Issuu on Google+

REVISTA PERSONNALITÉ

1


REVISTA PERSONNALITÉ

2

REVISTA PERSONNALITÉ

3


C

M

Y

M

Y

Y

MY

K

MORANA.com.br • SHOPPING CONQUISTA SUL • Loja 27 • Tel.: (77) 3421-0044 REVISTA PERSONNALITÉ

4

REVISTA PERSONNALITÉ

5


EDITORIAL

Colaboradores Manuela Tavares Excelente leitora e com inclinação para a escrita, cursa Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Colaborou com a realização dos textos da Revista Personnalité.

Margarida Mélo Bióloga - graduada pela Universidade Federal da Bahia. Fez opção por lecionar Ciências Físicas e BioFotos: Gleuber Ferreira

lógicas. Capacitada em Sexualidade Humana - Educação Sexual, pela Secretaria do Estado da Bahia de Educação. Dirigiu escolas e atuou como assessora pedagógica na Diretoria Regional de Ensino, em Vitória da Conquista. Tem por hobby ler e escrever, além da decoração de ambientes.

FATOS, INFORMAÇÕES, ARTE, MODA, CULTURA E CREDIBILIDADE. Estes elementos são, ao mesmo tempo em que subsidiam, a base de todo nosso editorial. Diante disso, estamos cada vez mais empenhados em traduzi-los com as contribuições dos quantos refinam o saber de modo eficaz e edificam marcas e serviços — para que você, leitor, multiplique o leque dessas áreas reconhecidamente validadas e atualizadas. O crédito recebido, Monção de Aplausos da Câmara de Vereadores, transformou-se em mais um belo encorajamento. Somos os conquistados ou os conquistadores? Não sabemos! No entanto, a hipótese sugere sermos continuadamente triunfantes, haja vista a confiança dos leitores e daqueles que nos conferem valores de qualidade suficientes para a publicação de seus trabalhos intelectuais e de marketing. Neste contexto, lançamos esta 3ª edição da Revista Personnalité, com destaque para as matérias de eventos sociais, direito, saúde, história da cidade, café, personalidades marcantes, artes plásticas, gastronomia, moda... Ah! São todas de muito bom gosto e estilo. Nossa proposta, então, é ler do princípio ao fim. Ou você vai resistir e deixar de apreciar gente, ideias, selos e projetos que transpiram glamour e beleza, dignificam e personalizam o nome (Personnalité) da nossa revista?

Rejane Martinet REVISTA PERSONNALITÉ

6

e Equipe Personnalité.

Sara Reis Sara Reis Matias é graduada em Comunicação Social. Com habilitação em jornalismo pela Uesb e especializada em Comunicação e Marketing Empresarial pela Faculdade Juvêncio Terra, atua na área jornalística e na de redação publicitária. Atualmente trabalha com Assessoria de Comunicação e é a jornalista responsável pela Revista Personnalité.

expediente REVISTA PERSONNALITÉ por Rejane Martinet Rua Dom Pedro II, 306 - Centro - Vitória da Conquista/BA E-mail: revistapersonnalite@yahoo.com CNPJ: 11486403/0001-09 Telefone: (77) 9193-4493 / 8841-6409 Publisher: Rejane Martinet Jornalista responsável: Sara Reis Matias (DRT-BA 2656) Projeto gráfico e finalização: Márcio Matos Revisão ortográfica final: Escritora Lêda Nova Diagramação: Jaks Miley e Sebastião Marcos Fotógrafo Oficial: Gleuber Ferreira e Deny Novais (Estudio Moriá) Fotos: J.C. D'Almeida, Ney Dantas, Edna Nolasco, G&S Produções. Tratamento de imagens: Jaks Miley Cabelo e Maquiagem: Salão Eliana A Revista Personnalité não se responsabiliza por conceitos emitidos nos artigos ou entrevistas assinados, nem por informações e qualidade dos serviços e os produtos constantes nos anúncios, os quais são de exclusiva responsabilidade dos anunciantes. Fica proibida a reprodução parcial ou total de qualquer texto ou foto dessa revista sem autorização prévia dos responsáveis desta publicação.

REVISTA PERSONNALITÉ

7


Colunistas

ÍNDICE Capa:

Profissionalismo, Competência e Renovação

A nova cara dos profissionais que movem Vitória da Conquista

10 12 14 16 18 20 22 28 30 32 34 36 38 40 42 50 52 56 60

Dr. Aloísio Alan: traumatologia e ortopedia em boas mãos Dr. Faber Neves: salvando faces e reconstruindo vidas 8 Propaganda: planejamento, foco e resultado Instituto CrânioFace Saffira desfila sua moda Descubra novidades na Freddissimo Gelateria Dr. Ricardo Rizério: varizes - tratá-las no inverno ou no verão? Dr. Felipe Magalhães: o fascínio da Cirurgia Plástica Dra. Flávia Belettini: alimentos funcionais Dra. Marcele Viana: fonoaudiologia estética Dra. Taneá: a importância da psicopedagogia no processo de aprendizagem Contours: conquiste resultados reais Acerte na escolha presentes é na Art in Box Dra. Vívian Ferraz: acupuntura - o que você precisa saber? Personal Club: um novo conceito em atividade física Formulize: a qualidade que você sente O que é Moda? Quando surgiu? E a influência de Luís XIV? Dicas Plataforma by Claudia: neste inverno aposte nas botas Antonieta Creperie: em busca do desenvolvimento

62 64 66 68

COLUNA SOCIAL REJANE MARTINET OCAV - 1o Circuito de Palestras Responsabilidade sob a visão da Medicina e do Direito CRJ Engenharia na Expoconquista 2011 Inauguração Zastras Casamento de Kênia Correia & Luciano Brazil

70 72

Clarissa Santos: conexões, impressões, sentidos e cores Dr. Frederico Ferraz: o direito como meio garantidor da saúde

74

COLUNA NORMA ELIETE Ademar e Márcia Galvão: a elegância marcante dos anos 60

76 78 82 84 86 88 96

DJ David: a festa começa aqui Márcia Pinheiro: a cidade que queremos Sergio Souto: talento nato para a arte Art Drinks: no ritmo do sucesso DJ Tatu: garantia de sucesso em seu evento Lêda Nova: café, o grão de ouro. Dr. Augusto Cândido: doença hemorroidária

REVISTA PERSONNALITÉ

8

88

30

74

96

REVISTA PERSONNALITÉ

9


Traumatologia

e Ortopedia em boas mãos

Foto: Deny Novais

Dr. Aloísio Alan Costa Fernandes (CRM 14248-BA), ortopedista e traumatologista, demonstrou vocação para a medicina ainda menino. Graduado pela Faculdade Ciências Médicas de Alagoas, foi residente nos conceituados hospitais São Rafael em Salvador e no Hospital Ortopédico de Belo Horizonte, especializando-se, respectivamente, em Ortopedia e Traumatologia e Artroscopia e Medicina do Esporte. Seu interesse pela ortopedia foi despertado no quarto ano de faculdade, tempo em que era monitor da disciplina, aperfeiçoando-se mais tarde em Doenças Articulares.

Exercendo sua profissão desde 2003 em Vitória da Conquista, este renomado profissional vem realizando novos procedimentos em sua área, priorizando, sempre que possível, métodos inovadores feitos por vídeoartroscopia. Atualmente, à frente da clínica Ortoderm, inaugurada em 2008, ele desenvolve um trabalho direcionado para medicina esportiva. Por meio de trabalhos preventivos e orientação, Dr. Alan realiza procedimentos reparadores, no caso de lesões já estabelecidas, tratando também de patologias na coluna, doenças no ombro e no joelho.

Trabalhar como médico exige muita “responsabilidade e dedicação, mas é um

Foto: Gleuber Ferreira

trabalho gratificante que permite a todo momento conhecer pessoas e ajudá-las cuidando de suas enfermidades.

Dr. Aloísio Alan Costa Fernandes Possuidor de um currículo notável, é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, membro da Sociedade Internacional de Artroscopia (ISAKOS), professor de medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e diretor médico responsável pelo time de Futebol Vitória da Conquista (E.C.P.P.).

Em 2010, recebeu por mérito o título de Cidadão Conquistense, dado aos serviços prestados com gentileza, muita responsabilidade e dedicação a todos que o procuram.

Atendimento: Ortoderm Centro Médico Dr. Altamirando Costa Lima - 5ºandar, Sala 504 / 505 Avenida Otávio Santos, 395 - Recreio Fone.: (77) 3422-9524 REVISTA PERSONNALITÉ

10

REVISTA PERSONNALITÉ

11


Fotos: Deny Novais

Salvando faces e Reconstruindo Vidas A

face é única para cada ser humano, tanto em sua forma quanto na sua função biológica. Nela está a boca e todas as funções a ela relacionadas, tais como a fala, a degustação, a respiração e a expressão de sentimentos. Portanto, esta parte do corpo exige cuidados especiais, o que representa uma grande dedicação dos profissionais que atuam nesta área, a exemplo do cirurgião bucomaxilofacial, responsável pelo tratamento de deformidades congênitas ou traumáticas.

Há 12 anos exercendo a profissão em Vitória da Conquista, o Dr. Faber Neves Santos, graduado em Odontologia e especializado em cirurgia bucomaxilofacial, explica como surgiu o interesse pela área. “Logo quando entrei na faculdade fui atraído pela cirurgia e traumatologia, especialidade extremamente complexa e ao mesmo tempo bela. Durante todo o curso optei pela cirurgia, o que me conduziu a prestar exame, objetivando ingresso na residência, em São Paulo, em um dos melhores hospitais-escola do país, obtendo êxito”, explica.

A função deste cirurgião é reconstruir o maxilar e a face, em casos de traumas e deformidades congênitas, infecciosas ou adquiridas. Entre os tratamentos, destacam-se os enxertos ósseos, implantes ou próteses. Com vasta experiência em reconstruções faciais, em trauma, oncologia, implantologia e cirurgia ortognática, a responsabilidade de devolver as funções a um paciente mutilado ou sequelado, sem falar das questões estéticas, é imensurável. “Existe um lema em nossa especialidade que é: salvando faces e reconstruindo vidas. Acredito que esta frase se encaixa na nossa profissão, fazendo de nós os verdadeiros reconstrutores de deformidades da face por motivos diversos”, enfatiza o Dr. Faber Neves.

Quem é

Dr. Faber Neves Santos?

Natural de Vitória da Conquista, o Dr. Faber

Neves Santos - CRO-BA 6332, é Professor de cursos de pós-graduação em cirurgia, implantodontia e ortodontia. Graduado em Odontologia pela UNIVALE-MG, residência em CTBMF HGVP – SP, pós-graduação latu sensu em CTBMF – UNICASTELO – SP, especialista em Implantodontia oral SOESP – SP, Mestre em Estomatologia pela EBMSP. Possui título de Especialista pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia TBMF,Titular do Colégio Brasileiro de CTBMF.

Fotos: Gleuber Ferreira

Centro Odontomédico Dr. Altamirando C. Lima Av. Otávio Santos, 395 - Recreio Tel.: (77) 3421-3414/3421-3099 Email: dr.faber@hotmail.com REVISTA PERSONNALITÉ

12

REVISTA PERSONNALITÉ

13


REVISTA PERSONNALITÉ

14

REVISTA PERSONNALITÉ

15


Fotos: Gleuber Ferreira

O Instituto CRÂNIOFACE O

Instituto CrânioFace, desde sua fundação em 2005, vem se tornando a referência da Radiologia Odontológica em Vitória da Conquista e região Sudoeste. Sempre inovando, o Instituto CrânioFace adquiriu um moderno aparelho de radiografia extra-bucal digital, que gera imagem de altíssima qualidade.

Exames realizados no Instituto CrânioFace: Tudo isso sem deixar de lado um ambiente acolhedor e profissionais qualificados, que possibilitam um atendimento diferenciado aos nossos clientes.

Dr. Romero e Dra. Jaqueline estão à frente do atendimento da CrânioFace

yyRadiografia panorâmica digital; yyRadiografia panorâmica digital com traçado para implantes; yyDocumentações ortodônticas digitais; yyRadiografias periapicais e oclusais; yyRadiografia de mão e punho digital com idade óssea e curva de crescimento.

