Issuu on Google+

ANO 03 | Nº 12 | DISTRIBUIÇÃO DIRIGIDA

EventoS

Pinhal Fest II Phoco Fashion

MATÉRIAS Malefícios do cigarro O vidro na atualidade Título do Pinhal-Futsal Você pode ser um líder Construção civil em alta

EDITORIAL DE MODA Trip Vacation | Winter


O Saque Fácil Pernambucanas é um empréstimo pessoal que oferece tranquilidade para você e sua família. Sempre que precisar, podemos ajudar com parcelas que cabem no seu bolso

Basta apresentar o seu Cartão Pernambucanas em uma das lojas para solicitar seu empréstimo. Tudo bem rápido e parcelado em até 12 VEZES com uma das melhores taxas do mercado*

Peça já o seu

*Crédito sujeito a aprovação no ato da solicitação do empréstimo. Verfique a taxa de juros vigente no dia, no crediário da loja.

(19) 3651-1543 / 3651-6444 Rua José Bonifácio, 93 - Centro Espírito Santo do Pinhal - SP


Editorial É com imensa satisfação que trazemos pela 1ª vez na REVISTA PHOCO um Guia Comercial que servirá de referência para nossos leitores terem acesso aos melhores produtos e serviços de Espírito Santo do Pinhal e região. Trabalho este que foi desenvolvido por Luciano Bernardi, nosso novo colaborador e parceiro. Trazemos nessa 12ª edição matérias que auxiliam no cuidado com sua saúde, tais como labirintite, implantodontia, menstruação, malefícios do cigarro, dentre outras. Com a construção civil em alta, destacamos alguns tipos de trabalho com gesso e vidro, apresentando soluções de conforto, beleza e sofisticação. Abordamos diversos outros temas nesta edição a fim de informar, com ética e clareza, nosso leitor sobre o que há de mais atual nas variadas áreas do conhecimento humano. Esperamos que gostem e participem conosco, sempre enviando críticas e sugestões para podermos aprimorar o conteúdo dos assuntos publicados.

Expediente Edição e Direção Henrique Oliveira

CapA E EDITORIAL DE MODA Capa e Beleza Regional: Dayany Mayara de Souza Vaiarini

Diagramação | Publicidade Rodrigo da Silva

Modelos editorial de moda: Alan Fenólio Daniela Trindade Heloisa Carrion Sandy Rosa

Colunistas Adriana Françoso Correa Danihélia Neppi de Freitas Dr. Fernando Staut José Colozza Ferreira Juliana Monferdini Mariana Chaim

Fotografia e Styling: Fabiano Barbosa -|35| 9134-8176 Make Up Lívia Campos - |35| 9138-1454

Revisão Luís Fernando Perez

Agradecimentos: Agência Phoco Models, Fazenda MC, Espaço Limitado, Cravo & Canela, Maria Bonita e Pernambucanas

FotOS DE EVENTOS Christian Van Bellen

Contato | anÚnciO |19| 3661-4674 | 8123-2713 | 9422-3288 revistaphoco@gmail.com www.revistaphoco.com.br

Comercial Larissa Pinaffi |19| 3661-4674 / 8123-2713 / 9422-3288 GUIA Comercial Luciano Bernardi |19| 8258-8399

A Revista Phoco (ano 03 | nº 12 | jun-jul-ago 2013) é uma publicação independente trimestral, distribuída de forma dirigida e gratuita, não podendo ser comercializada. Colaborações e matérias assinadas são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. A Revista Phoco não se responsabiliza pelos informes publicitários que são espaços reservados pelos anunciantes e, desta forma, seu conteúdo é de inteira responsabilidade de seus contratantes.

Impressão Gráfica e Editora Smart Printer TIRAGEM 3.000 exemplares

Siga-nos!

Curta!

twitter.com/revistaphoco

Revista Phoco

Revista Digital

Boa leitura! Henrique Oliveira Diretor e fundador

www.revistaphoco.com.br

Índice

10

10 motivos para você se tornar fluente em inglês

14

Dicas de filmes e livros

18

Você sabe mesmo o que é ficar menstruada?

22

Os avanços da implantodontia

26

O inverno também pode ser quente

40

Certificado Digital

42

Coluna Arte e Cultura

44

Drywall

52

Cortes do boi

4

RevistaPhoco

Jun/Jul/Ago 2013

Hipnose e regressão

O termo hipnose, etimologicamente, corresponde a sono. Entretanto, a hipnose nada tem a ver com o comportamento de dormir. O sujeito durante a hipnose - induzida por si próprio (auto-hipnose)

- pode encontrar-se em diferentes estágios que variam desde um estado leve de transe (nível de relaxamento) até um estado de transe profundo (estado sonambúlico). pág. 32


Delivery Andradas - MG (35) 3731-3668 Espírito Santo do Pinhal - SP (19) 3661-2583

Temos buffet para aniversários e casamentos Andradas - MG (Saída para Poços de Caldas) Aberto de terça à domingo das 18:00 às 00:00h Rua Luiz Oliveira Ansani, 50 - Vila Leite

Espírito Santo do Pinhal - SP Aberto de quarta à domingo das 18:00 às 00:00h Rua Maria José Bueno Wolf, 60 - Largo São João


Beleza Regional

Dayany Mayara de Souza Vaiarini

Nome: Dayany Mayara de Souza Vaiarini Idade: 15 anos Local de nascimento: Andradas- MG Amo fazer várias coisas, mas ler, conhecer novos lugares e me aventurar sempre com meus amigos são a minha liberdade. Estou no 1º ano do ensino médio no Colégio Junqueira, não quero parar de estudar, mas confesso que está meio puxado ( risos). Pretendo investir na carreira de modelo e fazer faculdade de Psicologia em São Paulo. No momento, sou modelo, desfilei somente uma vez na II Phoco Fashion, quando ganhei como a Garota Phoco. Faço todos os trabalhos que aparecem, pois oportunidade sempre existe e temos de saber aproveitá-la. Pretendo ser modelo profissional Fashion, viajar o mundo e sempre ajudar ONGs e instituições por onde eu passar. Acredito ser uma pessoa alegre, humilde e muito esperançosa com tudo na vida. A esperança é a continuidade de um sonho. Quero deixar para vocês, leitores, um recado: sonhem alto, acreditem e vão em busca de seus sonhos. No caminho, haverá pessoas que irão ajudá-los e querer seu bem, mas outras irão tentar colocá-los para baixo. Então não desanimem, sejam sempre fortes e nunca percam a esperança, mas também nunca se esqueçam da humildade. Em tudo o que fizerem sejam únicos. Quero agradecer ao meu pai Pedro, à minha mãe Luciane, aos meus amigos, a toda a Agência Phoco Models, nas pessoas da Larissa, Henrique, Fabiano e Lívia, e a uma pessoa que eu costumo chamá-la de ‘Anja’, pois ela sempre me apoia em tudo, mostrando que realmente vale a pena viver com dignidade: é você, Amanda Ferraz. Obrigada a todos!

6

RevistaPhoco

Jun/Jul/Ago 2013

FOTOs: REPRODUção


(19) 3661-2234 Rua Joaquim Vergueiro, 202 - Centro EspĂ­rito Santo do Pinhal - SP


Evento

Devido ao grande sucesso da 1ª edição, no dia 11 de maio de 2013, a Revista Phoco promoveu o 2º Phoco Fashion no Clube Recreativo, em Espírito Santo do Pinhal - SP. O evento trouxe diversas atrações, como o desfile outono/inverno com as melhores lojas de Pinhal, shows com o grupo Swing Mulek e a dupla Mário e Dedé e os Djs Léo, Guizão Carvalho e Renatinho da Rádio Nativa que incendiaram a pista. O evento contou ainda com a grande parceria da Zip Produções, que acomodou seletas pessoas em um camarote open bar muito bem servido.

O desfile contou com a presença de 3 jurados (Rodrigo Oliveira, Maura Braga e Sandra Vincentin) que escolheram a capa desta edição, Dayany Vaiarini, e a loja vencedora do desfile foi a Espaço Limitado. As lojas presentes ao desfile foram: Espaço Limitado, Tock Brotoeja, Maria Bonita, Serginho Burg, Cravo e Canela, Mon Amour, Opção Magazine, Moda Fashion, Ro’s Fashion e Mega Bike. O make das modelos ficou por conta das maquiadoras Lívia Campos e Stella Marques e a produção e direção do desfile com Fabiano Barbosa.

Dayany Vaiarini, eleita garota Phoco Ed. 12

Jurados

Lojas participantes

ESPAÇO LIMITADO Questão de bom gosto!

Apoios

8

RevistaPhoco

Jun/Jul/Ago 2013


Quer ver mais fotos? Acesse:

www.revistaphoco.com.br

RevistaPhoco

Jun/Jul/Ago 2013

9


Educação

10 motivos para você se tornar

fluente em inglês Considerado fundamental para o sucesso pessoal e profissional, o domínio do idioma no Brasil ainda deixa a desejar.

1.

São poucas as pessoas preparadas para aproveitar o mundo de novas oportunidades que se abrem para quem fala inglês

5.

Você sabia que apenas 3% da população brasileira fala inglês com fluência? Se você se tornar parte desta estatística, ganhará enorme vantagem pessoal e profissional, destacando-se no meio de milhões de brasileiros.

Você sabia que os melhores salários são conquistados por profissionais bem preparados e que conseguem se comunicar com parceiros e fornecedores de qualquer lugar do mundo? Falando inglês você ganha a versatilidade necessária para melhorar muito os seus rendimentos.

?

2.

Você sabia que as melhores oportunidades profissionais são ofertadas para quem domina o idioma inglês? Numa economia globalizada, o inglês é pré-requisito fundamental para a contratação de funcionários pelas melhores empresas.

3.

ê c o V c ocê V Vo a ssaabbiia a

Você sabia que importantes pesquisas e conteúdos das universidades internacionais estão disponíveis gratuitamente para consultas na internet? Se você não dominar o idioma, perde a oportunidade de se apropriar de informações que podem fazer a diferença na sua vida pessoal e profissional.

4.

Você sabia que existem muitas vagas para estágio no exterior, tanto para estudo quanto para trabalho? Dominando o idioma inglês você tem uma chance incrível para você se tornar um profissional diferenciado no mercado.

10

RevistaPhoco

Jun/Jul/Ago 2013

6.

