QI 13

Page 1

Urban Planning & Solutions

Os seus sonhos e projetos em regime chave na mão

Suplemento comercial propriedade da "Ilustre Narrativa"

Conteúdos

UP | 4

Soluções Urbanas "Tailor Made"

Ilustreproeza | 7

Soluções diversificadas

Medinfar | 10

Produto do Ano 2023

Oriflame | 12

Produto do Ano 2023

Secil | 13

Produto do Ano 2023

Coimbra Business School | 14

Oferta Formativa

J. Freguesia Arcozelo | 16 Concelhos e Municípios

AA Consulting | 17

Consultoria Financeira

ISQ Academy | 18

Oferta Formativa

Menarini | 21

Sustentabilidade na Saúde

Sem Ir | 24

Energia Renovável

Grupo LM | 26

Engenharia de Edifícios

Qualisearas | 28

Consultoria em Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no trabalho

Stairway | 30

Remodelação e da Reabilitação Urbana

Nota de boas vindas

Missão, Visão e Valores são os pilares que sustentam e impulsionam as empresas portuguesas, nos mercados nacional e internacional.

Estes conceitos são elaborados para recordar o porquê da fundação das empresas, organizações e instituições, sejam elas públicas ou privadas.

Há sempre um propósito para a sua existência: acrescentar valor ao mercado, inspirar os mais jovens e mostrar o caminho para o empreendedorismo, nunca esquecendo conceitos básicos e fundamentais como a responsabilidade social, a satisfação dos clientes, a sustentabilidade e a qualidade do produto/serviço.

A estes pilares, juntamos as equipas e todos os colaboradores que contribuem, diariamente, para que a máquina não pare e levam a que cada empresa/instituição atinja os seus objetivos.

Nas próximas páginas desta edição, irá encontrar bons exemplos de empresas, organizações e instituições que levam a bom porto a estratégia dividida entre Missão, Visão e Valores.

Deixe-se inspirar, boa leitura!

FICHA TÉCNICA Propriedade: Ilustre Narrativa, Lda, com a colaboração da Entrevista Especial Lda. Diretor: Paulo Padilha, Fátima Vieira, Alberto Manuel Cardoso, Direção Editorial: Raquel Gonçalves Direção Gráfica/Design: Miguel Ribeiro Corpo Redatorial: Pedro Lopes, Frederica Jardim, Mariana Serrano (redacao@revistaqualidadeinovacao.pt) Fotógrafo: Marco Rosado, Redação e Publicidade: +351 935 870 796, +351 962 554 060 / geral@revistaqualidadeinovacao.pt Distribuição: Distribuição gratuita /Dec. regulamentar 899/9-6 artigo 12 N.ID Periodicidade: Mensal, maio 2023.

maio 2023 3 ■ revista qua idade & inovação

“Tornamos os seus projetos e sonhos numa realidade”

A Urban Planning & Solutions nasceu do sonho conjunto da Ana Rita e Inês Carvalhal, para que o desenvolvimento de soluções urbanas pudesse estar ao alcance de todas as pessoas, sem obstáculos. Tendo em cada projeto o regime chave na mão, a UP conta com uma equipa multidisciplinar que se dedica de corpo e alma a cada desafio diário. Nesta edição, ficamos a conhecer mais sobre a Urban Planning & Solutions que traz consigo a responsabilidade social, os valores e a sustentabilidade como pilares fundamentais para um futuro de sucesso.

Enumerem alguns dos projetos que

desenvolveram e que são uma referência para o setor

Num desejo de ir mais longe, de desafiar o problema e alcançar não uma qualquer solução, mas sim a melhor solução, a solução que é personalizada e customizada na mais justa e completa medida“tailored made”, que criámos a UP

Dentro deste registo, podemos exemplificar, o que nos custa, porque acarinhamos todos os nossos projetos, sendo-nos por isso difícil selecionar uns em detrimento de outros, mas ainda assim e aguçando a curiosidade somos particularmente orgulhosos das Estruturas Modulares Ecologicamente Sustentáveis, que tivemos a possibilidade de projetar e implementar, o que nos permitiu “casar” o sonho habitacional / de investimento, com os importantes

valores de proteção ambiental e as inerentes restrições ou condicionantes do solo.

Dos nossos projetos de arquitetura e engenharia conceptual que possibilitaram o aproveitamento daquele único terreno, por sinal fortemente restringido em termos de condicionantes urbanísticas. Nada mais frustrante, acredite, do que comprar (ou herdar) um terreno com um determinado fito urbanístico que, depois, e face às regras urbanísticas, não é possível potencializar Apelamos sempre que, antes de se fazer este tipo de investimento, os interessados promovam o competente estudo urbanístico, com recurso ao nosso grau de especialidade, justamente para o acautelar! Mas nem sempre assim sucede e, nessa medida e porque, por vezes, as grandes oportunidades nascem dos maiores problemas,

também privilegiamos estes projetos, que são desafiantes.

Somos também particularmente pretensos para reabilitações e reconstruções de pré-existências e bem assim legalizações e reposições de legalidade urbanística, não só pela sua desafiante complexidade, como também porque nos vêm permitindo conjugar a saudável regularidade vivencial com a livre transação do imóvel e sobretudo explorar a máxima eficiência e potencialidade urbanística do imóvel… É um tema exponencial e crescente.

E para não mais alongar, os nossos projetos de makeover de ruínas e monos urbanos, que empobrecem a estética das nossas cidades, junto de alguns municípios mais pioneiros. Tem sido, de certa forma, difícil de implementar, pois é um valor que

maio 2023 4 ■ revista qualidade & inovação

nem sempre é tido como prioritário, mas para nós é fundamental: Portugal, pode e deve expandir o seu legado arquitetónico, que pode ser moderno, sustentável equilibrado, sem comprometer os valores da nossa cultura e herança histórica e cultural.

Qual a importância da responsabilidade social para a vossa empresa?

A nossa empresa tem, no seu core, um acentuado sentido de responsabilidade social, como aliás, nos instiga o próprio mercado, hoje movido por um consumidor informado e cada vez mais exigente.

A nossa empresa adota uma conduta empresarial responsável alcançando no dia-a-dia um desenvolvimento sustentável e promotor da diversidade tendo como foco norteador o respeito pelos direitos humanos e a preservação ambiental.

Felizmente, e associado à própria prática da nossa atividade, o urbanismo e ordenamento do território são valores sociais fundamentais e contam com inúmeras opções na persecução dos seus valores e princípios, o que nos permite, com relativa facilidade juntar o útil ao agradável.

A imagem que o público em geral, e os nossos Clientes em particular, têm da nossa empresa é de suma importância, o que reforça a assunção da responsabilidade social que nos assiste na defesa dos valores do urbanismo, do ambiente e do ordenamento do planeamento.

Quer a maior cidade, quer o mais pequeno módulo habitacional, independentemente da escala, merece o mesmo empenho na defesa dos seus valores

primários: a vivência urbanística não é difícil, o que pode ser difícil é querer e saber promover essa vivência e nós queremos e sabemos.

Que tipo de soluções diferenciadoras dão a conhecer ao mercado?

Devendo sinalizar as nossas soluções como diferenciadoras num contexto de mercado, então destacaríamos que a diferença chave está no processo de criação e desenvolvimento por nós adotado, onde, com economia de escala, conjugamos várias áreas de especialidade, incluindo a especialidade tangente da dimensão jurídico-urbanística e onde o cliente faz parte intrínseca da equipa e assim, do próprio processo.

A UP conjuga num só processo as diversas áreas de especialidade de atuação dentro de qualquer processo ou procedimento urbanístico, conseguindo assim obter melhores resultados, mais rápidos e com menores custos para o Cliente.

Fazendo aqui um juízo de prognose póstuma, concluímos que todos os projetos onde tivemos intervenção são diferenciadores porque, na verdade, não tivemos duas soluções iguais e acarinhamos cada um dos nossos projetos!

Sabemos que a sustentabilidade passa pela conquista diária de uma maior eficiência energética. De que forma a UP procura integrar no seu dia a dia a sustentabilidade e a eficiência energética com vista à mudança no futuro?

A eficiência energética é uma nobre causa, pois que, sem dúvida que, a sustentabilidade global passa por

esta conquista, que se tem sentido com caráter diário e permanente. Mas é importante reforçar e propagar ainda mais esta ideia, que ainda é vista com algum ceticismo ou muitas vezes vista como associada a entropias de meios e funcionalidades.

Nessa medida, seria importante promover mais formação de especialidade, publicidade e divulgação apropriada, criação de mais fundos e incentivos e bem assim adotada uma política de equilíbrio de preços mais concorrenciais no ramo, quer numa competente técnica, quer de produto, o que só será possível, num esforço coletivo social, político e de mercado.

Na UP, associado aos nossos projetos, procuramos sempre sensibilizar para a importância da otimização energética com acento na sustentabilidade e eficiência, sobretudo porque num contexto e interligação de custos-benefícios, os benefícios compensam largamente, mais que não seja a médiolongo prazo.

Internamente, nas nossas instalações assumimos um forte compromisso com a proteção do meio ambiente através de uma otimização da gestão de recursos, e junto dos nossos Clientes apostamos na implementação de mecanismos de controlo de gastos, na utilização de fontes de energia renováveis, o que permite produzir energia com um menor impacto ambiental. Neste âmbito importa realçar que incentivamos e acompanhamos os nossos Clientes na obtenção de benefícios fiscais pela implementação de mecanismos de melhoria da sustentabilidade e da eficiência energética nas suas casas / projetos.

revista qua idade & inovação

"Uma empresa multifacetada"

Com várias vertentes de negócio, a Ilustreproeza começou a construir o seu percurso pautado pela qualidade de serviço e produto desde 2012. Em entrevista à Revista Qualidade & Inovação, Pedro Correia, CEO da Ilustreproeza, salienta a mais-valia de serem os representantes da GEMCO em Portugal, desvenda novas áreas de negócio e ainda revela algumas novidades que estarão para breve.

revista qua idade & inovação maio 2023 7 ■

Como surgiu a oportunidade de criar a Ilustreproeza?

Sou natural de São Martinho de Seia, concelho da Guarda. Vim estudar para Lisboa onde me formei e onde comecei a lecionar na Universidade de Lisboa, na área de Lexicologia e Lexicografia do Português. A vontade de abrir a minha própria empresa instalou-se, inicialmente, para o ensino superior e produção de dicionários, em 2012, após a elaboração dos novos dicionários do Grupo Leya. Com ligações muito fortes à natureza, surgiu naturalmente, nesse ano, a mudança para Sintra, para um espaço na natureza, e a ideia de encontrar equipamentos para a valorização de resíduos, com aproveitamento de toda a biomassa, de restos de podas, de aparas, fitas e serrim de carpintarias, no sentido de haver uma transformação e valorização em pellets. Nesta busca de mercado, optamos por encontrar um fabricante conceituado no mercado, pois seria uma forma de expandir o conceito para que as pessoas aproveitassem diversas matérias-primas. Nesse sentido, a nossa escolha recaiu sobre a GEMCO (GREEN ENERGY MACHINERY CO.), uma empresa que nos dava segurança face ao know-how que estávamos à procura, ao tempo existente no mercado e à capacidade de assistência pós-venda.

Com um crescimento muito ponderado, passo a passo, fomos adquirindo, ao longo dos anos, mais equipamentos, até atingirmos o volume de um milhão, patamar elegível pela marca, para uma representação direta, sendo atualmente os representantes da GEMCO em Portugal. No site www.gemco.pt encontramos todo o tipo de informações, especificações e modelos disponíveis em stock, passíveis de serem adquiridos online.