Dr. Romero Bradley (CRO-BA 8267) Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Pernambuco. Título de especialista em radiologia odontológica e imaginologia pela ABO-BA. Mestrando em radiologia e imaginologia odontológica - São Leopoldo Mandic (Campinas-SP)

Dra. Jaqueline O. Lopes Xavier (CRO-BA 6454) Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe. Título de especialista em radiologia odontológica e imaginologia pela ABO-BA.

Instituto

CranioFace Radiologia Odontológica

Av. Otávio Santos, 48 - Recreio Fone: (77) 3082-0831 / 3421-7831 REVISTA PERSONNALITÉ

16

REVISTA PERSONNALITÉ

17


Fotos: Edna Nolasco

Saffira

DESFILA SUA MODA

Leidiane afirma que ao trabalhar o vestido de noiva, busca a satisfação da cliente, destacando sua sensualidade, sem contudo, deixá-la vulgar. O resultado são criações belíssimas e com elementos que mesclam o clássico e o contemporâneo.

Agradecimentos especiais: Dama das Camélias, Layout, MMartan, Massicas, Detalhes, Centro de Estética Humberto Neto, Dra. Taís Fraga, Pós-grad, Estudio N, Depyl, Instituto de Beleza Detalhes, Bistrô, DMK, Academia ATIVA, Soraia Brandão e Bodas de Caná.

Leidiane Flores e Manequins

Um desfile não percebe a moda como algo que pode ser dissociado do comportamento. A moda parte do criativo das pessoas e passa pela cultura, pelo entretenimento, pela gastronomia, pela arquitetura e pelos círculos sociais. A criação do desfile produzido pela estilista Leidiane Flores conseguiu traduzir muito bem essa atmosfera. Mostrando as mudanças nos padrões de noiva, com vestidos curtos, combinados aos sapatos coloridos, o desfile apresentou vestidos de noiva e também de festa, alem de lingeries. Para a estilista, esta foi uma oportunidade de apresentar as criações que fizeram parte do seu projeto também apresentado em Milão. REVISTA PERSONNALITÉ

18

Avenida dos Expedicionários, 690 - Recreio Telefone: (77) 3421-2129 REVISTA PERSONNALITÉ

19


Descubra novidades na

Freddissimo Gelateria

G

ostaria de saborear as mais deliciosas receitas italianas de sorvete? Ou, quem sabe, apetitosas tortas e doces feitas no mais alto padrão de qualidade? Na dúvida, vale a pena o petit gateau, que é um pequeno bolo de chocolate com recheio cremoso, servido quente, acompanhado de sorvete, cujo sabor fica a critério do cliente. A qualidade e variedade de sobremesas oferecidas pelo Freddissimo Gelateria se assemelham à carta de sobremesas dos restaurantes mais conceituados.

Torta de Yogurt Com Frutas Vermelhas A Confeitaria Freddissimo tem por objetivo alcançar a satisfação dos seus clientes, com suas deliciosas tortas e bolos confeccionados com originalidade e maestria, a exemplo do Bolo Marta Rocha, recheado com doce de leite e geléia de damasco; a Torta de Yogurt com Frutas Vermelhas, elaborada com uma mousse de iogurte italiano e com recheio cremoso de frutas vermelhas e o Bolo de Trufas caracterizado pelo sabor do chocolate picado, o creme de chocolate meio amargo.

Bolo de Trufas

A rede de gelateria Freddissimo, pioneira desse mercado consumidor diferenciado de sorvetes, nasceu com o objetivo de oferecer aos brasileiros o típico sorvete artesanal italiano. Ao longo de anos de experiência, a marca aprimorou algumas receitas com frutas tropicais. Em Vitória da Conquista, a Freddíssimo Gelateria destacou-se pela superioridade de seus produtos, serviços e pela variedade de itens de sua linha. Além dos tradicionais sorvetes italianos, é possível saborear sorvetes diets, ligths e sorvetes a base de iogurte, dispondo também de deliciosos doces, tortas, milk shakes, entre outros. Fotos: Deny Novais - Studio Moriá

Petit Gateau

C

om dedicação, talento e atitude, a Freddissimo apresenta uma perfeita

combinação de sabores, dispondo de uma novi-

dade, verdadeiramente, irresistível: crepes, com-

A Freddissimo recebe encomendas e dispõe os seus serviços aos consumidores.

postos por uma massa salgada com algumas combinações de recheios de nutella ou doce de leite, acompanhados por cubos de frutas.

Shopping Conquista Sul - Tel.: (77) 3427-3779 REVISTA PERSONNALITÉ

20

REVISTA PERSONNALITÉ

21


Varizes

Fotos: Gleuber Ferreira

Tratá-las no inverno ou no verão? Dr. Ricardo Rizério

responde:

E

ssa é a pergunta mais frequente em consultórios de angiologistas, pois existe a ideia de que se as varizes forem tratadas durante o verão, a exposição ao sol pode manchar as pernas. Essa é uma ideia parcialmente errônea. O tratamento de varizes nem sempre implica na impossibilidade de tomar sol. Se a indicação for escleroterapia (aplicação), o período de restrição ao sol é curto – oito a dez dias. As manchas roxas (equimoses), comuns neste tratamento, não levam à pigmentação definitiva da pele. Ressalto ainda que existem pomadas e cremes que aceleram a reabsorção dessas equimoses, deixando a pele pronta para praia, piscina, etc. Quanto à cirurgia, aí sim, as recomendações são que para poder bronzear a pele é necessário um intervalo maior. Como em qualquer procedimento cirúrgico, todas as cicatrizes, quaisquer que sejam, tendem a se pigmentar se expostas ao sol por até noventa dias após a intervenção. É claro que, como em todas as áreas da medicina, vale o bom senso. É melhor fazer os tratamentos, sobretudo de pele, no inverno, para que, com a chegada do verão, o (a) paciente possa desfrutar dessa estação com mais conforto e beleza, sem ter que esconder as pernas ou se preocupar com a radiação solar. Assim como os exercícios físicos, é interessante que se iniciem durante o inverno para que no verão o corpo esteja pronto para as roupas mais curtas.

Dr. Ricardo Risério - CRM 9887

Ressalto ainda que os resultados de qualquer procedimento realizado dependem de fatores inerentes ao paciente, como tipo de pele, peso corporal, prática regular de exercícios físicos, etc. Então, se você tem varizes, micro varizes ou vasinhos, e necessita tratá-los, não existe impedimento determinado por estações do ano, porém, se a indicação for cirúrgica, prefira o inverno.

Avenida Otávio Santos - Centro Centro Médico Altamirando Costa Lima, Salas 106 a 108, Tel.: 77 3424-7311 Vitória da Conquista - Bahia REVISTA PERSONNALITÉ

22

REVISTA PERSONNALITÉ

23


Dirija com a Unidas e viva OS MELHORES

O

bem-estar dos clientes é principalmente uma preocupação da Unidas. Isso é muito mais do que um excelente atendimento, são 25 anos de uma trajetória construída com trabalho, garra e confiança. Hoje, são mais de 110 pontos de atendimento em todas as capitais e principais cidades do Brasil. Sua frota tem mais de 25 mil veículos de diversas marcas, tudo para atender mais de 300 mil clientes, oferecendo sempre as melhores soluções. Em Vitória da Conquista, o casal de empresários Gernack Filgueiras e Angélica Rodrigues solidificam ainda mais a marca, celebrando seu terceiro aniversário com uma FROTA COMPLETAMENTE RENOVADA, oferecendo as seguintes vantagens:

Diárias a partir de R$ 69,00 Com todas as proteções e taxas; Promoção fim de semana Alugue três diárias e pague apenas duas; Pacotes especiais para feriados; Condições especiais para empresas;

Confiante de que está no caminho certo para contribuir para um futuro melhor, ela consolida-se no mercado de trabalho, conquistando cada vez mais a confiança, não apenas dos seus clientes, mas de toda a sociedade.

Fotos: Gleuber Ferreira

QUILÔMETROS DA SUA VIDA

Assistência 24 horas; Atendimento no Aeroporto VDC Somente em horários de vôos; Central de reservas 0800 121 121; Leva e traz gratuito dentro do perímetro urbano.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: De segunda a sexta: 08:00h às 18:00h Aos sábados: 08:00h às 12:00h

Avenida Bartolomeu de Gusmão, 350 Tels.: (77) 3421-1535 / 3084-3837 9135-9891 / 9198-4404. REVISTA PERSONNALITÉ

24

REVISTA PERSONNALITÉ

25


Look Turbine seu

na

Peppers A

Fotos: Gleuber Ferreira

jovialidade do casal de empresários Simone Feminela e Danyel Ross, caracteriza o estilo contemporâneo da Peppers, uma loja que traz looks irresistíveis que refletem beleza e alto astral, posicionando-se como uma moda moderna e alinhada às tendências de cada estação.

Trabalhando com marcas cultuadas no mundo fashion, a Peppers mescla o hype para um público exigente e antenado. Uma moda com DNA marcado por referências globais de comportamento e estilo, caracterizado pelo trend do casual chic, o que a torna uma loja inovadora em diversos aspectos. E o mais importante, preocupa-se em proporcionar aos seus clientes, peças que expressam personalidade e identidade.

NA PEPPERS VOCÊ ENCONTRA

Avenida Otávio Santos, 495 - Recreio Tel.: (77) 3427-7142 REVISTA PERSONNALITÉ

26

Ashton Kutcher para a Colcci

REVISTA PERSONNALITÉ

27


Saiba mais sobre

O FASCÍNIO DA

Fotos: Gleuber Ferreira

Cirurgia Plástica

CIRURGIA PLÁSTICA:

por: Dr. Felipe Magalhães

“Você viu?! Fulana vai fazer uma Lipo!”.

• A MAMOPLASTIA redutora geralmente é realizada sob

• A BLEFAROPLASTIA, cirurgia para retirar o excesso de

• A LIPOASPIRAÇÃO, ou simplesmente “lipo”, é uma

• A cirurgia para colocação de IMPLANTES MAMÁRIOS

• Se você vai fazer uma RINOPLASTIA, cirurgia para

• A LIPOABDOMINOPLASTIA é uma técnica cirúrgica re-

anestesia geral e dura em torno de quatro horas; a paciente fica um dia internada e poderá retornar a atividades leves em trinta dias. cirurgia indicada para retirar gorduras localizadas; na mesma cirurgia poderá ser feito enxerto de gordura na região glútea, melhorando o contorno do bumbum. corrigir a forma do nariz, é bom que esteja de férias. Apesar de não ter grandes limitações físicas, o edema e as áreas arrocheadas limitam o convívio social.

Volta e meia essa frase permeia as conversas nos salões de beleza ou em outros ambientes onde as mulheres costumam se reunir. Comen-

pele e bolsas de gordura das pálpebras, geralmente poderá ser realizada com anestesia local associada à sedação, com provável alta no mesmo dia.

dura de uma a duas horas. O tamanho médio dos implantes hoje em dia é de 300ml e são fabricados com um gel de silicone coeso. cente, que associou a lipoaspiração à cirurgia do abdômen, possibilitando a retirada da flacidez do abdômen ao mesmo tempo que também diminui o tecido gorduroso.

ta-se sobre a cirurgia plástica com um fascínio que traduz os desejos mais intensos e fantasiosos. Parece que “Fulana” irá submeter-se a um tratamento mágico e onipotente, que independe de qualquer outro fator para transformá-la. Dr. Felipe Magalhães - Cremeb 12.377 Cirurgião Plástico - Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

N

essas empolgadas discussões, esquece-se que a lipoaspiração é uma cirurgia e que a cirurgia plástica é um ramo da medicina. E como tal, implica em todos os cuidados e consequências inerentes quando se lida com um organismo vivo que tem reações inflamatórias e cicatriciais muito mais complexas do que parece. Também não é lembrado que lipoaspiração não é tratamento de emagrecimento e sim, para se obter um contorno corporal mais harmonioso, sem aquelas gordurinhas localizadas que tanto incomodam a mulheres e, cada vez mais, a homens também. Nessas discussões, pouco se discorre sobre o que deveriam ser os primeiros passos: a reeducação alimentar e a prática de atividades físicas. Parece que não tem muito glamour as conversas sobre comer uma boa salada ou sobre acordar às seis da manhã para ir à academia. Pode não ter o mesmo fascínio da “Lipo”, mas, com certeza, é por onde deveria começar qualquer paciente que queira mudar suas medidas e formas.

