Page 1

Novembro 2011 | Nº 95

pró_tv

Exposição “60 Anos da Telenovela Brasileira” chega ao Rio pág. 6

Cidade da TV já é sucesso, com apenas um mês de vida pág. 10

Site da Pró-TV atinge a marca de 2300 biografias na rede pág. 8

Esta é uma publicação gratuita da Pró-TV / Museu da TV Brasileira - www.museudatv.com.br

revista


| Editorial | Vida Alves O ano de 2011 está sendo foi desmontada. E agora muda-se para o Rio de muito importante para a Janeiro, e se instala no Projac. Depois será a vez Pró-TV. de Belo Horizonte... e caminhará por vários estados do Brasil. Uma bela parceria, entre a Esta entidade que já tem 16 Pró-TV e a importante Rede Globo. Uma vitória anos de existência, e um para nossa entidade. objetivo claro e i m p o r t a n t e , q u e é De outra feita, fizemos amizade com Anael preservar a memória da Fahel, proprietário do “Aquário de São Paulo”, e televisão brasileira, teve com ele firmamos contrato, para a montagem neste ano, muito sucesso. E por que? da “Cidade da TV”, dentro da “Cidade da Criança”, em São Bernardo do Campo. E lá, com Porque conquistou amigos, muitos amigos. Essa o apoio do prefeito da cidade, Luiz Marinho e de é a verdade das coisas que fazem sucesso, e seus secretários, no dia 19 de setembro podemos dizer, sem falsa modéstia, que é o caso inauguramos o centro de entretenimento da da Pró-TV. Somos pioneiros da televisão televisão, voltado às crianças de todas as brasileira. Começamos a nos reunir há pelo cidades. menos 18 anos, sendo que há 16, nos registramos, nos organizamos e estamos A noite da inauguração foi um sucesso, com a caminhando, sempre dentro de nossos presença de inúmeros artistas e até da ex regulamentos. primeira dama brasileira, senhora Marisa Neste ano, porém, conseguimos o apoio da importante Rede Globo de Televisão, que é, inegavelmente, a maior emissora do Brasil. E, através de André Dias, Diretor de Negociações Especiais da Globo, organizamos a ”Exposição 60 Anos da Telenovela Brasileira”.

Letícia. Foi uma beleza e dentro daquele belo parque, lá está a “Cidade da TV” à espera da visita de todos nossos amigos. E temos ainda a companhia da Secretaria de Estado de Cultura do Estado de São Paulo, que apóia a itinerância da Exposicão da Pró-TV: “Marcos da TV Brasileira”. Como falei a princípio: anos de vitórias, portanto.

E ela foi inaugurada no dia 16 de setembro, por volta das 12 horas, na sede da Globo, em São Parabéns, Pró-TV e obrigada a todos os nossos Paulo e lá ficou até o dia 22 de outubro, quando amigos. Sem eles, nada conseguiríamos.

André Dias, Diretor de Negociações Especiais da TV Globo : um dos grandes amigos que a Pró-TV conquistou em 2011 2


| Nosso acervo | Ayres Campos

O eterno Capitão 7 da TV Record

A abra, associação composta pela Rede Bandeirantes de Televisão e Rede TV! mantém o trabalho da Pró-TV no resgate pela história dos radiodifusores www.abra.inf.br

3


| Nossa História | O princípio da TV brasileira Fábio Siqueira Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, o empresário, político, jornalista, escritor e advogado Assis Chateaubriand (1891-1968) indelevelmente marcou a história do Brasil no século XX, em privilegiados momentos. Homem dotado de particular astúcia e de uma capacidade empreendedora pouco vista no cenário nacional, colecionou feitos e contribuições em vários campos que atuou, sempre na vereda do pioneirismo e da qualidade que distingue a aquarela de trabalhos que formam uma verdadeira obra, legado que até hoje pode ser visto, lido, sentido e apreciado, seja nos livros que escreveu, nos museus de arte que criou e ornamentou, nas campanhas beneméritas que organizou e nas mídias, praticamente em todas as modalidades que existiam a sua época, que construiu, orientou e conduziu, ao lado de grandes, célebres e não menos renomados e destacadas colaboradores ,funcionários e profissionais. Para a história da Televisão Brasileira, história essa gloriosa, consolidada e que já registra 61 anos de profícua existência.”O Velho Capitão” é o nome do princípio, da garantia, grande investidor e coordenador de todo esse inicial processo de instalação da Televisão em nossas terras “brasilis”. A partir da ousada, arrojada, tenaz e persistente visão empresarial e cultural desse paraibano de Umbuzeiro, filho do desafiador Agreste e da majestosa Borborema , a imagem se fez vida, se fez “de carne e osso”, o som radiofônico ganhou movimento, ganhou formas humanas que a visão do agora telespectador pode olhar e um simples nascente eletrodoméstico, o televisor, foi o aparelho que recebia as ondas e transmitia , a partir daquela magna segunda-feira 18 de setembro de 1950, de memórias e lembranças tão viventes e tão presentes aquelas e aqueles paulistanos que acompanharam a gênese e o nascimento da “mídia-majestade”, da Televisão Tupi,a Tupi-Difusora, PRF3, canal 3 de São Paulo.

