / 8Mb Flash; Relógio Interno (RTC); Contadores de impressão; Interfaces Serial, Paralela e USB ZebraLink; Operação intuitiva. Somos uma empresa Brasileira especializada em etiquetas adesivas, etiquetas térmicas, etiquetas de identificação hospitalar, etiquetas personalizadas, impressoras térmicas para atender o crescimento e a identificação da sua empresa. TECLABEL BRASIL CONSULTE PRODUTO REI Nº 38838 18

TALHAS ELÉTRICAS DE CABO DE AÇO As Talhas Elétricas de Cabo de Aço Vastec, são equipamentos nacionais com qualidade comprovada. Capacidades: (Talha Padronizada) 0,8t a 60t Alturas de Elevação: até 24m. A Vastec possui uma linha de equipamentos caracterizados por sua robustez e durabilidade. Dentre os principais produtos estão: Pontes Rolantes e Pórticos Rolantes, Guindastes Giratórios, Sistemas Modulares (VSM), Talhas Elétricas de Cabo de Aço, Talhas Elétricas de Corrente, Motoredutores e Componentes. Além de projetos especiais para soluções customizadas. Desde de sua fundação ajudando a erguer o Brasil, a Vastec também possui uma equipe de engenheiros e técnicos para manutenções e assistência técnica, com peças a pronta entrega e sem burocracia. Confie suas toneladas a quem nasceu para fazer força! VASTEC AUTOMACAO COMERCIAL CONSULTE PRODUTO REI Nº 38841

BRAÇO ARTICULADO

Braços articulados montados sobre colunas, fixos através de abraçadeiras, permitindo a montagem na altura desejada. O braço tem a força de equilíbrio do peso realizada por cilindro pneumático. O braço tem capacidade para torque de até 180Nm. CORDELLA AUTOMAÇÃO LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38836


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

ECONOMISTA RICARDO AMORIM FAZ ANÁLISE DA ECONOMIA BRASILEIRA E IMPORTÂNCIA DA AUTOMAÇÃO PARA PRODUTIVIDADE

O

rganizada pela Abimei – Associação Brasileira da Importadores de Máqinas e Equipamentos Industriais e patrocinada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, promotora da Feimafe, a palestra do economista Ricardo Amorim reuniu convidados, expositores e empresários do setor industrial no Auditório Elis Regina, dentro do Parque Anhembi. Ao final do primeiro dia de feira, Amorim traçou um panorama macroeconômico do Brasil e outras economias, e apontou as alternativas para que a indústria nacional recupere lucro e produtividade.

"Por que o Brasil cresceu menos, ou não cresceu, como outras economias emergentes? Nos últimos 15 anos esses países - Brasil incluso foram responsáveis por mais da metade do crescimento do planeta. Em todo o mundo, 75% dos lucros nesse período vieram de China, Rússia, Índia, e Brasil, por exemplo. Mas agora, os Estados Unidos estão reaquecidos. A economia da Rússia vem caindo, a China continua crescendo, mas desacelerou, e o Brasil ao longo dos últimos quatro anos, parou”. A economia desacelerada junto com uma política de auxílio desemprego extremamente onerosa aos cofres públicos gerou necessidade de automação nas indústria, defendeu o economista. "O Brasil deveria ter passado por um processos de automação que não aconteceu. Com pouca mão de obra, faz sentido investir em máquinas. Agora essa tem de ser a prioridade, e são máquinas vindas de fora que podem fazer a diferença, pois trazem inovação que não se obtém no Brasil, neste momento, porque ainda investimos muito menos em inovação do que países como Alemanha, Japão ou Estados Unidos”.

www.feimafe.com.br

19


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS GARRAS PARA MOVIMENTAÇÃO DE SUCATAS Os componentes estruturais são feitos em chapas de aço dobradas, sem nenhuma solda, o que resulta em uma grande resistência mecânica e livre de tensões. O design arredondado impede que o material enrosque durante a carga e o cárter de proteção interna impede qualquer entrada de material. Esta inovação permitiu criar um espaço dentro da estrutura central da garra mexerica, para acomodar os componentes hidráulicos do rotator. Hoje o nosso equipamento tem a menor altura da concorrência. O prazer de trabalhar com uma ferramenta perfeita. A nova gama de garras sucateiras BakkerGusella foi projetada para equipar as escavadeiras de médio e grande porte. A série SCE é a melhor e mais robusta que você pode encontrar no mercado hoje. • Carcaça robusta protege todos os componentes hidráulicos • Proteção no interior da garra impede a entrada de materiais. • Os cilindros são equipados com proteções robustas para proteger a haste do pistão. As garras SCE podem ser equipadas com um sistema de pesagem em movimento. A transmissão dos dados para o Notebook ou Tablet é feita via Bluetooth. O software permite que você execute a pesagem em movimento sem que o operador precise interromper o ciclo de carga. O rotator GRI é composto por 7 elementos estruturais montados em conjunto, sem qualquer solda. Desta forma, foram capazes de remover as mangueiras que interligam o rotator. RECMAX RECICLAGEM CONSULTE PRODUTO REI Nº 38865

