Issuu on Google+

ANO I Edição nº 03 Março / 2011

Adeus barriga!! E MAIS... tESTE, mODA, bELEZA e muita DIVERSÃO!

X

Namoro

Amizade

Gravidez fora de hora. E agora? entrevista COM AS SUPERMENINAS

Lipstick #Indicomuito! R@dar Teen 1


TESTE

Eu quero! 2 R@dar Teen

Papo Reto Por aí!


da redação 04____FASHION

Look ideal para as aulas

Mais uma de muitas outras

E

ssa é a terceira edição da Radar Teen de muitas outras, que temos certeza que ainda virão. Essa edição está cheia de surpresas, novidades e muita informação para você que adora se embelezar e arrasar por onde passa. Você poderá conferir nas próximas páginas, o look ideal para a volta as aulas, os estilos marcantes de Taylor Swith e da Selena Gomez, conhecer uma menina linda e estilosa na garota do Mês. E tem muito mais! Você vai ficar por dentro dos assuntos como sexo seguro, ela ainda é virgem, adeus barriga, como se dar bem na escola e vários outros que vão fazer você ficar por dentro desse universo teen. Além disso, você vai conferir uma entrevista exclusiva com a Banda Lipstick e com a Banda RhazaRock que estão explodindo de sucesso e tendo cada vez mais fãs. E se você acha que parou por aí, está enganado! Confira as próximas páginas e saiba que tem muito mais para você se manter informado com todos os tipos de assunto que você quis que tivesse na sua Radar Teen de março, afinal, quem faz a revista, é você! Aproveite e boa leitura!!!

06____CONECTADO De olho nelas!

08__#FICADICA Previna-se

10____EU QUERO! All Star!

12____E AGORA? 2011 e a escola!

14___RADAR GIRL Namoro x amizade

16___RADAR BOY Ela ainda é virgem. E agora?

18__PAPO RETO

O planeta pede ajuda!

20__MEU ÍDOLO Lipstick

24___INDICO MUITO Banda Rhaza

27___TESTE Vocês combinam?

28__LINDA As meninas superpoderosas

30___CURIOSIDADES NX Zero

32___POR AÍ!

As praias brasileiras

Muitos cliques! Equipe Radar Teen! @radarteen

EXPEDIENTE Editora e Jornalista Responsável:

Natália Schener MTB: 56.804 Diretora de Arte e Diagramadora:

Gisele do Nascimento Chagas Colunistas:

Felipe Schmieder (Repórter) Sérgio Henrique (Consultor de moda e designer) Radar Teen é uma publicação mensal independente. Distribuição on line gratuita. Todos os direitos reservados.

34____PROFISSA

Enfermagem

36__SE LIGA! Adeus Barriga!

37____NOS 18!

#vemnimim2011

38____HORÓSCOPO Para você que deseja receber a revista todo mês no seu e-mail, mande para radarteenweb@gmail.com o seu endereço de e-mail e nome completo e receba mensalmente a nossa revista completa para você ficar por dentro do universo teen e todas as novidades. E não esqueça que estamos no twitter com diversas promoções. Siga-nos! @radarteen

R@dar Teen 3


fashion

Look ideal para As aulas começaram de novo, mas o look NÃO pode continuar o mesmo

C

ada ano que passa, muda-se de sala, conhece novos amigos e claro, novos gatinhos e para arrasar nesse ano, que tal caprichar no look do ano? Confira então as dicas para abalar e tirar a atenção daquele gatinho que ainda vai aparecer na sua sala. Não importa onde ou em que horário você estude, a escola é o lugar para ser básica e deixar os exageros bem longe de lá. O ideal é deixar o rosto o mais livre e limpo possível, principalmente na região dos olhos. Para deixar o visual com o seu estilo, abuse dos acessórios, como tic-tac, tiaras, presilhas e elásticos. As tranças e o cabelo preso também são penteados bem práticos e que ficam superlegais.

FASHION AULAS

+

4 R@dar Teen


O rabo de cavalo

pode quebrar o cabelo por culpa do elástico. Para evitar que isso aconteça, procure não usar elásticos de silicone e que tenham acabamento de metal. Os melhores são as marias-chiquinhas e elásticos inteiriços. O maior cuidado deve ser tomado na hora de prender, para que na remoção do elástico um fio não embole no outro, causando a quebra. Gel ou pomada são grandes aliados para deixar qualquer penteado perfeito. Porém, deve-se usar pouco produto para que o aspecto do cabelo fique natural. Aproveite a temperatura amena para usar acessórios como boinas, bandanas e faixas, pois são itens que estão super na moda.

Foto:www.todaperfeita.com

CHAME A ATENÇÃO:

outra chance para se diferenciar é na escolha do esmalte. Os coloridos como verde, azul e rosa dão mais vida ao visu! Para quem não pode usar esmaltes tão ousados na escola, use clarinhos em tons de rosa, com desenhos de florezinhas, estrelas e até mesmo uma francesinha.

Foto:www.dasgurias.com

Foto: priconfessions.blogspot.com

arrasar na aula!

No make,

nada de exageros. Um gloss ou batom bem clarinho já dão uma aparência bem legal. Mas se você não abre mão de fazer a maquiagem completa da pele pode usar uma base, um pouco de blush, um rímel incolor e sombra em tons pastel.

NÃO SE ESQUEÇA:

procure deixar o seu rosto o mais natural possível. Se você quer mostrar estilo, aposte na criatividade dos acessórios, como cintos, bolsas, brincos, pulseiras e colares. Procure aprender novos penteados e tenha coragem de sair da rotina. R@dar Teen 5


conectado!

De olhos

T

abertos

aylor consegue traduzir muito bem sua personalidade em um estilo, independente de qual seja a tendência do momento. Para suas produções não caírem na mesmice, ela acerta ao pegar emprestado os itens de outros estilos, como o hippie e o country, que também faz parte da história dela. Para a Taylor, festa é sinônimo de brilho! Ela adora vestidos com aplicações de paetês e cristais e não tem medo de ousar nisso. Para a produção não ficar over, Taylor deixa mesmo o destaque para o brilho: economiza nos acessórios, e usa sapatos mais discretos. * Fora do tapete vermelho, Taylor aposta em looks descontraídos, mas que não têm nada de largados! Batas, vestidos e rasteirinhas com jeitinho hippie ajudam a descontrair o look que é a marca registrada da cantora. * Do tapete vermelho ao dia-a-dia, há sempre um toque feminino nas produções dela: seja uma estampa fofa de flor ou laço, um decote em formato coração, uma headband ou uma peça como vestido ou saia. Isso faz com que seu estilo se torne marcante e crie essa identidade forte com a personalidade dela. O que ela mais usa: Vestido! Superconfortáveis, eles acompanham a cantora no dia-a-dia e basta um salto para transformar o look para uma festa! Toque country: Taylor é superligada em suas raízes e vira e mexe entram em cena peças como botas estilo montaria, cowboy e em xadrez. Sapatos clássicos: peep toe prata e sandálias metalizadas de tirinhas são as escolhas dela para as ocasiões mais formais. Clássicas, combinam com o

Taylor Swift

estilo delicado da cantora!

6 R@dar Teen


nelas!!!! No cotidiano, a atriz é sempre vista de calças jeans de várias lavagens: clara, escura, black, xadrez e até mesmo de oncinha! Aliás, essa é uma estampa que ela usa bastante. Ela também gosta de camisetas divertidas com frases e estampas vintage. Quando quer um look mais elaboradinho, Selena Gomez investe em tops florais, de tecidos mais leves, ou então joga uma terceira peça no look jeans mais camiseta, como um colete ou um lenço grande no pescoço. Fórmula certa para dar um up no visual. Nas ocasiões mais formais, quando Selena precisa estar mais arrumada, ela investe num estilo básico bem elegante. Cores neutras, como preto, cinza e branco, são chiques e discretas. Saia de cintura alta com scarpin ficam um luxo.

