Issuu on Google+

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2007

Nº 65

Editorial

A esperança continua O ano está chegando ao fim, As lojas começam a se enfeitar. As bolas coloridas, as luzes, os brinquedos voltam a enfeitar nossas ruas, nossas lojas, nossas árvores. O Natal está chegando. Mais um ano se vai, correndo, rapidamente, como criança travessa. E nós, que vemos o tempo passar assim nos assustamos. E perguntamos: por que tão depressa? Esquecidos de que, em verdade, nós o fazemos passar nessa corrida maluca. Nós nos agitamos, nós temos impaciência em tudo e por tudo. Não lembramos de um dos grandes segredos da vida, que é a observação da natureza. Nisso deveríamos copiar os orientais, que nos ensinam: “Se esperarmos, haverá bom tempo para navegar”. Sim. Fará bom tempo, se soubermos esperar. Não sabemos. Queremos tudo, já, agora, ontem. Amigos, a PRÓ-TV existe há 12 anos. No começo se chamava Apite. Passou depois à Appite. E, por fim, PRÓ-TV, com intenção de reunir em torno de uma só idéia, todos aqueles que querem preservar a história da televisão, sua saga, sua revolução. E, por fim, erguer o Museu da Televisão. Mais um ano passou, mais um Natal chegou. Mas nós aqui não nos inquietamos, não lamuriamos. Fazemos aquilo que devemos fazer: esperamos. Na certeza de que um dia conseguiremos realizar nossa meta, nosso ideal: erguer o Museu da Televisão. E quando este dia chegar, pois vai chegar, valeu a pena esperar. Agora temos o apoio da Fundação Padre Anchieta. Querem coisa melhor do que isso? A TV Cultura é a principal emissora educativa do Brasil. E ter o seu aval, ao nosso projeto, é ganhar um presente do céu. Amigos, o ano está chegando ao fim, mas nosso sonho, nosso ideal, nossa esperança, nunca. Continuamos vivos, intensos, ardentes. Vida Alves

“Sonho que se sonha só, é sonho. Sonho que se sonha junto é realidade”.


Sonia Maria Dorce Rolando Boldrin nasceu em São Joaquim da Barra, interior de São Paulo. Família grande, eram 12 irmãos, sendo Rolando o 7º. Ele nasceu em 1936. Começou a cantar, ao lado do irmão, na cidade de Guaira. Com 16 anos veio sozinho para a capital paulista. Fez de tudo um pouco, foi sapateiro, garçon, frentista de posto de gasolina. Aos 18 anos serviu o Exército em Quitaúna. Mas seu desejo era cantar, tocar violão e “deitar prosa”. Em 1958 apareceu nas Emissoras Associadas, depois de ter tentado as Rádios São Paulo e Record. Assinou o primeiro contrato como radiator. Fez radionovelas, mas era bonitão, ou bonitinho, pois era magrinho e então foi para a televisão. Fez: “O Direito de Nascer”; “Alma Cigana”; “O Bem Amado” – primeira versão televisiva, sob a autoria de Dias Gomes e direção de Benjamim Cattan. Fez “TVs de Vanguarda” e “Grandes Teatros TUPI”. Fez: “A Sereia “; “Quem Casa com Maria”; “O Direito dos Filhos”; “A Viagem”; “O Profeta “; “Roda de Fogo”; “Se o Mar Contasse”; “Ovelha Negra”. Mostrou-se um bom ator, tanto que foi chamado pela TV Record, onde apareceu em “Algemas de Ouro” ; “As Pupilas do Senhor Reitor; “Os Deuses Estão Mortos”. Quando a TV TUPI foi fechada, Rolandro Boldrin foi para a TV Bandeirantes, no ano de 1979. Ali fez: “Cara a Cara”; “Pé de Vento”, “Cavalo Amarelo”; “Os Imigrantes”. Mas foi por essa época que Boldrin ganhou nome nacional. Ele foi contratado pela Rede Globo de Televisão, onde lançou um programa em que fazia o que mais ama e sabe: tocar violão, cantar e “contar causos”. O nome do programa: “Som Brasil” – Inesquecível programa, que foi a abertura para outros programas similares. Boldrin depois lançou na Rede Bandeirantes: o “Empório Brasileiro” e no SBT, mais tarde, o “Empório Brasil”. Dono de uma musicalidade ímpar e uma enorme simpatia, Rolando Boldrin é casado com também cantora Lourdinha Pereira. Com ela e com outros parceiros já lançou na praça inúmeros discos. E ele é, de fato, o maior “contador” do Brasil. Por isso mesmo, viaja constantemente com seus shows, pois ele quer ir onde o povo está. Além disso, com seu grande coração, mantém uma atividade de benemerência uma entidade, para onde dá tudo de si, ajudando crianças necessitadas. Atualmente (2007) apresenta o programa "Sr. Brasil", na TV Cultura. Ele lançou há poucos dias, o livro: “Rolando Boldrin: Histórias de Amar o Brasil”. Grande artista, é também grande amigo da PRÓ-TV.

