Page 35

mo a carga horária sendo de 40h semanais nesses países, pelo menos na teoria, “essa carga horária é sempre imprevisível, quem trabalha em agência sabe que sempre vai existir um fim de semana ou uma noite que vai acabar sendo consumida por trabalho”, e acrescenta, “sempre vai existir um novo desafio e acho que esse acaba sendo o charme da profissão”. Nos Estados Unidos e em Dubai as marcas são maiores, e para o publicitário essa é a única diferença com o Brasil. As propagandas norte-americanas são semelhantes às brasileiras e já fazem parte da cultura local do país, principalmente quando se trata de publicidade online, área que Sucram domina. Ele ainda explica que nos Estados Unidos a propaganda é sempre bem-humorada e com uma produção impecável, além do fato da ampla liberdade de expressão existente por lá, “uma marca pode falar o que quiser da outra desde que isso seja baseado em fatos reais”, exemplifica, ele não acha essa jogada de marketing interessante, mas gosta de ver uma marca tirando sarro da concorrente sem que haja problema nisso. Nos Estados Unidos Sucram não teve a mesma mordomia que em Dubai, não recebeu passagens de seus empregadores. Além das férias serem negociadas na hora da contratação, ele reparou que não existem tantos

dias livres para os norte-americanos descansarem durante o ano. Sucram pretende voltar ao Brasil e aprova sua vivência no exterior, “é uma experiência muito interessante, principalmente quando você convive com culturas tão diferentes”.

Dicas para fazer publicidade no exterior: Confira as dicas dadas pelos publicitários Bruno Ribeiro e Sucram para os que desejam trabalhar em outro país. • Conhecimento de uma segunda língua é fundamental; • Comunicação é tudo; • Dar o melhor de si em qualquer job que seja; • Portfólio (lembre-se: você vai ocupar o lugar de um profissional local, e isso tem que realmente valer a pena para a empresa). • Publicidade não é só propaganda legal, os clientes precisam crescer e você deve ajudar nisso. • Acredite no seu potencial.

Revista Placenta - 9ª ed.  

Nasce a 9ª edição da revista Placenta, feita por alunos de Comunicação Social de Brasília. Tema: Publicidade e cultura.

Revista Placenta - 9ª ed.  

Nasce a 9ª edição da revista Placenta, feita por alunos de Comunicação Social de Brasília. Tema: Publicidade e cultura.

Advertisement