REVISTA PERSONNALITÉ

28

A cirurgia plástica é um recurso fabuloso quando bem indicado. Ela possibilita o resgate da autoestima. As histórias são muitas. Mulheres que por anos se esconderam da vida, por causa de uma mama grande, renascem; pacientes que desde a infância sofreram com apelidos por causa da orelha de abano, perdem o medo do convívio social; outras, que trazem as marcas de suas gestações no abdômen, condição que por vezes a impede de ter uma vida conjugal harmoniosa, voltam a sorrir após a cirurgia.

plástica é um recur“Asocirurgia fabuloso quando bem indi-

Equipe: Talita, Andréia, Dr. Felipe e Carmen

cado. Ela possibilita o resgate da autoestima.

Mas o que deve ser de fato fascinante, empolgante e glamoroso é ser feliz; é estar bem com você mesma e com as pessoas que a rodeiam, que são importantes em sua vida. E se precisar, quem sabe a cirurgia plástica não poderá lhe ajudar? Pense nisso.

Avenida Otávio Santos, 395, Sala 202 - Tel: ( 77) 3421-3803 Vitória da Conquista - Bahia www.conquistaplastica.com.br | conquistaplastica@gmail.com REVISTA PERSONNALITÉ

29


Funcionais Alimentos

Por Dra. Flávia Belettini

O

s alimentos funcionais têm sido, nos últimos anos, discutidos em eventos científicos de âmbito nacional e internacional nas áreas de Nutrição,

Foto: Deny Novais (Studio Moriá)

Alimentos e Saúde. Atualmente, os brasileiros enfrentam crescente aparecimento de doenças crônicas degenerativas por conta de um estilo de vida desequilibrado. Entretanto, uma alternativa expressiva no combate às doenças, e que vem conquistando espaço, são os alimentos funcionais. Com nutrientes capazes de fornecer, além da nutrição básica, os alimentos funcionais têm desempenho

Flávia Belettini,

nutricionista especialista em fisiologia do exercício, (CRN 5/3096), e é professora da FTC do curso de nutrição. Natural de Porto Alegre, ATUA NA ÁREA HÁ nOVE ANOS, SENDO QUE HÁ QUATRO, RESIDE em Vitória da Conquista.

terapêutico específico à saúde. O consumidor está preocupado não somente em satisfazer as suas necessidades básicas de se alimentar, mas tem procurado formas saudáveis e sustentáveis de uma boa alimentação e que possam, entre outros benefícios, diminuir o risco de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, dislipidemias e outras condições associadas à síndrome metabólica.

O Nutricionista busca incessantemente formas de traduzir os conhecimentos científicos em práticas terapêuticas aplicáveis à prescrição alimentar e nutricional de seus pacientes, enquanto a comunidade científica investiga continuamente os efeitos e os possíveis mecanismos de ação dos compostos bioativos dos alimentos. São inúmeros os alimentos que podem ser considerados funcionais, entre eles temos a soja: as isoflavonas da soja podem ser benéficas no tratamento da síndrome pré-menstrual, mais especificamente na redução da enxaqueca, sensibilidade mamária, cólicas e inchaço. O Azeite de oliva reduz os níveis do LDL circulante, colesterol que em excesso aumenta os riscos para as doenças cardiovasculares.

O Licopeno, presente no tomate, goiaba, melancia, auxilia na prevenção do câncer, especialmente o câncer de próstata. Os alimentos funcionais podem atuar não só na prevenção de doenças, mas no retardo do envelhecimento precoce, melhorar aspectos estéticos como celulite, retenção hídrica, acne, queda de cabelo, pele seca, unhas frágeis e quebradiças.

LICOPENO é o que dá aos tomates, e a várias outras frutas, a cor vermelha forte. No entanto, o Licopeno não é apenas um corante. Ele tem se mostrado um antioxidante poderoso na captura de radicais livres.

REVISTA PERSONNALITÉ

Entretanto, aqui vale um alerta: os alimentos devem ser consumidos em quantidades adequadas individualmente para desempenharem suas atividades funcionais. Para tanto, procure sua nutricionista regularmente! Dra. Flávia Belettini (77) 3081-0573 30

REVISTA PERSONNALITÉ

31


“Seu rosto é você – para você mesmo e para o outro” Philip Hallawell

Fonoaudiologia Estética

no Centro de Estética Dr. Humberto Neto

Fonoaudióloga Marcele Viana A Fonoaudiologia Estética oferece às pessoas interessadas em manterem-se jovens e bonitas uma nova proposta de tratamento estético, realizado de forma terapêutica, respeitando as condições físicas e emocionais de cada indivíduo, em busca do bem estar e da qualidade de vida de forma saudável e prazerosa.

A atuação da Dra. Marcele Viana no Centro de Estética Dr. Humberto Neto também envolve atendimento a outras áreas da Fonoaudiologia, como a reabilitação de crianças e adultos com alterações de fala, como troca de letras na fala e na escrita, gagueira, rouquidão, manutenção de tratamentos ortodônticos, doenças neurológicas e reabilitação em sequelas de AVC (derrames) e saúde do idoso.

Dra. Marcele Viana e Dr. Humberto Neto.

Fotos: Gleuber Ferreira

A Fonoaudióloga Marcele Viana (CRFa 9941-BA), junto com o Dr. Humberto Neto traz para Vitória da Conquista um novo conceito em estética de face. A novidade é que a Fonoaudiologia Estética atua nas temíveis rugas faciais que tiram o sono de muita gente.

Além do atendimento em consultório, a fonoaudióloga Marcele Viana oferece, com pioneirismo, o serviço de homecare, nos casos em que há impedmento em se locomover, é levado ao paciente o tratamento necessário em sua residência, com estrutura para sua recuperação. Revista Personnalite: O QUE É A FONOAUDIOLOGIA ESTÉTICA? Dra. Marcele Viana: É uma recente linha de atuação da Motricidade Orofacial – uma das áreas de atuação da Fonoaudiologia – que vem ganhando espaço nos últimos seis anos e muita credibilidade junto aos demais profissionais de Estética. Atua na musculatura da face e do pescoço com técnicas de relaxamentos, alongamentos, exercícios específicos e orientações diárias para que o paciente se conscientize das expressões e hábitos que, porventura, possam ser os causadores das ruguinhas indesejáveis. É uma ginástica na face, assim como trabalhamos a musculatura da coxa, do bumbum, do braço, entre outros. RP: COMO É REALIZADO O TRATAMENTO? Dra. Marcele Viana: É um trabalho personalizado e individual, totalmente natural, indolor e não invasivo, que consiste em ensinar o paciente a exercitar, alongar, tonificar e relaxar a musculatura facial, além de usar a seu favor as funções de mastiga-

ção, deglutição, respiração e a própria articulação de fala. RP: E O QUE PODEMOS ESPERAR DE RESULTADO? Dra. Marcele Viana: Apesar de seguro e concreto, o resultado não é instantâneo, depende da disciplina do paciente na realização dos exercícios que eliminam marcas de expressão, papadas, flacidez, define ângulo da face e lábios e região das maçãs, eleva os cantos dos olhos e previnem surgimento de novas rugas. RP: EM QUANTO TEMPO PODEMOS VER ESTES RESULTADOS? Dra. Marcele Viana: Com dedicação e disciplina entre terapeuta e paciente, em apenas quatro semanas pode-se perceber melhora no aspecto da pele e atenuação de linhas de expressão.

DICA:

REVISTA PERSONNALITÉ

32

Sorria sempre que puder! O trabalho dos músculos do sorriso garantirá maçãs do rosto mais definidas e evitará flacidez nas laterais do queixo.

Rua Siqueira Campos, 755 - Escola Normal Tel.: (77) 3421-9018 REVISTA PERSONNALITÉ

33


A importância da

Psicopedagogia

no processo de aprendizagem A

prendizagem é um processo dinâmico que envolve vínculos individuais e coletivos que resultam das interações do sujeito com o meio, da ação de todos os envolvidos no mundo do aprendiz e das articulações entre o saber e o não saber.

É um processo entrelaçado com o mundo sócio-afetivo numa interação do sujeito, enquanto ser

único

constituído

de

particularidades,

subjetividade e desejo. A aprendizagem trás consigo uma proposta de envolvimento do aprendente e todos os que o cercam, em busca de estratégias e articulações que venham a ampliar os domínios cognitivos para a aquisição segura e autônoma do saber.

Taneá Cristina Santos Freire

Fotos: Gleuber Ferreira

Graduada em Pedagogia pela Uesb. Pós graduada em Psicopedagogia pelo ISEPE - Ciências Humanas e Filosofia para Crianças pela Facinter e Neuropedagogia (concluindo) pela Unigrad, Pós-Graduação e Extensão.

A necessidade de compreender como se estabelece o processo de aprendizagem fez surgir a Psicopedagogia que se define como uma área da ciência que está diretamente relacionada com a aprendizagem escolar. Cabe ao psicopedagogo o estudo das características da aprendizagem humana, como se aprende, as variáveis desse processo, fatores que podem produzir alterações nessa aquisição, identificação de áreas de competência e limitações, origens das dificuldades ou distúrbios de aprendizagem e o reconhecimento desses entraves buscando tratá-las e preveni-las. Esse trabalho de investigação e intervenção psicopedagógica inclui, além de atividades, testes e trabalhos de estimulação cognitiva e de atenção/concentração, entrevistas iniciais com os pais ou responsáveis pela criança ou adolescente, com a equipe escolar, procurando maior integração e interação escola-família. Além do auxílio e envolvimento da família e da escola, o trabalho psicopedagógico poderá apontar a intervenção de outros profissionais como o neurologista, psicólogo e fonoaudiólogo para um trabalho multidisciplinar. Os instrumentos de avaliação, intervenção e o tempo de terapia variam de acordo a necessidade de cada caso e podem incluir diferentes modalidades de atividades e testes padronizados, utilizados acordo com a habilitação profissional do psicopedagogo.

Rua Siqueira Campos, 755 - Escola Normal Tel.: (77) 3421-9018 REVISTA PERSONNALITÉ

34

REVISTA PERSONNALITÉ

35


Conquiste resultados reais.

Conheça a Contours!

A franquia propicia uma atmosfera em que as clientes se sintam verdadeiramente em casa. O seu projeto foi concebido pensando na realidade da mulher moderna – desde o seu método exclusivo, com um treino rápido e eficaz, a seus equipamentos e seu ambiente diferenciado.

Fotos: Deny Novais - Studio Moriá

A Contours visa proporcionar às mulheres de todas as idades uma experiência completa de saúde e bem-estar “associada” à boa forma, que, ao mesmo tempo, tenha qualidade e seja prazerosa. Feita para você, traz o melhor sistema de treinamento internacional, através de exercícios dinâmicos que mudam a cada semana. E agora, as mulheres de Vitória da Conquista, também podem conquistar resultados mais rápidos e eficientes, através de um método aprovado no mundo inteiro.

Os equipamentos e estações, que mesclam exercícios de força, localizados, aeróbicos e funcionais, de acordo com os objetivos das alunas - permitem trabalhar o corpo como um todo, alem de serviços que contribuem para o alcance dos resultados, como: aulas especiais de ginástica, avaliação física, orientação nutricional, serviços de estética e, em breve, Pilates.

- Você faz o seu horário - Método exclusivo - Aulas especiais de Ginástica - Orientação Nutricional - Avaliação física - Serviços de Estética

- E em breve, Pilates!

A Contours tem como diferencial ser uma academia que realmente entende a mulher, com um método testado e aprovado no mundo inteiro, unindo saúde, beleza e bem-estar num só lugar. A franquia oferece ainda um tratamento personalizado às alunas, eventos, aulas comemorativas, decoração e ambientes aconchegantes, feitos especialmente para criar uma atmosfera feminina. Com a Contours, a aluna descobre que finalmente existe uma academia que entende a mulher.

Av. Fortaleza, 350 - Candeias Tel.: (77) 3427-1653

REVISTA PERSONNALITÉ

36

REVISTA PERSONNALITÉ

37


Acerte na escolha

presentes é na Q

Fotos: Gleuber Ferreira

uando uma data importante se aproxima e pede que você presenteie alguém, algumas dificuldades surgem na hora de escolher o presente. Entrevistamos Cleidson Guerreiros Covas, proprietário da Art in Box, uma loja de referência em presentes finos, divertidos e criativos, que se destaca pelas peças de reconhecido bom gosto. Para que a dúvida não se torne um vilão no momento de escolha, o empresário Cleidson garante entender bem do assunto e nos traz dicas muito interessantes. Confira!

