Page 1

Outubro 2011 | Nº 94

pró_tv

Abertura da exposição “60 Anos da Telenovela Brasileira”, parceria com a TV Globo pág. 3

Veja também como foi a inauguração da “Cidade da TV” pág. 6

Saudade! Morre Marcos Plonka, o eterno Samuel Blaustein pág. 11

Esta é uma publicação gratuita da Pró-TV / Museu da TV Brasileira - www.museudatv.com.br

revista


| Editorial | 18 de setembro: Dia da Televisão no Brasil Vida Alves No mês de setembro, a televisão brasileira fez aniversário. Foi no dia 18 desse mês, que em 1950, foi inaugurada a TV Tupi de São Paulo, a pioneira. A televisão fez então 61 anos. E a Pró-TV, no governo de Fernando Henrique Cardoso, conseguiu que o dia 18 de setembro fosse oficialmente registrado como Dia Nacional da Televisão no Brasil. Neste 2011, porém, é a telenovela, que completa 60 anos no ar. Foi com a novela “Sua Vida me Pertence”, escrita e interpretada pelo galã Walter Forster, que a novela nasceu. Pequena para começar, foi aos poucos crescendo, crescendo e o gênero novela se tornou o maior produto televisivo nacional. Foi exportada a inúmeros países, de todos os continentes. Atingiu o mundo. A Rede Globo é hoje em dia a líder inconteste desse segmento. E foi por isso que ela, chamando a Pró-TV – Associação dos Pioneiros da Televisão, como parceira, resolveu inaugurar a Exposição:

2

“60 Anos de Telenovela no Brasil”. O evento ocorreu na sede paulista da Rede Globo, onde, às 11h30 da manhã, o senhor Octávio Florisbal recebeu seus amigos, seus funcionários e os artistas convidados.Foi uma festa e tanto! Octávio Florisbal, em nome das “Organizações Globo”, agradeceu a presença de todos. Vida Alves, como presidente da Pró-TV, e representando os pioneiros, agradeceu às palavras gentis, e conclamou a todos, para que juntos espalhem por todo o Brasil a história da implantação e do crescimento desse veículo de comunicação, que nasceu no meio do século passado, e se tornou o maior e mais importante produto artístico brasileiro. Depois disso, e num ambiente de alegria e amizade, todos ouviram o coral da Globo, cantando musicas inesquecíveis de novela. A seguir a exposição foi visitada e foi servido um coquetel a todos. E foi só o começo, pois a “Exposição 60 Anos de Telenovela” vai viajar por todo o Brasil. Registramos aqui então, a emoção e a gratidão, que nós, da PróTV, enviamos à Globo, e aos artistas amigos, por estarem juntos hoje e sempre, e mais uma vez nesse lindo evento da querida Rede Globo.

Néa Simões, Dionisio de Azevedo, Lia de Aguiar e José Parisi fizeram parte do elenco da primeira telenovela brasileira: “Sua Vida me Pertence" (1951)


| Exposição | 60 Anos da Telenovela Brasileira No edifício principal da Rede Globo de Televisão, em São Paulo, foi inaugurada no dia 16 de setembro, a Exposição “60 Anos da Telenovela Brasileira” 40 grandes painéis registraram os momentos mais importantes do gênero novela. Neles, os atores, os redatores, os cenógrafos, as cenas principais. Um apanhado geral, mas consistente. Além disso, objetos importantes, raros, do acervo da Pró-TV.

junto. Sob a batuta de Viridiana Bertolini, colaboraram Alexandre, Álvaro e Sylvia. O grande idealizador e incentivador, porém, foi o diretor André Dias, Diretor de Negociações Especiais da Globo. E ainda os diretores Durval Honório e Luiz Erlanger. O incentivo maior, porém, foi de Octávio Florisbal, que é o Diretor-Geral da TV Globo, e que deu todo o apoio à iniciativa artística. Foi um momento glorioso. V.A.

O criador foi Elmo Francfort, o grande colaborador Mauro Alencar, a gerente Luciana Bandeira, a supervisora Vida Alves. E a equipe da Globo esteve

Atrizes Deisy Fonseca, Arlete Montenegro e Lisa Negri prestigiam o lançamento

Ator Otaviano Costa apresenta a abertura da exposição

Octávio Florisbal, Diretor Geral da TV Globo e Vida Alves, presidente da Pró-TV, visitam a exposição

A abra, associação composta pela Rede Bandeirantes de Televisão e Rede TV! mantém o trabalho da Pró-TV no resgate pela história dos radiodifusores www.abra.inf.br

3


| Fotos | 60 Anos da Telenovela Brasileira

Plateia acompanha depoimento de atriz Eva Wilma

Vida Alves com o ator Juca de Oliveira

Apresentador Ronnie Von e atriz Patrícia Mayo

Atriz Lolita Rodrigues, com jurista José Grégori e apresentadora Maria Tereza Grégori

