Issuu on Google+

>> quinta-feira, 16 de agosto de 2012 JULIA CASCAES/DIVULGAÇÃO

raggadrops.com.br MSN >> raggadrops@hotmail.com

Leo Azevedo, de 20 anos, apoia a iniciativa Menos carão, mais carinho

NADAERRADO Sites promovem um novo jeito de pensar a cultura gay e lançam uma campanha para estimular o respeito e carinho entre os jovens págs. 4 e 5

GAME BUNKER Conheça o Ouya, um novo videogame de código aberto pág. 7

DIVÃ DA SAM Meus pais não querem que eu estude música. E agora? pág. 7

O HOBBIT Tudo sobre a história que antecede O senhor dos anéis pág. 8


raggadrops.com.br Veja mais fotos no nosso site: bit.ly/quemraggadrops

QUEM É RAGGA DROPS

NA NERD STREET

FOTOS: ANA SLIKA/ESP. EM, LIVBELLE.COM.BR/DIVULGAÇÃO E FARMRIO.COM.BR/DIVULGAÇÃO

FOTOS: ANA SLIKA/ESP. EM

mande suas dicas de filmes e séries pelo raggadrops@ hotmail.com

................................................ Paula Melo (19) ..................................................

ARQUIVO PESSOAL

QUEM INDICA Nome: ana luiza costa Idade: 20 anos FILME: Prometheus_ (2012) EUA A descoberta da misteriosa origem da vida na Terra nunca foi tão cheia de surpresas! Um grupo de cientistas viaja até outro planeta para vivenciar aventuras repletas de emoção.

................................ Lucas Moura (20) e Ana Luiza (20) ............................

FILME: O menino de ouro_ (2011) Reino Unido Casal conta com a ajuda de um simpático garoto de orfanato chamado Eli para concretizar seu sonho de ter um filho. É impossível não se encantar com esse pequeno ajudante.

ANA JÚLIA FAVORETO, 19 anos, estudante

VESTE: Blusa e saia Acervo Acessórios Forever 21 Meia Lupo Sapatilha Queen Shoes

GOSTOU?

O RAGGA DROPS INDICA:

SÉRIE: Jane by design

ARCO FLORES DELICADAS

Garota de 17 anos consegue emprego em uma famosa empresa de moda e passa a ter que conciliar sua vida escolar com o trabalho, o que acaba virando uma confusão! ................ Isabela Carvalho (15) e Daniela Meira (16) ...............

R$ 29,80 > Pelo site

livbelle.com.br

SÉRIE: The O.C.: Um estranho no paraíso _ Conheça um lado surpreendente da Califórnia nessa série dramática, divertida e envolvente, onde os adolescentes Ryan, Marissa, Seth e Summer são os protagonistas. SÉRIE: Friends_

................................................. John Alex (16) ...................................................

Até quem não acompanhou a série cronologicamente deve conhecer essa turma dos frequentadores mais famosos da cafeteria Central Perk. Diversão é com eles mesmos!

REGATA DE RENDA R$ 58 > Pelo site

farmrio.com.br


ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Amor para mudar o mundo

I

SER GAY É APENAS UMA PARTE DA REALIDADE DE MUITOS JOVENS DE HOJE, E NÃO HÁ NADA DE ERRADO COM ISSO. CONHEÇA HISTÓRIAS E INICIATIVAS QUE APOIAM ESSA IDEIA

Independentemente da orientação sexual de cada um, primeiro beijo é primeiro beijo. É claro que, para um jovem que se percebe homossexual, as coisas são um pouquinho mais complicadas. Alguns colegas provavelmente vão encher a paciência e fazer bullying, os professores podem não saber aconselhar corretamente e pode ser que os pais não recebam muito bem a notícia de que seu filho, ou filha, é gay. Mas, para a sorte de muitos adolescentes que sentem a necessidade de sair do armário, a realidade vem mudando e, atualmente, esse processo pode ser mais simples.

“Alguns amigos meus já tinham ficado com meninas nas festas da quinta série, até que um dia aconteceu. Beijei outro menino.” É assim, com naturalidade, que Thiago Coacci, de 23 anos, descreve sua primeira experiência homossexual. Assumido desde os 15, ele conta que sempre soube que se sentia atraído por meninos, mas só teve certeza depois desse primeiro beijo.

