Issuu on Google+


PRA VOCÊ

ISSN 1983760-7

conteúdo de primeira www.felizcidade.net

Quem Somos

Única revista semanal da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Tem como objetivo veicular matérias das mais diversas que informe, sensibilize e traga satisfação aos leitores, especialmente os de nossa região. Nossa preocupação maior é a de levar boas notícias, qualidade editorial e excelência quanto a forma, linguagem e conteúdo.

Conselho Gestor

Carlito Paes - Erich Prates - José Luiz Ovando Lázaro Carvalho – Marcos Madaleno

Editores

Erich Prates - Mariana Madaleno

Coordenação Executiva Erich Prates

Jornalista Responsável

Talyta Grandchamp – MTB 57.760

Aromas de Novidade

Revisores

Mariana Madaleno faz parte da equipe editorial da Revista Felizcidade, conecte-se com ela

Aline Costa e Viviane Godoy

Direção de Arte Felipe Cavalcanti

Projeto Gráfico

facebook.com.br/mariceruks @mari_crks

Allan Marcel - Erich Prates

Designers

Lucas Anacleto - Júlio César Silva - Wagner Bonfim

Fotos

Acervo de fotografia Felizcidade

Anuncie (12) 3911-2228

anuncie@felizcidade.net

Informações

(12) 3941-4108 - contato@felizcidade.net Rua Euclides Miragaia, 548 - Centro – CEP: 12245-820 São José dos Campos - SP A Revista FelizCidade é uma publicação semanal da Editora Inspire em parceria com a PIB em São José dos Campos. As publicidades contidas nesta edição são de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes, não cabendo a Editora Inspire qualquer obrigação de responder sobre o conteúdo e veracidade de tais peças. Fica também a critério da Editora Inspire selecionar as propagandas que serão veiculadas. O conteúdo e informações contidos nas matérias e artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos articulistas.

Circulação

Caçapava, Caraguatatuba, Jacareí, Jambeiro, Paraibuna, São José dos Campos e Taubaté

Impressão

Allcor Gráfica

Distribuição

3.600 exemplares Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Para solicitar autorização envie e-mail para revista@felizcidade.net

Auditagem __________________________________________________

Diretor Executivo João Carlos Púpio

Diretor Comercial Márcio Keske

Diretora de Redação

Mariana Ceruks Madaleno

Coordenação Editorial Viviane Godoy

T

odo mundo gosta do cheiro de coisa nova. É assim que começamos nossa primeira edição do ano, na expectativa de que, nas próximas páginas, você se delicie com novidades, boas notícias, testemunhos e motivos para comemorar. Nossa matéria de capa mostra algo que também acaba de “sair do forno”: conheça as novidades do novo Café Inspire, inaugurado no prédio principal do Campus Colina. Sob nova administração, cardápio refeito e novas propostas, o Café promete novidades e tornar-se um dos locais preferidos para encontros, eventos ou uma simples conversa entre amigos. Acompanhando a abertura do local, o Negócio Fechado também será relançado, reunindo empresários e profissionais liberais. Outro grande destaque é a retrospectiva das comemorações dos 70 anos da PIB em SJCampos. Nossa matéria mostra como foi a homenagem na Câmara dos Deputados em Brasília à igreja, na última sessão do ano do parlamento nacional. Certamente, uma ocasião especial e cheia de significado – afinal, abrir uma Bíblia e falar abertamente dos princípios cristãos em uma instituição pública já não é uma cena possível em países europeus ou na América do Norte, como bem lembrou nosso pastor Carlito Paes. Ademais, você poderá conferir nossas novas editorias que mostrarão detalhes  da dinâmica da igreja: entre elas, a nova logomarca do Ano da Doação, as ações da Igreja da Cidade em Caraguá no verão, ou ainda, a incrível história de Poliana, a menina que após ser baleada em um assalto, passa por uma recuperação surpreendente debaixo de muita oração e fé. E como janeiro é o mês para viajar e relaxar, curta todas as dicas que a empresária Luciena Magalhães nos dá sobre viagens em nossa entrevista da semana. Ao fazer as malas, leve a sua FelizCidade, com cheirinho de coisa nova e muitas novidades para você! Aproveite!

Informações

(12) 3911 2228 contato@editorainspire.com.br www.editorainspire.com.br

felizcidade.net | 3


DIZ AÍ expressão e atitude

Carta de parabenização

É com alegria que encaminho aos irmãos os meus cumprimentos. Parabenizo a amada igreja por mais um ano de trabalho feitos com excelência. Que o nosso Deus continue abençoando essa comunidade que tem escrito e confirmado uma bela e marcante trajetória de vida de muitas pessoas, levando a Palavra de Cristo. Helio Nishimoto (Dep. Estadual)

revista@felizcidade.net facebook.com/revistafelizcidade

Queremos sua participação no conteúdo da revista FelizCidade. Envie suas sugestões de matérias e faça parte da revista.Você pode estar na proxima edição. Você também pode acessar as edições anteriores da revista FelizCidade pelo site www.felizcidade.net e conferir todo conteúdo.

NESTA EDIÇÃO

07 09 11 13 14 16 17

Pastoral Como viver o ano novo? Quem? Luciene Magalhães com dicas de viagem Humm Cuscuz Eles Assumindo a liderança de sua casa Aconteceu Virada Ano Novo Fatos O milagre da menina Poliana Estar Bem Humor e alimentos

23 25 27 28 32 33 38

Imagine Gratidão Expressão Vaidade Conheça O talento na doação Conteúdo Homenagens aos 70 anos da PIB em SJC Pequenos Grupos Um lugar cheio de oportunidades Igrejas da Cidade Praia com oração em Caraguatatuba Reflita Tempo de Natal: cobrar ou doar?

19

CAPA

2013 com boas novidadeS


ALINE BARROS


PASTORAL juntos somos melhores

COMO VIVER O NOVO ANO?

O

velho ano de 2012 já faz parte do passado, é história, apenas uma referência em nossas vidas. Bom ou mal, passou. Agora você já vive um ano novinho que recebeu das mãos do nosso bondoso Deus, como se fossem 365 folhas de cheques assinadas em branco que você pode preencher e gastar livremente. Nisto você é de fato um vencedor! Pense: quantas pessoas que não chegaram até aqui e gostariam tanto de estar desfrutando deste novo ano como você? Pessoas boas, gente de fé, que construíram coisas grandes na vida e serviram a Deus de forma extraordinária, mas que infelizmente terminaram sua corrida no velho ano passado. Diferentemente, você já está vivendo um novo ano e ele está apenas no começo. Mas, não pense em ter um ano novo com atitudes velhas, mesquinhas, egoístas, negativas, pessimistas, julgadoras e egocêntricas, um ano novo não combina com velhas atitudes. Entenda que nesta breve e temporária vida tudo é uma questão de atitude. Decida eliminar o que foi negativo até aqui, e inicie de forma positiva, altruísta uma nova etapa da sua vida! Saiba que com atitude de grandeza seu novo ano será realmente muito especial! Olhe e viva verdadeiramente para frente, viva guiado com os valores do Reino e seja guiado pelos eternos propósitos de Deus. Quando você receber uma nova tarefa ou se deparar diante de uma nova oportunidade, saia da mentalidade de escassez, não culpe os outros, assuma suas responsabilidades, seja grato pelo seu momento e faça o seu melhor, não julgue ou culpe ninguém por nada, revolucione sua vida

e seu meio ambiente, a partir da graça de Deus, da sua realidade e dos seus valores. Para que façamos um bom investimento desta dádiva que recebemos, não venhamos viver com velhas atitudes e não colhamos remorsos e arrependimentos, precisamos cuidar muito bem das nossas atitudes, escolhas e decisões. Como escreveu o rei Salomão em Provérbios 4.23-27: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade. Olhe sempre para frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade”. Estas palavras valem ouro e realmente se guiarmos nossas atitudes através de palavras como estas teremos de fato muito que comemorar neste novo ano! Neste novo momento é fundamental perdoar os que lhe feriram no passado. Guardar mágoa no coração é como tomar veneno e esperar que os outros morram, mas quem acaba morrendo é você! Valorize seu momento; sirva com alegria as pessoas; mantenha o coração grato; livre-se de más companhias; apoie-se em pessoas que pensam e vivem para grandeza; em seu trabalho tenha visão de General; nos negócios tenha visão de águia e nos relacionamentos tenha coração de ovelha. Viva para além de si mesmo e fuja de pessoas negativas, pessimistas e vingativas. Com muita fé, esperança e amor receba, celebre e compartilhe o melhor neste novo ano, o melhor! Viva para além de você mesmo, viva para doação e não para cobrança! Feliz Ano Novo com novas atitudes!

