Page 1

Panorama do

Turismo Sua viagem pela informação

Ano 16 | No 194 | Setembro | 2021

TREM

REPUBLICANO,

A MAIS NOVA ATRAÇÃO DE ITU Páginas 6 a 10

Destaques da boa mesa Páginas 4 e 5

Fimtur Business, total sucesso! Página 15


PROGRAMA LEGAL

Gruta do Bacaetava

Trem Republicano Para produzir a matéria de capa dessa edição, o jornalismo da Panorama do Turismo foi até Itu, convidado pela diretoria da Serra Verde Express, empresa concessionária da viagem turística do Trem Republicano. O trabalho de reportagem na cidade paulista, por outro lado, contou com respaldo da Secretaria Municipal de Turismo e do turismólogo e guia Fabio Grizotto – ele, a propósito, é considerado o pai do trem, pois elaborou em 2005 o projeto de implantação do passeio, com recuperação do antigo trecho ferroviário e das estações de Itu e Salto, tendo como base seu trabalho de conclusão do curso de Turismo sobre a antiga Companhia Ytuana de Estradas de Ferro e fatos relacionados ao movimento republicano, nos anos 1873. Viaje nessa matéria exclusiva sobre o Trem Republicano entre as páginas 6 e 10.

Programa legal para curitibanos ou turistas hospedados na capital paranaense é conhecer a Gruta do Bacaetava, no vizinho município de Colombo. Formação geológica com idade calculada entre 600 e 700 milhões de anos, com muitas curiosidades internas e uma estrutura bacana de visitação, ela proporciona surpreendentes experiências espeleológicas. A visita na Gruta de Bacaetava é gratuita. E o passeio pelo seu interior tem acompanhamento de guias contando particularidades do local e características da sua formação, mostrando estalactites e estalagmites inusitadas e, muitas vezes, apresentando alguns dos moradores, a exemplo dos simpáticos morcegos e dos casais de andorinhões. Da entrada ao final da gruta, são aproximadamente 170 metros de caminhada, maior parte sobre seguras passarelas, ora ultrapassando porções do chão mais acidentadas, ora trechos do silencioso curso d’água interno. Para andar pelo escuro absoluto, cada visitante recebe uma potente lanterna, a qual também ajuda a visualizar as esculturas criadas pelo constante e milenar gotejamento das infiltrações do teto, responsável pelas estalactites e estalagmites. A singular formação geológica integra o Parque Municipal Gruta do Bacaetava, no qual ainda estão estruturados um centro de visitantes com salas de exposição e de educação ambiental e sanitários, bem como trilha pela mata nativa, área de lazer, capela e lanchonete. Aos sábados, domingos e feriados, o Parque Municipal Gruta do Bacaetava pode ser visitado no período das 8h30 às 16h30. Nas quartas, quintas e sextas, o funcionamento é das 8h30 às 11h30 e das 13h00 às 16h30. Para visitas é necessário enviar solicitação através de mensagem pelo WhatsApp 41|98861-8336.

Boa leitura!

A propósito da edição anterior, sobre cicloturismo no Vale Europeu Catarinense, seguem algumas manifestações de leitores: Ficou maravilhosa, Celso Pacheco (Pomerode-SC); Parabéns pelo conteúdo, Giorgia Marcucci (São Paulo-SP); Excelente edição, Wilson Sierra (Porto Alegre-RS); Fiz o cicloturismo do Vale Europeu em 2018. É top, Renata Tardin (Porto Seguro-BA); Gratos pela distinção, Carlos Solera e Eleni Cássia Vieira (Urupema-SC); A Panorama do Turismo só vem engrandecer o nosso conhecimento, Noelson Alves (Esperança-PB); A qualidade da revista está cada vez melhor, Alfredo Nicolas (Lima-Peru); Temos de incentivar cada vez mais o cicloturismo, Fábio Gonçalves (Timbó-SC);

Foto Panorama do Turismo

Leitores

Capa Trem Republicano Foto Panorama do Turismo Expediente Panorama do Turismo Ano 16 | No 194 | Setembro | 2021 Fundadores Antonio Claret de Rezende, Júlio Cézar Rodrigues, Júlio Zaruch e Sérgio Almeida Diretor e Editor Júlio Cézar Rodrigues (MTb 1050/07/27-PR) Contatos 41 | 99106-6852 redacao@panoramadoturismo.com.br Revista digital com conteúdo editorial próprio e periodicidade mensal. Disponível para download gratuito no site www.panoramadoturismo.com.br e en redes sociais. Distribuição em formato eletrônico, via e-mail, a partir de mailing exclusivo e de cadastro de parceiros e para grupos de WhatsApp. Mais informações em www.panoramadoturismo.com.br Artigos assinados não refletem, obrigatoriamente, posicionamentos da direção da revista.

