Page 1


recursos, leia cuidadosamente o Manual de Instruções e acesse www.nikon.com.br. Foto da câmera: Divulgação – Foto de fundo: Natália Wolf.

Adaptador Móvel Sem Fio WU-1a (opcional).

SIMPLESMENTE FÁCIL. SIMPLESMENTE IMPRESSIONANTE. Sensor CMOS de 24.2 MP em formato DX. Vídeos em Full HD (1080p) com som estéreo. Ampla faixa de Sensibilidade ISO de 100 a 6400. Disparo rápido e preciso: 4 fotos por segundo. Adaptador Móvel Sem Fio WU-1a (opcional): compartilhe instantaneamente suas imagens em seu smartphone ou tablet.

COMO RECONHECER UM PRODUTO OFICIAL DISTRIBUÍDO PELA NIKON DO BRASIL Selo de importador com dados da Nikon do Brasil Ltda. ou impressão na caixa de que o produto foi produzido na Zona Franca de Manaus.

Garantia de 2 anos Nikon do Brasil (somente câmeras D-SLR, Lentes e Flashes). Pr o du t o

B ras

il

GA Oficial Nikon do A RA N T I

Termo de garantia original Nikon do Brasil Ltda. em português (dentro da caixa).


www.nikon.com.br SAC: sac@nikon.com.br 0800-88-NIKON (0800-88-64566)

/NikonBrasil

LINDAS FOTOS. VÍDEOS INCRÍVEIS. CAPTURE COM CONFIANÇA. Modo Guia – Instruções na própria tela. Sensor DX de 14 MP. D-Movie – Gravação de vídeos Full HD. Sensibilidade ISO de 100 a 3.200: resultados excepcionais nas situações de baixa luminosidade. Disparo rápido e preciso: 3 fotos por segundo.

Descritivo do produto na caixa em 3 idiomas (inglês, português e espanhol) impresso ou colado na caixa. (somente para Produto Importado).

Lacre amarelo da Nikon.

Guia de Início Rápido em português (dentro da caixa).


www.patrolalarmes.com.br

01 02


A nº 1 do Japão agora no Brasil! A qualidade que os japoneses exigem, ao alcance dos brasileiros. A Buffalo chegou para implantar um novo conceito no mercado de tecnologia, com produtos inovadores e todo suporte técnico para que o consumidor brasileiro possa ter a sua vida digital mais divertida e fácil de entender.

NAS (Network Attached Storage) HD Externo Portátil HD Externo de Mesa Leitor/Gravador de DVD Roteadores sem Fio Mouse / WebCam HD / USB-HUB Ventilador USB / Acessórios Apple


Tornando sua vida digital mais agradรกvel

www.buffalotechbrasil.com.br


Garota Rayana Machado Tanimoto

“Sou uma garota que “Graças a Deus” sou rodeada de muitos amigos, não posso esquecer deles, afinal eles é que fazem boa parte da graça de tudo que vivo, apesar de ter apenas 19 anos.”

18 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


“Apaixonada por adrenalina ... meus pais, antes de eu nascer, já frequentavam Maresias, passei a minha infância lá e acho que isso foi a principal influência pra eu ganhar gosto pelo esporte que eu mais me identifico, o surf.”

Praias 2013

Fotos: J. Grand

“Hoje, pratico surf, skateboard downhill, adoro wake, e tenho muita vontade de experimentar Snowboard, mais infelizmente nunca tive a oportunidade de conhecer a neve...”

revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 19


“Esportes são como uma válvula de escape pra mim, neles que acho meu ponto de equilíbrio, me livro do stress da rotina.”

...”construir a minha família, na praia, pretendo me mudar pro litoral um dia, quero que meus filhos passem pelo o que eu passei só que melhor ainda, mais perto da natureza.”

“Acima de tudo, tem a minha família, sou uma menina muito família, muito unida a eles e eles que me incentivam mais e mais em tudo isso.”

20 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


Lá no meu Quintal

ólo ga Po r: Fra X - Bi nd ra Foto s: J.G

O

tado s está represen reino das planta pécies entre ente 350.000 es am ad m xi ro ap s por eiras, orquídea ambaias, palm bromélias, sam , oletas joaninhas, borb e outros; onde de pequenas ão gi has e uma le besouros, abel 0.000 espécies perceptíveis 90 im e as qu as tr e ou de insetos tituem a classe ns co e qu s ra tu de cria entam. vivem e se alim

22 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


Alguns insetos são polinizado res e servem de alimento para out ros seres como lagartixas, sapos, morcegos e muitos outros que participam do pro cesso da cadeia aliment ar. Se possível deixe um cantinh o preservado de “verde” no seu quintal e pense antes de matar um inse to, afinal temos uma diversidade imensa de espécies que ainda nem fora m catalogadas e estudadas, que podem servir como cura para diversos males.

revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 23


24 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


É nóis no Japão!! Foi publicada em uma revista no Japão matéria com o apoio da Revista Praias, através de nosso amigo fotógrafo Cassio Macambira, divulgando a Praia de Maresias e o Brasil no outro lado do mundo. A revista é voltada à moda surf e inseriu uma página dupla destacando a foto de Maresias fotografada pelo nosso editor Fabio Bioh. Isso para nós representa ajudar a divulgar nosso lindo litoral e mostrar ao mundo o que o Brasil tem de melhor. E temos orgulho disso! 26 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 27


O esporte náutico que mais cresce no mundo caiu definitivamente no gosto da mulherada.

Texto e Fotos:

J.Grand

Quando Duke Kahanamoku passou a usar remos em sua prancha para se deslocar rapidamente entre as praias no Hawaii, não poderia imaginar o sucesso que alcançaria 100 anos depois. Mas foi há poucos anos que o waterman Laird Hamilton popularizou o SUP (Stand Up Paddle).

Erica

SUP simples e democrático. Um esporte que pode ser praticado por todos em qualquer idade.Unindo equilíbrio, condicionamento e meditação, para elas o esporte vestiu perfeitamente. Surf, travessia, recreação, competição ou apenas comtemplação o SUP nos deixa em contato direto com a natureza. Daniela Sammut 28 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


i l l e c a P e l o c i N

Surfo desde pequena por influência dos meus pais. Os dois sempre surfaram. Comecei a surfar de SUP há 4 anos. A partir daí eu nao parei mais. Continuei treinando, evoluindo e diminuindo as minhas pranchas.

