__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Panoorama do Pan

Turiismo Tur Sua viagem pela informação

Ano 15 | No 188 | Março | 2021

Esse passeio Hotelaria desvenda Curitiba Gastronomia Páginas 14 e 15

Páginas 16 e 17

Páginas 4 a 7


PROGRAMA LEGAL

Pela Linha Turismo Agora em março, mês do aniversário de 328 anos de Curitiba, a matéria de capa da Panorama do Turismo abre espaços para a divulgação da Linha Turismo da cidade. Embarcando nos ônibus desse pioneiro serviço de transporte público, é certo, o visitante poderá chegar aos principais apelos turísticos da capital dos paranaenses. Essa reportagem de capa pode ser conferida entre as páginas 4 e 7, inclusive com direito a um mapa revelando o itinerário do ônibus. E a exemplo das edições regulares da revista Panorama do Turismo, nas demais páginas o caro leitor encontrará muitas notícias positivas de hotelaria, eventos, gastronomia, entre outros setores da atividade turística. . Boa leitura!

Território de aventuras Aventureiros e aficionados por esportes em cenários de natureza em estado puro – indicados para esses tempos de pandemia – encontram uma série de programas legais no município paranaense de Jaguariaíva. Território de geografia singular, com elevações, rios de corredeiras, cachoeiras, cânions e campos, nele sobram convites para atividades capazes de acelerar a adrenalina. O rafting no trecho do Rio Jaguariaíva chamado Cânion do Encanadão, por exemplo, oferece remadas por entre paredões de até 100 metros de altura. O percurso de aproximadamente onze quilômetros proporciona muita emoção em corredeiras das classes II a V. O período recomendado para curtir essa descida em botes infláveis, com segurança, vai de agosto a junho. Outro programa bacana nesse destino de aventuras é o aquatrekking do Lago Azul. A experiência mescla caminhada e flutuação num trajeto de 4,5 quilômetros no cânion do Rio Lajeado Grande, e assegura, ao final, merecido banho nas águas da Cachoeira Véu de Noiva. Com níveis de dificuldade de leve a moderado, é praticado preferencialmente entre os meses de setembro e junho. O Cânion do Cadeado configura mais um palco natural para quem deseja gastar energia e curtir a natureza. Trata-se de um roteiro percorrido parte em boia-cross (dois quilômetros nas corredeiras do Rio das Cinzas) e parte a pé (cinco quilômetros de trilhas). Ao término, dá para se refrescar na Cachoeira do Grotão e admirar belo visual no Mirante da Taça Quebrada. As diversas trilhas existentes nos campos e matas dos arredores da cidade também convidam a passeios sobre duas rodas – seja pedalando uma bike, sem pressa, ou testando a habilidade e a resistência sobre motos apropriadas para terrenos com alternância de aclives e declives, às vezes, enlameados. Para conhecer e aproveitar esses atrativos naturais de Jaguariaíva uma dica é contatar a Adventurous Friends Turismo & Aventura, agência local especializada na cidade e no entorno, pelo telefone 43|99842-6271. O pessoal da empresa sabe tudo do destino por experiência própria.

Leitores

Capa Linha Turismo Curitiba Foto Panorama do Turismo

Foto Panorama do Turismo

A propósito da revista de fevereiro, com as atrações dos parques da cidade paranaense de Ponta Grossa, ficam registradas as seguintes manifestações de leitores: Sensacional! Daniel Wagner (Ponta Grossa-PR); Como sempre, fotos incríveis e matérias bem escritas, Edgar Oliveira (São Paulo-SP); Excelente edição que nos atiça a vontade de retornar a viajar, Carlos Fernando Schrappe Borges (Curitiba-PR); Que bacana, Deborah Barcia (São Paulo-SP); Sempre com excelente conteúdo, bem elaborada, Ruthe Precoma (Curitiba-PR); Parabéns pelo trabalho, Leandro Ribas (Ponta Grossa-PR). Também mantiveram contato, entre outros: Sérgio Wesley (Curitiba-PR), Michel Tuma Ness (São Paulo-SP), Sílvio Rossi (Curitiba-PR), Marília Maliska (Curitiba-PR), Nelci Seibel (Joinville-SC) e Pedro Kempe (Curitiba-PR).

Expediente Panorama do Turismo Ano 15 | No 188 | Março | 2021 Fundadores Antonio Claret de Rezende, Júlio Cézar Rodrigues, Júlio Zaruch e Sérgio Almeida Diretor e Editor Júlio Cézar Rodrigues (MTb 1050/07/27-PR) Contatos 41 | 99106-6852 redacao@panoramadoturismo.com.br Revista digital com conteúdo editorial próprio e periodicidade mensal. Disponível para download gratuito no site www.panoramadoturismo.com.br e en redes sociais. Distribuição em formato eletrônico, via e-mail, a partir de mailing exclusivo e de cadastro de parceiros e para grupos de WhatsApp. Mais informações em www.panoramadoturismo.com.br Artigos assinados não refletem, obrigatoriamente, posicionamentos da direção da revista.

