Issuu on Google+


EDITORIAL

Conselho Gestor: Marcos Madaleno, Lázaro Carvalho, José Luiz Ovando, Erich Prates e Carlito Paes Editor: Erich Prates Coordenação Executiva: Huoliver Ferreira Editoria Executiva: House de Comunicação PIB SJC

“Aprendendo da vida” Erich Prates Editor

Projeto Gráfico e Editoração: Allan Marcel e Erich Prates

facebook.com.br/erichprates @erichprates erichprates.com.br

Jornalistas Responsáveis Letícia Baoli – MTB 62.342/SP Alexandre Soledade – MTB 38.525 Textos: Letícia Baoli Alexandre Soledade Colaboraram nesta edição: Revisão de conteúdo: David Tiburcio Textos: Mariana Madaleno e Talyta Silva Fotos: Acervo de Fotografia FelizCidade Designers: Lucas Anacleto, Gustavo Fernandes e Felipe Cavalcanti Impressão: Allcor Gráfica A Revista FelizCidade é uma publicação semanal da Cidade do Vale Comunicações Ltda. em parceria com a PIB em São José dos Campos As publicidades contidas nesta edição são de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes, não tendo a Editora Inspire responsabilidade alguma sobre o conteúdo e veracidade de tais peças. Fica também a critério da Editora Inspire selecionar as propagandas que serão veiculadas E-mail: contato@felizcidade.net Para anunciar: Depto. Comercial Márcio keske anuncie@felizcidade.net ou pelo telefone (12) 3911-2228 Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia 3.500 exemplares semanais Circulação: Caçapava, Jacareí, Jambeiro, São José dos Campos e Taubaté Tiragem auditada por Supera Comunicação

P

or 11 anos, a gente aprende sistemaceira pelas coisas novas, a gana por resposticamente, sentados na carteira da tas, uma vontade de fazer mais e conhecer escola. Depois, vem a faculdade para uns, tudo sobre qualquer coisa, que desperta o o trabalho para outros, e mais um tempo que temos de melhor. Há muitas formas de pondo a profissão em prática. Ao mesmo aprender e muitas, muitas coisas a aprender, tempo, enquanto crescemos, aprendemos a não importa em que fase da vida você esteja. nos relacionar com amigos, chefes, a lidar Talvez, pra gente que se acostumou a achar com casamentos, famílias, filhos. Aprendeque já sabe de tudo, esta seja a primeira lição. mos coisas de adultos, como dirigir, pagar Fazer a revista Felizcidade é um grande impostos, os conceitos de certo e errado, e aprendizado semanal. Aqui nascem todos até como se conserta uma pia entupida. os dias ótimas lições para todo mundo. São E, então, chega uma hora em que paragrandes as experiências que vivemos lado a mos de aprender. lado, cada um com o seu jeito peculiar de ser, Nem é má vontade. Sem aulas obrigatórias, seu ritmo de trabalhar, seus humores após nem tarefas diferenum longo dia de trabalho. tes com as quais lidar, Aprendemos profissiodepois que aprendemos nalmente e crescemos “A VIDA FICA a nos virar sozinhos, as espiritualmente com cada novidades (e o aprenindivíduo e suas experiênSEM GRAÇA dizado que nasce delas) que você recebe um QUANDO PARAMOS cias estacionam. pouco delas, semanalmenDE APRENDER” Por um tempo, pode te nesta revista. ser um alívio: é o que E por falar nisso, chamamos de estabilidanesta semana chamamos de, a rotina segura que conhecemos de cor. a sua atenção para algo que por vezes pode Mas, dali a pouco, ao menos para alguns, parecer corriqueiro, porém, acidentes que esse cotidiano plano vira tédio. A sensação ceifam vidas em decorrência de pessoas de que a vida está nos eixos, mas não é exaque associam bebida e direção, não deve ser tamente o que deveria ser. A vida fica sem encarado como algo comum. Mas nem tudo graça quando paramos de aprender.  está perdido, dentre as demais boas notícias Recebemos do nosso criador a posleremos que São José dos Campos reduziu sibilidade de conhecer infinitas coisas. o número de óbitos por dengue, sinal que Não é só na sala de aula que isso acontece. estamos cuidando melhor do nosso quintal Lembra a última vez que você sentiu a sae já não encontramos tanta água parada por tisfação de realizar alguma coisa? De sacar lá. Para o seu fim de semana, tem o Festival a resposta daquele dilema que parecia não Mantiqueira acontecendo. Uma boa oportuter solução? De passar pela parte difícil de nidade de levar a família para um momento uma tarefa e chegar ao fim com a sensação de cultura e lazer, em São Francisco Xavier e de que você consegue? De descobrir algo ainda aprender muito mais. completamente novo e apaixonante?  Aprender, me parece, é isso: uma coBoa Leitura!

felizcidade.net | 3


Ganhe 1 hora de estacionamento nas compras acima de R$10,00 e concorra a um exclusivo kit de churrasco!

Comprando na Dispemec, além de ganhar uma hora no estacionamento, você ainda concorre a um exclusivo kit de churrasco! Basta preencher o cupom no balcão da loja e torcer. O resultado do sorteio será divulgado no site da Dispemec: www.dispemec.com.br, no dia 31 de maio de 2012.

www.dispemec.com.br


FALA LEITOR

PIB 70 anos I

A vereadora Dulce Rita (PSDB) parabenizou a Primeira Igreja Batista de São José dos Campos por meio de requerimento n° 1628, pela passagem de seus 70 anos de atividades, por sua prestação de serviço por meio dos veículos de comunicação que mantém, pela assistência social e pela homenagem conquistada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em 23 de abril.

PIB 70 anos II

Para colaborar com a Revista FelizCidade, envie um e-mail para revista@felizcidade.net com sua opinião das matérias e diga como aquele assunto foi relevante em sua vida.

Registrado por meio do requerimento n° 1632, o vereador Walter Hayashi (PSB) parabeniza a realização da solenidade na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em homenagem aos 70 anos da Primeira Igreja Batista de São José dos Campos, no dia 23 de abril. O documento pontua sobre os eventos realizados pela PIB, bem como o ambiente de harmonia por ela proporcionado, de forma que sua equipe tem prazer em participar sempre que possível.

Você também pode acessar as edições anteriores da revista FelizCidade pelo site www.felizcidade.net e conferir todo nosso conteúdo.

SUMÁRIO

07 09 11 13 14 15 21

Entrevista Carlinhos Almeida Saúde Combate à Dengue Universo Feminino Viviam Ribeiro Crer é Pensar... Carmen Abdalla Pais e Filhos Traumatismo Dental Plano Daniel Músculos em Exercício Espiritualidade Retiro Inspiração

22 25 26 29 30 31 34

Cultura Festival de Literatura ABAP Solidariedade Consumo Compras Coletivas Esportes Na Marca do Pênalti

17 A cidade contra a fórmula Álcool e direção

Aconteceu Sustentabilidade Aconteceu Rompendo Limites Pense Bem Carlito Paes

felizcidade.net | 5


ENTREVISTA

DEPUTADO FEDERAL DO PT, EM ENTREVISTA À FELIZCIDADE

C

arlinhos Almeida nasceu na cidade de Santa Rita do Jacutinga, em MG, em 1963. No ano seguinte se mudou para São José dos Campos. Inicia seus estudos em 1970 e ingressou no curso de História, Univap, mas foi em 1982 que iniciou sua vida política, como presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Ciências Humanas. Tornou-se professor de História e Geografia, casou-se com Amélia Naomi, hoje vereadora em SJC. Foi vereador, presidente da câmara, Deputado estadual e já por duas eleições foi candidato do PT a prefeitura de SJC. Em outubro de 2010 foi eleito deputado federal por São Paulo. É membro titular da Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), membro da Frente Parlamentar em Defesa da Bacia do Rio Paraíba do Sul e coordenador pela região Sudeste da Frente de Defesa Nacional. Como você vê a oportunidade de lançar sua 3ª candidatura a Prefeitura de São José? Como venho dizendo às pessoas, é natural que eu me apresente, pois tenho uma história toda vivida em São José. Eu só não nasci aqui, o resto aconteceu tudo aqui. Foi aqui que me formei, comecei minha carreira profissional e política. Eu não somente conheço, como amo a minha cidade. Tenho orgulho da minha cidade e tenho a convicção que eu poderia, neste momento, dar uma contribuição para que a cidade tenha um salto de desenvolvimento, tanto econômico quanto social. O desenvolvimento sem o desenvolvimento das pessoas, não faz muito sentido. Sinto-me muito preparado e no melhor momento da minha vida para dar esta contribuição à cidade. Em sua avaliação, SJC não desenvolveu muito bem as pessoas? SJC é uma cidade diferenciada, acima da média brasileira. Acredito que parte de tudo o que temos de bom hoje é fruto daquele momento em que a cidade acolheu os doentes de tuberculose. Tivemos a abertura de vários sanatórios e naquele momento a cidade formou um meio de acolher as pessoas com generosidade e por outro lado, houve uma preocupação com o planejamento urbano, com condições sanitárias, habitações que pudessem ser arejadas, com acesso ao sol, então, todo o patrimônio que temos hoje de planejamento, começou naquele momento. Depois da década de 50, tivemos a vinda do CTA, do ITA, que também foram um grande presente para a cidade, pois trouxe inteligência na área de planejamento e tornou-se um embrião de desenvolvimento econômico de alta tecnologia. Que é o melhor tipo de desenvolvimento que existe. Por conta de tudo isso, formamos uma cidade diferente. Porém, nos últimos anos, em minha opinião, poderia ter aproveitado mais as oportunidades que o Brasil tem para o desenvolvimento das pessoas, por exemplo, na área da saúde pública. Poderíamos ter um serviço que fosse modelo para o país, e hoje, não é o que verificamos. Sabemos que a saúde é um problema não só nacional, mas internacional, porém, no caso de SJC, pelo tamanho do orçamento da prefeitura, acho que poderíamos ser um modelo nesta área, modelo em humanização no tratamento das pessoas.