Com vestidos pretinhos nada básicos, ela investe no brilho de detalhes, como

as aplicações do primeiro e do terceiro vestidos, ou de acessórios, como a bolsa tipo "clutch". Pra combinar, sapatos brancos e make discreto, mas impecável. Por falar em make, Selena Gomez é fã de makes suaves: quando muito, olhinho esfumado de leve, blush pra ficar com aparência saudável e um gloss ou batonzinho cor de boca já bastam. Já os cabelos ela varia mais: com chapinha, enrolados naturalmente, escovados, presos num coque ou soltos ao natural: ela fica linda sempre!

Selena Gomez

R@dar Teen 7


@

#ficadica

Previna-se!

Chega a fase em que muitos começam a vida sexual, mas o mais importante dela é a prevenção

N

o embalo tudo é festa. Qual menino e menina que já começou a ter relação sexual que não deixou de transar por estar sem camisinha? Quem não pensa nisso está marcando um grande atestado de burrice. Hoje em dia, você manter uma relação sexual com alguém não quer dizer que você está em um relacionamento seguro e a prevenção para evitar doenças sexualmente transmissíveis (DST) e até mesmo uma gravidez indesejada tem que estar no topo da lista da preocupação antes de começar a tirar a roupa. Há um ditado que diz: "sexo é bom, mesmo quando é ruim". Mas o sexo, além de bom ou ruim, pode ser perigoso para a saúde física e emocional das pessoas. Hoje em dia, uma das maiores preocupações relacionadas ao sexo é possibilidade de disseminação de uma doença gravíssima: a Aids. Ao contrário das gerações anteriores, que se preocupavam mais em não ter filhos na hora errada por causa da transa, hoje, a preocupação maior é com a preservação da saúde - e da vida. Até os anos 80, contrair uma doença sexualmente transmissível não era motivo de grande preocupação, pois já havia cura para todas as doenças conhecidas. Foi com o surgimento da epidemia de Aids que o medo voltou à tona, e a camisinha se apresentou como uma espécie de "salvavidas" para as pessoas com vida sexual ativa. Hoje, o que se chama de sexo seguro é aquele praticado com o uso de preservativos (masculinos ou femininos), que têm uma diferença fundamental em relação aos outros métodos anti-concepcionais que, antes da Aids, ofereciam segurança: além de evitarem a gravidez, os preservativos são o único meio do qual dispomos para prevenir doenças - uma delas, ainda mortal. Mesmo com todas as campanhas explicando às pessoas sobre a importância do uso de preservativos, menos de 50% dos brasileiros com vida sexual ativa usam camisinha. Por que? As desculpas são muitas: alguns consideram a camisinha incômoda, outros acham que ela "quebra o clima", outros, mais apocalípicos, alegam que ela não funciona. Nenhum deles tem razão. Os preservativos são o método contraceptivo mais barato que existe, e protegem nosso corpo contra diversas doenças. Por isso, ninguém pode abrir mão dela. Se você ainda não é um adepto da camisinha, já está mais do que na hora de começar: sempre é tempo de aprender a se proteger.

8 R@dar Teen

Camisinha: Previne qualquer doença e gravidez indesejada.

Tabelinha: Método que se baseia em cálculos relativos ao período fértil da mulher, não muito confiável.


Mas lembre-se: Antes de começar uma relação sexual, é importante marcar uma consulta com seu médico e tirar todas as suas dúvidas para ter uma relação sexual saudável e sem problemas futuros!

Camisinha feminina: As meninas também podem usar e tem o mesmo efeito que a camisinha masculina.

Pilulas Anticoncepcionais: Um dos métodos mais usados em todo o mundo para prevenir a gravidez.

Conheça os métodos contraceptivos para as DSTs e gravidez: Anel vaginal:

Método contraceptivo hormonal com princípios semelhantes ao da pílula.

Pílula do Dia Seguinte: Método contraceptivo de emergência para evitar a gravidez.

Diu: Dispositivo intrauterino. Método contraceptivo bastante eficaz.

R@dar Teen 9


eu quero!

s e a

j e S

l i t

! ! r!

a t S ll

A e s u

10 R@dar Teen

, o os

Toda garotada que gosta de mostrar que tem estilo, usa All Star e esses novos modelos da coleção estão de arrasar. Escolha o seu e mostre que você tem atitude!


R@dar Teen 11


?

E #ficadica

agora?

2011 de bem com a escola! Você já esta cansado de terminar o ano no maior sufoco? Então se liga nas dicas e não faça feio!

P

ode parecer um papo bravo esse de estudar, assim, logo no comecinho do ano, quando você mal se despediu do feriadão de carnaval. Mas olha pelo lado bom: se aproveitar para se organizar desde já e puder manter os compromissos do colégio em dia, vai ficar mais fácil terminar com tudo azul, sem estresse, sem recuperação, sem conselho e sem broncas da galera de casa. Depois que fizer isso uma vez, você vai ver como vale a pena. Quem sabe, este ano, em pleno mês de novembro, você já não esteja com a vida resolvida na escola, só se preparando para curtir o verão, sem fazer nadinha!

O mundo não vai acabar amanhã Tudo bem que é muito mais gostoso bater papo no MSN, enquanto ouve seu som preferido, do que pegar nos livros e cadernos da escola. Mas um dos pontos importantes para quem quer se dar bem nos estudos é saber adiar a curtição, em muitos momentos, para cuidar das responsabilidades. Então, se não deu para ir ao cinema com a galera esta semana, por conta de um trabalho em grupo superpuxado, deixe para ir na próxima. Pensa bem: você vai ter milhões de oportunidades como essa, certo? Já o trabalho (ou a lição, ou a prova) tem a data certinha para estar nas mãos do professor.

12 R@dar Teen

Não viaje durante as aulas Para você é difícil ficar parada por horas, todos os dias, sem poder fazer mais nada, enquanto observa aquele cara ou aquela mulher que desembestou a falar lá na frente da classe? Pode ter certeza de que todas as adolescentes do planeta sentem exatamente a mesma coisa. Agora, se resolver prestar mais atenção no que o fulano ou a fulana está falando, vai perceber que tem muita coisa interessante para aprender ali. E tem mais: se estiver realmente concentrada na aula, vai acabar estudando menos em casa. Para ajudar, deixe o iPod e o celular desligados e evite ao máximo as conversinhas fora do horário do intervalo.


Divida bem seu tempo Prestar atenção na aula é fundamental. Mas não tem jeito: entender a matéria todinha e ainda memorizar o que é importante, só de ficar atento ao que o professor diz, é coisa pra gênio. Então, se você não for uma superdotada, melhor reservar uma hora por dia para fazer lições, trabalhos ou mesmo para rever a matéria que acabou de aprender. E, antes de dizer que já estamos pedindo demais, considere que será apenas uma horinha entre as 24 do seu dia.

Escolha bem o seu grupo Suas BFFs podem ser ótimas para bater papo e sair de balada. Mas, se são as maiores folgadas na hora de fazer trabalho, não tem nada de errado em procurar outra turma só para as suas obrigações do colégio. Você pode até mesmo abrir o jogo com as amigas, dizer que continuará curtindo com elas, mas que precisa dar uma levantada nas notas este ano. Certamente elas vão entender. Daí você fica livre para se dedicar mais na escola e para fazer projetos legais com um pessoal que está realmente comprometido.

