Revista PrisMagazine Nº 008 Ano I - Abril 2016

Page 23

23

Apesar da compe ção não ter a ver com quem completa a prova em menos tempo, mas sim com quem consegue interpretar melhor o mapa, um ou mais pontos podem ser cronometrados. Isto serve para medir a rapidez de decisão e funciona, no final, como fator de desempate. 4.

Em Trail-O u lizam-se mapas convencionais de Orientação, com as mesmas cores e igual simbologia.

ALGUMAS REGRAS

a. Vence o atleta que somar o maior número de pontos conseguidos através da escolha dos prismas corretos nos postos de controle.

A escala é, normalmente, a de 1:5.000 ou 1:4.00, o que permite um mapa bastante acessível de interpretar.

b. Caso se verifique um empate, ganhará o atleta que menor tempo despendeu na tomada de decisão num posto(s) de controle previamente estabelecido(s).

No mapa está assinalado o percurso a seguir e estão definidos pontos de controle. Em cada um destes pontos estão dispostas no terreno dois a cinco prismas.

c. o cartão de controle difere do convencional pela razão de exis rem duas ou mais alterna vas de resposta, devendo ser picotado o quadrado respec vo à correta.

De acordo com a correspondência do mapa ao terreno e com a descrição dos pontos explícita no mapa, através da sinalé ca, o atleta terá de optar pelo prisma que está marcado no mapa. O atleta analisa o mapa e o terreno e após a tomada de decisão, registra-se no cartão de controle a opção. Quem escolhe o prisma correto é pontuado com um ponto.

d. todo o par cipante tem o direito de receber assistência de um ajudante, apenas para resolver problemas de âmbito motor em situações como, para vencer declives mais acentuados ou mesmo para picotar o cartão de controle, no caso de se ter dificuldades de fazê-lo. Contudo, a estes ajudantes não é permi da a colaboração na resolução dos problemas rela vos à leitura e interpretação dos mapas.

Con nua-se da mesma forma de ponto em ponto e, no final, o atleta com maior número de pontos é o vencedor.

5.

A IGUALDADE

Ao ser re rado o fator tempo, indivíduos portadores de diferentes graus de deficiência podem agora compe r entre si sob iguais condições, significando assim que a compe ção deixa de se relacionar com aquele que completa a prova em menos tempo, mas sim, com quem melhor interpretar o mapa. Nesta disciplina da Orientação, um pra cante que possa andar deixa de possuir qualquer vantagem em relação a alguém que use uma cadeira de rodas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.