Page 1

Revista

PesPONTO


E o que veremos nessa edição? JUNHO/JULHO

Moda Conheça o Corset peça do vestuário feminino que atravessa séculos e se mantém sempre atual.

Música Ela está sempre nas paradas de sucesso e nas colunas de fofocas. Conheça Lady GaGa.

Bem-Estar Saiba o que são os suplementos alimentares e como eles funcionam na perca e ganho de peso.

Expediente Diagramação e Arte Amanda Carvalho Colaboradores desta edição Mariana Siqueira Lorena Luna Érick Araújo Mayara Maia

Pensa em viajar para Europa? Que tal uma aventura na Holanda? Luana Ferreira conta tudo sobre esse país liberal.

Viagem

Editor-Chefe Amanda Carvalho Fotos Amanda Carvalho Revista PesPonto nº1 Junho/Julho 2009 João Pessoa Paraíba

PesPONTO


PesPONTO Beleza Saiba tudo sobre maquiagem mineral e fique por dentro dessa novidade do m u n d o d o s cosméticos.

Pela Net Nesta edição do Pela Net, uma lista de sites sobre maquiagem e cosméticos, tudo para você ficar mais bela e esperta.

Consumistas Dellirantes

Culinária Várias receitas deliciosas para preparar aquele jantar a dois.

M. Maia e L. Luna irão delirar e contar para vocês suas experiências. É o consumismo investigativo.

Decoração Aprenda como decorar a sua casa com produtos ecologicamente corretos.

Das Leitoras Esse é o seu espaço! Mande sua dica e sugestão.

Tecnologia O twitter é a nova sensação da internet. Entenda o por quê de tamanho sucesso.


Só colaboraram

gente MARA!

Érick, Rafaela, Mariana, Luana, entre

muitos outros!

Revista PesPonto junho/julho

Da Redação Bem vindas à primeiríssima edição da revista PesPonto, e é com muito orgulho que vos apresento à este novo espaço, voltado para jovens mulheres como nós. Pensada em suprir as necessidades de informação que todas nós temos acerca de beleza, moda, cultura, enfim, tudo aquilo que nós adoramos estar por dentro nas conversas com as amigas. A revista foi pensada para ser assim, uma conversa entre amigas, onde poderemos falar sobre tudo do mundo feminino, tudo mesmo! E o tema que não quer calar nas rodas das luluzinhas é maquiagem e cosmética. Estamos ávidas por novidades e entender melhor como funcionam os produtos que tanto amamos, quais looks usar, como fazer aquele olho que Angelina Jolie sempre aparece usando. Assim, fiz uma lista de blogs que dão altas dicas e comentam os mais variados produtos, tudo em nome da utilidade pública feminina! As Cosumistas Dellirantes também irão dar dicas de como ficar bonita e “fina”, sem gastar muito. Nessa época de crise econômica e contenção de despesas, ninguém que ficar parecida com a Amélia da música, sem make e com a pele “ao natural”, tendo tantos produtos BBB – bons, bonitos e baratos – nas prateleiras das farmácias, não é? Nas próximas páginas temos uma matéria de beleza, explicando o que é a maquiagem mineral. Você sabe o que é essa maquiagem e qual a diferença e vantagens desta para com as tradicionais? Não? Pois agora você irá conhecer essa nova sensação do mercado de cosmética mundial, com uma matéria ilustrando e explicando como funciona. Pois é meninas, a revista PesPonto está aí para tirar todas as nossas dúvidas e nos deixar bem informadas! Espero que gostem desse primeiro exemplar, e até a próxima.

Amanda Carvalho


Dicas DICAS DIcAs dIcAs artescosméticosmodacinemaexposiçõesmaquiagemartes Velas Chocantes Esse conjunto de velas é bem interessante, dando um toque criativo na decoração da sua casa, ou uma boa escolha para presentear alguém. Com design imitando cascas de ovos quebradas, essas peças são feitas com porcelana translúcida e, em seu interior, velas 100% cera de soja. Totalmente artesanal, são vendidas em pares e em meia dúzia, estas vem acomodadas dentro de uma verdadeira caixa de ovos, tornando a peça bem divertida e inusitada. Todas as duas opções vem acompanhadas por um pássaro, também feito de porcelana.

Pecado Vermelho O vermelho sempre foi, e será, sinônimo de paixão e sedução. Pensando nisso, a Risqué lançou uma linha de esmaltes com sete diferente tons de vermelho, chamada “Os sete vermelhos capitais”. Toque de Ira (vermelho mandarim), Preguicinha (vermelho morango), Santa Gula (vermelho bem aberto), Pura Luxúria (amora), Doce Orgulho (cereja), Possessão Rosa (vermelho rosado) e Inveja Boa (vinho avermelhado), foram os nomes escolhidos para cada tonalidade da linha. Agora o difícil será escolher o vermelho mais bonito.

Revista PesPonto Junho/Julho 2009

Não apenas para loiras Blond Redhead é uma banda norteamericana composta pela excêntrica Kazu Makino e os irmãos gêmeos Simone Pace e Amedeo Pace. As suas músicas são compostas em várias línguas como francês, italiano japonês e inglês, e podem ser conferidas nas trilhas sonoras de seriados como “Grey’s Anatomy”, “Skins” e “Numb3rs”. Com os vocais angelicais de Simone, a banda soma à sua bagagem sete álbuns - o seu último “Blond Redhead” foi lançado em 2007 - e, desde 1995 vem conquistando fãs em todo o mundo. Vale a pena dar uma conferida!


Dicas DICAS DIcAs dIcAs cosméticosmodacinemaexposiçõesmaquiagemartescosm The Notorious Bettie Page Símbolo sexual dos anos 50, Bettie Page rompeu com a estética da época, mostrando toda a sua sensualidade e feminilidade em fotos eróticas e bastante provocantes. Até hoje sua beleza encanta mundo a fora, atraindo seguidores e inspirando o mundo da moda, o que a tornou a pin-up mais conhecida do mundo, sendo até sinônimo do estilo. Sua biografia ganhou as telonas de cinema em 2005 com o filme The Notorious Bettie Page (algo como A Notória Bettie Page, em tradução livre), que chegou ao Brasil com quatro anos de atraso. Bettie morreu aos 85 anos, no dia 11 de dezembro de 2008, em decorrência de uma pneumonia, uma semana após sofrer um ataque cardíaco, que a deixou em coma.

Três é Demais!

