Page 44

Você acha que clientes internacionais são mais receptivos a ideias ousadas do que clientes nacionais? Não existe uma regra. Você pode ver tanto clientes internacionais mais abertos a inovação como a Adams com Trident, quanto a Natura, empresa nacional, com suas várias linhas de produto. Isto tem muito mais a ver com a filosofia e os valores da empresa do que com a questão de ser nacional ou internacional.

Thaysa Azevedo gosta de Pato no tucupi e de tapioca, comidas típicas da região Norte. Escuta desde Rock até Bossa Nova, é fã da série Harry Potter e adora se divertir com os amigos. Possui 10 anos de experiência em planejamento estratégico, tendo atuado em agências como Bates Brasil (atual Y&R), Loducca, Borghierh/ Lowe,TBWA/BR, Taterka e Dentsu. Desde 2010, mantém uma coluna no site Unplanned.

A comunicação muda instantaneamente a todo o momento. Desta forma, você acha que o Brasil está atrasado em adaptar sua comunicação ao novo consumidor? O mercado publicitário brasileiro está atrasado como um todo. Hoje, não apenas a comunicação muda, como tudo está mudando muito rápido. Inclusive o comportamento das pessoas. Vivemos o império do efêmero, a vida líquida de Zygmunt Bauman. Por conta do formato de remuneração ainda muito predominante, as agências pararam no tempo. Muitas grandes agências continuam persuadindo seus clientes a comprar os 30 segundos da Globo, quando o necessário seria fazer uma grande campanha viral nas redes sociais. Existe um GAP enorme entre as tendências de comportamento e o pensamento de muitas agências brasileiras. Na maioria dos outros países, a forma de remuneração não tem esse poder sobre a criação de uma campanha. Em países como Holanda, Inglaterra e EUA, onde existem os famosos birôs de mídia e a criação e o planejamento são serviços comprados numa empresa a parte, a inovação tem inúmeras possibilidades de se manifestar e torna-se uma questão de necessidade o acompanhamento das mudanças do comportamento humano.

Revista Placenta - 9ª ed.  

Nasce a 9ª edição da revista Placenta, feita por alunos de Comunicação Social de Brasília. Tema: Publicidade e cultura.

Revista Placenta - 9ª ed.  

Nasce a 9ª edição da revista Placenta, feita por alunos de Comunicação Social de Brasília. Tema: Publicidade e cultura.

Advertisement