Diretor Tito Bianchini, atriz Vininha de Moraes e ator Tato Gabus Mendes

4

Autora Duca Rachid e ator João Restiffe


| IFotos| 60 Anos da Telenovela Brasileira

Autor Benedito Ruy Barbosa visita a exposição

Elmo Francfort, gerente de criação da Pró-TV e Mauro Alencar, especialista em teledramaturgia

Um dos painéis da exposição

Músico Caçulinha, atriz Arlete Montenegro e cantor Santo Morales

Coral de funcionários da TV Globo

Atriz Marisa Orth e ator Fábio Assunção

Atrizes Carmen Marinho e Lisa Negri, com ator Juca de Oliveira

Figurinos históricos de novelas

5


| Especial | Cidade da TV: transformando sonhos em realidade Elmo Francfort “Sonho que se sonha só, é sonho. Sonho que sonha junto, é realidade” – foram com essas palavras que Vida Alves, presidente da Pró-TV, demonstrou o que sentia ao inaugurar a Cidade da TV na noite do dia 19 de setembro. Esse novo empreendimento da Pró-TV é com certeza um grande passo para nossa associação, uma transformação de um sonho que nasceu pequeno e vai ganhando espaço cada vez mais. É o maior centro de entretenimento sobre história da TV, preparado para receber muitos, mas muuuuuitos visitantes ao mesmo tempo! Lembro como se fosse ontem um certo dia em que catalogava o acervo da Pró-TV e chegaram três estudantes de publicidade da Faculdade Cásper Líbero à associação: André, Daniela e Karina, uma japonesa. Foi há quase dez anos atrás. Eu era novo na associação e a Vida me chamou no canto e disse: “Elmo, posso te pedir um favor?” “Claro, Vida. Diga.” “Eu vi que você entende bem sobre história da TV e hoje surgiram esses visitantes, gostaria que mostrasse a eles o acervo”. Aquele foi o primeiro passo pra gente modernizar todo sistema de visitação da Pró-TV. Virei, sem perceber, um “monitor” ou “educador”, como chamam nas grandes exposições. Os equipamentos e objetos ganharam placas, criou-se um roteiro, uma história para demonstrar sequencialmente todo “Espaço Cultural Pró-TV”.

Exato momento em que a "Cidade da TV" é inaugurada

E imaginem a minha satisfação que agora, gerenciando a Cidade da TV, vejo que aquela pequena semente que plantamos hoje permite que o visitante em São Bernardo do Campo (SP) veja dentro da Cidade da Criança esse espaço dedicado à televisão, com direito à manusear réplicas das primeiras câmeras do país, apresentar o Jornal Nacional ao lado do Cid Moreira, ou até mesmo tocar a pegada do homem na Lua. Sem esquecer das modernas maravilhas como Tiê e Ana Rosa na TV holográfica, ou a tela interativa onde a água de move a um toque, assim como os peixes que fogem ao tentarmos pega-los. Tem certos frutos que nos orgulham, principalmente depois de uma grande caminhada, passando por todas as adaptações possíveis para fazer com que o visitante se sinta mais que aprendendo uma coisa, mas feliz, com vontade de voltar ao local. São 16 anos de Pró-TV, que foram bem lembrados naquele 19 de setembro. Vida Alves enalteceu os primeiros fundadores da associação, Reynaldo Boury brindou a iniciativa de preservar a cidade cenográfica de “Redenção” ao lado do prédio da Cidade da TV, Ana Rosa levantou a bandeira dos pioneiros, e Canarinho completou dizendo que o que faz a televisão ainda ter vida é Vida Alves e sua batalha. Não podemos esquecer da presença ilustre da ex-primeira dama Marisa Letícia, do discurso bem celebrado do Prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e do Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jefferson da Conceição. E falaram da equipe da Pró-TV, da qual me incluo, assim como também de Luiz Francfort – pioneiro da televisão que projetou as atrações da Cidade da TV. Só uma pessoa faltou ali no palco, mas estava presente no eterno agradecimento de todos os presentes: Anael Fahel, do Aquário de São Paulo, que foi quem não apenas virou parceiro da Pró-TV, mas comprou a idéia de se construir a Cidade da TV. Sabemos todos e, principalmente ele, que seu maior investimento foi acreditar na iniciativa. Uma vez o próprio me disse: “Não acredito como até hoje ninguém investiu devidamente no projeto da Pró-TV. Ele tem muito a crescer”. Graças aos que têm visão, projetos surgem, ganham asas, ultrapassam limites. A Cidade da TV só está começando. Vamos todos decolar juntos.