A utilização destes equipamentos permite ao cliente produzir as suas pellets, atualmente com muitas utilizações, quer enquanto combustível para queima em caldeiras ou salamandras para aquecimento da casa ou das águas sanitárias, quer como granulado alimentar para diversos animais, quer ainda como um produto compactado com grande capacidade de absorção, utilizado para a cama de cavalos, coelhos, WC de gatos, entre outros.

Para complementarmos a qualidade da maquinaria GEMCO e na partilha de sinergias, estabelecemos uma parceria de distribuição de um aglutinante, um produto auxiliar para ajudar a compactar os pellets e retirar a humidade da matéria-prima, na área da produção de pellets de madeira

Que tipo de equipamentos GEMCO disponibilizam aos clientes?

A GEMCO Portugal apresenta equipamentos para todo o processo de produção, desde a preparação da matéria-prima, com trituradores, estilhadores, moinhos, tapetes, passadeiras, transportadores e elevadores, granuladoras/pelletizadoras, arrefecedores, empacotadoras e seladoras, para linhas completas, desenhadas de acordo com as necessidades dos clientes industriais. Para os clientes profissionais e domésticos, a oferta reside praticamente em moinhos, alimentadores, granuladoras e seladoras. Nos equipamentos de granular temos dois modelos de equipamentos: uso doméstico (consumo próprio normalmente) e uso profissional (comercialização de pellets).

As pelletizadoras domésticas têm um cliente geralmente particular, sendo usadas para a produção de granulado alimentar para animais e para pellets de madeira para caldeiras e salamandras, para aquecimento. As pelletizadoras profissionais são equipamentos mais robustos e capacitados para um trabalho diário e contínuo, adquiridas essencialmente por empresas para produção de pellets de madeira, com o intuito da sua comercialização.

O processo de produção de pellets inside em três partes: a preparação da matéria-prima, com redução de toda a matéria para dimensões entre os 3 e 5 milímetros; a compactação desse material uniformizado, pela perda de humidade; o arrefecimento, crivagem e embalamento.

A produção de pellets permite que tenhamos um combustível limpo, verde, renovável, tendo por base a conservação e proteção do meio ambiente, bem como a sustentabilidade energética.

maio 2023 8 ■ revista qualidade & inovação

Q u a l a g r a n d e m a i s - va l i a d e s e r e m representantes da GEMCO em Portugal?

A GEMCO é uma empresa líder no fabrico de pelletizadoras de biomassa para explorações domésticas e profissionais. Assim sendo, uma das grandes mais-valias é o facto de termos a marca exposta nos nossos equipamentos, pois isso permite identificar o fabricante, com pesquisa nas redes sociais, onde há muita informação, muitos vídeos com o funcionamento de cada um dos equipamentos.

Outra vantagem da GEMCO prende-se com a reposição de peças de desgaste. Desde cedo que um dos propósitos foi sempre ter peças de desgaste, neste caso, a matriz (prato perfurado por onde passa a matéria-prima) e os roletes (rolos que prensam o material para os buracos da matriz), de modo a que os nossos clientes não tenham o equipamento parado por falta dessas peças, pois continua a ser uma preocupação constante dos clientes e que não deve nunca ser descurada, sob risco de não conseguir produzir mais nada. O nosso stock de peças de reposição tem ajudado também clientes com equipamentos de outros fabricantes que chegaram até nós apenas para aquisição de peças de substituição. As nossas peças são em alguns casos compatíveis com outros equipamentos existentes de outras marcas, permitindo um real suporte técnico ao cliente, com garantia de que não ficará com um equipamento parado, por falta de peças.

Podemos afirmar que a Ilustreproeza é atualmente a empresa-mãe que vai à procura de novas áreas de negócio…

A Ilustreproeza foi ramificando e atualmente gere várias marcas em diferentes áreas de negócio.

Sempre tive uma paixão e uma ligação muito grande à área de informática e em 2016 fomos desafiados a criar a PCGO (www.pcgo.pt) . Desenvolvemos uma loja para o cliente final e para os vários marketplace, em que o core business era disponibilizar computadores recondicionados, sempre com um princípio de sermos amigos do ambiente. O negócio foi crescendo e com ele nasceu a ideia de desenvolver uma marca própria, a GOEIK (www.goeik.com), com importação de todos os artigos OEM, com recondicionamento, embalamento e personalização em Portugal. Com a marca vieram outras marcas que agora representamos a Vention (www.vention.pt), a Qgeem (www.qgeem.pt), a Netac (www.netac.pt), entre inúmeras outras em que não temos total propriedade.

Em junho de 2021, a Ilustreproeza adquiriu a Massa Insolvente da Phone House Lda, passando a ter todo o stock das mais de 100 lojas espalhadas pelo país. Com todo esse stock, criou-se a Ok Portátil (www.okportatil.pt), uma loja online vocacionada para equipamentos informáticos recondicionados, portáteis, desktops, tablets, telemóveis, monitores, televisores, etc.

300ZX, um modelo que poucos reparam em Portugal. São inúmeras já as viaturas que voltaram a ter uma nova vida Desenvolvemos também a vertente de comércio e hoje contamos com um parque automóvel com ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias, carrinhas, motas.

Em 2022, tivemos três novas áreas de negócio. Estabelecemos uma nova representação a Havit (www.havit.pt), uma marca de artigos multimédia e gaming para complementarmos este lado que ainda não possuíamos.

Quais são os pilares que sustentam a filosofia da Ilustreproeza?

A meu ver, o grande pilar é essencialmente o foco. Sempre me ensinaram que tudo o que fazemos devemos fazer bem. Ao tentar fazer bem, advém o bem. O segredo passa por reinvestir o bem que geramos. Só com foco conseguimos alavancar as nossas ideias e irmos atrás das oportunidades que surgem. Isto é algo que nos acompanha toda a vida.

Para além do foco, temos de ter uma equipa de confiança que nos ajuda a gerir diariamente tantas áreas de negócio e que cresce juntamente com a empresa.

Que novidades estão a ser preparadas para os atuais e potenciais clientes?

Há novidades em breve. Estamos a lançar a A3P (www.a3p.pt), um projeto que pretende ajudar clientes na criação da sua imagem, no design dos seus produtos, em criar o próprio website ou loja online e até gerir contas das redes sociais.

Criamos também a Sogima (www.sogima.pt) uma marca com um princípio de disponibilizar artigos personalizados por gravação a laser, estampagem ou impressão, produzidos a partir de materiais sustentáveis, como, por exemplo, o bambu, a cortiça, a cana. Uma parceria com uma empresa amiga (daí o nome Sogima, que lido da direita para a esquerda dá ‘amigos’).

Adquirimos recentemente novas instalações em Sintra, junto à Cascata da Fervença, um espaço em ruínas e abandonado durante décadas, rodeado de natureza, onde idealizamos dois espaços abertos ao público: o primeiro na parte superior, para criar um espaço de trabalho interno e quem sabe de coworking e também reunir todas as nossas áreas de negócio; o segundo junto à cascata, para meditação, relaxamento, massagens, exposições, concertos, passeios, caminhadas, com a água da cascata e os passarinhos como pano de fundo e uma paisagem que merece ser contemplada.

No final de 2022, adquirimos novas instalações para implementarmos a AutoWorks (www.autoworks.pt), uma oficina com a ideia de reparar viaturas em confiança, sem surpresas e dar-lhes uma segunda vida. Com um savoir-faire de muitos anos, temos “ressuscitado” um carro que é icónico: o Nissan

Será um espaço interessante para todos os nossos clientes, fornecedores, amigos e familia e mais um ponto de viragem da nossa empresa, sempre num crescimento bem sustentado e amigo da Natureza.

revista qua idade & inovação maio 2023 9 ■

Diversidade e inovação na indústria farmacêutica

Há mais de 50 anos no mercado, o grupo Medinfar lidera a categoria de saúde do consumidor e dermatologia em Portugal. Nesta edição, contamos com a presença desta empresa farmacêutica que foi galardoada com o prémio produto do ano 2023, na categoria de antiflatulentos, fruto do empenho e inovação em todos os processos.

Amarca Aero-OM foi distinguida com o prémio produto do ano 2023, na

categoria antiflatulentos. Qual a importância deste prémio?

A marca Aero-OM é um claro exemplo da direção estratégica da Medinfar Consumer Health: o foco no desenvolvimento das marcas com o consumidor no seu centro Aero-OM foi uma marca adquirida pelo grupo Medinfar em 2021 e, desde então, cresceu 50%, tendo hoje um pipeline de inovação bastante robusto

Apesar de presente no mercado há várias gerações, muitos dos portugueses conheciam AeroOM apenas pelo seu frasquinho cor-de-rosa No entanto, sabíamos que, também os adultos, em algum momento podem sofrer de acumulação de ar no estômago ou intestino, e por isso mesmo Aero-OM tem um papel importante no dia a dia dos portugueses

O prémio produto do ano 2023 é o reconhecimento da qualidade do produto, que é inquestionável, mas também todo o trabalho de desenvolvimento desta “nova” categoria de antiflatulentos que a marca Aero-OM está a fazer em Portugal

Que tipo de produtos, nas mais diversas categorias, podemos encontrar no mundo Medinfar?

A diversidade é um dos pilares do grupo e está bem presente tanto no modelo de negócio, como na oferta do nosso portfólio A Medinfar Consumer Health tem um portfólio bastante vasto, com marcas bem implementadas no mercado e bem conhecidas pelos Portugueses, entre as quais sublinhamos: Halibut, Trifene, Oleoban, Previpiq, Tricovivax, Xeratop Além deste cluster de marcas, já bem conhecidas pelos portugueses, temos outras que são igualmente estratégicas e com um potencial enorme de crescimento, como por exemplo Cetix, Magnorange ou Otézia.

No nosso portfólio, contamos com produtos para o alívio da dor e febre, antiflatulentos, prevenção de picadas de mosquitos, higiene e cuidado diário da pele, alívio das alergias, cuidados capilares, suplementos vitamínicos, entre outros.

