Page 1


REDUÇÃO DA FILA DE ESPERA NA SAÚDE: MAIS DE 22 MIL CIRURGIAS REALIZADAS. É A PREFEITURA TRABALHANDO POR TODA A CIDADE.

PARCERIA COM O GACC -------------------------------------------PELA PRIMEIRA VEZ EM SÃO JOSÉ

Com o mutirão da saúde, a Prefeitura de São José está reduzindo a fila de espera por cirurgias. O investimento em ampliação e reforma de unidades básicas de saúde e a inauguração de outras três já resultaram em melhoria significativa no atendimento, tornando-o mais rápido e humanizado. Também foram contratados mais médicos e o novo Ambulatório de Especialidades da Saúde já está quase pronto. É com trabalho e dedicação que a Prefeitura está vencendo o desafio de oferecer ao joseense saúde pública gratuita e de qualidade. Confira as principais realizações da Prefeitura em apenas dez meses.

104 PROFISSIONAIS DE SAÚDE FORAM CONTRATADOS

mutirão de cirurgias -------------------------------------------22.563 CIRURGIAS EM 10 MESES

nova uti do hospital municipal

antes eu não podia trabalhar, mas depois da cirurgia na mão ficou bem melhor para mim.

é uma satisfação enorme contar com mais leitos e equipamentos para salvar vidas.

josé antônio - beneficiado pelo mutirão da saúde

alejandro rodas - coordenador da uti

3 NOVAS UBS FORAM ENTREGUES E 2 ESTÃO SENDO AMPLIADAS

UPA do Putim

a santa casa de volta para o povo ----------------------------------------------------------------------------após sete anos, a prefeitura retoma convênio com a santa casa

www.sjc.sp.gov.br


PRA VOCÊ

ISSN 1983760-7

conteúdo de primeira www.felizcidade.net

Quem Somos

Com distribuição semanal em todos os Campi e Igrejas da Cidade, nossa revista tem como objetivo trazer matérias que informem, sensibilizem e tragam satisfação ao leitor. Nosso foco é levar boas notícias da nossa região e da família PIB, qualidade editorial e excelência quanto a forma, linguagem e conteúdo.

Conselho Gestor

Carlito Paes - Erich Prates - José Luiz Ovando Lázaro Carvalho – Marcos Madaleno

Editores

Erich Prates - Mariana Madaleno

Coordenação Editorial

Viviane Godoy e Heliete Oliveira

Era uma casa muito engraçada Mariana Madaleno faz parte da equipe editorial da Revista Felizcidade, conecte-se com ela

Jornalista Responsável

Talita Araújo - MTB 72 400

Direção de Arte Felipe Cavalcanti

facebook.com.br/mariceruks @mari_crks

Projeto Gráfico

Allan Marcel - Erich Prates

Designers

Lucas Anacleto - Júlio César Silva - Wagner Bonfim - Felipe Cavalcanti Thamara Ranciaro - Aline Tajes - Allan Fernandes - Gustavo Fernandes

Fotos

Acervo de fotografia FelizCidade, Adriana Fernandes e Bruno Fraiha

Anuncie (12) 3911-2228

anuncie@felizcidade.net contato@felizcidade.net Rua Euclides Miragaia, 548 - Centro – CEP: 12245-820 São José dos Campos - SP A Revista FelizCidade é uma publicação semanal da Editora Inspire em parceria com a PIB em São José dos Campos. As publicidades contidas nesta edição são de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes, não cabendo a Editora Inspire qualquer obrigação de responder sobre o conteúdo e veracidade de tais peças. Fica também a critério da Editora Inspire selecionar as propagandas que serão veiculadas. O conteúdo e informações contidos nas matérias e artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos articulistas.

Circulação

Caçapava, Jacareí, Jambeiro, Paraibuna, Pindamonhangaba São José dos Campos, Taubaté, São Paulo e São Bento do Sapucaí

Impressão

Allcor Gráfica

Distribuição

4.400 exemplares Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Para solicitar autorização envie e-mail para revista@felizcidade.net

Auditagem __________________________________________________

Diretora Executiva Carmen Rangel

Departamento Comercial Jordache Murta

Diretora de Redação

Mariana Ceruks Madaleno

Coordenação Editorial Viviane Godoy

Informações Editora

A

canção de Vinícius de Moraes descreve uma casa sem chão e sem parede, em que ninguém fazia nada. E mesmo que nossas residências não estejam localizadas à Rua dos Bobos, número zero, nossa vida também parece um lugar em que nada pode se fazer. Quando deixamos a bagunça tomar conta, tal como uma erva daninha que cresce sorrateira, em breve não conseguimos mais descansar, receber, utilizar ou mesmo desfrutar do que temos. Isso é uma verdade para a nossa casa, para o guarda-roupas, para a gaveta da mesa de trabalho. É até verdade para nossos relacionamentos. Nossa matéria de capa da primeira edição de 2014 nos dá dicas práticas – desde como vencer suas próprias desculpas até em que tipo de embalagens guardar utensílios – de como organizar a sua vida. Você concluirá que essas famosas “limpezas” de quando em quando fazem bem não só ao ambiente, mas à alma e ao espírito. Não foi com tijolos imaginários que se ergueu o projeto do qual falamos em Conteúdo. Também não foi somente com areia e cimento, mas com a doação, compromisso e generosidade que, em dezembro de 2013, foi inaugurado o Ginásio e Auditório Poliesportivo Primavera, futura sede da ABAP na região. Conheça como foi a festa de abertura, bem como os próximos passos desse projeto que abençoará milhares de famílias. Nosso entrevistado da semana trabalha pelo direito de ir e vir dos cidadãos de nossa cidade. Wagner Balieiro é secretário de Transportes de São José dos Campos, completando um ano à frente do cargo. Balieiro fala do trabalho realizado nesse ano e dos próximos desafios que estão por vir nessa crescente e amada cidade. Assim como a casinha da canção, que sua vida tenha esmero e graça. Mas que, ao contrário dela, tenhamos obras palpáveis em nossas vidas: organização, engajamento, nossos direitos preservados. Isso será para o nosso bem, de nossa família e de toda nossa sociedade. Aproveite!

(12) 3911 2228 contato@editorainspire.com.br www.editorainspire.com.br

Informações Igreja PIB (12) 4009-4300

felizcidade.net | 3


DIZ AÍ expressão e atitude No final de 2013 a PIB em SJCampos e seu pastor líder, Carlito Paes, receberam muitos votos e felicitações pelo Natal e pelo novo ano. Agradecemos a todos. “O Natal é o nascimento da paz da alegria e do amor. O ano novo é a representação da esperança de novo começo. Desejo a você e sua família feliz Natal e próspero Ano Novo.” Vereador Calasans Camargo e equipe. “O poeta nos fala de outro mundo possível. Um lugar onde não haja rico e pobres, fartura e miséria, centro e periferia, direitos e falta deles. Com seu sonho, nos lembramos de que Natal é tempo de renovar a esperança. Que pode ser frágil, incerta. Pode voar com o vento, como um balão. Não importa. A salvação do mundo nasceu indefesa numa manjedoura. Feliz Natal e um excelente Ano Novo.” Deputado Estadual Carlos Bezerra Jr e família. “Em 2014, temos certeza de que pelo menos um dos seus desejos é igual ao nosso. Então, que ele se realiza e torne este ano inesquecível em nossas vidas. Que você e sua família tenham um ótimo fim de ano com muito amor, alegria e paz.” Grupo Bandeirantes, Valéria e Arlete.

