Page 1

Abril 2013 | Nº 111

pró_tv

Venha nos visitar!

Entre os diversos itens expostos, a Pró-TV tem a 1ª câmera da TV Tupi: a RCA TK-30


|Editorial | A Pró-TV Vida Alves Registrada em 1998, com o nome de Apite Associação dos Pioneiros da Televisão Brasileira, a hoje denominada Pró-TV faz em 2013, 18 anos de idade. Para nós, os homens, e por certo os brasileiros, essa já é a maioridade. Que responsabilidade! Que beleza! Quantas façanhas! Quantos encontros! Quanto amor entre nós! Mas e a realização final, o MUSEU, ainda não? Ou sim???

Mas fazemos tudo certinho, isto é, Assembléia Geral Ordinária a cada ano, e votação para a diretoria a cada dois anos. Registradas. Tudo OK. Estamos passando aqui abaixo, o edital de convocação a todos os sócios. E enviamos cópia pelo Correio. Agora...quanto à sede? A sede...a sede... Por favor, amigos, me ajudem a sonhar! Sonho que se sonha junto, um dia se torna realidade. Ainda acredito nisso.

Registrados estamos. Mas funcionamos na residência de Vida Alves. Xi! Que coisa!!!

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA PRÓ-TV - ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS, PROFISSIONAIS E INCENTIVADORES DA TELEVISÃO BRASILEIRA 2013 CNPJ: 00.858.793/0001-84 De acordo com o artigo 14 e respectivos incisos e parágrafos, do Estatuto Social ficam os interessados convocados para a ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA da PRO TV ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS, PROFISSIONAIS E INCENTIVADORES DA TELEVISÃO BRASILEIRA que se realizará no próximo dia 13 de abril de 2013, na sua sede situada na Rua Vargem do Cedro 140, Sumaré, nesta capital, às 14:30 horas em primeira convocação com todos os associados presentes e em segunda e última convocação, meia hora após, às 15:00 horas, com qualquer número de presentes, sendo a seguinte PAUTA DO DIA: Vida Alves e Eva Wilma divulgaram juntas

1.Prestação de contas do exercício anterior;a exposição em quase todas as praças 2. Relatório das atividades sócio-culturais realizadas; 3. Planos para o ano corrente; 4. Eleição dos membros da diretoria, Conselhos Consultivo e Fiscal: 5. Assuntos gerais de interesse da Associação.

Este edital será publicado no jornal on line que a associação mantém em seu site. Esta convocação está sendo feita por via postal para todos os associados, mediante e-mail e também por via telefônica para os que não utilizam este meio de comunicação,ficando o mesmo afixado em sua sede para o conhecimento de todos os interessados. Face à importância dos assuntos a serem tratados, pedimos o comparecimento detodos os associados.

São Paulo, 25 de março de 2013

2

Vida Alves Presidente


| Exposição| A exposição “Marcos da TV” em São Carlos No dia 19 de março, às 9 horas da manhã, foi inaugurada na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, a exposição: “Marcos da Televisão Brasileira”. Essa exposição, que foi organizada pela Pró-TV, tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. É uma exposição itinerante e que visitou várias cidades do interior paulista. Teve sua primeira mostra na capital paulista, no Memorial da América Latina, em setembro de 2009. São muitos painéis, que homenageiam os maiores nomes dos vários setores da televisão. Na importante cidade de São Carlos, estavam presentes Adriana Martins, do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP, Bárbara Paulote, da Acam Portinari – SISEM, além de Vida Alves, que fez uma palestra no local, Elmo Francfort e Luciana Bandeira da Pró-TV. A exposição ficará aberta ao público, para alegria de todo o povo de São Carlos, até o dia 5 de maio próximo. V.A.

Vida Alves junto da equipe do CDCC- Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP

Partes da exposição que está em São Carlos Fachada do CDCC , local que abriga a mostra

3


| ESPECIAL| Globo e Cultura lançam programação 2013 Elmo Francfort A última semana de março foi especial para os grandes parceiros da Pró-TV: Rede Globo e TV Cultura. Ambas lançaram suas programações, que estrearão oficialmente em abril de 2013. Acompanhe abaixo os destaques de cada uma delas!

