Page 1

>> quinta-feira, 2 de junho de 2011

raggadrops.com.br

O que fazer se você acha que está grávida >> Scott Pilgrim >> Você quer ser físico nuclear?

Está com dificuldade para estudar? O Ragga Drops mostra para você como as horas de estudo podem render mais págs 4 e 5

ILUSTRAÇÃO: Drin Côrtes

MSN >> raggadrops@hotmail.com


(31) 3225-4400

POR Izabella Figueiredo EUGÊNIO GURGEL//DIVULGAÇÃO

ALGAZARRA Para os que querem um arraial diferente, a dica é a Algazarra. Na sua edição Arraiá Pop, a festa traz danças e comidas típicas e muita música pop, em um modelo já testado nas edições anteriores. Sem esquecer que o dress code é junino, ou seja, garantia de muita diversão. Sexta, a partir das 23h Up Emusic Info: on.fb.me/algazarrafesta

POWER TRIO

Hoje, a partir das 20h //Butiquim Santo Antônio// Info: 3297-3846

ARRASTA-PÉ CHIQUE Neste sábado, para comemorar seus 50 anos, o PIC Pampulha promove um tremendo arrasta-pé com atrações como a dupla Chitãozinho e Xororó e a mais nova queridinha da MPB, Paula Fernandes. Para completar a festa, DJs e apresentação de quadrilha prometem esquentar a folia. Sábado, a partir das 19h PIC Pampulha Info: pic-clube.com.br/arraia2011/

EUGÊNIO GURGEL/DIVULGAÇÃO

Aproveitando a vinda de Paul McCartney ao Brasil, os fãs dos inesquecíveis The Beatles não podem perder hoje a apresentação da banda 3 of Us no Butiquim Santo Antônio. O repertório inclui hits indispensáveis dos garotos de Liverpool para fazer o público curtir e cantar junto. Vale a pena conferir!

MARCOS VIEIRA/DIVULGAÇÃO

Ragga agência de comunicação integrada

POR Ricardo Tokumoto

DIVULGAÇÃO

Twitter: @raggadrops

DIRETOR GERAL Lucas Fonda . DIRETOR DE MARKETING E PROJETOS ESPECIAIS Bruno Dib . DIRETOR FINANCEIRO J. Antônio Toledo Pinto . GERENTE DE COMERCIALIZAÇÃO E MARKETING Rodrigo Fonseca . EDITORA Flávia Denise de Magalhães . JORNALISMO Sabrina Abreu e Bruno Mateus . ESTAGIÁRIOS DE JORNALISMO Diego Suriadakis e Izabella Figueiredo . DESIGN Marina Teixeira, Anne Pattrice e Bruno Teodoro . FOTÓGRAFOS Bruno Senna, Carlos Hauck e Ana Slika . NÚCLEO WEB estagiários Lucas Oliveira e Damiany Coelho . ARTICULISTA Lucas Machado. COLABORADORES Glauco Bertú, Ricardo Tokumoto e Tomaz de Alvarenga

raggadrops@hotmail.com

ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 2 de junho de 2011

ARRASTA-PÉ CHIQUE II No mesmo dia, porém do outro lado da cidade, outra festa junina promete agitar Belo Horizonte. O Arraiá do Expressinho, no Mix Garden, oferece bebidas e comidas típicas para seus convidados, além de show do sertanejo Paulinho Alabart. Nas picapes, o som fica por conta de Vinicius Amaral e Carlos Kroeff. Sábado, 23h //Mix Garden//Info: 3281-2779


raggadrops.com.br MANDA O SEU

DIA D: Confira estas e outras fotos de quem estava lá: raggadrops.com.br FOTOS: CARLOS HAUCK/ESP. EM

SE TUDO DER ERRADO COLÉGIO SANTO ANTÔNIO

........................................................ Bruna Vilela (17) e Mariana Gouveia (18) ............. Dominique Lacerda (17) , Érica Isidi (16) e Ana Júlia Burrini (17) ................................... Fabiano Ferreira (16) e Rodrigo Valente (18)

Fátima Machado (18), Marina Romanelli (18) e Alice Meirelles (18) .......Francisco Amaral (17), Thaís Carmona (17) e Laura Batitucci (16) .............Helena Gontijo (17), Isabella Alves (17) e Lorena Ventura (17)

..................................................... Lucas Gauzzi (17) e Gabriel Pacini (17) ...................................... Lucas Xavier (16) e Patrícia Sampaio (17) .................................................. Marco Antônio Machado (17) e Isabela Miaw (17)