FILTROS COALESCENTES

ROSQUEADEIRA ELÉTRICA - PORTÁTIL REP REP--2

É ideal para trabalhos em locais de difícil acesso ou com pouco espaço de operação. Prática, a máquina pode ser utilizada para fazer roscas BSPT em tubos de ø½” a ø2”. O motor é potente, elétrico de 2.000 W e velocidade de trabalho de 28 rpm, e é capaz de produzir roscas rápidas e precisas. O REP-2 possui botão de reversão, maleta para transporte, seis cabeçotes com cossinetes de ½”, ¾”, 1”, 1¼”, 1½”, 2”, e é a única no mercado que oferece 12 meses de garantia. FERRARI CONSULTE PRODUTO REI Nº 38857

Os filtros coalescentes são equipamentos projetados com a finalidade de eliminar quase 100% dos contaminantes por óleo das redes de ar comprimido e, em conjunto com os secadores de ar, também a umidade. Os coalescentes são montados para que se possa reduzir gradativamente a quantidade destes contaminantes. Para isto, os filtros devem ser bem dimensionados à rede e substituídos rigorosamente quando indicarem restrição. M.AIR LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38861

VIRADORES DE COPOS CILÍNDRICOS - TR 1500 1500--2 Capacidade máxima: 680 kg. Diâmetros de 40 a 400mm. Composto de unidade motora e uma unidade de apoio. Velocidade ajustável eletronicamente de 0 a 8 RPM. Painel auto protegido contra alta freqüência. Acompanha pedal de partida. Ligação em 220V monofásica. CIG LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38855 20

SARGENTOS/GRAMPOS DE FIXAÇÃO E APERTO Sargentos inteiriços em aço 1.045 com tratamento térmico até o núcleo com força de aperto até 3.500kgf. e abertura até 3.000 mm. Formas de aperto: fuso e manípulo de aço, sistema de catraca e punho de madeira. Desde 1997 a LENZI IMPORT é a importadora e distribuidora oficial das conceituadas Ferramentas de Fixação e Aperto BESSEY (Alemanha) para o Brasil. Contamos com mais de quatro mil clientes, sendo empresas: de grande, médio e pequeno porte, com excelente nível de satisfação. Nossos Produtos: Sargentos/Grampos de Fixação e Aperto, Alicates de Pressão, Anguladeiras, Dispositivos de Usinagem e Ferramentas para Corte (Tesouras/Estiletes). LENZI IMP EXP E TREINAMENTO LTDA – BESSEY CONSULTE PRODUTO REI Nº 38842

INVERSORES E CONVERSORES A Parker oferece inversores para aplicações como energia eólica que converte a energia CC do gerador movido por vento para eletricidade CA na grade de energia, até veículos híbridos e equipamentos móveis que convertem energia regenerada para o armazenamento em baterias que reduzem o consumo de combustível. As tecnologias de inversores da Parker incluem: Inversores v/f de circuito fechado Inversores vetoriais sem sensor de alto torque As unidades IGBT regenerativas distribuem de forma suave energia recém gerada para a grade de energia a 60Hz constantes, independentemente da velocidade. São projetados para atender à crescente demanda mundial por energias alternativas, com especialistas em aplicações que trabalham com você para fornecer soluções rápidas de integração de projeto. PARKER HANNIFIN LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38860

SISTEMA DE PINTURA - CALPLUS A Cetec traz ao mercado mais um moderno sistema de pintura, o CALPLUS equipamento para pintura de cal e similares projetado para evitar sujeiras e longos processos de aplicação substituindo os velhos métodos de pintura, o equipamento possui: Reservatório com capacidade para 60mt² de pintura cal; Pistola de aplicação com gatilho e válvula de retorno; Carrinho de fácil locomoção, projetado para terrenos acidentados; Regulador de ar para pulverização e pressão de fluido. Adquira um produto prático e ágil que garante um excelente desempenho em sua produção. CETEC LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38858