Sendo uma empresa farmacêutica fundada em 1970, que produtos inovadores estão projetados para o desenvolvimento da saúde

A inovação é um dos nossos pilares estratégicos e um dos principais vetores de ação do Grupo sendo crucial para a concretização do nosso maior propósito: trabalhar continuamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, desenvolvendo e disponibilizando novos produtos farmacêuticos na área das ciências da vida. Assim, adequamos o desenvolvimento dos novos produtos às necessidades mais emergentes do

consumidor, afetando recursos adequados ao desenvolvimento de produtos próprios com a rentabilidade desejada, bem como o estabelecimento de parcerias com instituições públicas ou privadas do sistema científico e tecnológico nacional e internacional (inovação aberta)

A inovação Medinfar representa o resultado da sinergia que existe entre um conhecimento das necessidades do consumidor com a ciência necessária para colmatar as mesmas Para tal, dispomos de uma equipa de investigação altamente qualificada e empenhada, que se ocupa do desenvolvimento de novos produtos, alinhada com uma rede de parceiros do sistema científico nacional e internacional que nos aportam um maior conhecimento e valor aos projetos inovadores, entre os quais se encontram vários centros de investigação universitários, fundamentais como fontes de conhecimento

Durante o ano de 2023 iremos lançar um formato novo para o alívio das alergias, mantendo a praticidade que é um dos valores da marca Cetix, mas aumentando o benefício para o consumidor O ano de 2023 marca também a expansão da marca Aero-OM para uma nova categoria: os Antidiarreicos

Com uma brand awareness elevada, este movimento faz todo o sentido tanto para a marca como para o consumidor que vê aumentado o leque de produtos disponíveis para esta condição

Além de produtos inovadores, temos também parcerias que estão a ser retrabalhadas e que são estratégicas para as marcas do grupo São exemplo disso as parcerias que temos com o Banco do Bebé ou com a APEO (Associação Portuguesa Enfermeiros Obstetras)

A Natalidade é um tema que nos é muito próximo não só pelo portfólio que possuímos, mas pela importância que o tema tem nos dias de hoje

No caso de Halibut, a marca tem o dever de chamar a atenção e contribuir para a melhoria da Natalidade em Portugal Enquanto marca líder e preferida pelos portugueses, temos a responsabilidade de trazer para a ordem do dia este tema Neste momento temos um conjunto de ações com o objetivo de contribuir para a melhoria dos cuidados prestados antes, durante e após o parto Além da disponibilidade dos nossos produtos às famílias que o Banco do Bebé contacta, apoiamos também as diversas iniciativas que a APEO leva a cabo

As nossas ações estão focadas no bem estar do bebé, da família e na melhoria de recursos ao alcance dos profissionais de saúde

maio 2023 10 ■ revista qualidade & inovação PRODUTO DO ANO 2023

Uma marca atenta às necessidades dos

consumidores

Com mais de 50 anos de experiência, a Oriflame tornou-se uma marca conhecida e reconhecida por todos os portugueses. Os produtos, a estratégia, a qualidade, a inovação e a dedicação são os pilares para que a marca tenha sido distinguida, pela oitava vez, Escolha do Consumidor. Marta Silva, Diretora de Marketing, esteve presente nesta entrevista em que desvendou, um pouco mais, o universo da Oriflame.

AOriflame sagra-se, uma vez mais, Escolha do Consumidor 2023 na categoria de Venda Direta de Cosmética e recebeu dois prémios Produto do Ano O que significa para a marca este reconhecimento/distinção?

É um grande orgulho para a Oriflame receber estes três prémios! A Oriflame é eleita pela 8ª vez consecutiva Escolha do Consumidor na categoria de Venda Direta de Cosmética É um prémio que tem já um histórico, é um reconhecimento consistente, e que nos posiciona como marca de referência dentro da venda direta

Os prémios Produto do Ano são um reconhecimento pelo consumidor português da enorme aposta que a marca Oriflame faz na qualidade e inovação no desenvolvimento de novos produtos.

Receber estes prémios é ver esse reconhecimento por parte dos nossos consumidores portugueses, o que, para nós, é extremamente especial e gratificante!

Falem-nos sobre os produtos do ano e as suas mais-valias para todos os consumidores.

A Oriflame ganhou dois prémios Produto do Ano em duas categorias muito importantes para nós: Cosmética Sustentável e Cuidados do Rosto.

A sustentabilidade faz parte da nossa herança, da nossa marca e da nossa missão de realizar sonhos. O Prémio que ganhámos em Cosmética Sustentável foi com a gama Waunt, que é uma linha de Cuidados do Rosto Híbridos Vegan e que conjuga o melhor dos cuidados do rosto e da maquilhagem – hidratando a pele como os cuidados do rosto e aperfeiçoando a pele como a maquilhagem Os consumidores são

cada vez mais exigentes, procuram conveniência, produtos que tenham diferentes funções A gama Waunt é uma resposta a essa necessidade Estes produtos são ainda certificados pela Vegan Society™, têm fórmulas desenvolvidas de forma responsável, têm ingredientes de origem natural, sem parabenos, óleos minerais nem SLS. O plástico que é usado nas suas embalagens é plástico PCR, ou seja, reciclado pós consumo.

Na categoria de Cuidados do Rosto, a Oriflame ganhou o prémio Produto do Ano com a gama Skinrelief Novage A inovação destacada aqui foca-se no poder dos cuidados antienvelhecimento na pele sensível, sendo esta gama capaz de atuar sobre os sinais de envelhecimento da pele (rugas e perda de firmeza), ao mesmo tempo que protege e reduz a sensibilidade cutânea (vermelhidão, sensação de picada e desconforto) Esta gama anti-idade não só é adaptada à pele sensível como ajuda a minimizar os sintomas de sensibilidade da pele Tem três novas tecnologias: a Tecnologia “Ultra Calm” que melhora a organização da barreira cutânea e desativa a resposta inflamatória a estímulos, a Tecnologia “Dermalift Active” que estimula a produção de colagénio e elastina, mas de forma suave, e a Tecnologia “Pollution Guard 3D” com dois biopolímeros que se interligam formando uma malha impenetrável às partículas de poluição A inovação desta gama não se fica pelo produto em si Todas as embalagens foram desenvolvidas com doseador, para serem mais higiénicas, para evitar a contaminação e para permitir a autoconservação, além de serem muito mais práticas e fáceis de usar

Este é mais um exemplo de que a Oriflame está atenta às necessidades dos consumidores e do trabalho de excelência que desenvolve para responder a essas mesmas necessidades.

Quais são as estratégias pensadas para 2023/2024, tendo em conta aspetos como a diferenciação e a sustentabilidade?

A sustentabilidade é algo fundamental para a Oriflame e a forma tão transversal e profunda como trabalhamos a sustentabilidade, em toda a cadeia de valor, é, por si própria, também algo que nos diferencia Queremos continuar a surpreender o consumidor português, e a ir ao encontro das suas necessidades e exigências No decorrer de 2023, e para 2024, temos já previstos vários importantes lançamentos, em diferentes categorias de produtos: desde Cuidados do Rosto, a Cuidados Capilares e Fragrâncias, passando pela Wellness e Maquilhagem Todos estes lançamentos terão sempre um foco muito grande na inovação e na sustentabilidade

A sustentabilidade é uma parte intrínseca do posicionamento da nossa marca (Beauty By Sweden) Trata-se de uma beleza responsável, que cria produtos seguros e mais sustentáveis, inspirados na natureza e impulsionados pela ciência

Procuramos constantemente melhores soluções e tecnologias para criar produtos inovadores que atuem eficazmente, respeitando o consumidor e o planeta

maio 2023 12 ■ revista qualidade & inovação PRODUTO DO ANO 2023

SECIL desenvolve o primeiro betão neutro em carbono de Portugal

O Betão Verdi Zero, eleito produto do ano 2023, foi o lançamento da SECIL que irá contribuir para a neutralidade carbónica no setor da construção. A par desta entrevista, destacamos as vantagens desta inovação aliadas a um futuro promissor baseado em controlo de recursos e minimização do desperdício, cooperando assim para um setor mais sustentável.

Apresente a SECIL aos nossos leitores.

A SECIL é um grupo empresarial fundado em Portugal há quase um século, sendo, atualmente, o maior grupo de materiais de construção 100% português, com uma faturação superior a 600 milhões de euros em 2022 Embora o núcleo central da sua atividade seja o cimento, a SECIL integra um conjunto de várias empresas a operar em áreas complementares, desde os agregados às argamassas, passando pelo betão e cal hidráulica

O Grupo SECIL consolidou-se em Portugal, de onde é originário, e expandiu-se nas últimas duas décadas para outros mercados Atualmente opera três fábricas de cimento em Portugal (Outão, Maceira e Pataias) e está presente no exterior em Angola, na Tunísia, no Líbano, em Cabo Verde, Espanha, Países Baixos e Brasil

Somos mais de 2300 colaboradores distribuídos por oito países e quatro continentes, comprometidos e concentrados em unir esforços para que seja possível ter uma posição sólida, tanto no mercado interno como externo

Por último, importa destacar que a SECIL faz parte da SEMAPA, uma holding cotada na Euro Next Lisboa, da qual fazem parte, entre outras empresas, a ETSA e a The Navigator Company

No caminho para a sustentabilidade desenvolveram o Betão Verdi Zero. Em que consiste esta inovação e quais as grandes vantagens para o mercado?

O Betão Verdi Zero é o primeiro betão neutro em carbono de Portugal, tendo sido integralmente desenvolvido pela SECIL É um produto único no nosso mercado, que teve

como base uma inovação ao nível do desenvolvimento de produto, complementando medidas internas de eficiência e de utilização de energia renovável, garantindo, logo desde o início, uma importante redução de emissões de Co2

Na sua composição foram utilizadas matériasprimas que promovem a economia circular, através da incorporação de resíduos reciclados, pressupondo uma menor utilização de recursos naturais

Este produto é certificado como neutro em carbono, graças à combinação da redução do impacto climático ao longo do ciclo de vida e à compensação das emissões residuais, através de um programa de compensação de carbono certificado pela Climate Impact Partners, tendo sido atribuído o selo de CarbonNeutral®

Product

Em suma, é um produto único e disruptivo no mercado português, que vem dar resposta às novas exigências do mercado, que procura cada vez mais soluções verdes e com menor impacto ambiental, em linha com a nova tendência de construção, os green buildings e respetivas certificações ambientais – BREEAM e LEED

Além disso, foi eleito produto do ano 2023 O que significa para a empresa ser galardoada com este prémio?

Este prémio traz uma satisfação acrescida para a Secil porque reconhece que estamos no caminho certo rumo a um planeta mais sustentável É mais um excelente exemplo do bom trabalho que temos feito pela proteção do Planeta e das Pessoas, sendo que a distinção dos consumidores nos dá motivação redobrada para prosseguirmos o nosso caminho, de respeito ambiental e cidadania responsável. Estas são as

nossas fundações estratégicas que nos inspiram a fazermos sempre melhor Que projetos de inovação e investigação têm entre mãos a pensar na construção do futuro?

Como o caminho do setor passa pela descarbonização da cadeia de valor do betão e por incluir este material na circularidade, a aposta terá de ser, inevitavelmente, em produtos e soluções mais sustentáveis Isso inclui a pesquisa e o desenvolvimento de cimentos de baixo carbono, materiais de construção reciclados (promoção da circularidade), produtos mais duráveis e eficientes energicamente e de processos produtivos com práticas mais sustentáveis

Atualmente, estamos em fase de conclusão da fábrica mais sustentável da Europa (Clean Cement Line), conseguida através da modernização da Fábrica SECIL Outão e que, através da integração de diferentes tecnologias,

permitirá a abolição do uso de combustíveis fósseis, a redução das emissões de CO2 em 20%, o aumento da eficiência energética em 20% e a produção de 30% de energia própria através recuperação de energia atualmente perdida no processo

Para além disso, o setor da construção é dos setores que mais oportunidades de otimização e modernização apresenta O método tradicional de construção tem sobrevivido às evoluções tecnológicas mundiais e continua a prevalecer, mas o caminho para uma industrialização da construção (off-site) é já uma realidade e irá permitir uma construção mais sustentável, aumentando o controlo dos recursos, reduzindo o desperdício e a necessidade de transporte e aumentando a rapidez na construção

Pedro de Goulart Mendes Diretor de Marketing & Comunicação SECIL PRODUTO DO ANO 2023 revista qua idade & inovação

Novas ofertas formativas aliadas à qualidade de ensino

A Coimbra Business School | ISCAC destaca-se como uma Escola de Ensino Superior que pretende ser uma referência, não só nacional, mas também internacional, no que diz respeito à qualidade de ensino com elevada taxa de empregabilidade. Alexandre Gomes da Silva, atual Presidente, concedeu-nos esta entrevista, com especial destaque para o amplo leque de licenciaturas que a Instituição tem para oferecer.

Nos dias 14 e 15 de março, a

Coimbra Business School |

ISCAC realizou a 9ª Edição da Business Week. Que novidades apresentaram neste evento?