O fato de poder ser praticado tanto em rios e lagoas como no mar vai fazer o esporte crescer muito. Por ser o início do esporte, acredito que com o passar do tempo o SUP vai se organizando, ganhando cada vez mais espaço na mídia e nas grandes marcas.

Eu gosto muito de estar no mar em geral, surfar, fazer Sempre me divirto muito tow in, mergulhar etc. quando estou surfando, o Além disso, gosto muito que é o mais importante pra de ir no cinema, ouvir mim. Acho que o SUP me música e ficar com proporciona uma evolução os meus amigos.. constante. Caio em quase Bi-campeã brasileira de stand up todas as condições de mar (2010/2012) e tento sempre melhorar as Absup Campeã brasileira de stand up manobras. Cbs (2012)

Campeã da etapa do Stand Up World

O esporte cresceu muito nos Tour - Sunset Beach - Hawaii (2012) últimos 2 anos e eu acho que Campeã da etapa do Stand Up World Tour - Maresias (2011) tem muito a evoluir ainda. revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 29


E x pedi ç ã o de S U P

Volta à

Ilhabela Fotos: Arquivo pessoal Renata Neves / Alemão

Um evento com formato inovador, idealizado pelo waterman Alemão de Maresias. A aventura consiste em reunir os amantes do Stand Up Paddle para remar ao longo de toda a costa da Ilhabela, numa circunferência de aproximadamente 100km, saindo do Pier do Engenho D’água e retornando no mesmo local.

“...em direção a nosso segundo objetivo Saco do Eustáquio. Mas não foi tão simples, porque encaramos a mais temida Ponta do Boi com ondas de quase 3 metros”. Paulo dos Reis – Campeão mundial de Windsurf Race

A expedição levou 3 dias e 2 noites. A primeira pernoite foi na Praia do Bonete e a segunda, acampamento na Praia do Eustáquio, Baía dos Castelhanos. Foram feitas paradas obrigatórias de 1h, onde foi distribuído àgua, frutas, cookie fruit e sanduíche. Os 30 participantes receberam kits: camiseta, adesivo, boné , óculos escuros, troféu de participação. A alimentação nos três dias e hospedagem na Praia do Bonete. Foi show. Que venha o próximo!

facebook.com/ExpedicaoDeSupVoltaAIlhaBela “...Met a lot of new friends here in Brazil :) Fantastic adventure!! Benoit Carpentier, França – 5º Colocado no Ranking do Stand Up World Tour

30 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br

”...Foi incrível ver a força da natureza presente naquele dia...” Andréa Carvalho / única mulher na expedição


“A CORRIDA É A BASE DE TODOS OS ESPORTES. ELA TE Correr!

32 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br

Foto: Carlos Bahia

Foto: J. Grand

Foto: Alex Leco

e que a cada competição mais A prática da “corrida de rua” no e mais pessoas se tornavam adeptos ao esporte, foi realizada Brasil teve um aumento muito a “1ª Corrida e Caminhada de significativo devido ao fácil acesso a prática de uma atividade Maresias”, com uma prova de física onde não são necessários 5km, onde os atletas correram por dentro do bairro e pela praia. tantos recursos e pode ser praticada em qualquer lugar. Ivani, Drica e Maira Em nossa região, vimos também esse crescimento: moradores e turistas correndo pelas estradas e praias que oferecem uma variedade de paisagens, intensidades e terrenos para os diversos objetivos de treinamento e pessoais. Isso se deve, também, por acontecerem por aqui algumas provas importantes do calendário paulista e nacional. O evento contou com a presença de aproximadamente 150 Uma corrida que agita muito participantes nas modalidades: as praias é o Revezamento corrida, caminhada e prova de Bertioga/Maresias, que acontece incentivo infantil ao esporte em duas edições anuais (maio e com crianças de 06 a 12 anos. outubro). Os atletas correm pelo O evento foi um sucesso! asfalto, estradas de terra e praias Para o próximo ano, nossa em várias categorias. Estas pro- expectativa é receber o dobro vas estimularam e despertaram o de participantes. Então, já pode interesse de atletas do município. anotar em sua agenda que, em Percebendo que alguns destes Novembro de 2013, estaremos atletas se destacavam nas provas preparando mais uma festa muito especial.

PARA QUEM QUER COMEÇAR Para evitar experiências frustrantes, segue algumas dicas importantes: O mais importante é fazer um exame médico, e iniciar os treinos com segurança. Tenha um acompanhamento profissional capacitado. Comece adaptando seu corpo a essa atividade e aumente a intensidade de forma progressiva. A prática deve ser feita de 2 a 3 vezes por semana alternando caminhada e corrida de leve intensidade. Observar o terreno da prática também é muito importante, locais com irregularidades (buracos , desníveis) devem ser evitados para não causar nenhum tipo de lesão. Na grama, o impacto é mais reduzido. Vista roupas leves e confortáveis. Um bom tênis de corrida, com amortecimento, é muito importante. Escolha o tênis mais adequado. A boa alimentação faz parte de qualquer treinamento. Nunca faça seu treino em jejum,


> Musculação – aumentam a força e a massa muscular, protege as articulações de impactos e melhora a economia do movimento; > Treinamento funcional – exercícios específicos da modalidade com materiais alternativos (rubber, plataformas, etc) trazendo os mesmos benefícios da musculação; > Alongamento/flexibilidade – melhora a amplitude articular, respiração e ansiedade; > Yoga – uma alternativa ao alongamento simples com ênfase na respiração.

ANTES DA PROVA > Beba bastante líquido para manter-se hidratado, > Alimentação rica em carboidratos acompanhada de frutas, legumes e verduras, > Durma cedo, > Exercícios intensos somente até 72hs antes da prova, > 30 minutos antes da largada, alongue-se e aqueça músculos e articulações, > Use seu tênis mais apropriado e confortável (não estreie o seu tênis novo numa prova), > Protetor solar, óculos, boné, viseira. Proteja-se do sol. Bons treinos, boas provas, ótimos resultados para vocês e até a próxima! Adriana Rustom (Drica) Profissional da Educação Física - CREF 002621G/SP

Dagoberto Moraes

Foto: Alex Leco

Foto: J. Grand

PARA VOCÊ QUE JÁ CORRE Além da corrida, o que você costuma fazer para complementar seu treino de corrida? Treinamento complementar é aquele que te auxilia na melhora do seu desempenho prevenindo lesões e melhorando a postura. Hoje, as atividades mais indicadas e praticadas pelos atletas são:

Foto: J. Grand

esta atividade é aeróbia e consome muita energia. Evite queda de glicemia e de pressão. A ingestão de carboidrato até 30 minutos antes é recomendável. A hidratação é essencial: antes, durante e depois. Respeite a sua individualidade, não tente acompanhar os outros, cada um tem seu ritmo. Você deve distinguir mal-estar de desconforto, a qualquer sinal de tontura, escurecimento da vista, interrompa o treino, se recupere e procure verificar se algo foi feito diferente (alimentação, hidratação, descanso etc). Muito bem! Chega de teoria, é hora de colocar em prática. Pés em ação!