........................................... Nemam Murad (17) e Gutemberg Andrade (17) ......... Rachel Fraga (17), Amanda Silva (17) e Julia de Castro (17) ...................................................... Sther Rodrigues (17) e Felipe Araujo (18)


ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ja estudo

Reunimos dicas para ajudar você a se dar bem na próxima pro

Nem todo mundo consegue prestar atenção na aula, fazer anotações sobre os pontos principais e rever o conteúdo todo para, em seguida, fazer o dever de casa, anotando as principais dúvidas. Para alguns estudantes, aprender – ou decorar – o conteúdo pode ser uma tarefa das mais estressantes. É por isso que a equipe do Ragga Drops foi atrás de dicas que você talvez ainda não conheça para ajudar na nota antes que seja tarde demais para recuperar a média perdida.

Ao longo dessas páginas você vai encontrar diversas ideias para se manter calmo e concentrado, mas lembre-se: o importante é descobrir o que funciona para você. Algumas pessoas trabalham bem com um esquema rígido que determina a que horas estudar cada matéria. Outras preferem dedicar as horas de estudo do dia à matéria sobre a qual terão prova no dia seguinte. Cada pessoa tem seu ritmo e sua forma de trabalhar. Descubra qual é o seu!

Durante a aula Você já teve que acordar, colocar o uniforme e ir até o colégio. Aproveite que já está lá e use o tempo da aula bem. Para muitas pessoas, prestar atenção ao que o professor diz é a melhor forma de estudar. Somos capazes de processar informações quatro vezes mais rápido do que somos capazes de falar. Durante a aula, isso pode dificultar prestar atenção. Para evitar “viajar” enquanto o professor fala, o ideal é descobrir o que ajuda você a se manter focado. Sentar na frente é uma boa ideia, uma vez que você não vê o que os colegas estão fazendo e é obrigado a prestar atenção no professor. Escute as perguntas dos seus colegas. A dúvida deles pode oferecer um ponto de vista sobre a matéria que você não tinha

pensado – e que ajuda você a entender. Fazer anotações é outra boa forma de se manter concentrado no que é dito. Durante a aula, não adote uma postura passiva, segurando o queixo, ouvindo a aula e acompanhando o professor com o olhar. Escreva o que está sendo dito, anote dúvidas e perguntas, tente relacionar o conteúdo do dia ao que você aprendeu em capítulos anteriores. Deixe margens grandes no seu caderno. Depois que anotar o conteúdo do dia, releia e faça adições ao que você escreveu ou esclareça pontos nos quais sua explicação ficou confusa. Pergunte ao professor sobre a prova. Ela será de múltipla escolha? Qual matéria vai cair?

em casa Antes de começar a estudar em casa, descubra que hora do dia você rende mais e onde consegue se concentrar com mais facilidade. Vale até estudar de madrugada na cozinha. Quando se sentar para estudar, divida a matéria em blocos de 20 minutos. Dessa forma, mesmo se você estiver cansado ou a matéria for tão grande que você nem sabe por onde começar, entender que você vai terminar a atividade em 20 minutos será sempre um incentivo para estudar. Elabore metas reais para os seus estudos. Você não vai conseguir revisar a matéria de um ano em duas semanas, mas consegue estudar um capítulo em alguns dias. Faça intervalos durante sua hora de estu-


raggadrops.com.br

POR Flávia Denise de Magalhães

ova

ILUSTRAÇÕES: Drin Côrtes

ou hoje? A hora da prova Ao estudar para uma prova, revise seu material (textos e anotações) com calma e faça uma lista do que você já sabe. Dessa forma, poderá focar seus esforços no que ainda não sabe. Anote suas dúvidas e as leve ao professor ou a um colega. Quando chegar à escola para fazer a prova, evite colegas que sempre ficam ansiosos. Não leve cola para a prova. É provável que você fique ainda mais ansioso tentando esconder o papel. Além disso, as chances de ser pego e ter a prova zerada não valem o esforço.

dos. Ficar 10 minutos livre a cada 20 minutos de estudo não é procrastinar, é um intervalo válido que vai ajudar você a estudar durante mais tempo no total. Se você sempre tira intervalos longos, planeje o seu dia ao redor disso. Aproveite esse tempo para conversar com amigos, sair de casa, fazer um lanche e depois volte para a mesa de estudos – sem culpa. Quando terminar um capítulo, finja que está ensinando o conteúdo para outra pessoa – irmãos mais novos ajudam muito nesse ponto. Quando você tem que elaborar oralmente o que tem estudado no livro, você percebe facilmente quais pontos ainda não entendeu. Comece um grupo de estudos. Não confunda essa dica com ir estudar na casa de um ami-

go. O grupo de estudo é um grupo de pessoas no qual cada pessoa é boa em uma matéria diferente e está disposta a ensinar o que sabe para os demais. Revise exercícios e provas e entenda por que você errou um determinado exercício. É muito comum errar vários exercícios porque há um ponto que não está claro. Quando você identifica qual é problema, pode trabalhar para esclarecê-lo. Quando você estiver muito cansado, pare de estudar e durma. Ninguém ganha pontos na prova porque ficou estudando de madrugada no dia anterior.

