PIB 34 pt

Page 17

1 Crellin:

Negócios à vista com as cidades inteligentes Embora ainda novo, o conceito smart city já impulsiona incursões internacionais de empresas brasileiras: caso da Tacira, que desde o início deste ano conta com uma pessoa trabalhando em Londres para desenvolver negócios no exterior. “Na Europa o mercado das smart cities já é mais maduro que no Brasil, e Reino Unido, Espanha e Itália são alguns dos países onde ele já está mais desenvolvido”, observa Bruno Musa, CEO da Tacira O responsável pelo processo de internacionalização da Tacira utiliza, como base para suas atividades, o escritório mantido há cerca de dois anos na capital londrina pelo Grupo Ceres, holding que, além de empresas de tecnologia TI – como a própria Tacira –, inclui operações em setores como varejo e imóveis. Sediada na cidade de São Paulo, a Tacira tem apenas um ano de existência, e em seu país de origem já desenvolveu projetos vinculados ao conceito smart city em municípios como Itatiba, Lavras e Águas de São Pedro: entre eles, praças e outros ambientes dotados de redes WiFi, totens interativos e sistemas de gestão de resíduos, entre outros itens. “’Estamos focando tanto o mercado das prefeituras quanto os condomínios privados, alguns hoje tão grandes quanto algumas cidades”, diz Musa.

UK segue receptivo a investimentos

2 Marcelo Negrão: parceria com incorporadora

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Marcelo Negrão assina academia em Orlando O empresário e ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei, Marcelo Negrão, vai abrir a primeira academia com seu nome fora do Brasil, em Orlando, na Flórida. Ele já possui duas unidades próprias, instaladas em hotéis dos bairros Itaim Bibi e Jardins, em São Paulo, e assina outros três espaços fitness em condomínios da capital paulista. A aposta nos Estados Unidos, sua primeira investida internacional, é parte da estrutura do complexo de apartamentos com serviços de hotel Magic Reserve, que deve ser entregue em 2020. “Eu procurava uma oportunidade no país quando conheci a equipe do empreendimento. As ideias eram as mesmas e assinamos essa parceria com muita alegria”, diz Negrão. A incorporadora brasileira Magic Development especializou-se em projetos imobiliários voltados para o turismo de luxo em Orlando e possui outros dois condomínios de casas com esse perfil na mesma região. A proximidade de parques como o Disney Animal Kingdom é vendida como um dos atrativos.

O espaço assinado pelo ex-atleta vai conjugar características das academias de hotel e de condomínio que ele possui em São Paulo. “As de hotéis são equivalentes às tradicionais, pois como são abertas ao público em geral, oferecem um volume maior de aulas e horários de funcionamento. Já as academias de condomínios, por serem mais enxutas, oferecem menos quantidade de serviços, porém sem perder a qualidade”, explica ele. Negrão não descarta investir em outros empreendimentos fora do Brasil no futuro. “Precisamos, primeiro, conhecer o mercado e ver como ele recebe o jeito brasileiro de atender, com simpatia, conhecendo o aluno pelo nome desde a recepção até a sala de aula, aproximando-o do professor, ou seja, 2 não largando o aluno solto na academia. Isso é único no mundo, e encanta as pessoas”, diz Negrão. “E é possível encontrar tempo para malhar entre os passeios a parques e as compras.” REVISTAPIB.COM.BR

17


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.