*Frase de Grete Waitz, norueguesa, nove vezes campeã da Maratona de Nova York

DÁ LIBERDADE DE ESCOLHER QUANDO E ONDE PRATICAR”*

revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 33


BBQ Bruna Queiroz

Only Girls

E

m Abril deste ano fui para a Nicarágua. Foi incrível. O lugar e suas ondas são pouco explorados. Gravamos para o programa Sol & Sal junto com a amiga Claudia Gonçalves e pegamos ondas muito boas! Quando voltei, depois de visitar a Nicarágua e a Costa Rica, recebi muitas mensagens de meninas pedindo informações dos lugares que fui, e até pedindo pra ir junto comigo nas viagens. Surgiu então a idéia de montar grupos de meninas para surftrips internacionais. O primeiro destino foi a Costa Rica. É perfeito: Sol, água quente, boa comida, muita natureza, alto astral e opções de surf pra todos os gostos. Montei um pacote onde cada menina ganha um kit (biquini e acessórios de surf). Com o primeiro grupo (formado por 4 meninas) fui para a Costa Rica. Duas delas eu já conhecia e sabia que tinham experiência no surf. Outra era iniciante e uma americana que nunca tinha surfado. E assim formou-se a primeira “BBQ - Only Girls”

(Barca da Bruna Queiroz).

34 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br

Como dou aulas de surf em Maresias, pude auxiliar as meninas em todos os momentos dentro d´água. Com as mais iniciantes, empurrando nas ondas e dando dicas para o aprendizado e para as outras meninas dava dicas sobre posicionamento, maré, manobras... Foi muito gratificante poder ver as meninas com sorriso no rosto voltando para o out side depois

de pegarem uma boa onda. Fiquei feliz em vê-las dando risadas e curtindo o surf só com amigas, onde podemos relaxar, surfar a vontade e desfrutar a energia e o verdadeiro espírito do surf.” Em 2013 terão muitas novidades, com novos destinos para explorar. Fiquem de olho!

Acompanhe e tenha mais informações através do blog da surfista profissional Bruna Queiroz http://surfevolutions.blogspot.com ou através do e-mail: bruninhaqueirozmaresias@hotmail.com


36 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 37


38 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 39


Fotos: J. Grand

40 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br

Fra X


Jhonathan

Pedro K

Kaique

Felipe

Samuca

Thiago Lisboa

CauĂŞ M

revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 41

Fotos: Arquivos pessoais dos surfers.

Bogomil


O mais antigo João Forte São

Foi a primeira fortificação em alvenaria erguida na Terra Brasilis. Lateralmente ao forte, próximo à praia, foi construída uma pequena capela em homenagem a São João. Nos meados do século XVIII uma forte ressaca arrebatou a capela e os

moradores abrigaram a imagem de São João no alpendre do forte. Os devotos do santo dirigiram-se ao forte para “orar a São João”, que aos poucos tornou-se referência aos moradores, que espontaneamente passam a chamar o Forte de Sant’ Iago de Forte de São João.

Devido à grande importância de Bertioga como posição estratégica de defesa, em 1547 os portugueses decidiram construir a primeira fortaleza em pedra no Brasil, nomeada Forte São Thiago, que pudesse resistir aos ataques inimigos e prestar uma defesa mais eficiente para os habitantes de Santos e São Vicente. Apesar dessa defesa, São Vicente foi atacada e destruída pelos tamoiostupinambás em 1556, pondo em sério risco a permanência portuguesa no sul do Brasil. Foi do povoado Bertioga, mais precisamente do Forte São Thiago que, em 1563, José de 44 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br

Anchieta saiu com a missão de encontrar-se com os tupinambás e tentar sua pacificação, conseguindo a assinatura do Armistício de Iperoig. Mediante esse tratado os portugueses puderam se reorganizar e Mem de Sá, com a ajuda de navios e armas saídos de Bertioga sob o comando José Adorno, pode levar a cabo a expulsão dos franceses em 1567. Bertioga, ou mais precisamente o Forte


do Brasil São Thiago, mais tarde renomeado como Forte São João, é com justiça considerado a “pedra fundamental” da colonização portuguesa no Brasil. O Forte São João é o mais antigo forte do Brasil e o melhor preservado entre todos

Por: Marco Césare Perroti Fotos J. Grand

os que foram tombados pelo Governo do Estado. Também é o primeiro com arquitetura militar construído no país. Vale a pena visitar Bertioga e o Forte S. João e tentar imaginar os primeiros tempos do nascimento de nossa pátria.

revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 45


T

Por: Tanira Cochrane Fotos: Fra X e J. Grand

odo dia, era dia...

O Festival Nacional da Cultura Indígena, em Bertioga, promovido pela Prefeitura do Município desde 2001, fez com que Bertioga ficasse conhecida como a Capital Nacional da Cultura Indígena e a cada ano que passa a Festa não para de crescer, tendo até mesmo projeção internacional, com imagens e matérias veiculadas em países como: Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha entre outros. O festival acontece todos os anos em meados de 19 de abril, onde é comemorado o Dia Do Índio. Durante os três dias de evento, cerca de 50 mil pessoas circulam pelo Parque dos Tupiniquins, onde acontecem as atrações culturais; e pela Praça de Eventos, onde estava montada a arena, com mais atividades de entretenimento.

46 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br

O tema da edição deste ano de 2012 foi ‘Água’, que para as comunidades indígenas tem sentido bastante complexo e vai muito além da visão dela como recurso natural. A água faz parte de rotinas culturais nas aldeias, sendo fonte de costumes religiosos, rituais de união, local de lazer, e outras questões cotidianas. Bertioga recebeu cinco etnias: Guarani (Bertioga), que foi a anfitriã; Xavante e Kamayurá (Mato Grosso), Karajá (Tocantins) e Terena (Mato Grosso do Sul), que trouxeram na bagagem sua cultura, costumes e tradições. Um total de 240 índios participaram do evento. Os Guarani, por estarem sediados no Município, na Aldeia Rio Silveira, em Boracéia, foram os anfitriões da festa, participando com 80 integrantes.


