Dissertaoelianecosta culturadigital

Page 185

enviou ao Ministério quando o então ministro decidiu voltar a dedicar-se exclusivamente à música, quase seis anos depois: “Com o apoio do presidente Lula e o trabalho de Gil, pela primeira vez tivemos um Ministério da Cultura [...]”. A apreensão com uma eventual interrupção de políticas públicas em processo de consolidação, como os próprios Pontos de Cultura, e todo o posicionamento do MinC diante da Cultura Digital, reforça a importância da proposição de políticas de Estado que possam transcender governos sem risco de instabilidades. Nesse sentido, cabe destacar os esforços que foram empreendidos por Gilberto Gil e por Juca Ferreira na construção do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e do Plano Nacional de Cultura (PNC), bem como na luta pela aprovação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 150. O SNC386 institucionaliza a cooperação entre a União, os estados e os municípios para formular, fomentar e executar as políticas culturais, de forma compartilhada e pactuada com a sociedade civil; o PNC387 define as diretrizes da política cultural pelos próximos dez anos; e a PEC 150388 trata da ampliação do orçamento do Ministério, vinculando-o a percentuais mínimos em cada nível – federal (2%), estadual (1,5%) e municipal (1%). Apesar dos esforços do MinC, no entanto, todos esses processos estão inconclusos, sendo que o PNC, apesar de recém-aprovado no Legislativo, segue ainda trâmite terminativo até a sanção presidencial. A reforma da Lei Rouanet, que institui o Procultura, bem como a revisão da Lei de Direitos Autorais, e a criação do Marco Civil da Internet – embora tenham trazido à discussão esses temas, aberto consulta pública e avançado – não conseguirão ser concluídos antes do final da gestão Lula, o que deixa espaço aberto para a ameaça da terceira das “tristes tradições” apontadas por Rubim. Além dos problemas inerentes à instabilidade em si, é preciso ressaltar que, principalmente, no caso do Marco Civil da Internet, sua não conclusão, no contexto de mudança governamental e ministerial, traz a ameaça de descontinuidade ao processo de construção de um documento cujo foco é a garantia dos direitos fundamentais dos

386

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC 416/2005), que institui o SNC, foi aprovada pela Comissão Especial da Câmara, em abril, mas aguarda votação em dois turnos na Câmara e no Senado. 387 A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou, em novembro de 2010, o projeto de lei (PL) que sistematiza o Plano Nacional de Cultura (PNC). Este tramita em caráter terminativo e segue para sanção presidencial. 388 A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 150/2003) foi aprovada na Comissão Especial e está na Mesa da Câmara para ser votada em plenário, em dois turnos. Depois será encaminhada ao Senado.

185


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.