NADA ERRADO “Desde sempre pensei que não estava fazendo nada de errado e que por isso nunca iria abai-

xar a cabeça para ninguém. Quando resolvi me assumir, contei primeiro para o meu pai. Foi ele quem contou para a minha mãe e aí você já viu, a família toda já estava sabendo. Em momento algum ele brigou comigo por causa disso. Meu pai disse que estaria comigo para o que eu precisasse. A minha mãe deu uma pirada durante um mês, mas agora é a pessoa que mais me apoia”, conta Rafael Bersan, de 23. A desinformação é o principal motivo para conflitos, tanto internos quanto externos. Muitas vezes, os jovens homossexuais querem primeiro

CARLOS HAUCK/ESP. EM

Ana Paula e seu filho Rafael acreditam que tudo se resolve por meio do carinho e respeito


raggadrops.com.br

INFORME-SE Além da dificuldade de tratar desse assunto, a maioria das páginas voltadas para o público LGBT tem conteúdos impróprios para menores de 18 anos, o que pode trazer desconforto aos pais e até mesmo aos próprios jovens. No ar há desde julho, o site Nada Errado tenta fugir desses estereótipos que rondam as publicações gays. “Queremos um espaço onde as pessoas se sintam à vontade, independentemente da idade ou mesmo da orientação sexual”, afirma Thiago Muniz, um dos editores do site. “A ideia é mesclar cultura pop, informações sobre cidadania, dicas de comportamento e moda. Sentimos que falta informação de qualidade, aliada a um visual bacana, sem esbarrar na pornografia. Nossa proposta é mostrar que ser gay é apenas mais um aspecto da nossa vida. Somos estudantes, trabalhadores, filhos, pais, médicos, professores etc. E somos gays. E não há nada errado nisso”, defende. Se a falta de informação dificulta o processo da descoberta, a compreensão pode trazer benefícios para ambas as partes. “Li muitos artigos, procurei respostas, procurei terapeuta, psiquiatra, mas não obtive nenhuma resposta. O que eu sei é que tudo se resolve com o danado do amor”, conta Ana Paula Bersan, mãe de Rafael. Ela explica que quando descobriu que seu filho é gay, sofreu muito com a possibilidade de vê-lo triste e também com a aquela velha questão do “onde foi que eu errei?”.

SEM PRECONCEITO Depois de muito pesquisar sobre o comportamento dos adolescentes homossexuais, o fotógrafo Michael Sharkey criou o projeto QUEER KIDS IN AMERICA – onde, além de retratá-los, também recolheu depoimentos sobre a sexualidade de cada um em várias cidades dos Estados Unidos. Apesar de os jovens encararem com naturalidade sua condição homossexual, essa iniciativa mostrou que a maioria dos adolescentes ainda se percebe diferente dos demais. “O que eu espero é que as pessoas possam ver a maior característica desses meninos: a pura alegria de ser capaz de se levantar e ser visto sem vergonha de ser o que é”, diz o fotógrafo americano, que acredita que a atual geração de jovens gays tem mais coragem de se assumir do que as anteriores. “Tenho muitas experiências que meus amigos não têm, como ouvir diversos tipos de xingamentos ou andar na rua e ser chamada de ‘sapatão’. Um hétero não passa por isso”, disse uma das jovens entrevistadas pelo Queer kids in America, que ainda comenta que esse tipo de situação é o que lhe dá mais força para seguir adiante.

Promovida pelo site Nada Errado, a campanha “Menos carão, mais carinho” pretende suavizar o tratamento das questões do universo gay. “Somos a favor de uma vida mais

MICHAEL SHARKEY/DIVULGAÇÃO

entender o que se passa consigo mesmo para, depois, conversar com os amigos e familiares. “São poucas as publicações que falam a língua do jovem e quando um site especializado aborda o tema, usa termos complicados e fala de uma maneira muito séria. Os teens não vão se interessar por isso. Eles querem mesmo é alguém falando de igual pra igual, de maneira simples e direta”, afirma Leonardo Azevedo, de 20, do blog Armário Masculino. No ar há três anos, o Armário é um blog de moda masculina, onde o público tem acesso não apenas a dicas de como se vestir, mas também de comportamento. “Recebo mensagens no Facebook e e-mails de adolescentes de todo o Brasil perguntando como me assumi pra minha família e pedindo dicas de como se assumir também. Como cada um tem um tipo de família, fico com medo de dar algum conselho errado, mas sempre tento ajudar da melhor maneira possível”, completa.