O Parque dos Tupinquins, onde aconteceu a maior parte das atividades, foi invadido por um colorido sem igual, formando um mosaico de diferentes vertentes culturais, abrigando um grande conjunto de culturas, que sintetizaram as etnias presentes ao evento. Uma festa como essa não é qualquer cidade que faz, passamos a conhecer a cultura indígena, assim como eles passaram a conhecer a nossa. No entanto, é impossível que a sociedade como um todo vivencie as mudanças e estas mudanças não atinjam os índios. Então, sob esta ótica, seria impossível manter, nos tempos atuais, aquele índio puro, nu, selvagem. O que os mantêm etnicamente índios é a forma de se sentirem índios e fazem isto mantendo a maioria de suas crenças, valores e tradições, independentemente do fato de terem se adaptado em alguns aspectos, com o branco, após o contato com eles.

revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 47


Navegar é

preciso

Texto e fotos: Capitão Adrian Fuhrhausser

A cada dia mais pessoas se interessam em conhecer o fascinante mundo marinho para obter experiências inesquecíveis com suas famílias, como um simples banho de mar em um lindo dia de sol a bordo de uma embarcação em algum lugar bem longe das disputadas praias da Costa Sul de São Sebastião. Arquipélago de Alcatrazes

48 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br

Alguns lugares podem passar experiências únicas, em uma ilha localizada distante do continente, pode proporcionar mais privacidade a bordo, devido a necessidade de uma embarcação de maior porte e melhor estrutura para se chegar a esses lugares onde se encontram apenas algumas poucas embarcações. Devido a sua distância do continente, sua profundidade é maior e proporciona águas mais transparentes e com maior qualidade de vida marinha, ideal para que gosta de mergulhar ou nadar. Na Costa Sul de São Sebastião ficam localizadas um total de 7 belas ilhas, começando

pelo Arquipélago dos Alcatrazes, localizado em mar aberto a 20 milhas ao Sul do continente. Um dos pontos mais próximos é o Farol da Barra do Una. No entorno do Arquipélago a profundidade chega aos 50 metros, sendo rico em vida marinha. No trajeto podem ser avistados Baleias e Golfinhos. Sendo considerado o principal ponto de passagem das aves migratórias, com o maior ninhau de aves do Sudeste Brasileiro, atualmente o arquipélago é classificado como Estação Ecológica sob gestão do ICMBio e onde não é permitida a sua visitação em terra. Desde o ano passado, após


a Marinha do Brasil liberar a navegação na área delta, é permitido contornar a área da Estação Ecológica Tupinambás, ficando proibido a pesca e o fundeio, mas em breve será reclassificada para Parque e se tornara o 3º Parque Nacional Marinho, permitindo assim a sua visitação e o mergulho, um sonho esperado por anos por muitos mergulhadores e apreciadores da natureza !!! Mas enquanto esperamos a sua

reclassificação, temos outras ótimas opções de ilhas distantes do continente como a Ilha Montão de Trigo localizada a 6 milhas ao Sul da praia de Barra do Una, com profundidade entorno dos 25 metros é excelente para quem quer praticar mergulho com snorkel, com uma rica vida marinha principalmente na parte NW a SW onde ficam localizados várias passagens de cavernas com enormes cardumes de peixes, tartarugas,

lagostas e polvos. Já em sua parte abrigada, de frente para o Norte, é ideal para ancorar a embarcação e passar bons e confortáveis momentos a bordo preparando camarões e peixes na brasa comprados ali mesmo dos ilhéus. Hoje na ilha habitam cerca de 10 famílias com aproximadamente 40 ilhéus que vivem do seu conhecimento na pesca artesanal. Os peixes são pescados diariamente,

As Ilhas

Vista da Praia Barra do Una

revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 49


Golfinhos e vista do continente, a caminho de Alcatrazes

Ilha dos Gatos

e com diferentes espécies como a Pescada Branca, Bicuda, Anchova, Bonito, Badejo, Garoupa e nos meses de janeiro uma grande quantidade Lulas. Toda essa pesca abastece os tradicionais restaurantes da região. Na parte NE da ilha esta localizada a Ponta Negra, considerada o Point Secret dos surfistas, que adoram surfar ondas oceânicas que acontecem no período de 50 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br

maio a junho, onde a passagem de ciclones extra-tropicais criam ondas perfeitas sobre as pedras. O momento mágico acontece principalmente no verão, entre meses de janeiro a março, onde a bordo de uma embarcação você pode ter a oportunidade de avistar imensos cardumes de golfinhos, que

vem se alimentar mais próximo da costa, e até mesmo muitas vezes se dar ao encontro de baleias de diferentes espécies como a Baleia Minke e Jubarte, que são muito avistadas próximas a Ilha Montão de Trigo, mais raramente, mas também avistadas se você tiver sorte, Baleia Orca e Cachalote, trazidas juntamente com as correntes de águas vindas do Sul.


“As Ilhas“ é o nome dado a ilha localizada a apenas uma milha da costa, em frente a praia de Barra do Sahy é um lugar ideal para quem quer ficar parte embarcado e parte em terra firme, pois possui duas belas praias de frente para o continente. A praia maior é possível fazer uma bela corrida, jogar uma bola ou praticar algum esporte. Ela tem ainda uma piscina natural formada pelas ondas que estouram sobre os costões e vem escorrendo sobre as pedras formando uma pequena cachoeira, que alguns utilizam como hidro massagem natural de água salgada. Mas isto ocorre somente em luas que há enorme variação de marés como na lua cheia e lua nova e a ondulação do mar seja no mínimo de 1,5 m. A praia menor, conhecida como Prainha das Ilhas, é super aconchegante e ideal para família pois se consegue avistar as crianças correndo sem perdê-las de vista.

De uma ponta a outra são apenas 100 metros de extensão. As Ilhas por ter fácil acesso de transporte Náutico do continente, é geralmente muita procurada por turistas que desejam gastar apenas alguns trocados para curtir um belo paraíso, também onde ficam ancorados a maioria dos iates e lanchas que vem do Guarujá, da Ilhabela e das Marinas do Centro de São Sebastião, que procuram uma ilha com facilidade de desembarque em terra firme e com águas limpas e transparentes.

continente muito linda, onde em condições de mar calmo, é possível se aproximar. Mas se deve tomar cuidado com os parcéis de pedras em seu entorno. A Ilha de Toque Toque muito conhecida pelos pescadores, por ser uma ilha rodeada de pedras e sem praia, possui ótimos pontos para pescar.

