Page 1

>> quinta-feira, 10 de novembro de 2011 REPRODUÇÃO

raggadrops.com.br MSN >> raggadrops@hotmail.com

Confira o nosso guia de sobrevivência ao FIQ 2011! págs. 4 e 5

MANUAL Conheca o básico do HTML para não passar aperto com seu blog pág. 6

PROFISSOES Você sabe o que faz um engenheiro de minas? pág. 7

LU ALONE A cantora comemora o pré-lancamento do seu livro em Belo Horizonte pág. 8


raggadrops.com.br

FOTOS: BRUNO SENNA/ESP. EM

IMAGENS: ARQUIVO PESSOAL

QUEM É RAGGA DROPS NO FIQ

................................................................................................................ Leandro Massai .......... Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho (Quadrinhos Rasos)

BRENDA LOPES,

............................................................. Daniel Pinheiro Lima (Oswaldo Augusto) ................................................................................. Ricardo Tokumoto (Ryot IRAS)

SAPATILHA Arezzo VESTIDO Planet JAQUETA Planet

18 anos, modelo, veste:

.......................................................................................... Junior Oliveira (Xsjunior) ................................................................................................. Felipe Ávila (O Presente)

PRISCILA VIANA,

BOTA

Capodarte CALÇA Forum REGATA Jump COLETE Acervo CINTO Top Shop

24 anos, modelo, veste:

................................................................. Vitor Cafaggi (Puny Parker e Valente) ................................................................................................................ Jackson Abacatu


ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 10 de novembro de 2011

GUIA DE SOBREVIVENCIA AO FIQ POR Guilherme Ávila

São quatro dias com o melhor dos quadrinhos brasileiros em Belo Horizonte

Fãs do FIQ se preparam para o encontro deste ano desde junho

Convidados internacionais, importantes artistas brasileiros, mais de sessenta lançamentos, dezenas de oficinas – tanto para iniciantes quanto para quadrinistas experientes –, análises de portfólios, mesas-redondas, sessões de autógrafos, homenagens, bate-papos, estandes e exposições. O 7º Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) está recheado com uma programação intensa que promete movimentar a Serraria Souza Pinto até domingo. Com tantas opções, o Ragga Drops decidiu fazer um roteiro com as melhores atrações que você e seus amigos não podem deixar de conferir, além de dar cinco dicas valiosas para que nada estrague o evento deste ano para você.

O MANUAL BÁSICO A programação do FIQ está dividida entre seis ambientes: a arena com auditório, onde os convidados participarão de painéis e entrevistas; a gibiteca, onde você poderá encontrar praticamente qualquer tipo de quadrinho; espaços de convivência, onde dá para descansar nos pufes gigantes do evento e bater um papo com a galera; áreas para as oito exposições inéditas, que incluem uma homenagem aos manhwas, os quadrinhos sul-coreanos; espaços sinalizados para as oficinas gratuitas; e, ao redor de tudo isso, os estandes das editoras e dos produtores independentes que oferecem seus produtos e desenhos sob encomenda.

AUTÓGRAFOS IMPERDÍVEIS

EULER JUNIOR/EM/D.A PRESS

Hoje, entre as 11h e as 13h, tem uma sessão de autógrafos especial com Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica e artista homenageado do 7º FIQ (serão distribuídas senhas para essa atividade). Amanhã tem autógrafos dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, criadores do recém-lançado Daytriper; de André Dahmer, dos quadrinhos Malvados; e da dupla Daniel Werneck e Ricardo Tokumoto, que lança Ovelha Negra.


No sábado é a vez de Érica Awano (Holy avenger), Chiquinha (Folhateen), Lu Cafaggi (Mixtape), Vitor Cafaggi (Duotone), do francês Cyril Pedrosa (Três sombras) e do argentino Horacio Altuna (El loco Chávez). Já no domingo tem J. M. Trevisan (Ledd), os norte-americanos Bill Sienkiewicz (Elektra assassina) e Jill Thompson (Sandman) e o lançamento de Achados & perdidos com Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho, criadores do Quadrinhos Rasos.