Art in Box

Existem datas específicas em que todo mundo precisa agradar a pessoa amada, amigos ou familiares. Quais as dicas para o dia das mães, dos namorados, presentes para amigos, aniversários etc? Para o dia das mães, dos pais e avós, porta-retrato, canecas, almofadas temáticas, porta-jóias, cobertor com mangas, xícara com pires personalizados, taças, mouse pad, almofada massageadora, chaveirinhos carinhosos, pijamas e camisolas, pantufas são presentes interessantes. Para o dia dos namorados são opções legais: almofadas, pijamas com frases românticas, pelúcia, fronha dupla, porta-retrato em formato de coração ou com expressões bem pessoais, porta-retrato digital, paineis com fotos de seus melhores momentos.

Da esquerda para direita: Cleidson Covas, Veralúcia, Suélen, Tatiane e Raylana

Para os amigos, indico capa para notebook, pantufas, mouse pad com gel, portajóias, almofadas temáticas, camisolas, copo de aperitivos com jogos. Para aniversários, 15 anos, bodas de prata e de ouro: conjunto de canecas temáticas, porta-retratos, cartões gigantes, almofadas, telefone com design diferenciado, cofrinho estilizado, caixa organizadora, bandeja de colo para notebook, leitura e café da manhã.

Uma ocasião importante se aproxima e é preciso presentear aquela pessoa especial. E agora? O que fazer? Vai depender muito da pessoa que será presenteada. Observar a personalidade e o que ela mais gosta de fazer, são detalhes que apontam caminhos com grande chance de ir na direção certa. Se não conhece bem a pessoa, não ouse muito, escolha um presente interessante e ao mesmo tempo distinto. Quando o caso é a esposa, noiva ou namorada, os homens nem pensem em utensílio doméstico, não é adequado para essas ocasiões. Cuidado com os presentes triviais, como roupas e perfumes porque são artigos muito pessoais. Evite arriscar. E não esqueça: um cartão com felicitações é essencial para caracterizar um bom presente.

Qual o verdadeiro sentido que existe por trás de um presente? A capacidade de transmitir à pessoa amada ou querida os nossos sentimentos, felicitações, materializando a importância que ela exerce em nossa vida. Como é bom receber ou dar um cartão especial, um presente, e sentir a alegria de ser querido e de amar. Assim é a Art in Box, cheia de criatividade, inspirada em nossos amigos, família, amores e paixões.

“ Cuidado com os presentes triviais,

como roupas e perfumes porque são artigos muito pessoais. Evite arriscar.” Shopping Conquista Sul Tel.: (77) 3425-1851

REVISTA PERSONNALITÉ

38

REVISTA PERSONNALITÉ

39


Acupuntura

çam a aparecer a partir da quinta sessão, mas algumas pessoas já apresentam melhoras desde a primeira aplicação.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Por: Dra. Vívian Ferraz O que é ACUPUNTURA?

Fotos: Deny Novais - Studio Moriá

É uma técnica originária da China, que utiliza a aplicação de agulhas, calor, eletricidade ou outros estímulos, em determinados pontos do corpo, para tratar doenças e promover saúde. Quando realizada por profissional graduado em medicina convencional é chamada de Acupuntura Médica. Nesta especialidade médica, podemos unir o que há de melhor na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) com a solidez da medicina ocidental (formulação de diagnóstico, solicitação de exames/procedimentos e associação com medicações ou outros tratamentos, quando necessário), o que torna o tratamento mais eficaz e seguro. É um procedimento doloroso? Sangra?

Drª Vívian Ferraz

Médica acupunturista - CRM-BA: 14.775 Membro titular do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura. Possui curso avançado de MTC e Acupuntura Chinesa pela Zheijiang Chinese Medical University – China

Na maioria dos pontos, nem se percebe a inserção das agulhas. Em alguns pontos mais sensíveis, pode-se sentir uma leve picada, mas o incômodo não deve permanecer depois que a agulha já foi colocada. Caso isto ocorra, a agulha deve ter sua posição corrigida. Algumas vezes, pequenos sangramentos podem ocorrer no momento da retirada das agulhas, mas os mesmos são facilmente controlados por profissionais bem preparados. Mesmo nestes casos é um tratamento praticamente indolor.

Como são as agulhas? Existe algum medicamento nelas? As agulhas não contêm nenhum tipo de medicamento. São finíssimas e feitas de aço inoxidável e estéril. Elas são descartáveis e utilizadas com técnicas de desinfecção da pele, por isso não transmitem doenças. Como funciona a acupuntura? A inserção da agulha estimula terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes. A mensagem gerada por esse estímulo segue pelos nervos periféricos até o Sistema Nervoso Central, onde vai ocorrer um equilíbrio na quantidade de substâncias chamadas neurotransmissores (responsáveis pelo funcionamento de todo o corpo). Há então uma diminuição nos que esREVISTA PERSONNALITÉ

40

Acupuntura sistêmica

Em qual área do corpo o tratamento é aplicado? Nem sempre o tratamento é feito no local afetado, pois existem pontos à distância que também tratam com eficácia as queixas relatadas. Pontos gerais também são utilizados para tratar a causa dos problemas, buscando uma harmonização geral do corpo. São várias as técnicas de acupuntura e, de acordo com o quadro de cada pessoa, o acupuntor definirá a melhor a ser empregada.

Ventosa

A prática da acupuntura pode gerar complicações? Bem praticada, a acupuntura é segura. No entanto, quando realizada por profissionais sem o devido preparo, pode ser bastante danosa, causando desde infecções na pele ou pavilhão auricular até pneumotórax (perfuração do pulmão), hemotórax (sangramento no tórax) ou infecções mais graves. Por segurança, o paciente deve sempre se certificar quanto à formação do acupunturista que pretende procurar, observando qual a sua graduação, o tempo que levou se especializando e o seu número de registro em conselho profissional.

Gua sha

Acupuntura auricular

Indicações:

tão em excesso e um incremento nos que estão deficientes. Daí surgem efeitos importantes, tais como: sedação de dor, anti-inflamatório, relaxante e antidepressivo. Quantas sessões são necessárias? Com quantas sessões já se pode perceber algum resultado?

Com que frequência as sessões devem ser realizadas? Geralmente uma sessão por semana é suficiente. Em alguns casos graves ou crônicos, o acupunturista pode indicar uma frequência maior, de duas a três sessões por semana.

Eletroacupuntura

Num tratamento, em geral, são necessárias 10 sessões de acupuntura, o que pode variar caso a caso. Doenças agudas podem responder de uma forma bem mais rápida, enquanto casos crônicos normalmente exigem um acompanhamento mais prolongado. Na maioria das vezes, os resultados come-

Insônia/ Depressão/ Ansiedade/ Estresse/ Síndrome do pânico/ Dor de cabeça/ Enxaqueca/ Neuralgia do trigêmeo/ Sequelas de AVC/ Paralisia facial/ Tiques nervosos/ Hiperatividade/ Déficit de atenção/ TPM/ Cólicas/ Ovulação dolorosa/ Desconfortos do climatério (menopausa)/ Infertilidade/ Impotência sexual/ Enurese noturna/ Infecções urinárias recidivantes/ Artroses/ Artrites/ Bursites / Tendinites/ Torsicolo/ Cãibras/ Dores musculares/ Fibromialgia/ Dores na coluna/ Hérnias de disco/ LER/ DORT/ Esclerose múltipla/ Artrite reumatóide/ Síndrome de Sjogrën/ Psoríase/ Vitiligo/ Eczemas/ Acne/ Urticárias/ Alergias/ Labirintite/ Tonturas/ Zumbido/ Rinite/ Sinusite/ Asma/ Dispnéia/ Enjôo/ Gastrite/ Esofagite/ Síndrome do intestino irritável/ Diarréia/ Constipação.

Avenida Bartolomeu de Gusmão, 726, Centro Tel.: (77) 2101-0500 REVISTA PERSONNALITÉ

41


ACADEMIA

Personal Club Um novo conceito em atividade física

Fotos: Gleuber Ferreira

U

m dos maiores desafios é conciliar saúde, profissão, família, dentre outros assuntos, em 24 horas. Pensando nisso, a Academia Personal Club proporciona aos seus clientes um ambiente agradável e descontraído, com equipamentos de qualidade e sem restrição de horários, para que a atividade física torne-se um hábito prazeroso, rotineiro e devidamente orientado por profissionais capacitados.

Em busca de uma boa qualidade de vida associada a práticas de exercícios físicos, os profissionais e administradores Silvio Muniz, Aparecido Jorge e Susy Tavares procuram alcançar ao máximo o objetivo dos clientes, atuando com profissionalismo e prezando, acima de tudo, a relação entre o professor e o aluno. Para tanto, a academia oferece musculação personalizada, aulas aeróbicas inclusas em seus pacotes, aulas de boxe e atividades aquáticas, como natação infantil, natação para bebês e hidroginástica. Bem situada no bairro Recreio, a Personal Club é uma academia que oferece aos alunos suporte para que possam dar continuidade às orientações iniciais, auxiliando a cada um atingir a sua meta.

Silvio Muniz, Susy Tavares e Aparecido Jorge

Shopping Salvador Paralela 71 3366 4050 Modalidades

Musculação Personalizada / Natação / Boxe / Hidroginástica

Aulas de Exercícios Aeróbicas

Jump / Swig Baiano / Localizada / Step REVISTA PERSONNALITÉ

42

HORÁRIOS: Semanal: 5:30h às 22:00h Sábado: 8:00h às 12:00h

Shopping Conquista Sul 77 3427 5687

Rua Jonas Hortélio, 781 - Recreio Tel.: (77) 3421-5420 REVISTA PERSONNALITÉ

43


REVISTA PERSONNALITÉ

44

REVISTA PERSONNALITÉ

45


POLITE

A Polite, loja com quase 20 anos de mercado no segmento de moda masculina, agora oferece aos seus clientes também uma linda coleção feminina. Homens e mulheres de bom gosto e tradição encontram na Polite as melhores marcas e atendimento personalizado. Daniela Ferraz, à frente da sua equipe, faz questão de primar por produtos da mais alta qualidade. A parceria com a Dzarm, com suas coleções sempre inovadoras, trabalhadas nos mínimos detalhes reconhecidas nacionalmente, conferiu modernidade ao mix da Polite. Vale a pela conferir!

Fotos: Deny Novais - Studio Moriá

Inverno 2011

Pça. Tancredo Neves, 86, Loja 8 - Conquista Center Fone: (77) 3424-5264 REVISTA PERSONNALITÉ

46

REVISTA PERSONNALITÉ

47


REVISTA PERSONNALITÉ

48

REVISTA PERSONNALITÉ

49


A qualidade que você sente

Fotos: Gleuber Ferreira

FORMULIZE

A

Farmácia de Manipulação Formulize está no mercado de Vitória da Conquista-BA há quatro anos, atendendo a todas especialidades médicas, bem como áreas de odontologia, veterinária, nutrição, cosmiatria, estética e medicina esportiva. Conscientes da sua importância no mercado como estabelecimento de saúde, a Formulize empenha-se em uma luta contínua pela excelência dos serviços prestados, visando a promoção da qualidade de vida da população por meio do conhecimento de amplos aspectos da saúde e do seu principal instrumento de recuperação: o medicamento.

todos atuais na sua elaboração e contínuo controle de qualidade monitorado pelos farmacêuticos. A farmácia está eminentemente adequada aos padrões de qualidade exigidos pela ANVISA. Além disso, visando a maior garantia da qualidade dos seus produtos, a Formulize aderiu ao SINAMM (Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral), entrando para o seleto grupo de farmácias com participação certificada por esse sistema, demonstrando mais uma vez que, com trabalho e profissionalismo, o reconhecimento chega rápido.

É adotado o padrão de atendimento e qualidade em qualquer uma das farmácias e os mais rigorosos procedimentos na manipulação de medicamentos, utilizando mé-

Fotos: Gleuber Ferreira

Revendedor Exclusivo

A Formulize possui uma estrutura completa dos laboratórios da Exaust-Farma, protegidos contra contaminação cruzada, conforme exigência da ANVISA (RDC nº 67/07), manipulando as três classes terapêuticas (hormônios, antibióticos e citostáticos), com sistema de ar independente e de eficiência comprovada.