Você sabia que a realização da Copa do Mundo em 2014 e da Olimpíada em 2016 no Brasil vai atrair muitos turistas estrangeiros e o país vai precisar de pessoas que saibam se comunicar em inglês? Sabendo inglês você tem chances de conseguir trabalho e participar da realização destes grandes eventos.

fluentemente. Conheça 10 motivos para tomar uma atitude e passar a fazer parte deste grupo privilegiado.

7.

  Você sabia que o idioma inglês é um dos mais falados do mundo, mesmo quando não é a língua oficial do país? Dominar o idioma faz com que você consiga se comunicar bem em qualquer lugar.

8.

Você sabia que perde muita coisa assistindo a filmes e vídeos dublados ou com legendas? Sabendo inglês você pode mergulhar na história, ouvir o som original e se divertir muito mais.

9.

Você sabia que pode conhecer muito mais sobre a cultura dos países de língua inglesa se souber o significado das letras das músicas internacionais que adora cantar?

10.

Você sabia que, dominando o idioma, ganha passaporte livre para navegar nos sites internacionais e abandona de vez a necessidade de contar com o auxílio de tradutores eletrônicos nem sempre precisos?

Agora que você já sabe tudo isso, tome uma atitude e dê um passo fundamental para

concretizar seus sonhos. Criar um futuro melhor só depende de você!

FOTOs: REPRODUção


Empreendedorismo

Você pode ser um líder? Não é fácil ser um líder. Além das preocupações e responsabilidades, ainda há uma série de competências que um gestor deve ter para realizar uma boa liderança. As competências de liderança podem ser praticadas e desenvolvidas pelos profissio-

nais ao longo de uma carreira. “Um fator que pode ajudar nesta busca é a participação em grupos nos quais existam oportunidades de gerenciar pessoas, como em cursos de especialização, pós e idiomas”. O indivíduo pode exercer a liderança

como gestor de grupo e distribuir tarefas e prazos. Praticar a liderança é extremamente produtivo, pois permite ao profissional vivenciar exemplos reais de gestão de pessoas, bem como analisar se tem perfil e prazer em liderar. (Fonte: Infomoney)

Veja as 7 competências que todo chefe deve ter Quais são as competências, afinal? A Phoco revela quais são essas competências e como elas devem ser praticadas. Confira as sete principais. Aproveite essas dicas e exerça a liderança na sua vida!! 1. Identificar e desenvolver talentos

Em vez de mostrar novas ideias o tempo todo, o chefe deve saber orientar, desenvolver e treinar as pessoas para que elas tragam novas ideias, na opinião da consultora. Por isso, estar envolvido com os colaboradores é fundamental para valorizá-los dentro de uma empresa e mostrar a eles que fazem parte da instituição.

2. Planejar e definir metas

Além de um planejamento de carreira, ou seja, conhecer aonde se quer chegar e como pretende chegar, o processo de liderança envolve o ato de aproximar a equipe, definindo o papel e as tarefas de cada integrante do grupo e auxiliando-o a focar na entrega dos resultados e no cumprimento das metas.

3. Abrir mão do reconhecimento em prol da equipe

Saber nomear e dividir as conquistas com toda a equipe, em vez de reclamar as glórias somente para si, é outra competência essencial para um líder. É importante saber reconhecer a parcela de contribuição de cada integrante da equipe e valorizar as ideias de cada um. Isso o incentiva a continuar contribuindo para o sucesso do grupo.

12

RevistaPhoco

Jun/Jul/Ago 2013

4. Ser resiliente

Com o dinamismo atual do mercado, os gestores precisam ser ágeis e focados nas soluções, em vez de lamentar sobre os problemas, explica a consultora. Os líderes devem ter bom equilíbrio emocional para saber lidar com situações difíceis e desafiadoras de maneira mais produtiva e assertiva. Desta maneira, não perdem a cabeça em momentos de conflito ou crise. Um líder resiliente é positivo em relação aos problemas e procura encontrar a melhor solução com tranquilidade e assertividade. Além disso, é flexível e aceita com maior facilidade as novidades e propostas.

5. Escutar

Além de se comunicar e relacionar com facilidade, um bom líder precisa, antes de tudo, saber escutar – que é diferente de saber ouvir. Escutar significa considerar as propostas feitas, estar atento aos problemas ou fatos que os demais dizem, perceber e compreender as informações que a empresa lhe repassa. É o ato de se preocupar com o que está ouvindo e compreender essas informações, demonstrando assim interesse real pelas pessoas e pelo que dizem.

6. Servir de exemplo

Para ser um bom gestor, o líder precisa servir de exemplo a seus subordinados. Humildade e respeito são características intrínsecas para uma gestão eficaz. Ser humilde permite ter uma equipe capaz de brigar e defender seus ideais. Isso acontece porque acreditam no papel do líder como conciliador e porque ele sabe reconhecer a capacidade, o conhecimento e o valor moral de seu time.

7. Gerenciar

O papel de gestão envolve muitos conflitos, processos, riscos e envolvimento com pessoas. O profissional deve ter capacidade de avaliar situações e obter resultados, incentivar o trabalho em equipe e realizar feedbacks aos funcionários. A incapacidade de lidar em grupo, inclusive, é o principal fator eliminatório de candidatos a cargos executivos. FOTO: REPRODUção


Dicas Culturais

FILMES

O homem de aço

Elenco: Henry Cavill, Amy Adams, Russell Crowe, Michael Shannon, Diane Lane, Kevin Costner, Antje Traue, Laurence Fishburne e Jadin Gould. Direção: Zack Snyder Gênero: Aventura Duração: 148 min. Distribuidora: Warner Bros. Orçamento: US$ 225 milhões Estreia: 12 de julho de 2013 Sinopse: No panteão dos super-heróis, Superman é o mais reconhecido e reverenciado personagem de todos os tempos. Clark Kent/Kal-El (Henry Cavill) é um jovem jornalista que se sente diferente por ter poderes além da imaginação de qualquer ser humano. Há anos enviado de Krypton, um avançado planeta alienígena, à Terra, Clark sofre com a derradeira questão: “Por que estou aqui?” Moldado pelos valores de seus pais adotivos, Martha (Diane Lane) e Jonathan Kent (Kevin Costner), Clark logo descobre que ter super-habilidades significa tomar decisões muito difíceis. Mas quando o mundo mais precisa de estabilidade, ele é atacado. E agora suas habilidades serão usadas para manter a paz ou partir para um tudo ou nada? Clark precisa se tornar o herói conhecido como “Superman”, não apenas para brilhar como a última esperança da humanidade, mas para proteger aqueles que ama.

Os smurfs 2 Elenco:  Neil Patrick Harris, Hank Azaria, Christina Ricci, Jayma Mays, Sofía Vergara e Tim Gunn. Vozes de: Alan Cumming, Katy Perry, Jonathan Winters, Fred Armisen, George Lopez e Anton Yelchin. Direção:  Raja Gosnell Gênero: Aventura Duração: -- min. Distribuidora: Sony Pictures Orçamento: US$ -- milhões Estreia: 2 de agosto de 2013 Sinopse:  O malvado feiticeiro Gargamel (Hank Azaria) continua determinado em roubar a Essência dos Smurfs e criou, para esse fim, duas pequenas criaturas (Vexy e Hackus) que são muito semelhantes às adoráveis criaturas azuis, no entanto as suas semelhanças físicas não são suficientes para os aproximar da misteriosa essência porque esta pertence, única e exclusivamente, ao Mundo dos Smurfs e só pode ser controlada pelos verdadeiros Smurfs. Tal como Vexy e Hackus, Smurfette foi criada por Gargamel para roubar a essência, mas graças à magia do Papa Smurf conseguiu tornar-se uma Smurf a sério. Gargamel acredita que o espírito mágico de Smurffete é a chave para transformar Vexy e Hackus em Smurfs, e decide por isso sequestrá-la e manipular o seu material genético para assim conseguir ter aquilo que mais deseja, no entanto este seu maléfico plano corre o risco de ser novamente estragado pelos Smurfs que vão se unir, uma vez mais, a Patrick e Grace Winslow para salvarem a amiga das garras do malvado feiticeiro. O problema é que Smurfette começa a identificar-se com Vexy e Hackus e passa a acreditar que não é amada pelos Smurfs nem pertence ao seu mundo.

O círculo de fogo

Elenco: Charlie Hunnam, Rinko Kikuchi, Ron Perlman, Idris Elba, Burn Gorman, Charlie Day, Robert Maillet, Clifton Collins Jr., Heather Doerksen, Herc Hansen e Jake Goodman. Direção: Guillermo del Toro Gênero: Aventura/Ficção Científica Duração: --- min. Distribuidora: Warner Bros. Orçamento: US$ --- milhões Estreia: 9 de agosto de 2013 Sinopse: ‘Círculo de Fogo’ começa quando legiões de criaturas monstruosas, conhecidas como Kaiju, surgem do mar e iniciam uma guerra que custaria milhões de vidas e consumiria os recursos da humanidade por anos a fio. Para combater os gigantes Kaiju, um tipo especial de arma foi criado: robôs gigantes, chamados de Jaegers, controlados simultaneamente por dois pilotos que têm suas mentes trancadas em uma ponte neural. Mas mesmo os Jaegers se mostram quase que indefesos em relação aos implacáveis Kaiju. À beira da derrota, as forças que defendem a humanidade não têm escolha senão recorrer a dois improváveis heróis – um esquecido ex-piloto (Charlie Hunnam) e uma inexperiente aprendiz (Rinko Kikuchi) – que se juntam para comandar um lendário, mas aparentemente obsoleto, Jaeger do passado. Juntos, eles representam a última esperança da humanidade contra o apocalipse que se aproxima. FOTOs: reproduÇÃO

Confira a programação: www.cineartcafe.com.br

(19) 3661-5931

Pça da Independência, 161 - Centro Espírito Santo do Pinhal - SP

14

RevistaPhoco

Jun/Jul/Ago 2013

FOTOs: DIVULGAÇÃO


(19) 3651-2319 Rua Arthur Vergueiro, 353 - Centro Espírito Santo do Pinhal - SP cravoecanela_17@hotmail.com