REI REVISTA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS RECICLAGEM DE FIOS E CABOS ELÉTRICOS Sistema completo para reciclagem de fios e cabos elétricos, totalmente à seco, com capacidades que vão de 80 kg/hora até 2000 Kg/h. São equipamentos completos para a recuperação do cobre, PVC e alumínio presente em fios e cabos elétricos, e também em radiadores de cobre e alumínio, resultando num produto final com até 99,9% de pureza. A “máquina de moer fio de cobre” (também conhecida como “granuladores de cobre”) são extremamente simples de operar e fáceis de transportar e instalar. A RECMAX oferece a possibilidade de escolher diferentes sistemas completos, com capacidade de 80 Kg/h até 2000 Kg/h RECMAX RECICLAGEM CONSULTE PRODUTO REI Nº 38864

FURADEIRA DE BANCADA FGC FGC--16 Indicada para uso profissional para execução de furos em madeira, plásticos e material ferroso. Possui cinco velocidades diferentes com protetor de cavaco ajustável e transparente, o que permite total visualização durante a operação, além de contar com uma chave elétrica de com sistema de segurança, que impede o acionamento involuntário da máquina. Além disso, o avanço da mesa com cremalheira e manivela impede que a mesa deslize, o que garante maior precisão na furação. FERRARI CONSULTE PRODUTO REI Nº 38866

MÁQUINA CURVADORA DE TUBOS “TM – TH19 TH19-- 3D - F” Maquina automática tridimensional curvadora de tubos com furação por estampagem. Uma empresa brasileira, com assistência técnica facilitada e qualidade irrepreensível, sempre comprometida com os resultados de seus clientes. Esta é a Tecnomaq Curvadoras, uma empresa consolidada e experiente em gerar soluções para conformação e produção de produtos derivados de tubos e arames. TECNOMAQ CURVADORAS CONSULTE PRODUTO REI Nº 38843

ÓLEO PARA ROSQUEAR Extrema Pressão

Um óleo de corte integral indicado principalmente para rosqueadeiras de tubos e usinagem pesada e contínua de metais, inclusive aqueles de elevada dureza, que exigem um trabalho com alta carga, baixa velocidade e avanço profundo. A excelente lubrificação do Óleo para Rosquear EP facilita o escoamento do cavaco pelo cossinete, proporciona um perfeito acabamento, evita a quebra das ferramentas e aumenta a vida útil das mesmas. Além do elevado desempenho durante o rosqueamento, o produto auxilia também no corte e escareamento dos tubos, pois reduz a vibração da aresta de corte e, consequentemente, melhora o acabamento. O lançamento contém aditivos de extrema pressão, anticorrosivos, antioxidantes, agentes de lubricidade e de adesão, garantindo perfeita lubrificação mesmo em condições adversas. É claro, de odor leve e não contém solventes voláteis. Portanto, mantém as boas condições de trabalho para o operador, facilita a visualização da operação e não evapora contaminando o ambiente. QUIMATIC TAPMATIC CONSULTE PRODUTO REI Nº 38869

VÁLVULAS DE ESFERA - BAIXA PRESSÃO Com as válvulas HPV, sua produção conta com uma perfeita vedação e muito mais segurança na transferência de fuidos. Características: Extremidade rosca fêmea BSP Acionamento com 1/4 de volta Disponíveis nas bitolas de 1/4” a 4” Vedação em PTFE Temperatura de trabalho até 180ºC. KIKO-FLEX LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38854 21

BRAÇO ARTICULÁVEL PARA EXAUSTÃO Equipamento indicado para exaustão localizada.Mecanismo externo a tubulação, facilitando limpeza, manutenção e otimizando a sucção do sistema. Atende fumos de solda, vapores de líquidos e poeiras em suspensão. Mecanismo seguro que garante qualquer posição definida pelo usuário sem riscos de acidente. Possibilidade de giro em 360º. Fornecidos em comprimentos de 3 a 4 metros. Para outros comprimentos consultar nosso depto. de engenharia de aplicação. Vasta gama de acessórios para instalação. DELLBRO LTDA CONSULTE PRODUTO REI Nº 38847

BRAÇO ARTICULADO Congo Balance Fixo Movimentação de materiais para uma única direção, no sentido horizontal e vertical. Coluna, eixo principal e braço pantográfico. Braço dotado de duas barras paralelas articuladas no sistema de mancal. Cilindro pneumático acoplado ao braço, promovendo a movimentação de subida e descida. Indicados como braço de reação, suportando dispositivos com ferramentas manuais, tipo apertadeiras, furadeiras e lixadeiras. Ideal em locais com intensa movimentação logística no processo produtivo com estrutura para sua fixação. Capacidade máxima de 300 kgf. Transporte de carga com raio máximo de 360°. SERMAN CONSULTE PRODUTO REI Nº 38868


CONSULTE PRODUTO REI Nยบ 37000

Edição maio junho julho 2017  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you