Entrada da inusitada gruta

PANORAMA DO TURISMO | SETEMBRO 2021 | 3


GASTRONOMIA

Foto Panorama do Turismo

A boa mesa, em Itu

Na cidade paranaense de Ponta Grossa, uma dica de boa mesa é o Lumen Café + Gastronomia (Rua Quinze de Novembro, 221 – telefone 42|3220-7999). Ele tem sugestões para lanches rápidos ou para uma refeição mais completa. Instalado num corner, com entrada exclusiva, do histórico prédio do tradicional Planalto Hotel, ele oferece ambiente aconchegante e charmoso, serviço atencioso e se destaca pela diversidade do cardápio. Do café da manhã ao jantar, constituem opções os sanduíches, porções, quiches, hambúrgueres, saladas, pratos executivos, sopas, refeições kids, omeletes, sobremesas, entre outras sugestões. Para acompanhar, tem várias alternativas de cafés, chás, refrigerantes, sucos, soda italiana e cervejas.

Pintado na telha

Prato típico da porção noroeste do Paraná, o Pintado na telha é uma das atrações do cardápio do Café Deville, restaurante do Deville Guaíra Hotel (Rua Paraguai, 1.205 – telefone 44|3642-1617). Saboroso peixe, encontrado nas águas do Rio Paraná, o pintado é preparado nessa tradicional receita da cidade de Guaíra, utilizando telhas de barro, em postas e com a adição, entre outros ingredientes e temperos, de pimentões verdes e vermelhos, azeitonas pretas, salsinha e cebolinha verde, leite de coco, pimenta vermelha e azeite de oliva Lógico, o prato está à disposição dos hóspedes do hotel e também do público passante. O Café Deville funciona de segunda a segunda para o jantar, das 19h00 às 23h00, e possui menu com muitas outras sugestões através de um atencioso serviço à la carte. 4 | SETEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Uma opção, Burger Lumen Foto Divulgação | RS Comunicação

Lúmem, em PG

Foto Panorama do Turismo

Um dos pratos individuais do Tonilu

Turista em visita à cidade de Itu, interior de São Paulo, precisa dar uma parada no Tonilu Café Cervejaria (Rua Sete de Setembro, 49 – telefone 11|40231806). Desde 1968, o empreendimento vizinho da Igreja Matriz oferece um cardápio dos mais diversos e elogiados. Além das receitas à parmegiana, marca registrada do destino, ele elenca uma gama de pratos, petiscos, sanduíches, pastéis, porções, pizzas etc. Para refeições mais reforçadas, no Tonilu é possível optar por pratos para uma, duas e três pessoas. Existem sugestões com massas, carnes e peixes, a exemplo do filé à Tonilu, da lasanha, do frango bechamel ou do bacalhau do Toni. Os sabores dos pastéis do estabelecimento também são variados. Mas para quem gosta do crustáceo, vale a pena pedir o pastel de camarão, levado à mesa com massa crocante e generoso recheio com peças graúdas.

Quem resiste?


Instalado na histórica estação ferroviária da cidade paulista de Salto, local de partida e chegada do passeio turístico do Trem Republicano até a cidade vizinha de Itu, o Restaurante Stazione foi inaugurado festivamente nesse mês de setembro. O novo endereço da boa mesa de Salto constitui a quarta operação na área de gastronomia do empresário paranaense Adonai Aires Arruda – leia-se Serra Verde Express – em sociedade com o chef Daniel Schmidt. A dupla já comanda restaurantes em Morretes, Antonina e na Ilha do Mel, no Paraná, agora, todos sob a denominação Stazione. Em outubro acontecerá a inauguração do Stazione da estação ferroviária de Itu. O menu do restaurante prioriza receitas ítalo-brasileiras, valorizando ingredientes da região e produtores locais. Constituem opções, por exemplo, cuscuz paulista, creme de baroa ao ragu de cogumelos e ravióli de mozzarella ala carbonara. O toque paranaense fica por conta da inclusão no cardápio do barreado – iguaria típica do Paraná – e da cachaça de Morretes.

Foto Panorama do Turismo

Stazione, o novo restaurante de Salto

Além de boa gastronomia, o Stazione tem ambiente legal

Sequência de trutas

Foto Panorama do Turismo

Pequeno município do interior catarinense, cerca de 45 quilômetros de Blumenau, Rodeio oferece aos visitantes apreciadores da boa mesa um afamado restaurante. No Vale das Trutas (Rua Tifa Paes, 1.100 – telefone 47|3384-0803) a atração é o rodízio de receitas com o saboroso peixe de águas frias. O serviço atencioso do restaurante leva o peixe aos frequentadores em nove diferentes modos de preparo. Tem truta com castanhas, à napolitana, a óleo e alho, defumada, com alecrim, frita, com alcaparras, com tomate seco e a californiana (essa, com predominância dos sabores doces de frutas).