A Business Week teve a sua 9ª edição este ano, depois do interregno provocado pela pandemia

Tivemos 70 empresas na escola, interessadas em dar-se a conhecer, mas também em conhecer e recrutar os nossos estudantes

As principais novidades passaram pelas palestras Tivemos recrutadores de algumas das empresas

a apresentar os seus processos de recrutamento e a dar conselhos aos estudantes sobre como enfrentar esse momento de transição entre a vida académica e a vida profissional Tivemos também uma palestra sobre empreendedorismo onde os participantes ficaram a perceber melhor que, além da opção de se candidatarem a um emprego, podem também criar o seu próprio negócio A Câmara Municipal de Coimbra e a incubadora do Politécnico (INOPOL) explicaram de que formas apoiam os empreendedores e tivemos testemunhos de jovens empresários que aí criaram o seu

negócio Para estimular os estudantes a conhecer todas as empresas participantes, criámos um passaporte em que os estudantes podiam registar as empresas com que interagiam

De que forma a Business Week pode ser uma oportunidade para os mais jovens abraçarem o mercado de trabalho?

A Business Week é uma oportunidade muito importante para os estudantes pois permitiu-lhes quatro coisas:

- conhecer 70 potenciais empregadores que talvez não conhecessem, e assim sentir o

mercado de trabalho, perceber que oportunidades existem, que áreas apresentam maior procura e, se sentirem “match”, candidatarem-se imediatamente a essas empresas;

- conhecer os processos de recrutamento mais habituais, percebendo as suas fases e exigências e assim podendo ganhar mais confiança para enfrentar esses processos no futuro

- trabalhar a sua empregabilidade nos já habituais workshops em que aprenderam a fazer o seu CV, criar perfis nas redes profissionais, a

maio 2023 14 ■ revista qualidade & inovação
OFERTA FORMATIVA
o

abordar empregadores, a ter uma boa prestação nas entrevistas de emprego, assim melhorando as suas probabilidades de sucesso

- perceber que têm a via do empreendedorismo e conhecer os apoios existentes, quer via INOPOL quer via Câmara Municipal de Coimbra

Para além dos Mestrados e Pós-Graduações, não podem faltar as licenciaturas Apresentem-nos quais são as diferentes licenciaturas que disponibilizam aos estudantes e quais as mais procuradas?

A Coimbra Business School | ISCAC disponibiliza as seguintes licenciaturas:

- Comércio e Relações Económicas Internacionais

- Contabilidade e Auditoria

- Contabilidade e Gestão Pública

- Finanças e Contabilidade

- Gestão de Empresas

- Informática de Gestão

- Marketing e Negócios Internacionais

- Secretariado Direção e Administração

- Solicitadoria e Administração

Além de estarem em processo de acreditação as novas licenciaturas de Ciência de Dados e Assessoria de Direção

As licenciaturas cobrem a formação em ciências empresariais procurando responder a todos os desafios com que as organizações se debatem A licenciatura mais antiga é a de Contabilidade e Auditoria que decorre da matriz inicial da escola cujos licenciados são muito procurados pelas empresas Naturalmente a licenciatura em Gestão de Empresas é uma das mais procuradas, pois oferece uma formação abrangente em gestão e negócios, preparando os alunos para atuar em diversas

áreas. A licenciatura em Contabilidade e Finanças também é bastante popular, pois além de ser uma das mais recentes, há uma procura crescente de profissionais qualificados nessa área A licenciatura em Marketing também é muito procurada por estudantes interessados em trabalhar em áreas como publicidade, estudos de mercado e gestão de marca (branding) As duas novas licenciaturas esperam vir colmatar necessidades dum mercado cada vez mais diversificado e exigente

Quais são os requisitos para um estudante com mais de 23 anos que queira integrar uma licenciatura?

As pessoas com mais de 23 anos que não pretendem candidatarse ao ensino superior pela tradicional via do Concurso Nacional de Acesso podem candidatar-se diretamente na escola pelo regime de Maiores de 23. Os requisitos são que tenha completado 23 anos até dezembro do ano anterior, seja cidadão nacional ou residente (caso contrário enquadra-se na figura de estudante

internacional) e esteja motivado e disponível para realizar uma prova de conhecimentos e uma entrevista Os candidatos são depois seriados consoante o seu desempenho na prova e na entrevista, bem como pela avaliação do seu CV, havendo um número de vagas para cada licenciatura.

Como funcionam as candidaturas para os reingressos nos cursos de licenciatura?

As candidaturas a reingresso funcionam de forma muito simples no portal académico Como não implica ocupação de uma vaga (o estudante já conquistou essa vaga no ingresso inicial), o único requisito é o cumprimento dos prazos e procedimentos de candidatura

O que esperam alcançar no próximo ano letivo?

A Coimbra Business School | ISCAC no próximo ano espera expandir a oferta académica: através de duas licenciaturas novas, de microcredenciações e outras pós-graduações, oferecendo novas opções atendendo às necessidades do mercado

Preenchemos a totalidade das vagas na primeira fase do concurso geral de acesso, em nove anos consecutivos, continuando a subir as médias de entrada, esperamos continuar

Fortalecer as parcerias e colaborações com outras instituições de ensino, empresas e organizações, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências, valorizando o percurso dos nossos alunos É disso exemplo as duplas titulações, no caso com a Universidade Fluminense no Rio de janeiro Brasil

Promover a inovação e a pesquisa incentivando os alunos e professores a desenvolver projetos e iniciativas nas áreas da tecnologia, sustentabilidade e empreendedorismo, entre outras, com publicação de papers Neste âmbito, concretizar a abertura de um polo de um centro de investigação acreditado

Melhorar a empregabilidade dos alunos oferecendo programas de estágio, orientação profissional e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais

maio 2023 15 ■
OFERTA FORMATIVA revista qua idade & inovação

Arcozelo: um lugar onde o campo e o mar se fundem

Localizada no município de Vila Nova de Gaia, a freguesia de Arcozelo destaca-se pela história, património natural e edificado. Por forma a conhecermos um pouco mais sobre este território, a Revista Qualidade & Inovação esteve à conversa com Maria Adelina Pereira, presidente da Junta de Freguesia.

Assume desde 2021 a presidência da Junta de Freguesia de Arcozelo. Quais são os principais projetos que estão a desenvolver para este mandato?

Integrados no Masterplan de Arcozelo, existem numerosos projetos de natureza urbanística em desenvolvimento Destacaria a construção da sede da Junta de Freguesia, o quartel da GNR, o Auditório, o prolongamento da Avenida João Paulo II, a requalificação do parque das Merendas/ Passadiço e outros que se inscrevem no alargamento da praça central de Arcozelo Todos estes projetos estão já na fase final da sua implementação, pelo que aguardamos para breve o início das respetivas obras Tratou-se de um trabalho de parceria entre a JFA e a CMGaia que nos deu todo o apoio para que estes equipamentos, tão necessários à Freguesia, fossem uma realidade A construção da nova Junta dános a possibilidade de entregar o atual edifício ao Centro Social, para que este possa usufruir de todo o espaço e geri-lo de acordo com as suas necessidades

Que eventos realizam ao longo do ano com foco na promoção da cultura entre os habitantes?

Tratando-se de aspectos fundamentais que contribuem para a qualidade de vida dos cidadãos, a Cultura, o Desporto e o Lazer são áreas a que este Executivo dá especial importância Assim, na área cultural temos promovido a realização de Concertos Musicais, a apresentação de peças de Teatro, encontro de Coros e recuperado a tradição das Marchas de S João Com vista ao aumento da oferta cultural e desportiva que fosse de encontro aos interesses da população, criamos uma instituição a que chamamos Academia das Artes de Arcozelo, com o propósito de facultar o acesso à aprendizagem de matérias diversas, tais como os cursos de língua estrangeira (inglês e italiano), história (com visitas guiadas), instrumentos musicais, constituição de um coro, bem como a prática de actividades desportivas Na Academia das Artes, à presente data, encontram-se em funcionamento cerca de 30 atividades com um total de 270 inscritos

Ecozelo é outro projeto que foi importante para as pessoas que vivem em casas sem jardim e que gostariam de cultivar os seus próprios legumes Temos vinte talhões distribuídos e muito bem tratados Tem sido um sucesso!!

Por último destacaria o Cúpula Circus Village Festival, um evento que se tornou uma marca de Arcozelo Este evento, com uma ocorrência anual, veio transformar a nossa terra numa vila de artes circenses por um período de quatro dias, com uma abordagem inovadora sobre o circo contemporâneo onde coabitam as várias artes, desde a representação, passando pela música, pela dança e, como não podia deixar de ser, pelos números circenses

O turismo continua a dar cartas por todo o país e Arcozelo não é exceção. O que têm para oferecer a quem a visita? Turisticamente, a freguesia de Arcozelo é pródiga na sua oferta diversificada Sendo uma terra com uma ampla frente marítima, as praias de Miramar, Aguda e Granja reuniram as preferências dos destinos balneares a partir do século XIX

ELA, Estação Litoral da Aguda, é um espaço de vocação marítima integrando um Museu das Pescas onde se pode ver equipamento antigo e três exposições temáticas (“Pesculturas”, “Pesfiguras“ e “Achados do Mar”), albergando, também, um Aquário que dá nota da fauna e a flora aquáticas locais, sobretudo marinhas, com cerca de 800 animais de 60 espécies, e um Departamento de Educação e Investigação que é dedicado à Ecologia marinha, Aquacultura e Pesca artesanal Este Museu é visitado todos os anos por milhares pessoas de todas as faixas etárias

O centro da freguesia congrega o interesse do turismo religioso, com especial destaque para a Capela, Museu e loja da “Santa” Maria Adelaide, locais muito procurados e visitados por milhares de fiéis

O Passadiço na Ribeira do Espírito Santo é outro ponto de interesse e de visita para os amantes da natureza e das caminhadas entre o campo e o mar Um recém instalado Fitness Parque ao ar livre, à entrada do Passadiço, complementa este espaço de lazer A seu lado, o Parque das Merendas é um destino preferencial de muitas excursões que ali encontram um local de repouso e de convívio gastronómico

Na sua opinião, como analisa o papel da mulher na vida política?

O papel social da Mulher tem vindo a alterar-se ao longo dos tempos, com a sua crescente valorização e autonomia

Contudo, apesar dos avanços, ainda estamos muito longe de uma plena igualdade de género em todos os domínios

Assim, compete-nos a nós, Mulheres, termos um papel mais ativo, mais empenhado na condução dos interesses da comunidade a que pertencemos, zelando por que o futuro seja mais risonho e mais doce Por isso, o meu apelo às mulheres corajosas para que se interessem pelas suas carreiras, pela política, pelo associativismo quando as pessoas querem, têm tempo para tudo E ninguém melhor que a mulher para fazer várias tarefas ao mesmo tempo

Já a pensar no futuro da Junta de Freguesia de Arcozelo, considera a possibilidade de uma recandidatura?

O trabalho a que me propus está a desenvolver-se de forma consistente Estou feliz porque muita coisa já mudou na vida dos Arcozelenses Temos vindo a construir um espírito de comunidade, de pertença a uma terra maravilhosa e onde vale a pena viver Temos Mar e Campo, temos serviços variados, temos boas escolas, Centros de Saúde e atividades desportivas

Quanto a recandidatar-me, ainda não sei Está tudo em aberto, ainda faltam dois anos Até lá veremos!

revista qualidade & inovação

Um futuro cada vez mais digital no mundo da consultoria

A completar o sexto aniversário, a AA Consulting presta serviços de contabilidade, fiscalidade e consultoria, assentes em características como o rigor e a celeridade. André Oliveira Antunes, CEO da AA Consulting, realça a importância da transformação digital na área da contabilidade, tendo por base a formação como o caminho para a qualidade do serviço.

