Page 1

Ano 01 | Edição 01 | 2013

Saboroso O SEU GUIA GASTONÔMICO


Editorial

Chegou o seu Guia Gastronômico Não estudei gastronomia, mas ao longo da vida aprendi a apreciar uma boa comida. Quem é que não gosta do cheiro de pão quentinho, do café passado na hora, da baunilha que exala do bolo e do feijão feito no fogão de lenha? Foi assim que eu cresci e vi a culinária; degustei, fui sentindo suas texturas, vendo suas transformações, misturas e sabores combinarem entre si. Enfim, sou só mais um entre os milhões de apaixonados por gastronomia e, por isso, nós da Editora Resenha Esporte Clube resolvemos criar o Saboroso, um guia gastronômico capaz de saciar sua fome, seja através de receitas de renomados chefes de cozinha ou dos melhores estabelecimentos do ramo de Limeira e região. Agora é comvocê: consuma o Saboroso, o seu guia gastronômico! Saboroso O seu guia gastronômico

Igor Voigt JORNALISTA

Diretores: Danilo Galzerano e Igor Voigt Diagramação e Criação: Paolo Di Luca

Contato

Jornalista Responsável: Igor Voigt - MTB 59231/SP

(19) 3713-9265

Circulação: Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis, Piracicaba, Mogic-Guaçú, Santa Gertrudes. Distribuição: Condomínios residenciais, residências, repúblicas estudantis, clínicas, consultórios, restaurantes, bares tradicionais, cafés, hotéis e estabelecimentos comerciais em geral. Ano 01, edição 01

Todo o conteúdo dos anúncios publicitários contidos nesta edição é de responsabilidade dos anunciantes.


Edu Guedes

Chef de cozinha e Apresentador de televisão

Lombo recheado de damasco e espinafre Ingredientes

facil ´

Rendimento 10 porções

Tempo de preparo 35 minutos

Lombo: 2 kg de lombo de porco 2 dentes de alho Alecrim a gosto Tomilho a gosto Sal a gosto 2 folhas de louro Suco de 1 limão 2 xícaras (chá) de vinho branco Pimenta do reino a gosto Recheio: 1 maço de folhas de espinafre (opção: rúcula) ½ xícara (chá) de damasco (opção: ameixa seca) 200g de bacon em fatias Barbante para amarrar Feijão fradinho: 3 colheres (sopa) de azeite 1 xícara (chá) de cebola roxa picada 1 xícara (chá) de cenoura picada 3 xícaras (chá) de feijão fradinho cozido ½ xícara (chá) de pimentão vermelho picado ½ xícara (chá) de pimentão amarelo picado ½ xícara (chá) de pimentão verde picado 3 colheres (sopa) de salsa picada Sal a gosto 1 colher (sopa) de pimenta fresca (opcional)

Modo de preparo Abra o lombo como uma manta e tempere com alho, alecrim, tomilho e sal. Cubra o lombo com folhas de espinafre e, por cima, coloque o damasco. Enrole o lombo como se fosse um rocambole, passe as fatias de bacon por fora e amarre. Em uma assadeira, coloque o lombo e sobre ele as folhas de louro, mais um pouco de alecrim e tomilho, o suco de limão, o vinho branco, sal e pimenta do reino. Asse em forno baixo, coberto com papel alumínio até ficar macio (cerca de 2 horas). Feijão fradinho: em uma panela, refogue a cebola no azeite. Acrescente a cenoura, o feijão fradinho e os pimentões. Tempere com a salsa, o sal e a pimenta.


Edu Guedes

Chef de cozinha e Apresentador de televisão

Palitos de pao ~ recheado Ingredientes

Medio ´

Rendimento 8 porções

Tempo de preparo 1 Hora e 15 minutos

Massa: 1 pacote de fermento biológico seco 1 colher (sopa) de açúcar 1 colher (chá) de sal 4 xícaras (chá) de farinha de trigo 250 ml de água 2 colheres (sopa) de azeite Recheio: Opção 1: 2 linguiças calabresas fatiadas 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado Opção 2: 150 g de salame fatiado 1 xícara (chá) de bacon moído Cobertura: Opção 1: 1 colher de sopa de farinha de rosca 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado 1 colher de café de pimenta calabresa 1 colher de café de páprica (opcional) Opção 2: 1 colher de sopa de farinha de rosca 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado 1 colher de café de orégano 1 colher de café de cominho moído (opcional)