Nove sabores diferentes chegam à mesa

PANORAMA DO TURISMO | SETEMBRO 2021 | 5


MATÉRIA DE CAPA

Foto Panorama do Turismo

Trem Republicano

UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA

O trecho ferroviário por onde corre o Trem Republicano precisou ser todo reconstruído. Assim como foram restauradas as centenárias estações de embarque e desembarque de Itu e Salto

Na estação ferroviária de Itu, cidade do interior de São Paulo, o sonoro apito de partida do Trem Republicano, além de alertar os felizes passageiros para o início do singular passeio turístico, traz ecos de 1873. Afinal, o comboio férreo assim foi batizado em função de dois fatos importantes ocorridos em abril do distante ano: a inauguração do trecho da Companhia Ytuana de Estradas de Ferro até a vizinha Salto e, no dia seguinte, a realização da Convenção de Itu, histórica reunião de ilustres lideranças, na qual houve a fundação do Partido Republicano Paulista, o PRP, e a elaboração do Manifesto de Itu (ver box na página 10). Puxado por uma locomotiva intrépida a diesel de 1947, antes pertencente à Estrada de Ferro Sorocabana-EFS, e levando três vagões, o Trem Republicano conduz os passageiros até a estação da cidade de Salto. O percurso de quase oito quilômetros descortina bucólicas 6 | SETEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

paisagens e proporciona uma viagem no tempo, inclusive com o guia interno relembrando os acontecimentos de 1873 e um personagem com trajes de época teatralizando o importante episódio do processo de transformação, poucos anos depois, do Brasil Monarquia em Brasil República.

Vagões temáticos Os turistas podem fazer o passeio em um dos três vagões temáticos, com diferentes valores de bilhete. O econômico leva o nome do ituano Prudente de Moraes, primeiro civil eleito presidente da República. O turístico foi denominado Dona Olímpia, referência à senhora Olímpia Fonseca de Almeida Prado, proprietária do sobrado onde se realizou a Convenção de Itu e única mulher presente na reunião. Já o vagão boutique, e pet friendly e com plataforma central aberta, homenageia o ator saltense Anselmo Duarte, premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes pelo filme O Pagador de Promessas. Em breve, um novo vagão será acrescido ao comboio, voltado para eventos e com estrutura para transporte de bicicletas. A partir agora de setembro, ainda se tornou possível curtir o trajeto entre as duas centenárias localidades dentro de um auto de


linha, veículo autopropulsado feito para trafegar sobre trilhos e com capacidade para doze passageiros. Além de pacotes para grupos fechados, ele deverá dar suporte a um programa legal, nas noites de sextas e sábados, agregando viagem e jantar especial nos restaurantes Stazione das estações de Itu e de Salto.

Turismo e empregos Inaugurado em dezembro do ano passado, e disponível em quatro horários nos finais de semana e feriados, o passeio entre Itu e Salto e vice-versa – com operação da Serra Verde Express, a mesma empresa do roteiro turístico pela ferrovia Curitiba-Paranaguá, no Paraná –, além de constituir um produto capaz de atrair visitantes e de dar uma injeção de ânimo no turismo nas duas cidades, igualmente encontra tradução na abertura de empregos diretos no próprio trem e nos restaurantes previstos para funcionar nas duas estações ferroviárias, o de Salto inaugurado nesse mês (ver página 5). Para saber mais sobre o passeio, conferir detalhes dos vagões, dias e horários das viagens e valores da passagem é só acessar o site www. tremrepublicano.com.br.

Para quem já está no destino ou chega vindo de Salto a bordo do Trem Republicano, Itu, da mesma forma, proporciona ao visitante uma viagem no tempo. Fundada em 1610, como povoado de Nossa Senhora de Candelária do Utu-guaçu, foi a cidade mais rica da então província de São Paulo na virada dos séculos

Fotos Panorama do Turismo

História e fé

Acima, o vagão Prudente de Moraes. Ao lado o Dona Olimpia. Em estilo boutique, abaixo, o carro Anselmo Duarte

PANORAMA DO TURISMO | SETEMBRO 2021 | 7


Fotos Panorama do Turismo

18/19. Num inicial ciclo econômico de açúcar, chegou a contar 100 engenhos. Na continuidade, essa cultura foi substituída, com idêntico sucesso e até nos anos 1935, pelo café. Dessas pujantes épocas permanecem testemunhas vivas várias edificações no seu Centro Histórico. Reunindo aproximadamente 200 imóveis de vários estilos e períodos, desde o século 18, tombados através de lei estadual e os mais expressivos também chancelados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-Iphan, o Centro Histórico permite conhecer, num caminhar sem pressa, construções ligadas à história e economia local e visitar centenárias igrejas da fé católica. Nessa caminhada estão, exemplificando, o sobrado onde aconteceu a Convenção de Itu em 1873 (transformado em Museu Republicano, com acervo de pinturas, mobiliário de época, documentos; atualmente, está

A patir do alto, paisagem no trajeto do Trem Republicano, passageiros curtindo cenário externo na plataforma central do vagão Anselmo Duarte, kit lanche servido nos carros turístico e boutique e, ao lado, o auto de linha com operação iniciada nesse mês de setembro