4

E “Chatô” estava lá, comandando os preparativos, como verdadeira e lidimo Chefe da Taba, como era carinhosamente nominado. Ele que já lograva êxito na configuração dos Diários Associados, uma cadeia de jornais, revistas e rádios que chegava a praticamente todos os recantos desse grande território nacional agora novamente inscrevia seu nome na história, como proprietário-fundador da primeira Emissora de Televisão da América do Sul. Hoje Assis Chateaubriand é nome de Rodovia em São Paulo, de Município no Paraná, de Escola no Rio de Janeiro, de Museu em sua natal Paraiba, de Avenida em Goias, enfim, seu nome está cravado, com justiça, nos mesmos recantos que outrora seus jornais, suas revistas, suas rádios e suas mais de 20 emissoras de Televisão chegaram, e muitas delas pioneiramente. Como cacique desse Brasil índio e natural, Assis sempre retomava essa tradição, dando nomes de tribos e outras expressões indígenas, a suas empresas de comunicação, como Tupy, Tamoyo, Guajará, Piratini, Mas esse cacique também era do Norte, e carregava consigo as influências, e cultura e os marcantes traços do altivo povo nordestino. Por tudo isso, Chateaubriand sintetiza uma era de conquistas e de difusão cultural e intelectual em nossa pátria. E é grande laurea saber que a Televisão Tupi , a primogênita, é espelho e também herança de todo esse miscigenado conglomerado de influências. E que a Televisão de hoje, é legítima herdeira e retransmissora de todo esse painel cultural, uma verdadeira obra de arte, que com certeza poderia estar no Museu de Arte MASP, que hoje também chama Assis Chateaubriand, ladeando quadros de Portinari, que tão bem em tela retratou esse grande personagem de nossa história.


| Acontece| Elmo Francfort SBT promove exposição na Cidade da TV A Cidade da TV, em São Bernardo do Campo, recebe a partir do dia 8 de novembro a exposição “SBT 30 Anos”, com o melhor do acervo da emissora de Silvio Santos. A exposição irá até fevereiro, ficando aberta de terça a domingo, das 9h às 17h. Teleton 2011 Falando em SBT, o Teleton 2011 conseguiu atingir mais uma vez sua meta. Uma novidade neste ano foi a presença de blogueiros e twitteiros ajudando a espalhar a campanha via internet. Além disso, teve destaque a presença de Hebe Camargo no final, neste primeiro ano em que ela está fora do SBT, tendo a liberação da RedeTV! para participar. Pan na Record Quem fez bonito também no mês de outubro foi a Record, transmitindo por 17 dias os jogos Panamericanos de Guadalajara, no México. Foram 8 horas ao vivo de transmissão, além da cobertura durante os telejornais e programas de entretenimento da emissora.

Final de ano na Globo A Globo em novembro traz de volta nova temporada de seriados que emplacaram no início de 2011: às quartas “Mulher Invisível”, às quintas “Força Tarefa” (e nova temporada do programa “Amor e Sexo”) e sextas, “Macho Man”. Band Clássicos A Band está utilizando muito bem seu acervo de imagens esportivas no programa “Band Clássicos”. Sempre com um novo tema, promove uma viagem inesquecível ao mundo dos esportes e ao rico acervo audiovisual da emissora. Todo domingo, às 12h45. História de novela A Globo ainda prepara para dezembro um Globo Repórter especial que contará os 60 anos da telenovela no Brasil. Para ilustrar o início do gênero no país, Glória Maria entrevistou Vida Alves (foto abaixo), que fez parte da trama pioneira: “Sua Vida Me Pertence” (TV Tupi, 1951).