TV Cultura Em 25 de março a TV Cultura recebeu os jornalistas para apresentar sua nova programação. Entre as novidades há a criação da segunda tela – uma página na internet com complementações do programa que estiver no ar

Maria Cristina Poli em demonstração da segunda tela da TV Cultura

(www.cmais.com.br/segundatela/). Uma nova experiência na televisão, além de um programa todo interativo: “Quem Sabe Sabe”, que atualiza a atração antiga, comandada na TV Cultura por Walmor Chagas no passado. A apresentação do evento foi feita por João Vitor e Maria Cristina Poli, com a participação de todo elenco, e transmitido pela internet no portal Cmais. Discursaram João Sayad (presidente da Fundação Padre Anchieta) e Eduardo Brandini (diretor de programação da TV Cultura). A Pró-TV esteve presente no evento, inclusive a presidente da associação, Vida Alves. Paula Vilhena passará a apresentar o Cartãozinho Verde

4

Cocoricó contará histórias clássicas

Globo cede para TV Cultura exibir o seriado Sítio do Pica-pau Amarelo

João Sayad (dir.) e Eduardo Brandini na coletiva de imprensa

Vida Alves com o elenco do infantil Quintal da Cultura


| ESPECIAL| Rede Globo A Rede Globo lançou sua programação de 2013 no último dia 27 de março. Foi uma grande festa no Credicard Hall, em São Paulo, com milhares de pessoas. Um elenco de peso estava presente, todos reunidos para divulgar a nova grade da emissora. Foi uma programação com ares de show, através da campanha “Vem Aí”. Na noite do dia seguinte, 28, a Rede Globo exibiu a atração.

Divulgação TV Globo / CGCOM

Veja abaixo algumas das novidades da emissora. Ressaltamos que a Pró-TV, parceira da Rede Globo, esteve presente no evento, representada por sua presidente, Vida Alves, e por Elmo Francfort.

As principais atrações de 2012 continuarão na grade da Globo, com seu grande elenco

5

1 4 Marcelo Adnet estreará 'O Dentista Mascarado’

Divulgação TV Globo / CGCOM

2

Divulgação TV Globo / CGCOM

3

Tony Ramos e Vida Alves no Credicard Hall

5


| Rádio| 70 anos da Gazeta AM Elmo Francfort A Rádio Gazeta AM (890 KHz) comemorou em 15 de março seus 70 anos de existência, com programa ao vivo e festividade no Teatro Cásper Líbero – que se localiza no Edifício Gazeta, na Avenida Paulista, 900. A emissora contou toda sua história nesta transmissão especial, começando com sua origem em 1943, da aquisição da Rádio Educadora Paulista pelo jornalista Cásper Líbero aos dias atuais. A estação, que já foi referência no esporte radiofônico, é hoje uma rádio universitária, atrelada à Faculdade Cásper Líbero. É dela a maior discoteca do país, localizada ao lado de seus estúdios. Regiani Ritter e o Professor Com o auditório lotado, o show teve apresentação de Regiani Ritter, Pedro Vaz (diretor Rádio Gazeta AM) um dos grandes nomes da história da Rádio Gazeta – até hoje no ar.