8 | SETEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO


Fotos Panorama do Turismo

Acima, a Igreja Matriz em louvor à Nossa Senhora da Candelária, padroeira de Itu. Na foto ao lado, a singela Igreja de Santa Rita, a mais antiga da cidade. Abaixo, a Igreja do Bom Jesus, de cujo interior se acessa o Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus

fechado para reforma), as instalações do antigo Colégio São Luiz, de 1872 (compradas pelo Exército em 1918 e com o Museu do Quartel), o Mercado Municipal, os grandes espaços da outrora Tecelagem São Luiz (primeira fábrica do estado a operar com a força de energia a vapor, a partir de 1869) e a casa na qual hospedou-se a Princesa Isabel. O roteiro da fé local, por outro lado, destaca, entre outros pontos de visitação, as igrejas de Santa Rita (de 1728, edificação mais antiga em pé na cidade), de Nossa Senhora da Candelária, padroeira de Itu (de 1880, construída pelos fazendeiros do ciclo do açúcar e patrimônio barroco e rococó religioso mais importante de São Paulo), de São Luiz Gonzaga, do Bom Jesus (de 1867, erguida no local de antiga capela de 1610), de Nossa Senhora do Carmo (datada de 1782) e o Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus (edificado com recursos de cafeicultores, em anexo interno da Igreja de Bom Jesus). Para saber sobre outras atrações do turismo de Itu – sim, também conhecido como Terra dos Exageros, fama granjeada a partir dos anos 1970, com a participação do humorista ituano Francisco de Almeida, o Simplício, no programa de TV Praça da Alegria – basta acessar o site www.itu.sp.gov.br. PANORAMA DO TURISMO | SETEMBRO 2021 | 9


Fotos Panorama do Turismo

A favor da República No dia 18 de abril de 1873 foi realizada a Convenção de Itu, sob presidência de João Tibiriçá Piratininga, presidente da Província de São Paulo. O livro ata da histórica reunião onde foi criado o Partido Republicano Paulista-PRP registra a assinatura de 129 participantes, sendo 32 de Itu e os demais de Jundiaí, Campinas, São Paulo, Amparo, Bragança, Mogi-Mirim, Constituição (atual Piracicaba), Botucatu, Tietê, Porto Feliz, Capivari, Sorocaba, Indaiatuba, Bethem de Jundiai (atual Itatiba), Vila de Monte Mor e de Jau e dois do Rio de Janeiro. Dessa reunião na casa de Carlos de Vasconcelos de Almeida Prado foi extraído o Manifesto de Itu, tratando, fundamentalmente, de três temas básicos: a autonomia das províncias através do regime federativo, a contraposição ao regime monárquico e a libertação da mão da obra escrava.

No alto, o histórico sobrado onde ocorreu a Convenção de Itu, hoje transformado em Museu Republicano. Nas fotos centrais, parte do prédio da outrora imponente e pioneira Tecelagem São Luiz e, a menor, a estação ferroviária de Itu. Ao lado, vista parcial do conjunto do antigo Colégio São Luiz, desde 1918 pertencente ao Exército, ocupado pelo Regimento Deodoro

10 | SETEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO


PANORÂMICAS

Viajar, conhecer culinárias diferentes e desfrutar de novas culturas é um desejo inerente da maioria dos seres humanos. Independente de condições físicas ou mentais, a acessibilidade deve ser pautada dentro do trade para contemplar diferentes públicos. Por essa razão, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação-FBHA lançou nesse mês a campanha Turismo Inclusivo: Abrace as Diferenças para enfatizar a necessidade de o país adaptar seus destinos para todos poderem ter acesso às atividades do setor. O intuito da entidade é promover o turismo inclusivo, conscientizando os empresários do setor sobre a importância de adaptar seus estabelecimentos e despertando as autoridades responsáveis para a tomada de medidas capazes de assegurar total acessibilidades a atrativos turísticos. "O turismo, isso é inegável, faz o coração de muitas pessoas bater mais forte. Entretanto, infelizmente, às vezes é esquecido que diferentes pessoas gostam de desfrutar das belezas do nosso segmento. Essa situação é comum, especialmente, para quem sofre com alguma deficiência. Nós, da área, somos movidos pelo povo e o que nos mantém vivos é o calor humano. Portanto, o objetivo da nossa campanha é fazer com que todos decolem nesse universo tão vasto sem limitações ou empecilhos", comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

Reprodução

FBHA defende turismo inclusivo

Machu Picchu, certificada

ABGTur comemora 22 anos!

Foto Panorama do Turismo

Cidadela inca encravada nas alturas da porção peruada da Cordilheira dos Andes, Machu Picchu se tornou o primeiro destino turístico internacional a obter o certificado Carbono Neutro. Ou seja, além de já deter títulos de Maravilha do Mundo Moderno e Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade da Unesco, agora o santuário histórico também passa a ser referência em matéria de sustentabilidade. A inédita certificação, outorgada pela Green Initiative, reconhece iniciativas para reduzir emissões de dióxido de carbono. Entre as ações realizadas para obtenção do selo, destacam-se a instalação da única estação de tratamento de resíduos orgânicos do Peru e da usina de produção de biodiesel e glicerina a partir de óleos vegetais descartados nas casas e restaurantes da região. Adicionalmente, iniciou-se o plantio de um milhão de árvores no santuário.