Novo programa na TV Cultura A TV Cultura em outubro também estreou novo programa: “Parada Livre”, voltado ao público jovem. O programa Inglês com Música, com Amanda Acosta, passou a fazer parte como quadro da atração. E foram lançados os quadros de música (“Cultura Livre”), com Roberta Martinelli, de humor (“Deu Paula na TV”), com Paula Vilhena, de comportamento (“Pé na Rua”), com Gabriela França, de esportes (“Woohoo News”), com Bianca Medeiros. Vale a pena assistir.

A TV CULTURA e a Fundação Padre Anchieta fazem a diferença colaborando na manutenção da Pró-TV. História da televisão também é cultura. www.tvcultura.com.br

5


| Exposição| 60 Anos da Telenovela Brasileira Vida Alves Foi no Projac que aconteceu o 2º lançamento da exposição “60 Anos da Telenovela Brasileira”. O Projac - que quer dizer: Projeto de Jacarepaguá, fica em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, é o lugar mais lindo de todas as emissoras de televisão do Brasil. Depois da Barra, que já é um bairro moderno, cheio de prédios ousados, hoteis luxuosos e lindas praias, vem Jacarepaguá. E dentro dele, o Projac. Foi o Diretor Geral de Entretenimento da Rede Globo, Manoel Martins, quem abriu a cerimônia. Depois falou Vida Alves, representando a Pró-TV. Presentes ao evento, grandes nomes da nossa teledramaturgia, tais como: Tony Ramos, Regina Duarte, Suzana Vieira, Cassia Kiss, Rosamaria Murtinho, Mauro Mendonça, Ana Rosa, Kadu Moliterno, Osmar Prado, Nathalia Timberg, Ruth de Souza, Milton Gonçalves, Reginaldo Faria, Paulo José e muitos outros prestigiaram a mostra. E parabenizaram a parceria Globo / Pró-TV pela iniciativa. Presente ainda o Diretor de Projetos Especiais da TV Globo, André Dias, idealizador de tudo e grande amigo dos pioneiros da televisão. Emo Francfort, o criador dos painéis, e Luciana Bandeira, também se locomoveram de São Paulo ao Rio, para a organização de tudo. Houve o Coral da Globo e a presença da banda Roupa Nova abrilhantando a festa. A confraternização e a alegria, encheram todos os corações.

Cenógrafo Mário Monteiro e atriz Regina Duarte junto de Manoel Martins, Diretor de Entretenimento da Globo e ator Tony Ramos

Atriz Regina Duarte

Atriz Larissa Maciel 6

Atriz Suzana Vieira com Vida Alves, presidente da Pró-TV

Atores Osmar Prado e Reginaldo Faria

Ator Marcelo Serrado e atriz Bel Kutner *Fotos de Camila Crespo / TV Globo


Camila Crespo / TV Globo

|Fotos| 60 Anos da Telenovela Brasileira

Camila Crespo / TV Globo

Músico Ricardo Feghali (Roupa Nova) e atores Kadu Moliterno, Ruth de Souza, Paulo José, Cássia Kiss, Mauro Mendonça, Reginaldo Faria e Osmar Prado

Assim como em São Paulo, o ator e apresentador Otaviano Costa foi o mestre de cerimônias do evento, que contou também com a presença do ator Milton Gonçalves

|Itinerância|

A exposição itinerante “Marcos da TV Brasileira”, parceria entre a Pró-TV, a ACAM Portinari e o Sistema Único de Museus, o SISEM, está de volta! Após passar todo o mês de outubro na cidade de Itaquaquecetuba, chegou a hora de seguir viagem até Vargem Grande do Sul, que irá abrigar a exposição a partir do dia 18 de novembro. Veja mais informações em nosso site oficial. Ficam registrados também os nossos agradecimentos especiais a Renata Motta, do SISEM/SP; a Claudinéli Moreira, da Secretaria de Estado da Cultura e a Jan Brasil, da ACAM Portinari, que sempre estão junto de nós, para o bom andamento do projeto. 7


| Internet | Nelson Gonçalves Jr. 2300. Esse é o número de biografias que o site da Pró-TV atinge nesse mês de novembro. Sempre redigidos e coordenados por Vida Alves, os textos biográficos são uma forma de homenagear e de eternizar para as futuras gerações, os artistas e profissionais que fizeram (e fazem) da televisão brasileira, o veículo de comunicação mais envolvente e inesquecível de todos. E sempre há espaço para novas biografias. Por isso, pedimos a sua ajuda! Nos envie correções, informações e até sugestão de novos nomes que ainda não estão biografados.