Sempre que for alugar uma lancha é importante saber se é uma empresa especializada, uma Agência de Turismo Náutico e se possui mais de uma embarcação para poder dar apoio em caso Próxima As Ilhas fica a Ilha de alguma avaria com a embardas Couves, mais freqüentada cação alugada; perguntar se o por pescadores amadores que encontram ao seu redor inúmeras comandante é um Capitão mais lages com pontos abrigados para experiente com maior conhecimento ou um Mestre Amador de pesca. conhecimento mediano ou ainda um simples Arrais Amador, pouco A Ilha dos Gatos, em frente experiente e de pouco conhecimento. a praia da Baleia, tem uma Sempre perguntar o ano da pequena praia de frente para o

Ilha Montão do Trigo

revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 51


Ilha MontĂŁo do Trigo SaĂ­da do Canal de Barra do Una

52 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


embarcação pois as embarcações novas dificilmente têm problemas, seus equipamentos são modernos e atualizados. As embarcações mais antigas podem trazer experiências negativas. Verifique sempre o número máximo de passageiros permitido. Cada embarcação possui um limite de passageiros estipulado pela Marinha do Brasil e deve estar escrito em lugar visível na embarcação. Ao embarcar, pergunte sempre ao comandante aonde estão localizados os coletes salva vidas, em

caso de emergência, se precisar utilizar, você saberá onde pegar e assim, se manterá sempre calmo. Uma embarcação mais segura, pode até ser mais cara, mas lembre-se: você estará a bordo com mais segurança para sua família e seu amigos!!! Capitão Adrian Fuhrhausser; foi condecorado com a medalha de Amigo da Marinha pela Marinha do Brasil e proprietário da Agência Marina Canoa Barra do Una.

As Ilhas Marina Canoa ; Canal de Barra do Una

revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 53


SÃO SEBASTIÃO

Ontem, hoje e para o tempo futuro São Sebastião: em 20 de janeiro de 1502 é descoberta uma das regiões litorâneas mais lindas do Brasil. Com significativa importância na economia brasileira, aos poucos, foi se tornando um referê ncial de estudos ambientais. Antes da colonização portuguesa, a região de São Sebastião era ocupada pelos índios tupinambás e tupiniquins, quando ainda a Serra de Boiçucanga representava uma divisa natural das terras dessas mesmas tribos. No princípio o café, fumo, açúcar, pesca da baleia foram a força econômica da região, depois veio a pesca artesanal, a agricultura com pequenas roças de mandioca, feijão e milho. Agricultores, pescadores, artesãos. Índios e não índios. Brasileiros de ontem. De repente implantou-se a infraestrutura portuária e nos anos 60 chega o terminal marítimo de petróleo. A chegada da Petrobrás,

54 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br

um fator decisivo para a retomada do desenvolvimento, começava a sinalizar uma região significativa para os profissionais técnicos e jovens ousados no mercado de trabalho e empreendedorismo. Explode a “São Sebastião - destino turístico de muitos brasileiros”. Final dos anos 70. Aberta a Rodovia Rio–Santos, uma das maiores oportunidades de crescimento para o município. Engenheiros, arquitetos, técnicos, petroleiros, biólogos, hoteleiros, bacharéis em turismo, professores, administradores. Brasileiros de hoje. Desponta no município de São Sebastião, um grandioso cenário, muito original e muito promissor para toda sociedade. Será que sabemos o que significa tudo isto? Lendo, parece apenas uma cena dos livros da História do Brasil, ou ainda, um parte de história contata pelos nossos avós, ou contadores de histórias que retratam um Brasil de antigamente.

Um Brasil gigante. Nada disso! Estamos falando de uma São Sebastião de hoje, atualizada, repleta de desafios e de oportunidades. Somos moradores, também donos desta região de incomparável e irresistível beleza . Já paramos para nos preocupar como será a continuidade desta sociedade, como será o crescimento deste espaço para os anos futuros? É tempo de entendermos a educação como o melhor quem sabe o único caminho - para chegarmos ao grande desenvolvimento econômico, humano e social de um lugar. E São Sebastião é também este lugar que precisa ser cuidado, acolhedor e acolhido pelas pessoas que aqui se instalam e fazem dela seu “habitat”.

O foco deve ser voltado para a educação, na sala de aula, onde se processa o ensino e a aprendi


cada vez mais, garantir a permanência de seus moradores como “aqueles que chegam para ficar” e não para “transitar...”

zagem, palco dos principais atores, nossos jovens estudantes que precisam encaminhar-se para o mercado de trabalho e através de sua mão de obra, de seu trabalho na região, possibilitam o crescimento, a melhoria, e o mais importante, a possibilidade de permanência das famílias na Região. O maior erro que cometemos é pensarmos que o despertar para a profissão começa no final do Ensino Médio, aos 17 e 18 anos. Esta preocupação precisa acontecer desde os primeiros anos de vida, quando é fundamental a escolha de uma Escola que seja focada na formação global, que pense o ser humano como um todo, e preocupe-se com o desenvolvimento de suas habilidades e competências. Primeiro a Educação Infantil, depois o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Surge o momento crítico e mais decisivo para o mundo do trabalho. Chega a escolha da

Faculdade ou de um Curso Técnico. Estas sim, podem complementar a identidade entre o jovem e suas habilidades, suas competências, seus sonhos, sua realização. Hora em que a família, sociedade e educação investem juntos para um futuro diferente.

Agricultores, pescadores, artesãos. Índios e não índios. Engenheiros, arquitetos, técnicos, petroleiros, biólogos, hoteleiros, administradores, comerciantes, administradores, hoteleiros, geólogos, ambientalistas, economistas. Brasileiros, amantes de São Sebastião: ontem, hoje e para o tempo futuro. Profa. Maria do Carmo Kalil Ohl Pedagoga – Diretora de Escola Especialista em Educação

Definitivamente é a hora de traçarmos um horizonte promissor para um Município que consiga,

revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 55


Sim

J.Grand

Compartilhar a vida a dois, é uma das decisões mais importantes da vida de alguém,

R

odeado de belíssimas praias, São Sebastião proporciona não só um dia, mas um final de semana de celebração! Você pode fechar um hotel ou pousada de sexta até domingo, uma casa para o dia, o restaurante que mais gosta e escolher, para a cerimônia, uma das charmosas capelas históricas localizadas em diversas praias. Atraídos pelo por do sol, os casais são abençoados com fotos incríveis para compor seus álbuns. O cenário também fica encantador com as diversas opções de lembranças, detalhes como o suporte das alianças;

56 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


m! J.Grand

J.Grand

Sempre usando um toque rústico mas ao mesmo tempo elegante. Desde a amarração de ráfia em um buquê, a fita do Senhor do Bonfim no bem-casado, uma concha para detalhe do guardanapo e o mobiliário em madeira natural ou branca; As Fibras naturais como taboa, bambu e o cipó, são uma das opções mais procuradas quando falamos de decoração, rementendo ao artesanato local das cestarias para os arranjos de mesa e suportes para doces;

J.Grand

por isso celebrar esses momento junto ao mar, é torná-lo ainda mais inesquecível!