Sylvia Cury (centro) com o Professor Erasmo de Freitas Nuzzi e esposa

6

Logomarca da festividade dos 70 anos da Gazeta AM


|História| TV de Vanguarda: selo de qualidade na história da TV Fábio Siqueira A dramaturgia, em suas mais variadas modalidades, acompanha desde o princípio da história da televisão no Brasil. A TV Tupi, canal 3 de São Paulo, em seus primeiros dois anos, empreendeu muitas e destacadas experiências no gênero do teleteatro e da telenovela não diária. Nomes ilustres e bastante talentosos, verdadeiros pioneiros da televisão, muitos contribuíram nesse biênio inicial, como Walter Forster (1917-1996), Ribeiro Filho (1917-1975) , Heitor de Andrade (1922-1966), Miroel Silveira (1914-1988), Mario Fanucchi, Madalena Nicol, dentre muitos outros. Mas o ano de 1952 reservava uma grande surpresa, uma novidade no segmento teledramatúrgico, referente a criação de um dos mais importantes teleteatros da História da TV: em 17 de agosto daquele olímpico ano, nasce o TV de Vanguarda. Idealizado pelo grande teatrólogo, novelista e radialista Walter George Durst (1922-1997) e apoiado pelos diretores gerais Cassiano Gabus Mendes (1927-1993) e Demerval Costa Lima (1915-1990), o TV de Vanguarda consistia num espetáculo tele-teatral feito pelo elenco da TV Tupi–Difusora, diferentemente do Grande Teatro Tupi, que geralmente era empreendido por importantes atores e atrizes de teatro, vinculados a sua respectivas Companhias Teatrais, significando uma exibição de peça teatral devidamente moldada a novíssima realidade televisiva. A proposta do TV de Vanguarda era diferente: consistia em adaptações de textos clássicos ou até mesmo contemporâneos, que podiam vir tanto do teatro, quando do cinema, como do folhetim periódico. E o primeiro texto selecionado foi uma história de suspense “ The John`s Nobody Case” , de autoria de V. Sarr que em português ganhou o título de "O Julgamento de João Ninguém". Curiosamente, por razões conjunturais, Durst não participaria desse espetáculo inaugural do TV de Vanguarda, ficando a adaptação, produção e direção geral confiada a Dionísio Azevedo (1922-1994), a direção de TV ao diretor artístico Cassiano Gabus Mendes, a cenografia a Carlos Giacchieri e a operação de câmera a Paulo Salomão. E finalmente, um elenco estelar, que fazia jus ao belo momento inaugural desse inesquecível programa de TV: como o protagonista João Ninguém, o icônico Lima Duarte; como o Reverendo Milard, Dionísio Azevedo, a Maria Cecília se destacando no principal papel feminino e

ainda complementando o estelar elenco: David Neto (1929-1979), Walter Stuart (1922-1999), José Parisi (1922-1992), Francisco Negrão, dentro outros. Aliás, estelar elenco foi uma característica desse inesquecível teleteatro, que contou com as grandes presenças de Márcia Real, Wilma Bentivegna, Jaime Barcellos (1930-1980), João Restife, Henrique Martins, Luiz Gustavo, Rildo Gonçalves, Turíbio Ruiz, Georgia Gomide (1937-2011), Percy Aires (1932—1992) Odete Lara,,Luis Orione (1929-1981), Elisio de Albuquerque (1920-1983), Flora Geny (1929-1991), Fernando Balleroni (1922-1980), Laura Cardoso, Amilton Fernandes (1929-1968), Gaetano Gherardi (1927-2011) Fuzarca e Torresmo, Claudio Marzo, Patrícia Mayo, Gloria Menezes, Clenira Michel , Marly Bueno (1933-2012), Vida Alves, David José, Lolita Rodrigues, Xisto Guzzi (19091994), Juca de Oliveira, Wanda Kosmo (1930-2011), Marcos Plonka (1939-2011) , Sonia Maria Dorce, Maria Valeria, Maria Fernanda, Marisa Sanches (1924-2002) e a direção de Fernando Faro, durante os 15 anos de existência do TV de Vanguarda. Com o justo e merecido sucesso desse primeiro programa, o projeto TV de Vanguarda (que ainda conservava o nome original de Teatro de Vanguarda) , registrando semanas depois, “ A Vida por um Fio”, original de Lucille Fletcher e protagonizado pela estrela Lia de Aguiar (1927-2000) . E sequencialmente, tivemos "Otelo" de Shakespeare, tendo Dionísio Azevedo como papel título , espetáculo que registrou a estreia da atual presidente da Pró-TV, Vida Alves, no TV de Vanguarda. Vida Alves que, onze anos depois, registraria mais um brilhante momento, interpretando a Virgem Maria (a Compadecida) na peça clássica do genial literato brasileiro Ariano Suassuna, "O Auto da Compadecida", encenada no TV de Vanguarda de fevereiro de 1963. E Lima Duarte, que fora o primeiro protagonista do primeiro TV de Vanguarda, mais uma vez brilhara como o “João Grilo”, ao lado de seu inseparável amigo “Chico”, interpretado pelo mestre Rolando Boldrin, numa histórica direção do saudoso produtor Benjamin Cattan (1925-1994), o diretor geral desse programa nessa época. Em 1967, o TV de Vanguarda sai de cena, mais deixa como legado um verdadeiro compendio de grandes e diversificadas adaptações, equipes técnicas esmeradas, direções e interpretações históricas, se constituindo como um dos mais importantes e duradouros programas da história da TV no Brasil."