Promoção válida até 10/08

Roupas e Acessórios

50%

off


Saúde

FOTO: REPRODUção

Labirintite é o processo de inflamação ou infecção do labirinto Labirintite, portanto, é um termo muito comum e muito usado de forma equivocada para designar as labirintopatias, ou seja, as doenças que alteram o funcionamento do labirinto não só por processo infeccioso ou inflamatório. Existem mais de 300 moléstias que acometem o funcionamento do labirinto com mais de 200 causas. Labirinto é um órgão muito pequeno e muito sensível localizado no ouvido interno, que é a parte do ouvido mais próxima do sistema nervoso central, cérebro e tronco cerebral, com o qual faz conexões enviando mensagens sobre o deslocamento do nosso corpo e sua posição no espaço, ou seja, sobre o equilíbrio do nosso corpo. Os sintomas das labirintopatias variam muito de pessoa para pessoa, porém um

sintoma está sempre presente: a vertigem. Vertigem é a sensação de que o ambiente ou seus objetos estão rodando, ou do corpo estar rodando em relação ao ambiente. Outros sintomas podem ou não estar presentes nas labirintopatias, como náuseas, vômitos, sudorese, angústia, alterações auditivas como zumbidos, perda auditiva e ouvido entupido. Como já vimos, existem muitas causas de labirintopatia, porém entre elas podemos identificar as que mais comumente são responsáveis pelos casos das alterações labirínticas: infecções das vias aéreas superiores com gripes e resfriados, problemas metabólicos principalmente relacionados com o metabolismo do açúcar, hipoglicemia ou hiperglicemia, alteração do metabolismo da gordura com aumento

do colesterol, alguns tipos de doenças preexistentes como hipertensão arterial, diabetes, alterações de tireoide, tumores, alterações emocionais como ansiedade e depressão, medicações tóxicas para os ouvidos como alguns anti-inflamatórios principalmente à base de AAS, alguns tipos de antibióticos, diuréticos, problemas de coluna cervical e alterações de circulação. Alguns alimentos, quando consumidos excessivamente, não são causadores de labirintopatias, porém pioram muito os sintomas como, por exemplo, café, açúcar, sal, chocolate, refrigerante à base de cola, guaraná, chá preto, chá verde, chá mate e bebidas alcoólicas, além do cigarro. A investigação diagnóstica inicia-se com a avaliação da história do paciente e seus antecedentes de saúde para tentarmos identificar a possível causa. Depois exame físico específico para a doença com testes de equilíbrio e movimentação ocular e, por fim, exames laboratoriais e exames otoneurológicos, como a audiometria e a vectoeletronistagmografia computadorizada, entre outros testes disponíveis hoje para melhor identificarmos a alteração labiríntica de cada paciente. Ressonância magnética e tomografia computadorizada podem ajudar em casos específicos, mas não são a regra na investigação. O tratamento das alterações labirínticas depende muito do diagnóstico de cada paciente e pode variar de uma simples dieta para correção dos níveis de glicemia e colesterol, ou então terapias de reposicionamento do labirinto chamadas de reabilitação vestibular, tratamento da doença preexistente como diabetes e hipertensão e tratamento medicamentoso específico para as labirintopatias. É muito importante salientar que, apesar da crença de que a labirintite não tem cura, quando diagnosticada e tratada adequadamente o portador da doença tem melhora de mais de 90% dos sintomas até a melhora total.

OTORRINOLARINGOLOGIA (Garganta | Nariz | Ouvido)

Dr. Fernando Conz Staut CRM - 92.259

Dr. Gisele Diniz O. Staut CRM - 92.267

Consultas | Exames | Cirurgias (19) 3651-5481 Av. Quirino dos Santos, 210 | Espírito santo do Pinhal - SP


(19) 3661-5208 Pça. da Independência, 506, Centro Espírito Santo do Pinhal - SP


Saúde

Você sabe mesmo o que é ficar menstruada? É o seu corpo mandando um recadinho:  você não está grávida.  Claro, você cresceu ouvindo mamãe e vovó ensinando: menstruação é a limpeza do organismo da mulher, é importante menstruar, é saudável etc. e tal. Bom, como a gente disse no início, a coisa é mais simples. Quer você goste ou não disso, seu corpo não dá bola para o seu estilo de vida, seus planos de viagem e desejos. Todo mês sem falta ele se prepara para a gravidez. Na linguagem médica, “aqueles dias” ocorrem devido à descamação da camada interna do seu útero, o endométrio. Para acomodar um embrião, ela fica mais espessa, com maior quantidade de vasos sanguíneos. Não havendo fecundação, as variações hormonais mandam recado para o nosso amigo endométrio. Resultado: aquela camada mais espessa descama e é eliminada através do sangramento. No próximo mês, começa tudo de novo. A não ser que você decida dar um basta nesse encontro mensal chatíssimo. Você pode. E agora, de forma segura, sem improviso e com muita saúde. Por que não menstruar? Sem menstruar, quem manda na sua vida é você, não seu ciclo menstrual. Ou seja: se a mulher moderna já é dona do seu nariz, por que não ser dona do corpo inteiro? Fim de semana na praia?

Dra. ana Flávia

Ginecologista e Obstetra

Você decide, não o seu ciclo menstrual.  Isso vale para tudo: viajar, namorar, trabalhar e o que mais o seu estilo de vida decidir. A menstruação odeia solidão. Está sempre em má companhia: dor de cabeça, inchaço, dor mamária, alterações de apetite, mudanças de humor etc. Uma turma conhecida por três letrinhas que as mulheres odeiam: SPM  (síndrome pré-menstrual), a famosa TPM. Bom, SPM ou TPM, nenhuma delas combina com seu estilo de vida. Nenhuma mulher quer viver sofrendo. E nem precisa. Deixamos o mais importante para o final. Viver sem menstruar não é apenas conveniente, confortável ou moderninho. Qual o melhor método para não menstruar? O melhor método? Conversar com seu ginecologista. Saber o que ele pensa. Ouvir o que acredita ser melhor ou mais adequado para você. Apenas ele pode prescrever corretamente para cada caso. Mas aqui o objetivo é deixar você bem informada, por isso vamos lá. Existem muitos métodos:  pílulas de uso contínuo, tanto combinadas (estrogênio mais progesterona) como só de progesterona, injeção de progesterona, anel vaginal, adesivo contraceptivo, implante subdérmico e o sistema intrauterino liberador de levonorgestrel. Muita coisa tem de ser considerada: idade, tempo de desejo de contracepção, custo

Todos os estudos comprovam a superioridade, eficácia e a segurança da Contracepção Contínua para o tratamento dos sintomas da TPM e de doenças como a endometriose, anemia ou mioma.

Presente no momento mais importante da sua...


Você decide, não o seu ciclo menstrual. Isso vale para tudo: viajar, namorar, trabalhar e o que mais o seu estilo de vida decidir e problemas de saúde preexistentes. Um fator importante é a facilidade de acesso e utilização do método escolhido. Complicado, né? Por isso a gente disse e vai repetir:  o único método que jamais falha é bater um papo com seu médico. Contracepção contínua, prazer em conhecer Essa é fácil, o nome já diz. Contracepção Contínua é a conduta anticoncepcional na qual a mulher não interrompe o uso do método escolhido. Seja ele pílula, injeção de progesterona, implantes Nenhuma mulher subdérmicos ou DIU. quer viver sofrendo. E nem precisa. A Contracepção ConDeixamos o mais tínua evita improvisos importante para o final. e jeitinhos nem sempre Viver sem menstruar muito saudáveis. não é apenas conveniente, confortável Por exemplo: tomar sem pausa ou moderninho. a pílula comum (aquela que você usa por 21 dias e para por uma semana). Sim, você não menstrua. Mas que preço seu organismo está pagando por isso? Já com as pílulas anticoncepcionais para Contracepção Contínua a história é outra: elas foram pensadas, desenvolvidas e produzidas especificamente para uso sem pausa. Melhor ainda: todos os estudos comprovam a superioridade, eficácia e a segurança desse método para o tratamento dos sintomas da TPM e de doenças como a endometriose, anemia ou mioma. Em resumo, um método planejado para mulheres que querem levar uma vida com mais liberdade, bem-estar e conforto.

...VIDA!!!

(19) 3651-5769

rua Teixeira rios, 227, Sala B - Centro Espírito Santo do Pinhal - SP


Curiosidade

O Vidro na atualidade

O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa em fusão. Suas principais qualidades são a transparência e a dureza. O vidro tem incontáveis aplicações nas mais variadas indústrias, dadas suas características de inalterabilidade, dureza, resistência e propriedades térmicas, ópticas e acústicas, tornando-se um dos poucos materiais ainda insubstituível, estando cada vez mais presente nas pesquisas de desenvolvimento tecnológico para o bem-estar do homem.

FOTOS: REPRODUção

Definição do vidro

O vidro está cada vez mais presente na construção civil, apresentando soluções de conforto, beleza, sofisticação e segurança. O uso cada vez mais difundido do vidro se explica pelas suas características como translucidez, integração com o meio externo e eficiência energética, que reduzem a necessidade de iluminação e climatização do ambiente.  Quando se fala em vidro, logo nos vem à mente alguma coisa que quebra e pode cortar e ferir. No entanto, hoje, temos infinitos tipos de vidros específicos para as mais diversas aplicações. Desde o vidro comum até o vidro temperado. O vidro mais usado em arquitetura é o vidro temperado por ser um vidro de segurança de alta resistência a impactos, baixo custo e que tolera uma variação de temperatura de 200ºC. A opção pelo vidro temperado pode ser feita até mesmo numa comparação de custos, como janelas, portas, coberturas, guarda-corpo, estendendo-se a muros de vidro. Atualmente, o vidro vem ganhando seu espaço não só na área da construção civil, mas também em decorações de interiores, residências e comércio em geral. O vidro é um material que combina com a pedra, com a madeira e com os revestimentos cerâmicos. Os tempos mudaram e os conceitos também e ele agrega muito mais valor estético e  financeiro ao imóvel do que as soluções convencionais. Vidro Antes básico e frio, o vidro hoje não pode ficar de fora dos projetos de decoração, sob pena de não serem tão admirados quanto àqueles que não abrem mão do material.