Machu Picchu, também modelo ambiental

"Sabemos que muitos destinos possuem restrições e obstáculos impedindo a acessibilidade. Por isso, esse debate é de suma importância. Nossa missão é oferecer oportunidades em vez de levantar barreiras. O turismo consegue, sim, ser inclusivo. Especialmente após quase dois anos de pandemia, onde ficamos limitados ao contato com outras pessoas, devemos trazer à tona a importância do acolhimento. Nosso slogan traz esse conceito singular e afetivo: abrace as diferenças", informa Sampaio. De forma intimista, a FBHA apresentará imagens e conceitos, desenvolvidos pela sua equipe de comunicação, capazes de inspirar a acessibilidade dos turistas em todas as regiões do país. Esses materiais serão publicados no Instagram oficial da entidade (@federacaonews). Sampaio ainda pede apoio do empresariado para aderirem ao movimento. Para auxiliá-los na divulgação da ação, várias peças da campanha estarão disponíveis nos sindicatos filiados.

Convidados todos de máscara, e proximidade rápida apenas para um registro fotográfico, os profissionais integrados ao quadro da Associação Brasileira de Guias de Turismo-ABGTur se reuniram para comemorar o transcurso dos 22 anos de trajetória da importante entidade. O descontraído encontro aconteceu no início desse mês de setembro, tendo como anfitriã Denise Guimarães, atual presidente da instituição, e reunindo personagens de destaque na história da ABGTur, a exemplo de Luci Jacomel Kowalczuk e Ivete Fagundes; ambas também presidiram a associação A data do aniversário da entidade é 21 de agosto, Nesse dia, no ano de 1999, ela iniciou oficialmente sua atuação, tendo o profissional Jose Luiz Maltez Alves (já falecido) assumido a presidência da diretoria provisória. A primeira presidente eleita foi a igualmente fundadora Ivete Fagundes;.

PANORAMA DO TURISMO | SETEMBRO 2021 | 11


No Pommernzug

Abav Expo & Collab

Foto Panorama do Turismo

Desde 2020, turistas em visita à cidade catarinense de Pomerode – a propósito, considerada a mais alemã do Brasil – podem conhecer os atrativos locais a bordo do Pommernzug. Esse simpático trenzinho oferece passeios aos sábados, domingos e feriados, das 11h00 às 18h00. É um programa legal! O Pommernzug é um veículo projetado e adaptado, com características de um trem, reunindo locomotiva e vagão. Com segurança e conforto, possui capacidade para transportar até 54 passageiros sentados. E as partidas e chegadas acontecem na rodoviária. Pelo trajeto, o Pommernzug vai permitindo aos visitantes conhecerem os principais apelos do turismo da cidade, entre praças, museus, prédios públicos e endereços gastronômicos. Ou seja, do começo ao final o passeio apresenta emblemas da cultura germânica.

De volta ao seu tradicional formato itinerante, a Abav Expo & Collab acontecerá com presença de público, a partir do dia 6 de outubro próximo, nos espaços do Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Ano passado, diante do quadro pandêmico, o evento de negócios, capacitação e relacionamento da Associação Brasileira de Agências de Viagens ocorreu virtualmente. Para reunir o trade durante três dias em total conformidade com as restrições ainda impostas pela pandemia, o evento desse ano adotará o modelo híbrido. A participação presencial será limitada a um fluxo diário de 3.000 pessoas, simultaneamente, com fiscalização. E a virtual estará garantida por meio de uma plataforma on-line, espelhando toda a programação física. Na área de exposições, todos os estandes serão dispostos em formato de ilha, com distanciamento de quatro metros entre um e outro, e apenas três opções de modelo. Com o objetivo e diminuir também o tráfego de pessoas nos períodos pré e pós-evento, a organizadora optou pela contratação de uma única montadora. Diferentemente das edições anteriores, nessa a Vila do Saber ficará fora da área de exposições, dividida em quatro salas situadas no primeiro andar do pavilhão, com funcionamento nos dois primeiros dias das 14h00 às 20h00 e no terceiro das 14h00 às 18h20, e oferta de 56 momentos de capacitação e difusão de conhecimento.

Aniversário da ABIH O trenzinho de Pomerode

Os 85 anos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-ABIH serão comemorados solenemente, no dia 9 de novembro próximo, com uma sessão especial na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na oportunidade, além das manifestações de autoridades na tribuna, haverá lançamento de livro com a história da entidade e de selo do Correio alusivo ao transcurso do aniversário. A iniciativa da homenagem na Câmara Federal partiu de articulações do presidente da ABIH, o hoteleiro cearense Manoel Linhares, com o deputado Joao Carlos Bacelar Batista, da bancada da Bahia. A ABIH foi fundada em 9 de novembro do ano de 1936, por ocasião da realização do 1º Congresso Nacional de Hotéis-Conotel. Desde então, a importante instituição de classe só fez crescer sua representatividade no segmento e também no contexto do turismo nacional.