Desempenho na escola, garantia no futuro! Você é daquelas que acham que ir ao colégio todos os dias é a maneira mais eficiente que inventaram para desperdiçar completamente seu precioso tempo? Ainda bem que está em tempo de rever seus conceitos! A maioria das empresas não faz análise do histórico escolar na hora de contratar um profissional, mas é comum, em programas de trainees, aplicarem provas que medem conhecimentos gerais. Muitos conceitos aprendidos na escola também serão cobrados na entrevista, como a capacidade de falar corretamente, ler e escrever bem. Então, da próxima vez que estiver achando a sua aula de gramática chatérrima, pense que essa pode ser a sua chance de garantir um diferencial quando estiver frente a frente com outros candidatos, concorrendo à vaga dos seus sonhos. E lembre-se: Estudar nunca é demais, pois os frutos sempre serão colhidos no futuro!

Estude.

R@dar Teen 13


Radar Girl

Radar Girl

14 R@dar Teen

Namoro


X Amizade Você acredita em amizade entre homem e mulher?

E

ssa pergunta não quer calar, principalmente quando se começa um namoro e o gato faz essa bela pergunta que a gente sempre fica indecisa em o que responder. E na indecisão, optamos por falar: Existe sim! Afinal de contas, você também tem suas amigas, não tem? Pois é... e os direitos com certeza devem ser iguais! O problema é quando a amizade começa ir além e acaba acontecendo, de muitas vezes, você confundir o amor de amigo com amor de namorado e por causa disso, muitas amizades acabam.

Como saber se algo é mais forte? A primeira coisa é não se desesperar, porque é comum que, depois de um tempo, você passe a ver um amigo de forma diferente, já que acabamos nos apegando demais à pessoa e isso faz com que a gente a admire mais do que antes. E é aí que vem toda a confusão. Gosto para valer ou não? Parar pra pensar ajuda muito. Ciúme, por exemplo, não é necessariamente um sinal de amor. Muitos amigos sentem ciúme um do outro e isso é algo normal. Se você perceber que não consegue mais ficar longe do seu amigo nem um minuto e a cada momento pensa nele, isso pode ser um sinal de que a amizade está virando outra coisa. Começar a imaginar vocês como um casal também é um sinal de amor.

Eu gosto do meu amigo, e agora? Não fique com medo de contar a verdade a ele. Pode ser que ele sinta o mesmo, já pensou? Mas, se não for o caso, o melhor é agir com a cabeça fria. Terminar a amizade não adianta em nada. E lembre-se que você também não pode obrigá-lo a ficar com você. Dê tempo ao tempo. Se for o caso de ele gostar de você de forma diferente, mas você considerá-lo apenas um amigo mantenha a mesma amizade. É natural ficar confusa se você sente que o cara está gostando para valer ou se ele se declara para você, mas isso também não é um bicho de sete cabeças. Pode ser que até você comece a sentir o mesmo por ele também. Só não fique com um amigo por pena, porque isso não fará bem a nenhum dos dois! Depois de um tempo, você acaba percebendo que essa confusão toda de sentimentos pode até fortalecer a amizade e a confiança entre vocês dois. Mas e se o amigo resolver acabar com a amizade? Dê um tempo você também. Com a cabeça tranquila, ele vai pensar melhor, analisar seus próprios sentimentos e pensar no que deve realmente ser feito. O melhor é não espalhar o “lance” entre vocês pra todo mundo. Continue na sua, sem forçar a barra em nada. Caso você não queira contar nada ao amigo, com medo de perdê-lo, também não se distancie. Isso só fará mal a você e o garoto não vai entender nada. Seja como for, a melhor coisa é pensar bem nas coisas, ter certeza do que se quer e ser feliz, seja como for – com amigos ou namorados. O legal é amar e ser feliz, principalmente com uma pessoa que você tem grande intimidade e se dá bem! R@dar Teen 15


Radar boy

Radar Girl

Ela ainda é virgem!!!

E agora??? Todo garoto fica inseguro ao saber que é a primeira vez da gata que está ficando, e não é só com você. Acredite!

16 R@dar Teen


S

ó em pensar que ela ainda é virgem e você tem a grande responsabilidade de fazer esse momento ser especial pra ela te dá calafrios de medo só de imaginar? A insegurança, motivada pelo fato dela ser virgem, faz com que uma ereção peniana plena obtida nas preliminares desapareça na hora 'h' e traz frustração, tristeza e a sensação de impotência com repercussões importantes. Como isso deve se repetir em todas as vezes que vocês tentam um relacionamento, surge também um problema psicológico de rejeição e insegurança, o que atrapalha ainda mais a situação, pois o casal começa as cobranças dela para com ele e dele com ele mesmo. O que deveria ser um momento mágico, passa a representar um pesadelo, porque a iminência de nova falha é o que mais passa na cabeça desse jovem e essa situação vira uma constante, podendo até afastar o casal. O estado de ansiedade libera substâncias na corrente sanguínea, fazendo com que as artérias que irrigam os corpos cavernosos do pênis não dilatem o suficiente para uma eficaz entrada de fluxo sanguíneo necessário na obtenção da ereção plena. Até mesmo em situações, na qual o jovem tome os medicamentos que ajudam nesse momento e ele notando que apesar de muito excitado, não apresenta resposta adequada, vai piorar em muito sua ansiedade, liberando ainda mais substancias vasoconstrictoras e com isso levando ao quadro de “impotência”. Se nas horas nas quais a pressão psicológica não se faz tão intensa, como na masturbação ou nas brincadeiras entre o casal. Já é possível afirmar que a falha é um problema emocional e não físico, e deve ser tratada por um psicoterapeuta sexual, que, primeiramente, precisa demonstrar a esse jovem, o motivo que o leva a apresentar sua disfunção sexual e aprender a sobrepujar suas dificuldades, vencer seus bloqueios, diminuir sua carga negativa e poder, assim, obter ereções normais em um relacionamento sexual prazeroso. Mas se você está preocupado em transformar a primeira vez da sua namorada a mais especial,

• Deixe a garota tranqüila. Bata um papo legal com ela antes de ir ao ponto.

• Faça carinho, beije-a bastante e mostre o quanto isso é importante pra você também.

• Se ela não conseguir se soltar deixe para uma próxima vez e faça ela sentir segurança em você.

Seja um parceiro acima de qualquer coisa.

• Se tudo der certo, conforme o planejado, seja carinhoso depois do ato sexual, assim ela verá o quanto é valorizada por você e por este momento.

• Não se esqueça jamais de se proteger. Use caminha sempre!

• E depois que tudo for perfeito, você verá que ela ser virgem não foi nenhum bicho de 7 cabeças!!!

se liga nessas dicas e faça tudo carinhosamente! R@dar Teen 17


Papo Reto

O Planeta pede

! ! ! a d u j a

Sabemos que o planeta precisa de ajuda e colaborar é um dever de todos 18 R@dar Teen

L

ixos nas ruas, misturados em sacos plásticos, enchentes... essas e outras situações são encontradas no planeta e que pedem cuidado, já que a natureza não está para brincadeira. Aqui no Brasil, muitas

pessoas já aderiram a reciclagem e estão em busca de um planeta melhor. Enquanto o país é o campeão mundial no

reaproveitamento de garrafas PET e latas de alumínio, plásticos e latas de aço têm como destino preferencial os "lixões" a céu aberto.


AS CIDADES

A razão: esse é um setor ainda dado a improvisos, como cooperativas que marcam hora para buscar o lixo, mas não aparecem ou firmas especializadas que só enviam às empresas recicladoras uma parte dos detritos - o resto vai parar num lixo comum. A verdade é que existem várias maneiras para reciclar e você tem que ajudar nessa luta. Se ainda não conhece as formas básicas para colaborar com o planeta, fique ligado nessas dicas:

Baterias O que fazer: Reciclam-se só as de telefones sem fio, filmadoras e celulares. As outras, assim como as pilhas, tem baixa concentração de metais pesados e por essa razão não são tidas como prejudiciais ao meio ambiente. Para reciclar, faça um lixo separado, pois como as baterias são frágeis, podem romperse e contaminar o restante dos detritos.