Caminhos enlameados são apelos para testar habilidades sobre a moto PANORAMA DO TURISMO | MARÇO 2021 |

3


MATÉRIA DE CAPA

Modelo em termos de transporte urbano, a capital paranaense também oferece aos visitantes um serviço exclusivo de ônibus double decker para conhecerem as principais atrações da cidade. Na foto abaixo, a Praça Tiradentes, ponto de partida da Linha Turismo e onde fica a Catedral Básilica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

E

Fotos Panorama do Turismo

mbarque nesse passeio

Capital modelo pelas medidas adotadas na busca de solução para problemas urbanos e pelos seus parques e jardins floridos – além, lógico, pela bem acabada estrutura de hotéis, restaurantes e de cultura –, Curitiba disponibiliza um serviço de primeiro mundo aos visitantes interessados em conhecê-la. Sim, embarcando nos ônibus da Linha Turismo é possível viajar na cidade! Os modernos veículos double-decker do roteiro conduzem o turista a 26 dos principais pontos de interesse da cidade, desde a área central até bairros mais distantes. O trajeto totaliza aproximadamente 45 quilômetros e é realizado em cerca de três horas. Adquirindo o tíquete de embarque, dá para descer e fazer quantos reembarques desejados, no período de 24 horas – mas, atenção, como o serviço não opera na segunda-feira, tíquetes comprados no domingo precisam ser utilizados no mesmo dia.

O roteiro do ônibus A partir das nove da manhã os ônibus da Linha Turismo saem do ponto inicial da Praça Tiradentes para cumprir seu trajeto. Nesse logradouro, a propósito, situam-se o marco zero da cidade, a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira local, e também vestígios protegidos de antigos calçamentos. O visitante, porém, pode escolher como começo do seu passeio qualquer um dos outros 25 locais de parada do circuito. O itinerário, após, aponta para a Rua das Flores (primeiro calçadão exclusivo para pedestres do país), Rua 24 Horas, Museu Ferroviário, Teatro Paiol, Jardim Botânico, Estação Rodoferroviária e o Mercado 4

| MARÇO 2021 | PANORAMA DO TURISMO


Municipal, Teatro Guaíra e a Universidade Federal do Paraná, Paço da Liberdade, Passeio Público e o Memorial Árabe, Centro Cívico e Museu Oscar Niemeyer (com sua arquitetura ousada e impactante). Na sequência, os ônibus fazem paradas no Bosque do Papa | Memorial Polonês, Bosque Alemão, Universidade Livre do Meio Ambiente, Parque São Lourenço, Ópera de Arame | Pedreira Paulo Leminski, Parque Tanguá, Parque Tingüi, Memorial Ucraniano, Portal Italiano, Santa Felicidade, Parque Barigüi, Torre Panorâmica e Setor Histórico, e voltam à Praça Tiradentes. Vale alertar: saindo do ponto inicial, o último horário para embarcar e fazer o passeio completo é 17h30.

Em Curitiba é visível a valorização e as iniciativas de preservação ambiental e de culto ao legado das etnias formadoras das suas raízes. Portanto, constituem paradas obrigatórias no itinerário da Linha Turismo os parques urbanos e os memoriais em homenagem aos imigrantes. A preocupação da cidade com o meio ambiente teve início no longínquo ano de 1886, quando presidente da Província do Paraná inaugurou o Passeio Público. Foi a primeira grande obra de saneamento local, transformando um charco em espaço de lazer, com lagos, pontes e ilhas em meio ao verde. Hoje em dia, ele tem a companhia de

Fotos Panorama do Turismo

Jardins curitibanos

No itinerário dos ônibus da Linha Turismo são revelados os principais apelos da capital paranaense, a exemplo do Memorial Ucraniano, acima, e do Museu Oscar Niemeyer, ao lado. Ambos valem uma parada mais demorada!

PANORAMA DO TURISMO | MARÇO 2021 |

5


Fotos Panorama do Turismo

outros parques, como o Barigüi, o Tanguá, o Tíngüi, o Passaúna e o da Barreirinha, locais de encontro dos curitibanos nos finais de semana e ponto de visitação turística. Inaugurado em 1991, o Jardim Botânico é o principal emblema curitibano de veneração à natureza e o cenário mais requisitado para fotografias e selfies. Nesse contexto, da mesma forma se sobressaem o Parque Tanguá e a Universidade Livre do Meio Ambiente.

Memória cultuada

Ópera de Arame e Jardim Botânico, mais duas atrações no roteiro dos ônibus da Linha Turismo 6

| MARÇO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Algumas das etnias encontradas nas raízes curitibanas podem ser conhecidas no passeio da Linha Turismo. Uma das paradas, exemplificando, fica no Bosque Alemão. Desembarcando na parada do Passeio Público dá para visitar o Memorial Árabe. Erguido na Praça Gibran Khalil, é uma construção moderna, inspirada nos povos do deserto, e abriga uma biblioteca. Mais para a frente, o percurso leva ao Bosque do Papa e ao Memorial Polonês. Inaugurado em 1980, logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba, o conjunto agrega sete antigas casas feitas pelos imigrantes poloneses com troncos encaixados e uma escultura do sumo pontífice da igreja católica. O Memorial Ucraniano, no Parque Tingui, constitui homenagem ao centenário da chegada dos pioneiros dessa etnia muito religiosa. Por isso, destaca uma réplica da Igreja de São Miguel, com cúpula de bronze, erguida pelos primeiros imigrantes na Serra do Tigre, município de Mallet. Sinalizando a entrada do bairro de Santa Felicidade, o Portal italiano reproduz as edificações típicas desse famoso território gastronômico da cidade. Por falar em preservação da memória, a Linha Turismo também tem parada no Setor Histórico. Essa porção da capital, com seu original calçamento de pedras, reúne templos religiosos de vários credos, antigos casarões transformados em restaurantes, bares e lojas de lembranças, a Casa Romário Martins e o Memorial de Curitiba. Nas manhãs dominicais, o local recebe famosa feira de artesanato.


Reprodução

Linha Turismo, o mapa do passeio

Os ônibus saem do ponto inicial da Praça Tiradentes das 9h00 às 17h30, de trinta em trinta minutos. Adquirido no próprio ônibus, e só a dinheiro, o cartão de embarque custa R$ 50,00 e assegura reembarques ilimitados por 24 horas. Menores de cinco anos têm gratuidade. Veículos identificados com o adesivo Bicicleta permitem o transporte de bikes e de carrinhos de bebê. Animais de estimação não são permitidos a bordo. PANORAMA DO TURISMO | MARÇO 2021 |

7


8

| MARÇO 2021 | PANORAMA DO TURISMO


PANORÂMICAS

Paraná oferece nova região turística Foto Panorama do Turismo

Turistas com planos de visitar o Paraná ou mesmo paranaenses interessados em conhecer mais sua terra já contam com uma nova região turística. Com criação aprovada pelo Cepatur-Conselho Paranaense de Turismo, a décima-quinta do estado, a RT Sul do Paraná abrange os municípios de Antônio Olinto, São Mateus do Sul, Paulo Frontin, Paula

Folclore dos imigrantes apresentado no Roteiro Ucraniano, em União da Vitória

Joinville, 170 anos

Foto Panorama do Turismo

Agora em março, mais precisamente no dia 9, o município de Joinville completou 170 anos. Importante polo econômico e industrial de Santa Catarina, ele também acena com muita diversidade turística. Seu território reúne atrativos históricos, naturais, culturais e gastronômicos, distribuídos pelas áreas urbana, rural e litorânea, na sua porção banhada pelas águas da Baía da Babitonga. As tradições dos imigrantes, exemplificando, são preservadas até hoje também na zona rural, e servem de base para a atividade turística em várias pequenas propriedades. No lado leste do município, a Baía da Babitonga proporciona possibilidades de desenvolvimento do turismo, em especial com esportes náuticos, passeios de barco e culinária litorânea. Na região central de Joinville, o passeio conduz, por exemplo, ao Museu Nacional de Imigração e Colonização, à Rua das Palmeiras, às praças bem conservadas, ao Monumento ao Imigrante, até a Catedral Diocesana, Mercado Municipal, Museu do Bombeiro, Monumento à Barca, entre outros atrativos. Saiba mais no site www.eventosemPórtico de entrada nesse destino catarinense joinville.com.br.

Freitas, União da Vitória, Porto Vitória, General Carneiro, Bituruna e Cruz Machado. A Instância de Governança Regional-IGR responsável pela gestão dessa nova região é a Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu-Atema. Entre as vocações dessa porção paranaense estão o turismo religioso, o turismo de inverno e o turismo de natureza. Alguns roteiros turísticos já estão, inclusive, formatados, a exemplo da Rota das Cachoeiras, do Roteiro Ucraniano e do Passeio de Barco Interpontes, em União da Vitória, e da Rota do Vinho, em Bituruna. Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, "essa nova região será muito importante para o incremento desses nove municípios. As atividades voltadas para o segmento turístico, sem sombra de dúvida, constituirão uma base fundamental no processo de retomada da nossa economia no pós-pandemia".

Festuris Connection

Marcado para os dias 6 e 7 de maio, na cidade gaúcha de Gramado, o Festuris Connection já tem confirmada a presença de palestrantes de renome. Nessa nova edição, o evento híbrido, nos formatos presencial e on-line, terá como grande destaque a imersão Top Performer, com palestras sobre seis temas atuais de marketing e vendas: Branding, Customer Success, Jornada do Turista 4.0, Inside Sales, Inbound Sales e Técnicas de Vendas. Entre os palestrantes, por exemplo, estão Geraldo Rufino (JR Diesel), Théo Orosco (Exact Sales), Rogério Siqueira (Grupo Dreams), Rafael Peccin (Casa Hotéis), Bruno Reis (Emprotur). O evento presencial também contará com mentorias de especialistas, workshops de comercialização e espaços para networking e geração de negócios. Contudo, quem optar pela modalidade on-line também terá acesso a todo o conteúdo da imersão em vendas. Mais detalhes e inscrições pelo site www.festurisgramado.com/connection.

PANORAMA DO TURISMO | MARÇO 2021 |

9


Festival das Cataratas, só em dezembro

Foto Panorama do Turismoo

Diante do agravamento do cenário da pandemia no país, os organizadores do Festival das Cataratas transferiram para os dias 1º, 2 e 3 de dezembro a 16ª edição do tradicional evento realizado na cidade paranaense de Foz do Iguaçu. Originalmente, ele estava agendado para o próximo mês de junho. A medida tem como objetivo preservar a saúde e bem-estar dos participantes do encontro. De acordo com Mayara Angeli, diretora do evento, a troca de data

Já na abertura da edição do ano passado, medidas para propiciar o distanciamento seguro

surgiu pela responsabilidade exigida pelo momento. Mas ela garante: “Estamos otimistas com a evolução do processo de imunização dos brasileiros, e isso deverá contribuir para o aquecimento do turismo e da economia como um todo”. Em relação aos eventos paralelos de maior vulto e complementares do festival, o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu – principal encontro técnico-científico do turismo nacional - também foi adiado para dezembro. Já o reconhecido Hackatour Cataratas ocorrerá, de forma on-line, nos dias 7, 8 e 9 de maio. Como aquecimento para a feira comercial, nos dias 9, 10 e 11 de junho será realizado virtualmente o Meet Up Festival das Cataratas. “É uma forma de nos mantermos conectados com os nossos participantes, e nos aquecermos para o nosso encontro presencial em dezembro”, ressalta Mayara. Ano passado, o Festival das Cataratas foi considerado um case de sucesso em função dos rigorosos protocolos sanitários adotados, como distanciamento, aferição de temperatura, uso de álcool gel e a utilização de inovações para evitar aglomerações. A tecnologia foi uma importante aliada, com o uso de robôs para a desinfecção dos ambientes da feira, com base na radiação ultravioleta do tipo C (UVC). A inovação resultou de projeto executado em parceria pela Itaipu Binacional|Parque Tecnológico Itaipu e Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com apoio da Receita Federal. De acordo com a organização do Festival das Cataratas, todos os contratos firmados para as datas originais serão válidos para os novos períodos. Informações sobre valores para reserva de estandes e condições de pagamento podem ser obtidas pelo e-mail comercial@festivaldascataratas.com ou através dos telefones 45|3029-6603 e 45|99958-0025.

Boas notícias Reprodução

Já circula a edição de março do informativo da Associação Brasileira de Guias de Turismo-ABGTur, entidade atualmente presidida pela profissional Denise Guimarães. A capa do periódico destaca o belo Jardim Botânico de Curitiba, com chamada para o aniversário de 328 anos da capital paranaense. Além da matéria especial sobre Curitiba, ressaltando seus atrativos capa da edição turísticos e curiosidades, o informativo vem recheado com notícias de interesse dos guias de turismo, registros sobre a agenda cumprida pela diretoria da instituição, notas de orientação e um artigo assinado pela guia e bióloga Giédre Escorsin, sob o título Turismo e meio ambiente. 10

| MARÇO 2021 | PANORAMA DO TURISMO


Brinde triplo

Cursos do MTur

Foto Panorama do Turismoo

No dia 4 de abril próximo, os moradores do município paranaense de Carambeí farão um brinde triplo. Afinal, a data marcará os 110 anos da imigração holandesa na localidade, os 20 anos da criação da Associação Parque Histórico de Carambeí e os 10 anos da inauguração da Vila Histórica do Parque Histórico. Dick Carlos de Geus, presidente da Associação Parque Histórico, ressalta ter a Vila Histórica ajudado a colocar Carambeí na rota do turismo. “Nessa trajetória de duas décadas, inserimos nos Campos Gerais do Paraná o maior museu histórico a céu aberto do Brasil e, hoje, um dos locais mais visitados do estado”, celebra ele. Em função das limitações impostas pela pandemia, a data especial será comemorada com um evento virtual e com o desenvolvimento, ao longo desse ano, de uma agenda cultural repleta de atrativos também on-line.

Até o dia 30 de junho desse ano, trabalhadores do setor turístico de todo o país poderão se inscrever em cursos on-line, gratuitos, ofertados através de parcerias do Ministério do Turismo com instituições de ensino. No total, existem 21 oportunidades de capacitação. “Estamos trabalhando para oferecer cursos gratuitos e de extrema qualidade. Um turismo qualificado é essencial para possibilitar a retomada segura das atividades do setor”, destaca William França, secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo. Acordo de cooperação celebrado entre o Ministério do Turismo e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, por exemplo, assegura vinte cursos gratuitos e on-line. Entre as qualificações com inscrições abertas estão: Geografia e Turismo; Libras: compreensão básica; Indicação Geográfica: Agregando Valor a Produtos e Regiões; Geografia e Geopolítica na Atualidade; Biologia; Enoturismo e Desenvolvimento Regional; Agências de Viagem e Turismo; Geografia 1 e 2; e Higiene e Controle de Qualidade de Alimentos, voltado a trabalhadores do segmento de alimentação, como bares e restaurantes. A mesma parceria também disponibiliza seis turmas de inglês, duas de espanhol e duas classes de português para brasileiros com desejo de aprimorar o conhecimento na língua. Para saber mais vale acessar o site do Ministério do Turismo.

O parque é um museu a céu aberto

Ações humanitárias

Em meio à crise sanitária vivida pelo país, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-ABIH promoveu nos primeiros meses do ano duas ações humanitárias com objetivo de apoiar os profissionais do setor de saúde. No Amazonas, em parceria com a ABIH-AM e seu presidente Roberto Bubol e o com apoio logístico da secretária da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas – Amazonastur, Roselene Medeiros, foi realizada exitosa campanha para doação de equipamentos e insumos para ajudar no combate à pandemia de Covid-19 no estado. No Maranhão, também em parceria com a ABIH estadual e de seu presidente João Antonio Barros, e com o apoio dos proprietários do Brisamar Hotel e Spa, José Neto Fecury, Luiz Duque Bacelar, Marcelo Bacelar e, seu gerente geral, Álvaro Soares, a iniciativa respaldou trabalhos do Projeto Mude a Curva, idealizado para agilizar o atendimento de pacientes necessidade de operações de escoliose. “Diante do momento ora vivido, além de pensar nos negócios, temos de atuar socialmente, de forma constante, auxiliando quem está precisando. A hotelaria se espalha por todo o país e tem uma grande capacidade de mobilização e pode ser aglutinadora de várias iniciativas para ajudar a promover a saúde e a vida das pessoas”, diz Manoel Linhares, presidente da ABIH. PANORAMA DO TURISMO | MARÇO 2021 |

11


Buenos Aires

Azul, ambiental

Foto Panorama do Turismoo

Até o final de maio, a BRT Operadora – empresa com matriz em Curitiba e reconhecida trajetória no mercado nacional de viagens – estará comercializando um pacote terrestre para a capital da Argentina com gratuidade para o segundo passageiro. A promoção prevê três noites de hospedagem em apartamento duplo, café da manhã, traslados de chegada e saída e um city rour regular. O primeiro viajante paga doze parcelas de US$ 25,00 e o segundo fica de cortesia no mesmo aposento. Para contratação desse pacote da BRT Operadora consulte sua agência de viagens de confiança.

Oportunidade para respirar ares portenhos

12

| MARÇO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Todas as embalagens plásticas dos lanches de bordo, os conhecidos snacks, da companhia aérea Azul distribuídas aos passageiros nos seus voos, ano passado, serão compensadas ambientalmente. Por meio de acordo com o selo Eureciclo, a empresa vai garantir a reciclagem da mesma quantidade de resíduos descartados após os voos através de cooperativas parceiras em cada estado do Brasil alcançado em 2020. A distribuição da quantidade de resíduos para cada uma das cooperativas de reciclagem de cada região do país é equivalente ao número de assentos ofertados pela Azul para cada localidade.

Recorde histórico

Empresa de comprovada expertise em cruzeiros, agregando destinos diferenciados e boa gastronomia, a Oceania Cruises comemora o recorde de reservas com o lançamento da coleção de itinerários Tropicais e Exóticos 2022-2023. No primeiro dia de apresentação das novidades da temporada, em 3 agora de março, foi registrado o maior número de reservas feitas em um único dia nos 18 anos de história da companhia. A nova coleção enfeixa 127 itinerários, variando de 7 a 77 dias, pela África, Antártica, Ásia, Austrália e Nova Zelândia, Caribe, América do Sul e Pacífico Sul.


Turistas com necessidades especiais já podem aproveitar melhor os cenários naturais do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. A exemplo de outras unidades de preservação ambiental abertas à visitação, essa passou a disponibilizar duas cadeiras de rodas para a realização de trilhas de ecoturismo. As chamadas Juliettis foram entregues pelo Ministério do Meio Ambiente-MMA durante esse mês de março e são destinadas ao transporte de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Equipamentos desse tipo podem ser solicitados em parques nacionais localizados em vários outros estados, entre eles, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Essas áreas, a propósito, integram um amplo programa focado na potencialização do turismo ecológico, além de promover o desenvolvimento econômico dos seus entornos e fomentar a geração de emprego e renda no setor turístico.

Nova conexão

Brasileiros com vontade de conhecer, ou revisitar, a capital da Argentina quando as coisas melhorarem poderão contar com uma nova opção de voo. A partir do dia 24 de abril, a British Airways iniciará operação regular entre os aeroportos de São Paulo (em Guarulhos) e de Ezeiza (em Buenos Aires). A rota terá frequência diária nos dois sentidos. No trecho Brasil-Argentina, a saída ocorrerá às 7h40 e a chegada às 10h35. No retorno, os passageiros decolarão às 12h20 e chegarão às 15h00.

Máscaras para voos

Desde o dia 25 desse mês, somente podem realizar viagens aéreas passageiros com máscaras aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Agora, o novo voar pelas regras da Anvisa só será possível com máscaras de tecido (recomendável três camadas) ou de uso profissional, como as cirúrgicas e as N95/PFF2, mas sem válvula. Elas devem cobrir nariz e boca, sem aberturas, com troca a cada três horas de uso. E, dentro do avião, devem ser tiradas apenas para casos de hidratação. Lenços, bandanas, máscaras acrílicas ou de plástico não são mais permitidas, bem como face shield sem uso de máscara por baixo.

Foto Divulgação | MMA

Mais acessibilidade na chapada

A Juliettis facilita a locomoção

Foz, na disputa

A cidade paranaense de Foz do Iguaçu poderá ser escolhida como a primeira base na América do Sul do Wakalua Innovation Hub. Uma das candidatas a sede desse polo inovador de turismo, ela recebeu nesse mês de março a visita dos técnicos responsáveis pela seleção, cujo encerramento deverá acontecer em abril. “Ficamos muito bem impressionados com a mobilização das instituições locais, dando suporte ao projeto”, declarou Eduardo Lorea, diretor do Wakalua. Ele se reuniu com autoridades da cidade para encaminhar temas concretos referentes à iniciativa, como a confirmação do local do hub, papel desempenhado por cada parceiro e cronograma de implementação. “Essa sinalização positiva a nossa apresentação nos enche de otimismo e aumenta a nossa responsabilidade em trazer esse polo de inovação para o desenvolvimento econômico e tecnológico de Foz do Iguaçu, além de ser um marco para a transformação do turismo mundial”, destacou o secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli. Caso a cidade seja escolhida, a sede do Wakalua Innovation Hub funcionará provisoriamente em espaço do Parque Tecnológico Itaipu, até a conclusão das obras do Centro Municipal de Inovação, já com 70% dos trabalhos prontos. Projeto criado em 2019, em Madri, envolvendo a empresa Globalia e a Organização Mundial do Turismo, o Wakalua funciona por meio de parcerias público-privadas em mais de 150 países, com um método de trabalho colaborativo entre governos, instituições não governamentais, investidores e startups. PANORAMA DO TURISMO | MARÇO 2021 |

13


HOTELARIA

Transamerica Prime Batel

Villas da Pipa Hotel

Foto Divulgação | Cristina Lira

Situado na Praia da Pipa, município potiguar de Tibau do Sul, o Serhs Villas da Pipa Hotel (Rua da Mata, 529 – telefone 84|4005-2000) é perfeito para quem procura, nesses tempos de pandemia, cenários seguros à beira-mar. Afinal, oferece estrutura de hospedagem com casas distanciadas umas das outras e segue as recomendações de decretos municipais e estaduais relacionados ao controle do coronavírus. As 22 vilas disponibilizadas aos turistas são bem equipadas, tanto no interior como na área externa; inclusive, cada qual tem sua piscina, jardim, churrasqueira e estacionamento próprios. Essa modalidade de acomodação assegura total privacidade, seja com a família, com amigos ou somente casal. Em estilo rústico, o Restaurante Vila Nova é outro diferencial do hotel. Fica aberto das 7h30 às 10h30 com variado bufê de café da manhã. E atende para almoço e lanches, das 12h00 às 15h00, com cozinha regional e pratos à la carte. Para saber mais sobre esse endereço de praia no Rio Grande do Norte basta acessar o site www.serhsvillasdapipahotel.com.

Gramado tem novo endereço de hospedagem 14

As vilas têm toda privacidade

Localizado no coração do mais charmoso bairro da capital paranaense, o Transamerica Prime Batel Hotel (Avenida do Batel, 1.732 – telefone 41|3017-1700) acaba de fechar acordo com a franquia curitibana da Chocolateria Brasileira. Com isso, seus hóspedes agora podem aproveitar desconto de 15% em qualquer produto adquirido na loja dessa marca, no Shopping Crystal. Com o propósito de oferecer inéditas experiências gastronômicas em Curitiba, o Transamerica Batel já havia formalizado parceria com o Castelo de Batel, elegante e histórico palacete das proximidades, onde funciona um centro de eventos e um moderno restaurante. Nesse contexto, além de aproveitar os prazeres da boa mesa, os hóspedes do hotel, ao jantarem ou almoçarem no espaço, têm direito a um tour guiado pelo edifício – basta apenas retirar um voucher na recepção. Ainda sobre refeições, visitantes hospedados no Transamérica podem fazê-las no Elegance Gastronomia, restaurante do hotel, ou na diversificada praça de alimentação do vizinho Shopping Pátio Batel.

No diversificado parque hoteleiro da cidade gaúcha de Gramado, a novidade para turistas em busca de estrutura de qualidade e bons serviços é o Bella Gramado Hotel (Avenida das Hortênsias, 4.665 – telefone 54|39054889). Ele acena com conceito clássico e inspirado na arquitetura bávara. E oferece 261 apartamentos e equipe de 85 funcionários. Voltado para famílias apreciadoras da arquitetura da região, o Bella Gramado prima pelo requinte e elegância em todos os detalhes, passando pela escolha de cores, tecidos e acabamentos até o bem cuidado paisagismo, tudo alinhado à tradição local. Mesclando espaços de trabalho e lazer, agrega em sua estrutura restaurante próprio, sala de cinema, espaço kids, piscina aquecida, spa com banheiras de hidromassagem, ofurôs, sauna seca, academia, sala de jogos e espaço cyber. Para saber mais sobre essa nova opção de hospedagem na serra gaúcha é só acessar www.gramadoparkshoteis.com.

| MARÇO 2021 | PANORAMA DO TURISMO


Situado em Campos do Jordão, São Paulo, o Hotel Toriba (Avenida Ernesto Diederichsen, 2.962 – telefone 12|36685000) agora também está acenando com a possibilidade de hospedagens mais prolongadas. A novidade do long stay é perfeita para famílias e casais com desejo de vivenciar a experiência de uma casa de campo particular. O Toriba proporciona aos hóspedes uma estrutura de resort. Entre as acomodações, por exemplo, incluem-se confortáveis apartamentos externos e chalés. Como complementos fundamentais estão restaurantes, academia, piscina aquecida, spa, lavanderia, e serviços de personal trainer, governança, personalização de cardápios e concierge 24 horas. Nesses tempos de busca por ar puro e paisagens naturais, vale assinalar: o hotel está cercado por mais de dois milhões de metros quadrados de Mata Atlântica preservada. Para saber mais vale acessar www.toriba.com.br.

Foto Divulgação | Carina Rodrigues Assessoria

Toriba lança estadia prolongada

Privacidade e segurança para esticadas mais longas

Hospedagem em Noronha

Com localização central e aconchegante estrutura, o NH Curitiba The Five Hotel (Rua Nunes Machado, 68 – telefone 41|34349400) criou pacotes especiais para acolher famílias de variados tamanhos e com desejo de visitar a capital paranaense. A propósito, ele também constitui opção bacana para curitibanos com vontade de sair da rotina. O Pacote Suíte Double, por exemplo, contempla dois adultos e uma criança de até doze anos no mesmo apartamento dos pais. Já o Pacote Quarto Casal + Quarto Double possuí duas opções de hospedagem: uma para dois adultos e duas crianças de até doze anos; e outra para quatro adultos. Nesses pacotes está incluso a acomodação para um acompanhante de quatro patas, pois o hotel leva o selo de pet friendly. A gastronomia do NH Curitiba The Five, comandada pelo chef Silvonei Souza, pode ser comprovada nos pratos do Restaurante Trinitas, no cardápio enxuto do Grão Café e no completo dejejum matinal. Foto Panorama do Turismo

Agora, viajantes interessados em conhecer, ou rever, as belezas naturais de Fernando de Noronha – paradisíaca ilha do litoral pernambucano – podem escolher seu local de hospedagem com mais segurança. A Associação de Pousadas de Fernando de Noronha criou um site onde é possível fazer reserva numa das 25 pousadas da entidade. Ao utilizar essa ferramenta, o turista também tem garantia de hospedagem em um estabelecimento regularizado e atento aos protocolos de biossegurança vigentes. “Resolvemos criar nossa própria plataforma de vendas para proporcionar aos nossos clientes um canal direto e, com essa aproximação, para poder atender às expectativas do hóspede, transformando Fernando de Noronha em uma experiência inesquecível”, argumenta Adriana Flor, presidente da associação. Para fazer reserva basta acessar o site da instituição, preencher datas de check-in e check-out, quantidade de adultos e crianças e escolher uma pousada. Então, o futuro hóspede é direcionado para a página do empreendimento escolhido. Tudo fácil, ágil e seguro. Para fazer reserva para uma futura viagem basta acessar www.apfn.com.br.

NH Curitiba Hotel

Um dos aposentos do charmoso NH Curitiba the Five Hotel

PANORAMA DO TURISMO | MARÇO 2021 |

15


GASTRONOMIA

Cafés do Senac

Culinária japonesa

Curitiba vai ganhar mais um Café Escola do Senac. O novo endereço, já com a estrutura montada, será inaugurado em exclusivo espaço no Jardim Botânico. Essa nova unidade da cafeteria com cardápio de cafés especiais, bebidas soft, salgados e doces se somará às duas já em operação na capital paranaense, ambas no setor histórico. O primeiro Café Escola do Senac funciona no piso térreo do Paço da Liberdade – e é um sucesso de público desde sua abertura. A segunda cafeteria funciona no antigo Belvedere. O Senac Paraná ainda mantém outros três endereços do gênero: um em Caiobá, no litoral, outro em Ponta Grossa e o terceiro em Londrina.

Foto Elen Paim|Gustavo Merolli

Foto Panorama do Turismoo

Um dos mais novos restaurantes da cidade gaúcha de Gramado leva à mesa sabores da culinária japonesa. Trata-se do Narô (Rua Senador Salgado Filho, 190 – telefone 54|3422-2325). O endereço promete uma experiência gastronômica singular, através das receitas elaboradas pelo chef Jonas Roso, responsável pela cozinha do estabelecimento montado pelos irmãos Marlon Schimitz e João Victor dos Santos. O cardápio da casa sugere os tradicionais sushis, sashimis, uramaki eby, guiozas, entre outros pratos e drinques exclusivos.

Uma das especialidades do Narô

À mesa, cafés especiais

Endereço dos mais longevos e elogiados do roteiro gastronômico de Curitiba, com noventa anos de trajetória, o Bar Palácio (Rua André de Barros, 500 – telefone 41|3222-3626) continua cativando paladares de locais e de turistas. Nesses tempos de pandemia, é verdade, ele sofre dos mesmos dissabores de outros endereços da boa mesa. Conforme decretos municipais, ora atende ao público em seu salão, ora opera apenas nos sistemas de delivery e retirada no balcão. Sempre funcionando para o jantar, o Bar Palácio trabalha praticamente com o mesmo menu das últimas décadas, no qual estão sugestões de pratos consagrados pela clientela fiel, a exemplo do Frango à Crapudine, do Mignon à Griset e do Churrasco Paranaense. 16

Foto Panorama do Turismoo

Bar Palácio

| MARÇO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Pratos há décadas fazem sucesso no Bar Palácio


Nesse mês, a capital paranaense ganhou uma franquia do Açaí da Barra (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 1.966 – telefone 41|99559-3733), rede de self-service de açaí e sorvetes com matriz em São Paulo. Apesar de estar toda adaptada aos protocolos de biossegurança, a loja de Curitiba, diante do novo decreto municipal de lockdown, está atendendo nesse momento apenas através de aplicativos de delivery. O investidor local é o empresário Eduardo Miara Costa. "Fui em uma loja do Açaí da Barra em outra cidade e, quando vi o formato de trabalho, identifiquei uma boa oportunidade de negócio. O autosserviço é muito interessante, pois o próprio cliente escolhe suas combinações e as várias possibilidades", resume ele. A exemplo dos outros endereços da marca, o cardápio do Açaí da Barra curitibano reúne mais de dez tipos de açaí e quarenta tipos de sorvetes, todos de fabricação própria e com selo de qualidade. O cardápio ainda oferece cerca de sessenta tipos de complementos e outros itens.

Foto Divulgação | DezoitoCom

Açaí da Barra

Uma das possibilidades de combinação

PANORAMA DO TURISMO | MARÇO 2021 |

17


Foto Divulgação | AFT Comunicação

18

7

5

3

Foto Divulgação | Apoio Comunicação

2

6

1 Crodovaldo Galli, proprietário do Falls Galli Hotel, não resistiu a

uma parada cardíaca decorrente da Covid, aos 68 anos. Triste perda para o turismo de Foz do Iguaçu 2 Eduardo Giestas foi eleito presidente do conselho do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil-FOHB para o triênio 2021-2024 3 Roberta Osório assumiu a Gerência Comercial do WK Design Hotel, de Florianópolis 4 Geraldo Rufino, empreendedor e escritor, vai abrir a agenda de palestras do Festuris Connection, dia 6 de maio, na cidade gaúcha de Gramado 5 Natália Matos agora reforça o Departamento de Produto Américas da filial de São Paulo da Abreu Operadora 6 Rubens Oliveira é o novo gerente nacional de Vendas da Aviva Vacation Club – leia-se Rio Quente, Costa do Sauípe e Hot Park 7 Jair Júnior, também contratado pela Abreu Operadora para a filial paulista, mas na área Comercial

| MARÇO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Foto Divulgação | MktMix Assessoria de Comunicação

4

Foto Divulgação | Promonde

1

Foto Divulgação | AFT Comunicação

Foto Divulgação | Festuris

Foto Divulgação | Sindhotéis-Foz

PRIMEIRA CLASSE


Profile for Revista Panorama do Turismo

Panorama do Turismo de Março  

Edição regular da revista Panorama do Turismo, agora em março apresentando como matéria de capa os serviços da Linha Turismo de Curitiba

Panorama do Turismo de Março  

Edição regular da revista Panorama do Turismo, agora em março apresentando como matéria de capa os serviços da Linha Turismo de Curitiba

Advertisement