Revendedor Autorizado

Alergoshop Atelier do Banho

Av. Otávio Santos, 443 - Recreio Av. Lauro de Freitas, 121 A - Centro Vitória da Conquista - BA - (77) 3422-6014

REVISTA PERSONNALITÉ

50

REVISTA PERSONNALITÉ

51


O Que é moda? Quando surgiu?

E a influência de

Luis XIV?

Por Rejane Martinet

M

ODA. Provinda do latim modus; na língua inglesa chamada fashion; no idioma francês, façon; e na grafia brasileira, moda — a palavra, inicialmente considerada irrelevante, já que designava veste, portanto fútil e trivial, adquiriu outra conotação a partir do século XVII, com o Rei Luis XIV, que governou a França entre 1643 e 1715. A partir daí a palavra moda foi se modificando, alcançando status privilegiado em inúmeros continentes, em especial nos países capitalistas, ainda que já esteja igualmente alcançando outros espaços geográficos, a exemplo do Japão. Nos dias atuais, moda é abordada como um fenômeno sócio-cultural que expressa os valores da sociedade — usos, costumes e hábitos — em um determinado momento histórico, tanto no dia-a-dia das pessoas, vestuários e penteados, quanto na arquitetura e variadas personificações, inclusive arte. Registros históricos atribuem ao Rei Luis XIV o mérito de ser o pioneiro na valorização da moda com um conceito de glamour e de luxo, apesar de ter sido um dos maiores monarcas absolutistas, a ele atribuída a famosa frase L’État c’est moi (O Estado sou eu) que traduz a noção deste “Rei Sol”, em volta do qual giravam todas as forças. Não obstante, o Rei Luis XIV foi um grande impulsionador da arte, da ciência e da cultura e mudou os hábitos do velho mundo. Foi sua a idéia de iluminar Paris à noite, quem concedeu o símbolo de poder às perucas, o criador do luxuoso Palácio de Versalhes, patrocinador de renomados escritores e dramaturgos do Iluminismo. Em seu reinado, surgiu o primeiro jornal de moda, da mesma forma as butiques, grifes e salões de cabeleireiros; diamantes, perfumes e champanhe passaram a representar sofisticação e glamour, assim como o salto alto nos sapatos; consagraram-se os chefs (gastronomia), a alta costura e seus estilistas-estrelas. E a concepção, vigente até hoje, das coleções mudarem a cada estação do ano. Fotos: Divulgação

O Rei Luis XIV foi um “grande impulsionador da

arte, da ciência e da cultura e mudou os hábitos do velho mundo

Palácio de Versalhes - Sala dos Espelhos REVISTA PERSONNALITÉ

52

REVISTA PERSONNALITÉ

53


Lefitá

O

sucesso da Lefitá no mercado de moda feminino em Vitória da Conquista deve-se ao trabalho desenvolvido por Márcia Quadros,

que sempre procura trazer um produto contemporâneo com referência urbana e atual, dentro das tendências da moda internacional.

A coleção outono inverno 2011 da Lefitá evoca elegância e feminilidade, as roupas da nova estação traduzem o luxo de uma nova mulher que deixa sua marca por onde passa. Vestidos, casacos, calças, blusas de alfaiataria, entre outras peças, compõem looks que dão charme à temporada mais sofisticada do ano.

Foto Divulgação

Fotos: Deny Novais - Studio Moriá

Rua Siqueira Campos, 284 - Centro Tel.: (77) 3421 4965

REVISTA PERSONNALITÉ

54

REVISTA PERSONNALITÉ

55


Neste

inverno

Botas

aposte nas

ANKLE BOOT

Dicas: Plataforma by Claudia

T

oda mulher elegante e bem informada sabe que a bota é uma peça fundamental para compor o look de INVERNO. Sem ela as combinações do vestuário perdem a sofisticação. As tendências de botas OUTONO/INVERNO-2011 são diversificadas com flexibilidade de estilos, satisfazendo o público feminino. Elas resgatam alguns traços das temporadas passadas, que se consagraram e que farão grande sucesso entre as mulheres.

As cuissardes (palavra francesa que vem de cuisse, que significa coxa) São botas com cano extralongo, acima do joelho. São também chamadas de Over the Knee (acima dos joelhos).

BOTA COUNTRY Inspiradas nos cowboys do Velho Oeste, elas já são sucesso há algumas temporadas.

Fotos: Gleuber Ferreira

CUISSARDES

Os estilos montaria e country são ótimas opções para compor um look ousado e atual. O cano alto combina perfeitamente com uma calça legging e consegue realçar a sensualidade das pernas femininas. Alem do salto fino ser uma característica comum nas coleções de botas, também teremos o retorno das plataformas que tornam o caminhar muito mais agradável. A bota rasteira é a melhor opção para as mulheres que não apreciam o uso de salto alto. Tratando-se de modelos delicados com solados resistentes e que podem ser usados em todas as ocasiões. Num look mais moderno ouse com as OPEN E ANKLE BOOTS.

Ankle = Tornozelo Boot = Bota Bota até a altura do tornozelo. O termo surgiu nas últimas décadas do século XX para denominar a bota de cano muito curto.

BOTA PLATAFORMA ANABELA Saltos Anabelas ou Meia-Pata, conforto e equilíbrio.

OPEN BOOT

Open = Aberta Boot = Bota

Bota com a parte da frente aberta, mostrando os dedos do pé, como um peep toe. Também conhecida como bota-sandália, ou ainda, como bota aberta.

BOTA BOCA LARGA São as botas com o cano mais folgado, também chamadas de Chave Larga ou Botas Boca de Sino. Elas são aposta garantida para a temporada de frio. REVISTA PERSONNALITÉ

56

Cláudia usa OPEN BOOT ELLUS.

Visite-nos!

Pça. 9 de novembro, 20 - Centro 77 3424-5553 - Vit. da Conquista-Ba

REVISTA PERSONNALITÉ

57


REVISTA PERSONNALITÉ

58

REVISTA PERSONNALITÉ

59


Em busca do

DESENVOLVIMENTO M

uito se ouve sobre a importância da inovação para identificar tendências que vão surgindo no mundo dos negócios. Vitória da Conquista está entre uma das cidades que mais crescem economicamente no país. Dentro dessa nova perspectiva, ela conta com pessoas que buscam e prezam pela atualização e a conexão de ajustes que surgem para suprir as diversas necessidades da nova geração.

No atual contexto, o casal Humberto e Janaína Alves Lacerda, motivados pela realização e a construção de um sonho, desenvolveram uma atitude de inquietação, ousadia e proatividade com relação às carências da cidade, buscando ganhos econômicos e sociais. Resolveram participar ativamente do mundo dos negócios, retornando à Vitória da Conquista com metas indicadoras de evolução, compromisso e suporte para o aprimoramento de novas ideias no ramo de eventos.

casamentos, eventos corporativos, formaturas, entre outros. Contando também com estacionamento privativo e uma equipe de manobristas e seguranças, prezando principalmente pelo conforto e proteção dos convidados.

A princípio, criaram à Antonieta Creperie, um pequeno trailler que vende crepes franceses e que hoje só atende a eventos. Pouco tempo depois, iniciaram a construção da nova casa de eventos, Maison Antonieta, na rodovia que liga Vitória da Conquista à Barra do Choça. Este novo empreendimento visa recepcionar com muita elegância, sofisticação e charme até 1.200 convidados para os mais diversos tipos de comemorações, tais como aniversários,

Empreendedor, o casal procurou inovar e dar suporte ao próprio negócio, expandindo-o agora com a criação da Essencial Eventos Personalizados, gerenciado por Gerusa Mara Alves Santos.

Fotos: Gleuber Ferreira

Concretizando as atuais perspectivas, Humberto e Janaína durante o mês de abril realizaram uma viagem para a Europa com o objetivo de crescer e aperfeiçoar a empresa, por meio da constante pesquisa do que há de mais original e inovador no mercado de eventos. Como se pode observar, este é um casal que veio para se desenvolver ao ritmo da cidade.

REVISTA PERSONNALITÉ

60

Antonieta Creperie Tel.: (77) 8822-2469 REVISTA PERSONNALITÉ

61


1º Circuito de Palestras Responsabilidade Médica sob a visão da Medicina e do Direito Dr. José Abelardo

Leonardo, Vítor, Luciano, Danilo e Elano

Dra. MªLúcia Arbex

Equipe OCAV/FB: Drs. Danilo, José Emilliano, Antonio Carlos, Luciano, Vítor, Elano, Leonardo e Filipe

nir competências e buscar soluções jurídicas rápidas e econômicas para seus Clientes em Vitória da Conquista. Foi o que decidiram a FB Advogados e Consultores e a OCAV Advogados e Consultores. Formada por sócios de Vitória da Conquista, conhecedores dos hábitos locais, a FB firmou parceria com a OCAV, conceituado escritório de Salvador, que confere ao projeto 15 anos de experiência, além de dar suporte aos clientes também na capital. Especialista em Direito Processual Civil pela UFBA, o conquistense Elano de Freitas integrou por vários anos a equipe da OCAV, assim como o também conquistense e sócio da OCAV, Vítor Chaves Bomfim, especialista em Direito Penal

Dr. Jó Luís, Dr. Antonio Carlos, Dra. Marize, Elano e Dr. Josué

Elano, Dr. José Abelardo Meneses, Dra. Mª Lúcia Arbex e Vítor

REVISTA PERSONNALITÉ

62

Econômico pela Fundação Getúlio Vargas (GVlaw-FGV/SP). Juntos, retornaram à terra natal para, agregando a experiência ao novo, ancorar a OCAV/FB, sediada no Edf. Gil Moreira. A banca de advogados presta serviços e está apta a representar grandes grupos e empresas que compõem os diversos setores econômicos do mercado nacional.

Dr. Antonio Carlos

Dr. Adail, Dr. Nagib, Dr. Antonio Carlos, Dr. Joás, Dr. Luiz e Elano

Foi justamente visando apresentar a sua filosofia de trabalho e marcar a sua chegada à Vitória da Conquista que a OCAV/ FB realizou, no dia 15 de abril, na Casa do Médico, o 1º CIRCUITO DE PALESTRAS: RESPONSABILIDADE MÉDICA SOB A VISÃO DA MEDICINA E DO DIREITO.

Vânia, Vítor, Luciano Bonfim e Dr. Augusto Cândido

O Evento, marcado pelo sucesso de público e pelo pioneirismo da iniciativa, teve como objetivo promover o debate interdisciplinar acerca da polêmica questão do erro médico e da responsabilidade penal, civil e ética deste profissional da área de saúde, contando, para tanto, com a participação de renomados palestrantes das searas médica e jurídica, a exemplo do Dr. Leonardo Vieira, sócio da OCAV/FB, especialista em Direito Médico com reconhecida atuação no Estado, da Dra. Lúcia Arbex e do Dr. Abelardo Meneses, Vice-Corregedora e Presidente do Cremeb, respectivamente.

Dr. José Abelardo, Dr. Antonio Carlos, Elano e Dra. Mª Lúcia Arbex

Dr. Vítor Bomfim

Fotos: Gleuber Ferreira

U

Especialista em Direito Processual Civil pela UFBA, Elano de Freitas iniciou sua carreira militando na área de recuperação de créditos bancários. Integrou por vários anos a equipe do renomado Oliveira, Calasans e Vieira Advogados e Consultores (OCAV), onde auxiliou no desenvolvimento do núcleo trabalhista do escritório, vindo a, posteriormente, compor o núcleo cível atuando na análise e elaboração de contratos. Agora, Elano retorna à Vitória da Conquista para fundar a OCAV/ FB Advogados e Consultores, em conjunto com os advogados da matriz soteropolitana.

Dr. Leonardo Vieira

Dr. Jó Luís, Elano e Fábio Quadros

Dr. José Abelardo, Dra. Mª Lúcia Arbex e Dr Leonardo

Elano, Luciano Bomfim e Vítor

Dr. Antonio Carlos, Adilson Santos e Elano

Integrante da OCAV desde os tempos de estagiário e sócio do escritório desde 2008, Vitor une o título de Especialista em Direito Penal Econômico pela Fundação Getúlio Vargas (GVlaw-FGV/SP) à militância diária na advocacia cível contenciosa, notadamente nas questões envolvendo temas relacionados ao Direito Empresarial. Acostumado a lidar com grandes grupos e empresas do mercado nacional, o advogado desenvolve, ainda, trabalhos de consultoria jurídica em prol desses clientes, atuando como componente da estrutura jurídica interna destas empresas.