QUE MAIS

Lâmpadas O que fazer: Separar as fluorescentes num lixo à parte. Misturados aos outros restos, os cacos costumam ferir os catadores. Já as lâmpadas incandescentes não são recicladas, uma vez que, segundo mostram as pesquisas, não causam impacto negativo no meio ambiente, por isso, devem ser depositadas no lixo comum.

RECICLAM

Os cinco municípios brasileiros onde a prefeitura faz chegar o serviço de coleta seletiva a 100% das residências, são:

1. Curitiba (Paraná)

- A cidade é uma das campeãs em reciclagem: a fórmula que deu certo lá inclui o uso de caminhões que recolhem apenas o lixo seco sem nenhum resto orgânico. O resultado é que o lixo fica mais limpo e acaba vendido por um preço mais alto às indústrias de reciclagem. Isso ajuda a tornar o sistema de coleta seletiva em Curitiba mais barato (e viável) que o da maioria das cidades brasileiras;

Cacos de vidros planos e de espelhos O que fazer: Embalar em jornal e colocar em um lixo separado. Seguirão para vidraçarias e não para as tradicionais fábricas que reciclam vidro. Além disso, temos que separar sempre o lixo de plástico, papel, metal e orgânicos, como comidas. O óleo de cozinha também é um grande vilão para prejudicar o meio ambiente. Não deixe seus pais jogarem na pia, pois se isso acontece, ele termina contaminando rios e mares. 1 litro de óleo de cozinha polui 1 milhão de litros de água. Viu só como é prejudicial ao nosso planeta?! Se você não sabe aonde jogar o óleo de cozinha, coloque-o em garrafas PET e entregue-as a uma das várias organizações especializadas nesse tipo de reciclagem e este óleo se tronará sabão e irá colaborar para a produção de biodiesel.

2. Itabira (Minas Gerais) 3. Londrina (Paraná)

4. Santo André -SP 5. Santos-SP

Viu como é fácil?! Basta ter vontade e ser mais que cuida deste lindo planeta que tanto necessita de ajuda.

Recicle! Recicle-se.

R@dar Teen 19


@ meu ídolo

Texto: Natália Schener Foto: Divulgação 20 R@dar Teen


As Supermeninas

Lipstick Talento, beleza e sucesso s達o os ingredientes para essa banda cheia de brilho

R@dar Teen 21


D

êde, Carol, Mi e Mel, o quarteto fantástico que compõe a banda Lipstick mostra que veio pra ficar. Os ingredientes básicos? Talento, beleza, simpatia, estilo e muito carinho com os fãs é o que fazem a receita final dessa mistura se tornar o

talento que são. Para a galera da Radar Teen que esperou, aqui estão elas, e para você que ainda não ouviu o som das garotas, fique ligado e saiba o porque Lipstick tem tanto brilho! Radar Teen: Como começou a banda e de que surgiu a ideia? Lipstick:A banda começou quando

a Michelle e a Tila (ex-baterista) se conheceram numa escola de música e começaram a tocar juntas nos festivais de fim de ano que a escola organizava. A Carol e a Dedê entraram em seguida. Com a saída da primeira vocalista, fizemos vários testes pra vocalista, e eis que surge a Mel. E estamos ai, desde então.

Por que o nome Lipstick? L: Lipstick veio quando precisávamos de um

nome e ainda não tínhamos. Fomos tocar no nosso colégio num concurso de bandas. No momento em que precisávamos preencher a ficha de inscrição, vários amigos vieram com ideias de nomes, e Lipstick foi o que ficou.

Com qual idade vocês começaram a se interessar pela música? L: Carol: Não sei exatamente quando a

música me despertou vontade de aprender algum instrumento, mas comecei a tocar baixo com 17. Mi: Acho que gosto de música desde sempre, mas com uns 11 anos comecei a fazer aula de teclado, porque gostava de piano, música clássica e depois fui me interessando mais e mais pela música. Mel: Sempre gostei de música! Fui criada em casa vendo minha mãe cantar e tocar violão. Meu processo foi bem natural, faz parte da minha vida... rs

22 R@dar Teen

RT: A escolha de fazer uma banda no estilo rock/ pop/rock foi pelo fato de admirarem algumas outras bandas? Quais são os ídolos de vocês? L: Acho que o nosso estilo vem da mistura

de bandas que cada uma gosta. Nunca foi idéia nossa ser rotulada de banda de rock, ou banda de rock/pop. A gente gosta de um som mais pesado, mais agressivo em alguns momentos, e em outros, gostamos daquela balada que toca, romântica.

RT:Além do estilo musical, vocês se vestem com um estilo bem alternativo. Vocês se inspiram em alguém ou tem as próprias idéias? L: Estamos sempre tocando, viajando,

fazendo programas então tentamos variar dentro do que temos! Opinamos uma na roupa da outra, emprestamos, e vamos nós mesmas montando as idéias e os “figurinos”.

RT:Quais as principais características de cada uma? L: Eu (Dedê) sou a mais tatuada da banda, e

tenho olhos grandes! Sou a “palhacinha” que apronta juntamente com a Carol (baixista) que é a ruiva da banda, “a maluca” e mais baixinha. A Mi (tecladista) é a mais alta da banda, porém a mais nova é morena e a mais calminha. A Mel (vocalista) é a disciplinada, como uma boa vocalista cheia de truques de maquiagem e ataques de riso. RT:Quem compõe as letras? Existe algum lugar ou algum momento para as idéias virem e aí sim compor? L: Cada música tem uma história. Tem musicas que saem

quando nos juntamos, pra especificamente fazer uma musica sobre aquele tema. Tem outras que a maior parte é feita por alguma de nós, e no ensaio todas colocam os instrumentos pra finalizar. Cada uma tem um momento talvez pra fazer música, mas lugar não.


RT: Quais os projetos que vocês estão realizando e quais são os futuros? L:Estamos envolvidas no lançamento do segundo álbum! Os projetos futuros são as realizações de alguns dos sonhos... rs

RT: Qual a música preferida da banda? L: Acho que todas nós gostamos muito de Eu vou pro Roquenroll! Musica que abre o disco e leva o nome dele também. RT: Se pudessem escolher passar o dia inteiro com um ídolo de vocês, quem seria? L: Cada uma tem um, mas acho que em comum a banda do Foo Fighters cairia bem!!! RT:Qual tipo de música vocês não curtem? L:Gostamos de todos os estilos, se é música vale apena. RT:Os gostos, idéias e sentimentos entre vocês são parecidos ou sempre rola uma DR? L:Cada pessoa é diferente uma da outra, mas temos que somar nossas diferenças e não criar problemas por isso. Tudo da para ser conversado! RT:Vocês namoram? Qual é a mais pegadora? L:A Mi e a Carol namoram e a Dede e a Mel não. Não tem nenhuma pegadora. RT:Os fãs mandam muito xavecos pra vocês? Namorariam com um deles? L:Temos alguns fãs assanhadinhos, mas sempre levamos na brincadeira! Quanto a namorar um deles..hum..quem sabe, né? rs RT:Além da música, vocês gostariam de seguir alguma outra profissão? Qual seria? L:Bem, todas nós meio que largamos nossas faculdades pra seguir com a música! Não nos imaginamos fazendo outro tipo de coisa. RT: Qual o maior sonho realizado pela banda até hoje? L:Temos sonhos todos os dias e vamos sempre trabalhando junto com nossa equipe, pra conseguir realizá-los! Nosso último sonho era que nosso segundo disco saísse e ficamos muito felizes com o resultado! Hoje já temos outros milhares de sonhos, como em fazer um DVD, turnê pelo pais todo com esse trabalho entre outras coisinhas. Rs