Site oficial de Rolando Boldrin: http://www.rolandoboldrin.com.br


Amigas, sempre... Geórgia Gomide é uma grande atriz. Ainda que tendo feito grandes interpretações em nossas emissoras, e brilhandos em várias novelas, há algum tempo não a vemos em nossas telinhas. E foi por isso que a atriz teve uma grande idéia: oferecer um chá a várias amigas. Revê-las, matar a saudade, enfim. Dizer a elas, de forma carinhosa que somos e sempre fomos amigas. A idéia foi recebida da mesma forma carinhosa pelas convidadas. E, na tarde do dia 29 de outubro, a bonita casa da atriz se abriu para receber as companheiras. E ali estavam: Lolita Rodrigues, Márcia Real, Patrícia Mayo, Léa Camargo, Vera Nunes, Vida Alves, Laura Cardoso, e mais alguns amigos como: Jhamaro Lima, Márcia, Elmo Francfort, Lú Bandeira, Eliana Pace e a equipe simpática do programa de Sônia Abraão. A conversa correu solta entre as amigas, que implantaram a televisão no Brasil. Por mais que a vida, as tenha levado a caminhos, emissoras e trabalhos diferentes, a amizade dos primeiros tempos, as mantém unidas e saudosas entre si. Sorrisos, emoção, abraços, elogios. E a promessa de repetirem o singelo evento mais algumas vezes. Pois elas são amigas, sempre. V.A. Léa Camargo e Geórgia Gomide

Laura Cardoso, Eliana Pace, Vida Alves, Geórgia Gomide e repórter da RedeTV! Lolita Rodrigues, Márcia Real e Vida Alves

Laura Cardoso e Patricia Mayo Geórgia Gomide, Eliana Pace e Vera Nunes

Vida Alves autografa seu livro “Vida... Uma Mulher!”


Eventos Pró-TV Lançamento do livro “De Noite Tem... Um Show de Teledramaturgia na TV Pioneira” A Livraria Cultura e a Giz Editorial, em parceria com a PRÓ-TV promove o lançamento do livro “De Noite Tem... Um Show de Teledramaturgia da TV Pioneira...”, de Mauro Gianfrancesco e Eurico Neiva. Com o livro, os autores procuraram, em caráter estritamente documental, registrar uma parcela considerável da teledramaturgia produzida pela TV Tupi de São Paulo, em suas três décadas de existência, resgatando honrosamente personagens e personalidades, que fizeram e fazem a TV de nosso país. No lançamento haverá um coquetel com a presença de várias personalidades que atuaram na emissora, traduzindo-se num verdadeiro encontro entre amigos... Local: Livraria Cultura (Conjunto Nacional) Av. Paulista, 2073 Data: 28/11/2007 - Quarta-feira, 19h Informações: Eurico Neiva - 11-3262.1765 / 8595.5378