Consumidor Turista

O governo federal lançou nesse mês a primeira edição da publicação Consumidor Turista, tendo como foco direitos relacionados com o transporte aéreo. Ela enfeixa dicas e orientações sobre as relações de consumo e busca garantir melhores experiências aos viajantes. A publicação traduz mais um resultado prático de termo de cooperação técnica firmado em março passado, no transcurso do Dia Internacional do Consumidor, pelos ministros Gilson Machado Neto e André Mendonça, respectivamente, do Turismo e da Justiça e Segurança Pública. Tal acordo previa o compartilhamento de informações e ações conjuntas de proteção aos consumidores turistas. 12 | SETEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO


Festuris ganha nova identidade

Grupo BRT, 43 anos!

Uma das mais respeitadas corporações do mercado turístico brasileiro, com matriz em Curitiba e base em algumas das principais cidades brasileiras – entre filiais e home offices –, o Grupo BRT completa nesse mês de setembro 43 anos de história e de sucessos. Sob a presidência do empresário Eraldo Palmerini, o Grupo BRT aglutina a BRT Consolidadora, a BRT Operadora e a BRT Online. Com operações iniciadas em 1978, à época sob a denominação de Brementur, a corporação conquistou, nessa sua trajetória, posição de destaque no cenário nacional e total reconhecimento por parte de parceiros e clientes. Atualmente, tem como outro sócio o executivo Marco Di Ruzzi. A propósito das transformações ocorridas no segmento, nesses anos, Eraldo Palmerini tem muitas certezase. “No turismo não há solução tecnológica que substitua o senso humano na consultoria de viagens. Sempre haverá espaços para esses profissionais. Nosso papel nos próximos anos será encontrar soluções que agreguem valor ao consultor de viagens, em prol de uma experiência melhor aos viajantes”, exemplifica ele.

Foto Edu Fragoso | Grupo Printer Comunicação

Reprodução

Encontro comercial dos mais importantes da agenda turística nacional, o Festuris chega aos 33 anos, agora em 2021, com uma nova identidade, sintonizada com o cenário de transformação pelo qual passa o planeta e apresentando em cores vibrantes e movimentos a adaptação da empresa aos tempos atuais. Para Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, diretores do evento, a nova logomarca define a essência do profissionalismo de todos os envolvidos na trajetória do evento e, principalmente, da empresa Rossi & Zorzanello. "Chegamos em um momento em que necessitamos nos transformar para seguir em frente, por isso apresentamos nosso novo conceito, tendo a essência do nosso negócio, sem medo de arriscar. Certamente vamos todos juntos transformar o turismo", destaca Zorzanello. Como sempre à frente de discussões norteadoras do mercado do turismo, mais uma vez, o Festuris traz em sua bandeira a sustentabilidade e a necessidade de transformação de todo o segmento. "Entendemos as transformações que vêm pelo mundo e o turismo deverá ser um dos mais beneficiados com elas. Se temos um olhar macro para a indústria, a inteligência artificial, por exemplo, substituirá o homem, mas ela não representará as relações pessoais, a hospitalidade, o afeto, o carinho que há no turismo", aponta Marta. Nesse ano, a tradicional feira comercial do turismo acontecerá na cidade gaúcha de Gramado, entre os dias 4 a 7 de novembro. Para saber mais e garantir inscrição basta navegar pelo site www.festurisgramado.com.

Safari de luxo no Pantanal

Elas, agora, só na mira da máquina fotográfica

Fazer um exclusivo safari fotográfico pelas paisagens do Pantanal e ainda ajudar uma instituição com importante trabalho de preservação das onças pintadas. Essa é a proposta da Matueté, agência especializada em passeios personalizados, com uma viagem de três dias, saindo da capital paulista. O pacote da Matueté prevê voo direto de São Paulo até a Fazenda Caiman, safári fotográfico, tour à procura de onças pintadas e exploração da área pantaneira remando em trechos de rios e percorrendo trilhas. A cada pacote vendido, a agência de viagens providencia uma doação para a Onçafari, associação com dez anos de trajetória em ações de estudo e conservação de onças-pintadas, bem como lobos-guarás e outras espécies ameaçadas. “O ecoturismo é fonte de renda e educação para a população da região. Nesse período de precauções extras em viagens, esse roteiro personalizado é ideal para quem deseja evitar destinos aglomerados e prefere ter uma experiência única em meio à natureza”, salienta Mario Haberfeld, fundador da Onçafari, ao comentar cada doação, feita em nome do contratante do pacote da Matuetê, para sua associação, Para saber mais detalhes sobre essa exclusiva viagem ao Pantanal das onças pintadas vale acessar o endereço https://news.matuete.com/pantanal. PANORAMA DO TURISMO | SETEMBRO 2021 | 13


Foto Divulgação | Dirección de Turismo de San Rafael

De bike, nos cenários de San Rafael

Paisagem de um dos passeios de bike

Carbono zero!