RT: O que você diria para o pessoal da Radar Teen que nunca disseram ainda abertamente para os fãs? Como um segredo que pudesse ser revelado sobre a banda. L:Hum... Não sei! Nada pra gente é muito segredo! Sempre fomos bem transparente com nossa carreira. Vou descobrir algum segredo das meninas e depois conto pra vocês! rs

RT: Mandem um recado para toda a galera da Radar Teen que curtem o som de vocês e acompanham diariamente a evolução da banda. L: Poxa um beijo suuuuper especial pra todos vocês! Obrigada mesmo por sempre nos apoiarem! Isso tudo nos fortalece e nos faz seguir em frente! Obrigada mesmo por todo esse carinho! RT: Como as pessoas podem ouvir o som de vocês e conhecer ainda mais a banda? (sites, myspace, twitter, fotolog, etc) Esse espaço para divulgar tudo o que querem! Além do nosso site WWW.lipstick.com. br, temos também um fotolog que está sempre atualizado WWW.fotolog.com/ bandalipstick . Pra galera que quer ouvir nossas músicas temos o tramavirtual.com. br/banda_lipstick ou o Myspace.com/ rocklipstick E quem quer conversar diretamente com a gente temos o twitter oficial da banda que é @bandalipstick, além dos individuais! O meu é @Melravasio e das meninas: @Dedesoares, Michisoliveira e @navarrocarol.

R@dar Teen 23


FOTO: DIVULGAÇÃO

#indicomuito!

Eles mostraram que não são apenas uns rostinhos bonitos, mas que tem muito talento para mostrar pelo Brasil a fora! 24 R@dar Teen

K

adu Marins, Cassio Parada, Daniel Rodrigues, Felipe Moraes e Bruno Marques, um quinteto que tem muito talento e que está no caminho certo para o sucesso. Eles chegaram para mostrar que os sonhos são possíveis e hoje tem a banda Rhaza, que já faz um grande sucesso e já mantém diversos fãs espalhados pelo Brasil. Confira o que a banda Rhaza tem de melhor, por eles mesmos! Radar Teen: Como começou a banda e de quem surgiu a ideia? Rhazarock: O cara que montou a banda foi um ex-batera. Ele chamou um amigo músico pra tocar guitarra, e esse também já saiu. A partir de daí, o Felipe Moraes, que trabalhava com


esse outro guitarrista, foi chamado pra tocar a segunda guitarra da banda. O vocalista Cassio Parada, o baixista Daniel Rodrigues e o guitarrista Kadu Marins, foram encontrados por um site de cadastro de músicos de todo o Brasil. A banda surgiu da vontade em vivermos de música no Brasil. Sabemos que é complicado, mas a alegria em viver de algo que a gente realmente ama e a resposta das pessoas nos shows faz com que a gente tenha cada vez mais certeza do que a gente é e do que a gente quer. RT: Por que o nome Rhazarock? R: O nome RHAZA veio porque um ex-integrante viu esse nome numa placa, que indicava uma praia. Praia Rasa. Ele gostou da sonoridade, pois é uma palavra curta e que soa forte, com atitude e levou a idéia pra casa. Depois de um tempo, resolvemos mudar a escrita, de RASA para RHAZA. No fim das contas, descobrimos que a palavra RHAZA, em árabe, que dizer este/ esse/esta/essa, e hoje a gente brinca que essa é a banda, essa banda vai dar certo e tal. Mas acabou sendo muito mais pela sonoridade do que pelo significado mesmo. Adicionamos o "ROCK" junto ao nome da banda em nossos canais de divulgação na internet para facilitar o entendimento das pessoas que estão conhecendo a banda e o tipo de som que a gente faz.

RT: Com qual idade vocês começaram a se interessar pela música? R: A gente começou a estudar música com mais ou menos uns 11 anos de idade, quando ganhamos nosso primeiro violão, mas a primeira banda foi na época da escola já com 14 ou 15 anos. O Cassio é o precoce da banda. Aos 9 anos ele se apresentava como cover dos Mamonas Assassinas. RT: Quais são os ídolos de vocês? R: Ídolo do Kadu Marins (Ayrton Senna), do Cassio Parada (Eddie Vedder), do Daniel Rodrigues (Bob Marley) e do Felipe Moraes (Kurt Cobain). RT: Quais as principais características de cada um? R: Felipe Moraes, o guitarrista - É um cara tranquilo demais, muito fácil de se conviver. Nada o incomoda e seu chavão é "demorô muleque". O Cassio Parada, nosso vocal, é um dos caras que mais conhece bandas. Sempre traz uma banda diferente, que ninguém conhece e isso ajuda muito na hora de produzir as músicas. O Kadu Marins, guitarrista também, é um cara que compõe bastante e em gêneros diferentes. Isso agrega muito á nossa musicalidade, pra que as músicas não fiquem todas com a mesma cara, e é essa dinâmica que faz nosso show ser o que é. E o Daniel Rodrigues, nosso baixista, é um cara muito dedicado e versátil. Além de gravar o baixo, gravou umas guitarras e vozes e mora na capital do RJ por causa banda, porque sua família é do interior. Mas o importante é que somos uma família mesmo. Respeitamos o limite uns dos outros

R@dar Teen 25


e acreditamos que toda discussão serve de amadurecimento pro RHAZA.

RT: Se pudessem escolher passar o dia inteiro com um ídolo de vocês, quem seria? R: Po essa é boa! Seria um sonho pra gente, por exemplo, caso o FOO FIGHTERS confirme presença no Rock In Rio, passar o dia com os caras e depois assistir ao show do backstage. Eles são a maior referência entre todos da banda, somos muito fãs dos caras.

RT: Quem compõem as letras? Existe algum lugar ou algum momento para as ideias virem e aí sim compor? R: As letras das 9 canções do AudioterapiA, nosso primeiro CD lançado de forma independente, foram compostas pelas pessoas que já fizeram parte da banda, ou seja, nosso CD RT: Qual tipo de música vocês não curtem? é uma reunião de toda a história do RHAZA, R: Somos bem ecléticos em relação a gêneros passando por todas as fases e formações. musicais. Acreditamos que o Brasil é um país As inspirações vêem de todos os lugares, bastante democrático quando se trata de músiprincipalmente de coisas subjetivas. O nome ca, no entanto existem bandas mesmo diz, é ins – “piraboas e ruins em todos os gêneção”, então rola um pouco de Conheça mais a banda ros. Mas, pra sermos sinceros, devaneio na hora de compor aqui: sertanejo e pagode a gente não sim. Mas a gente escreve Então, pra galera que quer ouve. muito também sobre o diaconhecer a banda, acesse RT: Além da música, vocês gosdia das pessoas, do cotidianosso Myspace Oficial. Lá tariam de seguir alguma outra no, de relacionamentos, próvocês poderão ter acesso a profissão? Qual seria? prios ou não, acho que tudo fotos, vídeos, release, agenR: O Kadu Marins e o Felipe Mopode ser tema de música. da de shows, perfil dos interaes são formados, em PubliciPor exemplo, o Kadu, nosgrantes e claro as 9 faixas do dade e Design, respectivamente. so guitarrista e compositor, cd AudioterapiA. O endereço Acho que se não fosse na múescreveu uma letra linda essa é: www.myspace.com/rhasica, com certeza faríamos algo semana sobre as mulheres zarock relacionado a criação e a arte. dos presos de Catanduvas, Para os fãs que curtirem e uma prisão de segurança quiserem baixar o cd AudioRT: Qual o maior sonho realimáxima no interior de São terapiA, gratuitamente, só zado pela banda até hoje? Paulo, porque leu uma reporacessar nosso perfil no site R: Acho que viajar pelo Brasil tagem num jornal aqui do RJ, do Trama Virtual. O endereço pra fazer show foi nossa maior sobre a dificuldade que elas é: www.tramavirtual.uol. conquista profissional juntos. têm em morar na cidade de com.br/rhazarock Chegar em outros estados e ver Catanduvas, só pra ficarem Além desse site, nossos caa galera cantando as músicas, próximas de seus maridos, nais de divulgação são: com a letra decorada, enfim, uma história realmente triste, Twitter: @rhazarock isso é muito gratificante. que fala sobre distância e Orkut: RHAZA (Oficial) superação. Youtube: www.youtube. RT: Quais os projetos que E essa é a parte boa de tracom/rhazarock vocês estão realizando e balhar com música. É criar, Facebook: www.facebook. quais são os futuros? com/rhazarock de olhos fechados e braços R: Nosso projeto, atualmente, abertos. é divulgar esse nosso primeiro CD, o AudioterapiA, lançado de forma indeRT: Qual a música preferida da banda? pendente em Janeiro de 2011. Estamos divulR: Não temos uma preferida. Temos um carigando em todos os canais possíveis. twitter, nho especial por cada uma, mas umas músicas facebook, orkut, formspring, youtube, myspaganham uma vida incrível ao vivo. "Ontem, ce, fotolog e disponibilizamos o disco inteiro hoje e amanhã", primeira faixa do CD Audioteno site do Trama Virtual. Após essa fase inicial rapiA, "Contra maré" e "De olhos fechados" são de divulgação, vamos organizar a turnê Audiounanimidade nos shows. E "Deixa eu te dizer" é terapiA pelo Brasil. aquele momento tranquilo, em que os isqueiros e celulares são acesos. Esse clima é incrível! 26 R@dar Teen