AAA Consulting nasce para responder às necessidades do mercado Que características podemos encontrar na vossa empresa e que fazem a diferença no setor?

A AA CONSULTING está prestes a fazer seis anos de existência

As nossas características mais marcantes são a proximidade ao cliente, o rigor e celeridade com que executamos todos os serviços que nos são solicitados

A AA CONSULTING preza muito a formação contínua da equipa de modo a ter sempre respostas atualizadas e ajustadas ao mercado

Por isso concluo, como CEO da AA CONSULTING, que este conjunto de aspetos nos torna de algum modo especiais e a escolha é acertada para PME’s e Empresários em Nome individual

Quais são os serviços que disponibilizam a todos os clientes e que trazem mais valia para o mercado?

Os serviços que disponibilizamos são Contabilidade, Assessoria Fiscal, Recursos Humanos e Consultoria de Gestão

Aliamos estas quatro áreas de prática para dar uma resposta global aos nossos clientes

O rigor com que estudamos cada cliente e a modernização das nossas metodologias diferenciam a forma como prestamos os serviços solicitados

Em 2022 incluímos o processo de digitalização de toda a documentação contabilística e em 2023 cada cliente nosso tem acesso 24/7 a todos os documentos da contabilidade, recibos de salários e diversos relatórios

Será iniciado o estudo de uma app móvel para cada cliente

ter uma visão real e atualizada dos resultados operacionais, tesouraria e recursos humanos da sua empresa

A formação é essencial para melhorar os serviços de todas as empresas e um dos caminhos para a inovação Qual o papel da formação contínua na área da contabilidade?

Sem formação contínua a qualidade do serviço baixa

Temos como objetivo a atualização contínua e acreditamos que seja um dos alicerces do sucesso e que conquista a confiança dos nossos clientes

O conhecimento técnico nas áreas de prática da AA CONSULTING faz com que nos destaquemos da concorrência e os clientes ficam, certamente, mais

confortáveis com serviços prestados de forma atualizada.

Num mercado cada vez mais digital, quais são as estratégias e projetos planeados para o futuro da AA Consulting?

Como referido estamos cada vez mais digitais O aspeto dos antigos gabinetes de contabilidade já não faz parte da nossa realidade Temos toda a documentação em arquivo físico mas também no digital

Quer colaboradores, quer clientes conseguem ter acesso a qualquer momento a documentos

Acreditamos que o futuro é digital e esperamos que os Organismos Públicos (AT e SS) consigam, também,

17 ■
maio 2023
CONSULTORIA FINANCEIRA revista qua idade & inovação

O ISQ Academy é um dos centros de formação portugueses eleita por milhares de pessoas e profissionais de vários países. O objetivo desta entidade é oferecer cursos com qualidade e rigor através de mecanismos inovadores de formação. Só assim será possível ser diferente e competitivo num mercado global.

Trabalhar com qualidade e rigor em ecossistema com o cliente

revista qualidade & inovação o OFERTA FORMATIVA
Ricardo Faustino Responsável da Unidade de Inovação e Gestão de Projetos do ISQ Academy

Como apresenta aos nossos leitores o ISQ Academy?

O ISQ Academy é uma das entidades formadoras portuguesas com maior investimento no desenvolvimento de competências em Portugal e nos PALOP, assentes em metodologias inovadoras e de forte componente técnica e tecnológica Desde 1965 que o ISQ assumiu a missão de capacitar as pessoas e as organizações em competências com valor nacional e internacional, muito focadas na tecnologia e soluções únicas

Com a criação do ISQ Academy pretendeu-se desenvolver uma academia onde os colaboradores, chefias e os gestores de topo se revejam na alteração dos seus modelos de negócio, transformação digital e melhoria da performance, nos quais as competências e as pessoas têm um papel crítico no sucesso

Por isso mesmo, nos últimos anos, temos desenvolvido projetos na área da consultoria em capital humano, permitindo criar soluções integradas de melhoria de performance que podem passar, ou não, pela formação Estas soluções vão do recrutamento, ao desenvolvimento de carreiras, gestão de talentos, gestão da mudança, desenvolvimento de ambientes de aprendizagem, nas mais diversas áreas

O nosso propósito é trabalhar sempre com qualidade e rigor, em ecossistema e cocriação com o cliente

Que tipo de formações oferecem aos clientes?

Atualmente, 80 por cento da formação entregue pelo ISQ é totalmente à medida das empresas, entre presencial hands on, live training e e-learning, e também assente num catálogo de formação contínua e avançada muito vasto, transversal e construído com base na transformação, certificação, valorização de cada pessoa, potenciando um plano de desenvolvimento de carreira

Formamos anualmente perto de 25000 pessoas em Portugal e em mais de 10 países no mundo, muito focados também na nova área de inovação e desenvolvimento de projetos, onde desenhamos e implementamos processos de gestão de talentos e academias chave na mão, com foco nas competências, mudança e melhoria da produtividade

Na área da formação, a internacionalização do ISQ chega a várias regiões do mundo, em setores menos desenvolvidos em Portugal, como a energia nuclear e o setor aeroespacial Na Europa, em países como Espanha, França, Holanda, Chipre e Grécia, realizamos cursos dirigidos a quadros qualificados de gestão e outros operacionais, nas áreas de gestão de sistemas de responsabilidade social, qualidade, ambiente e segurança, energias renováveis, robótica e eletrónica, telecomunicações, soldadura e gás, manutenção, com apoio as certificações ISO e formação de formadores

Em África, sobretudo Argélia, Angola, Moçambique e Mauritânia, temos realizado formação técnica para chefias e quadros de empresas industriais e Governo, que operam nos mais diversos setores, incluindo Oil & Gas, energia, construção ou portos Temos um foco na agilidade, mas sempre no bem fazer, com rigor e muita satisfação do lado dos parceiros de cada processo

Cada empresa tem uma realidade diferente De que forma adaptam as formações às necessidades de cada organização?

Cada cliente e organização é visto de forma única, pela especificidade do seu pedido, das suas necessidades e da sua escala Partimos sempre de um diagnóstico exaustivo e acompanhamos e desenvolvemos modelos que nos permitem estar, em cada momento, ajustados à realidade do mercado e daquilo que são as metas dos nossos clientes, o que nos permite adaptar e diferenciar a resposta, mesmo partindo de conteúdos similares

Como sabemos, cada vez mais as organizações que têm necessidade

de introduzir novos processos de alinhamento corporativo, onboarding, reskilling ou upskilling para fazer face aos novos desafios, e pretendem parceiros em áreas tão diversas como o Ambiente e Sustentabilidade, Manutenção e Segurança, Qualidade, e em sectores como a Energia, as Telecomunicações, a Indústria Automóvel, ou mesmo a Aeronáutica e Aeroespacial, a Agroindústria, etc entre outras

A meta do ISQ Academy é cada vez mais promover processos de mudança cuja formação assente na inovação, na capitalização e alinhamento de práticas e competências, possa estimular e acompanhar as necessidades de cada organização

Estamos cada vez mais a trabalhar com metodologias assentes numa forte componente em inovação, transversais às necessidades emergentes

portuguesa que mais certificações entrega, sobretudo nas áreas técnicas e tecnológicas Tem sido também esse um fator diferenciador nos mercados internacionais onde operamos, sobretudo para grandes empresas das áreas da energia, construção, transportes, aeronáutica, telecomunicações, etc

O ISQ Academy tem uma grande quota de responsabilidade neste Ano Europeu das Competências, pois colaboramos com a Comissão Europeia e em outras instituições europeias como advisors e conceptores de uma oferta transversal de serviços e intervenções que capacitem os indivíduos com competências imperativas às exigências atuais do mercado, nas quais as certificações estão no centro das atenções, bem como outros modelos flexíveis de valorização de competências tais como as microcredenciais (que não são nem pretendem ser certificações)

Em Portugal estamos envolvidos em projetos de formação via PRR´s ligados ao hidrogénio, lítio, fabrico aditivo, ferrovia, transição energética, onde se espera o desenvolvimento de academias formativas que reforçarão estes setores, com processos de qualificação, para quem já opera nos setores ou pretende uma transição

Tendo em conta a formação e a melhoria de processos de uma empresa, quais são as vantagens de um Sistema de Gestão Integrado?

Qualquer empresa que hoje queira garantir sustentabilidade, olha para o mercado num prisma de competição global que condiciona as estratégias de gestão adotadas.

Todos os aspetos relacionados com Qualidade, Ambiente e Segurança e ESG – Environment, Social, Governance e a Certificação têm vindo a assumir particular significado na afirmação das empresas no mercado, pelo que se compreende que a integração destes sistemas permite às mesmas colher os benefícios daí resultantes

Neste momento, damos apoio às empresas nesse caminho de excelência e também aos centros de formação, escolas, universidades em normas mais transversais como a ISO 9001, mas também na ISO 21001 (recentemente e ainda pouco usada) e EQVET

No ISQ Academy trabalhamos para demonstrar que sistemas devidamente implementados, possibilitam às organizações diferenciarem-se no mercado global, em termos de competitividade e credibilidade

Que perspetivas têm para o futuro do ISQ Academy?

A nossa perspetiva de mercado indica-nos que cada vez mais empresas estão a desenvolver talento digital e verde e a apostar em programas de formação ligados a temáticas de sustentabilidade, com o objetivo de investir nos seus recursos humanos, potenciando a aquisição de outras aptidões e capacitando-os para as novas tendências do mercado

Na sua opinião, qual a importância da qualificação e da respetiva certificação de pessoas?

Como sabemos, infelizmente em Portugal, os níveis de qualificações encontram-se abaixo da média europeia, pelo que a introdução de mecanismos de formação inovadores, transversais às necessidades emergentes, tem funcionado como um dispositivo de rápido combate a estas deficiências, de forma a tentar elevar os níveis de qualificações

A certificação de pessoas é uma forma de vermos publicamente reconhecidas e valorizadas as competências de cada pessoa, num mercado nacional ou internacional, criando uma mais-valia no mercado de emprego Atualmente, não basta uma qualificação no recrutamento e na mobilidade: as certificações de competências são, sem qualquer dúvida, um add on para as pessoas e para as organizações.

O ISQ Academy, para além das formações e qualificações, tem vindo a investir nas certificações internacionais e nacionais, sendo a empresa

O ISQ Academy tem desenvolvido, nos últimos anos, diversos planos de formação absolutamente direcionados para a democratização e aquisição de competências “verdes” e digitais que permitam às empresas desenvolver competências críticas no âmbito da sua estratégia de inovação, crescimento, criação de novos serviços, produtos responsáveis e sustentáveis, cumprindo metas ambientais europeias

Vamos continuar a apostar em ciclos de formação com programas de desenvolvimento progressivo de competências, diversos níveis de complexidade e dirigidos a públicos diferenciados nas áreas de sustentabilidade, eficiência energética, economia circular, energias renováveis, incluindo o hidrogénio, gestão energética, construção sustentável, cidades SMART, digitalização 40 sobretudo industrial, entre tantos outros

O nosso objetivo máximo nestes tempos de mudança é fazer a mudança para a capacitação das pessoas, e a digitalização do país e das empresas portuguesas Só assim podemos ser atrativos para os jovens e adultos, apostar nas lideranças e evitar a descapitalização empresarial

maio 2023 19 ■
OFERTA FORMATIVA revista qua idade & inovação
O ISQ Academy é um dos centros de formação portugueses eleita por milhares de pessoas e profissionais de vários países. Falámos com Ricardo Faustino, Head of Innovation Unit, para nos apresentarasuavisãodetrabalho feito por esta academia.