Carlito Paes Pastor Sênior da Primeira Igreja Batista em São José dos Campos/SP facebook.com/carlitopaesoficial @carlitopaes

Com muita fé, esperança e amor receba, celebre e compartilhe o melhor neste novo ano, o melhor! Viva para além de você mesmo, viva para doação e não para cobrança!

felizcidade.net | 7


QUEM vida que faz a diferença

• Texto Talyta Grandchamp

Um sonho que realiza outros grandes sonhos

A

administradora de empresas iniciou a carreira profissional há 13 anos, na busca da realização de um sonho junto com sua irmã, Luciana Magalhães. Em 2008, depois de muito esforço e cursos em turismo, Luciene Magalhães conquistou o sonho com a irmã Luciana. Hoje lideram a L7 Viagens, situada em Vitória (ES) e estão realizadas trabalhando e oferecendo soluções para famílias e para servos de Deus.  Como nasceu a L7 Viagens? Nasceu de um sonho de  duas irmãs em oferecer um atendimento diferenciado aos nossos clientes, com assistência 24 horas e roteiros personalizados. Tínhamos o sonho, a experiência, mas principalmente a fé em Jesus Cristo, que é o nosso sócio majoritário. Atualmente a nossa empresa atende igrejas e organizações em várias cidades do Brasil e no exterior. Trabalhar no segmento de turismo foi um presente de Deus, pois tenho tido a oportunidade de conhecer vários destinos dentro do nosso maravilhoso Brasil e destinos no exterior, inclusive a Terra Santa, foi emocionante andar por onde Jesus andou. A experiência do dia a dia de atendimento direto aos nossos clientes é um grande diferencial em nosso trabalho. Um empreendedor precisa conhecer profundamente o seu negócio para oferecer um serviço diferenciado. Tinha outros planos ou sempre pensou nisso?  Quando comecei não tinha ainda um propósito profissional estabelecido. Trabalhar com turismo foi um presente de Deus, é muito bom servir aos nossos clientes e principalmente participar na elaboração um sonho de viagem, seja sozinho, a trabalho, de lua de mel ou uma viagem em família. A nossa maior satisfação é quando o cliente termina a viagem com gostinho de quero mais.

8 | felizcidade.net

Quais são os destinos mais procurados nesse período do ano?  Para as férias de janeiro os destinos mais procurados dentro do Brasil são Gramado – Natal Luz, que acontece até dia 15 de janeiro e as praias do Nordeste como Porto de Galinhas, Fortaleza, Natal e Maceió. Há uma grande procura pelos resorts que oferecem uma excelente estrutura para a família e para quem viaja com crianças. Para o exterior, os destinos de praia são os mais favoritos: Cancun, Punta Cana, Punta Del Leste, mas há uma intensa procura por Buenos Aires, New York, Miami e Orlando, este último é a grande vedete das férias em família. Para quem escolher a praia como destino, quais as dicas para fazer a mala?   Roupas leves, nécessaire completo e protetor solar não podem faltar quando o destino é praia. Praticidade é a palavra chave na hora de escolher o que levar. Existem alguns itens que não podem ser esquecidos: levar alguns remédios para possíveis incômodos que possam ocorrer como dores de cabeça, dores musculares e constipação; levar loções calmantes para queimaduras solares; máquina fotográfica para registrar todos os ótimos momentos de suas férias; carregador de celular e de máquina fotográfica; um bom livro para os momentos mais calmos e relaxantes sob o guarda-sol ou num descanso após a praia. Além das roupas de praia e algumas roupas confortáveis para os passeios leves. Os óculos escuros também são importantes, além de protetor solar para o rosto e lábio; hidratante para o corpo e rosto; repelente de insetos; creme com proteção solar para os cabelos; perfume (se o frasco original de seu perfume é muito grande, você pode adquirir os mini vaporizadores encontrados em casa de cosméticos) e outros itens de higiene pessoal.


Quem quer fugir das cidades cheias, quais os melhores destinos?  No período de férias não é fácil achar lugares vazios, mas existem destinos que são mais tranquilos. Os resorts são excelentes opções para quem deseja uma viagem mais tranquila, mesmo quando estão lotados, têm toda infraestrutura para atender os seus hóspedes.  Para viajar com a família, qual o melhor destino?  Dentro do Brasil os destinos de praia, de norte a sul do país. Nossa costa tem praias maravilhosas e cidades com uma excelente infraestrutura de hotéis como: Porto de Galinhas, Fortaleza, Natal, Vitória, Cabo Frio e Búzios. Para o exterior, sem dúvida Orlando é o destino sonhado de todas as crianças, mesmo para quem já foi é sempre bom retornar. Quais os cuidados com as crianças durante toda viagem?  O primeiro cuidado é em relação a documentação de viagem: passaporte, identidade ou certidão de nascimento original para quem viaja dentro do Brasil. Se desacompanhado de um dos pais, é necessário autorização com firma reconhecida em cartório. É importante que a criança esteja em dia com as vacinas obrigatórias e se possível as particulares que não são oferecidas pelo SUS, porém são de extrema importância. Consulte o pediatra e informe-se sobre os remédios que deverão ser levados para enjoo, desidratação, febre e outros problemas comuns para a idade da criança. Ao arrumar as malas, sempre coloque roupas extras, remédios e principalmente um seguro de assistência de viagem e algum brinquedo para a criança passar o tempo durante o trajeto. Em cidades com culturas diferentes, como deve ser o comportamento dos turistas?  É importante se informar sobre o destino escolhido, conversar com pessoas que já foram e ler tudo sobre o local que vai conhecer. Quando estiver lá vai entender muito melhor cada passeio e aproveitar melhor a viagem. Temos que respeitar a

cultura dos locais visitados e estarmos abertos para novas experiências. Muitas vezes iremos para lugares com muito menos conforto que a nossa casa, mas certamente viveremos experiências inesquecíveis quando estamos dispostos a viver e experimentar novos desafios. Existe algum cuidado específico na hora da refeição?  Principalmente no calor, é necessário cuidado dobrado com a alimentação, tome água o tempo todo. Coma bastante frutas, comece o dia com  um bom café da manhã no hotel ou onde estiver hospedado, tente comer de 3 em 3 horas e em locais bem recomendados. Evite comer frituras e comidas de procedência duvidosa. Faça pelo menos 2 refeições bem reforçadas no dia. Quais as vantagens de procurar uma agência de turismo para fazer a viagem?  A maior vantagem de procurar uma agência é a assistência na compra, durante e após a viagem.  Hoje é muito fácil “comprar” pela internet, no entanto, muitas vezes as compras são feitas num momento de empolgação e se ocorrer algum imprevisto durante a viagem você não tem a quem recorrer. Ao procurar uma agência de viagem, você tem toda orientação para melhor aproveitar a sua viagem e tem oportunidade de escolher o melhor custo x beneficio para o destino escolhido. O consultor ou agente de viagens vai assessorar sobre a documentação necessária, programa de fidelidade junto as companhias aéreas, categoria de hotéis, dicas de passeios, seguro de assistência médica  e outras informações importantes que o seu agente de viagens deverá oferecer. Quais os cuidados que o turista deve ter para não enfrentar problemas?  Procurar informações seguras, em empresas idôneas, desconfiar de promoções “extraordinárias”, não informar números de cartões de crédito ou documentos sem que seja para uma empresa da sua confiança e principalmente procurar informações sobre o destino escolhido.

“É importante se informar sobre o destino escolhido, conversar com pessoas que já foram e ler tudo sobre o local que vai conhecer.”

felizcidade.net | 9


Hummm bom apetite

• Texto Chef Marco Antonio

CUSCUZ PAULISTA Receita da chef Mara Salles, do restaurante Tordesilhas Rendimento: um cuscuz que serve 10 pessoas

Ingredientes:

500g de filé de peixe 250g de camarões médios descascados 200g de sardinha em conserva de óleo 3 colheres de sopa de azeite de oliva 3 dentes de alho picados 1 cebola média bem picada 3 tomates maduros (sem pele e sem sementes) picados ½ pimentão verde picado ½ pimentão vermelho picado 3 ovos cozidos 150g de ervilhas em conserva 150g de palmito picado em cubos 1 colher (chá) de coentro picado 2 colheres (chá) de cebolinha picada 50g de azeitonas verdes 400ml de caldo de peixe 250g de farinha de milho 100g de farinha de mandioca Limão a gosto para temperar o peixe e o camarão Sal, pimenta-do-reino, pimenta dedo-de-moça e colorau a gosto

Modo de Preparo:

Decore uma forma de pudim previamente untada com azeite. Use, rodelas de tomate, ovos cozidos, pimentão, palmito, filés de sardinha, camarão. Tempere o peixe e o camarão com sal, limão, coentro e pimentado-reino, salteie separadamente e reserve. Misture as farinhas, umedeça-as levemente com as mãos molhadas e reserve. Em seguida, doure o alho, acrescente os pimentões, a cebola e o tomate. Refogue por 10 minutos. Acrescente o colorau e a pimenta. Coloque o caldo de peixe, o peixe salteado e o camarão (reserve parte dos crustáceos para decorar). Quando ferver, agregue os ovos, o palmito, a sardinha, as ervilhas, a cebolinha e as azeitonas. Espere ferver novamente e acerte o sal e a pimenta. Coloque as farinhas aos poucos, mexendo sem parar até dar ponto de pasta firme. Imediatamente (sem que esfrie) despeje o cuscuz na forma decorada. Preenchida a forma, faça uma pressão com uma colher para que o cuscuz fique bem compacto. Deixe descansar em lugar fresco ao menos três horas antes de servir.