Show “A História da TV Brasileira” Amigos, teremos mais um evento da PRÓTV. É o seguinte: No dia 6 de dezembro, às 20 horas, na Av. Juscelino Kubitschek, 1830 vai haver uma festividade, que será organizada pela ABCD - Nossa Casa, entidade beneficente. A diretora e realizadora do evento é a Dra. Solange Toreli. E o tema será: A História da Televisão Brasileira. A PRÓ-TV vai colaborar com a organização do evento, cedendo materias e informações. E estará prestigiando a apresentação e na ocasião, vendendo livros e DVds, com finalidade de angariar fundos para a nossa entidade; a PRÓ-TV. Temos certeza de que iremos passar bons momentos juntos, além de ajudar a ABCD Nossa Casa e também a PRÓ-TV. Confime presença com: Lú Bandeira - Fone: 3872.7743.


por Elmo Francfort

Nov / Dez 2007

Procon-SP alerta para compra de TVs O Procon-SP (Fundação de Proteção de Defesa do Consumidor) pede que os consumidores estejam atentos para compra de televisores neste final de ano. A cautela deve-se à chegada da TV digital em 2 de dezembro. Há lojas vendendo televisores de plasma sem entradas específicas para o conversor digital (set-up box). Uma dica é ficar atento a valores muito baixos de televisores de plasma. Outra é se informar bem sobre as propriedades do aparelho, antes da compra.O Procon-SP atende pelo número 151 ou pelo site www.procon.sp.gov.br.

TV Brasil define sede paulistana

Rádio Metodista

Está chegando a TV Brasil, a emissora pública do Governo Federal. Entre os preparativos está a montagem de suas instalações na Vila Leopoldina (à Av. Mofarrej, em São Paulo). Enquanto não terminam as obras, a TV Brasil se instalará provisoriamente no espaço da TV Cultura. A sede principal será no Rio de Janeiro.

A Pró-TV convida a todos a ouvir o programa “Recapitulando” (Rádio Metodista), às quintas, 15h. A emissora é ouvida internamente na Universidade Metodista e pela Internet, na página http://www.metodista.br/radio/. O programa “Recapitulando”, resgata a história da teledramaturgia, e é parceiro da Pró-TV. Todos os programas já realizados integram o acervo do Museu da TV. “Recapitulando” já entrevistou Rildo Gonçalves, Paulinho Machado de Carvalho, Serafim Gonzáles, Vida Alves, Geórgia Gomide, entre outros.

Seminário marcou 40 anos da Fundação Padre Anchieta A Fundação Padre Anchieta realizou seminário em comemoração aos seus 40 anos. Ele aconteceu em 12 de novembro no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. O tema foi “O Conceito Atual da Cidadania e o Papel da Mídia na Formação do Homem”. Na mesa de abertura estavam o Ministro da Educação Fernando Haddad, o presidente da Fundação Paulo Markun e o presidente do conselho curador Jorge Cunha Lima.

“Primeiro Jornal” no Japão O noticiário matutino “Primeiro Jornal” (Band) ganhou uma versão dublada em japonês. Lá no Japão, é visto numa versão sintética, exibida dentro do programa “Ohayo Sekai” (Good Morning World). Está no ar pelo canal BS1 (da NHK) desde 10 de novembro. A NHK é parceira do Grupo Bandeirantes desde 2005.

Nosso Acervo “Quase no Céu” Na foto ao lado, o grande diretor Walter Avancini e o Maestro Erlon Chaves quando meninos, no filme “Quase no Céu”. Produzido pelos Estúdios Cinematográficos Tupi, em 1949. A direção foi do cineasta Oduvaldo Vianna. Os artistas principais foram Lia de Aguiar e Paulo de Alencar, como o par romântico principal, e Vida Alves e Homero Silva, como segundo casal. Também estavam Dionísio Azevedo e Norah Fontes. O filme “Quase no Céu” foi um teste feito pela Associadas antecipando o lançamento da televisão, em 18 de setembro de 1950.