se der branco Respire fundo e tente relaxar. Comece pelas perguntas mais fáceis. Assim você garante a média na prova antes de ficar ansioso por causa das difíceis. Foque sua atenção completamente na pergunta que está à sua frente. Releia o que está escrito inúmeras vezes, bem devagar. Escreva em uma folha de rascunho o que lhe vier à mente. O ato de escrever pode ajudar a elaborar a resposta correta.

Fontes: Flávia Urbano, coordenadora da 7ª série do ensino fundamental ao 3°ano do ensino médio do Colégio Loyola; Fernanda Wendel, autora do livro Estudar: qual o segredo?; Bureau of Study Counsel da Universidade Harvard.


ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 2 de junho de 2011

RAFAEL ROCHA/DIVULGAÇÃO

POR Tomaz de Alvarenga

@raphaelcrespo Só eu acho que as piadas com penteadeiras vão durar mais do que A banda mais bonita da cidade? Se é que já não estão durando... @janessacamargo Alguém tem um site de guru financeiro que te ajuda a parar de gastar com porcaria? Tem um do iPhone q não sei mexer. @VodkaTonight A diferença entre “gostar”, “estar apaixonado” e “amar” é a mesma diferença entre “agora”, “por enquanto” e “para sempre”. @Djlaylsonmaia Malandro é o Harry Potter, que só pega bruxa e continua bem na fita.

REVOLUÇÃO A banda Apanhador Só é hoje, sem dúvidas, uma das melhores do país, graças ao irrepreensível álbum de estreia de mesmo nome, lançado ano passado. Agora, retorna com um projeto inovador, que apresenta em Belo Horizonte no dia 22, o Acústico-Sucateiro. As músicas são disponibilizadas de graça no site oficial ou por meio de fitas cassete. Exatamente: fitas cassete. Você pode comprá-la ou trocar cinco fitas cassete novas ou usadas, em bom estado, por uma fita desse projeto com 10 músicas, sendo uma inédita. O mais legal é que as músicas da banda ocupam todo o lado A da fita.

O lado B é preservado da fita original do doador, gerando curiosidade. O conteúdo também inova. Gaiola, sacola de supermercado, faca de cozinha, molho de chaves, panela se misturam aos violões, surdo, teclados de brinquedo e dezenas de outros objetos, tornando único. As músicas ganharam versões inovadoras. Um rei e o Zé, por exemplo, deve ser a única bossa nova criada com ralador de queijo, cantil de escoteiro, surdo, pilão e latão de legumes. E o mais bizarro é que funciona. A reação não é outra, senão surpresa.

Olha isso >> www.apanhadorso.com

@MichaelBS1935 O Twitter não seria um tipo de loucura ??? Na maior parte do tempo falamos só..............isso é patológico? @AmigoColorido Troco amigos falsos pelo início das férias hoje. @mikeavelico Tô com muito trabalho acumulado aff. Preciso daquelas nerds escravas que toda patty em seriado tem. @alexprimo Minha memória é tão ruim, tão ruim, tão ruim, que até agora não consegui decorar a letra da música Oração! @LitaRee_real Procuro um DiscMan. Sei q é coisa d dinossauro, mas eu sou um dinossauro. @revistamad “Para bom entendedor, Chico é Francisco.” #ditados

POR Glauco Bertú

bit.ly/trailermuppets >> Trailer do filme The Muppets. bit.ly/piramidefail >> A maior pirâmide de dominós do mundo... Ou quase. bit.ly/direitosnerds >> Direitos e deveres dos nerds.

nho, tendo o relógio como oponente. Foi adicionado o divertido modo Gymkhana, composto por pistas de obstáculos que testam a habilidade de controlar o carro e fazer manobras em espaços reduzidos. Para fechar, o jogo traz controles bastante precisos e um número impressionante de carros e pistas. A versão para PC de Dirt 3 já se encontra à venda na plataforma Steam. As outras versões devem chegar ao Brasil no mês que vem.