GLENIO CAMPREGHER/DIVULGAÇÃO

raggadrops.com.br

QUER VIRAR DESENHISTA?

Se você não conseguiu se inscreConfira as ver nas oficinas master, aproveite dicas para que as inscrições dos cursos básiapresentar seu cos de desenho e expressão e HQ portfólio no e sua linguagem estarão abertas raggadrops. durante o evento. As inscrições são com.br. gratuitas e podem ser feitas antes de cada atividade, nas salas de oficinas 1 e 2. Não deixe de conferir também as atividades da Oficina de Quadrinhos Potenciais (OuBaPo). Ela irá acontecer de quinta a domingo, das 14h30 às 16h, na Arena Carlos Trillo, buscando estimular a criatividade dos interessados em produzir arte sequencial. Por fim, depois de quase dois anos, a chance que muitos aspirantes a quadrinistas tanto esperavam chegou: as avaliações de portfólio! Agende um horário para mostrar seus trabalhos para o caça-talentos da Marvel C.B. Cebulski ou para o diretor da DC Larry Ganem. Não perca a sessão de autógrafos da aclamada série Daytripper com os gêmeos VOCÊ TEM QUE VISITAR Fábio Moon e Gabriel Bá, na Os estandes do festival são uma atração à parsexta-feira, entre as 15h e as 17h te da programação oficial do FIQ. Não deixe de conhecer o pessoal do 4Mundo, um grupo que adora trocar experiências sobre a produção de revistas independentes. Procure também pelos criadores do Kaplan Project Comics e experimente uma nova HQ interativa chamada A criatura dentro das sombras. Além de ficar por dentro dos títulos que serão lançados pela galera dos Quadrinhos Dependentes, Pandemônio, Xaxado/Quadro a Quadro, RePara conseguir autógrafos, propública dos Quadrinhos e Trapezistas de Estrada, cure pela programação dos dias e esses espaços são uma ótima oportunidade de horários em que cada artista estará contato entre leitores e autores nacionais. nos espaços reservados exclusivaAlém disso, a revista Graffiti oferece ao público mente para isso. a oportunidade inédita de participar do processo Se você for fazer compras, prefide produção da próxima edição – utilizando dira levar dinheiro em vez de cartão. versas técnicas de impressão artesanal, como caMuitos estandes não oferecem a rimbo, mimeógrafo, molde vazado e spray –, que segunda opção de pagamento. será lançada no último dia do festival.

DICAS PARA CURTIR O FIQ

Leve uma mochila ou bolsa. Como o FIQ ainda não oferece serviço de guarda-volumes ou de chapelaria, mantenha seus pertences sempre perto de você. Se você se inscreveu em alguma oficina, fique atento aos horários, datas e materiais exigidos. Caso não possa comparecer, avise a organização. Se você faz cosplay, nada de armas brancas ou coisas que podem machucar.

FIQ 2011 :: Serraria Souza Pinto (Avenida Assis Chateubriand, 809 – Centro) :: Até domingo, das 10h às 22h :: fiqbh.com.br


ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 10 de novembro de 2011

HTML BÁSICO:

Sugestão de @escuso. Mande seu pedido no raggadrops@ hotmail.com ou @raggadrops

@lucasbaranyi 20 anos, cara de 23, disposição de 60, corpo de 40, humor de 60 e carteira de 15.

Não que você vá acabar de ler esse texto para sentar no computador e criar seu site em 10 minutos. Mas quando você escreve um blog e acaba tendo que resolver problemas nos “bastidores” da internet, uma noção básica de HTML é fundamental.

@TuitteiroAlone Quem nunca se deitou em uma posição confortável para assistir à TV e esqueceu que não estava com o controle não sabe o que é ter ódio de si mesmo. @Na_Kombi Me acusam de matar aula sem eu nem ter aparecido na cena do crime. (@flaviolp) @edinhomalvadeza Dinheiro, paciência e feriado: acabam mais rápido do que a gente gostaria. Boa noite.