Sistema de buscas para biografias existentes no site

Ajude a Pró-TV a não deixar que a memória da televisão brasileira seja esquecida. Acesse: www.museudatv.com.br/biografias

| Visitação | Visitem a Cidade da TV: o maior centro de entretenimento sobre TV do Brasil. Convidamos aos estudantes de todas as idades, universitários, profissionais e interessados em TV! Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h. Ingressos: R$ 6,00 e R$3,00 (crianças até 12 anos, estudantes com carteirinha e idosos acima de 60 anos). Visitas em grupo: ligue para: (11) 4330-6998 / Falar com Carlos ou Sandra Local: Cidade da Criança (Portão 4) – Rua Tasman, 301 – Centro – São Bernardo do Campo / SP Site: www.cidadedatv.com.br

42 alunos do Instituto Prisma de Educação e Cultura - IPEC durante visita à Cidade da TV.

8


| Encontro com os Artistas | Maria Adelaide Amaral Maria Adelaide de Almeida Santos do Amaral é a nossa querida Maria Adelaide Amaral. Nasceu em Portugal, em 1942. Mas veio adolescente para o Brasil e se tornou brasileira, ou mais do que isso: uma “ilustre brasileira”, que entendeu a alma do povo, e com ele colaborou, através de seus lindos trabalhos para o teatro e a televisão de nosso país. Maria Adelaide é inteligente demais. Seus trabalhos são sempre importantes, gostosos, daqueles que preenchem nosso coração. Na televisão começou colaborando com novelas, mas acabou gostando mais das minisséries, e as fazendo brilhantemente. Divulgação / TV Globo

São de Maria Adelaide, entre outras: “A Casa das Sete Mulheres”; “Os Maias”; “A Muralha”, “Queridos Amigos”, e “Dalva e Herivelto – Uma Canção de Amor”. É para falar sobre isso que aqui estamos: esse trabalho dessa mulher genial, está indicado para o “Prêmio Emmy”, o “Oscar” da televisão, dos Estados Unidos.

Divulgação / TV Globo

Maria Adelaide Amaral certamente vai ganhar. Mas somos nós que ganhamos sempre, pois ela é nossa, é a “portuguesa mais brasileira – com certeza”. V.A.

Logotipo oficial da minissérie, que foi exibida pela TV Globo, em 2010

Fábio Assunção e Adriana Esteves, protagonistas de “Dalva e Herivelto – Uma Canção de Amor”.

A PROCIMAR APÓIA A DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO DA PRÓ-TV Tel: (11) 3873.5888 www.procimar.com.br

9


| Cidade da TV | Visite! Vida Alves Mais uma vez aqui estamos convidando a todos para que visitem a “Cidade da TV”. Ela foi inaugurada no dia 19 de setembro p.p, fazendo homenagem à Televisão Brasileira, cujo aniversário foi dia 18. E foi uma linda festa. Pra começar: música. O famoso maestro Júlio Medaglia lá esteve, com sua orquestra. Números que remetiam e lembraram a TV Tupi, emissora pioneira, emocionaram a todos. Em seguida, a cerimônia oficial. O prefeito Luiz Marinho e inúmeros convidados, como dona Marisa Letícia, esposa do ex-presidente Lula. Também ali esteve Reynaldo Boury, a convite de Vida Alves, pois foi ele o diretor da novela “Redenção”, a mais longa de toda a história televisiva, e que naquele espaço, montou a 1ª “Cidade Cenográfico” do Brasil. Boury emocionou-se também. A atriz Ana Rosa veio especialmente para a festa. Arlete Montenegro, Márcia Real, Canarinho (este recebeu muitas homenagens) e outros, prestigiaram a festa. Agora só falta você, amigo, amigo e seus filhos, pois a “Cidade da Criança” é lugar de puro entretenimento e agora, de conhecer um pouco da televisão também.