Fazemos orçamentos sem compromisso Trabalhamos com os cartões Construcard e Construshop

(19) 3661-1109

Rua Barão de Mota Paes, 292 - Centro Espírito Santo do Pinhal - SP jclpinhalbox@hotmail.com


Conforto com classe | São João da Boa Vista - SP Casa dos Colchoes | São João da Boa Vista - SP Conforto com classe | Shopping - Poços de Caldas - MG Conforto com classe | Poços de Caldas - MG

(19) 3651-4672

Pça Moreira Cesar, 126 - Centro | Espírito Santo do Pinhal - SP


Saúde

Assim como todas as áreas da ciência, a Odontologia e a Implantodontia mudaram. Avançaram em vários aspectos ao longo do tempo. O tratamento com implantes dentários já é, há algum tempo, a primeira opção a ser considerada quando existe a perda de um ou mais dentes. Os procedimentos são realizados em consultório, sob anestesia local, de maneira tranquila e extremamente previsível. Existem, no mercado brasileiro e mundial, inúmeras marcas e tipos de implante, e não são todos iguais. “É necessário que se pesquise sobre qual é o implante a ser utilizado pelo seu implantodontista, já que o tipo de implante a ser utilizado interfere diretamente no tempo de cicatrização e no tipo de prótese a ser confeccionada sobre ele”, alerta o dr. Márcio B. D’Ávila e Silva, cirurgião-dentista responsável pelos tratamentos de Reabilitação Oral e Implantes na clínica CEORP.

Os avanços da implantodontia Antes

Depois

Planejamento De acordo com o dr. Márcio, para todos os casos o planejamento é a etapa mais importante: “É preciso estudar intensivamente as opções e indicações para cada caso, desenvolvendo assim um plano de tratamento individualizado, específico para cada paciente, visando a melhor resolução possível do caso”.

22

RevistaPhoco

Jun/Jul/Ago 2013

FOTOs: DIVULGAção


TEMOS O PLANO IDEAL PARA O SEU

SORRISO. A prevenção é o melhor tratamento! Consulte nossas condições especiais de pagamento

COBERTURA: • Consultas; • Urgências odontológicas • Prevenções; • Selantes; • Aplicação de flúor; • Restaurações (obturações); • Raspagem de tártaro e limpeza; • Extrações (extrações simples); • Radiografias; • Tratamento de canal (dente com um canal); • Tratamento de gengiva

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM: • Implante; Plano com condições de pagamento. • Ortodontia; Aparelhos fixos e ortodontia preventiva • Cirurgia Ortognática: Para prevenção de doenças bucais, temos planos especiais!

IMPLANTES Os implantes dentários melhoram sua saúde bucal e autoestima. Se você busca qualidade de vida, vale a pena investir no seu sorriso!

Valorize o seu sorriso

A CEORP trabalha com profissionais qualificados, a fim de oferecer o melhor serviço odontológico a seus clientes.

(19) 3651-3933 Rua Vicente Gonçalves, 153 | Espírito Santo do Pinhal - SP | www.ceorp.com.br


Evento

Pinhal Fest

13 a 16/06/2013

Quer ver mais fotos? Acesse:

www.revistaphoco.com.br

24

RevistaPhoco

Jun/Jul/Ago 2013

FOTOs: DIVULGAÇÃO


aqui tem...

Okm

Okm

multimarcas solicite seu orçamento

As melhores taxas de financiamento Confira mais detalhes no nosso site www.facanaliveiculos.com.br Av. Washington Luiz, 481 | EspĂ­rito Santo do Pinhal / SP facanaliveiculos@hotmail.com

(19) 3651-8200


Turismo

O inverno também pode ser quente! Por Mariana Tito Chaim Bacharel em Turismo

O inverno está iniciando, mas, vale a pena tirar os casacos e cachecóis do armário, pois há muito para aproveitar durante os dias frios, locais e cidades que são deliciosas nesta época do ano. A Argentina oferece excelentes opções: San Carlos de Bariloche, conhecida por muitos brasileiros, passou a ser chamada também de Brasiloche. Suas montanhas (cerros - vá se acostumando) com os picos cobertos de neve trazem enormes atrativos, como passeios com raquete de neve, esqui de montanha e esqui nórdico, a visão de uma das mais belas paisagens do mundo, apontada pelo National Geografic, do alto do Cerro Campanário, imagens e fotografias mentais que permanecerão impressas durante toda uma vida, do Cerro Catedral, Cerro Bayo, o Refugio Neumeyer, o Lago Nahuel Huapi e tantos outros também maravilhosos de se curtir. Mas, Bariloche tem também outros atrativos, a comida e as comprinhas com o nosso Real bem valorizado e o peso argentino desvalorizado, para nossa alegria e tristeza deles. A comida, para quem gosta de carne, nada melhor que experimentar um dos restaurantes “El Boliche de Alberto” (parrilla) ou se preferir pastas (massa) também. Comer carne na Argentina é uma experiência imperdível. No centro de Bariloche vários restaurantes para matar a fome e apreciar

embutidos e defumados, um bom vinho ou cerveja e se quiser variar, peça truta. É um peixe de clima frio, com uma textura e sabor muito apreciado. No coração da cidade, o Centro Cívico abriga diversos cães da raça São Bernardo, pode-se tirar fotos ao seu lado (mas, tem que pagar). Campos do Jordão no interior de São Paulo, tem chocolate, fondue, pinhão e a cerveja Baden Baden. Você pode visitar a fábrica e fazer degustação (precisa marcar hora). Nesta época, shoppings itinerantes aportam por lá, além de espaços de entretenimento por toda a cidade, como o espaço Veja, com cinema gratuito, shows e muito mais. Além de paisagens fantásticas Campos do Jordão abriga o mais importante festival de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão, com a apresentação de concertos e aulas. Conheça também a Fazenda da Baronesa Von Leithner, localizada no bairro Alto da Boa Vista, uma área nobre de Campos do Jordão.  Além de produzir as melhores geleias e compotas da região, a fazenda é cercada por uma reserva ambiental de 110 alqueires e abriga espaços interessantes, como o Café e Empório Vintage, o Landscape e o Bistrô. Além de que, a vista para a plantação de frutas vermelhas e para a Pedra do Balão é de tirar o fôlego! Experimente as geleias, o clima e aproveitem para tomar um chocolate quente. Pode ser demais! No coração da região das hortênsias,

no Rio Grande do Sul, está a belíssima Gramado. A cidade mais charmosa da Serra Gaúcha faz parte de um dos mais importantes polos turísticos do Brasil. É o local ideal para quem busca tranquilidade, aconchego, boa comida e bons vinhos. Tem muita coisa para se ver e fazer, visitar a Casa do Papai Noel, parques e museus variados. A Rua Coberta, no centro da cidade, é uma ótima alternativa para compras e gastronomia. O Café Colonial, característico da cultura alemã, é um atrativo à parte: as mesas repletas de cucas, pães, queijos, conservas, cafés, chás, waffles e tantas outras iguarias, aguçam os sentidos e atraem a todos. É em Gramado que se pode experimentar o melhor salame de chocolate que existe. E, chocolate, muito chocolate! Confira em Gramado: o melhor restaurante suíço do Brasil – La Belle du Vallais e prove um de seus riquíssimos pratos. Aproveite o belo ambiente do restaurante, sinta-se como um rei sendo servido em um ambiente bonito, sofisticado e aquecido (pois o frio é grande) e experimente as saborosas sobremesas. Em Gramado você encontra uma cidade pronta para receber muito bem o turista e é a sede do famoso Festival de Cinema de Gramado. Artistas transitam o tempo todo pelas ruas e vielas, entre um bom expresso ou uma torta doce, você poderá trocar olhares com muitos deles. Não fique em casa no inverno, passeie, aproveite a vida!


Com o cartão Ace/Vantagens os associados, dependentes e respectivos colaboradores têm acesso a produtos e serviços com valores diferenciados. A ACE pretende com esta ação estimular o consumo de produtos e serviços em nosso município. Se sua empresa tem interesse em participar oferecendo desconto, entre em contato conosco. Confira a relação de empresas já Conveniadas no site: acepinhal.com.br/convenios. Para maiores detalhes, ligue: 3661- 9300, ou pelo E-mail:acepinhal@yahoo.com.br

Associação Comercial e Empresarial Rua: Benedito Forni, 40, Jardim Baronesa Tel: (19)3661-9300


Esporte

Equipes masculina e femininado Pinhal-futsal são campeãs dos Jogos Regionais em Itatiba Não poderia ser melhor, representando a nossa cidade as equipes masculina e feminina do Pinhal-Futsal conseguiram medalha de ouro nos 57°Jogos Regionais em Itatiba. A Campanha: No masculino, a equipe do Pinhal-Futsal jogou 7 jogos e obteve 7 vitórias, marcando 48 gols e sofrendo 15 gols, sendo que o artilheiro foi Thiaguinho com 12 gols. Resultados: Dia 04/07 Pinhal-Futsal 5 X 1 Artur Nogueira Dia 05/07 Pinhal-Futsal 7 X 1 Jaguariúna Dia 06/07 Pinhal-Futsal 4 X 3 Cordeirópolis Dia 07/07 Pinhal-Futsal 7 X 2 Atibaia Dia 08/07 Pinhal-Futsal 8 X 3 Leme Dia 09/07 Pinhal-Futsal 7 X 1 Santa Gertrudes (semifinal) Dia 10/07 Pinhal-Futsal 10 X 4 Araras (final) No feminino, a equipe do Pinhal-Futsal jogou 6 jogos e obteve 5 vitórias e um empate, marcando 35 gols e sofrendo 5 gols, sendo que a artilheira foi Lídia com 12 gols. Resultados: Dia 05/07 Pinhal-Futsal 5 X 0 Águas de Lindoia Dia 06/07 Pinhal-Futsal 7 X 1 Mococa Dia 07/07 Pinhal-Futsal 6 X 0 Valinhos Dia 08/07 Pinhal-Futsal 10 X 1 Mogi Guaçu Dia 09/07 Pinhal-Futsal 1 X 1 Mogi Mirim (6X5 nos pênaltis) (semifinal) Dia 10/07 Pinhal Futsal 6 X 2 Jaguariúna (final)