7


|Sede| Estamos de cara nova! Élida Alves Depois de mais de um ano de viagens com a exposição “60 Anos da Telenovela”, os materiais que viajaram com ela, estão de volta à sede. Objetos como a primeira televisão portátil e as primeiras TVs coloridas estão expostas novamente, assim como a primeira câmera da TV Tupi. E junto com eles, alguns destaques da exposição, como a Sala Retrô e duas máquinas de escrever doadas por Benedito Ruy Barbosa. Venha conferir as novas mudanças da Pró-TV! Veja abaixo algumas fotos.

Sala retrô, sala de troféus e a primeira máquina de Benedito Ruy Barbosa

|Destaque| Um belo aniversário Gessy Fonseca, pioneira de rádio e televisão, fez 89 anos, no dia 13 de março. E teve uma ideia genial: aos amigos pediu, que lhe doassem como presente de aniversário sangue, que deveria ser coletado no Hospital das Clínicas de São Paulo, no referido departamento. E ali Gessy ficou o dia inteiro e trinta amigos seus, foram fazer esse gesto simples e imenso, de solidariedade e amor ao próximo. Na foto, a grande atriz, ao lado de amigos, que a foram prestigiar, e colaboraram como banco de sangue do Hospital das Clínicas. V.A.

Tel: (11) 3873.5888 www.procimar.com.br

8


|Acontece| Elmo Francfort

Divulgação Rede Globo

“Xinquenta” anos No último dia 27 de março a “rainha dos baixinhos” completou 50 anos de vida. Desde os anos 80 no ar, ela continua em perfeita forma, hoje falando com os mais diversos públicos: do infantil ao adulto, no seu programa “TV Xuxa”. Maria da Graça Meneghel, ou Xuxa Meneguel, começou sua carreira como modelo e na televisão estreou em 1983. Seu primeiro programa foi o “Clube da Criança”, na extinta Rede Manchete. Passou depois para a Rede Globo, com o “Xou da Xuxa”, programa em que ganhou notoriedade não apenas no Brasil, como em todo mundo – Xuxa chegou até a trabalhar no exterior. Uma de suas principais contribuições para a televisão foi criar um estilo próprio que acabou por influenciar uma série de apresentadorasde programas infantis. Xuxa tem outra contribuição para o mundo artístico que não é muito ressaltada: junto de Renato Aragão e os Trapalhões, ela ajudou com seus filmes infantis o cinema nacional se recuperar entre os anos 80 e 90. Parabéns à Xuxa!

Depois do sucesso de “Carrossel”, Íris Abravanel e o SBT apostam no remake de “Chiquititas”. Ao que parece, a versão brasileira de “Carinho de Anjo” será uma das próximas adaptações. Isto é sinal de que um gênero adormecido está ressurgindo: as novelas voltadas ao público infanto-juvenil. Um gênero pouco explorado, mas que já tem muita história. “Pollyana”, “A Pequena Órfã”, “O Velho, o Menino e o Burro”, “Meu Pé de Laranja Lima”, “Sonho Meu”, “Floribella” são alguns dos clássicos da teledramaturgia no gênero que deram certo.

Divulgação SBT

Novela também é pra criança

Divulgação Rede Globo

Um quadro fantástico! Vale a pena assistir às análises do Dr. Dráuzio Varella no "Fantástico". No quadro "Males da Alma", que teve boa aceitação, o médico explicou de forma sintética, mas bem elucidativa, os problemas clínicos - desde anorexia até bipolaridade. De tempos em tempos, o "Fantástico" recebe novos quadros do Dr. Dráuzio Varella. E agora, Doutor? Quais serão os próximos?