Um novo estilo se forma também para os buffet’s. Sem a formalidade das cidades metropolitanas, de mesas e cadeiras para todos, o Finger Food, foi criado para unir descontração e conforto preservando a tradição, já que pequenas porções de comidas são servidas a todo tempo, podendo ser degustadas em pé, em lounges ou em lugares reservados a mesa para os mais idosos.

As canoas, feitas de caxeta pelos caiçaras, são usadas como lembracinha ou suporte de bebidas; revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 57


Com o Mar de fundo, as cerimônias são leves, decoradas com cestaria e muitas velas, já que a excelência é a paisagem! Hoje São Sebastião conta um time de profissionais preparados para realizar o seu evento.

Casamento na praia: SIM! Viver esse sonho é possivel. Por: Michele Couto

58 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br

© luizamarques.com.br


PET SHOP – O RATO QUE RI / MARESIAS A PIONEIRA DO LITORAL NORTE, DESDE 1997! TRADIÇÃO, CONHECIMENTO E RESPEITO.

PET SHOP, CONSULTÓRIO VETERINÁRIO, BANHO E TOSA Dra. Érica Kyriakos – Emergência : (12) 9255-1249 Responsabilidade Técnica : Dr. Fabio de Moraes (CRMV /SP 7084)

Av. Francisco Loup, 452 (Rod. Rio- Santos) - (Ao Lado Padaria Elite) DELIVERY: (12) 3865-6756 ou Nextel : ID’s: 14*449727 e 14*497081

E-mail :oratoquerimaresias@uol.com.br - Facebook : facebook.com/petshoporatoquerimaresias


62 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 63


Pauba

64 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


PONT

E

revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 65


66 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


70 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 71


Fones:

(12) 3865.5218 / (11) 7717.4907 ID 80*11890 / 7*12813 jonathanpaiva21@hotmail.com Rua: Elis Regina, 59 - Maresias www.mareatoa.com.br

Av. Dr. Francisco Loup, 1004 (Av. Beira-Mar) (12) 3865-6279 (12) 3865-6484 Nextel: ID 9*52601 www.azuldacordomar.com.br msn: azuldacordomar_maresias@hotmail.com

72 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


Rua Benedito Brás Moreira, 343

TV • Internet Wireless • Ar Condicionado Frigobar • Ventilador de Teto • Café da Manhã • Serviço de Quarto Estacionamento • Serviço de Praia à Beira-mar

Maresias

(12) 3865.7703 (12) 8121-0708

www.pousadabellaluna.com.br pousadabellaluna@pousadabellaluna.com.br revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 73


A única Pousada “Pé na areia” em Maresias.

Informações e Reservas:(12) 3865-7327- Nextel 84*3311 ou Skype: maresias.beira-mar Av. Dr. Francisco Loup, 1.111 (Km 154 da Rodovia Rio-Santos) Site: www.maresiasbeiramar.com.br • maresiasbeiramar@uol.com.br

Tel: (12) 3865-6476 - Cel: (12) 8165-3740 (Tim) Nextel: (11) 7843-1191 ID: 107*6172 - Facebook - Shalomar Maresias www.shalomar.com.br - pousada@shalomar.com.br Rua Silvina Auta Sales,156 - Maresias - São Sebastião 74 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


Piscina

CLIMATIZADA

((012) ((012)

3865 5252 3865 5215

Rua Jo達o Vieira, 171 - Maresias reservas@mosaicodemaresias.com.br www.mosaicodemaresias.com.br

(012) (012)

3865 6552 3865 7894

Av. Francisco Loup, 338 - Maresias reservas@pousadacantodorio.com.br www.pousadacantodorio.com.br


A 150 mts da praia,dispõe de suites com ventilador de teto, ar condicionado, tv 20 polegadas, banheiro, enxoval completo de cama e banho,frigobar e estacionamento. contato@vilamaresias.com.br | www.vilamaresias.com.br (12) 3865 7979 | (11) 4184-4622 | 99550 0294 id 100*106883 Rua Sebastião Romão César , 46 - Maresias

76 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br

Pousada

Vila

Maresias


RESTAURANTE PORTO MARE - MARESIAS

www.pousadaportomare.com.br www.pou www.pousadaportoma are.com.brr -(12) 12)

3865-5272

Rua u Sebastião Romão César, Cé César ésar 400 - M Maresias - São Sebastião

www.barsantogolemaresias.com.br

revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 81


82 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


Maresias e Juquehy

Restaurante Pizzaria Sushi Delivery • Serviço de Praia

Agora Frozen com Yogurt

Conheça todas as nossas casas em www.grupotenerife.com.br Av. Francisco Loup, 901 - Maresias (12) 3865-7289/3865-7283 Av. Mãe Bernarda, 2001 / 2005 - Juquehy - (12) 3863 3028


BEBIDAS DA PRAIA DISTRIBUIDORA

SUA MELHOR OPÇÃO EM BEBIDAS

• BEBIDAS EM GERAL • ÁGUA • CARVÃO • GELO • DESCARTÁVEIS

DISK ENTREGA (12)

3865.7177 Nextel.: ID 84*19506

R.Sebastião Romão César, 427 - MARESIAS bebidasdapraia@bol.com.br

84 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


Cabeleireira Manicure - Pedicure - Escova - Alisamento Luzes - Pintura - Relaxamento Cortes - Depilação - Hidratações