“Paixão, curiosidade e urgência em agir”

Empenhada no desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado, a A. Menarini Portugal atua no campo da indústria farmacêutica: medicamentos, suplementos alimentares e dispositivos médicos. Proporcionar mais saúde e atuar na cura para cada doença é uma das principais missões da empresa. O diretor geral da A. Menarini Portugal, Miguel Rovisco de Andrade, conversou connosco sobre o trabalho que têm realizado no setor da saúde.

Ogrupo Menarini está presente em mais de 100 países. Quando surge a

chegada a Portugal e qual foi o objetivo desde o início?

De facto, o grupo Menarini está presente em 140 países Em Portugal teve a sua origem no Laboratório Sanitas, fundado em 1911 pela firma Cortês Pinto & Pimentel, Lda Em 1991, e após a entrada das grandes multinacionais da área farmacêutica, no mercado nacional, o laboratório Sanitas foi adquirido pelo grupo Menarini A direção da empresa está a cargo do Dr Miguel Rovisco de Andrade, desde setembro de 2003 e o qual se mantém no presente

O objetivo da Menarini é muito claro e tem sempre presente a sua missão: “Uma cura para cada doença Mais saúde, mais felicidade, mais vida”

É nos seus dez centros de Investigação e desenvolvimento, estabelecidos em vários países, que todos os dias, centenas de pessoas se dedicam à pesquisa de novas moléculas em diferentes áreas terapêuticas

Quais são os principais produtos/soluções inovadoras que estão a desenvolver?

Como referimos atrás, é nos dez centros de I & D que se desenvolvem os nossos medicamentos, suplementos alimentares e dispositivos médicos No campo da Oncologia, o Grupo está empenhado em desenvolver soluções para vários tipos de cancro, tendo, mais recentemente, tido a aprovação por parte da FDA (EUA), para o Elacestrant - o primeiro e único tratamento por via oral especificamente indicado em doentes portadores de mutações ESR1 do cancro da mama

Também no campo das parcerias, a Menarini tem vindo a notabilizar-se Devido à nossa estrutura da Força de Vendas, temos feito parcerias de sucesso com outras empresas farmacêuticas, promovendo os seus produtos junto dos profissionais de saúde

Fizeram da palavra “excelência” uma das características do vosso trabalho De que forma a partilha de sinergias entre as equipas e os diferentes países é importante para o desenvolvimento de cada produto?

Pensamos que a fórmula do sucesso, passa também pela partilha de informação Haver sinergias entre equipas, quer a nível nacional, quer a nível internacional, é fundamental para a promoção dos nossos produtos, sejam eles medicamentos sujeitos e não sujeitos a receita médica,

suplementos alimentares ou dispositivos médicos Nunca perdendo o foco no doente, acreditamos que a melhoria na saúde passa por ter profissionais de saúde cada vez mais informados sobre as opções terapêuticas que têm ao seu dispor, para oferecer uma melhor qualidade de vida aos seus doentes.

Num setor onde as pessoas são a principal preocupação, quais são os valores que a A Menarini Portugal não prescinde?

Como refere, as pessoas são a principal preocupação A Menarini procura centrar-se nas pessoas, no seu talento e nas suas capacidades e é por isso que promovemos a inclusão, valorizando a multiculturalidade e a diversidade Não é por acaso que os nossos valores fundamentais são o foco no doente, a centralização nas pessoas, a qualidade, a responsabilidade e integridade e mais recentemente adicionámos mais três valores: paixão, curiosidade e urgência em agir

A pensar no futuro do nosso planeta, quais são os objetivos da empresa tendo em conta a proteção do ambiente?

Este é um assunto muito caro para nós e que levamos muito a sério, não só o fator de sustentabilidade ambiental, mas também o social O que queremos é deixar um mundo melhor para as futuras gerações e nesse sentido, orgulhamo-nos de ser um dos membros fundadores da CPSA (Conselho Português para a Saúde e Ambiente) que tem como objetivos “defender a adoção de uma estratégia no setor da saúde que reduza a sua pegada ecológica, promova práticas ambientalmente sustentáveis e que responda aos problemas de saúde relacionados com o ambiente, de acordo com a evidência científica; apoiar as ações dos profissionais de saúde que visem a adoção de práticas sustentáveis e a redução da pegada de carbono do sistema de saúde; Promover a cidadania ambiental dos profissionais de saúde para que se tornem agentes na defesa de práticas sustentáveis para o meio ambiente e educadores na comunidade sobre os riscos para a saúde das mudanças climáticas e da degradação ambiental”, entre outros

No campo da sustentabilidade social, e porque sabemos que existem muitos doentes que não são tratados por não terem meios financeiros no acesso a medicamentos, apoiamos, desde 2018, 0 programa Abem, da associação Dignitude, que faz chegar os medicamentos aos doentes mais carenciados

Comprometemo-nos continuar a trabalhar para um mundo melhor

SUSTENTABILIDADE
NA SAÚDE revista qua idade & inovação

O grupo LM disponibiliza soluções de engenharia numa perspectiva de Ciclo de Vida dos edifícios, inovadoras e sustentáveis, assegurando qualidade técnica e contenção do investimento, bem como edifícios funcionais, confortáveis e seguros com custos de exploração optimizados. Com quase quatro décadas de existência, o Grupo LM é constituído por três empresas de engenharia que acompanham todo o ciclo de vida dos edifícios. A nossa preocupação passa por assegurar o respeito pelo Ambiente Construído nas soluções que propomos para os edifícios, preservando os recursos naturais, como energia e água, garantindo o futuro das próximas gerações. Para isso procuramos eleger, atrair, formar e manter os melhores profissionais experientes e competentes, formando equipas de excelência.

A LMSA oferece soluções de engenharia de Projecto de Instalações Técnicas e de Gestão e Fiscalização de Obra, para novos edifícios ou grandes reformulações sendo o parceiro certo na Engenharia de Edifícios para o apoiar na concretização dos seus empreendimentos.

A LMGE presta serviços de engenharia de Gestão da Operação e Manutenção para edifícios em exploração sendo, como especialista em Facilities Management, o parceiro indicado para o apoiar na gestão optimizada dos seus edifícios, preservando o valor dos activos e assegurando o seu funcionamento equilibrado, deixando-o livre para se focar no seu core business.

A LMIT – Innovation & Technology, dedica-se ao desenvolvimento do Wisemetering - uma Plataforma de Gestão de Energia e outras Utilities para edifícios, criada de raíz pelo Grupo LM, integrando a experiência acumulada de muitos anos no Projecto e Gestão de Edifícios, é a cereja no topo do bolo que permite, através do Smart Metering, optimizar a exploração dos seus edifícios.

Mais tecnologia eficiente, mais poupança

Sediada em Vale do Paraíso, (Aveiras) a SEM IR, Lda. apresenta-se como uma empresa de engenharia e manutenção industrial e residencial. Utilizar tecnologias com base na poupança e eficiência é um dos lemas desta empresa que, ano após ano, tem tido um crescimento sustentado. Os Co-fundadores José Eduardo Pereira e Carlos Almoster concederam uma entrevista à Revista Qualidade & Inovação em que sublinharam o trabalho desenvolvido ao longo destes anos.

Contem-nos o percurso da SEM IR até chegar aos dias de hoje

A SEM IR , nasceu dentro do Grupo General Motors (Opel) e PPG e após o fecho desta unidade em Portugal em 2006, eu Acount Manager desta multinacional americana em Portugal para a Ford e General Motors na área da pintura do automóvel em conjunto com o Alfredo Figueira e Carlos Almoster quadros superiores da Opel, meus clientes formamos os três a SEM IR

A nossa experiencia de vários anos de atividade conjunta nas duas Multinacionais, levou a um elevado nível de conhecimento e confiança, pelos diversos projetos desenvolvidos em conjunto pelas duas empresas , alguns deles foram depois escalados para toda a Europa, “Single Sourcing” “Pintura a agua” das unidades automóveis entre outros Azambuja era a fabrica piloto destas Multinacionais Ford e GM

No fim de 2007 arrancamos em Portugal com o projeto e o nosso foco eram as energias renováveis, tanto que a descrição da empresa é Serviços de Engenharia e Manutenção, Industrial e Residencial, permitia entrada nestas áreas, que já víamos fruto das nossas constantes viagens pelo mundo do automóvel

No primeira fase fixamos a sede em Santarém, hoje mais a sul junto A1 na Freguesia de Vale do Paraíso (Aveiras)

Os primeiros recursos humanos que contratamos eram nossos colaboradores e mais tarde viemos a fazer Protocolos com a Escola Secundaria de Azambuja, onde existe uma turma de

Energias Renováveis e assim permitiu nos oferecer estágios e contratar alguns dos alunos, hoje passados vários anos são muitos deles referencias como técnicos da SEM IR , e alguns em ações de liderança

Face a esta aposta nos mais jovens, consideramos fundamental a realização de atividades team building para fortalecer a comunicação e espirito de equipa É assim que partilhamos o negócio, a formação qualificada, viagens a eventos internacionais de formação e tudo aquilo que diz respeito à nossa perspetiva nesta área Só assim conseguimos que a empresa tenha um crescimento sustentado e promissora no futuro , ate mesmo pela confiança dos nossos clientes e do próprio mercado

Qual é o principal core business da empresa?

O nosso core business são as energias renováveis e a manutenção Por exemplo, nós numa vivenda (residencial, hotel, lar residencial) fazemos aquilo que o cliente realmente quer, ou seja, ele tem um único parceiro A parte hidráulica, climatização com bombas de calor e piso radiante, aguas quentes , produção fotovoltaica, armazenamento em baterias , carregador do veiculo elétrico a monitorização das instalações, visível no telemóvel do cliente entre outras

Na parte industrial, trabalhamos no setor primário e secundário, na indústria do plástico e na indústria transformadora Operamos em várias lojas, nomeadamente do grupo Os Mosqueteiros, onde somos uma das 3 empresas referenciadas e também no setor Social (Lar de Idosos e Escolas).

maio 2023 24 ■
revista qualidade & inovação

Que inovações têm implementado, dando assim o vosso contributo para a melhoria do setor?

Estivemos na Tektónica, Feira Internacional da Construção ,partilhamos com imensos Arquitetos e Engenheiros Civis todas estas soluções de gestão de tudo o que referi anteriormente Ou seja, a pessoa tem um carregador elétrico, tem excesso de energia e pode aproveitá-la e reencaminhá-la

Por exemplo, estou em teletrabalho, tenho um carro elétrico e tenho excesso de energia em casa

Posso aproveitar essa energia para carregar o carro São situações muito integradas e que têm uma poupança muito interessante

No que diz respeito à parte residencial, uma vivenda que tenha bomba de calor de climatização com sistema quente e frio, sistemas de AQS, bomba de furo solar, piscina e carregador elétrico e ainda utilize a nossa tecnologia de controlo de custos, pode obter um ganho de eficiência energética de 70 a 75% Importante referir que esta tecnologia permite fazer upgrade

Quais são os principais pontos diferenciadores em comparação com outros players?