facebook.com/aboacozinha.gastronomia

O cuscuz

L

embro-me como se fosse hoje, quando minha mãe fazia cuscuz quando eu era pequeno. Adorava raspar as sobrinhas da panela aguardando o cuscuz esfriar na geladeira. Apesar de ser tão familiar, não estamos falando de uma fórmula de origem brasileira. O nosso cuscuz deriva do “cous cous” africano, que surgiu na região do Magreb (que compreende Tunísia, Marrocos e Argélia). O prato existe desde a época dos berberes, primeiros povos que habitaram o norte do continente. Há registros de que o cuscuz já era preparado dois séculos antes de Cristo. Mas de onde vem esse nome tão sonoro? Os africanos dizem que ele deriva do som da sêmola chiando na cuscuzeira durante o cozimento a vapor. Na sua forma original, o cuscuz de Magreb é feito com sêmola de trigo, sendo muito típico o de carneiro. Mas há variações: pode ser acrescido de caldo de carne e legumes, de grão-debico, de uva-passa, de tâmaras. Não há registros precisos sobre como o cuscuz se espalhou pelo mundo e se tornou uma receita tão querida e popular. Uma das hipóteses é a de que o prato teria chegado à Europa com a invasão muçulmana à Península Ibérica, no século XIII. Livros de receitas da época comprovam a assimilação. De lá, os judeus sefarditas europeus, tendo incorporado o cuscuz à mesa, levaram o prato para os locais em que se exilaram, como Itália e Oriente Médio, após serem expulsos da Península Ibérica, em 1492, na época da Guerra Santa. Hoje, no Brasil, temos dois tipos de cuscuz bem diferentes na concepção: o nordestino e o paulista. O comum entre eles é o fato de terem substituído a sêmola de trigo pelo ingrediente da terra: a farinha de milho. Aproveite esta receita e faça um cuscuz delicioso.

Depósito Betânia Materiais para Construção

#CONECTE Tel: (12) 3907-6786 e-mail: depositobetania@gmail.com

www.aboacozinha.com facebook.com/aboacozinha.gastronomia aboacozinha@hotmail.com

Estrada do Bairrinho, no 1.300 - Santa Hermínia - São José dos Campos-SP felizcidade.net | 11


ELES uma jornada de conquistas • Texto Artur Azibeiro

ASSUMINDO A LIDERANÇA DE SUA CASA

N

ós, homens, somos incessantemente exortados à liderança na área do trabalho, mas o chamado para liderar a nossa casa é raro e causa desconforto, quando não gera protestos. Afinal, vivemos numa sociedade, na qual algumas pessoas casam e descasam, como se trocassem de roupa, e filhos vivem em lares com pais separados. Muitos consideram esse cenário inevitável, parte natural de um estilo de vida baseado na vida urbana e na sociedade de consumo, mas, na verdade, é reflexo da falha ou ausência da liderança do homem na família. Mas é possível evitar e reverter, quando o homem assume, com efeito, a liderança de sua casa. Não se trata, aqui, de apego a valores ou modelo de vida ultrapassados, mas resgatar o projeto original do Criador. No projeto divino, homem e mulher foram criados com características predominantes peculiares, que os tornam, naturalmente, aptos para exercer os seus papéis no arranjo familiar. Ao homem coube a liderança da família (1Co 11.3). Mas, o que é liderança? O autor de “O Monge e o Executivo” (Hunter, 2004), livro famoso no meio corporativo, usado como ferramenta de coaching, define liderança como a habilidade de influenciar pessoas a trabalharem, com entusiasmo, para atingir objetivos que visam o bem comum. Também distingue poder e autoridade: o poder, você exerce, quando faz valer a sua vontade, graças à sua posição ou força, e autoridade é a habilidade de motivar as pessoas a cooperarem com você, de bom grado, influenciados por sua pessoa. Talvez, você tente evitar esse assunto, pensando: lido bem com questões objetivas, mas estabelecer relacionamentos, a ponto de influenciar pessoas de tal forma, é demais para mim! Tenho uma boa notícia: a liderança pode ser aprendida e desenvolvida.

Primeira lição: a verdadeira liderança exige determi-

nação. Quando disseram a Luciano Pavarotti, que Deus o havia agraciado com um dom maravilhoso, ele respondeu: “Sim, Deus me deu um talento maravilhoso, assim como a muitos, mas gostaria que somasse ao meu talento o estudo de dez anos em um conservatório, com a prática de oito horas diárias”. Todo sucesso exige esforço extra e na sua casa não será diferente. O grau de sucesso da sua família depende do preço que você, como líder, está disposto a pagar por ela!

Segunda lição: a verdadeira liderança exige a habilidade de ser altruísta, doar-se, o que envolve, muitas vezes, sacrifícios. Cuide da sua família como seu bem

mais precioso, colocando-a acima de seus interesses pessoais e permanecendo sensível às necessidades dos seus.

Terceira lição: a verdadeira liderança exige habilidade de conquistar confiança. Stephen Covey, no livro “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes” (1989), chama essa habilidade de “conta bancária emocional”, na qual as atitudes positivas, representam um “depósito”, gerando um “saldo positivo”. Enquanto que, as atitudes contrárias a essas constituem saques na “conta bancária emocional”, podendo gerar um saldo vermelho, quando o nível de confiança está muito baixo. Para conquistar a confiança é preciso perseverança. Quarta lição: a verdadeira liderança exige a habilidade de ouvir. Muitas famílias se desfazem porque o ouvir não foi cultivado. Já se deu conta de que não se ensina a arte de ouvir em nenhuma escola? Uma pena, pois é tão essencial, que a maioria de todas as bênçãos são alcançadas “com os ouvidos e com o coração”. Desenvolva essa maravilhosa habilidade e conquiste o respeito e amor de sua família. Quinta lição: a verdadeira liderança exige a habilidade de conhecer o outro. Conhecer permite que se entenda melhor e entendimento é outro componente básico do bom líder. Mas conhecer o outro demanda tempo, paciência e esforço. Jesus é modelo perfeito de liderança, nasceu e cresceu entre os homens, gerou momentos de ensino e comunhão junto de seus discípulos. Então, invista tempo, conheça sua família, conquiste um relacionamento íntimo com eles e você vai se surpreender com os resultados. Chegamos até aqui e não sei como está o seu coração. Talvez, você já tenha errado muito com sua família; talvez, tenha perdido a confiança da esposa e os filhos não o vejam mais como bom exemplo; talvez, sua família tenha desistido de você. Mas eu preciso lhe dizer que NUNCA é tarde para recomeçar. Jesus é o único que pode mudar a sua realidade, assim como mudou a minha, e Ele anseia por isso. Eu o encorajo a buscar ajuda, admitindo que sozinho não consegue, e a crer, como o apóstolo Paulo, que o poder de Deus se aperfeiçoa em nossas fraquezas. Agora é o tempo de reconhecer falhas e retomar a liderança da sua casa. Deus o molda e faz de você um novo homem, lhe dando uma casa restaurada! Qual é a sua escolha?

felizcidade.net | 13


Aconteceu fatos que marcaram

• Texto Mariana Madaleno

Chegou 2013 Uma virada de celebração, oração e alegria

O

já tradicional “Culto da Virada”, que acontece nas últimas horas do ano, foi o primeiro realizado no Campus Colina, e deixou marcas que certamente vão ficar para todo o ano. A celebração em que a igreja passa as primeiras horas do ano em vigília, adoração, gratidão e intercessão, aconteceu com casa cheia e clima de festa. A estimativa é que cerca de 2.700 pessoas estiveram presentes somente no Campus Colina. Em um evento simultâneo, a juventude realizou o Réveillon ELEVE, uma festa que reuniu cerca de 300 jovens no espaço de eventos Evissa, no centro da cidade. Foram muitos motivos para comemorar. O vídeo da retrospectiva 2012 exibido na celebração relembrou alguns dos momentos marcantes neste, que foi o Ano da Renovação, incluindo a mudança definitiva para o Campus Colina, a abertura do Centro Social Primavera, a plantação de cinco novas Igrejas da Cidade, e mais de mil batismos realizados. “Ainda deu tempo de mais uma benção. Fechamos a última semana do ano com a liberação do Habite-se do Auditório Principal”, comemorou o pastor Carlito Paes.

14 | felizcidade.net

Com tantas conquistas da igreja, familiares e pessoais, a gratidão não poderia deixar de ser a canção que brotou no coração da igreja que, em um grande coro improvisado, entoou com alegria e num momento emocionante a canção: “te agradeço, meu Senhor, te agradeço”. Também nos últimos instantes do ano, foi celebrada a Ceia do Senhor. A mensagem impactante do pastor Carlito Paes nos relembrou que Deus está sempre mais interessado em nosso futuro do que em nosso passado. Por isso, devemos andar continuamente pela fé, tirar lições com velhos erros, avançar, não nos apoiar em nossa própria capacidade, viver equilibradamente para ir mais longe, valorizar e honrar as pessoas de nossas vidas, observar cada oportunidade que virá. Recebendo, celebrando e repartindo, sempre.