As equipes masculina e feminina do Pinhal-Futsal ganharam o direito de representar a cidade de Espírito Santo do Pinhal nos Jogos Abertos do Interior no mês de novembro, na cidade de Mogi das Cruzes. Ainda este ano o pinhal-futsal masculino foi vice-campeão do metropolitano. Depois de perder a primeira partida da final em casa por 6 a 4, a equipe do Pinhal-Futsal jogou no dia 29 de junho, na cidade de Taubaté, precisando vencer o jogo no tempo normal e prorrogação. No tempo normal, a equipe pinhalense, precisando do resultado e jogando uma excelente partida tanto na parte defensiva de marcação como na saída rápida para os contra-ataques, já vencia no primeiro tempo por 2 a 1 com dois gols de Thiaguinho. Max marcou para a equipe de Taubaté. No segundo tempo, a equipe de Taubaté,

28

RevistaPhoco

Jun/Jul/Ago 2013

precisando pelo menos empatar, tentou pressionar a equipe do Pinhal-Futsal que, bem postada na defesa e marcação e com rápidos contra-ataques, conseguiu fazer mais três gols através de Diego, Bieto e Thi e vencer a partida no tempo normal por 5 a 1. Na prorrogação, a equipe do Pinhal-Futsal, precisando vencer, acabou se descuidando no início dos primeiros 5 minutos e, em um bate e rebate na área, a bola sobrou para o jogador Leandrinho, que bateu cruzado e venceu o goleiro Bahia fazendo 1 a 0. A partir daí a equipe pinhalense começou a usar a tática de goleiro-linha e começou a pressionar e, mesmo com a expulsão de

um jogador de Taubaté, não conseguiu chegar ao gol devido à boa marcação exercida pela equipe da casa. Final 1 a 0 e o título do metropolitano para a equipe do Taubaté. O time pinhalense jogou com Bahia, William, Thiaguinho, Thi e Bieto, entrando também Diego e Leandro. Técnico: Matheus Salim. A equipe do Pinhal-Futsal conta com os patrocínios de Bioleve, Unipinhal, Supermercado Biazoto, Prefeitura Municipal, apoio de Fisioperformance, Padaria Gavião, Loja Delbin Esportes, Sindicato das Confecções, Eptcel e amigos do futsal. FOTOS: DIVULGAÇÃO


i

e d r

as

a

o t n

r a p

à

t ar

p

ç n a

i

cr

4

s o n

a

Escola especializada em futebol masculino e feminino

e

am

n i e

Tr

Locação de campo society com grama sintética (24 horas) Arena Sport Bar com serviço de bar completo

Amplo quiosque com churrasqueira

Transmissão de campeonatos diversos

Alugamos para confraternizações em geral

Agora no Arena Society: o melhor cachorro-quente prensado da cidade

Kbças’s

DiSquE EnTrEgA

HOTDOG Horário: Domingo à quinta das 16:00h às 24:00h Sexta, sábado e véspera de feriado das 14:00 às 03:00h

Fixo: (19) 3651-1802 Claro: (19) 9303-8397

Promoção: Grátis 1

Na compra de 8 hot-dogs

=

(19) 3651-1802 / 9422-5434 / 9264-8067 / 9372-6929 Av. Antônio Costa, 360 - Jardim Baronesa | Espírito Santo do Pinhal - SP

Coca-Cola 2 litros


Saúde

Os malefícios do

cigarro Hoje, as dúvidas sobre os malefícios do tabagismo são poucas. No entanto, o número de pessoas que morrem vítimas do cigarro continua a crescer em todo o mundo. De acordo com dados da Fundação Mundial do Pulmão, até 2030 o número de mortes dobrará para 10 milhões por ano. O principal fator que faz o tabaco viciar é a nicotina, a única substância no cigarro que causa vício, e a dependência comportamental. Além dos problemas de saúde, o fumo traz problemas estéticos (envelhecimento precoce da pele, aumento da celulite, mudança da voz) e gastos financeiros. O consumo do tabaco causa três grupos de doenças: câncer (gengiva, traqueia, língua, pulmão, útero, próstata e

30

RevistaPhoco

Jun/Jul/Ago 2013

A nicotina provoca dependência e chega ao cérebro mais rápido que a temida cocaína, estando associada aos problemas cardíacos e vasculares (de circulação sanguínea)

FOTOS: REPRODUÇÃO


Fumar causa câncer de pulmão

Necrose causada pelo consumo do tabaco

Fumar causa câncer de boca e perda dos dentes

O cigarro pode causar cerca de 50 doenças diferentes, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias pele), respiratórias (pulmão, bronquite crônica e enfisemas) e cardiovasculares (derrame cerebral, infarto agudo e tromboses venosas). Existem vários medicamentos, vendidos sob prescrição médica, que ajudam o paciente a diminuir os sintomas desagradáveis durante o período de largar o vício, mas, segundo os especialistas, o principal tratamento contra o tabagismo é o desejo de parar. Quais são os males que o cigarro provoca no corpo humano? O cigarro pode causar cerca de 50 doenças diferentes, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias. A fumaça do cigarro é absorvida por combustão, o que aumenta ainda mais os males da sua composição. Parece papo de ex-fumante, mas é a pura verdade: em cada tragada são inaladas até 700

FOTOS: REPRODUÇÃO

substâncias tóxicas, entre elas três são consideradas as piores. A primeira é a nicotina, que provoca dependência e chega ao cérebro mais rápido que a temida cocaína, estando associada aos problemas cardíacos e vasculares (de circulação sanguínea). A segunda é o monóxido de carbono (CO), aquele mesmo que sai do cano de escapamento dos carros. Ele combina com a hemoglobina do sangue (responsável pelo transporte de oxigênio) e acaba reduzindo a oxigenação sanguínea no corpo. É por causa da ação do CO que alguns fumantes ficam com dores de cabeça após passar várias horas longe do cigarro. Nesse período de abstinência, o nível de oxigênio circulando pelo corpo volta ao normal e o organismo da pessoa, que não está mais acostumado a esse “excesso”, reclama por meio das dores de cabeça. A terceira substância tida como grande vilã é o alcatrão, que reúne vários

produtos cancerígenos, como polônio, chumbo e arsênio. Todo câncer relacionado ao fumo - como na boca, laringe ou estômago tem alguma ligação com o alcatrão. A união desse poderoso trio de substâncias na composição do cigarro só poderia tornar o produto extremamente nocivo à saúde. Para se ter uma ideia, 90% dos casos de câncer de pulmão a principal causa de morte por câncer entre os homens brasileiros - estão ligados ao fumo. O número de pessoas que morrem vítimas do cigarro continua a crescer em todo o mundo

RevistaPhoco

Jun/Jul/Ago 2013

31


Psicologia

O que é hipnose e regressão? Por José Colozza Ferreira

Psicólogo – CRP 14962/06 Especialização em Hipnose Clínica e Hipnose Ericksoniana pela Milton H. Erickson Foundation (EUA) e certificação internacional InterActius – EUA

O termo hipnose, etimologicamente, corresponde a sono. Entretanto, a hipnose nada tem a ver com o comportamento de dormir. O sujeito durante a hipnose - induzida por si próprio (auto-hipnose) - pode encontrar-se em diferentes estágios que variam desde um estado leve de transe (nível de relaxamento) até um estado de transe profundo (estado sonambúlico). Assim, uma pessoa em hipnose vivencia um estado chamado de transe. Há várias definições para esta palavra, conforme diferentes autores. O psiquiatra e psicoterapeuta Dr. Milton Erickson, Ph.D., o mais renomado hipnoterapeuta e hipnólogo desta área, conceituava-a “ como um estado alterado da consciência” . Prefiro, no entanto, defini-la como um estado diferenciado de consciência. Isso para descaracterizar ou mesmo desmistificar tal termo dos que se associam aos efeitos de drogas psicotrópicas, de alguns tipos de distúrbios mentais e mesmo de experiências de conteúdo místico. O fenômeno hipnótico é um processo que todos experimentam e

32

RevistaPhoco

Jun/Jul/Ago 2013

que pode ser aprendido e desenvolvido de forma particular por cada um. Não há nada de mágico, místico ou sobrenatural no trabalho de hipnose, como não há qualquer poder superior do hipnotizador sobre outra pessoa. Embora nas chamadas hipnoses de palco (feitas para entretenimento e curiosidade do público) os “hipnotizadores” fiquem com tal “fama”, na verdade o êxito se deve à sensibilização ou competência do estado de transe do hipnotizado. O “hipnotizador” apenas sugere, conduz e induz. Utiliza, muitas vezes, de alguns “truques” psicofisiológicos, de percepção e de comunicação, conferindo-lhe assim uma imagem de poder. Tais procedimentos têm, infelizmente, corroborado em situar a hipnose ao público leigo como algo invasivo, desrespeitoso e burlesco, configurando ainda uma aura de charlatanismo e demérito a um recurso terapêutico utilizado seriamente por médicos, dentistas e psicoterapeutas. Entendo a hipnose não como um tipo de psicoterapia, diferentemente da visão de alguns colegas que se denominam hipnoterapeutas. O significado de terapia é tratamento (visando a um efeito ou resultado). Embora ela em muitos casos atinja diretamente resultados terapêuticos - na clínica da dor, por exemplo, ou

na supressão de um sintoma psicológico específico, como nas fobias – ela, na verdade, é uma técnica ou recurso auxiliar em psicoterapia que possibilita à pessoa um melhor conhecimento de si, facilitando o acesso e compreensão de fatores que lhe são inconscientes ou ajudam-na a vencer obstáculos ou limitações às quais estamos todos sujeitos, como dificuldade em falar em público, insônia, eliminação de vícios e maus hábitos, controle da ansiedade, controle de distonias neurovegetativas, distúrbios psicossomáticos, síndrome do pânico, entre tantas outras coisas. Já a regressão, expressão tão explorada pela mídia que impinge a este tema uma roupagem de mistério e de entrada em um mundo fantástico, nada mais é que uma manifestação de vivência de um transe hipnótico geralmente (não necessariamente) de nível profundo que evoca lembranças reais ou imaginárias de uma história pregressa verbalizada ou visualizada pelo sujeito durante o transe. Uso a expressão vivência por esta tal experiência ser de conteúdo subjetivo. Há casos que se atestam como pertinentes a acontecimentos que de fato ocorreram na vida da pessoa (comprovados por parentes ou outras pessoas que confirmam seus relatos), mas que se encontravam esquecidos (nível subconsciente) ou reprimidos ou recalcados (nível inconsciente), cujas lembranças podem ser evocadas de forma dissociada (o sujeito se recorda do fato como estivesse assistindo a ele) ou de forma associada (a pessoa sente-se revivendo a situação na mesma época e idade em que o fato ocorreu). Tudo isso pôde ser também demonstrado em intervenções cirúrgicas pela introdução de eletrodos em certos pontos do cérebro. O fato de ocorrer, no entanto, a supressão de um sintoma que a pessoa apresentava, pela via interpretativa ou de relato, por meio de regressão, pode ser entendido como algo que vem a trazer um significado próprio e comportar um sentido à pessoa, produzindo assim um efeito de mudança (“cura”) e não necessariamente corresponder a algo real de fato acontecido. Coisas da mente... Finalizando: a hipnose é uma técnica comprovada e homologada pelos Conselhos de Medicina, Odontologia e Psicologia. No campo da Psicologia, é utilizada por psicoterapeutas de diversas linhas. Embora possa ser aprendida e aplicada por qualquer pessoa, recomenda-se que seja utilizada, para fins terapêuticos, por profissionais que possuam certificação comprovada, isto é, tenham curso de especialização ou formação prática e postura ético-profissional. FOTO: REPRODUção


www.tplnet.com.br

Transportando

com qualidade

Matriz: Espírito Santo do Pinhal - SP (19) 3651-2415

e segurança

Filiais São Paulo - SP: (11) 2941-4085 Campinas - Mogi Mirim - Poços de Caldas São João da Boa Vista - Santos