Reynaldo Boury com Vida Alves. E abaixo, Mastro Júlio Medaglia e sua orquestra

Canarinho posa para fotos ao lado do boneco de Manuel de Nóbrega, na “Praça da Alegria”

BRASIL: TELEVISÃO & MEMÓRIA www.museudatv.com.br/centrodememoria/

10


Aniversariantes Novembro 01 Alcione 01 Gilberto Braga 01 Lázaro Ramos 01 Suely Valente 02 Afanásio Jazadji 02 Leny Caldeira 02 Marieta Severo 03 Luciana Gimenez 03 Pula-Pula (Paulo Seyssel Neto) 04 Amauri Nascimento 04 Maria Pia Finocchio 06 Daniela Cicarelli 06 Flávio Luiz Porto e Silva 06 Irineu de Carli 08 Geraldine Quaglia 09 Julinho Simões 10 Myrian Rios 11 Alexandre Garcia 12 Paulinho da Viola 12 Reynaldo Gianecchini 12 Ricardo Meneghini Ramiro 12 Sula Miranda 12 Wilma Camargo 13 Luís Melo 14 Almir Sater 14 Cleyde Yáconis 15 Marcelo Faria 16 André Gonçalves 17 Luciano de Roma 18 Claudia Gimenez 18 Macedo Júnior 20 Fábio Cardoso 22 Eliana 23 André de Biasi 23 Elizabeth Savalla 24 Carlos Vasconcelos 24 Sabrina Parlatore 25 Ana Paula Padrão 25 Fábio Tomasini 26 Débora Secco 26 Neide Rodrigues 26 Vanessa Lóes 27 Vera Fischer 28 Cathy Stuart 29 Bruno Garcia 29 Francisco Cuoco 29 Maria Paula 30 Angélica Ksyvicks 30 Boni (José Bonifácio de Oliveira Sobrinho)

NOVIDADE! A Pró-TV ganhou uma página oficial no facebook! Acesse agora: www.facebook.com/protv1950

|Saudade | Nasceu no Acre, o menino José. E nasceu no palácio do governo, pois seu avô José Tomás da C u n h a Va s c o n c e l l o s e r a governador e seu pai Secretário de Estado do Acre. Desde menino era humorista. Imitava todas as vozes. Já crescidinho, era perfeita sua imitação do importante Ary Barroso. Foi então pro Rio de Janeiro, depois pra São Paulo e se tornou praticamente o criador dos “stand-up”, pois tudo o que fazia e falava era engraçado. Gravou “Eu Sou o Espetáculo”, que até o fim de sua vida vendeu 1 milhão de cópias. Foi o Gago Rui Sá Silva, da “Escolinha do Professor Raimundo”. Em 2009 foi feito o DVD: ”Ele é o Espetáculo”, pelo cineasta Jean Carlo Szopilovski, em homenagem a ele. José Vasconcelos foi admirado, querido, foi muito mais que um humorista. Foi um criador. Um sonhador. Um grande amigo. Muita saudade! V.A.

|Destaque | No dia 30 de setembro de 1939, nascia em São Paulo, o ator Francisco Cuoco, que completa neste mês 72 anos de vida, muitos deles dedicados à televisão brasileira. Já esteve em mais de 20 novelas, minisséries e seriados, destaque para os personagens Carlão de “Pecado Capital” (1975) e Herculano Quintanilha (na foto) de “O Astro” (1977).

| Expediente |

Direção: Vida Alves | Design: Elmo Francfort e Nelson Gonçalves Junior | Redação: Vida Alves, Elmo Francfort e Nelson Gonçalves Jr. | Fotos: Francisco Rosa e Lú Bandeira | Secretaria: Lú Bandeira Tel: (11) 3872.7743 | Site: www.museudatv.com.br E-mail: protv@museudatv.com.br | Expediente: Segunda a sexta - 10h/18h | Venha nos visitar. Agende sua visita!

11


Zé Paulo Cardeal / TV Globo

|Especial | Pró-TV: Associação vitoriosa!

Hebe Camargo e Carlos Miranda, o Vigilante Rodoviário, visitam a exposição “60 Anos da Telenovela Brasileira”.

À esquerda, Vida Alves após palestra para alunos de teatro na abertura da exposição itinerante “Marcos da TV Brasileira”, em Itaquaquecetuba. À direita, Canarinho e Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo do Campo, conhecem a “Cidade da TV”.

12

Revista Pró-TV - nº 95  

Edição número 95 da Revista feita pela Pró-TV