“Que o Natal nos inspire ao longo de 2014, fortalecendo nossas relações de amizade, trazendo harmonia ao ambiente familiar, concretizando nossos sonhos e cultivando em nossos corações a solidariedade, a gentileza e o respeito ao próximo. Aproveito para renovar meu compromisso de contribuir com a qualidade de vida de nossa cidade e de fiscalizar as decisões e ações que afetam o cidadão joseense. Muita saúde e felicidade a você e sua família! Boas festas.” Fernando Petiti da Farmácia Comunitária e equipe. “Somos gratos pois neste ano fomos recebidos de braços abertos pela PIB e suas extensões; nos foi ministrado: cura, amor, perdão e crescimento espiritual, fruto das mensagens inspiradas por Deus e dos relacionamentos que plantamos. Cremos que pela lei da semeadura colheremos frutos gloriosos, já que o produtor é Cristo. Fomos impactados com uma “virada” poderosa em nossa vida conjugal e familiar, capitaneada pelo pastor Carlito e sua valorosa equipe de pastores e ministros. No próximo ano concluiremos o Integração e faremos o ciclo CR, pela fé nos dispomos a servir. Que Deus continue a ser com vocês. Os amamos.” Em Cristo, Fernando, Andréia, Pietro, Heitor e Mirela.

#EuLeioFelizcidade

revista@felizcidade.net

revistafelizcidade

NESTA EDIÇÃO

07

Pastoral Consolide você!

20

Radar Chegou a IC em Pinda

08

Quem? Mobilidade urbana

21

Conheça PIB comemora 71 anos

11

Célula Um novo nascimento

22

Conteúdo Transformando o Jardim Primavera

13

Hummm O verão

25

Cabide Promoção

15

Eles Alvos definidos

34

Reflita Teoria e prática

17

CAPA

organize sua casa e sua vida


PASTORAL juntos somos melhores

CONSOLIDE VOCÊ! “Se vocês puserem essas palavras em prática, serão como pedreiros competentes, que constroem sua casa sobre a solidez da rocha. A chuva cai, o rio avança e o vento sopra forte, mas nada derruba aquela construção. Ela está fundamentada na rocha.” Mateus 7.24 e 25 (A Mensagem)

V

ocê pode perceber a profundidade desse ensino de Jesus? Ao colocar suas orientações em prática, nos fortalecemos. Este é o nosso Ano de Consolidação! Nosso Pastor repartiu conosco o que recebeu de Deus. Então, se obedecermos, consolidaremos e passaremos a ter uma vida muito mais frutífera. Uma das convicções mais presentes no meu coração é a de que o que sou é apenas uma parte daquilo que Deus projetou para que eu seja. Como nosso querido irmão Ricardo Robortella afirma em uma de suas canções: “Eu sei que tem mais, eu sei que existe mais de Deus para mim.” É assim que tenho buscado cumprir meu chamado nesta incrível igreja, liderada por um dos homens mais excepcionais que já conheci. Pensar que há algo mais, melhor e exponencial pode parecer egoísta e unilateral, mas tudo depende do ponto de vista. Pois se Deus ainda tem coisas grandes para realizar na Terra, creio que grandes obras devem acontecer em mim e a partir de mim, pois Ele nos escolheu para revelar a Si mesmo. Por isso vivo sempre com grandes expectativas! A cada início de ano temos recebido uma direção profética para os próximos 365 dias. Sem dúvida este já é um dos nossos mais importantes fatores de expansão, pois quando não há profecia (direção) o povo se corrompe, ou seja, perde a direção. 2014 é o Ano da Consolidação! Como Salomão afirmou: “Há tempo para todas as coisas debaixo do sol” e este é o tempo de firmar, estabelecer, solidificar, completar e reestruturar. A fúria de uma tempestade não pode derrubar e destruir uma casa construída

sobre Ele, a Rocha. Ele é o fundamento inabalável, como os nossos adolescentes estão aprendendo neste acampamento de férias e como a juventude vivenciará nas próximas semanas no Reação. Se olharmos tudo a partir de Jesus certamente teremos um grande ano de consolidação pessoal, familiar e eclesiástico. Para que você não perca nenhuma “gota” da unção que Deus preparou para o seu 2014, recomendo que você: 1. Intensifique sua vida de oração, interagindo com as oportunidades que a igreja oferece para isso. 2. Demonstre avidez espiritual. Receba com o coração aberto e pratique o que receber do púlpito, da célula e do seu MDA. 3. Leia! Faça todos os dias a sua leitura bíblica diária e toda semana leia um capítulo do livro O que Jesus espera dos seus seguidores. 4. Avalie diariamente sua vida em todas as áreas. Nunca “durma” em pecado. 5. Ouça bem! Escute com humildade os feedbacks das pessoas à sua volta. 6. Elimine as pendências. Acerte as dívidas, reate relacionamentos rompidos, dê testemunho, resolva sua vida afetiva, supere medos antigos, melhore o ambiente na sua casa etc. 7. Faça uma agenda espiritual. Pergunte a si mesmo: “O que tenho feito com tudo o que sou e tenho?” Priorize o Reino de Deus e sua igreja local. 8. Cuide de pessoas! Pastoreie uma célula. 9. Seja otimista e aplique fé. Lembre-se de que você está debaixo de uma palavra profética liberada, portanto, faça a sua parte e Deus fará a Dele.

Fabiano Ribeiro Pastor Executivo da PIB em SJCampos facebook.com/fabianoribeiro.oficial @fabianosribeiro

10. Celebre cada vitória! Creio que o Espírito Santo, de janeiro a dezembro, ajudará você a “ticar” cada item importante que precisa ser consolidado. Então, em 2014, consolide! A proposta de Jesus é nos dar uma vida plena e não metade dela! O que irá acontecer neste ano determinará o nível que chegaremos nos próximos. É a base sendo formada para suportar muito daquilo que Deus reservou para todos nós. Creia: “eu sei que tem mais, eu sei que existe mais de Deus pra mim.”. Parabéns por fazer parte de uma igreja que oferece um ambiente de intensa transformação, desafios e oportunidades de desenvolvimento. Não chegaremos no céu de mãos vazias! Toda corrida tem o momento do pit stop para que a corrida continue logo depois. Continuaremos crescendo, ou melhor, “correndo” a corrida que nos foi proposta: na realização de missões de forma integral, na validação de nossa cultura eclesiástica, na busca por solidez em nosso processo de cuidado, na formação espiritual e na captação e desenvolvimento de líderes. Lapidaremos nosso processo administrativo e de expansão e permitiremos que o Espírito Santo realize grandes feitos entre nós. Enfim, veremos consolidado tudo o que o Senhor tão graciosamente colocou em nossas mãos. Isso mexe com você? Então, prepare-se! Juntos, para um ano inesquecível!

felizcidade.net | 7


QUEM

• Texto Talita Araújo

mobilidade urbana Secretaria de Transportes de São José iniciará novas obras em 2014 e renovará frotas de ônibus que atendem a zona sudeste

