Page 1

>> quinta-feira, 29 de dezembro de 2011 BRUNO SENNA/ESP. EM

raggadrops.com.br MSN >> raggadrops@hotmail.com

Thainá Coelho, de 15 anos, diz que não vai mais comer doces até o fim de dezembro

Todo ano você diz que vai estudar mais e perder uns quilinhos, mas nunca consegue? Conheça a galera que se comprometeu no fim de 2010 e chega ao fim de 2011 com o alívio de quem alcançou seu objetivo págs. 4 e 5

MANUAL Aprenda como transformar um livro antigo em uma caixa secreta! pág. 6

SEXO! Qual é o melhor lugar para perder a virgindade? pág. 7

VIRADA Não tem ideia de onde vai passar o réveillon? A gente ensina a fazer da sua casa uma festa pág. 8


FOTOS: MARINA TEIXEIRA/ESP. EM, DAMYLLER/DIVULGAÇÃO E BLACK BOOTS/DIVULGAÇÃO

raggadrops.com.br

IMAGENS: CARLOS HAUCK/ESP. EM

QUEM É RAGGA DROPS NA SAVASSI

ZOE PALHARES,

COTURNO Túnel do Rock VESTIDO Chamony CINTO Comprado em brechó JAQUETA C&A

.............................................................................. Túlio Vivian (16) e André Salim (16) ....................................................... Natália Reis (15) e Kimberly Andrade (15)

17 anos, maquiadora, veste:

........................................................ Amanda Farnezi (17) e Vítor Hudson (18) ............ Marcelo Buitrago (17), Paolla Magalhães (17) e Manoel Ribeiro (17)

gostou?

O RAGGA DROPS INDICA:

Vestido R$ 195 na Damyller Nos shoppings BH, Boulevard, Cidade e Minas .............................................................. Helder Corrêa (22) e Paula Ratton (21) ................................................. Fernando Ambrosia (23) e Guilherme Gomes (21)

Coturno Black Boots clássico preto R$ 229 na Black Boots Rua Fernandes Tourinho, 182 – Funcionários ............................. Bruno Lima (16), Pedro Arthur (17) e Gabriel Mata (16) ..................... André Silva (14), Victor Domingues (14) e Henrique Ribeiro (16)


ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

POR Guilherme Ávila Thainá Coelho, de 15 anos, acredita em “pequenas promessas”, que não duram o ano inteiro

EU

BRUNO SENNA/ESP. EM

Alcançar as metas p Conheça os segredo

Quero passar de ano na escola. Vou emagrecer, aprender a tocar violão e tirar carteira. Quero me apaixonar e cuidar mais de mim. Vou viajar mais. Vou entrar na academia e começar a malhar. Para muita gente a aproximação da virada de ano é uma boa oportunidade de fazer promessas para o novo ciclo que irá começar. Apesar disso, são poucos os felizardos que conseguem manter seus juramentos e finalmente alcançar os objetivos que haviam definido. “No réveillon de 2010 para 2011 prometi que iria emagrecer. Eu pesava 156kg e hoje, quase um ano depois, tenho orgulho de dizer que estou 60kg mais magra”, conta a estudante de direito Hanna Marques, de 20 anos. Ela ainda quer perder mais 20kg. “Sempre quis cumprir essa promessa, mas, na maioria das vezes, ficava me justificando para não ter que encarar a situação. Eu mesma me sabotava”, ressalta. Ela conta que desde 2009 vinha experimentando diversos tipos de dieta. “Nada funcionou até eu ver uma foto minha no final do ano passado. Meu Natal acabou ali, naquela hora”, afirma. Depois disso, ela se convenceu de que precisava emagrecer. Sua promessa a ajudou a procurar a avaliação de um nutricionista, que a alertou para os riscos que o excesso de peso poderia trazer a sua saúde. Em janeiro deste ano marcou uma consulta com um endocrinologista, e no dia 5 de abril encarou a cirurgia de redução de estômago. Desde então, passou a se alimentar melhor e se esforçar mais para manter uma rotina menos sedentária. Agora, desce do ônibus três pontos antes de sua casa e trocou o elevador pelas escadas para se exercitar. Hanna também trocou o fast food pelas frutas e está se


raggadrops.com.br

PROMETO

para o ano-novo pode ser menos difícil que você imagina. os de quem já conseguiu! reeducando para chegar ao peso ideal. “A minha promessa de fim de ano se tornou uma meta diária”, declara.