IMAGENS: REPRODUÇÃO DA INTERNET

Apesar da quantidade de jogos de corrida que temos nos consoles da geração atual, poucos se aventuram no mundo das corridas off-road. Para suprir a necessidade, a Codemasters lançou – para PC, PS3 e Xbox 360 – Dirt 3 na semana passada, que chega com personalidade e fazendo jus ao nome da franquia. Como era de se esperar, Dirt 3 segue à risca a formula já bem estabelecida pelas duas primeiras versões, mas com alterações significativas. Os eventos indoor introduzidos na segunda edição continuam existindo, mas o foco voltou a ser as clássicas corridas de rally, onde se corre sozi-

DIVULGAÇÃO

Dirt 3

POR Mell Lidell

bit.ly/minicomida >> Miniaturas de comidas e bebidas. bit.ly/serrotesimpsons >> Tema de Os Simpsons tocado com um serrote. bit.ly/bandamaiszoada >> A banda mais zoada da Internet.

tudoemgeral.blog.br // @tudoemgeral


raggadrops.com.br MANDA O SEU

IMAGEM: REPRODUÇÃO DA INTERNET

físico nuclear A usina nuclear não é o único local onde um físico nuclear pode exercer sua profissão. É isso que garante o pesquisador e supervisor do reator TRIGA IPR-R1 do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN), Fausto Maretti Júnior.

Quem se unir a ele na profissão poderá trabalhar no setor industrial nuclear, na prospecção de mineral uranífero, ajudar no desenvolvimento nuclear em outros ramos da ciência, trabalhar em pesquisas ou dar aulas em universidades. Apesar do grande leque de atuações, ele avisa que o campo é restrito e são poucos os físicos nucleares que se mantêm no cargo tempo bastante para ganhar além dos R$ 3 mil, que é o salário inicial do campo. Para aumentar

POR Claudia Marques – Psicóloga/Sexóloga – (31) 3225-0370

O que fazer quando você acha que está grávida? A camisinha estourou, a tabelinha a deixou na mão ou você simplesmente tem uma suspeita que a mantém acordada durante a noite. Será que você está grávida? A gravidez geralmente ocorre quando a mulher tem relações sexuais no período fértil sem o uso de algum método contraceptivo. Nesse caso, ela desconfia que esta grávida quando ocorre atraso ou ausência de menstruação, enjoo e vômitos pela manhã, urina com maior freqüência, aumento dos seios e do bico, sensibilidade mamária, as veias se tornam aparentes e há aumento da secreção vaginal. Porém, mesmo se você está certa de que está grávida a confirmação da gravidez só pode ser feita pelo médico ginecologista, que pedirá exames e fará a avaliação clínica para confirmação ou não. Caso a gravidez seja confirmada, a mulher será orientada pelo médico a fazer o pré-natal. Ela deve contar com o pai da criança durante todo o acompanhamento pré-natal, participar de grupo específico para adolescentes gestantes e seus parceiros, bem como a preparação para o parto, o puerpério, a amamentação, os cuidados com o recém-nascido, orientação sobre o desempenho do papel de pai e mãe e acompanhamento psicossocial. A gravidez na adolescência pode gerar sentimentos de medo, insegurança, desespero, desorientação e solidão. Isso principalmente no momento da descoberta da gravidez, se essa não foi planejada. Por isso é importante o apoio à adolescente que engravida e ao seu parceiro, criando condições para que esse processo não resulte em problemas físicos e emocionais para ambos.

A gravidez na adolescência pode gerar sentimentos de medo, insegurança, desespero, desorientação e solidão

suas chances, só persiga a profissão se curtir física pura, cálculo, ciências em geral e ter disposição para estudar muito, que o curso de física é um dos mais puxados. Se você está decidido a ser um físico nuclear, o caminho começa com a graduação em física em uma faculdade brasileira. Para se especializar na área é preciso completar a educação com curso de especialização ou pós-graduação na área nuclear, que são oferecidos em Minas, no Rio e em São Paulo.