Cruzeiros

A temporada 2021-2022 de cruzeiros marítimos em águas brasileiras deverá ser iniciada no dia 5 de novembro próximo. Essa é a previsão do Terminal Concais, no porto paulista de Santos. Ainda segundo a empresa operadora do terminal marítimo, pelo menos seis grandes navios passarão pelo Porto de Santos, percorrendo a costa brasileira até meados de abril. Para tanto, Anvisa deverá definir protocolos a serem seguidos. As grandes armadoras, por outro lado, já se organizaram e implementaram uma série de procedimentos para voltar a realizar seus roteiros com total segurança.

Embarcação afamada em função dos passeios turísticos realizados pelas águas do Guaíba e do Delta do Jacuí, em Porto Alegre, o Cisne Branco agora conta com certificação Carbono Zero. O pioneiro selo, em termos de Rio Grande do Sul, foi outorgado pela Oscip Prima Mata Atlântica e Sustentabilidade. A diretoria do Grupo Cisne Branco vem investindo, desde 1999, em trabalhos focados na diminuição do impacto ambiental de suas atividades. E para obtenção do certificado instalou na embarcação um tanque de tratamento de dejetos, evitando, assim, poluir as águas por onde leva os turistas. "Nosso projeto ambiental e de sustentabilidade já vem de anos. São mais de duas décadas de cuidados. Além do nosso tanque de tratamento de dejetos, para evitar a poluição no Guaíba, fazemos a separação de lixo e preparamos nossos funcionários para cuidar do meio ambiente no longo prazo. Assim, também geramos consciência na população. Receber essa outorga de forma pioneira nos deixa mais felizes e orgulhosos", comemora Adriane Hilbig, diretora do Grupo Cisne Branco.

Montevidéu

Foto Panorama do Turismo

Cisne Branco, referência do turismo na capital gaúcha

14 | SETEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Com o anúncio da abertura das fronteiras da Argentina, um destino legal para brasileiros interessados em explorar o país vizinho em cima de uma bicicleta voltará a ser a cidade de San Rafael, na província de Mendoza. Além de particularidades urbanas, seus arredores reúnem exuberantes paisagens naturais, entre montanhas e lagos. Compreendida ao norte do Río Atuel e sobre o Río Diamante, a geografía de San Rafael oferece inúmeras possibilidades a ciclistas de mountain bike, com roteiros para os níveis inicial, intermediário e avançado. Nesse contexto inserem-se, por exemplo, as regiões dos cânions do Atuel e do Diamante, bem como a Villa Las Tinajas. Em San Rafael, o visitante ainda encomtra muita história e cultura marcadas também pela produção de azeites e vinhos, ou seja, pode parar em diversas bodegas, seja na área urbana ou nos arrededores. Para saber mais sobre esse destino vale consultar uma agência de viagem de confiança.

A Gol Linhas Aéreas retomará seus voos internacionais a partir do dia 3 de novembro próximo. E o destino escolhido para voltar a ultrapassar as fronteiras nacionais –isso não acontece desde de março do ano passado – será Montevidéu. A operação conectará os aeroportos de Guarulhos e de Carrasco, esse, nas proximidades da capital do Uruguai. Pouco mais de duas horas de voo. A previsão da empresa aérea é oferecer, entre 3 e 14 de novembro, quatro saídas semanais, às segundas, quartas, sextas e sábados, mesmos dias do retorno a Guarulhos. No período entre 15 e 30 do mesmo mês, as partidas passarão a ser diárias, de segunda a domingo, tanto na ida como na volta.


Muito positivas – na avaliação dos organizadores, dos expositores e dos participantes – a Feira dos Municípios do Vale Europeu e a Rodada de Negócios da Fimtur Business realizadas, no final do mês passado, nos espaços do Salão de Eventos do Jardim Botânico da cidade catarinense de Timbó. Esses foram dois momentos muito importantes do Fimtur Business Vale Europeu + Parque Beto Carrero + Balneário Camboriú, organizado por Álvaro Paes, diretor da Feira Interestadual Móvel de Turismo-Fimtur, em articulação com parceiros de Santa Catarina. A inciativa envolveu a participação de 110 agentes de viagens dos mais variados estados brasileiros, desde o Rio Grande do Sul até Rondônia. Nesses tempos, ainda, de pandemia, a mostra de atrativos turísticos do Vale Europeu e a rodada comercial aconteceram conforme mandam os protocolos de biossegurança, “com todos usando máscaras e álcool em gel, mantendo distanciamento, com mesas de contato atendendo apenas duas pessoas de cada vez”, salienta Álvaro Paes. Além de propiciar o contato de profissionais responsáveis pela indução de fluxos turísticos, ou seja, os agentes de viagens, com empreendedores regionais do setor, a agenda do Fimtur Business também assegurou aos participantes inéditas experiências nos municípios de Timbó, Rodeio, Pomerode e Balneário Camboriú, mais um dia inteiro de diversão no Parque Beto Carrero.