"A minha promessa de fim de ano se tornou uma meta diária, Hanna Marques, de 20 anos ENEM Assim como a Hanna, o estudante Douglas Henrique Gomes, de 17 anos, também conseguiu cumprir uma de suas metas para este ano. Em 2010, quando ainda cursava o 2º ano do ensino médio, ele se surpreendeu negativamente com o seu resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): 89 pontos. Depois da experiência e das cobranças da mãe, ele resolveu abrir mão de grande parte da sua diversão para ter um melhor desempenho em 2011. “Prometi que iria estudar mais. Ficaria menos tempo no computador, sairia menos com meus amigos e até não ouviria as mesmas músicas que todo mundo para conseguir fazer uma boa prova”, conta.

Conferindo o gabarito das questões, Douglas conseguiu 107 pontos, ainda sem contar a redação. “O resultado final não saiu, mas estou confiante. Quero cursar direito na UFMG”, afirma. Se a pontuação ainda não for suficiente, ele diz que sua nova promessa para 2012 provavelmente será passar em um concurso público. “Pelo menos achei a prova mais fácil que no ano passado, caiu tudo que tinha estudado”, completa. A maior dificuldade para levar a promessa adiante foi lidar com os convites dos amigos para sair de casa. “Quando tinha festa de aniversário, tinha que estudar mais cedo no dia, senão não dava pra ir”, explica. Douglas ressalta que é importante não espalhar os motivos da promessa. “Eu simplesmente guardo pra mim”, diz.

SEM COCA-COLA “Vou ficar um ano sem tomar Coca-Cola”. Essa foi a curiosa promessa que Débora Silva, de 24 anos, fez para não ter que voltar a morar em Salvador. “Não sou muito fã de praia, não gosto de axé e não curti a experiência de ter morado lá”, explica. Ela também acredita que um dos segredos para ter conseguido foi não ter contado os motivos reais da promessa até conseguir cumprila. “Acho que você não deve contar a razão, porque se você cumprir, ok, e se não, tudo bem também. Ninguém vai ficar sabendo e nenhuma pessoa vai conseguir atrapalhar os verdadeiros objetivos da promessa”. Débora conta que era viciada em Coca-Cola e que tomava o refrigerante até no café da manhã. “Era quase um litro e meio por dia”, completa. Durante o período da promessa, ela

chegou a beber outros refrigerantes, mas sua maior dificuldade era lidar diariamente com pessoas que sabiam que ela não podia mais com essa marca especificamente. “Sempre tem gente para tentar você”, desabafa. Depois de exatamente um ano, ela voltou a beber seu refrigerante favorito, mas disse que a promessa a ajudou a reduzir bastante a quantidade. Ela substituiu a antiga paixão por chocolates. “Só paro de comer chocolate se a promessa valer muito a pena, tipo ganhar na Mega-Sena”, brinca. Para 2012, ela vai tentar parar de roer as unhas.

PEQUENAS PROMESSAS A estudante Thainá Coelho, de 15 anos, adotou um método diferente para cumprir suas promessas. Em vez de uma grande meta para os novos anos que ainda estão por vir, ela prefere fazer várias “pequenas promessas”. “Estou desde outubro sem comer doces e quero melhorar nos estudos”, conta. Ela afirma que esse tipo de promessa a ajuda a se dedicar mais aos seus objetivos. “Vou ficar sem provar qualquer coisa que tenha doce e não comi nenhuma sobremesa até dia 17 de dezembro para passar na prova do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais). Esse é um dos maiores desafios para mim porque sou muito apaixonada por balas”, desabafa. No ano passado, Thainá chegou a ficar mais de um mês sem comer carne, e em outra ocasião ficou um bom tempo sem jantar em função de promessas que variavam desde se relacionar melhor com seus pais até motivações com finalidades religiosas. “Quando consigo cumprir uma meta, me sinto bem mais confiante” completa.


ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

LIVRO OCO: Quem nunca assistiu a um filme em que o personagem principal esconde um tesouro dentro de um livro oco e o deixa na biblioteca certo de que ninguém vai ser capaz de encontrálo no meio de tantos livros? Essa é sua chance de ter igual!

@Fraseslnternet Favor acionar o cérebro antes de abrir a boca. Obrigado. @RespostaExata Odeio chegar atrasado na sala de aula: ( ) porque perco conteúdo (x) porque quando abro a porta todo mundo me encara. @Trolleivoce A indireta é tão forte que quase atravessa o monitor e te dá um tapa na cara.

01 : Escolha um livro. Peça permissão para

o dono da biblioteca antes de cometer o sacrilégio. Escolha algo que faz sentido dentro da sua biblioteca (se você só tem livros novos não adianta usar um antigo, ele vai se sobressair). Obras de capa grossa e com muitas páginas são as ideais.

@LuAlone Da vida n qro mto. Qro apenas saber q tentei tudo q quis, tive tudo o q pude, amei tudo q valia e perdi apenas o q, no fundo, nunca foi meu. @FatosJovens O legal das férias é acordar e ter que decidir se você vai tomar café da manhã ou almoçar.

02 : Proteja algumas páginas do começo do livro e a capa com filme plástico.

@Literatuitando “Era uma pessoa igual a cem mil outras pessoas. Mas eu fiz dela um amigo; agora ela é única no mundo.” (O pequeno príncipe) @LordeVoIdemort Não lute com uma pessoa que não merece a honra de ser seu adversário. @1tuiteiro Quem inventou o “copiar e colar” salvou muitas horas da minha vida. @RefIexoes Acredite, 99% do motivo de um sorriso de uma garota tem nome e sobrenome.

03 : Segurando as páginas da obra na posição que elas ficam quando o livro está fechado, aplique cola branca com um pincel. Feche o livro deixando um objeto entre as páginas protegidas e o restante. Coloque peso sobre ele e espere a cola secar.

@ApenasUmaMenina Cair não faz de você um fraco, mas continuar no chão sim…

marcação da parte de dentro da “caixa” com um lápis e régua. Use um estilete para cortar as páginas. Para um acabamento mais caprichado, vá cortando aos poucos, sem pressa.

05 : Quando acabar, passe a cola branca com

FOTOS: BRUNO SENNA/ESP. EM

um pincel na parte de dentro e passe outra camada de cola na parte de fora. Coloque um objeto pesado em cima e deixe secar.

06 : Use o seu livro oco secreto!

DRAKE’S DECEPTION A temporada de blockbusters se aproxima do fim, mas isso não poderia ocorrer sem um exclusivo de peso para o PS3, e ele não poderia ser outro se não Uncharted 3: Drake’s deception. O terceiro jogo da aclamada série redefine padrões mais uma vez e, como de costume, traz ao jogador uma experiência singular. Uncharted 3 segue a história de Nathan Drake e sua turma em mais uma busca por tesouros e relíquias cercada sempre por mistérios, intrigas, tiroteios e cenas de cliffhanger. Nada muito diferente do que já vimos nas outras duas edições, mas tudo

Divulgação

04 : Quando a cola estiver seca faça uma

POR Glauco Bertú

foi refinado pela Naughty Dog e alterado para melhor – dos gráficos ao gameplay. A história também recebeu um trabalho maior e conseguiu fugir da mesmice com viradas de enredo de tirar o fôlego. O multiplayer continua merecendo destaque com modos competitivos, evolução de personagem e cooperativos para reviver a história com os amigos. Se você curte jogos – ou mesmo filmes – de aventura, não tem opção. Vai ter que jogar Uncharted 3, que está, sem dúvidas, entre os melhores jogos disponíveis no mercado.