POR Flávia Denise de Magalhães dzai.com.br/blog/livrolivre

@bloglivrolivre

como escrever um livro Para algumas pessoas que curtem sentar com um livro e passar horas lendo, começar a escrever é um passo natural. Mas, na hora de pegar a caneta e colocar as ideias no papel, a maioria descobre que, enquanto ler é uma atividade passiva, escrever é trabalho duro e juntar palavras para fazer um conto ou um romance é mais difícil do que parece. Com o objetivo de incentivar jovens escritores a se aventurarem pelo mundo da escrita, a autora de Crônicas de Spiderwick, Tithe e White cat, Holly Black, fez um diário enquanto escrevia Black heart. Ela admite escrever devagar e que seus livros são curtos, mas não há dúvidas de que eles são bons. “No começo, estabelecia metas com capítulos (ou uma porcentagem deles), mas decidi que iria escrever mil palavras por dia. Conheço pessoas que escrevem 10 mil palavras por dia e outras que escrevem 350 diariamente, sem falta – o importante é funcionar pra você!”, explica a escritora. O livro demorou quatro meses para ser escrito e totalizou 65.800 palavras – segundo ela, acrescentaria mais 10 mil durante a revisão. O mais curioso é ver que nem sempre conseguia chegar ao seu objetivo. Tinha dias em que ela viajava, ia à casa de amigos, em aniversários da família e não podia escrever, mas sempre retornava ao computador. Uma grande inspiração para quem quer começar a colocar histórias no papel. OLHA ISSO >> Confira o diário de Holly Black

bit.ly/escritablack


raggadrops.com.br

ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 2 de junho de 2011

SUPER-HERÓI IMPROVÁVEL REPDRODUÇÃO

Último livro da série Scott Pilgrim chega ao Brasil

Scott Pilgrim é um garoto como qualquer outro geek que vemos por aí. Aos vinte e poucos anos, o personagem da série de quadrinhos Scott Pilgrim contra o mundo não poderia estar vivendo uma vida mais sem graça. Severamente criticado pelos membros de sua banda, Sex Bob Omb, por viver um relacionamento morno com uma chinesa excêntrica de 17 anos, o canadense vê sua vida virar de ponta-cabeça quando conhece Ramona Flowers, misteriosa americana recém-chegada ao Canadá. É a partir do primeiro encontro de Scott e Ramona que a história ganha uma dinâmica completamente diferente, principalmente porque – surpreendentemente – a americana acaba gostando do garoto e os dois começam a sair. A história de Pilgrim e Ramona poderia até ser um belo romance se o passado da garota não se posicionasse como obstáculo para a relação dos dois se desenvolver. Ramona tem

sete “ex-namorados do mal” e, no maior estilo super-herói, Scott tem que enfrentar cada um deles para viver em paz com a amada.

Sucesso em HQ, fracasso nos cinemas De autoria do canadense Bryan Lee O’Malley, as aventuras de Pilgrim foram publicadas originalmente em seis volumes. Entretanto, no Brasil a história chegou condensada em três, o último lançado recentemente, no fim de maio. Assim como no resto do mundo, não demorou para que o garoto nerd conquistasse o público. “O que mais me encanta nas histórias de Scott é a imprevisibilidade dele. Ele é muito lento e cabeça oca”, diverte-se o fã Guilherme Cordeiro, de 18. A série de Scott atingiu tamanho êxito que até um longa-metragem baseado nos livros foi lançado. Com Michael Cera (Juno) como Scott e Mary Elizabeth Winstead (Premonição 3) como

Ramona Flowers, o filme não foi tão bem nas bilheterias. “Tanto os quadrinhos como o filme apelam para a população geek, que ainda está crescendo. Não é uma história que interesse a adultos, por exemplo”, justifica o vestibulando Mateus Manginelli, de 18. Devido ao fracasso do longa em países como EUA e Canadá, a produtora Paramount decidiu não lançar o filme no Brasil. Foi aí que os fãs brasileiros da série resolveram se juntar e fizeram uma movimentação no Twitter exigindo que o filme fosse exibido nas salas nacionais. Depois de os tietes brasileiros infestarem seus Twitters com a hashtag #ScottPilgrimnoBrasilNOW, a Paramount decidiu lançar o filme por aqui. “Mesmo assim, lançaram apenas em São Paulo e no Rio, com apenas duas cópias”, lamenta Guilherme Cordeiro. Para os fãs, um dos motivos que causou o fracasso de Scott Pilgrim nos cinemas foi o fato de o filme ter sido lançado antes do último volume da série, premeditando assim o fim. “O diretor e o roteirista não sabiam como a história acabaria e nem o autor da série sabia como seria o fim. Faltou um pouco de autenticidade aí”, complementa Guilherme.

Finalmente no Brasil OS LIVROS Para os que ficaram curiosos com o verdadeiro fim das aventuras de Scott, o terceiro e último livro da série finalmente chegaram ao Brasil. Nele, um Scott mais maduro tem que lutar contra os gêmeos Katayanagi para manter sua relação com Ramona. A questão é que a garota começa a agir estranhamente ao receber mensagens de celular, cartas suspeitas e fica diferente toda vez que Gideon, o vilão mor de todos os “ex-namorados do mal”, vira assunto da conversa. Quem leu recomenda.

Ragga Drops #171  

O Ragga Drops te mostra como as horas de estudo podem render mais.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you