+

Saiba mais sobre esse projeto acessando bit.ly/nadaerrado

leve, da ampla convivência e das demonstrações de afeto. Nossa ideia é começar a compartilhar isso na web”, explica Thiago Muniz, um dos criadores do site. Pra quem ainda não sabe, “carão” é uma expressão muito usada pelos gays como sinônimo para indiferença, síndrome de superioridade ou arrogância. “O povo está precisando parar com isso”, defende o blogueiro Leo Azevedo, que apoia a iniciativa. “Não estamos numa briga, por isso não vamos vencer. O mais importante, afinal, é compartilhar delicadezas, sutilezas, abraços apertados e olhares sinceros”, finaliza Thiago. Quer aderir à campanha? Faça como o Ragga Drops e use suas redes sociais para compartilhar o lema dessa iniciativa!


ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PIPA:

Aprenda a fazer um papagaio bem bacana para se divertir com seus amigos e aproveitar os ventos durante os dias de sol. Vale de tudo na hora de empinar sua pipa, menos usar cerol na linha ou brincar perto de fios de alta tensão

@FePaulino_ Eu seria uma grande comentarista de esportes, manjo dessas paradas de botar defeito nos outros @luizasm Lavaram a louça aqui em casa. Agora estou procurando o invasor na varanda e embaixo dos móveis. @NaoAventureira Um dia se eu conhecer um dragão vou perguntar se ele tatuaria um humano nas costas @blogdobraian Não é que eu me ache feio, é que eu não faço meu tipo.

01 : Você vai precisar de algumas folhas de papel de seda, duas varetas de bambu, um carretel de linha, tesoura, cola branca e uma sacola plástica.

@relaxei Vida, essa eterna coxinha, com mais massa do que frango @thiagotario Digamos que a lenda dessa paixão faz sorrir ou faz chorar, o coração é quem sabe @molheseucookie Eu tenho tanta vontade de ficar na cama que eu acho que, em outra vida, fui um colchão. @tobefonseca Uso Photoshop nas minhas fotos SIM. Se não for na internet vou ser bonito ONDE gente?

02 : Dobre a folha de papel de

seda ao meio e corte-a formando um quadrado um pouco menor que a largura das varetas.

@Derpzao Chamar a mãe pra ver coisa no PC é fácil, difícil é tirá-la depois. @AsRisada A arte de perder algo, que tava na própria mão. Essa eu domino @ahFunerea Apagar SMS antiga é tão triste que devia tocar Someone like you enquanto eu apago. @nannesays sdds dinheiro.

03 : Cole uma das tiras de bambu de uma extremidade a outra e curve a outra por cima desta. Prenda bem as pontas da segunda vareta, fazendo um arco.

SÓ NO SITE:

FOTOS: REPRODUÇÃO

PRINCESAS FASHION 04 : Faça um pequeno furo

05 : Use a sacola plástica para

cortar tirinhas para fazer uma rabiola com a linha. Ela serve para dar estabilidade à pipa e deve ser presa na parte inferior.

FOTOS: BRUNO SENNA/ESP. EM

na parte superior, no encontro das tiras de bambu, e amarre uma linha até a base. Deixe uma sobra, tipo uma “barriga”.

O

Os contos de fadas são belas histórias que vêm encantando incontáveis gerações com seus personagens carismáticos e mensagens valiosas. Mas você já imaginou se as princesas e vilãs que conhecemos se vestissem à moda de hoje? A designer de moda russa Sashii Kami não só pensou nisso como também desenhou como seriam os looks fashions inspirados nelas. A galeria completa, com todas as princesas da Disney e suas respectivas vilãs, você confere no site do Drops. Agora, é só torcer pelas ousadas criações da artista aparecerem nas passarelas de verdade