A nossa diferenciação centra-se no produto e na qualidade A maioria dos nossos equipamentos têm mais garantia comparativamente a outros que estão no mercado No caso dos painéis fotovoltaicos trabalhamos com 15 anos de garantia e o mercado oferece apenas 12 anos São três anos que fazem a diferença e agora já em Junho, vamos passar a ter estes equipamentos com 25/30 anos de garantia de fabrica o que aumenta a confiança dos clientes

Trabalhamos sobretudo com equipamento europeu de várias marcas Depois de selecionarmos o produto procuramos a diferenciação pela qualidade e garantia Outro ponto diferenciador é depois da execução da obra a Qualidade dessa execução e no final temos um contrato de manutenção (preventiva e curativa) pela garantia de equipamento.

Por último e como referimos anteriormente, apostamos numa aplicação de monitorização de todos os equipamentos, tendo como palavra-chave a poupança

Vantagens SEM-IR, desenvolvemos o projeto, Instalamos, Garantimos, Mantemos, Monitorizamos & Aconselhamento Financeiro (Um único parceiro e contato perto de si

Importamos mais de 85% dos equipamentos dos melhores fabricantes mundiais do Japão ou Coreia do Sul a França

Mas o mais importante e o que valorizamos são os nossos clientes e os nossos recursos humanos e com estes fazemos a diferença na qualidade de execução e serviço

O que está projetado para o futuro da SEM IR?

Estamos inseridos, sobretudo, no distrito de Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja mas queremos expandir para o Algarve e Aveiro face a alguns projetos que temos em mãos A internacionalização, já fizemos duas e também faz parte do futuro, pois somos bastante solicitados para isso Temos parceiros no Dubai e estamos a desenvolver um projeto em parceria com uma empresa, em África, com várias centrais fotovoltaicas E mais é confidencial

Estamos a adquirir terreno e fazer o projecto para a instalação de uma unidade integrada da empresa onde vai nascer um novo espaço que nos vai permitir, ate fabricar produtos nas área das renováveis e também de uma célula incubadora ,com um protocolo já em discussão com uma universidade portuguesa bem conhecida

revista qualidade & inovação maio 2023 25 ■

“Rigor e inovação nas soluções de engenharia de edifícios”

Com uma vasta experiência em projetos de Engenharia de Edifícios e Infraestruturas e cerca de 150 colaboradores, o grupo LM presta serviços profissionais especializados neste setor dispondo de um know-how acumulado ao longo das quatro últimas décadas. Entrevistámos o fundador Luís Malheiro que nos falou do crescimento sustentado das empresas e ainda projetou o futuro do grupo, muito assente na inovação, e no reforço da internacionalização, mas também numa sucessão programada.

Ogrupo LM é constituído por três

empresas que se complementam pelos serviços que prestam Enquanto fundador, conte-nos as conquistas que foi traçando ao longo destas décadas

A primeira empresa de projetos e fiscalização, então Luis Malheiro – Projecto e Gestão de Instalações Especiais, Lda foi constituída em 1983 e alguns anos depois alterou a sua denominação social para LMSA- Engenharia de Edifícios SA, tomando progressivamente uma posição relevante no mercado por apresentar uma oferta multidisciplinar e integrada das soluções de projecto para as diversas Instalações Técnicas de engenharia, dando especial importância à coordenação com a Arquitectura e a Estrutura, optimizando as condições de conforto (térmico, luminotécnico, acústico e de qualidade do ar interior), a flexibilidade e adaptabilidade do uso e, desde logo a sua eficiência em termos de consumos, assumindo uma responsabilidade transversal pela qualidade, custo e prazo de execução das obras respectivas

Tendo em conta que nem sempre um excelente projecto é sinónimo de um excelente edifício, e tendo em conta o potencial de desenvolvimento dos serviços de Gestão da

Operação e Manutenção, fomos levados a isolar esta actividade, constituindo em 2005, a LMGE - Gestão de Edifícios, Lda, vocacionada para a Gestão de Edifícios já em exploração, preservando o valor dos activos no mercado e disponibilizando serviços de projecto de manutenção e de operação dos edifícios normalmente precedidos por auditorias energéticas e de estado dos equipamentos e sistemas, em termos funcionais e de vida útil expectável

Seguidamente, tendo em conta o papel fundamental do conhecimento dos perfis de consumo de energia e água, por forma a melhor suportar propostas de melhoramento da eficiência e qualidade dos edifícios ao longo do ciclo de vida, criámos em 2007, uma terceira empresa, a LMIT – Innovation & Tecchonology, Lda, que assegura através de um “Software as a Service (SaaS)”- Wisemetering, totalmente desenvolvido na empresa, a monitorização dos edifícios, disponibilizando aos nossos clientes, o registo contínuo dos perfis de consumos de energia e de água, verificando picos de consumos (eventos, avarias, etc), controlando os custos de exploração e afectando-os aos diferentes centros de custo

Com estas 3 actividades, configuramos uma proximidade ao Cliente e aos edifícios, ao longo do ciclo de vida (Projecto, Construção e Exploração), dando apoio na definição da estratégia, a seguir em cada momento, para manter a qualificação dos seus activos imobiliários, em termos de conforto e desempenho, aspectos que a realidade vem tornando cada vez mais incontornáveis no enquadramento das alterações climáticas e da urgência da redução das emissões de gases de estufa e da consequente descarbonização

Durante este processo de desenvolvimento e configuração do grupo, é de referir que desde 2005, em sintonia com a política de sucessão prevista, a gestão de topo da LMGE e, a partir de 2007, da LMIT, foi entregue ao meu filho Pedro Malheiro, que as tem desenvolvido com grande sucesso, fortalecendo o grupo e reforçando a nossa matriz de base em termos de competência e qualidade continuando a assegurar a total independência e equidistância em relação aos restantes intervenientes no mercado

De referir, como fundamental, a todos os níveis e apesar dos momentos menos bons que o sector atravessou, que construímos, ao longo

do tempo, equipas de excelência pela sua competência, dedicação e esforço a quem a empresa deve o reconhecimento e o prestígio que tem no mercado

Durante a crise do Subprime, com o adiamento/suspensão de alguns investimentos em curso e a forte redução de novos investimentos, que sentimos fortemente em Portugal, redimensionámos as nossas áreas de projecto e fiscalização de obra, e entretanto, o mercado reagiu em termos duma maior atenção em relação aos activos existentes, pelo que a LMGE reequilibrou as outras actividades. Investimos a partir de 2007 e 2010 respectivamente nos mercados de Angola e do Brasil, onde concretizámos grandes projectos de que muito nos orgulhamos, mantendo até hoje presença em Angola

Desenvolvemos, entretanto, a nossa capacidade de modelação em BIM -Building Information Modeling, que é hoje uma ferramenta indispensável à nossa actividade e que é simultaneamente uma exigência colaborativa de grande rigor.

maio 2023 26 ■ revista qualidade & inovação
Luís Malheiro Eng.º Electrotécnico, inscrito na OE com o nº 11.259, com a classificação de Conselheiro Especialista em Engenharia de Climatização pela OE Especialista em Engenharia de Segurança pela OE Perito Qualificado com o nº 0120, pela Agência de Energia (Adene) Fundador do capítulo da Asrhae em Portugal

Em maio de 2019, tomámos uma decisão fundamental para o futuro do Grupo aceitando um desafio de um dos nossos clientes mais importantes, a Sonae Sierra, com quem celebrámos um acordo de participação a 50 % no capital do grupo

LM

Do seu ponto de vista e perante a atualidade, como classifica, a gestão de edifícios?

Como referido atrás, os edifícios vão, ao longo da sua vida útil, sofrendo alterações do seu uso, da densidade de ocupação e do período de exploração, bem como obrigados a adaptar-se às alterações legislativas e regulamentares quer em termos energéticos e de emissões, quer de segurança integrada, (compartimentação corta fogo, resistência ao fogo dos elementos construtivos e reação ao fogo dos revestimentos, controlo de fumos, sistemas de detecção precoce, etc.), quer ainda de electricidade, telecomunicações, transporte vertical, etc

Gerir esta flexibilidade, assegurar a parametrização dos sistemas em função das condições de exploração em cada momento e manter a operabilidade e o estado de funcionamento e vida expectável de sistemas e equipamentos, garantindo condições de desempenho excelentes com contenção máxima de custos, é o que chamamos Gestão dos Edifícios que nos obriga a conhecê-los bem (através da sua monitorização contínua), antecipando avarias e picos de exigência (ondas de calor, etc)

Como analisa o tema da sustentabilidade e segurança na Gestão de Projetos de Engenharia de Edifícios?

O conceito de Sustentabilidade nos seus diferentes sectores (ambiental, social e de governança corporativa) veio para ficar e é já hoje uma obrigação na UE

Podemos assim perceber que as empresas que

estão nestes sectores de projecto de edifícios e infraestruturas e também das cidades, têm hoje uma responsabilidade enorme na concretização de soluções ambientalmente sustentáveis e, para isso têm que possuir uma diversidade de conhecimentos e capacidades muito abrangentes e profundos por forma a assegurar uma harmoniosa ponderação de soluções e investimentos associados que permitam melhores edifícios mas que possam chegar ao mercado a preços que possam interessar, por um lado aos promotores e, por outro lado, possam ser absorvidos pelo mercado.

Respondendo à sua pergunta, e conforme já referido anteriormente, cada vez mais a nossa actividade está definitivamente marcada pelas questões associadas às alterações climáticas e à sustentabilidade ambiental, obrigando-nos, ainda mais, a encontrar soluções de grande eficiência, contribuindo para a optimização da envolvente, a seleccão de materiais e equipamentos de produção local e com menor energia incorporada e a integrar soluções renováveis (solares fotovoltaicos, solares térmicos, arrefecimento gratuito -freecooling- dos edifícios, pela utilização do ar exterior, recuperação e armazenamento de energia, aumentando a inércia térmica estrutural, entre outras), promovendo

edifícios de elevado desempenho, com consumos e emissões ZERO, ou mesmo contribuintes positivos

Fale-nos de alguns projetos que já desenvolveram e que se destacam no mercado pela diferença e inovação no mercado português.

Podemos afirmar que ao longo destes 40 anos tivemos a oportunidade de construir um portfólio bastante diversificado e exigente

Em termos de Projectos e Fiscalização de Obra, na área dos Centros Comerciais, destacaria, entre muitos outros, o primeiro grande centro comercial das Amoreiras, o Centro Colombo, o Centro Vasco da Gama e o El Corte Inglês em Lisboa, o Centro UBBO na Amadora e o Via Catarina no Porto

Na área da hotelaria, destacaria, entre muitos outros, os hotéis Sana Myriad, Porto Bay Liberdade, e recentemente o Epic Sana Marquês e o Palácio de Santa Clara em Lisboa e, no Algarve, os hotéis ConradHilton e Sana Falésia, bem como os empreendimentos turísticos Robinson e Longevity

Nos grandes edifícios de escritórios desde as icónicas torres das Amoreiras, as Torres de Lisboa, as torres do Colombo ao Atrium Saldanha (galardoado com o prémio Valmor), as sedes dos Bancos Santander em Lisboa e BPA/BC-reformulação no Porto, as sedes da Efacec e Mota-Engil, até aos mais recentes ainda em curso tais como os edifícios de escritórios e retalho da unidade de execução de Entrecampos - antiga Feira Popular), a nova Torre Norte do Colombo, o Campo Novo (edifícios de escritórios, residencial e retalho), entre muitos outros exemplos de sucesso, designadamente pela obtenção de fundos europeus decorrentes da sua Qualidade Energética

Na área de “data centers”, referimos, entre muitos outros, os da IBM e da SIBS e estamos a participar em dois hyperscale Data Centers” em Castanheira do Ribatejo e Sines