Gastronomia

Gastronomia e suas delícias Danihélia Neppi de Freitas

Formada em Gastronomia, pós-graduada em Gastronomia Funcional pela Famesp e especialista em culinária japonesa pelo Senac

A gastronomia é um ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos  culturais  a ela associados. Por essas razões, a gastronomia tem um foro mais alargado que a culinária, que se ocupa mais especificamente das técnicas de confecção dos alimentos.  O prazer proporcionado pela comida é um dos fatores mais importantes da vida depois da alimentação de sobrevivência. A gastronomia nasceu desse prazer e constituiu-se como a arte de cozinhar e associar os alimentos para deles retirar o máximo de benefício, sem se esquecer do benefício de sempre podermos reunir os amigos e a família em volta de uma mesa. Não podemos esquecer a valorização dada ao ramo de gastronomia, que no passado era só para saciar a fome e hoje tem grandes chefes, maîtres e barmen já formados no Brasil, dando status profissional ao setor. Hoje, vamos falar um pouco da história da costelinha de porco ao molho barbecue. Acredito que seja importante compreender a história do prato para entender a forma como ele é feito.  A palavra barbecue não tem uma origem muito definida. Acontece que BBQ não é o molho, e sim a tradução para churrasco. Significa, aos olhos dos americanos, realizar a preparação de uma carne em fogo baixo e de forma lenta para um total cozimento da carne. Isso porque os vaqueiros que faziam o churrasco se utilizavam apenas de carnes de segunda (vide a costelinha de porco). Já o molho barbecue objetiva apurar o sabor defumado da carne, com notas cítricas e ácidas, a meu ver dando uma perfeita combinação de um típico molho agridoce. A costelinha BBQ (em sua confecção tradicional) costuma ficar até 4 horas na churrasqueira, na maior parte do tempo fechada. Quem a faz, de tempos em tempos, vai regando a carne com o molho que também se encontra dentro da churrasqueira. Abaixo, estamos disponibilizando uma receita bem adaptada, sugerida pelo chef Fernando Pivatti, da Choperia Barril Zero Grau.

34

RevistaPhoco

Jun/Jul/Ago 2013

Costelinha ao Molho Barbecue

Tempo de preparo: 2 horas e meia Ingredientes: 2 kg de costelinha de porco Molho: 2 colheres (sopa) de alho picado 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo 2 xícaras (chá) de molho inglês 2 xícaras (chá) de mostarda 1 folha de louro 1/2 xícara (chá) de água Sal a gosto Modo de preparar: Afervente as costelinhas em ervas durante 15 minutos. Depois leve ao forno regado com um pouco do molho barbecue por aproximadamente 2 horas. Para o molho, derreta o açúcar mascavo e em seguida junte os outros ingredientes e ferva até adquirir uma textura homogênea. Sirva acompanhado de batatas — outra dica do chef Fernando seria maçãs em calda. Se você quiser provar esta delícia com o toque especial do chef Fernando Pivatti,venha para a Choperia Barril Zero Grau.

FOTO: REPRODUção


Construção Civil

Construção civil em alta Pesquisas apontam crescimento diário nas áreas variáveis da construção civil, o que faz aumentar a concorrência no mercado de materiais de construção. O mercado cada vez mais competitivo exige dos empresários soluções rápidas e dinâmicas para os desafios do dia a dia. Entender estes desafios como oportunidade é a melhor maneira para superar a concorrência. Uma tendência que vem ganhando espaço no mercado são as parcerias entre empresas de um mesmo segmento. Quando um empresário participa de uma rede, ele aumenta sua competitividade, obtém resultados mais expressivos e ganha espaço no mercado. Mas também é preciso contribuir, entender o processo e a cultura do associativismo. A Casa Manzoli é a mais tradicional loja de materiais de construção em Andradas, foi fundada no ano de 1934 pelo Sr. Amilcar Manzoli. No início, o comércio trabalhava apenas com ferragens e depois expandiu sua linha para materiais de construção em 1946. Hoje, já em sua quarta geração na família

36

RevistaPhoco

Jun/Jul/Ago 2013

e entendendo esta tendência, seus gestores deram um grande passo, fazendo parte da rede Clube da Casa, que hoje é referência no estado de Minas Gerais. O Clube da Casa é formado por 24 empresas e 46 pontos de venda em 35 cidades. Essa rede desenvolve soluções conjuntas para o crescimento das empresas associadas e garante um melhor atendimento aos clientes e parceiros. É uma grande empresa voltada para o social, que soma esforços e colabora para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. O Clube da Casa trabalha com a competência de poder oferecer a seus clientes qualidade, eficiência e comodidade. Assim como reúne todo o material para sua obra em um só lugar, o Clube da Casa mudou o conceito de compra e venda e, para isso, transformou os fornecedores em seus principais parceiros visando melhorar a qualidade de seus produtos e dispondo de preços cada vez mais atraentes. Aqui você encontra tudo que sempre sonhou para sua casa: as melhores marcas e preços baixos como nunca se viu. Tudo isso para obter satisfação total de nossos clientes. FOTOS: REPRODUção


CLUBE DA CASA - CASA MANZOLI Rua Capitão Evaristo Lopes, 91 - Centro Andradas, MG | Fone: (35) 3731-1137

Tudo o que você precisa em um só lugar!

Tintas

Lustres

Acabamentos

Porcelanatos

Lazer


Saúde

Disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM) A disfunção da ATM é o funcionamento anormal da articulação temporomandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilo-mandibulares, dentes e estruturas de suporte dentário. Fatores causam as disfunções da ATM São muitos os fatores etiológicos da DTM (disfunção temporomandibular). As causas mais frequentes são: Má oclusão Má oclusão significa “mordida” inadequada. A má oclusão pode estar relacionada à discrepância de bases ósseas maxilo-mandibulares ou à desarmonia dental. Como a manutenção da saúde da ATM depende de uma boa oclusão, potencialmente todo portador de má oclusão é candidato a ter disfunção na ATM. Traumatismos (macro e microtraumas) De acordo com estatística publicada, os traumatismos (pancadas) são responsáveis por mais de 44% dos problemas de ATM. Aceleração e desaceleração cervical Frequentemente relacionado a acidente de carro (geralmente em batidas por trás), o brusco movimento da cabeça para frente e para trás causa estiramento e compressão dos componentes da ATM, traumatizando-a. Excessiva abertura de boca Todas as articulações têm limitações de movimento e a ATM não é exceção. Quando, por razões diversas, a boca é mantida aberta de modo exagerado, poderá haver danos nos ligamentos, na cápsula articular ou provocar deslocamento de disco articular da ATM. Hábitos  Alguns hábitos podem causar pressões inadequadas na ATM. A persistência de tais microtraumatismos leva a alterações intra-articulares, como deslocamento de disco articular, alterações capsulares, ligamentares, diminuição de líquido sinovial etc.  Exemplos de hábitos: onicofagia (roer unhas), apertamento dental, apertamento

38

RevistaPhoco

Jun/Jul/Ago 2013

de lábios, permanência de objetos entre os dentes, apoio de mão na mandíbula etc. Lassidão ligamentar Algumas pessoas possuem todos os ligamentos das articulações relativamente frouxos (provavelmente por questões hereditárias) A lassidão ligamentar em si não representa problema, no entanto sua associação com outros fatores predisponentes pode levar à disfunção da ATM. Outros fatores Alterações sistêmicas (por exemplo: artrite reumatoide), alterações morfológicas congênitas, discrepâncias estruturais maxilo-mandibulares, estresse físico e psicológico, alterações hormonais, depressão, entre outros. Sintomas da DTM Disfunções de ATM apresentam muitos sinais e sintomas. Muitos destes sintomas podem também estar relacionados com outros problemas. Por isso a grande importância de um bom diagnóstico. Alguns dos sintomas mais comuns de DTM são: • Dor na região da ATM; • Dor e pressão atrás dos olhos; • Dores de cabeça frequentes; • Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca; • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar; vMuitos pacientes queixam-se de sintomas auditivos associados à dor e disfunção das ATM, sendo otalgia, zumbido, plenitude auricular, tontura ou vertigem e perda auditiva subjetiva os mais comu-

mente relatados; • Mandíbulas que “ficam presas” travam ou saem do lugar; • Flacidez dos músculos da mandíbula; • Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam. Tratamento das DTM O tratamento fisioterapêutico para a DTM se baseia na diminuição de dor e do espasmo muscular, além de melhorar a mobilidade da articulação. Usamos técnicas de mobilização e liberação articular.  A fisioterapia ajuda a aliviar a dor musculoesquelética e a restaurar a função normal por meio da alteração da entrada sensorial e redução da inflamação, diminuindo, coordenando e fortalecendo a atividade muscular e promovendo o reparo e regeneração dos tecidos. Em casos de articulação inflamada, antes de dar início ao tratamento de mobilização, serão usados recursos de eletroterapia (laser e ultrassom).  Na maioria das vezes, o tratamento é simples e conservador. Porém em alguns casos, a cirurgia ainda será a melhor opção e para tanto será necessário buscar a ajuda de um cirurgião especialista. A atuação de uma equipe multidisciplinar é indispensável, uma vez que a  DTM é desencadeada por fatores diversos. O controle da depressão e da ansiedade com o apoio psicológico vai ser de grande auxílio para o tratamento da DTM. No caso da odontologia, o profissional poderá associar o uso de algum tipo de placa ou aparelho para ser usado nas sessões de fisioterapia. FOTO: REPRODUção


Juliana Monferdini CREFITO 3/119072-F

Temos convênio com a

Acupuntura

Fisioterapia Clínica geral Massagens relaxantes com pedras quentes, pindás chinesas, vela aromatizada, bambu, entre outras novidades!!