CONTINUA NO bit.ly/princesasfashion


raggadrops.com.br gamebunker.com.br

Depois de arrecadar mais de 8 milhões de dólares em uma campanha de financiamento coletivo, uma das mais bem-sucedidas empreitadas do site Kickstarter, um curioso console independente batizado de Ouya, tem sua previsão de lançamento anunciada para março de 2013. Seu projeto com código aberto chegou a causar discussões calorosas entre os entusiastas dos games há pouco mais de um mês e agora tem conseguido uma repercussão imensa, chegando ao ponto de questionar se ele seria mesmo o futuro dos home consoles. A proposta do Ouya é bem simples, mas também ousada e ambiciosa. O aparelho vai contar com uma plataforma construída em cima do sistema Android, com um hardware pouco diferente de smartphones como o Samsung Galaxy SIII. Seus produtores esperam que com isso consigam formar rapidamente uma comunidade de desenvolvedores e

uma grande biblioteca de jogos, dada a facilidade de se produzirem aplicativos nesse sistema operacional oficial da Google. Isso sem falar na infinidade de jogos que já existem para celulares e que podem facilmente ser adaptados para esse videogame open source. Apesar do foco nos indies, o novo console conseguiu o apoio de muitos peixes grandes da indústria. A publisher Square-Enix já anunciou que seu clássico Final fantasy III estará disponível para jogar assim que chegar às lojas, junto com outros serviços como a plataforma de cloud gaming OnLive. A Namco Bandai está em negociação para trazer títulos como Tekken e o criador de Minecraft também pretende disponibilizar seu game. Há quem diga que o prazo para o lançamento está muito apertado, outros que acreditam que o console falhará miseravelmente, mas o que importa é que estão todos de olho DIVULGAÇÃO

POR Glauco Bertú

VIDEOGAME OPEN SOURCE

Quero estudar música, mas meus pais não acham que isso é uma profissão! Dá pra fazer eles mudarem de ideia? Que problemão, hein, amigo? Nossos pais sempre querem o nosso bem, mas infelizmente, às vezes, o que parece bom pra eles não tem nada a ver com os nossos planos. A melhor forma de convencê-los do contrário é mostrar que, pra você, a música é bem mais do que um simples hobby. Grande parte do receio deles deve se dar por imaginarem que essa sua paixão é uma coisa provisória, algo que vai passar com o tempo. Se você provar pra eles que trabalhar com música é bem mais do que uma fantasia de adolescente pra você, talvez seus pais possam começar a acreditar que você não vai mudar de ideia daqui a uns anos. Mas a questão é: será que você realmente não vai mudar de opinião? É importante que você saiba que ser músico não é apenas tocar guitarra em uma banda com os amigos, ter fãs e glamour. Esses artistas encaram sua profissão com seriedade e vivem estudando partituras, dando aulas e muitas vezes trabalham em horários não convencionais, tendo por isso que abdicar da vida social e da família. Por que você não vai à faculdade onde quer estudar e conversa com alguns professores e alunos veteranos? Pergunte a eles como é o curso e como está o mercado nessa área. Se depois você realmente sentir que é isso que quer, conte para os seus pais que fez essa pesquisa. Com certeza eles notarão o seu empenho e perceberão que o seu desejo não é algo provisório. Converse, explique que esse é o seu sonho e que você não vai desistir até realizá-lo. Boa sorte e bons estudos Espero que suas músicas estourem nas rádios algum dia Beijocas da Sam Esta coluna é escrita por Paula Pimenta, inspirada na personagem Sam, de seu livro Minha vida fora de série. Ela também é a autora da série Fazendo meu filme. Mande sua pergunta para raggadrops@hotmail.com.

Judoca profissional

Depois do fazer bonito nas Olimpíadas de Londres, o judô brasileiro tem se firmado como um dos grandes favoritos nessa arte marcial. O esporte é a modalidade individual que mais fez os atletas do nosso país subirem aos pódios nos últimos anos, transformando o sonho de conseguir uma medalha olímpica em uma possibilidade bem real. “Somos movidos por resultados, nossas vitórias são nosso currículo”, destaca a judoca

Helena Romanelli, de 24 anos. Todo esse prestígio do judô tem ajudado a popularizar sua prática profissional. Quem pensa em seguir carreira precisa investir em uma rotina de treinos de aprimoramento. “Não tem como ser atleta e baladeiro ao mesmo tempo! Se um atleta não descansar bem durante a noite, ele vai precisar de mais umas duas para conseguir voltar ao normal���, explica a lutadora da equipe do Minas Tênis Clube.

Além dos prêmios tradicionais por conquistas em competições oficiais, um judoca pode ser remunerado por fazer parte de equipes patrocinadas, como no caso de Helena, ou ainda receber um salário fixo como titular da Confederação Brasileira de Judô. Um atleta profissional também pode atuar como professor de técnicas de defesa pessoal que fortalecem, de maneira integrada, tanto o corpo quanto a mente.