BRASIL: TELEVISÃO & MEMÓRIA www.museudatv.com.br/centrodememoria/

6


|Fotos| Cidade da TV

Luiz Marinho - prefeito de São Bernardo do Campo - ao lado de Dona Marisa - ex-primeira dama do Brasil e de Vida Alves.

Atrizes Dani Moreno, Joana Limaverde e atores Ernando Tiago e Jayme Periard, da novela "Amor e Revolução", do SBT

Deputado Federal Vicentinho

Ator João Restiffe Atriz Ana Rosa

Réplica da primeira unidade móvel da TV Tupi

Maestro Júlio Medaglia e osquestra

A PROCIMAR APÓIA A DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO DA PRÓ-TV Tel: (11) 3873.5888 www.procimar.com.br

7


| Encontro com os artistas | Luiz Francfort Artistas não são só atores. Artistas não são só cantores. Todos nós sabemos disso. Mas em televisão, comete-se o grande engano de confundir as coisas. Aqui, neste cantinho, onde sempre aparecem a vida e a obra de atores conhecidos, hoje queremos falar de alguém muito importante, mas pouco conhecido. Falo de Luiz Francfort, cenógrafo, artista plástico, criador, amigo. Por que incluí a palavra “amigo”? É porque, só sendo muito amigo que alguém faria o que Luiz Francfort fez pela Pró-TV. Filho do jornalista Julio Correia Francfort e de Adélia Francfort. Luiz, desde garoto gostava de arte e amava televisão. Trabalhou em várias emissoras, teve vários cargos, foi cenógrafo, diretor técnico, diretor artístico, e muita coisa mais. Saiu e voltou. Sempre voltou, pois a arte o chamava fortemente. Em 1993, criou com a irmã Alzira a empresa CNC – Brasil, Centro Nacional de Comunicações. Depois, já mais maduro e “quase” aposentado, começou a estudar Oceanografia na USP. Foi a Portugal, estudar no conceituado Aquário Vasco da Gama. Voltou ao Brasil e ajudou a criar o Aquário de São Paulo. Ao lado de Anael Fahel e Jean Claude, os proprietários, fez o aquário mais lindo do Brasil, na capital paulista. Infelizmente Jean Claude faleceu, mas ainda ao lado de Anael, Luiz revitalizou a “Cidade da Criança”, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo. E, lá dentro, criou a “Cidade da TV”, em parceria com a Pró-TV, que têm a presidência de Vida Alves. Foi de Luiz Francfort a ideia, foi dele o esforço maior, foi de sua cabeça e de seu coração que nasceu “A Cidade da TV”, um fruto recém-nascido, mas que ficará em São Bernardo, para nossos filhos, nossos netos, nossa vida. V.A.

| Visitação |

Visitem a Cidade da TV: o maior centro de entretenimento sobre TV do Brasil. Convidamos aos estudantes de todas as idades, universitários, profissionais e interessados em TV! Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h. Ingressos: R$ 6,00 e R$3,00 (crianças até 12 anos, estudantes com carteirinha e idosos acima de 60 anos). Visitas em grupo: ligue para: (11) 4330-6998 / Falar com Carlos ou Sandra

8

Local: Cidade da Criança (Portão 4) – Rua Tasman, 301 – Centro – São Bernardo do Campo / SP Site: www.cidadedatv.com.br


| Cidade da TV | Vida Alves É linda! Artistas, familiares, convidados, autoridades, todos ficaram felizes na inauguração. Os pioneiros vibraram, emocionaram-se. Não é um museu, mas é mais. É a Cidade da TV. Um belo espaço cedido pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, de cerca de 2.000 metros quadrados, um espaço interativo, lúdico, alegre. É para crianças, seus pais, seus avós. É para toda a família. Apareça. Estamos esperando você.

Obra de arte feita de televisores Câmeras antigas em exposição

Os interiores da Cidade da TV

9


| Equipe | Nelson Gonçalves Jr. Quem não conhece a realidade da Pró-TV, mas vê o tamanho e a quantidade de eventos e realizações feitas pela Associação, acredita que por trás disso tudo há uma grande equipe de trabalho, que conta com cenógrafos, produtores, jornalistas, relações públicas, equipe técnica, estagiários... Entretanto, na realidade, trata-se de um pequeno grupo de quatro pessoas, que se dividem ou multiplicam-se, de acordo com as necessidades. Portanto, são todos cenógrafos, produtores, jornalistas, equipe técnica ou o que mais for necessário. A televisão brasileira acaba de completar 61 anos de vida. E este espaço é um reconhecimento ao trabalho da equipe Pró-TV. E lembre-se: sempre que você encontrar algum deles na sede da Associação ou correndo para cima e para baixo durante um evento, saiba que o nosso desejo é o de sempre fazer o melhor pela preservação da memória televisiva do Brasil.