teste

ocês Vcombinam O modo que vocês se vestem: A - Temos o mesmo estilo B - Não temos nada a ver C - De vez em quando calha de estarmos mais ou menos na mesma sintonia.

Passam tanto tempo juntos, se divertem, discutem. Será que combinam ou são diferentes como a água e o vinho?

Responda as 5 perguntinhas e descubra! Tinham combinado sair só os dois, quando o seu namorado/a aparece com um grupo de amigos. Você: A - Acha o máximo. Sair com muita gente é muito mais divertido! B - Fica de tromba e recusa a sair em galera. C - Primeiro não acha muito legal, mas depois pensa que pode ser até divertido.

O ideal de fim-de-semana do seu namorado é sair sexta-feira à noite, ficar dormindo até às cinco da tarde do dia seguinte, e repetir a dose no Sábado. Você: A - Acompanha o gato sempre, pois também se diverte da mesma forma. B - Às vezes faz um esforço para agüentar o ritmo dele, ou ele para te acompanhar, senão vocês nunca se encontrariam. C - Acha esse modo de vida uma chatice. Você gosta de levantar cedo para aproveitar bem o dia e o principio da noite. Por isso fica cada um pra seu lado. Quanto aos lugares onde gostam de ir... A - Você gosta de ir ao lugares super tranqüilos, enquanto o seu namorado adora a badalação. B - Gostam do mesmo ambiente. C - Há vezes em que vocês gostam de ir em lugares diferentes. Quando isso acontece, ou um de nós cede ou vai cada um para seu lado com os respectivos amigos.

O lugar que vocês gostariam de morar: A - Estão de acordo, gostamos do clima praiano. B - Você écompletamente da cidade e ele um gato do campo, não tem como se entenderem. C - Sabem que se quiserem viver juntos tem que ceder algumas coisas, mas acham que não haverá problemas.

Maioria A Vocês tem tudo para dar certo. Curtem as mesmas coisa, a mesma galera e se divertem muito juntos. Continuem assim porque o caminho está cheio de rosas. Maioria B Nem tudo é tão perfeito, mas com jeitinho vocês se entendem. Sabem equilibrar bem os gostos de cada um e se continuar assim podem formar o belo par de namorados e bem divertidos. Maioria C Vocês tem uma caminhada bastante diferente um do outro. Se achar que vale a pena tentar vá em frente, senão, que tal encontrar um gato que combina mais com você?

R@dar Teen 27


Linda!

linda

As Meninas Su

28 R@dar Teen


J

u, Gabi e Tati, um trio mais que unido e que é difícil definir quem é a florzinha, a lindinha e a docinho, já que as três têm todas essas qualidades e muitas outras. Uma amizade linda entre as gatas surgiu e nela, muitos risos, companheirismo e a união é o que fortalece essas meninas tornando-as lindas e superpoderosas!

Radar Teen: Meninas, qual o nome completo de cada uma, e como surgiu a amizade de vocês? Meninas: Juliana Gouveia Chaves, Letícia Gabriella da Cruz Silva e Tatiane Caroline Chaves de Almeida. Nos conhecemos por causa de uma amiga nossa, a Ju e a Gabi moravam na mesma rua e a Tati passava bastante tempo na casa da Ju e conforme o tempo nos tornamos muito amigas. RT: Vocês sempre se deram bem ou às vezes rola alguma briga? M: Sempre nos demos bem, mas às vezes rola sim. A Ju e a Gabi quase nunca se desentende mais a Tati e Ju brigam bastante mais não dura muito.

Gabi é a conselheira de todas e a Ju é a mais santinha da turma. Risos. RT: Vocês namoram? Quem é a mais pegadora do trio? M: Somos solteiras. A mais pegadora é a Tati. Sem comentários! Risos. RT: Qual um sonho que vocês gostariam que se realizasse? M: Três amigos gatos nas nossas vidas. Estilo metade da laranja. Risos.

RT: Qual tipo de música vocês odeiam? M: Rock pesado, tipo Gun’s. RT: Se vocês pudessem ir para algum lugar, para onde iriam? M: Paris, fazer muitas compras. Risos

RT: Que tipo de música vocês curtem? M: Somos ecléticas. Curtimos um pouco de tudo, porém gostamos muito de pagode.

RT: Qual o melhor momento que ficará para sempre na memória de vocês que as três já passaram juntas? M: São tantas, mas a melhor foi nossa primeira viagem para praia juntas, foi uma experiência única e muito especial.

RT: Qual a característica de cada uma que mais se destaca? Meninas: A Tati é a alegria do trio, a

Gabi

RT: Qual a profissão que vocês desejam seguir e por que a escolheram? M: Ju: Quero muito ser Economista, Tati: Fisioterapeuta, Gabi: Administradora de empresas.

RT: Quando estão juntas, o que vocês mais fazem? M: Colocamos os assuntos em dia, tiramos fotos, dançamos, rimos, falamos dos gatinhos, nos divertimos demais. Risos.

RT: Quais são seus ídolos? M: Jesus Cristo, nossos pais, e claro, Exaltasamba.

Juliana

uperpoderosas

Tati Rapidinhas

Um gosto: Ju: Ler, Gabi: Beijo, Tati: Doce Um sonho: Ju: Ser feliz, Gabi: Realizar todos os meus sonhos, Tati: Viver um conto de fadas Um cheiro: Ju: O do meu pai, Gabi: Da minha mãe, Tati: A comida da vovó Um ídolo: Ju: Jesus, Gabi: Jesus, Tati: Jesus Um amor: Ju: Família e as meninas, Gabi: O primeiro amor, Tati: Jesus Uma cor: Ju: Rosa, Gabi: Salmão, Tati: Lilás Um sentimento: Ju: Saudades, Gabi: Amor, Tati: Amor Um lugar: Ju: Meu quarto, Gabi: O mar, Tati: Parque Um animal: Ju: Borboleta, Gabi: Cachorro, Tati: Gavião Uma frase: Ju: “Amor é pra sentir, não pra entender”, Gabi: “Quem não quer bem a si mesmo não há de querer bem aos outros. Tati: “O choro pode durar uma noite mas a alegria vem pelo amanhecer ”

R@dar Teen 29


curiosidades

X N

A banda já tem um bom tempo de sucesso e provavelmente você já conheça todas as curiosidades dos garotões, mas é sempre bom relembrar!!! 30 R@dar Teen

r e Z Di tem banda desde dos 7 anos, sua primeira banda foi na igreja. Antes de tocar no Nx ele era baixista e vocalista da banda Arrebol

O Nx Zero já teve 2 vocalistas (Yuri/DiegoDi), 4 guitarristas (Yuri/ Filipe-Fi/ Thiago-Thiba/ Leandro-Gee), 4 baixistas (Philip-Peep/ Bruno-Gago/ Leandro-Gee/ ConradoCaco) e apenas um baterista, Daniel-Dani


Caco virou roadie

do Nx pois morava perto da casa do Gee

Onde Estiver

(Feat. Freddie Gibbs) Nx Zero

o r

No começo Di não queria tocar no Nx, ele achava a banda muito ruim

"Apenas Um Olhar" foi a

primeira música de uma banda independente a chegar ao topo do Disk MTV

A atriz do clipe de "Apenas Um Olhar" é prima do Caco e ganhou R$100,00 de cachê pra participar do clipe

Caco trocou

Gee queria ser guitarrista do Nx, mas só tinha vaga para baixista quando entrou

seu autorama por seu primeiro baixo com seu irmão aos 13 anos

Aonde estiver, es pero que esteja fe liz, Encontre o seu ca minho Guarde o que foi bom e jogue fora o que restou Tem horas que nã o dá pra esconder no olhar Como as coisas m udam e ficam pra trás O que era bom ho je não faz mais sentido, é Uma hora isso ia acontecer, A vida cobra e a gente tem que crescer Me pergunto se vo cê pensa em mim Como eu penso em você Aonde estiver, es pero que esteja fe liz, Encontre o seu ca minho Guarde o que foi bom e jogue fora o que restou Pois acredito nos meus sonhos, Eu acredito na m inha vida E no meio dessa guerra nenhum de nós pode ganhar Sonhar e não desis tir, cair e ficar de pé Dar valor depois que passou é duvidar da sua fé Eu vejo a vida, te m vários caminhos, E entre eles o de stino improvisa Nos pequenos de talhes da vida A resposta está es condida

R@dar Teen 31


por aí...

As mais belas

praias brasileiras! Sol, mar e muita diversão. No Brasil você pode encontrar muita beleza nas praias mais cobicadas s que causam inveja nos gringos

G

rande parte das pessoas tem a vontade de morar fora, em outro país. Tem pessoas, que preferem o calor e outras que preferem o frio. Acontece que você, brasileiro nato, antes de realizar qualquer vontade sua de viagens, vale a pena conferir as mais belas praias do Brasil para ter o que contar e causar inveja desse nosso país maravilhoso que é rico e um dos mais belos nas suas paisagens naturais.

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é a mais importante de um grupo de 21 ilhas de mesmo nome a 340 km de Recife - Pernambuco, declarada parque marinho nacional desde 1988. As praias são de dois tipos: aquelas viradas para a costa (10 praias e uma Baía dos Golfinhos) e aquelas viradas para alto mar (4 praias, com piscinas naturais e um torrente) .

Praia da Pipa

Esta praia se encontra a sul da costa do Rio Grande do Norte, a 90 km de Natal e a 10 km de praias em que é possível nadar, passear, contemplar a natureza circundados de areias douradas, piscinas naturais de água quente, coqueiros e encostas espetaculares. Além disso, esta praia é habitada por tartarugas e golfinhos. A praia de Jericoacoara

32 R@dar Teen

Foto: promobrasil.com

Praia da Pipa Foto: laramoda.blogspot.com

Foto: online-naweb.blogspot.com

Fernando de Noronha


A praia de Jericoacoara

Há 20 anos atrás esta praia era um simples vilarejo de pescadores sem energia elétrica. Hoje, mesmo com a chegada da eletricidade continua a existir a paz e a serenidade que sempre lhe foram atribuídas. A razão que contribuiu para manter este ambiente é o difícil acesso. De fato, Jericoacoara significa “buraco de tartaruga” e o nome deve-se às tartarugas que procuram nesta praia a proteção para depositar seus ovos. Mas o que realmente encanta nesta praia é o pôr-do-sol.

Porto de Galinhas

A praia de Porto de Galinhas tem uma história muito particular. No século 19, o governo brasileiro proibiu o comércio de escravos, muito comum no Recife até então. Porém, os piratas continuaram o tráfico clandestinamente e começaram a fazer o desembarque dos escravos em praias mais isoladas. Quando os “navios negreiros” (este foi o nome dado aos navios que continuaram o comércio) chegavam no porto, disfarçavam suas atividades usando mensagens em código, como: “chegaram novas galinhas na praia”, em que as galinhas, obviamente, eram os escravos; dando origem ao atual nome.

O Morro de São Paulo, a colina de São Paulo, é um dos destinos mais procurados e é o top entre as praias brasileiras com areias limpas, palmeiras, água quente e cristalina, além de uma rica fauna. O Morro é uma espécie de vulcão, com as praias no fundo e as casas (ou pousadas) no alto. Vive-se apenas na parte superior da colina com um panorama fantástico e para ir à praia é preciso descer. É proibido o acesso aos carros.

Praia do Rosa

Praia do Rosa é desenhada em meia-lua e circundada de lagunas e colinas cobertas pela vegetação nativa e meta muito apreciada para os praticantes de surf. Dispõe de cerca 6 / 3 km de extensão e foi descoberta durante os anos 60 por navegadores que desfrutavam a Praia do Rosa com suas excelentes ondas. A beleza desta baía é reconhecida em todo o mundo, tanto que faz parte do “Club das baías mais belas do mundo” feito pela UNESCO.

Praia Pitinga

Pitinga é certamente uma das mais belas praias do estado bahiano. Em frente a praia existe uma grande montanha, rica de vegetação, que dá a idéia, enquanto se está nadando, de estar em algum paraíso perdido. Praia do Rosa

Foto:feriasbrasil.com.br

Foto: baixaki.com.br

Porto de Galinhas

Morro de São Paulo

Foto: imagemgratis.com.br

Foto: viajeaqui.abril.com.br

Praia Pitinga

Morro de São Paulo

R@dar Teen 33


Profissa! O que aprende no curso? Promover estilos de vida saudáveis de seus clientes/ pacientes e de sua comunidade, atuando como agente de transformação social; • Usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para o cuidar de enfermagem; •

Atuar nos diferentes cenários

da prática profissional considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico; Identificar as necessi

e f En

m e g a rm

A

formação do Enfermeiro é uma das profissões mais bonitas, pois deve atender as necessidades sociais da saúde, assegurando a integralidade da atenção e a qualidade do atendimento. A formação de um enfermeiro tem por objetivo dotar o futuro profissional dos conhecimentos, habilidades e atitudes aprendendo assim algumas coisas necessárias para atuar na área!

dades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes; Intervir no processo de saúde-doença responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência; Prestar cuidados de enfermagem compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela

34 R@dar Teen


família e pelos diferentes grupos da comunidade; •

Compatibilizar as ca-

racterísticas profissionais dos agentes da equipe de enfermagem às diferentes demandas dos usuários; •

Integrar as ações de

enfermagem às ações multiprofissionais; •

Gerenciar o processo de

trabalho em enfermagem

O mercado de trabalho

Você pode se especializar em:

• Enfermagem geral O enfermeiro pode exercer Campos de atuação • Enfermagem geriátrica atividades autônomas, tra• Enfermagem médicobalhar em Instituições de cirúrgica Ensino, Pesquisa e Saúde. • Enfermagem obstétrica A oferta de postos de tra• Enfermagem pediátrica balho no mercado está em • Enfermagem psiquiátrica expansão, na medida em • Enfermagem do trabalho que a expectativa de vida • Enfermagem da saúde da população brasileira tem pública aumentado e as necessida• Enfermagem des de assistência à saúde se de resgate multiplicado.

com princípios de Ética e de Bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo, em todos os âmbitos de atuação profissional; •

Desenvolver, participar

e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional; •

Respeitar o código ético,

os valores políticos e os atos normativos da profissão; •

Interferir na dinâmica

de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo; •

Utilizar os instrumentos

Onde atuar: • Unidades Básicas de Saúde • Laboratório de Enfermagem • Laboratório de Anatomia • Evento Acadêmico-Científico • Clínicas de Saúde da UNIP • Atividades de Extensão Comunitária • Atividades Complementares • Estágio em Instituições de Saúde: Hospitais, Clínicas, Creches, Asilos e outros • Estágio em Instituições de Ensino • Monitoria • Iniciação Científica

Checape: Salário de enfermeiro:

Depende sempre do lugar em que você irá trabalhar, porém, o salário médio inicial é de 1.500 reais.

Onde estudar:

do cuidado de enfermagem

As melhores faculdades são: USP, UFRGS, Unicamp, UEL e UFG. Essas são as melhores do Brasil, mas tem muitas outras com

e da assistência à saúde;

grande qualidade de ensino.

que garantam a qualidade

R@dar Teen 35


#ficadica

Se Liga!

Nenhuma menina gosta de ter aquela gordurinha a mais na barriga, mas saiba o que é certo ou errado para eliminá-las

Adeus, barriga!

N

ão adianta entrar na paranóica e pensar que fazendo qualquer regime você vai eliminar aquelas gorduras a mais localizadas bem na sua barriga. Toda menina passa por isso em alguma fase da vida. Umas acham que tem que parar de comer, outras acham que tem que malhar até perder o fôlego, e outras que já querem entrar logo na faca e fazer uma lipoaspiração. Calma lá! Não é legal ter barriga mesmo e nenhuma girl deseja isso, mas fazer a solução para este problema acabar deve ser da forma correta para não causar problemas na saúde. E lembre-se, para tudo se dá um jeito, é só não se desesperar! Confira agora os mitos e verdades de como dar Adeus à sua barriguinha que está sobrando.

Mitos x Verdades

Comer à noite engorda? Ganha-se peso toda vez que a alimentação é maior que o gasto de calorias (atividades físicas). Não importa a hora do dia em que se come e se faz exercícios, o que vale mesmo é a relação entre o consumo e o gasto de calorias. Ingerir líquido durante as refeições aumenta a barriga? Uma pequena quantidade de líquido, que não esteja muito gelado, até ajuda na digestão. Beber água antes de dormir dá barriga? Beber água não engorda, seja à noite ou durante as refeições. Deitar após as refeições contribui para o acúmulo de gordura na região abdominal? Não! As populações de alguns países que cultivam esse hábito, como a Espanha, comprovam isso. Mas o excesso de sedentarismo sim! Quais são os maiores inimigos da gordura localizada no abdome? A alimentação errada e a falta de atividade física fazem ganhar peso. A genética leva essa gordura a se depositar na barriga, e a má postura evidencia mais a protuberância abdominal. Calça de cintura baixa dá barriga? Ela não desenvolve a gordura abdominal, mas a revela mais. E, se o cós for muito justo, acaba pressionando a pele e transformando em barriga até a gordura que não existe. Se você quiser fazer uma dieta balanceada, procure um 36 R@dar Teen

nutricionista. Cuide-se e seja linda!


Nos 18!

#VemNiMim2011 Por Felipe Schmieder

T

odo mundo esta cansado de saber que, no Brasil, o ano só começa depois do Carnaval, certo? Errado! Já estamos na metade de março. Se tivéssemos começado a fechar a boca depois do Natal, a malhar, a correr na orla da praia e a olhar mais para os lados, hoje estaríamos magros (as), lindos (as) e com um bofe escândalo do lado. Mas, como brasileiro é tudo desse jeito, cá estamos nós, encalhados como a Free Willy. E se você não está, faça uma vigília de 48 horas em agradecimento. Mas, agora que o ano vai começar (de verdade), vamos falar de coisa boa? Que tal começar a colocar em prática aqueles inúmeros itens que fazem parte da sua lista desde 2005? Não adianta listar 389 mil objetos de desejo e colocar o Ashton Kutcher como número cinco. Seja mais realista. Não coloque que precisa eliminar 65kg em duas semanas porque isso também não vai acontecer. Comece com coisas mais simples, tipo:

1 2 3

Arrumar o guarda-roupas e dar embora aquela sua Barbie que era sucesso em 1995. Ela não faz mais parte da sua vida, ok? Liberte-se. Começar a praticar algum esporte. Pode ser uma corrida no parque, uma natação. Não precisa puxar ferro e malhar todos os dias para ficar com o corpo da Deborah Secco na novela das 21h. Inspire-se em alguém mais “real”. Tipo aquela amiga magra do colégio. Claro que ela não precisa saber disso!

Conheça gente nova. Saia mais. Quebre preconceitos. Busque a paz mundial... Tá bom. Isso é demais. Mas, as coisas só vão melhorar se mudarmos algumas atitudes, certo? Então, arregace as mangas, faça um banho de sal grosso (aproveite para esfoliar a pele, o que faz toda a diferença) feche essa boca, pare de comer quatro vezes por semana no McDonald’s, vá correr no parque, que daqui a pouco eles é que vão correr atrás de você.

R@dar Teen 37


horóscopo

PEIXES (20/2 - 20/3) Fortes emoções devem tomar conta da sua vida amorosa nessa fase. Tome cuidado para não provocar um rompimento bobo por causa de um assunto trivial.

ESCORPIÃO (23/10 - 21/11) Tome cuidado para não cair nas armadilhas do ciúme, pois, como você bem sabe, esse é o caminho para que tudo dê errado amor.

TOURO

(21/4 - 20/5) A Lua ingressa no seu signo, e isso mexe um bocado com as suas emoções. Que tal se abrir com uma pessoa de sua confiança, desabafar e fazer as pazes consigo mesma?

GÊMEOS AQUÁRIO

(21/1 - 19/2) Você vai se mostrar superalegre e comunicativa, mas é bom tomar cuidado para não repassar fofocas. Evite abordar assuntos polêmicos

ÁRIES (21/3 - 20/4) É bom dar uma controlada na sua tendência a querer competir demais com os outros. Caso contrário, você poderá colocar em risco uma valiosa amizade.

38 R@dar Teen

(21/5 - 20/6) Com uma habilidade muito grande para promover o entendimento entre as pessoas, você poderá ajudar amigos ou familiares a fazerem as pazes.

CÂNCER

(21/6 - 21/7) Vênus indica o começo de uma fase muito boa para a sua vida financeira. Talvez, venha por aí um aumento de mesada que vai deixar você feliz da vida!

LEÃO

(22/7 - 22/8) Você adora se sentir necessária e, por isso, acaba assumindo responsabilidades em excesso. Saiba que é hora de mudar de atitude e não se sobrecarregar.

VIRGEM

(23/8 - 20/9) Você estará criativa e com muita atitude na hora de paquerar. Para as coisas fluírem bem, tente não ser tão exigente com os garotos.

LIBRA

(23/9 - 22/10) Este não é o melhor Seus pais vão apoiar sua decisão de correr atrás dos seus projetos. Essa é a hora certa para entrar num curso – por exemplo, de inglês ou informática!

SAGITÁRIO

(22/11 - 21/12) Os astros indicam que a chegada de um novo paquera só depende da sua disposição para se abrir e curtir um novo relacionamento.

CAPRICÓRNIO

(22/12 - 20/1)Vênus está favorecendo as finanças. Essa é a hora certa para conversar com seus pais e tentar conseguir um aumento na mesada. Mas respeite as limitações deles, combinado?


R@dar Teen 39


40 R@dar Teen


Radar teen Edição nº3