Dr. Gustavo, Dr. Nilton, Dr. Augusto Cândido, Dr. Antonio Carlos e Elano

REVISTA PERSONNALITÉ

63


na Expoconquista

2011

Marlon, João Luiz, Fabiana e Cacau

Gláucia, Cauto, Claudionor, Raymundo Jr., Demetrius e Almir Margutti

H

abilidade para interpretar as expectativas e necessidades do mercado imobiliário é o que não falta para o talentoso engenheiro civil Raymundo Barboza Vianna Júnior, com mais de 10 anos de atuação no mercado regional. À frente da CRJ Engenharia, fundada em 2008, o engenheiro tornou-se referência no setor imobiliário, dinamizando com autenticidade e profissionalismo um ramo que está em constante expansão e valorização no mercado de trabalho. Apaixonado pelo que faz, o Engenheiro, graduado pela Universidade Católica de Salvador, atua no ramo da construção Civil em Vitória da Conquista desde 1999 com muita disciplina e planejamento, executando os mais diversos projetos, inseridos em um contexto de durabilidade, modernidade e qualidade no acabamento, como os condomínios residenciais Rui Quadros, Villa Florença, Joaquim Gusmão Sales, San Marino, entre outros. Procurando sempre se atualizar e inovar no ramo imobiliário, Raimundo Júnior participou da Feicon 2011 em São Paulo (FEICON BATIMAT - Salão Internacional da Construção), o principal evento do setor da construção da América Latina, além de instalar na Expoconquista 2011 o stand da CRJ Engenharia, um dos mais bonitos e visitados da exposição. “A CRJ Engenharia tem como objetivo desenvolver em Vitória da Conquista empreendimentos ousados e com diferenciais que marquem o perfil atual dos grandes centros urbanos”, disse Raymundo Barboza Vianna Júnior. REVISTA PERSONNALITÉ

64

Raymundo Jr., Cida Lessa, Sara e Demetrius

Raymundo Vianna, Cida Lessa, Raymundo Jr., Livia, Neto e Edilce

Sr. Cícero Amorim e Raymundo Jr.

Dr. Allan, Gabriel, Dra. Lara, Cida Lessa e Raymundo Jr.

Roberto, Cristiano, Jaja, Junior, Marcelo, Gibran e Raymundo Jr. na Feicom 2011

Emily, Lucas, Cida Lessa e Raymundo Jr.

Tony, George, Raymundo Jr., Cida, Davi, Sara e Tatiana

Emanuelle, Miriam, Cida, Raymundo Jr. e Naiara

Alberto, Ana Luisa, Cida Lessa, Raymundo Jr., Ismael, Heloisa, Maria Eduarda e Luiz Eduardo

Cida Lessa, Raymundo Jr., Ana Maria, Patricia, Bruno e Tarcísio

Neto, André Chequer, Ricardo, Cida Lessa, Raymundo Jr. e Diego

Zezute, Demetrius, Sara, Laurinha, Cida Lessa, Raymundo Jr. e Alexandre

Márcio, Cida Lessa, Raymundo Jr., Ayane, Poliana, Milenna, Demetrius e Sara

REVISTA PERSONNALITÉ

65


InauguRAÇÃO

Zastras

Dr. Oldair, Dr. Isaac e Tâmara

Cláudio Cordeiro, Dr. Oldair e Dora Cordeiro

Dr. Antônio Oliveira, Anie, Tâmara, Andréa Simões e Maria Alice

João Gabriel

REVISTA PERSONNALITÉ

Zé Maria e Walmária

66

Neide,Tâmara, Guilherme, Soraia e Davi Tibo

Fotos: Bruno Jean e Maurício Star Produções

InauguRAÇÃO

Tâmara, Dr. Oldair, Dr. Antonio Carlos, Alba e Ricardo

A

empresária Tâmara Pires recebeu convidados para o coquetel de inauguração da loja Zastras, que chega à Vitória da Conquista trazendo um novo conceito em brinquedos. Em um ambiente lúdico, aconchegante e feito sob medida, você encontra brinquedos artesanais e industriais, livros, fantasias, cd’s e dvd’s, jogos e muito mais, transformando sua compra em uma experiência inesquecível.

Equipe Zastras brinquedos

Helen, Hanna, Laura e Davi

André e Guilherme

REVISTA PERSONNALITÉ

67


CASAMENTO DE

Kênia Correia & Luciano Brazil E

m uma belíssima cerimônia realizada na Catedral Nossa Senhora das Vitórias, o jovem casal Kênia e Luciano disseram sim. Ela, filha de Eny Vargens e de Tácio Diniz (in memoriam) e ele, filho de Valdivina de Carvalho e de José Brazil. A festa foi realizada no Salão da Loja Maçônica Cavaleiros do Oriente com uma requintada decoração do Harmony’s Visual, animada ao som do DJ Tatu e fotografada por G&S Produções. Fotos: G&S Produções

Luciano Brazil e Kênia Correia

Eny Vargens, Luciano, Kênia e Isaac Nunes

Diva Carvalho, Luciano, Kênia e José Brazil REVISTA PERSONNALITÉ

68

REVISTA PERSONNALITÉ

69


Conexões:

Impressões sentidos e cores A

paixonada por “Arte” Clarissa Santos vem deixando marcas na contemporaneidade, através de suas pinturas de bom gosto, cujo dom artístico vem da formação e herança familiar. Atua como executiva e administradora na área de Comércio, sendo especializada em Marketing Empresarial e Graduada em Comércio Exterior pela Universidade UNICENP-PR. Alem dessas funções, desenvolve habilidades de pintura, sua principal paixão. Durante alguns anos, a artista vem aprimorando técnicas e métodos através de cursos de aperfeiçoamentos e impressões obtidas em diversos lugares dos quais já passou como: Irlanda, Espanha, França e Holanda. Nestas viagens visitou importantes museus, como

Van Gogh, Salvador Dalí, e outros lugares relevantes como O Louvre, O Castelo de Versalhes, entre outros, que serviram de fontes de inspiração e composição para uma visão de mundo multifacetada e atenta às mais diversas temáticas. Em 2005, a artista despontou no meio artístico, apresentando suas primeiras coleções decorativas em Vernissages e eventos relacionados à Arte e Designer de Moda. Tais coleções foram expostas no Café Teatro, MR. QUANT (Loja/Designer) e no Espaço Artístico Piolla do Batel, todos em Curitiba.

Neste trabalho, foram recorrentes as temáticas pin-up’s, etnia, nú artístico, dentre outras possibilidades que apontaram para uma coleção plural conectada com a intenção maior da artista, que é fazer arte para o deleite e contemplação do belo com a subjetividade dos diversos estilos.

Fotos: Gleuber Ferreira

Em seu recente trabalho “Conexões”, exposto em 2010 na Loja de decoração e Eventos Animapop em Vitória da Conquista, Clarissa Santos propôs um trabalho desenvolvido em telas pinceladas a óleo e acrílico, às vezes desenvolvidas com técnica de texturização, desenhadas com precisão e criatividade.

Clarissa Santos - Contatos: (77) 9193-5470 / (77) 3424-6070

REVISTA PERSONNALITÉ

70

REVISTA PERSONNALITÉ

71


O Direito como meio garantidor da Saúde Por:

Dr. Frederico Ferraz

O principal problema encontrado pelos pacientes com indicação cirúrgica é o ressarcimento das despesas médicas e hospitalares pela companhia seguradora, que em sua quase totalidade, alega ser este um procedimento meramente estético e agravado, muitas vezes, pela falta de carência e pré-existência da doença quando da contratação do plano, além de outras alegações utilizadas caso a caso pelas companhias de seguros. Atualmente, decisões do Superior Tribunal de Justiça contribuem para formação de jurisprudência sobre o tema. Em julgamento de um Recurso Especial (Resp) 1.175.616, os Ministros destacaram que: “a gastroplastia, indicada como tratamento para obesidade mórbida, longe de um procedimento estético ou emagrecedor, postula-se como cirurgia essencial à sobrevivência do segurado acometido por outras enfermidades decorrentes da obesidade em grau severo. Por esta razão, é ilegal a recusa, dos planos de saúde, em cobrir as despesas decorrentes da intervenção cirúrgica”. Em outra ação, que foi decidida pela terceira turma do Superior Tribunal de Justiça, no julgamento do Recurso Especial 1.136.475, entendeu que: “a cirurgia plástica para a retirada do excesso de pele decorrente de cirurgia bariátrica faz parte do tratamento de obesidade mórbida e deve ser integralmente coberta pelo plano de saúde”. Apesar dos altos valores pagos pelos segurados aos planos de saúde, frequentemente estes são desamparados e necessitam contar com o judiciário para fazer valer o seu direito pleno de assistência a sua saúde. Nestes casos, através de Ação adequada ao caso, cumulada com pedido liminar, requerendo, por meio do judiciário, a realização do cumprimento pleno do direito do assegurado, mesmo antes do julgamento definitivo da lide. Afinal, a obesidade mórbida é uma doença e, quando devidamente demonstrada e comprovada, nos documentos juntados aos autos, e não deixando dúvidas ao Magistrado quanto ao Fumus boni Juris,

REVISTA PERSONNALITÉ

72

Fotos: Gleuber Ferreira

O crescimento da obesidade é uma realidade no mundo atual. O número de pessoas que não conseguem controlar seu peso através de exercícios regulares, regimes ou programas de reeducação alimentar procuram médicos especialistas e quando possuem indicação clínica atestada por equipe multidisciplinar, acatam a indicação médica e aceitam realizar um procedimento cirúrgico, que consiste, basicamente, na diminuição do estômago.

Dr. Frederico Ferraz Mélo, Bacharel em Direito, Advogado, Pós graduado em Direito Público e Controle Municipal. Inscrito na OAB/BA sob o n° 30.555

do periculum in mora para justificar a concessão da liminar, inaudita altera pars, isto é, sem ouvir a outra parte, este poderá compelir a seguradora a liberar o tratamento. Além das liminares que buscam garantir o exercício pleno do direito à saúde, nos casos de obesidade mórbida, clinicamente comprovada, existem ainda outros casos em que os planos frequentemente negam a cobertura sob as mais diversas alegações, obrigando ao segurado custear tratamentos, equipamentos e medicamentos para dar suporte à vida e à saúde ou ter que ingressar em juízo para tal liberação. Exemplos disto fora da área bariátrica, são: órteses, próteses, materiais especiais (OPME), cardio desfibrilador auto implantável (CDI´s), grampeadores mecânicos para anastomoses, stents farmacológicos para angioplastias coronárias e a liberação de serviço de Home Care, para pacientes cronicamente hospitalizados. Em todos esses casos elencados, o judiciário dentro da razoabilidade e necessidade e urgência, pode proporcionar respostas rápidas através das liminares concedidas por Juízes, visando tutelar o suporte à vida e à saúde, privilegiando assim o importante princípio: o da Dignidade da Pessoa Humana.

A Saúde agradece. Tel: (77) 3088-8080 Site: www.fredericoferraz.adv.br E-mail: frederico@fredericoferraz.adv.br

Venha conhecer a melhor loja especializada em revestimento cerâmico do Brasil. • • • • •

Linha exclusiva de produtos Portobello Atendimento especializado Medição na obra Projeto em 3D Logística de entrega programada

VITÓRIA DA CONQUISTA - 3422 6199 AV. OTÁVIO SANTOS, S/No - LOTE 1A e 1B www.portobelloshop.com.br REVISTA PERSONNALITÉ

73


Coluna Cultural

Coluna Cultural www.normaeliete.com

www.normaeliete.com

Ademar e Márcia Galvão:

Falecido em 22 de julho de 1984, Ademar conseguiu registrar seu legado e deixar marcas de sua personalidade, demonstrando ter sido uma pessoa de grande importância econômica e social. Não se pode negar que ele está dentre os cidadãos que conseguiram prestar bons e significantes serviços à Vitória da Conquista.

A elegância marcante dos anos 60

Atualmente, Márcia Galvão vive em Salvador, reconhecida como artista plástica e empresária, dona de uma belíssima loja de objetos de decoração com o sugestivo nome L’Atellier. Os filhos do casal, Ademar Galvão Filho e Tânia Lapa Galvão tornaram-se dois jovens reconhecidos em seus ambientes profissionais

Personagens de destaque que não podem ser esquecidos da história de Vitória da Conquista. O casal que representava o bom gosto e o desenvolvimento proporcionado por meio de grandes investimentos

“ Vitória da Conquista re-

A

cebeu uma grande influência, tanto econômica quanto cultural do casal Ademar e Márcia Galvão“

demar Galvão não era natural de Vitória da Conquista, mas foi muito bem acolhido pelos conquistenses. Aqui, fundou a firma VEIGAL- Galvão Veículos, Máquinas S. A. Na época, era representante da Willys Overland do Brasil. Mais tarde sua firma foi modificada para “Ademar Galvão S. A. Comércio e Indústria” (1960) . A década de 60 foi marcada por uma grande agitação política e social presenciada por toda sociedade brasileira. Vitória da Conquista introduzida nesse novo contexto histórico, recebeu uma grande influência tanto econômica quanto cultural do casal Ademar e Márcia Galvão, ele importante empreendedor e ela, referência de elegância e sofisticação para a época. Em maio de 1962, ocupava o cargo de Presidente da Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista. Gestão 1962 à 1964. Na sua gestão, de comum acordo com os demais comerciantes, instituiu a “semana Inglesa” nesta cidade, ou seja, o fechamento do comércio aos sábados, depois do meio-dia. O empreendedor ainda demonstrou visão construindo em Vitória da Conquista na praça Barão do Rio Branco o grande e primeiro edifício de seis andares - Edifício “Ouro Branco”, com o objetivo de sediar suas atividades comerciais. Em 1963, Ademar assumiu a presidência do Clube Social marcando a vida da sociedade ao lado de sua esposa Márcia, com os grandes bailes oferecidos aos associados e importantes convidados, onde aconteciam os melhores e mais badalados eventos daquela

REVISTA PERSONNALITÉ

74

Ademar Filho também se tornou artista possuindo sua própria galeria, a ”Arte Viva”, frequentemente expondo os seus trabalhos pelo mundo, em lugares como Londres, Frankfurt, Paris e Estados Unidos. ocasião. Conhecida principalmente por seu charme, Márcia tornou-se símbolo de requinte e glamour na sociedade conquistense, destacando-se entre as mulheres por sua beleza clássica, originalidade, estilo e ideias arrojadas para a época, promovendo além de grandes festas no Clube Social, o lançamento de novos artistas e encontros de retratistas que vinham à cidade para pintar os rostos das celebridades da sociedade.

Da esquerda para a direita: Tânia, Ademar e Márcia Galvão. Abaixo: Giovana e Ticiana Galvão (filhas de Ademar) e Marília Galvão Cruz (filha de Tânia)

Tânia Lapa Galvão graduou-se em Odontologia e atualmente é especializada em Odontopediatria para pacientes especiais. Ícones de uma época onde imperou a elegância e o empreendedorismo, Ademar e Márcia Galvão conseguiram se tornar sinônimo de progresso e bom gosto no setor social de Vitória da Conquista.

Fotos: Arquivo Pessoal

Márcia e seus filhos, os ainda pequenos Tânia e Ademar Galvão, em um dos badalados eventos daquela época

Marília, Adriano e Tânia Galvão

REVISTA PERSONNALITÉ

75


A festa começa aqui N

o decorrer da vida, ele aprendeu a exercitar a perseverança e o equilíbrio, sempre demonstrando ser uma pessoa de fácil relacionamento, criando em torno de si inúmeros parceiros e clientes para transformá-lo em um conceituado “expert” em mixagens.

Fotos: Gleuber Ferreira

DJ

David Party Sinônimo de qualidade e sucesso, DeeJay David conquistou em Vitória da Conquista e região o respeito pelo seu trabalho ao longo de 25 anos de profissão, realizando um excelente serviço em produção de áudio e vídeo.

À frente dos eventos mais badalados e concorridos, ele conta com a colaboração de uma equipe de produção, especialmente, treinada para realizar as festas de acordo com as expectativas dos clientes. Procurando oferecer um trabalho que inclui terceirização de tarefas, a empresa David –Party Eventos atua desde a visita ao cliente, passando pela montagem e performance até a realização do projeto.

Promovendo aniversários, casamentos, bodas, palestras, desfiles, shows, entre outras festividades, o DeeJay David utiliza equipamentos de ponta, criando os mais variados efeitos, a exemplo de moving lights (luzes computadorizadas), iluminação de LED’s, Fogos Gerb Indoor, raio lasers DMX, piso pvc xadrez, máquinas de fumaça, de gelo seco e bolhas de sabão, datashows, telas, TV de LCD e estruturas de alumínio para um perfeito acabamento na iluminação e no ambiente.

David com a esposa Eliane e seus filhos Yasmin e Erick.

REVISTA PERSONNALITÉ

76

REVISTA PERSONNALITÉ

77


Queremos A cidade que

Por Márcia Pinheiro

N

os últimos anos, Vitória da Conquista mudou muito. Algumas mudanças vieram para mudar a vida das pes-

soas, outras nem tanto. Dados preliminares de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), do Governo Federal, mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) das cidades de

Praça Tancredo Neves

médio porte do Brasil - com população entre 100 mil e 500 mil Todo processo de crescimento pode e deve ser planejado, de acordo com o interesse da comunidade e com os olhos fixos no futuro.

habitantes - cresceu mais rapidamente que os dos pequenos municípios e o das grandes metrópoles.

O antigo Sertão da Ressaca (Arraial da Conquista), preservando suas tradições e orgulhoso do seu passado tem dado passos largos e decisivos, projetando-se para a contemporaneidade, para o futuro. De 2002 a 2010, a economia de Vitória da Conquista cresceu muito e, agora, atrai brasileiros que

Pensar o futuro de Vitória da Conquista é identificar a sua vocação e realizá-la de maneira responsável, com efetiva visão social. É preparar a cidade com a visão de crescimento ecologicamente correto, socialmente responsável e includente, que preveja desde equipamentos populares, de baixo custo, até um moderno aeroporto e centros logísticos. É estabelecer normas confiáveis e profissionais eficientes para a execução desse planejamento, recuperando, preservando e valorizando o meio ambiente e a cultura, conservando e ampliando a infra-estrutura e, consequentemente, a qualidade de vida da cidade.

buscam oportunidades de negócio e qualidade de vida. As cidades de médio porte, a exemplo da nossa, apresentam sociedades mais politizadas, estabelecem pontos e conexões entre as pequenas e grandes, entre

“São cidades que se atêm muito às suas histórias”. o local e o global, entre o passado e o futuro.

Assim como as pessoas, as cidades também têm sua vocação. Desta forma, faz-se necessário planejar a

Praça Hercílio Lima

ocupação adequada dos espaços urbanos, preservando o meio-ambiente, protegendo a classe menos favorecida da população, oferecendo melhor qualidade de vida, Saltam aos olhos a mudança no semblante dos Conquistenses, incluindo aos que adotaram a cidade como sua de coração. Cidade pujante, empresários comprometidos, povo forte. A alta estima deste povo se revela não só na prática de sentimentos, ações e emoções positivas, mas nos resultados do trabalho de cada um na construção coletiva desta cidade. E o bem-estar é a base sob a qual se estabelecem as energias mais poderosas e benéficas do mundo.

serviços públicos eficientes, impedindo a favelização da cidade, propiciando oportunidades principalmente para os jovens se integrarem de forma regular na vida da Av. Bartomoleu de Gusmão

cidade.

“ De 2002 a 2010, a economia de Vitória

da Conquista cresceu muito e, agora, atrai brasileiros que buscam oportunidades de negócio e qualidade de vida.” REVISTA PERSONNALITÉ

78

Fotos históricas: Arquivo de Ruy Medeiros Fotos atuais da cidade: JC D’Almeida

Praça 9 de novembro

Márcia Cristina Rocha Pinheiro

Arquiteta e Urbanista – TECNA Incorporação e Construção Ltda Tel.: (77) 3424-2944 REVISTA PERSONNALITÉ

79


Lionay

Dita a Moda

COURO Questão de pele

Nas coleções de inverno, nas passarelas internacionais, nos editoriais de moda e até nas araras de fast-fashion não faltam roupas de couro

Lionay Moda em Couro Av. Rosa Cruz, 539 - Candeias (77) 3424-0058 / 8823-4288 / 8812-4288 REVISTA PERSONNALITÉ

80

77 3422 3881

REVISTA PERSONNALITÉ Pça. Barão do Rio Branco, 84 - Centro - Vitória da conquista/BA81


Talento nato

Arte

para a

Artista Plástico renomado, Sergio Souto está à frente da Squadro Molduraria e Galeria de Arte. Sergio Souto e seu retrato pintado por Adilson Santos

C

onhecer um pouco mais sobre arte é entrar em contato com um dos aspectos mais significativos da produção humana em todos os tempos. Com múltiplos significados, a arte está presente em inúmeros artefatos que fazem parte do dia a dia das pessoas. Por meio desse conceito a Squadro Molduraria e Galeria de Arte, gerenciada pelo artista plástico Sérgio Souto, conta com seu próprio acervo, especializado em molduras, gravuras, esculturas e espelhos de grande elegância, sofisticação e bom gosto, além de proporcionar o efeito decorativo e dar vida a grandes obras e ambientes artísticos.

Premiado no Salão de Arte do Interior da Bahia em 1993 e com diversas exposições realizadas pelo Brasil, Sergio Souto procura diversificar bastante o estilo de seus produtos, trazendo coisas de fora e investindo em objetos de ótima qualidade, disponibilizando em sua galeria obras de renomados artistas regionais, como Adilson Santos, Adelson do Prado, Paulo Marinho, Milton da Costa, Silvio Jessé, César Romero, Calasans Neto, Romeu Ferreira, entre outros, reunindo estilos que vão do clássico ao contemporâneo, dinamizando a produção cultural de Vitória da Conquista.

Gravuras importadas

REVISTA PERSONNALITÉ

82

Fotos: Gleuber Ferreira

Obra de Adílson Santos

César Romero

Rua 10 de Novembro, 95 - Centro - Vit. da Conquista - Ba Fone/fax: (77) 3421- 5620 Email: squadromolduras@hotmail.com REVISTA PERSONNALITÉ

83


Fotos: Gleuber Ferreira e Deny Novais (Studio Moriá)

Art Drinks NO RITMO DO SUCESSO

A

autenticidade e a qualidade do trabalho desenvolvido por Adriano Almeida são algumas das características que o levaram à consolidação no mercado dos drinks.

Os irmãos Cristiane e Adriano Almeida

Adriano Almeida, com a colaboração de seus irmãos, Sérgio e Cristiane, está à frente da Art Drinks, uma novidade que revolucionou os mais badalados e sofisticados eventos de Vitória da Conquista. Ele é o responsável pela criação, organização e preparação dos mais diferenciados e deliciosos drinks “roskas”. Sérgio e Adriano

Desde 2001 trabalhando no mercado de entretenimento, Adriano realizou vários trabalhos no Sudoeste da Bahia, atendendo a diferentes eventos como casamentos, aniversários, formaturas, shows, festivais, entre outros, sempre procurando aperfeiçoar suas técnicas, desenvolver novidades e inovar no preparo das bebidas para a degustação e apreciação dos clientes. Sabendo que o sucesso vem da conquista do cliente juntamente com a prestação de um excelente serviço, Adriano alcançou seu lugar de destaque sempre primando pela qualidade do seu produto, preparando os drinks mais exóticos e coloridos com frutas frescas rigorosamente selecionadas. A Art Drinks se destaca não apenas pela excelente qualidade das bebidas e pelo atendimento dos seus bartenders, como também pelo requinte e bom gosto com o qual decora suas mesas, onde os drinks são servidos, sempre em sintonia com a decoração e o tema do evento. Esse é o segredo que tem conduzido a Art Drinks a conquistar o sucesso ao longo dos 10 anos de serviços prestados com dedicação e eficiência.

“Comunicar com as pessoas, saber como elas preferem a bebida e deixar que elas vejam os drinks serem preparados”, explica Adriano.

BEBA COM MODERAÇÃO. SE BEBER NÃO DIRIJA

REVISTA PERSONNALITÉ

84

Contato: (77) 3421-9627/8825-6576 REVISTA PERSONNALITÉ

85


Garantia de Sucesso em seu Evento

E

m Vitória da Conquista, Alexandre Vargens, mais conhecido como Dj Tatu, vem destacando-se no cenário da música eletrônica. Com bastante experiência no ramo, ele tocou nas principais casas noturnas de Salvador, Docce, Madre e Ego; assim como na Kripton, Cabral 2000, Resumo da Ópera, em São Paulo, onde assinou o CD da Rádio 97 FM. Tornou-se especialista em festas de formaturas, casamentos e aniversários, além de ministrar aulas de Dj na escola de formação de profissionais, TrainerTek. Um dos grandes eventos realizados por ele é o réveillon do Hotel Kíaroa, localizado na belíssima baía de Camamu, eleito por cinco anos o melhor hotel de praia do Brasil, referenciado pela revista Veja.

Numa combinação perfeita de talento e criatividade, o foco do DJ é voltado para a proposta de transformar quaisquer eventos em festas singulares, preocupando-se com o momento atual, na medida certa e adotando um estilo arrojado, com intuito de agradar a um público eclético. A sua empresa Dj Tatu Som e Eventos tem sempre o cuidado especial de personalizar a trilha perfeita, o ritmo e o jogo de luzes, usando equipamentos de alta qualidade, respeitando o gosto musical inerente a cada situação.

Tels.: (77) 3424-6298 / 9995-5858 E-mail: djtatusom@hotmail.com Orkut: djtatusom@hotmail.com REVISTA PERSONNALITÉ

86

REVISTA PERSONNALITÉ

87


Fotos: Gleuber Ferreira

Café, o grão de ouro A saga do café, ao mesmo tempo em que acompanha o desenvolvimento sócio-cultural e econômico de um povo, é um dos maiores agentes de sua transformação. Desde o surgimento da planta no continente africano, há aproximadamente mil anos, na Abissínia (hoje conhecida como Etiópia), pretensamente sem interferência de mãos humanas, mas provinda orgânica e naturalmente da mãe-terra, o café faz-se presente entre lendas, mitos, magia, mistérios, além do lúdico, do fantasioso e do belo das artes.

Ainda que efetivamente só possa limitar-se ao significado do “que dura muitos anos” e não ao “que não acaba”, diz-se “cultura perene” a do café, haja vista a possibilidade de exploração por um período assaz longo, pelo menos durante vinte e cinco anos. Essas fusões, dentre outras, de dados de realidade com dados de fantasia imprimem subsídios mais do que relevantes para a tese de a imagem do café ser a de um herói no imaginário (inconsciente) coletivo, patrimônio universal de toda humanidade (teoria do “arquétipo”, padrão, modelo, protótipo, de C. G. Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica). Apesar, no entanto, da dificuldade de separar o real do fantasioso — assim como na cultura do chocolate, chá e mais ainda do vinho — fatos comprovados indicam que o café foi um dos especiais protagonistas em eventos que transformaram o desenrolar da trajetória do homem e de sua maneira de entender a vida, em todo o globo terrestre, a exemplo, entre muitos, da Revolução Francesa, Iluminismo, Independência do Brasil, criação da Bolsa de Seguros, do voto e do primeiro jornal, Revolução Feminina. Seguindo um padrão mundial, no Brasil, na Bahia e no Planalto de Vitória da Conquista (que compreende doze municípios produtores do café) e mais destacadamente na cidade de Vitória da Conquista, hoje é possível separar a história entre o antes e o depois do denominado advento do café, a bebida mais consumida no globo terrestre, atrás apenas da água. Embora a cafeicultura exista no Planalto desde os séculos XIX e XX — ali ainda sem maior interesse e nenhuma tecnologia, planejamento e metas, renda e qualidade — a implantação do Plano de Renovação e Revigoramento de Cafezais do Governo Federal, na década de 1970, é considerado o marco divisor do desenvolvimento conquistense. A partir daí, na medida exata do crescimento, do aprimoramento e foco na produção do café — e depois na

tecnologia e qualidade do grão — o padrão de vida da população, quer dos produtores, trabalhadores, cientistas, ou cidadãos comuns só fez melhorar, destacando-se no cenário nacional e internacional como uma das maiores agentes de transformação social e de catalisação do capital e do trabalho. A cidade de Vitória de Conquista de hoje e daquela ainda melhor que almejamos conquistar, com toda sua expansão nas áreas da saúde, arte, universidade, comércio, prestação de serviços e muito mais, é o resultado irrefutável do esforço dos quantos acreditaram no poder, na magia e nas reais probabilidades da cafeicultura.

Era uma vez... talvez fosse a mais fidedigna forma de expressar a cultura do café, em qualquer espaço e tempo, na preservação e propagação do melhor de cada um. Se o deslumbramento pelo processo da vida de repente em si tornar-se visível; se uma emoção... emergir; se qualquer beleza ou feiúra depressa o fizer chorar ou sorrir; se a sedução... permitir soltar seu lado sensível; se uma poesia, um conto, um ensaio o transportar, frente a frente, para seu imaginário criativo...; se uma inspiração, às cegas, vir à superfície; se alguma parte desta obra enfim o conduzir a desejar tomar um cafezinho ou plantar um pé de café... a saga do herói haverá galgado nova vitória e abundância de conquista, e da história do café você será parte integrante, no “status” privilegiado de um de seus personagens principais. O trecho em itálico faz parte do Epílogo do livro Café. A SAGA DE UM HERÓI. Arte e café! DO PLANALTO DE VITÓRIA DA CONQUISTA PARA O MUNDO, texto Lêda Nova, editado em 2010, entretanto com publicação proibida até a sentença final do processo judicial para a efetivação de autoria da obra.

leda_nova@uol.com.br ledanova.com REVISTA PERSONNALITÉ

88

REVISTA PERSONNALITÉ

89


Click

H

Profissional

á mais de seis anos trabalhando com fotografia e filmagem em diversos eventos sociais, Herbert Levi (fotógrafo) dispõe de ampla experiência na cobertura de eventos e o que ele oferece ao cliente e público em geral é uma expressão do belo e uma forma de eternizar momentos especiais, priorizando igualmente os detalhes — de sorte que cada porção e cada emoção imortalizem-se no tempo e espaço. A paixão de Herbert Levi por essa forma de exHerbert Levi pressão da arte o conduziu à aquisição de equipamentos cada vez mais modernos e sofisti(fotógrafo) cados e o resultado natural foi a criação de seu próprio estúdio e a contratação de profissionais competentes para executarem serviços que o auxiliam a aprimorar constantemente a qualidade final do produto. Hoje, o Studio Making Of funciona com outros fotógrafos, cinegrafistas, design gráfico e uma gama de pessoas e recursos que capacitam Herbert Levi a compor books, convites personalizados, cartões, banner, álbuns panorâmicos, maletas personalizadas, além de coberturas de festas, a exemplo de casamentos, formaturas, aniversários, bodas e afins.

Studio Making Off Rua Ernesto Dantas, 125 (Galeria Madrigal) - Centro (77) 8823-2335 / 9952-7321

REVISTA PERSONNALITÉ

90

REVISTA PERSONNALITÉ

91


REVISTA PERSONNALITÉ

92

REVISTA PERSONNALITÉ

93


DLuz

Venha conhecer a nova

Nacional Reconflex. Uma boa noite de sono exige um colchão confortável e adequado às suas necessidades. Com um colchão Reconflex, ouvir “Boa Noite” vai ser música de ninar.

E mais: Todos os sábados na Nacional Reconflex você conta com o profissional Dr. Alex Leite, Fisioterapeuta e Osteopata, que lhe orientará na escolha do colchão mais adequado às suas necessidades e garantir a você uma noite de sono perfeito.

77 2101-1130 REVISTA PERSONNALITÉ

94

Pç. 9 de Novembro, nº17 Centro - Vitória da Conquista REVISTA PERSONNALITÉ

95


Doença

Hemorroidária

Por:

Dr. Augusto Cândido

A

A DH ocorre com mesma incidência em ambos os sexos e sua etiologia é desconhecida, contudo há alguns fatores que influenciam o seu surgimento, tais como: 1) aumenta a incidência com a idade, é uma doença rara na infância; 2) é comum acometer uma mesma família, mas devido a fatores dietéticos ou culturais, já que não se trata de uma doença hereditária; 3) alterações do hábito intestinal tanto aguda como crônica como diarréia ou constipação; 4) maus hábitos como ficar sentado no vaso por longo tempo com musculatura perineal relaxada ou esforço grande para evacuar; 5) posição ereta; 6) alterações hormonais durante a gestação, sendo esta, em particular, motivo frequente de consultas ao especialista. A DH pode se apresentar de formas diferentes isoladas ou combinadas, como as seguintes: 1) sangramento, que pode ser mínimo que só mancha o papel higiênico, até hemorragia profusa que necessita de internamento e tratamento de urgência; 2) prolapso, que pode ser pequeno e redutível espontaneamente após a evacuação, até irredutível, provocando secreção anal contínua; 3) dermatite (inflamação na pele) e prurido (coceira), geralmente secundários ao prolapso e à secreção anal; 4) incômodo anal e 5) dor, sendo que esta não é uma manifestação da DH, exceto suas complicações como a trombose, tromboflebite, etc. ou quando há patologias ano-retais associadas como as fístulas, abscessos, fissuras e outros. O diagnóstico é realizado pelas queixas do paciente e pelo exame proctológico. Deve-se dar atenção especial ao sangramento que se exterioriza pelo ânus, em pessoas com mais de 40 anos, e separar os que necessitam de estudo completo dos cólons daqueles que só necessitam de tratamento adequado da doença ano-retal em evidência.

Para aqueles pacientes que não se beneficiaram com estas medidas iniciais e ainda se sentem incomodados com a doença, podemos oferecer desde métodos realizados em consultório, que é a ligadura elástica até cirurgia formal. Esta decisão deverá ser tomada pelo paciente junto ao profissional habilitado que explicará cada procedimento individualmente.

No que concerne ao tratamento, são vastas as opções terapêuticas, e estas devem ser individualizadas. Inicialmente, em geral, uma mudança de hábitos alimentares e de higiene, se fará necessária. Evitar o uso do papel higiênico e dar preferência a higiene com água e sabão. Não ficar muito tempo sentado no vaso. Insistir na ingesta de fibras e de líquidos como água, chá, sucos. O intuito é promover evacuações rápidas e fáceis. Uso de pomadas e supositórios próprios ou outros medicamentos para as afecções ano-retais devem ficar ao encargo do profissional da sua confiança.

Para finalizar, é digno ressaltar que doença hemorroidária não se transforma em câncer, e quem apresenta um sintoma em intestino distal ou ânus deve realizar um exame proctológico para diagnosticar a sua real enfermidade e ser indicado o tratamento adequado para cada caso.

REVISTA PERSONNALITÉ

96

Fotos: Deny Novais - Studio Moriá

s hemorróidas fazem parte da anatomia humana normal e são vasos na região anal e do canal anal. Hemorróida é uma palavra derivada do grego (de haema = sangue e rhoos = fluir). Quando estes vasos se apresentam dilatados, caracterizam a doença hemorroidária (DH). Daqueles que apresentam qualquer incômodo relacionado ao intestino distal ou ao ânus, nem todos têm DH e cabe ao médico proctologista fazer a necessária investigação e diagnosticar corretamente, posto que o paciente pode estar acometido de afecções cutâneas benignas ou tumores malignos que necessitarão de tratamentos pertinentes. É de suma importância a informação e orientação ao paciente.

D

r. Augusto Cândido Correia Santos, (CRM-BA 9967) é

médico há 15 anos em Vitória da Conquista. Professor de Clínica Cirúrgica do Curso de Medicina da UESB e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, além de habilitado em cirurgia oncológica pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Proctologista e sócio-fundador da Policlínica Sagrada Família. Graduado em 1989 pela Escola de Medicina e Saúde Pública em Salvador, fez residência em Cirurgia Geral, no Hospital Ana Nery (Salvador), e em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia, no Hospital São Joaquim (São Paulo).

REVISTA PERSONNALITÉ

97


FOTO GUI PAGANINI - ARTE GB65 WWW.AREZZO.COM.BR

ZZO ZZO

Glória Pires INVERNO 2011 Rua 7 De Setembro 48 77 3423-5533 REVISTA PERSONNALITÉ

98

Shopping Conquista Sul 77 3421-6848

REVISTA PERSONNALITÉ

99


REVISTA PERSONNALITÉ

100


Revista Personnalité - Edição Nº3