Nesta 3ª oportunidade você vê que o cenário se mostra melhor, igual ou mais difícil? Acho que há um cenário mais positivo. Tendo já disputado duas eleições, eu estou muito mais maduro, muito mais preparado. Acho que tenho condições de acertar mais num processo de campanha e acho que tenho hoje, mais condições de deixar claro à população aquilo que eu pretendo fazer e aquilo que eu posso fazer. É evidente que passados dezesseis anos da gestão de um mesmo partido, eu sinto que há um espaço na cidade para que a gente possa propor um aceleramento do nosso crescimento, do nosso desenvolvimento e do atendimento dos nossos programas sociais. Eu acho que a cidade poderia estar em uma velocidade maior e penso que hoje as pessoas já percebem isso, por conta deste tempo todo que tivemos um mesmo grupo, que na minha opinião, neste momento, está um pouco acomodado. Ouço muito isso na rua, de que vivemos um momento que seria positivo ter uma alternância de poder para que possamos ter projetos novos e um ritmo mais acelerado, aproveitando o momento que o Brasil está vivendo. O Brasil nunca esteve tão bem e não estamos realizando todo o potencial que a gente tem neste contexto. E este Brasil que está indo tão bem, tem uma comandante que é a presidente. Você conta com o apoio? Eu conto com o apoio dela e acho que o maior apoio que a presidenta pode me dar é ela se dedicar com todas as suas forças, com toda a sua energia para que o seu governo dê certo. É evidente que a presença tanto da presidenta quanto de seus ministros é algo que ajuda numa campanha. O presidente Lula esteve comigo na eleição passada, e hoje presidenta Dilma, quando ministra das Minas de Energia também, em 2004 esteve aqui me ajudando na campanha. Na medida em que ela consiga vencer os desafios que nós temos hoje no Brasil, ela já vai ajudar bastante aqui, em nosso processo de debate. Um exemplo: esta questão que hoje ela pegou como a pauta do dia, que é reduzir a taxa de juros no Brasil e assim criar um ambiente melhor para o investimento. Essa é uma batalha decisiva para nós, no país. Estamos em um bom momento econômico, o país está crescendo, está havendo distribuição de renda, melhorando a vida das pessoas. Contudo, daqui para frente, não conseguiremos avançar se a gente não estimular o investimento. Enquanto for mais confortável e mais vantajoso as pessoas colocarem o seu dinheiro em aplicações financeiras, será muito difícil a nossa indústria ganhar mais competitividade, gerar mais emprego, investir em inovação. Então eu torço e trabalho muito pelo sucesso dela, porque com isso, será bom, evidentemente, para a minha campanha, mas sobretudo para a vida das pessoas, que é o que interessa. Carlinhos por Carlinhos? Eu sempre digo que eu sou um batalhador. Minha família chegou a São José há muitos anos, era uma família muito pobre e o primeiro lugar que eu morei foi no Monte Castelo. Era um terreno emprestado de uma tia, numa casa que o meu pai foi o pedreiro e minha mãe a servente. Nunca desanimamos, nunca deixamos a peteca cair e sempre acreditávamos que podíamos ter uma vida melhor. Eu acho que essa é a minha definição. Eu nunca pensei que eu seria vereador, quem dirá deputado. Acho que vale a pena batalhar e é assim que eu me defino. Um brasileiro.

felizcidade.net | 7


SAÚDE Divulgação

NÚMERO DE MORTES POR DENGUE TEM REDUÇÃO DE 97% EM SJC

O

Brasil apresentou redução no número de casos graves e de mortes por dengue este ano. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde e refere-se aos quatro primeiros meses do ano, período de maior incidência da doença. Ao todo, foram confirmados 286.011 casos da doença, número 44% menor que o registrado nos primeiros quatro meses de 2011. “Até abril de 2012, tivemos apenas 1.083 casos graves. Reduzimos em 80% os casos de óbitos por dengue”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. Segundo o governo, 74 pessoas morreram por causa da doença até o fim de abril. (3.088), Aparecida de Goiânia (3.022) e Teresina (3.000). Considerando a incidência (calculada na proporção de um caso a cada 100 mil habitantes), os três municípios com as maiores taxas registradas foram: Palmas (2.494,7), Itabuna (1.445,3) e Rio de Janeiro (1.045,4), respectivamente.

ESTADOS E MUNICÍPIOS – O número de casos autóctones (contraídos no próprio município) de dengue em São José dos Campos foi reduzido em 97% nos quatro primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2011. Até abril, foram 39 casos contra 1229 registrados neste período em 2011. Embora a temperatura tenha caído um pouco em maio, o mosquito ainda se prolifera. Os agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuam encontrando focos do mosquito da dengue durante as vistorias em todo o município. A Prefeitura de São José dos Campos vem trabalhando intensamente no combate ao mosquito. Funcionários do CCZ fazem atividades de rotina por meio de visitas casa a casa, de investigação de denúncias através do disque dengue, checagem dos locais onde há registro de casos suspeitos, além de ações educativas e de mobilização social.

Os agentes também fazem nebulização, que é a aplicação de inseticida nas casas quando há um número significativo de ocorrências na região; arrastões; mutirões; entre outras atividades. Durante o horário de verão, os agentes de combate de endemias trabalharam até as 20h para vistoriar as casas que ficavam fechadas durante todo o dia. Em seis Estados, houve aumento do número de casos notificados da doença: Rondônia, Alagoas, Sergipe, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “O período de maior transmissão da dengue vai até o fim de maio, por isso vamos continuar monitorando”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, admitindo que vários municípios ainda estão em situação de epidemia. Os dez municípios com o maior número de casos no período foram: Rio de Janeiro (64.675), Fortaleza (10.156), Recife (6.343), Palmas (4.706), Cuiabá (4.460), Goiânia (4.128), Natal (3.779), Itabuna (3.088), Aparecida de Goiânia (3.022) e Teresina (3.000).

TIPOS - Em 2012, os vírus do tipo 1 da dengue (DEN 1) e do tipo 4 (DEN 4) foram os mais comuns no país, com 59,3% e 36,4%, respectivamente. No entanto, essa distribuição apresenta variações entre as regiões brasileiras. No Norte e no Nordeste, houve predomínio do tipo 4. Já nas regiões Centro-Oeste e Sul, o tipo 1 circulou com maior predominância. Já no Sudeste, houve equilíbrio entre os dois sorotipos - 46,8% de DEN 1 e 49,7% de DEN 4. AÇÕES - “Acompanhamos diaria-

mente os casos e este balanço é importante para chamar a atenção para o sucesso de algumas estratégias”, disse o ministro. Entre as ações, ele citou os incentivos para os municípios que apresentaram atividades de prevenção e controle da dengue e o aumento da rapidez nos diagnósticos.

felizcidade.net | 9


UNIVERSO FEMININO

CASADAS E EXTREMAMENTE FELIZES Por Viviam Ribeiro - Pastora e Líder de Discipulados na PIB

H

oje esta página será dedicada às mulheres casadas ou com um casamento à vista. Mais do que um estado civil, ser casada é um grande presente que mulheres recebem quando decidem somar sua vida a de um homem. Amamos relacionamentos, pois amamos ser apreciadas, aceitas, cuidadas, elogiadas e incentivadas. Desde pequenas, dentro de fantasias de princesas e heroínas, nos apresentamos ao mundo para que ele nos aprove ou desaprove. Este anseio vai tomando conta de nossa vida e, agora, como mulheres, continuamos nesta dependência que só terá fim quando então encontrarmos o Amado. O tão sonhado encontro. A tão sonhada preparação, e a realização de todos os desejos... e aí sabe o que acontece? Tudo pode desmoronar! Tudo de fato vai acontecer como em nossos sonhos, desde que nosso primeiro amor seja Jesus. Ele é o detentor do amor. Em sua vida temos vida e a vivemos plenamente, satisfeitas e extremamente completas. Tenho aprendido que, quanto mais me sinto amada por Jesus, mais consigo receber o amor e cuidado do meu marido. O dia em que parei de buscar desesperadamente o que eu realmente precisava no homem e percebi o que só Jesus poderia me dar, tudo mudou.

Continuo querendo ser cortejada e surpreendida pelo homem que Deus colocou ao meu lado, a diferença é que não o destruo, ou desprezo quando a carência  não é suprida. Devemos pensar que não casamos para ser felizes, somos felizes por Jesus e então sim é hora de casar. Case satisfeita. Não para fugir, mostrar-se, ou por inveja, raiva, mas entenda que quando você casar, os céus vão se mover para te fazer a esposa mais feliz do mundo, e a bênção de Deus estará com você até o fim! Estou casada e insatisfeita e agora? Busque pelo Amado da sua alma, seja completa Nele, e consequentemente receberá e dará amor. Seu casamento vai mudar, e seu marido também! Lindo e surpreendente casamento a todas. Este ajuntamento ainda continua sendo o momento mais incrível e impactante na vida de uma mulher!