Foto por Rafael Passos

Espaço para cultura Independente Um espaço cultural voltado para a produção independente, no qual podem ser encontrados bar, shows, exposições de artes, mostras audiovisuais, palestras, oficinas, entre outras atividades. O Espaço Mundo está situado na praça Antenor Navarro, centro histórico de João Pessoa.

O trio The Gossip foi formado no ano 2000 em Olímpia,Washington mas apenas em 2005 ganhou os holofotes após lançarem o álbum Standing In The Way of Control, cujo hit homônimo é uma resposta à homofobia do governo Bush. Liderado pela enérgica Beth Ditto, o grupo de indie rock se posiciona contra o sexismo e demonstra influência de bandas riot grrrl, como Le Tigre e Bikini Kill. O grupo acaba de disponibilizar na internet Heavy Cross, primeiro single de Music For Men, o seu quarto álbum lançado em junho.


Música

Can You read HER poker face?

Revista PesPonto junho/julho

Com muita atitude e gosto (duvidoso) pela moda, Stefani Joanne Angelina Germanotta ou simplesmente Lady GaGa, está subindo e conquistando as paradas de sucesso do mundo inteiro. Com música dançante e cheirando a anos 80, essa menina de 23 anos canta letras com alto teor de sexualidade e polêmica: parece que chocar é o seu segundo nome.


Música Nascida em 28 de março de 1986, na cidade de Nova York, Stefani Joanne Angelina Germanotta mostrou, desde cedo, o seu gosto pela música: aos quatro anos começou a tocar piano na escola em que frequentava, a particular Convento do Sagrado Coração. Aos 13, fez sua primeira balada de piano, e aos 14 começou a tocar em diversos clubes da cidade. Seu talento para música era inegável, assim, aos 17 anos tornou-se uma dos 20 estudantes no mundo a conseguir admissão adiantada na prestigiada escola de música, a Tisch School of the Arts, em Nova York. Apenas três anos depois já assinava contrato com a gravadora Interscop, pertencente a Universal Music Group, compondo canções para os diversos artistas do selo, inclusive a Pussycat Dolls. Não tardou para a jovem Stefani Germanotta lançar o seu próprio single. Em abril de 2008 “Just Dance” foi lançado e conseguiu entrar nas paradas de sucesso do Canadá e, posteriormente, dos Estado Unidos, graças a sua memorável apresentação no Miss Universo 2008, realizado no Vietnam. Da América para o mundo foi um pulo, que ela deu com estilo. Adotando o nome Lady GaGa (homenagem ao eterno grupo inglês Queen, com seu sucesso Radio GaGa) conquistou o mundo, e as pistas de dança, com sua música eletrizante, letras sensuais - que abordam temas polêmicos como a bissexualidade – seu estilo performático e figurinos, digamos, um tanto quanto conceituais. 4


Música

Com seu álbum de estréia, “The Fame”, Lady GaGa conquistou fãs e admiradores pelo planeta, conseguindo vender mais de 1 milhão de cópias, rendendo discos de platina e o topo das paradas em diversos países. Faixas como "Beautiful, Dirty, Rich" e “Paparazzi” serviram de tema para seriados de televisão, o que contribuiu para a divulgação e sucesso do álbum. Mas o single que realmente bombou, e ainda bomba, nas paradas é o da música “Poker Face”. Esse é considerado o hit do ano de 2009, chegando ao primeiro lugar em mais de 20 países. Sem dúvidas Lady GaGa é a artista pop sensação do momento. Quem andou dando uma conferida no show da moça foram Madonna e Cyndi Lauper, dois ícones pop do anos 80. Se você faz um som bem dance-pop, eletrônico com pitadas de rock and roll oitentista, e duas dos maiores nomes do cenário musical (que também podem ser encaixados nesse gênero) for a um dos seus shows, pode ter certeza que você está indo pelo caminho certo. Boatos rodam a internet que Lady GaGa venha fazer shows no Brasil para divulgar o “The Fame”, de acordo com o blog “Papel Pop”, a ideia principal da Universal Records era que ela fizesse algumas aparições em programas de TV, mas depois ficou decidido que ela faria alguns shows, não se sabe onde e como serão. Resta aguardar. 4

“Eu sempre amei rock, pop e teatro. Quando descobri Queen e David Bowie foi o momento que juntei as peças e percebi que posso fazer os três juntos” Lady GaGa Curiosidades: Lady GaGa não é loira, e sim morena. Aquelas madeixas douradas fazem parte de uma peruca. Ela estudou com Nicki Hilton, herdeira dos hotéis Hilton e irmã da Paris.


Música Logo no começo do sucesso, Lady GaGa sofrera algumas comparações, mas não as tradionais “ela parece com tal artista”, pelo contrário! Muitos disseram que a Cristina Aguilera, frequentadora das paradas desde 1999, estaria copiando o seu estilo. Cristina não ficou muito feliz com a comparação, dizendo “Sabe… É engraçado vocês mencionarem isso. Essa pessoa só ganhou minha atenção agora. Para ser sincera, eu não sei ao certo quem essa pessoa é. Não sei se é um homem ou uma mulher. Não sei dizer. Eu não passo tanto tempo na internet. Então acho que estou meio por fora sobre isso”. “Eu acho que estilo e música passam de mão em mão e devem mesmo. É o trabalho do artista criar imagens que se unam a música - algo poderoso que vai atrair o público e criar uma impressão memorável. Eu acho que elas estão entrelaçadas e eu sou parte disso também” Lady GaGa

Você Sabia?

Fotos: Divulgação

Muitos dos figurinos usados em suas performances são desenhados e produzidos pela própria Lady GaGa?


Decoração A Ecodecoração para o bem do seu ambiente Conheça algumas opções politicamente corretas para a decoração de sua casa. O planeta agradece.