01 : Apesar de parecer ininteligível

quando você olha pela primeira vez, o HTML é, na realidade, um sistema bem lógico. Para entender o que está escrito basta procurar as tags (marcadores) principais de qualquer texto. Para reconhecer uma tag, é só procurar por:

@DonaGina Tentar achar o homem perfeito é apenas uma questão de saber. Saber que não existe. @TwiteiroPower 4ª Lei de Newton: o que os olhos não veem o ciúme inventa. @Jimanotsu Lei de Murphy musical: quanto pior a música, mais alto o sem-noção vai ouvir.

02 : Todo título, texto, foto, link

@SabioBrasileiro Regra básica do videogame: o dono da casa é o Player 1.

o editor HTML do blogspot, não entre em pânico. O código que está ali é especialmente complexo porque ele dá instruções muito específicas de tudo que entra nesse post, como tamanho da letra, fonte, alinhamento do texto, onde está hospedada a imagem e qual é o tamanho com que a imagem deve aparecer no texto. Para mudar qualquer coisa, certifique-se de que você está mexendo no texto que está cercado pelas tags, como na imagem ao lado. Assim, você tem a certeza de que não vai quebrar o código, desconfigurando a página.

04 : Na hora de modificar, você pode escrever mais no campo do texto ou aplicar mudanças, como negrito, itálico, underline, riscado etc. Confira na imagem ao lado como é a tag de cada um desses comandos. 05 : Você também pode mudar a cor

e tamanho da fonte colocando antes do texto <font size=”3”> e </font> depois. Para aumentar é só mudar o número, colocando o sinal negativo para diminuir a fonte. Para mudar a cor aplique <font color=”color”> antes do texto trocando o “color” por nomes de cores em inglês, como “red” e “blue”. No final, feche com </font>.

Para aprender a fazer mais com o HTML, vale procurar fóruns e tutoriais. O sistema é bem simples depois que você aprende e não falta gente ensinando todos os passos na internet.

@AnonimoFamoso Se você precisa mudar por causa de um relacionamento, uma certeza: não vai durar muito. @FrasesVersos As coisas seriam bem mais simples se nossas escolhas fossem apenas direita ou esquerda. @VALERIA_BANDlDA Pensamento do dia: até um pedaço de pão tem mais miolo que muita gente.

POR Glauco Bertú

BATTLE

Divulgação

03 : Da próxima vez que você abrir

IMAGENS: REPRODUÇÃO DA INTERNET/BLOGSPOT.COM

etc estarão cercados por tags. Para marcar o início você terá <html>, por exemplo. Para marcar o fim, entra uma barra antes da palavra:

FIELD 3 O fim deste ano está repleto de grandes lançamentos. Um dos que agitaram o úlimo mês foi Battlefield 3, o aguardado jogo de guerra da Dice focado em multiplayer, que segue os passos das edições anteriores para criar algo maior e melhor. Quando se fala de Battlefield, o que importa mesmo é o jogo on-line. Mapas enormes, movimentação bacana, veículos, e acima de tudo o feeling tenso de estar numa guerra de verdade. Na série principal, a novidade é a existência de um modo campanha, que quem já experimentou garante que

não é grande coisa (sobretudo por conta dos desnecessários quick-time events), mas ainda assim vale a pena ser jogado. Para fechar o pacote, o trabalho estético do jogo é impecável, com gráficos estonteantes – mesmo em configurações baixas – e sons igualmente bem trabalhados. Battlefield 3 está disponível para Xbox 360, PS3 e PC e já pode ser comprado pelo país afora ou pelo Origin, a plataforma de distribuição digital da Eletronic Arts.