STOCK.XCHNG

paulapimenta.com.br // @paulapimenta


ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Lá e de volta

outra vez Seguindo os moldes de O senhor dos anéis, a superprodução que adapta a origem da obra de J. R. R. Tolkien também será uma trilogia

D

Depois de negociações intensas, o cineasta Peter Jackson confirmou em sua página no Facebook que suas filmagens para a adaptação de O Hobbit — inicialmente planejada para dois filmes — serão divididas agora em três longas. Muitos fãs comemoraram a notícia, enquanto outros, mais cautelosos, ainda duvidam que a história do primeiro livro sobre a Terra Média renda aventuras empolgantes o suficiente para uma trilogia. “Tolkien produziu muitos conteúdos complementares aos seus livros e explicou, com riqueza de detalhes, cada coisa que não constava na narrativa principal”, afirma o designer e pesquisador André Oliveira, admirador da obra do autor desde pequeno. “Isso pode significar alterações substanciais no primeiro filme, Uma jornada inesperada, mas dará o tempo necessário para cada produção contar com calma essas histórias”, completa.

ÚLTIMA CHANCE “Sabemos o quanto as informações mais importantes da saga de Bilbo, Gandalf, dos anões de Erebor, da ascensão de Sauron e da batalha de Dol Guldur permanecerão ocultas se não aproveitarmos esta chance. A riqueza de O Hobbit, assim como parte do material relatado nos apêndices originais, nos permite

DIVULGAÇÃO

O primeiro filme de O Hobbit tem previsão de chegar aos cinemas dia 14 de dezembro

contar uma aventura épica e dar ainda mais peso ao papel que essa história desempenhou na Terra Média”, declarou o diretor em seu comunicado oficial. O estudante Arthur Barbosa, de 16 anos, defende que possivelmente estas serão suas últimas oportunidades de assistir a seus personagens favoritos nas telas do cinema. “Gostaria muito de ir à estreia de todos os três filmes. O mais bacana é que essa nova história irá revelar a simbologia e a essência por trás de alguns ícones de O senhor dos anéis que hoje só os nerds de plantão entendem”, afirma.

NOVA JORNADA Anos antes de encontrar seu poderoso anel que o deixa invisível, Bilbo Bolseiro é convidado pelo mago Gandalf, o Cinzento, a integrar um grupo que quer recuperar o tesouro dos anões roubado pelo dragão Smaug. Liderados pelo lendário guerreiro Thorin Escudode-Carvalho, eles iniciam uma jornada até a Montanha Solitária e no caminho recheado de encontros com orcs, trolls e aranhas gigantes, o pequeno hobbit acaba encontrando o estranho Gollum e seu famoso artefato precioso. Além dos tradicionais efeitos em 3D, a tecnologia dos três filmes promete uma sensação ainda mais realista. Peter Jackson, conhe-

cido pela dedicação à obra de J. R. R. Tolkien, tem inclusive divulgado alguns vídeos sobre o andamento dessas filmagens, mostrando curiosidades, brincadeiras e depoimentos das equipes de produção. O diretor promete que esse material será liberado enquanto as filmagens das três partes estiverem ocorrendo. “Estou ansioso para manter os fãs informados durante os próximos anos”, disse.

QUEM VOLTA? Além das locações na Nova Zelândia, veremos novamente, desta vez como coadjuvantes, algumas caras bem conhecidas dos filmes de O senhor dos anéis: Elijah Wood (Frodo), Orlando Bloom (Legolas), Andy Serkis (Gollum), Cate Blanchett (Galadriel) e Hugo Weaving (Elrond). No elenco principal, a nova trilogia contará apenas com Ian McKellen (Gandalf) de volta como protagonista. As caras novas ficam por conta de Martin Freeman (Bilbo), Richard Armitage (Thorin), Mikael Persbrandt (o transmorfo Beorn), Sylvester McCoy (o feiticeiro Radagast, o Castanho), Lee Pace (Thranduil, rei da Floresta das Trevas e pai de Legolas), Evangeline Lilly (elfa Tauriel), Barry Humphries (rei dos orcs) e Luke Evans (o arqueiro Bard), além dos integrantes da divertida companhia dos anões.


Drops #234