Plataforma vibratória

(19) 3661-2776

Rua Pinheiro Machado, 228 - Centro Espírito Santo do Pinhal - SP


Internet

O que é?

Certificado Digital O certificado digital da ICP-Brasil, além de personificar o cidadão na rede mundial de computadores, garante, por força da legislação atual, validade jurídica aos atos praticados com o seu uso. A certificação digital é uma ferramenta que permite que aplicações como comércio eletrônico, assinatura de contratos, operações bancárias, iniciativas de governo eletrônico, entre outras, sejam realizadas. São transações feitas de forma virtual, ou seja, sem a presença física do interessado, mas que demanda identificação clara da pessoa que a está realizando pela intranet. Na prática, o certificado digital ICP-Brasil funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web. Esse documento eletrônico é gerado e assinado por uma terceira parte confiável, ou seja, uma Autoridade Certificadora (AC) que, seguindo regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, associa uma entidade (pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas. Os certificados contêm os dados de seu titular conforme detalhado na Política de Segurança de cada Autoridade Certificadora. Os certificados contêm os dados de seu titular, como nome, número do registro civil, assinatura da Autoridade Certificadora que os emitiu, entre outros, conforme especificado na Política de Segurança de cada Autoridade Certificadora. Segmentos da economia que utilizam a certificação em suas atividades: Receita Federal do Brasil; Áreas financeira e contábil; Poder Judiciário; Saúde; Educação. Benefícios da certificação digital: Economia de tempo e redução de custos; Desburocratização de processos; Validade jurídica nos documentos eletrônicos; Possibilidade de eliminação de papéis; Autenticação na internet com segurança. Outras iniciativas • Sistema Jurídico Para advogados, a lei 11.419/2006 regulamentou o processo eletrônico no Judici-

40

RevistaPhoco

Jun/Jul/Ago 2013

ário, que tem demonstrado agilidade na implantação de alternativas que viabilizem o acesso às cortes pelo meio eletrônico, bem como simplificam e reduzem custos processuais. Carteiras de identidade profissional: Os médicos, corretores, arquitetos e contadores possuem carteiras de identidades profissionais emitidas pelos respectivos órgãos de classe, com certificado digital, o que permite a esses profissionais a execução de inúmeras atividades com segurança e sem a necessidade de se deslocar fisicamente. • Correio Eletrônico (e-mail) Garante a identidade do emissor, a integridade e a inviolabilidade do conteúdo da mensagem enviada. • Micro e pequenas empresas Com o e-CNPJ, as micro e pequenas em-

presas podem comprovar a identidade no meio virtual, realizar transações comerciais e financeiras com validade jurídica e trocar mensagens eletrônicas com segurança e agilidade. Também permite às empresas comprar e vender pela internet, participar de pregões eletrônicos, fornecer ao estado, fechar negócios e contratos de câmbio, entre outros benefícios. A CERTNET Certificação Digital, Distribuidora e Autoridade de Registro vinculada à AC Serasa Experian oferece soluções de certificação digital específicas para cada tipo de negócio, de acordo com a necessidade do cliente. Autoridades de Registro Uma Autoridade de Registro é responsável pela interface entre o usuário e a Autoridade Certificadora. Vinculada à AC, tem por objetivo o recebimento, validação, encaminhamento de solicitações de emissão ou revogação de certificados digitais e identificação, de forma presencial, de seus solicitantes. A CERTNET é uma área de negócios do Escritório Gonçalves especializada na emissão de Certificados Digitais Padrão ICP-Brasil nos termos do parecer exarado pela Procuradoria Federal Especializada do ITI - 148/2010 e, consoante os pareceres ICP 049 e 050/2010 APG/PFE/ITI, foi deferido o pedido de credenciamento da CERTNET, vinculada à SERASA, para políticas de certificados credenciadas. FOTOS: DIVULGAção


A certificação digital é uma ferramenta de segurança que permite ao cidadão brasileiro realizar transações no meio eletrônico, que necessitem de segurança, como assinar contratos, obter informações sensíveis do governo e do setor privado, entre outros exemplos.

Distribuidora:

Espírito Santo do Pinhal - SP Rua João Vicente, 15 - Centro (19) 3651-2445

São João da Boa Vista - SP Pça. Cel. José Pires, 128 - Centro (19) 3622-2471

Andradas - MG Rua Geraldo Calixto, 48 - Centro (35) 3731-1177

Mogi Mirim - SP Rua Dr. Jão Teodoro, 343 - Centro (35) 9102-1874

Poços de Caldas - MG Av.Champagnat, 411 - Sala A - São Domingos (35) 3713-8107

Limeira - SP Rua Santa Josefa, 515 - Vila São João (19) 3704-0935


Cultura

Coluna Arte e Cultura Por Adriana Françoso Correa “Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece Como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, Viver ultrapassa qualquer entendimento”. Clarice Lispector Nesta edição da Revista Phoco, faço questão de ressaltar a Cida e a obra do grande artista plástico Emerson de Sales Dias, nascido e criado em São João da Boa Vista. Conforme o entrevistado, desde os 5 anos de idade já mostrava talento com desenho, rabiscava paredes da casa e enxergava coisas que ninguém via. Eram os princípios da manifestação artística aflorando em sua vida. Esse talento foi fluindo dia após dia e, aos 7 anos, já desenhava personagens da TV e, por não ter brinquedos, ele brincava com seus próprios desenhos. Isso ia despertando sua criatividade e inventividade para o lúdico. Aos 20 dias de vida sua mãe faleceu e foi criado pelo seu pai com muito amor e sacrifício, junto com suas duas irmãs. Seu pai era funcionário da Prefeitura —setor de limpeza— de onde vinha o sustento da família.

42

RevistaPhoco

Jun/Jul/Ago 2013

Certa vez na escola em que estudava, assistindo a uma palestra, começou a desenhar a menina que estava a sua frente e não sabia que estava sendo observado por uma professora. A partir daí sua vida começou a mudar com a ajuda dessa caridosa e sensível professora. Ele pôde fazer um curso de desenho e, consequentemente, ganhou uma bolsa de estudo. Aos 17 anos começou a ganhar algum dinheiro com suas artes, mas seu pai não acreditava que esse dinheiro pudesse estar vindo de suas obras vendidas. Certa vez estava havendo festa da EAPIC na sua própria cidade e seu pai ficou escondido observando o seu filho para saber de onde estava vindo o dinheiro e, quando viu, emocionou-se ao ver seu próprio filho em um dos estandes desenhando ao vivo e vendendo sua arte. Inclusive, curiosamente, o símbolo da EAPIC é um cavalo que por acaso ele desenhou neste dia e ficou marcado até hoje como símbolo da festa, pois foi adotado pela equipe organizadora. Hoje em dia Emerson conseguiu concluir sua primeira faculdade de Artes Plásticas, sendo um artista caricaturista, retratista, pintor e professor de Arte, que é sua maior vocação. Em meio a uma história tão simples reside um homem de grande talento!!!

FOTOs: DIVULGAÇÃO


WIZPEN

INGLÊS

A caneta da Wizard com tecnologia avançada é uma extensão do conteúdo de áudio do seu livro. Funciona como um recurso adicional para ajudar na assimilação do idioma e melhorar sua pronúncia

• TOTS

• FLEX

• LITTLEKIDS / KIDS

• EXECUTIVE

Crianças de 5 a 6 anos. Crianças de 7 a 10 anos.

PRATIQUE OS EXERCÍCIOS ONDE QUER QUE VOCÊ ESTEJA.

• TEENS

Jovens do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio.

• CLASS

FÁCIL DE USAR.

Adultos, universitários e estudantes do 3º ano do ensino médio.

Jovens e adultos. Adultos, com necessidade de um serviço especial, de acordo com nível de conhecimento.

• VIP

Adultos, com necessidade de um serviço individual e especial, de acordo com seu nível de conhecimento.

AULAS MAIS INTERESSANTES E DIVERTIDAS.

ÁUDIO EMBUTIDO OU PLUGUE NO APARELHO DE SOM AMPLIFICADO.

(19) 3651 7768

Rua Marquês do Herval 189 - Centro Espírito Santo do Pinhal - SP


Decoração

Drywall tecnologia em gesso Conheça detalhes da tecnologia que combina estruturas de aço galvanizado com chapas de gesso Os novos empreendimentos imobiliários do Brasil estão cada vez mais eliminando o conceito de paredes com superfície robusta, rígida, feita de tijolos ou blocos, com massa de cimento, por paredes de drywall. Utilizado na Europa e nos Estados Unidos há mais de 100 anos, o sistema drywall é uma tecnologia que substitui as vedações internas convencionais (paredes, tetos e revestimentos) de quaisquer tipos de edificações. O sistema drywall vem mudando o conceito de paredes e o processo da construção civil, por ser um sistema limpo, rápido, econômico e racional. Muito utilizado na construção civil, principalmente para áreas comerciais, o drywall consiste em chapas de gesso que permitem instalações elétricas e hidráulicas por meio do sistema de fixação a pólvora em tetos (chumbadores químicos) ou aparafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado. As paredes de gesso são mais leves e com espessuras menores que as paredes de alvenaria. O sistema drywall é utilizado somente nos ambientes internos das edificações. Em caso de fechamentos externos o sistema utilizado é perfil de aço estrutural, conhecido como steel frame com fechamento de chapas cimentícias, que são mais resistentes à ação de ventos e chuvas. O drywall é constituído basicamente de uma estrutura metálica leve em perfis de aço galvanizado formada por guias e montantes, sobre os quais são fixadas placas de gesso acartonado, em uma ou mais camadas, gerando uma superfície apta a receber o acabamento final (pintura, papel de parede, cerâmica etc.). Apesar da aparência frágil, as chapas de drywall que possuem os dois versos de cartão e o recheio de gesso aditivado são resistentes. Isso porque o pó de gesso nada mais é do que a rocha gypsita desidratada e, em contato com a água, ele vira pedra de novo. Além disso, para áreas molhadas ou que sejam mais propensas ao fogo, há versões especiais.