Modo de preparo Massa: em um bowl, misture o fermento com o açúcar, o sal e a farinha de trigo. Adicione a água e trabalhe bem a massa na mão. A massa deve ficar consistente. Acrescente o azeite e trabalhe novamente até incorporar totalmente. Deixe descansar por 20 minutos. Cobertura: misture bem todos os ingredientes da opção desejada. Montagem: abra a massa bem fininha. Divida em duas porções do mesmo tamanho. Sobre uma das massas, coloque o recheio desejado e cubra com a outra porção de massa. Deixe descansar por 20 minutos. Coloque a cobertura e leve para assar por 15 minutos em forno alto. Retire do forno, deixar esfriar e corte em palitos.


Edu Guedes

Chef de cozinha e Apresentador de televisão

Mousse de manga e de chocolate Ingredientes

Dificil´

Rendimento 4 porções

Tempo de preparo 30 minutos

Mousse de manga: 1 xícara (chá) de creme de leite 1 xícara (chá) de leite condensado 2 ½ xícaras (chá) de manga cortada em cubos 1 pacote de gelatina sem sabor (12g) Água quente para dissolver a gelatina Calda: 1 xícara (chá) de manga batida com água (quantidade mínima de água) 2 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) de gengibre ralado Mousse de chocolate: 200g de chocolate picado 3 colheres (sopa) de água 2 colheres (sopa) de conhaque 4 gemas 4 claras 1 pitada de sal Chantili (opcional) Gotas de chocolate (opcional)

Modo de preparo Mousse de manga: no liquidificador, bata o creme de leite, o leite condensado a manga, o leite condensado e o creme de leite. Dissolva a gelatina incolor na água quente. Acrescente a mistura ao liquidificador e bata novamente. Despeje o líquido obtido em taças e leve ao refrigerador por quatro horas ou até endurecer. Calda: em uma panela, coloque a manga batida, o açúcar e o gengibre. Aqueça até que o açúcar dissolver e formar uma calda. Despeje a calda sobre a mousse de manga. Mousse de chocolate: derreta o chocolate, em banho-maria, junto com a água e o conhaque. Sem deixar o chocolate esquentar muito, acrescente as gemas. Reserve. Bata as claras em neves com a pitada de sal. Despeje a mistura reservada sobre as claras em neve e mexa, com delicadeza, até formar um creme homogêneo. Coloque a mousse em taças e leve ao refrigerador para endurecer. Na hora de servir, decore com chantili e gotas de chocolate ou granulado.


Edu Guedes

Chef de cozinha e Apresentador de televisão

Pernil com molho vinagrete Ingredientes

facil ´

Rendimento 40 porções

Tempo de preparo 30 minutos

Pernil: 1 pernil de 8 a 9 kg 1 colher (sopa) de alho picado 1 xícara (chá) de vinho branco 2 xícaras (chá) de óleo Molho de pimenta a gosto 1 colher (sopa) de colorau 1 xícara (chá) de cebola roxa 2 xícaras (chá) de cebola branca 5 folhas de louro 5 ramos de alecrim Sal a gosto Água quente, quantidade necessária Molho vinagrete: 1 xícara (chá) de pimentão verde picado 2 xícaras (chá) de cebola picada 2 xícaras (chá) de tomate picada 1 pimenta dedo de moça sem semente ½ xícara (chá) de azeite 3 colheres (sopa) de vinagre ½ xícara (chá) de cebolinha Sal a gosto

Modo de preparo Pernil: disponha o pernil em uma assadeira. Com uma faca, faça furos na superfície do pernil e coloque o alho picado. No liquidificador, bata o vinho branco, o óleo, o molho de pimenta, o colorau, as cebolas e as ervas. Em seguida, despeje a mistura sobre o pernil e, acrescente um pouco de água quente na lateral da forma, para garantir que o pernil não fique seco. Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno baixo por cerca de 5 horas. Regue com a própria marinada de hora em hora o pernil e volte ao forno. Quando estiver macio, retire o papel alumínio, aumente o forno e deixe dourar. Molho vinagrete: passe o pimentão e a cebola rapidamente na água quente e depois na água fria. Reserve. Em um recipiente, misture o tomate, o pimentão, a cebola, a pimenta, o azeite, o vinagre, a cebolinha e o sal. Sirva o pernil acompanhado do molho vinagrete.


Saboroso  

O seu guia gastronômico

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you