Réveillon Eleve

A virada do ano na juventude ELEVE foi também inesquecível. O “Réveillon ELEVE” aconteceu numa linda festa realizada no espaço de eventos Evissa. As últimas horas do ano também aconteceram em uma emocionante celebração de adoração e gratidão, conduzida pela Banda Eleve. Líderes da juventude deixaram palavras de edificação para o próximo ano. E graças à internet, todos puderam ouvir a mensagem do pastor Carlito Paes ao vivo, do telão instalado no lugar. A juventude também celebrou a Ceia e passou a virada de ano de joelhos, no mesmo ambiente de gratidão. “Foi uma festa inesquecível. Nunca tínhamos feito uma festa assim, no Reveillon, das dez da noite até o amanhecer, com vários jovens indo para a Alvorada da Vitória, no primeiro dia do ano”, conta o pastor de juventude, Marcos Madaleno. “Cantamos, dançamos, batemos papo, oramos, agradecemos a Deus e geramos em oração o novo ano”. A festa contou com três ambientes distintos, incluindo lounge e mesas com música ao vivo, uma pista de dança – agitada pelo DJ Felipe Santos – e um mezanino externo. “Antes da festa, entramos no lugar, oramos, consagramos o uso dele a Deus. Pisamos lá e, sei que espiritualmente, algo aconteceu naquele lugar, que já foi usado tantas vezes para festas que não agradam a Deus. Isso fala da influência da nossa igreja que estamos cada vez mais ganhando espaço na nossa cidade”, conta Madaleno. Mesas de frutas, sucos, refrigerantes e águas servidos à vontade por toda a noite combinaram perfeitamente com o cardápio feito pelo Badalo, que incluiu entradas, quatro tipos de pratos quentes, sobremesas e, para animar a festa até o final, um belo café da manhã. Um presente especial para quem ficou até quase às 5h30 curtindo a festa, os amigos e o novo ano que chegou. “Nossa juventude fez a festa abençoada pelo pastor Carlito Paes. É um diferencial da nossa igreja ter um pastor que investe tanto na juventude”, conta Madaleno. “A festa mostra também que temos jovens prontos para servir, não importa o custo. Liderar uma equipe assim é empolgante!”, comemora. O ano de 2013 começou muito bem. E já que todo fim é um novo começo, que no Ano da Doação continuemos com gratidão, entrega e na certeza de que o melhor está sempre por vir.

Leitura Bíblica - Com 2013 às portas, a igreja renovou seu compromisso de ler, estudar e mergulhar na Palavra de Deus. Outro ponto alto da noite foi a participação de cerca de 100 pessoas que completaram a leitura da Bíblia em 2012. Assim, o Plano de Leitura Bíblica 2013 foi distribuído, para que cada membro possa ler toda a Escritura até o final de dezembro do próximo ano.

felizcidade.net | 15


FATOS o que acontece na região • Texto Talyta Grandchamp

O milagre através da oração Após um assalto violento, a menina Poliana quase perdeu a vida

P

oliana Quintão de Souza, de 13 anos, foi baleada no dia 14 de dezembro em um assalto ao salão de beleza da mãe, que fica no andar de baixo da casa da família. “A correria para levá-la ao hospital foi grande, quando chegamos lá, o médico disse que ela tinha perdido muito sangue e que não era possível fazer a cirurgia para retirada da bala que perfurou os pulmões, cortou a cervical e parou no tórax, próximo ao coração. Os médicos disseram que era impossível operar e que era um milagre ela estar viva, pois quase não havia sangue”, conta Euzenir Quintão de Souza, mãe da menina. Logo que Poliana foi internada, a mãe entrou em contato com os pastores da PIB em SJC, igreja em que congrega com a família, que imediatamente mobilizaram pessoas para interceder pela vida da menina. Durante os 18 dias de internação, Poliana recebeu visitas de oração e carinho. “Foi muita força que recebi, a visita de cada um foi muito importante e a oração de muitos também. O ministro de Capelania, Eberton Márcio, ficou lá comigo, ajudando, me fazendo até rir, depois que saí da UTI. O pastor Carlito Paes, os ministros Yan e o Fábio Albuquerque, [ministros de jovens e adolescentes, respectivamente] também levaram essa força e muita oração. Com certeza essa foi minha força”, conta Poliana. Foram seis dias na UTI, com uma grande cobertura de oração. Os cortes na cervical provocaram traumas, afetando nervos, ligamentos diretos às pernas, o que deixou a jovem sem alguns movimentos, principalmente na perna direita. “Alguns médicos não acreditaram na recuperação, mas a oração é mais forte e já no início da reabilitação e fisioterapia, a resposta foi surpreendente, os médicos ficaram atônitos”, conta o ministro Eberton Marcio, que acompanhou todo processo de recuperação da menina.

16 | felizcidade.net

A virada do ano foi mais alegre com o retorno de Poliana para casa, no dia 31 de dezembro. As sessões de fisioterapia começam nessa semana. Otimista, Poliana se alegra pelas orações recebidas. “Estou animada para começar a fisioterapia, e ao mesmo tempo ansiosa, mas sei que tudo vai dar certo, tenho a força principal que vem de Deus”, finaliza ela.


ESTAR BEM vida em movimento Por Talyta Grandchamp

HUMOR e os Alimentos

S

e você tem tido mal humor é melhor prestar mais atenção ao que come. Isso mesmo, a alimentação influencia diretamente em seu humor. Algumas frutas, verduras, legumes e ingredientes têm a capacidade de influenciar o humor das pessoas, causar bem-estar e também afetar a qualidade de vida: são os chamados alimentos funcionais. De acordo com a nutricionista Tânia Rodrigues, a ansiedade faz com que a pessoa fique mais compulsiva por comida e logo queira atacar um chocolate ou algum alimento calórico. No entanto, para conter essa emoção você pode comer uma castanha, amêndoas ou até mesmo um sanduíche de atum, para ajudar a diminuir a ansiedade. Isso porque neles contêm selênio, elemento que provoca a sensação de relaxamento. Se estiver estressado, a recomendação é comer alimentos com vitamina C, eles funcionam na produção de cortisol e têm poder antioxidante que combate os radicais livres. Por isso, tenha sempre a mão: laranja, goiaba e kiwi para manter os níveis de cortisol e regular o estresse. Além da alimentação, a prática regular de atividade física também pode ajudar. A vitamina C também é usada como suplemento para mulheres que desejam engravidar, já que ajuda a aumentar a fertilidade, prepara a gravidez e também influencia para que a gestação seja saudável. Se o desânimo te pegou, apenas 25 gramas de chocolate ao leite pode acalmar e muito, assim como o doce de leite e o iorgute. Mas é claro que esses alimentos calóricos devem ser consumidos em baixas doses, para não causar efeito contrário, transformando o desânimo em depressão. Apesar de ser criticado o chocolate também ajuda as mulheres que estão na TPM, momento que ficam muito mal humoradas. Segundo o ginecologista José Bento, existe também a suplementação de vitamina B6 e magnésio que amenizam os sintomas antes da menstruação. O magnésio, inclusive, é o elemento indicado nas situações de mau humor e está presente em alimentos como a castanha de caju e o gergelim. Os alimentos que podem influenciar no humor e melhorar a qualidade de vida em certas situações estão sempre ao alcance, facilmente encontrados em supermercados e também são baratos. Mas vale ressaltar, apesar dos benefícios dos alimentos, o equilíbrio no consumo é a principal ferramenta, sem exageros seu humor vai melhorar.

Podostet

Zilene de Oliveira Podóloga

Clín ica d e Po d o logia

Trabalhista Civel Familia Consumidor INSS Imobiliário 12 3922-0456 Priscila Ferreira Reis Costa | Odete Pinto Ferreira Costa

odetepintoferreiracosta@adv.oabsp.org.br Av. Andrômeda, 693 - sala 4 1º andar - Espaço Andrômeda Jd. Satélite - SJCampos - SP

Tel.:(12)3021.3050 Cel.:(12)8174.6057

Av. Pedro Alvares Cabral 617 - Jd. Paulista - SJC

felizcidade.net | 17


CAPA • Texto Talyta Grandchamp

ANO NOVO CHEGA COM NOVIDADE E BONS AROMAS O Negócio Fechado já é uma tradição e compromisso certo na agenda dos empresários, por isso não poderia ficar de fora em 2013. Junto com ele chega outro queridinho, o Café Inspire, com mais novidades e delícias para todos

E

mpresários unidos por um mesmo objetivo, buscar soluções pessoais e profissionais baseadas na Palavra. Foi assim que iniciou o Negócio Fechado em 2010, que começou tímido com 20 participantes e hoje tem mais de 100. Depois de algumas mudanças de casa e muito desenvolvimento o Negócio Fechado vai para a mais nova casa, o Café Inspire, no Campus Colina, da PIB em SJC. Que abre suas portas sob nova direção para receber a todos, com ótimas bebidas quentes, salgados e muitas outras delícias. Sentiu vontade de saborear tantas coisas boas, então continue sua leitura.