44

RevistaPhoco

Jun/Jul/Ago 2013

FOTOs: REPRODUção

Apesar da aparência frágil, as chapas de drywall possuem os dois versos de cartão e o recheio de gesso aditivado são resistentes

O sistema drywall é utilizado somente nos ambientes internos das edificações

O sistema drywall vem mudando o conceito de paredes e o processo da construção civil

Texturas


Residenciais Comerciais • Gesso acartonado para forros e paredes (drywall)

• Molduras

em diversos formatos

• Gesso eM pó

para revestimento e fundição

• decorações em gesso

(19) 3633-3591 (19) 3631-6042 (19) 3631-7546 www.jetgesso.com.br em até 96x

Av. Dr. João Batista de Almeida Barbosa, 600 - São Marcos São João da Boa Vista - SP E-mail: jet.gesso@terra.com.br


Trip Vacation Make Up: Lívia Campos Fotos e Styling: Fabiano Barbosa Modelos da Agência Phoco Models: Alan Fenólio, Daniela Trindade, Heloisa Carrion e Sandy Rosa

Alan Fenólio veste camisa, calça, cachecol e gorro Pernambucanas. Daniela Trindade veste camisa e colete Pernambucanas e calça e cinto Maria Bonita


Heloisa Carrion veste casaco e calรงa Pernambucanas. Sandy Rosa veste casaco Pernambucanas


Daniela Trindade veste casado e cropped e cal莽a Cravo e Canela. Alan Fen贸lio veste camisa, moletom e casaco Pernambucanas


Sandy Rosa veste casaco Cravo e Canela, short Maria Bonita e cachecol Pernambucanas


Alan Fen贸lio veste casaco, cachecol e cinto Pernambucanas. Daniela Trindade veste casaco e cal莽a Pernambucanas


Alan Fen贸lio veste cachecol Pernambucanas

Fim


Curiosidade

Cortes do boi FOTOS: REPRODUção

O boi permite 21 tipos de cortes entre os considerados de “primeira” e os de “segunda”. Essas qualificações são geradas pelos próprios cortes; os valores nutritivos são os mesmos. Sua carne é boa fonte de proteína, fósforo, ferro e de vitaminas do Complexo B. A idade do gado abatido influi no sabor e na textura da carne, embora a maciez dependa muito do corte. Quando alguém convidá-lo para comer uma carne de vitela, aceite imediatamente. A vitela é o boi com menos de 4 meses de idade. Sua carne é mais tenra, de cor clara e pouco gordurosa. Tem as mesmas propriedades nutritivas que a carne de boi, porém é mais fácil de digerir. E como tem menos gordura, é aconselhada nas dietas de emagrecimento. Não se esqueça, porém, de agradecer o convite. Não compre carne em açougues não

tendo uma textura mais desenvolvida, mais forte, portanto a menos refinada. Ao comprar qualquer um dos tipos, observe se ela está firme e brilhante, com aspecto saudável e levemente úmida. Se tiver gordura, esta deverá ser clara e firme também. Antes de ser posta à venda, a carne bovina sofre um processo de maturação, que a torna mais macia e tenra. No mercado, existem cortes limpos, embalados a vácuo e congelados, que podem ser conservados até por 60 dias, sem risco de contaminação. É o tipo chamado de carne resfriada. Às vezes sua cor é escura, o que não significa estrago. Aproveite bem essas dicas e bom churrasco!

Casa de Carnes Calebe

DE C A

R N ES

CASA

muito confiáveis. Procure ser cliente de um estabelecimento bom, limpo e onde o açougueiro não seja apenas um cortador de carne, mas um profissional competente. Alguém que saiba cortar a carne, confirme as especificações exigidas e que, na falta daquela que você procura, possa orientá-lo, com segurança, sobre outro tipo que possa substituí-la, sem problemas. Comprando de um fornecedor idôneo, você se poupará de receber desagradáveis contrapesos, que nada têm a ver com o que está sendo pago. A chamada carne de primeira é retirada de uma parte do animal que é menos exercitada, assim como a de segunda, mais rija, provém das mais exercitadas,

Carnes frescas todos os dias Assados somente aos domingos Especialidade em espetos (faça sua encomenda) Carnes bovina, suína, frango, linguiça e derivados Aceitamos cartões de crédito

(19) 3651-6037

Rua Coronel Joaquim Leite, 191 - Largo São João Espírito santo do Pinhal - SP


• Ferramentas elétricas • Ferramentas manuais • Abrasivos • Máquinas • Ferragens • Compressores • Escadas • Equipamentos de proteção individual • Placas, fitas e artigos de sinalização

(19) 3651-1653

e-mail/msn: zampieri.f.epi@hotmail.com

Rua Barão de Mota Paes, n° 555 – Centro Espírito Santo do Pinhal - SP

Nós garantimos a sua festa! Atendemos Atacado e Varejo

(19) 3661-6439

Distribuidora de Bebidas

Jogos de Mesa • Caixa Térmica • Bebida Quente • Tudo para sua Festa

Av. Oliveira Motta, 362 - Centro Espírito Santo do Pinhal - SP Cep.: 13.990-000 E-mail: emporiopinhal@bol.com.br


Tudo o que voc锚 precisa em um s贸 lugar!

Oficina especializada


Tudo o que voc锚 precisa em um s贸 lugar!


Tudo o que você precisa em um só lugar!

Tel:(19)3651-8285 E-mail: opcaomagazine1@hotmail.com Rua Vigário Montenegro, 190 - Centro - Espirito Santo do Pinhal - SP

Visite também!

OPÇÃO Modas Masculina e Feminina

OPÇÃO Modas


Anunciantes ACE Rua Benedito Forni, 40 Jd. Baronesa Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3661-9300 Acira Av. Dr. Bias Fortes, 155, Piso 1 - Centro Andradas - MG Fone: (35) 3731-1349 Arena Pinhal Futebol Society Av. Antônio Costa, 360 Jardim Baronesa Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3651-1802 Auto Posto Belli (Posto Ipiranga) Rua Barão de Mota Paes, 32 - Centro Espírito Santo do Pinhal -SP Fone: (19) 3651-5496 Barril Zero Grau (Barril 0º) Rua Arthur Vergueiro, 142 - Centro Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3651-3277 Belíssima Bijouteria Rua Major Pantaleão, 100 - Centro Andradas - MG Fone: (35) 3731-1700 Casa de Carnes Calebe Rua Coronel Joaquim Leite, 191 Largo São João Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3651-6037 Ceorp (Convênio Odontológico) Rua Vicente Gonçalves, 153 Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3651-3933

Certnet Rua Geraldo Calixto, 48 - Centro Andradas - MG Fone: (35) 3731-1177

Facanali Veículos Av. Washington Luiz, 481 Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3651-8200

Pinhal Box Rua Barão de Mota Paes, 292 - Centro Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3661-1109

Cima Medicina Avançada Avenida Quirino dos Santos, 210 Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3651-7204 / 3651-5481

Jet Gesso Av. Dr. João Batista de Almeida Barbosa, 600 - São Marcos São João da Boa Vista - SP Fone: (19) 3633-3591 / 3631-6042

Ponto Kids Rua Marques do Herval, 105 - Centro Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3661-5740

Cine Art Café Pça da Independência, 161 Centro Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3661-5931 Clube da Casa Manzoli Rua Capitão Evaristo Lopes, 91 - Centro Andradas, MG Fone: (35) 3731-1137 Cravo & Canela Rua Arthur Vergueiro, 353 - Centro Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3651-2319 Dra. Ana Flávia Ginecologista e Obstetra Rua Teixeira Rios, 227, Sala B Centro Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3651-5769 Empório Pinhal (Distribuidora de Bebidas) Av. Oliveira Motta, 362 Centro Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3661-6439 Encanto dos Colchões Pça Moreira Cesar, 126 Centro Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3651-4672

J M Fisioterapia Rua Pinheiro Machado, 228 Centro Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3661-2776 KNN Idiomas Rua Barão de Mota Paes, 375 Centro Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3651-7510 Maria Bonita Rua Joaquim Vergueiro, 202 - Centro Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3661-2234 Móveis Rústicos Avenida Washington Luiz, 1975 Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3661-1785 Novo Ponto da Cerveja Pça Moreira César, Loja 7 Centro Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3651-2069 Pernambucanas Rua José Bonifácio, 93 - Centro Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3651-1543 / 3651-6444

Selegato Auto Peças Avenida Washington Luiz, 640 Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3661-1000 Sushi Gunkan Rua Maria José Bueno Wolf, 60 - Largo São João Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3661-2583 Tapuató Rua Vigário Monte Negro, 450 - Centro Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3651-8173 TPL Avenida Washington Luiz, 500 Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3651-2415 Wizard Rua Marquês do Herval, 189 - Centro Espírito Santo do Pinhal - SP Fones: (19) 3651-7768 / 3661-3481 Zampieri Rua Barão de Mota Paes, 555 - Centro Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3651-1653 Zema Pça. da Independência, 506, Centro Espírito Santo do Pinhal - SP Fone: (19) 3661-5208


Liquidação de Inverno

(35) 3731-1700 Rua Major Pantaleão, 100 - Centro Andradas-MG

(19) 3661-5740 Rua Marques do Herval, 105 - Centro Espírito Santo do Pinhal - SP

pontokids@hotmail.com


Sempre tem um Posto Ipiranga perto de você

Promoção troca de óleo

15%

desconto

Toda linha de óleo lubrificantes

Conheça o programa

Km de Vantagens O Km de Vantagens é o programa de fidelidade da Rede de Postos Ipiranga. Suas compras geram pontos, chamados de Km, que você pode trocar por vantagens especiais em produtos e serviços. Basta se cadastrar e começar a acumular seus Km. Confira a programação: www.ipiranga.com.br

Auto Posto Belli (19) 3651-5496

Rua Barão de Mota Paes, 32 Centro | Cep.: 13990-00 Espírito Santo do Pinhal -SP


12ª Edição - Revista PHOCO