A preocupação com o meio ambiente vem crescendo cada vez mais e é refletida também nos interiores dos ambientes.Agora,a tendência é projetar pensando no bem do planeta e das pessoas, utilizando materiais mais naturais possíveis sem afetar o meio ambiente,visando a qualidade e a durabilidade e que sejam recicláveis. Novas ideias de produtos reciclados não param de aparecer: as velhas rodas de bicicleta,por exemplo, que podem muito bem decorar o jardim dando um toque de charme ao ambiente. Um objeto bastante conhecido por suas inúmeras maneiras de Revista PesPonto Junho/Julho 2009

Por Mariana Siqueira

reutilização são garrafas PETs, que podem ser transformadas em sofás, pufs e objetos decorativos, como mostra a britânica Michelle Brand com suas luminárias feitas essencialmente dessass garrafas. (Foto) Os painéis fotovoltaicos, mais popularmente conhecidos como painéis solares, são amplamente utilizados, pois transformam a luz solar em energia,sendo uma fonte limpa que não agride o meio ambiente,e não há preocupação com blecaute,mesmo em dias nublados. Seguindo o mesmo caminho, o mecânico mineiro, Alfredo Moser, criou uma luminária feita apenas de garrafa PET com água e caixinha de filmes fotográficos ( para proteger as tampas das garrafas), iluminando o ambiente sem qualquer custo de energia. ( Foto) 4


Decoração As garrafas de vidro também podem ser utilizadas como objeto de decoração, especialmente no jardim. Só basta criatividade. Para revestimento de paredes, as ecotintas prometem uma maior qualidade de vida, por serem mais saudáveis, tanto para nós quanto para o nosso planeta, devido à ausência de metais pesados e COV’ s (componentes orgânicos voláteis), comum em tintas convencionais.E o melhor, não tem aquele cheiro forte na hora da aplicação. Além das ecotintas, há também outros tipos de revestimentos ecológicos, como as pastilhas de côco, que são ótimas para compor um clima rústico ao ambiente, são resistentes a fungos e bactérias,e possui impermeabilidade, e ainda são recicláveis. Pastilhas de maçã também são uma boa opção para o ambiente interno..

A Gyotoku possui uma linha “Ecoglass”, que são pastilhas de vidros reciclados,que podem substituir as pastilhas comuns, pois, também, não absorvem água e são resistentes à pichação. Já as ecopastilhas e ecocerâmicas da “Lepri” são compostas por lâmpadas fluorescentes que sofreram um processo de reciclagem e decomposição. É a tecnologia a favor do planeta Terra, possibilitando soluções baratas e inteligentes para re-utilizar o lixo.

Uma das últimas novidades para a decoração de ambientes são os “zBoards”:placas de papéis reciclados e processadas para terem a mesma forma de madeira prensada.Fáceis de montar,sem necessidade de ferramentas e resistentes até mesmo a água,são totalmente ecológicos e recicláveis. Cuidar do meio ambiente está na moda,portanto pense verde!


Beleza Maquiagem Mineral, você sabe o que é? Elas estão conquistando o mercado de cosmético mundial, mas o que realmente são as maquiagens minerais, quais são suas vantagens e o que diferencia das maquiagens tradicionais? Abaixo segue a sua descrição e três looks feitos inteiramente com elas para você arrasar em qualquer ocasião. Por Amanda Carvalho Num mundo que a cada dia anseia por novidades que melhorem o bem-estar e o estilo de vida, muitas indústrias e empresas procuram suprir essa carência, desenvolvendo produtos que atendam as mais diversas necessidades do mercado consumidor. Uma dessas novidades – apesar de existir desde os anos 70 – é a maquiagem mineral, composta por minerais naturais como dióxido de titânio (que tem ação antinflamatória e calmante), óxido de zinco (que tem função antisséptica), mica, óxido de ferro, cloreto de bismuto, entre outros, todos moídos para ficarem com a consistência de pó. Um dos primeiros produtos a serem fabricados com composição mineral foi a querida base – aquela que cobre todas as imperfeiçõezinhas e o brilho do rosto – chamada Bare Minerals, da Bare Escentuals. Mas hoje em dia marcas como L'Oréal, M.A.C, Revlon, Neutrogina, entre outras estão apostando na novidade. O interessante dessa base é que ela possui consistência em pó, mas ao entrar em contato com a pele transforma-se para espalhar mais homogeneamente e proporcionando acabamento natural. Revista PesPonto junho/julho


Beleza

Fotos por Amanda Carvalho

A vantagem desse tipo de maquiagem é ser livre de talcos, óleos, ceras e fragrâncias, tornando o produto menos propício a causar alergias na pele de quem a usa. Assim, ela é indicada para aquelas que têm pele sensível, oleosa ou com acne e para as que fizeram tratamentos faciais à laser ou peeling. A dermatologista Carla Gayoso comentou que, realmente, as maquiagens minerais fazem bem a pele, e que dificilmente elas podem causar alergias. Tem longa duração na pele, e não escorre tão facilmente em contato com suor, ótima para ser usada em clima quente como o daqui, pois quem nunca sofreu com a maquiagem borrando por causa do intenso calor? Outra vantagem importante é que elas possuem prazos de validade maiores que as maquiagens tradicionais, podendo serem usadas por muito mais tempo. Mas qual maquiagem é a melhor

escolha, a mineral ou a tradicional? Tanto a doutora Carla como o maquiador Júnior Cacau, concordam que, dependendo da marca, os dois tipos são válidos. Muitas gatas tem receio com o temido chumbo, que figura na composição de vários produtos de maquiagem. Muitas marcas estão excluindo tal componente, mas mesmo as que ainda o usam, a quantidade é mínima, o que o torna benigna para o uso. Mesmo com todo o sucesso lá fora, esse tipo de maquiagem é rara aqui no Brasil, no qual poucas marcas estão investindo na sua produção. A Contém 1g possui uma linha completa de pó, base e corretivo 100% minerais, com tonalidades restritas à tons de pele e amarelo, preta e vermelho. Já as da Mary Kay, por serem compostas por 90% de minerais, os outros 10% proporcionam aos seus produtos a possibilidade de 4


Beleza

Para que serve o chumbo nos cosméticos? O chumbo é um metal pesado que não tem nenhuma função no corpo h u m a n o . É r a r a m e n t e encontrado como metal puro, assim

os seus compostos como sulfato ou sulfito de chumbo ou o óxido de chumbo, são os mais frequentes. Doses elevadas desse metal são a l t a m e n t e prejudiciais à saúde, podendo causar danos nos sistemas nervoso e

Fotos: Divulgação

obterem até 24 tons diferentes, usados em sombras e blushes. Mas doutora Carla adverte, só porque um produto tem composição natural, não quer dizer que ele seja saudável, “os piores venenos são extraídos exatamente da natureza”. Ao escolher um cosmético, procure pesquisar a marca e os seus componentes, assim você estará segura de sua compra.

motor. Mas por quê as industrias de cosméticos usam esse metal tão nociso? Calma, a quantidade usada nesses produtos é mínima, e seu uso é para alcançar certas tonalidades, através de pigmentos diversos,

principalmente para as cores mais escuras como o vermelho. O nível preocupante de chumbo no sangue é acima de 10mg/dl (micrograma por decilitro) num adulto.


Bem-Estar Muitas mulheres estão sempre a procura do corpo perfeito, fazem dietas, frequentam academias e utilizam de outras fontes para alcançar os seus objetivos: o uso de suplementos alimentares e drogas que auxiliem a perda de gorduras. Saiba um pouco mais sobre essa alternativa. Por Amanda Carvalho

A procura incessante do corpo perfeito está presente no cotidiano de várias mulheres no mundo inteiro. Existem dezenas de produtos que afirmam fazer os mais variados milagres no seu corpo, desde perder aqueles quilinhos à mais, até queimarem aquelas gordurinhas que teimam em não te deixar. Mas muitas mulheres não sabem o que realmente são esses produtos e todos os efeitos que eles possam causar nos seus organismos, e se aquilo que prometem é verdadeiro. O nutricionista esportivo Sebastião Filho comentou que grande parte das mulheres que vai ao seu consultório quer emagrecer, tonificar os músculos e diminuir a flacidez. Para isso ele recomenda exercícios e uma alimentação saudável, aliada a alguns suplementos alimentares, têm por objetivo principal suprir a carência de Revista PesPonto Junho/Julho

proteínas no organismo, devido as dietas de baixo valor protéico. Os suplementos mais recomendados são as proteínas, importantes para o corpo, pois auxilia na reparação e construção muscular, já que o organismo utiliza dos seus aminoácidos para realizar o processo de reparação dos tecidos degradados nos exercícios físicos bem como de outros como a pele e os órgãos internos. Essas proteínas, chamadas de macronutrientes, também auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico. O seu principal objetivo é injetar no organismo uma quantidade saudável de aminoácidos para que, ao serem realizados exercícios físicos, o corpo não os retire da própria musculatura, possibilitando, assim, que o músculo cresça e se fortaleça. Os principais suplementos de proteínas são:


Bem-Estar Albumina - que xtraa da clara do ovo e tem maior bioavaliabilidade (capacidade de ser absorvida pelo corpo) ndicada para os casos que necessitem de absor mais lenta e gradual de protea para manter um fluxo constante de aminoidos. Whey Protein – é considerada a mais pura e de maior bioavaliabilidade existente – possui na sua composição os três aminoácidos mais gastos no processo de regeneração muscular, a BCAA (Lvalina, L-isoleucina, L-leucina), sendo importante tanto anabólica quanto anticatabolicamente. Também é composto pela Glutamina, aminoácido que necessitamos em maior abundância, pois está relacionado diretamente ao processo regenerativo, assim como auxilia no bom funcionamento de diversos processos do corpo. O corpo por si só produz tais substâncias, mas em número reduzido aos indicados às pessoas que praticam esportes e exercícios pesados. Por causa dos seus poderes medicinais e suas frações peptídicas (substância formada por dois ou mais aminoácidos), esse suplemento está ganhando notoriedade nos meios médicos e científicos, que a utilizam em casos graves queimaduras, para fortalecimento imunológico e até em certos casos de cancêr, entre outras doenças. Proteínas isoladas de soja - tem presen massiva de BCAA, glutamina e arginina e fácil absorção e rica em isoflavonas (fitoquímicos que promovem saúde geral, pois tem a capacidade de

diminuir os números do mau colesterol e tiglicerídeos), leticina (emulsificante natural de gorduras). É fonte de cholina, que auxilia no crescimento muscular e ajuda a prevenir e combater doenças hepáticas. é bastante recomendada para as mulheres com mais de 50 anos, preparando o organismo para a menopausa. Para aquelas mulheres que querem queimar mais rapidamente as calorias, os termogênicos são os mais procurados. Conhecidos por “queimadores”, são substâncias que visam através da ação termogênica – transformação das calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação em energia – manter o metabolismo acelerado e aumentar a taxa metabólica (a velocidade que o corpo queima calorias) do organismo, promovendo maior queima calórica ao decorrer do dia. Muitos utilizam de substâncias estimulantes, como a cafeína, dando mais “pique” na hora de malhar, mas também acelera os batimentos cardíacos, portanto contra-indicados para as pessoas que têm problemas do coração e hipertensão. 4


Bem-Estar Sebastião Filho recomenda para as mulheres que querem perder peso, equilibrarem uma alimentação hipocalórica, ou seja, com baixo teor de gorduras e calorias, com exercícios aeróbicos, estimulando o organismo a queimar as reservas existentes, promovendo a perda de peso. “Também prescrevo fibras naturais, que além de inibir o apetite – ao tomá-las elas viram uma geléia que dão um preenchimento no estômago – elas também seguram um pouco as gorduras evitando que virem energia.” Essas fibras ajudam, também, a combater a prisão de ventre, causada pela dieta. A farinha de linhaça também é uma boa aliada na perca de peso, pois é rica em gorduras saudáveis, “e estimulam a mobilização das gorduras principalmente na área do abdômen.” Ela regulariza o transito intestinal, reduz o colesterol, controla os açucares do sangue e proporciona equilíbrio hormonal, amenizando os distúrbios da menopausa e TPM. Ludimila Neves, turismóloga de 25 anos, conseguiu perder mais de 15 quilos, fazendo dieta balanceada,

equilibrando uma alimentação saudável, rica em fibras, com musculação e exercícios aeróbicos. Ela conta que se consulta regularmente com nutricionistas e recebe orientação de profissionais especializados na academia em que frequenta: “Com tudo isso,fui percebendo que ficava mais disposta, meu sono melhorou e minha pele está menos ressecada. São vários os benefícios que ganhei tendo uma vida mais saudável e assim foi surgindo o resultado:magra e com saúde.” É importante, antes de entrar em qualquer dieta e usar qualquer suplemento alimentar, é preciso consultar um profissional nutricionista. Com certeza, ele irá ajudá-la na sua busca pelo corpo perfeito, e o fará de modo saudável e consciente.

Chá Verde, funciona mesmo? É um termogênico natural, extraído da planta Camellia sinensis,é uma bebida milenar originária da China. A sua lista de benefecíos é enorme: desintoxica o organismo, desincha a barriga, acelera o metabolismo e queima as gorduras. Nada mal para um chá,não acha? Ele é diurético, facilita a digestão,e alguns estudos mostraram que também faz bem para a pele, por possuir altas concentrações de antioxidantes, considerados até mais potentes.4


Bem-Estar que os carotenos e as vitaminas C e E, substâncias que atuam contra as rugas precoces.Uma pesquisa realizada na Universidade de Tohoku,no Japão,e publicada no The Journal of the American Medical Association (Jama), comprovou que o uso do chá verde previne doenças cardíacas, pois diminui a taxa de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos.

Como preparar o chá? O método indicado para tomar o chá é: 1 litro por dia,exceto a noite por causa do seu efeito estimulante.Ferva 1 litro de água, quando as primeiras bolhinhas de fervura surgirem, desligue e retire-a do fogo. Acrescente duas a três colheres ( das de sopa)das folhinhas do chá e beba ao decorrer do dia. É importante não adoçar, mesmo que o gostinho não seja muito bom.


Moda

Apertem os laços, o corset voltou! Muito famoso nos séculos passados, o corset está ganhando espaço no cenário fashion da atualidade. Podemos ver musas pop como Madonna e Rihanna, usando e abusando dessa peça tão controversa. Por Amanda Carvalho

Corset - também conhecido por espartilho - surgiu no século XVI como roupa de baixo, utilizada para manter a silhueta feminina esguia e ereta, dando uma postura distinta as damas da época. Ele era bastante rígido, mas não diminuia drásticamente o tamanho da cintura, e sim pressionava os seios elevando-os ao máximo. Essa parte não sofrera 4 Revista PesPonto junho/julho


Moda muitas mudanças entre o renascimento e o rococó, mantendo seu design e objetivo. Foi na época Vitoriana que a modelagem dos espartilhos mudou, com ênfase nas cinturas finas, a regra era, quanto mais apertado melhor. Foi a partir desse momento que surgiu a preocupação dos médicos com a saúde das mulheres, e até crianças, que eram submetidas a usarem diariamente esse tipo de vestimenta. No final do século XIX as mulheres deram adeus à ditadura dos corset com a chegada dos sutiãs e dos tecidos elásticos, elas podiam facilmente manter a forma sem muitos sacrifícios. Muitos vêem o espartilho como forma de repreensão, da subserviência da mulher perante ao homem, à moda e às tendências da época. Naquela época podia até ser verdade, mas hoje em dia o seu uso é visto de maneira totalmente diferente: hoje em dia usar essa peça é mostrar força e poder, com muita sensualidade feminina. Para usar um corset, é preciso ter estilo e atitude!

Há diferentes tipos de corset, se você quer usar um mas tem medo que ele vá te apertar toda, não se preocupe. Aqueles que são usados para deixar a cintura bem fininha, realmente quase um pilão, são modelos especiais, feitos para esse único propósito, chamados Tight Lacing.Esse é usado pelas adeptas ao “laço apertado”, que vão, pouco a pouco, apertando o laço do espartilho até chegarem à medida desejada de cintura. Algumas, claro, exageram na dose, mas são excessões. Os outros modelos são os Overbust ou “acima do busto” e os Underbust ou “abaixo do busto”. 4


Moda

Tipos de Corset

Muitas divas pop estão aderindo ao uso do corset em seus figurinos para os shows, ensaios fotográficos e até mesmo para fazer uma comprinha na loja ao lado. Muitas marcas também estão usando essa peça para compor um look que esbanja sensualidade e poder, com modelos de força feminina, mostrando que seus produtos foram feitos para serem usados por mulheres poderosas. Uma das campanhas da Arezzo traz Juliana Paes bem futurista usando um corset bem moderno, Beyoncé incorporou a peça no figurino da sua nova turnê mundial, Madonna, simbolo da mulher moderna e poderosa, vira e mexe aparece usando um modelo bem fashion.

Overbust - acima do busto.

(Modelo Sher Corset)

Fotos: Divulgação

Underbust - abaixo do busto. (Modelo Black Cat Corset).

Umas das marcas que confeccionam corset aqui no Brasil é a Black Cat corset, comandado pela Rose Satlher. A marca, criada em 2005, nasceu por acaso: Rose, apaixonada 4


Moda

Lojas online Black Cat Corsets: http://www.blackcatcorsets.com/ Madame Sher Corsets: http://www.madamesher.com/

pelo estilo alternativo, assim como pelos espartilhos, pediu a sua mãe, “uma costureira de mão-cheia”, para confeccionar uma peça para ela. A partir daí, suas peças de uso pessoal foram sendo divulgadas e ganhou admiradoras brasil a fora, em entrevista à revista ela contou que, “ aos poucos fomos aceitando encomendas, dentro de pouco tempo a estruturação de uma grife,com um catálogo online,se fez necessária.”, conta Rose. O processo de criação do corset Black Cat não é simples, e há dois princípios básicos: primeiro, existem as peças que surgem a partir das pesquisas realizadas pela própria Rose, que são produzidas para o catálogo ou para eventos. E existem aquelas peças personalizadas, no qual a cliente escolhe o estilo do seu corset, tornando-o uma peça única, “Neste caso procuro coletar seus elementos musicais, visuais e explorar seu lifestyle que são analisados e transportados para o corset. Confeccionar corset, desde a modelagem até o acabamento, é um trabalho árduo que requer experiência e profissionalismo da costureira responsa vel,e muitos dos matérias utilizados na o são vendidos no Brasil,sendo necessa rio partir para fabricação independente. Black Cat corset trabalha com encomendas feitas a partir do site da marca, e assim atende a clientes no Brasil inteiro, inclusive em outros países, como Alemanha e Inglaterra. Agora é apertar o laço e escolher o modelo que mais lhe caia bem!


Consumistas Dellirantes Delirar sempre foi e sempre será permitido.Quanto a consumir... essa é outra historia, ainda mais nesses tempos de crise econômica, onde o verbo comprar não anda em alta.Mas a verdade é que não consumir é quase uma utopia, então porque não assumir o espírito creuza e sair às compras? Afinal, não só de pão e circo vive a mulher. Sendo assim, nós consumistas delirantes, resolvemos dar dicas de como substituir, de forma eficaz, aqueles produtos que custam caro por outros, digamos, alternativos, e que não nos deixarão na mão.

Shampoo à Seco Não sei se vocês já ouviram falar no xampu à seco. Trata-se de um xampu em pó que você pode usar naqueles momentos de desespero,quando precisa que seu cabelo esteja com uma boa aparência,e não tem tempo de passar por todo aquele processo de lavar, secar e escovar. Esse shampoo não é novidade lá fora, mas aqui no Brasil são poucas as marcas e lojas que o vende. E quando encontramos temos que aceitar um preço bem salgado, em torno de 50 reais. Revista PesPonto junho/julho

Um ótimo substituto, e bem mais barato,é o já velho conhecido talco. Não se assustem pensando que vão ficar com a cabeleira branca antes do tempo.É tudo uma questão de técnica (e nada muito difícil, senão não daríamos conta).

Basta colocar o bendito pózinho na raiz do cabelo e dar boas escovadas. O resultado é um cabelo com aparência de limpinho, macio e cheiroso (dependendo da fragrância do talco).O melhor é que não sai por mais de R$10,00.

Lenços matificantes São algumas as marcas de cosméticos que têm em suas linhas os tais lenços matificantes que são muito úteis para aquelas pessoas que tem a pele oleosa e que,no decorrer do dia ou da noite, ficam com um “brilhinho”.


Consumistas Dellirantes Ele é ótimo para diminuir a oleosidade da pele, mas sem se livrar da maquiagem ou do filtro solar por tabela. Mas vamos ser sinceras, R$15, 00 (no mínimo) por 50 pedacinhos de papel é um pouco demais.Como alternativa sugerimos aqueles papeizinhos de seda de enrolar cigarro, fumo... Sabem de qual estou falando, não é? Eles funcionam praticamente do mesmo jeito, e claro, por um preço bem mais acessível,a partir de R$1, 00 a embalagem com 50 unidades.

Demaquilant es para área dos olhos P a r a a s mulheres que adoram se maq u i a r diariamente e não querem gastar muito com demaquilantes específicos pra área dos olhos,uma alternativa boa e barata é usar o shampoo johnsons baby.Você o encontra em todas as farmácias, supermercados por um preço bem justo.Ele tira toda a maquiagem dos olhos,inclusive as que são à prova d'agua,não deixa resíduos e,como todos sabemos,não arde em contato com os olhos,e ainda deixa com um cheirinho de bebê.

As Consumistas Dellirantes são: Formada em Rádio e Tv, é altamente vicia d a e m maquiagens e caipirinhas.

Estudante de Comunicação, adora dança do ventre e esmaltes.

Lorena Luna

Mayara Maia


Tecnologia Follow me on “O que você está fazendo?” é a pergunta que nunca se cala na mais nova sensação da internet. Orkut, MySpace? Não! Agora a tendência é Twitter. Siga me, por favor... Antes todos queriam saber “quem você conhece?” Hoje a pergunta que não cala é “o que você está fazendo?” Muitos andam fazendo essa pergunta no mundo inteiro, o que tornou o Twitter a mais nova sensação da rede m u n d i a l d e computadores. Ele atiça o voyerismo e o nosso desejo secreto de bisbilhotar a vida alheia,

Revista PesPonto Junho/Julho 2009

e o melhor: com a permissão total da própria pessoa. Interessante, não? Desde outubro do ano passado, esse microblog vem fazendo sucesso, principalmente no m e i o a r t í s t i c o hollywoodiano. Através de frases curtas, só é permitido até 140 caracteres por post, você poderá ficar por dentro da vida do seu artista favorito. Preparada para o melhor?

Sabe quem adora e vive tuítando? É nada mais, nada menos que o galã e super gato Ashton Kutcher que, junto com sua esposa, também super gata, Demi Moore, contam todas as fofocas do seu dia-a-dia e ainda mostram fotos. Paparazzi é coisa do passado! Para alguns, o twitter não é apenas um m i c r o b l o g , s e assemelhando mais a4


Tecnologia micromensagens e SMS, como conta o jornalista e tuíteiro Ricardo Oliveira. Para ele, o principal diferencial dessa rede social em relação as outras seria, em primeiro lugar, a praticidade com que ele consegue ligar as pessoas: “Com poucos cliques você já está conectado a novas possibilidades de c o n v e r s a ç ã o e informação”.

“...o Michael Jackson morreu antes no Twitter: a notícia do blog de fofocas TMZ se espalhou por lá e foi chegando na imprensa nacional e internacional”

E em segundo, seria a sua agilidade e rapidez como canal de informação, “como a gente tem brincado por aí, o Michael Jackson morreu antes no Twitter: a notícia do blog de fofocas TMZ se espalhou por lá e foi chegando na imprensa nacional e internacional. A velocidade com que isso aconteceu foi incrível de se assistir”.

No Brasil, como um bom país seguidor de tendências, a moda está pegando e com força total: muitos internautas estão abandonando o queridinho em acessos, o Orkut, para soltarem a língua e contar o que andam aprontando. Muitos artistas nacionais também entraram nessa onda, como a atriz Marisa Orth, o ator Pedro Neschling e a cantora Preta Gil. A l g u m a s empresas, principalmente de comunicação social, estão apostando no poder de tuíttar – mais uma para o seu vocabulário – que, através dos seus perfis, divulgam notícias e novidades recém-saídas do forno, acerca dos seus programas e produtos. Mas aqui na Paraíba as empresas ainda não perceberam a

importância da rede para os seus negócios,“Twitter tem uma força de propagação de ideias incrível - quem tiver essa sacada logo, vai sair bem na frente.” comenta Ricardo. Por aqui, há dois meses, Ricardo contabilizou o número de internautas paraibanos que aderiram à rede, e a soma foi de mais de 200 pessoas cadastradas. Esse número com certeza aumentou, devido à grande quantidade de4


Tecnologia matérias nos programas nacionais e locais sobre o assunto. Se você é daquelas que adoraria ter um blog mas acha complicado usar as ferramentas e não tem muita paciência em escrever textos longos, esse microblog é perfeito para você. Ele é fácil de usar - suas ferramentas são básicas - e atualizar, podendo fazê-lo através do celular, enviando uma mensagem que, na mesma hora, constará a em sua página. Simples e prático. “Na prática, usando aparelhos celulares pra tuitar, por exemplo, é possível marcar encontros com os amigos mais rapidamente, ter noções de tráfego, cobertura de eventos e afins. A conversa entre os participantes é constante, a informação é um fluxo contínuo que pode ser útil ou não, depende dos olhos de quem vê”, completa Ricardo sobre as inúmeras maneiras de utilização da rede no seu dia-a-dia.

@PesPonto:

Você sabia? A Casa Branca, casa do presidente dos Estados Unidos Barack Obama, tem o seu próprio perfil no Twitter? Assim, eles podem informar mais rapidamente a todos o que está acontecendo no país. Ah, claro que o presidente também teu seu perfil. No Brasil, há uma enorme lista de políticos que participam da rede, assim como diversos Ministérios do Governo, como o da Saúde e Cultura, e prefeituras e governos estaduais.


Pela Net Na g r a n d e r e d e m u n d i a l d e computadores a tendência atual é ser super feminina. Como? Há uma grande proliferação de blogs e sites que falam somente sobre assuntos femininos: maquiagem, cabelos, esmaltes, entre outras coisas. N ã o t e n h a m e d o d e se r u m a “mulherzinha”, e se jogue nessas dicas. http://diadebeaute.com Quer saber sobre as novidades do mundo da maquiagem? O blog Dia de Beauté, comandado pela jornalista de beleza e moda da RG Vogue e Vogue, Victoria Ceridono, está repleto de d i c a s s o b re p ro d u t o s cosméticos, e como ela mesma diz, “é um espaço para comentar, dissecar e fofocar sobre produtos e dicas mil das coisas mais legais do mundo: maquiagem, creminhos, perfumes... Enfim, beleza!”

http:// www.2beauty.com. br Outro cheio de dicas e tutoriais bem didáticos de maquiagens é o blog criado pela Marina Dias, uma viciada em beleza e cosméticos, que criou não apenas um espaço para comentar e informar sobre novos produtos, mas também um fórum aberto,no qual as leitoras podem opinar e darem as suas próprias dicas.

http:// www. vendenafarmacia.com Vende na farmácia? Esse é o nome do blog que promete mostrar opçõees baratas para abastecer sua necessaire com bons produtos,e que façam um bom trabalho na hora de fazer aquela maquiagem. O lema é “ Porque de nada adianta um make impecável e um bolso vazio...”


Viagem Conheça a Holanda

A Holanda é um país que atrai milhares de jovens todos os anos com sua beleza arquitetônica e seus vastos campos de tulipas. Conheça o que esse país liberal tem a oferecer e boa viagem! Por Luana Ferreira Revista PesPonto junho/julho

Um conhecido ditado holandês afirma que Deus criou o mundo e os holandeses, a Holanda. O país possui pouco mais de quarenta mil quilômetros quadrados, o que significa que cabe mais de duzentas vezes dentro do território brasileiro. No entanto, a audácia dos donos dessa terra é inversamente proporcional ao seu tamanho: desde o século quinze os holandeses dedicaram-se a construção de diques, transformando pântanos em cidades e terras cultiváveis. O resultado é que 40% da área do país hoje encontra-se abaixo do nível do mar, o que torna os seus terrenos planos. 4


Viagem A Holanda é famosa por ser um país de vanguarda cultural, social e econômica. Assuntos que, na maioria dos países geram polêmicas, nos Países Baixos já foram resolvidos: o aborto é considerado uma prática legal; casais homossexuais têm direito a casamento, a adoção e andam de mãos dadas e trocam carinhos em público sem receberem olhares de reprovação; a prostituição é uma profissão regulamentada e sujeita à pagamento de impostos, como em qualquer outra profissão. Também é tolerante com as drogas leves, que podem ser adquiridas em coffee shops, mediante a apresentação de um documento que prove que o comprador é maior de 18 anos. No entanto, a consumação pode ser feita apenas nos estabelecimentos de

venda, em alguns bares – que tem um aviso de “tolerância” na entrada – ou em casa. Quem for flagrado fazendo uso de drogas ou bebidas alcoólicas ao ar livre pode pagar uma multa de até 75 euros. As cidades são pequenas e podem ser percorridas a pé, ou de uma maneira mais holandesa, de bicicleta. Por ser um país totalmente plano, esse é o meio de transporte mais utilizado: são mais de quinhentas mil bicicletas, numa população de pouco mais de um milhão de habitantes. Os holandeses não usam bicicletas apenas para atividades esportivas ou lazer, mas também para ir ao trabalho, sair a noite e levar as crianças a escola, existe até para esse caso uma versão adaptada com uma grande caixa de madeira. 4


Viagem

Fotos por Luana Ferreira

Conhecer o país não se resume a uma imersão em um mundo de costumes vanguardistas: repletos de canais e uma arquitetura que conserva prédios seculares e museus grandiosos, nos quais abrigam obras de Rembrant e Van Gogh, seus pintores mais famosos. Perder-se pela Holanda é prazeroso. Aliás, perder-se por lá não é algo fácil já que a cada esquina o turista pode encontrar mapas da cidade que indicam exatamente a sua localização. Em caso de dificuldades em ler o mapa, basta pedir orientação a um habitante da cidade. Apesar do idioma oficial ser o holandês, todos falam inglês fluentemente, bem como alemão e francês. Nas grandes cidades é possível observar uma larga variedade cultural. No mesmo quarteirão cruza-se com mulçumanos, quase todos oriundos da

“Tem-se a sensação que o mundo todo c a b e n e s s e pequeno país.”

Turquia e do Marrocos, africanos, surinameses e asiáticos, além de pessoas vindas de outros países da união européia. Isso reflete na vida social, que ganha boates voltadas para músicas dos mais variados países, restaurantes especializados em culinárias de todos os continentes. Tem-se a sensação que o mundo todo cabe nesse pequeno país. Holanda é uma interessante escolha para quem quer viajar: seja como turista ou passar uma temporada, estudando ou como “au-pair” (espécie de babá, que cuida da casa enquanto aprende o idioma local). Muitos que o conhece sentem uma pontada de tristeza quando o deixa.


Das Leitoras A leitora Lorena Luna nos escreveu contando sua experiência com o lápis-duo da Natura. Assim como ela, você também pode nos mandar suas dicas e sugestões para o nosso email: dasleitoras@pesponto.com.br

Fazia tempo que eu não amava um produto até me deparar com o lápis duo da linha Aquarela da Natura,ele é lápis de boca de um lado e do outro lápis de olho.O meu,o lado do olho é lilás e da boca rosa discreto,mas se for passado com gosto vira um rosa bem escuro lindo,por sinal.Além da cor linda,fica sequinho na boca, dando um efeito mate e a fixação é ótima.Mesmo em lábios ressecados,como os meus,ele não deixa as rachaduras marcadas. Já a parte do olho ( que é lilás no meu caso),usando rente aos cílios inferiores,como se pintasse mesmo os cílios,a cor fica bem vibrante sem exageros,e dá uma aumentada significante no olho

Revista PesPonto Junho/Julho

Fiquei surpresa com a qualidade e com a maciez de ambos,antes de encomendar não botei fé,achei que a parte batom seria seca e difícil de passar,e do olho que a cor fosse muito apagada e a fixação não tão boa.Mesmo achando que seria apenas mais na minha nécessaire ? que já está lotada -resolvi encomendar e,realmente,pagou cada centavo! Agora ele tem cadeira cativa na minha pequena nécessaire, porque ele é um salvavidas.Se você está em algum lugar e aparece um passeio ou uma balada,ele serve pra dar uma levantada no visual tanto de dia quanto a noite, é só usar a imaginação!


Culinária Jantar a dois: o que servir? Você convida o seu namorado para jantar na sua casa pela primeira vez. Chega o dia e ainda não sabe o que servir? Não se desespere!, aqui vão algumas dicas de entradas, pratos principais e sobremesas para você conquistá-lo – também – pelo estômago.

Entrada: Pratos de entrada costumam ser leves, para não atrapalhar o apetite do prato principal, portanto, o ideal é escolher uma saladinha bem leve. Estudos mostram que a salada, antes da refeição principal, diminui a absorção de gorduras pelo organismo.

Revista PesPonto Junho/Julho 2009

Modo de Fazer:

? Lave bem

Fotos Divulgação

Jantar à luz de velas, ambiente romântico - criado especialmente para essa ocasião - e nesse momento você serve macarronada com molho de tomate de caixinha. Nada a vê, não é mesmo? Para você que não tem a mínima idéia do que servir num jantar a dois, ou realmente não sabe cozinhar nada, mas quer impressionar o gato, foram selecionadas receitas rápidas e fáceis, para um jantar inesquecível. Mãos à massa!

Salada Simples: ? alface americana ? cenouras raladas ? beterraba ralada ? tomate sem pele e sem semente ? cebola cortada em rodelas ou picada Molho: ? 1 colher de chá de sal ? 1 pitada de açucar ? 1 colher de sopa de azeite extra virgem de oliva ? 2 a 3 colheres de vinagre

todos os ingredientes; ? Rasgue as folhas do alface para que fiquem menores; ? Rale as cenouras e a beterraba; ? O tomate, após estar sem pele e semente, deve ser picado; ? A cebola pode ser c o r t a d a e m pedacinhos ou em rodelas, como preferir; ? Misturar tudo numa tigela. O molho: ? Misturar todos os ingredientes e despejar sobre a salada


Culinária Prato Principal: É agora, o prato mais importante da noite. É só caprichar! Nhoque especial de arroz

trigo

Modo de fazer: No liquidificador bata o arroz, o ovo, a margarina, o leite, a salsa e sal; Deixe esfriar, faça rolinhos e

corte os nhoques; Cozinhe-os, aos poucos, em água fervente com sal e um fio de óleo até que venham à superfície; Sirva com o molho de sua preferêcia. Transfira para uma panela, junte a farinha de trigo e cozinhe no fogo brando, sem parar de mexer, até soltar do fundo da panela.

Sobremesas: Algo doce para terminar o jantar com estilo.

Fotos Divulgação

1° camada: Em uma panela junte as gemas dos ovos, o leite condensado e 200 ml de leite; Leve ao forno brando e misture até formar uma espécie de creme; Coloque em um refratário e deixe reservado. 2° camada: No liquidificador bata o chocolate, biscoito, o restante do leite e 1 xícara (média) de açúcar; Com ajuda de uma colher, despeje sobre o creme que está reservado. Pavê Delícia ? 3 ovos (separe as claras e reserve) ? 1 lata de leite condensado ? 200 g de chocolate em pó ? 2 tabletes de biscoito maizena ? 400 ml de leite ? 2 xícaras (média) de açucar ? 1 lata de creme de leite

3° camada: Bata as claras em neves, adicione o restante do açúcar até ficar em ponto de suspiro, depois acrescente o creme de leite e misture com os garfos da batedeira desligada; Com ajuda de uma colher despeje sobre o chocolate; Leve ao congelador por aproximadamente 4 horas ou até que endureça.

Fotos Divulgação

? 1 xícara de arroz cozido ? 1 ovo ? 1 colher de margarina ? ½ xícara de leite ? 3 colheres de salsa picada ? Sal a gosto ? 1 ½ xícara de farinha de


Crônica Abaixo o 12 de junho! Por Clara Câmara

Eu sou a favor do fim do dia dos namorados e sei que muita gente concordaria comigo. Mas, infelizmente, não é qualquer um que pode dizer isso. Por exemplo, a solteira que se opõe a esse dia corre o risco de ser rotulada de amarga ou rejeitada. E a comprometida que falar isso, por outro lado, pode ser taxada de malamada. Mas lá no fundo – nem precisa ser tão fundo assim – todas desejam que o 12 de junho seja abolido do calendário. Então, eu levantarei a bandeira da libertação por todas as solteiras e também por todas as comprometidas, que já viraram escravas desse dia tão sem sentido. Depois de anos passando o dia dos apaixonados sozinha, planejando sair jogando pedra em casais felizes, em 2009 pude experimentar o outro lado. E, agora sim, sinto segurança para confirmar que não há nada que justifique a sua existência. Primeiro, somos brasileiras. Brasileiros sempre deixam tudo para última hora. Então, solteiras e comprometidas que quiserem, despreocupadamente, dar uma volta no shopping, vão ter que dividir o espaço com centenas de comprometidas e enroladas à procura de um presente. E estou falando em filas enormes, multidões apertadas em lojas e brigas pelos ursinhos de pelúcia do estoque. Não importa se você se adiantou e comprou o presente antes de todo mundo (já para evitar esses infortúnios), sair de casa um dia antes – ou até no dia – é um convite ao teste de paciência. Revista PesPonto Junho/Julho

Segundo, quem inventou o Dia dos Namorados, definitivamente, estava solteiro. Nenhuma pessoa comprometida inventaria uma data para ter algo a mais com o que se preocupar. Além de aniversário, Páscoa, Natal e eventuais comemorações durante o ano, temos mais um presente para comprar, outro motivo para gastar. Não bastassem as contas de boate, barzinho e motel nos finais de semana. E mesmo para os que dizem que o importante não é o presente e sim passar um tempo com quem se ama, bem, isso você pode fazer independente de data. Então, qual é a desse dia, afinal? Para quem queremos mostrar que a vida é bela e o relacionamento anda bem? Para a amiga bonitona que tem tudo o que quer, mas não consegue achar alguém com quem possa dividir o tédio dos domingos à noite? Ou para o cara que nos deu um fora e hoje precisamos esfregar na sua cara que superamos? Para o dono da lojinha onde compramos o presente é que não é (aliás, eis os únicos beneficiados no 12 de junho: os comerciantes). Sim, porque tudo me parece uma enorme competição, um convite ao exibicionismo. Vamos nos libertar! Ninguém precisa de um dia pré-determinado para chegar junto da pessoa que gosta e agradá-la. Faça isso todo dia, ou simplesmente quando tiver vontade. É clichê, mas é verdade. Garanto que não são esses presentes que seguram o seu relacionamento...

Revista PesPonto  

Revista feminina

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you