raggadrops.com.br

STOCK.XCHNG

engenheiro de minas A engenharia de minas é o ramo que atua na área de pesquisa, identificação, aproveitamento e extração dos recursos minerais. Isso é, se você se interessa pela origem e composição das rochas, pelo ramo da mineração e ainda topa encarar uma faculdade cheia de cálculos e matérias exatas, essa

Aos 9 anos de idade André Mendonça já sabia o que queria: montar uma banda. E não demorou nada para que a vontade se transformasse numa realidade. Com o conselho do pai, André apresentou a ideia para os professores da escola de música onde estudava. Os melhores alunos foram recrutados para compor a banda e pronto: a semente foi plantada. André, que hoje tem 15 anos, começou cedo a gostar de rock. “Meu pai era músico e eu escutava muito os CDs que ele tinha no carro”, ele conta. De Black Sabbath a Led Zeppelin, o futuro guitarrista absorvia tudo. Na banda Pleiades é ele quem compõe. “As músicas sou eu que compõe. Faço a base e alguns arranjos”, explica, “e a vocalista (Cynthia Mara) faz as letras”.

A banda, que na época ainda não tinha nome, chegou a mudar de formação, mas a proposta sempre foi tocar rock. Depois de ser batizada Pleiades, virou um dos grandes novos nomes da cena do rock brasileiro, elogiados por ninguém menos que Andreas Kisser, e tem um currículo de dar inveja a muito músico profissional. Além de abrirem shows para o Deep Purple e Nightwish, a banda já dividiu o palco com Sepultura, Steppenwolf, Krisiun, André Matos, e outros. Prestes a lançar o primeiro clipe, da música Fire, fire!, estão a todo vapor. E André afirma: “pra fazer essas coisas não tem muito segredo. Tem que acreditar que um dia vai dar certo e correr atrás mesmo”.

André

Mendonça

ARQUIVO PESSOAL

é a profissão certa pra você. Para tornar-se um engenheiro de minas, você precisa concluir o curso na faculdade, que tem duração de cinco anos. Depois de formado você já está pronto para entrar no mercado. De acordo com Maria Eugênia Monteiro, engenheira de minas do Cetec (Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais), o piso salarial é de R$ 4.632, mas o contracheque depende do seu grau de qualificação – então, um mestrado e um

doutorado contam bastante no final do mês. O profissional pode trabalhar na área de pesquisa, caracterização (identificação), lavra (gerenciando a extração do minério) e processo (separação e concentração do material). O engenheiro pode atuar em empresas públicas ou privadas e precisa estar sempre atento à responsabilidade ambiental, tentando minimizar os impactos da extração mineral na natureza.

Como saber se o menino de que eu gosto está a fim de mim ou se ele é apenas gente boa com todo mundo? Vamos por partes. Em primeiro lugar, você tem que responder sinceramente a uma pergunta: esse garoto trata você diferente ou você apenas quer acreditar nisso? Porque, se gostar mesmo de você, ele vai dar alguns toques de que quer mais do que apenas amizade... O jeito mais fácil de perceber isso é se colocando na situação inversa. Quando esse garoto chega, você o trata exatamente como trata os outros meninos? Aposto que não! Tenho certeza de que pra ele você guarda um olhar mais demorado, um sorriso especial, um carinho a mais. Então, basta comparar. Ele pode até ser “gente boa” com a galera, mas se ele realmente gostar de você, vai se esforçar mais, afinal quer conquistar você. Portanto, tudo que você tem que fazer é observá-lo. Você pode fazer um teste. Faça alguma pergunta para ele sobre qualquer coisa que você sabe que ele gosta e observe se ele vai apenas dar uma resposta rápida ou se vai estender o assunto. Pode ser sobre um livro, um filme, uma banda, um lugar... O importante é sentir a reação dele, ver se ele passa a impressão de que quer ficar o resto da tarde falando sobre aquilo com você, ou se vai responder apenas por educação, como se não visse a hora de se livrar. No dia seguinte, peça a uma amiga para também fazer uma pergunta no mesmo estilo e depois contar se ele agiu da mesma maneira. Se ele tiver sido mais simpático da primeira vez... ponto pra você! Fofa, tomara que esse amor seja recíproco e que vocês dois resolvam isso bem depressa! Depois escreva me contando, tá? Beijocas da Sam! Esta coluna é escrita por Paula Pimenta, inspirada na personagem Sam, de seu livro Minha vida fora de série. Ela também é a autora da série Fazendo meu filme. Mande sua pergunta para raggadrops@hotmail.com.