Fotos Panorama do Turismoo

Fimtur Business revela atrações de SC

Produtiva rodada de negócios, em Timbó

O grupo de agentes de viagens da Fimtur Business

PANORAMA DO TURISMO | SETEMBRO 2021 | 15


HOTELARIA

Foto Panorama do Turismo

Timbó Park Hotel

De localização privilegiada, vizinho do Centro Histórico, o Hotel Colonial Plaza (Rua Maestro José Victorio, 333 – telefone 11|4022-3333) constitui uma boa opção de hospedagem na cidade paulista de Itu. No total, esse endereço ituano disponibiliza 49 apartamentos, nas categorias single, duplo/casal e triplo, e dotados de ar condicionado, varanda, TV a cabo e frigobar. Em sua estrutura, os hóspedes também encontram o Thamarin's Restaurante, piscina com cascata, sala de estar, espaço gourmet e ainda duas salas para eventos. O valor das diárias inclui hospedagem, diversificado bufê de café da manhã, internet e estacionamento privativo e coberto.

Foto Panorama do Turismo

Parte externa do hotel, com a aprazível piscina

Na cidade catarinense de Timbó, Capital do Cicloturismo, um endereço bem bacana de hospedagem e bike friendly é o do Timbó Park Hotel (Rua Blumenau, 141 – telefone 47|32810700). Há muitos anos ele se tornou base para ciclistas com desejo de pedalar pelos cenários exuberantes do chamado Vale Europeu. Em sua estrutura, o hotel disponibiliza 82 aposentos – entre as suítes Altenburg, Timbó Park e Vale Europeu e apartamentos luxo e standard –, restaurante, piscina, sala de estar, três espaços para eventos, local para ioga e meditação no jardim, uma pequena biblioteca, coworking e academia. A gastronomia é outro diferencial do Timbó Park. O café da manhã tem bufê diversificado, com itens orgânicos e iguarias famosas das culinárias alemã e italiana. Seu restaurante também atende ao público interessado no menu executivo do almoço ou nas sugestões do cardápio do jantar Já o entorno da piscina é perfeito para tomar chope e petiscar num descontraído happy hour com amigos.

Hotel Colonial Plaza

16 | SETEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Fachada do hotel ituano


Foto Divulgação | Horus Comunicação

As vilas são distribuídas pela área do hotel

Lake Vilas Charm Hotel & Spa

Para quem planeja curtir um estilo romântico e charmoso de hospedagem na cidade paulista de Amparo, distante cerca de 130 quilômetros da capital, o Lake Vilas Charm Hotel & Spa (Estrada Antenor Cézar, km 10 – telefone 19|4033-3643) acena com estrutura e serviços perfeitos para novas experiências. As acomodações do

singular empreendimento estão distribuídas em apenas oito reservadas vilas, batizadas com nomes de flores. São chalés incríveis, agregando luxo, conforto, requinte e, lógico, privacidade. Em área verde de 3,5 milhões de metros quadrados – considerada o maior jardim privado do país –, o Lake Vilas Charm Hotel & Spa ainda agrega lagos, cachoeiras, piscinas naturais, bosques, minipraias, espaços verdes e locais isolados e tranquilos para uma celebração a dois. A gastronomia local, da mesma forma, garante experiências exclusivas para o casal. O café da manhã, por exemplo, contempla uma refeição sofisticada e especial, com menu degustação servido em nove etapas na Casa do Lago. No spa, por outro lado, são oferecidas massagens e tratamentos exclusivos.

PANORAMA DO TURISMO | SETEMBRO 2021 | 17


Foto Divulgação | ABIH

Laerte Sonsin Junior, Daniel Schmidt e Adonai Arruda Filho, na inauguração do Stazione, restaurante estruturado dentro da estação ferroviária da cidade paulista de Salto 2 Rodrigo Praxedes foi promovido a chef de cozinha do Serhs Natal Grand hotel & Resort, elegante endereço de hospedagem da capital potiguar 3 Maurício Filizola, José Roberto Tadros e Manoel Linhares, nessa ordem, vice-presidente da Fecomércio-CE e presidentes da CNC e da ABIH, em encontro na CNC para entrega de convites do aniversário da ABIH e do Conotel 2021 4 Froukje Jong Bueno, Dick Carlos de Geus e Nádia Joboji, respectivamente, gerente geral e presidente da Associação Parque Histórico de Carambeí e consultora do Sebrae-PR, na entrega do Selo Qualidade do Turismo no Paraná ao Koffiehuis Confeitaria e Restaurante, de Carambeí

Foto Divulgação | APHC

1 Adonai Arruda,

1

18 | SETEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Foto Divulgação | Cristina Lira

Foto Panorama do Turismo

PRIMEIRA CLASSE 2

3

4


Profile for Revista Panorama do Turismo

Revista Panorama do Turismo de Setembro  

Edição regular da revista Panorama do Turismo, tendo como matéria de capa o passeio do Trem Republicano, entre Itu e Salto

Revista Panorama do Turismo de Setembro  

Edição regular da revista Panorama do Turismo, tendo como matéria de capa o passeio do Trem Republicano, entre Itu e Salto

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded