__MAIN_TEXT__

Page 1

Panorama do

Turismo Sua viagem pela informação

Ano 15 | No 183 | Outubro | 2020

São Chico

História, praias e muito mais! Páginas 6 a 10


HOTELARIA

Hotel VillaReal

Centenário destino

Leitores

Na histórica e litorânea cidade catarinense de São Francisco do Sul, uma das principais referências de hospedagem é o Hotel VillaReal (Rua Francisco Machado de Souza, 1.135 – telefone 47|3471-5800). Ele tem localização estratégica, entre o mar e a mata, e oferece ampla estrutura de hospedagem, lazer e gastronomia. Todos os apartamentos descortinam vista para a Baía da Babitonga. E seu restaurante panorâmico, o Convés, assegura receitas exclusivas priorizando sabores do mar, com serviço à la carte e pratos executivos. O entretenimento da família fica garantido na piscina externa com bar, na piscina térmica interna e na sala de jogos. Para quem pretende aproveitar o Natal ou Réveillon em São Chico, uma dica: o hotel está com pacotes especiais para essas datas. Mais detalhes no site www.hoteisvillareal.com.br. Fotos Panorama do Turismo

Carinhosamente chamado de São Chico, o município de São Francisco do Sul, localizado na porção norte do litoral catarinense, constitui o destino da matéria de capa da revista Panorama do Turismo desse mês de outubro. Para desenvolver o trabalho de coleta de informações e de produção de material fotográfico, é preciso agradecer, a equipe de reportagem contou com o importante apoio da Secretaria Municipal de Turismo, através da secretária Jamille Douat, do Hotel VillaReal, da Agência de Receptivo Carijó e da Descubra São Chico Guias de Turismo. Entre as páginas 6 e 10, pois, o caro leitor encontrará informações sobre esse interessante destino de Santa Catarina. Nas demais seções dessa edição, como sempre, estão à disposição várias notícias positivas da atividade turística. Boa leitura!

Sobre a edição do mês anterior, reunindo alguns dos apelos turísticos do litoral paranaense na matéria de capa, chegaram à redação, entre outras, as seguintes manifestações de leitores: Como sempre, excelente conteúdo!, Cláudio Stringari (Curitiba-PR); Leitura deliciosa, Luiz Henrique Miranda (São Paulo-SP); Parabéns pela matéria. Nosso litoral todo merece essa divulgação, Sérgio Souza Júnior (Lapa-PR); Obrigado pelo carinho de sempre, Gustavo Carvalho (Curitiba-PR). A revista também teve boa repercussão através das redes sociais Panorama do Turismo, com curtidas, entre outros, de Silvio Rossi, Alberto Asseis, Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Curitiba, José Vilca e Lilian Oliveira.

Capa São Francisco do Sul - SC Foto Panorama do Turismo Expediente Panorama do Turismo Ano 15 | No 183 | Outubro | 2020 Fundadores Antonio Claret de Rezende, Júlio Cézar Rodrigues, Júlio Zaruch e Sérgio Almeida Diretor e Editor Júlio Cézar Rodrigues (MTb 1050/07/27-PR) Contatos 41 | 99106-6852 redacao@panoramadoturismo.com.br Revista digital com conteúdo editorial próprio e periodicidade mensal. Disponível para download gratuito no site www.panoramadoturismo.com.br e en redes sociais. Distribuição em formato eletrônico, via e-mail, a partir de mailing exclusivo e de cadastro de parceiros e para grupos de WhatsApp. Mais informações em www.panoramadoturismo.com.br Artigos assinados não refletem, obrigatoriamente, posicionamentos da direção da revista.

O hotel é um dos mais completos do destino

Radisson e Quality

Dois charmosos endereços de hospedagem da capital paranaense reabriram suas portas agora em outubro. Adaptados aos novos protocolos de biossegurança, o Radisson Curitiba Hotel (Avenida Sete de Setembro, 5.190 – telefone 41|3351-2222) e o Quality Curitiba Hotel (Rua Dom Pedro II, 740 – telefone 41| 2103-4000) retomaram as atividades! Localizado de frente para a Praça do Japão, o Radisson é o hotel curitibano, da sua categoria, com maior oferta de aposentos. Além disso, acena com estrutura completa em termos de gastronomia e eventos. Situado em uma tranquila via do Batel, elegante bairro da cidade, o Quality, da mesma forma, disponibiliza estrutura bem bacana em termos de hospedagem, gastronomia e eventos. PANORAMA DO TURISMO | OUTUBRO 2020 |

3


Associação Roteiros de Charme

Foto Panorama do Turismo

Aposento charmoso do hotel curitibano Foto Divulgação | Ritter Hotéis

Quase todos os 73 empreendimentos de hospedagem integrantes da Associação Roteiros de Charme comemoram o rápido e contínuo crescimento das taxas de ocupação. “Nesse ritmo, poderemos alcançar nos próximos meses o fluxo de hóspedes de antes da pandemia”, prevê o atual presidente da entidade, Helenio Waddington. Ainda um pouco inseguros em relação ao coronavírus, os viajantes buscam opções de hospedagem perto de suas cidades e integrados ao meio ambiente. “O novo luxo agora é ar puro, natureza e água cristalina”, avalia o dirigente da instituição. Os hotéis, pousadas e refúgios do portfólio da associação têm em comum características como grande integração com a narueza, amplas áreas de vegetação preservada e distância dos grandes centros. Além disso, estão todos operando dentro dos mais rigorosos protocolos de segurança e saúde. Saiba mais através do site www.roteirosdecharme.com.br.

Transamerica Prime Batel

Para quem planeja visitar Curitiba e deseja se hospedar num endereço interessante, uma das sugestões é o Transamerica Prime Batel Hotel (Avenida do Batel, 1.732 – telefone 41|3017-1700). Situado num bairro charmoso da capital paranaense, o Batel, ele é perfeito para casais quebrarem a rotina e passarem uma noite romântica. Essa unidade da bandeira Transamerica tem localização privilegiada, pertinho de restaurantes, comércio variado e de um famoso shopping center. Disponibilizando suítes confortáveis e elegantes, o hotel ainda acena com a possibilidade de upgrade para pacote romântico, com decoração temática, café da manhã servido no apartamento e mimos para os hóspedes. A experiência pode ser completada com refeições no Elegance Gastronomia, seu restaurante com cozinha contemporânea.

Um dos ambientes do Haus 4

| OUTUBRO 2020 | PANORAMA DO TURISMO

Ritter lança coliving

Em Porto Alegre, agora, a novidade em termos de hospedagem é o Haus von Ritter. Trata-se de um coliving do Ritter Hotéis (Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55 – telefone 51|99193-4208). Aproveitando a marca dos 46 anos de trajetória do empreendimento e esse momento de crise para se reinventar, a família Ritter implementou em uma das torres do endereço um projeto agregando apartamentos privativos, áreas de convivência e cozinha compartilhadas. O Haus (casa, em alemão) foi planejado para uso exclusivo dos moradores e com hotelaria pay per use. Os contratos são flexíveis, os apartamentos estão equipados e mobiliados e existem comodidades como pagamento em único boleto de condomínio, IPTU, luz, água, gás, esgoto, internet wi-fi, TV a cabo e limpeza semanal. Serviços de hotelaria do Ritter – a exemplo de camareira, café da manhã, garagem, lavanderia, enxoval com troca semanal, room service – podem ser aproveitados com pagamento à parte. No Haus existem três opções de apartamento, com 22, 30 e 37 metros quadrados. Todos com banheiro privativo e janelões do chão ao teto, TV LCD a cabo, frigobar, secador de cabelo, cofre digital, cama box, ar condicionado, fechadura eletrônica e móveis.


CONFRARIA PANORAMA

Fotos Panorama do Turismo

No encontro, definições sobre prêmio

Orlando Kubo e Takashi Miyawaki, proprietários do curitibano Bimy’s Restaurante (Avenida Iguaçu, 931 – telefone 41|3323-5489), foram irrepreensíveis anfitriões de encontro especial da Confraria Panorama, dia 22 desse mês de outubro. A pauta da reunião-jantar priorizou encaminhamentos relativos ao Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano | 2019 e troca de informações sobre a retomada da atividade turística no Paraná. Realizado conforme os novos protocolos de biossegurança, o exclusivo encontro contou com a participação de respeitados convidados: Luci Jacomel Kowalczuk, Fábio Skraba, Nelson Goulart, Orlando Kubo, Thaís Gomes, Jean Feder, Giovanni Bagatini, Elisa Battisti, Pedro Kempe e Júlio Cézar Rodrigues – nessa ordem, presidentes da ABGTur, Abeoc-PR, Abrasel-PR e da ABIH-PR, diretora Financeira da Paraná Turismo, diretores da Abrajet-PR e do Sesc Turismo, secretária executiva da Abav-PR e diretores da Domus Viagens e da revista Panorama do Turismo.

Lideranças reunidas no encontro da Confraria Panorama

Particularmente em relação ao Prêmio Panorama do Turismo, foi aprovada a entrega da honraria aos mais votados de 2019 em evento do trade da capital paranaense, no dia 25 de novembro, no Expo Unimed Curitiba. Outros encaminhamentos afins serão oportundamente divulgados. Descontraído e muito produtivo, esse encontro da Confraria Panorama teve como atração, à mesa, o filet à parmegiana, um dos destaques do cardápio do Bimy’s Restaurante.

O Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano ganhou tradução em uma exclusiva obra de arte assinada pelo escultor curitibano Luiz Gagliastri. Nesse edição, dez destaques do setor em 2019 receberão a cobiçada honraria PANORAMA DO TURISMO | OUTUBRO 2020 |

5


MATÉRIA DE CAPA

faça como o monsieur Binot, descubra

São Francisco do Sul Fotos Panorama do Turismo

Corria o ano de 1504, quando o navegador Binot Paulmier de Gonneville, no comando de uma pioneira expedição francesa pelo sul da costa brasileira, mandou deitar as âncoras do navio L’Espoir numa enseada de águas abrigadas e tranquilas. O intrépido viajante teria sido o primeiro homem branco a colocar os pés nessa região, à época, habitada tão-somente por indígenas, os carijós.

Com seu centro histórico debruçado poeticamente sobre uma serena baía e com praias detentoras de certificação internacional de qualidade de água e respeito ambiental, São Chico configura um destino muito singular 6

| OUTUBRO 2020 | PANORAMA DO TURISMO

E por esse feito ele acabou levando o crédito de descobridor da Ilha de São Francisco do Sul! Com território formado por uma grande ilha, banhada pelo Atlântico e pela Baía da Babitonga, mais várias outras ilhotas e um fragmento continental, esse secular município, porém, começou a ser povoado em 1658, com a chegada do vicentista Manoel Lourenço de ndrade, à frente de outras famílias, agregados e escravos. Dois anos após, o lugarejo foi elevado à categoria de vila, e mais outros três anos virou paróquia.Oficialmente, a cidade de São Francisco do Sul foi fundada, por lei específica, em 15 de abril de 1847. Turisticamente, dá para dizer, monsieur Binot puxou a fila. Afinal, depois dele uma infinidade de visitantes descobriu, e continua descobrindo, os encantos desse destino catarinense. São Chico, como o chamam carinhosamente, oferece aos turistas diferenciais históricos, belos cenários naturais de praias, morros e matas, uma plácida e sedutora baía, mais apelos religiosos e culturais, boa mesa e hospitalidade.


De pronto, São Francisco do Sul é destino lembrado pelo conjunto arquitetônico testemunha da história local, pelas afamadas praias de Enseada e Ubatuba, bem como pelo animado Carnaval de rua. Contudo, há muito mais para o turista aproveitar. Nesse contexto inserem-se, por exemplo, esportes náuticos, caminhadas em trilhas Mata Atlântica adentro, atividades nas dunas do Parque Estadual Acaraí, cicloturismo, observação de aves e a subida em morros de onde se avistam horizontes mais amplos e os olhos podem passear 360º. Preservando estreitas ruas de paralelepípedo e antigos casarões – numa harmônica pluralidade de estilos, como colonial, art déco e neoclássico –, o centro histórico da cidade proporciona uma volta ao passado, inclusive, chancelada por ato de tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN. Esse circuito revela a centenária Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, o Museu Sacro Padre Antônio Nóbrega, o Parque Ecológico Celso Amorim Salazar Pessoa, o Mercado Público Municipal, os prédios da Prefeitura e do antigo teatro, o Museu Nacional do Mar, além de restaurantes, bares, sorveterias, pousadas, comércio variado e lojas de lembranças. Nos finais de semana, o trapiche local ganha uma feirinha de artesanato.

Fotos Panorama do Turismoo

Centro histórico

Pelo centro histórico: rua transformada em local de animação, a Matriz da Nossa Senhora da Graça - a capela original foi erguida em 1655 -, a feirinha de artesanato no pier e a colorida Francisquinha do city-tour PANORAMA DO TURISMO | OUTUBRO 2020 |

7


Fotos Panorama do Turismoo

Essa extensão urbana convida a um passeio a pé sem preocupação com o relógio. No entanto, para saber de todos os seus segredos e particularidades, vale uma volta na Francisquinha – trenzinho de city-tour disponível nos finais de semana – ou contratar um guia de confiança. Ainda no eixo histórico, mas distante da área central, outra sugestão é visitar o Forte Marechal Luz, construção de 1909 sobre um estratégico morro onde, no século XVIII, os portugueses instalaram uma bateria de canhões para impedir invasões espanholas, inglesas e francesas.

Território das águas Para quem gosta de mar, areia e sol, São Francisco do Sul permanece um destino como poucos. Aliás, duas das suas praias – a do Forte e a Prainha, ou da Saudade – ostentam a Bandeira Azul, certificação de programa de boas práticas ambientais e de qualidade da água, com reconhecimento planetário, implementado pela Foundation for Environmental Education-FEE e pelo Instituto Educação em Rede. Seja na porção insular ou na continental do município, os visitantes irão encontrar praias para todos os gostos e tribos. Tem aquelas de águas tranquilas, praticamente uma piscina, 8

Ao longo da orla, serviços para curtir o lado bom da vida e paisagens de maravilhar os olhos

| OUTUBRO 2020 | PANORAMA DO TURISMO


Fotos Panorama do Turismo

e também as de ondas mais robustas, de mar aberto, perfeitas para a prática do surfe. Nesse roteiro, indiscutivelmente, também ocupam posição de destaque e fama entre os turistas as praias do Itaguaçu, Enseada e Ubatuba. Maior estuário de Santa Catarina e importante berçário da vida marinha – com golfinhos e toninhas, conforme o horário, em exibições individuais ou em grupo –, a Baía da Babitonga abre um expressivo leque de atividades para os visitantes. De águas calmas, é perfeita para barcos a vela e para a aventuras com caiaque, para pescaria, para a prática de stand-up paddle. Ela também pode ser desbravada nos tours oferecidos pelos animados barcos pirata, com saída do atracadouro do centro histórico.

Porção continental Se a porção insular de São Chico é repleta de atrativos, seu pedaço no continente não fica para trás. Do outro lado da Baía da Babitonga está a singela e acolhedora Vila da Glória. Embarcações de passageiros e ferry-boat, para quem está de carro, garantem a travessia todos os dias.

Uma trilha ingreme pela mata leva ao topo do Morro Pão de Açúcar, encimado com uma simbólica cruz. Já no alto do Morro da Esperança, alcançado por uma escadaria de 226 degraus, a surpresa de uma lagoa com borda infinita PANORAMA DO TURISMO | OUTUBRO 2020 |

9


Fotos Panorama do Turismoo

Nesse torrão francisquense, o visitante encontra apelos históricos e religiosos – a exemplo do centenário casarão da família Backmeyer e da Capela de Nossa Senhora da Glória –, trilhas pela mata, praias dominadas por marolas, cachoeiras, boa oferta de pousadas e até uma antiga cachaçaria, onde é possível degustar e comprar o produto destilado pelo seo Eliseu. Da mesma forma, ainda é possível visitar a propriedade da família Kinas, inserida em projeto denominado Caminhos de São Chico | Turismo de Experiência e desenvolvido pela Prefeitura e pelo Núcleo de Hospitalidade da Associação Empresarial de São Francisco do Sul. No local, dá para conhecer fazeres, saberes e o cotidiano da vida rural, bem como admirar a criação de peixes ornamentais. Na Vila da Glória, igualmente, a mesa farta e saborosa tem endereço. Ao longo da Via Gastronômica do Estaleiro sucedem-se restaurantes com cardápio priorizando receitas elaboradas com peixes, camarão e outros frutos do mar. Com todos esses apelos, vale a pena transpor a baía para um dia descontraído e divertido.

No alto, o principal emblema da fé católica na Vila da Glória. Nas outras duas fotos, cenários idílicos da Baía da Babitonga 10

| OUTUBRO 2020 | PANORAMA DO TURISMO


PANORÂMICAS

Foto Divulgação | ClipTime

Nos céus de Foz do Iguaçu

Lá embaixo, o Lago de Itaipu

Agora, turista em visita a Foz do Iguaçu pode observar essa cidade paranaense – Terra das Cataratas – por outros ângulos. A empresa Fly Foz Paraquedismo já está oferecendo saltos duplos. É um programa legal para também fazer o coração bater forte e acelerar a adrenalina. Na companhia de um profissional de paraquedismo, o salto acontece a cerca de 3.000 metros de

Foto Panorama do Turismoo

De volta ao roteiro

altura, sobre o Lago de Itaipu. Antes de o paraquedas ser aberto, são pelo menos 40 segundos de queda livre a mais de e 200 quilômetros por hora! Depois, é só curtição com a paisagem lá embaixo. Para aproveitar o salto duplo é preciso ter idade acima de 14 anos e pagar R$ 890,00. Outras informações estão disponíveis no site www.flyfoz.com.

O MON vale a visita

Depois de sete meses fechado, o Museu Oscar Niemeyer volta a ser um programa legal em Curitiba. Pois é, o MON já pode ser visitado pelos curitibanos e por turistas de passeio pela capital paranaense. A reabertura, lógico, obedece orientações de biossegurança determinadas pela Secretaria de Estado da Saúde. “Essa retomada das atividades presenciais foi marcada pela estreia da grandiosa e inédita exposição Espécies Raras, do artista britânico Tony Cragg, expoente da arte contemporânea”, comemora Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON. PANORAMA DO TURISMO | OUTUBRO 2020 |

11


Um dos principais cartões postais do turismo paranaense, localizado no município de Ponta Grossa, o Parque Estadual de Vila Velha se tornou destino de aventura. Além de contemplar suas famosas formações geológicas, os visitantes já podem curtir voo em balão cativo, arvorismo, tirolesa e cicloturismo. Essas atividades ficam à disposição de quarta a segunda-feira – exceto o balonismo, oferecido apenas aos sábados, domingos e feriados. Nas terças-feiras, o local fecha para manutenção. O circuito de arvorismo e a tirolesa foram instalados na área das furnas. Dependendo das condições dos ventos, o voo cativo em balão estacionário é feito na Lagoa Dourada ou próximo ao Centro de Visitantes. Autoguiado, o trajeto de cicloturismo, por outro lado, convida para uma pedalada de 22 quilômetros. Promocionalmente, o ingresso no parque custa R$ 42,00. Atividades de aventura são cobradas à parte.

Foto Franklin de Freitas | NQM

Aventura em Vila Velha

A tirolesa dupla passa por cima de uma das furnas, dando friozinho na barriga

Bandeira Azul

Foto Panorama do Turismoo

Municípios do litoral catarinense muito procurados por turistas, Bombinha e Penha tiveram suas praias da Conceição e Grande, respectivamente, certificadas com a Bandeira Azul da Fundação para a Educação Ambiental. Com isso, a região turística Costa Verde & Mar passou a ser a mais distinguida com essa chancela no Brasil. A Bandeira Azul configura um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar para a certificação, devem ser atendidos vários critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.

Penha, com praia certificada 12

| OUTUBRO 2020 | PANORAMA DO TURISMO


Festuris, presencial

Turistas em visita a Curitiba e os próprios curitibanos podem curtir um emocionante passeio de balão de ar quente. Esses silenciosos voos, descortinando cenários surpreendentes da área rural do vizinho município de Campo Largo e até onde mais a vista alcançar, são realizados pela Snap Balonismo, firma com atuação nesse nicho do mercado turístico desde 1993. Com tempo favorável, os voos acontecem logo pela manhã ou no final da tarde. O passeio dura em média uma hora, com direito a breve aula sobre a origem do balonismo. Ao final da viagem, após a descida, os participantes brindam a experiência com champanhe. Para saber outros detalhes e fazer reserva é só navegar no site www.querovoardebalao.com.br. Foto Panorama do Turismo

Considerado um dos principais eventos da agenda nacional em termos de efetivação de negócios turísticos, a Feira Internacional de Turismo de Gramado-Festuris acontecerá agora entre os 5 e 8 de novembro. Será a primeira do segmento na América Latina, nesse ano, em formato presencial. Os organizadores do Festuris apresentaram argumentos convincentes e parcerias consolidadas para conseguir do governo gaúcho a autorização para a feira presencial. Por exemplo, acordo com a empresa Marcopolo Next vai oferecer uma plataforma safe check-in para o credenciamento on-line. A Imunizadora Hoffmann fará a sanitização das dependências do Serra Park também para evitar possíveis contaminações. E para chancelar os protocolos e as boas práticas de biossegurança, foi obtida a certificação de Feira Covid Free do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde. "Em nenhum momento desistimos de realizar o evento, pelo contrário, sempre trabalhamos e confiamos na possibilidade de sermos o palco para a retomada segura da indústria do turismo. Pela nossa data, seremos os primeiros, mas logo na sequência teremos duas grandes feiras na região, a Zero Grau e a Mercopar, assim como a nossa, fundamentais para os seus setores", destaca Marta Rossi, CEO do Festuris. Para saber mais sobre a Feira Internacional de Turismo de Gramado-Festuris basta acessar o site www.festurisgramado.com.

Passeio no balão

Programa legal nos arredores de Curitiba

PANORAMA DO TURISMO | OUTUBRO 2020 |

13


O calendário brasileiro de eventos presenciais do setor turístico, nesse ano, será fechado com a 15ª edição do Festival das Cataratas. Essa prestigiada feira de turismo e negócios acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, na cidade paranaense de Foz do Iguaçu. A feira ocorrerá em obediência a todos os protocolos sanitários e a decreto municipal. Ela deverá integrar todas as áreas da cadeia produtiva: agentes de viagem, operadores de turismo, meios de hospedagem, companhias aéreas, bares e restaurantes, casas de shows, empresas de transporte, destinos e atrativos turísticos, grupos de artesanatos e associações, instituições governamentais e profissionais afins. Com o foco na geração de negócios, o evento constitui um perfeito retrato sobre produtos e serviços do Brasil e da América do Sul. E complementará a agenda agregada já materializada com o Hackatour Cataratas e o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu e a Rodada de Negócios do MICE Cataratas. “Com muita responsabilidade e segurança estamos preparando a feira como um grande divisor de águas para um novo momento do turismo nacional”, adianta Paulo Angeli, idealizador e organizador do Festival das Cataratas. Para saber mais sobre o evento é só acessar o site www.festivaldascataratas.com.

14

| OUTUBRO 2020 | PANORAMA DO TURISMO

Foto Panorama do Turismoo

Festival das Cataratas

Balneário Camboriú, na ponta dos dedos

Aplicativo BC

A partir de dezembro – provavelmente, já na primeira quinzena –, turistas com planos de visitar Balneário Camboriú, ou já curtindo a cidade, poderão baixar no celular um aplicativo interativo de orientação sobre os atrativos locais. Essa ferramenta será a parte mais prática do Movimenta BC, projeto idealizado para aglutinar o empresariado do setor, ajudar os visitantes e, lógico, incrementar os negócios turísticos desse destino catarinense. Atracés do aplicativo será possível obter informações diversas sobre a cidade e estabelecimentos parceiros, bem como lista de oportunidades de descontos, ofertas e vantagens, por exemplo, para reservas antecipadas em hotéis.


PROGRAMA LEGAL

Para quem está planejando trocar um pouco a aglomeração urbana por atividades saudáveis com a família, preferencialmente, ao ar livre, o Ekôa Park constitui um programa legal. Situado no município paranaense de Morretes – aos pés da Serra do Mar e no meio de uma preservada área de Mata Atlântica –, o parque acena com exuberantes cenários naturais e estrutura para muita diversão, lazer e aventura. Tudo, lógico, dentro das novas determinações de segurança sanitária. Nesse período de pandemia, as atividades de day use tem número menor de visitantes. Para evitar agrupamentos, a carga máxima diária baixou de cerca de 300 para 125 pessoas – ou seja, tem menos gente disputando a tirolesa e o circuito de arvorismo! A propósito, também são atrações do Ekôa Park as trilhas das Aves, da Mata e do Peabiru, a bolha humana, a Alameda das Artes, a projeção 180º, o Corredor dos Sentidos e o voo e rapel em balão cativo. O parque, porém, não é só aventura e divertimento. Com idêntico comprometimento ecológico, na Tekôa – espécie de escola, com plantações, galinhas, salas de aula, apiário etc. – podem ser aproveitados momentos pedagógicos sobre preservação do meio ambiente, sustentabilidade e agrofloresta e oficinas artísticas para as crianças. Na hora do almoço, vale conferir o cardápio do Restaurante Oka Gastronomia ou comprar uma cesta de piquenique para saborear no gramado, à sombra das árvores (ver mais na página 16). Situado no quilômetro 18,5 da Estrada da Graciosa, o Ekôa Park funciona de sexta a domingo e nos feriados, das 9h00 às 17h00. O ingresso garante acesso às principais áreas do parque e existem pacotes, com valores à parte, para atividades de aventura e passeios guiados pelas trilhas. Diante do controle sobre o número máximo de entrada de pessoas, recomenda-se agendar o dia da visita pelo site do empreendimento. Em tempo, é obrigatório o uso de máscara e o distanciamento social. Para saber mais é só acessar o site www.ekoapark.com.br.

Fotos Panorama do Turismo

Aventura e natureza no Ekôa Park

A tirolesa, a bolha humana e o circuito de arvorismo são muito procurados pelos visitantes. Mas o Ekôa Park também oferece atividades educativas e visitas guiadas para se aprender mais sobre a natureza, a fauna e a flora

PANORAMA DO TURISMO | OUTUBRO 2020 |

15


GASTRONOMIA

Para o almoço

No Consulado

Em São Francisco do Sul, completo destino turístico do litoral de Santa Catarina, a novidade no roteiro gastronômico é o Consulado Sushi Beach (Rua Rio de Janeiro, 12 – telefone 47|99254-7256). O estabelecimento fica na Prainha e acena com um cardápio recheado de sabores da culinária japonesa, entre sashimis, sushis, yakissobas, entre outras iguarias. Contudo, sem radicalizar, o Consulado também oferece porções de camarão, fritas e até pratos brasileiros, com alcatra e picanha.

Foto Panorama do Turismo

Foto Panorama do Turismo

Na hora do almoço, visitantes do Ekôa Park (ver página 15) têm duas opções legais para a refeição. Uma é aproveitar o cardápio do Restaurante Oka Gastronomia, inspirado na natureza e com ingredientes produzidos no local ou adquiridos de agricultores das redondezas. No momento, o serviço funciona à la carte, reunindo barreado tradicional e vegetariano, carnes, massas, saladas e porções. Outra possibilidade é comprar uma cesta de piquenique, para saborear no gramado, sob a sombra de uma árvore frondosa.

Criação exclusiva do Consulado

Recheio da cesta para duas pessoas

Só aos domingos

Foto Divulgação | Souk

A novidade no Hard Rock Cafe Curitiba (Rua Buenos Aires, 50 – telefone 41|3091-6060) é o American breakfast. O menu especial reúne waffles, ham & cheese sandwich, muffins, pancakes, scrambled eggs, mushroom bruschettas, spinach & mushroom omelete, e outras comidinhas, e bebidas diversas, a exemplo de café, leite, sucos e drinques exclusivos da rede. E está à disposição aos domingos das 9h00 às 13h00. Mas para garantir mesa é preciso fazer reserva pelo WhatsApp 41|98784-3635 ou através do e-mail contato@hrcgroup. com.br.

Uma das tentações do breakfast 16

| OUTUBRO 2020 | PANORAMA DO TURISMO


AUTOMOBILISMO

T-Cross, um cinco estrelas Carlos Fernando Schrappe Borges

sóbrio, que transmite solidez. Com frente alta e entre eixos longo, suas linhas são agradáveis e continua sendo um dos mais vendidos em seu segmento. Poderia oferecer como opcional o sistema de piloto automático adaptativo, presentes no Golf GTE e no Nivus e indisponível em todas as versões do T-Cross. Mancada da VW. Fizemos um teste completo, rodando 1.437 km, com gasolina e com etanol, obtendo as seguintes médias de consumo: gasolina: 11,4 km/l na cidade e 16,6 km/l na estrada; etanol: 6,3 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada. Fotos Carlos Fernando Schrappe Borges

Testamos o VW T-Cross na versão Confortline 200 TSI. de R$ 114.390,00. na cor prata sargas, que soma R$ 1.500,00 mais o pacote opcional design view de R$ 2.100,00 – que inclui aplicações decorativas no painel, bancos revestidos parcialmente em couro Tropix com detalhes na cor Marrakesh Brown e manopla da alavanca do freio de estacionamento com botão cromado –, elevando o preço final para os R$ 117.990,00. O conjunto mecânico 1.0 turbo demostrou que dá conta de impulsionar os 1.305 kg do veículo. Ele gera 116 cv na gasolina e 128 cv no etanol, com ótimo torque de 20,4 kgfm em apenas 2.000 rotações. O câmbio automático de seis velocidades com trocas também pelas aletas atrás do volante, entrega uma condução muito segura na estrada e agilidade na cidade. É calçado com pneus 205/55 R17 de baixa resistência a rolagem que contribuem na economia de combustível. Ele conseguiu cinco estrelas no Latin Ncap, ou seja, nota máxima em segurança. Surpreende pelos detalhes, tanto nos itens de conforto, quanto no espaço para os ocupantes. A acertada mobilidade dos bancos traseiros e do porta-malas permitem ampliar o espaço de carga. O interior tem ótimo isolamento acústico, possui iluminação ambiente em led, as forrações, costuras e os encaixes são bem feitos, mas há plásticos demais em vários tons e texturas, nas molduras das portas e no painel. Na versão 2021 ganhou a central multimídia VW Play de 10,1 polegadas de seu irmão mais novo, o Nivus, é considerada uma das mais avançadas disponíveis em nosso mercado, além de ser bem intuitiva e fácil de usar. O exterior mostra um carro robusto,

Essa versão agrega linhas agradáveis, motor com ótimo torque e interior com forração bem feita. Mas poderia contar com sistema de piloto automático adaptativo, a exemplo de outros modelos da VW

O veículo foi cedido pela fábrica e retirado na concessionária Servopa, (41) 3330-2000. vw.com.br PANORAMA DO TURISMO | OUTUBRO 2020 |

17


1 Thomas Dubaere e Patrick

18

6

Foto Divulgação | Atlantica Hotels

2

5

7

Foto Divulgação | Kayak

Mendes são os novos CEO para a América do Sul e CCO Global da Accor 2 Fabiane Lombardi foi contratada como Head de Comunicação da AHI-Atlantica Hotels International 3 Renato Melo, agora, comanda as áreas de Vendas e Relacionamento com Clientes da VoePass Linhas Aéreas 4 Helenio Waddington, presidente da Associação Roteiros de Charme, comemora as boas taxas de ocupação dos hotéis da rede 5 Dalmo Valim assumiu a gerência geral do Windsor Excelsior Hotel, no Rio de Janeiro 6 Carolina Montenegro, depois de comandar os setores de Marketing

4

Foto Divulgação | RPM Comunicação

3

Foto Divulgação | Arteiras Comunicação

Foto Divulgação | VoePass

1

Foto Divulgação | A4&Holofote Comunicação

Foto Divulgação | Thabata Martin

PRIMEIRA CLASSE

e Comunicação, está à frente da Diretoria Geral da Kayak para a América Latina 7 Tereza Oliveira será a gerente geral do FIT Transamerica Recife, hotel a ser inaugurado ainda nesse ano na capital pernambucana

| OUTUBRO 2020 | PANORAMA DO TURISMO


Iniciativa da Revista Panorama do Turismo em parceria com a Abav-PR, ABIH-PR, Abeoc-PR, Abrajet-PR, Abrasel-PR e ABGTur

Ve n h a ! O Paraná é irresistível!

Praias, montanhas, cachoeiras, cidades cativantes, monumentos históricos, destinos religiosos, águas termais, parques naturais, festas temáticas, diversidade cultural, gastronomia saborosa. E hotéis confortáveis, bons aeroportos, ampla malha rodoviária, trilhas no meio da mata, observação de pássaros, esportes de aventura, gente hospitaleira. O Paraná é tudo isso e muito mais! Quando a pandemia passar, venha nos visitar. Você será muito bem-vindo. Iremos recebê-lo de braços abertos e com sincero sorriso no rosto.


Profile for Revista Panorama do Turismo

Revista Panorama do Turismo de Outubro  

Edição regular da revista Panorama do Turismo, destacando em sua matéria de capa o município catarinense de São Fransisco do Sul.

Revista Panorama do Turismo de Outubro  

Edição regular da revista Panorama do Turismo, destacando em sua matéria de capa o município catarinense de São Fransisco do Sul.

Advertisement