paulapimenta.com.br // @paulapim


raggadrops.com.br

ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 10 de novembro de 2011

BIOGRAFIA DA CANTORA MINEIRA É LANÇADA EM BELO HORIZONTE

A autora do livro, Sabrina Abreu, e Lu Alone

FOTO SHITAM: MARCO MENDES/DIVULGAÇÃO

MARCUS CASTRO/DIVULGAÇÃO

POR Flávia Denise de Magalhães Lu Alone sempre quis ser cantora. Mas antes que ela pudesse se apresentar para o mundo e se transformar na celebridade teen que promete deixar sua marca na música, ela viveu uma história digna de um conto de fadas. É essa a história que o livro Lu Alone: até aqui, escrito pela editora da Revista Ragga Sabrina Abreu, conta. “A Lu não é uma menina normal de 18 anos. Ela tem uma história extraordinária”, instiga Sabrina. Quando era criança, mostrava a voz sempre que podia e já compunha suas próprias músicas. Porém, apesar do seu desejo de ser cantora, a garota enfrentou uma grande resistência em casa. O pai dela, o empresário Ian Alone, não aceitava a escolha de profissão. Muito preocupado com o futuro da filha, ele tinha um “mantra”: ela seria médica cantora, advogada cantora, astronauta cantora, mas não só cantora. Quando Lu fez 15 anos, gravou um vídeo mostrando seu talento e colocou no YouTube. Com mais de 140 mil visualizações, Ian começou a perceber que ela talvez pudesse ter uma carreira real como cantora. Entrou em contato com um produtor musical e pediu que ele avaliasse o talento da filha. Com a resposta positiva do produtor, restou uma dúvida para a família de Lu. Eles tinham medo de ela entrar no mundo da música para rapidamente aderir à máxima “sexo, drogas e rock’n roll”. Para decidir de uma vez por todas se a garota poderia seguir a carreira ou não, procuraram um antigo amigo, da época que toda a família morou nos EUA. Joe Jonas tinha sido professor de Lu, que é da mesma idade que seu terceiro filho, Nick. Ian ligou para Joe e marcou uma viagem com a filha para consultar o pai dos Jonas Brothers. “Ele falou para ela: ‘Lu, agora é a hora da verdade. Se ele falar que se arrependeu de deixar os filhos entrarem nesse mundo eu vou cancelar tudo e já era’”, conta Sabrina. Para extremo alívio dos fãs de Lu Alone, Joe Jonas

REPRODUÇÃO

LU ALONE não se arrependia. “Ele disse que é legal, que os meninos são felizes e que tem que investir no dom deles mesmo. Mas ele falou que tem que ficar de olho, não deixar o filho sozinho nesse meio.” E assim começou a saga da garota que já abriu shows de Demi Lovato, Isa TKM e Drake Bell no Brasil. Para saber mais da vida extraordinária da cantora teen, confira o lançamento da Editora Leitura.

PRÉ-LANÇAMENTO 18 de novembro, às 19h, na Leitura Pátio, com direito a pocket show e seção de autógrafos

Concorra a 10 exemplares autografados de Lu Alone: até aqui no @raggadrops!

PRO

MO ÇÃO

A banda Shitam e o Ragga Drops dão um iPod para você! Corra no @raggadrops e responda:

QUAL É A BANDA QUE DÁ UM IPOD COM SUAS MÚSICAS PARA VOCÊ?


Ragga Drops #194  

Confira o nosso guia de sobrevivência ao FIQ 2011!

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you