felizcidade.net | 19


CAPA

O

mercado empresarial muitas vezes funciona como um campo de batalhas, quem está no ramo sabe bem disso. São muitas horas dedicadas ao sucesso do negócio, mas existe o ponto de equilíbrio nessa balança que deve ser levado em conta para saúde pessoal e profissional. Pensando nessa necessidade nasceu o Negócio Fechado, em setembro de 2010, para dar assistência com linguagem própria aos empresários e profissionais liberais, ensinando o que a Bíblia diz. Dessa forma eles entendem como encontrar o equilíbrio do sucesso no mundo e no lado espiritual. A equipe é liderada pelo pastor Júlio Florêncio e conta com a colaboração de mais de 11 empresários voluntários. O foco das palestras são bem diversificadas, com palestrantes conceituados, falando de empreendedorismo, administração, finanças, motivacional, além de algumas palestras com foco espiritual. Esse trabalho não fica isolado em apenas algumas horas, todas as terças e sextas os participantes do Negócio Fechado recebem visitas do pastor e na segunda-feira eles têm um encontro, às 20h com todos os outros amigos. São momentos de comunhão, onde muitos se conhecem e acabam trocando informações importantes para seu negócio. Cerca de 70% dos empresários são frequentadores da PIB e os outros 30% convidados. O Negócio Fechado iniciou no Espaço Inspire, do Campus Urbanova, em um ambiente diferente do que estamos habituados. “Esses momentos têm sido muito importantes para nosso crescimento, faço esforço para não faltar, tem me ajuda bastante

20 | felizcidade.net

no meu negócio e na minha vida”, conta Flaviana, proprietária de um Pet Shop. Com a desocupação do espaço Urbanova, no início de 2012, os encontros foram transferidos para a Pizzaria Santiago’s, que está sempre disponível para as necessidades da Igreja, onde ficaram até o segundo semestre. Mas as reuniões começaram a atrair muitos empresários e foi necessário mudar o local. Foi aí que a PIB em SJC resolveu somar com os cultos de Vitória Financeira, que acontecem toda segunda-feira no Campus Colina. “Esse encontro fortaleceu nosso trabalho, tivemos uma frequência fiel de 100 participantes”, conta o pastor Júlio Florêncio. Durante o encontro o ministro e especialista em finanças, Lázaro oferecia atendimento financeiro aos que precisavam, foram momentos de muita interação e crescimento. “Foi uma fase muito boa. Houve uma valorização muito grande do ministério. Com a Campanha da Vitória Financeira, muitas pessoas participaram fazendo a sua campanha de sete semanas, e a participação do pastor Ivonildo, grande nome nesse segmento também agregou muito”, conta o pastor Júlio. Acompanhando essa mudança, após algumas semanas de recesso, o Negócio Fechado volta com força, dia 07/01 às 20h no Café Inspire (Campus Colina), para continuar esse apoio aos empresários da região. Os sonhos para 2013 são muitos dentre eles está o projeto de expansão desse ministério que deu tão certo que veio para ficar. “Queremos fazer uma rede empresarial, que funcione em todas as Igrejas da Cidade”, afirma Florêncio.


Novo Café Inspire é inaugurado no Campus Colina Mesmo há poucos dias da virada do ano, ainda deu tempo de inaugurar mais uma novidade no Campus Colina. No dia 26 de Dezembro, foram abertas as portas do novo Café Inspire. Agora sob a administração do restaurante Badalo, o Café Inspire chega com muitas novidades. O local, em funcionamento no prédio principal do Campus, tem capacidade para cerca de 180 pessoas sentadas; suas amplas janelas com vista para a Praça das Nações embelezam ainda mais o ambiente. Quem quiser conferir o local, pode escolher entre opções de cafés e bebidas quentes, salgados, tortas e outros quitutes e, ainda, usufruir da rede wireless gratuita. Em breve, um elevador vai facilitar ainda mais o acesso ao local. O Café Inspire está aberto antes e depois das principais celebrações da igreja, além de servir a outros eventos. A inauguração contou com a presença dos pastores Carlito e Leila Paes, que oraram pela equipe e comemoraram a nova conquista. “Estou extremamente feliz com este novo desafio. Queremos trazer novidades e servir de forma personalizada cada tipo de evento”, diz Vera Ussifati, proprietária do Badalo e quem está à frente do novo Café. “Nosso objetivo é que aqui seja um lugar de Palavra e oração, além da alimentação; o alimento físico junto ao espiritual”, conclui.

EVENTOS No sábado, o Café Inspire abriu até a madrugada para a transmissão do UFC, com a transmissão da luta principal, com defesa do cinturão do lutador brasileiro, Júnior Cigano contra o americano Frank Mir. No octodromo o americano levou a melhor, mas no café, foram os jovens quem mais ganharam. Eles curtiram muito o ambiente, a alimentação e o serviço. “Ficamos conversando, comendo, jogando alguns jogos e assistindo às lutas. O ambiente está muito bacana, o serviço foi muito bom. É um privilégio termos um espaço assim, com conforto, segurança e com a nossa cara”, conta Mariana, uma das jovens que já aprovou o Café.

Negócio fechado Como conquistar as promessas em 2013 7 de janeiro – Moacir Giocondi: formado em Administração e Gestão Comercial, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios. São 25 anos de mercado financeiro e 2 anos como C.F.O. Grupo de empresas logísticas Não perca – às 20h no Café Inspire

Moacir Giocondi

Formação: Administração e Gestão Comercial - MBA: Gestão Estratégica de Negócios - 25 anos de mercado financeiro e 2 anos como C.F.O. Grupo de empresas de logística

felizcidade.net | 21


IMAGINE construção do Campus Colina • Texto Talyta Grandchamp

GRATIDÃO É O QUE O SENHOR TEM A DIZER A VOCÊ O coração do Senhor está agradecido por você fazer parte da obra Dele, a prova disso é a realidade do nosso Campus. O Imagine já é verdadeiramente uma realidade!

M

uita coisa já está pronta! O auditório de celebração com área total de 2.300 m² tem capacidade para 2.000 pessoas sentadas, totalmente climatizado, com três telões de projeção, uma excelente recepção com ótima infraestrutura e atendimento vip, proporcionado pelos voluntários. Também já em funcionamento a Hamburgueria; enfermaria; nossas salas de recomeço I e II prontas para receber a todos, assim como aqueles que nas pregações decidem entregar sua vida a Jesus. Mas os resultados já são vistos na chegada, com a Praça das Nações, uma área de 6.000m², faltando apenas complementação de paisagismo. As obras da guarita, também estão em andamento, com instalações de cancelas de acesso que vão proporcionar melhor direcionamento e segurança aos usuários. No novo prédio, que é apenas a entrada do Templo principal para 6.500 pessoas, algumas salas já estão em pleno funcionamento: o espaço LumeBaby, a Central de Membresia, a Loja Inspire, o Café Inspire e em breve teremos nosso Restaurante e Pizzaria. Também já estão neste prédio, boa parte da liderança pastoral da PIB em SJC. Já para este ano de 2013 está previsto a finalização dos escritórios administrativos no segundo andar e, no terceiro andar os escritórios dos ministérios, assim como o auditório Inspire. Como o pastor Carlito Paes diz a cada semana uma novidade! É assim mesmo, o Espaço Ignição, por exemplo, vemos a cada dia, uma novidade em sua conclusão, glória a Deus! O Hangar Eleve também está em fase de finalização, para isso precisa de investimentos na conclusão do piso de concreto com custo aproximado de R$ 120.000,00 (se Deus tocar em seu

coração, procure a liderança e faça sua oferta específica). Além disso, é necessário finalizar a parte de iluminação e a calçada segura. Não menos importante, o estacionamento em uma área total de 19.934 m² está com 50% deste espaço com asfalto atendido e coberto pela Campanha da Vaga Asfaltada. Nesta campanha já foram atingidos 67% do alvo, só falta você, PARTICIPE, assim em pouco tempo poderemos concluir toda a área asfaltada!

A Campanha

Hoje há uma colaboração de 70% das pessoas que se comprometeram com a campanha. Louvamos a Deus por essas vidas e caso, você esteja nos outros 30%, entre em contato com a Central Imagine e coloque seu compromisso em dia. Você conhece sua dificuldade e, se não for possível honrar seu compromisso, faça os ajustes necessários. O Senhor é bom o tempo todo, em todo o tempo e Ele continua movendo corações, por isso chegamos até aqui e só estamos no começo, a Colina é o início de tudo!

felizcidade.net | 23


EXPRESSÃO a arte em movimento • Texto Dj Naldo de Sá

VAidade

Q

uando se trata de vaidade logo vem em nossa mente: cantores, músicos, artistas de modo geral, porém devemos pensar que a tal vaidade pode estar presente em qualquer seguimento da vida cristã, bem como no nosso dia a dia e não somente daqueles que ocupam uma plataforma. Seguem algumas dicas básicas para quem sabe que a vaidade e algo tão sorrateiro e perigoso. Como diriam os crentes da velha guarda, o Diabo usa “sapatinhos de algodão”:

• Conserve uma vida simples, nada de se achar mais especial que alguém ou o mais queridinho de Jesus! Sua posição e dom não são para te tornar “melhor ou mais especial” sim um cristão mais útil. • Localize e se desfaça de todas as suas prioridades que não agradem a Deus. • Não idolatre seu instrumento, ele é só um pedaço de madeira ou um chip de computador, você sim é o condutor da unção de Deus. • Mantenha comunhão se possível com todos da igreja e pare de fazer clubinhos dentro do ministério de música, ou outro qualquer onde participe, nada mais patético que crente com ar de intocável ou inacessível. • Seja você mesmo, seja natural e pare de parecer “super espiritual”, alguém acima da média, um dia você pode cair do cavalinho. • Fuja dos tapinhas nas costas, eles geralmente mais destroem que acrescentam alguma coisa. • Receba o elogio sempre com simplicidade e sabedoria. Canja de galinha e cautela que eu saiba nunca fizeram mal a ninguém. • Não faça nada esperando elogios, nossa recompensa não esta aqui na Terra, porém se você quiser o pagamento adiantado, vá em frente a consequência é certa. (Rm 2. 5-6) • Espelhe-se na pessoa de Jesus, e seja você um modelo a ser seguido a partir dEle . • Não idolatre cantor, músico, ministério, Igreja, marca de instrumento, ou muito menos um estilo de música, tudo isso é temporário e passageiro. • Quando sentir a vaidade bater a sua porta, sempre se pergunte: estou nesse negócio para ser promovido ou para promover? • Leia a Bíblia, como aprendiz e nunca como mestre. • Por último quando começar a se “achar o tal” pense nisso: se é grande não é servo, e se é servo não é grande! Simples assim.

felizcidade.net | 25


conheça fique por dentro

• Texto Felipe Cavalcanti

O talento na doação

P

ara o Ano de Doação da Primeira Igreja Batista, a House de Comunicação teve como desafio criar uma nova identidade que representasse o tema deste ano de 2013: Doação, que é o ato de dar um bem próprio à outra pessoa, geralmente alguém necessitado, ou a uma instituição. Porém, nós entendemos que esse bem próprio representa não apenas coisas materiais, mas também talento, tempo, disponibilidade, entre outras coisas não palpáveis. Com esse briefing em mãos, pensamos em quais elementos poderiam ser usados para representar o tema e dessa forma chegamos ao símbolo universal da doação: uma mão aberta e estendida como símbolo principal. Contudo, criamos algo com mais leveza e movimento, tendo como referência o voo de um pássaro. Utilizamos a tonalidade azul para reforçar a leveza da

marca e demonstrar toda a tranquilidade com que devemos tratar sobre esse assunto. Já o segundo elemento possui uma forma mais indefinida, algo mais orgânico, exatamente com a intenção de não definir nada específico, pois a doação pode ocorrer de várias formas como citamos acima. O tom mais quente remete a ação de doar, ou seja, a atitude desprendida de repartir. A tipografia segue toda a modernidade e movimento apresentada pelo símbolo, trazendo uma harmonia perfeita entre imagem e texto. A cor cinza foi utilizada para não roubar toda a força e o destaque do símbolo. O resultado é uma marca cheia de vida, de rápida compreensão e que facilmente representa o tema do ano de 2013.

felizcidade.net | 27


CONTEÚDO amplie seu conhecimento

• Texto Talyta Grandchamp

70 anos marcadoS por celebrações e homenagem O aniversário de 70 anos da PIB em SJC celebrado durante todo ano encerrou com homenagem na Câmara Federal e uma programação muito especial no Campus Colina

A

o som do Hino Nacional! Assim começou a última sessão da Câmara dos Deputados em Brasília. A sessão solene aconteceu em homenagem aos 70 anos da Primeira Igreja Batista em São José dos Campos, com seus mais de 7.000 membros representados pelo pastor sênior Carlito Paes. A abertura no plenário foi feita pela vice-presidente da casa, a deputada Rose de Freitas, que falou sobre crescimento da igreja evangélica de 20% ao ano, além de elogiar a PIB pelo seu trabalho de apoio aos jovens, apoio na recuperação de dependentes químicos entre tantos outros projetos sociais. A homenagem é de autoria do Deputado Roberto de Lucena (PV São Paulo), e contou com a assinatura de 52 Deputados Federais. Outras homenagens já foram realizadas durante o ano, como na Assembleia Legislativa de SP, pelo Deputado Gondin (Mogi das Cruzes), na Câmara Municipal de SJC pelos vereadores Macedo Bastos (DEM) e Cristiano Ferreira (PV). O deputado Roberto de Lucena falou sobre a honra para o país de ter a PIB como parte das igrejas brasileiras. “Uma justa homenagem a igreja, situada na linda cidade de São José dos Campos, considerada a capital do Vale do Paraíba, pelos 70 anos desde a fundação da PIB. Pela trajetória construída ao longo dessas sete décadas, com testemunho digno, honrado e uma história gloriosa dedicada a evangelização, às obras sociais e assistenciais desenvolvidas em prol da sociedade joseense e dos brasileiros”, relata o deputado. O deputado Izalci também parabenizou os 70 anos da PIB em SJC. “Apesar de ser católico, tenho uma admiração muito grande à Igreja Batista pelos trabalhos sociais e espirituais em prol da sociedade. Fico imaginando como seria a sociedade sem esse trabalho maravilhoso feito pelos evangélicos, não só em relação aos desabrigadas, mas também na educação. Fiquei sabendo aqui da ação da ABAP em parceria com a Prefeitura Municipal, que oferece apoio a crianças de baixa renda, além do cuidado com os jovens. Por isso, agradeço ao trabalho oferecido por vocês, parabéns e obrigada pela ajuda que oferecem a nossa sociedade”, afirmou o parlamentar.

28 | felizcidade.net

O pastor sênior Carlito Paes, participou muito honrado do evento, agradecendo a homenagem. “É com muita humildade que recebo essa homenagem em nome de todos da igreja, que desde 1942 atua no Vale do Paraíba, uma igreja organizada pela Igreja Batista Paulistana. Chegamos e crescemos junto com a cidade. Hoje a igreja possui mais de 6.200 membros e cerca de 10 mil frequentadores, quatro locais na cidade e seis Igrejas da Cidade, que estão vinculadas a nós e espalhadas pela região. Por isso tudo, recebemos com muita alegria essa homenagem e vamos fazer ainda mais pela sociedade joseense. Obrigada pela homenagem, a todos os presentes e a todas as milhares de igrejas que trabalham por um país e um mundo melhor, conte conosco, estamos à disposição para apoiá-los”, falou Carlito Paes. Fabrício Correia, membro da PIB em SJC e Secretário de Cultura e Eventos de Caçapava, esteve presente e falou sobre a importância da igreja para cidade. “É com grata emoção que ocupando a tribuna da casa do povo, de um projeto de um país melhor, nos reunimos para homenagear essa importante igreja em São José dos Campos. A PIB confirma o êxito de sua missão, revelando vigor, levando a Palavra de Cristo. Por isso nos reunimos para reintegrar o respeito dos paulistas e brasileiros, pelos homens e mulheres que servem nessa igreja. Não é por acaso que a PIB recebe esse respeito, todos eles conduzidos pelo pastor Carlito Paes, seguem a Palavra de Cristo. Prova disso é o crescimento equilibrado do seu pastorado e de sua visão empreendedora. Não temos no Brasil uma instituição que mais colabore com o país como as igrejas evangélicas. Parabéns a PIB pela sua estrondosa história”, afirmou o secretário. O evento contou com a apresentação do Grupo Ministério do Louvor da Terceira Igreja Batista de Brasília, que trouxe as músicas “Alegria para o Mundo” e “Tanto Deus Amou”. O Coro de Vozes Ebenézer, da Igreja Ebenézer em Taguatinga (DF) sob a regência de Alessandra Nogueira, também se apresentou durante a cerimônia. O pastor Gilberto Weggermann, da 3ª Igreja Batista de Brasília, representando o deputado Emanuel Fernandes, seu assessor Lino e pastores da Assembleia de Deus também estiveram presentes.


#CONECTE

www.pibnet.com.br

O surgimento da Igreja Batista

A Igreja Batista teve origem no século XVII entre os ingleses e holandeses, tornando-se conhecidos como os pioneiros separatistas, com o nome de batistas. John Smith foi um dos precursores desse movimento, que em 1612 inaugurou a Primeira Igreja Batista no mundo. No Brasil a Primeira Igreja Batista chegou em 1882, em Salvador na Bahia. Mas no interior paulista já existiam duas igrejas batistas organizadas por imigrantes americanos, em Santa Bárbara do Oeste e Americana. Desde 1907 já existia a Convenção Batista Brasileira, a Junta de Missões Mundiais e Nacionais. Hoje são um milhão de batistas brasileiros, 6 mil igrejas, 4 mil congregações, 7 mil pastores, 9 mil seminaristas e 30 convenções estaduais. Mas a influência da PIB em SJCampos tem ultrapassado as barreiras denominacionais, alcançando a igreja evangélica brasileira como um todo. “É dessa raiz histórica e doutrinária que nasceu a Primeira Igreja Batista em São José dos Campos, que contribui muito para todos os 40 milhões de brasileiros. A PIB em SJC é uma das maiores e mais estratégicas igrejas de todo o Vale do Paraíba, recentemente adquiriu uma grande propriedade onde está instalada. É uma comunidade viva, ativa que cresce na proporção de 20% ao ano e de maneira sólida. Os milhares de membros são o testemunho da sábia direção e condução que recebe do pastor Carlito Paes e demais pastores. Uma igreja amada e respeitada por toda comunidade evangélica do Brasil, inclusive pelos não evangélicos. Desejo cada vez mais prosperidade, parabéns a todos”, conta o deputado Lucena. Encerrando as homenagens o deputado Ronaldo Fonseca, do Distrito Federal elogiou o destaque e benfeitorias que a PIB tem realizado.