Equipe Pró-TV: Nelson Gonçalves Jr, Luciana Bandeira, Élida Alves e Elmo Francfort

A TV CULTURA e a Fundação Padre Anchieta fazem a diferença colaborando na manutenção da Pró-TV. História da televisão também é cultura. www.tvcultura.com.br

10


Aniversariantes Outubro 01 Laerte Braga Rodrigues 01 Claudionor Fernandes Vieira 02 Cléo Pires 02 Mércia Garção 03 José Mayer 03 Zé Ramalho 03 Adriana Calcanhoto 05 Mário Domingues 05 Tarcísio Meira 07 Romeu Montresor 07 Tathiana Helena 07 Clélia Simone 08 Homero Silva Filho 08 Karina Bacchi 08 Paulo Planet Buarque 09 Marina 09 Edi Cerri 10 Marina S. Daloubeix 11 Tom Zé 11 Sílvia Cury 12 Fúlvio Stefanini 12 Kina de Oliveira 12 Clarice Amaral 13 Fagner 14 Alexandre Frota 14 Carla Camurati 15 Denise Fraga 15 Arlete Montenegro 15 Edgard Ribeiro do Amorim 15 Santo Morales 15 Bianca Rinaldi 16 Fernanda Montenegro 16 Antonio Carlos Sartini 16 Helena Magalhães 16 Agnaldo Timóteo 17 Nuno Leal Maia 18 Antonio Aguilar 19 Abram Belinky 19 Domingos Mattei Neto 19 Anali Álvares 19 Glória Menezes 20 José Cândido da Silva 20 Magno Salerno 20 Jonas Melo 20 Maria Zilda 22 Walter Ferrari 22 Marcos Zago 22 Ana Beatriz Nogueira 22 Rolando Boldrin 23 Iracema Reis Moler 24 Francisco Ancona Lopes 24 Rosamaria Murtinho 25 Isa Berenice Elisabetisky 26 Yara Pugielli 26 Milton Nascimento 26 Belchior 26 Idalina de Oliveira 26 Salomão Ésper 27 José Moura 27 Heitor Gasparinetti 28 Nelson Pereira dos Santos 28 Zélia Duncan 29 Simone Spoladore 29 Claudete Troiano 29 Maria T. Brito 31 Felizardo Duarte 31 Thais Alves

|Saudade | Saudade verdadeira. Perdemos um amigo. Marcos Plonka se foi. Rapidamente. Inesperadamente. Éramos amigos, do tempo da TV Tupi, a pioneira. Ele muito jovem. Nós, um pouco menos. Mas o espírito juvenil e amigo nos uniu para sempre. Depois cada um seguiu seu rumo, mas muitas vezes nos víamos. Ele, com suas brincadeiras, suas diversões e também seus trabalhos sérios, no comércio, no “Restaurante Dom Place”. Amigos. Irmãos. Eu o procurando, quando dele precisava. Ele atendendo sempre. Agora se foi. Ficou o vazio. Ficou a saudade...saudade...grande...verdadeira.

|Novidades| Quem está acostumado a acessar o o site e as redes sociais da Pró-TV, já teve a oportunidade de conhecer o nosso novo logo. Este foi mais um fruto da parceria com a TV Globo. Se você ainda não o conhece, veja como ficou a nova arte, na sessão “Expediente”, ao final dessa página. Além disso, durante todo o mês de outubro, na cidade de Itaquaquecetuba, será possível visitar a exposição itinerante “Marcos da TV Brasileira”, que volta a viajar pelo Estado de São Paulo. A abertura foi no último dia 30 de setembro. Em novembro, a cidade de Vargem Grande Paulista passa a abrigar a exposição. Mais informações em: www.museudatv.com.br

| Expediente | Direção: Vida Alves | Design: Elmo Francfort e Nelson Gonçalves Junior | Redação: Vida Alves, Elmo Francfort e Nelson Gonçalves Jr. | Fotos: Francisco Rosa e Marcela Francfort | Secretaria: Lú Bandeira Tel: (11) 3872.7743 | Site: www.museudatv.com.br E-mail: protv@museudatv.com.br | Expediente: Segunda a sexta - 10h/18h | Venha nos visitar. Agende sua visita!

11


|Fotos |Cidade da TV

Apresentador Leão Lobo

Ex-primeira dama do Brasil, dona Marisa Letícia

Anael Fahel, do Aquário de São Paulo e cenógrafo Luiz Francfort

Artista plástico Rogério Bocchino e humorista Canarinho

Vida Alves na entrada da Cidade da TV

Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo do Campo, conhece o espaço

Revista Pró-TV - nº 94  

Edição número 94 da Revista feita pela Pró-TV

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you