DICAS FEMININAS

AGENDA FEMININA

AMOR E RESPEITO Psicólogos hoje afirmam o que a sabedoria bíblica já havia estabelecido há milênios: o relacionamento homem-mulher somente ocorre de modo saudável quando ele a ama, e ela o respeita. A relação entre a necessidade de amor e de respeito no relacionamento conjugal tem tudo a ver com o tipo de casamento que você terá. E a medida que ambos teimam em desrespeitar essa lei básica da convivência do casal, dão vazão ao que o autor deste livro, Emerson Eggerichs, denomina ciclo insano, que, sem dó nem piedade, destrói a harmonia conjugal. Descubra como colocar em prática a mensagem de Amor e respeito e experimente o conselho do sábio Salomão: “Desfrute a vida com a mulher a quem você ama”.

6 e 7/julho – Retiro Feminina Inverno 1º domingo do mês, às 19h, culto de consagração de gestantes, Campus Centro. 3º domingo do mês, às 17h, na sala do recomeço 3 - encontro “Gestante Linda”. Último domingo do mês, às 17h, na sala recomeço 3 - “Encontro de Barrigas”Pais grávidos Toda 1ª sexta-feira do mês, às 19h, no Espaço Inspire Café, Urbanova: Culto FEMININA

felizcidade.net | 11


CRER É PENSAR...

VOCÊ CONHECE JESUS?

V

ocê algum dia já passou pela experiência de parar, olhar para Jesus e se perguntar: Quem é Jesus para mim? E qual foi a resposta? Você O conhece por ter tido uma experiência com o Cristo vivo ou por ter ouvido falar Dele? Você seria uma das pessoas que estava à beira do caminho, curioso para ver quem era aquele homem de quem tanto falavam, como fã de um artista qualquer; ou você seria ousado como Zaqueu e subiria em uma árvore? Seu coração já esteve disponível, alguma vez, como o de Zaqueu que tocou o coração de Jesus, a tal ponto, que o fez voltar-se para aquele homem e dizer: “Zaqueu, hoje quero estar em sua casa”. [cf. Lucas 19.1-10] Quem era Zaqueu? Era um homem rico, chefe dos publicanos, responsável por comandar a cobrança de impostos. Funcionário do Império Romano e, por ser publicano, era odiado pelos judeus por entenderem que estes cobravam impostos de forma abusiva para se beneficiarem. Era considerado, pelos judeus, fora do padrão religioso. Era menosprezado, e não tinha o direito de entrar no Templo. Não podia servir como testemunha e nem ser juiz. Era uma pessoa com a qual não se deveria ter comunhão [cf.Mateus 18.17], isto se estendia a sua família. E Zaqueu, penso eu, já devia estar cansado de tudo e não sabia o que fazer para mudar de vida. Então, ouviu falar de um homem chamado Jesus. Ele estava transformando vidas, curando doentes, expulsando demônios, perdoando pecados e tantas outras notícias recebia acerca deste homem! E deve ter pensado em como Jesus o ajudaria a encontrar uma saída digna para sua situação. Ele estava querendo se libertar, romper com tudo o que estava errado. Contudo, Zaqueu tinha uma limitação: sua baixa estatura. E se perguntava: O que fazer para que Jesus perceba que eu estou ali, como poderei enxergá-lo? Já existem muitos na minha frente! De que modo irei me fazer notar? E eis que havia uma árvore e ele, mais do que depressa, subiu. Jesus o notou. Sabe por quê? Não foi porque Zaqueu estava na árvore, mas porque ele estava rendido, com o coração livre e ansioso para acolher Jesus. O coração de Jesus percebeu

Carmen Florence Abdalla é graduada em Direito, escritora e membro da PIB em SJC. Facebook: Carmen Florence Abdalla

o coração de Zaqueu. E este viveu a experiência de um profundo encontro. Foi tão tremendo que o fez procurar cada pessoa que prejudicou para se redimir. Jesus só visita corações disponíveis, abertos e desejosos por estarem com Ele. Como está você hoje? Como está o seu coração, a sua vida? Você é protagonista ou figurante dentro da Igreja de Jesus? Você decorou o texto da Bíblia ou a tem como Palavra gravada em seu coração? Você está na soleira da porta da Igreja ou já é um cristão que tomou a decisão e entrou? Jesus está no meio de nós. Ele não é um personagem preso às páginas de um livro. Jesus está vivo e é o centro de uma história real. Mas e você, está vivo para conhecê-Lo, ou espera a morte para então encontrá-Lo? Você ainda está sentado, cumprindo preceitos, fazendo devocionais e colaborando, quando achar necessário, se desculpando pela falta de tempo, aguardando a morte, onde poderá ver a Glória de Deus, ou já está vendo esta Glória na sua vida, como homem e mulher, missionários, que já desceram da árvore após terem tido uma experiência com o Deus vivo? Você não é salvo apenas para ir para o céu, mas para ser sal da Terra e luz do mundo e conduzir outros para o céu. Você tem uma missão na vida. Esteja alerta você que espera a morte! Ser morto em vida, dentro de uma Igreja, vivendo na certeza de que estará diante da Glória de Deus um dia, pode ser decepcionante, pois se você não a quiser agora, em sua vida terrena, se não testemunhou Jesus com sua própria vida, poderá se deparar no portão do Céu com a seguinte afirmativa: NÃO VOS CONHEÇO.

José Renato Azevedo Luz Advogado - OAB/SP 65.875

Tel.: 12 3308-9434 | 12 9629-0947 12 7820-9270 | 112*41600 joserenatoazevedo@yahoo.com.br Rua Maj. José Marioto Ferreira, 289 Vila Betânia-São José dos Campos-SP felizcidade.net | 13


PAIS E FILHOS

TRAUMATISMO DENTAL EM CRIANÇAS, O QUE FAZER? O MAIOR INSTRUMENTO DA EDUCAÇÃO É O EXEMPLO Por Ester Alves

Q

uem convive com criança sabe que acidentes nesta fase são muito comuns, devido ao fato de os pequenos gostarem de brincar, correr, pular, divertir-se com o corpo. Vez ou outra essas brincadeiras inocentes acabam em choro. A situação se torna ainda mais estressante quando ocorre fratura, deslocamento ou avulsão (perda completa) dos dentes. Além de dor e desconforto, o traumatismo dental também provoca problemas emocionais na criança, pelo fato de envolver sua estética. A lesão traumática dentária vai desde uma fratura no esmalte (camada mais externa da coroa dental) até a perda completa do elemento. A maior prevalência é em meninos, especialmente em idade escolar e de crescimento, como consequência de quedas, brigas ou lutas, acidentes esportivos, automobilísticos, traumatismos com objetos e maus tratos. Os dentes mais afetados são os superiores anteriores.

O QUE FAZER - Em caso de acidente, a primeira e mais importante tarefa a cumprir é manter a calma. Sei que é difícil diante de uma situação tão apavorante, mas o nervosismo só aumentará o susto na criança. Caso tenha ocorrido avulsão em dentes permanentes, localize o dente perdido e não pegue pela raiz. Lave com água corrente ou soro fisiológico, ponha em solução de soro fisiológico ou leite e procure um dentista o mais rápido possível. Quando se toma esses cuidados, fica viável reimplantar o elemento dentário. Se o dente perdido for dente decíduo (dente de leite), o reimplante não é indicado na maioria dos casos. Se o dente (decíduo ou permanente) tiver fraturado, localize o fragmento e também ponha em solução de soro fisiológico ou leite.

14 | felizcidade.net

Em alguns casos é possível fazer uma “colagem” desse fragmento no próprio dente. Se não houver fragmentos, é possível fazer restaurações com resinas ou coroas estéticas.

SANGRAMENTO - Caso ocorra sangramento excessi-

vo, pressione o local com gaze ou pano limpo para estancar. Mas, cuidado! Não movimente os dentes com a pressão, basta coibir o sangramento. Com o trauma, em alguns casos ocorre mudança de cor e escurecimento nos dentes. Essa alteração é observada, na maioria das vezes, alguns dias após o acidente. Esse escurecimento é uma resposta a um sangramento que ocorreu dentro do dente, e pode desencadear duas situações: a. o dente permanecer com vitalidade ou; b. uma inflamação irreversível, e os nervos perderam sua vitalidade. Para este último caso, é necessário fazer tratamento de canal (mesmo em dentes decíduos). No primeiro, é feito um capeamento pulpar, ou seja, tratamento apenas na polpa da coroa. Em alguns casos, o dente volta a cor normal. Tomadas radiográficas são essenciais para a obtenção de diagnósticos mais certeiros e para o acompanhamento do processo traumático. Mesmo tomando todo o cuidado possível, os acidentes na infância são inevitáveis. Em qualquer situação de traumatismo dental, o especialista deverá ser consultado o mais rápido possível. Quanto menor o tempo do acidente até a atuação de um profissional, melhor será o prognóstico e o sucesso do tratamento.


PLANO DANIEL

EXERCÍCIOS PRÁTICOS EM MEIO AS ATIVIDADES DIÁRIAS. É POSSÍVEL!

S

erá que você está se exercitando fisicamente tanto quanto seu corpo necessita? Temos em nosso corpo 666 músculos, que precisam ser exercitados. A novidade é que todos podem fazer exercícios, o importante é como fazê-los e com que intensidade. Talvez seja bom para você uma caminhada diária de meia hora, ou andar de bicicleta, enquanto que para outro, a melhor coisa a ser feita é frequentar uma academia, ou bater uma bola num ginásio de esporte. De uma coisa podemos ter certeza; Deus ama nosso corpo e quer que aprendamos a cuidar bem dele. Quem não se exercita pode vir a sofrer de depressão e de declínio no seu sentimento de autoestima. Os médicos afirmam que para se ter boa saúde, três coisas são necessárias: nutrição correta, repouso adequado e exercício físico. Entre as doenças provocadas por exercício insuficiente está a obesidade.

Quem faz exercícios moderados, regularmente, não apenas se sente melhor, como também queima mais calorias. Então, cuide bem de si mesmo. Da próxima vez que alguém o chamar para um cafezinho, chame-o para dar uma volta a pé, em vez de ir de carro. Quando você estiver esperando que a máquina de lavar termine a centrifugação, faça uma corridinha de uns 30 segundos ou pouco mais. Quando estiver no carro ou sentado(a) em sua mesa de trabalho faça um exercício apropriado para a situação, contraia os músculos da barriga e mantenha-os assim enquanto conta até 20, depois relaxe, faça isso várias vezes ao dia. Outra boa forma de se exercitar é evitar o elevador e subir de escadas, quando isso é possível. Outro exercício muito bom é colocar-se na ponta dos pés e em seguida abaixar o calcanhar, repetindo isso entre 10 e 30 vezes. Faça exercícios algumas vezes ao dia. Faça isso sem forçar muito e gostará deles e mais, poderá ir acrescentando outros exercícios a medida que for emagrecendo.

EXERCITE SEU CÉREBRO – PRATIQUE INTELIGÊNCIA CORPORAL

Fonte: Drª. Cléa do Carmo Nery - Fisioterapia, Especialista em fisiologia do exercício e em Desordem temporomandibular (ATM) e Oclusão e dores orofaciais. Ela é Instrutora de Pilates pelo Physical Mind Institute of New York e membro da Associação Brasileira de Pilates - ABP

Você sabia que exercício físico não é somente bom para a saúde física, mas também pode ajudar seu cérebro a trabalhar melhor? Existem várias evidências científicas mostrando que exercício físico pode melhorar a capacidade de uma pessoa em raciocinar melhor. O exercício realizado de forma adequada melhora o estado de humor, bem estar, a ansiedade e depressão. Assim como ajuda o indivíduo a lidar melhor com o estresse. Pratique exercícios!

felizcidade.net | 15


CAPA

A cidade contra a fórmula Álcool e Direção M

elissa não viu ao certo como tudo aconteceu. Já era noite, e a via de mão dupla tinha muitas curvas. Ao seu lado, o namorado dirigira um jipe com mais quatro passageiros à bordo. Um carro veio na direção contrária. Num movimento inesperado, invadiu a segunda pista, batendo na lateral do veículo em que a moça estava. Seu carro capotou duas vezes. Tudo ficou escuro e assustadoramente silencioso. - Estão todos bem? – alguém conseguiu balbuciar. Estavam todos bem, exceto ferimentos leves. Os jovens saíram do carro, apreensivos. O motorista do outro carro também saíra de seu veículo, juntamente com outros rapazes, dentre eles, uma criança. Cambaleava, com dificuldade em ficar em pé. Visivelmente embriagado, causara a colisão que poderia terminar em tragédia. Ao ser abordado pela polícia, se recusou em fazer o teste do bafômetro. Episódios assim são infelizmente comuns em nosso país. A combinação trágica entre direção e álcool tem vitimado milhares de brasileiros ao ano. A despeito de todo movimento por parte do governo e da sociedade civil, a realidade mostra que, enquanto cada cidadão não mudar a sua decisão pessoal frente ao assunto, nossas ruas e estradas continuarão sendo o cenário para mortes desnecessárias.

felizcidade.net | 17


CAPA

O álcool, a maior das drogas lícitas e socialmente aceito, corre livremente em confraternizações e encontros. É aí que alguns extrapolam a tênue linha entre a moderação e o exagero e tomam, junto com mais um gole, a triste decisão de assumir o volante. Na legislação brasileira, o condutor não pode ter sequer uma gota de álcool no sangue sem cometer uma infração. As regras tornaram-se mais rígidas desde 2008, com a aprovação da chamada “Lei Seca”, que proíbe o consumo de bebidas alcóolicas que acusem um nível superior a 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no bafômetro. Na prática, a ingestão de um copo de qualquer bebida alcoólica ultrapassa essa quantidade. Assim, a Lei estabelece a “tolerância zero” para o consumo de álcool por motoristas. Mesmo com a lei em vigor, o número de vítimas no trânsito do Brasil ainda é altíssimo. Em 10 anos, aumentou em mais de 30%, chegando a mais de 40 mil vítimas em 2010. Isso significa que a cada 13 minutos, uma pessoa morre no trânsito brasileiro. Segundo estimativas, 40% das vítimas estavam embriagadas quando morreram. Esta realidade também reflete-se em cidades como São José dos Campos. Macedo Bastos, delegado de trânsito e vereador em São José, ressalta que segundo pesquisas, em médias e grandes cidades, cerca de 35% de adultos habilitados a dirigir associam bebida à direção. “Inclusive, já apuramos que em alguns bares

18 | felizcidade.net

da cidade, os próprios funcionários avisam os condutores sobre os locais onde estão sendo realizadas blitze”, revela.

Medidas Efetivas

André Luiz Nascimento, agente de trânsito educador e supervisor do Núcleo de Educação para o Trânsito em São José dos Campos, comenta que “hoje a Secretaria de Transportes consegue ter acesso a todos os boletins de ocorrência de acidentes de trânsito na cidade, mas não pode afirmar quantos casos de acidentes o condutor estava embriagado, pois este dado ainda é subjetivo e não cabe ao município essa atribuição”. O delegado Bastos complementa que a informação é a chave para ações efetivas e eficazes para o controle e redução dos casos, pois somente modificar a legislação e não promover a devida fiscalização não resolverá o problema. “Todo o sistema precisa funcionar. A partir do momento que tivermos um perfil detalhado dos casos, envolvendo secretarias de transporte, educação e saúde, podemos ter uma solução mais efetiva, ou seja, salvar vidas”, diz. Para o educador de trânsito, uma reforma nas penalidades envolvendo a população e mais fiscalização ajudaria a diminuir o número de acidentes. “Deve haver uma ampla discussão e sensibilização do assunto junto a população, já que a responsabilidade na redução de acidentes é de todos”, comentou André Luiz.


A Lei Seca em debate

A nova lei possui sanções mais severas, para os motoristas que conduzem embriagados, condenando de 6 a 12 anos de reclusão, além de multas e da proibição de dirigir, no caso de o acidente resultar em lesão corporal. E quando há morte da vítima, de 8 a 16 anos, ficando igualmente proibido de obter habilitação para conduzir veículos. Contudo, o teste do bafômetro não é obrigatório, pois nenhum cidadão é obrigado a gerar provas contra si mesmo. Bastos ressalta que apesar dessa não obrigatoriedade, “o condutor que se recusar ao teste do bafômetro poderá ser autuado com provas de testemunhas, imagens ou vídeos”. Atualmente, a Justiça considera a morte causada por bebidas ao volante como um homicídio não intencional. A definição legal de embriaguez tornou-se um tema delicado. “O que era para ser uma boa mudança, acabou sendo ruim”, explica Bastos. “Antes da Lei Seca de 2008, bastava que o policial constatasse a embriaguez para que o motorista fosse autuado, desde que mostrasse dificuldades na fala ou no caminhar. A lei passou a definir um nível exato, de 0,6g de álcool por litro de sangue. Se o motorista não quiser fazer o teste, ninguém pode obrigá-lo”. Contudo, a Lei tem gerado certos resultados. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), houve uma redução de 25% nas ocorrências com o uso de ambulância e de 36% nos atendimentos de emergência no estado de São Paulo desde o início da Lei Seca. Na última semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu audiências públicas discutindo pontos da Lei Seca, buscando embasamentos técnicos e não apenas jurídicos para a Lei. Está em tramitação na Câmara dos Deputados em Brasília, uma nova legislação com penas mais rigorosas ao infratores, onde a condução com qualquer nível alcóolico se torna um ato criminoso.

Nas ruas de São José

São José dos Campos participa do projeto “Parceria Global de Segurança Viária”, que trata da redução de mortes e lesões graves no trânsito. A solução proposta é registrar as informações para promover intercâmbios entre diversos setores, reduzindo riscos e conscientizando a população. Em 2011, foram 320 dias sem mortes no trânsito na cidade. Além disso, a Secretaria de Transportes desenvolve há 7 anos o projeto “Agito Seguro”, levando ao público um grupo teatral que, de forma lúdica, alerta os usuários de bares, restaurantes e faculdades dos perigos de conduzir veículos após a ingestão de bebidas alcoólicas. Em 2011, 285 estabelecimentos na cidade receberam estas apresentações. “Tenho visto que a população tem adotado um comportamento mais seguro, “escolhendo o amigo da vez”, quem não bebeu, para conduzir o veículo. Mas temos muito a avançar, não podemos ficar inertes a esta questão”, conclui André Luiz.

felizcidade.net | 19


ESPIRITUALIDADE

RETIRO INSPIRAÇÃO INVESTINDO BEM NO SEU TEMPO

A

proveitar bem o tempo livre está em alta, e não é para menos. Cada vez mais, pessoas têm buscado cursos de férias ou de um dia, aperfeiçoamentos, oficinas e atividades que, além de serem momentos agradáveis, também são oportunidades de crescimento. O Retiro Inspiração, promovido pela Primeira Igreja Batista em São José dos Campos, é um bom exemplo disso. Trata-se de um fim de semana com palestras e dinâmicas, abordando diferentes assuntos como família, mudanças e hábitos. Para participar, não precisa ser um membro da igreja. Na verdade, ela incentiva que pessoas deem o Retiro como um presente para amigos e familiares. “É um ótimo presente, algo muito acessível e que vale muito a pena. É um investimento da vida de alguém que gostamos”, conta Felipe Araújo, um dos voluntários à frente do Retiro. O objetivo do Retiro

é proporcionar um tempo de qualidade em meio a tantas atividades e desafios do dia-a-dia. “Ele permite uma melhor reflexão sobre os verdadeiros gigantes que todos nós temos que enfrentar em nossas vidas e como vencê-los”, completa Felipe. A programação não se restringe à palestras, mas possui dinâmicas que criam interações de forma contextualizada, e buscam respostas para questões como: “quais os padrões que uso para minhas escolhas?”; “meu estilo de vida faz sentido?”, “há um propósito para minha vida?” e “será que estou sobrecarregado?”. Tudo em um ambiente criado e preparado para favorecer a tranquilidade e a reflexão. A sétima edição do Retiro Inspiração acontecerá nos dias 25 a 27 de maio. As inscrições podem ser feitas na Central de Membresia da PIB SJC, ou mais informações via seu website. 


DIÁLOGOS COM A LITERATURA COMEÇA NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA O V FESTIVAL DA MANTIQUEIRA, REUNINDO O MELHOR DA LITERATURA

O

Festival da Mantiqueira, ponto de encontro dos amantes da literatura, chega à sua quinta edição entre os dias, 25 a 27 de maio (sexta a domingo), em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos (138 km de São Paulo). Entre os destaques do evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, autores em processo de criação, e outros, com obras prontas para serem lançadas. O Festival faz parte de uma série de eventos criados pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com o objetivo de divulgar autores e obras, formar público e estimular a criação literária. O evento, que tem a curadoria de André Sturm, reúne na programação autores que apresentam novas obras nos próximos meses e escritores que estão no processo de confecção de suas obras, como Paulo Scott que se dedica a Ithaca Road, integrando o projeto Amores Expressos, da Cia. Das Letras. Além dele, Flávio Carneiro trabalha em romance policial e conta as novas aventuras da dupla de detetives do livro Campeonato, de 2002. Marcelo Ferroni também escreve romance policial, com lançamento previsto para o final de 2013. Entre os destaques ainda estão nomes como Domingos Pellegrini, Carlos Eduardo Novaes, Marcos Augusto Gonçalves, Rubens Figueiredo, entre outros.

22 | felizcidade.net

DEBATES - O primeiro acontecerá na Tenda Principal

do Festival. Será no sábado (26/5), às 11h, coloca lado a lado Carlos Eduardo Novaes e Flávio Carneiro, em mesa que tem como tema Literatura & Entretenimento. A última mesa do dia, às 17h30, reúne José Castello (Vinicius de Moraes: O Poeta da Paixão e Ribamar) e os vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura, em 2011, Rubens Figueiredo (Passageiro do Fim do Dia) e Marcelo Ferroni (Método Prático da Guerrilha), para falar sobre ficção e realidade e responder à pergunta: Em que medida uma interfere na outra? Domingo. No dia 27, às 11h, Maitê Proença (Entre Ossos e a Escrita e Uma Vida Inventada) e Carola Saavedra (Paisagem com Dromedário e Flores azuis), conversam sobre A Mulher na Escrita ao Longo dos Tempos. Às 14h, a mesa tem como tema Os Novos Romancistas Brasileiros e a Reciclagem da História Política Contemporânea. Entre os escritores estão Paulo Scott, com Habitante Irreal, lançado no final de 2011 e Ronaldo Wrobel, autor de Traduzindo Hannah, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2010, além de Liniane Brum. A escritora acaba de publicar, pela Editora Arquipélago, seu título de estreia Antes do Passado – O silêncio que vem do Araguaia, e já pensa em um segundo livro, uma ficção inspirada em alguns dos personagens encontrados ao longo da pesquisa para a primeira obra. A última mesa, às 16h, será com Marcos Augusto Gonçalves, que lançou, em fevereiro, 1922 – A Semana que Não Terminou e fala sobre os 90 anos da semana de 22.

Fotos: Adenir Britto - PMSJC

CULTURA


TENDA DOS ESTUDANTES - No sábado, às 11h30, Domingos Pellegrini apresenta Saques e Toques – Poesia para Ver, Ouvir, Sentir e Pensar, uma exibição de poesias haicais. O escritor tem como próximo livro, o infantil Hospital de Brinquedos, da Geração Editorial. Às 15h30, João Paulo Cuenca fala sobre A última madrugada e, às 18h, os estudantes conversam com Tatiana Salem Levy sobre Dois Rios, que também será publicado em Portugual e na Itália. Em agosto, a escritora publica um infantil, pela editora Tinta da China. Domingo, às 11h30, o bate-papo é com Vinícius Campos. Radicado em Buenos Aires há sete anos, Vinicius publica no país o infanto-juvenil com título provisório Agentes DF, editado pela Ediciones B. O autor também trabalha em um novo livro, intitulado Como ser feliz na Paraíba?. Às 14h30, Ana Miranda conversa com os estudantes sobre Dias & Dias. A escritora também chega às livrarias, ainda neste semestre, com o infanto-juvenil Carta da vovó e do vovô. Na sequência, às 16h30, o convidado é o Ricardo Azevedo, para falar sobre O chute que a bola levou. Azevedo lança, em julho, pela editora Moderna, uma nova versão de Lúcio vira bicho, antigo sucesso da Cia. das Letras, reescrito como O Motoqueiro que virou bicho. A Tenda dos Escritores, destinada a alunos de escolas previamente agendadas, para bate-papos com autores, também é aberta ao público do Festival, que participa das conversas mediante a retirada de senha.

ANOTE

V Festival da Mantiqueira Diálogos com a Literatura Data: 25, 26 e 27/5 (sexta, sábado e domingo) Local: Praça Cônego Antonio Manzi, centro de São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos (138 km de São Paulo e 59 km de São José dos Campos).

Ingressos gratuitos

Retirar senha para as mesas, atividades infantis e shows uma hora antes do início das atividades na bilheteria do evento, na praça principal.

SHOWS – A cerimônia de abertura, na sexta-feira (25.05), às 20h, é seguida de show da turma do Biribinha, companhia fundada por Teófanes Silveira (Biribinha) há 33 anos, tem como características o palhaço tradicional e a música inusitada. Outros shows seguem-se no sábado. No domingo, às 11h, o coreto recebe o espetáculo O Lobo que Queria Ser Príncipe, uma viagem pelo mundo dos clássicos da literatura infantil. A Orquestra Piraquara de Viola Caipira, de São José dos Campos, se apresenta, às 17h, sob a regência do maestro Ruy Torneze. ATIVIDADES INFANTIS - No sábado e no domingo, as crianças podem participar de atividades que tratam a literatura de maneira lúdica, na Biblioteca Solidária, sempre às 12h e às 14h. OFICINAS - Durante o Festival também serão ministradas as

oficinas Literatura, mídia e educação, com Clóvis Bulcão e Da imagem à palavra: enredos possíveis, com Carla Caruso. As aulas são destinadas a professores de escolas públicas e privadas de São Paulo e a estudantes maiores de 18 anos, previamente inscritos. Carla, que recebeu, em 2010, o Jabuti pelo Almanaque dos sentidos, deve lançar, no segundo semestre, o Almanaque da Palavra. Bulcão publica, ainda no primeiro semestre, Contando a História. O escritor está debruçado na biografia da família Guinle, responsável pela construção do Porto de Santos.

Como chegar

De São Paulo, siga para São José dos Campos pela Via Dutra BR-116 ou pela Rodovia Carvalho Pinto SP-70. De São José dos Campos, o principal acesso é pela SP-50, estrada velha de Campos do Jordão, até chegar à cidade de Monteiro Lobato. Siga pela SJC-150, Estrada Vereador Pedro David até São Francisco Xavier. Uma linha especial de ônibus de São José dos Campos a São Francisco Xavier levará o público visitante ao evento. Saídas a cada uma hora, do Parque da Cidade Roberto Burle Marx - Av. Olívo Gomes, nº 100, bairro Santana. Onde se hospedar e opções de passeios: www.sjc.sp.gov.br, no canal “turista” Fonte: Assessoria de imprensa – Secretaria de Estado da Cultura

Depósito Betânia Materiais para Construção

Tel: (12) 3907-6786 e-mail: depositobetania@gmail.com Estrada do Bairrinho, no 1.300 - Santa Hermínia - São José dos Campos-SP felizcidade.net | 23


ABAP

SOLIDARIEDADE AO ALCANCE DE TODOS

N

a última semana a ABAP recebeu da Academia Curves, uma doação de 250 quilos de alimentos, para utilização das famílias atendidas pela instituição, por meio do Mercado Solidário. Segundo a direção da academia, os alimentos são oriundos de uma campanha realizada entre os próprios alunos. De acordo com Sérgio Ivo, Coordenador de Projetos da ABAP, esta ação pode ser realizada por todos na sociedade. “Podemos utilizar nossa influência e nossa afluência. Sozinhos cada um de nós podemos sim realizar algum ato de bondade, mas quando nos juntamos a outras pessoas podemos fazer muito mais”, diz.

VOLUNTÁRIOS - A ABAP atende neste projeto do Mercado Solidário, 150 famílias carentes da cidade de São José dos Campos e conta com a solidariedade também de voluntários para organização e distribuição destes alimentos que acontecem todas as sextas-feiras a partir das 07h30, na ABAP. “Venha ser um voluntário neste projeto”, convida Ivo. A ABAP necessita ainda, de pessoas para ajudar no preparo do café da manhã que é servido para as famílias, para cuidar das crianças que acompanham suas mães, na organização da distribuição dos alimentos e no acolhimento das famílias. EMPRESÁRIOS – Também podem dar

a sua contribuição com o Mercado Solidário. Necessidades: produtos de higiene e limpeza pessoal e doméstico. Alimentos: óleo de soja, leite em pó e café.

ABAP – Associação Beneficente de Ajuda ao Próximo Registro de Utilidade Pública Municipal: Lei n° 5.758 de 05 de outubro de 2000. Registro de Utilidade Pública Estadual: Lei nº 13.520 de 29 de abril de 2009. Avenida Deputado Benedito Matarazzo, 8333. Vila Betânia São José dos Campos/SP. Contato: (12) 3923-1544 www.abapsjc.org.br Contribua para a continuidade dos projetos. Banco Bradesco Agência: 2858-4 Conta Corrente: 19780-7 CNPJ da ABAP 01.372.496/0001-97

felizcidade.net | 25


CONSUMO

COMPRAS COLETIVAS MOVIMENTAM MERCADO MUNDIAL O PLANEJAMENTO É A PRINCIPAL FERRAMENTA PARA SE MANTER ONLINE LADO BOM E RUIM - Como todo negócio, os sites de compras coletivas já colecionam vantagens e desvantagens. Para os comerciantes, a grande vantagem está na divulgação de seu serviço e produto para milhares de clientes. “Em um primeiro momento o lucro zero pode se tornar negativo, porém se os serviços do anunciante forem de boa qualidade os clientes devem voltar ao local”, pontuam os executivos de vendas dos sites. Mas o grande pesadelo de ambas as partes surge quando a oferta do site não sai bem como o esperado. Alguns anunciantes oferecem mais do que podem suportar e a falta de estrutura para o cliente que comprou o cupom se transforma em uma péssima publicidade do local. O que deveria ser bom se torna ruim para o proprietário. Há casos que oferecem pacotes irresistíveis de viagens somados a outros atrativos, mas o que enche os olhos esvazia o bolso, já que em algumas situações podem sair mais caro. Os consumidores precisam ficar atentos as observações, já que a maioria das promoções acontecem em dias específicos e em alguns casos, até horários. Vale lembrar que há prazo de validade para usufruir do produto ou serviço adquirido. Outra reclamação constante entre os clientes é o tratamento diferenciado que recebem quando chega com um cupom. Uma prática comum dos anunciantes é oferecer produtos/serviços com desconto de até 90%, quando na realidade aumentam o preço para valorizar o desconto e atrair a atenção dos clientes. Desta forma, os sites de compras coletivas começam a enfrentar um novo desafio para não perder seus compradores. Agora eles precisam garantir que os anunciantes ofereçam seus produtos/serviços com a mesma qualidade e atendimento de um cliente normal.

26 | felizcidade.net

C

om pouco mais de dois anos online, os sites de compras coletivas, se transfomaram em uma febre e chegaram ao Brasil com força total. No mundo, o total chega a 800 portais ativos, que faturaram R$ 114,6 milhões em dezembro do ano passado, de acordo com pesquisa realizada pelo agrupador de ofertas SaveMe e pela consultoria e-bit, duas empresas do grupo Buscapé. O sócio-fundador do SaveMe, Guilherme Wroclawski, afirma que a barreira de entrada para os negócios online é muito pequena e, para os sites de compras coletivas, menor ainda. “Eles nem precisam de estoque para vender na internet”, diz. Apesar de ser um negócio lucrativo, o empresário do ramo de compras coletivas precisa de dedicação para se manter. Até o fim do ano passado 50% dos sites brasileiros deste gênero se mostraram inativos ou deixaram de trazer novidades aos clientes. Atualmente no Brasil existe em média 9,7 milhões de usuários que deixam nestes sites cerca de R$ 30 milhões por semana.

CHEGARAM PARA FICAR – De um ano para cá, grandes portais

como Peixe Urbano, Groupon e Clickon fortaleceram sua base de clientes, marcas e sua estrutura financeira e operacional. O primeiro portal do gênero a surgir no Brasil foi o Peixe Urbano. Que nasceu com uma equipe de cinco pessoas e hoje soma mil empregados em quatro países. “Quando o site começou, a meta era fechar o ano de 2010 com 300 mil clientes cadastrados. Tivemos 5 milhões”, afirma Letícia Leite, Diretora de Comunicação do portal. Os pequenos sites ainda são a maioria no segmento de compras coletivas, mas a concorrência com os grandes deve ser mais difícil. “Os sites grandes estão crescendo mais e se distanciando dos menores. O negócio de compras coletivas parece simples, mas requer uma execução complexa. Nós somos o maior em número de vendas, acessos e cadastros”, garante Letícia. O ClickCupom está entre os grandes portais de compras coletivas do país. Com descontos entre 50% e 90%, a empresa tem cerca de um milhão de cadastros, o que gera aproximadamente 1,65 milhões de acesssos por mês. Em média, o site registra 1.500 novas inscrições diárias. O perfil de usuário do ClickCupom abrange pessoas entre 21 e 50 anos, de ambos os sexos, das classes A, B, C e D. Para 2012, a previsão de crescimento é de 30%. A qualidade no atendimento faz com que ocupe a 5ª colocação geral do segmento. Já o Goupon, com sede em Chicago é a maior empresa de compras coletivas do mundo. Embora tenha registrado crescimento recorde de receita no primeiro trimestre, o portal de cupons de desconto Grupon encerrou o período no vermelho. Após o fechamento das bolsas norteamericanas, em abril deste ano, as ações do Groupon despencam mais de 6%, sendo cotadas a US$ 17,20. Para o segundo trimestre, a projeção do Groupon é que a receita fique entre US$ 550 milhões e US$ 590 milhões, um aumento de entre 40% e 50% na comparação com o segundo trimestre de 2011. Já o lucro operacional é previsto para entre US $ 25 milhões e US$ 45 milhões, comparado ao prejuízo de US$ 101 milhões do segundo trimestre de 2011. Essa perspectiva inclui aproximadamente US$ 35 milhões provenientes da venda de ações.


MUDANÇAS SEGMENTADAS - O mercado vem mostrando sua evolução no

perfil das ofertas mais segmentadas. As viagens são grandes atrativos seguidos de produtos, que representaram em novembro, a maior receita do setor com 23,5%. Já as viagens se destacam dentre os outros segmentos por oferecerem o tíquete de médio a alto e se enquadrarem no conceito de compra por oportunidade. De olho nisso, o Peixe Urbano criou uma diretoria exclusiva para tratar das ofertas de viagens. Além do segmento, só a área de entretenimento possui um executivo exclusivamente focado nesse mercado.

NOVIDADES – Como a briga começa a ficar acirrada, alguns inovam e buscam saídas mais direcionadas para se diferenciar. É o caso do www.compragourmet. com.br, que vai oferecer canais específicos para todos os portes e redes com os descontos de até 50% oferecidos hoje apenas pelas grandes marcas. O site está na fase de cadastramento e em breve estará disponível para os consumidores internautas, ele vem sendo desenvolvido há mais de um ano. Outra novidade que chega ao Brasil é o www.carrooferta.com. br que inicia suas promoções na cidade de São Paulo, com todos os produtos e serviços automotivos, com até 90% de desconto. Até bônus para compra de carros o site promete oferecer. A ideia é de Anderson Hideki, que viu a necessidade de empresas do segmento já que os sites pioneiros estão sempre dominados por ofertas de beleza e gastronomia. “Vamos focar em um nicho importante e forte no Brasil”, destaca Hideki. A ClickCupom, também inovou, criando um espaço voltado apenas para o público feminino. De acordo com Mauricio Simão, diretor de Marketing da empresa, o principal objetivo é agradar todo público. “Muitos homens não gostam de receber ofertas de saúde, beleza e moda, enquanto boa parte das mulheres busca exatamente estes tipos de promoções. Então vamos disponibilizar mais ofertas diariamente, e cada público receberá as promoções que realmente interessam”, ilustra. DO COMPUTADOR PARA TV - No mês passado o ClickCupom iniciou com ofertas de compras de cupons pela televisão e também pelo telefone. Segundo Mauricio Simão, o foco com a novidade é atingir uma parcela das classes emergentes que ainda não consome por receio, ou porque não domina muito bem os mecanismos de compras online. Para se destacar no mercado a criatividade é a principal ferramenta. Uma das principais redes sociais, o Facebook, virou ferramenta de trabalho para empresários que passam a oferecer os descontos dos sites desse segmento compra coletiva diretamente no feed dos usuários. Será o fim dos sites de compra coletiva ou o surgimento de mais uma forma rápida e “econômica” de fazer compras? Fontes: Jornal da Tarde, eCommerce.

felizcidade.net | 27


ESPORTES

“NA MARCA DO PÊNALTI” Por Alexandre Soledade Olá amigos! Mais uma vez juntos para analisar os principais destaques esportivos da semana.

SÃO JOSÉ - Vamos começar pelo São José. Expectativa pela

divulgação da parceria que vai fazer com que o time dispute a Copa Paulista, competição que envolve as equipes paulistas depois do campeonato estadual. São três as possibilidades: Roque Junior, o empresário Oscar Constantino e um grupo de empresários, encabeçados por Eduardo Vaz, proprietário da empresa OMD 93 Sports. Juntamente com o empresário Eduardo Vaz estão os ex-jogadores Gerson Caçapa e Edilson (ex-jogador do Corinthians). Uma parceria é importante para o time disputar a competição e começar a pensar no que será o campeonato paulista do ano que vem, onde mais uma vez o São José vai disputar a Série A-2. Quanto as propostas, apenas a do ex-jogador Roque Junior foi divulgada. O empresário, que até ano passado era o dono do Primeira Camisa, assumiria todo o departamento de futebol e o São José receberia apenas 10% da venda de qualquer jogador. O contrato seria de 5 anos, renovável por mais 5 e Roque Junior não assume qualquer dívida do time de futebol. Esta proposta, nos bastidores, deve ser vetada pela diretoria. As outras duas propostas não foram divulgadas para que se pudesse analisar o que é melhor para o São José hoje. A realidade é que algo precisa mudar. A torcida, fiel como é, não aguenta mais ver a equipe sofrendo ano a ano com a falta do acesso e brigando, como aconteceu este ano, contra o rebaixamento. A torcida é para que os nossos dirigentes sejam

iluminados e a melhor decisão seja tomada, pelo bem do patrimônio que é o São José Esporte Clube. Este clube, que já foi vice-campeão paulista, passou por grandes momentos em jogos no Martins Pereira e revelou grandes jogadores. Hoje não passa de um simples time de onze camisas que luta pela sobrevivência no maltratado futebol do interior brasileiro, onde a CBF prefere dar prioridade ao Campeonato Brasileiro que prestigiar os campeonatos estaduais, como o Paulista. É uma vergonha ver um estado como São Paulo ter um campeonato reduzido a dois meses e meio, ser disputado correndo e com critérios de classificação duvidosos como o de um jogo só nas quartas e semifinais. Um campeonato estrangulado pelo calendário do futebol brasileiro.

BRASILEIRÃO - Já que falamos do campeonato

Brasileiro, neste fim de semana foi dada a largada para mais um título do maior campeonato do Brasil. Ano passado o Corinthians foi o campeão, disputando cabeça a cabeça até a última rodada. São os 20 maiores clubes brasileiros na luta pelo título e alguém duvida que o grande favorito seja o Santos Futebol Clube, grande tri-campeão paulista deste ano e com os dois melhores jogadores do futebol brasileiro: Paulo Henrique Ganso e Neymar? Por hoje é só. Semana que vem estaremos de volta, falando mais sobre o nosso esporte. Ah... não podemos esquecer que este domingo é noite de basquete com o São José, disputando o terceiro jogo contra o Flamengo nas semifinais do NBB. Perdemos o primeiro no Rio de Janeiro, jogamos de novo na noite de sexta-feira (jogo encerrado após o fechamento desta edição) e neste domingo vamos com tudo para mais um jogo na Associação. Ginásio lotado de novo para empurrar esta super equipe do nosso basquete.


ACONTECEU

Cidade Sustentável, uma responsabilidade de todos

U

ma plataforma, que oferece um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros, foi apresentada na cidade de São José dos Campos, na última quinta-feira, 17, no auditório do SESC. O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa da do Instituto Ethos, Rede Nossa São Paulo e da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. É apartidário e tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável, incluindo o compromisso dos futuros ocupantes dos cargos públicos majoritários nos municípios do país. A apresentação da plataforma contou com a presença de George Winnik, integrante da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo, que apresentou o Observatório Social de São José dos Campos, pontuando a necessidade de a cidade cuidar de seus recursos recebidos para que estes sejam devolvidos em forma de uma boa administração e uma boa aplicação. “Temos enormes problemas como os de aeroportos, com a saúde, educação. Em 20 anos estes problemas continuam se repetindo. Os problemas não cessam de existir e qual é a causa destes problemas na administração pública?”, pergunta ele aos participantes, destacando a parceria que um Observatório Social pode trazer, no auxílio aos gestores públicos e sociedade, na fiscalização de licitações e contratos a fim de evitar gastos irregulares. “O objetivo do Observatório Social é fazer um trabalho preventivo. Acompanhar licitações, contratos, e apontar para o gestor possíveis falhas para evitar danos ao erário”, afirmou a auditora-fiscal da Receita Federal e Coordenadora do Programa Nacional de Educação Fiscal na jurisdição de São José dos Campos, Ana Cristina Zuccaro Wajsman. Na ocasião, também esteve presente o professor da PUC/ SP, Ladislau Dowbor, doutor em Ciências Econômicas, que por sua vez, convocou a sociedade a pensar de maneira mais abrangente, no papel das cidades no contexto do desenvolvimento sustentável, pontuando que a problemática de um determinado lugar não é a falta dos recursos, mas o que se faz com eles, como são administrados e como é feito o processo decisório da sociedade. “... não é falta de recursos, é o plano de gestão”, disse ele, dizendo que falta um sistema de governança que multiplique as ações de solução dos problemas globais.

O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade. Em todo o país, cerca de 300 pré-candidatos e dois diretórios nacionais de partidos políticos já aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis, assinando sua carta de compromisso. Para promover a plataforma estão sendo realizados, com o apoio de muitos parceiros, lançamentos em várias cidades brasileiras. Estiveram presentes no lançamento do Programa e assinaram a carta de compromisso, os pré-candidatos à prefeitura: Renata Paiva (DEM), Carlinhos Almeida (PT), Cristiano Pinto Ferreira (PV), Luiz Carlos Tibães (PMDB), Antônio Alwan (PSB), Fabrício Correia (PSDC), Antônio J. M. Faria (PT do B), Antônio Roberto de Siqueira (PPS) e Bassal Barbosa (PRP). O pré-candidato do PSTU, Antonio Donizete Ferreira, também esteve presente, contudo, não assinou, a carta do Programa, pois preferiu conhecer melhor a plataforma. Vicente Cioffi, representou o PSOL, porém, por questão de discussão partidária, não assinou a carta, mas pontuou que o partido possui programas de apoio ambiental e sustentabilidade. Apenas o PSDB, que ainda define o seu pré-candidato, não participou do lançamento do Cidades Sustentáveis. Ao assinar a Carta Compromisso, os pré-candidatos ao cargo de prefeito(a) estarão de acordo com as ferramentas propostas pelo Programa Cidades Sustentáveis. Se eleitos, deverão estar dispostos a incorporar a sustentabilidade de forma transversal às políticas públicas da cidade, sempre procurando promover a participação da sociedade civil. Além disso, também deverão prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução dos indicadores básicos relacionados a cada eixo. A Carta Compromisso também pode ser assinada por meio do site www.cidadessustentaveis.org.br


ACONTECEU

UM FIM DE SEMANA PARA SUPERAR LIMITAÇÕES E ULTRAPASSAR FRONTEIRAS

V

iver a fé além do tempo, da intelectualidade, da razão, das paixões e além do que os recursos financeiros possam prover, foi o assunto em pauta do último fim de semana (11 e 12), nos campi Centro e Sede da PIB SJC. Longe de ser um curso de autoajuda, tampouco programação neurolinguística, o seminário “Rompendo Limites – Superando Limitações e Ultrapassando Fronteiras”, trouxe nos dois dias de palestras, que romper limites implica em ir além de situações controláveis, confortáveis e previsíveis, porém sempre, obedecendo aos preceitos descritos na Bíblia. O primeiro dia de seminário, contou com a presença do Apóstolo Joel Pereira, do Projeto Vida, de Volta Redonda/RJ. Eloquente, perspicaz e conhecedor das Escrituras trouxe em sua abordagem, o tempo como aliado para o sucesso, dizendo que Deus dá poder ao ser humano para governar o dia e a noite. Pontuou que a humanidade tem vivido um tempo em que não sabe mais qual é a prioridade da vida. “A gente não sabe o que é mais importante e o que é menos importante, porque a semana começou e logo chega ao fim”. Destacou ainda que o viver para cumprir as obrigações do dia, sem antes ter planejado em oração, é dispensar o poder dado por Deus de controlar o tempo. Segundo o apóstolo, sem esta compreensão o ser humano se corrompe, ao ponto de somente trabalhar e não obter o resultado esperado. PSICOLOGIA - A psicologia explica que quando uma criança sabe onde está pisando e até onde pode ir, sente-se mais segura. Aprende a lidar com seus impulsos e emoções e pode decidir aquilo que tem maturidade para avaliar. Entretanto, o que se observa, na idade adulta, é que as pessoas

tornaram-se limitadas e precisam de estímulos para saírem do lugar, inclusive no campo espiritual. De acordo com o apóstolo Pereira, quem se adianta governa e quem se atrasa é governado. Explicando este axioma, o apóstolo frisa que quem tem hábitos de chegar atrasado aos compromissos, nunca governará, sempre será governado. Contudo, é possível governar, rompendo, com as limitações da mente -segundo ponto tratado no seminário-. Tais rompimentos segundo ele, ocorrem por meio de estímulos, que por conseguinte, causarão desconforto e dor, mas lembra: “A dor é passageira, a desistência é para sempre”. A programação contou também com o apóstolo Sérgio Paulo Guimarães, da Igreja Internacional da Renovação, já conhecido na PIB SJC por seu senso de humor, amabilidade e coerência em suas palavras, endossou as palavras de Joel Pereira e trouxe outro ponto relevante, na manhã de sábado: a paixão. “O apaixonado tem alvos. Ele não se expõe à toa. Quando se expõe, conquista!”, disse ele, explicando da decisão de se apegar com fé e determinação à Palavra de Deus. Outro pilar tratado durante a preleção, foi a importância de uma visão clara, com entendimento para as conquistas, em contraponto com o ser humano direcionado por motivações incoerentes, que o levarão ao fracasso. O seminário que teve início às 19h de sexta-feira, encerrou às 19h de sábado, com a preleção do Ap. Joel que na ocasião, lembrou os presentes que as adversidades são momentâneas e para vencê-las é necessário decisão. Ressaltou que celebrar as conquistas antes mesmo de tê-las conquistado é garantia de que elas cheguem e que o sucesso, não é um acaso, mas um propósito para cada pessoa.


PARA INSPIRAR

///LIVRO Quem Deus Realmente é

Este livro de Craig Groeschel, da Editora Vida traz diversas reflexões e visões de quem é Deus a partir de vários cristãos. Traz a visão de 17 palestrantes cristão e pastores, representando a igreja, falando sobre quem é Deus. Cada visão levará o leitor a ansiar Sua presença e desejar mais intimidade. O livro conta com as visões de Andy Stanley, Clark Mitchel, Chris Hodges, Craig Groeschel, Dino Rizzo, Francis Chan, Greg Surratt, Gary Shiohama, Jentezen Franklin, John Burke, Mark Batterson, Perry Noble, Rick Bezet, Steven Furtick, Stoval Weems, Toby Slough e Wayne Cordeiro.

///LIVRO Educando meninos

Os meninos são brutos, agitados, gostam de brincadeiras mais nojentas e radicais, são muito mais fortes que as meninas, não precisam de tantos cuidados. Pensando assim, muitos pais e mães acabam por negligenciar áreas importantes da educação de seus filhos, o que terá um reflexo negativo em seu futuro como homens, maridos e pais. A mídia bombardeia os garotos constantemente com influências negativas à formação de caráter. O forte apelo quanto à opção sexual é apenas um dos muitos desafios que os meninos enfrentam hoje. Neste livro, o Dr. James Dobson aponta um norte na educação de seu menino e esclarece as dúvidas mais comuns sobre as questões biológicas, comportamentais e educacionais. Um verdadeiro manual!

///CD Canções inesquecíveis

Neste álbum, a Som Livre faz um resumo da carreira artística da Pastora Ludmila Ferber, reunindo em um único CD seus maiores sucessos, como “Ouço Deus me chamar”, “Canção do amigo”, “Tempo de cura” e “Os sonhos de Deus” (essa última é uma das canções de maior sucesso no universo gospel). Apelidada como “a profetiza que canta”, a Pastora Ludmila Ferber tem como marca registrada a adoração profética. Há mais de 15 anos no segmento gospel, suas composições vêm sendo cada vez mais requisitadas pela comunidade evangélica. Seus CDs têm repercutido em inúmeros testemunhos de cura, consolo, ânimo e fé para pessoas de todas as classes, raças, etnias e idades.

/// BÍBLIA Bíblia do garoto radical

Batalhas, mortes, trapaças, desastres, destruição, heróis, bandidos. Você nunca imaginou encontrar essas coisas na Bíblia, mas fique sabendo que ela está cheia de histórias emocionantes, aventuras incríveis e passagens superengraçadas. A Bíblia do garoto radical foi feita especialmente para você. Repleta de curiosidades, dicas e informações, ela será o seu manual de sobrevivência, onde você encontrará respostas para todas suas perguntas. Conheça a Bíblia de um jeito que você nunca imaginou! Descubra como as coisas que ela conta podem fazer diferença na sua vida e ajudar você a ser um cara ainda mais legal. Agora, aprender a vontade de Deus para sua vida vai ser muito mais fácil e divertido.

EM NOTA

Professora é afastada

em Taubaté, por castigar alunas que estiveram na escola para assistir aula em dia de feriado. As meninas tiveram que fazer flexões, abdominais, polichinelos e pequenos saltos com as pernas flexionadas. Uma sindicância foi aberta para apurar o caso. Em 30 dias, todos serão ouvidos. Se comprovado o erro da professora, ela pode ser advertida, suspensa ou demitida.

Rogério Ceni em SJC

o goleiro dos 100 gols marcados e 21 anos de São Paulo mostra como empenho e paixão pelo trabalho podem gerar resultados vitoriosos. Rogério traz uma palestra sobre motivação, liderança e trabalho em equipe. Dia 21/maio, às 18h30, no Parque Tecnológico, em SJC.

Morre

a cantora Donna Summer. A artista emplacou diversos hits na era Disco e morreu na manhã da última quinta-feira (17), aos 63 anos, após uma batalha contra o câncer no pulmão.

32 | felizcidade.net

Coreia do Norte

retomou a construção de reator nuclear. Imagens por satélite feitas pelo instituto dos Estados Unidos declarou na quinta-feira, 17, a reativação. O governo norte-coreano afirma que a finalidade é gerar eletricidade, contudo, alguns especialistas, temem que o reator possa produzir também plutônio para carregar bombas atômicas.

Fundhas

prorrogou até este dia 20 de maio as inscrições para o processo seletivo que busca dentista (uma vaga) e médico do trabalho (uma vaga) para a Fundação e professores para lecionar no Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). Informações: www.fundhas.org.br


felizcidade.net | 33


PENSE BEM

COMO DEFINIR UMA PESSOA BEM-SUCEDIDA?

O

que é sucesso? Há muitas maneiras de definir sucesso: dinheiro, status, poder, influência, posição etc. Porém, medidas importantes para o sucesso são o impacto e a influência que indivíduos exercem sobre pessoas à sua volta; seja no ambiente de trabalho, na comunidade ou em seus lares, e de imediato podemos dizer que isto não tem a ver com dinheiro. Será que a pessoa que mais lhe influenciou até hoje foi a mais rica que você já conheceu? Não existe verdadeiro sucesso sem o poder da afluência e da influência. Você nunca terá sucesso sem legado. Em outras palavras: sucesso é a diferença que a vida de alguém faz na vida de outras pessoas. Analisando historicamente (e espiritualmente), poucas pessoas exerceram impacto tão grande quanto o apóstolo Paulo, o antigo Paulo de Tarso, cuja vida e escritos são apresentados no Novo Testamento da Bíblia. Ao final de sua vida, ele tinha colaborado para que a fé cristã tivesse espalhado por todo o império romano, embora viajasse a maior parte do tempo a pé. Imagine o que ele teria realizado se dispusesse de um jatinho, telefone celular e notebook? Embora muitos de nós direcionemos a vida para alcançar objetivos na esfera profissional e nos negócios, creio que a vida de Paulo oferece lições que podemos aplicar à nossa própria vida. Estas são as chaves para uma vida bem-sucedida: - Senso de direção - Para obter sucesso é importante você saber para onde está indo, quais suas metas e objetivos: “Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória” Filipenses 3.14. 

34 | felizcidade.net

- Contentamento - Capacidade de lidar com circunstâncias inesperadas e se elevar acima das adversidades. “Aprendi o segredo de estar satisfeito em toda e qualquer situação” – Filipenses 4.12. - Comprometimento - Iniciar um empreendimento e atingir sucesso requer disposição para perseverar diante de dificuldades e desafios: “Mas eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer” - Atos 20.24.   - Compaixão - Como Paulo permaneceu sensível às necessidades das pessoas ao seu redor, ele sentiu com o coração do outro, ele viveu empatia com as pessoas à sua volta. Assim também devemos nos esforçar para proteger os interesses dos que trabalham conosco. “Ainda que eu tenha... todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor... nada disso me valerá” 1 Coríntios 13.2-3.   - Fé Contagiante - Líderes de sucesso acreditam piamente em sua missão e seu entusiasmo é contagioso. “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” – Filipenses 4.13. - Serviço ao Próximo - Líderes egocêntricos geralmente têm mandatos curtos. O líder dedicado a servir aos outros, auxiliando-os a atingir suas metas é aquele que encontra seguidores dispostos. “Vou ficar contente em gastar tudo o que tenho e até a mim mesmo para ajudá-los” - 2 Coríntios 12.15.  

Carlito Paes Pastor Sênior da Primeira Igreja Batista em São José dos Campos/SP

- Persistência e Perseverança – Tem um ditado que nos lembra: “O importante não é como você começa, mas como termina”. Certamente isso era verdade para Paulo: “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos” - 2 Coríntios 4.8-9.   Experimente aplicar estas qualidades em sua própria vida e veja o resultado. Aproveite também e faça uma honesta reavaliação de sua vida até aqui. É possível que você se sinta um fracasso, um verdadeiro derrotado, mas de fato você não seja... E talvez você esteja se sentindo um campeão, contudo suas conquistas sejam tão pequenas e fúteis, e pelos meios que você usou para atingi-las sejam tão vergonhosos que na realidade você não é tão vencedor assim. Reavalie suas palavras e atitudes, e seja uma pessoa verdadeiramente bem- sucedida. E não se esqueça: você nunca será um fracasso até que você desista de lutar. Pense bem nisto!



revista_70_2