Comemorações

A semana do aniversário da PIB foi cheia de festividades, honra e celebração a Deus. Os três dias de celebrações tiveram a participação de mais de 7.000 pessoas. A primeira delas aconteceu na quarta-feira (26/12), com participação do Coro e Orquestra PIB e uma palavra impactante de Carlito Paes, que lembrou a igreja de que a renovação sempre vai trazer novos desafios e oportunidades. Na quinta-feira (27/12), o pastor e cantor David Quinlan veio pela primeira vez à PIB, numa noite de intensa e verdadeira adoração. Apesar de irlandês, Quinlan é um ícone da música cristã brasileira e uma das grandes influências dos maiores nomes da música gospel do país. Em uma de suas redes sociais, o cantor relata a experiência que teve junto à igreja de São José dos Campos: “Que igreja linda, que povo intenso, apaixonado e adorador, que visão de conquista maravilhosa. Parabéns pastor Carlito e agentes do Reino”, relata.  A comemoração aconteceu em dose dupla na sexta-feira (28). Às 19h30, foi a vez da Banda Eleve e do pastor mineiro Lucinho Barreto, que com o conhecido bom humor e uma palavra confrontadora, falou sobre o verdadeiro sentido de sermos discípulos de Jesus. Às 22h30 começou a última vigília do ano. O Ministério Poiema, de Taubaté, levantou todos com um louvor alegre, contemporâneo e cheio de quebrantamento. O pastor Lucinho Barreto deu a segunda palavra da noite, que encerrou com um clamor pelas famílias. 

felizcidade.net | 29


ANUNCIO


RADAR fique ligado • Texto Mariana Madaleno • Texto Talyta Grandchamp

Curso Livre de Teologia

O

Instituto Propósito de Ensino está lançando o Curso Livre de Teologia e Liderança Pastoral. Com duração de três anos, o curso se destina inicialmente a membros da PIB envolvidos na liderança na igreja. As aulas, que terão início em fevereiro, serão ministradas a cerca de 50 alunos. “A proposta desse curso é preparar pessoas para o ministério pastoral contemplando três aspectos de formação: o acadêmico, através das disciplinas regulares e presenciais; o da vida pessoal, em seu relacionamento com Jesus, através de retiros, programas e seminários oferecidos no Circuito Vida; e em terceiro, o ministerial, através da rede de liderança de ministérios e de Pequenos Grupos”, conta a Pra Viviam Ribeiro, diretora do Instituto. O IPE tem o desejo de desenvolver pessoas de forma a ampliar o raio de atuação e o impacto de um ensino acessível, de qualidade e de ações relevantes para o contexto contemporâneo. “Isso será, sem dúvidas, mais uma marca de uma igreja saudável que visa levar Jesus a todas as pessoas”, conclui. As inscrições estão abertas até o dia 13/01 no Campus Colina. O vestibular será no dia 20/01. Maiores informações entre em contato com: ipe.secretaria@ gmail.com

• Texto Talyta Grandchamp

Posse vereador Jambeiro O pastor David Moraes – DEM (Democratas) da Igreja da Cidade de Jambeiro recebeu a posse de vereador do município no último domingo. A cerimônia contou com a presença dos oito vereadores eleitos. Entre as principais preocupações da população estão saúde, transporte e educação, as quais o vereador pretende lutar para ajudar. “Quero fazer mais pela comunidade de Jambeiro, só me candidatei como vereador por esse propósito, queremos fazer o bem por aqui”, conta David Moraes - DEM. O vereador continua a exercer o pastorado da Igreja da Cidade de Jambeiro.

Habite-se Campus Colina

O Habite-se é um processo entregue pela Prefeitura da cidade, que oficializa que o imóvel oferece perfeitas condições para ser usado. A notícia do Habite-se parcial do Campus Colina, da Primeira Igreja Batista em SJC, chegou na última sexta-feira de 2012. Ele comtempla o Templo de Celebrações. “Já nos próximos meses a aprovação do projeto de todo Campus, com o Habite-se final de toda área deve ser finalizado e entregue”, afirma João Carlos Púpio, Diretor no Ministério Propósitos. O processo burocrático exige também a aprovação dos bombeiros, que está cada vez mais rigorosa para oferecer segurança a quem está no local. “Todas as exigências foram cumpridas, por isso comemoramos mais essa conquista”, conta o pastor Sênior Carlito Paes.

felizcidade.net | 31


pEQUENOS GRUPOS vida em comum • Texto Paulo Mizoguchi

UM LUGAR CHEIO DE OPORTUNIDADES

D

eseja receber de Deus inúmeras oportunidades para crescer, aprender e conhecer pessoas? Este lugar chama-se PEQUENO GRUPO e está à sua disposição em todos os bairros de São José dos Campos e cidades vizinhas: Jacareí, Caçapava, Jambeiro, Taubaté, Paraibuna, Caraguatatuba e St. Antônio do Pinhal. É a Igreja nas casas. Os encontros acontecem semanalmente nos lares com o foco no desenvolvimento de discípulos de Jesus que vivam intensamente os propósitos de Deus. O objetivo é pastorear, cuidar e ser cuidado, de forma integral capacitando cada cristão a alcançar vidas para Jesus. O ambiente é seguro, aconchegante e oferece oportunidades de crescimento pessoal, conjugal e familiar. Abrange todas as idades com grupos específicos para cada faixa etária.

No Pequeno Grupo (PG) você terá a oportunidade de:

• Conhecer melhor a Deus e Sua Palavra. • Relacionar-se com Jesus de maneira mais profunda. • Experimentar o poder, a cura e o sobrenatural de Deus em sua vida. • Conhecer pessoas novas e ter relacionamentos saudáveis. • Conhecer e ter mais intimidade com o Espírito Santo. • Conectar-se a família de Deus de maneira informal, nas casas. • Receber amor, aceitação, cuidado e pastoreio. • Descobrir novas habilidades e dons espirituais. • Realizar atos de bondade com outras pessoas. • Crescer em influência e liderança. • Suprir e ter suas necessidades supridas. • Superar dificuldades e adversidades. • Aprender a amar e ser amado. Atualmente temos 450 pequenos grupos que realizam o cuidado pastoral com 4.500 pessoas. Somos uma igreja que ama, cuida e desenvolve o potencial de todos que desejam crescer em Jesus. Não perca esta oportunidade de viver em comunhão com Deus e o próximo. Envolva-se! Vá até a Central de Recepção e Atendimento e procure um PG mais próximo da sua casa.

TPL (Treinamento Prático de Liderança) palavra com Pr Carlito Paes começa quinta-feira 10/01 (somente para líderes)

32 | felizcidade.net


IGREJAS DA CIDADE comunidade de fé • Texto Mariana Madaleno

Verão na praia, uma comunidade vivendo os propósitos de Deus

A

s areias de Caraguatatuba e região do Litoral Norte enchem-se de turistas que querem aproveitar as férias de verão. É também um tempo intenso para os trabalhadores da região. Em meio ao sol e calor, esta é também uma oportunidade de abençoar a cidade, seus moradores e turistas. Este será o foco de ação da Igreja da Cidade em Caraguatatuba, inaugurada em novembro de 2012, para os próximos meses de verão. O pastor Rafael Migowski, líder da Igreja da Cidade em Caraguá, conta que esta é uma época estratégica para a região. “É tempo de mostrarmos que, apesar de estereótipos negativos, não somos uma igreja que fala muito e faz pouco. Queremos impactar a cidade, mostrando que nos importamos com seus moradores e seus desafios, em especial nas áreas sociais e no cuidado com o meio ambiente”, explica. Para isso, a igreja planeja mobilizar uma ação semelhante à Operação Praia Limpa, na qual voluntários percorrerão praias levando sacolas para o depósito de lixo, uma forma de conscientizar a todos sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e ainda, convidando-os para conhecerem a igreja. A ação inicia na segunda semana de janeiro e se estende até fevereiro – época da alta temporada na cidade. “Iniciaremos em janeiro, e a partir desta experiência estenderemos as ações a outros locais, envolvendo mais voluntários. Estudando uma parceria direta com a SABESP para essa operação. Nosso plano é envolver todos os Pequenos Grupos das Igrejas da Cidade, aproveitando o tempo de férias. Também estamos planejando um luau com a juventude na praia. Além

#CONECTE

Rafael Migowski: 12 (12) 3883-1431 / 8872-2631 www.facebook.com/iccaraguatatuba

disso, pretendemos realizar ações evangelísticas com os surfistas e skatistas que lotam a cidade nessa época de alta temporada. Certamente surgirão oportunidades de servir”, explica. Segundo Migowski, a igreja quer deixar uma marca positiva não somente aos turistas, mas principalmente aos moradores da cidade. Em dezembro, a igreja já realizou um evento no Horto da cidade, com crianças do bairro carente Rio do Ouro. O dia recreativo contou com a presença da Companhia do Lume, que trouxe uma mensagem sobre o verdadeiro sentido do Natal ligada à temática da reciclagem. “Também falamos sobre a necessidade de reciclar o coração, por meio de Jesus”, conta o pastor. Acompanhe todas as novidades da Igreja da Cidade em Caraguatatuba em sua página do Facebook. Se estiver na região nos próximos dias, não deixe de conhecer esta igreja que veio para fazer a diferença nesta bela cidade. A Igreja encontra-se na Av. Paraná, 1100, Bairro Indaiá e têm celebrações todos os domingos às 19h.

felizcidade.net | 33


SOLIDARIEDADE o que vale é a ação • Texto Paula Vilas Boas

Compras a preços solidários Mercado Solidário da ABAP oferece produtos e alimentos às famílias carentes

F

azer compras de alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal a preços acessíveis é possível no Mercado Solidário da ABAP. Esse projeto hoje atende, todo mês, uma média de 200 famílias carentes na sede da ABAP e no Centro Social Primavera. As famílias inseridas no projeto têm a autonomia de montarem suas próprias cestas, escolhendo os produtos de que precisam. Para realizar a compra dos produtos, a ABAP criou uma moeda chamada “Solidário”. Cada família recebe 40 solidários, que são utilizados como elemento de troca.