UNISSEX (12) 3865-5427 8137-2495 3865-7080

Agora Também

Av: Dr. Francisco Loup Nº 1170 Rua: Nova Iguaçu Nº 387

revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 85


NO MAR ESCUNA, LANCHA, VELEIRO, MERGULHO, TÁXI BOAT, SURF TRIP E AULAS DE SURF

NA MATA ATLÂNTICA

TRILHAS COM CACHOEIRA, JIPE TOUR E ESPORTES DE AVENTURA

• LOCAÇÃO DE BIKE E CAIAQUE •

• SUPORTE EM CASAMENTOS NA PRAIA • TURISMO CORPORATIVO

TUDO QUE É BONITO É PRA SER VISITADO! CONHEÇA O LITORAL NORTE DE SP NEXTEL: (12) 7814.1715 - ID 99*4928 / TIM: (12) 8121.6887 rogerio@entreterturismo.com.br

www.entreterturismo.com.br


R. MacaĂŠ

Ă rvore s

R. d as

88 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br

ich ner Fre ard

Roque Edg R. Dr.


revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 89


94 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


Avenida Walkir Vergani, 614 - (012)3865 2867

Beira Praia Shopping - Boiçucanga - São Sebastião - SP revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 95


96 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 97


Rua Reginaldo Flavio Correa, 1.262 Praia de Camburi- S達o Sebasti達o SP (12) 3865.1513 www.solardecamburi.com.br reservas@solardecamburi.com.br

revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 99


A L� C��� � T���i�� F�uto� d� M�� - C�m�rã� - L�l� M��isc� - P��v� - S��mã� Ba��j� - L�n�uad� - C���e� � Fr�ng�

“O Mais Tradicional Restaurante de Cambur� sempre tor�ando suas refeições especiais.”

Estrada de Camburi, 648 - Cambury (12) 3865.4389 - taitiros@hotmail.com

100 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


CONSULTORIA DE IMÓVEIS Ltda.

VENDAS E LOCAÇÕES PRAIAS: Engenho • Barra do Una • Juquehy • Barra do Sahy Baleia • Camburi • Boiçucanga • Maresias • Paúba • Santiago Toque Toque Pequeno • Toque Toque Grande • Guaecá MARESIAS: Av. Francisco Loup, 1.703 - (12) 3865-7422 JUQUEHY: Rua José Ferro, 1.107 - (12) 3863-1770 CAMBURYZINHO: (12) 3865 2425 - TOQUE TOQUE PEQUENO: (12) 3864 9213 Email: alpha.juquehy@uol.com.br - alphalitoral@uol.com.br Site: www.alphalitoral.com.br


102 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 103


“Tudo o que você pode imaginar é real.”

Pablo Picasso

• Suítes com banheira hidro, ofurô ou jacuzzi • Roupa de cama e banho Trussardi • Amenities L’Occitane • Cama king size • TV a cabo • DVD • Cofre • Ar-condicionado • Caixinhas de som para iPod • Secador de cabelo • Frigobar

Infra-estrutura: Spa massagem, Piscina climatizada, Sauna, Espaço fitness, Serviço de praia personalizado, Wi-Fi, Restaurante e Estacionamento Praia da Baleia - São Sebastião - SP Reservas: (12) 3863 6454 / 3863 6869 • pousadaazulmaria@uol.com.br • www.azulmaria.com.br AF_AzulMaria_NOV_15x10_2.indd 1

104 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br

11/21/12 8:30 AM


revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 105


106 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 107


Qualidade e tradição que você já conhece. Agora em novo endereço. Rua Argemiro Amâncio, 146 (Próximo a Panificadora Juquehy) Tel.: 12-38633149 /cheiroverdejuquehy revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 111


Licenciamento Ambiental (Prefeitura, Cetesb, Graprohab, Condephaat e Spu) Regularização e Desembargo de Áreas Autuadas Recursos Administrativos • Diagnósticos Ambientais Projetos de Reflorestamento • Assessoria e Consultoria Ambiental

Antes de adquirir um terreno, consulte-nos 012 3865-6468 • 012 9782-8167 • 011 7840-0135 id: 44879*1

www.atlanticameioambiente.com.br • facebook.com/atlanticaconsultoriaambiental

facebook.com/revistapraias

112 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


114 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


R.

Ma

caĂŠ s so as urt J. P nco R. Bitte

revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 115


Entre o rio, o mar e a montanha... um paraíso para você descobrir!

Coordenadas da Marina: S 23o45ʼ49.0” W045o45ʼ32.9”

•Vagas na água e no seco•Píer para pernoite•Serviço de rampa•Rádio VHF canal 74•Hotel •Restaurante•Bar e café•Clínica de shiatsu •Locação de lancha•Garagem náutica

Av. Magno Passos Bittencourt, 326 - Barra do Una – São Sebastião /SP Tel: (12) 3867-1313 / 3867-2200 - www.canoa.com.br


Você já parou para pensar que condicionador de ar e economia de energia podem combinar?

A Panasonic dispõe de uma linha completa de condicionadores de ar e tem o produto certo para o seu projeto. Seja ele do tamanho que for, você contará com um sistema de ótima qualidade e com baixo consumo de energia.

Respire fundo. Com a consciência limpa.

SISTEMA GHP

Reprodução fotográfica das imagens sem escala. Imagens simuladas, meramente ilustrativas.

• Nova tecnologia, movido a gás natural • Capacidades de 16 a 50HP • Até 48 unidades internas

(Até 9 unidades, modelo 6HP)

SPLIT

SISTEMA MINI-VRF

• Tecnologia Econavi e Inverter • Capacidades de 9.000 a 22.000BTU • Ciclo Frio / Ciclo Reverso (Quente/Frio)

• Sistema com 2 tubulações • Capacidades de 4, 5 e 6HP • Até 9 unidades internas (para 6HP)

www.panasonic.com.br/condicionadoresdear SAC 0800.776.0000


Visite nossa cozinha

Editor /Dir. de Arte_Fabio Bioh Dir. Comercial_ Marco Césare Perrotti Jr. Dir. Reportagens e Fotos_ J. Grand (João Blessa) Arte_Andrea Pinheiro Financeiro_Mauro Martinho Jornalista Responsável_ Cristiane Castro de Siqueira Ferreira - MTB 55.393/SP Repres. Comercial_ Alex Leco, Charles Emerson, Drica Rustom, Renato Pupo Publicidade e Arte_ Bio Propaganda Contabilidade_WRC Ass. Contábil

Colunistas desta edição_Andrezza Lopes/ Adrian Fuhrhausser / Bruana Queiroz/ Flavia Ximenes (Fra X) / Marco Césare Perrotti (Marco Pai) / Maria do Carmo Kalil Ohl/ Michele Couto / Tanira Cochrane Agradecimentos_Rayana Machado Tanimoto, Galera do Villa’l Mare Hotel, Galera do Tropicália e a todos os anunciantes e amigos que nos apoiam. Tiragem_50.000 exemplares