raggadrops.com.br

Nessa profissão o pré-requisito é animação e carisma. Um cantor de axé precisa empolgar o público ao máximo e, claro, saber cantar. Para Dudu, cantor da banda mineira Dubandu, “a partir do momento em que você se profissionaliza, é preciso ter dedicação como em qualquer outra profis-

e fazer o nome da banda circular. O salário não existe. Quanto você ganha vai depender de quantos shows você faz e em quais lugares. Dá pra ganhar de R$ 800 até mais de R$ 3 mil por apresentação. A maior dificuldade é conseguir mostrar o trabalho e vender shows. “Viver de música é um desafio a cada dia”, diz Dudu. Mas completa: “ver a galera toda envolvida, pulando e se divertindo, é muito gratificante”.

POR Flávia Denise de Magalhães dzai.com.br/blog/livrolivre

POR Sílvia Amaral – Educadora sexual Mande sua pergunta para o raggadrops@hotmail.com!

Quando a gente fala de quadrinhos independentes logo vem à mente uma pilha de caderninhos xerocados e grampeados com desenhos mal-acabados, diálogos cheios de erros e uma história que não foi pensada com cuidado. Porém, graças a iniciativas de quadrinistas jovens, que não encontram espaço dentro de editoras, mas não abrem mão de oferecer um produto bem-acabado para seus leitores, isso está mudando. Confira dicas de três quadrinhos que se encaixam nessa categoria.

A primeira experiência sexual de qualquer pessoa é muito importante e merece um planejamento, portanto nada de pressa e nem de precipitação. Antes do dia, vale a pena conversar bastante com a pessoa com quem você quer partilhar essa experiência. Algumas coisas são fundamentais para combinar: como vocês vão se proteger de uma gravidez? Sim, a primeira transa pode gerar um lindo bebê. E para ser pai e mãe, é melhor um pouco mais de experiência. Então é bom combinar pelo menos duas formas de prevenção integradas, como camisinha e tabelinha, ou espermaticida e camisinha. Se for a 1ª vez da garota é recomendável procurar um ginecologista e receber uma orientação esclarecedora sobre o funcionamento do seu corpo e cada um dos métodos anticoncepcionais. Se você é um garoto e é a sua 1ª vez, um urologista pode ajudar da mesma forma. Caso não tenha grana para o médico, o Sistema Único de Saúde (SUS) é para todas as pessoas e você, como qualquer cidadão e cidadã, tem direito a receber camisinhas e outros métodos anticoncepcionais de graça. Todas as regiões da cidade têm postos de saúde. Se você tem receio de discutir esse assunto com sua família saiba que os profissionais de saúde, pela lei, mantêm segredo sobre consultas de adolescentes.

ACHADOS E PERDIDOS, de Eduardo Damasceno, Luís Felipe Garrocho e Bruno Ito – Imagine acordar com

um buraco negro no meio da sua barriga. Agora acrescente a essa impossibilidade física o fato de que seu melhor amigo resolveu pular lá dentro. (pandemoniocomix.com)

EP, de Dalts e Magentaking – Sem uma única palavra ao longo do livro, a dupla conta a história de dois mundos, duas partes e uma pessoa com desenhos primorosos. É de passar o dia inteiro admirando. (bit.ly/comprarEP)

No dia, evite usar bebida para relaxar No dia, evite usar bebida para relaxar. Você pode perder os melhores momentos e até estragar tudo, pois a bebida tira muito da percepção. Quanto aos lugares, motéis e drive-in não permitem a permanência de pessoas com menos de dezoito anos. Algumas pessoas pensam em automóveis, mas quando se está distraído no interior de um veículo parado na rua o risco de assaltos é grande. Enfim, é muito para ser combinado e todos os detalhes são significativos. Então escolha com calma o local e as condições e se prepare com empenho, pois o momento merece.

@bloglivrolivre

Quadrinhos independentes

Preparativos para a primeira vez

O BEIJO ADOLESCENTE, de Rafael Coutinho – Apesar

REPRODUÇÃO

STOCK.XCHNG

cantor de axé

são”. Aulas de canto e uma boa pesquisa sobre o gênero musical são bons acréscimos. Na hora de entrar no mercado, o jeito é fazer por conta própria. Agenciar o primeiro show da banda em alguma casa de shows não é fácil, mas é o caminho certo. “Tem que bater de porta em porta pro primeiro show acontecer”, conta Dudu. No princípio, o importante é criar uma identificação com o público, tocar em vários lugares

do nome, que sugere um beijo casto, o livro vai muito além do beijo e explora a ansiedade do começo da vida adulta. Aquele momento que marca o fim de uma era em que se sonha por horas com o beijo da pessoa certa só para ficar roxo de vergonha quando ele chega. (projetonarval@gmail.com)


ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

raggadrops.com.br

FESTA NO APÊ POR Flávia Denise de Magalhães

PARA QUEM NÃO TEM DESTINO CERTO NA VIRADA DO ANO, VALE ORGANIZAR AQUELA FESTA COM OS AMIGOS

Faltam dois dias para o réveillon e você ainda não sabe onde vai passar a virada do ano. A maioria dos lugares que oferece festas já está lotada e nada no mundo vai convencer você a passar a virada em eventos abertos ou de pijama no sofá da sala. Mas não entre em pânico! Ainda há esperanças para seu réveillon. Enquanto seus amigos estiverem do seu lado, todo lugar pode virar o local da melhor festa do ano. Confira nossas dicas para transformar sua casa ou salão de festas na locação ideal da virada!

ONDE_ Não tem boa vontade que faça a galera relevar que tem o triplo de gente que cabe na sala da sua casa. Ou que aquele salão de festas gigantesco poderia comportar 10 vezes mais pessoas. Escolha um lugar adequado para o número de convidados. DECORAÇÃO_ Nada mais deprimente do que se arrumar para

passar a virada do ano sentado na cadeira de plástico encarando aquela rachadura na parede do salão de festas. Balões brancos e prateados dependurados no teto ajudam muito. Se você tiver tempo de sobra, vale seguir a dica da coluna Manual e fazer sua própria disco ball (bit.ly/estroboscopio)!

COMES E BEBES_ Depois de emprestar sua casa e fazer a decoração, você merece delegar a tarefa da comida para outra

pessoa. De salgadinho da padaria até ceia de réveillon com direito a tender, o importante é que tenha o bastante para todo mundo. Se faltar comida às 22h30 do dia 31 de dezembro vocês vão ter que virar o ano de jejum.

PROMESSA_ Todo fim de ano é a mesma coisa. Depois de

ralar muito durante 12 meses, você garante que o próximo ano vai ser diferente. Você vai estudar mais, vai comer menos chocolate e não vai dar ouvidos para o seu lado egoísta. Para dar um ar de seriedade à promessa, vale colar uma cartolina na parede e deixar um monte de canetinha colorida do lado para o pessoal escrever o que quer em 2012. A melhor parte é que na próxima virada você pode mostrar o quadro para todo mundo e conferir o que deu certo – ou dar risadas dos seus grandes planos.

NA HORA DA VIRADA_ Uma das coisas mais legais da virada

é que cada lugar do mundo tem a sua tradição. Nos EUA todo mundo coloca chapeuzinhos coloridos; no litoral do Brasil a galera pula sete ondas; ainda no Brasil tem gente que pula com o pé direito na terra para começar o ano bem. De todos os hábitos, o nosso preferido é estourar o lança-confete. Seguro e baratinho, ele garante gargalhadas e guerras de confete pra você entrar em 2012 com um sorriso no rosto.

Ragga Drops #201  

Conheça a galera que se comprometeu no final de 2010 e chega ao fim de 2011 com o alívio de quem alcançou seu objetivo.

Advertisement