9


|Saudade| Nelson Gonçalves Jr. Março de 2013 ficará marcado para sempre pela morte de 5 personalidades que fizeram época em seus respectivos campos de atuação. Na música, o rock nacional perdeu o expoente maior de sua geração: Alexandre Magno Abrão, o Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr. Chorão, de apenas 42 anos, faleceu no último dia 6 de março, de causas ainda não esclarecidas. Lançou 11 CDs e 6 DVDs ao lado de sua banda. Foi também vice-campeão paulista de skate, roteirista do filme O Magnata, de 2007 e tinha uma grife de roupas. No dia 20 do mesmo mês, foi a vez de Emílio Santiago nos deixar, aos 66 anos, vítima das complicações de um AVC. Emílio teve em sua discografia mais de 20 obras, que incluem sucessos como "Saigon", "Verdade Chinesa", "Mulher" e "Insensatez". Em 17 de março, aos 93 anos, quem também partiu foi a atriz Dinorah Marzullo, estrela de várias peças de teatro e espetáculos de revista. Atuou ainda em cinema e televisão. Já o rádio brasileiro perdeu o locutor Wilson Fittipaldi, pai do ex-piloto Emerson Fittipaldi, que faleceu em 11 de março, aos 92 anos. O Barão, como era conhecido, trabalhou durante décadas nas transmissões de automobilismo da Rádio Panamericana (depois chamada de Jovem Pan) e comentarista do telejornal Record em Notícias, da TV Record, entre 1973 e 1996. E por fim, a atriz Rosita Thomaz Lopes partiu no dia 9 de março, aos 92 anos. Rosita esteve em mais de 30 novelas e minisséries, como "Brilhante" e "Pátria Minha", da TV Globo. Fez também 18 filmes. A nossa sincera homenagem a eles e a certeza de que nunca serão esquecidos.

A TV CULTURA e a Fundação Padre Anchieta fazem a diferença colaborando na manutenção da Pró-TV. História da televisão também é cultura. www.tvcultura.com.br

10


Aniversariantes Abril 01 01 02 02 02 03 03 03 03 04 05 06 06 06 07 07 08 09 09 10 10 10 12 12 12 13 15 15 15 15 15 16 17 17 17 17 17 18 19 19 20 20 22 22 23 24 25 26 27 28 28 28 29 29 29 30 30

Paulo Hesse Ana Maria Braga Mauro Mendonça Nelson Cortes Duarte Supla Julio César Fernandes Elizabeth Hartmann Maurício Mattar Clarice Abujamra Rildo Gonçalves Eduardo Blanco Guga de Oliveira Goulart de Andrade Júlio Medaglia Renata Ceribelli Marcelo Mansfield Alex Periscinoto David Grimberg Maria Fanucchi Cecília Lemes Gugu Liberato Nic Nilson Antonio Fagundes Walter Salles Jr. Camila Morgado Décio Donaire Gabriela Duarte Vida Alves Osmar Silveira Wilma Braccio Elmo Francfort Roberto Miranda Vagner Matrone Walter Lacet Odete Lara Louise Cardoso Benedito Ruy Barbosa Cissa Guimarães Micheli G. Simas Saito Roberto Carlos Tomi Roman Nilza Miranda Miriam Simone Sérgio Mamberti Nilton Molina Agildo Ribeiro Janete Coutinho Mariana Ximenes Rui Minharro Alves Rosa Letícia Corceone Stênio Garcia Oswaldo Di Martino Domitila Gomes Dedé Santana Nana Caymmi Nydia Lícia Marco Nanini

|Agenda| Missa de Ação de Graças Todo ano realizamos uma Missa de Ação de Graças, pelas almas dos colegas que nos deixaram recentemente. Neste ano, a cerimônia religiosa será realizada no dia 13 de abril de 2013 às 11:30, na igreja Nossa Senhora de Fátima, situada à Avenida Dr. Arnaldo, nº 1831.

Almoço Para que haja uma confraternização entre os sócios, faremos também um almoço em nossa sede que fica a Rua Vargem do Cedro, 140, ambém no Sumaré. Para participação do mesmo, pedimos a taxa de 30 reais. E a confirmação pelo telefone: 3872.7743, para podermos nos preparar para recebê-los. Logo em seguida, às 15h, será realizada a Assembléia Geral Ordinária. Contamos com a sua presença!

Direção: Vida Alves | Design: Elmo Francfort e Nelson Gonçalves Jr. | Redação: Vida Alves, Elmo Francfort, Fábio Siqueira, Élida Alves e Nelson Gonçalves Jr. | Fotos: Francisco Rosa | Colaboração: Élida Alves e Luciana Bandeira Tel: (11) 3872-7743 | Site: www.museudatv.com.br E-mail: protv@museudatv.com.br | Expediente: Segunda a Sexta - 10h/18h | Venha nos visitar. Agende sua visita!

11


12

|Nosso Acervo|

TV de Vanguarda (DĂŠcada de 1950)

Revista Pró-TV 111  

Edição 111 da revista realizada pela Pró-TV

Advertisement