Capa_ Modelo: Tanira Cochrane Foto: J. Grand Arte: Fabio Bioh e J. Grand

mkt@revistapraias.com.br www.revistapraias.com.br

facebook.com/revistapraias 120 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br

Publicação AS PRAIAS EDITORA CNPJ: 01.256.184/0001-18


Drogaria Perfumaria Almeida Aberto diariamente das 8:00 às 22:00 hs Telefone. : (12)3865-6598 drogariaalmeidamaresias@hotmail.com Rua Nova Iguaçu,33 - lj 02 - Maresias - São Sebastião - SP.

revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 121


19 ANOS

CONSTRUINDO ATLETAS

on

Charles Emers

Av. Walkir Vergani, 331/A - Boiçucanga - (12) 3865.1136 www.rudasurfshop.com.br - rudasurfshop@hotmail.com

Lucas Leal

Marya

Kaian Natação

Felipe Oliveira

Jejé

Fatima Miranda

Renan Argemiro

Kaue Germano

Gian Carlo Zampierre

Renan Pulga

Yohana Sarandini


DISK ENTREGA

PISCINAS

(12) 3865-5440 contato@marerepiscinas.com.br

R. Sebastião Romão Cesar, 568 - Maresias GORDO REMOÇÕES DE RESÍDUOS Junior (12)

7813-6841 id: 84*209.131 / 9702-2182 Limpeza de Fossas, Caixa de Gordura, Tanques de Tratamento, Locação de Caminhão Auto-vácuo, Transporte de Água Potável

Van do Piriquito Tel: (12) 3865.5587 Cel: (12) 9651.9659

Escolar Maresias / Boissucanga Eventos e Passeios no Litoral Norte

carne assada na brasa a la carte e viagem por kilo

Rua Navegantes, 306 (12) 3865-6962

BARATAS - RATOS - CUPINS

DEDETIZADORA Tel.: (12) 3865-2056 / 7875-8365 ID 936*511

Comercial e Residencial

e-mail:atendimento@sanelitoral.com.br revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 123


012 - 9712 5651 | 012 - 3865 5350 012 - 7816 8780 ID 14*585890

Chaveiro 24 HORAS

Sivaldo

CASA DAS FECHADURAS Atendimento em domicílio 24h Trabalhamos com seguradora Chaves para autos e motos Chaves codificadas nac. e imp.

12 3865-7668 - 9715-6889 - ID 82*110587

R. dos Navegantes, 36 - Lj 3 Maresias - São Sebastião - SP

Fone: (12) 3865 6657

CAIÇARA DESPACHOS Transferência - Licenciamento - IPVA Legalização de Documentos de Veículos - CNH Arnaldo P. dos Santos - 6.788 SSP

12 3892-1405 - 12 3892-5528 - ID 90*24008

Rua. Sebastião Silvestre Neves, 152 - Condomínio Super Lojas Sala 13 - Centro - São Sebastião - SP - CEP 11600-000

caicaradespachos@uol.com.br

124 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


Drogaria Nova Opção A melhor opção Farmecêutica em Maresias

3865 6933

(12) AV. DR. FRANCISCO LOUP, 400 - LJ01 MARESIAS - SÃO SEBASTIÃO -SP

R. Clodovil Moreira, 04 MARESIAS

MERCADO IGUAÇU

ALUGUEL Padaria • Frutaria Frios • Bebidas em geral Maresias

RUA NOVA IGUAÇU, 399 (12) 3865.6299 / 3865.7988

DE CASAS

(12)

3865.6259

www. becodoalemao.com

Apartamento tipo Standard, Superior e Master. Varanda, ar, frigobar, tel PABX, canal de vídeo, ducha, cofre. Estacionamento interno. Piscina (adulto e infantil), sauna, casa de bonecas. Serviço de praia. Wi Fi. Cc: AE, V, D, M.

Av. Dr. Francisco Loup, 1182 (Rod. Rio Santos) - Maresias (12) 3865.6132 - 3865.7229 - fax 3865.6318 mibamar@bighost.com.br - www.mibamar.com.br

revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 125


Emerson Chaveiro Disk Chaves

24 hs

Abertura • Troca de Segredo • Cópias de Chaves Autos e Residências • Chaves Codificadas Nacionais e Importadas• Instalações de Fechaduras

Tel: 12 3865-1404 • 12 9126-9333 • 12 9703-3156 Nextel: ID 119*88192 • Estrada do Cascalho, 150 - Boiçucanga

www.praiabravaresidencial.com.br praiabravaresidentialpousada@hotmail.com

126 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


LAVANDERIA Condomínios, marinas, casas, hóspedes, pousadas, hotéis, uniformes.

Venha nos conhecer

Estrada do Cascalho, 760 | Boiçucanga | São Sebastião SP Telefone (12) 3865 2147 - 3865 2720 - ecocleanlavanderia@hotmail.com

Tel.: (12) 3865.2662 Nextel.: 90*6237 / 90*6238 E-mail: vendas@lajesmm.com.br

Estrada do Cascalho, 1.385 - Boissucanga São Sebastião - São Paulo - SP

revistapraias.com.br | 2013 # 2 | 127


128 | 2013 # 2 | revistapraias.com.br


Unidade 1 Infantil

• 1500 m2 para o Infantil: parquinho, quadra, horta, pátio arborizado, sala de brinquedos e muito mais! • 3.400m2 para o Fundamental e Médio: laboratórios, área de mata preservada, quadra poliesportiva coberta, quadra de areia, horta, sala de leitura, estacionamento, entre outros.

Unidade 2 Fundamental e Médio

Av. Walkir Vergani, 320 - Boiçucanga São Sebastião / São Paulo Tel:12 3865-1205

www.raizesescola.com.br

Estrada do Cascalho, 240- Boiçucanga São Sebastião / São Paulo Tel:12 3865-2052


Revista Praias #2 - 2013  

São Sebastião - SP - Brasil Mapas, Hotéis/Pousadas, Restaurantes, Serviços e muito mais. Litoral Norte de São Paulo, abrangendo: Toque Toq...

Revista Praias #2 - 2013  

São Sebastião - SP - Brasil Mapas, Hotéis/Pousadas, Restaurantes, Serviços e muito mais. Litoral Norte de São Paulo, abrangendo: Toque Toq...

Advertisement