Novembro / Dezembro 2007 Aniversariantes de novembro e dezembro. Parabéns! Todos os meses, nosso jornal PRÓ-TV relaciona aqui os aniversariantes do mês. E colocamos não só o nome dos sócios, como de algumas personalidades brasileiras, que aniversariam no mês. E isso porque o Jornal PRÓ-TV não é enviado só aos associados, mas atinge outros maillings que temos. A cobertura dos aniversários é mais extensa, e não cobre apenas nossos sócios. Por fim, nossos parabéns a todos os aniversariantes. Que estejam conosco o ano que vem e sempre, como estiveram até agora.

Novembro Dia Aniversariantes 01 01 01 02 02 02 03 03 04 04 06 06 06 08 08 08 09 09 10 10 11 12 12 12 12 13 14 14 14 15 16 17 18 18 19 20 22 23 23

Lázaro Ramos Gilberto Braga Alcione Afanásio Jazadji Leny Caldeira Marieta Severo Pula-Pula (Paulo Seyssel Neto) Luciana Gimenez Amauri Nascimento Maria Pia Finocchio Flávio Luiz Porto e Silva Irineu de Carli Daniela Cicarelli Francisco Petrônio Fernando Barbosa Lima Geraldine Quaglia Julinho Simões Luizir Blota Waldemar de Moraes Myrian Rios Alexandre Garcia Sula Miranda Reynaldo Gianecchini Wilma Camargo Paulinho da Viola Luís Melo Cleyde Yáconis Fernando Torres Almir Sater Marcelo Faria André Gonçalves Luciano de Roma Claudia Gimenez Macedo Júnior Fábio Sabag Fábio Cardoso Eliana André de Biasi Elizabeth Savalla

Dia Aniversariantes

Dia Aniversariantes

24 Sabrina Parlatore 24 Carlos Vasconcelos 25 Ana Paula Padrão 26 Neide Rodrigues 26 Débora Secco 26 Vanessa Lóes 27 Vera Fischer 27 Abelardo Figueiredo 28 Cathy Stuart 29 Bruno Garcia 29 Maria Paula 29 Francisco Cuoco 30 Boni 30 Jorge Daniel 30 Angélica Ksyvicks

08 09 09 09 10 10 10 10 11 12 12 12 13 14 14 14 15 15 15 16 17 17 18 18 18 19 20 21 21 22 22 23 24 24

Dezembro Dia Aniversariantes 01 02 02 02 03 04 04 05 05 06 06 06 07 07

Aracy de Oliveira Elizabeth Darcy Lemos Britto Stephan Nercessian Mariceni Costa Jussara Menezes Salvador Tredicce Danielle Winits Ângela Rô Rô Emilio Santiago Cecília Dassi Patricia Mayo M. do Socorro de Araújo Xuxa Lopes

Olívia Camargo Milton Gonçalves Clodomiro Nallin Triana Romero Luciana Vendramini Chico de Assis Fátima Souza Alzira Francfort Ewerton de Castro Felipe Levy Silvio Santos Antunes Filho Luiz Doce Rubens Sarmento Eva Wilma Paulo T. Nishimura Ione Borges Cristiana Oliveira Adriana Esteves Luciana Braga Gilliard Salathiel Coelho João Paulo Soares Wania Martini Fernando Gueiros José Maria Pontas Silvio de Abreu Ernando Tiago Arlindo Silva João Signorelli Tato Gabus Mendes Cláudia Raia Hélio Bittencourt Eurico Neiva

Dia Aniversariantes 24 25 26 28 28 28 28 28 29 29 31

Cláudio Cavalcanti Natal Assab Saliba Marisa Prado Gilson Pereira Cyro Del Nero Giulia Gam Leonardo Vieira Ariovaldo Botelho Walter Scaranuzzi Canarinho Rita Lee

“A persistência é o caminho do êxito”. Charles Chaplin


jornalprotv_65