No sector dos hospitais projectámos os novos hospitais de Braga e Vila Franca de Xira, o novo edifício do IPO de Coimbra e estamos agora a trabalhar no Hospital de Proximidade do Seixal e no novo Hospital Oriental de Lisboa, mais duas obras estruturantes de enorme importância Finalmente destacamos uma extensa intervenção, muito marcante, no Parque das Nações em Lisboa, como por exemplo, o actual Altice Arena e a Central de Cogeração e Rede de Distribuição de fluídos térmicos (frio e calor)

Na Gestão de Manutenção e Operação de Edifícios, destacamos os Data Centers da SIBS, grande parte dos Centros Comerciais geridos pela Sonae Sierra e CBRE em várias partes do país, Edifícios do Campus da Justiça no Parque das Nações, do BNP Paribas e da AGEAS em Lisboa e Porto e várias clínicas médicas Médis em diversas localizações e Tagus Park em Paço d’Arcos

inovação
2023 27 ■
revista qua idade &
maio

Melhoria contínua com foco no cliente

Fundada em 2014, a Qualisearas está sediada em Vila Nova de Tazem, concelho de Gouveia, e tem uma filial em Lisboa. As principais áreas de atuação assentam na consultoria de gestão empresarial, auditorias e formação. Ana Seara, CEO da Qualisearas, revela nesta entrevista a dedicação e o foco no cliente, sempre com vista à melhoria contínua de cada empresa onde atua.

revista qualidade & inovação

Apresente-nos o seu trajeto profissional até conquistar a Qualisearas

Em 2000 fui para Lisboa tirar a licenciatura de Química Tecnológica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Quando acabei a licenciatura fui trabalhar, em 2007, para uma empresa, em Torres Vedras, na qual exerci a função de Gestora da Qualidade Para mim, não era uma área totalmente estranha, até porque na faculdade já tínhamos abordado algumas questões normativas Porém, em termos de implementação da própria Norma, era tudo completamente novo mas foi paixão à primeira vista Comecei a implementar o sistema de Gestão de Qualidade e de Manutenção de Extintores nessa empresa com a ajuda de um consultor e logo no início tive a motivação de que queria estar daquele lado enquanto consultora, o que acabou por acontecer em 2011 Ainda nesse ano comecei a trabalhar enquanto consultora numa empresa de consultoria e em 2014 dei o salto para abrir a minha própria empresa, a Qualisearas, fundada em 2014

Quais são as principais áreas de atuação?

A Qualisearas é uma empresa de consultoria, auditoria e formação na área da certificação de empresas, desta forma, prestamos serviços de implementação, manutenção e auditorias a sistemas de gestão, nomeadamente da qualidade, ambiente, segurança e saúde no trabalho,

manutenção de extintores, marcação CE

Neste momento, tenho clientes na área da construção civil, na área da produção gráfica e publicidade, na área da comercialização, instalação e manutenção de equipamentos de segurança contra incêndios em edifícios, na área dos transportes, entre outros

Em suma, estou presente em todas as áreas de comércio, serviços e também nalgumas áreas de indústria, até porque o nosso trabalho é transversal a todas as atividades

Que vantagens usufrui o empresário com estes serviços de consultoria?

Ter este tipo de serviços numa empresa é ver para além da faturação e do lucro ao final do ano Quando falamos de Sistema de Gestão de Qualidade, é ter uma visão muito mais ampla do que acontece numa empresa, quer seja em termos de não conformidades, reclamações, perceção da satisfação do cliente, fornecedores, entre outros pontos que nos permitem detetar os nossos erros, eliminá-los e acabar com os custos da não qualidade

Assim, uma das primeiras grandes vantagens é a organização interna O primeiro passo na implementação de um sistema de gestão de qualidade é olhar para a empresa, para as metodologias que estão implementadas e perceber onde é que podemos melhorar Fazemos um organograma onde vamos perceber realmente quem são as pessoas, quais são as funções e quais são as soluções Quando estamos a implementar conseguimos perceber quais são as pessoas que trabalham mais ou as que desempenham menos funções e a quem se poderia acrescentar mais trabalho Mais importante ainda é perceber o trabalho repetido que existe numa empresa e que atrasa todo o processo produtivo do produto ou do serviço Com a elaboração do organograma, processos, procedimentos e fluxogramas conseguimos melhorar todo o processo para, por exemplo, eliminar os caminhos do trabalho duplicado

Quando estamos a implementar um sistema de gestão da qualidade, abordamos a empresa em termos de processos, que é um dos princípios da qualidade, para os quais são definidos critérios de aceitação, indicadores de monitorização e objetivos o que permite percecionar a empresa por partes e no final percecionar o todo Assim, conseguimos ter uma perceção completamente diferente da evolução da empresa

Outra das vantagens é a rastreabilidade do processo do início ao fim, porque conseguimos rastrear, por exemplo, em que dia foi feito, quem fez, os equipamentos utilizados, e no caso de haver alguma reclamação conseguirmos

verificar todo o processo

Não menos importante é a vantagem de garantia da qualidade da produção do produto ou do serviço para o cliente

Com a implementação de um sistema de gestão, quer seja da qualidade, ambiente, segurança e saúde no trabalho ou outros, garantimos, a priori, o cumprimento dos requisitos legais, o que pode prevenir a empresa de ter as coimas

É essencial a gestão de topo dar a devida importância a estas questões, visto que é algo que irá trazer muitas mais-valias para a empresa, nunca esquecendo o retorno financeiro, bem como a imagem.

Quais são os desafios deste setor de atividade?

O mais desafiante na implementação de um Sistema de Gestão é a mudança de mentalidades, porque, de um modo geral, as organizações não estão habituadas a fazer planeamento e, em muitas situações, não existem registos da execução do produto ou do serviço Por sua vez, quando temos o registo do que foi feito, caso haja uma não conformidade ou uma reclamação, conseguimos fazer a rastreabilidade e verificar o processo para perceber tudo o que foi feito anteriormente

Para quem nunca trabalhou, lidou ou implementou um sistema de gestão, não é fácil, ao ler as normas pela primeira vez, perceber de imediato o que é necessário para as fazer cumprir e definir as metodologias que garantam o cumprimento tanto da norma, como dos requisitos legais ou de outros requisitos aplicáveis E é por isso que é importante ter um consultor a dar apoio na fase de implementação

Que tipo de estratégias quer aplicar nos próximos dois anos para a Qualisearas?

A nossa sede está em Vila Nova de Tazem, no concelho de Gouveia, e dessa forma, consigo alcançar toda essa região e os distritos em redor, bem como aqui em Lisboa consigo alcançar, por exemplo, os distritos de Leiria, Santarém e Setúbal.

Com sede em Vila Nova de Tazem, o objetivo seria criar um posto de trabalho no concelho e, dessa forma, promover mais uma empresa e mais um posto de trabalho na região

Na sua opinião, quais são os fatores diferenciadores que acrescem valor ao mercado?

Sou 100% dedicada ao cliente, tanto na implementação como na manutenção, faço questão de acompanhar o cliente permanentemente Por exemplo, recuso-me a ir para uma auditoria sabendo que há alguma coisa em falta, daí a importância de fazer a implementação à medida do cliente e, neste serviço, realizar visitas ao cliente de 15 em 15 dias Quando vou ter com os clientes, quero perceber como é que fazem, quais são as metodologias que já existem na empresa para então, analisar o que se pode fazer para melhorar e integrar os requisitos da Norma Nas visitas seguintes, avaliamos o que foi construído em termos de procedimentos para ver se se vai ao encontro das expectativas da empresa e da Norma

Outro fator diferenciador é que, no ano de implementação do Sistema de Gestão, estou muito presente e acompanho a auditoria externa, por parte da entidade certificadora, por forma a poder apoiar o cliente e ajudar a responder no caso de aparecer alguma dúvida Estou sempre focada no cliente a trabalhar para a melhoria contínua deles próprios Estou sempre atenta aos contextos nacionais e internacionais para depois chegar à empresa e perceber se é preciso fazer a atualização e adaptação da empresa

Sede: Rua Manuel Costa Morgado, n.º6 - Tazem, 6290-631 Vila Nova de Tazem

Filial: Rua Barão de Sabrosa, n.º286, 3ºesq - 1900-096 Lisboa

www.qualisearas.pt revista
& inovação maio 2023 29 ■
qua idade

Dedicação que faz a diferença em cada projeto

A STAIRWAY Engenharia & Construções é uma empresa sediada no concelho de Vila Franca de Xira com foco na área da remodelação e da reabilitação, sobretudo de apartamentos, de norte a sul do país. Filipe Inocentes é o rosto da STAIRWAY que conversou connosco sobre o seu percurso profissional, o crescimento e os projetos que deseja desenvolver no futuro.

Como foi o percurso profissional até

chegar à fundação da STAIRWAY?

Eu venho de uma família que está ligada ao setor da construção Comecei com a base do meu pai que era um pequeno empreiteiro e fazia obras de remodelação, eu andava sempre com ele Foi aí que cresceu aquele bichinho para ir para as obras

A meio do percurso da minha vida e do acompanhamento das obras do meu pai, comecei a considerar que a construção era o caminho mais viável e então acabei por seguir a área de Engenharia Civil, mas antes tirei o curso de medidor orçamentista Este curso fez-me perceber quais as técnicas a aplicar, ao nível de dar um orçamento bem detalhado e específico

Depois tirei o curso de condução de obras com capacidade técnica para fazer trabalhos mais específicos numa obra, como por exemplo planeamento, dimensionamento de estruturas simples, entre outros

Por fim, o curso de Engenharia Civil foi o complemento que me faltava para poder ser eu a assinar as minhas próprias direções de obra e não estar dependente de outras pessoas nesse sentido

Em 2009, já tinha duas empresas a decorrer: uma de telecomunicações e outra de construção civil onde se deu aquela crise europeia Na empresa de telecomunicações estava a fazer grandes investimentos de fibra ótica e na área de construção estava mais na parte de remodelações de apartamentos e moradias Após alguns percalços durante essa crise tive de fechar as minhas empresas e abracei novos desafios nos EUA e abri uma empresa lá onde fiz as minhas primeiras remodelações Comprei uma casa em leilão e remodelei a casa

toda A partir daí os trabalhos começaram a surgir. Posteriormente, decidi regressar para passar mais tempo de qualidade com a família e, consequentemente, nasceu a STAIRWAY, dedicada à reabilitação de apartamentos

Atualmente, quais são os grandes desafios/dificuldades do setor da construção civil?

A falta de mão de obra é, essencialmente, uma das grandes dificuldades Faltam técnicos no mercado português para podermos continuar a construir com qualidade É por este fator que eu dou formação a quem queira trabalhar comigo, sempre com a condição de manter a excelência do serviço e dar extrema atenção ao pós-obra, pois não podemos entregar nenhum trabalho que não esteja bem feito

Na sua perspetiva, como analisa a evolução do mercado e o futuro da STAIRWAY?

A única forma de podermos baixar o preço das casas é com construção rápida, pois consequentemente temos de diminuir o preço da mão de obra no total da duração do projeto.

Para isso, utilizamos técnicas como casas modulares, LSF (Light Steel Frame), Wood Frame e assim começamos a conseguir ter preços mais em conta. Futuramente quero apostar nestas áreas que eu domino e que eu consigo trazer essas construções em menos tempo

Para além desta aposta, os clientes podem continuar a esperar de nós o profissionalismo e a dedicação de sempre Com os clientes falo sempre com o coração, pois coloco-me do lado deles e um cliente é para o resto da vida Como eu costumo dizer, eu estou lá para fazer o projeto e voltar para fazer outra obra, não para corrigir o que já foi feito

maio 2023 30 ■ revista qualidade & inovação

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.