E

ste foi primeiro ano de Wagner Balieiro à frente da Secretaria de Transportes de São José dos Campos. Trata-se de uma das Secretarias mais importantes da cidade, pois cuida de serviços essenciais a população joseense. Ele formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade do Vale do Paraíba - Univap e foi eleito vereador para o seu terceiro mandato, cargo que não exerce pois é secretário municipal. O secretário falou à FelizCidade sobre as principais mudanças implementadas durante 2013 e novos projetos previstos para o ano de 2014. 2013 foi o seu primeiro ano como Secretário de Transportes de SJCampos. Como o senhor avalia este ano? Foi um ano de grandes desafios. Encontramos obras paralisadas e atrasadas. Recomeçamos todas, renegociando os contratos, e já entregamos várias, por exemplo: recapeamento da Avenida da GM, pavimentação no bairro Santa Hermínia e Viaduto Kanebo. No transporte público implantamos a principal promessa de campanha do prefeito Carlinhos que foi o Bilhete Único. Tivemos a aprovação de R$ 800 milhões do governo federal para implantar o BRT, que deve revolucionar o atendimento a população. Além disso, iniciamos os projetos da Via Cambuí e da Via Banhado. Ou seja, ao longo de 2013 foram implantados serviços de transportes em toda a cidade. Quais foram as principais mudanças implantadas em 2013? Em 2013, foi retomada a obra de ampliação do Viaduto Kanebo, foram iniciadas as obras para a construção da via Tamoios/Aeroporto, iniciadas as obras de adequação da Estação de Conexão (ECO) do Campos de São José atendendo aos moradores do bairro, retomados e concluídos quatro PCMs (Plano Comunitário de Melhorias) que haviam sido iniciados em 2011 e 2012. Foram iniciados três novos PCMs com valores de m² cerca de 30% mais baratos que os anteriores, foram investidos cerca de R$ 2,59 milhões para o recapeamento de 4.280 metros de extensão de vias nas regiões norte, leste e sul, foi iniciada e concluída a pavimentação do bairro Jardim Santa Hermínia, implantadas 13 novas travessias elevadas. Várias medidas foram adotadas ainda no sentido de melhorar o sistema de transporte público e a mobilidade urbana. Entre essas medidas destacam-se a criação do Bilhete Único, que garante a todo o passageiro que tiver o cartão eletrônico a utilização de qualquer linha, em qualquer sentido, pelo período de duas horas, pagando uma única passagem e utilizando até 4 ônibus. Foram implantadas também as faixas exclusivas para o transporte coletivo para melhorar a velocidade dos ônibus em corredores destinados somente ao transporte público. Além disso, houve a renovação da frota com 40 novos ônibus da Expresso Maringá e 51 novos ônibus da CS Brasil e a entrada em circulação de nove ônibus articulados na cidade modelo para uso no sistema BRT (Bus Rapid Transit) de 18,97 metros. Os articulados têm capacidade para 130 passageiros e contam com um motor mais potente, o que possibilita desenvolver uma melhor velocidade em corredores exclusivos de ônibus.

8 | felizcidade.net

Charles de Moura /PMSJC Divulgação

vida que faz a diferença


Para 2014 quais são as principais metas da Secretaria de Transportes e quais serão os benefícios que a população de São José receberá com isto? Em 2014 há a previsão de licitação dos projetos do BRT, Via Banhado e Via Cambuí. A expectativa é que as obras comecem neste ano. Também teremos um grande plano de pavimentação nos bairros em regularização e o recapeamento nas principais vias da cidade. No trânsito, em parceria com o Estado, teremos uma nova central de serviços que trará mais conforto e rapidez no atendimento a população. Antonio Basílio /PMSJC Divulgação

Neste ano há alguma previsão de aumento do número de carros para as linhas existentes? Ou a criação de novas linhas? O sistema de transporte público é dinâmico e de acordo com a análise de demanda são criadas novas linhas, o que deve acontecer novamente este ano. Em relação à frota de veículos do transporte coletivo, ainda não há a previsão do aumento no número de carros. O que deve ocorrer é a renovação por ônibus novos pela empresa Saens Peña. As vias Cambuí e Banhado são dois importantes projetos dos quais a população joseense necessita para uma melhor qualidade do trânsito na cidade. Há previsão de início dessas obras? No momento, a Via Banhado está em fase de projeto funcional que deve ser finalizado no primeiro semestre deste ano e a Via Cambuí deve ter o projeto funcional e básico concluído também no primeiro semestre. A expectativa é que possa ser aberto o processo para a contratação das obras no segundo semestre. Uma nova forma de pagamento de zona azul foi implantado na região do Parque Santos Dumont, no qual não há necessidade do usuário depositar seu tíquete no veículo. Este recurso será implantado em outras regiões da cidade? Há a intenção de que os postos de venda eletrônico do estacionamento rotativo sejam implantados em outras áreas da cidade. Essa expansão está em estudo para definir as áreas e se será desenvolvida da mesma forma que na Vila Adyanna e Jardim São Dimas. Foi anunciada pela prefeitura municipal a criação do Poupatempo do Trânsito. Como ele funcionará e qual a previsão de início de suas atividades? O Poupatempo do Trânsito reunirá em um só espaço diferentes serviços relacionados ao trânsito com atendimento pelo Estado e município. O setor de protocolo da Secretaria de Transportes, por exemplo, terá uma unidade no local, ampliando o atendimento que hoje é prestado. Esse setor é responsável pelos recursos de infrações. A unidade será instalada em uma área do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) que fica no Parque Industrial (Avenida João Batista de Soares), na zona sul de São José. O convênio prevê o repasse de R$ 1,425 milhão da prefeitura para que sejam realizadas obras de adequações no local. O espaço deve entrar em funcionamento até o final do próximo ano. felizcidade.net | 9


edital de convocacao.pdf 1 10/01/2014 16:55:11

EDITAL DE

CONVOCAÇÃO Convocamos todos os Associados da Associação Beneficente André Pusplatais, CNPJ 01.372.496/0001-97, e a quem possa interessar, para a Assembléia Extraordinária, no dia 31 de janeiro de 2014 às 16 horas, nas dependências da Sede da Associação, à Avenida Deputado Benedito Matarazzo, 8333 – Vila Betânia – São José dos Campos – SP. Pauta de assuntos a serem discutidos na Assembléia: - Recebimento novos Associados - Eleição de membros da Diretoria - Outros assuntos. Atenciosamente

Alexandra Diacov da Cunha Presidente


célula vivendo as estações

devocional 01/50 • Texto Mariana Madaleno

Um novo nascimento

A

s palavras de Jesus nos ensinam, exortam e inspiram. Mas para que sejam verdadeiras, precisam ultrapassar nosso entendimento intelectual – precisam ser ativadas em nossas vidas por meio da obediência. Nem sempre as palavras de Jesus foram dóceis e bem aceitas por aqueles que as ouviram. Por vezes, causaram raiva, desdém ou mesmo dúvida. Esse foi o caso de um homem que não estava acostumado a não entender uma referência dos textos sagrados. Nicodemos era um mestre da Lei que, ao conversar com Jesus, mais pareceu um aprendiz primário daquilo que o Mestre ensinava. Trata-se de um dos diálogos mais ricos de toda a Bíblia. No terceiro evangelho de João, estão registradas as palavras de Jesus que lhe causaram tanta estranheza: “Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo” (João 3.5,7). Esse é um dos mandamentos mais impactantes de todas as palavras de Jesus. Tudo começa a partir daí. Jesus nos ensina que é indispensável que nasçamos do Espírito, para uma nova vida. Como afirma John Piper: “Não é de aperfeiçoamento moral que seu velho eu necessita. É de vida nova que o mundo inteiro necessita.” Você já viveu essa experiência em sua vida? Aprofunde sua leitura no Devocional 1 do livro “O que Jesus espera de seus seguidores”, de John Piper, edição especial para a PIB em SJCampos. Faça a leitura e compartilhe em sua célula o que Deus tem falado com você.

felizcidade.net | 11


Você acaba de ganhar

20% de DESCONTO

na sua troca de Promoção óleovalida e atefiltro Dez/2013 Um espaço para cuidar do seu carro

e uma estrutura para melhor atender você

3

PAGUE SEM JUROS

X

Imagens meramente ilustrativas


HUMMM bom apetite • Texto Monique Lazarini

O verão

Ingredientes Frozen 1 lata de leite condensado 1 pote de iogurte natural integral Suco e raspas da casca de 1 limão Calda 1 xícara (chá) de polpa de maracujá com as sementes Meia xícara (chá) de açúcar Preparo Frozen: em um recipiente, misture bem o leite condensado com o suco, as raspas e o iogurte. Cubra com filme plástico e leve ao freezer até endurecer. Retire do freezer e bata na batedeira até ficar homogêneo. Cubra e retorne ao freezer até endurecer. Calda: em uma panela, misture a polpa de maracujá com o açúcar e meia xícara (chá) de água e leve ao fogo baixo até obter uma calda rala. Retire do fogo e deixe esfriar. Sirva o Frozen Iogurte com a calda de maracujá.

felizcidade.net | 13

Imagem maeramente ilustrativa

D

ias de calor, onde tudo o que fazemos é querer algo refrescante, junto com ele, as férias do trabalho e da garotada, tempo de descanso, passeios em família, sem horários e claro que é necessária muita criatividade para entretenimento. Na alimentação não é diferente, neste primeiro mês do ano é a estação da abobrinha, alface, beterraba, tomate, caqui, entre outros, mas principalmente do maracujá. Fruta deliciosa, azeda e muito rica em vitamina C e sais minerais. Um calmante natural, e versátil na elaboração de muitos pratos sejam doces ou salgados na gastronomia. Então ficam algumas dicas: • Como comprar: o maracujá azedo, quando maduro apresenta a casca enrugada. Já o doce deve ter casca lisa e brilhante. Em ambos, elas não devem ter manchas escuras ou rachaduras. • Como conservar: se madura, mantenha a fruta sob refrigeração por até duas semanas. Antes de amadurecer, conserve em local arejado e seco. Nesta época, o nosso corpo pede sobremesas mais leves, à base de frutas, e de fácil digestão. Aproveitando as dicas, o calor dos próximos dias, vamos ser criativos e fazer um frozen (congelado), na gastronomia “Sorvete de Iogurte”.

FROZEN IORGUTE COM CALDA DE MARACUJÁ


ELES uma jornada de conquistas

• Texto Julio César Silva

Alvos definidos

J

á se passaram alguns dias do ano, a “poeira” das festividades está abaixando. A pergunta que fica agora é: o que você pretende fazer nos próximos doze meses? Já parou para pensar nisso? Se não, deveria analisar cuidadosamente essa questão. Na virada do ano é muito comum ouvirmos aquela velha canção: “Adeus ano velho, feliz Ano Novo, que tudo se realize no ano que vai nascer”. Vamos destacar aqui uma pequena frase dessa música: “Que tudo se realize”. Tudo se realize? Tudo é muita coisa, não é? Além de ser muito genérico. Neste novo ano procure ir mais fundo. Procure um sentido para o tudo. Deixe claro o que é “tudo” para você, parte de alguns princípios tangíveis. Por que se não sabe para onde está indo, como saberá quando chegar? Sempre é importante definir alvos em nossas vidas e lutar para alcançá-los. Há uma frase que diz: “Mire seus objetivos na lua, e se por algum motivo não alcançá-los, ainda assim, estará entre as estrelas”. Portanto, seja ousado em seus alvos para este ano. Tenha metas em todas as áreas da sua vida. Na família, no trabalho, na área financeira, intelectual, espiritual e por aí em diante. O que não pode acontecer de forma alguma é chegar no final do mês de dezembro de 2014 sem ter celebrado alguma meta pessoal. É importante enfatizar também os alvos familiares, já que a responsabilidade de tudo o que acontece em um lar está sob a figura do homem. Sendo assim, as vitórias a serem celebradas pela sua família durante este ano, depen-

derá de você, o sacerdote do lar. Se ainda não fez isso, faça o mais breve possível, pois os dias são como a neblina, num piscar de olhos, desaparecem. Junte a família, peça para todos definirem seus alvos pessoais, mas não se esqueça, a responsabilidade e o zelo da casa é iniciativa sua. Se ainda não é casado e não possui a sua própria família, você não pode se eximir da responsabilidade de também ter alvos particulares, a menos que você seja um bebê e possua total dependência dos pais. Aliás, mais uma sugestão. Não deixe de colocar como alvo em sua vida a constituição de uma família, pois esse é um plano perfeito de Deus. Em seguida mantenha os alvos em lugares que possam ser vistos, de preferência, todos os dias. O mais importante de todo esse processo é ter alvos sem fugir do principal alvo que é Deus. Assim, peça discernimento a Ele, e só depois, defina a sua lista. Feito isso, é só correr para comemorar as vitórias alcançadas. Este ano, sem dúvida, pode ser o melhor ano da sua vida. Só dependerá de você. O que escolher plantar agora, colherá no futuro. Alvos bem definidos, colheita garantida!

felizcidade.net | 15


DESDE 1980 CONSTRUINDO SOLUÇÕES PARA SUA OBRA. Tecnologia em produtos aliada à excelência em serviços faz da PISOVALE uma empresa de destaque em seu segmento no Vale do Paraíba.

Vale Sul Shopping: teto, sanca e revestimento de gesso acartonado Knauf; revestimento Cleaneo Acústico Knauf; revestimento Multipainel Woodgrain da Hunter Douglas.

• • • • • • •

Drywall (teto e parede) Forros Pisos Carpetes Divisórias Brises Revestimentos

Tel.: (12) 3941-5522 – www.pisovale.com.br


CAPA • Texto Talita Araújo

Organize sua casa e sua vida

A

Bíblia é o manual que nos ensina como viver neste mundo de acordo com os padrões de Deus. No livro de Eclesiastes 3.1,5-7 encontramos uma importante instrução, que diz: “Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu (...), tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, (...) tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar”. Quando pensamos em colocar estas palavras em prática, pequenas atitudes podem fazer a diferença. Umas delas é organizar a casa, ou, para os mais novos, pode ser simplesmente arrumar o quarto. Essas atitudes podem parecer de menor importância, porém, ajudam-nos a ser como o ambiente que cuidamos: novos e preparados para ser consolidados com o melhor de Deus.

felizcidade.net | 17


CAPA

Q

uando começamos um novo ano sempre temos a expectativa de que ele seja melhor que o anterior. Contudo, não adianta somente fazer votos para que coisas diferentes aconteçam. Precisamos ter atitudes que tragam novidades à nossa vida. Uma escolha simples e que, para muitos, pode não parecer tão importante é organizar a sua casa. Segundo o psicólogo Fernando Melo, esse ato pode fazer a diferença em muitas áreas da nossa vida e que vão muito além do ambiente físico da nossa casa. “A figura “colocar a casa em ordem” é muito significativa. Quando você coloca a casa em ordem no sentido literal, você se vê confrontado com coisas que ficaram acumuladas tomando espaço, outras que são prioridades, mas que estavam esquecidas em algum canto. Dá trabalho, exige tempo, requer atenção. E não adianta jogar a sujeira para debaixo do tapete senão bichinhos indesejados irão surgir”, explica Fernando. Foi isto que aconteceu com Thânia Allan. Ela dá aulas de inglês, trabalha em casa e sempre quis organizar melhor suas coisas, mas sem sucesso. “Eu queria arrumar tudo e não conseguia. Falava que ia fazer isso e aquilo, mas nada era feito. Um dia, decidi que iria tirar tudo aquilo que não fazia mais parte da minha vida e das minhas escolhas atuais. Foram embora caixas de livros, CDs, DVDs e roupas”, conta. Para Thânia, organizar suas coisas e dispensar aquilo que não está sendo utilizado fez muita diferença. Ela ainda conta que “ guardava coisas que não queria mais. Hoje consigo encontrar coisas que são realmente necessárias, tenho mais espaço e posso adquirir coisas novas que serão úteis sem culpa”. Geralmente, temos o hábito de guardar recordações e também dificuldade de nos desfazer de objetos. São pensamentos comuns: “vou emagrecer e entrar nessa roupa”, “posso precisar daquilo algum dia” ou “um dia vejo o que tem naquelas caixas e armários.” Assim, o trabalho de organizar fica para depois, assim como a necessidade de se fazer escolhas. “Tal figura se reflete muito bem em nossas atitudes: dá trabalho descobrir se nossos esforços estão sendo empregados em coisas que valem a pena, toma tempo eliminar coisas inúteis e realinhar aquelas que nos edificam, requer atenção fazer autoexames continuamente. E quantos não são os “bichinhos” que nos corroem por dentro por termos negligenciados certos pontos de nossas vidas? Mais do que uma simples metáfora, isso se revela uma verdade que nossa mente também transplanta para nossos funcionamentos psíquicos e relacionais diários”, relata Fernando. Neste primeiro mês do Ano da Consolidação decida organizar sua casa e sua vida, e esteja pronto para que todas as promessas de Deus preparadas para sua vida possam se cumprir. Seja se desfazendo de objetos que não trazem boas lembranças ou daqueles que o prendem no passado, organize a sua vida!

18 | felizcidade.net

Mãos à obra

Algumas pessoas buscam um organizador profissional para dar uma ajuda na hora de arrumar a bagunça. São chamados “personal organizers”, profissionais que oferecem o serviço de organização de ambientes domésticos e profissionais, usando métodos que possibilitam a criação de soluções individuais e personalizadas. Esses organizadores também ensinam sobre soluções em organização e seus benefícios, auxiliando indivíduos e empresas a assumir o controle de seu entorno, seu tempo, seu papel e seus sistemas para a vida (Fonte: NAPO - Associação Nacional dos Organizadores Profissionais - EUA). Como nem todos têm condições de contratar este tipo de serviço, é possível encontrar na internet um grande auxílio. Em sites e blogs é possível encontrar dicas para arrumar cada cômodo da casa, além de armários e documentos. Para aqueles que vão colocar a mão na massa, a primeira de decisão é começar cedo e não agendar nenhum compromisso para o dia da faxina, para que não ocorra de tudo ficar pior do que já está. No caso de Thânia ela fez tudo sozinha e começou pelos livros, passou para os CDs e DVDs, depois foi para os armários. Ela afirma que fez tudo sozinha e que tirou 3 caixas com os objetos e mais 3 sacolas grandes com roupas e sapatos. “O destino do que foi descartado variou entre lixo e doação dependendo do estado, e também para um senhor que recolheu alguns para reciclagem e venda. Tudo foi feito em uma semana, entre decidir, escolher, recolher e dar destino. Quando eu olhava a minha estante, não conseguia me identificar mais com os títulos que estavam ali. Acho que é a constatação da nossa mudança interior, uma limpeza cultural, emocional e espiritual”, completa.


Roupas para doação

Selecione roupas que não usa mais. Se você não veste uma peça há muito tempo, dificilmente voltará a usá-la. Junte tudo o que retirar do guarda-roupa e doe o que estiver em bom estado para uma instituição de caridade, ajudando a melhorar o ano de quem mais precisa.

Arrumando armários

Aproveite a oportunidade e deixe o armário mais organizado, separando itens de acordo com sua preferência. Roupas de banho e íntimas podem ocupar menos espaço se agrupados em colmeias de gaveta, enquanto blusas podem ser dispostas de acordo com a estação do ano em que são mais usadas. Guarde artigos fora de estação em embalagens adequadas, como os space bags, que reduzem em até 5 vezes o volume dos materiais. Sapatos podem ser guardados em locais estratégicos por meio de objetos que otimizam o uso do espaço, como sapateiras de pendurar.

Cuidado com a qualidade

Artigos de higiene e beleza só devem ser conservados até a data de vencimento impressa nas embalagens. Confira esse detalhe antes de reordenar sua necessaire e encaminhe embalagens vencidas para o descarte correto. Outra forma de guardar esses produtos são porta-cosméticos, que permitem uma visualização total do conteúdo e evitam vazamentos e quebra de frascos.

Brinquedos das crianças

Separe tudo antes de organizar: o que vai para o lixo, doação e o que fica. Coloque-os em caixas plásticas transparente e com etiquetas (esta dica vale para toda a casa). Coloque as caixas organizadores em prateleiras, embaixo o que é mais utilizado. Organizar é importante, mas manter tudo limpo também é essencial. De vez em quando, pode-se limpar os brinquedos com vinagre, que é um bactericida natural: a criança não vai se infectar e não é inflamável. Misture o vinagre com água e alguma essência para inibir seu cheiro.

felizcidade.net | 19


radar fique ligado • Texto Talita Araújo

Chegou a IC em Pindamonhangaba A mais nova igreja do Vale do Paraíba

U

m munícipio com mais de 140 mil habitantes, situado no centro do Vale do Paraíba é o local da mais nova Igreja da Cidade. Pindamonhangaba possui clima ameno entre a Serra da Mantiqueira e Serra do Mar. A inauguração da Igreja da Cidade em Pindamonhangaba ocorreu no dia 28 de dezembro de 2013. Para este dia que marcou a história do munícipio a igreja teve uma celebração especial. Estiveram presentes os pastores líderes da PIB em SJCampos, Carlito e Leila Paes, e grande comitiva composta por pastores, ministros e membros da igreja. E a presença de mais de 600 pessoas, incluindo o vice prefeito, Dr. Isael Domingues. Nesta primeira celebração o templo ficou lotado e a mensagem dada pelo pastor Carlito foi “Como Nasce uma Igreja Forte”. O louvor e a adoração foram ministrados pelo Coro e Orquestra da PIB em SJCampos. “Várias pessoas tomaram a decisão de reconciliação com Jesus e de tornar- se membro da Igreja da Cidade em Pindamonhangaba. Já no outro domingo passaram pela igreja mais de 150 pessoas. Recebi o convite do pastor Carlito com muita alegria para assumir esta igreja, havia 2 Células na cidade com 30 pessoas, e já estamos multiplicando elas por 5. Estou com muita expectativa que Deus fará grandes coisas nesta cidade”, relata o pastor da IC em Pinda, Flávio Chaves. Mesmo com menos de um mês de atividade a igreja já conta com 5 celebrações semanais. Domingo às 10h e 19h, Alvorada da Vitória na terça às 6h30 e culto de Edificação na quinta-feira às 19h30. Em breve haverá cultos da juventude Eleve no sábado às 19h30 e culto Rhema de Libertação.

20 | felizcidade.net

Igreja da Cidade em Pindamonhangaba Av. Benedito Ribeiro da Cunha, 135 - Campo Alegre


CONHEÇA vida com propósitos • Texto Talita Araújo

pib comemora 71 anos Igreja passou por grandes transformações e teve expressivo crescimento desde a fundação

A

Primeira Igreja Batista em São José dos Campos completou, no dia 27 de dezembro, 71 anos de história. Desde o início de sua fundação na cidade contribuiu com o crescimento local. Conheça um pouco a trajetória da PIB em SJCampos:

Templo

• 1942: irmãos se reuniam nas casas. Eles em sua maioria eram vindos da Letônia, nordeste da Europa. • 1º Templo: um salão na rua Humaitá foi o primeiro templo da PIB em SJCampos. O incentivo para plantação desta igreja partiu do jovem Rafael Russo que veio de São Paulo para se tratar da tuberculose. • 2º Templo: a Praça da Bandeira foi para onde a igreja se mudou. No local a membresia atingiu 100 pessoas. Foi quando o atual pastor, Liberato Colombani, propôs a compra de um terreno maior. • 3º Templo: onde hoje é o Campus Centro é o terceiro local para o qual a igreja se mudou. O prédio foi construído com a contribuição expressiva do irmão André Pusplatais que era membro da igreja. • 2002: o templo sede da igreja passa para avenida José Longo, sob a liderança do pastor Carlito Paes. • 2012: após 10 anos o templo sede passa para o Campus Colina em marcha que reuniu cerca de 8 mil pessoas. O local possui 203 mil m2.

• 2013: um ano após a histórica marcha, o Campus Colina passou por uma grande transformação. O local foi construído o Templo Principal (2.000 pessoas), Colégio Inspire, Batistério Vida Nova, Auditório Estações, Inspire Bookstore, Café Inspire, Restaurante Imagine Goumert, Lanchonete Espetinho, Espaço Ignição e amplo estacionamento. Além das extensões Primavera, Zona Norte e Sul e a Rede de Igrejas da Cidade que está presente em 9 munícipios.

Comemoração especial

No dia da comemoração dos 71 anos houve uma celebração especial. Estiveram presentes autoridades e representantes. Para louvar junto com a igreja compareceu o Ministério Ipiranga. O pastor Carlito Paes trouxe uma palavra que animou muito a todos os presentes. Ao final todos puderam se servir de bolo e refrigerante à vontade. Hoje a igreja já conta com 10 mil membros e espera crescer muito para que o amor de Deus e suas bênçãos alcancem cada vez mais pessoas nos próximos anos de sua história.

O batismo

O primeiro batismo da igreja foi o da irmã Mirdza que estava com 14 anos. O local para o batismo foi o lago do CTA. Hoje o Batistério Vida Nova tem capacidade para 100.000 m3 de água aquecida.

felizcidade.net | 21


CONTEúDO amplie seu conhecimento

• Texto Talita Araújo

transformando o Jardim Primavera Inauguração do Ginásio e obras da nova sede da ABAP marcam o fechamento do ano no Jardim Primavera

O

dia 28 de dezembro amanheceu ensolarado na zona leste de São José dos Campos. No Jardim Primavera, rostos de adultos e crianças estavam radiantes como o sol daquela manhã. O dia marcou a inauguração do Auditório e Ginásio Poliesportivo Primavera, que faz parte da 1ª fase do projeto da nova sede do Centro Social ABAP no bairro – uma região carente de recursos sociais e educacionais. Nessa primeira etapa, estão funcionando no espaço atividades esportivas para a comunidade, além de cultos semanais. A inauguração reuniu pessoas da comunidade local, voluntários, ministros e pastores da PIB em SJCampos e funcionários da ABAP, numa festa muito bonita. O pastor Carlito Paes, líder da PIB em SJCampos, agradeceu a todos que apoiaram a realização do projeto. Em especial, registrou agradecimentos à família Moraes, que cedeu o terreno onde hoje está a nova construção e à Alexandra Diacov, que presidiu a ABAP por oito anos. Também demonstrou sua gratidão ao empresário Antônio Carlos Wolff Nadolny, o Barão, fundador da Creche Primavera, bem como aos empresários e todos que ajudaram com recursos para a obra, representados na pessoa de Cláudio

22 | felizcidade.net

Santiago. Também foram homenageados o Pr. Sérgio Ivo, hoje à frente desse trabalho e da ABAP, além de toda a equipe de obras, representada por Yan Lima, Diego Batalha e Siamara Lima. Todos da equipe pastoral da PIB em SJCampos que estavam presentes também oraram em conjunto por aquele local. O Pr. Sérgio Lima relembrou que mais do que um trabalho feito para a comunidade, este trabalho será feito em parceria com ela. Depois da cerimônia e da inauguração da placa oficial comemorativa do local, a festa continuou com a presença da Cia da Alegria, Cia do Lume e da Bateria Eleve, ministérios da PIB em SJCampos. Eles animaram a todos os presentes, especialmente as crianças, que também tiveram suas energias recarregadas por lanches servidos por voluntários. Para completar a alegria da criançada, um caminhão repleto de presentes foi enviado pela empresa Farma Conde. Ao final do evento pôde se ver confirmadas as primeiras palavras do pastor Carlito no momento da inauguração oficial da placa comemorativa. “Isso é só o começo”, disse. “Deus sorriu sobre o Primavera”, completou o pastor.


2º fase

As obras no local não vão parar com o término do Ginásio. Atualmente, está em construção o prédio sede da ABAP no Primavera e que ficará no mesmo terreno. O prédio foi planejado para ser uma construção única e de excelente qualidade para continuar os trabalhos de atendimento à população. Serão ampliados todos os atendimentos e incluídas novas modalidades de esporte.