De acordo com o mapeamento atualizado das famílias incluídas no projeto Mercado Solidário, cerca de 80% dos usuários atendidos têm renda per-capita de meio salário mínimo ou inferior, sendo desempregados ou sem trabalho fixo. Sobrevivem, em sua maioria, de trabalhos autônomos e “bicos”, devido às diversas situações sociais, como a baixa escolaridade.

REALIDADES – Dentre os atendidos, há diversas realidades,

apresentadas na convivência familiar dos usuários que são acompanhados pela ABAP como: dependentes químicos, reclusos ou ex-reclusos, portadores de doenças infectocontagiosas e portadores de doenças mentais/ psiquiátricas. As famílias são acompanhadas pela ABAP e atendidas pelos programas municipais, estaduais e federais, além de redes socioassistenciais como: a Bolsa Família, Bolsa Auxílio Qualificação (encaminha para trabalho por período de dois anos), Programa Aquarela (violência infantil), pela Fundação Hélio Augusto de Souza (FUNDHAS), SOS Mulher (violência doméstica), dentre outros. O projeto é de grande relevância social, visto que o perfil dos usuários apresenta grande fragilidade social, com necessidade de recurso alimentício e acompanhamento. Essas famílias têm acompanhamento sistematizado do Serviço Social por meio de intervenções para a superação das problemáticas apresentadas. O período de permanência no projeto é de seis meses e o repasse do recurso alimentício é realizado mensalmente.

felizcidade.net | 35


TÔ DE FOLGA cultura, lazer e afins

#LIVRARIA Arrisque - Kenny Luck Ao contrário dos turbulentos e imprevisíveis primeiros anos do cristianismo, hoje os cristãos buscam na religião e na espiritualidade uma fonte de segurança, conforto, previsibilidade e controle. 

Seu estilo de vida passou a reproduzir os hábitos da sociedade. Mas será que foi exatamente isso que Jesus tinha em mente para nós?

Kenny Luck tem absoluta certeza de que não é esse o desejo de Deus para a vida do homem moderno. Em Arrisque, ele deseja comunicar, especialmente aos homens, que é necessário ousar e confiar plenamente em Deus, a fim de alcançar um novo patamar de fé e de relacionamento com o Criador.

David Quinlan - Um Lugar para 2 Com mais de dez anos de carreira, este é o oitavo álbum do cantor David Quinlan. O irlandês que veio para o Brasil ainda criança é uma das maiores referências da música gospel da atualidade e ficou conhecido por adotar um estilo mais pop em seus trabalhos. Mas há alguns anos ele planejava algo mais inovador, com um tom mais intimista de adoração. “Senti que este era o momento certo para lançar o novo disco e mostrar algo diferente do que tenho apresentado ao longo desses anos de ministério. Espero que o público goste de ouvir tanto quanto eu gostei de fazer”, destaca o músico.

#NOVIDADES

LIVRO

DVD DEDO de Deus

ENCONTRANDO DEUS EM O Hobbit

Prepare-se para entrar em uma fascinante viagem pelo mundo das ruas do norte da Califórnia até as casas de barro da África; das igrejas secretas na China até os ciganos da Europa Oriental - você será encorajado e desafiado pelas extraordinárias obras que Deus tem feito no mundo atualmente. 

Com cenas verídicas da viagem feita por Darren Wilson durante dois anos, com muitas horas de gravação, O Dedo de Deus mostrará um mundo que você nunca imaginou que pudesse existir. Um mundo de fé e esperança, onde as digitais de Deus são encontradas nos lugares mais improváveis.

O hobbit Bilbo Bolseiro foi retirado de sua pacata vida cotidiana para se aventurar em uma história permeada de eventos que ultrapassam sua capacidade de entendimento. Como ele, muitas pessoas comuns presenciam momentos que as fazem notar a existência de um plano maior. Viaje até a Terra-Média para descobrir como Deus pode atuar em nosso mundo e maravilhe-se ao perceber que há um grande propósito reservado não só para Bilbo, mas também para você – muito maior do que poderia imaginar. 

#nostALGIA Glória e Honra - Ao Vivo Irmão Lázaro Tem 11 faixas gravadas ao vivo em uma noite única e especial na Igreja Batista Central, em Belo Horizonte - MG. As pessoas que estiveram na gravação puderam vivenciar momentos únicos de entrega ao Senhor que são amplamente impressos no CD. O trabalho foi produzido e mixado por Gustavo Soares, esposo e parceiro ministerial de Nívea. A masterização do CD foi feita por Chris Athens, Sterling Sound NY (responsável por nomes como Coldplay e Michael W Smith).

36 | felizcidade.net

LIVRO

Pé na Estrada Bem-vindo à Autolândia onde a vida é boa, apesar de não ser perfeita. Comemoram-se aniversários, partidas de futebol vencidas, corridas de carros e aventuras. 

Na Autolândia, a Bíblia é mais do que um simples livrinho, ela é um manual do proprietário enviado por Aquele que faz todas as coisas, e todos buscam Suas instruções para que os reparos possam ser feitos. 

AutoBGood é uma série vencedora de prêmios na categoria valores e é diversão a toda velocidade! Entre nessa e curta a viagem!

DVD


felizcidade.net | 37


REFLITA valores para vida

AUTOAJUDA X AJUDA DO ALTO Fabiano Ribeiro Pastor Executivo da Primeira Igreja Batista em São José dos Campos/SP

A

sociedade atual é marcada por um “discurso certo”, mas sem conteúdo. Há, por exemplo, um número incontável de livros de autoajuda que estão por toda parte, inclusive em nossas casas. A mensagem dessas literaturas é basicamente a mesma, ainda que com roupagens diversas: sonhe, planeje, tenha metas claras, não procrastine, seja íntegro, envolva outros, inove, seja aprendiz, persevere, aprenda com os erros, multiplique recursos entre tantos outros. Eu poderia traçar um paralelo bíblico para cada item acima. São todos verdades, mas é preciso muito mais. É preciso o elemento divino! Conheço pessoas que leem o conteúdo da autoajuda e o aplicam diretamente em suas vidas. Muitos conseguem experimentar sucesso. Porém, como o autor do best seller “Uma Vida Com Propósitos” afirma, sucesso é diferente de propósito! Como tem sido com você? Você tem conseguido o sucesso ou crescido no senso de significado da sua vida? Seu foco é a autoajuda ou ajuda do

38 | felizcidade.net

facebook.com/fabiano.ribeiro.391420 @fabianosribeiro

alto? O Apóstolo Paulo advertiu aos cristãos da sua época: “Como é que vocês podem ter tão pouco juízo? Vocês começaram a sua vida cristã pelo poder do Espírito Santo de Deus e agora querem ir até o fim pelas suas próprias forças?” (Gálatas 3.3 – NTLH). Essa orientação certamente se aplica aos dias atuais. Como discípulos de Cristo por vezes esquecemos que tudo é por Ele e para Ele! Ou como Jesus ensinou: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15.5 – NVI). Quando você busca a ajuda do alto, ao invés de se desesperar, você recorre Àquele que possui poder para agir em seu favor. Como o salmista afirmou: “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra”. (Salmos 121.1,2 – NVI). Então, decida em 2013 pela “ajuda do alto”. Ande sob a influência do Espírito Santo e concilie o discurso certo com o poder divino. Termino

com algumas orientações do “alto” que podem revolucionar o seu novo ano. Descubra a sua melhor maneira de se conectar a Deus e aprenda a ouvir Sua voz, ore constantemente, permita a condução do Espírito Santo, compartilhe sua fé, envolva-se apaixonadamente na igreja e siga as “regras” de ouro ensinadas pelo nosso pastor Carlito Paes: “tudo é para o nosso crescimento e tudo se discerne espiritualmente”. Realize muito em 2013, mas nunca se esqueça da “ajuda do alto”, pois em Deus você alcançará grandes conquistas. “Em Deus faremos proezas, pois ele calcará aos pés os nossos inimigos”. (Salmos 108.13 – ACRF). Um abraço!


OS

DISPE

EC M

N

25

A

DISPEMEC, UMA EMPRESA QUE VAI LONGE. A tradição reconhecida no mercado de autopeças já vem de longa data, mas está sempre de olho no futuro, preparada para atender as necessidades de seus clientes, com qualidade e eficiência.

Siga a Dispemec no Facebook: www.facebook.com/Dispemec

www.dispemec.com.br


Revista FelizCidade #1301