Festa de Natal

A ABAP realizou uma festa de Natal para as famílias atendidas pelo Mercado Solidário e para as crianças e familiares das creches. O evento foi no dia 21 de dezembro, no Tênis Clube. Compareceram aproximadamente 750 pessoas que se divertiram muito com a Cia da Alegria, Cia do Lume, Turma do Printy, Bateria Eleve, Coro PIB e muito mais. Houve a distribuição de brinquedos para as crianças das creches Primavera e Flamboyant e das famílias carentes atendidas com cesta básica pela instituição. Para a crianças, foram distribuídos pipoca, sorvete, algodão doce, salgados

e refrigerantes. No final, uma carreta em frente ao Tênis Clube distribuiu mais brinquedos, completando a alegria dos pequenos. Muitas pessoas ajudaram e apoiaram este evento, contribuindo com presentes e outras doações. Com a finalização das obras da sede no bairro Primavera, iniciativas como o Mercado Solidário, cursos profissionalizantes e outros projetos passarão a acontecer na região para a região. O Ano da Doação termina deixando legados importantes para a cidade, em especial o marco do Auditório e Ginásio Poliesportivo Primavera. 2014 será o Ano da Consolidação de todos os seus projetos no bairro.

felizcidade.net | 23


anuncio_Tanby_100x125.pdf

fa c ili d a d

1

08/01/14

dad e x va ri e

Descontos especiais para alunos do

São José dos Campos - SP Avenida Dr. Nelson D'Ávila, 1202 Jd. Vale Paraíso - CEP: 12245-031 (12) 3878-7444

19:14

n o m ia e + eco

10%

à vista no cartão

2x para compras 5% em acima de R$100,00 Taubaté - SP Rua Dr. Jorge Winther, 37 Centro - CEP: 12010-150 (12) 3411-3444

email: tanby@tanby.com.br

www.tanby.com.br


cabide do seu estilo • Texto Marielle Campos de Oliveira

promoção

C

om o fim das festas e o término da época mais movimentada nas lojas de todo o mundo inicia-se uma nova temporada de compras, a temporada de promoção. O saldo das coleções de primavera e verão é o astro nas lojas de roupas, calçados e acessórios. Deixando muitos consumidores tentados a comprar um pouco mais. Seja por necessidade ou por simples empolgação. E quem nunca comprou por empolgação? No entanto, na maioria das vezes, as compras por empolgação são motivo de arrependimento. E ninguém gosta disso! Sabe, quando você chega em casa, abre a sacola e surge uma dúvida? Você tenta usar e não consegue. Até que decide ignorar a peça no armário. Se você tiver aquela amiga ou prima “fashion”, não hesite em pedir ajuda! Mas se preferir, doe! E faça alguém feliz! Para aproveitar esse período de promoções sem arrependimento vale lembrar algumas dicas valiosas já conhecidas:

• Experimente tudo! Mesmo que sinta uma certeza que a compra será bem sucedida. • Avalie os descontos e certifique-se que são verdadeiros. • Observe as regras de trocas, pois nesse período é comum elas não serem permitidas! Ainda do ponto de vista da moda, duas dicas preciosas merecem atenção: • Compre peças de cores e modelagens mais clássicas, pois elas são mais facilmente aproveitadas nas futuras coleções, e você utiliza mais vezes. • Ou ainda, compre pensando na próxima coleção, nesse caso o outono. Boas compras!

• Primeiro conheça seu armário e seu estilo! Assim você não vai comprar o que já tem e o que não precisa! • Tenha em mente algo que você precisa para complementar um look, seja uma peça diferenciada ou básica. Afinal, ninguém quer uma peça que não combina com nada depois! • Observe com muito critério todas as peças. Costuras, zíperes e bordados merecem atenção redobrada para evitar defeitos.

felizcidade.net | 25


vidas transformadas histórias de superação • Texto Talita Araújo

o processo da cura

Q

uando reconhecemos nossos erros e nos decidimos por Jesus inicia-se em nossa vida um processo de cura. Deus não quer somente nos salvar, Ele quer que tenhamos uma vida plena e abundante. Para Diogo reconhecer a caminho que deveria seguir foi fácil, mas Jesus entrou em sua vida não somente para mostrar o caminho e sim para muito mais. Ele foi totalmente curado dos traumas e dores do passado conforme nos conta em seu relato: “Tenho 30 anos, sou o mais velho de 3 irmãos e desde pequeno luto contra sentimentos de inadequação e abandono. Venho de uma família disfuncional, nunca tive referência paterna em casa. Meus pais decidiram que teriam um “relacionamento aberto”, se relacionavam entre si, mas eram “livres” para viver outros relacionamentos. Por não ter um pai presente, minha mãe se desdobrava para assumir os dois papéis, tentando do seu jeito, não permitir que nos faltasse alguma coisa. Aos 4 anos, eu e meu irmão de apenas 2 anos, ficávamos na casa de uma tia enquanto minha mãe trabalhava. Em uma dessas ocasiões fui abusado por um primo mais velho. Esse trauma acompanhou meu crescimento e desenvolvimento. Vivia uma timidez que me sufocava. Tinha medo de falar com as pessoas e uma necessidade de sempre “fazer a coisa certa”. Hoje percebo que havia um peso de culpa que me acompanhava. Culpa pelo abuso. Achava que tinha a obrigação de fazer sempre “a coisa certa”, para tentar de alguma maneira compensar o que me havia acontecido. Aos 15 anos comecei a ir à igreja por livre e espontânea vontade. Gostei da igreja e entendi que aquele era o caminho certo. Aos 23 anos, me vi numa crise de identidade. Não sabia quem eu era e o que eu gostava. Comecei então, uma busca pela minha verdadeira identidade. Logo percebi que meu relacionamento com Deus era muito raso. A humanidade de Jesus me assustava. Ser um humano para mim tinha a ver com ser limitado e sujeito a muitos erros. Minha necessidade de perfeição não aceitava erros. Conheci então o Celebrando Recuperação.

Ali, Deus começou um processo de cura interior e me mostrou minha verdadeira identidade. Passei a aceitar as pessoas e suas limitações, porque comecei a aceitar as minhas também. Aceitar a humanidade de Jesus abriu meus olhos para ver que acima de tudo Ele me entende e me aceita como sou, independente do que eu havia vivido no passado e das minhas lutas internas. Nesta igreja tenho crescido e me libertado a cada dia, pois vejo naqueles que Deus levantou como líderes desta igreja, um referencial que eu quero seguir. Hoje os meus relacionamentos são mais leves e alegres. O abuso na infância ficou para atrás. Ele não determina mais quem eu sou e o que deveria ser ou fazer. Ofereci perdão e me perdoei. Entendo hoje, que foi para liberdade que Jesus Cristo me libertou e que Ele faz tudo novo, enquanto eu me entrego a Sua vontade. Tenho amigos que são verdadeiros presentes de Deus e que ganhei aqui nesta igreja. Estou no melhor lugar que Deus poderia me trazer. Sou grato a Ele por ter líderes que constantemente investem em mim e em meu ministério. Me sinto devedor a Deus e a esses líderes que me inspiram e tanto me ensinam. E por isso, como diz Paulo em Filipenses 3.14: “prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”

felizcidade.net | 29


radar histórias de superação

• Texto Mariana Madaleno

Semana de Viragem na Igreja da Cidade em Cascais Portugal tem a sua primeira Semana da Virada portuguesa

A

Igreja da Cidade em Cascais, Portugal, teve início em fevereiro de 2013 e já conta com muitos resultados e crescimento. Em 10 meses, passou de duas para 9 Células, com uma frequência semanal de 80 pessoas, além de se mudar para um local mais amplo e moderno de uso integral. E para finalizar este ano de grandes conquistas e desafios, algo inédito foi realizado por aqueles lados do Atlântico: a Semana de Viragem, versão portuguesa da Semana da Virada, com uma semana inteira de celebrações diárias. Segundo o pastor Murillo Neves, foi algo desafiador, já que 1/3 da igreja teve que se deslocar mais de 30 km para chegar até o local diariamente. Mas os desafios foram vencidos e muitos frutos chegaram. A primeira mensagem, no dia 9 de dezembro, contou com a presença do pastor de juventude da PIB em SJCampos, Marcos Madaleno, que também apoiou o ministério Eleve Cascais e ministrou à igreja sobre a importância de deixar Jesus gerir integralmente suas vidas. Na terça-feira (10/12), o pastor Mário Rui Boto trouxe uma mensagem desafiadora para “Construirmos nosso Futuro”. Na quarta-feira, o pastor Sidson Novaes falou sobre a coragem que traz rompimento, em que a igreja foi desafiada a se mover corajosamente para crescer como nunca. No próximo dia, quinta-feira, o pastor Carlos Cardoso falou sobre a igreja relevante, crescente e influente. Na sexta-feira, foi a vez do pastor Rodrigues Pereira, noite com um forte mover de Deus. No sábado e último dia, foi a vez do pastor Paulo Mizoguchi, entregar a mensagem, por meio dela a igreja foi instigada, desafiada e fortalecida, numa marcante celebração.

O pastor Murillo Neves destaca que “a Semana de Viragem foi bastante positiva, tivemos uma frequência média de 45 pessoas por noite, o ambiente espiritual da igreja mudou e 4 pessoas se decidiram por Jesus. Fizemos o que nunca havíamos feito e certamente alcançaremos o que nunca foi alcançado”! Ele também mandou uma calorosa mensagem aos irmãos brasileiros: “Somos gratos a Deus e a toda grande família PIB pelo investimento em Portugal e, em específico, na IC Cascais. Sem a unção de Deus e o vosso apoio, seria impossível contar tantas vitórias! Obrigado por acreditarem, sonharem e investirem em nós”, declara o pastor Murillo. Esta é a IC em Cascais levando a mensagem de Deus e fazendo a diferença em solo português.

felizcidade.net | 31


“Jesus Cristo é o único Senhor e Salvador”


TÔ DE FOLGA cultura, lazer e afins

“Entre aspas” • Texto Talita Araújo

Alguém mandou bem?

Envie a frase e uma foto dele para revista@pibnet.com.br facebook.com/revistafelizcidade

filme

Um show de bola - (Universal Pictures) O ano começou animado nas telas de cinema. Entraram em cartaz diversos filmes que prometem divertir a todas idades e atender aos mais diversos gostos. Uma dessas promessas é a animação “Um time show de bola”. O filme une ingredientes como uma boa e divertida história e o futebol. Desde garoto Amadeo é aficionado por futebol de mesa (mais conhecido como totó ou pebolim), tendo construído seus próprios jogadores e com eles ensaiado as mais diversas jogadas. Um dia ele é desafiado por Ezequiel, um arrogante garoto que vive se gabando por ser um exímio jogador de futebol de verdade. Amadeo vence a partida épica de totó. Anos mais tarde, Ezequiel retorna rico e com seu dinheiro quer transformar a cidade natal em um espécie de parque temático. Agora, para salvar a cidade, Amadeo terá que aceitar o desafio proposto pelo vilão: enfrentá-lo numa partida de futebol de verdade. É quando algo mágico acontece e os bonecos da mesa de jogo ganham vida para ajudar o seu companheiro de grandes jogadas.

Benção diária - (Editora Thomas Nelson)

livro

Foi lançado no Brasil a devocional: Benção Diária, que traz recados de Max Lucado especialmente elaborados para os “amigos do Brasil”. O livro tem aplicação prática para qualquer pessoa meditar e refletir sobre o dia. Autor de best-seller, o norte-americano Max Lucado, viveu no Brasil durante a década de 80, e duas de suas filhas nasceram no país. No livro, para cada dia, as notas correspondem a uma temática bíblica selecionada. São 365 versículos escolhidos minuciosamente e com uma explicação desenvolvida pelo escritor.

felizcidade.net | 33


REFLITA valores para vida

Teoria e prática Gustavo Fernandes Ministro e Líder do Eleve na Extensão Zona Sul, conecte-se com ele

D

iante de feriados e festas, geralmente algumas pessoas demoram um pouco para voltar ao ritmo, outras não sentem nenhuma mudança e por outro lado algumas decidem fazer tudo diferente. Depois de viver mais um ano, viver 2013 inteiro, acredito que você saiba o que precisa mudar, quais passos precisa dar para que 2014 seja melhor que 2013. O ano acabou de começar e hoje você tem a escolha de viver um ano novo ou viver apenas mais um ano. Talvez você já tenha tomado a decisão de mudar e a lista com planos, metas e sonhos para o novo ano já está até pronta. Isso é muito bom, mas as coisas velhas ainda te perseguem e todo ano é a mesma coisa, sua lista dura somente até a primeira frustração. Sinto lhe dizer mas você está vivendo somente na prática. Não é tão raro você ouvir de algumas pessoas a expressão: “eu não sei o que fazer da minha vida”, ainda mais nessa época do ano. Será que é ingenuidade ou apenas orgulho? Seja sincero e analise se você precisa perdoar alguém, incluir hábitos saudáveis em sua rotina, ser menos grosso enfim, ser alguém melhor. A Bíblia nos ensina em 2 Coríntios 5.17 “...que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.

34 | felizcidade.net

@gustavofer20

Diante disso faça com que de fato o seu ano de 2014 seja um novo ano em sua vida, melhor ainda, faça do seu 2014 o melhor ano da sua vida até hoje. Comece com as coisas que você já sabe que precisa mudar, tenha atitudes intencionais de mudança, crescimento e acredite, uma vida diferente pode ser bem mais simples do que você imagina. Nós desnecessariamente complicamos muitas coisas e isso pode se tornar um fator que impede seu crescimento e te deixa estagnado. Pedir ajuda precisa ser algo comum em sua vida, tão comum quanto concluir as coisas que começa, ser uma pessoa constante. Em 2014... “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração”. (Colossenses 3.23). Nessa passagem Paulo não nos orienta a fazer tudo de forma perfeita, mas sim a dar o nosso melhor. E temos um ano novinho pela frente para viver dessa forma. Agora é a hora da teoria virar prática! Você nunca terá na sua perspectiva as condições ideais para mudar, mas você pode começar a enxergar pela perspectiva espiritual. Mude tudo à sua volta mudando primeiramente você, faça guerra contra o seu “eu.” Lute contra a procrastinação, desanimo, tentações e fuja do pecado. O tempo de mudar é hoje, e a hora da sua vitória, é agora! Decida mudar e veja que Deus está com você em todos os momentos, em 2014 você nunca estará sozinho.

“Mude tudo à sua volta mudando primeiramente você, faça guerra contra o seu ‘eu.’”


FelizCidade #01  

Capa: Organize a sua vida. Entrevista: Wagner Balieiro. ABAP Inaugura ginásio e nova cede de centro social PINDAMONHANGABA a nova igreja da...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you